http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE MAIO DE 2016

026ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO CÍRCULO DE ORAÇÃO

 

Presidente: ADILSON ROSSI

 

RESUMO

 

1 - ADILSON ROSSI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Adilson Rossi, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia da Oração". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as autoridades presentes. Menciona que o projeto de lei que criou o Dia da Oração no Estado fora de autoria do ex-deputado estadual Marcelo Bueno. Tece considerações acerca da importância e do poder da oração. Convida o pastor Delfino Brunelli Junior para fazer uma oração. Anuncia apresentação da cantora Kátia Nascimento; e, na sequência, apresentação musical do coral de irmãs do Círculo de Oração do município de Cubatão. Convida o pastor Luiz Francisco dos Santos para fazer leitura bíblica. Anuncia apresentação da música "Quão Grande é Meu Deus", cantada pelo grupo de irmãs do Círculo de Oração da Vila Guarani.

 

2 - SARAH VIRGÍNIA SILVA E SILVA

Pastora e presidente da Comadespe feminina, discorre sobre a distribuição dos Círculos de Oração no Brasil e no mundo. Descreve como surgiu o Círculo de Oração, cuja importância destaca. Agradece a iniciativa de realização da solenidade.

 

3 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Faz reflexão sobre a dádiva da vida. Anuncia apresentação da música "Poder da Oração", cantada por Gleiciane. Convida o pastor Moacir Paula de Oliveira para fazer uma oração.

 

4 - CARLOS ROBERTO SILVA

Pastor, cumprimenta todos os presentes. Discorre sobre a importância da comemoração do Dia do Círculo de Oração, bem como da prece na vida das pessoas. Agradece a oportunidade em nome da Comadespe.

 

5 - RAFAEL ROSSI

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de placas ao pastor Carlos Roberto Silva e a diversas irmãs presentes na solenidade.

 

6 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia a exibição de vídeo e, concomitantemente, convida o público a cantar o "Hino Falar com Deus". Afirma que a cerimônia abençoara esta Casa. Elogia a determinação dos presentes que vieram de longe para a solenidade. Convida o pastor Eudes Ângelo para fazer uma oração. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Adilson Rossi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Meus nobres pastores, irmãos e irmãs aqui presentes, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, nobre deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Círculo de Oração. Esta data está inserida no calendário do nosso Estado, um projeto de lei apreciado neste Parlamento, aprovado neste Parlamento, e sancionado pelo Sr. governador do Estado. É a Lei 16.678, de 6 de fevereiro de 2004, que institui o Dia do Círculo de Oração.

Gostaria de informar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia, no próximo domingo, dia 15, às 9 da noite, pela NET, canal 7; pela TV Vivo, canal 66 analógico e 185 digital; e pela TV digital aberta canal 61.2.

Gostaria de convidar a todos os presentes para que, de pé, cantemos juntos com a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Miquéias, o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Vamos aproveitar este momento tão importante. Temos aqui a participação da Banda Militar do Estado de São Paulo, e não dispensaremos vocês, por conta de um prévio acordo feito com o sargento Miquéias. Queremos ouvi-los uma vez mais, desta feita executando um belo hino que todos nós conhecemos e cantamos, porque servimos a um Jesus que é vencedor. Ele vence sempre; continua vencendo. Vamos ouvir a banda executar o “Hino Vencendo Vem Jesus”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do 1º sargento Miquéias. Muito obrigado. Que Deus acompanhe a sessão ricamente. Eu gostaria de fazer menção aos convidados ilustres que compõem esta Mesa: João de Oliveira Gomes, que representa o conselheiro Dr. Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do estado de São Paulo, muito obrigado, leve o nosso abraço ao conselheiro Dimas, meu particular amigo; quero registrar com alegria a presença do pastor Delfino Brunelli Júnior, presidente do Ministério São Paulo, muito obrigado pela sua presença e pela prova de amizade. Está aqui o meu amigo de alguns anos, pastor Luiz Francisco dos Santos, um dos diretores da Comadespe e presidente da Assembleia de Deus de Taubaté. Nós tivemos a oportunidade de trocar algumas palavras hoje, e cheguei à conclusão de que estou ficando velho, pastor Luiz, enquanto o senhor continua cada vez mais moço. Muito obrigado pela sua presença, que muito nos honra.

Tenho alegria também em registrar a presença do pastor Leônidas José do Nascimento, presidente da Assembleia de Deus de São Miguel Paulista. É um grande amigo, que Deus o abençoe; é muito bom revê-lo e abraçá-lo. Está aqui também meu particular amigo, pastor Eudes Ângelo, presidente da Assembleia de Deus Fidelidade em São Bernardo do Campo - uma igreja nova, porém linda. Tive o privilégio de estar com ele há duas semanas. É muito bom recebê-lo aqui, pois sua presença enriquece nossa cerimônia. Outros pastores ainda vão chegar; registrarei seus nomes. Está conosco o pastor Levi, meu amigo de muitos anos e um dos diretores da Comadespe.

Só para acrescentar às informações que já demos: um projeto de lei instituiu aqui - pastor Carlos, o senhor conhece bem - o “Dia do Círculo da Oração”, que faz parte do calendário do nosso estado. Esse projeto de lei foi apresentado pelo nosso amigo, o então deputado Marcelo Bueno, com quem o Levi trabalhou. É um grande amigo, e o senhor também. Tive o grande privilégio de presidir a sessão aqui na Assembleia no dia em que esse projeto foi pautado e votado. É uma referência que eu gostaria de fazer, até pela significância que o deputado Marcelo Bueno teve nesta Casa e continua tendo como nosso amigo. Levi, que Deus te abençoe; é muito bom recebê-lo aqui.

Vamos dar continuidade à nossa cerimônia. Já pedi permissão ao Cerimonial. Vou quebrar alguns protocolos, porque temos que misturar uma sessão solene com um culto de louvor a Deus. Estamos aqui e vamos fazer jus ao que a data diz: “Dia do Círculo de Oração”. Nunca houve tanta necessidade, no Brasil, de se orar como agora.

O Brasil precisa orar. Esta Nação precisa buscar a Deus. Nós sabemos que os problemas da Nação são graves e grandes. Os governantes, por si só, não serão capazes de resolvê-los, mas o Deus a quem nós servimos tem poder para abençoar a nossa Nação.

A palavra de Deus ainda vale para este dia, para esta noite: “Se o meu povo, que chama pelo meu nome, se humilhar e buscar a minha face, Eu ouvirei dos Céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Nós estamos aqui, pastor Carlos, para dizer, junto com a Comadespe, o Ministério São Paulo, a AD Fidelidade e a Cieadespel, que o Brasil tem cura e a cura está nas mãos desses homens e dessas mulheres que oram. Então, este é um momento especial. (Palmas.)

Já que estamos em uma sessão solene que trata de oração, não seria justo nem sábio dar prosseguimento, agora que já cumprimos os protocolos da abertura desta sessão, sem orarmos a Deus. Quero convidar o pastor Delfino Brunelli Júnior para que utilize este microfone, aqui, e, junto com todo este povo, ore a Deus, pedindo a bênção do Senhor para cada um de nós.

 

O SR. DELFINO BRUNELLI JÚNIOR - Como bom assembleiano, a paz do Senhor para todos! Amém? Vamos ficar em pé. Oremos.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Eu gostaria, também, de registrar, aqui, com muita satisfação, a presença do nobre vereador Fábio Moura. Esteve aqui e participou conosco. Fica registrada a passagem do vereador da cidade de Cubatão pela nossa sessão solene.

Nós vamos ouvir, neste momento, uma música, um hino, que será cantado pela Kátia Nascimento. Convido a Kátia. Por gentileza, você pode ocupar esta tribuna, se quiser, para que o povo a veja. Fique à vontade. A Casa é sua.

 

A SRA. KÁTIA NASCIMENTO - A paz do Senhor Jesus a todos os irmãos que estão presentes aqui, nesta noite! Vamos adorar e exaltar o nome do Senhor Jesus, porque Ele é digno de toda honra e de toda glória.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Deus abençoe a irmã Kátia Nascimento pela sua brilhante participação aqui hoje, que Deus continue ungindo a sua voz, ela é abençoada.

Vamos neste momento ouvir o grupo de senhoras e irmãs que veio da cidade de Cubatão. Elas vão louvar a Deus e nós vamos ouvi-las e adorar a Deus com elas. Saíram de Cubatão no final da tarde. Não é um esforço pequeno, é um esforço grande. Obrigado pastor Carlos.

Que Deus recompense essas irmãs, que Deus recompense vocês. Vamos ouvi-las com muita alegria, neste mesmo espírito em que nós estamos. Uma sessão solene com o gostinho da presença de Deus, isso é muito bom.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Que Deus abençoe as nossas irmãs da cidade de Cubatão. Que o mesmo Deus que trouxe vocês em paz até aqui os devolva em paz em Cubatão, com uma grande benção de Deus como recompensa do esforço de vocês.

Quero, com satisfação, registrar a presença do pastor Moacir Paula de Oliveira. Pastor Moacir é meu amigo, e, se é meu amigo, é gente boa. Ele é presidente do Ministério de São Mateus. Muito obrigado pela sua prova de amizade, pelo seu carinho e por ter atendido o nosso convite ainda que de última hora. Tudo aqui foi de última hora, mas o senhor é um homem de coração. É muito bom tê-lo aqui. A sua presença engrandece e abrilhanta a nossa sessão solene. Que Deus te abençoe grandemente.

Nós vamos convidar o pastor Luiz Francisco dos Santos para que faça, com todos nós, a leitura bíblica.

 

O SR. LUIZ FRANCISCO DOS SANTOS - Cumprimentamos a todos. Boa noite na paz do Nosso Senhor Jesus Cristo. Assentados como vocês estão, vamos ler a Palavra de Deus neste momento. É a carta que o apóstolo Paulo escreveu à igreja que estava na cidade de Éfeso, capítulo 6º, versículo 10 até o versículo 18.

Está escrito assim:

 

* * *

 

- É feita a leitura de Efésios 6:10 a 18.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Que Deus abençoe o pastor Luiz Francisco.

Nós vamos, com alegria, ouvir o grupo de irmãs que veio de Vila Guarani louvar a Deus. Nós vamos ouvi-las cantar. Louvem a Deus. Enquanto elas cantam, nós louvamos a Deus. Essas são as mulheres que dedicam parte do seu tempo à oração. Deus tem ouvido a oração dessas mulheres. É uma pena, meu querido pastor Carlos, que nós não poderemos ouvir todas, porque se nós fôssemos, pastor Bruneli, franquear uma oportunidade para colher testemunho dessas mulheres, daquilo que Deus tem feito através da oração, nós passaríamos aqui a noite toda, com certeza. São mulheres que oram, e Deus ouve. Louvamos a Deus por vocês, continuem dando a nós, pastores, essa cobertura de oração, à igreja e ao nosso País. Cantem, louvem a Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - E o Senhor digne-se em abençoar as nossas irmãs de Vila Guarani, e que abençoadas como vocês são, seja também o vosso pastor. Deus abençoe. Que o Senhor recompense o esforço dessas abnegadas servas do Senhor.

Esta Presidência quer registrar também com muita alegria a presença do pastor Francisco Damião da Silva, meu amigo pastor Francisco, pastor presidente da Assembleia de Deus da cidade de Suzano. Pastor Francisco que bom ter o senhor aqui. O senhor abrilhanta nossa sessão solene. Que Deus o abençoe e recompense o seu esforço.

Quero convidar agora, para que ocupe a nossa tribuna, a presidente da Comadespe Feminina, pastora Sarah Virgínia Silva e Silva, por gentileza. A pastora Sarah Virgínia Silva e Silva tem a liberdade de ocupar essa tribuna e usar o tempo que lhe for necessário. Fique à vontade. Use a palavra. Nós vamos com total atenção ouvi-la, ela que representa toda a ala feminina da Comadespe. Temos outras diretoras aqui do departamento da Comadespe Feminina, mas a irmã Sarah Virgínia Silva e Silva representa todas vocês hoje.

 

A SRA. SARAH VIRGÍNIA SILVA E SILVA - Exmo. Sr. deputado Adilson Rossi, digníssimo presidente desta sessão solene, senhoras e senhores, a paz do Senhor. Foi com imensa satisfação, honra e privilégio que recebi o convite para ser oradora deste ato solene tão significante para a nossa sociedade paulista, em especial para a Comunidade Evangélica de Confissão Pentecostal.

Na história das Assembleias de Deus do Brasil o Círculo de Oração é um marco que já completou 74 anos de vida. O trabalho fundado em Recife, no dia 6 de março de 1942, em Pernambuco pela irmã Albertina Bezerra Barreto, falecida no dia 14 de agosto de 2008, aos 94 anos, hoje abrange todo o Brasil em várias denominações pentecostais e se expandiu também a outros países, como Argentina, Estados Unidos e Japão.

Como surgiu o Círculo de Oração? A enfermidade da menina Zuleide, filha de Albertina Bezerra Barreto, foi a maneira pela qual Deus utilizou para chamá-la para uma tão grande obra. A menina não andava, não falava e os especialistas pelos quais foi consultada deram-lhe apenas oito anos de vida. Com fé em Jesus Cristo, médico dos médicos, Albertina Bezerra Barreto convocou algumas senhoras de sua igreja, no bairro recifense da Casa Amarela para ajudá-la em oração. Sete irmãs se prontificaram: Cecita Colaço, Malphara Bezerra, Maria do Carmo, Antônia Viegas, Ana de Souza, Otávia Pessoa, e Maria José. Marcaram a primeira reunião para o dia 6 de março, de 1942. Estava assim iniciada uma nova e marcante atividade na igreja do Senhor, o Círculo de Oração. E cumprindo-se a promessa de Deus na vida da irmã Albertina Bezerra Barreto, sua filha Zuleide cresceu, andou e viveu até os 49 aos de idade.

A escolha do nome. O nome, de acordo com relatos colhidos da fundadora, foi colocado por causa de um folheto cujo texto explicava que a oração era como os círculos nos céus. Quando estávamos orando lembrei-me da mensagem e disse: “Vamos circular os céus com as nossas orações.

E como surgiu o Círculo de Oração em Cubatão e na Baixada Santista? No ano de 1961 quando chegou de Pernambuco a irmã Maria Natividade de Oliveira, carinhosamente conhecida como irmã Nati, ela estranhou muito não existir em Cubatão o Círculo de Oração, já naquela época, uma tradição em seu estado de origem. A irmã havia feito um voto a Deus que, por bênçãos já recebidas por parte do Senhor, jamais se afastaria do Círculo de Oração, sendo que pela não existência desse trabalho na igreja em Cubatão, certo constrangimento se fazia sentir em seu coração.

Nessa altura, a irmã Nati que morava nos fundos do templo situado na rua 15 de Agosto, no antigo Largo do Sapo, começou a fazer orações dentro de casa, todas as terças-feiras, no mesmo dia e horário em que se reunia o Círculo de Oração em São Lourenço da Mata - Pernambuco. Outras irmãs que também vieram de Pernambuco começaram a acompanhar essas orações. A saber: irmã Germana, irmã Angelita Napoleão de Aborim, irmã Maria de Lourdes Norberto e irmã Maria Natanael.

O pastor na época, o irmão Henrique Lelis, ao saber dessas orações no fundo da igreja procurou a irmã Nati para saber qual era o objetivo daquela atividade, ocasião em que foi esclarecido que o objetivo era Deus abençoar os esposos das irmãs, os filhos, a família em geral, a igreja, os pastores, enfim, por todo e qualquer tipo de problema, sendo esclarecido também que no Estado de Pernambuco esse trabalho já era tradicional.

O pastor Henrique Lelis foi a Santos falar com o pastor João Alves Corrêa, então presidente da Assembleia de Deus em Santos, a igreja pioneira no estado de São Paulo, o qual veio imediatamente a Cubatão conversar com a irmã Nati em sua residência. Após todos os esclarecimentos necessários foi autorizado pelo pastor presidente o início oficial do Círculo de Oração na cidade de Cubatão.

Foram escaladas como dirigentes a irmã Germana, como primeira, e a irmã Maria Anunciada, como segunda. A irmã Maria Anunciada está no nosso meio aqui. Glória a Deus! Dê um sinal irmã Maria Anunciada. Glória a Deus! (Palmas.) Concessionária na época, estavam em atividade as duas igrejas, sendo uma na rua 15 de Agosto e a outra no local onde hoje é a rua Assembleia de Deus, nº 251. Logo também começou o Círculo de Oração na rua Assembleia de Deus, tendo como sua primeira dirigente a irmã Ramona Trigo França, que foi sucedida pela irmã Terezinha Saloes Conceição, e na sequência pela irmã Maria Lizete dos Santos Silva, esposa do pastor Josias de Almeida.

Hoje, pela misericórdia do Senhor, sirvo como coordenadora-geral da Ufadec, que é a União Feminina da Assembleia de Deus de Cubatão, onde recebo a cooperação de diversas companheiras, tanto na Igreja sede como nas congregações. Registra-se que, partindo de Cubatão, a instituição Círculo de Oração foi expandindo-se por toda a Baixada Santista, pelo litoral norte e sul.

Registro aqui minha gratidão a Deus pelo trabalho árduo de fé e empenho das minhas companheiras, mulheres guerreiras de oração, em cerca de mais de cem ministérios das Assembleias de Deus espalhadas por todo o estado de São Paulo, representadas aqui pelas mulheres da Comadespe feminina, a qual tenho o privilégio dado por Deus de presidir. Em nome dessas mulheres cumprimento todos os círculos de oração de todos os ministérios das Assembleias de Deus, de todas as convenções assembleianas, bem como de todas as matizes pentecostais.

Desde o seu início, o Círculo de Oração é semelhante a um exército em marcha, preparado para a guerra. A Igreja sabe que pode avançar contra o inimigo, pois conta com uma retaguarda composta por um batalhão de mulheres que, em oração, se prepara para auxiliá-la na peleja contra o mal.

Somadas à Igreja Evangélica e à Assembleia de Deus no Brasil, hoje com 105 anos, muitas outras denominações pentecostais são marcadas com muitos milagres, curas, batismos no Espírito Santo e vidas restauradas pelo clamor e pela oração de mulheres de fé que frequentam o Círculo de Oração, dobrando os joelhos em favor dos aflitos, das lideranças, dos missionários, dos lares e de todos que confiam que Deus ouve e atende.

A Bíblia Sagrada nos orienta: “Orai sem cessar, orando em todo o tempo, com toda oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Jesus, nosso mestre, orou: “E aconteceu que, naqueles dias, subiu ao monte a orar e passou a noite em oração”.

Sendo assim, hoje é dia de festa, é dia de agradecimentos e ações de graça, pois o Círculo de Oração está sendo homenageado pela sociedade paulista. Registro aqui o agradecimento de toda a comunidade evangélica pentecostal do estado de São Paulo ao deputado estadual Adilson Rossi, nosso irmão em Cristo e pastor, por esta brilhante propositura, e ao senhor deputado estadual Fernando Capez, mui digno representante da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pela pautação da causa.

A todos vocês, a gratidão sincera deste exército de mulheres de oração. Saibam que assumimos aqui um sério compromisso de cumprir nossa missão bíblica de orar por todas as autoridades constituídas, mas em especial, com muito carinho, por aquelas que, como vocês, reconhecem o valor da oração. Salve o Dia do Círculo de Oração no Estado de São Paulo. A Deus, toda glória.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Muito obrigado, irmã Sarah Virgínia, presidente da Comadesp feminina, que falou em nome de todas as senhoras que aqui estão presentes. Que Deus abençoe a sua vida de maneira muito especial.

Dando continuidade a esta sessão, convidarei a Gleiciane, que louvará a Deus. Ouviremos mais um hino e, enquanto ela canta, nos servimos a também, abrindo nosso coração e agradecendo a Ele as tantas coisas boas que temos recebido. Hoje é dia do Círculo de Oração, e orar sempre enseja pedir alguma coisa. Contudo, mais do que pedir, acho que temos que agradecer o dom da vida, o benefício da vida, o privilégio de estarmos aqui.

Quando nos reunimos, sempre gosto de lembrar que muitas pessoas acordam de manhã, mas não têm oportunidade de tomar o café da manhã, não vivem até o café da manhã. Outras tomam o café da manhã, mas não vivem até o almoço. Outras almoçam, mas não conseguem chegar ao final da tarde. Pense nisto: você levantou, tomou café da manhã, almoçou e continua vivo, porque o Senhor lhe deu o benefício da vida. Portanto, mais do que pedir, temos que agradecer. Gleiciane, louve ao Senhor.

 

A SRA. GLEICIANE - Cumprimento a todos com a paz do Senhor.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Que Deus abençoe a Gleiciane, que de certa forma, Pr. Luís Francisco, representa aqui o Vale do Paraíba. A Gleiciane é filha do pastor Wilson, de Guaratinguetá. Sei que, como Adesp, tem uma forte representação no Vale do Paraíba. Que Deus abençoe a Gleiciane.

Vou quebrar um pouco o protocolo. O Cerimonial está olhando para mim e dizendo que eu não sigo nada do que eles escreveram aqui. Estou tentando seguir alguma coisinha. É que vocês são muito eficientes e eu não sou tão eficiente assim, então dou uma quebrada no protocolo. O pastor Carlos está dizendo que deputado pentecostal é assim, não segue o esboço por inteiro e sempre acrescenta alguma coisinha.

Eu gostaria de convidar neste momento o Pr. Moacir Paula para fazer uma oração. Longe de mim querer dirigir a oração que o senhor vai fazer, que vai ser inspirada pelo espírito de Deus, mas gostaria que o senhor orasse pelo nosso Estado, pela nossa Nação, por esta Casa. Esta Casa de Leis está vivendo um momento inusitado que ela nunca viveu em toda a sua história. Estou aqui por bondade de Deus, cumprindo meu terceiro mandato e temos visto coisas que nunca vimos. Gostaria que o senhor orasse por esta Casa e que o senhor orasse pelo nosso presidente, deputado Fernando Capez, que precisa das nossas orações. Tenho falado com ele constantemente e tenho dito: “Saiba que você tem um amigo que ora por você”. Eu gostaria que o senhor conduzisse essa oração para que Deus ilumine os 94 deputados que compõem esta Casa de Leis, para que eles fossem homens dentro da orientação de Deus, pautados pela justiça. É por isso que estamos aqui. Às vezes os embates são tão fortes que algumas coisas acabam escapando do nosso controle. Eu gostaria que o senhor orasse. Sei que o senhor é um homem que ora e Deus ouve. O senhor tem a liberdade. Deus o abençoe, Pr. Moacir.

 

O SR. MOACIR PAULA DE OLIVEIRA - Cumprimento a todos com a paz do senhor. Quero convidá-los a fechar os olhos e a orar comigo. Não sei há quanto tempo os irmãos estão assentados. Eu cheguei agora, mas seria de bom alvitre que todos se colocassem de pé para orarmos, como é o nosso hábito, nosso costume, se posicionar diante da autoridade suma, que é o senhor.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Esta Presidência convida o pastor Carlos Roberto Silva para fazer uso da palavra.

Enquanto o pastor Carlos se dirige à tribuna, quero deixar consignada a minha gratidão ao pastor Carlos. Conversamos sobre esta sessão solene e criamos, juntos, o desejo de realizá-la. Ela não seria realizada se não fosse a essencial ajuda do pastor Carlos com a Comadespe. Aliás, estou só atendendo a um pedido da Comadespe. Estou servindo a essa abençoada convenção.

O pastor Carlos Roberto Silva é o presidente da Comadespe, meu particular amigo, a quem respeito e admiro. O senhor tem toda a liberdade e todo o tempo que desejar.

 

O SR. CARLOS ROBERTO SILVA - Muito obrigado, deputado. Em primeiro lugar, quero cumprimentar o Exmo. Sr. Pastor Adilson Rossi, deputado estadual que preside esta sessão. Quero dizer da nossa satisfação de estarmos aqui, tanto nós, da AD Cubatão, como todas as igrejas representadas, a nossa diretoria da Comadespe, as nossas diretoras da Comadespe feminina. Agradecemos sua generosidade em marcar este evento, em pedir ao presidente desta Casa.

Sou muito feliz em ter, junto com o pastor Levi Agnaldo, trabalhado na elaboração deste projeto. Na época, com o deputado Marcelo Bueno. Treze anos depois, voltamos aqui para, de alguma maneira, participar desta sessão e deixar claro que a ideia não morreu. Isso porque Deus o colocou aqui. Como deputado, o senhor tem feito esse trabalho brilhante. Muito obrigado.

Quero também cumprimentar o pastor Moacir Paula de Oliveira, que é um companheiro de longa data; o vereador Fábio Moura, da cidade de Cubatão, nosso irmão em Cristo; João de Oliveira Gomes, assessor de gabinete do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; o nosso companheiro, pastor Delfino Brunelli Junior, pastor presidente do Ministério São Paulo, um dos vice-presidentes da Comadespe; o pastor Luiz Francisco dos Santos, presidente do Ministério Taubaté e vice-presidente executivo da nossa convenção; o pastor Leônidas José do Nascimento, pastor presidente da Assembleia de Deus em São Miguel Paulista e também um dos vice-presidentes da Comadespe; o pastor Eudes Ângelo, que tenho o prazer de conhecer nesta oportunidade, pastor presidente da Assembleia de Deus em São Bernardo do Campo; o pastor Francisco Damião, pastor presidente da Assembleia de Deus de Suzano.

Cumprimento também os demais pastores presentes da Comadespe de Cubatão na pessoa do pastor Ulisses José dos Santos, nosso atual pastor na cidade de Cubatão.

Não posso deixar de dar a nossa saudação especial a todas as mulheres da Vila Guarani por meio da nossa irmã Siomara, esposa do deputado. Parabenizo-as pelo brilhante trabalho no dia de hoje.

Por meio da presidente da Comadespe feminina, irmã Sarah Virgínia, cumprimento as demais diretoras, a irmã Zilda, irmã Leia, a irmã Adélia Bruneli, enfim. E as nossas irmãs do Círculo de Oração de Cubatão aqui representadas.

Que Deus os abençoe rica e abundantemente!

Nesta oportunidade, quero dizer da felicidade que temos por estar aqui. É um ambiente muito solene, é uma Casa de Leis. Tenhamos liberdade de adorar a Deus neste lugar porque esta Casa, deputado, é do povo. Os 94 deputados que tomam assento nessas cadeiras só estão aqui porque o povo outorgou-lhes esse direito.

Hoje é um dia muito especial. Os deputados não estão aqui, mas está o povo de Deus que ajudou a colocar os deputados. Esta Casa é a Casa do povo, onde está reunida a família de Deus e onde temos a liberdade para adorar o Deus Todo Poderoso, que também é dono desta Casa.

Talvez você diga: “Mas, pastor, há poucos dias esta Casa estava cheia de gente com outros interesses. Fizeram barulho e deram trabalho. Por que não podemos glorificar o Senhor aqui?” O estado é laico, mas o povo não é laico, não. E o povo que está aqui dentro, hoje, ora e adora o nome do Senhor.

Portanto, estamos aqui em comemoração ao Dia do Círculo de Oração. A oração, amados, não pode faltar. Moisés orou; Josué orou; Elias orou; Eliseu orou; Jeremias orou. Ezequias estava para morrer; orou e viveu mais 15 anos. Ana não podia ter filhos; orou e Deus deu-lhe um filho. Jesus orou e nós oramos também! Hoje é dia de alegria!

Bem disse o deputado. Se déssemos oportunidade para todas as irmãs, não sairíamos daqui no final de semana. Todos contando as bênçãos e vitórias alcançadas, em nome de Jesus, por meio da oração. Por isso, vale essa comemoração. Glórias ao nome do Senhor!

Eu só estou aqui pelo poder de Deus através da oração. Glória a Deus! Glória a Deus! Alguns de vocês tiveram a oportunidade de me visitar. O deputado Adilson foi um. De uma hora para outra, fui para o chão e fiquei na cadeira de rodas. Fiquei seis meses sem andar, sem poder comer, sem poder pentear os cabelos. Era minha esposa que fazia tudo. Mas nunca desistimos de orar. Hoje, estou aqui de pé, para a honra e para a glória do nome do Senhor. Glórias ao Senhor!

Ore de manhã; ore à tarde. Ande orando; ande falando com Deus. Enoque andou com Deus 300 anos. Alguém diria: “Mas, pastor, trabalho, sou casado, tenho mulher, tenho filhos para cuidar.” Pois Enoque tinha mulher e filhos, portanto, ele era casado e se era casado ele tinha de trabalhar e ainda assim ele andou com Deus 300 anos.

Isso quer dizer que eu posso andar com Deus, o deputado pode andar com Deus, o Natanael pode, os companheiros podem, você também pode andar com Deus. Nós podemos trabalhar e andar com Deus. Você pode fazer arroz orando, você pode trabalhar no martelo orando, você pode digitar orando, você pode falar com Deus porque ele está presente a toda hora para nos abençoar e as batalhas intransponíveis são vencidas na oração. Glória a Deus.

Hoje é um dia de festa. Gostaria de ver você bastante alegre.

Esta é uma Casa de Leis, mas nós só estamos aqui porque Deus deu crescimento ao seu povo, irmão Jacinto Labareda. Pode pegar fogo Labareda porque nós estamos todos aqui na presença de Deus. E disse Jesus: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei.” Então creio que Jesus está aqui nesta Casa ouvindo as nossas preces, ouvindo as nossas orações.

A história do Círculo de Orações já foi contada. Quero dizer da importância que tem em nossas igrejas e aqui, deputado, quero me estender um pouquinho.

É bem verdade que se estivessem aqui todas as convenções representadas, talvez este espaço nem fosse suficiente, mas eu quero louvar a Deus por sua generosidade em não pensar somente na matiz convencional a que você pertence, mas entender que a coisa é um pouco mais ampla.

Hoje estão aqui a Comadespe e a Cieadespel, representada pelo nosso amigo pastor Natanael. Eu digo Natanel que a Cieadespel e a Comadespe têm uma vocação bem parecida.

Há poucos dias estávamos em outra Casa de Leis na comemoração dos 45 anos da nossa Comadespe, o deputado estava, lá estava seu irmão pastor Moises Rodrigues representando a Cieadespel. Por que, pastor Levi? Porque nós caminhamos juntos, estamos até no mesmo prédio, na mesma vocação de amparar igrejas pequenas e médias e não podemos errar nessa missão. A Comadespe com 45 anos, a Cieadespel com 50 anos e que o nome do Senhor continue a ser glorificado.

E obrigado a você, deputado, por ter este espírito generoso de entender que essas comemorações valem para todas as convenções.

Nós da Comadespe nos sentimos imensamente agradecidos pelo seu coração aberto e generoso e por isso quero pedir uma grande salva de palmas de gratidão a Deus pela vida do deputado e pela intenção do seu coração em fazer uma sessão como esta convidando outras convenções para estarem aqui. (Palmas.)

Meus irmãos, termino minhas palavras citando a Palavra de Deus, que é maior do que tudo: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e se converter dos seus maus caminhos (não adianta orar e se humilhar, tem de se humilhar, orar e dar meia volta, o que for errado eu não vou fazer, só vou fazer o que Deus quer) e buscar a minha face (isso é mais do que orar, é andar com Deus buscando a presença do Senhor e aí ele promete) eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”

Quando Deus ouve a nossa oração, ele vê a nossa humilhação, ele perdoa os nossos pecados. Perdoou os pecados, estamos aptos para receber as suas bênçãos, estamos aptos para receber o seu milagre, o seu extraordinário.

Que Deus abençoe todas as mulheres que trabalham, que fazem um trabalho no Círculo de Oração, não somente na igreja.

Eu quero que o Círculo de Oração seja um grande mentor da oração. Que através do Círculo de Oração as mulheres aprendam a orar na sua casa trabalhando, no seu dia a dia.

Meus amados e queridos irmãos, não há batalha infernal que subsista. Ela tem de cair por terra.

Eu profetizo sobre a tua vida que elas cairão no nome do Senhor Jesus.

Que Deus os abençoe rica e abundantemente e que o nome do Senhor continue a ser glorificado através do Círculo de Oração.

Viva o Dia do Círculo de Oração no estado de São Paulo.

Deus abençoe a todos em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Eu pediria ao pastor Carlos Roberto que aguardasse um pouquinho, já agradecendo as suas palavras e louvar a Deus pela sua vida, pela sua saúde e pelo magnífico trabalho que tem realizado em nosso estado e em nossa Nação.

Neste momento vou transferir a Presidência desta sessão para a parte de baixo do plenário, vou deixar os senhores confortavelmente sentados aqui, vou pedir ao pastor Natanael para me acompanhar, o pastor Carlos já está ali, porque neste momento nós vamos fazer uma homenagem a algumas mulheres.

Eu gostaria de poder estender esta homenagem a todas as mulheres, mas espero que vocês entendam a impossibilidade de fazê-lo.

Vamos fazer, portanto, a entrega da homenagem a algumas mulheres e estas, sim, estarão representando todas as demais.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Queridos irmãos e irmãs, chamo a atenção de todos, pois, neste momento, o excelentíssimo deputado Adilson Rossi, presidente desta sessão solene, homenageará o digníssimo presidente da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus do Estado de São Paulo e outros, reverendo pastor Carlos Roberto Silva.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Pastor Carlos, eu gostaria de passar às suas mãos esta pequena placa. Peço, já, perdão, por fazê-lo atrasado. Eu tive o privilégio de estar na cerimônia na sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, onde foram celebrados os 45 anos da Comadespe.

Mas, uma vez que estaríamos juntos hoje, eu deixei para entregar esta placa ao senhor nesta nossa sessão, deixando registrado aqui seu relevante trabalho dentro do ministério de Cubatão, dentro da Comadespe. Dentro da nossa convenção geral o senhor tem um papel muito importante.

Mais do que isso. Deixando de lado o ministério de convenções, o trabalho que o senhor tem realizado em prol do reino de Deus aqui na terra. Nós somos testemunhas de que Deus tem se utilizado da sua vida de maneira especial.

Deixe-me dar meu testemunho. O senhor tem sido de bênção para a minha vida, particularmente. Para mim, para a minha família, e este é o nosso respeito. Portanto, eu quero passar em suas mãos esta singela lembrança. É apenas uma recordação para que o senhor saiba que mora no nosso coração, e a Comadespe também. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Agora o Exmo. Deputado Adilson Rossi e o digníssimo pastor Carlos Roberto estarão homenageando as irmãs, que têm desenvolvido um excelente trabalho à frente do Círculo de Oração do departamento feminino de suas respectivas igrejas.

Para tanto, nós estaremos chamando alguns nomes. Gostaria que essas pessoas viessem à frente, começando pela nossa querida irmã Sarah Virgínia Silva e Silva, presidente da mesa diretora feminina da Comadespe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Chamo à frente também a irmã Siomara Rossi, coordenadora do Círculo de Oração da Assembleia de Deus ministério do Belém, em Vila Guarani. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Convido à frente também a irmã Adélia dos Santos Bruneli, presidente da União Feminina do Ministério São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Para ser homenageada, também, convidamos à frente a irmã Cleondina Ângela de Almeida, presidente da União Feminina da Assembleia de Deus ministério Fidelidade, na cidade de São Bernardo do Campo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Queremos homenagear também a irmã Antonia dos Santos Nascimento, presidente da União Feminina da Assembleia de Deus de São Miguel Paulista, que nesta oportunidade será representada pela irmã Kátia Nascimento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Convidamos à frente também, representando o círculo de oração da Cieadespel, a querida irmã Cristina Paty Rodrigues. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - Convidamos também à frente a presidente da União Feminina da Assembleia de Deus ministério de São Mateus, irmã Cleusa Elizabete de Souza Oliveira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - RAFAEL ROSSI - A Comadespe feminina também possui uma diretoria. Neste momento, homenagearemos alguns membros dessa diretoria, algumas irmãs que compõem essa diretoria da Comadespe feminina.

Gostaria de convidar para que viesse à frente a querida irmã Zilda Nazaré dos Santos para ser homenageada também nesta sessão solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Então, iremos cantar juntos.

Se houver condições, pedirei ao Rafael para nos conduzir. Não sei se vocês estão dispostos como eu. Se estiverem dispostos, ficaremos em pé para cantarmos. Que este hino coloque em nossos corações a importante mensagem que é falar com Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Dá vontade de quebrar o protocolo para cantar outra vez, mas vocês não irão deixar. Como é bom estar aqui. Pastor Moacir, o senhor foi muito feliz em sua oração. Na semana passada, este lugar foi palco de uma manifestação indevida, intempestiva e fora de propósito.

Como é bom quando um povo deste vem para abençoar esta Casa. Irei assumir o compromisso com vocês de, na próxima terça-feira, na sessão ordinária, fazer uso da palavra para deixar registrado aos 94 deputados e ao nosso presidente Fernando Capez que, na sexta-feira, um grupo ocupou a Assembleia Legislativa. Não invadiu a Assembleia Legislativa, mas ocupou. Não subiu nas mesas, não derrubou cadeiras, mas ocupou esta Casa para abençoá-la. (Palmas.)

Os meus pares hão de saber que esta cerimônia veio para abençoar esta Casa de Leis. Portanto, obrigado a todos que vieram. Obrigado, meu querido pastor Carlos e pastor Natanael, que representam duas das nossas convenções. Obrigado ao pastor Moacir, que representa a Convenção de São Mateus. Que Deus abençoe estes queridos amigos que aqui vieram. Os pastores Bruneli, Luiz Francisco, Francisco e Leônidas são amigos que Deus me deu em um momento muito importante da minha vida.

Levi, como é bom vê-lo aqui e saber que você faz parte disso. Você é parte integrante disso. Louve a Deus por isso. Diga ao querido Marcelo que nós cumprimos o desejo dele. Foi aqui celebrado o Dia do Círculo de Oração. Louvo a Deus pela sua vida.

Quero quebrar o protocolo de novo. Vou pedir ao pastor Eudes que ore por nós. Antes que eu dê por encerrada e faça as considerações finais, vou pedir ao pastor Eudes que ore para que Deus nos conduza em segurança.

Vamos voltar, nossa irmãs lá para Cubatão, nossas irmãs lá para a Vila Guarani, cada um de nós para sua casa. Eu vou para a minha terra, para minha cidade. O pastor Moacir vai para São Mateus, o pastor Luiz Francisco para Taubaté, o pastor Francisco para Suzano e o pastor Leônidas para São Miguel. Que o Senhor nos leve em paz.

Tem um grupo de São Miguel que veio com o pastor Leônidas. Cadê o povo de São Miguel? (Palmas.)

Que povo bonito. Deus abençoe vocês. Obrigado pelo esforço, não é fácil sair do extremo da zona leste de São Paulo para vir para cá. Deus há de recompensar vocês também. Essa noite vai ser a melhor noite que vocês tiveram nos últimos dez anos. Deus abençoe.

Tem um grupo de Taubaté. Onde está o grupo de Taubaté? (Palmas.)

Não é brincadeira, Taubaté também não é tão pertinho.

Vou aproveitar, pastor Luiz Francisco, e me convidar para ir a um trabalho do Círculo de Oração de Taubaté, porque lá só vou no Gramei, me ajude por favor. Deus abençoe nossas irmãs e nossos irmãos de Taubaté.

Pastor Eudes, por gentileza.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todos os pastores aqui representados, representando sua igreja e seus ministérios, a minha equipe, minha assessoria, que esteve envolvida essa semana toda preparando este evento de hoje. Sou perfeccionista, e todo perfeccionista é chato, mas me perdoem, por favor, vocês foram impecáveis. Maravilhosos. Parabéns para vocês.

Agradeço, também, às autoridades, à Mesa, agradeço à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial - representado pela Ângela e pela Andréia, que foram maravilhosas, Deus as abençoe -, ao nosso pessoal do Som, da Imprensa, da TV Legislativa, das assessorias das Polícias Civil e Militar.

Nossos policiais militares são muito generosos com nós, deputados, temos uma dívida com eles. Temos aqui um número grande de policiais evangélicos e é muito bom receber o carinho de vocês. Agradeço a todos que vieram, meu gabinete é o 2018, estou no 2º andar e gostaria que vocês dessem uma passadinha por lá. Tem um cafezinho quente, um chocolate quente, uma bolachinha, tudo por conta do pastor Carlos. Quero ter a alegria de recebê-los, se vocês ainda não conhecem, irmãs que vieram de Vila Guarani, de Cubatão, de Taubaté, o pastor Luiz Francisco já tomou um cafezinho comigo hoje e quero ter a alegria de recebê-los lá. Minha assessoria está aí para conduzi-los para que vocês conheçam. A Casa já não está funcionando a essa hora, mas o gabinete está aberto. Pastor Moacir, quero recebê-lo lá para um café. O pastor Natanael já é de casa, toma café comigo três vezes por semana. Deus abençoe vocês, tenham uma noite abençoada.

Quero encerrar quebrando o protocolo da Assembleia, mas acho que temos que terminar esta cerimônia com uma salva de palmas para Jesus Cristo. Ele é merecedor, ele, sim, merece. Todos os demais são acessórios, Jesus é soberano. Se puder ser mais forte, tenho certeza que será melhor. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 49 minutos.

 

* * *