http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

03 DE JUNHO DE 2016

034ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PASTOR SAMUEL FERREIRA E À PASTORA KEILA FERREIRA PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS AO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e CEZINHA DE MADUREIRA

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Cezinha de Madureira, com a finalidade de "Homenagear o pastor Samuel Ferreira e a pastora Keila Ferreira pelos relevantes serviços prestados ao estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Considera o trabalho das igrejas fundamental para a diminuição da violência. Destaca que as instituições religiosas alcançam locais muitas vezes negligenciados pelo Estado. Agradece às igrejas pela atuação em prol da sociedade brasileira. Enaltece o trabalho do deputado Cezinha de Madureira nesta Casa.

 

2 - CEZINHA DE MADUREIRA

Assume a Presidência. Discorre sobre a ética cristã do serviço e do amor ao próximo, fazendo citação bíblica. Enfatiza a justeza desta homenagem aos pastores Samuel e Keila Ferreira. Dá conhecimento dos diversos trabalhos sociais desenvolvidos pela igreja capitaneada pelo casal, a Assembleia de Deus, como a distribuição de cestas básicas e o sustento de casas de recuperação para dependentes químicos.

 

3 - ROBERTO DE LUCENA

Deputado federal, tece elogios ao deputado Cezinha de Madureira pelo seu trabalho como parlamentar e pela proposta desta solenidade. Destaca a justiça desta homenagem aos pastores Samuel e Keila Ferreira. Considera que a Assembleia de Deus é a mãe de todas as igrejas pentecostais do Brasil e merece reconhecimento por sua história. Afirma que a pregação evangelística é a melhor resposta ao momento que o País atravessa.

 

4 - JORGE TADEU MUDALEN

Deputado federal, afirma que esta solenidade é o mais belo evento de que já participou nesta Casa. Considera merecida a homenagem ao casal Samuel e Keila Ferreira, pastores da Assembleia de Deus. Relata a ajuda do pai de Samuel Ferreira na articulação de congressistas para votar contrariamente a um projeto que propunha a legalização do aborto no País. Comenta o crescimento da igreja chefiada pelo pastor Samuel Ferreira em todo o Brasil. Argumenta que a situação social brasileira só não é pior pela atuação das igrejas evangélicas.

 

5 - JOSÉ BITTENCOURT

Pastor, avalia que o pastor Samuel Ferreira tem sido um baluarte para o Brasil e tem estado à altura do legado deixado pelo seu pai, pastor Manoel Ferreira.

 

6 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Anuncia uma apresentação musical do Coral de Regentes da Corafesp.

 

7 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, manifesta-se honrado por ter Cezinha de Madureira como parlamentar nesta Casa. Discorre sobre o caráter passageiro dos cargos governamentais, os quais compara com a função de pastor, que considera de importância mais duradoura. Destaca a justeza da homenagem ao pastor Samuel Ferreira.

 

8 - RUI CORDEIRO

Pastor, descreve a atuação do Ideas - Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social, presidido pela pastora Keila Ferreira. Ressalta que a entidade concentra-se na capacitação educacional e profissional daqueles a quem atende. Lista projetos conduzidos pelo instituto, destacando a casa de recuperação Recanto da Bênção. Faz menção aos voluntários que tomam parte nas ações do Ideas.

 

9 - NATANAEL

Recuperado do Recanto da Bênção, faz histórico de seu período como aluno da casa de recuperação. Agradece às lideranças da igreja Assembleia de Deus e aos pastores que administram o Recanto da Bênção.

 

10 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, lê mensagem, alusiva a esta solenidade, enviada pelo governador Geraldo Alckmin.

 

11 - JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA

Coronel e secretário-chefe da Casa Militar, relata o apoio fundamental das igrejas a campanhas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Afirma que o trabalho dos cristãos é essencial no combate à violência. Faz agradecimento pelas ações sociais desenvolvidas pela igreja Assembleia de Deus, comandada pelos pastores Samuel e Keila Ferreira.

 

12 - MANOEL FERREIRA NETTO

Pastor, afirma que a igreja evangélica brasileira foi, por muitos anos, ignorada pela sociedade, embora prosseguisse com suas ações sociais. Considera que esta homenagem aos pastores Samuel e Keila Ferreira é uma honraria a todos os evangélicos. Analisa que, hoje, o País olha para as igrejas em busca de direção.

 

13 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Anuncia uma canção, executada pelo Coral dos Varões. Presta homenagem, com a entrega de colares de honra ao mérito, ao pastor Samuel Ferreira e à pastora Keila Ferreira.

 

14 - KEILA FERREIRA

Pastora, agradece pela homenagem recebida. Declara que a igreja é formada por todos os seus integrantes, sem os quais as ações não seriam concretizadas. Afirma que os cristãos, embora não possam resolver os problemas sociais, são aptos a alcançar os mais carentes. Incentiva todos a praticar o amor ao próximo.

 

15 - SAMUEL FERREIRA

Pastor, faz agradecimento ao deputado Cezinha de Madureira, cuja humildade elogia, pelo seu trabalho, tanto na igreja quanto neste Parlamento. Lê trecho bíblico a respeito do serviço prestado a Deus. Compartilha lembranças de sua infância. Declara que a função de pastor pressupõe a falta de presunção e de orgulho. Encoraja os pastores a não abandonar sua vocação. Afirma que esta homenagem, embora recebida por ele, é verdadeiramente dedicada a Deus e à igreja. Discorre sobre o crescimento da Assembleia de Deus em todo o Brasil e a extensão das ações sociais e evangelísticas conduzidas por seus integrantes.

 

16 - PRESIDENTE CEZINHA DE MADUREIRA

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Boa noite a todos. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o pastor Samuel Ferreira e a pastora Keila Ferreira.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, hoje mais do que nunca, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presidência convida para compor a Mesa principal dos trabalhos nosso querido e amado deputado estadual, representante da Assembleia de Deus, pastor Cezinha de Madureira, vice-líder do Democratas. Uma salva de palmas ao nosso deputado. (Palmas.)

Deixarei para o final o convite dos nossos homenageados, sendo preservados seus lugares de destaque à Mesa. Convido para compor a Mesa principal dos trabalhos o pastor Manoel Ferreira Netto, nosso queridíssimo e amado Netto; e a pastora Marjorie Ferreira, sua esposa. (Palmas.)

Para se sentarem à extensão da Mesa principal, mas como se fosse a Mesa principal, convido o coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil. Convido também o deputado federal que foi secretário de Estado do Turismo, um dos destaques do Congresso Nacional segundo a “Revista Exame”, um dos deputados mais eficientes, portanto um orgulho para o povo de Deus, deputado federal Roberto de Lucena. Convido meu estimado amigo, amigo também do povo de Deus, deputado federal Jorge Tadeu Mudalen. Convido ainda o deputado federal Gilberto Nascimento. Convido agora o homem que garante nossa segurança, deputado estadual, delegado de Polícia e presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Delegado Olim. Nosso sempre deputado estadual, pastor e brilhante professor de Direito Constitucional e jurista, José Bittencourt. (Palmas.)

Tenho também a honra de convidar a vereadora Sandra Tadeu. Nosso deputado estadual Cezinha de Madureira lembrou-me muito bem do Dr. Eder, nosso delegado titular do 12º Distrito Policial, grande amigo do povo de Deus. (Palmas.)

O que Deus uniu o homem não separa. Agora gostaria que pudéssemos ficar em pé, em sinal de amor, de respeito e de admiração a este casal maravilhoso, nosso querido presidente - agora nacional - da Assembleia de Deus, pastor Samuel Ferreira, e a pastora Keila Ferreira. (Palmas.)

Convido também a nossa amada Marina Ferreira, filha do pastor Samuel Ferreira. (Palmas.)

Não me lembro de ter visto este plenário tão cheio para uma sessão solene.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene e, por essa razão, obedece a uma rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene somente pode ser convocada por solicitação de deputado em exercício de seu mandato nesta Assembleia. Feita a solicitação, ela percorre diversos órgãos, é submetida à apreciação do Colégio de Líderes e então convocada pelo presidente da Casa.

Uma sessão solene não pode ser solicitada por qualquer motivo. Por essa razão, infelizmente, algumas acabam não sendo autorizadas, enquanto outras são autorizadas por maioria de votos. Esta sessão solene, solicitada pelo deputado estadual Cezinha de Madureira, foi autorizada pela unanimidade dos líderes de partidos desta Casa. (Manifestação nas galerias.)

Toda glória a Deus. Por isso esta sessão solene se realiza no plenário principal, onde são votadas as leis do estado de São Paulo e foi votada a Constituição do Estado de São Paulo, em 1989.

Não é para menos, pois esta é uma sessão solene para reconhecer a importância do trabalho e homenagear o pastor Samuel Ferreira e a pastora Keila Ferreira. Daqui seguiremos dentro do nosso rígido cerimonial.

Comunicamos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste domingo, dia 5, às 11 horas da noite. Você que tem a Net sintonize no canal 7, pela TV Vivo no canal 185 digital e pela TV digital aberta canal 61.2.

Neste momento convido todos os presentes para, em pé, cantarmos com emoção o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do subtenente Borghesi.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço ao subtenente Borghesi e à Banda da Polícia Militar, esta instituição respeitada por toda a sociedade e por esta Assembleia Legislativa. Poucos sabem, mas não fosse o trabalho da Polícia, criada em 1831, o Brasil teria se dividido em inúmeras republiquetas durante as guerras separatistas do século XIX.

A Polícia Militar nos protege, garante a nossa segurança e tem o respeito e o respaldo de todos os deputados desta Casa.

Muito obrigado aos 130 de 31.

Enquanto eu estiver neste plenário, por determinação legal, sou obrigado a permanecer na cadeira da Presidência e presidir esta sessão. Tenho, portanto, a legalidade para estar aqui. Mas penso que me falta a legitimidade, uma vez que é o pastor Cezinha de Madureira - que é da Igreja, é pastor, é um filho espiritual de Samuel Ferreira - que tem a prerrogativa de presidir esta sessão.

Então, seguindo o rito cerimonial, nós passaremos a Presidência dos trabalhos ao pastor Cezinha de Madureira.

Mas antes, se me permitir Samuel, gostaria de dirigir algumas palavras à Igreja. São palavras, em primeiro lugar, de agradecimento.

Eu tenho 28 anos de carreira no Ministério Público. Em 2006 resolvi me licenciar do cargo de promotor de Justiça para contribuir na política. Evidentemente existem riscos, porque o processo político não é lógico, nem todas as pessoas têm o coração puro e a alma boa, nem sempre o ambiente é aquele favorável. Mas nos 28 anos de carreira como promotor de Justiça e como deputado estadual posso afirmar uma coisa. No início da minha carreira como promotor de júri no 4º Tribunal do Júri Penha de França, vivia uma epidemia de homicídios na zona leste de São Paulo. Trinta e sete homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Virávamos o ano com 10 mil, 12 mil mortes, pessoas assassinadas, em sua maioria jovens, dragadas pela violência, pela desesperança, pelo vício nas drogas. Começamos a reduzir sistematicamente esse índice a ponto de hoje termos menos de nove homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, portanto seis mil pessoas a menos foram assassinadas, seis mil pessoas deixaram de morrer em virtude da violência e creiam, o trabalho espiritual da Igreja, sobretudo na periferia distante, sofrida e violenta, teve um papel decisivo nesta questão.

A Igreja tem algo que o Estado não tem, a capilaridade. Ela chega onde o Estado não alcança. Suas portas estão abertas quando as repartições públicas já fecharam e ninguém cobra ingresso para entrar ou exige qualquer pré-requisito. As portas estão abertas para quem quiser ouvir a Palavra de Deus.

Onde havia prostíbulos, onde havia escombros, onde se propagava a violência, hoje há igrejas levando a Palavra de Deus. E uma coisa importante, o Estado, no mundo inteiro, fracassou no combate às drogas, mas a Igreja tem tido sucesso porque a origem do vício está no desejo. O vício é o desejo incontrolável e o desejo só se controla com trabalho espiritual e psicológico. Por isso a Igreja tem tido tanto sucesso.

Como pai de duas filhas adolescentes, quero agradecer o trabalho que a Igreja tem realizado para a nossa sociedade. Somos todos felizes e a nação evangélica é uma verdadeira nação.

O conceito de nação é aquele de pessoas que se identificam por laços culturais, religiosos, de afinidade e de pensamento. E esta é uma nação, e é uma nação feliz, porque feliz é a nação cujo Deus é o Senhor.

Então agradeço a todos vocês. Quero parabenizar o deputado Cezinha de Madureira, que está fazendo um trabalho excepcional na Assembleia. Querido e amado por todos, ético, leal, companheiro e que proporcionou para nós esta sessão maravilhosa e esta justa homenagem a Samuel Ferreira e à Keila Ferreira.

Obrigado também Samuel. Conte com o seu irmão aqui. Que Deus continue abençoando seu ministério, sua obra, sua família, sua vida.

Neste momento, peço licença para que sente nesta cadeira e presida a sessão nosso deputado estadual Cezinha de Madureira.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cezinha de Madureira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, Sr. Presidente, deputado muito querido Fernando Capez.

Quero pedir uma salva de palmas para o nosso presidente desta Casa. (Palmas.)

Por gentileza, podem se sentar. Antes de fazer os cumprimentos, quero convidar uma pessoa que é amiga da Igreja, um grande companheiro que faz um dos mais belíssimos trabalhos na área pública neste estado, que hoje aqui representa o governador deste estado, o coronel José Roberto, para compor a Mesa conosco. (Palmas.)

Hoje este Parlamento está de parabéns, pois recebe a maior autoridade eclesiástica desta Nação. Sr. Presidente, pastor Samuel Ferreira, e sua digníssima esposa, minha pastora, pastora Keila Ferreira.

Prezados pastores, pastores presidentes, pastores que estão aqui hoje, queridos e amados irmãos, com muita alegria, com o coração cheio de alegria, eu posso cumprimentar aqui inclusive os internautas, os que nos assistem pela televisão, que nos ouvem pelo rádio. Cumprimento todos com a paz do Senhor Jesus.

Hoje, cumpre-se aqui nesta Casa, a meu ver, a maior das honrarias, que é homenagear um homem e uma mulher que desprenderam-se da sua vida comum - muitas vezes, do convívio familiar.

De forma excelente desenvolveram a maior de todas as essências do Evangelho, que é servir. Jesus nos deixou a mais bela das recomendações escritas nas suas escrituras sagradas. O nosso líder, pastor Samuel Ferreira, é meu pastor e meu pai.

Nos nossos evangelhos está escrito: “Porque tive fome, me deste de comer; tive sede, me deste de beber; era forasteiro e me acolhestes; estava nu e me vestistes; adoeci e me visitastes; estava na prisão e fostes me ver”.

Então, os justos perguntaram-lhe: “Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou quando te vimos com sede e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro e te acolhemos? Quando te vimos nu e te vestimos? Quando te vimos na prisão e fomos te visitar?”

Respondeu-lhes o rei: “Em verdade, vos digo, sempre que fizestes a um desses meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim fizestes”.

O pastor Samuel Ferreira e a Pastora Keila têm desenvolvido neste estado e na Federação um dos mais belos trabalhos sociais. Nele vale destacar as dezenas de milhares de cestas básicas distribuídas mensalmente.

Porque, desde o início da Igreja, que está nos seus 105 anos, foi um braço sólido e eficaz na sociedade, conhecido, por exemplo, pela “Campanha do Quilo”, que a Igreja faz mensalmente. Dentro das suas inúmeras atividades, é um detalhe, digo de ressalva e louvor, pois dignifica a grandeza das Assembleias de Deus neste País, que merece uma salva de palmas. (Palmas.)

Vale lembrar que também há centenas de casas de recuperação onde os mais excluídos da sociedade são tratados com carinho, amor e dedicação, e, depois de tratados, retirados daquela vida difícil, colocados ao meio da sociedade, totalmente recuperado.

Ainda hoje, nesta cerimônia, teremos um testemunho desse fato. Esta Casa, a partir de hoje, terá nos seus Anais o registro do digno reconhecimento dos trabalhos prestados por meio da Assembleia de Deus no País, que hoje é evidenciado na homenagem ao seu líder, o líder da Igreja, pastor Samuel Ferreira, e pastora Keila Ferreira.

Sendo um dos braços apoiadores desta sociedade, a pastora Keila preside o Ideas, Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social, que desenvolve com excelência trabalhos digno de contínuos aplausos.

Meu coração está nutrido de alegria e gratidão. Seja Deus sempre louvado pela vida dos meus líderes, pastor Samuel Ferreira e pastora Keila Ferreira, para quem peço um aplauso longo e forte. (Palmas.)

Muito obrigado.

Quero fazer menção à minha família, minha esposa Elis, e o Alan, que estão sentados aqui. Deus abençoe, Deus seja louvado pela minha família.

Muito obrigado, Vera, que faz um trabalho belíssimo aqui no Cerimonial.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados desta Casa, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, aprovada pela Mesa, para fazer esta homenagem a quem considero, e é, meu pai, quem me formatou e me fez chegar até aqui, para estar, neste momento, servindo a Igreja.

Cumprimento algumas autoridades, como o vereador Felipe Sanches, de Santa Bárbara d´Oeste; o vereador Firmino Firmeza, de Itaquaquecetuba; o vereador Josias da Juco, representando o grande prefeito de Osasco, Jorge Lapas; o vereador João Donizeti, da cidade de Miracatu; o pastor Genício Severo dos Santos, vice-presidente da Convenção Estadual de Madureira; pastor Josué de Campos; pastor Belchior Martins da Costa; pastor Júnior; pastor Marcos Dias, da cidade de São Caetano do Sul; pastor Oseias Santos, de Sumaré; pastor Jefferson Magela, presidente da Assembleia de Deus Madureira em Baronesa, Osasco; pastor José Fanes, da cidade de Miracatu, mui-digno presidente da Câmara daquela cidade; pastor Samuel J. Marques, de Itapevi; pastor Adelino Alves Ribeiro, da cidade de Mauá, Deus abençoe a sua vida; pastor Edson Dantas; pastor Cláudio Duarte; pastor Marcos Rangel, também do Jardim Itapeva, presidente da Assembleia de Deus daquela localidade, em Mauá; pastor Ismael, presidente de Registro, da Assembleia de Deus Madureira; pastor Rodrigo, representando o pastor Ismael, da Assembleia de Deus Madureira, em São Carlos; pastor Belchior Martins da Costa, presidente do campo de Barueri; pastor Celli Junior, representando o deputado estadual Gil Lancaster; representando o secretário de Habitação, Rodrigo Garcia, o grande Paulo Alves, que faz um belíssimo trabalho com a Habitação e a CDHU; Dr. Eder Ferreira, delegado de polícia do 12º DP; Heitor de Carvalho Alves, representando a vereadora Noemi Nonato; João Jorge; deputado Jorge Tadeu; vereadora Sandra Tadeu; Sr. Dr. Bauer, representando aqui o deputado Marco Feliciano, que nos ligou há pouco para cumprimentar o pastor Samuel Ferreira; Dr. Antonio, vereador de Barueri; vereador Rogério Silva, de Osasco. (Palmas.)

Gostaria de chamar o deputado federal Roberto de Lucena. Imagine o filho formatado, ao lado do seu líder aqui, falando, como não fica nervoso!

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Sr. Presidente, deputado pastor Cezinha, inicialmente cumprimento pela belíssima iniciativa, da proposição desta sessão, que ocupa todas as dependências desta Assembleia Legislativa nesta noite. Quero comemorar o fato de que 105 anos depois do início da igreja, hoje temos, presidindo a Mesa, nesta sessão solene, um deputado estadual que tem feito um belíssimo papel nesta Casa, neste Estado, e que é pastor da igreja Assembleia de Deus, ministério de Madureira.

Quero saudar, na sua pessoa, deputado Cezinha, os demais deputados, aqueles que aprovaram, por unanimidade, esta sessão solene. Quero cumprimentar V. Exa., quero cumprimentar o pastor Samuel Ferreira, a pastora Keila, o pastor Manoel Ferreira Netto, o governador Geraldo Alckmin, nesta noite, na pessoa do coronel José Roberto.

É uma grande satisfação, juntamente com os deputados Jorge Tadeu e Gilberto Nascimento, trazer o reconhecimento, trazer os respeitos da Câmara dos Deputados ao objeto desta sessão, que é a homenagem justa que se faz ao trabalho, à dedicação, ao ministério consagrado do pastor Samuel e da pastora Keila.

Quero saudar as demais autoridades presentes, na pessoa do meu amigo, meu companheiro, pastor Bittencourt; e todas as autoridades eclesiásticas, pastores, presbíteros, evangelistas, missionários, todos aqueles que hoje superlotam de uma forma inédita este plenário, o plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Deputado Cezinha, quero ser muito breve e objetivo na minha saudação, fazendo aqui um reconhecimento. A Assembleia de Deus é, no Brasil, a mãe de todas as igrejas pentecostais. E aí se inclui também a igreja Brasil para Cristo, da qual sou membro, sou pastor e sou também um dos seus líderes.

Portanto, trago aqui o reconhecimento da filha para com a sua mãe, da Igreja Brasil para Cristo para com a Assembleia de Deus. O ministério de Madureira é, sem dúvida nenhuma, o ministério que hoje, no Brasil, está vivendo um grande momento. É o ministério que está explodindo, está crescendo de norte a sul, de leste a oeste, e aqui no estado de São Paulo tem sido marcante.

Eu, que tenho tido a oportunidade de visitar, de viajar pelo estado de São Paulo, tenho encontrado o pastor Samuel Ferreira em todo o Estado, de forma impressionante. Em todas as cidades aonde vou, Madureira está construindo, está inaugurando, ampliando seus templos, porque há uma bênção de Deus muito grande sobre a sua vida, que alcança os pastores, alcança os altares, alcança os púlpitos da igreja em todo o estado de São Paulo e em todo o Brasil.

Quero dizer da satisfação que tenho, em nossa igreja, em nosso ministério, com o reconhecimento de que Deus o tem levantado neste País. No momento em que nós temos a escassez de referenciais, temos uma crise de modelos e de referenciais, Deus tem guardado, Deus tem preservado a sua vida, preservado o seu ministério. E aos domingos e aos sábados, segundas, terças, todos os dias da semana, alguém neste Estado, alguém neste País está sendo abençoado pela sua vida.

Na minha casa, o programa de TV evangélico a que toda a nossa família assiste, é o seu programa. Sua palavra é a que tem trazido edificação, que tem abençoado a nossa família, a nossa casa. E é, pastor Samuel, um dos poucos programas evangélicos a que nós conseguimos assistir, para ouvir a mensagem, sabendo que ela trará edificação e bênçãos para a nossa vida.

Parabéns a esse ministério. Cumprimento e agradeço ao irmão, à pastora Keila, por vocês terem se preservado, por vocês terem se guardado. E, tendo se guardado, guardado também o altar, zelado pela sã doutrina, e continuado esse ministério maravilhoso que, durante anos, o bispo Manoel Ferreira desempenhou, e tem desempenhado no Brasil. O irmão é motivo de orgulho e de honra para nós, ministros evangélicos neste País.

Finalizo dizendo a todos os senhores e a todas as senhoras que o Brasil, que vive um momento de travessia, tem na Igreja a sua grande opção neste momento, no momento em que a esquerda falhou, a direita falhou, os modelos falharam, as ideologias falharam. A grande saída para este País é a pregação do Evangelho integral, o Evangelho que pregamos no altar, mas que também levamos para a sociedade, na forma dos trabalhos que a Igreja desenvolve, no sentido missionário, no sentido social.

Que Deus nos abençoe. Parabéns. que Deus abençoe, Madureira, pastor Samuel, pastora Keila, que Deus abençoe o Brasil. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, deputado Roberto de Lucena.

O Delegado Olim é presidente da Comissão de Segurança Pública desta Casa, da qual faço parte, nomeado pelo Democratas. Ele faz um belíssimo trabalho.

 Quero cumprimentar a minha irmã Marina Ferreira, que é uma pessoa maravilhosa. Ela também é evangelista da igreja. Cumprimento também o pastor Manoel Ferreira Netto e a pastora Marjorye.

Em nome do pastor Manoel Ferreira Netto, quero agradecer e louvar a Deus pela vida de todos os pastores e obreiros do campo do Brás. Solicito uma salva de palmas pela vida do pastor Manoel. (Palmas)

Tem a palavra o nobre deputado federal Jorge Tadeu Mudalen.

 

O SR. JORGE TADEU MUDALEN - Boa noite a todos. Sr. Presidente Cezinha de Madureira, fico muito feliz que V. Exa. tenha feito esta propositura para duas pessoas muito especiais. São pessoas que admiramos e pelas quais temos uma estima especial. Trata-se do pastor Samuel Ferreira e da pastora Keila.

Na pessoa de V. Exa., deputado Cezinha de Madureira, quero cumprimentar todos os já aqui nominados. Procurarei ser rápido para não cansar os presentes. O presidente Fernando Capez disse que, em 1989, quando foi feita a Constituição Estadual, eu participei daquele momento. De lá para cá, tenho vindo a esta Casa para vários eventos. Um dos eventos mais bonitos que já participei é o desta noite.

A Casa está cheia e está parecendo o dia da posse dos deputados. Nunca vi a Casa tão cheia, mas isso é merecido. Afinal, estamos homenageando este homem que tem prestado um serviço tremendo ao Brasil. Tive a oportunidade de honrá-lo com uma medalha em Brasília. Quando fui 2º secretário, eu lhe fiz uma homenagem e lhe entreguei essa medalha.

Tive a honra de ser deputado com um homem que é uma pessoa maravilhosa. Ele é um doce e um amor de pessoa. Ontem, nós o homenageamos. Estou falando do seu pai, o bispo Manoel Ferreira. Ele me ajudou muito quando fui presidente da Comissão de Seguridade Social.

No Congresso Nacional, pairava a lei que queria legalizar o aborto no Brasil. À época, eu chamei alguns deputados. O bispo me disse para desenterrar esse projeto e nós enterramos o aborto no Brasil. O seu pai foi fundamental nesse processo, ajudando a articular e a derrotar esse projeto maligno para a Nação.

Hoje, vemos a Assembleia de Deus depois de mais de 100 anos de serviços prestados ao Brasil. Não me refiro apenas a São Paulo, pois o estado de São Paulo já ficou pequeno para o Samuel Ferreira. No Brasil, em qualquer lugar que você vá, há uma portinha da Assembleia de Deus de Madureira. O pastor Samuel Ferreira está indo até lá, está presente. Nesta semana, o pastor Samuel Ferreira estava no Ceará. Na semana passada, estava em Brasília e em Sergipe. Chegamos ontem de Brasília e ele já estava combinando de ir para o Sul.

Esse trabalho feito pelos evangélicos, pelo pastor Samuel, pela sua esposa e pelo seu pai tem que ser reconhecido pelos governos. O Brasil passa por um momento muito difícil. Na Câmara Federal, vivemos um momento dificílimo. Quando da posse do presidente, tive a oportunidade de estar com o Samuel Ferreira. Ele foi cumprimentar o presidente e o presidente o abraçou calorosamente. Ele foi levar uma oração e uma palavra de fé e esperança que este país precisa.

A família do pastor Samuel, muitas vezes, não o vê, pois ele está levando aquilo que o povo quer: a esperança e a palavra. Muitas vezes, aqueles que - como eu e a Sandra - não têm a felicidade de estar lá, aos domingos, para ouvi-lo pessoalmente, podem assisti-lo na televisão ou ouvi-lo no rádio. Nós deveríamos ter um canal gratuito para que as pessoas pudessem ouvir a palavra, pois esse trabalho social, que não cobra nada do governo, deveria ser expandido cada vez mais.

O Brasil só não tem mais desgraças por possuir, cada vez mais, igrejas evangélicas. A Assembleia de Deus está lá, fazendo o seu papel há mais de 100 anos no País. Portanto, deve haver esse reconhecimento. Já passei quatro anos aqui e esta noite é uma das mais maravilhosas, pois estamos prestando uma justa homenagem a uma pessoa que tem dedicado a sua vida ao povo brasileiro.

Quero parabenizar o deputado Cezinha de Madureira. Tenho orgulho de ter trabalhado e pedido o apoio das pessoas que estão aqui. Vocês ajudaram a me colocar no Congresso Nacional e a colocar o deputado Cezinha de Madureira na Assembleia Legislativa. Quero parabenizar o deputado Cezinha de Madureira por esta justa homenagem feita a este brasileiro que - com a pastora Keila, o Manoel e a sua filha Marina - presta um serviço maravilhoso para a Nação.

Agradeço a Deus pela oportunidade de viver este dia e participar deste evento maravilhoso, esta justa homenagem à família Ferreira, que é maravilhosa. Gostaria ainda de dar um testemunho. Fui a uma igreja batista, na rua do pastor Natanael, que ficava à frente da sua igreja.

Fui lá conversar com o pastor Isaac, se não me engano. Ele me disse que, quando foi pregar na Rússia, o pastor Abner abriu a porta e o deixou pregar. O trabalho da Assembleia de Deus ultrapassa o Brasil. Ele expande-se pelo mundo inteiro. Dou graças a Deus, que me deu a oportunidade de viver este momento feliz ao lado dessa família. A nossa família o ama. Amamos você e a Keila. Nos momentos mais difíceis, quando eu realmente precisei, eu bati à sua porta e o senhor estava lá para orar por mim e para nos ajudar.

Deus, muito obrigado por me dar este momento e por poder gozar da amizade do pastor Samuel.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, nobre deputado Jorge Tadeu Mudalen. Enquanto nos preparamos para ouvir o coral de regentes do Corafesp, quero dar a palavra ao sempre deputado, pastor de Madureira, Sr. José Bittencourt.

 

O SR. JOSÉ BITTENCOURT - Sr. Presidente, pastor Cezinha de Madureira, digno representante da Assembleia de Deus de Madureira neste parlamente, a paz do senhor Jesus, meus amados irmãos. Amém.

Gostaria de cumprimentar esta distinta Mesa e dizer uma coisa que está no meu coração. Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor. Que Deus continue sempre confirmando os passos do pastor Samuel Ferreira, um homem que tem sido um baluarte nesta nação, neste estado.

Tenho absoluta certeza de que, seguindo os passos do nosso líder e presidente vitalício, Manoel Ferreira, ele continuará esse legado, deixado por nossos pais, que estabeleceram esta obra no País. O pastor Samuel Ferreira não se constitui uma referência para o evangelismo pátrio, ele já é uma referência nesse evangelismo pátrio. Deus os abençoe, pastor Samuel Ferreira e pastora Keila, que é amada e querida.

A Madinha, minha esposa, sempre está fazendo menção à irmã Keila, nós amamos o pastor Samuel Ferreira e amamos a pastora Keila. Parabéns, deputado Cezinha. Quem honra será honrado, este é um princípio tremendo da vida. Você está honrando o pastor Samuel Ferreira e a pastora Keila, de modo que honra a todos nós. Quem honra as nossas lideranças também está nos honrando. Sinto-me honrado nesta noite e cada irmão que está aqui se sente honrado nesta noite, não só pela presença dos ilustres pastores, pessoas ilustres da vida pública, mas honrados porque V. Exa. está honrando uma pessoa que nós honramos e amamos. Um casal que honramos e amamos. Vamos para frente. Deus é conosco, a vitória é nossa, pelo sangue de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Obrigado, pastor e deputado José Domingos Bittencourt.

Vamos ouvir, agora, o coral de regentes do Corafesp, trazendo, aqui, uma bonita canção com a nossa maestrina Andréia.

Pastora Keila e pastor Samuel, eu gostaria de pedir ao plenário que aplaudisse a Deus pela vida de centenas de outras pessoas que estão em mais três plenários nos assistindo ao vivo. Vamos aplaudir a Deus pela vida dos irmãos. Deus abençoe. Nós existimos porque o povo existe. Deus abençoe. (Palmas.)

Vamos ouvir uma belíssima música, nesta noite maravilhosa, com este coral lindo e abençoado.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado a este lindo coral, que também é presidido pela pastora Keila Ferreira.

Vamos convidar agora, para vir ao microfone, o deputado Gilberto Nascimento, que também trará suas missões e sua palavra a este plenário e aos nossos homenageados.

Com a palavra o deputado federal Gilberto Nascimento.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Quero, neste momento, que o plenário da Assembleia Legislativa se converta em um plenário da Assembleia de Deus.

Cumprimento a todos os irmãos e irmãs com a paz do nosso senhor e salvador Jesus Cristo. Amém. Cumprimento nosso coronel José Roberto, que, neste momento, representa S. Exa. o governador do Estado. Cumprimento, também, nossos presidentes de campo, na figura do pastor Genício. Na figura dos dirigentes das nossas congregações, que são muitos nesta noite, cumprimento nosso pastor Natanael e a missionária Loide.

Gostaria, ainda, de cumprimentar o Jorge Tadeu, deputado federal; o Lucena; o Bauer, que representa nosso querido Marco Feliciano; nosso pastor Samuel e nossa pastora Keila; Marina; Marjorie; Netto; e nosso querido Cezinha.

Cezinha, que Deus te abençoe. Fico honrado em ter você como deputado estadual nesta Casa, louvo a Deus pela sua vida. Passei muitos anos nesta Casa e, neste dia, quando estamos comemorando o Dia do Pastor, temos aqui a Bíblia que fala, em Isaías 52:7 “Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!”.

Querida família da Assembleia de Deus, ovelhas, como todos nós, do nosso querido pastor Samuel Ferreira, nesta noite, eu, que já passei muitos anos nesta Casa, que já usei tantas vezes esta tribuna e vi tantas vezes grandes manifestações - logicamente essa é uma das maiores que posso ver esta noite -, vi grandes eventos, grandes momentos, como a posse de alguns governadores, de deputados, grandes comemorações pelas quais passaram ministros de estado, secretários de estado, pessoas que passaram e, simplesmente, passaram. Hoje já não conseguimos vê-los mais.

Isso por quê? Porque foram pessoas que assumiram determinados cargos como ministros ou secretários de estado e que aqui vieram, passaram e tornaram-se homens de confiança de seus governos. Tantos secretários de estado por aqui passaram.

Vejo, por exemplo, o Gilberto Nascimento Jr., meu filho, que também foi secretário de estado e ocupou um cargo de confiança. Em um determinado momento esses cargos de confiança passaram, acabaram, e os homens de confiança desses governos, como eram governos terrenos, que ficam no máximo quatro anos, logo desapareceram, porque o governo termina, ou perde a confiança do governador, ou simplesmente o governo acaba e tudo termina. E os homens perdem a confiança nos seus governantes.

Mas eu louvo a Deus, porque esta noite não estamos, pastora Keila, diante de um grupo de homens de confiança, simplesmente de um governo terreno. Nós estamos diante de um grupo de homens de confiança, de um governo eterno, um governo que não termina.

O pastor não é simplesmente um homem, mas um homem de confiança de Deus, um homem de confiança de um governo que não termina, é eterno, e que tem a grande responsabilidade de transformar a sociedade pela palavra que Deus coloca em sua boca, para que ele diga que só há salvação em um, que é Jesus Cristo, filho de Deus. Que Ele não é simplesmente um caminho. Ele é o caminho. Ele não é uma verdade, Ele é a verdade. Ele não é uma vida, é a vida. É exatamente isso que faz cada um dos senhores, que faz cada um dos pastores que nos ouve agora neste programa de televisão, que nos mais longínquos lugares deste estado são homens que dedicaram a vida, e que se colocaram para fazer diferença na sociedade.

Portanto, eu louvo a Deus pela vida de cada um que está aqui esta noite. E nada melhor, pastor Cezinha, do que estarmos aqui homenageando um homem que merece todo o nosso respeito, que tem sido líder sobre todos nós, pastor Samuel Ferreira. Que Deus o abençoe, que Deus continue iluminando a sua vida, e que todos nós possamos ver no senhor aquele que é uma referência também para este país, logicamente nesse quadro de pastores, e que V. Exa. Possa, assim, dizer que é homenageado esta noite.

Que Deus o abençoe, pastor Samuel. Que Deus abençoe a cada um dos irmãos, e que a presença de Deus se faça neste lugar. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, deputado Gilberto Nascimento.

Convido agora, para usar a tribuna, para trazer uma palavra sobre o Ideas, que é homenageada também esta noite, a nossa pastora Keila Ferreira. E convidamos o pastor Rui Cordeiro para o seu pronunciamento.

 

O SR. RUI CORDEIRO - Muito obrigado. Quero cumprimentar todos os irmãos com a paz do Senhor; cumprimentar meu líder, o nosso líder, meu pastor, o nosso pastor, nosso presidente pastor Samuel Ferreira. Cumprimentar também a pastora Keila Ferreira, nossa líder, nossa presidente do Instituto Ideas; o pastor Manoel Ferreira; a pastora Marjorie; a evangelista Marina; e também, representando o nosso governador, o coronel José Roberto.

Quero cumprimentar também o deputado pastor Cezinha de Madureira, todos os membros da Mesa, os deputados, os vereadores, os pastores presidentes, nossos pastores, dirigentes das nossas igrejas, evangelistas, missionárias, obreiros em geral, nossas agentes sociais, e mais uma vez saúdo todos com a gloriosa paz do Senhor Jesus.

Amados, como diz a nossa presidente, sinto-me privilegiado de ser um dos colaboradores do Ideas, dentro da visão estabelecida pela nossa liderança, pelo nosso pastor e pela nossa presidente, pastora Keila Ferreira. O Ideas, como é do conhecimento dos nossos pastores, que nos ajudam muito nas ações, é o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social. Estamos pautados em três pilares, a educação, que visa a capacitação e orientação profissional; a assistência social, que é a assistência às famílias, que é a orientação da nossa líder, nossa presidente; não é voltada ao assistencialismo, mas uma conscientização de que projetos podem caminhar no sentido da educação e capacitação. Também nas questões espirituais, nossa igreja se faz presente em todas as regiões, como já foi mencionado aqui, através das demandas, da sensibilidade do nosso pastor, da nossa pastora nas questões sociais. O Ideas tem feito frente a grandes desafios, porque no momento passamos por muitas necessidades. Temos realizado ações e chegado a lugares em que o próprio Estado não consegue chegar.

Quero também fazer menção ao projeto “Mão Amiga”, que está dentro dos programas sociais do Ideas, que é a nossa Casa de Recuperação Recanto da Benção. A pastora tem empenhado seus esforços. Quebrando o protocolo, temos aqui parte dos alunos. Se me permite, pastor Cezinha, gostaria que todos se colocassem em pé.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Vamos aplaudi-los, pastor Rui. (Palmas.)

Deus abençoe a pastora Keila por esse trabalho, junto com o pastor Zezé, naquela região.

 

O SR. RUI CORDEIRO - É um trabalho da nossa instituição e cada um ali tem a sua particularidade. Temos um ex-aluno que chegou ao centro como um morador de rua, sem documento, doente. Foi tratado, acolhido. Hoje está casado, trabalha, é obreiro da Casa do Senhor e um grande ajudante da nossa casa de recuperação.

Esse é o nosso trabalho, e quero aqui reiterar nossa gratidão e louvor, reconhecendo o trabalho da nossa liderança, o pastor Samuel, meu pastor, nosso líder, e minha pastora, que tem nos apoiado. Temos uma equipe de pastores, de voluntários, que têm nos ajudado nos projetos sociais da nossa igreja, que não é somente aqui na capital, mas em todo o estado e fora do estado de São Paulo. Tivemos, recentemente, uma grande ação social que foi notória, uma das maiores. Quando houve a necessidade de levarmos água para Governador Valadares, levamos 20 carretas. O pastor Samuel, impossibilitado, doente, esteve presente, fez a diferença, e o Ideas foi representado como um braço da igreja das ações sociais.

Muito obrigado, mais uma vez. Parabéns à nossa liderança pelo trabalho e pelo esforço que tem demandado as ações sociais do nosso Estado e do nosso país. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, pastor Rui Cordeiro.

Vamos convidar aqui, para uma rápida palavra, um aluno que faz parte de uma das casas de recuperação, de dezenas de milhares de recuperações que existem através da Igreja Assembleia de Deus, no país, o aluno Natanael.

 

O SR. NATANAEL - Cumprimento todos com a paz do Senhor, amém. Para mim é um motivo de bastante alegria poder falar algo aqui para vocês, porque quero já agradecer ao pastor Samuel Ferreira, à pastora Keila Ferreira, ao deputado pastor Cezinha, ao Ideas, ao Recanto da Benção, ao pastor Zezé, ao pastor Diego. Por quê? Cheguei à casa de recuperação numa situação muito difícil, mas a Bíblia nos diz, no Salmos 113, versículo 7, que tira o homem do meio do lixo e põe para sentar no meio dos príncipes do seu povo. Fico muito feliz porque a Bíblia, agora, faz parte da minha vida. Tenho aprendido a Palavra lá, tenho sido cuidado, zelado pelo pastor, pela direção da casa. E agradeço a Deus por isso. E, em nome de todos os alunos, agradeço também, porque a Bíblia, no Salmo 124, versículo 7, diz que o laço quebrou e nós escapamos como um pássaro do laço do passarinheiro. Aleluia! (Palmas.)

Faço menção ao nome do nosso Senhor Salvador Jesus Cristo, pois, em Lamentações 3:22, é dito que as misericórdias dele foram a causa de não termos sido consumidos.

Assim, agradeço mais uma vez, desde já, ao pastor Samuel Ferreira, ao Ideas e à Casa de Recuperação. É uma mão amiga que realmente tem nos ajudado. Em nome de todos os nossos alunos, agradeço por todo o apoio que temos recebido. Agradeço em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, Natanael. Que Deus continue abençoando a sua vida.

Enquanto o Coral de Varões se prepara para executar uma música, queremos convidar para ocupar a tribuna o coronel José Roberto, que representa o governador.

Temos aqui uma mensagem do governador, cuja leitura será feita pelo cerimonial, que menciona o coronel José Roberto.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - “Excelentíssimo Deputado, incumbiu-me o governador do estado de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin, de agradecer o honroso convite para a cerimônia que essa egrégia Casa Legislativa realizará em homenagem ao pastor Samuel Ferreira e à pastora Keila Ferreira.

O governador envia seus cordiais cumprimentos através do coronel José Roberto Rodrigues, secretário-chefe da Casa Militar, pela nobre iniciativa em enaltecer os serviços prestados pelos pastores. Peço que transmita aos homenageados as congratulações do governador pelo importante trabalho evangelizador e social realizado por eles junto à população paulista.

Atenciosamente, Maurício de Oliveira.

Secretário particular do governador.”

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, Vera. Agradecemos ao Cerimonial e a seus funcionários, assim como a todos os funcionários desta Casa, que contribuem para que façamos um trabalho bonito.

Tem a palavra o coronel José Roberto.

 

O SR. JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA - Boa noite a todos e a todas. Quero cumprimentar o deputado estadual Cezinha de Madureira, que preside esta sessão solene, pessoa que aprendi a conhecer e admirar, pela amizade e pelo trabalho. Obrigado pelo convite.

Cumprimento o pastor Samuel Ferreira. Há muito tempo que prezo de seu convívio, desde que era tenente, e isso, para mim, é motivo de orgulho e elevação. Cumprimento a pastora Keila Ferreira pelo trabalho, a evangelista Marina Ferreira, filha do pastor, o pastor Manoel Ferreira Netto, seu filho, e a pastora Marjorye Ferreira; os deputados federais Roberto de Lucena, Gilberto Nascimento e Jorge Tadeu Mudalen, o sempre deputado estadual José Bittencourt e a vereadora Sandra Tadeu.

Cumprimento também o meu amigo Dr. Eder Ferreira, delegado do 12º DP; meu amigo João Jorge, também presente; o pastor Belchior Martins da Costa Junior; o vereador Josias Da Juco, representando o prefeito de Osasco e, na sua pessoa, todos os vereadores. Faço um cumprimento especial ao pastor Rui, ao pastor Xisto e ao pastor Alex, amigos que temos de muito tempo.

Vim aqui fazer um testemunho. Esta sessão homenageia o pastor Samuel Ferreira e a pastora Keila pelos relevantes serviços prestados ao estado de São Paulo. São muitos. Vou falar de um caso recente.

Em dezembro do ano passado, fui chamado a Brasília, como coordenador estadual da Defesa Civil, para trabalhar no combate e controle das arboviroses, do Aedes aegypti, da dengue. Para mim, ficou fácil de entender, naquele momento, que esse combate só seria possível se eu tivesse o apoio das igrejas, no sentido ecumênico da palavra.

Mas já em dezembro, falando com o pastor Rui, em uma ligação com o pastor Samuel Ferreira, nos Estados Unidos, de pronto, ele falou: “Conte comigo”. Estive na igreja, na sede, falando para milhares de irmãos e irmãs de várias igrejas ao mesmo tempo. Na semana passada, o governador deu o resultado: diminuição de 90% nos casos de dengue e de 81% no número de mortes por dengue no estado de São Paulo. Isso é trabalho do senhor também, da sua igreja, do seu rebanho. (Palmas.)

Venho aqui, realmente, para agradecer. Hoje, já rodei 700 quilômetros. Com a chuva, fiquei preocupado em não chegar. Era obrigação minha, por conhecer o senhor e o trabalho que desenvolve vir aqui cumprimentá-lo pessoalmente, assim como sua esposa.

Como homem de Segurança Pública, acho que a igreja tem papel fundamental. É ali que encontramos amparo espiritual, é ali que diminuímos a violência, é ali que encontramos o conforto. Acabamos de ver um testemunho disso. A igreja tem papel fundamental. Se tivéssemos uma igreja em cada rua, com certeza não teríamos essa violência, com certeza não teríamos esses casos escabrosos que vemos esses casos horríveis. A igreja é peça fundamental na vida das pessoas.

Sou católico, mas, aqui, com vocês, sinto-me abençoado. Sinto-me em um ambiente abençoado por Deus. Sinto-me feliz, sinto-me bem. Em todas as vezes em que fui à igreja, fui muito bem tratado. Esse ambiente, por si só, já me traz essa alegria, essa tranquilidade. Aqui, deixo meu agradecimento, como coordenador estadual da Defesa Civil, pelo trabalho que vocês desenvolveram pelos mutirões que foram feitos todos os sábados, com resultados bastante importantes.

Em todos os eventos que faço pela Defesa Civil, passo um clipe da cantora Beyoncé que foi feito para o Dia Mundial da Ajuda Humanitária, que diz “I was here” ou “Eu estive aqui”. Pastor Samuel Ferreira, o senhor e sua esposa estiveram aqui e fizeram a diferença. Fazem a diferença. Fazem com que seus membros também participem. Eles estiveram aqui, marcaram sua presença na vida das pessoas. Eu, como agente público, procuro fazer uma atividade para fazer o bem na vida de uma pessoa. Vocês fazem isso todos os dias. Muito obrigado, pastor, pastora, por tudo o que vocês têm feito, por tudo o que a igreja tem feito.

Rogo a Deus que possamos ampliar tudo isso ainda mais, para que tenhamos um país mais justo, mais humano e menos violento.

Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, coronel José Roberto, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil.

Ele permite que eu o chame de irmão. De vez em quando, eu chego ao pastor Júnior e falo: “Benção, tio”. Se o pastor Samuel é meu pai e a pastora Keila é minha mãe, então o pastor Belchior Júnior é meu tio. E o pastor Manoel Ferreira é meu irmão. Então, quero que vocês o recebam com uma calorosa salva de palmas. Para usar a tribuna, convido o pastor Manoel Ferreira Netto, por gentileza.

Deus abençoe o pastor Manoel Ferreira Netto, que usará a tribuna para falar sobre o lindo trabalho que a igreja faz neste país por meio do pastor Samuel e da pastora Keila. Tem a palavra o pastor Manoel Ferreira Netto.

 

O SR. MANOEL FERREIRA NETTO - Sr. Presidente, deputado Cezinha de Madureira, representando todas as autoridades, Sr. Coronel José Roberto, que representa nesta noite o governador Geraldo Alckmin, saúdo toda a igreja, todos os obreiros e todos os pastores presidentes, na pessoa do nosso querido pastor Genício Severo dos Santos.

Meus irmãos, a paz do Senhor. O apóstolo Paulo, em um momento em que havia uma discussão muito grande sobre de quem era o mérito de todo o crescimento, escreveu aos coríntios. Ele disse: “Eu plantei, Apolo regou, mas o Senhor deu o crescimento”.

Há algum tempo, nós vivemos uma crise, uma seca no estado de São Paulo, como nunca vivemos antes. Na época, passamos a acompanhar os jornais diariamente e descobrimos um elemento, um item que ignorávamos chamado “volume morto”.

Aí, nós passamos a nos preocupar - nem se estava cheio o reservatório, mas se estava cheio o volume morto. Ele sempre esteve lá, mas nós não sabíamos que ele estava lá.

Por muitos anos, a igreja evangélica, no Brasil, foi o volume morto. Nós fomos, por muitos anos, ignorados pela sociedade. Nós - especialmente os assembleianos - não tínhamos as portas abertas que nós temos, hoje. Nós não tínhamos as portas abertas para entrarmos em uma sessão como esta, em um ambiente como este.

Porém, a Bíblia diz que, quando Deus quer exaltar, Deus exalta - e não adianta tentar brigar com Deus, porque quando a pessoa fica dependente das drogas, ela vai é no volume morto chamado “igreja”. Quando a lavadeira, o engraxate, a diarista, os nossos irmãos e irmãs, passam crises no casamento, crises familiares, eles vão é no volume morto chamado “igreja”. Às vezes, o volume morto está vazio. A igreja, às vezes, está ali, com três ou quatro pessoas, mas eles saem dali totalmente refrigerado, porque ouviram falar que Jesus salva, cura, batiza no Espírito Santo e, em breve, vem. (Palmas.)

Então, vejam que por muitos anos a sociedade nos ignorou, mas hoje nós podemos dizer que esse volume morto por muitos anos ignorado, chamado “igreja”, tem sido a base sólida da sociedade brasileira - e, por que não dizer, de toda a humanidade.

Hoje, estamos aqui homenageando nosso líder, nossa liderança, o pastor Samuel Ferreira. Entretanto, pastor Samuel, essa homenagem não é só para o senhor. Ela é nossa. Esta honra não é apenas da senhora, pastora Keila. Ela é de todos nós. Nós estamos aqui, hoje, sendo honrados, porque é a nossa receptividade. É o nosso afeto humano. É o nosso contato com o próximo. É tudo isso o que está sendo colocado aqui, em pauta, e está sendo homenageado.

Toda a Assembleia de Deus, todos nós, aqui, hoje, temos o orgulho de dizer que nós somos crentes, pessoas lavadas e remidas no sangue do Cordeiro. Quando as pessoas nos ignoram, Deus faz vir uma crise, para que todos voltem para a igreja e valorizem esse volume morto - que é tanto, porém, que sacia a sede das pessoas. (Palmas.)

Pastor Samuel, pastora Keila, de acordo com o Salmos 118, tudo isso quem fez foi o Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. Nós estamos alegres, felizes e honrados de termos o senhor como nosso líder, como pioneiro na mídia evangélica brasileira. Hoje, em todos os extremos brasileiros, onde não podemos ter igreja - porque, às vezes, tem-se que ir de barco lá -, há uma pessoa que liga o gerador e a televisão e assiste, todos os sábados, a um culto cheio da presença do Espírito Santo.

Termino dizendo que tudo isso quem fez foi o Senhor. Pastor Samuel, pastora Keila, dias melhores hão de vir, mas, enquanto não vierem, que nós possamos nos aproveitar deste. Esta é, sem dúvida, a melhor fase de toda a história da igreja Assembleia de Deus, em que temos todo o Governo, toda a sociedade e todo o Brasil reconhecendo que, realmente, nós somos pessoas sinceras, honestas e, acima de tudo, pessoas de Deus.

Deus abençoe toda a igreja do Brás. Deus abençoe todos os pastores presentes. Deus abençoe nossa liderança, pastor Samuel, pastora Keila. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, pastor Manoel Ferreira Netto. Deus abençoe a sua vida.

Enquanto o Coral de Varões se prepara, cumprimento o pastor Eliseu Virginio, de Santa Bárbara; o pastor José Aelson, de Jandira; o pastor Carlos, de Pitangueiras - que eu olhei ali e me lembrei, também, de casos de recuperação com o pastor Wanderley; e, também, o pastor Davi, que representa o Marcos Nena.

Pastor Samuel, eu estava recebendo bronca do Cerimonial. Disseram: “Deputado, V. Exa. está pulando algumas coisas, aqui.” Eu queria dar aquela adiantada. Ela falou: “Não, V. Exa. vai seguir.” Eu disse: “Sim, senhora.” Fazer o quê? Ontem, o senhor disse que os comandantes têm que obedecer, não é?

Agora, o Coral de Varões irá cantar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - O pastor Edmilson falou outro dia: “Eu tenho vontade de dar uns pulos naquele plenário”. E eu disse: “Vai chegar o dia”. E hoje ele cumpriu com a sua palavra.

O coronel José Roberto falou: “A gente chega a um ambiente desse e recebe uma injeção de ânimo”. Glória a Deus. Deus abençoe o senhor e que esta Casa receba uma injeção de ânimo.

Nós vamos, agora, convidar o coronel José Roberto, o pastor Belchior Martins da Costa e o pastor Samuel Ferreira, que é o homenageado nesta noite junto com a pastora Keila Ferreira. Nós vamos fazer a colocação do colar e convidar a Marina Costa Ferreira, que vai nos ajudar junto com a minha esposa, Elis.

Nós vamos, agora, colocar o colar na pastora Keila Ferreira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a colocação dos colares.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Muito obrigado, coronel José Roberto, pastor Manoel Ferreira Netto, pastora Marjorie, pastor Belchior, pastor Belchior Júnior, Marina e minha esposa, por este momento.

Convidamos a pastora Keila Ferreira para fazer uso da palavra. A pastora Keila, ao lado do pastor Samuel Ferreira, neste país, como diz o pastor Manoel Ferreira Netto, que onde não conseguimos, naquele bairro, que às vezes temos que pegar um barco para levar a palavra, chega através da televisão. A pastora Keila, ao lado do pastor Samuel, trabalha com o social.

Hoje, na assinatura de convênios, no Palácio, quando falávamos do trabalho, o governador passou na minha frente. Eu falei: “Acho que o senhor aceitou Jesus”. Ele falou: “A igreja é o maior braço social”. Então, com a palavra a pastora Keila Ferreira.

 

A SRA. KEILA FERREIRA - Senhores, todas as autoridades, quero cumprimentar na pessoa do deputado Cezinha de Madureira, que preside essa sessão. Quero cumprimentar todas as autoridades na pessoa da minha amiga, vereadora Sandra Tadeu, que está aqui nesta noite nos prestigiando.

A todos os pastores, obreiros, dirigentes de congregações, a paz do Senhor.

Nesta noite, nós estamos muito felizes por estar recebendo esta homenagem e dividindo com todos vocês. A igreja somos todos nós que fazemos e cooperamos. É toda uma visão que nós temos mas que, junto com vocês, nós conseguimos implementar e avançar.

Eu quero agradecer a Deus pela vida de cada um aqui, cada igreja, cada representante, seja da menor congregação ao maior campo de trabalho; a toda igreja que tem levado uma palavra de salvação e de libertação e que tem acolhido o povo.

Eu costumo dizer que a igreja não vai resolver o problema social - nós não temos como. Mas nós temos tido graça de dar um alento à dor dos mais carentes, dar um afago às famílias e um pouco mais de carinho através das ações sociais, a que eu mais me prendo.

Quero agradecer a Deus pela vida do nosso bispo Manoel Ferreira, que não está aqui, mas é o líder nacional do nosso ministério. Na pessoa dele e da bispa Irene, eu quero louvar a Deus pela oportunidade e pelo privilégio que concede a nós, pastores mais jovens e com um pouco mais de força, e que nos autoriza a fazer, sonhar e termos visões para todo o Brasil e todo o mundo.

Quero louvar a Deus, nesta noite, pela vida de cada irmão dirigente de ciclo de oração nesta noite, que tem orado por nós; a cada irmã responsável pela assistência social da sua igreja; a cada pastora que tem se preocupado com isso; a cada um de nós que tem feito o bem. Que Deus abençoe, que o Senhor retribua e que nós possamos, cada dia mais, saber que o nosso trabalho não é em vão, e amarmos o próximo, realmente, como a nós mesmos, que é aquilo que o nosso Senhor nos ensinou.

O meu agradecimento a Deus, em especial ao meu esposo, pastor Samuel, que, junto com ele, nós temos feito grandes coisas - temos sonhado muito. Eu não sei se fazemos coisas grandes, mas sonhamos muito grande. Quero louvar a Deus pela vida dos meus filhos e da minha nora, que nos dão a base de amor, carinho e conforto no nosso lar para que nós possamos sair, viajar e voltar sabendo que somos muito amados. Deus abençoe vocês.

Fica aqui o meu abraço carinho e que Deus abençoe vocês nesta noite.

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Essas foram as palavras da minha pastora, Keila Ferreira.

Vamos pedir ao nosso líder que vá a tribuna para fazer uso da palavra. Quero agradecer à Mesa Diretora desta Casa, deputado Fernando Capez, deputado Edmir Chedid, que mandou seus cumprimentos, deputado Enio Tatto, que concordaram em aprovar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, que é a única homenagem, com muitas restrições, feita aqui nesta Casa.

Quero agradecer ao deputado Campos Machado pelos cumprimentos.

 

O SR. SAMUEL FERREIRA - Inicialmente, quebrando qualquer protocolo, até mesmo antes de me dirigir ao presidente da sessão, eu quero cumprimentar a minha igreja, a gloriosa paz de nosso senhor e salvador Jesus Cristo, a paz do Senhor. (Palmas.)

Quero primeiro agradecer de forma muito especial ao coronel José Roberto. Ele é hoje o secretário-chefe da Casa Militar, que representa o governador do Estado, meu amigo, Geraldo Alckmin.

É meu amigo de muitos anos. Ele ainda era tenente quando nós já nos respeitávamos. Todas as vezes que precisei do auxílio dele no exercício da função pública para auxiliar a outros ele nunca nos negou a devida ajuda. Coronel, muito obrigado. O senhor é honrado, respeitado. Sua presença enobrece esta sessão.

Quero louvar a Deus pela vida do meu amigo, Dr. Eder Silva. Eu não sou amigo do delegado Eder, porque, graças ao bom Deus, eu não preciso ser amigo de delegado, mas eu sou amigo do Eder.

Tive o prazer de me criar com o Dr. Eder, crescer com ele, ser amigo dele de muitos anos. Ele me alegra muito por ser novamente e sempre o melhor delegado do Brasil, fruto de pesquisa de fonte confiável. Eder, parabéns, que Deus te abençoe. Estamos sempre juntos. Permita-me baixar a guarda e lhe chamar de Eder, porque aqui está o Samuel.

 Minha saudação aos queridos deputados. Deputado federal Roberto de Lucena, deputado Gilberto Nascimento, deputado Jorge Tadeu Mudalen. Cumprimento os vereadores aqui presentes na pessoa da vereadora Sandra Tadeu.

Cumprimento meu sempre deputado estadual, meu pastor e meu amigo, pessoa de minha absoluta confiança, pastor doutor José Domingos Bittencourt. Cumprimento também meus filhos, Manuel, Marina e Marjorie.

Cumprimento todos os pastores presidentes aqui presentes, na pessoa de meu vice-presidente, pastor Genício Severo dos Santos, de quem eu tenho o prazer de ser amigo íntimo há muitos anos.

Cumprimentos aos obreiros, aos dirigentes, membros, cantores, líderes de departamento da AD Brás, a mais linda igreja que alguém pode querer dirigir e pode ser honrado em dirigir.

Agradeço à minha maravilhosa esposa, namorada de 25 anos de casamento, e mais de 30 anos de vida. Eu namorei cinco anos, de cinco a sete anos. Cinco eu tenho certeza. Não sei se conta aquela época em que você briga, termina, volta. Há um hiato que não sei se está na conta.

São então 32 anos juntos. Tenho o prazer de dizer que ela vive comigo mais tempo do que viveu com a família dela. Mãe dos meus filhos, esposa exemplar, companheira querida, conselheira, amante, pessoa que é porto de segurança. Me conhece no que sou e sabe aquilo que não sou. Deus abençoe. Sempre juntos.

Agradeço o nobre deputado Cezinha de Madureira, eleito em São Paulo pelo povo de Deus no DEM. Ele é uma pessoa querida. Não preciso falar muito, porque todos sabem do meu respeito e do meu carinho por ele.

O nobre deputado Cezinha de Madureira tem se destacado. Tem ido bem. Serviçal, não tem dia, não tem hora. Até hoje é uma pessoa pronta para fazer qualquer tipo de serviço. A carteira de deputado não pesou no paletó.

Ele continua sendo o Cezinha. O mais difícil para o pessoal da igreja é que não conseguimos chamar o Cezinha de deputado, todos o chamam de Cezinha. Vem falar comigo e dizem: “Já falou com o Cezinha?”, “Pastor, eu falei com o Cezinha”.

Isso é muito bom. Se todos estivessem lhe chamando de deputado Cezar, você teria se afastado do povo. Você continua sendo o Cezinha. Obrigado pela lembrança, pelo carinho, por tudo.

Nós nos falamos diariamente. Quando não falamos, ele envia uma mensagem pelo Whatsapp. Ele diz: “Pelo amor de Deus, me deixe ouvir sua voz”. Eu respondo: “Oi, tudo bem?”. Nós nos queremos muito. Cezinha, muito obrigado.

A Bíblia diz: “Assim igualmente vós, depois de haverdes realizado tudo quanto vos foi ordenado, dizei: 'Somos servos inúteis, pois tão somente cumprimos o nosso dever!”. Lucas 17:10.

Esse é o sentimento que eu tenho passado, por muitos anos no exercício do pastorado e na liderança da igreja. Eu não tenho nenhuma presunção. Jamais teria o pensamento errôneo de acreditar que o Samuel Ferreira, cidadão que mora em uma casa, que nasceu em uma cidade, é superior.

Sou filho da consolação de uma família. Meu irmão, que veio antes de mim, que eu não conheci, faleceu e eu fui o filho que trouxe alegria para minha mãe quando eu nasci, em Garça.

Depois, fomos embora de DKV para Bauru, e lá comecei a aprender as primeiras coisas indo para o ensaio do coral com a minha mãe e brincando de carrinho de lata. Depois eu vim para a Vila Alpina, e aí já comecei a brincar de colocar jornal nas meias do pai, para fazer uma bola.

Como não tinha tênis, porque era muito caro, a gente tinha Conga. Kichute era só para quem tivesse muito dinheiro, e a gente não tinha. A Conga às vezes saía do pé, e eu ficava sem o dedão, sem a unha do dedo. Aí tinha que voltar para falar para a mãe que estava sem unha no dedo, porque a gente achava que era a bola e chutava o chão.

Quando você chegava com a unha disfarçada, sem poder falar nada, com aquele negócio feio, a mãe vinha bater. Minha mãe sempre foi uma pessoa maravilhosa, mas com uma capacidade de bater em filho como ninguém teve na terra.

Minha mãe vinha e me corrigia, mesmo, com a vara. Como não tinha vara, eu sempre digo, era fio de máquina Singer. Depois que batia, ela fazia a gente passar salmoura, que a gente tinha que fazer. Ela só ensinava: “Pega o balde, põe a água, põe tantas colheres de sal, pega o pano de prato, passa nas costas”.

Quando apanhava mais de um, passávamos nas costas um do outro. A Bíblia diz: “Um ao outro ajudou”. Nossas primeiras brincadeiras eram no banheiro da nossa casa. Nós éramos cinco irmãos, e o Wagner, que era maior, sempre dirigia o culto. O Wagner levantava a oferta. O Abner era o diácono. Eu e a Vasti, coitados, alguém tinha que aceitar Jesus e ser a vítima de expulsar demônio.

O cidadão normal - como Samuel Ferreira o é - por si mesmo não tem nenhum motivo para ser apreciado. Eu não trago sobre mim nenhuma tolice de achar que eu sou alguma coisa enquanto cidadão. Eu sou só um cidadão do povo, que anda no meio da rua, que é mais um na estatística fria, sem nome.

Mas a Bíblia sagrada diz que uns Ele chamou. Esses que Ele chamou, colocou para dirigir o seu povo. A menina dos olhos de Jeová. A estes Ele guardou algumas coisas maravilhosas.

Eu quero dizer a você que é pastor: não pense que as críticas que você sofre são pelo o que você é, porque você é muito pouco para receber crítica. Tudo aquilo pelo o que o criticam é pela função que você exerce. O dia em que você deixar de ser pastor, não terá mais ninguém falando de você na internet, não tem rebelde, não tem ninguém torcendo para você quebrar o pé. Esses dias, confessaram para mim: “Pastor, eu era tão mau com o senhor que eu ficava torcendo para o senhor bater a mão no copo e derrubar a água, preferencialmente quebrando o copo”. Você não vai ser alvo de nada disso se você deixar a frente de um pastorado.

As perseguições que todos nós sofremos não são alvo do que somos enquanto ser, mas são alvo do que fazemos enquanto representantes de instituições. Essa é uma constatação, mas você tem que ter também a mesma constatação de que quando os homens e as casas o homenagearem, não estão fazendo porque você é o melhor. A homenagem que é feita à igreja precisa de um nome, porque a igreja não tem como vir receber. Então se dá um nome, se dá um nome ao líder da igreja.

Mas quem é que recebe a honra? Primeiro, eu não posso jamais deixar de citar o mais importante. Toda honra, toda glória e todo louvor merecem ao dono da igreja, ao Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. (Palmas.)

Nós crescemos muito. Não crescemos desordenadamente, mas também não conseguimos acompanhar o crescimento da igreja a ponto de poder dizer o que a igreja é. Eu não vou dizer a palavra desafio, porque já é uma palavra pesada, mas eu convido qualquer um daqui a dizer qual é o nosso tamanho. Nem nós sabemos.

Eu fui a Santarém. Quando cheguei a Santarém, o dirigente do trabalho me disse: “Pastor, eu queria que o senhor fosse visitar uma congregação”. Eu falei: “Então vamos”. Ele só não disse que era longe. Eu entrei no carro e lá fomos nós. “Nós estamos construindo uma igreja maravilhosa”. Eu falei: “Onde nós estamos indo?”. Ele disse: “A Rurópolis”. Eu nunca tinha ouvido falar, na minha vida, que existia a cidade de Rurópolis.

Eu cheguei a Rurópolis e encontrei uma igreja linda, maravilhosa, um templo magnífico. Encontrei, à tarde, o grupo das irmãs no círculo de oração. Eu entrei, elas estavam de joelhos dobrados, cruzei os braços, fiquei em um canto pensando: será que elas sabem que elas não são só desta igreja, que tem milhares e milhares de igrejas irmãs delas? Será que elas têm noção de que lá embaixo, no Rio Grande do Sul, tem uma família monstruosa?

Elas se levantaram logo que o pastor se levantou e se sentaram de forma simples, absolutamente simples. O pastor disse: “Está aqui o pastor Samuel Ferreira”. Umas disseram: “Eu conheço o senhor da televisão”. Outras nunca tinham me visto. O pastor disse: “Olha, ele é o anjo de Deus, levantado para cuidar das nossas almas”. Todas levantaram a mão e disseram: “Seja bem-vindo”.

Outro dia, estava viajando a Teófilo Otoni, cidade grande, todo mundo conhece. Eu entrei em uma cidade de nome Frei Lagonegro. Vocês podem imaginar que tem essa cidade? Frei Lagonegro. Eu tenho curiosidade, se eu vir uma igreja da Assembleia de Deus, eu peço para parar. Se estiver aberta, eu entro, disfarçado, para olhar o mural da igreja, para ver se tem alguma coisa nova para trazer para a igreja.

O homem que estava dirigindo falou: “Pastor, nós estamos meio atrasados”. Eu falei: “Mas para aqui um pouquinho”. Era por volta de umas seis e meia e tínhamos uma hora e pouco para chegar a Santarém, porque o avião, naquele dia, não pôde parar em Santarém. Às seis e meia da tarde eu entrei, estava o pessoal já se arrumando para o culto. Irmão arrumando o som, outra irmã já arrumando a flor. Era festa de jovens. E eu entrei, mas não tinha mural. Meu Deus, essa igreja nem mural tem.

Aí uma irmã falou: “O senhor é o pastor Samuel Ferreira?”. “Sou eu mesmo”. Ela disse: “Então, pastor, o senhor é de Deus, porque o pregador faltou”. Eu disse a ela: “Irmã, pois se faltou, o problema é da irmã, porque eu tenho que ir a Santarém”. Ela disse: “Não, o senhor não vai fazer isso, Deus lhe mandou aqui”. “O senhor já imaginou, eu estava orando por um pregador e o senhor aparece na porta?” Ela já saiu dizendo: “Olha o que Deus mandou”. E foi juntando gente e, depois, já trouxeram coxinha, quibe feito na cantina, porque ninguém é de ferro, cafezinho quente. (Palmas.)

Eu liguei para o irmão de Santarém e falei: “Amado, marque para amanhã à noite, porque eu fiquei - não lá, em Teófilo Otoni - aqui em Frei Lagonegro”. Você pode imaginar o tamanho dessa igreja? Você pode sonhar o tamanho que nós estamos trabalhando para Jesus? Você pode sonhar quantos milhões e milhões de toneladas, estou falando não de milhões de quilos, eu estou falando de milhões de toneladas de alimentos nós entregamos por mês a esse povo? Você pode imaginar quantos milhões e milhões e milhões de pedidos de oração que nós fazemos nas nossas igrejas? Você pode imaginar quantos milhões de visitas os crentes fazem mensalmente, semanalmente em hospitais levando palavras, e vão visitar um, aproveitam e já visitam o corredor inteiro? Você pode sonhar quanta gente entra nas portas das nossas igrejas sem nenhuma esperança, sem nenhuma fé, já decidida a suicidar-se e, ao final do culto, vai embora chamando-nos de irmão e dizendo a paz do Senhor Jesus, e daqui a pouco, no outro culto, ele está com roupa melhor e depois ele vira obreiro e se torna uma pessoa digna para a sociedade? Você pode imaginar quantos cultos nós fazemos nas cadeias dizendo: “Ainda há esperança, Deus pode tirar vocês daqui, vocês terão vida nova”? Você pode imaginar quanta gente nós tiramos do tráfico, já livramos dos morros, já tiramos desses lugares só dizendo “Senhor Jesus Cristo eu mesmo ontem, hoje e será eternamente”? Você pode imaginar isso?

Mas todos nós, quando acabamos de fazer isso, vamos dormir dizendo: “Assim igualmente depois de havendo realizado tudo quanto foi ordenado dizei ‘somos servos inúteis porque não fizemos nada mais do que deveria ter sido feito’.”

Assembleia de Deus tem dona, ela é de Deus. E eu quero informar que nenhum crente da Assembleia de Deus está desprotegido, porque há o exército do céu em volta de nós guardando a nossa vida. Muito obrigado, Vossa Excelência. Deus abençoe a Assembleia de Deus agradece. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CEZINHA DE MADUREIRAR - DEM - Meu pai, meu líder, pastor Samuel Ferreira. Não dá nem vontade de fazer aqui o que o Cerimonial manda depois do senhor falar, mas tem que falar. Quero agradecer à Igreja do Brás; a todos os pastores; o pastor Salomão, na pessoa do pastor Oseias; e a Silvana Souza, que faz parte pastora Keila Ferreira da Congregação de Madureira que eu estou dirigindo aqui; pastor José Domingos Bittencourt.

Quero agradecer em nome do pastor Oseias e pastora Silvana Souza, toda a equipe de trabalho que nos ajuda a dirigir esta congregação aqui que eu estou dirigindo. Quero agradecer aos funcionários da Casa, ao deputado Cauê Macris que fez questão de mandar uma mensagem cobrando aqui por que eu não havia citado o nome dele, o e-mail dele, cumprimentando o senhor, muito obrigado a todos. Agradecer ao meu Deus por esta oportunidade de fazer parte deste momento da história da Igreja. Assembleia de Deus Madureira está nesta Casa. E todos estão convidados, em algum momento, ao gabinete 1101, que é uma congregação de Madureira, nos visitar ali para fazer ali uma palavra de oração.

Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece às autoridades, à nossa equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, Secretaria Geral Parlamentar, à Imprensa, à TV Alesp, à Assistência Policial Militar, à Assistência Policial Civil e a todos que colaboraram para esta sessão acontecer.

Está encerrada a presente sessão. Deus abençoe a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 41 minutos.

 

* * *