http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE JUNHO DE 2016

036ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 90 ANOS DO TÊNIS CLUBE DE SANTOS

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ, PAULO CORREA JR e WELLINGTON MOURA

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Informa que convocou a presente sessão solene, a pedido do deputado Paulo Correa Jr., com a finalidade de "Homenagear os 90 Anos do Tênis Clube de Santos". Nomeia as autoridades presentes. Tece considerações regimentais acerca da solenidade. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência. Agradece a presença do presidente Fernando Capez. Anuncia a entrega de homenagem à autoridade. Exibe vídeo institucional da entidade homenageada. Informa a entrega de placa a Marcos Anselmo Ferreira Franco, presidente do Tênis Clube de Santos.

 

3 - MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO

Presidente do Tênis Clube de Santos, saúda os presentes. Reflete acerca da relevância social e esportiva da instituição. Lista ícones esportivos que competiram nas dependências do clube. Parabeniza o deputado Paulo Correa Jr. pela iniciativa da solenidade. Tece breves considerações históricas sobre a fundação do Tênis Clube de Santos. Afirma que Albert Sabin visitara o local. Aduz que o esporte é instrumento que possibilita o cultivo de amizades.

 

4 - WELLINGTON MOURA

Deputado estadual, saúda os presentes. Enaltece a relevância do esporte no cenário social, a possibilitar, mormente, a promoção da saúde. Parabeniza os associados que integram a instituição.

 

5 - WELLINGTON MOURA

Assume a Presidência.

 

6 - PAULO CORREA JR

Deputado estadual, saúda os presentes. Afirma que é praticante de basquetebol, mas admirador do tênis. Comenta que o mais jovem dos seus filhos é tenista frequentador do clube. Assevera que a entidade, a partir de seus integrantes, é formadora de opinião na sociedade santista.

 

7 - PRESIDENTE WELLINGTON MOURA

Anuncia a entrega de homenagem ao deputado estadual Paulo Correa Jr.

 

8 - PAULO CORREA JR

Assume a Presidência. Anuncia a entrega de homenagem ao deputado estadual Wellington Moura. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta Presiência chama para compor a Mesa de trabalhos o nobre colega, eminente deputado estadual Paulo Correa Jr. Uma salva de palmas ao nosso ilustre, estimado e querido deputado. (Palmas.)

Também ao mui digno presidente do Tênis Clube de Santos, Marcos Anselmo Ferreira Franco. (Palmas.)

E ao querido deputado estadual Wellington Moura, que também veio prestigiar esta sessão.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente atendendo à solicitação do nobre deputado Paulo Correa Jr, com a finalidade de homenagear os 90 anos do Tênis Clube de Santos.

Faço apenas uma observação, esta não é uma sessão normal. É uma sessão solene. Portanto, ela obedece à rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno. Ela é realizada no plenário principal da Casa, só pode ser solicitada por deputado no exercício do mandato e convocada pelo presidente da Casa. Muitas vezes, ela é solicitada e indeferida, porque só pode ser solicitada uma sessão solene por notório e relevante interesse social. Às vezes, é até autorizada por maioria de votos.

Aqui, os senhores estão de parabéns. A presente sessão foi autorizada por unanimidade de votos dos líderes desta Casa, mercê do prestígio do clube e também do deputado proponente.

Noventa anos não se faz da noite para o dia. Parabéns ao Tênis Clube de Santos.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp neste sábado, dia 11, às 23 horas. Quem tem a Net, se o sinal não cair como de costume, coloca no canal 7. Na TV Vivo, acessa pelo canal 66 analógico e 185 digital. Pela TV digital aberta, sintoniza o canal 61,2.

Deputado, V. Exa. comunicou que estaremos, no dia 13, em Santos? Convite em mãos para todos? A primeira sessão, na história da Assembleia, fora de São Paulo, e tinha que ser, obviamente, em Santos, sempre vocacionada às grandes causas.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Borghese.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos ao subtenente Borghese e a nossa querida Polícia Militar. Contem sempre com esta Assembleia Legislativa, que reverencia e reconhece a importância do trabalho dessa grande instituição, os “130 de 31”.

Este momento será o mais importante desta sessão. É o momento em que se faz a justa homenagem ao deputado proponente.

Enquanto o presidente permanece nesta sessão, por dispositivo legal e constitucional, ele ocupa a cadeira da Presidência dos atos e, de certa forma, retira o direito de quem tem a real legitimidade para ocupá-la nesta sessão, que é o deputado Paulo Correa Jr.

Por esta razão, neste momento, tenho a honra de passar a Presidência da sessão solene a este deputado que conquistou todos nós com o seu trabalho, a sua lealdade e o seu procedimento. Deputado Paulo Correa Jr, a sessão é sua. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Correa Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Boa noite a todos. Presidente, por gentileza, antes que o senhor se retire, gostaria de parabenizá-lo e externar o nosso agradecimento, tanto da cidade de Santos quanto do Tênis Clube de Santos. Obrigado pela presença. Mesmo com compromissos anteriormente agendados, V. Exa. fez questão de abrir esta sessão solene. Muito obrigado.

Peço uma salva de palmas ao presidente. (Palmas.)

Neste momento, quebrando um pouco o protocolo, o presidente do Clube, Sr. Marcos Anselmo Ferreira Franco, pediu para entregar uma singela lembrança ao nosso presidente da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Gostaria de agradecer a presença do Sr. Flavio Righi, diretor de comunicação do Tênis Clube de Santos; do Sr. Fabrício Lopes, diretor de comunicação e marketing do Jabaquara Atlético Clube; do Sr. Núbio de Almeida, diretor de futsal do Tênis Clube de Santos; do Sr. Artur Fernandes, diretor-secretário do Tênis Clube de Santos; do Sr. Udine Verardi, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; e do nosso amigo, deputado muito atuante nesta Casa, com certeza um defensor da Baixada Santista, Wellington Moura, que está à minha direita.

Cumprimento, por fim, o Marcos Anselmo Ferreira Franco, presidente do Tênis Clube, que me atendeu muito bem e colocou toda a história do Clube à disposição da nossa assessoria, para que pudéssemos fazer o histórico, lendo aos demais pares desta Casa, para que fosse aprovada esta sessão, dando todo o suporte junto à sua assessoria de imprensa. Fomos muito bem atendidos pelo Tênis Clube de Santos. Muito obrigado. Esta é uma digna homenagem.

Agora, antes de passar a palavra ao deputado Wellington Moura para fazer seu pronunciamento, vamos apresentar um vídeo institucional do Tênis Clube de Santos, contando um pouco da sua história.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Neste momento, faremos a entrega de uma placa ao Sr. Marcos Anselmo Ferreira Franco, em homenagem aos 90 anos do Tênis Clube de Santos. Peço ao Sr. Marcos que venha aqui, ao meu lado esquerdo, como também meu colega, nobre deputado Wellington Moura.

 

* * *

 

- É entregue a placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Passamos a palavra, neste momento, ao Sr. Marcos Anselmo Ferreira Franco, presidente do Tênis Clube de Santos.

 

O SR. MARCOS ANSELMO FERREIRA FRANCO - Boa noite. Mesmo na sua ausência, gostaria de cumprimentar o deputado Fernando Capez, que presidiu a abertura desta sessão. Cumprimento também o deputado Paulo Correa Jr, o deputado Wellington Moura, os colegas de diretoria, colegas de clube, minha esposa Adela e meu filho Dante.

Senhoras e senhores, quis o destino me conceder a honra de poder falar sobre meu querido clube nesta nobre Casa Legislativa de São Paulo, a convite do excelentíssimo deputado Paulo Correa Jr, nesta data tão especial, por ocasião da celebração dos 90 anos do nosso Tênis Clube de Santos, em um ano em que as Olimpíadas serão realizadas no Brasil.

Sim, “nosso”. “Nosso clube”, pois o Tênis Clube de Santos já pertence a todos os paulistas e também aos brasileiros. Sua história de acolhimento aos esportistas tem reconhecimento internacional. Houve um tempo em que jogar nas quadras do Tênis Clube de Santos era objeto de desejo. Os mais importantes campeonatos do Brasil já foram sediados lá, inclusive a Taça Davis, o campeonato mais cobiçado pelos tenistas. Foram centenas de atletas que por lá se apresentaram, nomes consagrados como Alcides Procópio, Maria Esther Bueno, Thomaz Koch, Ivan Lendl, John McEnroe, Fernando Meligeni, Guillermo Coria, Gustavo Kuerten, Juan del Potro e a nossa prata da casa, Manoel Fernandes, que tanto nos orgulhou com suas glórias internacionais.

Os 40 fundadores, além de terem implantado uma boa semente, souberam adubar o terreno com muito amor e carinho, fazendo com que o Tênis Clube de Santos desenvolvesse o seu espírito voltado para a família. Essa, meus senhores, é a razão da sustentabilidade e longevidade do nosso clube.

Centenas de famílias têm sua história atrelada ao Tênis Clube de Santos, fazendo dele parte das suas vidas. Esse envolvimento pessoal demonstrado pelos associados é o combustível para que o nosso clube continue crescendo e proporcionando um excelente desenvolvimento humano, por meio das atividades esportivas e sociais - essas, sim, um excelente investimento na Educação de todas as crianças que por lá convivem diariamente, desde o seu nascimento.

A Educação é uma unanimidade para todos, mas sempre na expectativa de que o Estado consiga atingir todos com a qualidade que o Brasil necessita. Nesse ponto, nobre deputado Paulo Correa Jr, quero, em meu nome e do meu clube, parabenizá-lo por esta iniciativa, reconhecendo o nosso valor, representando outras centenas que existem em todo o estado de São Paulo, que contam com a boa vontade de milhares de pessoas empenhadas desinteressadamente em contribuir para que a nossa Educação melhore por meio do esporte e da convivência social.

Vale a pena incentivar a existência de clubes esportivos e sociais. Homens de muito valor - empresários, médicos, advogados, magistrados, políticos, técnicos - já foram e são associados do Tênis Clube de Santos e levam para o seu dia a dia profissional o espírito social de competição, o saber perder, o saber ganhar e o investir em si próprio.

O Tênis Clube de Santos foi fundado no dia 2 de junho de 1926 por 40 homens - entre eles, empresários da atividade portuária e cafeeira, liderados por Amílcar Mendes Gonçalves, uma referência no Direito e na comunidade santista, que presidiu o clube nos seus primeiros quatro anos. Eles tiveram a iniciativa e a visão de construir um clube que seria uma referência esportiva, proporcionando muito orgulho para a cidade de Santos.

Noventa anos reservam muitas histórias, acontecimentos e fatos marcantes - dentre eles, na década de 1980, a visita de Albert Sabin, o criador da vacina contra a paralisia infantil. Foi recebido em nosso clube para um almoço organizado pelo Rotary Clube.

Em 1930, o Tênis Clube de Santos foi o pioneiro na criação dos campeonatos abertos da América do Sul, contribuindo para impulsionar o esporte na cidade e reunir atletas consagrados internacionalmente.

Gostaria de agradecer a todos os associados que, de forma desinteressada, mas com muito amor e afinco, assumiram cargos de direção e se preocuparam em construir, ao longo desses 90 anos, um clube forte e vibrante. Quero agradecer a todos.

Jamais imaginei que teria essa maravilhosa oportunidade de falar do meu clube nessa tribuna. Manifesto em nome do Tênis Clube de Santos a nossa gratidão a todos os deputados desta Casa, em especial ao nobre deputado Paulo Correa Jr, um bom filho, pai, marido, amigo, esportista e com uma carreia política promissora.

Ao encerrar, quero reafirmar que todos os esportistas são pessoas de qualidades raras e especiais, trazem dentro de si muita energia, amor e uma obstinação para superar marcas, adversidades e desafios. Assim, eles conseguem bons resultados, atingir objetivos e, sobretudo, multiplicar amigos.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Nesse momento, ouviremos as palavras do nobre deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Boa noite a todos os presentes, aos associados, ao deputado Paulo Correa, que me fez esse convite. Para mim, é uma honra estar presente nesses 90 anos do Tênis Clube de Santos.

Quero parabenizar a presença do Marcos Franco, que está hoje conosco e sendo prestigiado através desses 90 anos do clube.

A minha fala não é tão extensa e tão honrosa como a do presidente. Para mim, que sou presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa, é uma honra participar dessa solenidade.

Nós sabemos o quanto o esporte é gratificante na vida de uma família, na vida de crianças, na vida de pessoas. Nós vemos que o esporte educa, traz saúde, faz com que pessoas venham a sair da marginalidade. O esporte, hoje, traz grandes vencedores, como veremos, daqui alguns meses, nas Olimpíadas. Vemos a importância que o esporte traz.

O Tênis Clube tem essa participação. Acompanhamos, durante toda a sua fala, grandes vencedores, pessoas que venceram por meio do esporte, através do Tênis Clube de Santos, desde 1926. São 90 anos e, como havíamos falado anteriormente, é uma vida que não pode ser desprezada. Tantas famílias entraram associadas e deixaram marcas. Hoje, muitas vezes, elas fazem parte dessa história, são dirigentes, atuam de forma direta ou indireta no Clube, fazendo com que se tornem essa grande história do Clube.

Parabéns ao senhor, parabéns a todos os associados, parabéns a todos vocês que estão, hoje, prestigiando esta solenidade e parabéns ao deputado Paulo Correa Jr, que se lembrou. Eu sou santista, meus pais moram em Santos e nós atuamos na Baixada Santista. Sabemos como é importante um clube como esse ser prestigiado. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Wellington Moura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - PRB - Tem a palavra o nobre deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Mais uma vez, cumprimento a todos. Boa noite. Cumprimento, mais uma vez, o presidente Marcos e a sua esposa Adela Russo Franco. É um prazer tê-la aqui. Eu sei que, não atrás, mas ao lado de um grande homem sempre está uma grande mulher. Muito obrigado pela sua presença.

Eu escrevi aqui um discurso, junto com a minha assessoria, para falar um pouco sobre o Tênis Clube. Mas fica difícil usar a história com quem é um grande conhecedor como o Marcos, que expôs aqui, praticamente, uma parte da história do Tênis Clube, e eu deixo o discurso de lado e vou fazer aquilo que eu aprendi cedo com o meu avô - em suas palavras - que dizia que o melhor discurso é aquele que vem do coração.

Portanto, presidente e demais associados do Tênis Clube, uma coisa que me chama atenção é que eu também sou esportista, como disse, pratico um esporte - que é o basquetebol. O Tênis Clube tem a sua quadra muito bem organizada por sinal, mas eu passei a frequentar outro clube na cidade, até pelo esporte que pratico. Admiro o tênis sim.

Eu sou pai de três filhos, um tem 18 anos, um tem 16 e o outro tem 8 anos de idade. Mas o que começou a me chamar atenção do Tênis Clube foi o meu filho caçula. O meu filho mais novo começou a frequentar a escola, e a maior parte dos seus colegas são sócios do Tênis Clube, a maior parte desses amigos praticam futsal no Tênis Clube e meu filho começou a praticar, desde pequenino, o futsal.

E o Tênis Clube foi entrando na cultura e no coração do meu filho, que acabou empurrando os pais a frequentar o Tênis Clube nos almoços, nas pizzas que têm ali à noite, nos aniversários dos amigos. E então comecei a frequentar o Tênis Clube e fazer amigos e novos amigos.

Mas, o mais interessante de tudo, é você ter uma criança de oito anos que não entende muito das coisas, mas que toda semana pede “Papai, eu quero ser sócio do Tênis Clube”. E isso toca o nosso coração, vai mexendo com a gente. Quando eu vi a história do Tênis Clube, quando eu vi na nossa mídia regional a história que o Tênis tem a importância do clube, os atletas que por ali passaram, saber que o que o Tênis Clube faz com a nossa sociedade, formando opinião da nossa cidade de Santo - eu vi a matéria do presidente do Tênis Clube, a entrevista que concedeu a um jornal local -, e falei assim: “Está aí, o que mexe no coração, o que começa a mexer dentro da minha casa, é uma história de 90 anos que vem de pai para filho, netos e bisnetos, e vai passando a história.”

Assim como tenho aqui meu grande amigo Bruno Boturão, que é sócio do Tênis Clube e é um amigo particular que teve seu avô, nos anos de 1979 e 1980, como presidente. Hoje esse meu amigo está aqui, pois fiz questão de convidá-lo para esta sessão. Muito obrigado, Bruno, por sua presença.

Tenho outro grande amigo, o Flavio Righi, cujo pai já foi deputado federal, um deputado da nossa região que faz parte também do Tênis Clube. Figuras importantíssimas que passaram pelo Tênis Clube fazem história em nossa cidade, nosso estado e nosso país.

Portanto, presidente, deixando o discurso político de lado e guardando, nesta oportunidade ímpar, as palavras do coração, que fique externado meu carinho pelo Tênis Clube de Santos. Que isso fique no coração de cada pessoa que se esforçou e enfrentou chuva para vir a esta sessão solene receber a homenagem da Casa de Leis do Estado de São Paulo, que é a maior da América Latina.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo hoje reconhece a importância que tem para nosso estado, para a nossa região da Baixada Santista e para a nossa cidade de Santos a tradição do Tênis Clube de Santos. Portanto, parabéns a todos os associados. Que vocês continuem fazendo a história do nosso estado e da nossa grande cidade de Santos, levando-a de geração em geração. Muito obrigado a todos, uma boa noite e que Deus continue abençoando todos os associados.

 

O SR. PRESIDENTE - WELLINGTON MOURA - PRB - Agora será feita uma homenagem ao deputado Paulo Correa Jr., que também tem uma história no Tênis Clube.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Paulo Correa Jr

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Agora o presidente Marcos faz a homenagem ao deputado Wellington Moura.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - PAULO CORREA JR - PEN - Obrigado, presidente, por nos receber no Tênis Clube sempre com aquele café cordial.

Obrigado a sua assessoria mais uma vez, aos associados do nosso querido Tênis Clube. Eu que sou morador ali do Boqueirão, passo quase todos os dias na frente do clube. Com certeza, o carinho só redobra após esta cerimônia que fica gravada em nossos corações, que fica marcada na história desta Casa.

Parabéns, presidente, por fazer parte da história do Tênis Clube de Santos.

Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convido a todos para um coquetel que será serviço no Salão Waldemar Lopes Ferraz.

Está encerrada a sessão.

Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 52 minutos.

 

* * *