http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

20 DE JUNHO DE 2016

042ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DE ATIVIDADES DO GRUPO ESTUDANTIL SE LIGUE, DO MUNICÍPIO DE FERRAZ DE VASCONCELOS

 

Presidente: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

1 - CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocou a presente sessão solene, a pedido do deputado Cauê Macris, com a finalidade de "Homenagear os 10 anos de atividades do Grupo Estudantil Se Ligue, do município de Ferraz de Vasconcelos, que desenvolve trabalhos de conscientização dos estudantes do ensino médio e da comunidade, com projetos de cidadania, cultura, meio ambiente, valores humanos, inovação da escola e preservação dos espaços urbanos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - DIEGO RODRIGUES VICENTE DOS SANTOS

Secretário-geral do Grupo Estudantil Se Ligue, saúda os presentes. Manifesta-se honrado por participar da solenidade. Alude que a homenagem simboliza o reconhecimento dos dez anos do grêmio. Acrescenta que a entidade visa à educação, à arte, e à segurança, como instrumentos de valorização da qualidade de vida da juventude. Tece considerações a respeito das atividades exercidas pelo grupo.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anuncia a exibição de vídeo institucional do Grupo Estudantil Se Ligue.

 

4 - CAIO LAFAYETTE

Presidente da ONG Amigos da Leitura, de Ferraz de Vasconcelos. Cumprimenta os presentes. Reflete acerca de seus ideais. Comenta a carreira política do deputado Cauê Macris. Defende educação de qualidade para jovens. Lista projetos e ações em beneficio da sociedade de Ferraz de Vasconcelos.

 

5 - VERA LÚCIA MIRANDA

Professora, dirigente regional de ensino da região de Suzano, saúda os presentes. Afirma sentir prazer por trabalhar com a juventude. Critica a invasão de escolas, por alunos. Ressalta a relevância do grêmio, como instrumento de fomento à qualidade de vida, no município. Agradece ao deputado Cauê Macris pela iniciativa da solenidade.

 

6 - JOSÉ RENATO RAMOS

Diretor presidente do grupo estudantil Se Ligue, saúda os presentes. Manifesta contentamento pela relação do grupo com o Poder Público, em prol da juventude. Lista atividades relevantes executadas pelo grêmio. Valoriza o diálogo e o entendimento dos problemas sociais. Clama pela união de forças a favor da obtenção de resultados, a impactar positivamente a sociedade de Ferraz de Vasconcelos.

 

7 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Tece considerações filosóficas sobre a realização de sonhos. Afirma que pugna sua conduta política em torno da transformação social, em combate à corrupção. Reflete acerca da representatividade do povo de São Paulo, exercida por esta Casa. Lembra aprovação do Plano Estadual da Educação, consistente no estabelecimento de diretrizes para os próximos dez anos. Lembra o exercício de função como representante de classe escolar. Ressalta a militância político-partidária como caminho para ingresso em mandato eletivo. Discursa a respeito de sua história política. Assevera que trabalha em prol da comunidade e do exercício da cidadania. Acrescenta que José Renato Ramos é exemplo para a juventude de Ferraz de Vasconcelos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores. Esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado Fernando Capez, atendendo solicitação deste deputado. Com a finalidade de homenagear os dez anos de atividade do Grupo Estudantil Se Ligue, do município de Ferraz de Vasconcelos, que desenvolve trabalho de conscientização dos estudantes do ensino médio e comunidade, com projeto de cidadania, cultura, meio ambiente, valores humanos, inovação da escola e preservação dos espaços públicos.

Gostaria de citar os membros aqui presentes. O Diego Rodrigues Vicente dos Santos, o Dieguinho, secretário-geral do Grupo Estudantil Se Ligue, de Ferraz de Vasconcelos; a Marlene Drulis Oliveira, ex-secretária adjunta de Educação de Ferraz; o Caio Lafayette, presidente da ONG Amigos da Leitura; o Rafael Augusto Borges da Silveira, representando neste ato o secretário Floriano Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Maria de Lourdes de Jesus, coordenadora de educação física da Diretoria de Ensino da Região de Suzano; o Ademir Cardoso, da Etec de Ferraz de Vasconcelos; a Lara Alexandra Bunete de Oliveira Nunes, diretora da Apae, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ferraz também.

Convido todos os presentes para, em pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Sérgio Campos, a quem nós agradecemos.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradecemos mais uma vez, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, subtenente Sérgio Campos e toda a sua equipe, que está aqui no dia de hoje. Mais uma vez sempre atendendo ao chamado do Legislativo. Muito obrigado. Comunico a todos os presentes que a sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 25, às 21 horas; pela NET, canal 7; pela Vivo, canal 185; e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Queria, neste momento, passar a palavra ao senhor Diego Rodrigues Vicente dos Santos, o Dieguinho, que é secretário-geral do Grupo Estudantil Se Ligue.

 

O SR. DIEGO RODRIGUES VICENTE DOS SANTOS - Boa noite a todos. Deputado Cauê. É com imensa honra e prazer que venho aqui prestar minhas singelas homenagens ao grupo que hoje faço parte e que tanto admiro, pela busca do bem-estar dos moradores de Ferraz de Vasconcelos e região.

Como secretário-geral do grupo Se Ligue posso afirmar com convicção que hoje essa homenagem não só representa uma conquista como também um alívio, por estarmos recebendo o reconhecimento de dez anos de existência. Esta honraria só se tornou possível por todo o trabalho que desenvolvemos em nossa cidade. Por tudo o que lutamos pelo que temos, e que teremos, para conseguirmos mais educação, mais arte, mais segurança, cultura e qualidade de vida.

É com grande satisfação que me coloco aqui em nome do Se Ligue para agradecer ao nosso diretor presidente, Renato Ramos de Souza, o Renatinho, que construiu esse grupo estudantil tão importante para Ferraz. E que nos apresentou ótimos resultados sempre com grandes trabalhos e ideias. E ao deputado Cauê Macris, que nos concedeu esse importante momento, que ficará para sempre na história do Se Ligue. Estendo os meus agradecimentos a cada um de vocês que acreditou, que ajudou, que vestiu a camisa, que fez e faz parte dessa história.

Foram dez anos de Se Ligue, tempos em que levantamos bandeiras, cuidamos dos menos favorecidos, estabelecemos melhor comunicação entre a sociedade civil e o Poder Público. Criamos eventos culturais, fechamos parcerias com entidades educacionais que nem conheciam Ferraz. Conseguimos, sim. Nós conseguimos. Com força de vontade, fé e esperança, com apoio dos jovens, sejam eles de idade ou de espírito, nós conseguimos.

Mas nem tudo são flores. Lamentavelmente, as ações realizadas por nosso grupo estão sendo alvo de injúrias políticas. Ao invés de somarem esforços para a construção de um projeto ainda mais forte e eficaz, por quem tem pressa pelo futuro de nossa juventude. Vamos manter firme o nosso trabalho. E faço um apelo para as pessoas de bem que continuem somando esforços e valorizando o trabalho bem feito. Afinal de contas, aqui se faz, aqui se mostra. Aqui é, e sempre será, Se Ligue, obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradecemos as palavras do Dieguinho. E agora gostaria de convidar todos vocês para assistir à apresentação do vídeo institucional do Grupo Estudantil Se Ligue.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Gostaria, neste momento, de passar a palavra ao senhor Carlos Lafayette, presidente da ONG Amigos da Leitura de Ferraz de Vasconcelos.

 

O SR. CAIO LAFAYETTE - Boa noite a todos. Gostaria de cumprimentar a professora Vera Lúcia Miranda, dirigente de ensino da região de Suzano. Cumprimento a maior liderança jovem do estado de São Paulo, o deputado estadual Cauê Macris, amigo e líder do Governo nesta Casa. Cumprimento o Dieguinho, representando a Mesa de destaque, amigo de muitos anos, com quem aprendi e cresci na política de Ferraz de Vasconcelos. Reservo um cumprimento especial ao amigo Elizeu, assessor do deputado Cauê Macris. Sem ele, nada disso aqui seria possível. Cumprimento, por fim, minha esposa Fernanda aqui presente, aproveitando para cumprimentar todos.

Pois bem, amigos, aos 27 anos ainda me considero um jovem sonhador, ideológico, como não poderia deixar de ser. E me permito errar e acertar, viver a beleza de ser um eterno aprendiz. A juventude permite ainda que eu me inspire em figuras admiráveis. E hoje estou diante de duas delas, coincidentemente dois jovens também. O deputado Cauê Macris ingressou no PSDB pela porta da juventude partidária, a mesma que eu trilhei. Conquistou seu primeiro mandato aos 21 anos, na condição de vereador por Americana, cidade na região de Campinas. Aos 27 anos, mesma idade que eu tenho, e com mais de 66 mil votos, elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 2010, ano em que nos conhecemos. De posse do mandato, apresentou o projeto de lei pioneiro no país que pune com multa, e até com fechamento, estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.

Em 2014, foi eleito líder de seu partido, tornando-se o mais jovem da história da Assembleia nesta condição. Na eleição deste mesmo ano, da qual pude participar ativamente, praticamente dobrou sua votação, recebendo mais de 121 mil votos. Atualmente é líder do Governo desta Casa e, não tenho dúvida, será em breve presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Cauê também apresenta histórico no Movimento Estudantil. Talvez por isso tenha lhe despertado tamanho interesse o trabalho do Renatinho, liderado pelo jovem de quem me orgulho ser companheiro de conquistas há pelo menos cinco anos. Ainda que cinco anos represente somente a metade do caminho do Se Ligue.

E nossa história, como conferência de juventude, em que organizamos juntos na cidade, um marco para Ferraz de Vasconcelos, levar dez jovens da cidade para Brasília para participar da etapa nacional da conferência. Lá em Brasília pude conhecer mais de perto esse jovem, já promissor. Ele falava de fazer um baile de debutantes coletivo. Falava em um dia ser representante da nossa cidade e levar educação de qualidade para os nossos jovens. Mas o mais impressionante não é o que ele falava, e sim o que ele fazia. Com o Se Ligue montou o maior projeto de Movimento Estudantil em curso hoje no estado. Expandiu horizontes, extrapolou os limites de Ferraz de Vasconcelos. Tornou-se conhecido. Do baile de debutantes que ele comentou comigo em 2011, já foram dois. Também teve miss estudantil, mister, agita Ferraz, feira de adoção e tantos outros projetos que ele apresentou aqui. Projetos não faltam. E para quem falava em qualidade no trato com os nossos jovens, nada melhor do que colocar a ideia em prática.

Como cidadão ferrazense, eu sei o quanto essa camiseta - branco, azul e verde - com a marca “Se Ligue” se tornou alvo de desejo dos alunos e dos pais. Para os alunos, uma chance de aparecer, de aprender, de fazer parte do mais bonito e divertido projeto da região. Para os pais, a garantia de que os filhos estão em boas mãos e companhias.

Meus amigos, nesta noite fria de São Paulo quero agradecer a presença de todos, parabenizar quem homenageio, o deputado Cauê Macris. E homenagear o Renatinho. E compartilhar o prazer que é estar ao lado de vocês, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Queria, neste momento, passar a palavra à professora Vera Lúcia Miranda, dirigente regional de ensino. Enquanto ela se dirige à tribuna, cumprimento também a presença da Priscilla Yokoi, idealizadora e fundadora do fórum balé clássico e de gala clássica internacional. Ao Anderson Castro, diretor da Escola de Dança Sayuri. E ao William Dema Santos, diretor da Etec da cidade.

 

A SRA. VERA LÚCIA MIRANDA - Boa noite a todos. Boa noite deputado Cauê, Renatinho, todos os presentes. É uma honra estar aqui falando em nome da educação dos municípios de Ferraz de Vasconcelos e de Suzano. Não é fácil trabalhar com jovens, mas é um prazer inenarrável vermos o sucesso de cada um de vocês. E vermos que é possível aquilo que sonhamos acontecer.

Quando eu iniciei a minha carreira como professora, eu era alfabetizadora. E a maior alegria da minha vida era ver um aluno ler e escrever. Hoje em dia eu fico preocupada com algumas coisas que vejo acontecendo quando um monte de jovens, às vezes sem saber direito o que estão fazendo, invadem escolas, ocupam para resolver alguma coisa. Nós não precisamos disso. Nós precisamos de pessoas, de jovens como vocês, que acreditam em sonhos, que sonham e que fazem acontecer. Nós precisamos de pessoas que saibam dialogar.

Eu sempre digo nas minhas reuniões que Deus colocou cada um de nós no lugar em que devemos estar para sermos a solução, para fazermos a nossa parte e melhorarmos um pedacinho deste mundo. Que não é fácil. E nós já estamos a mais de meio caminho andado, não é? Passam muito depressa dez anos, 20. Eu tenho 33 anos de Estado. Trabalho na Educação há 33 anos. E eu fico muito feliz de saber que um jovem, um dia, com 13 anos, sonhou e agregou muitas pessoas nesse sonho, e realizou grandes conquistas. E é alegria que me faz estar aqui agora, mesmo tendo passado um dia cheio de dor, viu Renatinho? Você foi capaz de me trazer aqui. Para conquistar muito mais coisas, melhorar a cidade de Ferraz de Vasconcelos, com carinho, com amor. Porque a solução está na mão de cada um de nós. E nós somos capazes de melhorar, de fazer acontecer.

Essa questão de ter o grêmio na escola é muito importante. É importante sabermos o que queremos e como nós podemos fazer para conseguir, sem guerra, sem bomba, sem palavrão, não é? Nós somos capazes de fazer coisas grandiosas, como eu tenho visto o Se Ligue com o Renatinho e todos os meninos uniformizados, sempre, em todos os eventos de Ferraz. E às vezes em Suzano também. Porque nós chamamos todo mundo o tempo todo para nos auxiliar. Porque onde vocês estão, as coisas acontecem. E é isso que nós temos que mostrar como exemplo para todos, para todo o estado de São Paulo. Vocês são uma força, uma força jovem.

E eu quero, aqui, agradecer imensamente o deputado Cauê por essa iniciativa e por essa homenagem muito merecida ao Renatinho. Que tem o nome cumprido e tudo, mas que para nós, e no nosso coração, será sempre Renatinho. Deus abençoe cada um de vocês e que a gente possa, sim, ter muitas outras homenagens e sonhos realizados. Fiquem com Deus.

 

O SR. PRESIDENTE CAUÊ MACRIS - PSDB - Cumprimentamos a professora Vera Lúcia, dirigente regional de ensino da região de Suzano, que abrange também a cidade de Ferraz. Quero, neste momento, passar a palavra a este amigo, um grande idealizador, professor Renato Ramos, o Renatinho, do Se Ligue.

 

O SR. JOSÉ RENATO RAMOS - Bom que a dona Vera é baixinha igual a mim, fica bom. Boa noite, pessoal. Primeiro, agradeço ao deputado Cauê, agradeço aos meus pais, que se não fosse por eles eu não estaria aqui.

Hoje é um dia de extrema importância para mim, enquanto líder do Se Ligue, para nossa equipe que veste essa camisa cheguei. Manga verde, gola azul - todo mundo acha estranho quando junta essa turma em uma praça, quando junto a galera em uma escola. Mas o que me deixa feliz é saber que o grupo que causou um pouco de estranheza na escola, que colocou alguns professores para trabalhar, que colocou o Poder Público para olhar a juventude de maneira diferente, cresceu e vai crescer ainda mais.

Nós conseguimos ver o resultado de um grupo, que surgiu em uma escola em 2006, que traz hoje para a cidade de Ferraz de Vasconcelos mais do que provar, mostrar diariamente qual é o papel da juventude na nossa cidade. Um papel que pode ser desempenhado por qualquer pessoa, sendo jovem, de seus 12, 13 anos, até as nossas jovens lá da Igreja da Paz que têm 86, 87 e que participam das nossas atividades.

Vemos a transformação que o grêmio do Carlindo Reis, com a Ingrid e o Andrezinho, vem fazendo diariamente. Vemos uma feira de ciências que movimentou um bairro inteiro. Nós vemos a galera do Eliene Dantas, o trabalho que o Felipe desenvolveu lá no Zélia Gattai. O Igor, o Bruno, o Eduardo.

Enfim, são tantas pessoas que já participaram com a gente e provaram que não importa o tamanho, não importa a idade, não importa os obstáculos que aparecem na nossa frente. Hoje o Se Ligue bate de frente com políticos que têm história no município de Ferraz. Nós batemos de frente com prefeito, se for necessário, com vereadores, com diretores. Mas batemos de frente com qualidade. Porque nós temos informação, porque nós dialogamos.

Quando a dona Vera coloca a importância do diálogo, é realmente isso que precisa ser feito. Nós não resolvemos muita coisa na briga, nós resolvemos dialogando. Nós resolvemos quando começamos a ouvir os segmentos, quando entendemos os problemas. Quando nós entendemos que a nossa cidade precisa evoluir e a classe política precisa se adaptar aos anseios da juventude, não adianta chegar período de eleição e querer tirar foto de jovem e dizer que faz o papel para nós. Não adianta querer falar que faz cultura porque tirou foto de uma pessoa dançando balé. Precisa-se fazer cultura de verdade, precisa-se investir em política pública. Precisa-se valorizar os estudantes, precisa-se acreditar. Porque quando a gente acredita, a gente consegue colocar em prática.

Eu lembro, quando eu estava com 13 anos, minha mãe e meu pai só faltavam me matar quando eu saía de casa seis e meia da manhã e voltava onze horas da noite. Mas eu estava na escola tentando transformar alguma coisa. E nós conseguimos transformar. A dona Valéria não está presente, mas está a Marlene que trabalhou um período comigo lá na Secretaria de Educação. Está aqui o Dieguinho, com quem a classe política queria que eu brigasse. Mas nós conversamos e unimos forças. E quando unimos forças, o resultado aparece. O resultado aparece de verdade.

Quantas pessoas não foram impactadas pelos trabalhos que o Se Ligue realizou? Quantas pessoas não são impactadas pelas caminhadas que a gente consegue organizar com a Lourdinha, lá na Diretoria de Ensino. Quantas pessoas o Tião e o Osvaldo não nos ajudaram a motivar, com equipamento de som em alguns eventos. Quantas pessoas nós não conseguimos atingir através de cada grêmio? Através de cada atividade? O Bruno, o Igor, nós brigávamos na escola por quem ganharia o grêmio. E, na verdade, o que queríamos era transformar, independentemente de resultados. E é isso que nós queremos para a nossa cidade, é isso que queremos para o nosso estado.

E quando nós recebemos a oportunidade de sermos reconhecidos, como o deputado Cauê hoje, dedicando essa sessão solene para nós, o Elizeu, que puxou a minha orelha a semana inteira: “Renatinho, preciso do Cerimonial, preciso dos nomes”, são essas coisas que nos motivam a não parar. E também quando eu coloco no Facebook, todos os dias, a nossa “hashtag” #aquiéseligue, e vejo as pessoas curtindo, compartilhando, vejo que existem mais pessoas como nós. Pessoas que não são acomodadas, que não aceitam que o problema esteja lá e que simplesmente querem reclamar. Nós sabemos que o problema existe. Nós sabemos que as pessoas estão ali para resolver e nós precisamos cobrar.

E quando elas não são ativas de verdade, nós precisamos tomar a frente, nós precisamos nos apropriar. Nós nos apropriamos de Ferraz, nós nos apropriamos das nossas escolas, nós mostramos que nós, enquanto jovens, temos qualidade, sim. Temos competência, sim. Temos grupos, sim. Porque ninguém consegue fazer nada sozinho, ninguém. E hoje eu tenho um orgulho gigante de levar o Se Ligue para todos os lugares em que vou. Eu estou bonitinho aqui hoje, mas a camiseta do Se Ligue está aqui embaixo. Só não vou fazer um striptease porque fica feio. Mas a camiseta do Se Ligue está aqui. E eu visto essa camisa em todo o lugar, em todos os lugares em que eu vou. Não tenho vergonha nenhuma desse verde fluorescente que se vê de longe.

Porque quem tem que ter vergonha é quem rouba. Quem tem que ter vergonha é quem é eleito para representar um povo e não faz o seu papel. Quem tem que ter vergonha é quem não tem comprometimento com o futuro. Hoje nós construímos o Se Ligue pensando na Laura, a filha da Jaque que tem cinco meses e que daqui a pouco vai estar na escola de vocês, lá no grêmio.

Então nós, que começamos com 13 anos, hoje estamos com 23. Estamos um pouquinho mais idosos, mas o nosso currículo é bonito. Nós não temos que ter vergonha de mostrar o Se Ligue em lugar nenhum. E hoje, estar aqui no plenário principal da Assembleia Legislativa, mostra que nós somos Se Ligue de verdade.

Então, eu gostaria de agradecer mais uma vez à Mesa, agradecer a Priscilla Yokoi que está aqui conosco, esposa do nosso amigo, alegre parceiro, que vem nos ajudando também de um tempo para cá a mostrar realmente o nosso trabalho. E dizer que esses são apenas os dez primeiros anos. Quando eu estiver com 150, a Laura vai estar aqui recebendo homenagem também e nós estaremos aqui aplaudindo de pé. Porque o nosso trabalho não começa e nem termina aqui. Porque como diz a nossa “hashtag” oficial “Aqui é Se Ligue”, e vocês fazem parte disso. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, deixando um pouco as formalidades de lado, peço autorização para a Mesa, inclusive, para que eu possa me manifestar aqui da Presidência mesmo. Cumprimento esse jovem batalhador, o Renatinho.

Inicio a minha fala, Renatinho, com uma frase bem conhecida, em que se fala que um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. E um sonho sonhado em conjunto é a chave para que se torne realidade. Eu acho que essa frase resume muito o trabalho de vocês, o trabalho do grupo Se Ligue, o trabalho de cada um dos jovens.

E assim como vocês, eu que tenho hoje 33 anos de idade, também via a oportunidade de poder transformar. Eu acho que essa palavra é muito correta. Transformação. Nós, jovens, alguns jovens de 16, 17, 20, 30, até aqueles que têm mais idade, mas que também têm uma cabeça diferenciada. Nós, quando assistimos a televisão e vemos apenas notícias negativas por parte da política, nos indignamos a respeito disso. Mas o amor prova que esta indignação, que muitas vezes nos revolta quando nós assistimos os noticiários e vemos esses políticos se envolverem em escândalos de corrupção, é a possibilidade de nós atuarmos para poder reverter esse quadro.

Vejam bem, nós estamos aqui hoje em um plenário que, talvez alguns de vocês não saibam o que significa especificamente. Mas nada mais é do que a representatividade de 42 milhões de pessoas do nosso estado que colocam 94 pessoas para representar cada um dos interesses de vocês dentro das discussões do estado de São Paulo. É neste local aqui que as decisões do nosso estado, que por sinal é o maior estado da Federação, são tomadas.

O orçamento do nosso estado ganha, inclusive, de muitos países. Países como Argentina, Peru, Equador, da América Latina, e países do mundo inteiro, pelo tamanho e a pujança que nós temos no estado de São Paulo. É neste local aqui que as decisões são tomadas dentro de votações importantes, como o orçamento, por exemplo, que, na minha opinião, é uma das leis mais importantes. É neste plenário aqui que na semana passada nós conseguimos construir e votar um projeto que é o Plano Estadual de Educação. Plano Estadual de Educação que vai dar as diretrizes do nosso ensino para os próximos dez anos. E é neste plenário aqui que nós conseguimos um consenso entre professores, estudantes, governo e deputados para poder votar por unanimidade esta lei, que é uma das leis mais importantes.

Eu costumo falar isso todas as vezes que eu tenho alguma fala, principalmente com a juventude. O meu primeiro cargo político eleitoral foi ser representante de classe. Muitos de vocês podem questionar: “Poxa, mas ser representante de classe não é um cargo eleitoral.” É sim. Porque o representante de classe representa os interesses da sua classe perante a direção da escola e ao grêmio estudantil. E naquele momento a minha representação era porque o ventilador da classe não funcionava. Então para vocês verem que os problemas, muitas vezes, continuam. E de lá nós fomos crescendo.

No grêmio estudantil, no centro acadêmico de faculdade, militando na juventude de um partido, porque independente do partido que você escolha é importante a militância também político-partidária, que é o único caminho que nós temos para conseguirmos ser representantes de uma condição eletiva e regulamentada pelo Poder Judiciário. Fui vereador muito jovem, com 21 anos de idade. Fui presidente da Câmara Municipal da minha cidade com 24 anos de idade. Com a tua idade, Renatinho, eu já assumia uma importante missão que era presidir o Legislativo, administrar mais de 25 milhões de reais de orçamento dentro do Legislativo, com apenas 24 anos de idade.

Com 27 fui eleito deputado estadual, como o Caio Lafayette colocou, ele que acabou usando um pouco da minha fala que era, justamente, falar um pouco da minha atuação política. Fui eleito líder da maior bancada aqui do Parlamento no mandato passado, no meu primeiro mandato de deputado, eu, com 28 anos de idade era líder do PSDB, a maior bancada, com 22 deputados aqui na Casa.

E hoje, além de estar no meu segundo mandato de deputado, sou o líder do governador dentro da Assembleia. O que isso representa? Hoje eu lidero 78 deputados que são da base do governo, são 21 partidos políticos da base do governo. E também construo com a oposição, que são três partidos políticos, que apesar de pequenos no número dão um trabalho tremendo para as nossas atuações, mas que são muito importantes na construção democrática. Por que eu estou dizendo tudo isso? Porque tudo isso começou com um sonho, um sonho de poder buscar a representatividade e fazer algo para a comunidade, para a cidadania.

Acho que essa é a nossa principal missão. E cada um de vocês pode sonhar. E quando vocês sonharem e enxergarem o que querem, independente do objetivo. Alguns querem ser médicos, outros querem ser políticos, outros querem ser vereadores, outros querem ser advogados, outros querem trabalhar em uma fábrica como operário da fábrica, não menos importante do que qualquer um outro. Mas o sonho de cada um de vocês é possível. O que precisa? Lutar. Lutar para conseguir chegar a algum lugar.

Hoje eu olho para aquela bebezinha, como é o nome dela? A Laura, a pequena Laura de cinco meses de idade aqui nesse frio, os pais trazendo-a aqui. Demonstra que os pais dela estão preocupados em buscar um sonho e um futuro para a Laura. Só que esse sonho e esse futuro só são possíveis com a nossa atuação e com o nosso trabalho. E com esse trabalho em Ferraz tem se demonstrado, por jovens como vocês, que é possível se começar esse trabalho na base.

E a repercussão desse trabalho tem sido realizada na base, na formação de grêmio estudantis, na formação de projetos sociais, na formação de projetos culturais. Em buscar, em realizar um simples sonho, talvez, para aquelas debutantes que talvez não teriam oportunidade de poder ter uma festa como tiveram. Cada baile desses é uma ação de cidadania que vocês têm prestado. Então eu não poderia deixar de ser diferente em realizar uma sessão solene no Parlamento do nosso estado para homenagear cada um de vocês, através da homenagem pelos dez anos do projeto Se Ligue, comandado e liderado por essa liderança jovem que é o Renatinho - a quem eu tive o privilégio de receber em meu gabinete aqui na Assembleia Legislativa, e debater um pouco sobre as demandas do município, as demandas do estado e as atuações do seu projeto.

Então quero aqui, de coração, saudar cada um de vocês que torna esse projeto possível. Saudar aquelas pessoas que compartilham, ajudam e estimulam, como a nossa dirigente de ensino que hoje veio aqui para poder prestar esta solidariedade. Saudar aqueles que deveriam também estar aqui, que são aqueles do Poder Público da cidade e que, infelizmente, não puderam estar, mas que muitas vezes podem estimular as atuações ou até não estimular. E aí vocês têm, sim, que cobrar, puxar a orelha, porque são os governantes que podem prestar estas ações nos seus projetos. Mas especialmente, Renatinho, saudar a tua atuação. Você é um exemplo para esta juventude. Você é um exemplo para a cidade de Ferraz e você é um exemplo para o nosso estado e para todos nós.

Parabéns, Se Ligue, parabéns para todos vocês e uma ótima noite para cada um de vocês. Continuem contando e contem integralmente com o nosso mandato aqui na Assembleia Legislativa, em tudo que se diz respeito às atuações dos projetos que vocês têm. Muito obrigado, fiquem com Deus e uma ótima noite.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece à toda a equipe, não só à nossa equipe do gabinete, mas ao Cerimonial, à equipe de funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com a sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão. Uma ótima noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 10 minutos.

 

* * *