http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

08 DE AGOSTO DE 2016

045ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS CONSEGS E LÍDERES COMUNITÁRIOS

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - LAINE DE AMORIM

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, com a finalidade de "Homenagear o Dia dos Consegs e Líderes Comunitários". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece aos líderes dos Consegs - Conselhos Comunitários de Segurança por, em sua atuação conjunta com a Polícia Militar, trabalhar pela Segurança no estado de São Paulo.

 

4 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, parabeniza o deputado Coronel Camilo pela iniciativa de prestar esta homenagem. Reconhece as dificuldades que os Consegs enfrentam todos os dias em seu trabalho. Destaca o caráter voluntário do cargo de líder dos conselhos. Considera que a área da Segurança não recebe o devido apoio do Poder Público e da sociedade. Defende mudanças na lei penal brasileira. Elogia os líderes dos Consegs pela atuação.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem aos policiais militares e civis que servem aos Consegs. Anuncia a apresentação de vídeo alusivo a esta solenidade, do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho.

 

6 - ADILSON HUMBERTO OLIVEIRA

Presidente do Conseg de Andradina, representando os Consegs do interior, afirma que os Conselhos Comunitários de Segurança também devem trabalhar pelo bem-estar dos policiais. Acrescenta que muitas delegacias e batalhões não contam com a infraestrutura que seria necessária. Agradece pela homenagem prestada aos Consegs.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Destaca a importância da atuação conjunta da Polícia e dos Conselhos Comunitários de Segurança.

 

8 - MARIA GORETI DA SILVA CAMARANO

Presidente do Conseg Cotia/Granja Viana, representando os Consegs da Grande São Paulo, argumenta que os Conselhos Comunitários de Segurança devem se focar em Saúde, Segurança e Educação. Menciona programas que, a seu ver, trazem resultados positivos, como o Proerd e o "Vizinhança Solidária". Defende a união e intercomunicação dos líderes dos conselhos. Agradece pela homenagem.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Enaltece o apoio do coronel Luiz Eduardo Arruda e do capitão Arlindo Soares de Albergaria Silva Júnior, ambos da Polícia Militar, à implantação dos Conselhos Comunitários de Segurança.

 

10 - DURVAL MARQUES DOS SANTOS

Presidente do Conseg Jardim Miriam, representando os Consegs da Capital, faz coro aos pronunciamentos dos líderes de Conselhos Comunitários de Segurança que o antecederam. Agradece pela homenagem recebida.

 

11 - EVANDRO CARAMASCHI FERREIRA DO VALE

Assessor da Secretaria do Governo do Estado de São Paulo, destaca a justeza da homenagem aos Conselhos Comunitários de Segurança. Menciona a grande redução do índice de homicídios no estado de São Paulo nos últimos quinze anos. Lamenta que as estatísticas de violência no trânsito não tenham apresentado melhora. Discorre sobre o programa "Movimento Paulista de Segurança no Trânsito". Explica como os Consegs podem colaborar com a iniciativa.

 

12 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Dá conhecimento de estatísticas acerca do grande número de mortes no trânsito brasileiro.

 

13 - ROGÉRIO BERNARDES DUARTE

Comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, parabeniza os Conselhos Comunitários de Segurança pela homenagem recebida. Declara que a Segurança é um dever do Estado, mas responsabilidade de todos. Destaca a relevância do trabalho dos Consegs para a sociedade e também para a qualidade de vida dos policiais. Faz comentários sobre a atuação do Corpo de Bombeiros no atendimento a ocorrências no trânsito. Destaca a importância de programas preventivos na área da Segurança.

 

14 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, com a entrega de diplomas, ao delegado Renato Rossi, da 4ª Delegacia de Polícia de Sorocaba, e ao capitão da Polícia Militar Arlindo Soares de Albergaria Silva Júnior, do 1º BPM/I - São José dos Campos; e às associações Ame Jardins, Viva o Centro, Paulista Viva e Dom Bosco.

 

15 - VILMA PERAMEZZA

Diretora-presidente da associação Paulista Viva, faz histórico de suas parcerias com a Polícia Militar, quando passou a administrar, como síndica, o Conjunto Nacional e, posteriormente, ao tornar-se integrante da associação Paulista Viva. Subscreve os pronunciamentos, feitos nesta sessão, que defenderam a união entre as forças da sociedade civil e as polícias.

 

16 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, com a entrega de diplomas, a diversos líderes de Conselhos Comunitários de Segurança.

 

17 - EVALDO CORATTO

Coordenador estadual dos Consegs, parabeniza os líderes dos Conselhos Comunitários de Segurança pela atuação em prol da sociedade. Agradece pela homenagem prestada aos Consegs. Enfatiza que seus integrantes trabalham voluntariamente. Destaca a importância dos conselhos para a implantação do programa "Movimento Paulista de Segurança no Trânsito", sobre cuja urgência discorre. Argumenta que as prefeituras precisam reconhecer a relevância dos conselhos para a manutenção da Segurança em nível local.

 

18 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Considera que os Consegs têm o desafio de agregar ainda mais pessoas. Defende a inclusão de educação moral e cívica no currículo escolar. Nega que a disciplina seja característica do período da Ditadura Militar. Parabeniza todos os líderes de Conselhos Comunitários de Segurança pela homenagem recebida nesta sessão. Anuncia a execução da "Canção dos Consegs". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE DE AMORIM - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Dia dos Consegs e líderes comunitários. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 13, às 21 horas; pela NET, canal 7; pela TV aberta, canal 61.2; e pela TV Vivo Digital, canal 185.

Anunciamos a composição da Mesa principal desta sessão solene: deputado estadual e proponente desta sessão solene, Coronel Camilo; deputado estadual Coronel Telhada; Sr. Evaldo Coratto, coordenador estadual dos Consegs; tenente-coronel PM Homero de Giorge Cerqueira, chefe de gabinete da Casa Militar, representando o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira; coronel PM Rogério Bernardes Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo; Sr. Evandro Caramaschi Ferreira do Vale, assessor da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Com a palavra o presidente desta sessão solene, deputado estadual, Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, bom dia a todos. É um prazer recebê-los na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta Casa que é de todos nós, a Casa do povo, já deixando um grande abraço do nosso presidente efetivo, deputado estadual Fernando Capez, que sempre militou na área de Segurança Pública, junto com os Consegs. Ele pediu para dar um abraço a todos.

Vamos, nesta sessão solene, homenagear os Consegs, nos quais trabalham pessoas em prol de um mundo melhor.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Fernando Capez, por solicitação deste deputado com a finalidade de homenagear o “Dia dos Consegs e Líderes Comunitários”.

Esta Presidência convida todos para que, de pé, cantemos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente Brisola.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns à nossa Banda da Polícia Militar! Obrigado maestro subtenente Brisola. Em nome da Presidência efetiva, agradeço pela execução do Hino.

Quero, agora, nominar as pessoas que compõem a Mesa principal, nossos amigos e que prestigiam nosso evento. Quero saudar o deputado Coronel Telhada, meu amigo - trabalhamos por 33 anos na Polícia Militar, entramos juntos. Ele foi um grande incentivador também no trabalho em conjunto com a comunidade, tanto quando trabalhávamos aqui, na área centro, quanto como comandante da Rota.

Quero saudar o nosso Evaldo Coratto, famoso Magrão, que cuida dos nossos Consegs, que está nos ajudando a melhorar, cada vez mais. Saúdo também o nosso tenente coronel Homero de Giorgio Cerqueira, que hoje está representando o chefe da Casa Militar, coronel José Roberto. Muito obrigado pela sua presença e leve um grande abraço ao coronel José Roberto

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Rogério Bernardes Duarte, obrigado pela presença. Ele também trabalha muito integrado à nossa área de Segurança; Sr. Evandro Caramaschi Ferreira do Vale, assessor da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, a quem também agradeço a presença, sempre colaborando conosco.

Quero citar também, como extensão da nossa Mesa, a presença do coronel Alberto Sardilli, comandante do M-7; a coronel Helena, do CPI-5, que veio de São José do Rio Preto para prestigiar os seus Consegs; o Sr. Orion Francisco Marques Riul, representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Dimas Ramalho, nosso amigo, que foi também coordenador estadual dos Consegs no período de 2009 a 2011; o Sr. Durval Marques Dos Santos, presidente do Conseg Jardim Miriam, representando os Consegs da capital; a Sra. Maria Goreti da Silva Camarano, presidente do Conseg de Cotia-Granja Viana, representando os Consegs da Grande São Paulo; o Sr. Adilson Humberto Oliveira, presidente do Conseg de Andradina, representando os Consegs do interior; e o coronel Carlos Leal, representando a região de Sorocaba.

Antes de dar início a esta solenidade, agradecendo a todos os presentes por estarem prestigiando os nossos Consegs, nossos líderes comunitários, gostaria de deixar um grande abraço a todos os nossos Consegs. Gostaria que ficasse de pé um dos mais antigos militantes dos Consegs, o Sr. Vicente d’Errico Netto, nosso presidente no Conseg Casa Verde, que está aniversariando hoje. Parabéns.

Gostaria de dizer duas palavras iniciais aos nossos representantes dos Consegs, muito obrigado. Muito obrigado por tudo que vocês fazem pela nossa segurança no estado de São Paulo, muito obrigado pelo trabalho integrado com a Polícia Militar, muito obrigado por dedicarem o seu tempo voluntariamente para ajudar as pessoas, muito obrigado por fazerem a diferença na região em que trabalham, em que moram, em que militam. Muito obrigado por estarem fazendo acontecer, ajudando as pessoas a terem um mundo melhor.

Para prestigiar os nossos Consegs, passaremos a ouvir as nossas autoridades. Convido agora o deputado estadual Coronel Telhada para fazer uso da palavra.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Bom dia a todos. Gostaria de saudar o deputado Coronel Camilo, presidente desta sessão solene; o nosso querido amigo Evaldo Coratto, coordenador dos Consegs do Estado de São Paulo; o coronel Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros; a coronel Helena, de São José do Rio Preto; o coronel Sardilli, da região de Guarulhos; e todos os presentes.

Primeiramente, gostaria de parabenizar o deputado Coronel Camilo pela tão bela iniciativa de se lembrar de nossos Consegs, senhores e senhoras que diariamente, ao longo desses anos, têm realizado voluntariamente um trabalho ingrato, um trabalho difícil, representando a comunidade e trabalhando junto com as polícias.

Sabemos o quanto é difícil falar de Segurança no Brasil, principalmente no estado de São Paulo, onde temos tido problemas sérios, onde, até pela cultura brasileira, a Segurança não tem o devido reconhecimento por parte da população, por parte das autoridades. Os senhores acabam ficando em uma situação muito complicada, porque estão entre a população e as autoridades, e acabam sofrendo uma série de críticas, uma série de impropérios por parte de pessoas que acham que temos um poder que não temos.

Sabemos que temos uma lei hipócrita, uma lei retrógrada, que precisa ser revista para que possamos trabalhar realmente no verdadeiro combate ao crime. Temos algumas leis que estão sendo trabalhadas, mas com dificuldade, como é o caso da lei do deputado Coronel Camilo, que trata dos famosos pancadões, que vocês enfrentam diariamente nos Consegs. Essa lei, da qual sou coautor, passou, foi sancionada pelo governador, mas até o momento ainda não foi regulamentada, o que não tem permitido que as polícias trabalhem sério nesse aspecto.

Portanto, temos muitas dificuldades para resolvermos juntos, mas a homenagem é mais do que merecida, porque os senhores têm feito esse trabalho voluntariamente, sem receber nada. Sei que muitos dos senhores e das senhoras acabam tirando dinheiro do bolso para fazer o negócio andar e, mesmo assim, são acusados de usar o cargo, de querer levar benefícios.

O que mais me espanta é que às vezes o Estado parece que não toma ciência disso, a Secretaria de Segurança Pública não dá o devido valor. Nós, que acompanhamos os Consegs desde que foram criados, em 1986, 1987, quando éramos tenentes na Polícia, comandando companhia, comandando pelotão, sabemos de todas essas dificuldades. Passados 30 anos, os problemas continuam os mesmos, o Estado não se apercebe disso.

Vejo aqui o Cavallini, o professor João Batista, o Almir da Penha, o próprio Vicente da Casa Verde, e sabemos o que sofrem, o que passam. O coronel Arruda, que sempre foi um batalhador nessa área, sempre trabalhou forte pelos Consegs e hoje está pleiteando uma nova missão, mas sabe bem o que os senhores passam. Contudo, tenham a certeza de que, no que eu e o Coronel Camilo pudermos ser úteis, nós o seremos. Contem conosco nessa luta, nessa batalha pela valorização dos Consegs.

Não sei como, mas nós precisamos fazer com que o Conseg tenha um reconhecimento maior, em que haja condições de termos meios financeiros para trabalhar, porque, do jeito que está, não há meios, não há disponibilidade. É óbvio que, se tivéssemos como ajudar nessa parte, seria muito útil. Vemos a dificuldade pela qual os presidentes dos Consegs passam, pois, para fazerem uma reunião, precisam pegar um lugar emprestado e ficar de chapéu na mão na comunidade para fazer um café para o pessoal que está lá. E o pessoal ainda fala que a gente ganha o café por fora! Mas os senhores e as senhoras estão de parabéns.

Infelizmente, enquanto não melhorarmos a Segurança no Brasil, nós continuaremos com esses problemas, e precisamos de pessoas como vocês, que se dedicam, que se dispõem, que lutam, que ouvem impropérios e mesmo assim não desistem da luta contra a criminalidade.

São pessoas como vocês que nos fazem, aqui também, continuar na luta, porque nós passamos pelos mesmos problemas e, tenham certeza, numa escala muito maior. Mas nós estamos juntos nesse barco, nós estamos juntos nessa batalha e seremos vencedores se continuarmos irmanados, se continuarmos com os mesmos ideais. É muito bom estarmos em luta quando temos pessoas como vocês lutando conosco.

Parabéns a todos. Contem conosco nesta Casa. No que pudermos ajudar, tenham certeza que estaremos à disposição.

Também quero aproveitar a oportunidade para me desculpar, porque muitos presidentes de Consegs nos cobram: “O senhor não vem na reunião, o senhor na aparece”.

Primeiro, não dá para irmos às reuniões de terça e quarta porque temos expediente aqui, não é Camilo? E normalmente saímos daqui às 20h, 20h30, 21h, 22 horas. Já chegamos a sair de madrugada, nos dias de votação na Casa. Portanto, não é sempre que podemos comparecer, sem dizer a série de compromissos que temos aqui. Mas sempre que podemos, mandamos representantes e estamos atentos. Usem o nosso e-mail, usem o nosso gabinete, usem o nosso mandato. Nós estamos juntos, meus amigos.

Quero parabenizar a todos, sem exceção. Vocês fazem a diferença no estado de São Paulo.

Estive em Marília no final de semana passada e ainda falava “olha, nós estaremos lá segunda-feira.

Sabemos que vocês têm se esforçado, e como é bom saber que no Brasil ainda existem pessoas como vocês, que se preocupam com os outros, deixam as suas obrigações, deixam as suas famílias, deixam os seus problemas para se preocuparem com problemas dos outros. Realmente vocês são pessoas especiais e merecem esta homenagem que o Coronel Camilo, como presidente desta sessão, está realizando hoje.

Parabéns a todos, contem conosco, Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, Coronel Telhada, parabéns pelas palavras. Endosso o que o Coronel Telhada falou. Nem sempre conseguimos estar presentes nas reuniões dos Consegs, mas o meu gabinete, o gabinete do Coronel Telhada, e creio que dos demais parlamentares, estão à disposição de todos.

Quero fazer outra homenagem, rapidamente. Quero pedir a todos os policiais militares que trabalham nos Consegs - normalmente elogiamos os Consegs, mas tem a figura muito importante do nosso capitão, do nosso tenente, do nosso sargento - para que fiquem de pé.

Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

Há integrantes de uma outra carreira que nos ajudam muito - e a mãe de um deles está fazendo aniversário hoje.

Peço aos integrantes da Polícia Civil para que fiquem de pé.

Onde está o Dr. Renato Rossi e a Dona Yolanda Farina Rossi? (Palmas.) Quero também cumprimentar a mãe do nosso delegado, Yolanda Farina, que está completando 81 anos. Parabéns pelo aniversário. (Palmas.)

Agora vamos assistir a um pequeno vídeo sobre a importância dos Consegs, são declarações de autoridades que não puderam estar presentes.

Vamos ao vídeo do secretário de Segurança e do nosso governador.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns à fala do nosso governador, do nosso secretário de Segurança Pública, deixando um abraço. Eles não puderam estar presentes, mas tenho certeza de que gostariam de aqui estar.

Quero fazer mais algumas citações, não sabia que estava presente o nosso prefeito José Mauro Orlandini. (Palmas.) Venha, se quiser, à nossa Mesa de autoridades, por favor. Fique à vontade. Um grande abraço ao senhor. Quero saudar também o nosso vereador Andrea Matarazzo. Papel fundamental teve o vereador Andrea Matarazzo quando fizemos um trabalho de enfrentamento da desordem na Região Centro de São Paulo e em toda a cidade. Um grande abraço. (Palmas.) Saúdo também Andrea Feliponi Garcia, que está representando o nosso deputado amigo, presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo, deputado estadual Itamar Borges; o Sr. Danilo Domingos, também representando outro militante na área de Segurança, deputado Gil Lancaster; Simone Boueri, representando o vereador Conte Lopes, também da área de Segurança; o Sr. Denis Alexandre dos Santos, vice-prefeito de Rosana. Muito obrigado pelas presenças.

Pessoal, sabemos que trabalhar com segurança é uma atividade que não é fácil; trabalhamos com as agruras da vida. Mas tem alguns que também gostam e trabalham pela segurança trazendo alegria. Tem um presente, hoje, que sempre trouxe alegrias a nossas casas com suas brincadeiras. Quero deixar um grande abraço e uma salva de palmas para Ivo Holanda, 81 anos. (Palmas.) É um grande amigo da zona norte, e o filho, policial militar, está sempre presente também. Muito obrigado pela presença. Quero saudar também o irmão Antonio Carlos Martins, coordenador pedagógico da Obra Social Dom Bosco. Muito obrigado, irmão, pelo trabalho, a grande obra feita pelo Dom Bosco. (Palmas.) Levante-se, por favor, para que todos possam conhecê-lo.

Sabemos também que, além dos Consegs, toda a mobilização da sociedade nos ajuda. Gostaria de citar também todos os nossos Consegs e todas as associações. Mas vou citar um, especificamente, e em seu nome todas as associações aqui presentes, inclusive as que serão homenageadas. Porque essa mulher é uma vibradora, está sempre à frente, fez e faz um trabalho fantástico na comunidade onde trabalha, que é o Conjunto Nacional. É um exemplo para todos nós. Se quiser conhecer um bom trabalho em gestão, em segurança, em relacionamento, em tratamento da população, visitem o Conjunto Nacional. Vilma Peramezza, por favor. (Palmas.)

Dando continuidade, vamos chamar mais uma autoridade e representante para que use da palavra. Volto a falar: gostaríamos de chamar cada presidente de Conseg. Fizemos uma seleção e vamos chamar um do interior, um da Grande São Paulo, um da Capital, representando todos vocês e sempre dizendo que o trabalho de todo mundo é importante. Sempre juntos, nós conseguimos fazer mais e melhor. E vocês estão fazendo. Muito obrigado.

Com a palavra, o Sr. Adilson Humberto de Oliveira, presidente do Conseg de Andradina, representando, nesse momento, os Consegs do interior do Estado.

 

O SR. ADILSON HUMBERTO DE OLIVEIRA - Muito bom dia a todos, deputado Coronel Camilo, na pessoa de quem cumprimento as demais autoridades presentes. Prometi ao Sr. Evaldo que não vou pedir nada desta vez. Gostaria só de fazer alguns esclarecimentos. Muito se fala do Conseg, e o Conseg, realmente, faz um trabalho excepcional. Eu tenho membros efetivos que se desdobram para isso, mas pouco se tem dito, coronéis, de que Conseg também tem de trabalhar pelo bem-estar dos policiais.

O que temos visto, e tenho reclamado muito lá pelo Conseg - eu, por uma iniciativa do Dr. Evaldo, articulo 12 Consegs das regiões do 28º Batalhão de Polícia Militar, e da Inter-10, CPI-10. Creio que quase todos os Consegs têm este problema: é a falta de estrutura nas polícias para que possam combater com mais efetividade a criminalidade.

Uma das únicas coisas que quero pedir a V. Exa., como deputado estadual, Coronel Telhada, é que se faça alguma coisa para a melhoria dos policiais militares e civis. Nós temos delegacias de Polícia que, se forem pegas de surpresa, os nossos policiais poderão ser mortos; nós temos policiais militares andando com um único policial na viatura numa cidade de 12 mil habitantes, cidade essa que é fronteiriça com Mato Grosso do Sul e que é muito problemática.

Acho que, em nome de todos os Consegs, temos de pedir também que se melhore a própria estrutura das polícias nos seus devidos batalhões. (Palmas.) Obrigado. Demais, só gostaria de dizer que estou muito feliz em estar aqui por uma propositura de V. Exa., onde os Consegs estão sendo homenageados

O Coronel Telhada acabou de colocar à disposição o gabinete dele, o e-mail dele. Coronel, o senhor arrumou um chato para ficar atrás do senhor. É verdade. O que eu perturbo o Sr. Francisco Cabrera é brincadeira.

Temos algumas opiniões e algumas sugestões - é óbvio - que eu gostaria que fossem trazidas até V. Exas. para que V. Exas. pudessem estudá-las e, se necessário, colocá-las em prática.

Garanto que, se depender dos presidentes de Consegs, os senhores terão todo o apoio. A população está aí para apoiar a Polícia. Mas, a Polícia não pode ficar mais à mercê dos bandidos, como está ficando.

Polícia enfrentar bandido com uma 45 e eles com um rifle e fuzis não dá mais. Precisamos atacar lá em cima, também, os Srs. Deputados Federais, para que a Legislação seja mudada.

Para terminar, eu gostaria só de fazer uma consideração em termos de Polícia Militar. Da senhora, coronel, tenho ouvido falar muito na área de São José do Rio Preto. Gostaria de parabenizá-la. É um prazer conhecê-la pessoalmente, a primeira mulher a comandar um CPI, se não me engano, da Polícia Militar. Está sendo muito eficiente. Parabéns à senhora.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Adilson Humberto, muito obrigado pelas suas palavras. Pode contar conosco. Eu, o Coronel Telhada, o Gil Lancaster, assim como aqueles deputados da Casa, estaremos sempre trabalhando junto ao governo para melhorar e cuidar mais do nosso policial, uma coisa que nós fizemos muito na ativa: eu, como comandante; o coronel Antão, da minha equipe, que está aqui; meu chefe de gabinete e toda a equipe; o Telhada, quem estava na ponta.

Tudo é valorizar, proteger e dar dignidade ao nosso policial militar, para que trabalhe melhor. Precisamos trabalhar cada vez mais com os Consegs e com a comunidade, porque dela vem a informação. A informação é matéria-prima do trabalho de inteligência. Isso vai fazer com que os policiais possam capturar marginais e infratores da lei antes de o crime ser cometido e trabalhar numa grande prevenção.

De qualquer forma, precisamos melhorar mais a dignidade e o trabalho do nosso policial. Contem com a gente. Isso vai ser levado ao nosso comandante-geral.

Eu também faço coro ao Humberto e parabenizo a coronel Helena. Temos ouvido falar de você. Parabéns pelo seu trabalho.

Tem a palavra a Sra. Maria Goreti da Silva Camarano, presidente do Conseg Cotia-Granja Viana. Neste ato, ela estará representando todos os Consegs da Grande São Paulo.

 

A SRA. MARIA GORETI DA SILVA CAMARANO - Bom dia a todos. Obrigada, Coronel Camilo, por estar nesta manhã, data festiva, nesta Casa. Nosso querido Magrão, com todo o respeito, eu estou emocionada porque a grande importância dos Consegs não é somente fazermos as cobranças ao governador, aos deputados, aos vereadores.

Nós não precisamos só fazer essas cobranças. Temos que nos aliar. Enquanto estivermos aguardando maior munição, maiores viaturas, maior número de policiais - tanto na Polícia Civil quanto na Polícia Militar, na GCM, porque alguns municípios têm a corporação grande da Guarda Municipal, e na Polícia Rodoviária.

Devemos fazer um trabalho diferente. Temos que focar em Saúde, Educação e Segurança. Como podemos focar na nossa região ou no bairro de cada um? O programa Vizinhança Solidária, o programa Proerd - que é de suma importância e estamos dando já a escola, a formação do não uso das drogas, a partir do quinto ano.

Vizinhança Solidária é fazer um vizinho conhecer o outro. Esse programa é de suma importância e ajuda no combate. Porque são essas informações que nós podemos passar para os nossos membros natos. Eles já vão coibir 50% a 80% do crime, porque estamos sabendo quem está transitando na rua naquele momento.

Então, foquem nesse programa. É um programa simples, aparentemente. Estamos ligados. Fortalece a nossa ligação o nosso comandante com o nosso delegado titular, os dois membros natos que estão nas nossas reuniões.

Então, nessa mensagem eu não vou cobrar nada. Hoje é dia festivo, um reconhecimento para nós pelo nosso trabalho, que fazemos 24 horas. Só vou pedir: juntem-se. As cidades circunvizinhas se unam aos presidentes dos Consegs. Falem entre vocês, vejam as dificuldades e cheguem no seccional ou no comandante do batalhão.

Só assim para nós nos fortalecermos. Não adianta nós, um a um, batermos à porta do Magrão, batermos na porta da Assembleia. Não adianta. Precisamos nos unir, fazer um bloco. Assim, temos mais força, porque uma formiguinha não faz nada. Nós somos fortes. Vamos seguir nosso lema, Magrão. Nosso lema é de suma importância, e ele é tão simples. Temos que segui-lo: “Juntos, diminuindo nossas diferenças, somando esforços, dividindo experiências, multiplicando resultados. Não façamos nada sozinhos, unamo-nos.

Com todo o respeito, gostaria de agradecer a presença do nosso comandante de área, o capitão Fernandes, o representante do DER, que está aqui, porque o nosso município é cortado por uma rodovia.

O meu marido me dá todo o apoio. A nossa família é muito importante porque somos chamados quase 24 horas. A família é um grande suporte para nós. Enquanto às vezes a comunidade nos ataca, a família nos apoia.

Bela, minha amiga e meu braço direito, e outros amigos: unamo-nos. Não vamos deixar somente nas mãos deles, no Legislativo e no Executivo. Vamos fazer a nossa parte. Proerd na base. O programa Vizinhança Solidária, na nossa área, tem surtido grandes efeitos. Façam isso também.

Obrigada, Magrão. Obrigada a todos os integrantes da Mesa. Obrigada, coronel. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Goreti, parabéns pela fala. Vou reforçar: todos temos condições de melhorar nossa vida. Todos nós estamos numa pontinha de poder. Temos poder, nem que seja sobre a nossa sala, sobre a nossa cadeira, mas temos poder. Então, procurem, cada vez mais, participar. Aumentem o sentimento de pertencimento. Cuidem da sua rua, da sua casa, mas o que ela falou é muito importante.

E dentro dessa linha, eu gostaria de destacar aqui duas pessoas que trabalharam muito na questão da Vizinhança Solidária. Trabalharam mais de dez anos com isso, aliás, ajudaram a implantar os Consegs em todo o estado de São Paulo.

É o, então, tenente Júnior, hoje capitão, e o Arruda. Por favor, fiquem de pé, os dois. (Palmas.)

O Arruda trouxe, inclusive, ao meu gabinete, o Júnior. Nós trabalhamos os três na Secretaria de Segurança Pública. Eu estava na coordenadoria de Análise e Planejamento, e eles trabalhavam com os Consegs. Ajudaram a implantar os Consegs em todo o estado de São Paulo.

Nessa época, pudemos ver o quanto é importante trabalhar junto, como a Goreti falou, o quanto é importante nós nos unirmos, o quanto é importante nós cobrarmos do Poder Público. Mas o quanto é importante, também, nós fazermos a nossa parte, nós ajudarmos lá na nossa comunidade.

Tenho cobrado o Poder Público porque alguém jogou um saco de lixo na rua. Mas, se eu puder, vou pegar aquele saco de lixo e jogar num lugar adequado, porque estarei ajudando a minha comunidade. Então, o Poder Público tem o dever, mas, como fala a Constituição, a responsabilidade é de todos nós. Mais uma vez, parabéns, Goreti.

Quero saudar também o Sr. Helio Mauro Armond, representando agora o nosso grande deputado estadual Antonio Salim Curiati, um exemplo para nós. Se eu não estiver enganado, 11 legislaturas nesta Casa.

Quero saudar também a Vanda Camargo, vice-prefeita de Paulínia, muito obrigado pela presença; o major PM Luciano Ricardo Brito Nogueira, subcomandante do 4º BPM/M, representando agora o comandante, tenente-coronel Pereira.

Vamos ouvir mais um pouquinho, então, dos nossos Consegs. Agora, representando a capital, o Sr. Durval Marques dos Santos, presidente do Conseg Jardim Miriam.

 

O SR. DURVAL MARQUES DOS SANTOS - Bom dia, senhores, senhoras, Sr. Coronel Camilo, cumprimento a Mesa em seu nome. Acredito que o que já foi dito aqui é uma síntese de todos os problemas, tudo o que os Consegs passam, tanto no interior como na capital. Como bem disse o Coronel Telhada, o problema da falta de estrutura; a Goreti, o problema da parte educacional; o problema da valorização e condições, como disse o colega de Andradina.

Em síntese, eu iria repetir tudo o que os colegas já colocaram aqui. Eu só gostaria de agradecer essa homenagem que está sendo feita aos Consegs.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao Durval, muito obrigado. É nessa linha mesmo, viu, nós precisamos homenagear e agradecer, a cada dia, às pessoas que estão nos ajudando.

Passo a palavra agora, representando a Secretaria de Governo, ao Sr. Evandro Caramaschi, que fará também o lançamento do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

 

O SR. EVANDRO CARAMASCHI FERREIRA DO VALE - Bom dia a todos. Gostaria de cumprimentar o Exmo. Presidente, demais integrantes da Mesa e todos os presentes.

Estamos aqui hoje reunidos para prestar a justa e merecidíssima homenagem ao trabalho importantíssimo desempenhado pelos Consegs em todo o Estado, alguns aqui representados.

Vim hoje falar do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, lançado em agosto de 2015, em linha com as ações previstas pela ONU, na década de 2011 a 2020, para redução das vítimas de acidentes de trânsito.

O estado de São Paulo muito tem feito, e consta entre os melhores estados, com relação à segurança viária, mas muito ainda há que ser feito. Como vimos no pronunciamento do Exmo. Sr. Governador, graças a um trabalho muito bem executado pela Secretaria de Segurança Pública, o índice de homicídios foi reduzido, de 2000 para cá, de 30 para em torno de nove óbitos por 100 mil habitantes. Nesse meio tempo, o trânsito vem se mantendo na casa dos 15, infelizmente,

Então, hoje é uma realidade dizer que os óbitos de acidentes de trânsito representam 60% a mais do que os óbitos em decorrência de homicídios no estado de São Paulo. Isso, evidentemente, nos leva a uma missão importantíssima, e o programa prevê a redução em 50% dos óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no Estado, até o ano de 2020.

Esse programa é um programa bem grande, bem extenso, envolve dez Secretarias de Estado. Na governança estão os próprios secretários de Estado e seus adjuntos. Também não é exclusivamente governamental. Há participação da iniciativa privada, diversas empresas aportando tecnologia e recursos para a condução dos trabalhos. Temos também a participação de órgãos normativos e consultivos, como o Cedat, o Cetran. E temos a participação da esfera federal também, com a Polícia Rodoviária Federal e o Ministério da Saúde.

Começamos os trabalhos e mapeamos todas as ações feitas no Estado. Identificamos a necessidade de aglutinar os dados em um banco de dados único, que respondesse à pergunta: “Quantas pessoas estão morrendo no trânsito?”, e com um prazo aceitável.

Hoje é uma realidade. Nós lançamos o Infosiga - www.infosiga.sp.gov.br, com dados do mês passado. Todos os cidadãos e gestores públicos podem acessar. Os dados são abertos, divididos por algumas classificações, por municípios, e todos podem consultar.

Também estamos prevendo melhorias no site para levar cada vez mais informação e transparência desses dados para todos os cidadãos do estado de São Paulo. É aí que entra o papel que eu e minha equipe enxergamos como muito importante dos Consegs. 65% dos óbitos ocorrem dentro dos municípios, nas vias municipais. Diante da presença dos Consegs em todos os municípios, do envolvimento de atores locais e da população - que, inclusive, leva ao engajamento e à mudança de comportamento, e é isso que vai fazer a grande diferença nessa batalha - é aí que entra a função muito importante dos Consegs.

Então, gostaria de convidá-los a tomar parte dessa grande luta que estamos encabeçando para que incluam a pauta “trânsito” nas reuniões dos Consegs. Juntos, iremos conseguir enfrentar esse grande flagelo que são as vítimas de trânsito. Tenho certeza de que, com a participação de todos os Consegs, nós poderemos levar esse assunto às comunidades e aos representantes locais para esse enfrentamento.

Muito obrigado e tenham um bom dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Gostaria de lembrar a todos de que temos um problema muito sério no Brasil: 56 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. Só para vocês terem uma ideia, quando fui comandante-geral em 2010, pela primeira vez o homicídio culposo ultrapassou, em número e em taxa, o homicídio doloso.

Naquela época, houve aproximadamente 4.200 homicídios dolosos, infelizmente. Hoje, esse número já caiu. Estamos com menos de quatro mil. Acredito que de lá para cá isso não mudou, ou seja, o homicídio doloso vem caído, mas o homicídio culposo cai em um limite bem menor.

A maioria desses homicídios culposos é por acidente de trânsito, seja pela embriaguez, seja pelo uso inadequado ou pelo desrespeito. Nas escolas municipais, precisamos voltar a ter aulas que tragam valores e educação para nossas crianças. O que acontece hoje no trânsito, muitas vezes, é por desrespeito. É pelo desrespeito que as pessoas acabam passando da velocidade, acarretando acidentes de trânsito, que levam à morte de outras pessoas.

O trânsito passa a ser uma arma e, por isso, é importante o que o Evandro falou. Vejo com bons olhos que os Consegs discutam esse problema de trânsito, porque, infelizmente, muitas pessoas estão perdendo as suas vidas no trânsito. Parabéns e muito obrigado pelo seu trabalho.

Falando em trânsito, há outra área da nossa Polícia Militar que, embora seja reconhecida pelo combate aos grandes incêndios que ocorrem no Estado, uma grande parte do seu trabalho é o resgate de pessoas acidentadas no trânsito. Refiro-me ao Corpo de Bombeiros. Faz tempo que eles utilizam motos para chegar mais rápido e salvar vidas. Integrados ao Samu, eles têm feito um bom trabalho para a nossa população.

Para falar dessa integração, do Corpo de Bombeiros e dos Consegs, eu convido o nosso comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Rogério Bernardes Duarte.

 

O SR. ROGÉRIO BERNARDES DUARTE - Senhoras e senhores, bom dia. Gostaria de cumprimentar o presidente desta sessão, deputado Coronel Camilo, parabenizando-o pela iniciativa.

Gostaria de cumprimentar o nosso outro defensor da Polícia Militar e da Segurança Pública, deputado Coronel Telhada; o Evaldo, nosso querido “Magrão”, que conduz com muita energia e entusiasmo a questão dos Consegs no nosso Estado; e os demais integrantes da mesa. Quero ainda parabenizá-los por este momento.

Sem dúvidas, os Consegs seguem aquele preceito de que segurança é dever do Estado, mas é direito e responsabilidade de todos. Então, os Consegs desempenham esse papel importantíssimo de servir até como interlocutor das entidades, órgãos e instituições que cuidam da Segurança Pública.

Portanto, desempenham um papel de grande relevância na sociedade, trazendo as questões locais para conhecimento das autoridades, servindo como um grande interlocutor na busca da melhoria das condições de todos os policiais, militares ou civis, que lutam diariamente para que todos tenham uma condição, qualidade de vida e segurança melhores.

A questão do trânsito é de grande relevância para a Segurança Pública, pois atendemos diariamente um grande número de acidentes. O Corpo de Bombeiros atende uma média diária de duas mil ocorrências em todo o estado de São Paulo. Temos salvado uma média de 650 pessoas por dia.

Uma grande parte das vítimas que são atendidas é de pessoas que se envolvem em acidentes de trânsito. Temos o Programa Vida no Trânsito, que é um convênio com o Detran, em que procuramos identificar os locais onde há maior incidência de trânsito e, com isso, buscar apontar exatamente onde devemos adotar algumas medidas de prevenção para que os acidentes não ocorram.

São medidas importantes na área da prevenção, para, exatamente, evitar esse grande número de mortes e de acidentes que ocorrem no trânsito. Foi muito bem lembrada e ressaltada essa preocupação para que consigamos diminuir a questão das vítimas que se envolvem diariamente no trânsito de São Paulo.

Gostaria de encerrar minhas palavras, mais uma vez, parabenizando a iniciativa e a todos pelo que fazem em prol da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Muito obrigado e sucesso a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, coronel Duarte.

Pessoal, eu gostaria de saudar mais dois militantes da segurança, que nos ajudam na segurança, nossos dois deputados estaduais: Delegado Olim e Roque Barbiere, que é lá de Birigui. (Palmas.)

Os dois passaram deixando um abraço a vocês. O Olim, lógico, sempre trabalhou pela Segurança.

Chegamos à parte mais importante agora, as nossas homenagens, mas, antes disso, eu gostaria de saudar o Dr. Gilberto Miezza, delegado de polícia que também foi colaborador e ajudou muito nos Consegs. Obrigado, Dr. Miezza. (Palmas.)

Sr. Antonio Carlos Ganem, subprefeito de Campo Limpo, muito obrigado pela presença. Eu, o Delegado Olim e o Coronel Telhada somos os que mais usamos a tribuna para defender nossas instituições militares. Muito obrigado, Olim. Parabéns pelo trabalho. (Palmas.)

Agora vamos prestar uma homenagem a dois policiais que representam tudo que temos de Conseg. Trabalharam no Conseg por muito tempo e merecem esse reconhecimento em nome de todos os outros policiais que trabalham no Conseg.

Chamo aqui o Dr. Renato Rossi, delegado de polícia assistente da 4ª Delegacia de Polícia de Sorocaba, e o capitão Arlindo Soares de Albergaria da Silva Junior, do 1º BPM/I - São José dos Campos. (Palmas.)

Por favor, podem subir aqui.

Em nome desses dois policiais, gostaria de agradecer a todos os nossos profissionais da Segurança Pública: policiais militares, civis e aos nossos guardas civis metropolitanos. Tem um guarda civil metropolitano lá em cima. Parabéns à nossa Guarda Civil do Estado todo. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Pessoal, para destacar o trabalho desses dois, mais uma salva de palmas para o Dr. Renato Rossi e para o Sr. Arlindo Junior. (Palmas.)

Agora vamos fazer uma homenagem as nossas associações, representando todas as associações que temos no estado de São Paulo e que trabalham em prol da Segurança, de uma vida melhor, e que fazem a diferença na vida das pessoas.

Grande parte das associações, como as que serão chamadas, são de pessoas que trabalham e dedicam seu tempo, voluntariamente, para melhorar as pessoas.

Chamo, então, os representantes de nossas associações: Ame Jardins, Associação Viva o Centro, Associação Paulista Viva e Associação Dom Bosco. Peço para que se posicionem à frente do nosso público.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Pessoal, estamos aqui para homenagear as nossas associações, às quais gostaria de deixar um grande abraço. Depois receberão nossos certificados. Obrigado pelo trabalho. Aqueles que fazem a diferença merecem o nosso reconhecimento. Uma salva de palmas para todos os integrantes de nossas associações. (Palmas.)

Vamos posar para uma foto.

Passo a palavra a ela, que é um exemplo para nós, para falar em nome das nossas instituições, Vilma Peramezza.

 

A SRA. VILMA PERAMEZZA - Bom dia a todos. Deem-me licença para, em nome dos meus cabelos brancos, falar alguma coisa sobre a história da minha vivência com a Segurança. Estudei na São Francisco, de 64 a 68. Os mais velhos devem lembrar o que isso significou. Eu tinha coceira, eu tinha problemas quando se falava em Polícia Militar. É lógico que passamos por toda a história e descobrimos que naquela época a Polícia foi instrumentalizada, foi usada não para os fins que foi criada, mas para outros fins que todos nós conhecemos.

E de repente, em 1984, deram-me o Conjunto Nacional para administrar, por questões de profissão. A primeira coisa que eu tinha que fazer era deixar o Conjunto Nacional com condições de segurança para incêndio - estava aqui nosso coronel bombeiro. Estávamos saindo daqueles traumas do Joelma, e foi com eles, com os bombeiros, cuidando da segurança da vida das pessoas de um grande complexo que aprendi a lidar com os militares, com todo o respeito. Afinal eu estava tratando com aqueles que mais diretamente salvavam as vidas.

Depois disso, tive que aprender a criar uma segurança orgânica. Hoje, o Conjunto Nacional tem 100 seguranças, 365 dias, 24 horas por dia, mais do que a Polícia Municipal de Cordeirópolis, que é a minha cidade natal. Aprendi a lidar com eles. De repente, por causa do Franchini, que saiu daqui agora, fui alçada a ser presidente da Associação Paulista Viva.

No momento em que a Paulista tornou-se uma marca, um palco, e todos sabem tudo o que acontece lá, começamos a conhecer o Conseg da Consolação, da Bela Vista, dos Jardins. De repente surgiu dali um grupo de segurança, que é a participação da iniciativa privada com os militares, com a Polícia Civil. Então hoje, antes mesmo que se anuncie alguma coisa, pelo WhatsApp alguém lá fala “está se reunindo um grupo que está protestando contra o preço do feijão”, porque cada dia há quatro ou cinco manifestações.

O que quero dizer com isso é que a palavra de ordem foi dada por uma moça, que é representante dos Consegs: união, coordenação e colaboração. As próprias associações que estão aqui podem fazer essa experiência. Em uma associação, reúnem-se várias organizações, e está sendo um sucesso. Então eu fico muito feliz por Deus ter me dado esta oportunidade de dar este testemunho tantos anos depois. A nossa gratidão à Polícia Militar Metropolitana, ao Corpo de Bombeiros, à Polícia Civil, e que só nessa colaboração vamos realmente conseguir fazer as coisas que homens como o Coronel Telhada, o Coronel Camilo, que subiram nesta Casa e outras Casas Legislativas, pela nossa atual democracia. Que possamos continuar cada vez aprendendo mais.

Desculpe ter tomado tanto tempo, Coronel. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Eu que agradeço. E não é perda de tempo. Pelo contrário. É sempre um aprendizado.

Lembrando que ela começou em 84, então começou até antes dos nossos Consegs, que foram criados em 1985 pelo nosso governador Franco Montoro.

Mais uma vez muito obrigado às nossas associações. Uma salva de palmas. Podem retornar a seus lugares. (Palmas.)

Pessoal, vamos agora ao momento melhor desta festa. São 31 Consegs, presidentes de Consegs que vão ser homenageados, representando todos os Consegs. Então vou pedir para que os primeiros 15, e o nosso Cerimonial vai ler a lista dos primeiros 15, que venham aqui para frente, mas, por favor, venham com o certificado, para posarmos e fazermos agradecimentos para as homenagens.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE DE AMORIM - Sr. José Antonio de Sousa, Artur Alvim; Sr. Geraldo Felipe Pinto Morais, Campo Limpo; Sr. Dirceu Aparecido Ruiz Jerônimo, Itaim Paulista; Sra. Miriam Bock, Jabaquara; Sr. Durval Marques dos Santos, Jardim Miriam; Sr. Jaime Issao Sato, Parque do Carmo; Sr. Edson Pereira, Grajaú; Sr. Antonio Monteiro, Perdizes; Sra. Adriana Rivera, Taipas/Jaraguá; Sra. Sônia Maria Daniel, Jaçanã/Tremembé; Sr. Lucio Alves Neto, Teotônio Vilela; Sr. Benedito Souza Ferreira, Arujá; Sra. Maria Goreti da Silva Camarano, Cotia Granja Viana; Sr. Antonio de Souza Morato, Diadema - Centro; Sr. Luis Andrade de Brito Arantes, Embu das Artes - Centro.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Esses, então, são os primeiros 15. Vamos dar uma grande salva de palmas para todos e vamos posar aí, para a foto. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues os diplomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Obrigado a todos. Mais uma salva de palmas! (Palmas.)

É sempre um prazer reconhecer o bom trabalho de pessoas que estão voluntariamente nos ajudando.

Nosso Cerimonial vai chamar, agora, os outros 15, que serão homenageados, e encerraremos as nossas homenagens.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE DE AMORIM - Sr. Reinaldo Rodrigues, Osasco - Sul; Sr. Eduardo Saavedra, Santa Isabel; Sr. Antonio Donizete de Sá, Santo André - Leste; Sr. Rodrigo Antonio Barbosa, São Lourenço da Serra; Sr. Sérgio Maurício da Cunha, Suzano - Centro; Sr. José Ferreira Dias Júnior, Taboão da Serra - Jardim Monte Alegre; Sr. George de Oliveira, Bananal; Sr. Nelson Messina Filho, Jundiaí - Leste; Sr. José Augusto Vieira Neto, Ibaté; Sr. Rubens Hernandes, Assis - Rural; Sr. Sérgio Braghim Escobar, São José do Rio Preto; Sr. Maurício Antonio Moreno de Oliveira, Bertioga; Sr. Clóvis de Almeida Martins, Botucatu - Centro; Sra. Ednilva de Souza, Rosana - Primavera; Sr. Luiz Carlos Contato, Nova Odessa; Sr. Adilson Humberto Oliveira, Andradina.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Solicito mais uma salva de palmas a esses integrantes dos Consegs. Vamos cumprimentá-los. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues os diplomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, mais uma vez! Uma salva de palmas a todos! (Palmas.)

Retorno a Presidência dos trabalhos à Mesa principal e convido nossas autoridades a subir.

Retornando, então, à Mesa principal dos trabalhos, mais uma vez dou os parabéns a todos esses nossos integrantes dos Consegs. Peço àqueles Consegs que não foram citados por algum motivo que, por favor, passem ao nosso Cerimonial para que demos destaque, também, àqueles que estejam presentes. Informo aos nossos Consegs que foram homenageados que, assim que acabar a sessão, pretendemos tirar uma foto com todo mundo, aqui, e também estarei aí para tirar foto individual com quem quiser tirar foto para levar para o seu Conseg. Está bom? Só não vamos fazer isso agora, para não prolongarmos muito a nossa solenidade.

Vai falar ele, agora, que é o que mais entende de Consegs. Cinco anos trabalhando com os Consegs vai completar, agora, no dia 30 de setembro. É o coordenador. É aquele a cuja porta todo mundo vai bater para tentar resolver os problemas.

Tem a palavra o nosso Evaldo Coratto, mais conhecido como “Magrão”. Uma salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. EVALDO CORATTO - Bom dia a todas e a todos. Vocês me conhecem: Cerimonial, para mim, neste momento, não funciona muito. Quero agradecer sempre, até o fim da minha vida, por aquilo que aprendi com vocês - voluntários que são -, homens e mulheres do estado de São Paulo, que estão aqui hoje representando praticamente o estado todo. São vocês “conseguianos” que ajudam a construir ou minimizar os problemas que dizem respeito à Segurança Pública, sendo parceiro das melhores polícias do Brasil e talvez as melhores do mundo: a Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado de São Paulo. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

Eu gostaria, Coronel Camilo, de primeiramente agradecer a V. Exa. pela lembrança, mais uma vez. Repito: nós nunca fomos tão sistematicamente lembrados como nos últimos 12 meses. Vossa Excelência sabe do que estou falando. Do ano passado para cá, esta Casa nos agraciou de alguma forma. Nos trouxe a um evento com a melhor corporação que existe, a mais elogiada por todos os cidadãos deste estado, que é o Corpo de Bombeiros, do nosso comandante Duarte. Participamos também dos eventos do Proerd e da Cavalaria nesta Casa. Fomos homenageados em 10 de maio, que é a data em que, em 1985, nasceu o Conseg. Isso me traz felicidade e muito mais responsabilidade.

Nunca deixei de confessar a todos vocês que chegam lá em casa. Eu chamo de casa, mas é minha sala. Vivo mais tempo lá do que com a família. Mas nunca deixei de confessar a vocês a minha tristeza de não conseguir fazer mais por vocês, principalmente em municípios lá do “fundão” do estado, como Rosana. Aqui está a Ednilva, investigadora, que trabalha lá num distrito policial e trabalha com os Consegs. Qual é o tempo que dedico a ela? Nenhum. Fica a 780 quilômetros de São Paulo. Como é que chego até lá como eu gostaria? Isso me deixa triste, e também entristece nossos assistentes: a Ângela, aqui presente; a Kátia; o Sílvio Ferreira, que cuida da capital e da Grande São Paulo; o Francisco Cabreira, que está aqui; e o Flávio de Castro Coutinho, nosso advogado, que às vezes fica chateado entrando na minha sala: “Pelo amor de Deus, o que vamos fazer para melhorar a situação dos Consegs?

Cobrar vocês é o mais difícil. Porque cobrar voluntário é difícil para nós. Eu me sinto mal por às vezes ter que falar: “Vocês estão devendo ata de reunião, e sem a ata o regulamento prevê isto”. Às vezes, eu mesmo pego o telefone e ligo para vocês. Quantos de vocês já não receberam telefonema meu? Fico preocupado com isso. A Devani, que é nossa secretária, fica de alguma forma tentando me ajudar a administrar os problemas que temos na coordenadoria. Nosso major Marcelo, que está há pouco tempo conosco, sabe o quanto é duro. Quero render homenagem ao capitão Joel Rocha, que se afastou por um bem melhor - a carreira dele -, mas que vai voltar. Ele quer ser major. Nunca vou deixar de incentivar tanto o assistente policial militar quanto o assistente policial civil que queira seguir a carreira; não vou deixar de ajudá-lo da melhor maneira que eu puder. Não sou absolutamente nada, mas aquilo que eu puder fazer, eu faço.

Então, quero agradecer de coração a todos vocês mais uma vez. Vejo Jundiaí, Campinas, Taubaté. Fiquei devendo uma ida a São José dos Campos com meu amigo Júnior, que foi homenageado hoje. Ele foi do Conseg; foi ele, junto com o Arruda, que mais construiu Conseg neste estado. (Palmas.) Não fui eu, foram essas pessoas, lá atrás.

Está aqui o Orion, que passou por lá também e hoje está no Tribunal de Contas, cobrando do governador as contas certinhas. Vê se arruma um dinheirinho para os Consegs... Às vezes brinco, mas é porque sei que não é do recurso em espécie que vocês precisam. É da presença, muitas vezes. Eu aprendi isso com algumas pessoas que passaram pela coordenadoria, como o Dr. Luís Fernando Camargo da Cunha Lima, que hoje é chefe de gabinete do delegado-geral, Dr. Youssef. Ele estava aqui e teve que se retirar. Chefe de gabinete sofre mais do que o chefe. Aprendi o seguinte: às vezes o problema não é financeiro, não é material. O problema é estar presente e ouvir. É muito mais psicológico.

Quando eu tenho um coronel como o coronel Sardilli, com quem fui para Guarulhos, fico calmo. Ele me ouviu falar das questões de Guarulhos e região. Eu me acalmo porque tenho um comandante que está me ouvindo um pouco.

O mesmo ocorre quando sou chamado pelo Dr. Youssef, delegado-geral, para contar como estão os problemas - que na Polícia Civil são muitos. Nós absorvemos isso. Vou absorvendo dentro do meu fígado aquilo que é possível absorver, e ajudo do jeito que dá.

Então, hoje é um dia especial. Mais um daqueles todos que eu citei e que temos vivenciado nesta Casa de Leis.

Por que eu trouxe o Evandro aqui? Foi um socorro pedido pela Secretaria de Governo. Imaginem a responsabilidade de vocês. Foi um pedido de socorro que veio da Silvia e do Evandro, dizendo o seguinte: “Como vamos mostrar para o estado inteiro que esse programa é tão importante? Porque há pessoas morrendo todos os dias por conta de um sem vergonha de um bêbado dirigindo um veículo.

Foi um bêbado que matou o meu tio, com apenas 47 anos de idade, irmão de minha mãe, em Guarulhos, no Parque Cecap. (Palmas.)

Minha mãe lembrou dele ontem, em minha casa, quando disse a ela que estaria aqui, e que nós trataríamos desse assunto, sobre a questão do trânsito, de acidentes. Ela lembrou do meu tio Toninho, que era nosso amigo. Gostava de jogar bola comigo.

São essas coisas que me fazem tentar levar um assunto novo para os Consegs. Quem sabe não conseguimos criar uma capilaridade e essa união que foi discutida aqui pela Goreti. Criar essa unidade que são vocês.

Eu não sou nada, vocês são tudo. Não haveria motivo de estarmos aqui, de existir coordenadoria, se não fosse por vocês. Eu gostaria que todos os quinhentos e tantos Consegs fossem homenageados hoje. Impossível. Alguns Consegs tiveram que pedir favor. É uma pena, mas é o jeito. Ir lá bater no comando para pedir a viatura para trazer aqui os homenageados.

É preciso, principalmente, conscientizar o Poder Executivo, as prefeituras. Se eles não se conscientizarem da importância que cada um dos senhores tem em seu bairro, em sua localidade, está perdido. Este estado vai cair na mão da criminalidade. É isso que nós queremos? É claro que não. Por isso vocês são importantes. A importância maior é a de vocês.

Eu quero agradecer. Evandro, faremos aquilo que nós pudermos. Vocês não têm a menor ideia. Eu saí com o Evandro, entrei nos Consegs para acompanhar o trabalho deles e aprender.

O estado de São Paulo é rico, não é? Por isso que pode dispor. O Evandro me deu um dado - eu sou ruim para números -, bilhões são jogados para a recuperação de acidentados de trânsito. Bilhões, em um estado que perdeu, de 2015 até agora, quase 40 bilhões em arrecadação.

Nós somos ricos, não é? Então vamos jogar tudo fora. Por isso é importante o trabalho da coronel Helena, que aqui está. Eu estive com ela, fazendo um encontro, e ela foi aplaudida de pé.

É importante esse trabalho ser levado até a ponta. Em São José do Rio Preto morrem jovens, até menores de idade, por andarem de moto sem capacete. É a região em que esse tipo de acidente mais ocorre.

Por que eu não vou dar uma mão para o Evandro? Porque ele trabalha no Palácio do Governo? Não. Porque estão morrendo jovens. É a massa produtiva deste país. É a massa produtiva do estado de São Paulo. Nem cheguei a falar das drogas, que estão sendo discutidas porque são jovens dos 13 até os 27, 28 anos, que estão morrendo todos os dias.

Minha gente, me ajudem, e ajudem o estado de São Paulo. Por favor. Espero que Deus proteja todos vocês no caminho de volta para casa, e que dê saúde a todos, para que possamos continuar trabalhando juntos, se possível.

Um abraço a todos.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns a esse nosso “Magrão”, pelo trabalho que faz, pelo que tem feito para ajudar nossos Consegs.

Quero fazer um pedido. Nós trouxemos vários Consegs, e fizemos certificados para homenagear aqueles que foram presidentes, que sabíamos que viriam. Se estiver aqui algum presidente de Conseg que acabou não sendo reconhecido, antes de ir embora, deixe o nome em meu Cerimonial. Iremos fazer e mandar aos senhores o certificado por via eletrônica ou pelo correio, para que também sejam reconhecidos.

Quero citar o Sr. José Edson dos Reis, do Conseg de Taubaté. Muito obrigado. O Sr. Francisco Bispo, do Conseg de Vargem Grande. Muito obrigado, Francisco. Almir Lucas, do Conseg da Penha, e também o presidente do Conseg de Ibiúna, que não colocou o nome aqui. Muito obrigado a todos.

Aqueles que estão aqui, por favor, deixem com o Cerimonial.

Eu só queria conversar um pouquinho. Primeiro fazer um agradecimento ao Dr. Orion, que trabalhou também nos Consegs, ele está no Tribunal de Contas do Estado hoje, mas queria lembrar de seu trabalho. Muito obrigado.

Ouvimos muitas falas hoje aqui. Nós gostaríamos que todos levassem um desafio. O desafio é nós aumentarmos aqueles que trabalham conosco. O desafio é nós levarmos para aqueles que não estão aqui. O desafio é nós agregarmos mais, como falou a Gorete aqui, unirmos mais.

Da Assembleia Legislativa, nós estamos fazendo o possível para isso. Sou um defensor ferrenho da polícia comunitária, dos Consegs, porque essa é a solução. É importante o policial estar bem armado, estar com fuzil, com metralhadora? É importante, mas é mais importante ele ter a informação, para ele chegar primeiro, para ele prender, e isso só se consegue com o trabalho comunitário.

Reconhecemos aqui, como o próprio Evaldo falou, a Cavalaria. Criamos uma frente da família para trabalhar com valores. Fizemos homenagem ao Proerd. Estou agora conversando com o secretário de Educação, para ver se nós conseguimos um reconhecimento maior do nosso policial do Proerd, para que ele possa inclusive ser remunerado pela Secretaria da Educação. Não sei se é possível, estamos estudando.

Estou trabalhando também junto com o nosso secretário de Educação para retornar às escolas a disciplina de Educação Moral e Cívica, seja com esse nome ou outro. (Palmas.)

 Há uma resistência a essa disciplina, a essa matéria, porque dizem que é resquício da ditadura. Não é. Educação Moral e Cívica foi criada lá atrás. Foi o Getúlio Vargas que a criou, em 1940.

Ele fez isso para seguir o ditado grego, “mens sana in corpore sano”. A disciplina inclusive chamava Educação Cívica, Moral e Física, porque era educação física também, lá atrás. Depois, mudou para Educação Moral e Cívica.

O que precisamos é ter um espaço para discussão de valores dentro da sala de aula. Precisamos internalizar valores em nossas crianças. Falar que isso está transversalizado nas demais disciplinas é um grande equívoco, porque não está. Os professores acabam não comentando sobre isso nas outras disciplinas.

Estamos trabalhando fortemente pelos valores, além de trabalhar pela Segurança Pública, que é o que conhecemos e praticamos a vida toda.

Vamos agora a um momento feliz, que todo mundo sabe, porque pertence ao Conseg. Vamos ouvir e seguir, aqueles que souberem cantar, a “Canção dos Consegs”, que será executada pela nossa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 Lembrando também que a “Canção dos Consegs”, como uma boa parte dos hinos, uma boa parte da história da nossa instituição, foi criada com letra e música do coronel Arruda. Parabéns. (Palmas.)

Na época ele era primeiro tenente, mas já militava nisso. Com o arranjo da banda do Gamalieri Ribeiro, primeiro sargento da banda, o Arruda fez a letra e a música. Parabéns.

Vamos então cantar a “Canção dos Consegs”.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns. Lembrando a todos que quiserem tirar fotos que estaremos aí. Agradecemos às autoridades que estiveram presentes, a minha equipe, aos funcionários, à equipe da Audiofonia, da Taquigrafia, da Conferência de Debates, do Cerimonial, às nossas Assessorias Policiais Civil e Militar, o pessoal da Imprensa, bem como a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 07 minutos.

 

* * *