http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

12 DE AGOSTO DE 2016

046ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 40 ANOS DE FUNDAÇÃO DA LIBRA - LIGA DAS MULHERES ELEITORAS DO BRASIL

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e CLÉLIA GOMES

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocara a sessão solene em curso, a requerimento da deputada Clélia Gomes, com a finalidade de "Homenagear os 40 Anos de Fundação da Libra - Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia apresentação musical de alunos do Instituto Hatus. Fala sobre a história da Libra, iniciada há 40 anos. Destaca a lei Maria da Penha, fruto da atuação de grupos femininos. Ressalta o preconceito contra a mulher, em diversos setores sociais. Lamenta a violência sofrida pelas mulheres, no interior de seus próprios lares.

 

2 - CLÉLIA GOMES

Assume a Presidência. Parabeniza as mulheres membros da Libra. Discorre sobre sua trajetória de vida, que culminou com a chegada ao Poder público. Faz reflexão sobre a importância do papel da mulher na política. Opina que a mulher é a grande promotora da harmonia no lar. Rememora a fundação da Libra, no Brasil, há 40 anos. Explica que a instituição apartidária, tem o objetivo de incentivar a participação feminina na política. Lamenta que, neste Parlamento, haja apenas dez deputadas, o correspondente a 10% do total de parlamentares eleitos. Tece elogios à Sra. Marta Lívia Suplicy, presidente da Libra.

 

3 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, parabeniza a deputada Clélia Gomes pela iniciativa da solenidade. Cumprimenta as demais autoridades presentes. Ressalta o objetivo da Libra, que é a promoção de responsabilidade política, com o avanço da participação feminina. Faz comentários sobre as dificuldades enfrentadas por mulheres da periferia, que, adita, sofrem com a violência de seus cônjuges. Cita o caso Mércia Nakashima, assassinada pelo ex-namorado. Sugere que, em cada delegacia, seja instalado um departamento de assistência social.

 

4 - ALDA MARCO ANTONIO

Coordenadora nacional do PSD Mulher, ex vice-prefeita de São Paulo e ex-secretária do Trabalho e do Menor do Governo de São Paulo, saúda os deputados Clélia Gomes e Delegado Olim pelas palavras. Rende homenagens à presidente e à fundadora da Libra, Marta Lívia Suplicy e Guiomar Milan Sartori. Faz menção às diferentes formas de atuação entre homens e mulheres. Chama a atenção para a falta de representatividade feminina em algumas Câmaras Municipais, o que significa, a seu ver, que as leis daqueles municípios estão sendo elaboradas apenas sob a ótica masculina. Repudia a atitude violenta de alguns homens para com as mulheres. Discorre sobre o machismo. Defende a paz e a tranquilidade, em detrimento à guerra. Tece críticas à postura de delegados ao atenderem mulheres vítimas de violência doméstica. Lembra a criação da Delegacia de Defesa da Mulher, que atendeu, em seu primeiro dia, oitenta mulheres.

 

5 - GUIOMAR MILAN SARTORI

Fundadora de Libra, lembra sua infância, na zona rural, ocasião em que ficava a observar a formação de nuvens e sonhando com o futuro. Fala sobre a criação da Libra, que surgiu nos EUA, em 1927, com o intuito de incentivar a mulher a votar. Ressalta a importância das ex-presidentes da entidade. Cita o apóstolo Paulo, numa menção à priorização do amor. Faz agradecimentos gerais.

 

6 - MARTA LÍVIA SUPLICY

Presidente da Libra, presta homenagem à deputada Clélia Gomes. Discorre sobre as bandeiras defendidas pela instituição. Fala de sua gratidão à fundadora da Libra, Dra. Guiomar Sartori. Tece elogios e agradecimentos a membros da entidade espalhadas pelo estado de São Paulo. Enfatiza a colaboração de Patrícia Rosset. Apresenta a camiseta que será usada durante a campanha eleitoral deste ano, visando a busca de votos para as mulheres, com a hashtag "mulher vota em mulher".

 

7 - PRESIDENTE CLÉLIA GOMES

Anuncia a apresentação de um vídeo institucional e a realização de homenagens, com a entrega de diploma, a uma lista de nomeados.

 

8 - ROBERTO DE LUCENA

Deputado federal, tece elogios à Libra. Ressalta a importância do evento. Parabeniza a deputada Clélia Gomes pela iniciativa do evento. Destaca a atuação política do presidente Fernando Capez. Elogia o trabalho social desenvolvido pelo Instituto Hatus. Dá conhecimento de que hoje, nesta solenidade, estão representadas cerca de oitenta instituições que lutam pelo empoderamento feminino na política. Entrega mensagem de apoio do senador Álvaro Dias que, adita, é um admirador da Libra. Relembra os desafios enfrentados pelas mulheres no decorrer da história do Brasil. Avalia que a busca pela justiça e pelo bem independe do sexo. Discorre sobre o poder transformador do voto feminino.

 

9 - PRESIDENTE CLÉLIA GOMES

Anuncia a apresentação de vídeos. Faz a entrega de placa de homenagem à Sra. Marta Lívia Suplicy. Faz considerações e agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de homenagear os “40 anos de Fundação da Libra - Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil”. Uma sessão solene convocada pela deputada estadual Clélia Gomes. Portanto, chamo para compor a Mesa principal dos trabalhos, deputada estadual Clélia Gomes, que é, também, a nossa procuradora especial da mulher na Alesp. Uma salva de palmas à Sra. Clélia Gomes. Depois, nós convidamos vocês a conhecerem o trabalho de combate e prevenção à violência doméstica que vem sendo feito aqui, junto com as promotoras do Ministério Público de São Paulo.

Convidamos também o importantíssimo, uma das mais importantes lideranças religiosas do estado de São Paulo, deputado federal eleito como deputado federal de destaque na última legislatura, ganhando prêmio da revista “Isto É”, e pastor da Igreja Brasil Para Cristo deputado federal Roberto de Lucena, que foi secretário estadual de Turismo. Com muito carinho, uma calorosa salva de palmas ao Roberto de Lucena.

Representando as Forças Armadas de nosso país, patrimônio cívico cultural e moral, vice-almirante Glauco Castilho Dall’Antonia, comandante do 8º Distrito Naval.

Esta incansável batalhadora pela afirmação dos direitos da mulher e luta contra a violência e a discriminação, Marta Lívia Suplicy, presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil, a Libra.

Não há um único deputado nesta Casa que não a reverencie. Os deputados mais antigos, de muitos mandatos, de sete mandatos, de seis mandatos, que estavam aqui nos anos 80, inclusive, como o deputado Barros Munhoz, como o deputado Campos Machado, como o deputado Roque Barbieri, como tantos outros deputados. Quando ela entra no Colégio de Líderes todos se levantam para reverenciar o seu trabalho, a sua história, o seu exemplo, Dra. Guiomar Milan Sartori, fundadora da Libra.

Esta Presidência convida, ainda em tempo, para vir à Mesa o nosso deputado estadual Delegado Olim, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários, líder do PP, e que também faz parte dessa força-tarefa de combate à violência doméstica. Estamos aqui com uma série de projetos da Comissão de Segurança para colocarmos em votação.

Senhoras deputadas e senhores deputados, esta não é uma sessão comum. Minhas senhoras e meus senhores, esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene ela obedece a rígida forma sacramental. A sessão solene só pode ser solicitada por deputado em exercício no mandato nesta Casa e só pode ser convocada pelo presidente após autorização do Colégio que congrega todos os líderes dos partidos desta Casa. Ao ser feito o pedido, ele passa por uma série de órgãos internos, é votado e, em alguns casos, infelizmente, a proposta não é aprovada. Em outros casos é aprovada por maioria de votos.

Essa solicitação da deputada Clélia Gomes foi aprovada por unanimidade dos votos dos partidos desta Casa, dada a relevância e notória importância do trabalho que é feito pela Libra. Não é por outra razão, ela quer homenagear os 40 anos de Fundação da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil.

Por esta razão, convido todos os presentes para em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pelo Instituto Hatus, sob a regência do maestro Victor. E lembrando que, de acordo com o protocolo, não precisamos nos voltar para a bandeira durante a execução do hino porque não há diferença entre os símbolos da nação.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero parabenizar o Instituto Hatus na pessoa da sua diretora Gisele Nunes, cumprimentar o maestro Victor Hibbeln e todos esses jovens que estão aqui, que executaram com tanta leveza, com tanta harmonia, de forma melodiosa o belo Hino Nacional. Mais uma salva de palmas para eles, eles merecem. Estão aqui nos homenageando, parabéns maestro, parabéns a todos os seus alunos.

O coral agora vai nos brindar com mais uma canção, não é mesmo, maestro Victor? Por favor, vamos apreciar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Cumprimentamos realmente de maneira efusiva essa bela execução, maestro. Parabéns por este trabalho.

Senhoras e senhores, passados 40 anos da fundação da Libra, Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil - pela Dra. Guiomar e suas colegas, muitas delas felizmente ainda conosco -, muito se avançou. Hoje nós temos a Lei Maria da Penha completando dez anos. Mas há muito ainda a ser feito. Nós demandamos uma maior participação da mulher na política, uma melhor política salarial, justa, que equipare a mulher e o homem que fazem a mesma função, que seja diminuído o preconceito nas carreiras públicas. Quando eu prestei concurso para o Ministério Público, há 30 anos, ser mulher era uma condição que tornava mais difícil o ingresso da candidata. Havia preconceito: “mas a mulher não se adapta a esse tipo de função”. Hoje, de cada dez primeiros colocados nos concursos, sete são mulheres, e o trabalho que elas têm mostrado e revelado tem entusiasmado cada vez mais em todos esses setores, no Ministério Público, na Magistratura, na Polícia Civil, na Polícia Militar, na Procuradoria.

Ainda existe muita violência, mulheres que são aprisionadas em seus próprios lares, estupradas por maridos que, muitas vezes embriagados, se julgam no direito de possuir seus corpos como se fossem sua propriedade. Muita luta por fazer, essa Assembleia não se furtará a ela dentro das suas atribuições.

Temos aqui um brilhante delegado de polícia que é presidente da Comissão de Segurança. Temos dois talentosos coronéis, Coronel Telhada, Coronel Camilo. Temos a deputada Clélia Gomes, que é a nossa procuradora, que está dando um novo impulso a este trabalho. E no Congresso Nacional, as iniciativas do deputado Roberto de Lucena. Por isso fico muito feliz.

Está aqui o nosso deputado Itamar Borges, grande batalhador também, grande amigo, sempre apoiando todas as iniciativas em defesa da mulher.

Gostaria de permanecer presidindo esta sessão até o final. Por lei, enquanto eu permanecer aqui, eu estou presidindo a sessão. Então eu tenho a legalidade, mas não tenho a legitimidade. A legitimidade para presidir com todo o direito é da nossa querida procuradora, deputada Clélia Gomes, que propôs esta sessão solene. Então neste momento eu vou pedir licença para me retirar e, assim, a deputada assumir a Presidência. Convido o deputado Roberto de Lucena para dar um pulinho para a esquerda e o nosso querido presidente da Comissão de Segurança ocupar aqui a Mesa principal dos trabalhos. Mas, de certa forma, estarei presente. Deixo aqui a minha mãe, a dona Suraia, viu Marta? Dra. Guiomar?

Boa sessão solene a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Clélia Gomes.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIA - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia, domingo, dia 14 de agosto, às 21 horas e 40 minutos, pela NET, canal 7; pela TV aberta, canal 61.2; e pela TV Vivo Digital, canal 185.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Bom dia a todas. Gente, eu estou muito feliz, está muito lindo daqui de cima. Eu sempre quebro protocolos, não é? Mas vocês merecem. Libra, parabéns, vocês são mulheres guerreiras realmente.

Agradeço a presença da dona Suraia Badue Capez, mãe do deputado Fernando Capez e membro da Libra; Rosmary Corrêa, delegada Rose, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina, deputada estadual por quatro mandatos; Fiorella Baggio Biasoli, consulesa-geral da República de Malta e vice-presidente da Associação Brasileira de Cônsules; Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher; Dalva Cristofoletti, fundadora da Libra, coordenadora estadual da Libra; Ermantina Ramos, Tininha, fundadora e presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, Unaccam; João Santos, presidente da ONG Bem Querer Mulher; Marialice Cerello, chefe do cerimonial do Governo do Estado de São Paulo; Misael Antonio de Sousa, sócio-diretor das empresas Realiza Assessoria, Realização e Serviços; Zélia Varajão, gerente educacional do CIEE, Centro de Integração Empresa Escola; segundo-tenente Juliana Botelho; aspirante Strada; aspirante Suzete, representando o comandante militar do Sudeste-Exército Brasileiro; Adela Villas Boas, presidente nacional na área de eventos da Libra; Dra. Carmem Dora de Freitas Ferreira, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil/SP; Clarice Oliveira, presidente do Instituto de Inclusão e Diversidades Humanas; Caroline Boccuzzi, representando a deputada estadual Marcia Lia; Hamilton Prado Alves, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; Maria do Carmo Checchia, vice-presidente da Unaccam; Roberto Lamari, ex presidente do ILP; Josefina Tolentino, vice-presidente da Libra; Sérgio Ricardo Rosset, cônsul da República da Namíbia; Janice Gomes, presidente da área da Mooca da Libra; Cidinha, conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.

Gente, eu já estive aqui com as meninas da Libra em outra solenidade, e eu gostaria de falar um pouquinho sobre mim. Eu sempre conto uma história, que eu digo que eu sou uma mulher negra, da periferia, e que tive tantos problemas com a nossa sociedade como todas vocês tiveram, e com muito esforço, com muita batalha, com muita garra, com muita determinação, e acredito que aqui tenham tantas quanto eu, cheguei ao Poder Público. Esse Poder Público que muitas vezes nos estrangula. Por quê? Porque nós mulheres fomos criadas, não para mandar, não para entrar na política, mas para limpar, para lavar roupa - porque muitas das mães, das nossas mães, nos ensinaram isso. E ao longo do tempo fomos descobrindo que não é só isso, pelo contrário. Nós, mulheres, dona Guiomar, temos uma força fantástica. Nós, mulheres, podemos, sim, estar no poder. Podemos estar empoderadas, sim, podemos tomar os nossos lugares.

Diz na Constituição que serão 30% das mulheres e 70% dos homens. Eu acredito, e tenho certeza, que quando for 50% mulher e 50% homem, estaremos balanceados e faremos uma política justa, nos colocaremos de uma forma com muito mais força para mostrar que a mulher, assim que ela nasce, já vem para uma situação o tempo todo de política. A minha mãe dizia, dona Guiomar, nós somos em seis filhos, que o tempo todo ela estava fazendo política dentro de casa. Como assim? Porque nós, mães, não queremos que os pais briguem com os filhos, queremos que os irmãos se deem bem, que haja sempre harmonia dentro da nossa casa. E a harmonia é uma das maiores políticas. Porque se nós não tivermos harmonia dentro de casa, como viveremos? Então, é de dentro de casa, e parte dessa harmonia vem da mulher.

Hoje, eu ouvi no jornal da manhã da Globo que o nosso ministro da Saúde disse que os homens não vão ao médico, não se cuidam mais, porque eles trabalham muito mais do que as mulheres. É para rir, gente. Eu acabei de falar que eu não sei em que mundo ele vive, mas o mundo em que eu vivo, trabalho praticamente 18 a 19 horas por dia. E quando chego em casa, cuido da minha família, cuido da minha casa e do meu marido, e tenho certeza que vocês também.

Eu digo que a mulher está preparada, sim, ela está preparada para a política. E como eu disse, eu tenho certeza que, sentadas nessas cadeiras, temos muitas mulheres com muita capacidade de estarem sentadas onde eu estou, ou onde qualquer vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e presidente estão. Então, somos nós, mulheres, que somos 52% da população, que temos que mudar esse quadro. Somos nós, mulheres, que aceitamos muito fácil todas as condições que nos dão.

E aí eu vou a uma história que h 40 anos, uma mulher resolveu fundar uma associação apartidária, fundada nos Estados Unidos, que teve Hillary Clinton como presidente, e está no Brasil há 40 anos. O objetivo da Libra é introduzir mulheres no Poder Público, no ambiente político, trazendo informação política e profissão através de curso, entre outras ações. A Libra também incentiva as mulheres a acompanharem a atuação política do executivo dos parlamentares. Gente, eu tenho certeza de que nas próximas eleições, Dra. Guiomar, nós teremos mulheres da Libra aqui, sentadas ao meu lado, lutando por vocês, lutando por nós e lutando por todas as outras mulheres necessitadas. Todas as mulheres que precisam ser representadas. É difícil, porque nós somos 94 deputados estaduais, não é deputado Olim? Noventa e quatro. Oitenta e quatro homens e dez mulheres. Dez por cento. Nós somos 52% da população, então estão erradas as contas. Então está na hora de começarmos a fazer essa conta correta, não é deputado? Fazer com que a mulher realmente saia dessa zona de conforto e vá à luta.

E não podemos esquecer que todas as grandes batalhas não foram feitas dentro de casas, foram feitas nas ruas. Somos nós que temos que ir às ruas, somos nós que temos que brigar para o nosso espaço nas próximas eleições. E tenho certeza que daqui sairão muitas mulheres que estarão no poder, trabalhando tanto quanto eu e tanto quanto as outras nove mulheres dentro desta Casa. Eu agradeço a participação de todas vocês.

E quero dizer que, quando eu entrei aqui, era só uma deputada perdida dentro de um casarão, não sabia nem por onde começar, mas a gente aprende, como a gente aprende! Aprendi tanto que, de deputada, virei procuradora, procuradora da mulher da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e fui convidada para ser a coordenadora da mulher dentro da Assembleia Legislativa, na Justiça também do Estado. Essas são as nossas vitórias, que quando temos o poder conquistamos muito mais. Espero estar sempre aqui, Dra. Guiomar e Lívia, sempre com todas vocês.

Eu queria falar um pouquinho da minha amiga, Marta Lívia, antes da Libra. Porque depois da Libra é só olhar para o lado, cada uma. Eu conheço a Marta Lívia antes de ser deputada, é uma mulher de muita garra, que sempre me disse que iria fazer a diferença. E hoje, olhando daqui, a gente vê a diferença que ela realmente conquistou. A Libra foi fundada por uma mulher maravilhosa, Dra. Guiomar, mas que passou e que passa o bastão para mulheres também maravilhosas. Marta Lívia, muito obrigada por ser minha amiga. Muito obrigada por este trabalho, que você realmente possa encher muitos plenários como esse, e que todas essas mulheres se sintam realmente meninas orgulhosas por serem representadas por uma mulher de fibra, por uma mulher de garra e uma mulher com uma determinação sem igual. Lívia, um beijo no seu coração e um beijo no coração de todos vocês.

Agradeço a presença também do senhor Jean Nascimento, secretário da Igualdade Racial e Diversidade do Partido Republicano da Ordem Social, do Pros; e a Professora Dra. Patrícia Rosset, ex-diretora presidente o ILP.

Quero chamar agora o nosso deputado, amigo, companheiro, deputado Olim, que faça presente a palavra.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Bom dia a todas. Quantas mulheres bonitas, é uma honra estar aqui. Primeiramente, gostaria de cumprimentar o deputado, presidente desta Casa, Fernando Capez, que abriu esta sessão solene e teve que se retirar para que déssemos o lugar para a nossa grande e Exma. Deputada Clélia Gomes, preponente desta solenidade e minha amiga pessoal. Como ela disse aí, essas mulheres, já poucas, mas mandam muito aqui, é bom que os senhores saibam.

Queria também cumprimentar Marta Lívia Suplicy, presidente da Liga das Mulheres Eleitoras, nesses 40 anos da Libra, é um prazer poder estar aqui, aceite aqui um abraço e tenha à disposição o meu gabinete, a todas vocês sempre que precisarem.

Gostaria também de cumprimentar a fundadora da Libra, Dra. Guiomar Sartori, que tanto fez e hoje, há 40 anos, é o nosso aniversário, parabéns Dra. Guiomar, conte conosco.

Queria cumprimentar o Exmo. deputado federal Roberto de Lucena, nosso deputado na Câmara Federal, que veio aqui apoiar vocês. Parabéns, deputado, por estar aqui, conte sempre conosco nesta Casa. Queria cumprimentar o deputado Itamar Borges, ele deixou um beijo a vocês. Por ter compromissos fora e horário, ele teve que sair, como atrasou um pouco a sessão, ele teve que sair e quis deixar aqui o abraço, o carinho e o respeito por todas vocês.

Quero cumprimentar o meu grande amigo, vice-almirante, Glauco Castilho, comandante do 8º Distrito Naval, pessoa que admiro e respeito muito. E cumprimento todas as pessoas aqui das Forças Armadas, aqui estou vendo o pessoal do Exército e da Aeronáutica, se aqui estiverem. Cumprimento todos.

Quero cumprimentar a minha colega, Dra. Rose Corrêa, essa de muitos anos desta Casa, cumprimento todas as autoridades presentes. A senhora Suraia Capez, mãe do nosso querido presidente desta Casa. Cumprimento também todas as mulheres que serão homenageadas hoje nesta data.

Rapidamente, senhoras e senhores, é uma grande honra que hoje comemoramos 40 anos de existência da Libra. Mais do que nunca, os objetivos de promoção de responsabilidade política são importantíssimos, e atualmente é sabido que a participação das mulheres na política cresce a cada dia. E a Libra, por meio de sua consistente ação, habilita, prepara, incentiva e torna possível a formação da mulher na política e fortalece para esse relevante objetivo. Por esse motivo de grande júbilo, desta justa comemoração de 40 anos de atuação, esperamos que este ano, em que haverá importantes eleições em todo o Brasil, tenhamos um número maior e mais expressivo de mulheres ombreando nos cargos públicos, disputando e exercendo funções em direção de nossa (Ininteligível.)

Eu gostaria de falar que eu, como delegado de polícia, passei alguns anos em delegacias de periferia. Eu posso dizer para as senhoras o quanto a mulher sofre na periferia, quanto mais humilde, mais ela sofre. Eu, em delegacias do fundão da zona sul, onde trabalhei por um tempo, sempre atendi mulheres cujos maridos chegavam em casa e toda a bronca, a raiva deles, descontavam nas mulheres. Todas, na minha delegacia, foram atendidas como devem ser todo e qualquer ser humano, mas eu sempre dei prioridade. Mães que chegavam com filhos chorando porque o marido chegava bêbado, a casa era dele e da família, e os punha para fora. Quantas vezes saí, larguei o distrito policial e fui até o local. E ao contrário, colocava as mulheres e a família para dentro e punha eles na cadeia, que assim começavam a respeitar.

Tive um caso que vocês vão se lembrar, da jovem Mércia Nakashima, que brutalmente foi assassinada e jogada nas águas frias de Nazaré Paulista, por um homem que achava que nunca iria ser preso por ser advogado, ex-policial militar, achava-se o dono do mundo e que a investigação nunca chegaria até ele. Ali foi uma das maiores investigações feitas em São Paulo, desde a Polícia Civil, as pessoas que participaram, ao IC, Instituto Criminalista, que tanto trabalhou, e as pessoas que nos ajudaram. Colocamos esse cidadão, que não chamo de cidadão, esse assassino, atrás das grades. Investigamos, colocamo-lo na cena do crime e acabamos levando-o para os tribunais e o condenamos. Participei por cinco horas do júri, parecia que a jovem morta passou a ser a réu de tanto que os advogados a atacaram. E ele, que ali era o assassino, quase virou vítima. Mas graças à Justiça, graças ao trabalho, conseguimos colocá-lo atrás das grades.

Vocês têm o meu gabinete, os senhores tenham certeza que, o que vocês precisarem, tenham as portas desse humilde deputado, desta Assembleia Legislativa. Cheguei agora aqui, mas sentei na primeira cadeira, para aprender como é que funciona isso aqui, isso é outro mundo. Vim da polícia, onde qualquer problema que você tenha, você é jogado na periferia. E é ao contrário, na periferia deveriam estar os melhores, lá é onde as pessoas mais precisam, as mais humildes precisam da polícia e do pronto atendimento. Porque em bairro de rico todos tratam bem, porque você sabe que se você fizer alguma coisinha que o rico não goste, com certeza você perderá o distrito, sairá de lá. E o humilde não, o humilde não tem a quem recorrer, o humilde só tem você e a polícia, e eu sempre os tratei bem.

Vou fazer um projeto de lei aqui, porque eu acho que toda a delegacia de periferia precisa ter uma assistente social. Porque muitos vão lá e precisam de assistência social. Não são casos de crime e vão falar com delegados, às vezes com policiais que não entendem que o problema desta pessoa pode parecer um probleminha, mas para ela é um problemão. Ninguém quer ir em delegacia, ao contrário, quer estar longe da delegacia. Portanto, temos que tratá-los bem.

Então volto aqui a repetir, o que os senhores precisarem de mim, meu gabinete está com a porta aberta. As senhoras e os senhores, que essa Libra que eu conheci aqui não conhecia, porque no mundo da polícia era outro mundo, aqui é um mundo político, que se fala de várias entidades. Na polícia todo o dia é aquele dia, quadrilhas de roubo. Eu trabalhei só em lugares operacionais, lugares só de repercussão. Eu chefiei a Divisão de Patrimônio que engloba roubo a banco, roubo às residências, PCC, trabalhei no Denarc, trabalhei na delegacia, no DHPP, departamento de homicídios. Trabalhei muitos anos na Divisão de Antissequestro, que tenho um orgulho e parabenizo esses policiais que fizeram essa prisão. Todos trabalharam comigo, pessoas competentes, pessoas que trabalham porque gostam, pelo lado do ser humano. Os senhores têm uma polícia boa, pena que não é tão valorizada como deveria ser para os nossos governantes. Mas como também não são os professores, não são os médicos, não são tantos que estão por aí.

Mas se depender de mim, da parte política, eu sempre brigarei por todos. Afinal, as mulheres são maioria e precisam dessa participação feminina, está aí a eleição, vamos brigar. Como diz a deputada Clélia: “vamos subir”, vocês são maioria, vamos chegar ao meio a meio com os homens e onde vocês chegam, vocês sempre chegam fortes. São unidas e sabem fazer um trabalho honesto e correto, admiro vocês.

Deste modo, mais uma vez, cumprimento todas as valorosas mulheres da Libra pela dedicação, empenho, essa vital entidade e empoderamento feminino. E eu só queria dizer o seguinte, queria dar um viva à Libra, um viva às mulheres, e muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Obrigada, deputado Olim, sempre com ótimas palavras, um grande deputado, gente. Parabéns, viu, deputado.

Agradeço a presença da Sra. Misses Itaroti, primeira dama de Vargem Grande do Sul; Dalva Gonzalez, ex-presidente da Libra nacional, veio de Araxá, onde reside; Valéria Lima, presidente do PSDC Mulher do Estado de São Paulo; e Thiago Camargo, diretor-geral do grupo Camargo Mídia do Brasil; Marli Lamarca, presidente estadual da Libra.

Convido agora a Sra. Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, ex-vice-prefeita de São Paulo, ex-secretária do Trabalho e do Menor do Governo de São Paulo.

 

SRA. ALDA MARCO ANTONIO - Finalmente encontrei um microfone mais baixo que eu. Exma. Sra. deputada que preside esta sessão. Quero dizer à senhora que ouvi seu discurso com muita alegria. Parabéns por suas palavras e também ao delegado Olim. Deputado federal, meus cumprimentos.

Mas me perdoe, minhas homenagens aqui hoje são, sobretudo, para muitas mulheres, muitas mulheres representadas pela nossa querida presidente Marta Lívia Suplicy e pela querida mulher que há 40 anos criou a Libra, Dona Guiomar Sartori. E dizer a todas da Libra que mulher tem muita força, mas às vezes não sabe a força que tem.

Essa história de nós sermos 10% em tudo, 10% no Congresso Nacional, 10% aqui, não está com nada. A maior responsabilidade é nossa mesmo. Nós temos que acordar para as nossas responsabilidades. Os homens pensam e agem de uma maneira, nós, as mulheres, pensamos e agimos de forma diferente. O errado é deixar os homens decidirem sozinhos como acontece. Minhas amigas, isso acontece em mais da metade dos municípios brasileiros, mais da metade das Câmaras Municipais não tem se quer uma vereadora. O que isso significa? Significa que as leis destas cidades estão sendo elaboradas apenas pelo pensamento masculino. E quando o pensamento masculino aflora, aflora sem censura, relaxadamente. Acontece como aconteceu ontem, o ministro da Saúde, deputado homem, disse que porque ele acredita que os homens trabalham mais que as mulheres, é que não se cuidam, não cuidam da própria doença porque eles trabalham mais que as mulheres. Quem diz isso não sabe nem o que é homem, nem o que é mulher, nem o que é trabalho.

Dona Guiomar começou o trabalho dela há 40 anos, eu estou na Libra com outras mulheres feministas a mais de 40, 46 anos aqui nesta cidade de São Paulo. E posso dizer a vocês que em 1975, nas escadarias do Teatro Municipal com outras companheiras, estivemos lá levando megafone, incentivando as mulheres a dizerem que tinha apanhado dentro de casa, que tinham sido violentadas dentro de casa. Várias mulheres se pronunciaram. E ali tinha ainda a loja do Masp aberta, muita gente ficou em volta. E quando nós terminamos a sessão, nós começamos a puxar os fios, a tirar os aparelhos. Um grupo de mais ou menos oito homens de braços cruzados estava nos olhando. De repente vieram nos bater. E uma das nossas companheiras chegou a cair com o tapa de um dos homens. Ou seja, veio logo a turma do “deixa disso”. Mas o que nós constatamos? Aqueles homens se sentiram ofendidos. E hoje, depois de 40 anos de luta, o que eu vejo de evolução do feminismo ou de evolução para que as coisas sejam mais ou menos iguais? Eu constato que a nossa grande evolução foi que os homens hoje, sem exceção, têm vergonha de se autointitular machistas. Muitos continuam sendo, mas eles felizmente já sabem que é uma degradação humana se anunciar ou admitir ser machista. Mas o machismo existe e ele não é bom para a sociedade, não é bom para a modernidade.

Nós, as mulheres, só podemos crescer em um ambiente de paz, em um ambiente de prosperidade, em um ambiente em que não se exija de nós a força física. Nós não gostamos de guerra, na guerra são os nossos maridos e os nossos filhos que morrem mais. Nós gostamos de paz, nós gostamos de tranquilidade. Nós queremos votar e escolher nossos governantes. E eu vou dizer às mulheres aqui, enquanto as mulheres não entrarem maciçamente para os partidos políticos, nada vai mudar. Dentro de um partido político a mulher pode usar a força dos deputados e do partido, a força dos executivos do partido para conseguir alguma coisa.

Eu, com dez mulheres maravilhosas, aliás, com 30 mulheres maravilhosas em dez anos, estava junto a Ruth Escobar, a Ruth Cardoso, Carmem Barroso, até a Marta Suplicy uma época. Não essa Marta Suplicy, a senadora fez parte desse grupo. Por dez anos nós fomos ajudar sozinhas em um grupo, frente de mulheres feministas, ajudar mulheres violentadas. Nós em dez anos não conseguimos ajudar mais do que dez. Porque é assim, a sociedade quando ela faz alguma coisa, ela faz de acordo com a sua força, ela não consegue fazer mais. Porém, quando nós entramos no Governo do Estado de São Paulo, com o governador Montoro - eu presidia o Conselho Estadual da Condição Feminina, tem uma testemunha ocular da história aqui, delegada Rose -, nós fomos pedir ao governador que fizesse alguma coisa pelas mulheres dentro da delegacia, porque a maioria dos delegados nem boletim de ocorrência faziam. Muitos dos delegados diziam às mulheres que iam reclamar do marido: “A senhora apanhou? O que a senhora fez?” Ou seja, ela ainda sofria uma segunda violência. Claro que têm delegados como o Delegado Olim, que descreveu a vida dele aqui, mas não era regra.

E o governador Montoro chamou o secretário da Segurança - que era o atual presidente da República, Michel Temer - lá na sala dele. Eu estava lá, Zuleika Alambert, Efigênia Sampaio, Iara Prado, e ele chamou o secretário de Segurança junto também com outro vice, felizmente, que pode ser testemunha, o Bresser Pereira. E falou: “Atende, atende”. E foi criada assim a delegacia da mulher. E vou dizer, depois falou: “Crie a delegacia da mulher”, o secretário da Segurança nos chamou lá na avenida Higienópolis para apresentar as duas primeiras delegadas escolhidas. Quero dizer a vocês que nós tínhamos naquela época tanto medo de polícia que nós fomos encolhidinhas para conhecer as novas delegadas, e foi uma maravilha quando a gente encontrou a Rose e a Clementina.

Tudo isso só para dizer o seguinte: em dez anos, 30 mulheres conseguiram ajudar dez mulheres com as suas forças. No primeiro dia de inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher, lá no parque perto do Mercado Municipal, a delegada Rose está aqui. Em um dia aquela delegacia, que é um serviço público, atendeu 80 mulheres. Criar serviço público, minhas amigas, é criar um atendimento para quem precisa, para qualquer um que precise. As mulheres têm que se conscientizar. Nós estamos devendo para a sociedade. Por mais que a gente trabalhe, por mais que a gente se esforce, enquanto nós estivermos fora dos partidos políticos, não há salvação para nós. Nós somos culpadas por as mulheres estarem fora da política. Portanto, força mulheres, força. Olhem no espelho, olhem para dentro de si, saibam a força que vocês têm, valorizem essa força e vão ser felizes. Não deixem que ninguém decida o seu destino, decida por você mesma. Muito obrigada. Parabéns, Libra.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Parabéns pelas palavras. Aqui, nós temos conosco a nossa maravilhosa Mara Maravilha.

 Passo a palavra agora para a Dra. Guiomar Milan Sartori, fundadora da Libra.

 

A SRA. GUIOMAR MILAN SARTORI - Minha saudação às digníssimas autoridades presentes, as quais eu saúdo em nome da nossa queridíssima Clélia, que preside esta sessão. Saúdo com muito carinho todos os presentes.

Neste momento me vem a lembrança de uma menina em um terreiro de café, ali sentada, olhando as nuvens na sua transformação e nas suas diferentes figuras. Na sua ingenuidade de criança, ela imaginava que para entender o mistério das nuvens ela deveria ser professora de escola de roça e andar de jardineira. Mas tudo na vida tem o seu tempo determinado e há um tempo para todo o proposto debaixo dos céus. Fiz-me professora, andei de jardineira e entendi que a chegada a um lugar da vida não é tudo, porque o ser humano busca o seu progresso e o seu aperfeiçoamento. Principalmente nos tempos atuais, que não permitem acomodações. Mas há um tempo para cada coisa. E há um tempo para todo o propósito debaixo do céu. Até para os sonhos não sonhados, que tantas vezes a vida me deu por acréscimo, como essa homenagem. Obrigada.

Eu não tenho tanto mérito por ter trazido a nossa organização para o Brasil, porque eu simplesmente fui convidada. Na época eu exercia o cargo de diretora do departamento do MEC aqui em São Paulo. Eu fui então até o consulado para que eu criasse e trouxesse a organização que é hoje a Libra, que foi criada nos Estados Unidos em 1927, cujo objetivo maior na época era fazer com que a mulher votasse, porque lá o voto não é obrigatório.

E nós então fundamos a organização, aqui, com um grupo de mulheres valiosas. Foi na época da revolução, passamos pelo governo Sarney, passamos pelo governo Collor, passamos pelo governo Itamar, pelo governo Fernando Henrique, passamos pelo governo Lula, pelo governo Dilma e estamos passando pelo governo Temer.

Nossa organização, a primeira a ser criada, foi a Libra Nacional, com sede onde residisse a sua presidência. A primeira presidente fui eu mesma, depois nós tivemos várias presidentes, uma delas está aqui presente hoje, que é a nossa querida Dalva do Araxá, que é até minha comadre. Tivemos várias presidentes ocupando cargo de presidente nacional. E hoje a nossa presidente eleita é responsável por esta solenidade, esta mulher chama-se Marta Lívia Suplicy.

Mais tarde criamos aqui em São Paulo, porque a organização deve expandir. Cabendo a todos os estados da Federação, a presidente nacional, e para os municípios do estado de São Paulo cabe a nossa presidente atual, que é Marli Lamarca.

Então eu estou ainda aqui e espero que a nossa organização venha sobreviver mais 800 anos. Depois das palavras maravilhosas de todos os oradores, e destaco em particular a da nossa querida Alda Marco Antonio, eu deixo a vocês apenas uma lembrança, que são as palavras de São Paulo, e vocês levem isto para casa. Tudo o que você tem a dar ao outro é só amor. E é o amor que está presidindo, que está dominando neste momento. E eu afirmo que eu amo todas vocês, profundamente. E eu digo, obrigada.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Neste momento a Sra. Marta Lívia Suplicy, presidente da Libra, presta uma homenagem à deputada Clélia Gomes.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Obrigada, Marta. Obrigada Libra. Obrigada Dra. Guiomar.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIA - Com a palavra a senhora Marta.

 

A SRA. MARTA LÍVIA SUPLICY - Gente, bom dia a todas. Eu cumprimento esta Mesa na figura da nossa querida amiga, presidente da procuradoria desta Casa, deputada Clélia Gomes; também o nosso querido conselheiro, deputado federal Roberto de Lucena; o deputado Olim, que foi tão solícito para nós nas questões da interlocução dos problemas do câncer; o almirante Cruz que me emocionou profundamente com o seu civismo, com a sua responsabilidade e que o fez ser homenageado pela Libra.

Eu quero só explicar o “a todas”, porque aqui nós somos todas criaturas de Deus, nós não somos todos, nós somos todas as criaturas que Deus permitiu estar aqui. E mais ainda, em especial, a Dra. Guiomar, porque hoje nós levantarmos uma bandeira, é fácil porque nós conhecemos e vivenciamos os problemas femininos. Como a Alda falou muito bem, a maioria das mulheres que estão aqui já vivenciaram realmente as bandeiras que elas levantam. Ninguém levanta uma bandeira porque quer sair de casa, ou porque quer brincar de casinha, ou porque quer fazer alguma coisa que não seja o que nós como mulheres vivenciamos na pele. Eu estava até comentando com o deputado Olim aqui, nós choramos, nos emocionamos, levantamos bandeiras, apanhamos, acreditamos no que nós efetivamente queremos.

E olha, Dra. Guiomar, a minha palavra hoje é gratidão à senhora por ter tido coragem de trazer a Libra e nos passar esse bastão, já que estão em Olimpíadas, nós somos um revezamento de vontade, de capacidade e de força.

E eu queria no nome da Libra aqui falar na Adriana Berardino e no pessoal de Carapicuíba, que vocês sabem fazer a lição de casa do que a Libra se propôs, que é a educação política, capacitação política, monitoramento de candidaturas ,e V. Exas. fizeram isso brilhantemente, Adriana, quando vocês reuniram 15 partidos políticos para discutir o que eram as candidaturas laranjas, o que nós precisávamos, o que nós queríamos realmente para nos dar voz, Adriana. Parabéns a vocês porque a Libra é isso, a Libra é lição de casa, Adriana. Então não é só a vontade que nos mobiliza, não é só a vontade que nos faz, é a ação.

E olha, vou dizer uma coisa para vocês, muitas vezes me disseram que a Libra só fazia chazinho, e eu agradeço a todos os chazinhos porque deu tempo de irmos nos articulando para fazer isso que vocês estão vendo aqui. Então eu quero dizer para vocês que hoje nós temos um projeto dentro da Libra que a Adriana foi a primeira estartora, mas que a minha querida pastora Valéria, de Guarulhos, e eu queria até que a Valéria levantasse aqui. A Daniela, de Monteiro Lobato, não está aqui. Nós estamos pegando as nossas candidatas pela mão, Alda. Eu falo que nós somos AP e DP, antes das Patrícias e depois das Patrícias. A Patrícia Rosset, cadê a Patrícia Rosset? Esse ano ela fez uma parceria com a Libra dentro desta Casa, em que mil mulheres passaram a ser empoderadas, pessoas, mulheres, cidadãs sendo empoderadas. Todos os nossos cursos, Patrícia, e a legitimidade documental da Libra, nós agradecemos a você. Muito obrigada.

Então eu quero dizer para vocês que nós, como a Alda falou muito bem, saímos do nosso lugar, da nossa zona de conforto. E graças a Deus eu tenho uma vice-presidente em Brasília que é superatuante, tenho uma ajudante, que eu tenho que falar aqui para ela, que ela é o meu alter ego, ela é pequena, ela é totalmente diferente de mim, mas ela manda em mim, que é a Ivani Bosco. Então eu quero dizer que a Libra não é grupo, a Libra é time. E é neste time que eu gostaria que vocês um dia se entendessem e aprendessem a jogar junto conosco. O jogo da amizade, da seriedade, da responsabilidade, o jogo do empoderamento. E eu gostaria de dizer para vocês aqui que hoje, neste dia, eu devo muito a muitas mulheres. A Dra. Guiomar; Dra. Yvonne Capuano, que foi presidente do Mulheres da Verdade, que eu tive a honra de presidir. Há muitas mestras aqui. Mas eu tenho uma que todo o dia puxa a minha orelha e todo o dia exige muito mais de mim além de Deus, que é a Dra. Dalva Cristofoletti, eu gostaria de agradecer muito aqui a ela.

E eu quero dizer para vocês que esses 40 anos da Libra não são uma comemoração nem minha nem da Dra. Guiomar, são de vocês. É da Loli, que saiu de Santana de Parnaíba, é da Fabíola, que saiu de Barueri, é da Ana Maria Fabião, é da Lúcia, é das meninas do Tatuapé, é da Patrícia Rosset, é da Vera do Ipiranga, é de todas nós. Essa vitória, esses 40 anos tem nome, é um time. Muito obrigada a vocês.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Marta, suas palavras não poderiam ser diferentes, parabéns, viu? Agora gente, vamos assistir a um vídeo institucional da Libra?

 

* * *

 

- É exibido o vídeo institucional.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Chamamos para serem homenageados com a entrega de diploma a Sra. Suraia Badue Capez, mãe do presidente da Alesp, Fernando Capez, e membro da Libra.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos agora para receber uma homenagem a Dra. Guiomar Milan Sartori.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos agora a Sra. Dalva Cristofoletti, fundadora da Libra e coordenadora estadual da Libra, e a senhora Fiorella Baggio Biasoli, consulesa-geral honorária da República de Malta e vice-presidente da Aconbras, Associação dos Cônsules Honorários do Brasil.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos também para receber a homenagem Rosmary Corrêa, delegada Rose, presidente do Conselho Estadual de Condição Feminina, deputada estadual por quatro mandatos. A Sra. Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher. E a Sra. Ermantina Ramos, Tininha, fundadora e presidente da União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama, Unaccam.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos também para receberem a homenagem o Sr. João Santos, presidente da ONG Bem Querer Mulher. A Sra. Marialice Cerello, chefe do Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo. O Sr. Misael Antonio de Sousa, sócio-diretor das empresas Realiza Assessoria, Realização e serviços. E a Sra. Zélia Varajão, gerente educacional da Ciee, Centro de Integração Empresa Escola

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Meninas, eu vou quebrar um pouquinho o protocolo para lançar uma camiseta que a Valéria de Guarulhos fez para a Libra, para usarmos nesta campanha. Porque neste ano eleitoral a Libra vai ser cabo eleitoral de suas candidatas. Nós vamos trabalhar um dia da semana, escolhida pelas nossas candidatas para trabalhar as suas candidaturas, para ir para a rua pedir voto, para ir trabalhar por elas. E essa camiseta teve uma inspiradora, que é a Alda Marco Antonio, que está aqui do lado. E essa hashtag é assim: “mulher vota em mulher” #mulhervotaemmulher. E com o símbolo da Libra. Então nós da Libra vamos trabalhar pelas nossas candidatas da Libra uma vez na semana. Então não basta dizer “estamos juntas”, nós realmente queremos andar juntas pelo voto de vocês. Muito obrigada. Alda, ela foi inspirada em você.

 Temos nossas convidadas agora, senhora Aida Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande da Serra que está presente. E anuncio a presença também da Dra. Anita Fernandes, assessora política por 40 anos do ex-governador Orestes Quercia, ex- presidente e diretora executiva da Funap, escritora com lançamento de dois livros.

Tem a palavra agora o nosso Exmo. Sr. Deputado Federal Roberto de Lucena.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Senhoras e senhores, minhas amigas, meus amigos, muito bom dia. Quero cumprimentá-las e quero cumprimentar a Mesa. Quero cumprimentar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, importante baluarte da democracia nacional. Cumprimento a deputada Clélia Gomes a quem de maneira especial quero parabenizar pela iniciativa brilhante de propor ao Colégio de Líderes a presente sessão solene. E como disse o presidente Capez, foi aprovada por unanimidade.Vossa Excelência com a sua iniciativa traz para este ambiente, que é a Casa do Povo, uma das mais bonitas, uma das mais justas sessões solenes que já aconteceu neste parlamento e nesta Casa. E em uma sexta-feira, em um horário como este, que é um horário onde muitas atividades tomam e ocupam as agendas e a vida dessas mulheres preciosas, destes homens que ocupam as dependências da Assembleia Legislativa, no entanto cada um soube priorizar na sua agenda, nos seus compromissos este evento.

Por reconhecer a justeza desta homenagem eu quero parabenizar V. Exa. pela condução desta sessão, parabenizar o deputado Olim, grande líder que tem se destacado aqui nesta Assembleia Legislativa e no estado de São Paulo pela sua luta, especialmente em função da Segurança Pública, o comprometimento com a justiça social. Quero saudar, na pessoa de V. Exas. a todos os parlamentares, a todos os membros desta Casa de Leis. Saúdo também nesta Mesa o almirante Cruz, é uma enorme satisfação estar com Vossa Senhoria. Cumprimento a presidente da Libra, Marta Lívia Suplicy. Cumprimento a Dra. Guiomar, a quem nós queremos de maneira especial agradecer pela inspiração que representa para todos nós, pela sua postura, sua vida e sua história. Então, almirante Castilho, ao seu lado está aqui um dos grandes ícones, uma das grandes referências que todos nós temos não apenas na luta pelo empoderamento da mulher, mas na luta por um mundo melhor, na luta por justiça social.

Quero saudar a Dra. Alda Marco Antonio, ouvi-la é sempre um privilégio, ouvi-la é sempre aprender a sua vida, a sua história, é uma verdadeira universidade. Foi muito edificante, foi muito proveitoso ouvi-la. Parabéns pela sua história. Quero cumprimentar a todas as presentes em nome da querida e preciosa Suraia Capez. E eu quero, dona Suraia, quero cumprimentá-la, parabenizá-la e dizer em seu nome que todos nós temos aqui muito respeito pelo seu filho, Fernando Capez, muita admiração, parabéns por ele, pela liderança que ele representa no estado de São Paulo. Parabéns pela sua postura e a maneira com que a senhora tem se conduzido, e, através da sua família, feito um bem tão grande à Libra e tão grande a todos nós.

Eu gostaria de citar, de mencionar a tantos aqui e a tantas aqui. Preciso ser cuidadoso em ocupar esse tempo e faço a opção de ser objetivo, de ser breve, de não me estender. Mas não poderia deixar, presidente Marta Lívia Suplicy, de cumprimentar o Instituto Hatus que aqui abrilhantou esta solenidade. E o Instituto Hatus que trouxe aqui hoje um coral de crianças, mas que faz um trabalho social impressionante, um trabalho social maravilhoso. Quero cumprimentar a Gislene pelo seu trabalho, por tudo aqui que juntamente com toda a sua diretoria ela realiza.

Minhas amigas e meus amigos, hoje é uma data importante, em que nós nos reunimos em sessão solene para homenagear não apenas o aniversário da Libra, mas uma história, uma história que foi escrita por várias mãos. Algumas destas mãos reconhecidas, algumas destas autoras ou coautoras desta história celebradas, conhecidas e reconhecidas. Outras anônimas, anônimas que participaram da construção desta história magnífica. E tem outras, aqui temos outras instituições que representam 80 instituições que lutam pelo empoderamento, pelo direito da mulher. Eu quero homenageá-las na medida que homenageio a Libra.

Quero aqui dizer que trago a saudação a vocês, Marta Lívia, de toda a bancada Verde no Congresso Nacional. É uma bancada que não é muito grande, mas é uma bancada comprometida com as bandeiras e as convicções que unem toda a Libra em São Paulo e no Brasil. E de maneira muito especial eu falo em nome desta bancada, mas trago a saudação do senador Álvaro Dias. O senador Álvaro Dias tem um respeito por vocês, tem uma admiração pela Libra e pela história da Libra muito grande. E ele quis muito, ele desejou muito estar aqui hoje e somente não está aqui, mandou uma mensagem em vídeo, não sei se será oportuno e ainda possível assistirmos, mas só não conseguiu estar aqui por compromissos anteriormente assumidos e dos quais não conseguiu se desvencilhar. Eu quero, em nome desta bancada, saudá-los, saudar Regina Lacerda que em Brasília tem sido uma verdadeira embaixadora da Libra lá no Congresso Nacional.

Quero, Marta e Dra. Guiomar, fazer aqui uma lembrança, uma lembrança do mundo que nós tínhamos em 76, era um mundo completamente diferente do mundo que nós temos hoje. O Brasil de 76 era um Brasil completamente diferente do que nós temos hoje. E as mulheres enfrentavam grandes desafios, enormes desafios, Alda. Vocês foram corajosas, valentes em um período em que a liberdade de expressão era relativa nesse país, a liberdade de manifestação era relativa neste país. Mas vocês fizeram valer a busca por uma sociedade mais justa, a busca pelo reconhecimento da mulher, pela superação da discriminação, do preconceito. E finalmente nós chegamos em 2016 com alguns desses desafios vencidos e superados graças à luta de vocês. Mas outros desafios existem, tão importantes quanto. E que ainda merecem a nossa união e aí não existe a luta apenas da mulher.

Porque chamar a mulher para esta luta e dizer que é uma luta da mulher seria como nós imaginarmos um pássaro que voa com uma asa só. Esta é uma luta das pessoas de bem. E as pessoas de bem, quando eu digo pessoas de bem, eu coloco esta questão acima da questão de gênero, elas estão vestidas com corpo de homem ou vestidas com corpo de mulher na sua passagem por esta terra, na sua experiência humana nesta terra. As pessoas de bem são as pessoas envolvidas com as causas sociais, são as pessoas envolvidas com gente, são as pessoas envolvidas com a justiça, com a promoção do bem. São as pessoas envolvidas em fazer o bem. E aí não há homem e não há mulher. Aí como disse o apóstolo Paulo, não há estes ou aqueles, não há gentios ou judeus, aí existem as almas boas, as pessoas de bem que querem fazer a sua contribuição para evolução da sociedade, para evolução do ser humano, para evolução de todos nós.

E é claro que o papel da mulher é um papel fundamental. Empoderar a mulher não significa apenas votar na mulher, a mulher que vota está empoderada e ela é empoderada na medida em que o seu voto é o voto consciente, que o seu voto é o voto responsável na medida em que ela usa o seu voto para transformar a sociedade, na medida em que ela usa o seu voto para enfrentar a corrupção, a corrupção que é o inimigo número um deste país. A corrupção que sequestra os bens de todos e canaliza para o proveito de alguns. A corrupção que tem sido, deputado Olim, um tema recorrente. E recentemente a Libra, com outras instituições onde nós temos atuação firme e decidida das mulheres, foi às ruas para ajudar a colher assinaturas, para fazer chegar ao Congresso Nacional as dez medidas contra a corrupção. Para fazer com que o Congresso tivesse ouvidos, e de outra forma não teria, se a sociedade não se organizasse, não se mobilizasse, não se manifestasse e não se apresentasse, a sociedade não seria ouvida.

A Libra participou deste movimento e nós temos como um dos grandes desafios desta década passar o Brasil a limpo. E aí são homens e mulheres de mãos dadas. Homens e mulheres juntos, se respeitando, se valorizando, respeitando o caráter, a postura, o compromisso com os ideais e o compromisso com o novo Brasil que só será construído com uma nova política, com um novo modelo de fazer política. E aí é claro que eu preciso me somar a este coral de vozes que aqui já se apresentou, encorajá-las a que nós nos unamos, a que a mulheres se mobilizem. E que as mulheres mobilizadas elejam e sejam eleitas. Que as mulheres mobilizadas participem ativamente deste processo de passar o Brasil a limpo.

Eu caminho para a conclusão desta minha saudação, que eu disse a vocês que seria breve. Mas quando entrega um microfone para um político e para um pastor... Eu vou caminhar para o encerramento. Eu quero aqui manifestar o meu repúdio, quero finalizar a minha palavra manifestando o meu repúdio à declaração do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Todos nós temos um dia que não é o nosso dia, não é? Eu tenho certeza que esse não era o dia dele, este não foi aquele momento de inspiração. Ricardo Barros é filho, Ricardo Barros é esposo, Ricardo Barros é pai, certamente essa foi uma daquelas declarações que se faz no momento de falta de inspiração, de esgotamento espiritual, mental. Mas eu quero aqui manifestar o meu repúdio a esta declaração. E manifestar o meu respeito a todas as mulheres, as mulheres da Libra, as mulheres do estado de São Paulo e as mulheres do meu querido e amado Brasil.

Minha gente, parabéns pelos 40 anos. Parabéns Dra. Guiomar, parabéns à sua geração por ter compreendido e capitado de maneira audaciosa, corajosa e transformado pela sabedoria este sonho em uma realidade. E ter entregue para uma nova geração que capitaneada hoje por uma atuante e competente Marta Lívia Suplicy não lhe envergonha, não envergonha a sua geração. Porque o sucesso de uma liderança é fazer com que a liderança que a sucede vá mais longe do que ela. Parabéns Dra. Guiomar, parabéns Marta Lívia, parabéns Libra, meu abraço, meu respeito, que Deus nos abençoe e que Deus abençoe o Brasil.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Também presentes também a Luiza Nagib Eluf, promotora de Justiça e administradora regional da Lapa; Beth Russo, representando a OAB no Conselho Estadual da Condição Feminina e foi uma das primeiras afiliadas da Libra. Assistiremos agora ao vídeo do deputado federal Álvaro Dias e ao vídeo da Libra de Carapicuíba. Desculpa gente, senador Álvaro Dias.

 

* * *

 

- São exibidos os vídeos.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Para poder falar um pouquinho... Agradecendo Lívia, você vai falar um pouquinho, é isso?

 

A SRA. MARTA LÍVIA SUPLICY - Neste momento, na verdade, eu só gostaria de agradecer a todas as colegas da Libra, as colegas da Unaccam eu gostaria de explicar o que cada pessoa que foi indicada para a nossa homenageada aqui, qual é o papel de vocês nas nossas vidas. Então eu quero dizer, Tininha, eu vou falar todas no nome da Ermantina Ramos que é uma lição enorme, ela fez parte de uma gestão, mas a Ermantina Ramos é uma das maiores lutadoras pela prevenção ao câncer. Então Tininha, no nome de todos os homenageados eu agradeço na sua pessoa, porque você realmente para mim é uma referência de liderança.

Eu gostaria particularmente de agradecer a equipe da deputada Clélia que foi brilhante na pessoa da Glades Reine. Glades, muito obrigada por tudo. A equipe do deputado Fernando Capez e em especial a uma colega nossa que é a nossa diretora política, a Edilene Jacobi que foi quem solicitou essa solene para nós à deputada Clélia. Então à Edilene Jacobi, uma salva de palmas da Libra, muito obrigada Edilene. E a todas as colegas que participaram, a Patrícia Cicarelli, a Marjori Pedra, às colegas que fizeram do dia a dia delas isso que vocês receberam hoje.

Então eu quero dizer para vocês que cada coisa que vocês receberam aqui, teve um dedo das colegas, a Luci, da Libra Ipiranga, que foi cedida pela Vera Machado, muito obrigada, porque eu sei como é trabalharmos da forma que trabalhamos. A Ruth Custódio, a Carol. Gente, no nome destas pessoas eu agradeço a todas. Eu estou falando da organização Ruth, desculpe, da organização desse evento que teve esses nomes. A presença de Votorantim, Valentim, Santana de Parnaíba, Carapicuíba.

Gente, Carapicuíba mais uma vez meus agradecimentos a vocês. Barueri, a todas as distritais da Libra presentes aqui, muito obrigada. Em especial a Gabi, de Campinas, eu não sei porque que a Manu não veio ser homenageada, mas eu gostaria de agradecer porque elas cederam os brindes para as nossas homenageadas. Então isso é uma mostra de carinho.

E quero dizer também que o Shopping Ibirapuera, a pedido da Edilene, da Patrícia Cicarelli, nos cedeu uns brindes para cada uma de vocês que vieram aqui. Aniversário, mas este é um presente simbólico, porque o presente maior que queremos levar para vocês além deste agradecimento pessoal, a todas as pessoas principalmente, à deputada Clélia que fez esta festa para nós, que proporcionou. Uma entidade com 40 anos precisou uma mulher na procuradoria para levantar os movimentos femininos, muito obrigada Clélia.

Então eu quero dizer para vocês, agradecer as belíssimas palavras do senador Álvaro Dias do nosso conselheiro que nós temos a honra de ter no conselho, deputado Roberto de Lucena, deputado federal. E uma pessoa que é muito especial para mim, que é a minha presidente estadual que é a Dra. Marli Lamarca que começou na minha primeira gestão comigo, passou por todos os cargos como eu passei, fomos secretárias, fomos diretoras de comunicação, fomos diretoras de expansão. Marli, muito obrigada pelo seu companheirismo sempre, viu?

Então eu quero dizer que São Paulo, gente, está extremamente representado. Agradeço a Josefina Tolentino que veio de Brasília, linda para homenagear todas vocês. A Regina Lacerda e a todas as colegas que saíram das suas casas para estar aqui conosco, meu muito obrigada. Ao Carlos Santos que através da nossa presidente do comitê de eventos nos ajudou muitíssimo hoje com o motorista. Então quero dizer a vocês que isso é trabalho do coletivo e que o presente maior seja a consciência de vocês da importância de aprendermos, entendermos e discutirmos política e lutarmos por políticas públicas efetivas para nós mulheres, muito obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Apresentaremos agora o vídeo de Carapicuíba, da Libra de Carapicuíba. E quero chamar também a Dra. Kátia Boulos para o nosso certificado.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - E é claro que não poderíamos deixar de dar o certificado de reconhecimento a nossa mais nobre, Marta Lívia Suplicy.

 

* * *

 

- É entregue o certificado.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CLÉLIA GOMES - PHS - Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades aqui presentes, a minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp e das Assessorias Policiais Militar e Civil. Bem como a todos que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 31 minutos.

 

* * *