http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

19 DE AGOSTO DE 2016

049ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 105 ANOS DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS

Presidentes: FERNANDO CAPEZ e ADILSON ROSSI

 

RESUMO

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Adilson Rossi, com a finalidade de "Comemorar os 105 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus". Comenta a questão da dependência química e a importância da igreja no combate ao problema. Manifesta admiração pelo deputado Adilson Rossi. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Tece considerações regimentais sobre a solenidade.

 

2 - ADILSON ROSSI

Assume a Presidência. Agradece ao presidente Fernando Capez, a quem enaltece. Tece elogios ao público presente, que, adiciona, sempre ora pelos parlamentares desta Casa. Solicita uma salva de palmas ao presidente deste Parlamento. Anuncia a apresentação de vídeo sobre a história da fundação das Assembleias de Deus no Brasil.

 

3 - SAMUEL RODRIGUES

Pastor, faz reflexão sobre os 105 anos da Assembleia de Deus neste País. Agradece ao deputado Adilson Rossi pela homenagem à igreja. Convida todos os presentes para fazer uma oração.

4 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação da cantora Kátia Nascimento. Anuncia a apresentação musical do Grupo de Câmara da Osadec - Orquestra da Assembleia de Deus de Cubatão, a quem agradece.

 

5 - MANOEL NASCIMENTO

Pastor, saúda todos os presentes. Ressalta o papel das mulheres na religião. Destaca a importância da solenidade. Faz leitura bíblica.

 

6 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação musical do Octeto da Assembleia de Deus de São Miguel Paulista. Destaca o número de pessoas presentes na solenidade.

 

7 - FELIPE CÂMARA

Pastor, representando o pastor Samuel Câmara, comenta o poder de superação da Assembleia de Deus no Brasil após diversos momentos históricos durante os seus 105 anos de existência. Saúda todos os presentes. Lê oração que, adita, fora a primeira da Assembleia de Deus realizada no Brasil.

 

8 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação musical de grupo de jovens da Assembleia de Deus de São Mateus, e, na sequência, apresentação de música cantada pelo pastor Rafael Rossi.

 

9 - CARLOS ROBERTO SILVA

Pastor, saúda todos os presentes. Destaca o crescimento da Assembleia de Deus no Brasil mesmo após 105 anos de existência. Faz reflexão acerca da importância de Deus no enfrentamento de dificuldades. Afirma que a igreja pertence a Deus e não a seus representantes e dirigentes.

 

10 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Faz apresentação musical, e, a seguir, convida a todos para cantar o "Hino de Número 144 da Harpa Cristã".

 

11 - GEREMIAS DO COUTO

Pastor, realiza uma oração.

 

12 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

 

A SRA MESTRE DE CERIMÔNIAS - Boa noite. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar os 105 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Para compor a Mesa convidamos o deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; deputado Adilson Rossi; pastor Carlos Roberto Silva; pastor Samuel Rodrigues; pastor Josias Silva.

Com a palavra o deputado Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de comemorar os 105 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. A sessão solene só pode ser solicitada por deputado em exercício no mandato nesta Casa. E só pode ser convocada pelo presidente da Casa após autorização do Colégio que congrega todos os líderes partidários. Feito o pedido, ele tramita pelos escaninhos da Casa, passa por vários órgãos internos, depois há uma deliberação para que o presidente possa convocar. Há casos em que sessões solenes são solicitadas e acabam indeferidas. Em outras hipóteses, Marcelo, são solicitadas e autorizadas por maioria de votos. Esta foi autorizada pela unanimidade dos líderes desta Casa.

E não é para menos, ela tem a finalidade de comemorar, como já disse, os 105 da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e todo o seu trabalho maravilhoso de resgate de vidas, de trabalho, sobretudo, com a juventude, para tirá-la das drogas, do vício que leva para o abismo da destruição. E a experiência nos mostra que internação em clínica, medicamentos e trabalho psicológico, nada tem o efeito semelhante a ação da igreja, isso é estatístico. Porque o vício é o desejo, o vício é a vontade. E somente uma força interior muito grande, provocada pelo despertar de uma vontade contrária à do vício, é capaz de libertar das drogas. Sem contar uma série de outros trabalhos feitos pela igreja.

O deputado Adilson Rossi é um deputado respeitado por todos os seus colegas nesta Casa, um deputado que tem sempre um toque de elegância, de distinção, de gentileza, de cerimonialismo nos seus atos; um deputado incapaz de agredir alguém; um deputado que responde, muitas vezes, às provocações normais do parlamento com extrema elegância, e por isso um deputado que está à altura desta convocação. Deputado, eu sou um admirador de Vossa Excelência. Eu tinha, V. Exa. sabe, um compromisso nesse mesmo horário, mas eu não podia deixar de vir proceder a abertura mediante a solicitação de V. Exa., porque V. Exa. é um deputado que se distingue e que tem, por parte deste presidente, o mais profundo respeito.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela nossa TV Assembleia no próximo sábado, amanhã, dia 20, em horário nobre, às 21 horas. Quem tem a NET, se o sinal não cair, como de costume, aperta no 7, está certo? Número bíblico, não é? Número da perfeição. E quem quiser então, canal 7 da NET às 21 horas. TV Vivo, canal 9 e TV Digital aberta, canal 61.2.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos a primeira parte do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Primeira Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Edgar Lourenço, a quem agradeço. Lembrando que não devemos nos voltar para a bandeira durante a execução do hino, uma vez que não há hierarquia entre os símbolos da nação, hino e bandeira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Primeira Seção da Banda do Corpo Musical da Polícia Militar, em especial o subtenente Edgar Lourenço, que regeu o Hino Nacional. A Assembleia Legislativa sempre apoia e sempre apoiará o trabalho diuturno destes heróis da instituição Polícia Militar, que sacrificam, muitas vezes, a própria vida para garantirem a nossa segurança. Contem sempre com os deputados desta Casa, em especial com este presidente e o deputado Adilson Rossi.

Queridos irmãos aqui presentes, nobre deputado Adilson Rossi, pastor Carlos Roberto Silva, meu amigo pastor Samuel Rodrigues, estimado pastor Josias Silva. Sendo uma sessão solene, nós temos que cumprir à risca o Regimento Interno. E o Regimento Interno é um pouco antipático, porque ele determina que quem tem que presidir a sessão, enquanto estiver no plenário, é o presidente da Assembleia. Isto é o que diz a lei, mas não é o que diz a justiça. A justiça determina que quem tem que presidir a sessão é quem teve o mérito, a ideia, a lembrança, a presença de espírito de fazer esta homenagem, deputado Adilson Rossi. Dessa maneira, enquanto eu estiver aqui, por maior que seja a minha emoção e o meu carinho, eu estarei impedindo que a justiça seja feita e que a sessão seja presidida por quem de direito, que é este grande amigo, deputado Adilson Rossi. É por isso que, com as mais efusivas homenagens, sobretudo por V. Exa. ter homenageado esta Casa com essa sessão solene, que eu me retiro desse plenário, mas pedindo uma calorosa salva de palmas ao deputado Adilson Rossi, autor da proposta.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Adilson Rossi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Eu gostaria de cumprimentar todos os presentes nesta nossa sessão solene. E, antes que o nosso presidente se retire, o que para nós é uma perda, quero dizer que gostaríamos muito que o presidente estivesse conosco, aqui, até o final, mas ele já apresentou o que o Regimento impõe. Mas eu gostaria de deixar registrado aqui o carinho com que o nosso presidente, deputado Fernando Capez, tem tratado os evangélicos. Nós temos uma bancada evangélica nesta Casa que tem recebido, por parte do nosso presidente, todo o apoio e todo o respeito em todas as questões que se levantam nesta Casa. E algumas que são intimamente ligadas às questões morais, o presidente sempre tem se posicionado, deixando com que a bancada evangélica tome aqui a sua posição, tome aqui o seu rumo que é natural de nós, evangélicos.

Presidente Fernando Capez é um amigo da igreja evangélica. Acabei a dizer a ele, na sua sala, junto com os demais pastores, que quando nós realizamos aqui a sessão solene comemorando o “Dia do Círculo de Oração”, nós tivemos o cuidado de levantar uma oração especial em favor do presidente e em favor da sua família. Meu querido presidente, saiba que, em muitas de nossas orações, o seu nome está sendo citado e o nome da sua família por este povo que está aqui, que o senhor sabe que é um povo ordeiro, que é um povo pacífico e, mais do que isso, é um povo abençoado. Essas pessoas que aqui estão se levantam pela madrugada para orar a Deus. Aliás, é uma cultura de nós, assembleianos. Portanto, este povo é um povo que ora pelas autoridades constituídas e, em especial, pelo presidente do maior parlamento da América Latina. Assim, eu gostaria de retribuir às palavras carinhosas que o senhor dirigiu à minha pessoa e a este povo que aqui está. E pedir que, agora, nós tivéssemos uma inversão de pauta e aplaudíssemos muito forte o nosso presidente, deputado Fernando Capez.

Dando continuidade à nossa sessão, eu gostaria de convidar o pastor Manoel Nascimento para que compusesse a Mesa conosco, o pastor Manoel Nascimento está, neste presente ato, representando o pastor Alcides Fávaro, que é presidente da Comoespo e da Assembleia de Deus do Ministério do Ipiranga. Portanto, vocês observem bem, nós estamos com uma Mesa muito importante aqui hoje, pastor Carlos. Temos o presidente da Comadespe, temos o presidente da Cieadespel e temos aqui o presidente da Comoespo. Portanto, são três convenções que se fazem representar aqui nesta sessão solene. Eu quero já antecipadamente deixar as minhas palavras de agradecimento.

Eu quero, com alegria também, registrar a presença de outros líderes que estão aqui conosco. Primeiro, eu gostaria de fazer menção da presença do Dr. João de Oliveira Gomes, que representa neste ato o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dr. Dimas Eduardo Ramalho, muito obrigado, leve o nosso abraço e a nossa gratidão ao Dr. Dimas. Também está aqui o pastor Assis, que neste presente ato representa o deputado estadual Gil Lancaster. Pastor Willians, que é pastor presidente da Assembleia de Deus Graça em Cristo, e está neste ato representando um grande amigo, por quem eu tenho um respeito e um carinho muito grande, deputado Márcio Camargo, leve o nosso abraço ao Márcio, é um amigo que eu estimo muito, muito obrigado pastor. Também o pastor José Carlos de Oliveira, que é o primeiro secretário da Cieadespel. Pastor Brunelli Júnior, que é presidente do Ministério São Paulo da Assembleia de Deus, um grande amigo que Deus tem nos dado, muito obrigado pastor Brunelli, sua presença enriquece esta sessão solene. Pastor Levi Agnaldo, secretário adjunto da Comadespe, grande amigo, muito obrigado, pastor Levi. Pastor Rubens Guimarães, que é o presidente da Assembleia de Deus em Cachoeira Paulista, um amigo de longas datas, mais do que um amigo, um verdadeiro irmão, muito obrigado, pastor Rubens. Pastor Geremias do Couto, é escritor, é conferencista, um homem de peso dentro da Assembleia de Deus no Brasil, levando em conta os seus escritos, suas palestras, é um prazer muito grande para nós o recebermos aqui hoje, Pastor Geremias do Couto que vem lá do estado do Rio de Janeiro. Pastor Jesse Sobral, presidente da Assembleia de Deus Betânia em Piracicaba, Deus o abençoe, pastor Jesse, um grande amigo, é uma alegria tê-lo aqui. Pastor Paulo Bespaleque, que é presidente da Assembleia de Deus em Ribeirão Pires, muito obrigado, pastor Paulo, é muito bom tê-lo aqui, o senhor também enriquece esta sessão. Pastor Wellington Teles, que é presidente da Assembleia de Deus Nova Tupinambá, está ali o pastor Wellington, Deus o abençoe, é muito bom tê-lo aqui conosco. Pastor Aderaldo Lobato, que é vice-presidente da Assembleia de Deus do Jardim Augusta, ligada a Cieadespel, Deus o abençoe, representa neste ato o pastor Lisboa, muito obrigado. Pastor Francisco Damião, presidente da Assembleia de Deus em Suzano, Deus o abençoe, pastor Francisco, bom tê-lo aqui conosco. Pastor Leônidas, presidente da Assembleia de Deus em São Miguel Paulista, um homem de Deus, um grande amigo, por quem eu tenho um respeito muito grande, sei que a sua presença aqui, a sua estatura ministerial, certamente dá um peso ainda maior a esta sessão solene. Muito obrigado pastor Leônidas, é uma alegria tê-lo aqui conosco. Pastor João de Jesus Balbino, que está representando o pastor Moacir Paul, de São Mateus. Já chegou? Nós estamos aguardando um grupo que vem de São Mateus. Vocês sabem que atravessar a cidade em uma sexta-feira neste horário não é fácil. Eles mandaram uma mensagem que estavam na 23 de maio, tem mais ou menos uma meia hora, atravessar toda a 23 de maio. Mas daqui a pouquinho nós vamos apresentar o pastor João de Jesus Balbino. Também o pastor Marcelo Freitas, que é da Assembleia de Deus Vila Guarani, bom tê-lo conosco aqui, pastor Marcelo, um grande amigo, Deus te abençoe, uma alegria revê-lo, reencontrá-lo. Estes são os pastores que até agora chegaram, pastor Carlos, ao meu conhecimento, outros certamente chegarão. Se o senhor tiver mais algum nome.

Eu estava olhando aqui, eu estou com um papel na mão, falei: “Cadê o pastor Felipe que não estou vendo?” E ele está aí. Pastor Felipe Câmara, pastor presidente da Assembleia de Deus em São José dos Campos, que hoje vem investido de uma autoridade ainda maior, porque vem representando aqui o seu pai, pastor Samuel Câmara, que é pastor da Assembleia de Deus em Belém do Pará. Aliás, é onde nasceu a Assembleia de Deus, é onde tudo começou, daqui a pouquinho nós vamos ver um vídeo. Pastor Felipe, é muito bom tê-lo aqui, sua presença enriquece esta sessão, e leve o nosso abraço carinhoso, fraternal - sei que o pastor Carlos fará isso depois com mais propriedade - ao querido pastor Samuel Câmara. Muito bom tê-lo conosco, muito obrigado pastor Felipe. Pastor Daniel, da cidade de Itu, Deus o abençoe, pastor, uma alegria tê-lo conosco.

E nós vamos, à medida que a sessão for transcorrendo, apresentando outros pastores.

Pastora Alessandra Rogatis, da Assembleia de Deus do Bom Retiro, Deus a abençoe, pastora, uma alegria tê-la conosco aqui, a sua presença certamente representa todas as mulheres que aqui estão.

Nós vamos dando continuidade à nossa sessão e eu vou neste momento convidá-los para, juntos, assistirmos a um vídeo - ele é muito rápido, alguns minutos apenas, mas ele traz um resumo da história das Assembleias de Deus no Brasil. Portanto, nós vamos assistir a este vídeo.

 

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Este foi um breve resumo do que é a história da nossa igreja, até porque, se ela fosse contada em detalhes, demoraríamos algumas horas, alguns dias, algumas semanas, talvez alguns meses. Mas está aí um breve resumo da história da nossa igreja Assembleia de Deus, nesses seus 105 anos.

Eu gostaria de registrar com alegria a presença do vereador Fábio Moura, que vem lá da cidade de Cubatão, muito obrigado, meu amigo Fábio, muito obrigado pela sua presença aqui, enriquece a nossa sessão. Gostaria também com alegria de registrar a presença do pastor João de Jesus Balbino, pastor João Balbino, que representa o pastor Moacir Paula, presidente da Comadeb, Ministério de São Mateus, muito bom tê-lo conosco, pastor João. O grupo que vem lá de São Mateus, muito obrigado, porque vocês enfrentaram uma maratona para chegar até aqui, nós entendemos isso, o que é atravessar a cidade toda. Mas Deus os abençoe, certamente vocês serão recompensados pela benção de Deus, muito obrigado porque vocês vieram. Que Deus os abençoe e leve o nosso abraço ao pastor Moacir. Eu quero também registrar aqui um grupo que vem da cidade de Cubatão e ressaltar aqui, pastor Carlos, que Cubatão tem estado presente aqui, nas nossas sessões solenes, eu agradeço aos nossos irmãos de Cubatão. Aliás, os meus irmãos, eu sou membro de Cubatão agora, então é bom receber aqui os meus irmãos de Cubatão. Deus os abençoe. E junto com o pastor Carlos Silva estão os pastores da Comadespe e muitos deles acompanhados de suas dignas esposas. E ressalto que está aqui também a pastora Sarah Virgínia Silva e Silva, que é presidente da Comadespe feminina, muito obrigado, irmã Sarah, pela sua presença. A senhora que tem essa responsabilidade de conduzir este trabalho da ala feminina da Comadespe, as esposas de pastores que aqui estão, muito obrigado pela presença de vocês. Os pastores da Comadespe, é impossível apresentar todos eles, bem como os pastores da Cieadespel, é impossível, pastor Samuel, pastor Carlos, nós citarmos todos os nomes, mas é muito bom recebê-los aqui. E mesmo que eu não possa citar o nome de cada um de vocês, vou ter um grande prazer, ainda que eu fique aqui até a meia noite, de me postar aí após esta sessão e dar um abraço apertado em cada um de vocês. Pastores da Cieadespel, pastores da Comadespe, pastores da Comoespo, meus amigos pastores e amigos de Vila Guarani, com quem convivi quatro anos maravilhosos da minha vida, vocês tocam o coração da gente cada vez que nós nos reencontramos. Muito obrigado pela presença de todos vocês aqui.

Eu quero convidar neste momento o pastor Samuel Rodrigues, que é presidente da Cieadespel. Ele fará uma oração neste momento, mas certamente falará alguma coisa em nome da Cieadespel. Pastor Samuel, o senhor tem toda a liberdade, todo o tempo que o senhor desejar, desde que não ultrapasse a meia noite. Esteja à vontade.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Cumprimento-os com a paz do Senhor. Excelentíssimo Sr. Presidente desta sessão solene, deputado Adilson Rossi, meu irmão, meu amigo com quem a tenho tido momentos especiais, não só servindo ao Senhor juntos, mas pela amizade que desfrutamos. A todos os demais presidentes da Comadespe, representante da Comoespo também, pessoas que temos no coração, nossos presidentes. E a alegria de poder estar aqui e dizer que estou muito feliz por este momento, que muitos não avaliam.

Queridos pastores e auditório presente, estamos comemorando 105 anos da nossa igreja. 105 anos. Não foram alguns dias, não foram meses, são 105 anos. Eu gostaria de fazer aqui uma reflexão rápida, com a permissão do Sr. Presidente. Quem tem uma igreja, uma senhora com 105 anos, pode ter certeza, não tem nada para aprender com aquelas que surgiram nas últimas décadas. Temos a tradição, temos a idade suficiente para entender o que o Brasil precisa e o que o povo precisa da parte de Deus para que a nossa igreja continue crescendo. Eu louvo a Deus por este grupo de pastores que aqui estão.

E eu gosto sempre de falar sobre isso, a memória é algo extraordinário. Muita gente já não para mais para pensar no nosso passado, naquilo que vivemos. Eu nasci nos fundos da igreja, na cidade de Araraquara. Meu pai era pastor em Araraquara quando eu nasci. Eu tive a felicidade de, quando garoto, quando criança, ver na minha casa - e eu tinha até um pouco de medo quando ele chegava - o Daniel Berg, isso é uma coisa que eu não consigo esquecer. Ele tinha o hábito de assentar-se, ele dormia rapidamente e roncava, e por isso eu tinha medo dele. Não era porque ele tivesse qualquer outra coisa, não. Isso não apaga da minha memória, a minha preocupação nesta noite.

E eu quero aqui parabenizar o deputado pelo esforço de fazer reunir esta sessão solene, para que possamos homenagear a nossa igreja neste período tão profícuo e abençoado destes 105 anos. Quero aqui apresentar o meu abraço especial, e que o Felipe Câmara possa levar ao senhor seu pai, que pastoreia a nossa querida igreja mãe, onde nós aprendemos a respeitar e honrar, porque a nossa igreja é onde tudo começou. E eu louvo a Deus por isso, louvo a Deus pela vida de todos. E muito obrigado, meus queridos irmãos, por estarem lembrando-se da nossa igreja. Muita gente já está pensando em outras coisas, mas a nossa igreja continua aí. As outras estão vindo, mas a nossa continua na frente. E nós louvamos a Deus por isso. Parabéns a todos os pastores, às igrejas aqui reunidas, a alguns amigos, como o pastor Leônidas e outros. Se eu for citar nomes aqui eu vou muito longe porque eu já estou meio velho neste pedaço, então conheço tanta gente que se fosse citar nome, não é Brunelli? Você não porque você é jovem, mas eu não, eu já sou mais velho. E eu quero agradecer a Deus pelo privilégio de poder estar aqui com vocês.

E neste instante eu gostaria de convidá-los para que se colocassem em pé para um momento de oração. Eu gostaria que vocês refletissem nesta oração sobre a nossa igreja, sobre os destinos da nossa igreja. Gostaria que vocês refletissem também sobre a liderança da nossa igreja. Para que Deus governe, e não que os homens governem. Para que Deus cuide, e não que os homens pensem que são os donos, os proprietários desta igreja, que é de alguém que um dia deu a sua vida na cruz pela sua igreja.

Eu quero relatar aqui, rapidamente, algo que um dia me falaram, já faz alguns anos. Eu estive doente, fui ao hospital, passei a noite doente. No outro dia de manhã eu tinha um compromisso, encontrei o pastor do compromisso e ele disse: “Mas você está debilitado.” Eu respondi: “Passei pelo culto todo e quando foi a noite eu ainda fui para o hospital”. E ele perguntou para mim: “Mas você tem descansado?” Eu falei: “Não, estou correndo atrás das coisas da igreja.” E aí ele me disse duramente: “Samuel, deixe de querer tomar o lugar de alguém que já fez isso. Jesus Cristo morreu pela sua igreja, você não precisa se matar para isso”. Hoje tem muita gente querendo tomar o lugar daquele que remiu esta igreja derramando o seu sangue na cruz do Calvário. Mas é importante que nós possamos refletir, que temos compromisso com a nossa igreja sim, mas é o senhor Jesus quem cuida dela.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Muito obrigado pastor Samuel Rodrigues, é muito bom vê-lo aqui. Eu estive fazendo uma visita ao senhor no hospital., quando o senhor estava lá no momento difícil da vida, mas nós acreditamos que Deus é o Deus do impossível. E vê-lo aqui hoje alegra o meu coração. Que Deus renove as suas forças, lhe dê saúde para que continue por muitos anos fazendo a obra de Deus. Esta é uma sessão solene, mas ninguém está impedido aqui de demonstrar a sua vibração. Nós temos liberdade para adorar a Deus nesta sessão solene.

Vocês estão vendo que lá atrás há uma manifestação de alegria, há uma outra sessão acontecendo ali, uma sessão nobre no outro plenário desta Casa. E nós, aqui, temos motivos ainda maiores para demonstrar a nossa alegria, Nascimento. Estamos celebrando 105 anos de história debaixo da proteção do Senhor. Portanto, nós temos liberdade para adorar a Deus aqui. Use desta liberdade, esta Casa que é a Casa do povo, este plenário hoje se transforma em um santuário onde Deus está sendo honrado e está sendo glorificado.

Nós vamos ouvir agora a Kátia Nascimento, ela vai louvar a Deus, vai cantar a música Salmos dos Salmos.

 

A SRA. KÁTIA NASCIMENTO - A paz do Senhor a todos os presentes. É um prazer muito grande usar esta oportunidade para entoar um louvor de adoração ao senhor Jesus.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Nós passaremos a ouvir neste momento o Grupo de Câmara da Osadec, que vai executar duas músicas.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Olha, muito obrigado por este presente que vocês nos deram hoje. Rubens, Deus te abençoe, muito obrigado aí ao Grupo de Câmara lá de Cubatão.

Vocês conhecem a letra do hino“Canta minha alma, canta ao Senhor”. Certa vez alguém disse a seguinte frase: “Quando os meus cabelos estiverem brancos e a minha voz não mais atender os impulsos do meu coração, direi à minha alma: ‘Louve ao Senhor’.” Vocês traduziram muito bonito isso aqui. Que Deus os abençoe, muito obrigado pelo esforço que vocês fizeram para estar aqui. O galardão virá das mãos do Senhor, com toda a certeza. Muito obrigado.

Nós vamos ouvir neste momento o pastor Manoel Nascimento, ele vai fazer uma leitura bíblica, mas certamente estará também se pronunciando, meu querido Nascimento, amigo do coração. Estará se pronunciando em nome da Comoespo, ele que representa hoje o pastor Alcides Fávaro, que é o presidente da Comoespo. O senhor tem a palavra pelo tempo que desejar, desde que não passe de meia noite.

 

O SR. MANOEL NASCIMENTO - Até a meia noite. Eu quero saudar esse douto plenário que passou a ser, a partir do momento que se iniciou essa sessão solene, a casa de Deus, com a santa e gloriosa paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém?

Como disse o nosso querido presidente, aqui nós estamos no lugar de adorar a Deus. Se transformaram aquelas discussões em outras, para, juntos, glorificarmos e bem dizermos o nome santo do Senhor. Em agradecimento a uma data tão importante, que tem feito em nossas vidas coisas maravilhosas. Trago aqui a saudação do nosso querido pastor Alcides Fávaro, um decano das Assembleias de Deus, que tem dedicado a vida e todo seu esforço para conduzir tão brilhantemente esta convenção que é a Comoespo.

Quero saudar a Mesa aqui, nosso querido pastor Adilson Rossi. Deputado é apenas um título que logo, logo ficará aí. Mas vai estar escrito em algum lugar desta Casa, deputado Adilson Rossi, como vocês já puderam ver, mas tem o lugar que vai estar escrito como os nossos nomes, que será para sempre, que é lá nos céus. Saúdo também o nosso querido pastor Josias, eu quero saudar toda a Mesa. Pastor Josias, também um decano. E o nosso presidente de honra, sempre presidente, eu saúdo toda a Mesa Diretora neste momento.

Quero também saudar, representando aqui as mulheres, minha querida irmã, pastora Silmara, no nome de quem eu saúdo todas as mulheres aqui neste plenário. E quero pedir uma salva de palmas às mulheres em nome de Silmara. E sabe por que, pastor Adilson, quero também dizer das mulheres? É que as mulheres são mais. Nós vimos a irmã ali falando em língua. Mas que negócio é esse, que história é essa de falar língua diferente? Mas foi através de uma mulher que o Senhor usou para que nós chegássemos a 105 anos, para falar aqui de uma mulher. E vimos que muitos discípulos, quando Jesus estava prestes a ser crucificado, acompanhavam. Na hora da crucificação, todas as mulheres estavam lá. Viu, minha senhora, dos discípulos, apenas João, não é isso pastor Leônidas? Só João. Mas as mulheres estavam lá. Sabe por que irmã Silmara? Porque elas vão até o fim.

Eu quero também dizer da alegria de poder estar aqui, junto com os amados irmãos, comemorando uma data tão importante. Nasci nesta Assembleia de Deus, meus filhos nasceram nesta Assembleia de Deus, minha esposa e minha família fazem parte daquele livro da história das Assembleias de Deus, do qual eu tenho o privilégio de estar aqui esta noite com o pastor Geremias do Couto. Pastor Geremias cujo pai, pastor Joaquim, também um dos pioneiros desta obra, batizou a minha esposa. Então, a felicidade é muito grande. Eu poderia dizer, Felipe Câmara, que quando nós, no passado, recebíamos o batismo do Espírito Santo, nós queríamos correr pela igreja, falar, dizer ao mundo, batismo com o Espírito Santo. E nesta noite você pode gritar aqui hoje e dizer: “Bendito seja o nome santo do Senhor.” Porque aqui hoje é a nossa casa.

Então amada irmã, amados irmãos, eu quero aqui ler um Salmo, rapidamente, porque nós queremos ouvir e temos muita coisa bonita para ver aqui hoje, como esse som que ainda vai lá dentro da nossa alma, que nós acabamos de ouvir aqui. Eu vou ler um Salmo conhecido, que é um dos primeiros que nós aprendemos quando frequentávamos a escola dominical, desde a nossa tenra infância. E que nos trouxe, quando aqueles missionários chegaram naquela cidade, na nossa casa mãe - tão bem cuidada pelo nosso pastor, Samuel Câmara, que recebe o nosso abraço também. O que vou fazer aqui, quem vai cuidar de mim? Eu não sei falar a língua, eu não tenho nada. Como vai ser a nossa vida?

E aqui, para encerrarmos, eu quero ler o Salmo 23 que diz: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes, leva-me para junto das águas de descanso, refrigera a minha alma”.

E o pastor Samuel Rodrigues, naquelas noites de hospital.

“Mas ele está aqui, refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, eu não temerei mal algum porque tu estás comigo. O teu bordão, a tua vara, o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa na presença dos meus adversários, unge-me a cabeça com óleo, o meu cálice transborda. E a bondade e a misericórdia certamente me seguirão por todos os dias da minha vida. E habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.”

Não somos merecedores, não, mas aqui estamos para agradecer aquele que nos amou primeiro. Que Deus nos abençoe e que possamos cada dia mais glorificar e mostrar ao mundo, 105 anos, não são 105 dias, é uma história que, realmente, se confunde com a história do nosso país. Nosso muito obrigado, que Deus nos abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Muito obrigado pastor Manoel Nascimento, pelas palavras. Leve o nosso abraço, a nossa gratidão, ao pastor Alcides Fávaro, pela maneira carinhosa com que atendeu ao convite do pastor Carlos Roberto, presidente da Comadespe, e deste humilde servo que fala, para estar conosco nesta sessão solene. Muito obrigado, meu amigo, você é um amigo do coração, leve o nosso abraço ao pastor Alcides Fávaro.

Nós vamos ouvir neste momento o Octeto da Assembleia de Deus de São Miguel Paulista. Vamos ouvi-los em uma apresentação musical que certamente vai tocar não somente os nossos ouvidos, mas o nosso coração.

Eu gostaria, enquanto o octeto se prepara, de registrar a presença do pastor Márcio Oliveira, filho do pastor Moacir Oliveira, que está muito bem representado aqui hoje. Deus abençoe, leve o nosso abraço ao pastor Moacir, obrigado pelo esforço que vocês fizeram de trazer este grupo, de estar conosco aqui. Muito obrigado.

 

O SR. - Queremos cumprimentar a todos os presentes com a paz do Senhor. Quando se fala octeto, a expectativa é contar até oito, sejam vozes, sejam pessoas, e quem já contou e viu nove, é porque esse octeto veio com reforço, por isso vocês estão contando e está dando nove. Amém? Mas com certeza para estarmos aqui esta noite é porque é porque fomos alcançados pela graça. E é dessa graça que vamos falar agora. E se arder no seu coração, você pode manifestar a gratidão ao nosso Deus pela graça a nós concedida.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Eu pediria a vocês que continuassem aqui, por favor. Eu já havia concebido no meu coração que, no ato de justiça, vocês não deveriam cantar apenas uma música, mas duas. Até porque chegaram aqui bem cedo, quase mais cedo do que eu. Mas agora não é nem ato de justiça, é para elevar a nossa alma uma vez mais. Nós queremos ouvi-los.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Eu confesso a vocês que fiquei um pouco preocupado com a realização dessa sessão solene, pastor Carlos, pastor Josias, pastor Samuel, pastor Nascimento, pastor Leônidas, fiquei preocupado com a quantidade de pessoas que nós teríamos aqui. Às vezes nós medimos o evento pela quantidade de pessoas que dele fazem parte. Sem sombra de dúvidas o número de pessoas que nós temos aqui para uma sexta-feira à noite é extremamente importante, considerável, meu querido Jorge, mas mais do que um número, a qualidade dessa sessão, o momento especial que nós estamos vivendo aqui. Eu acho que não há dinheiro, fortuna neste mundo que consiga pagar isso. É um momento muito bom, se vocês toparem nós vamos até meia noite.

Eu gostaria, neste momento, de ouvir o pastor Felipe Câmara. Pastor Felipe, o senhor tem a palavra, jovem pastor, que preside uma bonita igreja no Vale do Paraíba. Não vai falar apenas em nome da Assembleia de Deus em São José dos Campos, mas vai falar em nome da nossa igreja mãe, em Belém do Pará, em nome do nosso pastor Samuel Câmara. Felipe, você tem a palavra pelo tempo que desejar.

Assembleia de Deus de São José dos Campos.

 

O SR. FELIPE CÂMARA - Meus irmãos, a paz do senhor Jesus. Quantos estão felizes nesta noite por estarmos aqui? Você pode levantar a sua mão e dar um glória a Deus bem forte?

Que coisa boa, que rica oportunidade estarmos aqui reunidos para celebrar 105 anos da nossa igreja, uma igreja de origens muito simples, que nasceu no dia 18 de junho. Na verdade, desde 1910 os missionários já faziam um grande trabalho em Belém. Mas no dia 18 de junho de 1911, a nossa igreja oficialmente teve o seu início. E é uma igreja, como foi dito aqui, de 105 anos.

Eu sou um pastor da geração mais recente, da geração mais nova, e de vez em quando nós olhamos um pouco a história, a trajetória de uma igreja que já completa tanto tempo. E às vezes somos até tentados a comparar, a olhar um pouco do que acontece, do que surge. E eu não conheço, eu conheço poucas igrejas no nosso país e no mundo que passaram por duas guerras mundiais e continuam crescendo. Uma igreja que já passou, não sei, talvez quatro ou cinco planos econômicos e continua crescendo e relevante nos nossos tempos. Uma igreja que já superou todos os tipos de crise que o nosso país já passou e vemos este momento muito delicado no nosso país, e eu tenho certeza que nossa igreja vai continuar marchando, triunfante, crescendo, porque essa é a história da Assembleia de Deus nos últimos 105 anos. Ela continua atuante, continua espiritualmente viva.

Eu acho, mais do que nunca, que hoje nós temos a oportunidade de sermos convidados para estar na Casa de Leis, como foi dito aqui, na maior Casa de Leis da América Latina, daquela que é a locomotiva econômica do nosso país. E uma sessão, eu diria, convocada com muita sabedoria por um deputado estadual que é pastor, cantor, fala em língua estranha, cumprimenta com a paz do Senhor, canta hinos da Harpa Cristã, tem algo mais assembleiano do que isso? A nossa igreja continua viva e eficaz há 105 anos e assim será para honra e glória do senhor Jesus. Isso merece um aplauso de honra a essas pessoas, porque nós realmente vemos a mão de Deus.

A Assembleia de Deus tem moldado a identidade dessa nação em mais maneiras do que nós podemos reconhecer. E hoje, estarmos aqui é um sinal disso, de forma que eu, de maneira muito humilde, quero, em nome da igreja em São José dos Campos, trazer o nosso abraço a todos os membros dessa Mesa. Pastor Josias, que honra poder vê-lo aqui e cumprimentá-lo. Pastor Samuel Rodrigues, há pouco tempo estivemos com ele e o pastor Samuel passou por um período, um vale muito difícil de enfermidade, mas que felicidade em vê-lo aqui. Irmão Nascimento, que aqui está representando o pastor Fávaro, nosso irmão lá da Comoespo, lá do Ipiranga também, nossa gratidão. Pastor Carlos também, uma honra revê-lo. Estivemos lá em Belém do Pará e fiquei muito feliz e honrado de receber o convite que aqui está, que preside a igreja em Cubatão e também a Comadespe. E o deputado Adilson Rossi, que é o propositor desta sessão solene que todos nós nos sentimos extremamente honrados e felizes. Trago um abraço da igreja em São José, dos nossos irmãos que aqui vieram, que estão conosco, muito obrigado por estarem conosco.

E do pastor Samuel Câmara, meu querido pai, ele se encontra lá em Belém. Está acontecendo a reunião da Umadenorte, que é a União dos Presidentes de Convenção lá do norte do Brasil, com a presença da Mesa Diretora lá em Belém do Pará, na verdade, anteontem, ontem e hoje. E por razão disso ele não pôde estar presente, mas manda os mais sinceros abraços daquela igreja querida, daquela igreja antiga.

Eu diria, nós não somos antigos, nós somos tradicionais, nós somos mais do que relevantes nesse tempo. E a nossa igreja manda um abraço, lá de Belém do Pará, a cada um dos senhores. Nós celebramos 105 anos e quando eu falo “nós”, embora estando em São José dos Campos, todos nós temos a nossa origem naquela terra muito simples, lá em Belém do Pará. Celebramos 105 anos agora no mês de junho. Não sei se vamos ter um videozinho ou se a gente assiste depois ou agora, vou delegar isso ao presidente da sessão.

Mas em nome do pastor Samuel e da igreja em Belém, eu queria só deixar aquilo que é a minha oração para esse dia, e fazendo eco a primeira oração que foi feita no Brasil por Daniel Berg e Gunnar Vingren quando eles chegaram em uma terra estrangeira sem recurso, novos, solteiros ainda, eles só sabiam falar as seguintes frases, conta a história: “O nosso senhor Jesus salva, ele cura, ele batiza com o Espírito Santo e em breve voltará para buscar a sua igreja.” Aquilo que talvez resume a mensagem que nós temos pregado há 105 anos. Como disse os nossos irmãos que cantaram, simples assim, essa é a mensagem que nos trouxe até esse lugar.

E a primeira oração que foi feita no Brasil, no banco da Praça da República em Belém do Pará, sem dinheiro, dormindo no banco de praça, comendo manga, porque essa é a refeição que é muito abundante lá em Belém, foi a seguinte oração no banco da praça em Belém, a primeira oração do Brasil e a oração é seguinte, que segue: “Manda ajuda Senhor, faz a tua vontade. Nos usa com poder e unção, nos mostra onde devemos ir. Nos dá uma nova revelação, nos usa para fazer missão.” E há 105 anos nossa igreja cresce relevante cumprindo essa missão, fazendo missão nos quatro cantos do planeta.

Eu quero, com muita alegria, devolver a palavra ao deputado, pastor Adilson Rossi. Eu estava aqui olhando enquanto o nosso octeto cantava, eu acho que o pastor Adilson queria pular lá embaixo para cantar junto com eles, a vontade dele era estar cantando ali com os nossos irmãos, mas devolvo, muito obrigado por essa oportunidade. Cumprimento os nossos queridos companheiros. E que Deus abençoe a todos. Receba o abraço da igreja mãe com muito carinho e muita humildade nesta noite. A paz do senhor Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Obrigado, pastor Felipe. Obrigado. Eu não sabia que tinha também um grupo de São José dos Campos aqui, Deus abençoe os nossos irmãos de São José. Muito bom tê-los aqui, obrigado pelo esforço, pelo empenho de virem até nós para nos alegrar. Obrigado pastor Felipe, leve o nosso abraço ao pastor Samuel. Pastor Carlos teve contato com ele esta semana e ele expressou a sua vontade de estar aqui, mas entendemos esta impossibilidade devido a este importante compromisso lá em Belém do Pará.

Mas leve o nosso abraço, nosso apreço, e que Deus use outros homens nesse imenso Brasil para repetir esta primeira oração feita na Praça da República em Belém do Pará. Se essa oração fosse repetida por mais vezes, nós cresceríamos ainda mais do que estamos crescendo. Que Deus abençoe a sua vida, muito obrigado.

Nós vamos ouvir, neste momento, o grupo que veio lá de São Mateus, eu sei do esforço que vocês fizeram. Tivemos alguns percalços no meio do caminho, o ônibus que não chegou na hora certa, o trânsito que é complicadíssimo em São Paulo em uma sexta-feira, mas vocês vieram, e eu sei que Deus irá usá-los neste momento. Então nós vamos ouvir com muita alegria, mas como muita alegria mesmo, o grupo de jovens que veio lá da Assembleia de Deus em São Mateus. Muito obrigado ao Douglas e a todos aqueles que e empenharam para que esse momento pudesse ser vivido por todos nós. Vamos ouvi-los.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Obrigado ao grupo de São Mateus, vocês são heróis. Depois de todo o enfrentamento que vocês tiveram para chegar aqui, cantar com tanta graça, com tanta unção. Só Deus na vida de vocês. Que Deus os recompense muito, muito mesmo. É o nosso desejo.

Nós estamos encaminhando para o meio da sessão. Vocês pensaram que eu ia falar que está caminhando para o final, não é? É para o final mesmo. Nós vamos ouvir agora o pastor Rafael Rossi, ele vai cantar também. E eu quero aproveitar enquanto o Rafael se aproxima aqui para deixar registrado, eu disse aqui que a pastora Sarah é responsável pela Comadespe feminina, um batalhão de mulheres. Eu quero enaltecer o trabalho de uma mulher que só cuida de três homens, mas vale mais do que todo aquele batalhão que a senhora cuida, a minha querida esposa Silmara, cuidar de três homens, eu, Rafael e Fábio. Cadê o Fábio? Não é brincadeira não. Fábio está aí. A gente dá muito trabalho para ela. Deus te abençoe, renove as suas forças. Pastor Rafael.

 

O SR. RAFAEL ROSSI - Cumprimento os amados irmãos com a paz do Senhor. Essa distinta Mesa, esses queridos pastores, que Deus os abençoe. Eu sou a terceira geração, faço parte da terceira geração de pastores da minha família. Meu avô é pastor, meu pai é pastor, que por mera coincidência está presidindo essa sessão. E eu também sou um jovem pastor. E eu louvo Deus porque esta reunião está sendo recheada de louvores maravilhosos. Já ouvimos falar sobre graça, já ouvimos falar sobre o amor de Jesus, já ouvimos falar sobre o poder do sangue de Jesus Cristo. E agora eu quero falar sobre a verdade, a principal verdade da história da humanidade, é que Jesus em breve voltará e nos buscará para morar com ele por toda a eternidade.

Eu creio piamente que a Assembleia de Deus não chegará nem a completar o centésimo sexto aniversário, porque Jesus voltará antes para nos buscar. Quantos têm essa certeza nessa noite? Se você puder, adore ao Senhor comigo.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Glória ao Senhor, autor da nossa fé. Amém? Glória ao Senhor, autor da nossa fé.

Querido, nós vamos ouvir agora o pastor Carlos Roberto Silva, que vai trazer a palavra oficial desta cerimônia. Pastor Carlos Roberto Silva, presidente da Comadespe, e foi uma iniciativa da Comadespe a realização dessa sessão solene. Eu me apresentei apenas como um canal, um servo para que a sessão fosse realizada. Portanto, vamos ouvir com muita alegria, pastor Carlos Roberto.

 

O SR. CARLOS ROBERTO SILVA - Prezados irmãos, a paz do Senhor para todos. Eu quero saudar nosso presidente desta sessão, pastor, amigo e deputado estadual Adilson Rossi, os demais companheiros componentes da Mesa; meu pai, pastor Josias de Almeida Silva; nosso presidente de honra da igreja de Cubatão e também da nossa Comadespe, pastor Samuel Rodrigues, eu quero registrar a grande felicidade de estarmos juntos aqui nesta oportunidade, pelas convenções estarem juntas, também pela sua saúde, vê-lo aqui conosco é uma grande satisfação, a igreja no Brasil tem orado pela sua pessoa.

Pastor Manoel Nascimento, representando o pastor Alcides Fávaro, da Comoespo, os demais membros que estão aqui ao lado da Mesa, meus companheiros da Comadespe, pastor Leônidas, Jesse, pastor Levi, pastor Brunelli, os demais irmãos. Pastor Felipe, aqui representando o pastor Samuel Câmara e representando a igreja mãe, Belém do Pará. E o pastor Geremias do Couto, que eu já disse a ele durante o dia que isso é “deuscidência”, se a gente marcasse talvez não desse certo para o Geremias estar aqui hoje. Veio fazer duas palestras na igreja de Cubatão e logicamente ficou para estarmos juntos aqui. E na pessoa deste eu quero cumprimentar todos os demais pastores aqui representados. Pastor Paulo Bespaleque aqui também.

Quero cumprimentar os grupos musicais que aqui louvaram ao Senhor, a nossa camerata da Assembleia de Deus de Cubatão, que tocou o nosso coração, o octeto de São Miguel Paulista, agradecemos ao pastor Leônidas. Também o conjunto lá de São Mateus. E a Kátia, nora do pastor Leônidas, que também louvou ao Senhor. Eu quero cumprimentar a todos os demais companheiros lá do Ministério de Cubatão, os demais companheiros da Comadespe aqui presentes, as muitas irmãs, esposas de pastores aqui representadas, na pessoa da minha esposa, irmã Sarah, presidente da Comadespe feminina. E da irmã Silmara, esposa do pastor e deputado Adilson Rossi.

Prezados irmãos, hoje é um dia singular, um dia especial. Já ouvimos aqui algumas vezes que não é sempre que se comemora 105 anos de uma denominação. Lembrando que as principais instituições, a partir dos 100 anos, começam a ter um declínio, e a Assembleia de Deus continua grande, pujante e crescendo para honra e glória do nome do Senhor.

Outra coisa - eu não quero me demorar - que me chama a atenção aqui hoje é que nós estamos em um prédio, em um plenário, de um parlamento, mas nós estamos sentindo plenamente a presença do Espírito Santo nesta sessão. Nós aqui já podemos glorificar o nome do Senhor com “Glória a Deus”, com “Aleluia”. Eu já vi muitos chorarem aqui, eu já chorei aqui essa noite com os louvores, com tudo o que nós ouvimos, isso mostra que a Assembleia é de Deus e continua viva. Glórias ao Senhor por isso. Nas palavras do pastor Felipe Câmara, representando a igreja mãe, o vídeo que nós assistimos aqui, a Assembleia de Deus começou com simplicidade. E esta é a nossa marca. A mensagem de Daniel Berg e Gunnar Vingren “Jesus salva, Jesus cura, Jesus batiza com o Espírito Santo e Ele vai voltar para buscar a sua igreja”, essa palavra é eficaz. Posso ouvir um amém?

Essa palavra foi focada e, às vezes, pastor Geremias, nas discussões virtuais, nós começamos muitas vezes a ouvir perguntas e nós queremos saber por que nós não evoluímos nisso ou naquilo. A nossa teologia, a nossa confissão de fé ainda está sendo elaborada a partir do cremos, às vezes um obreiro nosso simples, pastor Natanael, é batizado com o Espírito Santo e com fogo, como nós costumamos falar, e ele não sabe distinguir bem porque ele é armeniano, mas eu pergunto: será que se nós soubéssemos tudo isso, nós teríamos crescido o quanto crescemos? Louvado seja o nome do Senhor. Nós não temos do que nos gloriar a não ser na cruz de Cristo. Você pode adorar o nome do Senhor.

E aquilo que nos faltou em estrutura, aquilo que faltou a Daniel Berg e aos pioneiros, talvez até mesmo em conhecimento, o Espírito Santo foi eficaz. O Espírito Santo fez com que nós chegássemos a todos os rincões dessa Pátria. Há pouco tempo se ouviu dizer, se não tivesse em qualquer vilarejo do Brasil a agência dos Correios, Coca-Cola, máquina Singer e Assembleia de Deus, então o lugar não existe ainda. Por que nós tínhamos condições? Não. Porque o Senhor nos trouxe até aqui. Porque o Senhor nos trouxe até aqui. Porque o Senhor continua em nosso meio e nós estamos aguardando a volta Dele. E uma palavra que toca o meu coração, que eu acho mais bonito.

E agora, pastor Samuel Rodrigues, pastor Manoel Nascimento, como representante da Comadespe, meus pares que aqui estão, pastor Adilson, o senhor é muito feliz.

Eu creio, pode até ser que tenha acontecido em outra situação, mas nos últimos 30 anos, esse é um evento em que eu vejo representadas pelo menos três convenções juntas no estado de São Paulo, e isso é para dar glória a Deus. Nós temos as nossas ACOs, os nossos eventos, mas juntos no evento as três convenções é para glorificar em nome do Senhor. Então eu quero dizer que nós estamos voltando ao princípio, porque a Assembleia de Deus não é propriedade de ninguém, ela é de Deus. Até no nome ela é de Deus. Aleluia.

Eu estou presidente, pastor Samuel está presidente, pastor Fávaro está presidente, mas a convenção só existe por causa da igreja e a igreja não é de homem nenhum, ela é de Deus. E ela continuará a ser de Deus. Glórias ao nome do Senhor.

Então essa reunião, essa sessão solene, é singular e é representativa. E quando eu digo que a igreja é de Deus, eu quero encerrar aqui as minhas palavras, não poderia ser diferente. Eu participo de muitas reuniões de conselhos de pastores, às vezes eu falo uma coisa e todo mundo ri porque as pessoas acham que eu estou brincando, mas eu estou falando sério.

Todos nós sabemos que Deus é amor. Quem concorda comigo diz amém. Todos nós sabemos que nós queremos o Brasil para Cristo. Quem concorda comigo diz amém. Todos nós sabemos que Cristo é a resposta, posso ouvir um amém? Todos nós sabemos que toda a igreja é uma verdadeira casa da benção. Mas quando Jesus vier buscar a sua igreja, vai transformar tudo em uma Assembleia de Deus grandona. Não tem jeito. Aí eu digo que quem não foi assembleiano, presta atenção, quem não é assembleiano já foi. E se não é e nunca foi, um dia ainda vai ser assembleiano.

Alguém diria: “Pastor, o senhor é muito caxias”, meus irmãos, eu já fui do tempo, eu estou com 57 anos, mas me lembro do tempo que falava que o assembleiano era caxias, mas eu nunca vi nenhum assembleiano tatuar no braço o nome do pastor nem da Assembleia de Deus. E hoje eu já vejo igrejas tatuando o nome do pastor no braço, nas costas. Sabe por que nós nunca fizemos isso? Porque nós sabemos que a igreja é de Deus. E aqui quem manda é Jesus Cristo. Ele é o centro da orquestra, é o centro do octeto, é o centro do ministério, é o centro das convenções e tem que continuar sendo, para que se cumpra o que disse o apóstolo Paulo, eu vou falar isso porque o pastor Geremias gosta muito desse versículo e eu também: “Quer comais, quer, bebais, ou façais qualquer outra coisa, faça-se tudo para a glória de Deus.”

Que Deus nos abençoe, que Deus continue abençoando a sua Assembleia e que o nome dele continua a ser glorificado em nosso meio. Amém. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Só aqueles que fazem parte da Assembleia de Deus grandona digam amém. Muito obrigado pastor Carlos, o senhor tem sido um amigo especial e digo isso em relação a mim e a minha família, que Deus abençoe a sua vida, restaure as suas forças cada dia mais.

Nós estamos chegando ao final da nossa sessão solene. Pastor Nascimento disse há alguns instantes aqui para mim: “Essa sessão está parecida com aqueles cultos que a gente não quer que termine, parece que a gente não quer que termine. A gente quer que dure um pouquinho mais”. Mas nós, infelizmente, temos que respeitar o horário, temos que respeitar aqueles que ainda vão se deslocar para as suas cidades, as suas regiões.

Na verdade, eu estou enrolando aqui, não sei se vocês perceberam isso, porque eu estou sendo provocado desde o começo aqui e eu não gosto muito de ser provocado, quando me provocam eu, de repente, entro na provocação. Às vezes eu me dou bem, mas às vezes eu me dou mal. Não sei se eu vou me dar bem hoje. Mas estou sendo instigado aqui a cada instante. Depois, veio o pastor Felipe instigou; depois o pastor Carlos e instigou; o pastor Samuel; depois veio o Cerimonial e instigou. Eu vou cantar. Na verdade, não poderia deixar esse lugar, na condição de presidente, isso é regimental. O presidente só pode se ausentar se tiver um outro deputado para assumir a Presidência. Mas vamos esquecer que é sessão solene agora, vamos achar que é culto. Só um minutinho e já volto. Os que tiverem de acordo permaneçam como estão, os demais se manifestem. Aprovado.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Antes de darmos por encerrado o objeto da presente sessão, eu quero convidar o pastor Geremias do Couto, que ore por nós, para encerrarmos essa sessão, esse culto, na verdade. E logo em seguida estaremos fazendo o enceramento, preenchendo aí ou atendendo as regras regimentais desta Casa, o Regimento desta Casa.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Por gentileza tomem seus lugares um instante.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades aqui presentes. Deixo a nossa gratidão ao presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, que fez a abertura dos nossos trabalhos aqui hoje à noite, deixou aqui a sua brilhante e importante manifestação com relação a esta celebração. Quero agradecer aos pastores que aqui estiveram, e me permitam todos vocês que eu possa fazer este agradecimento em nome do pastor Josias Almeida Silva, que é o nosso referencial aqui, não somente para mim, mas creio que para todos nós pastores. E eu fiquei muito feliz quando via que o pastor Josias, isso trouxe uma satisfação muito grande, pastor Josias, o senhor enriqueceu essa sessão. Muito obrigado, foi muito bom tê-lo aqui.

Quero agradecer aos funcionários desta Casa, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial. E agradecendo o Cerimonial agradeço a Bel e a Andreia que sempre são impecáveis, eu dou um pouquinho de trabalho para vocês. Vocês fazem aqui um roteiro e eu atravesso todo o roteiro. Mas quem sabe um dia eu aprenda, estou no meu terceiro mandato, espero ficar aqui uns 15 mandatos pelo menos e até lá eu aprendo, vamos estar juntos. Obrigado, Bel, obrigado Andreia, vocês são sempre impecáveis, muito obrigado.

Quero agradecer os funcionários da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, das Polícias Civil e Militar. Enfim, agradecer a todos aqueles que vieram. Tenho certeza que embora as horas já estejam um pouquinho avançadas, eu digo isso com relação aos nossos cultos que sempre terminam às 21, eu tenho certeza que a gente ficaria aqui mais um bom tempo. Mas vamos nos preparando. Se o senhor Jesus não voltar ano que vem nós estaremos aqui para comemorar 106 anos da Assembleia de Deus.

Deus abençoe todos vocês, um bom regresso, uma boa noite e que a paz do senhor Jesus esteja no coração de cada um de vocês. Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 24 minutos.

 

* * *