http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

02 DE SETEMBRO DE 2016

056ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 16 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS DESTAQUES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO ESTADO DE SÃO PAULO E AOS DESTAQUES E PERSONALIDADES DO CARNAVAL DE SÃO PAULO

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência a abre a sessão.

 

2 - CELSO SILVINO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Informa que o presidente Fernando Capez convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado Campos Machado, para prestar "Celebrar os 16 anos da Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo e Homenagear os Destaques e Personalidades do Carnaval de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as demais autoridades presentes.

 

4 - IZAURA PANFILI

Presidente da Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo (Adesp), declara-se orgulhosa pela cerimônia. Homenageia diversas personalidades do Carnaval de São Paulo.

5 - KAXITU RICARDO CAMPOS

Presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp), destaca a importância do trabalho dos destaques das escolas de samba. Discorre sobre a atuação da União das Escolas de Samba Paulistanas.

 

6 - IZAURA PANFILI

Presidente da Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo (Adesp), pede salva de palmas ao mestre Carlão, da Unidos do Peruche. Discorre sobre a atuação da Adesp. Pede a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo união em prol do Carnaval de São Paulo .

 

7 - PAULO SERGIO FERREIRA

Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, destaca a importância dos destaques das escolas de samba para o Carnaval de São Paulo. Discorre sobre a relação entre as entidades carnavalescas aqui representadas. Cobra do governo estadual maior apoio a festa popular que é o carnaval. Agradece a todos pela presença.

 

8 - CELSO SILVINO

Mestre de cerimônias, anuncia homenagem, com entrega da Flâmula Comemorativa aos 16 Anos da Adesp, a personalidades do Carnaval de São Paulo, as quais nomeou.

 

9 - IZAURA PANFILI

Presidente da Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo (Adesp), agradece a todos pelas homenagens.

 

10 - FRANCISCO DE OXUM

Babalorixá, discorre sobre sua relação com o Carnaval de São Paulo. Comenta a religião de matriz africana. Saúda a todos os presentes. Entoa oração.

 

11 - NENA CAZITA

Mestre de cerimônias, agradece a diversas entidades e personalidades pela presença. Anuncia a entrega do 1º Prêmio Benemérito do Carnaval Paulistano a personalidades do samba e a destaques carnavalescos. Lê resumo biográfico de cada um dos homenageados.

 

12 - FERNANDO PENTEADO

Fundador da Embaixada do Samba Paulistano, afirma ser gratificante a vida de sambista. Discorre sobre o valor da identidade do samba. Comenta a formação das escolas de samba de São Paulo.

 

13 - IZAURA PANFILI

Presidente da Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo (Adesp), solicita criação, por esta Casa, do "Dia do Destaque da Escola de Samba". Presta homenagem a personalidades que ajudaram na realização desta solenidade.

 

14 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia apresentação musical de Osvaldinho da Cuíca e de roda de samba, com dona Duda Ribeiro e a Bateria da Escola de Samba Amizade da Zona Leste. Anuncia exibição de vídeo com saudação do deputado Campos Machado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

                                                        * * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CELSO SILVINO - Boa noite senhores e senhoras, é com muita alegria que esta Casa, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, os recebe para a cerimônia de sessão solene que tem como finalidade de celebrar os 16 anos da Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo, homenageando os destaques e personalidades do carnaval de São Paulo.

É com muita alegria que nesta noite quem irá presidir a Mesa dos trabalhos, será o Coronel Camilo, ao qual chamamos para compor a Mesa. Também de forma muito eloquente, gostaríamos de receber com uma salva de palmas a presidente da Adesp, a Sra. Izaura Panfili. Chamamos para compor a Mesa a vice-presidente da Adesp, Therezinha Acre de Souza. Chamamos a presidente do Conselho Deliberativo, a Sra. Ida Maria Juliano. Chamamos o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, o Sr. Paulo Sérgio Ferreira. Convidamos o presidente da Uesp, União das Escolas de Samba Paulistana, o Sr. Kaxitu Ricardo Campos. A esta tão magnífica Mesa chamamos o fundador da Embaixada do Samba, o nosso grande amigo Fernando Penteado.

O Sr. Fernando Penteado ainda não se encontra no local, mas daremos sequência aos nossos trabalhos, passo a palavra para o presidente da Mesa, o deputado Coronel Camilo que nesta noite nos acolhe e inicia os trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Obrigado, boa noite a todos. É um prazer recebê-los aqui nesta Casa de Leis, sejam todos bem-vindos, em nome do nosso presidente, deputado Fernando Capez que mandou um abraço a todos e também do nosso grande amigo, deputado, líder do PTB, o nosso Campos Machado que é o proponente desta sessão. Estou presidindo com muita honra e sejam todos bem-vindos.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Fernando Capez, atendendo à  solicitação do deputado Campos Machado, com a finalidade de celebrarmos os 16 anos da Associação dos Destaques das Escolas de Samba do Estado de São Paulo e homenagearmos os destaques e personalidades do carnaval de São Paulo e já de antemão, parabenizo a todos por esta grande alegria que trazem à população de São Paulo.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste domingo, dia quatro de setembro, às 23 horas, pela NET canal sete, pela TV Vivo canal nove e pela TV Digital Aberta canal 61.2.

Neste momento eu convido a todos os presentes para que de pé, possamos ouvir o “Hino Nacional Brasileiro”.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado. Então, mais uma vez, muito obrigado pela presença de todos. Saúdo aqui a nossa Izaura Panfili, presidente da Adesp; Dona Therezinha Acre de Souza, vice-presidente da Adesp; Maria Juliano, presidente do Conselho Deliberativo da Adesp; Paulo Sergio Ferreira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo; Kaxitu Ricardo Campos, presidente da União das Escolas Paulistana; e o nosso Fernando Penteado, fundador da Embaixada do Samba, e agradeço a todos. Uma saudação especial ao nosso tenente Oswaldo Luiz de Souza que como eu, policial militar, e como eu, bombeiro da Polícia Militar, hoje trabalha junto à Adesp. Bacana, fiquei contente em vê-lo aqui, em revê-lo, trabalhamos juntos no corpo de bombeiros.

Passemos a palavra àqueles que falarão um pouquinho sobre Adesp, sobre o samba, sobre essa importante festa que nós temos todos os anos. E mais que do isso, para essas pessoas que ajudam aqueles que irão fazer a festa que é essa associação. Então com a palavra a nossa presidente, Sra. Izaura Panfili presidente da Adesp, esteja à vontade para falar daqui se quiser ou para usar nossa tribuna, como à senhora preferir.

 

A SRA. IZAURA PANFILI - Boa noite, gente, que noite linda, uma noite de gala, uma noite especial ao samba. Eu quero agradecer e cumprimentar o deputado Coronel Camilo, a nossa vice-presidente Therezinha, mais conhecida como Fátima, e a nossa conselheira Ida Maria. Muito me orgulha e acho que todos aqui também pois já começaram ganhando um presente com a presença do nosso presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, o qual rendemos também todas as homenagens, pelos enfrentamentos que tem a cada dia. Muito obrigada Serginho, como carinhosamente o chamamos.

E ainda falo do Serginho, um dia nós recebemos um ofício, enquanto presidente da Vila Maria, que estava escrito assim: “Foi lá que eu aprendi a batucar.” E eu não me esqueci disso, Serginho, eu guardei isso comigo.

Tenho um irmão também para apresentar, que é o presidente da Matriz do Samba. Quando eu entrava lá, meu Deus do céu, eu me tremia toda, porque eu falava assim: “Meu Deus do céu, eu estou aqui na Matriz do Samba, e agora?”. Então vamos aprender.

Kaxitu, muito obrigada por todas as oportunidades, muito obrigada pelo reconhecimento que aquela casa, a Matriz do Samba sempre nos deu, o reconhecimento da Uesp e as palavras de incentivo na época da gestão da Ediléia dos Santos e as palavras de incentivo também que você sempre trouxe a mim, eu só tenho que te agradecer em um momento como esse. Muito obrigada por todo esse reconhecimento.

Em relação à Liga das Escolas de Samba, há um momento muito difícil falando dos 16 anos da Adesp, quando nós fazemos um trabalho voluntário juntamente com outras associações, Amespbeesp e outras associações que trabalham arduamente no carnaval, para que esse espetáculo saia cada vez melhor. Existe começo, meio e fim; a Adesp é o receptivo, a Liga é a grande montagem, a Liga é tudo, a Liga é ali a grande comandante do carnaval; vem a Uesp finaliza, abre o carnaval de São Paulo, nas quatro regiões do bairro o qual, graças a Deus, nós temos uma evolução dos blocos carnavalescos. Fiquei muito feliz por este incentivo que foi dado à manifestação popular.

Fernando Penteado, é isso? Fernando Penteado desculpe-me, eu não o vi. Fernando Penteado é um dos mestres, um grande representante da Embaixada do Samba, o qual rendemos todas as homenagens. Quem somos nós? Quem sou eu aí para falar de Fernando Penteado? A nossa Embaixada do Samba, cuja presidente é a Laurinha, que sempre vem honrando todos os eventos da associação. Eu rendo sim todas as homenagens à Laurinha, em especial a Embaixada do Samba.

 Quero também externar a minha maior homenagem a todas as tias baianas que estão aqui presentes, gente, podem aplaudir a nossa velha guarda, porque elas trazem sempre a benção que a Irmandade do Samba precisa, são as mães do samba. Obrigada às mães do samba por estarem aqui presentes e por trazerem o axé de vocês, a energia positiva. (Palmas.)

 Obrigada a toda velha guarda, a todos os amigos presentes, a todos os carnavalescos pelos quais nós temos todo o respeito, porque são os grandes magos do universo do carnaval, porque são eles os grandes criadores deste grande espetáculo. Então nós rendemos os destaques, principalmente, rendemos todas as homenagens a todos os carnavalescos aqui presentes, sem dizer agora o diamante que nós temos assim guardado no peito, o qual nos fez chegar até o dia de hoje aqui, que são os destaques.

Muito obrigada a todos os homenageados, os destaques das escolas de samba, os quais a Adesp os classificam como patrimônio vivo do cenário artístico do carnaval paulistano, essa é a classificação. Hoje rendemos todas as homenagens a essa gente bamba, a essa gente que faz um grande espetáculo, a essa gente que está sempre à disposição, que está sempre incluída dentro do regulamento do carnaval, que é assim: o destaque está incluído na fantasia, no enredo e na alegoria, então o destaque faz parte sim do carnaval paulistano. Gente, muito obrigada. Eu passo a palavra agora ao nosso Coronel.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, parabéns pelas suas palavras e parabéns a todos que se empenham nesta grande festa que é o samba.

Gostaria de chamar agora o nosso Kaxitu Ricardo Campos, presidente da União das Escolas de Samba para também dar aí o seu recado. Pode usar a tribuna, por favor.

Só para conhecimento de todos e todas sobre as sessões nesta Casa, este plenário é o plenário principal e tem a tribuna onde os deputados utilizam; as sessões aqui só são feitas por autorização do presidente, por isso é que no começo comentamos que o nosso presidente Capez autorizou que fosse feito aqui. Isso é votado pelos deputados e é o mais importante plenário da Casa, é o plenário principal aqui da Assembleia Legislativa que se chama Juscelino Kubitschek e lá é a tribuna que será agora ocupada pelo Kaxitu. Obrigado.

 

O SR. KAXITU RICARDO CAMPOS - Boa noite a todos, a todas, povo do samba, presidente desta sessão, deputado Camilo. Quero também dar o meu salve e o meu cumprimento ao deputado Campos Machado que é o proponente desta sessão e que não pôde estar aqui, mas tenho certeza que, de coração, o deputado também está aqui com a gente. Cumprimento a nossa presidente Izaura Panfili, a vice-presidente  Fátima e a presidente do conselho Dona Ida Maria. Cumprimento todos os membros da Adesp que é a grande liderança dos destaques do carnaval de São Paulo. Quero cumprimentar também o presidente Paulo Sergio Ferreira, presidente da Liga, e ao embaixador mestre do samba, fundador da Embaixada, um dos nossos mestres, Fernando Penteado.

Bom, estou muito feliz de voltar aqui, nós estivemos quarta-feira na posse do Gabi, o qual cumprimento, presidente da Fesec, uma salva de palmas ao grande Gabi, também embaixador mestre do samba. E  como eu disse, Gabi, o samba precisa dos membros da Embaixada, membros da velha guarda também no comando do samba e nós estamos muito felizes com a sua posse quarta-feira aqui, nesta Casa tão importante de leis.

Bom, queria falar da Adesp, que é uma das poucas entidades do segmento do carnaval que não saíram da nossa casa, da União das Escolas Paulistanas, quase todos os segmentos do carnaval de São Paulo saíram da nossa casa, saíram daquela casa simples e humilde da Rua Rui Barbosa. Mas mesmo a Adesp que não saiu dos quadros da União das Escolas de Samba, a Adesp hoje é um dos grandes parceiros que nós temos dentro do nosso carnaval, a liderança da Izaura nesse segmento importante do nosso carnaval, às vezes não tão valorizado.

A minha cruzada no final aqui da minha gestão é contra o preconceito e nós vemos, muitas vezes, que nós sambistas, às vezes, praticamos também o preconceito e os destaques são uma área importante dentro do carnaval, são aqueles membros que ficam lá no grupo especial até mais de dez metros do solo, correndo risco, com roupas pesadas, roupas caras e precisam de toda a nossa atenção e todo o nosso carinho. Assim, como nós temos carinho com as baianas, com os ritmistas, com os batuqueiros, com o mestre-sala e o porta-bandeira, com o pessoal da comissão de frente, velha guarda, também é importante o trabalho dos destaques.

E a Adesp é a congregação, é a união de todos esses destaques para melhoria, para o bem da comunidade dos destaques de São Paulo. A Uesp é parceira, tanto que esse ano nós faremos um seminário, aliás, a Uesp entrará em congresso nos próximos meses, inclusive mudou de data, nós faremos em outubro, mas por conta das eleições no segundo turno, viu Izaura?  Nós faremos no comecinho de novembro, está bem? Tivemos o apoio da Prefeitura de São Paulo, reconhecem a nossa atividade, então nós faremos junto com a prefeitura e faremos pela primeira vez o encontro sobre segurança em alegorias. Então juntaremos todos os destaques, é basicamente os relacionados à comunidade da Uesp, mas está aberto a toda a comunidade do samba. E essa atividade nós estaremos fazendo prioritariamente com a direção da Adesp, que é um resultado, um resultado de vários anos de conversas, de reuniões e nós vimos que é importante cuidarmos dos nossos destaques.

A Uesp como matriz do samba, como a entidade que prepara as escolas de samba e os blocos para o carnaval de São Paulo, vê a importância de fazer uma parceria com a Adesp e acho que essa atividade que faremos em novembro é o final de todo coroamento, de um trabalho de vários anos que temos visto de aproximação, estaremos juntos nesta atividade.

Queria encerrar a minha fala aqui, dou um alerta às autoridades, principalmente do carnaval de São Paulo, a Adesp e os destaques são muito importantes para o carnaval de São Paulo, nós não aceitaremos qualquer recuo na infraestrutura que se tem preparada, os destaques de São Paulo. A Uesp é parceira, está bom, presidente? Nós estaremos juntos e não deixaremos que a Adesp recue um milímetro das importantes instalações, da importante organização que vocês têm no carnaval. Nós praticamente temos vocês como único parceiro no nosso dia no Sambódromo. E por isso você conta comigo, presidente, está bom? Como irmão seu, que você sabe que eu sou, para que não recue um milímetro da infraestrutura que é pequena. Nós sabemos que os recursos e a infraestrutura são muito pequenos, muito aquém das necessidades que vocês precisam, porque vocês nos atendem, vocês são importantes para a organização do carnaval de São Paulo.

Parabéns Adesp, vida longa, e pode contar com a Matriz do Samba sempre. Obrigado gente.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns pelas palavras, Kaxitu, conte conosco também aqui na Assembleia e gostei de ver como profissional de segurança e como bombeiro a preocupação com os nossos destaques. Eu só retorno um pouquinho a palavra a nossa presidente para fazer uma complementação.

 

A SRA. IZAURA PANFILI - Em primeiro lugar eu gostaria de saudar e pedir uma salva de palmas ao seu Carlão, o único cardeal vivo, em homenagem aos 100 anos. Por favor, saudamos e aplaudamos. Muito obrigada, seu Carlão, por essa honraria de nos dar à Adesp e ao mundo do samba a sua presença.

Eu também saúdo aqui o nosso deputado Campos Machado, o qual teve o entendimento e digo a vocês que me emocionou muito as palavras dele quando me ligou e trouxe esse enfrentamento de não poder estar aqui hoje. Eu só posso dizer muito obrigada a Campos Machado por me dar em um momento tão importante, essas palavras, faltando poucos minutos para que pudéssemos estar aqui. Muito obrigada Campos Machado por todo o comprometimento, por deixar seu gabinete à disposição da Adesp e da Irmandade do Samba.

Serginho, eu gostaria de dar até... Passo uma pequena e rapidamente explicação na fala do presidente Kaxitu, apenas um pedido, que você tenha, por gentileza, um olhar, o seu olhar visionário, porque esse trabalho não é a Adesp, esse trabalho que nós fazemos voluntariamente há 16 anos dentro do Sambódromo ele é atendido pela Liga das Escolas de Samba a partir do momento que a Liga credencia a Adesp ela ratifica esse trabalho. A partir do momento que a Uesp também nos credencia e nos dá a possibilidade de desenvolvermos esse trabalho, já é ali uma aliança forte para que tudo dê certo.

Nós temos um enfrentamento dentro do Anhembi neste momento, com algumas mudanças e há talvez uma necessidade de uma carta de reconhecimento da Liga das Escolas de Samba e da Uesp para que possamos, Serginho, atender aproximadamente mais de dez mil pessoas que passam ali durante cinco dias de trabalho, se você fizer as contas. Então esse trabalho não é da Adesp, esse trabalho é da Liga, é da Uesp, esse trabalho é da Amespbeesp, esse trabalho é Cecesp, esse trabalho é da Irmandade do Samba, o qual me orgulha muito o suor é de todo mundo, então Serginho, hoje aqui em sessão solene eu peço a você e a toda a sua diretoria executiva que tem esse olhar para que você coloque suas baianas em um lugar digno, as suas crianças, os seus destaques, a sua velha guarda, a sua embaixada. É um pedido que vem do coração. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, presidente. Agora para continuarmos chamemos ele mesmo, Paulo
Sergio Ferreira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba para que faça o seu pronunciamento.

 

O SR. PAULO SERGIO FERREIRA - Humildemente, Coronel, ficarei sentado aqui, deixo a cordialidade para o nosso grande presidente Kaxitu na plenária, boa noite a todos. Boa noite Coronel Camilo, temos uma grande consideração, somos amigos, nos encontramos em vários eventos. Em nome do presidente Fernando Capez os nossos grandes abraços aos nossos grandes deputados aqui da nossa Casa, essa Casa tão respeitada aqui e que todos consideram com grande respeito, a todos os deputados que nós temos grandes amizades e grandes considerações aqui, em nome dele nossos grandes abraços a esses grandes deputados que fazem um belo trabalho aqui. Boa noite a Izaura, cumprimento a Izaura e toda a sua diretoria aqui;  o meu grande amigo Kaxitu também, presidente da Uesp, e meu grande amigo Penteado, que representa essa grande maravilha que são os Embaixadores do Samba.

Para mim, realmente estou muito feliz aqui ver a Casa linda desse jeito, para você ver que a sua instituição, a Amespbeesp, tem um grande respeito que todo o grande colegiado do carnaval está aqui presente, as nossas baianas maravilhosas, nossas velhas guardas, nossos destaques aqui. Mesmo os destaques são os homenageados aqui, a seriedade do trabalho e reconhecimento são por todos aqui, os grandes segmentos do carnaval estão aqui, as baianas, a velha guarda, os embaixadores, as maiorias das associações, praticamente quase todos os pavilhões aí, sabemos que devido ao evento ser na semana, eu acredito que mesmo os que não estão aqui têm um grande respeito pela Adesp.

Antes de entrarmos nesse caso da Adesp, que é o grande destaque, o qual eu digo que os destaques são o toque final do carnaval, são as últimas pessoas que encantam aqueles carros grandes e alegóricos aí que estão dentro da avenida, às vezes com as loucuras dos presidentes aí chegando até 16 metros de altitude, beirando realmente o pórtico lá com 18, vocês passam e arrancam tinta do pórtico da rede Globo. Então vocês são o toque final do carnaval. Eu costumo falar que aquela correria da semana inteira, vocês colocam os seus costeiros enormes, gigantes, aí vem aquele toque final, vocês com aquelas roupas maravilhosas, encantam, incrementam e terminam o embelezamento das alegorias de cada escola de samba. Às vezes não tão felizes, mas mesmo assim vocês contornam todas as situações lá em cima, porque depois que está lá em cima só por Deus, ali não tem água que chega, não tem banheiro, não tem nada, então vocês realmente são uns heróis, vocês realmente são o grande toque final das alegorias.

Quero colocar aqui, Izaura, você sabe que dentro da minha gestão sempre tentamos conversar com todas as associações, principalmente associações como a sua que nós damos muita credibilidade, então levamos muito a sério quem é sério com o carnaval de São Paulo. Então nós temos uma consideração não só com a sua associação, como com todas as associações que têm seriedade com o carnaval de São Paulo, você pode ficar tranquila que eu sei mais ou menos o que está acontecendo no Anhembi ali. Eu acredito que a dificuldade todo mundo tem e se Deus quiser até 31 de dezembro é a data de validade do nosso grande e ilustríssimo presidente do Anhembi lá, ele vai com Deus. E nada disso também nos afetará no nosso grande carnaval aí, fica tranquila que nós sabemos o que estamos passando. Imagina nós que somos grandes, temos toda responsabilidade do carnaval, já estamos passando isso, imagina... Não desqualifico jamais qualquer associação, mas uma associação com prestígio que você tem, merece toda a consideração não só da Liga das Escolas de Samba, mas como de  todos os governantes e de todos que levam o carnaval a sério.

Eu te garanto que eu sei que falta muito ali, nós sempre tentamos adaptar o máximo, sei que falta... Vocês precisam de mais, é cobertor curto, nós sabemos que é cobertor curto, se puxar para frente descobre o pé, se cobrir o pé descobre a cabeça. Mas a Liga sempre tenta se adaptar com todas as questões, eu acho que a cada ano avançamos, sempre melhoramos a tenda, tentamos conversar com vocês para ver a necessidade e você pode ficar tranquila e tranquilize a todos os seus destaques de que menos do que você já teve você não vai ter, fique tranquila, assegurada que você já tem a Liga com certeza vai assegurar e tentar conversar mais com vocês aí. Como nós já estamos conversando com a velha guarda, com as baianas, com os espaços, nós a cada ano avançamos com o camarote, falta bastante, o Sr. Carlão cobra muito ali o camarote, mas nós, não só a associação da velha guarda, sabemos a responsabilidade que vocês têm com o carnaval paulistano.

Queria também, presidente, aproveitar que o senhor é um grande parceiro nosso, uma pessoa séria realmente da Assembleia Legislativa já que tocamos neste assunto, nosso grande amigo, Campos Machado, também por essa iniciativa com a associação da Amespbeesp e que vocês um dia olhem realmente para o carnaval de São Paulo porque o governador não tem esse olhar que o carnaval de São Paulo é grandioso, que o carnaval de São Paulo é sério como qualquer outro carnaval, tão quanto do Rio de Janeiro ou de outro estado. Então, nós não estamos nos comparando com ninguém, mas o governador também tem que reconhecer que o carnaval de São Paulo faz parte da cidade de São Paulo. Tivemos várias sessões aí... O senhor sabe mais do que eu que a cidade de São Paulo é o colégio eleitoral de maior expressão do governo do estado e no entendimento dele ele acredita, eu acho, que a cidade de São Paulo não faz parte do estado de São Paulo. Pelo menos na parte de carnaval, pelo menos eu acho que na parte de carnaval. Não é uma crítica com o nosso governador, mas ele tem que realmente enxergar o carnaval de São Paulo e tem que enxergar essas associações aqui, que realmente fazem o carnaval de São Paulo se profissionalizar a cada ano.

O carnaval a cada ano que passa se profissionaliza mais, estamos prestes a inaugurar duas Cidades do Samba, com a ajuda da prefeitura e com o grande sacrifício do sambista e da Liga das Escolas de Samba, que vai atender não só as escolas da Liga das Escolas de Samba, mas o grupo da Uesp também. O projeto está bem avançado no Shopping Center Norte, provavelmente até o final do mês de setembro entregarão os novos galpões e até o final do ano, pelo menos 50% dos galpões, 12 galpões se completarão, totalizando em 22 galpões para o grupo um e o grupo de acesso do carnaval paulistano.

Há uma Cidade do Samba, realmente, na Barra Funda, se o senhor aí, que realmente é bombeiro e o bombeiro nos ajudar com o AVCB até o dia 15, entraremos dentro daquela Cidade do Samba onde teremos realmente grandes espaços lá dentro, Izaura. Será um espaço não só das escolas de samba, mas um espaço do sambista, onde não só teremos  a parte de samba como a área de lazer, como vários cursos lá dentro. Então nós teremos que conversar mesmo, porque nós promoveremos várias ações lá dentro, não só de carnaval, mas de vários cursos. Porque hoje ninguém entende o carnaval, eu acho que vocês ouvem uma pergunta: “Como é que eu faço para ser destaque de uma escola?” Quase ninguém sabe porquê vocês são um grupo seleto, que praticamente vão ver vocês dentro da avenida, não é verdade? Só vão ver vocês dentro da avenida. Poucas escolas até têm o cuidado de colocarem vocês em algum canto dentro dos ensaios e tal, mas vocês realmente têm que ter um ponto de encontro, um espaço para vocês. E eu acho que com a chegada dessa Cidade do Samba é uma grande oportunidade de um espaço para a velha guarda, para as baianas, para a Adesp, realmente para os embaixadores, eu acho que nós não temos que atentarmos aos barracões e galpões de alegoria. Vamos abrir realmente esse grande espaço.

Sinto-me orgulhoso aqui de fazer parte dessa Mesa nesses 16 anos, uma homenagem mais do que merecida para todos vocês. Espero que a Adesp continue com essa seriedade e volto a te falar que nós sentaremos bastante depois das eleições, fique tranquila que nenhum direito de vocês será perdido. Vamos ver o que avançamos, não só para os destaques, mas para a velha guarda.

O Carlão sabe e já estava me cobrando, essa semana vou procurá-lo. E eu acho que são esses momentos aí realmente que é ouvindo que procuramos as melhoras, as dificuldades ali realmente são muitas. Temos que atender todo mundo da melhor maneira possível e nós atenderemos da melhor maneira possível, já disponibilizamos a base da Liga para todos vocês, vocês sabem que nós temos aquela base da Liga dentro de 40 dias antes do carnaval e vocês têm que aproveitar mais essa situação.

Parabéns a todos os destaques das escolas de samba. Muito obrigado, realmente, pelo convite e vocês que são destaque, vocês também dentro desse simpósio, vocês têm que tirar a curiosidade também e formarem os destaques do futuro. Porque todos têm uma curiosidade: “Como eu consigo ser um destaque central?” Principalmente vocês que com toda essa crise, com todas essas dificuldades que vocês têm, que todo o povo brasileiro e que o carnaval têm e nem por isso vocês deixaram de investir não só nas suas fantasias, mas o que vocês mais sabem fazer é a criatividade das fantasias. E volto a falar, vocês são o toque final dos carros alegóricos. Muito obrigado, boa noite. Coronel, por favor, cobra o governador que ele tem que reconhecer o carnaval de São Paulo. Obrigado e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Serginho, é um prazer. Nós já estamos muito tempo na estrada, desde que eu era comandante-geral e a Polícia Militar sempre apoiou o samba, sempre apoiou. E o nosso, hoje ministro, prefeito Kassab, na época eu era comandante, ele começou, se eu não me engano, naquela época lá, na Fábrica do Samba, se eu não me engano, na Barra Funda.

Hoje, aqui, fica o meu compromisso de duas coisas, Serginho, pela vontade que você demonstra em ajudar a nossa Adesp. Primeiro, vou conversar com o bombeiro lá para ver o que depende para agilizar o AVCB, que é o Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que é o requisito para o “Habite-se” para poder usar aquele espaço. E eu proponho ao nosso grande amigo, deputado Campos Machado que façamos um empenho junto ao Governo do Estado para maior participação no samba de São Paulo. Devolvo a palavra ao mestre de cerimônia.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CELSO SILVINO - A seguir daremos início as premiações da noite, com a entrega da Flâmula Comemorativa aos 16 Anos da Adesp e para este grande momento eu convido a Sra. Vice-presidente, Sr. Therezinha Acre Souza, para juntamente com o deputado Coronel Camilo fazer as entregas.

A nossa primeira homenageada desta noite é Ananete Aparecida da Silva, porta- bandeira da Adesp; chamamos Rodolfo Néris da Silva, mestre-sala da Adesp; chamamos Eugênio Carvalho Tio, coordenador de casais da Adesp; Marco Antônio Rodrigues de Sales, rei momo pela Adesp; Maria Auxiliadora Cazita de Souza, apresentadora de casais.

 

* * *

 

- São entregues as Flâmulas Comemorativas.

 

* * *

 

A SRA. IZAURA PANFILI - Por favor, Nena, esse é um momento muito emocionante para a Adesp, nosso rei momo, eu quero lhe passar o nosso manto sagrado. Muito obrigada por todos os seus esforços e eu não poderia passar pelos 16 anos da Adesp e não homenageá-lo com o nosso manto sagrado. Muito obrigado Marcão, eterno rei momo. Nena é uma pessoa também muito especial dentro desses 16 anos os quais nas horas mais difíceis ela falava assim: “O que é que você precisa?” Muito obrigada Nena, uma das maiores apresentadoras de casal, aí está a nossa associação da Cecesp que já também a condecorou e eu não poderia passar esse momento sem te homenagear.

Nós, infelizmente, o nosso coordenador de muitos anos, o Eugênio, ele não está presente, mas será entregue porque ele também fez muito a essa associação. Muito obrigada.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - CELSO SILVINO - Chamamos neste momento o babalorixá Francisco de Oxum, que entoará o Hino Africano...

 

O SR. FRANCISCO DE OXUM - Boa noite, Coronel. Boa noite, Sra. Presidente e todos da Mesa. Boa noite meu diretor Penteado. Boa noite a todas e boa noite a todos. Eu sou um estranho no ninho do samba. Aqui tem uma filha de santo minha, de xangô que eu pude visualizar, não sei se a de oxós também está aqui, que eu brigava muito porque a minha casa de Candomblé é ao lado da Escola de Samba Vai Vai. E quando tinha culto no terreiro lá elas não iam, quando acabava o culto do terreiro passavam obrigatoriamente pela Vai Vai para irem para a minha casa, lá estavam todas elas sambando, vestidas a caráter e eu dizia assim: “Puxa, vocês têm tempo para vir para o samba e não tem tempo para vir louvar os orixás?

Notem senhoras, notem senhores, há 12 anos vai o presidente Tobias na minha casa e diz: “Temos um quarto de orixá.” E era uma senhora que ela cuidava que faleceu, dona Nenem. “E o senhor é o escolhido.” Eu disse assim: “Mas eu não entendo nada de samba, o que vou fazer em uma escola de samba?” Mas já com a mágoa das minhas filhas de Santo feitas, iniciadas na casa de samba e não tinha tempo para dançar no tambor do Candomblé. Hoje eu mais uma vez estou a serviço do carnaval, 12 anos servindo a Vai Vai, sendo recebido por todas as agremiações para em conjunto, atos ecumênicos... Como a nossa presidente ali já mandou um recado para mim e que estarei lá, Sra. Presidente, pode me esperar e  assim tem sido.

Agora a Adesp brinda esta minha presença no samba porque inclusive, desculpe-me, eu sei dançar Candomblé, mas não sei dançar samba, coisa que só acontece com baiano preguiçoso como eu. Também tenho aqui uma pessoa que muito me leva para dentro do samba que é o seu Candinho. É engraçado, todo mundo me leva para o samba, Sr. Penteado. Eu devo carregar algum baiano que gosta muito de samba. Inclusive, Sr. Presidente da Associação do Samba do Estado de São Paulo, pode olhar um pouquinho para mim, eu tenho um recado de pé de ouvido para o senhor. Eu disse assim: “Mas não tenho nem intimidade com o homem.” “Mas o senhor vai fazer isso.” A comitiva de dez pessoas me incumbiu de um recado ao pé do ouvido, não vou falar em público.

Vim aqui trazer uma homenagem a todas as pessoas do samba. Só que minha missão hoje aqui é trazer essa homenagem em Orubá, saudar todas nossas cabeças porque nela mora os orixás, tanto para iniciados e não iniciados, tanto para quem acredita como para quem não acredita, todos nós somos do orixá, é a única religião que não precisa você aceitá-la para que você possa ser filho de orixá. Iniciados ou não nós temos orixás. Descendentes ou não de africanos, nós temos orixás. Quem não recebeu a herança direta da África, recebeu da convivência aqui no Brasil. Todos nós temos alguém que já foi da Umbanda, tem alguém que já foi de Catiço, tem alguém que já foi de Caboclo, tem alguém que foi na mesa branca e está lá batendo tambor. Em nome de dona Cleuzir, nossa matriarca mor neste momento aqui quero tomar a benção a ela e tomar benção a todos os senhores e a todas as senhoras. E dizer “Me dê dois minutinhos de pé, por favor, em nome dos orixás.

Essa saudação é ao povo que deixou em nós essa coisa gostosa, essa coisa brejeira que é o samba, que é a nossa alimentação, nossa feijoada, nossa voz, nosso remelexo, nossos batuques, nossos tambores.

 Agradeço também a um telefonema que recebi, um homem tão ocupado ligar de tarde, Celso, nosso deputado ligar de tarde na minha casa e perguntar se eu estaria aqui e se eu precisava de alguma coisa para chegar até aqui. Porque eu estava fazendo coisa pouca para a gente. Eu disse assim: “A casa está tão florida, fiquei frustrado agora com as poucas coisas que eu trouxe, mas eu trouxe.” E ele me ligou. Dê um abraço ao nosso Campos Machado e a dona Marlene em meu nome, viu?

Quis o orixá e quis a Adesp que aqui eu estivesse mais uma vez. Então eu quero rezar duas coisas bonitas para que quando nós sairmos daqui a nossa alegria, os nossos orixás, os nossos antepassados, porque a minha religião é ancestral, ela se preocupa muito com quem já passou, porque quem passou conheci, nós só estamos segurando a bandeira, nós só estamos segurando a marina.

 

* * *

 

- É entoado um canto.

 

* * *

 

O SR. FRANCISCO DE OXUM - Porque estamos na Casa de Leis, eu tinha que reverenciar Xangô. Muito obrigado a todos e a todas, muito obrigado ao senhor e à  Sra. Presidente por este presente. Obrigado. Boa noite, boa festa.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NENA CAZITA - Olá, muito boa noite. Em nome da Adesp eu gostaria de agradecer a presença da querida presidente Solange Cruz Bichara, da Mocidade Alegre. Cadê a So? A idade não permite mais, agora é com óculos. Professor Osvaldo Ruveto Castaneda, assessor da presidência da Associação Ibero Latino Americano Afro Uruguai, os nossos agradecimentos; ao Conselho da Comtur de Guarulhos da área internacional; Liga das Escolas de Samba de São Paulo; Uesp; Fesec; Amespbeesp; Embaixada do Samba; Império dos Baloartes do Estado de São Paulo; Associação da Velha Guarda; Escola de Samba Nenê de Vila Matilde; Acadêmicos do Tatuapé; Escola de Samba Independente; Mocidade Alegre; Unidos de Vila Maria; Rosas de Ouro; Vai Vai; Dragões da Real; Pérola Negra; Unidos dos Peruxi; Boêmios da Vila; Unidos de São Lucas; Leandro de Itaquera; Amizade da Zona Leste; Mancha Verde. Barroca Zona Sul. O nosso agradecimento também à banda do Candinho. Estão aí o presidente Kaxitu e o presidente Serginho. As escolas de samba tanto da Uesp e da Liga se fazem presente. Para finalizar, Tom Maior; Águia de Ouro; Imperador do Ipiranga. Faltou alguma escola? Aonde? Flor de Vila Dalila, os nossos respeitos, boa noite.

Bom, vamos ao que interessa, para entrega do primeiro... Olha, Santa Bárbara, tão pertinho, logo ali. Um abraço em nome da Adesp,  logo ali, não é Fernando? Bem pertinho Santa Barbara, você viajou, não é? Bem, para a entrega do 1º Prêmio Benemérito do Carnaval Paulistano as personalidades do samba e a destaques carnavalescos, convidamos novamente o deputado Coronel Camilo e a Sra. Izaura para fazer a entrega das homenagens. Até que eles cheguem lá nós gostaríamos de agradecer ao Celso Silvino que esteve aqui na tribuna até agora como mestre de cerimônia. Muito obrigada Celso, muito obrigada. Daqui a pouco ele volta.

Há uns currículos aqui pesados, esse pesa até para ficar diante do púlpito falando.

Bom, batizado com o nome de Carlos Alberto Caetano, nasceu no bairro da Barra Funda, onde o samba paulista nasceu. É um dos cardeais e patriarcas do samba de São Paulo e único vivo. Fundador da Escola de Samba Unidos dos Peruche e foi o seu presidente até o ano de 1982. Atualmente é o presidente de honra, presidente da Associação das Velhas Guardas de São Paulo, embaixador mestre do samba paulistano com décadas e décadas no samba de São Paulo, recebeu inúmeras homenagens devido a sua grande importância no meio sambístico, sendo alguma delas a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, Cidadão Samba de São Paulo e o título de Ícone do Samba Paulistano. Recebemos o Sr Carlão, da Peruche.

Eu gostaria de pedir a presença de Osvaldinho da Cuíca. Osvaldo Barro, nascido no paulistano bairro do Bom Retiro. Osvaldinho da Cuíca é considerado sambista completo e maior cuiqueiro do Brasil. É um dos mais laureados sambistas dessa nossa cidade. Embaixador do samba paulistano, primeiro cidadão do samba de São Paulo, compositor, jongueiro, batuqueiro, intérprete, arranjador, produtor, multi-instrumentista, pesquisador do folclore brasileiro e uma das maiores autoridades quando os assuntos são cultura negra e samba paulista. Foi integrante do conjunto Demônios da Garoa e criador da ala de compositores da Escola de Samba Vai Vai que é a sua escola de coração para quem fez inúmeros e inesquecíveis sambas enredos.

Dona Maria Aparecida Urbano, por gentileza, a paulistana de Araraquara, dona Maria Aparecida Urbano, carinhosamente chamada por todos nós de dona Cida, tem larga experiência na área específica do carnaval. Foi carnavalesca, enredista, figurinista, decoradora em várias escolas de samba, palestrante sobre os critérios de julgamento de desfiles carnavalescos, foi também ministradora de cursos para formação de jurados pela Fesec, Liga e Uesp. É escritora e entre outras publicações tem livro sobre personagens do samba, tais como: “Sampa, Samba, Sambista”; “Osvaldinho da Cuíca”;” Mães do Samba, Tias Baianas ou Tias Quituteiras”; e “Quem é Quem no Samba Paulista”. Desde o ano de 2003 é comentarista dos Desfiles das Escolas de Samba do grupo especial no Sambódromo paulistano. Esta é a dona Maria Aparecida Urbano.

Professora Teresinha Zélia, nome de batismo, a nossa querida da Imperatriz Leopoldinense, da cidade do Rio de Janeiro, responsável pela velha guarda da Imperatriz. Teresinha Zélia Pereira Dias é atriz, historiadora das artes e também educadora artística. Elaborou o enredo da escola de samba Sociedade Rosas de Ouro intitulados “Sapoti, a Estrela que Canta”, desenvolvendo a história da cantora Ângela Maria para o saudoso carnavalesco Tito Arantes. A escola sagrou-se campeã. Foi jurada em concursos e atividades culturais em São Paulo e Rio de Janeiro. Exerceu cargos dentro da Escola de Samba Vai Vai, foi chefe de ala departamento social e conselho deliberativo. Professora Teresinha Zélia.

Olha, essa pessoa que eu vou falar, só coloco uma aspa, meu filho que está sentadinho ali desfilou com ela, eu sou Camisa Verde e Branco todo mundo sabe, e desfilou com ela na Vai Vai, Cleuzi Penteado, a Cleuzi Ermínia Rodrigues Penteado. E olha, cuidou do Serginho na escola também, viu? Não foi só o Meninice não, do Serginho também, carinhosamente conhecida como tia Cleuzi, é uma paulistana do bairro da Bela Vista, sambista desde o ventre da mãe, são mais de 70 anos de dedicação ao samba e a Escola de Samba Vai Vai, especificamente na sua ala das crianças, o Vai Vai do Amanhã. No ano de 2002 foi eleita Cidadã Samba da Cidade de São Paulo e Embaixadora do Samba Paulistano. Faz parte da velha guarda da Escola de Samba Vai Vai e uma das matriarcas do samba paulistano, esta é a nossa tia Cleuzi.

Olha, eu vou olhar aqui para ver se resumiram o currículo dele, porque o currículo dele é danado, vou ficar uns dois dias aqui. Vamos lá, deixa eu respirar. Fernando Penteado, este paulistano do bairro da Bela Vista é filho e neto de fundadores do cordão carnavalesco Vai Vai, hoje escola de samba, desfilou pela primeira vez em 1953 com cinco anos, portanto são mais de 63 anos de puro samba. Participou da transição do cordão Vai Vai para a escola de samba quando depois disto pôde demonstrar o seu talento administrativo, organizou a ala de compositores e fez parte da comissão do carnaval da Vai Vai. Além de compositor, exerceu na Vai Vai os cargos diretor, diretor cultural, conselheiro vitalício, diretor de harmonia, é fundador da Fesec, não é padrinho? E também da Liga Independente das Escolas de Samba. Fundou a Embaixada do Samba Paulistano e em 2012 foi eleito Cidadão Samba de São Paulo. Acho que já está bom, Fernando Penteado.

Duda Ribeiro, bom, agora o coração até apertado, porque tem que ler o currículo e tem que tomar conta do coração também. Casal Gabi e Vivi. Gabriel de Souza Martins e Venézia Martins. Eu acho que estou tremendo mais do que os dois. Ele batizado com o nome de Gabriel de Souza Martins, ela como Venézia de Almeida Martins, considerados casal soberano do samba e o melhor casal de mestre-sala e porta-bandeira de São Paulo. Antes disso ele era compositor e mestre-sala da Faculdade Barroca Zona Sul, ela era destaque da Escola de Samba Mocidade Alegre. No entanto, foi no Camisa Verde e Branco que marido e mulher se tornaram o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, convidados então pela presidente Magali dos Santos. Em 1993, 94 e 95 foram convidados para abrir o carnaval do Rio de Janeiro representaram o estado de São Paulo e receberam os troféus: Maravilha da Liga das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro bem como o título do Casal do Século. Vivi foi idealizadora do projeto Cisne do Amanhã, Gabi é um dos fundadores da Amespbeesp, Associação dos Mestre-Salas, Porta-Bandeiras e Estandarte do Estado de São Paulo, que há anos vem dando cursos de preparação a novos casais e também embaixador de samba, e de quarta-feira para cá, presidente da Federação das Escolas de Samba de São Paulo, a Fesec, Gabi e Vivi.

Quando nós chegamos a minha sobrinha falou assim: “Eu conheço ele.” Maurício Pina. Natural do município de Getúlia, estado de São Paulo, é hair style de profissão. Completa em 2017 30 anos de desfile como destaque, o intercâmbio cultural entre São Paulo e Rio de Janeiro. Homenageado com o troféu Adesp de carnaval, troféu nota dez do jornal “Diário de S. Paulo”, troféu RZD. Maurício Pina tem como tradição sair do abre-alas das agremiações como personagens de enredo. Hoje desenvolve um estilo próprio de caracterização que ele próprio deu o nome de estilo Maurício Pina. Em total harmonia e integração com a alegoria e desenvolvimento da leitura do enredo a  Adesp o classifica como patrimônio vivo do cenário artístico do carnaval paulistano na qualidade de símbolo da transformação dos personagens de enredo, Maurício Pina.

Rita Medeiros Passos Dota. Nascida na capital de São Paulo, é bancária de profissão. Há 20 anos no carnaval paulistano. Começou em 96 desfilando em ala pela Escola de Samba X9 Paulistana. A partir de 2008 descobriu que ser destaque seria a sua essência da vida e começou na própria X9. Em 2014 desfilou na Mocidade Alegre e também em 2015 pela Dragões da Real. Atualmente desfila para essas duas agremiações. Suas fantasias são confeccionadas pelo ateliê Fernando Magalhães. A Adesp a classifica como patrimônio vivo do cenário artístico do carnaval paulistano, na qualidade de destaque de luxo.

Esse aqui também é um peso pesado, viu, Fernando Penteado? Esse que vem agora também é um peso pesado. Vamos lá. João Páscoa Filho, natural da cidade de Ribeirão Preto no Estado de São Paulo, é artista plástico, começou a sua carreira no carnaval em 81 no Rio de Janeiro desfilando em ala pela Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense. Em 87 desfilou pela Vai Vai como destaque no carro abre-alas, tendo ficado na escola por 23 anos, sendo 13 deles como destaque do abre-alas. Durante os seus 35 anos de carnaval, participou dos concursos de fantasias no trecho São Paulo e Rio, onde recebeu vários prêmios. Como destaque desfilou nas escolas de samba: Mangueira, Salgueiro, Viradouro, Vai Vai, Rosas de Ouro, Tucuruvi, Pérola Negra e Vila Maria, entre outras. A Adesp o classifica como patrimônio vivo do cenário artístico do carnaval paulistano na qualidade de destaque de luxo e de tradição, João Páscoa.

Eu a considero a simpatia de todos os destaques, ela devia receber a faixa dos destaques, Miss Simpatia, Ivete Leal Pugliese. Natural da cidade de Franco da Rocha, é empresária de profissão. Há 45 anos no carnaval paulistano, iniciou na Escola de Samba Vai Vai e é onde está até hoje. Como destaque ocupou diversas posições, destaque de chão, estético, lateral e finalmente destaque central. Em 96 aceitou pela primeira vez o convite para desfilar em uma outra agremiação. Assim, para várias outras agremiações de São Paulo foi parar em destaque da delegação da Vai Vai, as Olimpíadas do teatro na cidade de Moscou na Rússia. Foi homenageada com Troféu Adesp e em 2012 recebeu Troféu Nota Dez como destaque de enredo pela Escola de Samba Pérola Negra. A Adesp a classifica como patrimônio vivo do cenário artístico do carnaval paulistano na qualidade tradição, fantasias de luxo e originalidade, em um equilíbrio de magnitude e de excelência.

Lá vem ela, Gigi, a nossa querida da Gaviões da Fiel. Batizada Givonete Arizone dos Santos, a nossa querida Gigi, paranaense da cidade de Primeiro de Maio. Foi conferido esse apelido, Gigi, pelo locutor Osmar Santos. É artesã de profissão, tem 45 anos de carnaval, começou na ala das crianças da Camisa Verde e Branco em 76 foi para a Gaviões da Fiel como rainha de bateria, após alguns anos foi destaque de chão, destaque de composição e destaque central. Desfilou também no Rio de Janeiro, na Mangueira e Unidos de Cosmo. Foi homenageada com Troféu Adesp. Gigi tem como tradição e caracterização de fantasias de luxo de confecção própria. Tem o seu próprio ateliê, sociabilizando várias famílias a obter dignidade através da arte carnavalesca. A Adesp classifica como patrimônio vivo do cenário artístico do carnaval paulistano na qualidade de destaque de luxo e fidelidade ao seu pavilhão como essência de vida. Gigi, da Gaviões da Fiel.

Janete Lopes Aere, natural de Campos de Jordão, contadora de profissão, apaixonada por carnaval, já está há 40 anos no ramo carnavalesco, desde os 12 ainda na sua cidade natal. Na cidade de São Paulo frequentou por 30 anos a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, sendo destaque de enredo, central e fantasia de luxo. Na Tucuruvi também foi coordenadora de destaques, além de desenvolver vários trabalhos sociais. Em 2007 ser destaque da Escola de Samba X9 onde também desenvolveu o cargo de coordenadora dos destaques. Em 2006 desfilou no Rio de Janeiro pela Caprichosos de Pilares. Foi homenageada com o Troféu Adesp do carnaval. A Adesp a classifica como patrimônio vivo do cenário artístico do carnaval na qualidade de destaque de luxo, Janete Lopes.

Vocês sabem que quem olha, quem está acostumado muitos anos a ver o desfile, você olha para o abre-alas da Vai Vai você já visualiza, Almir Alberto. Natural da capital de São Paulo, Almir é digitador de profissão, está há 32 anos no carnaval, iniciou na Escola de Samba Vai Vai onde até 98 como destaque central. Na Vai Vai também diretor de departamento de destaque, tradição de sair no carro abre-alas. De 99 a 2006 foi destaque central na Nenê de Vila Matilde, também diretor do departamento de destaque. Foi homenageado com o Troféu Adesp de carnaval, Troféu Nota Dez do jornal “Diário de S. Paulo” e Troféu SRZD. No Rio de Janeiro desfilou pelas escolas de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Caprichosos de Pilares e Estácio de Sá. Em 2007 voltou para a Vai Vai. A Adesp o classifica com o patrimônio vivo do cenário artístico paulistano, na qualidade de magnífico rei. Almir Alberto.

Osni José Pereira de Oliveira, natural de São Carlos, é empresário, tem 30 anos de desfile de carnaval paulistano, sempre na Escola de Samba Rosas de Ouro. Começou em alas, depois como destaque de chão e finalmente como destaque central. Foi homenageado com Troféu Adesp, foi o idealista para a criação de uma entidade específica para minimizar os problemas dos destaques, nascendo assim a Adesp. Comumente é procurado por outros destaques para conselhos sobre a confecção de suas fantasias. A Adesp o classifica como patrimônio vivo do cenário artístico paulistano, na qualidade de destaque de luxo, Osni.

 

A SRA. - Os senhores, podem aplaudir porque foi ele que teve a ideia de trazer essa associação para nós tentarmos somar mais um pouquinho para contribuirmos com o carnaval e o desenvolvimento do carnaval paulistano. Muito obrigada, Osni, eu não poderia passar os 16 anos da Adesp sem te homenagear em uma Casa no berçário das leis. Muito obrigada, que xangô te abençoe.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NENA CAZITA - Bem, gostaria de chamar agora o último homenageado e dizer que às vezes ele é danado, mas é meu irmão de coração, Francisco Nemer Serene. Conhecido como Dr. Francisco, natural da cidade de Fernando Prestes, cirurgião dentista. Começou a sua trajetória em 78 no Camisa Verde e Branco. Desfilou como destaque em todas as escolas de samba de São Paulo. Há 30 anos desfila no Rio de Janeiro pela Beija Flor, Estácio de Sá, Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel. Participou de concurso de fantasias no Rio de Janeiro e em Jundiaí. Foi por duas vezes premiado como Troféu Adesp, como melhor destaque do carnaval paulistano. A Adesp o classifica como patrimônio vivo do cenário artístico paulistano, na qualidade de destaque de luxo.

 

* * *

 

- São entregues os prêmios. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NENA CAZITA - Eu queria pedir que todos dessem uma salva de palmas a todos esses homenageados que fazem as nossas alegorias muito mais luxuosas e muito mais bonitas com suas roupas, com seus luxos, com as suas penas, com tudo o que eles dedicam a passar noites e noites bordando as suas fantasias para abrilhantar o carnaval da nossa cidade. Eu vou convidar o Sr. Fernando Penteado, fundador da embaixada do samba paulistano a se dirigir ao púlpito para  fazer o uso da palavra em nome de todos os premiados. (Palmas.)

 

O SR. FERNANDO PENTEADO - Boa noite a todos e a todas. Esse me pegou, gente, pelo amor de Deus. É gratificante esses momentos de sambista os quais vivemos. Falo para vocês que eu tenho só uma história para contar para vocês. Como diretores de harmonia, diretores de carnaval, sempre atuamos, os destaques da minha escola sabem disso, mas o que eu pegava no pé deles, o que eu gritava, o que eu falava: “Canta, tem que cantar. Enfia aquela coisa em cima do carro alegórico. Tem que cantar, tem que cantar, tem que cantar.” E eu não queria nem saber, tinha que cantar.

Aí um dia um gogó de gato lá da São Miguel me convidou, cheguei para sair na escola dele, uma homenagem aos grandes sambistas e tinha um carro para eu desfilar. “Eu vou ter que subir aí?” “Vai, você vai ser destaque, você vai subir.” Gente, eu nunca passei tanta aflição em cima daquele carro como passei. Eu falei: “Nunca mais gritarei com os destaques e mandarei eles cantar. Nunca mais, nunca mais.” Porque os senhores realmente são verdadeiros heróis porque tem cada lugar que os senhores têm que subir. E tinha aquele destaque que sobiu, só vou dizer as iniciais: “Onde eu seguro?” “Segura aí no PQP.” Porque às vezes nem PQP tem e tem que segurar, não é isso? Tem que ir ali, tem que sorrir.

Mas enfim, eu digo assim, eu acho que essa noite, dona Izaura, é uma noite ímpar, seu Coronel, é uma noite ímpar para nós sambistas. Porque eu estou vendo aqui que hoje sambista, na sua maioria, eu sei que muitos dos senhores vieram do trabalho, vieram direto para cá, mas eu gosto de ver sambista vestido de sambista, é isso que faz o samba ser forte, é isso que faz o samba ser gargalente.

Eu fico chateado quando às vezes eu chego em uma escola, nem a escola está vestida de sambista e gostamos de estarmos vestidos assim. Por exemplo, até a década de 70 que as escolas tinham só duas cores, ou era preto e branco, ou era verde e branco, o Peruche que era multicor, mas eu gostava de passar e “Vai Vai”, porque eu era preto e branco; “Camisa”, porque era verde e branco. Então essa era a nossa identidade e depois o carnaval com o seu crescimento começou a multicolorir, as escolas de samba começaram a agregar várias cores, mas para se tornar mais bonitas.

Eu lembro que um português no meio do século XVIII, português muito doido, saiu pelas ruas batendo um bumbo, Antônio Francisco Paredes, mais conhecido como Zé Pereira. Saiu batendo o bumbinho dele ali com saudade dos carnavais de Portugal e atrás dele começou a formar multidões. E esse Zé Pereira se proliferou para este Brasil de meu Deus. e essas multidões formavam até o Zé Pereira, cada classe social começou a formar a sua. O sambista começou a descer o morro aqui de São Paulo, começaram também a se organizar, mais exatamente já aqui no século XIX, na Lagoa da Banana, isso quem conta melhor a história é o seu Carlão, começaram a se organizar em cortejo, a partir daquele portuguesinho louco lá. Mas a classe alta, a classe rica, mais abastada, não queria andar pelos meios, aí começaram a sair em seus carros, as suas charangas na Avenida Paulista. O Sr. Carlão está ali me dando um alerta, começaram a formar os corsos e a alta sociedade começou a desfilar ali naqueles carros, jogando confetes, serpentinas, limão de cheiro, aquelas coisas todas e isso foi se agigantando, as escolas de samba foram se formando, foram aparecendo os primeiros carros... muito precários. E esses corsos, esses carros que dessas grandes madames, transformaram-se hoje em grandes carros alegóricos que os senhores tão bem dignificam com as suas fantasias lindas e maravilhosas.

Então vai aqui o meu parabéns a todos vocês, desse humilde sambista, que fico assim, meio constrangido em falar perante o Sr. Carlão, perante Osvaldinho da Cuíca, Gabi, meu pessoal da velha guarda, minha velha guarda que está aqui, minha Embaixada do Samba, enfim, Nenê de Vila Matilde, todas as escolas de samba, gente presente, pelo amor de Deus, o samba é isso. Já dizia Nelson Sargento: “O samba agoniza, mas não morre.” E são esses pequenos frutinhos que nós pomos, porque agora eu vou dizer aqui para a Liga, para o Kaxitu, para a dona Izaura, para nós todos e para quem servir a carapuça, a árvore por mais frondosa que ela seja, por mais bela flor que ela dá, por mais saboroso o fruto que ela nos proporciona, ela dá isso porque ela tem uma boa raiz e preserve as nossas raízes, pelo amor de Deus. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Fernando Pessoa, parabéns.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NENA CAZITA - Eu quero agradecer a presença da Simone Sampaio, rainha da bateria da Dragões da Real. Passo a palavra à nossa presidente Izaura.

 

A SRA. IZAURA PANFILI - Que noite linda gente, eu estou muito feliz. E novamente quero agradecer a presença de todos e me render a todas as homenagens. Eu gostaria que nós pudéssemos ficar de pé um pouquinho e aplaudir hoje, o dia de hoje, a majestade, o samba. Porque todos nós aqui somos homenageados hoje, mas quem nós temos que render todas as homenagens é a majestade, o samba que nos proporciona esses momentos maravilhosos. Muito obrigada, gente.

Evidentemente que a minha fala em nome, é para o senhor, Coronel, deputado. Eu, em nome de Sr Carlão, em nome de todos os embaixadores, da Embaixada, da velha guarda, das baianas, cidadão samba, dos destaques de enredo do carnaval paulistano, peço que já encaminhemos ao deputado Campos Machado e acredito que a Irmandade do Samba que está aqui hoje presente, eles vão se preciso for, assinar, eu não sei, um documento. Mas aqui nós estamos pedindo no dia de hoje uma aliança ainda maior, que é com toda a luta que for necessária, com todos os enfrentamentos, eu acho que toda a Irmandade do Samba aqui presente hoje vai ratificar o meu pedido e evidentemente a minha a solicitação, que é o que mais fazemos.

Deputado, peço honrosamente a esta Casa que é o berçário de leis, que sancione o Dia do Destaque Carnavalesco do Carnaval Paulistano. Não importa a luta, não importa o enfrentamento que vamos ter, sancionando essa lei, nós estaremos homenageando os carnavalescos, as bordadeiras, as costureiras, os serralheiros, todos os artesãos do Brasil, através da produção final que é uma fantasia de destaque. O carnaval é a maior economia criativa do Brasil. E para isso temos que sancionar essa lei. Através desta minha frase que espero um dia que ela fique nos meios, nos Anais da história que é, nós como sambistas temos a missão de preservar o patrimônio cultural e já imaterial do carnaval paulistano.

Gostaria agora de homenagear esta Mesa que nos honrou no dia de hoje. Por favor, a nossa diretoria, ou até mesmo aqui, nós vamos passar o nosso manto sagrado ao deputado e pedir para lançar o dia de hoje. Deputado, essa é a nossa aliança, esse é o nosso manto sagrado que nós fechamos razoavelmente aqui, aliás, nós nunca fechamos, nós só encaminhamos. Obrigada.

À nossa vice-presidente eu quero agradecer toda a inspiração e todos os ensinamentos, Fátima, quem não a conhece no carnaval paulistano. Eu gostaria de homenagear a nossa Ida Maria, a qual ela sempre nos trouxe a mim à razão, afinal, ela é presidente do Conselho Deliberativo que tem que trazer a razão. Obrigada por tudo, minha irmã. Eu quero homenagear Serginho, humildemente com o nosso manto sagrado. E não é política não, porque eu sou uma pessoa honesta e muito transparente naquilo que faço. Eu tenho muito orgulho de passar a você como sambista, independente do seu cargo hoje, esse manto sagrado que foi feito com muito suor e é com muita luta que nós estamos aí tentando somar e tentando aprender com vocês que já chegaram lá. Obrigada, Serginho.

Eu gostaria de homenagear o meu irmão porque agora a gente... Aliás, a irmandade está aqui hoje presente, mas  eu não sei por que viramos irmãos. Porque de repente eu cheguei lá: “É assim, é assim.” E ele falou: “Calma, não perca sua fé, não perca sua guerra. Nós estamos aqui para somar, Izaura, pode entrar que a casa é sua.” Obrigada Kaxitu. Obrigada, obrigada mesmo. Salve a Matriz do Samba.

 

O SR. KAXITU RICARDO CAMPOS - Posso falar um pouquinho, gente, é rapidinho. Obrigado minha querida irmã, estamos juntos sempre. Isso aqui não é meu, isso aqui nós vamos dividir com as 63 que são sócias da Uesp e as dez pleiteantes que querem entrar na nossa casa. Obrigado, viu?

 

A SRA. IZAURA PANFILI - Nós temos aqui no nosso homenageado da noite e evidentemente além da homenagem eu tenho que te entregar em nome dos 100 anos de samba o nosso manto sagrado que estaria aqui representando o samba. E eu não poderia passar essa história, eu preciso de uma flâmula, porque eu não posso passar a história só para finalizar sem agradecer uma pessoa que eu cheguei e falava assim: “Solange, eu não tenho condições, mas eu preciso que o samba esteja presente para reverenciarmos o carnaval de São Paulo.” Ela falava assim: “Pode deixar, a morada do samba vai chegar lá.” Muito, muito obrigada por sempre me receber, por sempre me acolher, por tudo o que você fez, por apresentar o nosso Troféu Adesp de carnaval, por falar “estamos junto”. Solange, por favor. Nós entregamos a você o manto sagrado porque você faz sim parte da nossa história.

Muito obrigada a todos os presidentes, a todos aqueles que sempre receberam não só a Adesp, mas como todas as associações do carnaval de São Paulo, com todas as portas abertas. Obrigada pela benção meu pai, Francisco de Oxum, obrigada por tudo, obrigada a todos, gente. Solange, é nosso manto sagrado, muito obrigada viu, por tudo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Vamos nos sentar. Parabéns a todos os homenageados nesta grande noite. E neste momento nós assistiremos a roda de samba com a dona Duda Ribeiro, ela não veio. Então vamos passar para a bateria da Escola de Samba Amizade da Zona Leste. Vamos a mais uma modificação. Osvaldinho da Cuíca no lugar da Duda Ribeiro primeiro, antes da bateria.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns  ao nosso Osvaldinho da Cuíca. Ele usará a palavra um minutinho. Então mais uma vez uma salva de palmas para o Osvaldinho da Cuíca. E chamemos agora a nossa bateria da escola de samba Amizade da Zona Leste. (Palmas.)

 

O SR. - Boa noite a todos. Esta é a Escola de Samba Amizade da Zona Leste, é uma grande honra estar aqui fazendo parte desse evento e digo à Izaura que esse trabalho que você tem feito em prol do samba é muito valioso. Tudo bem, Izaura. Vamos lá então? Comecemos aqui com o nosso hino e depois vamos seguir aí com a programação. Vamos lá, batucada.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. - Tomamos a liberdade, Izaura, de fazer uma exaltação à Adesp, letra do nosso presidente Camilo e arranjo da nossa ala musical. Vamos lá então? Ficou mais ou menos assim.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado à bateria da Zona Leste. Camilo, fica aqui, Camilo. Agradeço à bateria da Zona Leste.

 

A SRA. IZAURA PANFILI - Camilo, obrigada por tudo. Por todos os chamados da Adesp. Muito obrigada. Obrigado, bateria.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Obrigado a todos. Pessoal, antes de encerrarmos vou pedir um minutinho de atenção. Passemos um vídeo de agradecimento do nosso deputado Campos Machado. Só mais um minutinho. Proponente desta sessão, nosso deputado Carlos Machado.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Uma salva de palmas ao nosso deputado Campos Machado. (Palmas.)

E agradeço aqui mais uma vez a nossa presidente Izaura da Adesp e esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a presença de todos e todos que colaboraram para o êxito desta sessão.

Está encerrada a sessão, uma boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 10 minutos.

 

* * *