http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

05 DE SETEMBRO DE 2016

057ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO CURSO DE LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES HUMANAS DO PROFESSOR MAURO VIANNA

 

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

RESUMO

1 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, com a finalidade de "Comemorar os 50 anos do Curso de Liderança, Comunicação e Relações Humanas do Professor Mauro Vianna". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - JUÉLIO FERREIRA DE MOURA

Ex-presidente da OAB Piracicaba, tece elogios à atuação parlamentar do deputado Roberto Morais. Discorre a respeito da contribuição do professor Mauro Vianna para sua carreira. Afirma a relevância social do trabalho do docente. Ressalta a qualidade do curso ministrado pelo professor.

 

3 - J. DUARTE PASSARINI

Comunicador social e empresário, aborda sua trajetória profissional junto ao professor Mauro. Faz elogios à postura ética e didática de Mauro Vianna. Aponta aspectos positivos do curso de Comunicação.

 

4 - NIRA GOBBO

Secretária executiva do professor Mauro Vianna, discorre acerca da relevância da atividade de ensino no Brasil. Convida o público presente para entoar, junto a ela, a bandeira do curso de Comunicação.

 

5 - PRESIDENTE ROBERTO MORAIS

Fala sobre seu histórico como parlamentar. Pontua a crise econômica e política atual do Brasil. Mostra-se satisfeito com a homenagem prestada ao professor Mauro Vianna. Comenta o trabalho realizado pelos deputados nesta Casa. Anuncia a entrega de uma placa em homenagem ao professor Mauro Vianna.

 

6 - MAURO VIANNA

Professor, lê a placa recebida. Agradece pela realização da solenidade. Lê texto a ele dedicado pelo deputado Roberto Morais, na ocasião de sua formatura. Tece elogios ao parlamentar. Discorre acerca de episódios de sua infância. Declara-se persistente e corajoso.

 

7 - PRESIDENTE ROBERTO MORAIS

Analisa positivamente a trajetória profissional do docente. Considera Mauro Vianna visionário e versátil, pela inovação e relevância do curso por ele criado e ministrado. Congratula o professor pelo Jubileu de Ouro do curso. Disserta a respeito dos profissionais formados por meio dessa iniciativa. Relembra homenagens já recebidas pelo docente. Enfatiza o título de cidadão piracicabano, por ele conquistado. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino de Piracicaba". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Morais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Boa noite a todos. Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Como já nominadas as nossas presenças ilustres, o professor Mauro Vianna; Dr. Juélio Ferreira de Moura, ex-aluno do curso, ex-presidente da OAB Piracicaba; J. Duarte, comunicador social e empresário; Nira Gobbo, a secretária executiva do professor Mauro Pereira Vianna; mais o Neimar, que nos acompanha na Mesa, ao lado, e também o Gilberto Menezes, que é assessor do deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, a sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Fernando Capez, atendendo à solicitação desse deputado com a finalidade de comemorarmos os 50 anos do curso de liderança, comunicação e relações humanas do querido professor Mauro Pereira Vianna.

Comunicamos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia dez, às nove da noite, pela NET canal 7, pela TV Vivo canal nove e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - O hino é tão bonito que merece ser tocado duas vezes. Justificaram as ausências o professor Marco Antônio Zago, que é da Universidade de São Paulo, a USP. Muito obrigado pela justificativa.

Também justificaram a ausência nesta sessão solene o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, nosso ex-companheiro de Assembleia, deputado Dimas Ramalho; Samuel Moreira, secretário-chefe da Casa Civil do Governo Alckmin; o secretário de Gestão que agradece o convite e cumprimenta o professor Mauro Vianna; Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Estado de Segurança Pública do Governo Alckmin; o deputado Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Governo Alckmin; o atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o deputado Cássio Navarro, que faz parte da Assembleia Legislativa, e também o deputado Estevam Galvão.

Para fazer uma saudação ao seu ex-mestre, mas sempre amigo, eu convido o querido amigo Dr. Juélio Ferreira de Moura, ex-aluno do curso de liderança, ex-presidente da OAB de Piracicaba e reconhecido agora como decano da nossa OAB.

 

O SR. JUÉLIO FERREIRA DE MOURA - Digno Roberto, meu amigo de dezenas de anos, orgulho de Piracicaba pelo seu trabalho junto ao município, e agora pelo seu trabalho dentro desta Casa que representa o anseio de todo o estado progressista trabalhador de São Paulo. Você sabe, permita assim dizer, pela nossa amizade, o respeito, admiração que temos pelo seu trabalho, pela sua relação com a comunidade e por representar efetivamente aquilo que nós cidadãos, nós eleitores, esperamos dos nossos eleitos. Você é uma representação, neste momento difícil por que passa o País, a nação, o estado e o município. Tenha sempre o agradecimento e o reconhecimento de toda a população.

Amigos presentes, colegas, alunos, parentes do meu amigo, do meu mestre, do meu professor Mauro Pereira Vianna. Este é o momento de alegria para todos nós. Neste momento em que esta Casa pública reconhece o valor inestimável do mestre, do companheiro e do amigo que todos nós temos e podemos desfrutar da amizade em dezenas de anos também. Há 40 anos, quando iniciei minhas atividades de advogado, fui fazer o curso que foi importante para a minha atividade, para minha carreira. Aos 70 anos, ao encerrar uma fase, ao encerrar uma etapa de vida, voltei a fazer, para que pudesse ter reflexões de valores importantes que o curso traz e transmite.

Meu amigo, meu mestre, meu professor Mauro, só um ser superior em sua infinita bondade pode semear na terra uma pessoa que possa distribuir o seu saber, o seu conhecimento para nós e para todos. Feliz aquele que semeia e semeia os bons frutos que são colhidos por toda a comunidade, por toda a sociedade. Você semeou e, porque é meu amigo, porque é meu irmão, você semeou às mãos cheias. E não são os milhares de alunos que se formaram, são milhares de pessoas que se realizaram tanto no aspecto social, no aspecto humano, no aspecto profissional, quanto no aspecto de vida. Enfim, o seu curso é, sem dúvida nenhuma, uma lição de vida. Tanto assim que sempre recomendo, recomendei aos meus filhos, recomendarei aos meus netos. Por quê? Porque tenho certeza de que é do proveito que se tem que dá o curso a todos nós.

Então, neste momento, nesta solenidade, estamos todos realizados. Realizada esta Casa, realizada esta comunidade, realizado este estado, realizado o professor mestre. E insisto em repetir, sou repetitivo até. Em dezenas de anos, enquanto professor também, enquanto aluno, enquanto mestrando, enquanto formando, nunca vi um curso que pudesse ter duas características fundamentais e essenciais, um conteúdo programático ímpar, que forma vida, forma educação, forma o cidadão. E uma maestria didática ímpar que você mantém, que você conserva. Você, entre as dezenas, sem demérito dos demais, sempre foi, é e será o melhor professor que nós pudemos ter, que nós pudemos conviver e que Deus nos deu de presente.

Assim, convoco a todos nós, neste momento, que agradeçamos ao ser superior por este momento, por esta oportunidade, por este ser humano que Ele colocou em nossos caminhos. Cumprimento todos, agradecendo sempre pelo seu merecimento, pelo merecimento do Roberto e pelo merecimento desta Casa. Que Deus nos proteja a todos, e sempre.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Obrigado pelas palavras, nosso querido amigo Dr. Juélio Ferreira de Moura. Com a palavra, outro querido amigo, como são todos vocês, amigos e amigas que vieram de Piracicaba e também algumas pessoas de fora, J. Duarte, comunicador social e empresário, nesta homenagem aos 50 anos do curso do professor Mauro Vianna.

 

O SR. J. DUARTE PASSARINI - Em primeiro lugar, quero cumprimentar o deputado Roberto Morais, somos amigos há muito tempo. E quero expressar também a minha gratidão em nome de todos os meus amigos, em meu nome, em nome da minha família e dos meus amigos que também participaram desse curso. Muito obrigado a você, Roberto Morais, por ter feito esse reconhecimento ao nosso querido professor Mauro Vianna. Isso demonstra que você é um homem que defende realmente as boas causas e que não se esquece dos nossos talentos e dos nossos valores. Obrigado, Roberto, parabéns por esta iniciativa.

Quero pedir aos meus colegas, para que eu possa representá-los aqui com a minha palavra, que eu possa falar por vocês, porque não falo só por mim. Eu, que tenho acompanhado o professor Mauro Vianna há quase 30 anos, acompanho desde 1987. Então, no ano que vem estarei completando 30 anos acompanhando o professor Mauro. E quero expressar também, de público, a minha gratidão por esse professor. Como o Dr. Juélio já disse, é um professor que dificilmente vamos encontrar outro com tamanha competência, com tanta dedicação, e um professor tão disciplinador que é o que falta muito hoje neste País.

Professor Mauro Vianna, parabéns por ser esse professor que exige disciplina dos alunos, um professor que durante 50 anos nunca chegou atrasado, nunca faltou a uma aula. Nós temos que realmente sentir orgulho desse professor.

A minha vida se transformou. Como eu tenho certeza de que a vida de vocês todos que foram alunos do professor e são alunos atuais, a vida de vocês há de também sofrer uma transformação para melhor. Já fiz o curso, estou fazendo pela sexta vez, oficialmente, mas já fiz por mais dez vezes. Quer dizer, já estou na décima sexta vez fazendo esse curso de comunicação e de relações humanas. E digo que a minha vida se transformou para muito melhor. Eu, que era uma pessoa extremamente tímida... Até quero aproveitar e dizer àqueles que estão nos assistindo que esse é um curso transformador. Eu digo que é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa.

Mais uma vez, parabenizo o professor pelos seus 50 anos de curso. Ele continua com vigor, com entusiasmo, dedicando-se como sempre fez. Continua brilhante como sempre foi. Parabéns, querido professor, Mauro Pereira Vianna, pelos 50 anos. Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Justificaram também as ausências o presidente Matheus Zeler da Câmara de Vereadores de Piracicaba e o vereador Pedro Cruz. Neste exato momento está acontecendo a 49ª Sessão
Camarária, na cidade de Piracicaba.

Também para fazer a sua homenagem ao querido professor Mauro Vianna nos 50 anos do seu curso de comunicação, a querida Nira Gobbo, secretária executiva do professor Mauro Vianna.

 

A SRA. NIRA GOBBO - Boa noite a todos. Nobre deputado Roberto Morais, eu acho que uma homenagem como essa, 50 anos de curso, tenho certeza, o professor Mauro Vianna jamais irá esquecer. Muito obrigada. Dr. Juélio Ferreira de
Moura, professor Mauro Vianna, J. Duarte, assessor do deputado Mendes Thame, meu noivo, futuro noivo, Neimar, Dr. Neimar Butini Nastaro, a todos aqui presentes, alunos, ex-alunos, familiares do professor Mauro Vianna, uma singela homenagem.

Transmitir conhecimentos é fácil para aqueles que têm segurança e gostam do que fazem, amam a profissão e a ela dedicam grande parte de suas vidas. Ensinar é uma arte e, como tal, é uma tarefa reservada para poucos. Poucos, porém privilegiados. E essa arte se apura ainda mais quando o objeto de estudo é o ser humano. A você, mestre, que nos transmitiu conhecimentos nesses 50 anos de curso, a nossa eterna gratidão. E a nossa também compreensão a todos aqueles que se limitaram a ser apenas professores.

E para finalizar a homenagem, gostaria de pedir a todos que se levantassem e repetissem comigo a bandeira do curso:

“Atenção, senhoras e senhores, cessa tudo o que antiga musa canta que um valor mais alto se alevanta. Liderança, coloquemos para sempre uma porta de ferro sobre os dias mortos de ontem e outra porta de ferro sobre os amanhãs nascituros. E vivamos intensamente o maior dom de Deus, o momento presente. Lembre-se, só vencem os que acreditam vencer, persista até o fim, o maior fracasso é o desânimo. Concentre-se.” Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Ao longo dos 17 anos na Assembleia Legislativa, tenho orgulho de representar a cidade de Piracicaba e toda a nossa região. Vocês se recordam quando aqui cheguei, no dia 15 de março de 1999, tínhamos uma árdua missão, estava no meu segundo mandato como vereador na nossa querida Piracicaba. E a nossa cidade, tida como fim de linha de Campinas, há 12 anos não tinha um representante. Confesso, foi muito difícil o início do trabalho na Assembleia Legislativa. Fomos aprendendo a andar primeiro neste lindo e monstruoso prédio, depois junto ao Governo do Estado, a morte de Mário Covas, a posse de Geraldo Alckmin. Fomos para o nosso segundo mandato e hoje sempre aumentando a votação, estamos vivendo já este ano e meio, aproximadamente, do meu quinto mandato como deputado estadual e sempre com uma responsabilidade maior.

Como muito bem colocou o Dr. Juélio, no momento mais terrível de crise política e econômica vivida neste País, o que fizeram com o nosso partido ao longo desses últimos 13, 14 anos, não se faz: treze milhões de desempregados e a classe política definitivamente jogada no buraco.

Mesmo assim, tenho força diariamente, peço para a minha protetora, que é a Nossa Senhora Aparecida, que me dê muita saúde, muita luz, para superar este problema. Quem nos conhece sabe da maneira como eu faço política, a maneira séria e transparente. Com essa mesma seriedade e transparência, ao longo desse tempo, tenho feito homenagem a entidades representativas e a pessoas representativas de Piracicaba e região. Não poderia jamais deixar de homenagear o professor Mauro Pereira Vianna e em nome dele, claro, todos os seus colaboradores, alunos e ex-alunos nesta noite, no maior parlamento deste País.

E quero dizer da minha satisfação. Eu sei das dificuldades. O nosso Regimento não permite outro dia que não seja segunda ou sexta-feira para fazer, neste plenário, onde vocês estão sentados, vocês são deputados por alguns minutos. É neste local que nós votamos terças, quartas e quintas-feiras os projetos do governador, projetos de deputados, aprovando ou rejeitando e, acima de tudo, fazendo aquele papel do legislador, que é fiscalizar o Executivo. É neste plenário Juscelino Kubitschek que nós fazemos as sessões de terça, quarta e quinta.

Agradeço, em uma segunda-feira à noite, sair de Piracicaba, rodar 160 quilômetros. Muita gente madruga amanhã para trabalhar. Sabemos das dificuldades, mas estou extremamente feliz. E fico muito contente quando recebo amigos aqui para que possam conhecer como é o funcionamento da Assembleia. Ainda tem coisa séria na política, por isso sou muito grato a vocês, do fundo do meu coração, pela presença nesta noite de segunda-feira.

Propus até ao professor Mauro: “Professor, vamos fazer no seu belo auditório.” Ele falou: “Não, eu vou fazer na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e vou lotar o plenário Juscelino Kubitschek.” Muito obrigado a vocês que compareceram nesta noite em São Paulo. Como disse, neste momento vamos fazer uma singela homenagem do meu gabinete e da Assembleia Legislativa ao querido professor Mauro Vianna, entregando uma recordação.

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. MAURO PEREIRA VIANNA – “Homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 50 anos do Curso de Liderança, Comunicação e Relações Humanas do professor Mauro Pereira Vianna. Palácio 9 de Julho, setembro de 2016, Roberto Morais, deputado estadual.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Neste momento, com a palavra o querido amigo, o mestre, professor Mauro Pereira Vianna.

 

O SR. MAURO PEREIRA VIANNA - Minhas senhoras, meus senhores, estou tão feliz hoje por esta comunicação que não desejo falar de improviso. Trouxe aqui uma pequena mensagem, porque poderei até chorar. Sou chorão, sou muito emotivo. É muita alegria.

Primeira vez que eu vim a esta Assembleia Legislativa, vim chorar, velar o meu segundo pai, o meu tio que me tirou daquela miséria em Ribeirão Preto quando eu tinha 16 anos de idade e contribuiu muito para a minha educação, o deputado Osni Silveira. Hoje, depois de quase 40 anos, retorno para um dia de alegria, esta homenagem.

Minhas senhoras, meus senhores, autoridades e membros desse conceituado e aplaudido Parlamento, inicialmente, a expressão de meu carinho e reconhecimento pelas cativantes e honrosas presenças de queridos alunos e ex-alunos e de meus queridos familiares, em cuja célula, incluo a minha brilhante secretária, Nira Gobbo.

Esta conceituada Casa de Leis e a você deputado, aplaudido deputado Roberto Morais, parlamentar dos mais brilhantes e éticos, minha eterna gratidão por esta homenagem que tanto me honra e felicita, como também a minha parceira de vida, Maria Lúcia, que lutou incansavelmente pelo sucesso do nosso curso, mas que infelizmente não pôde hoje - acamada, coitadinha - aqui comparecer. Mas mandou um beijo para você e um beijo para todos.

Caro amigo, deputado Roberto Morais, tenho gravado suas palavras a mim dirigidas há cerca de oito anos, em uma formatura de meu curso em que você foi paraninfo. Ei-las, veja se você se recorda: “Parabéns a este homem singular, exemplo de determinação de nossa gente e da criatividade do povo brasileiro. Obrigado professor Mauro Vianna pela sua contribuição para o desenvolvimento de nossa Piracicaba e de nosso País ao criar essa verdadeira fábrica de líderes. Como reconhecimento desse seu trabalho, professor, torno público, neste momento, que em 2016, ao completar 50 anos, o curso de liderança e seu criador serão homenageados em sessão solene pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.” Recorda-se de suas palavras, deputado? Que beleza. E olha, cumpriu tudo direitinho, que beleza.

E agora os senhores e as senhoras presentes poderão indagar: “Por que você, professor, repetiu as palavras que o nobre deputado Roberto Morais pronunciou há quase dez anos?” Respondo: Para comprovar, mais uma vez, o que é raro em nossos dias, cumprir o prometido. Roberto Morais, íntegro e inatacável homem público, brilhante e aplaudido comunicador social, jamais deixou de cumprir o que promete ou prometeu, em sua radiosa existência sempre voltada a prestigiar, elevar e valorizar o seu semelhante. Para ele, bela família, e aos parlamentares desta Casa, peço uma vibrante salva de palmas. Obrigado.

Para finalizar minhas palavras, um conselho do filósofo a todos nós: “Atrelemos os nossos carros de nossas vidas às estrelas, atirando ideias de esperanças para frente e lutando até o fim de nossos dias para concretizá-los. E se lá não chegarmos, meus queridos amigos, pelo menos teremos lutado, fazendo desta pequena vida uma vida digna de ser vivida, porque a vida é curta demais para ser pequena. Entendam isso, sejamos sempre ativos, pouca importa a idade. A felicidade é água corrente e não poça de água estagnada. Nunca fiquem estagnados, que é isso, pouco importa a idade. Mesmo doente, lá o que seja, continue trabalhando, trabalhando, mesmo que seja em sua casa, mas trabalhe.” São princípios de vida que me guiaram desde a infância quando perdi meus pais, com seis anos de idade.

Não queira saber da minha tristeza. Aos seis anos de idade perder pai e mãe. Mãe com apenas 22 anos e pai com apenas 26 anos. Fui criado pela minha avó até os 11 anos, quando minha avó morreu. Essa foi a pior morte para mim, a de minha avó. Aí, me sortearam: “Quem vai ficar com o Maurinho?” Sofri muito, sofri muito em Ribeirão Preto, uma cidade de que não tenho saudade nenhuma. Em um porão em Ribeirão Preto eu chorava. Eu tinha inveja de meus 40 primos que podiam falar: “Pai, mãe...” E eu não podia pronunciar esses nomes. Não tinha roupa, não tinha nada. Sofri demais, mas nunca desisti. São princípios de vida que me guiaram desde a infância, quando perdi meus pais com seis anos de idade, mas jamais a fé, a perseverança, acreditando sempre na inesquecível e inquestionável realidade que só vencem os que acreditam vencer.

Hoje, mais do que nunca, considero-me um vencedor nesta homenagem, sem dúvida alguma: chegar aqui aos 50 anos com persistência, coragem, vontade, energia. A vocês todos, um beijo. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Compromisso tem que ser cumprido, não é professor? Muito obrigado.

Nesta solene noite, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o maior parlamento estadual do País, rende suas homenagens e reverencia o trabalho de um homem que como poucos reúne tanto conhecimento e tem a sabedoria de compartilhar ensinamentos, familiares e pessoas há mais de 50 anos. Este homem é o querido amigo professor Dr. Mauro Pereira Vianna. Propus esta simples, mas justa e merecida homenagem como deputado que representa a nossa cidade, a nossa região. Mas estou aqui também como um profissional de imprensa que acompanhou e vivenciou boa parte dessa importante história.

Professor Mauro Pereira Vianna que possui os títulos de advogado, economista, contabilista, jornalista e professor universitário. Também, na verdade, ele é um artista e um visionário. Artista pela sua atuação multifacetada, desde jovem, os palcos, filmes, novelas, rádios e livros. Sua versatilidade é incrível. Visionário, pois em 1966, há exatos 50 anos, teve a iniciativa pioneira no nosso País de desenvolver e oferecer um curso que envolve conceitos de liderança, administração, comunicação e relações humanas. O que muitos estudam e tentam explicar para ter uma vida de sucesso hoje considerando que o emocional, as atitudes e a maneira de se relacionar são fatores fundamentais para o sucesso em quaisquer setores. O professor Mauro Vianna já alertava e orientava sobre essas questões há exatos 50 anos.

O curso de Engenharia Humana, Liderança, Administração, Comunicação e Relações Humanas, criado e ministrado pelo professor Dr. Mauro Pereira Vianna, celebra este ano o seu jubileu de ouro, e de forma ininterrupta. A cinquentenária edição do curso, sempre realizado na nossa querida e amada Piracicaba, começa em março e segue até o dezembro deste ano. O curso é responsável direto pelo sucesso e formação de mais de 15 mil pessoas de várias cidades do estado de São Paulo. São muitos líderes administrativos, gestores e profissionais de destaque do mercado de trabalho, como políticos, professores, médicos, empresários, engenheiros, advogados, entre outros.

Um abraço à querida Maria Lúcia Vianna, sua esposa; aos filhos, Maurinho, a Maria Lúcia, a nora; a Ana Cristina; ao meu mestre de cursilho em Piracicaba, que aqui está, querido Hugo, meu orientador, já trabalhando junto o nosso cursilho de Piracicaba; a Tânia,;a Luiz Alberto Lacreta; a filha Maria Lúcia; a todos seus netos e a essa família que nós amamos de paixão.

Como eu disse, natural de Ribeirão Preto, professor Mauro Vianna já foi homenageado algumas vezes. Em 1989, recebeu da Câmara de Vereadores - onde eu comecei, dei meu primeiro passo como político na nossa cidade -, o título merecido de Cidadão Piracicabano. Agora, a homenagem é da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta Casa sabe reconhecer homens e instituições de valor. Por isso, nesta solene noite rende esta justa e merecida homenagem ao nosso querido professor Dr. Mauro Pereira Vianna e a sua imensa e importante trajetória profissional. Parabéns, querido amigo Mauro Pereira Vianna.

Eu agradeço ao assessor do deputado Mendes Thame, muito gentil, que me ligou de Brasília. Gilberto Menezes está aqui e está levando, inclusive, o nosso discurso e o do professor Mauro, e o Thame vai ler lá no Congresso Nacional amanhã.

Neste momento, peço que fiquem em pé para cantar o querido hino da nossa querida Piracicaba.

 

* * *

 

- É executado o Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Marquinhos vai carregar a placa, não é Marquinhos?

Comunicamos, mais uma vez, que esta sessão solene está sendo transmitida pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia em Piracicaba, canal da oito da NET, neste sábado, dia dez, às nove da noite. E pela NET, canal sete, pela TV Vivo canal e pela TV Digital Aberta, canal 61.2, no próximo sábado a partir das 21 horas.

Queria agradecer à minha assessoria, aos funcionários da nossa querida Alesp, ao Cerimonial, àqueles que nunca mediram e não medem esforços para o brilhantismo dessa sessão. E mais uma vez agradecer, em nome do professor Mauro Vianna, a toda nossa Mesa e a todos vocês que vieram de Piracicaba e também da região nesta noite de segunda-feira. Para nós, como eu disse, é motivo de orgulho recebê-los na Assembleia.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece a todos que aqui estão e que participaram conosco da solenidade. Agradeço também à Imprensa, à Secretaria Geral Parlamentar, à TV Legislativa, às Assessorias da Polícia Civil e Polícia Militar, bem como a todos aqueles que com as suas presenças sempre colaboraram para o êxito desta sessão.

Em nome de Deus, está encerrada a sessão que homenageou os 50 anos do Curso de Liderança do querido professor Mauro Pereira Vianna. Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 45 minutos.

 

* * *