http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

09 DE SETEMBRO DE 2016

058ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ORDEM DA ESTRELA ORIENTE

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Prestar homenagem à Ordem da Estrela do Oriente". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - FABIANA DE LUNA

Guardiã jurisdicional das Filhas de Internacional, faz breve histórico da entidade paramaçônica Filhas de , fundada por uma integrante da Ordem da Estrela do Oriente. Discorre sobre os objetivos da entidade, centrados na educação de jovens, e sobre os valores morais e cívicos que norteiam sua atuação. Ressalta a importância do relacionamento próximo entre a Ordem da Estrela do Oriente e as Filhas de .

 

3 - ANA CAROLINA PAGE PINTO

Grande ilustre preceptora adjunta da Grande Assembleia da Ordem das Meninas do Arco-Íris, fala sobre as virtudes que devem transparecer na vida de uma integrante de sua Ordem. Acrescenta que a entidade procura estabelecer o papel da mulher na sociedade. Julga que as diversas ordens constituem uma grande família.

 

4 - MAHASSENE SALLOUME RICCI

Grande oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, discorre sobre a Ordem da Estrela do Oriente, uma instituição paramaçônica internacional destinada às mulheres, fundada em 1850. Relaciona os propósitos da entidade, sendo que o principal é proporcionar a união da família maçônica. Faz histórico da presença da Ordem no Brasil, descrevendo sua estrutura organizacional. Relata as ações sociais dos capítulos que fazem parte da entidade. Expõe os valores morais e éticos que servem de base à Ordem da Estrela do Oriente. Cita verso de Mário Quintana.

 

5 - LUCIANO RIOS

Secretário estadual das Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo e do Grande Oriente do Brasil, afirma que a Ordem da Estrela do Oriente é fundamental para a família maçônica. Informa que a Ordem é a mais antiga entidade paramaçônica existente. Destaca a criação da Casa de Apoio aos Pacientes com Câncer, uma iniciativa da instituição. Parabeniza a Ordem da Estrela do Oriente pelas ações empreendidas a favor da sociedade.

 

6 - LUIZ FERNANDO AGUIAR SARMENTO

Secretário das Relações Institucionais da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, representando o grão-mestre, manifesta sua admiração pela Ordem da Estrela do Oriente. Elogia o trabalho feito pela entidade em parceria com as Meninas do Arco-Íris, que considera benéfico à sociedade brasileira.

 

7 - JOÃO ALVES DE MAGALHÃES NETO

Digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, declara que a Ordem da Estrela do Oriente está à disposição desta Casa de Leis para a execução de trabalhos conjuntos. Afirma que hoje é um dia de festa. Explica que os valores da Ordem se baseiam em cinco heroínas, as quais servem de exemplo às suas integrantes.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de homenagem ao Sr. João Alves de Magalhães Neto, digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

9 - JÚLIA CELINA PEREIRA MACHADO

Digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, expressa sua satisfação por comemorar o Dia da Ordem da Estrela do Oriente neste Parlamento. Agradece pela realização desta homenagem. Detalha o funcionamento da entidade. Informa que o lema da presente gestão da Ordem é "Só o amor constrói". Chama a atenção para o compromisso assumido com o crescimento da instituição e do projeto social de apoio aos pacientes com câncer. Considera esta iniciativa a maior das realizações da Ordem da Estrela do Oriente. Revela seu orgulho por pertencer à Ordem. Entrega comendas da Ordem da Estrela do Oriente ao presidente Fernando Capez e ao Sr. Clóvis Messias, assessor do grão-mestre adjunto do Grande Oriente de São Paulo.

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de homenagem à Sra. Júlia Celina Pereira Machado, digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Faz notar as ações sociais encabeçadas pela Ordem da Estrela do Oriente. Comenta que a instituição busca edificar o caráter das pessoas e ensiná-las a exercitar o amor ao próximo. Enfatiza a importância da realização desta solenidade. Opina que é a Ordem da Estrela do Oriente que presta homenagem a este Parlamento, com sua presença. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

* * *

 

- Abre a sessão a Sr. Fernando Capez.

 

                                                       * * *

O SR. PRESIDENTE -  FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sempre sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de prestar homenagem justa e oportuna à Ordem da Estrela do Oriente. Anunciamos na Mesa principal dos trabalhos, Sra. Júlia Celina Pereira Machado, digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, a quem eu peço uma calorosa e respeitável salva de palmas. E como mesmo entusiasmo, vamos saudar augusta presença do Sr. João Alves de Magalhães Neto, digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Ainda compõem como extensão da Mesa principal dos trabalhos, Luiz Fernando Aguiar Sarmento, pedindo palmas ao final para todos, por gentileza. Luiz Fernando Aguiar Sarmento, secretário das relações institucionais da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, representando o grão-mestre desta grande loja; Denise Aparecida Honorato Morais, past grande matriarca e suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas; Armando da Silva Filho, past grande patriarca e grande secretário das entidades paramaçônicas da Grande Loja do Estado de São Paulo; Odivaldo Siviero, past grande patriarca; Célio José de Morais, past grande patriarca; Gislaine Maria Ribeiro da Silva de Magalhães, grande mãe conselheira da grande Assembleia do Estado de São Paulo da Ordem do Arco-Íris; Ana Carolina Page Pinto, grande ilustre preceptora adjunta da grande Assembleia da Ordem Meninas do Arco- Íris; Mahassene Salloume Ricci, grande oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Luciano Rios, secretário estadual das paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo e do Grande Oriente do Brasil; Wagner Marcelo Bulgarelli, grande secretário adjunto das ordens paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo; Andrea Feliponi Garcia, representando o deputado estadual Itamar Borges; e o nosso sapientíssimo irmão, Clóvis Messias, assessor do grande mestre adjunto do GOSP, a quem saúdo também como meu irmão, no sentido afetivo da palavra, grande amigo. Peço a todos uma salva de palmas. (Palmas.)

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente com a finalidade de prestar homenagem à Ordem da Estrela do Oriente.

Comunicamos a todos os presentes que, por nossa solicitação, esta sessão solene esta sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia já no próximo domingo, depois de amanhã, dia 11, às nove horas da noite, em horário nobre, como só pode acontecer com uma ação solene dessa natureza. Quem tem a NET, nove horas da noite, quem tem a NET, se o sinal não cair, como de costume, é só sintonizar no sete. Quem tiver a TV Vivo, canal nove e TV Digital Aberta, canal 61.2.

Neste momento, aproveitando a augusta presença da nossa Polícia Militar, sob a regência do subtenente Edgar Lourenço, peço a todos para, em pé, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço à nossa gloriosa Polícia Militar, à banda e em especial ao subtenente Edgar Lourenço. Esta Assembleia apoia o trabalho da Polícia Militar, reconhece o inestimável valor, se solidariza com todos aqueles heróis que tombaram defendendo a sociedade paulista. Contem sempre com o apoio dos 94 deputados desta Casa, esta gloriosa instituição, a Polícia Militar. Muito obrigado.

Também aqui está presente o Felipe Farah, representando o deputado Salim Curiati, que tem 88 anos e 11 mandatos. É deputado undecacampeão desta Casa.

Tenho a honra, neste momento, de passar a palavra a Sra. Fabiana de Luna, guardiã jurisdicional das Filhas de internacional, que o nosso Cerimonial a oriente.

 

A SRA. FABIANA DE LUNA - Excelentíssimo deputado Fernando Capez, presidente desta Casa, através do qual cumprimento a todos, boa noite. Eu sou Fabiana de Luna, uma filha de que se tornou membro da Estrela do Oriente. As Filhas de Internacional é uma Ordem Paramaçônica criada pela Sra. Ethel Wead Mick em 1920 nos Estados Unidos. Ela era também um membro da Ordem da Estrela do Oriente. Está presente em diversos países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Filipinas, e o Brasil representa atualmente o maior número de membros em todo o mundo.

Nossa fundadora que era um membro do capítulo de Nebraska da Ordem da Estrala do Oriente e pensando na educação das jovens como extensão da família maçônica, criou a nossa Ordem com ensinamentos baseados nas lições do livro de   do Antigo Testamento. O objetivo das Filhas de é o aprimoramento social, intelectual e espiritual, trazendo exercícios de cidadania e bem ao próximo, realizando trabalhos e cultivando a alegria. Carregamos em nossos ensinamentos e ritual muito dos valores da Ordem da Estrela de Oriente que é a nossa Ordem e é a nossa origem.

Além disso, a maioria dos membros de nossos conselhos guardiões, são também membros da Ordem da Estrela da Oriente. Eles exercem uma função muito importante no aconselhamento de decisões e na orientação de valores morais e cívicos, sendo um relacionamento baseado no respeito e amor, juntamente às Filhas de . Entre nós, também temos muitas Filhas de que também foram iniciadas nesta Ordem, em diversos estados do Brasil e também em nosso estado de São Paulo. Filhas de e Estrelas do Oriente, são como o passado, o presente e o futuro, interligados pela união de propósitos e extrema afinidade. Por isso, agradecemos por essa herança e parabenizamos a todos os capítulos do estado de São Paulo por esta data tão importante, onde se celebra o Dia Estadual da Ordem da Estrela do Oriente.

Possa o azul mantê-lo sempre fiel e verdadeiro a suas convicções e certezas. Possa o amarelo lembra-lo sempre que deve ser justo. E o branco seja luz em seu caminho. Possa o verde mantê-lo sempre confiante e com fé, e que o vermelho lhe dê sempre coragem e força. Que o brilho desses raios e a sua linda estrela possa brilhar a cada dia e a cada hora, e para todo o sempre. Vocês iluminam os nossos passos e são exemplos para nós. Agradecemos por todo o carinho e apoio, desejamos sucesso e muita luz. Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Fabiana, pelas palavras. As Filhas de só podem ter como guia a fé, a esperança e, principalmente, o amor. Continuem cada vez mais aumentando e trazendo novas Filhas de , porque o mundo está precisando disso, desse amor e dessa paz que vocês transmitem. Parabéns. Essa Assembleia hoje está mais leve com a presença de vocês.

Eu quero agora ouvir a Sra. Ana Carolina Page Pinto, que é a grande ilustre preceptora adjunta da Grande Assembleia da Ordem Meninas Arco-Íris.

 

A SRA. ANA CAROLINA PAGE PINTO - Boa noite a todos. Excelentíssimo Sr. Deputado Fernando Capez, pelo qual cumprimento a todos. Tia Júlia, grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, pelo qual cumprimento todas as minhas tias presentes. Tio Neto, grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, pelo qual cumprimento todos os meus tios presentes. Tia Denise, suprema delegada da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, pela qual cumprimento todas as minhas irmãs e os membros dos conselhos consultivos presentes.

Meu nome é Ana Carolina Page, eu estou representando a nossa grande ilustre preceptora, a Regina Caldas, e ela me mandou um texto e pediu que falasse para vocês. Na vida de uma menina Arco-Íris, existem virtudes, essências e bases que ressaltam ainda mais a solidez e concretização de nosso caráter. Sem dúvida alguma, as tias estrelas são um apoio imensurável no nosso crescimento e na nossa formação. Nossas ordens são alicerces também nos princípios básicos constituídos pela Maçonaria, liberdade, igualdade e fraternidade. Por isso procuramos sempre estabelecer o papel da mulher na sociedade, mostrando que temos capacidade de ajudar nas mudanças sociais e políticas de nosso país.

Vocês, tias estrelas, são modelos de mulheres para nós, meninas Arco-Íris. Procuramos dar continuidade após a nossa maioridade. Nos sentimos extremamente honradas por todo o acolhimento de sua Ordem e semeando o altruísmo e a união. Somos uma grande família e a nossa grande ilustre preceptora e todas as demais grandes oficias da grande Assembleia Jurisdicional do Estado de São Paulo, desejam à Ordem da Estrela do Oriente vida próspera e muito sucesso. Obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns Ana Carolina. Palavras bonitas também.

Agora nós vamos ouvir a Sra. Mahassene Salloume Vieira, grande oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Cerimonial auxilia no microfone, por favor.

 

A SRA. MAHASSENE SALLOUME RICCI - Obrigada. Ilustre deputado desta sessão solene, Fernando Capez; digna grande matriarca, Júlia Celina Pereira Machado; digno grande patriarca, João Alves Magalhães Neto; grandes oficiais, past grande matriarca irmã Denise e suprema delegada da Ordem Internacional Arco-Íris para Meninas; past grande patriarca, irmão Armando da Silva Filho, grande secretário das paramaçônicas da Grande Loja do Estado de São Paulo, e o irmão, past grande patriarca, Odivaldo Siviero e José Célio de Morais, muito obrigada pela presença.

Membros da Ordem da Estrela do Oriente. Sr. Luiz Fernando Aguiar Sarmento, grande secretário das relações internacional da Glesp e hoje representando o grão-mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo, o Sr. Ronaldo Fernandes; secretário estadual das Paramaçônicas do Gosp, Sr. Luciano Rios; Wagner Bulgarelli, grande secretário adjunto das paramaçônicas do Gosp; queridas sobrinhas da Ordem Internacional do Arco-Íris e das Filhas de ; os sobrinhos Lauton Gabriel Luparelli Random; familiares, amigos, senhores telespectadores, esta Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 24 de junho de 2010 promulgou a Lei 14.153 que instituiu o dia da Ordem da Estrela do Oriente a ser comemorado anualmente em 31 de agosto. E aqui estamos para comemorar o fundador e o trabalho de todos aqueles que fazem parte da Ordem da Estrela do Oriente aqui no estado de São Paulo.

Tecerei um breve histórico de nossa instituição na esperança de que alguns telespectadores da TV Alesp conheçam um pouco do que fazemos, bem como os valores e os desígnios de nossa Ordem.

A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização internacional de caráter filosófico e especialmente filantrópico. É uma instituição paramaçônica destinada as mulheres que tenham parentesco com mestre maçom. Foi fundado em 1850 por Robert Morris, mestre maçom e grão-mestre dos Estados Unidos, sendo uma das mais sólidas instituições existentes no mundo, ligada a maçonaria universal.

Robert Morris foi casado com a senhora Charlotte Mendenhall, ambos trabalharam na fundação, na ideia da fundação da Ordem, convidaram irmãos maçons e suas esposas para discutirem planos e teorias. Das páginas da antiguidade, Dr. Mores incorporou heroínas e nomes sobre os quais seu belo trabalho foi construído. Entre seus objetivos, destacamos o de fortalecer a família maçônica. Desde então, a Ordem cresceu muito e atualmente está presente em todos os estados do continente e do mundo, possuindo aproximadamente um milhão e 200 mil associados.

A seguir, veremos alguns tópicos que integram a nossa Ordem. O símbolo da Ordem é a estrela de cinco pontas, com cores, flores e emblemas específicos. No território nacional, a Ordem está presente nos estados... O vídeo, por favor. Dando continuidade, portanto, no território nacional a Ordem está presente nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo, São Paulo e Brasília no Distrito Federal. Os grupos que se formam recebem o nome de capítulos associados.

Em 1999, a Sra. Ivete Russo Leite obteve o apoio da Grande Loja do Estado de São Paulo e das demais potências maçônicas, dando voz a Ordem da Estrela do Oriente aqui no Brasil. Em 2000, muitos capítulos foram fundados e instituídos. Em 2003, foi fundado o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, único no país. Continuamos em grande franco crescimento na fundação de novos capítulos. O Grande Capítulo é regido por uma diretoria eleita, possui personalidade jurídica de direito privado, regular, legal, legítima, soberana, independente e sem fins lucrativos. Posto que a benemerência seja um dos pilares que sustenta a Ordem, desde a fundação do primeiro capítulo aqui no estado de São Paulo, muitas ações em prol dos necessitados foram deflagradas sempre com sucesso e muito amor. Com isso, conquistamos novos adeptos e novos membros da Ordem.

Amigos e doadores voluntários que nos apoiaram e nos fortaleceram a ponto de lançarmos um grande projeto social, centro de apoio a pacientes de câncer na cidade de Barretos, São Paulo. Na tela de projeções temos algumas das muitas ações benemerentes de nossos capítulos, vocês verão a seguir.

Estamos trabalhando neste projeto desde 2013. Nestes três anos trabalhamos muito, e hoje o projeto é uma concreta e feliz realidade. A obra possui 24 apartamentos, áreas de lazer e administração, distribuídos em três pavimentos totalmente construídos. Atualmente o projeto encontra-se em fase de cobertura e reboque de suas paredes. Muito fizemos com a ajuda de todos os membros da associação e de doadores voluntários, a quem o Grande Capítulo mais uma vez agradece. Seja você também, amigo telespectador, amigo ouvinte, um doador voluntário, adote essa ideia.

Nosso trabalho em angariar recursos não para, entre os vários eventos que ainda este ano acontecerão, destacamos o jantar dançante promovido pelo Grande Capítulo que será na associação oficial da Polícia Militar, aqui na capital paulista no dia primeiro de outubro próximo, e os convites estão à disposição. Em nossa Ordem, enaltecemos os valores de amizade, tolerância, crescimento pessoal, respeito e o amor ao ser humano. Acreditamos que o amor é a ferramenta que mobiliza os mais nobres valores morais e éticos. O amor tem a capacidade de mitigar e fortalecer relações.

Esta gestão 2015/2017 que tem como slogan o tema “Só o amor constrói”, atuou de forma brilhante e proficiente, propiciando aos membros a oportunidade de vivenciar de que vale a pena amar. Pois é preciso construir a vida, o futuro, o caráter, a família, as amizades e os amores como diz a escritora brasileira Lya Luft.

Para finalizar, peço ao Pai celestial que nos fortaleça na conquista de nossos sonhos e projetos. E há um poema de Mário Quintana que representa a alma de nossos associados: “Se as coisas são inatingíveis, ora, não é motivo para não querê-las, que triste os caminhos se não fora a mágica presença das estrelas.” Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Acho que todos aqueles que estão nos assistindo neste momento, domingo, 9:20h da noite, já estão tendo uma ideia do trabalho feito pela Ordem da Estrela do Oriente e se puder colaborar, exercitar essa solidariedade e esse amor, é uma grande oportunidade. É uma instituição secular, séria, que faz um trabalho maravilhoso de solidariedade ao ser humano.

Eu tenho a honra de passar neste momento a palavra ao Sr. Luciano Rios, secretário estadual das paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo e do Grande Oriente do Brasil.

 

O SR. LUCIANO RIOS - Ilustre deputado Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que com tanto carinho nos recebe hoje aqui. Ilustre grande digna matriarca Júlia a quem eu cumprimento todas as nossas queridas irmãs Filhas... Desculpa, Estrela do Oriente, desculpa, é o nervosismo. Ilustre grande digno patriarca Neto, meus queridos irmãos maçons, minhas queridas sobrinhas, Filhas de e meninas do Arco-Íris, inicialmente eu gostaria de justificar a ausência do eminente grão-mestre Benedito Marques Ballouk Filho do Grande Oriente de São Paulo, porque hoje ele está em Belo Horizonte nas festividades de aniversário dos 72 anos de fundação do Grande Oriente de Minas Gerais. Mas ele me manda um forte abraço e o seu compromisso de estar sempre junto a Ordem da Estrela do Oriente.

Nesse dia de festa que comemoramos em sessão solene na Casa do povo paulista o Dia da Ordem da Estrela do Oriente, não é de mais registrar e penso necessário, sua fundamental importância para a família maçônica e para as comunidades onde estão instalados seus capítulos. Seu trabalho de orientação enquanto ativas e acolhimento após a maioridade das Filhas de e das meninas do Arco-Íris, nos dá a dimensão de sua importância para a família maçônica. Sem nos esquecermos de suas participações nos inúmeros clubes de pais e mães dos capítulos Demolay.

A Ordem da Estrela do Oriente, como dita por nossa oradora, fundada em 1850, é a mais antiga Ordem Paramaçônica. E o Grande Capítulo do Estado, seu digno representante em solo paulista, seguindo esse pioneirismo e sem prejuízo de suas demais ações ousou e com muito trabalho, dedicação, sacrifícios e espíritos de união e caridade, vem empreender, vem empreendendo o que considera um dos mais importantes trabalhos para a família maçônica da atualidade, que é a construção da Casa de Apoio ao Paciente com Câncer na cidade de Barretos. Como mensurar o preço dessa obra? Somente o coração e a gratidão dos que tiverem sua dor acalmada ao se beneficiarem dela poderão dizer. Mas não o seu preço, o seu valor.

Parabéns a todas as minhas irmãs da Ordem da Estrela do Oriente desse grande estado bandeirante. Saibam, vocês fazem a diferença na sociedade. Parabéns ao Grande Capítulo do Estado de São Paulo, da Ordem da Estrela do Oriente, por esse dia e por todos os outros que passaram e os que ainda virão pelos brilhantes trabalhos que realizam e ações que empreendem por intermédio de seus capítulos. Saibam que o Grande Oriente de São Paulo está sempre com suas portas abertas a vocês. Contem conosco, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nesse momento ouviremos o Luiz Fernando Aguiar Sarmento, secretário das Relações Institucionais da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, representando o grão-mestre.

 

O SR. LUIZ FERNANDO AGUIAR SARMENTO - Boa noite a todos. Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar e agradecer o Dr. Fernando Capez, presidente desta Casa que nos honra presidindo este ato. Já tivemos a honra de tê-lo conosco na Alesp, em uma palestra sobre segurança, que ele é muito entendido.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer e parabenizar a dona Júlia Celina Pereira Machado, digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; o Sr. João Alves Magalhães Neto, digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, bem como o Armando da Silva Filho, que é o grande secretário de relações para as Ordens Paramaçônicas, na qual eu parabenizo todas as autoridades aqui presentes.

Hoje, eu estou representando o Ronaldo Fernandez, que está ausente devido a estar dentro do avião agora indo para Manaus. Amanhã é a festa de 118 anos da Grande Loja Maçônica do Estado do Amazonas. Pediu-me para representá-lo aqui. Mas mesmo que ele não pedisse eu estaria aqui presente, pois eu gosto muito das Estrelas do Oriente. Eu vi nascer esse movimento aqui no Brasil na época do nosso grão-mestre, Pedro Luiz Ricardo Gagliardi e o Júlio Cortese. Certo?

Tive a honra de produzir todas as insígnias para a fundação desse movimento. Tenho o prazer de receber várias estrelas matriarcas e past matriarcas lá no ambiente de trabalho. Sou amigo de muitos de vocês e sei o trabalho que vocês exercem na sociedade. Vocês plantam através da garota do Arco-Íris, uma reserva moral da sociedade paulista e brasileira. Cultiva a solidariedade, o amor. Eu tenho certeza que esses movimentos deveriam nascer em vários pontos e ser aproveitado pelos políticos do Brasil, que infelizmente não são.

Eu estou falando de improviso para falar pouco, porque sou muito tímido. E eu agradeço muito a acolhida recebida aqui e tenho certeza que esse ato de homenagear as Ordens Paramaçônicas e as Estrelas do Oriente só vai trazer benefício à sociedade paulistana. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Peço ao Cerimonial que conduza o Sr. João Alves de Magalhães Neto, digno grande patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo para o púlpito principal que engalanado receberá seu pronunciamento.

 

O SR. JOÃO ALVES DE MAGALHÃES NETO - Excelentíssimo deputado Fernando Capez, em seu nome peço licença para saudar todas as autoridades presentes, todas as irmãs e irmãos, sobrinhas e convidados que estão nesta maravilhosa Casa de Leis. Primeiramente agradeço a oportunidade de divulgação de nossa Ordem e a homenagem que está sendo feita para mais um aniversário de nossa Ordem. Muito obrigado, a nossa Ordem está à disposição dessa Assembleia, em tudo que se precise para que possamos desenvolver trabalhos em conjunto com a nossa Ordem.

Minhas irmãs, meus irmãos, hoje é um dia de festa, estamos aqui comemorando a nossa Ordem da Estrela do Oriente. A nossa Ordem é baseada em uma estrela de cinco pontas e cada ponta existe uma heroína bíblica. E dessas heroínas bíblicas, a Ordem tenta tirar as suas qualidades principais. E dentro dessas qualidades principais, nós nos transformamos internamente e tentamos transformar a nossa sociedade. Para resumir esse trabalho, isso que é desenvolvido pelas cinco pontas das estrelas e suas heroínas, nós hoje na parte da tarde falamos em síntese as suas qualidades. E eu queria repetir aqui para todos os presentes e para os deputados. Através da harmonia de Adah, construímos a verdade de Ruth, com a justiça de Esther e a fé de Martha, alcançamos o bem de Electa. Irradiação do poder divino que é a mais pura demonstração e expressão do amor. É isso que as Estrelas do Oriente tentam divulgar para a sociedade. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nesse momento, o Sr. Valter Procópio irá entregar uma homenagem para o João Alves de Magalhães Neto.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento peço que o Cerimonial encaminhe a Sra. Júlia Celina Pereira Machado digna grande matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo para que faça seu pronunciamento no parlatório de uso exclusivo por destinação constitucional aos deputados, mas que hoje engalanado se curva à Grande Estrela do Oriente.

 

A SRA. JÚLIA CELINA PEREIRA MACHADO - Ilustre deputado Dr. Fernando Capez, na pessoa do qual cumprimento todas as autoridades, amigos, familiares, convidados, irmãs e irmãos, boa noite. É um prazer estarmos aqui hoje nesta Casa de Leis comemorando o Dia da Ordem da Estrela do Oriente. O motivo que aqui nos traz é nobre e importante para a nossa organização, devidamente apresentada por nossa grande oradora. Ilustre deputado Fernando Capez, eu quero externar em nome de todos os membros da Ordem a honra que sentimos por este cerimonial, muito obrigada.

O Grande Capítulo do Estado de São Paulo da Ordem da Estrela do Oriente, em sua organização administrativa é governado por uma diretoria eleita cujo mandato tem a duração de dois anos. Iniciamos o nosso trabalho em março de 2015, portanto estamos no final desta sexta gestão cujo tema é “Só o amor constrói”. Gostaria de reafirmar que esse tema, assim como os temas das gestões anteriores, procurou trabalhar tendo como norte o amor, nosso objetivo é de enaltecer os propósitos filosóficos da Ordem, dar conteúdo e movimento a filantropia e amor ao próximo.

Entre as belas e boas heranças que recebemos das gestões anteriores, quero destacar o compromisso assumido com o desenvolvimento da Ordem e a continuidade do projeto social Centro de Apoio a Pacientes com Câncer na cidade de Barretos. Nosso projeto social teve como inspiração a Casa do Maçom, que é também um centro de apoio na cidade de Barretos. Aproveito o momento para agradecer a Grande Loja do Estado de São Paulo e as demais potências maçônicas que muito nos apoia e inspira em grandes e nobres projetos. Nosso Centro de Apoio é nossa joia maior, adorna cada um dos membros da Ordem do Estado de São Paulo e nos coloca sob o manto sagrado da benemerência e do amor ao próximo.

Todos os capítulos e seus membros trabalharam muito desde seu lançamento e continuam trabalhando, honrando junto comigo o compromisso assumido, o que nos faz ter a certeza que todos não só entenderam como incorporaram como parte de suas vidas esse centro de apoio, esse grandioso projeto social. Esta casa será para sempre a nossa joia maior. Esse trabalho não é só nosso, é também de Deus que nos dá a coragem para seguir e continuar a trabalhar em benefício do próximo. A obra está bastante avançada, mas ainda requer muito investimento, muito trabalho, portanto continuamos contando com todos para que tão logo possamos oferecer esse espaço a quem dê direito.

Além deste projeto social, essa gestão “Só o amor constrói”, hasteou a bandeira de outro projeto específico, a introdução ao estudo filosófico da Ordem. Muitos trabalhos foram feitos por uma equipe por mim designada, oferecendo um novo olhar aos desígnios de nossa Ordem e promovendo maior aproximação entre seus integrantes. Estão presentes hoje aqui os capítulos: São Paulo número um; Força Esperança; Aquários; Estrela Paulista, Raio de Luz; Sete de Setembro; João Ramalho; Orion; Amor é Vida; Atenas Paulista; Aldebaran; Templo de Luz; Amor é Luz; Ideal e Trabalho; Presidente Jânio Quadros; Verdadeira Luz; Sofia; Osasco; Lírio de Luz; Eleonor Rusevel; Isis, são vários os capítulos hoje aqui presentes.

Sentir que os capítulos estão em paz e harmonia foi sempre o meu desejo, por isso quando olho para o nosso árduo trabalho sinto orgulho, satisfação por pertencer a essa magnífica Ordem. Por tudo isso desejo agradecer a Deus em nome de todos pela demonstração de fé em nossa capacidade realizadora quanto equipe. E agradecer pela oportunidade, pela grandiosidade e especialmente pela concretização de nossos sonhos.

Para finalizar, quero estender meu abraço e meu coração a todos os membros desta Ordem, amigos, simpatizantes de nossa causa, doadores voluntários, maçons e todos aqueles que sempre nos apoiaram. Muito obrigada minhas irmãs e irmãos, por partilharem comigo deste trabalho, lembrando que só o amor constrói.

Ilustre deputado, gostaria de deixar registrado esse momento especial para nós entregando-lhe uma comenda da nossa Ordem. E vou aproveitar a oportunidade também para entregar uma comenda ao Sr. Clóvis. Muito obrigada a todos.

 

* * *

 

- São entregues comendas da Ordem da Estrela do Oriente.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, por meio da grande matriarca adjunta, Cleude Aparecida de Castro Dutra Cunha, faremos homenagem a nossa grande matriarca, Júlia Celina Pereira Machado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. JÚLIA CELINA PEREIRA MACHADO - “Honra ao mérito a digna grande matriarca Júlia Celina Pereira Machado. Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Gestão 2015/2017 ‘Só o amor constrói’. Alesp, setembro de 2016.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queridos telespectadores que nos assistem, senhoras e senhores presentes, mas principalmente aqueles que ainda não tiveram a honra de conhecer a Ordem da Estrela do Oriente, foi dito aqui, os senhores devem ter ouvido e se estão acompanhando a cerimônia a partir de agora, a Ordem da Estrela do Oriente é uma Ordem que foi fundada em 1850 por Robert Morris, mestre maçom e grão-mestre do estado de Kentucky e é considerada uma das mais sólidas instituições do mundo, ligada a maçonaria universal.

É uma Ordem considerada paramaçônica e tem por finalidade congregar toda a família maçônica sobre os ensinamentos da solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral, intelectual e crença na existência de um ente supremo para mim, meu Deus. Não é religião, nem sociedade feminista, nem Maçonaria mista ou feminista, simplesmente ela procura edificar o caráter das pessoas, fazer caridade, como estou vendo aqui, o apoio ao Hospital do Câncer de Barretos. E ainda dar suporte internacional para a Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas e Filhas de Internacional Paramaçônica destinada para jovens meninas. Quem conhece na Bíblia a história de sabe o que significa a instrução e a formação do caráter dessas meninas. Ela é representada por cinco heroínas bíblicas, Adah, Ruth, Esther, Martha e Electa. Apesar de uma instituição relativamente jovem para os padrões da Maçonaria, já está aqui em São Paulo e se faz presente desde 1999.

A Assembleia Legislativa é o segundo maior parlamento da América Latina, só é menor que o Congresso Nacional, e é a maior Assembleia Legislativa do País, com 94 deputados. Representa um estado com 40 milhões de habitantes. Para se fazer uma sessão solene não é simplesmente o desejo de qualquer deputado, ou mesmo do presidente, uma sessão solene obedece a uma rígida forma sacramental. Ela só pode ser convocada por motivo de relevante e notório valor social, então não é simplesmente pedir a sessão solene, ela passa por vários órgãos, é submetida a apreciação do Colégio de Líderes e, às vezes, tem sessões que não são aprovadas, outras são aprovadas com maioria de votos. Esta foi aprovada por unanimidade de votos. Por isso eu disse ao início da sessão, que não é a Assembleia que está homenageando a Estrela do Oriente, são vocês que estão nos homenageando, vindo aqui e permitindo que esse trabalho seja conhecido pelas pessoas que acompanham a nossa TV Alesp.

Foi para mim uma honra singular, uma oportunidade ímpar estar aqui e por isso como presidente e como pessoa eu agradeço a vocês e também o meu amigo Clóvis Messias, ao nosso patriarca João Alves de Magalhães Neto e, sobretudo a nossa grande matriarca Júlia Celina Pereira Machado. Obrigado por essa bela homenagem que vou guardar no meu coração.

Nos termos regimentais, esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, TV Legislativa e das assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão. Com felicidade por ter presidido, mas com certa tristeza de já ter acabado, declaro encerrada esta sessão solene. Boa noite a todos, que Deus abençoe.

Está encerrada a sessão.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 48 minutos.

 

* * *