http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

03 DE OUTUBRO DE 2016

140ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e CORONEL CAMILO

 

Secretário: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CORONEL TELHADA

Discorre sobre os resultados das Eleições 2016, com ênfase à vaga para a prefeitura da Capital paulista. Parabeniza o prefeito tucano, João Doria, eleito em primeiro turno. Deseja boa sorte aos vereadores que obtiveram êxito nas urnas. Lamenta a derrota de dois candidatos a vereador, ambos petistas, amigos seus.

 

3 - CORONEL CAMILO

Faz comentários sobre as eleições municipais, ocorridas ontem. Destaca a vitória obtida no pleito pela Polícia Militar, que fez quatro prefeitos, cinco vices e 90 vereadores, o que, explica, dobrou a representatividade da corporação no estado de São Paulo. Saúda o prefeito eleito por São Paulo, João Doria. Presta homenagem à presidente da União das Pensionistas da Polícia Militar, em visita a este Parlamento. Apela ao governador Geraldo Alckmin pelo reajuste salarial de policiais.

 

4 - LECI BRANDÃO

Discursa sobre as eleições que, a seu ver, ocorreram num momento difícil da democracia. Parabeniza candidatos que se posicionaram em favor das minorias sociais. Lamenta que seu partido não tenha conseguido eleger nenhum vereador na Capital. Declara que, no entanto, as bandeiras da legenda permanecem. Comenta as prioridades anunciadas pelo prefeito eleito, João Doria, a quem deseja sucesso. Cumprimenta o vereador eleito, Eduardo Suplicy, do PT, que obteve mais de 300 mil votos.

 

5 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência.

 

6 - JOOJI HATO

Faz reflexão sobre as novas regras de campanhas eleitorais. Opina que o fato de serem mais curtas, e com várias proibições, teria dificultado a divulgação de candidatos. Lembra sua trajetória como vereador na Capital. Diz que o PMDB só fizera dois vereadores neste pleito, quando, outrora, a bancada já fora composta por 15. Parabeniza os vencedores nas urnas. Deseja sucesso ao prefeito eleito por São Paulo. Agradece aos eleitores que votaram em seu filho, George Hato, que mais uma vez vai ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de São Paulo.

 

7 - JOOJI HATO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

8 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 4/10, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Coronel Camilo para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CORONEL CAMILO - PSD - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato. (na Presidência.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, deputado Jooji Hato, deputado Coronel Camilo, deputada Leci Brandão, senhores funcionários da Assembleia Legislativa, senhoras e senhores assessores, todos que nos assistem pela TV Assembleia, hoje não haveria de ser diferente, neste dia após campanha, e falaremos sobre as campanhas municipais de ontem.

O resultado, já esperado por alguns, foi que o João Doria foi eleito em primeiro turno na cidade de São Paulo. Quero parabenizar não só o João Doria, mas toda a equipe dele e o PSDB, pela vitória forte na cidade de São Paulo. Desejo sucesso no seu novo mandato, que começa no dia 1º de janeiro. Que ele tenha força e uma equipe competente para resolver os problemas da nossa querida cidade. É uma cidade que tem muitos problemas e necessidades. É uma cidade muito grande.

Eu já falei isto em todos os momentos. Eu falo muito sobre isto. Eu não gosto de ficar criticando “a”, “b” ou “c”. Eu sei que todos nós temos problemas. Todos os partidos têm, sem exceção. Entretanto, eu não sou uma pessoa que divide. Eu gosto de somar. Eu acho que nós temos que juntar, acumular no governo federal - e agora no governo estadual e municipal. Eu acho que nós, deputados, apesar de as nossas ideologias não serem iguais em alguns pontos, temos que juntar forças para trabalhar pelo melhor da Cidade, do Estado e do País. Então, eu quero desejar muito sucesso ao João Doria, prefeito eleito na cidade de São Paulo, e à sua equipe, também.

Quero aproveitar este momento e parabenizar todos os vereadores eleitos - não só aqui, em São Paulo, mas em todos os municípios do Estado. Todos se esforçaram. Trabalharam fortemente. Parabéns aos que conseguiram ser eleitos. Aos que não foram eleitos, parabéns pela coragem de terem saído no pleito. Vitória e derrota fazem parte da nossa vida. Aqueles que se sentirem estimulados para retornarem na próxima eleição façam-no com força. Os demais, que acharem que não é a situação, aceitem isso com tranquilidade, porque a nossa vida é isto. Ganhamos em um dia e perdemos no outro, mas, quando queremos uma coisa, temos que batalhar e conquistá-la.

Quero mandar um abraço para alguns vereadores, nossos amigos. Trabalhamos na campanha do vereador Claudinho de Souza, pela Freguesia do Ó. Desejo sucesso. Entrou para o quarto mandato. Sucesso, Claudinho! À Adriana Ramalho, filha do querido amigo Ramalho da Construção, desejo muito sucesso.

Cumprimento os demais vereadores eleitos e os que são vereadores e não foram reeleitos, pois eu vejo grandes nomes ali. Cito, até, dois exemplos que - por incrível que pareça - são do PT e se tornaram meus amigos, lá na Câmara Municipal. Não foram reeleitos e isso me causou até estranheza, pois são pessoas que trabalham forte e seriamente. São o Paulo Fiorilo e o Nabil Bonduki. Quero mandar um abraço para eles, pois eles devem estar bem chateados neste momento. Porém, desejo sucesso a eles, porque eu conheço o trabalho desses dois homens e são pessoas que merecem nossa consideração, apesar de não sermos do mesmo partido. Eu acho que o que vale é o caráter da pessoa, então quero mandar um abraço para eles, também.

Parabenizo alguns amigos, policiais militares, que foram eleitos. Há alguns colegas de turma, como é o caso do coronel Morelli, em Avaré, que foi eleito juntamente com o cabo Sergio. O coronel Meira também foi eleito em Bauru. Ele foi comandante-geral. Trabalhamos diretamente com o tenente Santini em Campinas, onde ele foi bem eleito. Parabéns ao tenente Santini.

Desejamos sucesso, também, ao pastor Bruno Marco, em Penápolis. Também trabalhamos pela campanha dele. Parabenizo, também, o prefeito de São Roque, o Góes. Foi eleito e nós demos uma forcinha também. Ajudamos. Estivemos participando. Há vários outros vereadores e prefeitos que ajudamos, mas eles me fogem à memória, agora.

É bom ver como, às vezes, trabalhamos com uma pessoa e essa pessoa é eleita. É gostoso para nós, também. Nós nos sentimos fortalecidos. Parabéns a todos que foram eleitos. Deus os abençoe. Sucesso na missão! Lembrem: os senhores e as senhoras estão assumindo uma missão nobre, que é cuidar da cidade e do povo.

Eu entendo que a política tem que mudar aquela característica horrível que tinha, ligada às coisas erradas, ao crime, às irregularidades. A nossa geração tem que mudar a característica da política para uma política sadia, honesta, confiável, de trabalho. Eu acho que essa é a linha destes quatro deputados que estão aqui, pelo menos.

Essa é a nossa linha e creio que a grande maioria também comungue com ela. Vamos mudar a política no Brasil, vamos fazer com que os brasileiros se orgulhem de ter políticos em que eles votaram e em relação aos quais eles possam falar: “Poxa, essa pessoa me representa”. Então, parabéns a todos os que estiveram nesta luta por um mês e meio. A vitória chegou para alguns e, infelizmente, para outros, não. Faz parte da vida.

Quero mandar um abraço para o meu amigo Ronaldo Ligieri, que esteve forte na campanha. Infelizmente, ele não foi eleito, com mais de nove mil votos, mas toda a equipe do Ronaldo Ligieri - em especial a minha filha Juliana - trabalhou forte. Mas Deus sabe o caminho de cada um e, quando Ele toma um caminho, temos que dizer amém, pois realmente é o melhor para todos nós.

Então, parabéns a todos os que foram eleitos. Deus abençoe a todos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre deputado Pedro Tobias. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobres deputados, telespectadores da TV Assembleia, gostaria de falar sobre a importância dessas eleições, em razão do aumento da representatividade de uma classe que é sempre muito prejudicada, que é a nossa classe dos policiais de São Paulo.

Temos batido muito forte nessa questão, buscando reconhecer o policial civil, o policial militar e o policial científico, da nossa Polícia Técnico-Científica. Hoje é um momento de alegria. No estado de São Paulo, nós, da Polícia Militar de São Paulo, de maneira geral, fizemos quatro prefeitos, cinco vice-prefeitos e 90 vereadores. Praticamente dobramos o número da representatividade da Polícia Militar no Estado. Isso é muito importante, pois nós não temos muita voz. Precisamos ter voz. O policial militar não pode pertencer a partido político, não pode se sindicalizar, não pode fazer manifestações ou greves. Então, ele não tem voz para brigar pelo reconhecimento que tanto merece.

Falando em reconhecimento, quero parabenizar o nosso prefeito eleito de São Paulo, João Doria. Parabéns, João Doria, eu o conheço pessoalmente. Trabalhamos muito forte em uma cápsula de segurança na Av. Faria Lima. Agora, com o senhor como prefeito, ela acabará saindo. É importante para a melhoria da segurança na região.

Parabéns a todos os eleitos e parabéns também, principalmente, àqueles que não foram eleitos, pois, ao darem a cara para bater e ao se prontificarem a participar de um pleito eleitoral, já demonstraram uma capacidade incrível de cidadania, de civismo, de patriotismo e de preocupação com os outros, querendo ocupar um cargo público para poder ajudar as pessoas fazendo a melhor política, como o deputado Coronel Telhada falou há pouco e que é o que também defendo.

Parabéns aos nossos policiais militares. Parabéns a todos os que se elegeram. Parabéns aos que não se elegeram. Vamos fazer dessa forma, cada vez mais, vamos aumentar a representatividade de todas as profissões, mas principalmente da nossa Polícia Militar. Em 2012, tivemos aproximadamente 350 candidatos. Este ano, tivemos 739 candidatos, se não me falha a memória. Dobramos o número de candidatos e aumentamos sensivelmente a nossa representatividade.

Parabéns à nossa Polícia Militar e parabéns a você, policial militar, que se expôs, que foi para a luta, tanto os que ganharam quanto os que não ganharam. Indistintamente, contem sempre com o meu gabinete aqui na Assembleia Legislativa, juntamente com os gabinetes do Coronel Telhada, do Delegado Olim e do Gil Lancaster, para que possamos defender a Segurança do estado de São Paulo.

Antes de terminar, gostaria de fazer uma homenagem à nossa presidente da União das Pensionistas da Polícia Militar, a Célia, que está aqui acompanhada da Maria, sua assessora; do Dr. Dácio, tenente da Polícia Militar da reserva, que também briga muito pela Polícia Militar junto ao Governo, por ações de reconhecimento; e do Luiz Dias Filho, também coronel da reserva, da minha turma, que também está acompanhando a nossa sessão. São pessoas que estão nos visitando e que estão preocupadas com o nosso policial militar.

Sr. Governador Geraldo Alckmin, estamos há dois anos sem reajuste para esses que estão morrendo no dia a dia, defendendo a população de São Paulo, defendendo as autoridades de São Paulo, defendendo até o seu filho.

Então, Sr. Governador, por favor, olhe com mais carinho para a Polícia Militar de São Paulo.

Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra a nobre deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Alesp, visitantes, funcionários desta Casa, estou muito feliz porque, coincidentemente, os dois nobres deputados que ocuparam a tribuna têm exatamente o pensamento do que preparamos para falar hoje. Isso é muito bom, é sinal de que está todo mundo na mesma sintonia.

Ontem, mais uma vez, nós exercemos o nosso direito democrático ao voto para escolher os vereadores e os prefeitos das nossas cidades. Essa eleição aconteceu num momento difícil da nossa história e da nossa democracia.

Por isso, venho hoje a esta tribuna expressar minha gratidão. Agradeço a todos aqueles que tiveram a coragem de lutar e se propuseram a enfrentar um processo eleitoral que foi muito difícil: uma campanha muito curta, completamente diferente das outras.

Digo “muito obrigada”, principalmente para aqueles que não titubearam em colocar seus nomes e suas biografias em defesa da democracia e das lutas sociais. Expresso todo o meu respeito àqueles que tiveram a coragem de assumir um lado, mesmo sabendo que essa escolha poderia cobrar um preço alto.

Meu partido, o PCdoB, infelizmente, vai ficar sem representação na Câmara de Vereadores de São Paulo na próxima legislatura. Não conseguimos eleger nenhum vereador.

Apesar disso, saímos desse processo com a cabeça erguida, com a certeza de que estamos do lado certo, do lado justo. Lutamos pelo povo. Nosso partido é feito de homens e mulheres que sabem que a luta é para uma vida inteira, como bem disse o nosso sempre vereador Jamil Murad. Por isso, continuaremos apostando em cidades mais humanas, justas, que ofereçam qualidade de vida para sua gente.

Nos últimos quatro anos, o paulistano se apropriou da cidade que sempre foi dele, e a tornou mais alegre, colorida, solidária. Estou certa de que assim permanecerá. Afinal de contas, o prefeito eleito Doria aposta que em seu mandato cuidará da Saúde, da Educação, da Mobilidade. E nós torcemos para que tudo saia a contento, que tudo saia de forma plena e positiva.

Aos prefeitos e vereadores eleitos ontem, nossos cumprimentos pela vitória. Desejamos sucesso. Que façam uma boa gestão para suas cidades. Saibam honrar o voto de confiança que a população de São Paulo depositou neles.

Quero, especialmente, cumprimentar o sempre senador Eduardo Suplicy, que foi o candidato mais votado do País, com trezentos e tantos mil votos. Ele conseguiu fortalecer a bancada do Partido dos Trabalhadores. Eu conheço o Suplicy há muitos anos. Inclusive, tive a oportunidade de fazer parte de campanhas antigas. Fico muito feliz por ele ter tido esse número de votos em São Paulo.

Não quero me esquecer de que todos os candidatos e as candidatas que concorreram pelo PCdoB trabalharam muito. Foi muita sola de sapato gasta, foi muito suor, foi chuva, foi sol; e eles tiveram a coragem de aceitar esse desafio de serem candidatos.

 Não podemos nunca perder a esperança. Não podemos nunca perder a fé. Afinal de contas, vivemos em um regime democrático. Em 2012 era uma história. Em 2016 a história é outra, mas as pessoas estão aí, a democracia está viva e nós vamos continuar lutando, principalmente pelos projetos sociais.

Vamos continuar recebendo as pessoas para que possamos encaminhar todas as demandas que elas trouxerem. Hoje estou - sempre gosto de dizer “estou” - a única deputada do PCdoB, mas sempre de portas abertas em nosso quilombo da diversidade, para poder atender as pessoas.

Continuo dizendo que parabenizo os vitoriosos. Que eles possam também colaborar com aqueles que não tiveram o mesmo sucesso. Quero agradecer a todos os deputados e deputadas desta Casa por esta campanha. Foi uma campanha em paz, e é o que nós queremos.

Quero agradecer ao Sr. Presidente, Coronel Camilo, pelo seu discurso, e também ao nobre deputado Coronel Telhada. Acho que essa é a democracia. Isso é a Assembleia Legislativa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre deputado Antonio Salim Curiati (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, telespectadores da TV Assembleia, eu brigo pela segurança, eu brigo pela vida, porque sou médico, e é obrigação do médico brigar pela segurança, que traz e mantém a vida, perpetua a vida.

Quero falar, como meus antecessores, sobre as eleições. Aqui passou um dilúvio, um terremoto. Foi uma eleição muito curta e dificílima. Uma eleição em que os candidatos não tiveram a oportunidade de divulgar. Tudo é proibido. Eu vi até candidato usando plástico, aquelas bandeirolas, que são baratas, custam 40 centavos. As de papel custam de quatro a sete reais, são muito mais caras. Se chover, é necessário repor, e sai muito mais caro. Parece que a lei foi feita para diminuir as despesas, mas ela aumenta as despesas.

 Enfim. Não quero falar das manobras. Tem que mudar sim. Essa lei é muito rigorosa, não ajuda a divulgação. Eu acho que ela deve mudar.

Quero dizer que eu fui vereador na Capital com 15 vereadores do PMDB. De 33 vereadores, nós fizemos quinze. Hoje, o PMDB, nesta eleição, só fez dois. Dos 15 vereadores, eu fiquei na Câmara Municipal durante 28 anos.

Eu fui o último dos moicanos no PMDB. Partido difícil. Nunca tivemos governo. Com muita dificuldade fui me reelegendo. Não perdi nenhuma eleição porque tenho amigos, tenho pessoas que me ajudam e ajudam minha família. Assim ganhei nove eleições.

Meu filho ganhou mais duas agora. Tivemos quatro vereadores eleitos na eleição passada. Dessa vez foram eleitos apenas dois vereadores, Ricardo Nunes e George Hato. Diminuiu em 50% a bancada. Foi uma eleição dificílima.

Quero dar meus votos de parabéns para aqueles que ganharam. Quero desejar ao futuro prefeito eleito, João Doria Júnior, que faça um bom governo, porque nós precisamos.

Quero dizer àqueles que perderam que isso faz parte do jogo. Só não perde aquele que não se expõe. Só não perde aquele que não sai candidato. Então, acho que é importante a candidatura. Há vários nomes importantes, valorosos, bons, que poderiam ter sido eleitos, mas a campanha foi muito difícil.

Aliás, foi uma das campanhas mais difíceis. A minha família já ganhou nesta cidade e no Estado - a propósito, meu irmão foi deputado federal - 17 eleições. Eu ganhei nove, mais duas do meu filho são onze eleições só na Capital. Portanto, temos uma história na vida pública. Meu filho teve muita dificuldade para se eleger, mas faz parte.

Georginho, o vereador mais jovem de São Paulo, brigou muito pelos adolescentes. Sua bandeira é tirar os adolescentes das ruas a fim de que não trilhem o caminho da bebida alcoólica, do crack, da cocaína, resgatando-os através da prática de esportes. Construiu muitas pistas de skate, cobriu muitas quadras esportivas, colocou grama sintética em campos de futebol, além de ser médico como eu, e graças a Deus foi um dos dois vereadores reeleitos pelo PMDB. O partido que tinha quatro cadeiras, perdeu duas. Perdemos 50% das cadeiras, um dos maiores partidos do País, um partido democrático, um partido que lutou contra a ditadura, um partido que briga muito pelo interesse público, pelo bem-estar da população.

Mas vamos continuar nessa luta.

Quero agradecer de coração a todos os nossos eleitores, aos amigos, do meu filho. Contem com ele, contem com o meu gabinete também. Estamos aqui na Assembleia Legislativa para o que der e vier para corrigirmos as injustiças sociais.

Fica registrado o agradecimento do meu filho e deste pai, que está feliz pela conquista da décima sétima eleição da família.

Caríssimo Coronel Camilo, V. Exa. que briga pela segurança: conte conosco nessa área que é fundamental para acabarmos com a insegurança que ronda a população. Não dá mais para aceitar esse grau de violência que aí está. Trarei nos próximos pronunciamentos nossos projetos para lutar pela vida e pela segurança.

Termino dando o meu muito obrigado a todos os que ajudaram meu filho Georginho a se reeleger.

George Hato vai cumprir com dignidade mais um mandato lutando também pela segurança.

Colocamos nossos gabinetes à disposição daqueles que brigam pelo bem-estar da população.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns deputado Jooji Hato pela reeleição do seu filho, parabéns pelo que a família tem feito em prol de São Paulo.

Antes de dar por levantados os trabalhos por acordo de lideranças, a Presidência convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia da última quinta-feira.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 58 minutos.

 

* * *