http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE OUTUBRO DE 2016

148ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO e CORONEL TELHADA

 

Secretário: CORONEL TELHADA

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - CORONEL TELHADA

Informa que a Rota - Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar - completa 46 anos de existência no próximo dia 15/10. Parabeniza a unidade de elite da polícia paulista pelo serviço prestado à população no combate à criminalidade. Defende a valorização profissional dos policiais militares. Rebate críticas da mídia ao acusar a Polícia de ser violenta.

 

3 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Parabeniza a cidade de Ferraz de Vasconcelos e a Rota pelos seus aniversários. Discorre sobre a importância do batalhão da Rota para a segurança da população.

 

4 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência.

 

5 - JOOJI HATO

Tece considerações sobre sua rotina de trabalho como parlamentar. Exibe vídeo sobre onda de assaltos no Bairro dos Pimentas, em Guarulhos. Considera que o problema ocorre em diversas regiões da cidade de São Paulo. Sugere que a população se organize e auxilie a Polícia Militar no combate ao crime.

 

6 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Ressalta a necessidade de reforço policial no bairro de Guarulhos que sofre com onda de assaltos. Parabeniza o deputado federal Guilherme Mussi e o Coronel Danilo Antão Fernandes, chefe de gabinete do deputado Coronel Camilo, por fazerem aniversário nos próximos dias.

 

7 - JOOJI HATO

Solicita o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

8 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Defere o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 17/10, à hora regimental, sem Ordem do Dia. Lembra a realização de sessão solene no dia 17/10, às 10h, com a finalidade de "Homenagear a Força Aérea Brasileira e o seu Patrono, Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, e Comemorar o Dia do Aviador". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Coronel Telhada para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - CORONEL TELHADA - PSDB - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra a primeira oradora inscrita, nobre deputada Leci Brandão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Camilo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Prezado deputado Jooji Hato, que mais uma vez preside esta sessão, funcionários, assessores da Assembleia Legislativa, todos os que nos assistem pela TV Assembleia, assessores e deputados que se encontram nos gabinetes e policiais aqui presentes, amanhã, dia 15 de outubro, é um dia importante, porquanto nós comemoramos o aniversário da Rota, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, oficialmente criada no dia 15 de outubro de 1970. Portanto, amanhã, a Rota completa 46 anos de existência. Hoje, pela manhã, nós estávamos no evento, que foi acompanhado pela TV Alesp. O repórter Jorge e a sua equipe também estiveram conosco. Participamos da solenidade que comemorava os 46 anos da Rota.

Para o pessoal entender, são duas coisas. O Batalhão Tobias de Aguiar, ou seja, aquele prédio amarelo na Tiradentes, antigamente chamado de Quartel da Luz, foi criado no dia primeiro de dezembro de 1891. Assim, no próximo dia primeiro de dezembro, ele completará 125 anos. A Rota, criada em 1970, completará 46 anos amanhã.

Quero parabenizar publicamente o tenente-coronel Alencar, os subcomandantes, o major Coutinho, o major Cássio, os demais oficiais do batalhão, todos os cabos, sargentos e soldados, e todos os homens da Polícia Militar que fazem o Batalhão da Rota ser um dos mais temidos pela criminalidade. E tem que ser temido mesmo, porque vagabundo não entende outra lei. Vagabundo não respeita a lei.

Sr. Presidente, se vagabundo respeitasse a lei, não seria bandido, pois já estaria respeitando a lei. Então, o bandido tem que temer a polícia mesmo, e a Rota é temida e amada: é temida pelo crime e amada pela população. Doa a quem doer, a grande realidade é essa. Quem não gosta da Rota é porque ou não a conhece e nunca foi lá para conhecê-la ou porque apoia o crime e gosta de valorizar bandido. A grande realidade é essa.

Nós aqui valorizamos sim a Polícia Militar e a Rota, e não apenas porque lá fui tenente durante seis anos. O coronel Zé Paulo, que hoje é meu chefe de gabinete, também foi tenente comigo. Como fui comandante de 2009 a 2011, valorizamos muito a nossa boina preta e o nosso braçal. Eles estão guardados com muito carinho. Hoje, inclusive, usamos a boina preta em lembrança aos nossos velhos tempos como policiais da Rota.

Quero parabenizar a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) pelos 46 anos de excelentes serviços prestados à população brasileira no combate ao crime organizado e à criminalidade. Hoje, diuturnamente, mesmo não tão valorizada, está lá forte. Infelizmente, as nossas autoridades deixaram de valorizar aqueles policiais que realmente combatem o crime.

Hoje, eu estava observando - com todo o valor que tem - uma reportagem sobre um policial, no Rio de Janeiro, que corta o cabelo do pessoal. É legal e muito interessante. Neste país, eles valorizam a polícia que corta cabelo e amarra sapatos, mas não valorizam a polícia que enfrenta o crime. Eles não valorizam a polícia que troca tiros com o ladrão, e ainda ficam falando besteira.

Quem senta o traseiro na viatura e tem que enfrentar vagabundo armado com fuzil somos nós. Quando o cidadão está na mira de uma arma, ele quer o polical de Rota ao seu lado. Passado isso, não quer mais nos ver, porque diz que nós somos violentos. Fala que a polícia é violenta. Eu não entendo isso. Violento é o crime, o policial não é violento. Nenhum policial sai, pela manhã, e diz que irá matar um ladrão. Nenhum policial faz isso. O policial sai de casa, ganhando a porcaria de um salário para enfrentar o crime, que é a obrigação funcional dele.

Queria que não fôssemos obrigados a trocar tiros com ninguém. Queria que não fôssemos obrigados a ter que enfrentar criminosos, mas a realidade está aí. Todos os dias, quando abrimos os jornais ou assistimos à televisão, vemos pais de família serem mortos ou fuzilados por causa de motocicleta, celular, joia e outros absurdos. Há um monte de idiotas que vem falar que a polícia é violenta. Aliás, esses idiotas são todos mal intencionados, porque valorizam o crime. Para mim, são iguais aos criminosos. Nós defendemos a polícia e a Rota.

Hoje, quero parabenizar, mais uma vez, a Polícia Militar do estado de São Paulo e as Rondas Ostensivas Tobias Aguiar pelos seus 46 anos valorizando sua tropa.

Que Deus dê saúde, sabedoria, força física, vigor, força intelectual para enfrentar tudo o que é contra nós.

Brasileiros, vamos acordar. Vamos mudar esta triste realidade. Vamos mudar esta lei hipócrita. Vamos valorizar a quem nos protege. Vamos parar de passar a mão na cabeça de bandido.

Não tem coisa que mais nos revolte do que abrir o jornal todo dia e ver os absurdos que vemos.

Vocês funcionários, vocês que nos ouvem em casa neste momento, pensem no que estou falando. Todos vocês são vítimas em potencial. Vocês, seus filhos, seus netos, seus pais. Pensem bem antes de criticar a Polícia e valorizar bandido porque amanhã vocês vão precisar dessa Polícia que tanto criticam.

Vamos acordar para a realidade.

Lugar de bandido é na cadeia.

A lei tem de ser rigorosa.

Ao crime, o peso da lei. À Polícia, o valor da sociedade!

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência quer parabenizar a linda cidade de Ferraz de Vasconcelos pelo transcurso do seu aniversário no dia de hoje e a Rota pelo seu aniversário no dia de amanhã.

Que a Rota continue nos protegendo. Nós precisamos da Rota, ainda mais nesse grau de violência que vivemos nos dias de hoje.

Precisamos desses homens nas ruas para nos dar qualidade de vida, segurança e nos protegendo naquilo que é mais importante: a vida.

Não à violência. Sim à segurança.

Tem a palavra o nobre deputado Alencar Santana Braga. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Márcio Camargo. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Ramalho da Construção. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Geraldo Cruz. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Tem a palavra o nobre deputado Igor Soares. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Gileno Gomes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Carlos Neder. (Pausa.) Tem a palavra o nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Caríssimo deputado Coronel Telhada, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, domingo, às 21:30, estava na zona norte ouvindo a comunidade. No feriado de quarta-feira também andei o dia inteiro. Às nove e tanto da noite estava na Aclimação junto à comunidade e hoje estou aqui, meu caro comandante Coronel Telhada, ainda sem almoço. Esta é a vida de um parlamentar. Não é só a minha não, mas de todo parlamentar que se preza e nem sempre é reconhecido.

Nós batalhamos aqui todos os dias para fazer leis que possam livrar os cidadãos dessa violência sem precedentes, dessa falta de atendimento médico-hospitalar, dos problemas na Educação, na Cultura. Os nossos jovens estão pelas ruas abandonados, sem família, indo para o caminho do narcotráfico, um futuro que não interessa a ninguém.

Temos de agradecer a Deus por estarmos vivos porque na Rua Cassilândia, por exemplo, no bairro de Guarulhos, junto a São Miguel Paulista, um bairro que era conhecido como local em que quebravam os vidros, jogavam pedra e assaltavam quando os motoristas paravam. Mas os moradores se organizaram. Eles estão de parabéns: têm que se organizar e colocar faixas dizendo que é uma área de assaltos diários, no Bairro da Pimenta, na Rua Cassilândia. A maior cidade, depois da capital, é Guarulhos. Esse bairro fica na divisa com São Paulo.

Eu gostaria de exibir agora um vídeo sobre o assunto, trazido pela minha assessoria.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

Oro a Deus para que a Secretaria, que já conseguiu prender dois suspeitos, consiga acabar com essa quadrilha que está lá no Bairro dos Pimentas. Porém, não é preciso ir muito longe. O Tralli falou que não é só lá. É claro que não é só lá. É em todos os lugares.

No meu bairro, a Saúde, eu tive que procurar e pedir socorro ao capitão César e, também, ao major Vinícius, porque a todo instante há assaltos. Até aquelas pessoas que vão andar, caminhar na Avenida Osvaldo Aranha, por exemplo, são assaltadas. Roubam tudo. Roubam celulares, relógios, tênis. Há “ladrãozinho” e “ladrãozão”, também, até com assalto à mão armada. Pessoas em garupas de moto roubam feirantes e todo mundo. Infelizmente, é isso.

O bairro da Saúde é bem perto, aqui, da Assembleia Legislativa. É um bairro bom, residencial. Lá, eles estão inventando algo que acho muito importante. Eu tive uma reunião com o pessoal. Todos os moradores estão tentando, por meio de telefone, fazer uma comunicação, um código, e usar um apito para alertar toda a vizinhança. Chama-se “Vizinhança Comunitária”. Então, até para isso estão se organizando.

É importante que a comunidade, a população, se organize para ajudar a polícia. A polícia não pode estar em todos os lugares. Ela não consegue policiar, fiscalizar todos ao mesmo tempo, na periferia. Garupa de moto, então, é à vontade. A toda hora matam PMs. Matam as pessoas.

Nós vimos isso, agora há pouco, no vídeo. Eu não tinha visto esse vídeo. O Tralli mostrou que há assalto com garupa de moto. Nós aprovamos uma lei aqui, nesta Casa, e, infelizmente, o governador a vetou. O filho do governador foi assaltado na marginal em pleno domingo, à luz do dia. Se o filho do governador é assaltado, imaginem pessoas como nós, que não temos segurança.

Meu caro comandante, deputado Coronel Telhada, V. Exa. luta muito pela Segurança, como eu também luto. Porém, eu não luto como policial. Eu luto como médico, porque o médico tem a obrigação de preservar e prolongar a vida - e, dessa forma, não dá.

Nós temos que fazer blitze de desarmamento e usar detectores de metais e câmeras de segurança, para esclarecer todos os crimes. Devemos coibi-los com veemência e ajudar a equipar a polícia. A polícia está desaparelhada. Não tem equipamentos. O salário é baixo. O indivíduo fica lá, desmotivado. O policial ganha mal, arriscando a vida. Muitos deles são assassinados, assaltados.

Meu caro deputado Coronel Telhada, parabéns por sua luta. A luta sua é nossa.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Quero, somente, propor a V. Exa., quanto a esse assunto específico, que oficie o comandante do CPAM-7, coronel Sardilli, pedindo providências para o reforço de policiamento da referida rua.

Quero dar ciência, pela TV Assembleia, do aniversário de dois amigos queridos. Hoje, dia 14, é aniversário do deputado federal Guilherme Mussi, nosso amigo, presidente estadual do PP. Amanhã, dia 15, fará aniversário um amigo, aqui, da Casa, o coronel Danilo Antão Fernandes, que é o chefe de gabinete do deputado Coronel Camilo. Mando um abraço, em nome de todos, para ele, também.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 17 de outubro, à hora regimental, sem Ordem do Dia, lembrando-os, ainda, da Sessão Solene a realizar-se segunda-feira, às 10 horas, com a finalidade de prestar homenagem à Força Aérea Brasileira e ao seu patrono, marechal do ar Alberto Santos Dumont, e comemorar o Dia do Aviador.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 55 minutos.

 

* * *