http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

10 DE NOVEMBRO DE 2016

076ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DOUTOR RAUL CUTAIT, COM A OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene com a finalidade de "Outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Doutor Raul Cutait". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - ANTONIO JORGE SALOMÃO

Secretário-geral da AMB - Associação Médica Brasileira, comenta que o início de sua amizade com Raul Cutait fora durante a época da faculdade. Destaca que, a seu ver, o homenageado tem participação importante na formação de residentes. Elogia a atuação do médico na coordenação do projeto de diretrizes da AMB - Associação Médica Brasileira. Parabeniza Raul Cutait por se posicionar contrariamente à liberação da substância fosfoetanolamina para pacientes com câncer.

 

3 - RAUL CUTAIT

Médico, agradece a presença de todos. Ressalta a importância de seus professores em sua formação profissional. Faz reflexão sobre o sentido da vida e a importância do amor. Tece considerações sobre o que seria a definição de sucesso para ele. Acrescenta que aprendera o valor da espiritualidade durante a infância. Manifesta-se grato e orgulhoso pelo fato de a medicina lhe proporcionar a oportunidade de fazer o bem a seus semelhantes. Considera que o aumento indiscriminado de escolas médicas prejudica as condições básicas para a formação de profissionais. Avalia que baixos salários para a classe médica não condizem com a responsabilidade da profissão. Afirma que a maior frustração dos médicos é a incapacidade de exercer a medicina em sua plenitude por falta de infraestrutura.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem ao Dr. Raul Cutait, com entrega do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo. Tece considerações acerca dos requisitos para a outorga da comenda entregue ao homenageado. Enaltece o trabalho desenvolvido pelo Dr. Raul Cutait. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Raul Cutait.

Chamamos para compor a Mesa principal dos trabalhos - deixando nosso homenageado para o fim, criando um suspense. Em primeiro lugar, representando os 94 deputados estaduais desta Casa, o deputado decano da Assembleia Legislativa, 11 mandatos como deputado estadual, Salim Curiati; o cônsul-geral do Líbano em São Paulo, Kabalan Frangieh.

Agora, nosso grande homenageado. Homenageamos sua história de vida, seu trabalho e sua dedicação à Medicina, salvando vidas. Deus dá a vida, compete ao médico mantê-la pelo maior tempo possível. Uma salva de palmas ao Dr. Raul Cutait.

Peço escusas aos demais e chamo também o presidente da Associação Médica Brasileira, Dr. Antônio Salomão, uma calorosa salva de palmas. (Palmas.)

Queremos anunciar a honrosa presença da família do nosso homenageado, Dr. Raul Cutait. Dona Ivone Cutait; sua esposa, Márcia Cutait; seu filho, Fernando Cutait. Que bonita a presença da família. Os primos irmãos Fernando Dhelomme Filho, Vânia Cotti, Paulo Cotti e Lilian de Arruda Sampaio.

Os doutores Jamil Chade e André Luis Ottoboni, do Hospital Sírio-Libanês; Tales de Sá Cavalcante, membro do Conselho de Responsabilidade Social da Fiesp; major médico José Augusto Tavares Monteiro, representando a Diretoria de Saúde e o Centro Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo; estimadíssimo Sérgio de Azevedo Redó, presidente da Associação Paulista de Imprensa; Marta Kehdi Schahin, presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês; e Vera Kehdi, vice-presidente; o amigo e empresário Fábio Raiola; e Silvio Aparecido de Carvalho, vice-presidente do Banco Safra.

Na medida em que formos avançando na sessão solene, vamos nomeando as demais autoridades e personalidades que aqui compareceram.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta não é uma sessão comum, é uma sessão solene. Sendo assim, obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Só pode ser solicitada por um deputado estadual em exercício no mandato e só pode ser convocada pelo presidente da Casa, não sem antes passar por vários órgãos internos e submeter-se à prévia aprovação do colégio que congrega todos os líderes dos partidos nesta Casa.

Não se pode convocar uma sessão solene para qualquer finalidade, apenas por motivo de relevante e notório interesse público e social. Esta sessão solene, autorizada por unanimidade pelas lideranças desta Casa, se presta a outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo a essa grande personalidade, Dr. Raul Cutait.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do sargento PM Eliseu. Lembrando sempre que não há necessidade de nos voltarmos à bandeira, pois não há hierarquia entre os símbolos da Nação.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Polícia Militar, em especial à Banda e ao regente Eliseu. Contem sempre com o apoio desta Assembleia Legislativa, no importante e diuturno trabalho que os senhores fazem, muitas vezes com o sacrifício da própria vida. Somos todos Polícia Militar. Muito obrigado.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 12, às 23 horas. Quem tem a NET, coloca no canal 7, se o sinal não cair. Pela TV Vivo, é canal 9, e pela TV Digital, canal 61.2.

Está aqui também o Dr. Paulo Corsi, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; e grande advogado, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, professor e Dr. Luiz Flávio Borges D'urso.

Nesse momento, para falar em nome dos médicos do nosso País, o Sr. Antonio Jorge Salomão, secretário-geral da AMB - Associação Médica Brasileira.

 

O SR. ANTONIO JORGE SALOMÃO - Boa noite, gostaria de cumprimentar inicialmente a Sra. Ivone Cutait, sua esposa e seus filhos, por terem participado na formação do Dr. Raul Cutait em um momento tão importante de sua vida. A seguir, cumprimento o Dr. Fernando Capez, como presidente da Assembleia Legislativa. Que ele seja meu portador de cumprimentos a todos.

Conheci o Dr. Raul Cutait em 1972, quando entrei na Faculdade de Medicina da USP, como professor assistente. O Dr. Raul Cutait estava em seu quinto ano. Nessa época, eu lecionava a disciplina de Obstetrícia. Talvez ele não se lembre desse fato, mas eu tive a honra de ser convidado pelo seu querido pai, professor Daher Cutait - eu, minha esposa e mais algumas pessoas -, para um jantar em sua casa, à moda árabe. Isso não me sai da cabeça. O Dr. Raul tem todo o mérito de ser uma pessoa muito querida.

O Dr. Raul tem uma história muito importante, com um passado e presente, em sua carreira profissional, indeléveis. Formou inúmeros residentes - ensinou, pegou na mão, fez com que pessoas importantes se tornassem pessoas importantes através de seus ensinamentos.

Hoje, represento 400 mil médicos do Brasil como secretário-geral da Associação Médica Brasileira - AMB. Queria só contar duas pequenas passagens do Dr. Raul na AMB.

No ano de 2000, o professor Raul Cutait foi convidado para atuar no projeto das diretrizes da AMB. O convite foi prontamente aceito, assumindo a coordenação do projeto que começou com o lançamento de 40 diretrizes clínicas. Hoje, passados mais de 15 anos, temos elaborados mais de 700 diretrizes e outras 350 em processo de atualização, para reedição. No ano de 2000, há 16 anos, o Dr. Raul já trabalhava com Medicina baseada em vivência. Isso quer dizer oferecer à nossa população e ao nosso povo o que há de melhor em termos de tratamento. O Dr. Raul foi pioneiro na Associação Médica Brasileira no projeto das diretrizes, que hoje são aceitas como ponto de partida para os médicos em seus trabalhos.

Gostaria de contar outro episódio, a liminar da fosfoetanolamina. No mês de maio, o Supremo Tribunal Federal votou e derrubou a validade da lei que autorizou pacientes com câncer a fazer uso da fosfoetanolamina sintética, a chamada “pílula do câncer”. Por seis votos a quatro os ministros acataram o pedido de liminar interposto pela Associação Médica Brasileira, por entender que a lei colocava em risco a segurança e a saúde dos pacientes, abrindo precedentes para que outras drogas fossem ofertadas à população sem que haja comprovação da segurança e eficácia.

O que isso tem a ver com o Dr. Raul Cutait? Mais uma vez ele deu sua valiosa contribuição à classe médica brasileira. Os ministros chegaram a citar o artigo do Dr. Raul Cutait, publicado na mesma semana na Folha, segundo a qual as doenças devem ser entendidas à luz da ciência. No artigo, Cutait destacou que “a esperança é fundamental e os médicos devem fazê-la constar de seus receituários, colocando-se como parceiros de seus pacientes em suas batalhas contra a doença, mas não devem oferecê-la sem o devido embasamento científico, sob o risco de promover o charlatanismo”.

Basta isso para cumprimentarmos o Dr. Raul por esse prêmio merecido. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos também a presença do médico cardiologista, Dr. Nabil Ghorayeb, é com enorme honra que o recebemos aqui.

Nesse momento, gostaria de passar a palavra ao nosso homenageado e fazer-lhe um pedido. A tribuna, pelo Regimento, é privativa dos parlamentares. Mas, hoje, esta Assembleia está engalanada. Pedimos à V. Exa que faça uso da tribuna privativa, já que não é a Assembleia que está lhe homenageando, mas o senhor que homenageia a Assembleia, aceitando esse colar.

Solicito ao Cerimonial que conduza nosso ilustre homenageado ao local de honra para que possa proferir seu discurso.

 

O SR. RAUL CUTAIT - Boa noite a todos; presidente desta Casa, Fernando Capez; Martinha Kehdi Schahin, presidente da Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio Libanês; nosso querido cônsul Frangieh; Salomão, representando nossa entidade máxima, a Associação Médica Brasileira; Paulo Cotti, que me representa aqui como meu chefe na cirurgia e presidente do nosso Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Quero citar algumas pessoas emblemáticas. Em nome de todos os médicos, quero cumprimentar o Dr. Yazbeck, nosso médico mais antigo e que muito me ensinou na vida, embora ele talvez nem tenha percebido. Quero cumprimentar meu professor do primeiro ano ginasial, Fauzi Saad, que até hoje, todos os anos, se encontra com nossa turma de colégio e nos enche de alegria por sua vivacidade, participação e amizade - Fauzi no coração. Todos nós temos nossos amigos mais antigos, quero homenagear todos meus amigos, porque me foram muito importantes, através de dois nomes. Um, mais antigo, Zé Roberto Sérgio, com quem convivo desde os dez anos de idade, e o outro, com quem convivo desde os 20, o Serginho Mamberti. Quero agradecer a todos pela presença.

Falarei de forma breve e sucinta algo que, hoje de manhã, tentei colocar em ordem na cabeça. Normalmente, procuro falar de improviso, mas talvez me traísse e não externasse aquilo que eu gostaria de dizer nesta noite. Toda vez que alguém me oferece um carinho - seja com palavras, gestos ou mesmo homenagens, como faz essa da Assembleia Legislativa, comandada por meu amigo querido, Fernando Capez -, eu me pergunto o que eu fiz, o que eu faço.

Às vezes as respostas vêm em átimos de segundo, às vezes elas chegam para mim depois de dias, meses, anos, simplesmente porque não paro de me perguntar qual o sentido da vida. Qual o sentido de minha própria vida? As respostas me chegam paulatinamente, e não raro as contesto no continuo exercício de me revisitar. Aprendi isso com minha família, inicialmente com meus pais e irmãos, depois com minha querida Márcia, meus filhos. Aqui só está o Fernando, os outros moram no exterior, e agora com minhas duas preciosas netas. O amor deve ser a mola propulsora da vida de qualquer indivíduo.

Juntamente com meus amigos, mestres, alunos e pacientes, essa percepção só se acentuou ao longo dos anos. Aqui, homenageio um paciente querido, o deputado Salim Curiati. Aos poucos fui moldando meus valores de vida e procurando definir o que as pessoas chamam de sucesso. Para mim, sucesso não é dinheiro e fama, é poder compartilhar amor e afeto, ser respeitoso e respeitado, ser um indivíduo que agrega algo à vida daqueles que os cercam. Sucesso é trilhar o caminho da vida com alma e garra, em busca da felicidade, esse conceito etéreo e estável que não se alcançam a não ser em uma viagem que seja devotada a si mesmo. Sucesso ocorre tendo a humildade como diretriz, porque sem ela não se cresce.

Falarei o mínimo de mim mesmo. Meu caminho na vida foi traçado quando era ainda criança. No Colégio São Luís, onde o Capez e vários outros estudaram, aprendi o valor da espiritualidade, algo que independe de qualquer religião. Em casa, observando minha mãe, entendi o que é amar e criar uma família. Com meu pai, médico e professor, aprendi, através de seu exemplo, a gostar cada vez mais da Medicina, para o que dediquei maior parte das horas de minha vida. Preciso dizer que a Medicina tem me dado a oportunidade de satisfazer minha inquietude intelectual, ampliada pela vida universitária e acadêmica, com os trabalhos científicos, a participação em congressos nacionais, internacionais e sociedades médicas. Porém, mais do que isso, a Medicina tem me proporcionado a satisfação inigualável de, com conhecimento, experiência e crença nos meus valores, fazer o bem para meus semelhantes.

Gandhi dizia que a felicidade não está nas coisas, mas no poder, no trabalho e no orgulho do que se faz. Xeique Al Zayed, que foi importante para Abu Dhabi, dizia que a verdadeira riqueza está no trabalho árduo, que beneficia a própria pessoa e sua comunidade. Para minha sorte, aprendi essas lições antes mesmo de saber algo sobre esses dois influentes personagens em nossa história. Entendi que a Medicina tem o poder mágico de permitir que se estabeleça relações humanas intensas, pois, para o exercício da missão de cuidar das pessoas, é preciso simbiose - criando laços que podem durar muito ou pouco, mas devem ser fortes e intensos.

Com a Medicina, aprendi que nem tudo dá certo, que errar não é algo impossível, mas tudo deve ser feito para que se acerte às custas de quaisquer sacrifícios pessoais, sempre tendo um comportamento ético como base.

Finalmente, algumas reflexões sobre o que é ser médico nesse Brasil. O sistema de Saúde, tanto público como privado, não tem valorizado a profissão do médico como deveria, em detrimento dos pacientes. Começo pela pecaminosa proliferação de escolas médicas, passamos a barreira das 300, suplantando até mesmo a Índia, com uma população seis vezes maior que a nossa. A maioria das novas faculdades de Medicina não apresentam condições básicas para formar profissionais, tanto do ponto de vista técnico quanto humanístico.

Angustio-me ao pensar na vida desses jovens quando forem jogados no mercado de trabalho sem o devido preparo. E, mais ainda, com poucas condições de competir pelas vagas em residências médicas - fundamentais para formar profissionais especialistas e generalistas, que, nos dias de hoje são 30% inferiores ao número de médicos que se formam anualmente. Contudo, me angustia ainda mais saber que as condutas que esses médicos traçarão para seus pacientes não serão as melhores, simplesmente porque lhes faltará conhecimento, e lhes faltará conhecimento porque não terão formação apropriada e sólida.

Em relação ao mercado de trabalho, é preciso enfatizar que os baixos salários e as baixas remunerações, atualmente praticadas, não condizem com a responsabilidade profissional. Essa distorção leva grande parte dos médicos a ter dois, três e até mesmo quatro empregos, sobrando-lhes pouco tempo para estudar e se dedicar às suas vidas pessoais e familiares, o que pode, em última análise, afetar seu próprio equilíbrio emocional.

Duro mesmo é saber, através de inúmeras pesquisas, que o que mais incomoda os médicos - o Corsi e o Salomão estão aí para confirmar isso - não é a remuneração inadequada, e, sim, a incapacidade de poder exercer a Medicina em sua plenitude. A incapacidade de poder dedicar tempo a seus pacientes, de disponibilizar das melhores tecnologias para cada caso, sem se sentir incomodado ou derrotado porque os exames ou tratamentos não são acessíveis, ou demoram em demasia para serem realizados, quando o são.

Assim, deputado Capez, aceito essa honrosa homenagem, não em meu nome, mas pretensiosamente em nome de uma categoria profissional que não pode jamais esquecer-se de Hipócrates, que, no século IV antes de Cristo, nos ensinou que o objetivo maior da Medicina é o bem do paciente. A missão do médico é procurar devolver saúde às pessoas, sempre agindo de acordo com as possibilidades e seus conhecimentos.

Em uma leitura mais atual desse enunciado de Hipócrates, analisando o que ele diz por possibilidades, entendo que cabe aos médicos e nossos governantes preocuparem-se com as possibilidades que Hipócrates mencionava, procurando criar alternativas cada vez mais eficientes e eficazes para que todos possam ser assistidos de forma justa. Acredito que somos todos responsáveis por nós mesmos e pela sociedade, faço minha parte acreditando o que canta meu estimado amigo Gilberto Gil: “andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”.

Mais uma vez, agradeço a presença de todos, e essa homenagem que a Casa me presta. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento solene, ponto culminante da sessão para a qual ela foi proposta, solicito ao Cerimonial que se aproxime. Gostaria de pedir à Márcia, esposa do nosso homenageado, Raul Cutait. Simbolizando, de certa forma, sua trajetória e tudo que você fez, selecionamos uma pessoa vivida há mais tempo, que você cuidou, e uma mais jovem, que você sempre cuidou com tanto amor e carinho. Chegou do colégio que eu e você estudamos e fez questão de vir aqui te agradecer e prestar essa homenagem.

 Fiquei emocionado quando vi aqui o seu professor, que foi meu professor, Fauzi Saad, que despertou tanto meu gosto pelas aulas de Geografia, por tudo que nos ensinou, e por sua capacidade de trazer para o aluno a atenção e o gosto pela matéria. Como é importante um professor na vida de um aluno, e o senhor estar aqui para mim é uma grande emoção. Por isso, peço que nosso Cerimonial conduza até aqui para a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, a Sra. Márcia Cutait; e dois pacientes, nosso ilustre deputado, que representa todos os deputados desta Casa, deputado de 11 mandatos, o maior exemplo, admirado, amado e querido por todos nós, grande deputado Salim Curiati; e a jovem Maria Fernanda, que simboliza o seu trabalho.

Peço que os demais integrantes da Mesa acompanhem essa homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Lembrando que essa é uma honraria especial, a Assembleia Legislativa é econômica na concessão dessa comenda e dos requisitos para sua outorga. Repito que, neste evento, quem está sendo homenageada é a Assembleia e o povo de São Paulo.

Você, Raul Cutait, amigo - ficamos em dúvida, não é Curiati? A homenagem se faz ao grande médico que de tantas vidas cuidou, que operou o Salim Curiati e mantém ele aqui com quase nove décadas de vida, altivo até de madrugada acompanhando as votações; ao médico que se graduou, estudou, se esforçou, operou e que traduziu todo esse conhecimento e esforço em ações efetivas na proteção da vida humana.

É um grande exemplo de ser humano e cidadão tão grande e humilde. Humilde porque é grande, e grande porque é humilde. Um pai de família, filho exemplar, avô. Querido Raul Cutait, só nos resta dizer muito obrigado por tudo o que você fez, por tudo que você faz e tudo o que você é. Pedimos escusas de não termos ainda outras comendas, mas se vierem a ser criadas, com certeza serão criadas inspiradas em seu trabalho, seu exemplo e sua vida. Professor, amigo, doutor Raul Cutait.

Como disse no começo, por ser uma sessão solene, não cabe aqui improvisos. Ela tem começo, meio e a hora de ser encerrada.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas 34 minutos.

 

* * *