http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

24 DE NOVEMBRO DE 2016

081ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM IN MEMORIAM AO DOUTOR ÁLVARO LAZZARINI

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene, com a finalidade de prestar "Homenagem 'in memoriam' ao Doutor Álvaro Lazzarini, com a Outorga do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI

Presidente do Tribunal de Justiça o Estado de São Paulo, saúda os presentes. Enaltece a relevância da solenidade. Comenta seu convívio com o saudoso homenageado, a quem rende elogios. Ressalta qualidades do falecido desembargador Álvaro Lazzarini, no tocante a aspectos humanos e profissionais. Clama pelo respeito às instituições e pela eficiência nos serviços públicos. Parabeniza a Presidência pela iniciativa da propositura da solenidade.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Narra breve histórico profissional do homenageado e anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo ao Doutor Álvaro Lazzarini, "in memoriam", a seu filho, o Sr. Alexandre Alves Lazzarini.

 

4 - ALEXANDRE ALVES LAZZARINI

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Manifesta contentamento por assomar à tribuna. Lista homenagens destinadas a seu pai, inclusive como denominação de edifício público. Rememora passagem nos idos de 1989, na companhia do presidente Fernando Capez. Anuncia o envolvimento de sua falecida mãe com o canto lírico, em alusão aos 100 anos do Theatro São Pedro, a serem comemorados em 2017. Transmite os agradecimentos de toda família, em virtude da homenagem recebida. Narra episódio em que seu pai demonstrara sapiência, quando questionado acerca da resolução de contenda a envolver porte de arma de fogo.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Enaltece qualidades do homenageado. Valoriza a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de prestar homenagem “in memoriam” ao Dr. Álvaro Lazzarini, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Chamamos para compor a Mesa dos trabalhos S. Exa desembargador Paulo Dimas Mascaretti, presidente do egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Sua Excelência, que tive o privilégio e honra de conhecer como juiz titular da comarca de São Roque, eminente desembargador Alexandre Alves Lazzarini, do egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo, que hoje ocupará a Mesa em memória do seu pai. Peço que transmita nossos cordiais e efusivos cumprimentos à sua esposa, Dra. Virginia; Sua Excelência, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral; e, completando esta Mesa, S. Exa. Orlando Eduardo Geraldi, corregedor do Tribunal de Justiça Militar, representando o presidente Silvio Hiroshi Oyama.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, é uma sessão solene. Sendo assim, obedece à rígida forma sacramental em todos os seus atos, nos termos do Regimento Interno desta Casa. É uma sessão que foi autorizada por unanimidade dos deputados desta Casa e se propõe a prestar homenagem “in memoriam” ao professor de todos nós, Dr. Álvaro Lazzarini, com a outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do sargento Eliseu.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em especial ao sargento Eliseu. A Polícia Militar, que nosso homenageado tanto amou e dedicou-se, e pela qual nutrimos tanta admiração. Muito obrigado.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia nesse sábado, dia 26, às 23 horas. Quem tem a NET, canal 7; TV vivo, canal 9; e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Convido, para falar em nome de todas as autoridades presentes, nosso presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador e professor Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Peço ao Cerimonial que conduza V. Exa. ao parlatório, que normalmente é de uso privativo dos parlamentares, mas, engalanado nesta noite, rende-se ao nosso homenageado.

 

O SR. PAULO DIMAS DE BELLIS MASCARETTI - Boa noite a todos, cumprimento nosso querido deputado Fernando Capez, presidente desta Assembleia Legislativa; o querido desembargador Alexandre Lazzarini e sua esposa Virginia; Marta, companheira do nosso saudoso amigo e desembargador Álvaro Lazzarini; querido desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, vice-presidente e corregedor do nosso Tribunal Regional Eleitoral; juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi, corregedor geral do nosso Tribunal de Justiça Militar; e todos os demais presentes, familiares do nosso homenageado, desembargadores, juízes, advogados, membros do Ministério Público, servidores do Poder Judiciário e desta Casa, oficiais e praças da nossa querida Polícia Militar, minhas senhoras e meus senhores.

Fico feliz por estar aqui usando esta tribuna, já tive essa honraria em outros momentos, mas hoje é um momento muito especial, porque estamos nesta Casa não para um ato específico de caráter administrativo - um ato propriamente oficial - mas reunidos como admiradores e amigos do nosso saudoso desembargador e professor Álvaro Lazzarini.

Tive o privilégio de conviver com ele em nosso Tribunal de Justiça, mais diretamente no Tribunal Regional Eleitoral. Lá, dividimos as sessões e todos os dias tínhamos a oportunidade de vivenciar o contato do nosso querido desembargador, suas lições, mas, principalmente, não a cultura propriamente, mas a sabedoria. Acho que a grande qualidade do ser humano não é simplesmente a sabedoria e cultura, ou conhecimento jurídico, mas a sabedoria. Nós a sentimos no contato, no aperto de mão e naquelas palavras que às vezes são dirigidas fora do ambiente de trabalho.

Eu tive a oportunidade de conviver muito de perto com nosso querido desembargador Álvaro Lazzarini, em situações de defesa dos direitos da magistratura, do Judiciário, e estivemos aqui nesta Casa algumas vezes. Tive também o privilégio de acompanhar o desembargador Álvaro Lazzarini em suas visitas à Polícia Militar. Pude participar de uma homenagem muito tocante lá na Academia do Barro Branco, onde inauguramos um espaço bonito, com as memórias do nosso querido professor - diplomas, troféus, móveis.

O Alexandre fez uma doação e temos lá um espaço. Aquele espaço tem um simbolismo importante, porque ali se encontram jovens que vão para estudar e, eventualmente, serem oficiais da nossa Polícia Militar. Vão conhecer alguém que, com idealismo, comprometimento, inspiração e transpiração teve uma trajetória exemplar. Hoje, temos em nosso País uma crise política. É um momento em que princípios e valores são questionados, mas é bom estarmos aqui reunidos para saudarmos alguém que deixou um grande exemplo.

Um grande exemplo de homem público, cidadão, magistrado e professor. Tive a oportunidade de aferir aquele conhecimento, cultura, sabedoria e simplicidade. E tudo aquilo foi muito útil em minha vida pessoal e profissional. Nós crescemos justamente olhando as pessoas e aprendendo seus dons, e nosso querido desembargador Álvaro Lazzarini tinha muitos dons. O seu dom principal é o de fazer amigos e espalhar conhecimento, valores positivos. Quero saudar sua família.

Ficamos sensibilizados e emocionados quando fazemos essa referência. Tive muitas passagens tocantes com nosso querido Álvaro Lazzarini e posso dizer que é um homem bom, de bem e exemplar. Temos que ter esse exemplo em nossas vidas e em nosso coração. Saúdo a família e nosso querido Alexandre, que é também um magistrado exemplar e um desembargador que brilha em nosso tribunal, que traz muito, dentro de si, do nosso querido professor.

Acho que é importante quando alguém passa em nossas vidas e deixa lições, mas, principalmente, quando tocam nosso coração e nos fazem sentir uma pessoa melhor. É isso que temos que saudar nesse momento. Falo aqui em nome do nosso Tribunal de Justiça, mas, principalmente, como amigo e admirador do nosso querido professor Álvaro Lazzarini. Mais do que magistrado e professor, nos deu lições como ser humano, lições de postura profissional, e só temos que enaltecer essas virtudes e qualidades.

Fico sensibilizado de ter tido a oportunidade de estar aqui, nesta tribuna. Quero agradecer a oportunidade e dizer que continuamos em nosso dia a dia e em nossa vida sonhando com instituições livres, independentes e respeitadas por nossa sociedade. Quando lembramos que temos que ter um serviço público diferente, eficiente. Apesar de magistrados, somos servidores públicos, e aqui vejo os amigos de vários segmentos, principalmente os queridos amigos da Polícia Militar.

Em um momento que temos essa situação, temos que render homenagens àqueles que deixaram o nome honrado, pelo trabalho, um nome que, com certeza, marca o coração de cada um de nós. Querido presidente Capez, parabéns por essa iniciativa, que com certeza será reconhecida não só pelo mundo jurídico ou por aqueles que eventualmente privaram do conhecimento do nosso querido Álvaro Lazzarini, mas principalmente de seus amigos e admiradores que aqui estão.

Quero que Deus abençoe nosso querido professor onde ele se encontra, com certeza está conversando com Deus e intercedendo junto a ele por todas essas pessoas que ele amou verdadeiramente. Uma boa noite a todos e parabéns à família, àqueles que são aqui um testemunho de um legado de um grande homem. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Enquanto S. Exa. retorna ao seu posto, quero anunciar a honrosa presença do desembargador Luiz Augusto de Sales Vieira, do Tribunal de Justiça; juiz Fernando Pereira, do Tribunal de Justiça Militar; desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha, que foi diretor da Escola Paulista da Magistratura; Dr. Ricardo Felício Scaff, juiz de Direito da 1ª Vara Civil da Comarca de Guarulhos; coronel Adilson Luís Franco Nassaro, chefe do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar do Estado de São Paulo; nosso vereador eleito Rodrigo Goulart, traz nossa homenagem da Câmara Municipal; capitão de fragata Paulo Antonio Santos Siqueira, representando nosso estimado amigo e comandante do 8º Distrito Naval, almirante Glauco Castilho Dall'Antonia; capitão Fernando Signorelli, representando o chefe da Casa Militar, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira; Joel dos Passos Mello, vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Área Militar.

Presentes também o professor Dr. Nelson Câmara, presidente da Academia de Letras da Universidade Mackenzie; José Aparício Cunha de Prado Neto, juiz da 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça, representando o Dr. Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente da Apamagis; Dra. Cristina Alves Biagi Fabri, juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo; Hamilton Prado Alves, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, que completará 90 anos de idade em 13 de fevereiro - 11 mandatos, e será nosso homenageado dia 13 de dezembro.

Também aqui presente a família, Sandra Helena Alves Lazzarini, filha do nosso homenageado; Jerry Carolla, genro; Thomas Lazzarini Carolla, neto; e a Sra. Marta Cristina Fiori Lazzarini, viúva do Dr. Álvaro Lazzarini.

Álvaro Lazzarini foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, onde fui seu vice-presidente, tendo se aposentado como decano. Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo no biênio de 2004 a 2006, professor de Direito Administrativo da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, e no Centro de Altos Estudos de Segurança - CAES da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde também se aposentou como decano.

Acadêmico da Academia Paulista de Letras Jurídicas e da Academia Paulista de Magistrados, associado colaborador do Instituto dos Advogados de São Paulo, conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Fiesp, conselheiro do Conselho Superior da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem de São Paulo; membro do Conselho Deliberativo do Instituto Pimenta Bueno, associação dos constitucionalistas; membro associado da IACP - International Association of Chiefs of Police dos Estados Unidos.

Homenageado postumamente pelo Governo do Estado de São Paulo com a instituição da Medalha Mérito do Estado Maior da Polícia Militar do Estado de São Paulo, desembargador Álvaro Lazzarini, pelo Decreto 62064, de 27 de julho de 2016. Pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, na agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante e pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que denominou um de seus prédios como Edifício Desembargador Álvaro Lazzarini.

Aqueles que nos assistem na TV Assembleia podem aquilatar o valor dessa homenagem que se faz, a ponto de eu dizer que a Assembleia Legislativa é quem está sendo homenageada por poder conceder essa comenda. Dentre as várias homenagens, destaco o Cidadão Emérito de Jundiaí, sua cidade natal; da Assembleia Legislativa de São Paulo, Colaborador Emérito, conferido pelo Sindalesp - nosso exigente sindicato dos servidores públicos do Poder Legislativo de São Paulo; Troféu Loba Romana, conferido pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Portanto, essa será mais uma comenda que esta Casa, que representa a população do estado de São Paulo, fará ao grande e inesquecível Álvaro Lazzarini.

Sendo assim, nesse momento convido o desembargador Paulo Dimas Mascaretti; o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o coronel Orlando Geraldi, corregedor do Tribunal de Justiça Militar, e sua Excelência, seu filho, Dr. Alexandre Alves Lazzarini, acompanhado de sua irmã, Sandra Helena Alves Lazzarini, da sua esposa, Virginia Lazzarini e, claro, a estimada viúva, Marta Cristina Lazzarini, para que possamos fazer a entrega Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo “in memoriam” ao desembargador Álvaro Lazzarini.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nesse momento, solicito ao Cerimonial que conduza ao parlatório do Plenário Juscelino Kubistchek S. Exa, desembargador Dr. Alexandre Alves Lazzarini, filho do homenageado, para que, em nome da família, faça com que ouçamos suas palavras cheias de emoção.

 

O SR. ALEXANDRE ALVES LAZZARINI - Meu caro presidente Fernando Capez; estimado amigo e presidente Paulo Dimas Mascaretti; meu amigo e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Eduardo Cauduro Padin; coronel Geraldi, representando o Tribunal de Justiça Militar; meus caros amigos aqui presentes, por ser presidente do Tribunal de Justiça é motivo de muita emoção usar o parlatório da Assembleia Legislativa. E, para um desembargador, que não exerce nenhuma função executiva, é uma honra maior, tendo em vista a excepcionalidade que se dá nessa oportunidade. Receber essa comenda do Mérito Legislativo fecha um ciclo de ouro do meu pai, Álvaro Lazzarini. Falo isso porque, como foi narrado pelo nosso querido deputado Fernando Capez, meu pai foi homenageado pelo Governo do Estado através da Medalha do Estado Maior da Polícia Militar.

Foi homenageado de maneira muito especial, embora grandiosa, pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Foi homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que nomeou um de seus prédios como Edifício Desembargador Álvaro Lazzarini, e essa é uma situação muito peculiar, tendo em vista que, quando saímos da Avenida 23 de Maio, de grande significado para nossa história, em direção à Praça do Patriarca, nos deparamos com o Edifício Desembargador Álvaro Lazzarini, gerando a curiosidade de muitas pessoas quando me encontram, perguntando sobre o prédio. O que ele é seu? E com muita alegria falo que é meu pai.

Também, ano passado, a homenagem na agenda 150 anos do Tribunal de Justiça para meu pai, por essa Corte que integro, fazendo uso da palavra o então presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Renato Nalini. Uma deferência também muito especial, tendo em vista que normalmente eram designados outros desembargadores para fazerem uso da palavra.

Quando penso em meu pai, quando converso a respeito do meu pai, meu caro deputado Fernando Capez, lembro muitas vezes o ano de 1989 em que três jovens - V. Excelência, minha esposa Virginia e eu, estávamos indo e voltando diariamente de São Roque. Vossa Excelência como promotor de Justiça, eu como juiz da comarca, e Virginia. Na época, ainda estávamos em período de mudança e recém-casados, viajando, e ela trabalhando como escrevente em um dos setores do Fórum.

São sonhos de quase 30 anos atrás. Vossa Excelência seguiu para o ramo do Direito Penal, com todo o brilhantismo, e fiquei no Direito Privado. Nos encontramos e tentamos virar acadêmicos, e hoje V. Exa. brinda minha família, brinda meu pai com esta homenagem da Casa do povo paulista. Não é qualquer homenagem, é uma grande homenagem, que mostra a importância de uma pessoa para o Brasil, e, de maneira especial, para São Paulo.

Meu pai teve uma atuação muito grande, como foi visto na apresentação do seu currículo e no emocionante discurso feito pelo meu estimado presidente, desembargador Paulo Dimas. Na vida familiar também, cuidou sempre da família. Primeiro, mamãe, com quem foi casado por quase 50 anos, minha mãe que veio a falecer em 2003. Aliás, já conversamos a respeito, presidente, ele, em determinadas áreas era conhecido, como marido barítono, tendo em vista que minha mãe, como cantora lírica não profissional, atuava com grande intensidade nessa área. Hoje me leva a seguir seus passos integrando a administração de orquestras, como a do Theatro São Pedro - o que, aliás, é uma questão interessante porque no próximo ano completa 100 anos.

Vale ressaltar os músicos da Banda Sinfônica da Polícia Militar, esta Casa recentemente homenageou dois corpos artísticos importantíssimos, a Banda da Polícia Militar e a São Paulo Companhia de Dança, por iniciativa de um coronel da Polícia Militar, que é o deputado Coronel Camilo. Esta Casa se preocupa com a cultura, e isso é muito importante. Temos essa ligação. Minha mãe faleceu em 2003, posteriormente meu pai encontrou Marta - que está aqui junto à Mesa que preside os trabalhos - e que foi sua grande companheira até o final de sua vida, em 2014.

Temos aqui a presença da minha irmã, Sandra Helena, e de minha esposa. Peço desculpas, presidente, meu irmão Ricardo transmite os agradecimentos, mas professor tem suas atividades acadêmicas e docentes, e sabemos as dificuldades. Se falta um dia, o salário já não é grande e fica difícil. Enfim, manda seus cumprimentos. Os netos também estão aqui representados por meu sobrinho Thomas, que é o único varão dentro das netas. Minhas duas filhas Renata, Fernanda e minha sobrinha, irmã dele, Catherine.

O Tribunal de Justiça, Poder Judiciário, Polícia Militar, são duas outras famílias que ele criou, ajudou a construir, como disse meu presidente Paulo Dimas. Antes de magistrado, era professor; antes do erudito, era um sábio. Essa experiência de vida, talvez o nobre deputado Fernando Capez, presidente desta Casa, não se lembre, mas em São Roque ele mostrou o caminho de maneira bem simples. Houve um pedido de levantamento de 200 armas de fogo apreendidas em um processo que envolvia tráfico e tudo mais. Chegaram com o pedido de devolução das armas, porque houve absolvição.

Bem móvel, que é a arma de fogo, se prova com a posse, e está aqui o Termo de Exibição e Apreensão das Armas. O que vamos fazer? O deputado falou: “Será? O que seu pai acha?” “Vamos ligar para meu pai, fazer o quê.” Ele deu uma solução simples, que naquela curiosidade e preocupação não conseguimos enxergar. É simples, arma não é produto controlado? Então que apresentem os registros das armas de fogo. O que aconteceu? Provavelmente as armas continuariam apreendidas e destruídas, porque eram todas armas em situação irregular. Não era questão de cultura ou erudição, era questão de sapiência.

Meu nobre deputado, agradeço em meu nome e em nome da minha família e dos presentes de maneira específica, de Marta, viúva de meu pai; Sandra Helena, minha irmã; Jerry, meu cunhado; de Thomas, meu sobrinho, e de Virginia, minha esposa que foi nossa companheira de estrada por quase seis meses. Quando nos estabelecemos ela voltou para São Paulo.

O Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Justiça Militar, que não posso deixar de mencionar, porque foram outros momentos importantes da vida do meu pai. Foi vice-presidente e presidente do Tribunal Regional Eleitoral, não exerceu nenhuma função no Tribunal de Justiça Militar, mas talvez tenha sido um de seus grandes defensores, demonstrando sempre a importância dessa Corte no julgamento dos policiais militares, entendendo aquilo que se passa nessa atividade muito específica, e muitas vezes muito mal compreendida.

Mais uma vez agradeço a todos. Só um esclarecimento, não recebi o Colar, nobre deputado Fernando Capez, porque a comenda é personalíssima, então não recebo com sua colocação, recebo em nome do meu pai, Álvaro Lazzarini, algo que ficará eternizado em nossa memória. Muito obrigado, deputado, e Assembleia Legislativa, que deram esse apoio fantástico e aprovaram essa homenagem de maneira unânime. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Querido Alexandre, você não colocou o Colar do Mérito apenas por se tratar de uma comenda e homenagem personalíssima, mas porque certamente chegará o momento de você receber o seu colar, por toda a sua atuação.

Nesse momento, nós todos, com uma enorme saudade, uma ponta de emoção e uma honra singular lembramos da pessoa do Dr. Álvaro Lazzarini. Altivo, sempre soube exercer a autoridade com gravidade e serenidade. Mas nunca deixou de ser uma pessoa doce, humilde e afável, sempre pronto a ensinar sem mostrar qualquer arrogância para aqueles a quem transmitia seus ensinamentos. Se hoje ainda pudéssemos desfrutar de sua companhia diríamos que, na dúvida, ou vamos ao Google ou ligamos ao Dr. Lazzarini. Um dos dois resolve nosso dilema.

Viveu com ética e exemplo como oficial em nossa gloriosa Polícia Militar - e se me permitirem - nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma das melhores polícias do mundo. Digo isso hoje com a experiência de quem trabalhou junto ao 2º Batalhão de Choque e via cursos ministrados para todas as polícias do mundo. Exemplo como magistrado do maior e melhor tribunal do País, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, tribunal sereno e imparcial, que lê processo antes de julgar. Selou exemplo como professor não só de Direito, mas da vida. Selou exemplo como pai, marido e avô.

Nesse momento, só não podemos ter egoísmo. Tenho certeza de que queríamos ficar mais com ele, mas o céu precisa dele também, pacificando com serenidade os conflitos dos anjinhos indisciplinados, ensinando e prevenindo conflitos a tantos. E mais do que isso, com sua bondade enorme lá no céu, concedendo ordem de “habeas corpus” toda vez que São Pedro nega abrir os portões do paraíso para quem merece.

São com essas palavras e emoções, Alexandre, que se passaram 27 anos. Tão rápido, não? Naquela Castello Branco, eu aborrecendo você, a Virginia, com histórias longas, algumas piadas sem graça, mas fortalecendo nossa amizade. Foi um privilégio. Agradeço a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, de Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 15 minutos.

 

* * *