http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE DEZEMBRO DE 2016

089ª SESSÃO SOLENE ENTREGA DA MEDALHA MINISTRO CELSO FURTADO EM HOMENAGEM AOS ECONOMISTAS

 

Presidente: ED THOMAS

 

RESUMO

 

1 - ED THOMAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Ed Thomas, na direção dos trabalhos, com a finalidade de entregar a "Medalha Ministro Celso Furtado em Homenagem aos Economistas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Afirma que, a seu ver, a economia brasileira poderia estar em melhor situação caso as autoridades do País tivessem escutado as opiniões dos profissionais desta área do conhecimento. Agradece os homenageados desta solenidade, em nome dos parlamentares desta Casa, pela contribuição social de seu trabalho para o desenvolvimento do Brasil. Discorre sobre a amplitude das possibilidades de atuação destes profissionais.

 

2 - AFONSO ARTHUR NEVES BAPTISTA

Professor doutor, idealizador e Secretário-Geral da Medalha Ministro Celso Furtado, solicita a realização de um minuto de silêncio em homenagem a membros da imprensa e da equipe da Associação Chapecoense de Futebol, vítimas de acidente aéreo recente. Discorre a respeito da trajetória profissional do economista Celso Furtado. Descreve o histórico da criação da Medalha Ministro Celso Furtado em Homenagem aos Economistas. Tece agradecimentos ao deputado estadual Ed Thomas por sua parceria com os profissionais da economia. Anuncia a homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao deputado estadual Ed Thomas.

 

3 - PRESIDENTE ED THOMAS

Agradece a homenagem recebida. Declara-se comprometido, como parlamentar, à valorização dos economistas.

 

4 - FRANCISCO PRISCO NETO

Professor doutor e vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo, lamenta as notícias atuais a respeito da situação política e econômica do Brasil. Enfatiza que, a seu ver, os profissionais homenageados nesta solenidade trazem esperança para o futuro do País.

 

5 - PRESIDENTE ED THOMAS

Anuncia homenagem, com entrega da Medalha Ministro Celso Furtado e diploma, a economistas que se destacaram no exercício de suas atividades profissionais, os quais foram nomeados pela mestre de cerimônias Vera Bucheroni.

 

6 - MANUEL ENRIQUEZ GARCIA

Professor doutor e presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Acentua a relevância do trabalho dos economistas. Congratula os homenageados desta solenidade.

 

7 - PRESIDENTE ED THOMAS

Tece comentários sobre a importância da humildade para a superação dos problemas brasileiros. Ressalta a relevância social dos profissionais homenageados nesta solenidade. Situa a política como instrumento para a transformação humana e social. Aponta que, a seu ver, as primeiras lições de economia devem ser dadas na família. Comenta reportagem acerca de uma pesquisa de comportamento da população brasileira em relação ao dinheiro. Lamenta a apatia de empresários e do Poder Público diante das alternativas de crescimento sugeridas pelos economistas. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Ed Thomas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Boa noite, senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Gostaria de solicitar a algum convidado que não tenha se identificado ao Cerimonial que, por favor, se identifique na parte de baixo.

Daremos início à sessão solene com a finalidade de entregar a Medalha Ministro Celso Furtado em homenagem aos economistas.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Fernando Capez, a pedido deste deputado, com a finalidade de entregar a Medalha Ministro Celso Furtado em homenagem aos economistas.

Temos a nossa Mesa composta pelo professor Dr. Afonso Arthur Neves Baptista, secretário-geral da Medalha Ministro Celso Furtado; o nosso professor Dr. Francisco Prisco Neto, vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo. Também aguardamos a presença do digno vereador Eliseu Gabriel.

Convido a todos os presentes, aqueles que puderem, para que, em posição de respeito, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente PM Edgar Lourenço, nosso querido maestro, muito obrigado. À digna Polícia Militar do Estado de São Paulo, nossos aplausos, por favor. Obrigado maestro e nossa Polícia Militar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - À Polícia Militar do Estado de São Paulo, a nossa gratidão, o nosso muito obrigado, que Deus os guarde sempre, muito obrigado ao nosso querido maestro Edgar Lourenço.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia, neste sábado, dia 10, às 21 horas da noite, pela NET, canal 7; pela TV Vivo, no canal 9; e pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Senhoras e senhores, agradecemos a todos, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. É uma grande alegria poder recebê-los, gente tão especial, trabalhadora e verdadeira. Quem sabe se todos aqueles que estão em Brasília e nós que estamos aqui - os políticos deste País, os ministros, os secretários, Executivo e Legislativo, de uma forma geral - tivéssemos ouvido os economistas. Não estaríamos na situação que estamos vivendo e por aquilo que nós estamos passando.

Lógico que vamos superar, mas dói, e muito. Assim que nós chegamos, o Luís Carlos dizia: “Nós falamos, avisamos e sabemos o que vai acontecer. E depois sofremos juntos. Ao mesmo tempo, depende de todos nós. Economista significa, com certeza, uma simples opinião - realidade”. E é necessário acreditar em quem estudou, avançou, quem chegou aqui com toda a propriedade - mas não foi dessa forma que aconteceu.

Mas o que acontece hoje, como foi no ano passado, é o privilégio de poder ser chamado pelo Dr. Afonso, que está aqui, para que pudéssemos estar na frente desse microfone, com a autorização do nosso presidente Capez, e poder prestar essa homenagem tão bem-vinda. Com certeza um dos maiores projetos de um político é a valorização humana, de um profissional.

Nós nos sentimos muito honrados em nome dos 94 deputados com a presença dos senhores, e que se escreva na história deste Parlamento a presença, mais uma vez, de todos as senhoras e os senhores, pelo Dia do Economista, profissionais tão importantes - e que serão muito mais de agora em diante.

Obrigado, que Deus guarde a todos. Vamos juntos nessa homenagem, que é simples, é bem verdade, mas que é de muita alegria também. Queremos agradecer ao João Oliveira Gomes, representando o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, muito obrigado; representando o deputado Salim Curiati, o Sr. Marcelo Rodrigues; representando o Rotary Club São Paulo/Sul, o Sr. Marcos Totoli, muito obrigado; o Sr. João Oliveira representa o nosso querido amigo Dr. Dimas.

Economista é uma profissão multifuncional. Controlar os gastos já é algo muito difícil para a maioria das pessoas, imagine ter que compreender os recursos existentes e deles ajudar a fatiar o bolo entre a produção e distribuição de bens de consumo. Não é tão simples. Na macroeconomia, por exemplo, o dia a dia envolve política econômica de distribuição de renda, gastos e investimentos públicos. Além disso, relaciona as situações do mercado como um todo.

Já na microeconomia, diz respeito ao desenvolvimento e a viabilidade da indústria do comércio, o economista orienta o planejamento econômico e financeiro do negócio, controlando gastos e custos, e fazendo previsões sobre os nichos do mercado.

A homenagem que esta Casa de Leis presta a esses profissionais, colabora com a conscientização da importância da profissão, considerando que, atualmente, economistas ocupam os principais cargos do mundo corporativo, financeiro e também do setor público.

O economista tem uma formação acadêmica muito ampla e este fator permite que ele atue no setor financeiro, bancos, corretoras, entre outros - coorporativas, empresas, bem como no setor público, principalmente na área de pesquisa.

Autarquias e secretarias sempre trazem a figura do economista, a sua atuação é possível em todas as esferas, não sendo exclusiva ao mercado financeiro.

Economia é uma ciência humana, e não exata. Ela traz aspectos filosóficos, sociológicos, entre outros. O economista pode atuar em diversas áreas como em análise do comportamento do mercado, da sociedade - que é o equilíbrio econômico -, demanda e oferta e, com base nessas avaliações, analisar a projeção do crescimento econômico. Ele busca investimentos, alavancagem financeira, recursos, enfim, análises que objetivam buscar o crescimento de uma empresa ou país.

Parabéns economistas pelo seu dia, especialmente pelo papel que exercem na sociedade, contribuindo pelo crescimento da economia e pela melhoria da qualidade de vida da população. Nós devemos aplaudir a todos os economistas, com certeza.

Nesse instante, esta Presidência, com muito carinho, respeito e com a minha gratidão, sempre, concedo a palavra ao Dr. Afonso Arthur Neves Baptista, secretário- geral da Medalha Ministro Celso Furtado, e idealizador. Dr. Afonso, com a palavra.

 

O SR. AFONSO ARTHUR NEVES BAPTISTA - Excelentíssimo presidente, nobre deputado Ed Thomas; autoridades, minhas senhoras e senhores, colegas economistas, permita-me, Sr. Presidente, quebrar o protocolo, solicito um minuto de silêncio pelo trágico acidente com a equipe do Chapecoense, jogadores, imprensa e dirigentes.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

Fui o idealizador e criador da medalha Ministro Celso Furtado. Celso Monteiro Furtado nasceu em Pombal, no sertão paraibano, em 26 de julho de 1920. Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de novembro de 2004, e foi um dos maiores economistas e pensadores brasileiros.

Foi responsável pelas políticas de cunho econômico arquitetadas no Brasil nas últimas décadas, adepto de uma atitude intervencionista e no funcionamento da economia. Seu pensamento apresenta-se, sob vários aspectos, em sintonia com ideias promovidas pela Cepal - Comissão Econômica Para a América Latina -, órgão da ONU criado para auxiliar os países latino-americanos no desenvolvimento de ações econômicas que permitam o seu progresso financeiro e econômico.

Tive o apoio de todos os senhores conselheiros, regulamentada pela Resolução Corecon/SP 568, de 14 de março de 2012. Esta láurea visa agraciar os economistas, entidades que têm se destacado no ramo das ciências econômicas e prestado relevantes serviços à economia e à sociedade, tanto na área pública quanto privada.

Agradeço ao nobre deputado Ed Thomas, parceiro dos economistas, que vem prestigiando a nossa categoria há vários anos e foi proponente desta sessão solene, em que temos a honra de homenagear tão ilustres personalidades.

Cumprimento todos os colegas economistas homenageados e agradeço a presença de todos. Muito obrigado.

Anuncio a homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao deputado estadual Ed Thomas, feita pelo Sr. Francisco Prisco Neto, vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo.

Convido o deputado Ed Thomas para receber uma placa de gratidão pelos relevantes serviços prestados em prol da nossa categoria, e como nosso parceiro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Também convido o vice-presidente do Conselho, o Francisco Prisco Neto, para entregar essa placa.

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Agradeço, Dr. Afonso. Na verdade, todos nós temos que entender um pouco de economia. A verdade é que existem muitos curiosos, não é Dr. Francisco? A curiosidade não só mata, como destrói, e, na verdade, tira o dinheiro dos que realmente trabalham, por curiosidade por toda uma situação. Por isso, esses profissionais estão aqui e precisam ser valorizados e homenageados.

É a minha obrigação, simples assim, reconhecer valores não apenas nessa área, mas em todas. Minha eterna gratidão, amizade e muito obrigado Dr. Afonso. Com todo o carinho, quero chamar o professor Dr. Francisco Prisco Neto para usar da palavra, que é o nosso vice-presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo. Muito obrigado.

Quando procurei fazer um prospecto, com apenas algumas palavras de saudação, há um medo enorme de errar, de ter escrito e depois falar algo que não fosse condizente com a situação. Professor, se tiver que fazer alguma correção ou ressalva, o senhor faça depois. Muito obrigado, é um privilégio recebê-lo.

 

O SR. FRANCISCO PRISCO NETO - Não há ressalvas. Excelentíssimo deputado estadual Ed Thomas, secretário-geral da Medalha Professor Celso Furtado, Afonso Neves, senhoras e senhores, economistas e familiares, fiquei muito agradecido pelo economista Afonso me convidar para proferir algumas palavras.

Vim no caminho ouvindo o rádio, tentando arrumar um caminho alternativo para chegar e, infelizmente, o que escutamos são as notícias que todos já estamos cansados - taxas de inflação, a queda muito tímida da taxa de juros, 70% das famílias endividadas, corrupção, suborno, isso é um pouco cansativo. Mas, de repente, tive um alento, lembrando que estava vindo para uma solenidade, uma festividade na Assembleia Legislativa, onde alguns colegas vão ser laureados.

Fiquei lembrando, e como conheço muitos dos que estão aqui e sei o que cada um faz, o esforço que cada um realiza para tentar transformar o nosso mundo em um lugar melhor, de repente me veio uma alegria, porque fiquei esperançoso. Sei que cada um desses meus colegas economistas que estão aqui, tanto no mundo acadêmico, quanto na vida profissional, fazem o melhor e procuram sempre realizar o melhor.

Eles são diferentes e fazem a diferença. Nós só vamos mudar o nosso mundo e construir um Brasil melhor se cada um fizer a diferença. Então, de repente, me veio uma alegria e uma esperança, porque sei que cada um dos que estão aqui, recebendo hoje essa merecida homenagem, fazem a diferença. Ainda há esperança para os meus filhos e netos, existe uma luz no fim do túnel.

De repente, aquela tristeza, de ouvir tantas notícias ruins, se tornou uma alegria. Gostaria de compartilhar com vocês que todos fazem a diferença. Somos responsáveis, tentamos e orientamos, damos as nossas consultorias, temos os nossos diagnósticos e, se não somos ouvidos, estamos fazendo a nossa parte. O nosso tijolinho está sendo colocado nessa construção.

É um trabalho árduo e diário, mas estamos presentes. Gostaria de compartilhar com vocês a minha alegria de estar hoje representando o professor Manolo, que não pôde comparecer, e dar um abraço especial em cada um de vocês. Sei como cada um que estou olhando hoje está se sentido, existe um misto de emoção e medo, porque está em nossas mãos a responsabilidade de mudar o País.

Mas nós somos competentes, devemos lembrar o juramento que fizemos no passado - e olha que o meu completará 40 anos. O diretor da minha faculdade está aqui, Caparroz. Fizemos um juramento e, se ele for cumprido, vamos conseguir ir avante.

Não vamos olhar o que essas pessoas estão fazendo de errado, vamos tentar continuar a fazer o nosso trabalho certo, porque só assim vamos chegar em algum lugar. Fico muito contente por vocês estarem aqui. Obrigado, deputado Ed, por essa oportunidade.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Senhoras e senhores, vamos ao momento especial. Chamo o Dr. Afonso Arthur Neves Baptista, secretário-geral da Medalha Ministro Celso Furtado, e também o professor Francisco, e o Dr. Manuel Enriquez Garcia, que não chegou ainda, para fazermos a entrega da Medalha Ministro Celso Furtado.

Gostaria que os senhores pudessem ir lá à frente. Daqui a pouco, é importante que os senhores possam estar ali. Nós temos 30 homenageados, para chegar até aqui em cima, fica um tanto quanto difícil. A nossa querida Vera vai chamar à frente e iremos homenagear a todos, porque então a foto fica muito mais bonita, atendendo também a um apelo da TV Assembleia, por causa do tempo, e que nós tenhamos uma foto com boas recordações de pessoas valorosas que a Assembleia Legislativa homenageia na noite desta segunda-feira.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido para receber a homenagem o Sr. Alexandre Petri; Sr. Almir dos Santos; Sr. Alvaro de Figueiredo Neto; Sr. Antonio Eustaquio de Andrade; Sr. Antonio Luiz Gonçalves de Lima; Sr. Carlos Eduardo Alencar Vanetti; Sr. Dimar Miguel Elias; Sr. Etsuo Numa; Sra. Fernanda Fernandes Pacheco Pinheiro e o Sr. Francisco Alvarez Garcia. Por favor, se coloquem aqui à frente para receber a sua homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Pois não, pode ficar à vontade, doutor. Vamos entregando e agora o trabalho é dos fotógrafos, assim que receberem o diploma e a medalha. Apenas para seguir um rito que é do nosso Cerimonial, o Dr. Manuel, o Dr. Afonso e o Dr. Francisco, podem todos perfilar, e cada um vai entregando uma medalha com o procedimento, para facilitar também para a nossa TV Assembleia. Podem ficar, por favor, os nossos convidados e homenageados aqui na frente.

 

* * *

 

- São entregues os diplomas e as medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Agora sim, uma foto grandiosa, lado a lado com as medalhas. Agradeço a cooperação e a colaboração para que vocês fiquem mais lindos. Nosso agradecimento, parabéns pela homenagem.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Agora, para receber uma homenagem, convido o Sr. Gilberto Caetano; Sra. Helena Freire; Sr. Icaro Elias Razuk; Sr. Jason Freitas Vieira; Sr. João de Matos Fernandes; Sr. João Miguel Caparroz; Sr. João Luiz Pires de Souza; Sr. José Marcos de Campos; Sr. José Afonso Mazzon; e o Sr. José Augusto Pereira. Convido que todos se coloquem aqui na frente para receber a sua homenagem.

 

* * *

 

- São entregues os diplomas e as medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Sessão solene com a finalidade de entregar a Medalha Ministro Celso Furtado em homenagem aos economistas, em destaque a Assembleia Legislativa, se sente muito feliz e honrada com a presença de gente tão especial do nosso estado de São Paulo.

Lembrando que, logo depois, queremos uma foto de todos, com certeza, para que se escreva na história da Assembleia Legislativa esse dia tão especial, dedicado aos economistas, homenagem prestada pelo Corecon e pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Vamos aplaudir os nossos economistas, por favor.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Nossos próximos homenageados, convido para que se coloquem aqui na frente o Sr. Marco Antônio Vasquez; Sr. Marcos Shalders da Silva; Sr. Ossian Augusto de Souza Neto; Sr. Paulo Alex Bertone; Sr. Paulo Sergio Xavier Dias da Silva; Sr. Pedro Akiiwa Fukumura; Sr. Roberto Sadao Yoshihiro; Sr. Ronaldo José Bispo; Sra. Rossana Berti Martins Bonilha de Toledo Piza e Sr. Rubens André Bueno.

 

* * *

 

- São entregues os diplomas e as medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - As manchetes dos jornais amanhã dirão que a economia não está bonita, mas os economistas estão.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Para receber essa homenagem agora, convido o Sr. Salmo Lorenzon; Sr. Sergio Moreno; Sr. Sergio Prado de Mello; Sr. Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos; Sra. Marcia da Silva Peetz; Sr. Timotheo Ferreira de Lima Filho; Sr. Adalberto Carneiro de Oliveira. Por favor, se coloquem aqui à frente para receber a sua homenagem.

 

* * *

 

- São entregues os diplomas e as medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Gostaria, se for possível, nesse instante, que todos os que foram agraciados e homenageados viessem à frente para que tirássemos uma grande foto deste momento, com certeza, inesquecível. Um momento muito especial para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta noite de segunda-feira. Fazemos essa homenagem através do Corecon para os nossos economistas do estado de São Paulo. Obrigado pela presença de todos.

Muito obrigado. Com certeza será uma grande foto. Podemos fazer em curva. Que a economia do nosso Brasil seja próspera como o sorriso de cada um na noite de hoje. Está muito bonito. É uma imagem muito bonita. Nosso agradecimento a todos vocês, tenham a certeza disso, que é uma noite inesquecível, realmente, para todos nós. Tem gente que ainda não conseguiu a melhor fotografia e olha que os modelos são muito bonitos. Defeito do fotógrafo, não do economista. Não economizem nos flashes, por favor. Agora sim, vamos aplaudir a todos. Muito obrigado.

Quero agradecer ao Dr. Francisco Frisco Neto, ao professor Dr. Manuel Enriquez Garcia, ao Dr. Afonso Arthur Neves, ao Corecon e a todos os economistas homenageados nesta noite especial, no Dia do Economista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Quero convidar nesse instante o Dr. Manuel Enriquez Garcia, para que, por favor, use o microfone do Assembleia Legislativa e, se o quiser, da tribuna, ao nosso lado, por favor.

Com certeza, logo depois, Dr. Afonso, nós vamos ter a oportunidade de tirar fotos com os familiares, que poderão estar juntos em um coquetel muito especial. Dr. Manuel, fique à vontade, por favor.

 

O SR. MANUEL ENRIQUEZ GARCIA - Eu, na verdade, tenho que dizer, inicialmente, boa noite a todos. Tive um pequeno problema com um dentista, que atrasou. Mas cheguei a tempo de dar um grande abraço em todos vocês. Saibam que, tanto na Ordem dos Economistas do Brasil, quanto no Conselho Regional de Economia de São Paulo, estamos fazendo um trabalho que já vem sendo realizado há vários anos, com um único intuito, que é o de valorizar a nossa profissão.

Na USP, como professor, tenho o colega Mazzon. Ele sabe que me aposentei já faz alguns anos, mas como deixar a sala de aula, o contato com os alunos? Me parecia algo totalmente impossível de ser feito.

Continuo ministrando minhas aulas na USP - sou professor sênior, significa dizer que não ganho absolutamente nada, mas é um privilégio o contato permanente com a sala de aula e os alunos. Enquanto eu tiver forças e a universidade me aceitar, estarei lá, assim como nas entidades.

Temos um trabalho bastante interessante, que estamos realizando todo o mês no almoço do Terraço Itália - lembrem que se vocês estiverem em São Paulo, o valor e o preço é como se estivessem indo em um buffet por quilo. Na FEA, na USP, o restaurante cobra 62 reais para almoçar, não é exatamente por quilo, mas é quase isso. No Terraço estamos pagando 80 reais, com um excelente almoço e palestra, já estamos no número 52. Deputado Ed, o senhor está convidado para o próximo, precisa ir, e vocês também.

É um privilégio estar com vocês, tenho poucas palavras a dizer, a não ser obrigado a todos vocês pelo excelente trabalho que têm realizado ao longo de toda a sua carreira como economista. Isso nos engrandece muito. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ED THOMAS - PSB - Nós queremos agradecer aos senhores e senhoras, aos seus familiares, por este momento tão especial para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e para o Corecon. Obrigado ao Dr. Afonso pela oportunidade, Dr. Francisco e Dr. Manuel, por estarem aqui, na Casa de vocês, e ficar à vontade para poder manifestar a ajuda que o País precisa, e todos os estados necessitam.

O Brasil precisa ouvir vocês - com certeza, hão de ser humildes, sem o pensamento de que a sua ideia é melhor que a minha, e ter a humildade de fazer a sua. Nós vivemos em um momento difícil, provocado por aqueles que diziam e intitulavam que a economia ia muito bem.

Não acreditaram nos verdadeiros, que são os senhores. A contra notícia é que era a notícia verdadeira - que não ia bem. Tenho certeza de que todos, com seu poder de manifestação, já haviam visto a grande mentira, e que não se aceitava a mais pura verdade. Essa é a nossa situação, que vamos superar.

Quando nós vivemos um momento desse - e de falar com uma plateia tão seleta e especial, de um segmento tão importante para o nosso País, e não há populismo de forma nenhuma -, o que há acima de tudo é um reconhecimento de gente que estudou muito. E, ao mesmo tempo, ouvir da boca de alguns que a profissão está indo embora, que não há mais a mesma vocação ou investimento, seja dos centros educacionais, das faculdades. Estaria a tecnologia substituindo? O cálculo estaria fácil nesse instante?

Cálculos fáceis acarretam o que estamos vivendo. Nada substitui a sabedoria humana, principalmente quando ela é conjunta. É o que fazemos aqui na noite de hoje - uma troca de ideias. Mas, acima de tudo, uma valorização, porque nós precisamos ser valorizados.

Existem pessoas que pedem pelo reconhecimento, e quando ele vem, elas já estão irreconhecíveis. É um momento especial. Não é apenas um momento político de forma nenhuma. Maldiga o político, faça a crítica, e que não sejam poucas e nem muitas. Que se prendam as pessoas, sim. Mas não maldiga a política, ela é necessária e um instrumento transformador, que muda as pessoas. É um instrumento servidor, não para ser servido.

Nós temos presenciado situações ao contrário. Aproveitamos este momento, e este deputado em particular. Em todos os momentos que tenho a oportunidade de usar um microfone e me dirigir as pessoas, digo que é um momento da classe política pedir perdão. Desculpa ao povo brasileiro.

É muito roubo para um país só, muito charqueamento. Mas nós vamos superar, a nação é grande e o nosso povo também. Vamos superar tudo isso. O ditado é antigo e da mãe: “Se não aprendemos pelo amor, aprendemos pela dor”.

A lição de economia que eu recebi em minha vida era a de ver minha mãe com um martelinho de carne esticando um bife, tinha que dar para todos. Quem sabe a primeira aula de economia estivesse em nossa casa.

A família, quando se junta, é assim. O meu pai diz que se economizarmos 1% todos os dias, ao final do ano vamos economizar 365%. De alguma coisa, com certeza precisamos economizar. Para encerrar, tentei buscar um texto para dizer quão especial é esse começo de semana. Encontrei de um grande jornalista e radialista. A minha função é deputado, e minha profissão é de radialista.

Encontrei do Hélio Riberio, profissional da Rede Bandeirantes, da Rede Globo, um profissional que trabalhou para as maiores agências internacionais deste País, a voz da América, que trabalhou lendo textos na Columbia Pictures e fez um texto sobre São Paulo, essa grande metrópole, terra de oportunidades, essa grande cidade que a gente ama, que, se chamar, é preciso matar a descrença - e ele promoveu essa reportagem.

Há alguns anos um grupo de repórteres fez um experimento no centro da cidade de São Paulo, visando testar a reação das pessoas, sem dizer que se tratava de gente do jornal e da rádio. Os repórteres pararam em um ponto movimentado da cidade onde o fluxo de pedestres era muito grande, o Viaduto do Chá e a rua Barão de Itapetininga.

A experiência era a seguinte, sem falar nada, os repórteres tentavam entregar papéis as pessoas que passavam, igual quando você está passando na rua e lhe entregam um pequeno folheto. O que eles estavam entregando era um papel diferente. Eram notas de dinheiro de verdade. Sem falar nada e sem perguntar, a pessoa que estivesse passando poderia pegar a nota e seguir em frente.

Sabe quais foram as reações naquele período? Uma pessoa passava, olhava, a mão estendida oferecendo a nota e não pegava, ria e ia embora. A outra se afastava e ia meio zangada: “Está brincando comigo?” Não pegava. Houve gente que parou e perguntou: “É dinheiro? Pode pegar?” E como o repórter disse “pode pegar”, a pessoa respondeu: “Está pensando que sou bobo? Não quero”.

Conclusão, a maioria das pessoas achou um jeito de não pegar o dinheiro que estava sendo dado totalmente de graça, achando que por trás da oferta haveria alguma coisa escondida. Ficou constatada na oportunidade a total descrença de que alguém possa dar alguma coisa a troco de nada.

Atualmente, além dessa descrença, a postura foi agravada pelo congelamento quase que completo das ideias e ações. Em quase todas as atividades e setores, o sujeito tem uma empresa, chega um economista e diz: “Tenho uma situação comprovadamente que vai fazer economizar”. Ao que a pessoa responde: “Não estou para mudanças, deixa assim, as coisas não estão boas, mas vamos deixar assim mesmo”. É uma apatia geral, parece que nos assola e cada vez se agrava mais.

Quando as coisas não estão boas é que precisamos fazer algo para melhorar. As coisas boas que fazemos podem trazer prejuízos, as ruins podem trazer até lucro, mas só as coisas justas podem nos trazer a paz.

Nós conseguiremos, com certeza, nos superar com a ajuda de vocês e a verdade de cada um. Não deixem de se manifestar de forma nenhuma. Nós temos um coquetel no Café São Paulo. Agradeço a presença e fica o agradecimento dos 94 deputados dessa Casa, o meu em especial, o deputado mais distante, o pessoal fala que eu sou do fim do estado de São Paulo, mas na verdade sou do começo.

O estado de São Paulo começa no Rio Paraná, com o Rio Paranapanema do Mato Grosso do Sul e o norte do Paraná. Presidente Prudente é a 80 quilômetros do Mato Grosso e 63 do Paraná. O estado termina para cá e o início é para lá. Rosana, é lá na ponta do estado, não, é mais no começo. Fica o nosso agradecimento, um privilégio enorme em estar com os senhores. Estou aberto a todas as ideias.

Vamos acreditar que, com certeza, podemos melhorar a vida das pessoas através da boa política. Não é com aprovação para coibir a justiça de ser feita que vamos transformar de jeito nenhum e de forma alguma.

Quem tem que ser investigado nesse país é bandido, certo? Não é gente do bem, não é o Judiciário de forma nenhuma.

Vamos atravessar essa tormenta, tenho certeza disso e os números serão melhores, verdadeiro como o de vocês. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 59 minutos.

 

* * *