http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

15 DE MARÇO DE 2017

SESSÃO PREPARATÓRIA PARA ELEIÇÃO DA MESA

 

Presidentes: FERNANDO CAPEZ, CAUÊ MACRIS, ANALICE FERNANDES, MARIA LÚCIA AMARY, MILTON VIEIRA, JOOJI HATO e RICARDO MADALENA

 

Secretários: ENIO TATTO, EDMIR CHEDID, LUIZ FERNANDO, ESTEVAM GALVÃO e CAIO FRANÇA

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Informa ao Plenário que a presente sessão tem a finalidade de eleger os membros da Mesa Diretora e seus substitutos nesta Terceira Sessão Legislativa da Décima Oitava Legislatura, para o biênio 2017/2019, nos termos dos Artigos 5º, 6º e 7º da XIV Consolidação do Regimento Interno. Convida os Srs. Deputados Enio Tatto e Edmir Chedid para acompanhar os trabalhos de apuração. Anuncia a eleição para o cargo de presidente.

 

2 - ROBERTO TRIPOLI

Para questão de ordem, indaga se poderia candidatar-se ao cargo de presidente desta Casa.

 

3 - CARLOS GIANNAZI

Informa que a bancada do PSOL indica para o cargo o deputado Raul Marcelo.

 

4 - ROBERTO MASSAFERA

Informa que a bancada do PSDB indica para o cargo o deputado Cauê Macris.

 

5 - JOÃO PAULO RILLO

Indica para o cargo o deputado Carlos Neder.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Registra as manifestações. Informa que, de acordo com o Regimento Interno desta Casa, apenas os líderes de bancada poderiam indicar candidatos à Presidência. Considera, contudo, a norma inconstitucional, explicando seus motivos. Conclui que, em virtude disso, deixará de aplicar a regra postulada no Regimento, ficando, portanto, aberta a todos os deputados a indicação de candidatos às posições da Mesa Diretora e, assim, validada a candidatura do deputado Carlos Neder, por indicação do deputado João Paulo Rillo. Anuncia a presença do deputado federal Vanderlei Macris, pai do deputado Cauê Macris e ex-presidente desta Casa.

 

7 - ROBERTO TRIPOLI

Anuncia que não se candidatará à Presidência desta Casa, apesar da resposta favorável à sua questão de ordem.

 

8 - CARLOS NEDER

Parabeniza o presidente Fernando Capez pela sua resolução quanto à aplicação do Regimento Interno.

 

9 - JOÃO PAULO RILLO

Indaga se os candidatos não teriam direito de usar a tribuna antes da votação.

 

10 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Responde negativamente à indagação do deputado João Paulo Rillo. Solicita que o 1º secretário inicie o processo de votação, com a chamada dos Srs. Deputados. Dá conhecimento do resultado da votação, e proclama eleito para o cargo de presidente, para o próximo biênio, o deputado Cauê Macris. Faz comunicação acerca da produção deste Parlamento durante o biênio em que o presidiu, elencando o número de projetos e vetos deliberados. Ressalta a economia orçamentária obtida através da renegociação de contratos, por parte da Mesa Diretora.

 

11 - CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência. Discorre sobre sua trajetória política. Destaca posições importantes que ocupou nesta Casa, como a de relator do Orçamento e líder de sua bancada. Considera uma honra ocupar a Presidência deste Parlamento, função já exercida por seu pai, Vanderlei Macris. Parabeniza os deputados Carlos Neder e Raul Marcelo, que também concorreram ao cargo. Agradece à sua família pelo apoio, e a seus pares, pelo voto de confiança. Avalia ser necessário restaurar a credibilidade do Poder Legislativo perante a sociedade. Descreve iniciativas que terá, na presidência, para atingir tal objetivo. Afirma que a relação desta Casa com as demais instituições será pautada pela harmonia, pelo respeito e pela independência. Expressa seu compromisso para com a transparência de sua gestão. Comenta a crise econômica e política que o Brasil atravessa e o papel que as instituições devem ter em sua solução. Declara seu apoio ao aumento da competência legislativa dos parlamentos estaduais. Anuncia a eleição para o cargo de 1º Secretário.

 

12 - JOSÉ ZICO PRADO

Em nome do PT, informa que a bancada indica o deputado Luiz Fernando, do mesmo partido, para o cargo de 1º secretário.

 

13 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 1º secretário o deputado Luiz Fernando.

 

14 - ENIO TATTO

Parabeniza o deputado Luiz Fernando. Tece considerações a respeito do exercício da 1ª Secretaria. Agradece a seus pares e aos servidores públicos desta Casa. Cumprimenta sua mãe pela data comemorativa de seus 90 anos.

 

15 - LUIZ FERNANDO T. FERREIRA

Agradece a todos pelo resultado do escrutínio. Cumprimenta a assessoria presente nas galerias. Elogia o trabalho executado pelo deputado Enio Tatto. Afirma que deve trabalhar em prol da valorização do parlamentar, segundo critérios de independência.

 

16 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anuncia a votação para o cargo de 2º secretário.

 

17 - CEZINHA DE MADUREIRA

Em nome do DEM, indica o Sr. Deputado Estevam Galvão, da mesma bancada, para o cargo de 2º secretário.

 

18 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 2º secretário o deputado Estevam Galvão.

 

19 - BARROS MUNHOZ

Pede desculpas ao deputado Edmir Cheddid por determinada manifestação pretérita.

 

20 - EDMIR CHEDID

Aceita o pedido citado. Reitera sua admiração pelo deputado Barros Munhoz. Agradece a seus pares e aos servidores deste Parlamento.

 

21 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anuncia a votação para o cargo de 1º vice-presidente.

 

22 - ROBERTO MASSAFERA

Em nome do PSDB, indica a Sr. Deputada Analice Fernandes, da mesma bancada, para o cargo de 1º vice-presidente.

 

23 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleita e empossada para o cargo de 1º vice-presidente a deputada Analice Fernandes.

 

24 - ANALICE FERNANDES

Agradece a todos pela sua eleição. Parabeniza o presidente Cauê Macris. Presta agradecimento a sua família e a sua assessoria pelo apoio que recebe em seu trabalho. Faz homenagem a deputada Maria Lúcia Amary, sua antecessora no cargo.

 

25 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anuncia votação para o cargo de 2º vice-presidente.

 

26 - ANALICE FERNANDES

Assume a Presidência.

 

27 - ROBERTO MASSAFERA

Em nome do PSDB, indica a Sr. Deputada Maria Lucia Amary, do mesmo partido, para o cargo de 2º vice-presidente.

 

28 - PRESIDENTE ANALICE FERNANDES

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleita e empossada para o cargo de 2º vice-presidente a deputada Maria Lúcia Amary.

 

29 - MARIA LÚCIA AMARY

Agradece a bancada do PSDB pela sua indicação. Faz agradecimentos a diversas lideranças políticas e profissionais que a ajudaram em sua trajetória.

 

30 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência. Anuncia votação para o cargo de 3º vice-presidente.

 

31 - WELLINGTON MOURA

Em nome do PRB, indica o Sr. Deputado Milton Vieira, do mesmo partido, para o cargo de 3º vice-presidente.

 

32 - PRESIDENTE MARIA LÚCIA AMARY

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 3º vice-presidente o deputado Milton Vieira.

 

33 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência. Agradece o apoio de todos os deputados e a indicação pelo seu partido para este cargo, confiando a ele esta grande missão. Afirma que seu gabinete estará à disposição. Demonstra sua satisfação em participar deste momento nesta Casa. Anuncia a votação para o cargo de 4º vice-presidente.

 

34 - CÁSSIO NAVARRO

Em nome do PMDB, indica o Sr. Deputado Jooji Hato, do mesmo partido, para o cargo de 4º vice-presidente. Informa que o novo líder do PMDB será o deputado Itamar Borges.

 

35 - PRESIDENTE MILTON VIEIRA

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 3º vice-presidente o deputado Jooji Hato.

 

36 - JOOJI HATO

Assume a Presidência. Agradece a todos os deputados que votaram nele, a bancada do PMDB, que deu a ele a honra de participar desta Mesa Diretora, a Deus e à sua família. Demonstra sua gratidão e felicidade em exercer o seu segundo mandato nesta Casa. Coloca-se à disposição desta Casa. Anuncia a votação para o cargo de 3º secretário.

 

37 - ROBERTO TRIPOLI

Em nome do PV, indica o Sr. Deputado Chico Sardelli, do mesmo partido, para o cargo de 3º secretário.

 

38 - PRESIDENTE JOOJI HATO

Anota a manifestação.

 

39 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 3º secretário o deputado Chico Sardelli.

 

40 - EDMIR CHEDID

Registra seu voto favorável à eleição do deputado Chico Sardelli como 3º secretário.

 

41 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anuncia a votação para o cargo de 4º secretário.

 

42 - CARLOS CEZAR

Em nome do PSB, indica o Sr. Deputado Adilson Rossi, do mesmo partido, para o cargo de 4º secretário.

 

43 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Anota a manifestação. Solicita ao Sr. 1º secretário que inicie o processo de votação, com a chamada nominal dos Srs. Deputados.

 

44 - RICARDO MADALENA

Assume a Presidência.

 

45 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Assume a Presidência. Informa o resultado da votação. Proclama eleito e empossado para o cargo de 4º secretário o deputado Adilson Rossi.

 

46 - ESTEVAM GALVÃO

Cumprimenta os integrantes da Mesa no último biênio. Elogia o primeiro pronunciamento de Cauê Macris como Presidente deste Parlamento. Emociona-se ao recordar de seus entes já falecidos. Parabeniza seus companheiros eleitos para a Mesa Diretora desta Casa. Mostra-se honrado por ter sido empossado ao cargo de 2º secretário. Agradece o apoio de sua esposa e de outros familiares.

 

47 - CÉLIA LEÃO

Cumprimenta os recém-eleitos da Mesa. Enaltece Cauê Macris como político. Tece elogios a Fernando Capez.

 

48 - MILTON VIEIRA

Lembra-se de momentos vividos neste Parlamento. Manifesta-se honrado por ter sido eleito ao cargo de 3º secretário. Deseja a Cauê Macris sabedoria na gestão desta Casa. Anuncia que o deputado Wellington Moura fora escolhido como líder do PRB.

 

49 - ADILSON ROSSI

Deseja sucesso a Cauê Macris na condução dos trabalhos deste Parlamento. Manifesta admiração pelo deputado Fernando Capez. Agradece àqueles que o apoiaram.

 

50 - CHICO SARDELLI

Saúda Cauê Macris por ter sido eleito à Presidência desta Casa. Agradece a sua equipe e família, bem como a seus pares que o elegeram pela confiança. Elogia a gestão de Fernando Capez como Presidente.

 

51 - ITAMAR BORGES

Tece elogios ao deputado Fernando Capez, por sua passagem pela Presidência desta Casa. Parabeniza o presidente Cauê Macris, eleito hoje, e deseja-lhe uma boa gestão.

 

52 - FERNANDO CAPEZ

Agradece a todos os que o apoiaram enquanto foi presidente desta Casa, especialmente seus companheiros de Mesa Diretora. Enaltece a deputada Célia Leão. Discorre sobre os trabalhos dos últimos dois anos. Expressa suas grandes expectativas quanto à Presidência do deputado Cauê Macris.

 

53 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Afirma que já nutria admiração pelo deputado Fernando Capez antes mesmo de conhecê-lo, por sua atuação jurídica.

 

54 - PEDRO KAKÁ

Considera hoje um dia especial, pela eleição da nova Mesa Diretora da Casa. Fala sobre o desafio de ser político. Diz ser preciso valorizar o Poder Legislativo e fortalecer sua independência. Homenageia seus pais, pelos valores que lhe transmitiram.

 

55 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 16/03, à hora regimental, com Ordem do Dia. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esta Presidência informa V. Exas. que esta sessão tem por finalidade eleger os membros da Mesa Diretora e seus substitutos para o segundo biênio desta Legislatura, nos termos dos Arts. 5º, 6º e 7º do Regimento Interno.

Peço a todas Sras. Deputadas e Srs. Deputados, nos termos do Regimento Interno, que tomem assento em seus lugares.

Esta Presidência solicita a todos que observem o painel eletrônico da Casa, onde constam os nomes dos 94 parlamentares que participarão do processo de eleição, lembrando a todos que são nove os cargos a serem votados.

Para tanto, informo que, nos termos do Art. 5º do Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa e dos substitutos será feita por maioria absoluta, ou seja, será eleito aquele que alcançar 48 votos, metade, mais um, do número de deputados desta Casa.

No entanto, se não for alcançada a maioria absoluta, nos termos do Parágrafo Único do Art. 5º do Regimento Interno, será eleito, em segundo escrutínio, por maioria relativa, um dos dois parlamentares mais votados na primeira eleição. Maioria relativa significa maioria dos que estão presentes, e não de todos os deputados.

A eleição se dará por processo nominal e aberto. Para eleição de cada cargo da Mesa, o deputado será chamado por ordem alfabética e anunciará no microfone de apartes o nome do seu candidato. Eleito o Presidente, eleger-se-á o 1º Secretário, depois o 2º Secretário e, em seguida, o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente, o 3º vice-presidente, o 4º vice-presidente, o 3º Secretário e o 4º Secretário, nesta ordem.

Nos termos regimentais, convido os nobres deputados Enio Tatto e Edmir Chedid para auxiliarem a Mesa na eleição de hoje.

A Presidência chamará cada parlamentar, que deverá se dirigir a um microfone de apartes para proferir o nome do deputado escolhido como presidente da Assembleia Legislativa. Esta chamada será feita em ordem alfabética.

Ao final da primeira chamada, se ainda algum deputado não houver proferido seu voto, a Presidência irá providenciar a segunda chamada para que possamos, antes de proclamar o resultado, ter a tranquilidade de que todos os deputados puderam participar do processo de votação.

Neste momento, aqueles que têm nome a indicar para o cargo de presidente poderão fazer a indicação nominal do deputado.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Sr. Presidente, sou novo nesta Casa, sou deputado de primeiro mandato. Gostaria de saber de V. Exa. se posso me candidatar à Presidência da Assembleia.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vou terminar o roteiro e logo responderei a pergunta de Vossa Excelência.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Obrigado, Sr. Presidente. Fico no aguardo.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, aqueles que têm nome a indicar para o cargo de presidente poderão fazer a indicação nominal do deputado por qualquer um dos microfones de apartes.

A partir das indicações, esta Presidência começará a chamar oralmente, em ordem alfabética, os Srs. Parlamentares, para que cada um possa proferir o nome do escolhido. Portanto, esta Presidência consulta sobre as indicações para os cargos de presidente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, o PSOL tem candidatura própria. Nós nunca entramos nos consórcios para dar continuidade ao “tucanistão” no estado de São Paulo. Contra a oligarquia tucana, o PSOL lança o deputado Raul Marcelo para a Presidência da Assembleia Legislativa.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Carlos Giannazi, líder do PSOL, indica o candidato Raul Marcelo, também do PSOL, para a Presidência desta Casa.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Sr. Presidente, o PSDB indica como candidato a presidente desta Casa o deputado Cauê Macris. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Senhores, vamos controlar nossas emoções. Deputado Roberto Massafera, parabéns pela eleição como líder da bancada do PSDB. Como líder do PSDB, V. Exa. indica o deputado Cauê Macris.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Sr. Presidente, formalmente já fizemos a indicação do deputado Carlos Neder, do Partido dos Trabalhadores. Repito agora e faço pelo microfone de apartes a indicação do deputado Carlos Neder, do PT, para concorrer à Presidência da Assembleia Legislativa.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Antes de passar a palavra ao deputado Roberto Tripoli, vou responder uma questão preliminar que antecede a indicação feita pelo deputado João Paulo Rillo.

“O Regimento Interno tem artigo expresso no sentido de que somente os líderes de bancada podem indicar candidatos a presidente.”

Segundo o parágrafo 4º do Art. 78 do Regimento Interno, “compete ao Líder da Bancada, além de outras atribuições que lhe confere o Regimento, registrar o nome de candidato do Partido para concorrer aos cargos da Mesa, bem como indicar os componentes das Comissões e, quando for o caso, proceder a sua substituição”. Assim, pela letra expressa do Regimento Interno desta Casa, somente líderes de partido podem fazer a indicação. No entanto, esse dispositivo merece uma reflexão à luz da Constituição Federal.

Respondendo a uma consulta formulada pelo deputado Carlos Neder, que indaga a respeito da figura do relator especial no Art. 61, parágrafo 1º, do Regimento Interno desta Casa, em documento que será entregue a V. Exa., esta Presidência informa que em nenhum momento nomeou o relator especial em sua gestão, uma vez que, a despeito de figurar expressamente no Regimento Interno, entende que tal dispositivo é inconstitucional, pois, não deliberando no prazo a comissão respectiva, só pode ser substituída por decisão colegiada. Portanto, esse dispositivo é considerado inconstitucional mediante controle difuso de constitucionalidade.

Da mesma maneira, quanto ao dispositivo previsto no Regimento Interno que determina que somente líderes de bancada possam formular a indicação, esta Presidência reputa o dispositivo inconstitucional e deixará de aplicá-lo, uma vez que, nos termos do Art. 9, caput da Carta Paulista, “o Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, constituída de deputados”. São os deputados eleitos pelo povo que constituem, após empossados, a Assembleia Legislativa, sem distinção de nenhuma natureza entre eles.

Afirma-se, assim, que essa é a condição básica - eleição e posse - para que um cidadão possa almejar a candidatura a um cargo na Mesa da Assembleia Legislativa. Nosso Regimento Interno, no Art. 5º a 8º, disciplina os procedimentos para a eleição da Mesa Diretora, e ali não há nada que contradiga esse entendimento. Todavia, o parágrafo 4º do Art. 78, ao referir-se à competência do líder da bancada para registrar o nome do candidato do partido para concorrer à eleição para cargos da Mesa, traz uma nova questão que merece atenção.

A dúvida que se pode levantar é se essa faculdade, atribuída regimentalmente ao líder, impede que qualquer deputado que não aquele por ele indicado possa oferecer seu nome ao escrutínio de seus pares. Posto de outra forma, um deputado só poderá candidatar-se a qualquer cargo na Mesa exclusivamente a partir da indicação de seu líder? Entendemos que não. A indicação feita pelo líder do partido tem a nítida característica de encaminhamento, ou seja, de sugestão ou de orientação aos seus liderados, e não de vinculação obrigatória. Fosse assim, estariam impedidos os liderados de exercer livremente o direito de voto e de candidatar-se aos cargos na Mesa Diretora.

Para este nosso entendimento, buscamos lastro, novamente, na Constituição Estadual. Não existe, na Carta Paulista, qualquer impedimento de natureza constitucional para que qualquer deputado à Assembleia Legislativa participe, na condição de candidato, das eleições para os cargos da Mesa. Tampouco aquela constituição comina qualquer penalidade para o deputado que oferecer sua candidatura sem que a mesma decorra da indicação de seu líder.

É inescapável a conclusão de que a Constituição não limitou, impediu ou restringiu a possibilidade para qualquer integrante da Assembleia Legislativa postular sua candidatura nas eleições para a composição da Mesa Diretora. E, se a Constituição não o fez, não poderia o Regimento Interno, norma hierarquicamente inferior, fazê-lo.

Assim, esta Presidência decide que é válida a candidatura do deputado Carlos Neder, ainda que não oferecida por indicação do líder do partido, por contar com suporte constitucional já apontado. Lembrando por derradeiro, que a decisão final e soberana quanto ao resultado desta eleição, independentemente do número de candidatos, será sempre desse augusto Plenário.

Com a palavra o nobre deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Sr. Presidente, eu fiz uma Questão de Ordem e estava aguardando a resposta. Acho que V. Exa. respondeu essa questão de Ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nobre deputado eu acabei de respondê-la. Vossa Excelência pode se candidatar e indicar qualquer deputado desta Casa que queira se candidatar.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Qualquer deputado ou líder indica só o deputado da sua bancada?

 

 O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Qualquer deputado poderá sim se candidatar.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Eu estava pensando aqui e vou desistir da minha candidatura e queria apoiar o deputado Cauê Macris para presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Então está homologada a decisão.

O deputado Edmir Chedid, 2º Secretário desta Casa, me informa que está aqui presente o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, também pai de um dos candidatos, deputado Vanderlei Macris, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. CARLOS NEDER - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, inicialmente eu quero parabenizá-lo, bem como à Procuradoria da Assembleia Legislativa, pelo entendimento expresso em decorrência da dúvida que levantamos. Acho que essa é uma visão moderna sobre o Regimento Interno da Assembleia Legislativa. Eu pediria a V. Exa., em consequência disso, que oportunamente nos informe se já há precedentes em legislaturas anteriores de que a indicação não tenha sido feita pelo líder, em consonância com o entendimento agora expresso por Vossa Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Procederemos à pesquisa e informaremos oportunamente.

Deputado Vanderlei Macris, é uma honra tê-lo aqui sempre. Sempre presidente Vanderlei Macris.

Neste momento vamos proceder à eleição do presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Sr. Presidente, os candidatos não têm direito ao uso da tribuna?

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Não. Esta é uma sessão exclusivamente para votação, sem defesas para candidaturas.

Neste momento vamos fazer a chamada nominal de cada parlamentar por ordem alfabética. O parlamentar irá se dirigir ao microfone de apartes e anunciar o nome de seu candidato a presidente. A partir desse anúncio o 1º secretário registra o voto e anuncia a quantidade de votos do candidato indicado a cada manifestação.

Passemos, então, à nossa eleição. Peço aos dez primeiros parlamentares, desde que estejam me ouvindo, evidentemente, que tomem atenção à lista alfabética e já se posicionem junto aos microfones de aparte. Esta Presidência solicita ao nobre 1º secretário que faça a chamada para a votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Primeira chamada para eleição do presidente da Casa.

 Deputado Abelardo Camarinha.

 

O SR. ABELARDO CAMARINHA - PSB - Voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, um voto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, dois votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, três votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, quatro votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Com todo o respeito aos colegas candidatos, companheiro Carlos Neder a quem temos apreço, como também ao Deputado Raul Marcelo, mas cumprindo decisão partidária e decisão da bancada, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, cinco votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, seis votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, sete votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, oito votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, nove votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, dez votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 11 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Em nome da proporcionalidade, do direito às minorias aqui, nesta Casa - no caso, o Partido dos Trabalhadores -, respeitando os candidatos Carlos Neder e Raul Marcelo, em nome da orientação partidária, voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 12 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 13 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 14 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 15 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Carlos Bezerra Jr. (Em licença.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 16 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Carlos Giannazi.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Contra o “Tucanistão”, voto no deputado Raul Marcelo.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Raul Marcelo, um voto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Carlos Neder.

 

O SR. CARLOS NEDER - PT - Por um novo conceito de representação proporcional dos partidos e proporcionalidade, voto em meu nome, deputado Carlos Neder.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Carlos Neder, um voto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 17 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 18 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Em nome da minha Região Metropolitana de Campinas e do estado de São Paulo, já votei no pai, um grande presidente, e voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 19 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 20 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 21 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 22 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 23 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 24 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 25 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 26 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 27 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 28 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 29 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 30 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Sr. Presidente, meu voto é para o Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 31votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado e 1º secretário Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 32 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Sr. Presidente, é um privilégio votar, e estou votando em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 33 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 34 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 35 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Sr. Presidente, meu voto é para o Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 36 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 37 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Meu voto é para Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 38 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Com muita honra, voto no amigo e brilhante jovem deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 39 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sr. Presidente, meu voto é Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 40 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gilmar Gimenes. (Ausente.) Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Sr. Presidente, com grande confiança, voto no amigo Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 41 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Sr. Presidente, voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 42 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sr. Presidente, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 43 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Sr. Presidente, contra o golpe continuado e os golpistas, a favor da nação petista, que resiste com dignidade, voto no meu amigo e companheiro Carlos Neder, que muito dignifica o Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Carlos Neder, 2 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Meu voto é no jovem promissor, deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 44 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Sr. Presidente, tive a oportunidade de votar, nesta Casa, no pai, e agora voto no filho, deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 45 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Sr. Presidente, meu voto é para Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 46 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Seguindo orientação do meu partido, o PT, diretório estadual, e manifestando minha consideração a Raul Marcelo e a Carlos Neder, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 47 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - De acordo com a decisão do PT, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 48 votos, eleito presidente da Assembleia Legislativa.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Deputado Cauê Macris

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 49 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Em nome do PCdoB e em meu próprio nome, voto no deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 50 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 51 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 52 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Seguindo orientação da bancada do PT e do diretório, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 53 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Luiz Turco.

 

O SR. LUIZ TURCO - PT - Quero cumprimentar a candidatura do meu amigo Carlos Neder. Seguindo orientação do nosso partido, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 54 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Marcia Lia.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 55 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 56 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 57 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 58 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 59 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 60 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 61 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 62 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 63 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Sr. Presidente, meu primeiro voto nesta Casa foi para o deputado Vanderlei Macris. Agora, tenho a honra de votar no meu amigo Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 64 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 65 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 66 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Pela orientação do bloco, apostando nas mudanças, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 67 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Como presidente estadual do partido, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 68 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 69 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Acreditando que o filho vai superar o grande pai, Vanderlei Macris, voto em Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 70 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 71 votos.

 

O SR. RAUL MARCELO - PSOL - Para viabilizar o processo de impeachment do Santo da lista da Odebrecht, abrir a CPI da Dersa e trazer o Paulo Preto a esta Casa - Caixa 2 é crime! -, Deputado Raul Marcelo.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Raul Marcelo, dois votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 72 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 73 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 74 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Engler.

 

O SR. ROBERTO ENGLER - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 75 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 76 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 77 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 78 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 79 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 80 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 81 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 82 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Teonilio Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA - PT - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 83 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 84 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 85 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 86 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Encerrada a primeira chamada, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vamos iniciar a chamada dos deputados que não responderam à primeira chamada.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 87 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Celso Giglio. (Ausente.)

Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Cauê Macris, 88 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Encerrada a segunda chamada, presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Encerrado o processo de votação do novo presidente, esta Presidência registra 88 votos para o deputado Cauê Macris, dois para o deputado Carlos Neder e dois para o deputado Raul Marcelo. Portanto, declaro eleito o nobre deputado Cauê Macris para exercer a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no biênio 2017-2019.

Antes de chamar o nobre deputado para assumir a Presidência e prosseguir na direção dos trabalhos, registro, de forma objetiva, a produção da Assembleia neste primeiro biênio.

A Assembleia Legislativa iniciou seu trabalho com 846 vetos na pauta. Dos 846 vetos, a Assembleia Legislativa apreciou 770 vetos. Portanto, restaram apenas 76, além daqueles que foram posteriormente produzidos.

Dos projetos encaminhados pelo governador Geraldo Alckmin, foram encaminhados 65 projetos de autoria do Sr. Governador, todos os 65 projetos foram aprovados. Mais oito projetos foram encaminhados pelo Tribunal de Justiça, 13 encaminhados pelo Ministério Público - dentre eles a criação da promotoria de combate à violência doméstica -, um da Defensoria e quatro do Tribunal de Contas do Estado.

No ano de 2015, foram aprovados 64 projetos de deputados estaduais e 84 projetos no ano de 2016. Há relação da qualidade e do objeto de cada um desses projetos.

Ainda, apenas para completar, a Mesa Diretora dos trabalhos com o primeiro secretário Enio Tatto e o segundo secretário Edmir Chedid produziram a via de valores estimados para serem gastos em contratos nesse primeiro biênio: R$ 60.247.075,05.

Mediante renegociação de quantitativos e qualitativos dos contratos diante da situação econômica por que passa o País, com a colaboração também daqueles que já estavam contratados e tinham direito ao pagamento, foram gastos 60.247.000. Foram gastos 35.647.000, com uma economia de 24.599.634, o que equivale a 40% do valor estimado.

Ainda os relatórios sobre a produção dos órgãos da ouvidoria, corregedoria e núcleo de avaliação estratégica à disposição no site. Sendo assim, com este legado que assumirá o nobre deputado, chamo e peço uma calorosa salva de palmas ao deputado Cauê Macris, para que assuma a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Meus amigos e minhas amigas, iniciei minha trajetória na vida pública bem jovem. Militei no movimento estudantil. Fui vereador e presidente na Câmara Municipal em minha cidade natal, Americana.

Estou no meu segundo mandato neste Parlamento, mas já ocupei importantes posições nesta Casa, como a relatoria do Orçamento - duas vezes consecutivas -, a liderança de minha Bancada, a do PSDB, e a liderança do Governo.

Neste momento, recebo de vocês, meus pares, a importante missão de presidir o maior parlamento estadual do Brasil.

É uma honra e grande responsabilidade, aos 33 anos, ocupar uma cadeira que já foi ocupada por importantes personalidades da nossa política brasileira: meu pai, o deputado federal Vanderlei Macris, há 18 anos presidiu este Parlamento, tendo dado a importante contribuição de criar o Índice Paulista de Responsabilidade Social, que hoje norteia os investimentos do governo em todas as cidades do nosso estado. Também ressalto as importantes presidências de amigos e atuais deputados: Barros Munhoz, Vaz de Lima, e do grande jurista e amigo, deputado Fernando Capez.

Quero aqui registrar o meu respeito e consideração aos também postulantes deste cargo, que disputaram democraticamente comigo esta eleição, os deputados Raul Marcelo e Carlos Neder.

A caminhada até aqui não foi fácil. O principal sacrifício que temos que enfrentar é em nossa vida pessoal. A constante ausência com nosso principal pilar de sustentação, a família, é o maior exemplo desse sacrifício.

Quero de coração agradecer minha querida esposa, Letícia, por sua compreensão e incentivo aos meus sonhos e projetos. (Palmas.)

A busca por uma sociedade mais justa e o entendimento sobre o real papel da família na vida de cada um de nós ficou muito mais claro para mim com a chegada dos meus bens mais preciosos, meus gêmeos Maria Luiza e Felipe.

À minha mãe, Lucélia, e ao meu pai, Vanderlei, o meu muito obrigado pelos seus valores passados em minha criação.

Obrigado pelo companheirismo e incentivo dos meus irmãos Maíra, Rafael e Fabiana.

Registro os meus agradecimentos ao Governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Casa Civil Samuel Moreira por terem confiado, até aqui, em minha atuação na condução dos projetos como líder do Governo.

Agradeço a minha bancada por confiar na indicação do meu nome como seu representante.

Agradeço a cada um dos líderes partidários e dos deputados que depositaram em mim o seu voto neste novo desafio. Darei o máximo e trabalharei duro para honrar essa confiança.

Inovação, transparência e austeridade serão as marcas de nossa gestão na condução dos nossos trabalhos pelos próximos dois anos. Temos a responsabilidade de resgatar a confiança perdida pela sociedade no Parlamento.

A discussão de temas que fazem parte do cotidiano das pessoas, que interessam realmente ao cidadão, por meio de proposituras do próprio Legislativo e do Executivo, terão prioridade de pauta e farão parte constante de nossas discussões semanais em plenário. E são exatamente essas nossas discussões no plenário que necessitam de mecanismos para dar maior dinamismo e clareza, fazendo com que o debate de ideias possa contribuir e aperfeiçoar cada uma das proposituras discutidas e votadas.

Vamos valorizar a produção legislativa, principalmente as que têm impacto social. O Parlamento é um lugar de discussões de propostas, portanto, é nosso dever garantir espaço para fomentar estas discussões, valorizando e dando a autonomia necessária para o trabalho de nossas Comissões Permanentes, para a realização de Audiências Públicas e o trabalho das Frentes Parlamentares.

Não tenho dúvidas de que a valorização da Assembleia Legislativa passa por trazer a sociedade para debater os temas nesta Casa.

Apesar de ser um dos pilares do Poder Legislativo, o trabalho parlamentar não se resume somente à produção de leis.

A representatividade política dos mandatos junto a cada um dos 645 municípios do nosso estado, como seus interlocutores na defesa da distribuição orçamentária e dos problemas de cada cidade, é outro importante pilar.

Temos a obrigação de defender e apresentar a todos a importância dessa atuação.

Todo esforço é importante, mas antes precisamos restabelecer a relação de confiança com a população. Por isso, a transparência em todos os atos será palavra de ordem em nossa presidência.

A comunicação institucional precisa ser reformulada à nova era que vivemos.

A rapidez das informações com o advento da Internet e redes sociais nos mandam um recado. É preciso refletir como devemos aproveitar toda essa tecnologia em nossos debates de proposituras e sobre a postura do Parlamento nessa nova realidade da comunicação.

A sociedade clama por informação. O cidadão não é obrigado a entender como funciona o complexo processo legislativo, que é absolutamente necessário para garantir a legalidade dos atos desta Casa. Por isso, temos o dever de explicar de maneira simples e de fácil entendimento nossas ações.

A relação institucional do Poder Legislativo com todas as demais instituições será de respeito, harmonia e independência. Esperamos reciprocidade dessa relação de cada um desses entes para, juntos, ajudarmos na construção de uma sociedade mais justa e com menor desigualdade social.

O Brasil vive uma grave crise econômica e política. É hora das instituições contribuírem com o país. Não vamos nos omitir. Sabemos de nossas responsabilidades. São Paulo e nossa Assembleia Legislativa ajudarão o Brasil a virar a página e voltar a crescer.

Por fim, registro aos meus amigos deputados desta Casa nossa disposição em continuar a negociação iniciada pelo presidente Capez. Lutaremos junto aos demais parlamentos estaduais do Brasil, com o Senado Federal e a Câmara dos Deputados para aumentar as competências legislativas das Assembleias. Podemos ajudar a desafogar o Legislativo Federal trazendo debates necessários que se tornam muitas vezes acessórios no Congresso pelo acúmulo de competências.

Temos muito a fazer. Que Deus nos abençoe. Ao trabalho! Obrigado. (Palmas.).

Neste momento, passaremos à eleição do 1º secretário da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Aqueles que tiverem nome a indicar para o cargo de 1º secretário poderão fazer a indicação nominal do deputado pelos microfones de aparte.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Sr. Presidente, a bancada do PT informa a todos os companheiros da bancada e a todos os parlamentares desta Casa que estamos indicando o deputado Luiz Fernando para a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O nobre deputado Luiz Fernando é indicado pela bancada do PT. Pergunto aos deputados se existe mais alguma bancada que queira fazer indicação para ocupar a 1ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Não havendo outras inscrições, passaremos à chamada de votação feita pelo 1º secretário Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Primeira chamada. Deputado Abelardo Camarinha.

 

O SR. ABELARDO CAMARINHA - PSB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, um voto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, dois votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, três votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, quatro votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, cinco votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, seis votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, sete votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, oito votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, nove votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, dez votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Para dar continuidade ao excelente trabalho já promovido pelo deputado Enio Tatto frente à 1ª Secretaria, voto no deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 11 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 12 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 13 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 14 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Carlos Bezerra Jr. (Em licença.)

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 15 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Carlos Giannazi. (Ausente.)

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Carlos Neder.

 

O SR. CARLOS NEDER - PT - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 16 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 17 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 18 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 19 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 20 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Celso Giglio. (Ausente.)

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 21 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 22 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 23 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 24 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 25 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 26 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA- PPS - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 27 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 28 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 29 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 30 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 31 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 32 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - 1º Secretário, nobre deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 33 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 34 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 35 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nobre deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 36 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 37 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 38 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 39 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 40 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 41 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 42 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 43 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 44 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 45 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado João Paulo Rillo.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Deputado Luiz Fernando. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 46 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 47 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 48 votos. Está eleito o novo 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Teixeira. (Manifestação nas galerias.) Parabéns.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 49 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 50 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 51 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 52 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 53 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 54 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 55 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Com toda a dificuldade de substituir o deputado Enio Tatto, que fez um grande trabalho e honrou o Partido dos Trabalhadores e esta Assembleia Legislativa, eu voto em mim mesmo, deputado Luiz Fernando. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 56 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Luiz Turco.

 

O SR. LUIZ TURCO - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 57 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Marcia Lia.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 58 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 59 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 60 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 61 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 62 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 63 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 64 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 65 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 66 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 67 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 68 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 69 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Quero parabenizar o PT pela indicação do deputado Luiz Fernando, que recebe o meu voto.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 70 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 71 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 72 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 73 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Ramalho da Construção (Ausente.) Deputado Raul Marcelo (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 74 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 75 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 76 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Engler.

 

O SR. ROBERTO ENGLER - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 77 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 78 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 79 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 80 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 81 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 82 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 83 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 84 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Teonilio Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA - PT - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 85 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 86 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 87 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 88 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Está encerrada a primeira chamada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrada a primeira chamada de votação, esta Presidência dará início à segunda chamada dos Srs. Deputados e Sras. Deputadas que não responderam à primeira chamada.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Luiz Fernando, 89 votos.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.)

Encerrada a 2ª chamada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência pede neste momento que a secretaria faça a contagem dos votos.

A secretaria nos informa que a contagem resultou em 89 votos para o deputado Luiz Fernando. A Presidência registra 89 votos para o deputado Luiz Fernando, para ser o 1º secretário desta Casa. Portanto, declaro eleito o deputado Luiz Fernando para assumir a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo do biênio 2017/2019.

Assim, chamo o deputado Luiz Fernando, para que assuma a 1ª Secretaria da Assembleia Legislativa, e agradecemos ao 1º secretário Enio Tatto, por todo o trabalho prestado à nossa Casa.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, primeiramente quero parabenizá-lo pela sua eleição, parabenizar também o nosso querido deputado Luiz Fernando, pela sua eleição e aos demais membros que serão eleitos no dia de hoje. Quero agradecer por todos esses dois anos, na verdade os últimos quatro anos que ocupei a 1ª Secretaria desta Casa, que para este deputado é motivo de muito orgulho. Quero agradecer desde o presidente na primeira gestão, deputado Samuel Moreira, juntamente com o deputado Edmir Chedid e, nessa última gestão, o deputado Fernando Capez, o deputado Edmir Chedid e os demais membros da Mesa.

Falar que muitas vezes divergimos, mas sempre com muito respeito e muita transparência.

Em nome do meu líder, deputado José Zico Prado, e da líder da Minoria, deputada Ana do Carmo, quero agradecer a todos os líderes e em seus nomes agradecer a todos aos 93 parlamentares desta Casa. Dizer um muito obrigado pelo apoio e pela confiança que vocês dedicaram a mim.

Quero também, de forma muito especial, agradecer a todos os funcionários desta Casa, tanto os concursados como os comissionados, pessoas que prestam serviço nesta Casa, pois sem eles esta Casa não funciona. Eles são os responsáveis pelo funcionamento desta Casa. Enfim, dizer que foi um orgulho muito grande poder prestar esse serviço como 1º secretário nesta Casa, desejar boa sorte e sucesso para quem está assumindo hoje, e mais uma vez dizer muito obrigado a todos vocês. E não posso deixar de lembrar no dia de hoje - quebrando o protocolo, deputado Fernando Capez, deputado Cauê Macris - mandar um beijão para a minha mãe que completou 90 anos no dia de ontem.

Muito obrigado a todos vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência e todos os deputados desta Casa, tenho certeza que agradecem ao deputado Enio Tatto por tudo aquilo que fez ao longo desses quatro anos como 1º secretário da nossa Casa. Neste momento, assume o seu lugar o 1º secretário eleito para o próximo biênio, deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Quero saudar todas as deputadas e todos os deputados, saudar o novo presidente Cauê Macris, saudar a bancada do Partido dos Trabalhadores que me indicou e confiou no meu nome, e quero também saudar a minha assessoria que está aqui no plenário, saudar a todos que nos acompanham, saudar a todos os telespectadores que estão acompanhando essa eleição. Quero também agradecer a confiança dos 89 deputados que votaram em mim. Quero dizer que vai ser muito difícil suceder o deputado Enio Tatto, que fez uma 1ª Secretaria para todos os deputados. Quero dizer a cada colega deputado que estamos lá para trabalhar por vocês. Acho que o grande desafio dessa nova Mesa, do deputado Cauê Macris e deste deputado, é que possamos trabalhar para valorizar o deputado estadual. Somos o maior Legislativo da América Latina e o que ouvimos falar a respeito do deputado não é bem o que deveria acontecer. Precisamos trabalhar pela nossa independência, pela nossa autonomia. Quero ajudar o presidente Cauê Macris, toda a Mesa e todos os deputados, nesse sentido, nesse rumo.

Só me resta, agora, agradecer pela confiança. Eu, em nome de Jesus, agradeço a cada deputada e a cada deputado que em nós confiou. Quero agradecer, também, sobremaneira, ao meu partido, o Partido dos Trabalhadores, que me delegou estar aqui, representando-o ao me candidatar.

Um beijo no coração de todos. Muito obrigado. Que Deus nos abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento, passaremos à eleição do 2º secretário da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Aqueles que têm um nome para indicar para o cargo de 2º secretário poderão fazer a indicação nominal do deputado pelos microfones de apartes.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Sr. Presidente, primeiramente agradeço a Deus pela sua vitória, que é a nossa vitória, para a bancada dos Democratas. Desejo que Deus o abençoe, o guarde e dê muita sabedoria tanto a V. Exa. quanto ao nobre amigo, companheiro e servo de Deus, deputado Luiz Fernando, que já está eleito como 1º secretário.

Antes de indicar o nome para a 2ª Secretaria, na qualidade de vice-líder dos Democratas, nesta Casa, nós queremos agradecer a um nobre companheiro. Todos sabem o quanto o deputado Edmir Chedid é uma pessoa amável, companheira, que tem feito um belíssimo trabalho durante esses últimos anos, na 2ª Secretaria. Todos nós, da bancada dos Democratas, nos sentimos honrados pelo trabalho que o deputado Edmir Chedid prestou a todos nós, nesta Casa. Muito obrigado, Sr. Deputado, amigo Edmir Chedid. Muito obrigado pelo seu trabalho a todos nós. (Palmas.)

Sr. Presidente, por acordo da nossa bancada, com muita harmonia, com muito carinho, respeitando sempre a história de quem tem história - dizem os mais velhos que só conta história quem tem história -, nós decidimos que vamos indicar para estes próximos dois anos o nosso querido amigo, o decano, o companheiro, deputado Estevam Galvão. Já peço o apoio de todos os líderes para que votem no nosso companheiro, deputado Estevam Galvão.

Também, já anuncio o nosso próximo líder dos Democratas. Com certeza, quem já tem experiência fará um belíssimo trabalho: o deputado Rogério Nogueira.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O Sr. Presidente - CAUÊ MACRIS - PSDB - Fica, então, indicado pelos Democratas o nome do deputado Estevam Galvão para concorrer ao cargo de 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Pergunto se algum deputado gostaria de fazer indicação de outro nome. (Pausa.) Não havendo, então, outra indicação, vamos fazer a chamada nominal de cada parlamentar por ordem alfabética. Peço atenção a essa ordem. Como nas eleições anteriores, o parlamentar irá se dirigir ao microfone de apartes e anunciar o nome de seu candidato para a 2ª Secretaria. A partir desse anúncio, será registrado o voto e comunicar-se-á a quantidade de votos do candidato indicado a cada manifestação de voto. Solicito aos dez primeiros parlamentares que já tomem atenção à lista alfabética e se posicionem junto aos microfones de aparte.

Esta Presidência solicita ao nobre 1º secretário que faça a chamada para a primeira votação.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, um voto.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, dois votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, três votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, quatro votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, cinco votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Com muita alegria, deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, seis votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Com muita honra, Sr. Presidente, voto no líder da nossa região, deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, sete votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado André Soares.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Voto no deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, oito votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Com satisfação, Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, nove votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Um dos maiores parlamentares desta Casa, nobre deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, dez votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 11 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Voto no deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 12 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Meu amigo e meu irmão, Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 13 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Voto no deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 14 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Voto no deputado Estevam Galvão, com muita alegria.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 15 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Com muita satisfação, voto em Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 16 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Estevam Galvão. Deputado Estevam Galvão, 17 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente, voto para o grande líder desta Casa, amigo de todos nós, e merecidamente, deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 18 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Sr. Presidente, com muita alegria, voto no meu querido amigo, Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 19 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Unanimidade é Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 20 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Sr. Presidente, voto no deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 21 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Com muita alegria, para os próximos dois anos, nosso amigo Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 22 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Ao competente deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 23 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Ao meu grande amigo, Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 24 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 25 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, o Coronel Telhada vota em Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 26 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Voto em Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 27 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Meu amigo, Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 28 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 29 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Com muita alegria e satisfação, meu querido, sempre líder, deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 30 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Edson Giriboni. (Ausente.) Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 31 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 32 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Sr. Presidente, eu gostaria de agradecer, de forma honrosa, à minha bancada por ter me indicado. Devo dizer que agradeço a todos que estão votando e que votarão em mim. Com certeza, saberei honrar cada voto recebido.

Voto em Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 33 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 34 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 35 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 36 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 37 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 38 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 39 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 40 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 41 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 42 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Itamar Borges. (Ausente.) Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 43 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 44 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 45 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 46 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 47 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 48 votos. Está eleito o 2o secretário desta Casa para o próximo biênio. Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 49 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 50 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 51 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 52 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Luiz Fernando. Voto em Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 53 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Luiz Turco.

 

O SR. LUIZ TURCO - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 54 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Marcia Lia.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 55 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Márcio Camargo. (Ausente.) Deputado Marco Vinholi. (Ausente.) Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 56 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 57 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 58 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 59 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 60 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 61 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 62 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 63 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 64 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 65 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 66 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 67 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 68 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 69 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 70 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 71 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 72 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 73 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 74 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 75 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 76 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 77 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 78 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Teonilio Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA - PT - Sr. Presidente, ratificando, mais uma vez, a postura da nossa bancada de oposição nesta Casa, cumprindo o acordo entre lideranças partidárias, voto no deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 79 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 80 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 81 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 82 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Está encerrada a primeira lista, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrada a primeira chamada de votação, esta Presidência inicia agora a segunda chamada dos deputados que não responderam na primeira chamada. Neste momento, peço ao secretário que faça a segunda chamada.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Abelardo Camarinha.

 

O SR. ABELARDO CAMARINHA - PSB - Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 83 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 84 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 85 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 86 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Estevam Galvão, 87 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.)

Sr. Presidente, está encerrada a lista.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - A Presidência pede à Secretaria que faça a contagem dos votos. (Pausa.) Encerrado o processo de votação do 2º secretário, esta Presidência registra 87 votos para o deputado Estevam Galvão. Portanto, declaro eleito o deputado Estevam Galvão para exercer a 2ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no biênio 2017/2019.

Neste momento, chamo o nobre deputado Estevam Galvão para que assuma a 2ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no lugar do competente 2º secretário Edmir Chedid, a quem, de antemão, esta Casa agradece por todo o trabalho que fez ao longo dos últimos quatro anos.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Sr. Presidente, eu fui infeliz, fui deselegante, fui injusto e fui ofensivo com o deputado Edmir Chedid numa determinada ocasião.

No momento em que ele termina o seu mandato eu quero me penitenciar e pedir desculpas a ele.

Desculpa, deputado Edmir. Entre nós deve prevalecer sempre, apesar de qualquer divergência, o respeito e a amizade. Muito obrigado. Deus o abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Parabéns, deputado Barros Munhoz.

Tem a palavra o nobre deputado Edmir Chedid.

 

SR. EDMIR CHEDID - DEM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectador da TV Alesp, visitantes, funcionários desta Casa, é com alegria que eu gostaria de agradecer emocionadamente as desculpas do nobre deputado Barros Munhoz, duas vezes presidente desta Casa, ministro de estado, secretário de estado, líder do Governo, amigo de todos nós.

Eu, nobre deputado, já o havia desculpado faz tempo. Nós o entendemos, sabemos como V. Exa. atua. Eu lhe considero muito, sei do seu gênio, que, aliás, é igual ao do meu pai e sei que a coisa é desse jeito. Então nós estamos entre irmãos, mas temos de reconhecer, mais uma vez, sua humildade.

Parabéns, muito obrigado. (Palmas.)

Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero agradecer muito a oportunidade que os Srs. Deputados nos deram para assumir a 2ª Secretaria por mais dois anos. Realizamos e demos de nós tudo o que pudemos para a Casa, para os Srs. Deputados, para o estado de São Paulo e para os servidores, a quem agradeço imensamente.

Quero cumprimentar o então 1º Secretário deputado Enio Tatto e toda sua equipe. Sem vocês nós também não conseguiríamos fazer este trabalho, da mesma forma o então presidente deputado Fernando Capez, que presidiu esta Casa com uma equipe competente e séria. Equipe faz tudo. União é tudo. É isso que desejo agora ao meu querido irmão Cauê Macris. Tive oportunidade de votar no senhor seu para deputado federal Vanderlei Macris. Sei da honra que sente por ver um filho como V. Exa., cuja marca maior é a integridade, assumir o cargo que já ocupou nesta Casa.

Sucesso na sua caminhada. Que Deus lhe dê muita saúde, perseverança e paciência. Vossa Excelência tem agora ao seu lado o deputado Luiz Fernando, homem sério, polido, dedicado, competente. Sei que vai fazer um grande trabalho na 1ª Secretaria ao lado do meu amigo, meu irmão, homem que considero como pai o deputado Estevam Galvão, meu líder por muitos anos, meu conselheiro, homem transparente, honesto, sério. Vai ser um grande secretário. Sei que S. Exa. vai fazer muito mais junto com vocês pelos servidores da Casa, pelo estado de São Paulo e pela nossa sofrida população.

Sr. Presidente, quero fazer mais um agradecimento. Quero agradecer meu pai e minha mãe, Jesus e Marilis, minha esposa Tereza e meus dois filhos Laila e Victor pela força que me deram e dizer que hoje faz 54 anos que tem um Abi Chedid nesta Assembleia Legislativa ininterruptamente. O deputado Nabi Chedid ficou aqui por 40 anos e eu completo hoje 22 anos de Assembleia Legislativa e é com alegria que honro esta Casa e vou continuar honrando porque aqui só chegam aqueles que gostam do povo de São Paulo

Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Neste momento passaremos à eleição do 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017-2019.

Aqueles que têm um nome para indicar para o cargo de 1º vice-presidente poderão fazer a indicação nominal pelo microfone de apartes.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - A bancada do PSDB indica a deputada Analice Fernandes para o cargo de 1º vice-presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Fica indicada pela bancada do PSDB a deputada Analice Fernandes para o cargo de 1º vice-presidente.

Pergunto aos demais deputados se alguém tem alguma indicação para concorrer a este cargo. (Pausa.) Não havendo outras indicações, vamos fazer a chamada nominal de cada parlamentar por ordem alfabética.

Solicito aos dez primeiros parlamentares para que já se posicionem junto aos microfones de apartes.

Esta Presidência solicita ao nobre 1º secretário para que faça a chamada para a votação.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Abelardo Camarinha.

 

O SR. ABELARDO CAMARINHA - PSB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, um voto.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, dois votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, três votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, quatro votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, cinco votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, seis votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - É uma alegria muito grande ter sido indicada pela bancada do meu partido. O meu voto é para mim mesma, deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, sete votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, oito votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, nove votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, dez votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 11 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 12 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 13 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 14 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 15 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cássio Navarro. (Ausente.) Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 16 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 17 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 18 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celso Giglio.

 

O SR. CELSO GIGLIO - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 19 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 20 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 21 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 22 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 23 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 24 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 25 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 26 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 27 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 28 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 29 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 30 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 31 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 32 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 33 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 34 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Aproveito para cumprimentar o competente, vitorioso e bem sucedido prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, marido da nossa candidata. Voto nela, que é uma mulher de personalidade forte, decidida, de grande intuição política, nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 35 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 36 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Geraldo Cruz. (Ausente.)

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 37 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 38 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 39 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 40 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Cumprimentando o prefeito Fernando Fernandes, de Taboão da Serra, quero votar na nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 41 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 42 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 43 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado João Paulo Rillo. (Ausente.)

 

O SR. LUIS FERNANDO - PT - Nobre deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 44 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 45 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Nobre deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Aproveito para cumprimentar o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, e a prefeita de Francisco Morato, Renata Sene, do PRB. Meu voto é para a nobre deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 46 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 47 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 48 votos. Está eleita a 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Analice Fernandes. (Manifestação nas galerias.) Parabéns.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Primeiramente, quero saudar a prefeita de Francisco Morato, a Renata, e o prefeito de Taboão, que aqui estão. Voto na deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 49 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Sr. Presidente, desde que cheguei a esta Casa, se teve uma deputada que sempre nos tratou com muita distinção e respeito, foi a deputada Analice Fernandes. Ela tem o meu voto.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 50 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 51 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 52 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Luiz Fernando. Quero consignar meu voto na deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 53 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 54 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Márcio Camargo. (Ausente.) Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 55 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 56 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Marcos Martins.

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 57 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 58 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 59 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 60 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 61 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 62 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 63 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 64 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 65 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 66 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 67 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 68 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 69 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 70 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 71 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roberto Tripoli. (Ausente.) Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Sr. Presidente, aproveito esta oportunidade para cumprimentar o prefeito Fernando, que tem feito um grande trabalho em Taboão da Serra, e registro meu voto para a querida deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 72 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 73 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 74 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 75 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Teonilio Barba.

 

O SR. TEONILIO BARBA - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 76 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 77 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 78 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 79 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Está encerrada a primeira chamada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrada a primeira chamada de votação, esta Presidência dará início à segunda chamada de votação.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 80 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 81 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputado Márcio Camargo. (Pausa.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Analice Fernandes, 82 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputada Analice Fernandes.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Márcio Camargo, que também registra o seu voto para a deputada Analice Fernandes, computando 83 votos para a deputada.

 

O SR. LUIZ FERNADO - PT - Deputado Roberto Tripoli. (Ausente.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência solicita à Secretaria dos nossos trabalhos que faça a contagem dos votos.

Encerrado o processo de votação do novo vice-presidente, esta Presidência registra 83 votos para a deputada Analice Fernandes. Portanto, declaro eleita a deputada Analice Fernandes para exercer a 1ª vice-Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no biênio 2017/2019.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Para agradecer a Deus, agradecer também a indicação feita pelo líder da bancada do PSDB, meu líder Roberto Massafera, para que nós pudéssemos ocupar a 1ª vice-Presidência pelos próximos dois anos.

Quero nesta oportunidade, deputado Cauê Macris, parabenizá-lo pela brilhante vitória na tarde de hoje. Tenho absoluta certeza do trabalho que V. Exa. irá desenvolver na Presidência desta Casa, na busca do fortalecimento desta instituição, que foi também durante o período da Presidência do deputado Fernando Capez, palco de grandes debates aqui nesta Casa. Tenho absoluta certeza de que seu trabalho, sua competência, sua transparência no trato com a coisa pública irá trazer um novo rumo para esta Casa.

Quero me colocar à sua disposição para trabalhar e conte com a minha lealdade.

Em segundo lugar, quero agradecer imensamente à minha família, ao meu marido que está aqui, o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, meus filhos, que me acompanham nesse processo que não é fácil em nossa vida. Agradecer também a toda a minha assessoria que sempre me apoia e está presente em todos os momentos que estamos galgando espaços na vida pública.

Enfim, agradecer aos eleitores queridos que nesta semana mandaram-me mensagens de apoio, agradecer também aos funcionários desta Casa, todos os deputados que mais uma vez indicam e votam no meu nome para que eu possa ser a primeira vice-presidente.

Ocupei a 2ª vice-Presidência, e neste momento quero também com muita alegria dizer que deixo o cargo a uma brilhante mulher, corajosa, competente, que é a minha amiga querida, deputada Maria Lúcia Amary, que representa tão bem e com tanta dignidade, honestidade e transparência aquela região de Sorocaba.

Vou fazer o possível para poder te substituir nessa função. Quero também dizer que durante esses dois anos nós estivemos incansavelmente todos os dias abrindo as sessões plenárias desta Casa, ao lado de dois incansáveis parlamentares: o deputado Jooji Hato e o deputado Coronel Telhada. Agradeço a colaboração de ambos. Estaremos trabalhando pelos próximos dois anos juntamente com os brilhantes funcionários desta Casa.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradecemos e cumprimentamos a nossa 1ª vice-presidente, deputada Analice Fernandes.

 Neste momento passaremos à eleição da 2ª vice-Presidência da Assembleia Legislativa, para o biênio 2017/2019. Os que têm nome para indicar para o cargo de 2º vice-presidente poderão fazer por indicação nominal pelo deputado nos microfones de aparte.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Sr. Presidente, a bancada do PSDB indica para o cargo de 2ª vice-Presidência a deputada Maria Lúcia Amary.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - A bancada do PSDB indica para o cargo de 2º vice-presidente, a deputada Maria Lúcia Amary.

Eu pergunto ao Plenário se algum outro deputado quer fazer indicações para concorrer a este cargo. (Pausa.) Não havendo registro de outra indicação, vamos fazer a chamada nominal de cada parlamentar por ordem alfabética. Adotaremos sempre o mesmo procedimento. Passamos, então, à nossa eleição. Peço que os dez primeiros parlamentares tomem atenção à lista alfabética e já se posicionem junto aos microfones de apartes.

Esta Presidência solicita ao nobre 1º secretário que faça a chamada da votação.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, um voto.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, dois votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, três votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, quatro votos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Analice Fernandes.

 

* * *

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, cinco votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary. Deputada Maria Lúcia Amary, seis votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, sete votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, oito votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, nove votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, dez votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 11 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 12 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 13 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlos Cezar. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder (Ausente.) Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 14 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Cauê Macris. (Ausente.) Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sra. Presidente, nossa vice-presidente Analice Fernandes, parabéns. Quero resumir isto em uma palavra só. Amizade construímos e amigos escolhemos. Vou resumir a deputada Maria Lúcia Amary a esta palavra: amiga. É alguém com quem, ao longo dos anos, construí uma relação que vai ficar para sempre. Por isso, o meu voto vai para a deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 15 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celino Cardoso.

 

O SR. CELINO CARDOSO - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 16 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 17 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Cezinha de Madureira. (Ausente.) Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 18 votos...

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Voto na minha grande amiga, Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 19 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 20 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Coronel Telhada. (Ausente.) Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Voto na deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 21 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Delegado Olim. (Ausente.) Deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 22 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Edmir Chedid. (Ausente.) Deputado Edson Giriboni. (Ausente.) Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Sra. Presidente, há um sentimento de respeito, de carinho, de gratidão, de uma deputada digna, muito trabalhadora. Com muito carinho, Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 23 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Voto na deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 24 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Pelo trabalho, pela competência, pela amizade, Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 25 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 26 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero votar nesse grande exemplo de caráter, lealdade, dignidade e leveza, sem perder autoridade, Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 27 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Fernando Cury. (Ausente.) Deputado Geraldo Cruz.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 28 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Meu voto é Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 29 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Na nobre deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 30 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 31 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Meu voto é da deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 32 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Com alegria e confiança, voto na deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 33 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Sra. Presidente, voto, para nossa 2ª vice-presidente, na deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 34 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 35 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Com muita alegria, na grande deputada, amiga de todos nós, Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 36 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 37 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 38 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 39 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 40 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 41 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 42 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 43 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD -Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 44 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Luiz Fernando. Eu voto em Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 45 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia. (Ausente.) Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 46 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 47 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Marcos Damásio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 48 votos. É eleita, neste momento, a deputada Maria Lúcia Amary para a 2a Vice-Presidência desta Casa. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Marcos Martins

 

O SR. MARCOS MARTINS - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 49 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 50 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto em Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 51 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 52 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 53 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 54 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 55 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 56 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 57 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 58 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Rafael Silva.

 

O SR. RAFAEL SILVA - PDT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 59 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV- Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 60 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 61 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 62 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 63 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT- Deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 64 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rodrigo Moraes. (Ausente.) Deputado Rogério Nogueira. (Ausente.) Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 65 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 66 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Wellington Moura. (Ausente.) Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 67 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Está terminada a primeira lista de chamada, presidente.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Encerrada a primeira chamada de votação, esta Presidência vai iniciar agora a segunda chamada dos Srs. Deputados e Sras. Deputadas que não responderam na primeira chamada.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 68 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 69 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Cezinha de Madureira. (Ausente.) Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 70 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 71 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 72 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 73 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 74 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

Peço desculpa aos demais porque estive agora numa reunião antecipada do Tribunal de Contas, acompanhando o nosso Dimas Ramalho.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 75 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 76 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 77 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Rogério Nogueira. (Ausente.) Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 78 votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 79 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Presidente, gostaria de registrar meu voto. Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputada Maria Lúcia Amary, 80 votos.

Esta Presidência pede à Secretaria que faça a contagem dos votos e declare a votação.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Sra. Presidente, foram 80 votos. Venceu a deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - ANALICE FERNANDES - PSDB - Encerrado o processo de votação do novo 2º vice-presidente, esta Presidência registra 80 votos para a deputada Maria Lúcia Amary e convida, neste momento, a nobre deputada Maria Lúcia Amary para assumir a 2ª vice-Presidência desta Casa. (Palmas.)

Agradeço a presença de todos os amigos, amigas, prefeitos e vereadores que nos acompanham na tarde de hoje e acompanham esta sessão tão importante da composição da nova Mesa da Assembleia Legislativa paulista.

Tem a palavra a nobre deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Nesta oportunidade, quero agradecer, primeiramente, a minha Bancada do PSDB, pela honra de ter colocado o meu nome na 2

ª vice-Presidência; quero agradecer ao nobre deputado Fernando Capez, por esses dois anos quando trabalhamos juntos, substituindo-o em eventualidades, pelo apoio que S. Exa. me deu, pela oportunidade de trabalharmos juntos.

Quero agradecer a todos os deputados, de todas as bancadas, que destinaram seu voto de confiança para que pudéssemos permanecer na 2ª vice-Presidência; quero agradecer à minha colega deputada Analice Fernandes, que me antecedeu - se Deus quiser, nós podemos fazer um trabalho conjunto.

Ao deputado Cauê Macris, quero dizer da minha lealdade, agradecendo por tudo, desejando a V. Exa. boa sorte. Que Deus o abençoe. Conte comigo, com a nossa lealdade, para, juntos, trabalharmos e continuarmos resgatando a imagem da Assembleia Legislativa.

Quero agradecer à minha assessoria, que está aqui presente. Sem eles, não conseguiríamos ter chegado onde chegamos.

Muito obrigado, Sr. Presidente e Srs. Deputados.

 

* * *

 

- Assume a Presidência a Sra. Maria Lúcia Amary.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Neste momento, passaremos à eleição do 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019.

Aqueles que têm nome a indicar para 3º vice-presidente poderão fazer a indicação nominal do deputado pelo microfone de apartes.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Sra. Presidente, gostaria de indicar o nome do deputado Milton Vieira para a 3ª vice-Presidência desta Casa. Peço o apoio de todos os deputados.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Faremos, então, a chamada nominal de cada parlamentar. Peço aos 10 primeiros parlamentares que tomem atenção à lista alfabética e que já se posicionem junto aos microfones de apartes.

Esta Presidência solicita ao nobre 1º secretário que faça a chamada para votação.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, um voto.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Afonso Lobato. (Ausente.) Deputado Aldo Demarchi. (Ausente.) Deputado Alencar Santana Braga. (Ausente.) Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, dois votos.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, três votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado André do Prado. (Ausente.) Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, quatro votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, cinco votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, seis votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Caio França.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, sete votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, oito votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Carlão Pignatari. (Ausente.) Deputado Carlos Cezar. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, nove votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, dez votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sra. Presidente, pessoas do bem, pessoas boas, vão e voltam. O deputado Milton Vieira já foi desta Casa, saiu por um tempo e voltou. Com muita alegria voto no deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 11votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 12 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Cezinha de Madureira. (Ausente.) Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 13 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 14 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Coronel Camilo. (Ausente.) Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 15 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 16 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 17 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 18 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Este Deputado vota no deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 19 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Edson Giriboni. (Ausente.) Deputado Ed Thomas. (Ausente.) Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 20 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - A deputada Célia Leão quando votou disse que as pessoas boas vão e voltam. Eu gostaria muito que o Milton Vieira voltasse para o DEM. Meu voto é para o deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 21 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Voto no meu amigo deputado Milton Vieira, que esteve representando muito bem esse grande partido que é o Democratas e hoje o PRB, partido que é 10.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 22 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 23 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gileno Gomes. (Ausente.) Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 24 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Viera, 25 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 26 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 27 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 28 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 29 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato. (Ausente.) Deputado Jorge Caruso. (Ausente.) Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 30 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado José Américo. (Ausente.) Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 31 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 32 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputada Leci Brandão. (Ausente.) Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 33 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Luiz Carlos Gondim. (Ausente.) Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 34 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 35 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Márcio Camargo. (Ausente.) Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 36 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 37 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary. (Na Presidência.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira. Deputado Milton Vieira, 38 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 39 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 40 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Voto em mim, Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 41 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 42 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 43 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 44 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 45 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção.

 

O SR. RAMALHO DA CONSTRUÇÃO - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 46 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 47 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 48 votos. Eleito o deputado Milton Vieira para o cargo de 3º vice-presidente. (Palmas.)

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputada Rita Passos. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 49 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Roberto Morais. (Ausente.) Deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 50 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 51 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 52 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 53 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 54 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Nobre deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 55 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 56 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 57 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Sra. Presidente, está encerrada a primeira lista de verificação de chamada para a eleição do 3º vice-presidente.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Encerrada a primeira chamada de votação, esta Presidência vai iniciar agora a segunda chamada, para as Sras. Deputadas e Srs. Deputados que não responderam na primeira chamada.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 58 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 59 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - PRB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 60 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 61 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Carlão Pignatari. (Ausente.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 62 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Nobre deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 63 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 64 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 65 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 66 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 67 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Nobre deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 68 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Nobre deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 69 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 70 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 71 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Nobre deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 72 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 73 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 74 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 75 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 76 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Deputado Milton Vieira.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Milton Vieira, 77 votos.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Teonilio Barba. (Ausente.)

Está encerrada a votação, Sra. Presidente.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Encerrado o processo de votação da 3ª vice-presidência, esta Presidência registra 77 votos para o deputado Milton Vieira.

Portanto, declaro eleito o deputado Milton Vieira para exercer a 3ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Biênio 2017/2019. Assim, chamo o nobre deputado Milton Vieira para que assuma a 3º vice-presidência da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Gostaria de agradecer o apoio de todos, a indicação de meu partido e os deputados Wellington Moura, Gilmaci Santos, Sebastião Santos e Jorge Wilson Xerife do Consumidor por confiarem esta tarefa às nossas mãos. Sabemos que é uma grande responsabilidade neste Parlamento do estado de São Paulo. Estamos à disposição para eventuais necessidades. Estaremos junto com todos vocês. Muito obrigado, meus companheiros. Para mim, é uma honra e uma satisfação muito grandes participar deste momento da Assembleia Legislativa.

Neste momento, vamos iniciar a eleição do 4º vice-presidente da Assembleia Legislativa para o Biênio 2017/2019. Solicito àqueles que têm indicação que o façam nominalmente pelos microfones.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Sr. Presidente, em nome da bancada do PMDB, indico o nobre deputado Jooji Hato para concorrer à 4ª vice-presidência.

Gostaria ainda de anunciar que o PMDB, hoje, deixa de ser liderado pelo deputado Jorge Caruso, que realizou um grande trabalho à frente do partido, e passa a ter como líder o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Muito bem, parabéns. Está feita a indicação para o cargo de 4º Vice-Presidente. Esta Presidência consulta se há mais alguma indicação. Não havendo mais indicações, faremos a chamada nominal. Esta Presidência solicita ao nobre Deputado Caio França, como 1º secretário desta sessão, que faça a chamada para a votação.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, um voto.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, dois votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, três votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, quatro votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, cinco votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - É uma alegria muito grande e um prazer imenso votar no incansável parlamentar Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, seis votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, sete votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, oito votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Voto neste incansável e competente deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, nove votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 10 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - O deputado Caio França vota no deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 11 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 12 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlão Pignatari. (Ausente.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 13 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 14 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Cauê Macris. (Ausente.) Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente, gostaria com muita alegria de dar meu voto a alguém que tem história, que construiu história na Câmara Municipal de São Paulo, um dos grandes parlamentos deste país, e veio ser para nós não só um bálsamo na amizade, mas alguém que colabora para o crescimento do estado de São Paulo. Meu voto vai para o deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 15 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celso Nascimento. (Ausente.) Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Como ele sempre diz “para ficar mais perto de Deus” e eu quero ficar perto dele, meu amigo Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 16 votos.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 17 votos.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 18 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Coronel Camilo. (Ausente.) Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, quero votar em meu amigo diário de plenário, deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 19 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 20 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Delegado Olim. (Ausente.) Deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 21 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Edmir Chedid. (Ausente.) Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Voto no deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 22 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - É o nosso deputado de Pacaembu, que é capital de Presidente Prudente. Meu amigo Jooji Hato, boa sorte outra vez. Conte conosco. Voto no deputado Jooji Hato, com muito carinho e respeito.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 23 votos.

 

SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 24 votos.

 

 A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Sr. Presidente, o deputado Jooji Hato soma todos os bons adjetivos do nosso dicionário. Portanto, meu voto é Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 25 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Feliciano Filho. (Ausente.) Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero votar nesse deputado que além de amigo é sinônimo de lealdade. Voto em Jooji Hato, com muito orgulho.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 26 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 27 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 28 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Gil Lancaster. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Voto em Jooji Hato

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 29 votos.

 

 O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 30 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 31 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - O meu voto é para esse grande companheiro de bancada, Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 32 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 33 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 34 votos.

 

 O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 35 votos.

 

 O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Jorge Wilson Xerife do Consumidor. (Ausente.) Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Eu voto no meu colega e amigo de longas batalhas na Câmara Municipal, Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 36 votos.

 

 O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 37 votos.

 

 O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Pelo homem que me deixou presidir esta Casa por alguns minutos, voto Jooji Hato.

 

 O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 38 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Leci Brandão. (Ausente.) Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Sr. Presidente, é com muita alegria que voto nesse companheiro de bancada, deputado sempre muito atuante, grande amigo, brilhante médico, deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 39 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 40 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Voto com muita honra nesse deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 41 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia. (Ausente.) Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 42 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 43 votos.

 

 O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Voto no deputado mais presente na Mesa que dirige os trabalhos deste plenário, deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 44 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

 A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 45 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Voto em Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 46 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 47 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato. Deputado Jooji Hato, 48 votos.

Esta Presidência declara o deputado Jooji Hato eleito 4º vice-presidente da Assembleia Legislativa.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 49 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 50 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 51 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Eu fiz uma declaração de voto, aqui. Gostaria de falar que, de fato, o deputado Jooji Hato é o presidente desta Casa, porque é o deputado mais presente e preside praticamente todas as sessões. Parabéns, deputado. Voto no deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 52 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 53 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 54 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Rita Passos. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 55 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 56 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Tripoli. (Ausente.) Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 57 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rogério Nogueira. (Ausente.) Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 58 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Sebastião Santos. (Ausente.) Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 59 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 60 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 61 votos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Sr. Presidente, quero consignar meu voto no meu amigo, o deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 62 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Sr. Presidente, está terminada a primeira chamada da votação para a 4ª Vice-Presidência.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Esta Presidência fará, agora, a segunda chamada para a votação do 4º vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Deputado Caio França, solicito a V. Exa. que proceda, já, à chamada.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Carlão Pignatari. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cauê Macris. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 63 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 64 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 65 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Edmir Chedid. (Pausa.) Deputado Feliciano Filho. (Pausa.) Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Uma honra para o meu voto, para o incansável Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 66 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Sr. Presidente, meu voto é para o deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 67 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 68 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 69 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Com muita alegria, quero consignar o meu voto ao deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 70 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia. (Ausente.) Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 71 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Voto no deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 72 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Tripoli. (Ausente.) Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Jooji Hato, 73 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Encerrada a segunda chamada para o cargo de 4º vice-presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Encerrada a votação para a 4ª vice-Presidência, esta Presidência solicita que seja feita a contagem dos votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Feita a contagem, Sr. Presidente, declaramos 73 votos para o deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Encerrado o processo de votação do novo 4º vice-presidente, esta Presidência registra 73 votos para o deputado Jooji Hato, e convida o nobre deputado para assumir a 4ª vice-Presidência da Mesa.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Quero, inicialmente, agradecer a cada um dos deputados que depositaram esse voto sagrado neste deputado. Quero também agradecer a minha bancada, do PMDB, que me deu a honra de estar aqui na Mesa Diretora, o que nos traz muita alegria. Vejo que todos os deputados já estão exaustos, pois foi uma eleição difícil. Mas quero, para terminar, agradecer a Deus, à minha família e, mais uma vez, a cada um dos deputados e deputadas. Estou muito feliz de estar nesta Casa. Após 28 anos na Câmara Municipal de São Paulo, estou cumprindo aqui o segundo mandato com muita alegria. Espero continuar recebendo o apoio de cada um de vocês. Estarei sempre com esta Casa de Leis, que é a maior da América Latina. Contem sempre conosco; estaremos sempre à disposição.

Neste instante, passaremos à eleição do 3o secretário da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Aqueles que têm nome para indicar ao cargo de 3o secretário poderão fazer a indicação nominal do deputado pelo microfone de aparte.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Em nome do PV, indico o deputado Chico Sardelli para ocupar esse cargo, conforme acordo de lideranças.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência consulta se há outra indicação de deputado para o cargo de 3o secretário.

Vamos proceder à chamada nominal de cada parlamentar por ordem alfabética. Peço aos 10 primeiros parlamentares que se posicionem junto aos microfones. Esta Presidência solicita ao nobre 1o Secretário que faça a chamada para votação.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, um voto.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, dois votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, três votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Alencar Santana Braga. (Ausente.) Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, quatro votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, cinco votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, seis votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Barros Munhoz. (Ausente.) Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, sete votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Caio França. Eu voto em Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, oito votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, nove votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlão Pignatari. (Ausente.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 10 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 11 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Cauê Macris. (Ausente.) Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 12 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 13 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 14 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 15 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 16 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 17 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 18 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA - PPS - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 19 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 20 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 21 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Edmir Chedid. (Ausente.) Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 22 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 23 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 24 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 25 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 26 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 27 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli, 28 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Deputado Chico Sardelli.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 29 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 30 votos.

 

 O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 31 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 32 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 33 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 34 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 35 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 36 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Jorge Wilson.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 37 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 38 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 39 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 40 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 41 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli,42 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 43 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 44 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia. (Ausente.) Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 45 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 46 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 47 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 48 votos. Está eleito o 3º secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para o biênio 2017/2019.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Maria Lúcia Amary. (Ausente.) Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 49 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 50 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 51 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 52 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 53 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 54 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 55 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 56 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. RICARDO MADALENA - PR - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 57 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Rita Passos. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera. (Ausente.) Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 58 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 59 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rodrigo Moraes

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 60 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 61 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 62 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 63 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Teonilio Barba. (Pausa.) Deputado Vaz de Lima. (Pausa.) Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Chico Sardelli, 64 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 65 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Está encerrada a primeira chamada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrada a primeira chamada de votação, peço para que a Secretaria da Casa proceda à segunda chamada de votação.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Abelardo Camarinha. (Pausa.) Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 66 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 67 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Com grande prazer voto no meu conterrâneo Deputado Chico Sardelli, 68 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Edmir Chedid. (Ausente.) Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia. (Ausente.) Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary. (Ausente.) Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputada Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 69 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Chico Sardelli, 70 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Deputado Vaz de Lima. (Ausente.)

Está encerrada a segunda chamada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrada a segunda chamada, peço para que a Secretaria anuncie quantos votos foram contados para o Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Setenta votos, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrado o processo de votação para o cargo de 3º Secretário esta Presidência registra 70 votos para o deputado Chico Sardelli.

Portanto, declaro eleito o deputado Chico Sardelli para exercer a 3ª Secretaria da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo no biênio 2017-2019. (Palmas.)

Parabéns ao deputado Chico Sardelli.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Sr. Presidente, eu não consegui chegar a tempo de votar no meu amigo deputado Chico Sardelli. Mas gostaria de deixar registrado que o meu voto seria de S. Exa., porque é um homem que já presidiu esta Casa, tem todos os atributos e é um grande deputado para tocar a 3ª Secretaria. Parabéns, deputado Chico Sardelli.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência registra a intenção do deputado Edmir Chedid que, com certeza, daria o voto ao deputado Chico Sardelli.

 

Neste momento, passaremos à eleição do 4º secretário da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Aqueles que tiverem nome para indicar para o cargo de 4º secretário poderão fazer a indicação nominal do deputado pelos microfones de aparte neste momento.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Sr. Presidente, com muita alegria, em nome da bancada do PSB, de todos os parlamentares da nossa bancada, de forma unânime, nós queremos indicar o brilhante deputado Adilson Rossi para o cargo de 4º secretário da Assembleia Legislativa nesse biênio, juntamente com Vossa Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está indicado o deputado Adilson Rossi como 4º secretário pelo deputado Carlos Cezar. Esta Presidência pergunta ao plenário se algum outro deputado gostaria de fazer indicação para concorrer a este cargo.

Não havendo mais deputados inscritos, vamos fazer a chamada, pedindo aos dez primeiros parlamentares que se posicionem junto aos microfones de aparte. Esta Presidência solicita ao nobre 1º secretário que faça a chamada nominal para a votação.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Ricardo Madalena.

 

* * *

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente). Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Voto em Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, um voto.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Afonso Lobato.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, dois votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Aldo Demarchi

 

O SR. ALDO DEMARCHI - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, três votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Alencar Santana Braga.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, quatro votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Ana do Carmo.

 

A SRA. ANA DO CARMO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, cinco votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Analice Fernandes. (Ausente.) Deputado André do Prado.

 

O SR. ANDRÉ DO PRADO - PR - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, seis votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, sete votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Barros Munhoz.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, oito votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Beth Sahão.

 

A SRA. BETH SAHÃO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, nove votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - O deputado Caio França vota em Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, dez votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 11 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlão Pignatari. (Ausente.) Deputado Carlos Cezar.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 12 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Cássio Navarro.

 

O SR. CÁSSIO NAVARRO - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 13 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Cauê Macris.

 

O SR. CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 14 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 15 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Celso Nascimento.

 

O SR. CELSO NASCIMENTO - PSC - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 16 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Cezinha de Madureira.

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 17 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Chico Sardelli.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 18 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Nobre deputada Clélia Gomes.

 

A SRA. CLÉLIA GOMES - PHS - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 19 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 20 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 21 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Davi Zaia.

 

O SR. DAVI ZAIA- PPS - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 22 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Delegado Olim. (Ausente.) Deputado Doutor Ulysses.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 23 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. EDMIR CHEDID - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 24 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Edson Giriboni.

 

O SR. EDSON GIRIBONI - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 25 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Ed Thomas.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 26 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Enio Tatto.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 27 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 28 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Feliciano Filho.

 

O SR. FELICIANO FILHO - PSC - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 29 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 30 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Fernando Cury.

 

O SR. FERNANDO CURY - PPS - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 31 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gileno Gomes.

 

O SR. GILENO GOMES - PSL - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 32 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Gil Lancaster. (Ausente.) Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado Gilmar Gimenes.

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 33 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 34 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Itamar Borges.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 35 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado João Caramez.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 36 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado João Paulo Rillo. (Ausente) Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 37 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Jorge Caruso.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 38 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 39 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado José Américo.

 

O SR. JOSÉ AMÉRICO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 40 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado José Zico Prado.

 

O SR. JOSÉ ZICO PRADO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 41 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Junior Aprillanti.

 

O SR. JUNIOR APRILLANTI - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 42 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Leci Brandão.

 

A SRA. LECI BRANDÃO - PCdoB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 43 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Léo Oliveira.

 

O SR. LÉO OLIVEIRA - PMDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 44 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 45 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Fernando.

 

O SR. LUIZ FERNANDO - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 46 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia. (Ausente.) Deputado Márcio Camargo.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 47 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marco Vinholi.

 

O SR. MARCO VINHOLI - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 48 votos. Está eleito o 4º secretário da Assembleia Legislativa. (Palmas.)

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marcos Damasio.

 

O SR. MARCOS DAMASIO - PR - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 49 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputado Marcos Zerbini.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Voto no meu amigo Adilson Rossi, com quem tive o privilégio de, durante quatro meses, trabalhar na CPI. Um amigo leal, brilhante e competente. Se eu ouvisse um pouco mais o deputado Capez, eu iria acabar me apaixonando pelo deputado Adilson.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 50 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Deputada Marta Costa.

 

A SRA. MARTA COSTA - PSD - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 51 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Milton Leite Filho.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 52 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PSD - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 53 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Orlando Bolçone.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 54 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Paulo Correa Jr.

 

O SR. PAULO CORREA JR - PEN - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 55 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Sr. Presidente, depois de ter ouvido atentamente o CD, não tenho dúvidas. Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 56 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Professor Auriel.

 

O SR. PROFESSOR AURIEL - PT - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 57 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rafael Silva. (Ausente) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Reinaldo Alguz.

 

O SR. REINALDO ALGUZ - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 58 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Ricardo Madalena.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi. Deputado Adilson Rossi, 59 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rita Passos.

 

A SRA. RITA PASSOS - PSD - Sr. Presidente, eu iria falar a mesma coisa que a deputada Célia Leão falou. Além de um deputado muito querido, é um cantor, um grande pastor e apresentador de programa de televisão. Estão falando aqui que é cheiroso. É uma pessoa muito bacana que tive a alegria de conhecer. Voto no deputado Adilson Rossi, que vai ter que cantar aqui depois.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 60 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Roberto Massafera.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Sr. Presidente, eu era uma ovelha desregrada e passei a fazer parte do rebanho deste pastor. Voto no deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 61 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 62 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roberto Tripoli.

 

O SR. ROBERTO TRIPOLI - PV - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - RICARDO MADALENA - PR - Deputado Adilson Rossi, 63 votos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 64 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Rogério Nogueira.

 

O SR. ROGÉRIO NOGUEIRA - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 65 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Roque Barbiere.

 

O SR. ROQUE BARBIERE - PTB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 66 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 67 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Deputado Vaz de Lima. (Ausente.) Deputado Wellington Moura.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 68 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Welson Gasparini.

 

O SR. WELSON GASPARINI - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 69 votos.

Passaremos agora para a segunda chamada de votação para o cargo de 4º Secretário.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Abelardo Camarinha. (Ausente.) Deputada Analice Fernandes.

 

A SRA. ANALICE FERNANDES - PSDB - Com muita alegria e satisfação, votarei nesse grande amigo que é o deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 70 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Carlão Pignatari. (Ausente.) Deputado Carlos Giannazi. (Ausente.) Deputado André Soares. (Ausente.) Deputado Carlos Neder. (Ausente.) Deputado Celino Cardoso. (Ausente.) Deputado Celso Giglio. (Ausente.) Deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 71 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Geraldo Cruz. (Ausente.) Deputado Gil Lancaster.

 

O SR. GIL LANCASTER - DEM - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 72 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Gilmaci Santos. (Ausente.) Deputado João Paulo Rillo. (Ausente.) Deputado Luiz Turco. (Ausente.) Deputada Marcia Lia. (Ausente.) Deputado Marcos Martins. (Ausente.) Deputada Maria Lúcia Amary.

 

A SRA. MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Deputado Adilson Rossi.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Adilson Rossi, 73 votos.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - Deputado Pedro Tobias. (Ausente.) Deputado Rafael Silva. (Ausente.) Deputado Ramalho da Construção. (Ausente.) Deputado Raul Marcelo. (Ausente.) Deputado Roberto Engler. (Ausente.) Deputado Teonilio Barba. (Ausente.) Deputado Vaz de Lima. (Ausente.)

Está encerrada a segunda chamada, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrada a segunda chamada, peço aos secretários que façam a contagem dos votos do deputado Adilson Rossi.

 

O SR. CAIO FRANÇA - PSB - O deputado Adilson Rossi teve 73 votos, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Encerrado o processo de votação do novo 4º Secretário, esta Presidência registra 73 votos para o deputado Adilson Rossi. Portanto, declaro eleito o deputado Adilson Rossi para exercer a 4ª Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Biênio 2017-2019. Cumprimento o deputado Adilson Rossi, completando, assim, todas as votações para a Mesa Diretora do Biênio 2017-2019.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Sr. Presidente, no momento em que fui eleito, não me foi dada a palavra, mas gostaria de dizer algumas palavras, senão acabo não dormindo. Quero cumprimentar o trabalho do deputado Fernando Capez, do deputado Enio Tatto e do deputado Edmir Chedid, que compuseram a Mesa neste último biênio. Quero também neste momento cumprimentar carinhosamente Vossa Excelência. Vossa Excelência fez um pronunciamento brilhante que eu não vou me alongar, mas gostaria de fazer minhas as suas palavras. Tenho certeza de que V. Exa. é um homem muito competente, já ocupou cargos importantíssimos e está bastante entusiasmado.

O pronunciamento de V. Exa. foi brilhante, falou tudo.

Vossa Excelência está aí com seu pai, Vanderlei Macris, que todos nós conhecemos e que tem também uma trajetória brilhante nesta Casa e por onde passou. Eu imagino a alegria do seu pai. Por que estou fazendo esta colocação? Porque o meu pai, José Galvão de Oliveira, já está no céu. Minha mãe, Ângela Martins de Oliveira, também já está no céu. Na minha fé, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, eles estão assistindo. Tenho certeza de que estão se refestelando numa alegria imensa. Tenho dois irmãos, Davi e Isnaldi, que também estão no céu, e que tenho certeza de que também estão assistindo e certamente com muita alegria, contentes. E tenho mais três irmãos, o Milton - xará do Miltão -, a Malvina e a Margarida. Eu estou um pouco emocionado. Falar do meu pai e da minha mãe não é tão fácil.

Lembro quando eu fui eleito vereador a primeira vez, a minha mãe ficou doente. Ela assistiu que eu fui eleito, mas nem foi à minha posse. E às vezes que fui eleito prefeito, sempre que falava da minha mãe, eu ficava emocionado. Mas, enfim, eu tinha que falar essas coisas, caso contrário, não ia dormir direito.

Quero cumprimentar todos os nossos companheiros que foram eleitos: Luiz Fernando, Chico Sardelli, Adilson Rossi, Analice Fernandes, Maria Lúcia Amary, Milton Vieira e Jooji Hato. Quero cumprimentar e agradecer carinhosamente à minha bancada que, por consenso, indicaram-me. E agradecer a todos os votos recebidos de todos os companheiros. E dizer que eu vou fazer tudo para honrar e dignificar cada voto recebido.

Sr. Presidente, eu pretendo trabalhar com V. Exa., com o 1º secretário, com os demais eleitos ombro a ombro, para que possamos valorizar esta Casa, valorizar cada deputado. Mas quero também lembrar aqui a minha esposa, a Viviane Galvão de Oliveira, que é uma companheira presente na história da minha vida em todos os momentos. Por último agora ela foi até vice-prefeita de Suzano. Mas ela sempre esteve ao meu lado, me ajudando.

Tem um dito do presidente Roosevelt que diz o seguinte: “ao lado de todo grande homem - muita gente fala que é atrás, mas não é - ao lado de todo grande homem - que não é o meu caso, pois eu não sou nenhum grande homem - sempre existe uma grande mulher. A minha mulher sempre me ajudou muito. Mas tenho que citar aqui a minha filha Daniela, o meu genro Renato. Tenho outra filha, a Carolina e o meu outro genro - ele é argentino, mas é boa gente - que se chama Bruno. Agora, por que eu não ia dormir se eu não usasse nesse momento essas minhas palavras? Eu tenho que falar dos meus netos, que são o Leonardo e o Eduardo. Muito obrigado, Sra. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Parabéns ano nosso 2º secretário deputado Estevam Galvão, pelas suas palavras. Quero aqui de coração agradecer a todos os deputados que confiaram nesta Mesa Diretora, eleita hoje, e em nosso trabalho.

 

O SR. ROBERTO MASSAFERA - PSDB - Sr. Presidente, gostaria de passar a palavra para a nossa companheira, deputada Célia Leão, que disse que queria falar pela bancada. Somos 21, mas S. Exa. fala pelos 94.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, meu querido deputado Roberto Massafera, nosso líder de bancada.

Quero falar de forma muito rápida, para não tomar o tempo de todos os senhores e senhoras, amigos e amigas, as excelências que fazem este Parlamento, as assessorias, todos os funcionários e convidados, que participam desta grande festa, que é, na verdade, consequência de um trabalho sério. É uma festa de eleição de Mesa.

Hoje, nós temos o nosso querido companheiro e amigo da região, o deputado Chico Sardelli, os nossos deputados Adilson Rossi, Jooji Hato, Milton Vieira, as nossas lindas moças, meninas, senhoras, excelências, as duas grandes mulheres desta Casa, que representam todas nós, mulheres, deputadas Analice Fernandes e Maria Lúcia Amary.

Quero falar, também, obviamente, de V. Exa., que está agora tomando posse da Presidência. Para o senhor seu pai, sua esposa, os gêmeos, a Luiza e o Felipe, enfim, para toda a família, deve ser um momento quase único na vida. Não vou me estender, mas vou dizer: dai a César o que é de César. Dai a Cauê Macris o que é de Cauê Macris. A sua vitória, a sua conquista, é a nossa vitória, desta Casa, nossa conquista.

Jovem, que eu conheço da região, menino que cresceu nos gabinetes, aqui, com o senhor seu pai, sempre atento às conversas políticas, ao trabalho parlamentar, só poderia ser presidente desta Casa. Então, eu quero falar em nome da nossa bancada do PSDB, mas, como disse o deputado Roberto Massafera, se me permitem, de todas as bancadas e de todos deputados, com todo o respeito que eu tenho a todas as siglas partidárias.

São 28 anos nesta Casa. Se eu puder transformar em palavras um pouco do meu sentimento, que é o sentimento de todos, esta Casa precisa de respeito - e tem. Esta Casa precisa de amor - e tem. Esta Casa precisa de boas ideias - e tem, na sua pessoa, meu querido deputado Cauê Macris.

Permita-me pedir licença para deixar o meu abraço, aqui, ao nosso querido deputado Edmir Chedid e ao nosso querido deputado Enio Tatto - falo que ali não é família: é dinastia, a “dinastia Tatto”. Parabenizo S. Exas. pelo trabalho que fizeram, pela caminhada que têm. A fala do deputado Edmir Chedid foi muito forte - 62 anos de um Chedid dentro desta Casa.

Além de dar os parabéns, falo a todos vocês da certeza absoluta de que São Paulo continuará despontando à frente, tanto no Executivo que nós temos, quanto no Legislativo a que agora se soma a figura do deputado Cauê Macris - um jovem brilhante, dinâmico, sério, humilde, bonito por fora e por dentro e comprometido com a vida das pessoas.

Permita-me vir a este microfone para também dar a César o que é de César e falar desse grande homem, professor, lutador, sério, decente, honesto, amigo de todos. Sempre esteve à frente, destemido e corajoso. Nas horas mais difíceis, S. Exa. não recuou um milímetro. Nas horas mais sofridas, deve ter chorado sozinho e sofrido calado, mas sempre com altivez, com o seu pescoço erguido - não com prepotência nem arrogância, mas porque sabia que era sério e fazia um trabalho sério pela Assembleia e por São Paulo.

Quero transformar em palavras da minha bancada e desta Casa de Leis, nas pessoas de todos os deputados, o agradecimento pela grandeza que S. Exa. foi, é e continuará sendo. Por onde for, sempre trilhará o caminho que escolheu na sua vida, desde a mais tenra idade, como fazer uma faculdade de Direito, como ser um advogado e como ser um grande promotor. Quero agradecer profundamente e falar do orgulho de todos nós desta Casa de ter um amigo, um companheiro e um colega à altura do deputado Fernando Capez. Que Deus abençoe Vossa Excelência. Continue nesse caminho. Estaremos sempre juntos.

Muito obrigada, presidente Fernando Capez. Uma salva de palmas ao nosso sempre presidente! (Palmas.)

Muito obrigada, presidente Cauê Macris.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Sr. Presidente, quero também, em poucas palavras, cumprimentar a todos, cumprimentar V. Exa., o nosso sempre presidente, deputado Fernando Capez, que nos deu grandes exemplos nesse tempo em que estamos juntos.

Hoje esta festa democrática me faz lembrar do meu primeiro dia aqui. Tomamos posse em 15 de março de 1999, e votei em Vanderlei Macris, para presidente desta Assembleia. Depois fui para Brasília, para o Congresso Nacional.

O momento hoje, para mim, é especial. Estou vivendo meados do meu quinto mandato. Já tivemos grandes embates aqui, já vivemos emoções de todo tipo. Mas sentimos o calor da amizade de cada um, independente do partido, do credo. Sinto-me hoje um homem muito realizado, não por ter sido eleito o 3º vice-presidente, por fazer parte dessa honrosa Mesa, mas por estar no convívio com V. Exas, os Srs. Deputados, as Sras. Deputadas, os funcionários.

É uma grande honra estar aqui. Quero agradecer a todos. Num certo momento, na palavra de Deus, o profeta Samuel chegou à casa de Jessé, para escolher um rei. Ele escolheu Deus. Ele olha para o interior, ele olha para o coração, não para o exterior da pessoa.

E V. Exa. tem algo especial, aliás, todos aqueles que estão aí, o deputado Capez, seu pai, e outros que por aqui passaram. A palavra de Deus diz que autoridade é constituída por Deus. Então, que esse Deus, que lhe deu essa autoridade, lhe dê força, capacite-o, e lhe dê sabedoria, toda a força, não a sabedoria deste mundo, que às vezes não vale muito, mas a sabedoria que vem de Deus, para V. Exa. administrar esta Casa durante esses dois anos, conduzir os momentos difíceis que vivemos na política, não somente em São Paulo.

Às vezes chegamos aqui desanimados, desistindo de exercer o nosso papel. Muitos olham para nós e acham que somos mercenários, que somos bandidos, que somos o pior que existe na face da Terra. É como está sendo considerado hoje um político.

Eu não acredito nisso. Acredito no País. Acredito na política que nós fazemos. Acredito nos meus companheiros. Tenho certeza de que a partir de hoje a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo começa a escrever uma nova história.

Desejo a V. Exa. e a toda a Mesa, a todos os deputados e funcionários, que Deus abençoe e faça desta Casa, realmente, o que ela é: grande e merecedora, para que o povo de São Paulo e do Brasil reconheçam o trabalho que fazemos aqui, com dignidade, sempre olhando para nossa família.

Sou avô, sou marido de uma só mulher há 35 anos. Sou pastor evangélico, com muita honra, há 28 anos. Sou pai de três filhas e avô de três netos. Posso falar que tenho brio na cara, para poder representar o povo de São Paulo.

Desejo a V. Exa. que Deus o abençoe. Deus abençoe a todos. Obrigado.

Sr. Presidente, gostaria de anunciar que estou passando hoje a liderança do partido para o meu companheiro, deputado Wellington Moura. E o deputado Sebastião Santos será o nosso vice-líder.

 

O SR. ADILSON ROSSI - PSB - Sr. Presidente, quero primeiramente cumprimentá-lo pela sua eleição, e desejar que seu mandato seja coroado de êxito. Que Deus lhe dê muita sabedoria, que tenho certeza de que V. Exa. precisará, para conduzir esta Casa com sensibilidade, com seriedade, como é peculiar a Vossa Excelência. Tenho certeza de que Deus vai ajudá-lo, iluminá-lo nessa nobre e difícil missão.

Gostaria de pedir permissão à nobre deputada Célia Leão, para fazer minhas suas palavras. Eu não teria palavras mais bonitas e comoventes do que as suas com relação ao nosso sempre presidente Fernando Capez. Admiro-o e o respeito. Com ele, tive e continuarei tendo uma convivência saudável, agradável, sincera. Que Deus abençoe sua vida, o seu caminho e todo o seu trabalho plantado aqui, que certamente já frutificou e vai frutificar ainda mais.

Quero agradecer à minha bancada por ter me indicado para disputar essa vaga de 4o Secretário e agradecer ao Bloco, que também confiou a mim a responsabilidade de enfrentar essa eleição, a fim de representar o Bloco na 4a Secretaria. Quero agradecer aos 73 deputados que estão aqui desde as três horas da tarde. Agora são 19 horas. A votação se deu há pouco. Agradeço a todos os que se mantiveram firmes aqui para me dar o seu voto de confiança. Procurarei honrar cada um desses votos.

Para encerrar, Sr. Presidente, quero agradecer à minha família. O nobre deputado Milton Vieira disse que é casado há 35 anos. Não cheguei lá ainda, mas estou casado há 33. Agradeço à minha esposa e a meus filhos, que aqui estão. Quero dedicar essa função na 4a Secretaria ao meu neto Vicenzo, que é tão bonito quanto o avô. Dedico a ele toda essa conquista. Deus o abençoe; Deus abençoe toda a Mesa. A música vai ficar para outro dia porque o cachê não foi acertado ainda. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Parabéns, nobre deputado Adilson Rossi, que só se esqueceu de dizer que o Vincenzo é corintiano também.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Sr. Presidente, estou muito feliz pelo deputado Adilson Rossi hoje. Vincenzo é o nome do meu falecido pai. Perdi meu pai aos 16 anos; fiquei arrimo de família. Parabéns. Esse é um nome incomum no Brasil, pois geralmente aqui é Vicente. Vincenzo me lembra do meu pai e de minha família.

Sr. Presidente, quero parabenizar V. Exa. em nome do nosso Bloco, que eu tive a honra de liderar durante dois anos, desde sua fundação nesta Casa. Saúdo V. Exa. pela nossa relação desde quando o via de calça curta ainda. Seu pai está aqui ainda? Vanderlei, estou falando dos idos de 1986 ou 1988, quando já pedíamos votos pelas ruas de Americana. E o Cauê Macris era um menino bonitinho até; hoje, não mais. A Célia Leão disse que ele é bonitinho, mas temos que discutir isso. Segundo a Leci Brandão, são os olhos azuis mais bonitos da Assembleia. Por isso, me encho de emoção e carinho ao relembrar o passado para podermos viver este presente.

Vossa Excelência, pelo seu mérito e competência, buscou aquilo que lhe é de direito. Foi líder do governo e é amigo de todos os deputados aqui dentro. É como o Chico Sardelli, embora eu já tenho mudado: esquentadinho de vez em quando, viu Vanderlei! O vereador João Jorge, da Câmara Municipal daqui, se lembra disso. O Cezinha de Madureira e o Zélão, prefeito da nossa querida Engenheiro Coelho, também.

Cauê Macris tem todos os predicados para ser um bom presidente desta Casa. Por isso, o Bloco não se furtou quando tomamos a decisão. Quero agradecer, parabenizar e me colocar, no período que ainda me resta na liderança do Bloco, à sua inteira disposição. Tenho certeza de que quem irá me suceder colocará o Bloco como apoio a todas as ações boas e importantes da Casa.

Não poderia, antes de encerrar minha fala, deixar de agradecer à minha equipe e à minha família. O deputado Milton Vieira tem 35 anos de casado, é isso? Ganhei de V. Exa., pois faço 36 anos agora em junho. Mas não tenho neto nenhum ainda. Agradeço a todos os deputados.

Deputada Célia Leão, sinto vontade de chorar quando ouço V. Exa. falar, pois V. Exa. fala com o coração, não com os lábios ou com a boca. Eu sinto que V. Exa., em todos os momentos que se refere a minha vida, algum passado político, sente um verdadeiro amor, um verdadeiro querer-bem. Saiba que a gratidão é sempre verdadeira. Que Deus a abençoe e também a todos os liderados do Bloco, aqueles que aqui estão, o Márcio pela grandeza de ontem, das nossas discussões. Encontramos o caminho. O Parlamento é isso, é o convencimento, é o poder falar, é o poder “parlar”, que vem do Italiano.

Finalizando, quero saudar meu querido companheiro e amigo deputado Capez, que tive a honra de anteceder na Presidência da Casa e também de passar a Presidência. Saiba que V. Exa. fez um grande mandato, ficará na história da Casa. E tenho certeza de que seu futuro será brilhante também.

Deputados, situação ou oposição, este momento é de grandeza, de construir um estado melhor, uma vida melhor para os paulistas. Por isso, parabéns, deputado Cauê, que Deus o abençoe.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço as palavras do deputado Chico Sardelli. Só lembrando que disputei a minha primeira eleição aos 20 anos, e meu candidato a prefeito era o deputado Chico Sardelli.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Sr. Presidente, sei que se torna repetitivo, mas não poderia deixar de agradecer a minha bancada por me conduzir como líder. E quero em nome do meu sempre líder, eterno líder dessa bancada, deputado Jorge Caruso, deputado Jooji Hato, deputado Léo Oliveira e Cássio Navarro transmitir aqui dois breves cumprimentos. Primeiro ao presidente Capez, que juntamente com o deputado Edmir, o deputado Enio e os colaboradores das Secretarias, das diretorias, da Presidência e de toda esta Casa contribuíram para o crescimento, para o fortalecimento, para o avanço. Deputado Capez, a sua história e a sua trajetória fizeram, nesses dois anos, esta Casa ainda mais forte e os parlamentares também fortalecidos. Faço, com certeza, como disse o deputado Adilson, das palavras da grande deputada Célia Leão as nossas palavras, que ainda são poucas para reconhecer a contribuição e a importância do seu mandato.

Parabéns, sucesso. Vamos continuar juntos de mãos dadas sempre.

Presidente Cauê, V. Exa. sucede o deputado Capez, mas ao mesmo tempo sucede o seu pai, querido Vanderlei Macris, porque a inspiração foi demonstrada, como o deputado Estevam Galvão disse. E V. Exa., ao lados dos integrantes da Mesa, terá uma importante missão. Eu resumiria a expectativa que temos com relação ao seu mandato no resultado meteórico que tem sido sua trajetória política. Vossa Excelência por si só certifica, credencia e atesta que V. Exa. foi e é competente. Haverá de dar uma importante contribuição para a continuidade do crescimento, do avanço e do fortalecimento desta Casa.

Conte conosco. Sucesso. Parabéns a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço, amigo Itamar Borges, pelas palavras.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Meu presidente; com muito orgulho meu presidente; peço licença para dirigir rápidas palavras, porque depois de tantas lindas palavras aqui dirigidas a V. Exa. e à Assembleia pouco restaria a dizer. Mas é necessário deixar registrados alguns agradecimentos, e desejar a V. Exa. todo o sucesso, e fazer também um registro à trajetória de V. Exa. nesta Casa.

Em primeiro lugar quero agradecer a todos os deputados que dirigiram a mim palavras de confiança, de carinho, de estímulo, em especial a nossa querida deputada Célia Leão. A deputada Célia Leão não é apenas umas das maiores oradoras que já vi e presenciei. E vejam que depois de quase 30 anos no Ministério Público, muitos deles dedicados à tribuna do júri, e quase 30 anos como professor e palestrante, já vi muitas pessoas falarem. Mas a deputada Célia, como disse aqui o deputado Chico Sardelli, fala não apenas com a cultura, com o conhecimento humanístico, com a experiência de vida, com a sua técnica de oratória, com a sua sabedoria. Ela fala com o coração. Ela fala com emoção. Suas palavras provêm da alma e por essa razão, elas calam forte em nosso espírito.

Célia, é um orgulho enorme, para mim, pertencer à bancada do PSDB, mas também integrar esta Assembleia Legislativa, que tem deputados como V. Exa., deputados que honram e dignificam o exercício da atividade parlamentar, atividade difícil, atividade em que ninguém reconhece os méritos, em que o objetivo é sempre apontar os defeitos, procurá-los, muitas vezes, até com lupa, com microscópio, para encontrar e dar a eles uma dimensão que seja capaz de aplacar as boas obras que esta Casa realiza.

Mas, você, com sua palavra, com seu exemplo, com sua vida, com tudo o que V. Exa. ensina, no dia a dia, no seu cotidiano, V. Exa. ensina e inspira a todos nós.

Sempre tive, na minha vida, muita coragem. Enfrentei muitos desafios e ameaças. Havia momentos em que eu me dirigia à Promotoria e não sabia se seria atacado ou não. E nesta Casa também tive que ter muita coragem.

Mas, nada se assemelha à coragem que V. Exa. demonstrou de transformar um acidente em motivação; de fazer com que um obstáculo se transformasse em uma alavanca para propulsionar a sua atividade e a sua vida cada vez mais alto.

Vossa Excelência se inspirou em um dos maiores nomes do século XX, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill, que dizia: “O pessimista vê em cada oportunidade apenas uma dificuldade, enquanto o otimista”, aquele que tem fé, no seu caso, fé em Deus, fé na vida, fé no ser humano, “faz de cada dificuldade”, como V. Exa. fez, “uma nova oportunidade”.

Vossa Excelência mesma usou essa frase: “Esta cadeira de rodas não foi morte; ela foi vida”, e permitiu que V. Exa. continuasse aqui entre nós, trazendo essas lições de carinho, de emoção, de bondade, de generosidade humana.

Minha eterna gratidão pelas suas palavras que só mesmo a sua inteligência e o seu sentimento poderiam produzir.

Quero também registrar um agradecimento a meus companheiros de Mesa: deputado Edmir Chedid, experiente, conhecedor da Casa, e o deputado Enio Tatto. Sem eles, não conseguiríamos chamar novamente todos aqueles contratados pela Casa em contratos absolutamente irregulares e dizer: “Vocês têm direito a receber isso. Mas, nós queremos - fazemos questão disso - que os valores sejam reduzidos, porque se trata de dinheiro público, e dinheiro público deve ser tratado com respeito.

Se nós somos econômicos com nosso dinheiro, devemos ser mais ainda com o dinheiro público. E graças ao Edmir Chedid, ao Enio Tatto e a todos os funcionários da Presidência e das Secretarias conseguimos economizar para os cofres públicos quase 30 milhões de reais, em 60 destinados a investimentos.

Sei que V. Exa., Cauê, é jovem, mas pela sua experiência, V. Exa. é antigo, é experiente. Com certeza, V. Exa. vai ter condições de reduzir ainda mais esses valores e fazer com que esta Casa possa aproveitar cada centavo e ser, embora o Poder mais criticado de todos, o único que não pede suplementação de verba orçamentária, o único que devolve dinheiro ao Poder Executivo, o único que, tendo condições de ter um orçamento maior, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, pede menos da metade do que teria direito. E ainda devolve dinheiro, produzindo.

Quero agradecer também, Cauê Macris, a todos os 93 deputados desta Casa e, neste caso, em especial a V. Exa., que atuou como competente líder de Governo. Foi essa atuação sincronizada do colégio de Líderes, dos deputados e de V. Exa., do talento de V. Exa. na negociação política, que nós conseguimos o sucesso indiscutível - porque são fatos objetivos de termos aprovado com discussão, com modificação e com emendas todos os projetos enviados pelo Poder Executivo a esta Casa, projetos que levaram à economia com a extinção de órgãos que haviam se tornado obsoletos; com a aprovação do Plano Estadual de Educação, uma negociação exitosa conduzida por V. Exa. nesta Casa e os professores, que lotavam as galerias, aplaudiram em pé a aprovação do projeto; quando estavam aqui as carreiras jurídicas, como, por exemplo, a dos oficiais de Justiça, outro projeto que não havia maneira de aprovar e nós demos um jeito e esta Casa aprovou e fomos aplaudidos em pé, dentre outras projetos. Para quem quiser ver, basta consultar a relação dos projetos que esta Casa aprovou mercê da competência e do trabalho de todos.

O que muitas pessoas não sabem é que esta Casa aprovou todos esses projetos sem exigir, em contraprestação, pagamento de emendas parlamentares ou qualquer benesse. Esta Casa não fez, por meio dos seus deputados, indicações ao governo e votou pela responsabilidade de fazer com que a população tivesse o que lhe é de direito de acordo com a previsão da Constituição que é um Poder Legislativo eficiente e rápido.

O governador Geraldo Alckmin mais de uma vez disse que chegou a ser a favor de medidas provisórias no âmbito estadual porque às vezes não se pode esperar, em questões urgentes, os debates que são naturais no Parlamento. Ele disse ‘Esta Assembleia me fez mudar minha opinião. Não é preciso, porque aqui se vota rápido: discute-se e melhora-se os projetos.’

Portanto, neste momento, quero aproveitar a presença do seu pai, o deputado federal Vanderlei Macris, que foi presidente desta Casa, para lembrar, sem fazer propaganda, que foi na Galeria dos Pães, na Estados Unidos, que combinávamos como seria a dobradinha. Foi com Vanderlei Macris que fiz minha primeira dobradinha quando saí candidato a deputado estadual em 2006. E ali tive uma impressão que jamais esqueci. Você é um homem sério, cumpridor de palavra, cumpridor de compromisso e transmitiu esses ensinamentos a seu filho. Imagino o orgulho e a emoção que deve estar invadindo o seu coração neste momento, porque o fardo de Cauê Macris era grande pela trajetória que V. Exa. tem na política com tantos mandatos, mas apesar do fardo ser grande, ele chegou onde está por luz própria, com todo mérito.

Cauê, que você continue esse trabalho com a competência que sempre teve como líder da bancada, líder do governo, agora como chefe do Poder Legislativo estadual. Que você possa também me suceder, na Presidência, no colégio de presidentes de Assembleias com a liderança de São Paulo em nível nacional.

Amanhã, mercê de sua generosidade, estarei em reunião com o presidente da República, Michel Temer, dando prosseguimento àquele trabalho iniciado quando Barros Munhoz era presidente da Casa: a PEC 47/12, que transfere competências do Congresso Nacional para o Parlamento estadual, para que a Assembleia continue custando a mesma coisa, mas tendo competência para legislar sobre muitos outros temas.

Cauê, vá em frente. E nas palavras da querida Célia Leão quando ela disse ‘você mantinha o tronco ereto, a cabeça erguida e não recuava um milímetro’, me veio a imagem do equilibrista e aqui, no Parlamento estadual, muitos são os inimigos, aqueles que querem nos alvejar. Mas temos de caminhar como um bom equilibrista e o equilibrista não cai porque ele jamais olha temeroso para baixo ou hesitante para os lados. Ele olha sempre firme e adiante e é por isso que ele sempre chega, e é por isso que você chegou e vai levar esta Assembleia ainda mais longe.

Deus lhe abençoe. Sucesso meu presidente Cauê Macris. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Agradeço de coração as palavras de V. Exa. e se me permite, presidente Capez, quero fazer uma consideração.

Eu com 21 anos de idade quando estava nas Arcadas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde cursei Direito, tive oportunidade um dia de assistir a uma palestra de V. Exa.: quietinho, na última fileira, vi a competência com que V. Exa. discorria sobre o processo de Direito Penal, inclusive estudei pelo livro de V. Exa., e quis o destino hoje eu ter a honra de sucedê-lo como chefe do Poder Legislativo de São Paulo. Já tinha uma admiração e um carinho muito grande por V. Exa. sem lhe conhecer, pela sua competência na área Penal e na área Jurídica. Quando cheguei a esta Assembleia, tive a certeza da sua competência como um bom político. E foi um bom presidente para a Assembleia. Sei que não vai ser fácil sucedê-lo, mas conseguiremos com o trabalho de cada um dos deputados, ouvindo a cada um, sabendo que errar é humano, pedindo desculpas no momento do erro. Mas olhando para frente e tentando acertar. É nessa lógica que nós vamos trabalhar, no diálogo com cada um dos deputados, como foi e sempre será, e que é a minha característica parlamentar.

Agradeço de coração as suas palavras. Vou precisar muito da atuação de V. Exa. como deputado nesta Casa de leis. Sei que isso é fundamental para darmos continuidade ao trabalho de V. Exa. como presidente deste Parlamento. Vamos continuar e vamos em frente. (Palmas.).

Tem a palavra o nobre deputado Pedro Kaká.

 

O SR. PEDRO KAKÁ - PTN - Sr. Presidente, em seu nome quero cumprimentar a todos que, nesta data especial, foram eleitos. Presidir a maior Casa Legislativa desse país, que dirá da América Latina. Hoje é um dia especial, um dia significativo, e, ao mesmo tempo, um dia de desafio.

Como disse a nossa grande oradora, deputada Célia Leão, meu estimado Fernando Capez, estar aqui e suceder a fala desses gigantes é muito mais difícil. E Cícero, o maior orador de Roma, iniciou o seu desafio; como gago que era, enfrentou o desafio. E eu tenho esse desafio maior: estar diante dos senhores, saindo de um reduto onde até ontem estava como qualquer cidadão, nesse momento quando a política é rechaçada, é colocada num plano e que eu senti: conhecendo os meus pares, nós não merecemos.

Enquanto V. Exa. fazia vossa caminhada de luta, eu, como membro do bloco liderado por esse grande parlamentar, um homem experiente, Chico Sardelli, e mais outros pares que estão aqui - Gileno, Márcio Camargo, Fernando Cury, estávamos numa batalha para valorizar esta Casa e os deputados para que a divisão dos três poderes seja realmente uma verdade nesse país e nesse estado.

Que nós, deputados estaduais do estado de São Paulo, não estejamos a reboque de quem quer que seja, mas sim das nossas ideias, do nosso ideal e do que nós acreditamos. Talvez, repetindo e plagiando Estevam Galvão, eu não poderia voltar para a minha casa com a sensação de que não cumpri o dever, manifestando aquilo que aprendi: a herança que recebi dos meus pais que tiveram a coragem de atravessar o Oceano Pacífico, e chegar a essa terra generosa e abençoada, que é o Brasil. O Brasil que recebeu povos de todos os países do mundo.

Temos de dar o exemplo para todos, conciliando e mostrando a nossa grandeza. Essa herança eu recebi dos meus pais que me educaram para ser um patriota, e me dedicar como cidadão, lutar para esse país. Gostaria, imensamente, Sr. Presidente, que V. Exa. nos desse o total apoio não para buscar a reeleição. Quero aproveitar este curto espaço de tempo que terei exercendo o mandato, que me foi conferido por muitos que acreditavam e acreditam que este País ainda tem jeito.

Eu quero exercer minha função com dignidade, com altivez, tentando chegar muito próximo de onde meus pares já chegaram, mas deixando uma pequena marca. Assim encerro minhas palavras, dizendo muito obrigado a todos os senhores. Conto com o apoio de Vossas Excelências. Como disse o nobre deputado Fernando Capez, sou um aprendiz dos senhores.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputadas, Srs. Deputados, não havendo mais nenhum deputado e deputada que queira usar a palavra, e esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia do dia 14 de março.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 36 minutos.

 

* * *