http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE MARÇO DE 2017

008ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 70 ANOS DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FISESP

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que convocara a presente sessão solene, em "Comemoração aos 70 Anos da Federação Israelita de São Paulo - Fisesp". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino de Israel" e o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece. Anuncia a exibição de um vídeo institucional.

 

2 - ROBERTO LIVIANU

Promotor do Ministério Público de São Paulo, parabeniza a Fisesp pela comemoração dos seus 70 anos. Ressalta que o vídeo exibido mostra a consolidação dos valores milenares do judaísmo. Destaca os atuais problemas de antissemitismo e intolerância. Cumprimenta a federação pelo trabalho desenvolvido.

 

3 - CLAUDIO LOTTENBERG

Ex-presidente da Federação Israelita de São Paulo e do Hospital Albert Einstein, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser esta iniciativa do presidente Fernando Capez absolutamente justa e adequada. Lembra a Inquisição, a conversão dos judeus para que pudessem sobreviver e a vinda para a América e para o Brasil. Afirma que os judeus participam ativamente da história do País, desenvolvendo trabalhos voluntários em diversas instituições. Cita a Unibes, a Hebraica, a Câmara de Israel, o Hospital Albert Einstein, entre outras instituições. Resgata a história da Federação Israelita e os seus líderes, que contribuíram de maneira verdadeira, dedicada, solidária e comprometida com o País. Registra que o presidente Fernando Capez merece este reconhecimento, em razão da sua sensibilidade e dedicação. Diz ser ele um grande amigo das boas causas, com interesse genuíno pelos que trabalham pela comunidade brasileira. Afirma que não irão aceitar qualquer movimento contra Israel. Esclarece serem os judeus o povo do diálogo e da democracia. Demonstra sua alegria e satisfação por esta homenagem. Agradece o presidente Fernando Capez pela oportunidade.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Lê mensagem alusiva à efeméride, encaminhada pela deputada Célia Leão. Anuncia uma apresentação musical com o cantor Alexandre Edelstein.

 

5 - VERA BOBROW

Ex-presidente, representando todos os ex-presidentes da entidade, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar agradecida por representar todos os presidentes que a antecederam. Afirma serem pessoas com muita força de vontade, e que mantiveram a comunidade judaica unida. Lembra o início das atividades da Federação Israelita, inicialmente para ajudar as pessoas que migraram para cá, em busca de um novo lar, após a guerra. Menciona sua satisfação em ter convivido com os primeiros presidentes da Fisesp, quem considerou pessoas boas e dedicadas e que fincaram as bases da atuação da comunidade em prol do ambiente acolhedor, com os olhos voltados para as necessidades da nossa cidade. Demonstra seu orgulho em pertencer a esta comunidade. Registra sua honra de ter sido presidente desta entidade. Cumprimenta o atual presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia uma apresentação musical com o cantor Alexandre Edelstein.

 

7 - FERNANDO LOTTENBERG

Presidente da Confederação Israelita do Brasil, cumprimenta o deputado Fernando Capez, com quem esteve na missão parlamentar que foi visitar Israel, e as autoridades presentes. Lembra a criação da Federação Israelita, com a necessidade de acolher os refugiados da guerra que escolheram viver em São Paulo, que já contava com uma comunidade estruturada. Diz ter a Fisesp um modelo pioneiro de organização. Afirma que a Fisesp cumpre com excelência o seu papel, também como articuladora e órgão político que representa a comunidade judaica. Menciona a presença dos judeus no Brasil desde a chegada dos portugueses, com influência desde o século XVII. Cita o relato de Paulo Prado sobre os judeus e a inquisição. Destaca a integração da comunidade judaica na vida paulista. Diz ser São Paulo a maior comunidade judaica do Brasil, com cerca de 60 mil integrantes. Destaca a qualidade das lideranças comunitárias e do corpo de alta qualidade, resultando no sucesso de suas realizações. Agradece a oportunidade de participar desta sessão solene.

 

8 - DANIEL ANNENBERG

Secretário municipal de Inovação e Tecnologia, representando o prefeito João Doria, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser o prefeito João Dória um grande amigo da comunidade judaica. Demonstra sua alegria em representar o prefeito nesta sessão solene. Afirma que a Fisesp sempre defendeu os interesses da comunidade judaica. Considera a mesma uma entidade "modelo". Destaca o uso de ferramentas modernas de comunicação. Menciona a rede de entidades filiadas, nas quais são difundidas as iniciativas, enriquecendo a sua atuação. Afirma estar a mesma sempre presente, atuando para a preservação do judaísmo. Esclarece que, como vereador recém eleito, tem o compromisso de defender os interesses da comunidade judaica. Agradece a Fisesp pela sua atuação.

 

9 - BRUNO LASKOWSKY

Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, diz estar honrado em representar a comunidade neste momento especial. Considera o presidente um grande amigo da comunidade. Cumprimenta as autoridades presentes. Faz menção especial aos ex-presidentes presentes no evento. Agradece a sua diretoria pela dedicação ao trabalho. Informa que todos os presentes são voluntários. Destaca a grande força desta comunidade, preocupada com o seu dia-a-dia, mas também preocupada em servir. Demonstra seu orgulho em fazer parte da comunidade judaica. Ressalta a importância da presença de todos. Agradece o presidente Fernando Capez pela homenagem e por abraçar as grandes causas do nosso Estado, inclusive a causa judaica. Lembra a história da Fisesp e os 70 anos de dedicação a comunidade judaica e paulista. Menciona a criação da entidade, para ajudar os refugiados da guerra. Destaca a atuação da comunidade judaica em diversos setores. Cita entidades muito atuantes como Ten Yad, Chevra Kadisha, a Hebraica, o Hospital Albert Einstein, entre outras. Discorre sobre as diversas atuações da federação. Ressalta o compromisso de lutar pela paz, manter o respeito pela história e defender as vítimas da discriminação e do ódio.

 

10 - FLORIANO PESARO

Secretário de Desenvolvimento Social, representando o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, demonstra sua alegria em estar presente nesta sessão solene, representando o governador. Cumprimenta o presidente Fernando Capez, que disse ser amigo da comunidade, e as autoridades presentes. Cita o apreço do governador de São Paulo pela comunidade judaica. Diz ser a Fisesp um exemplo do que organizações reunidas podem alcançar, reunindo forças para lutar pelos interesses da comunidade judaica. Ressalta a importância da Fisesp. Menciona sua constante atuação defendendo os judeus das manifestações de ódio, e sua estreita relação com os políticos. Lembra a criação da Fisesp, com o objetivo de ajudar os imigrantes desesperançados. Parabeniza a Fisesp e agradece pela sua atuação nestes 70 anos.

 

11 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Agradece o fundador da Fisesp Leon Feffer, o primeiro presidente Moisés Kauffman e o atual presidente Bruno Laskowsky. Afirma que é a Federação Israelita quem homenageia o povo de São Paulo aceitando vir a esta Casa para esta sessão solene. Ressalta que São Paulo tem muito o que aprender com os judeus, e os valores da fé, família, tradição, diálogo e o crescer sem precisar destruir o semelhante. Relata que os mesmos constroem seus próprios caminhos com alegria e fé. Lembra passagem da Bíblia. Diz que com fé e alegria conseguimos transformar os obstáculos da vida em possibilidades. Esclarece que, o povo judeu, diante de uma das maiores tragédias da humanidade, buscou forças e fundou o Estado de Israel. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Gabinete da Presidência, Cerimonial. Sessão solene com a finalidade de comemorar os 70 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Fisesp.

Para compor a Mesa principal dos trabalhos, convidamos Sua Excelência, o secretário de Desenvolvimento Social, representando nesta data o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, Floriano Pesaro. Uma calorosa salva de palmas. (Palmas.) Chamamos também o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, senhor Bruno Laskowsky. Chamamos Sua Excelência, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, também aqui representando o chefe do prefeito executivo, no caso, o prefeito João Doria Júnior, Daniel Annenberg. Convidamos também o senhor Fernando Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil, bem como o senhor ex-presidente da Confederação Israelita do Brasil, do Hospital Albert Einstein, e o representante da comunidade internacional, que já esteve no Salão Oval da Casa Branca, e hoje brindou a Assembleia indo à nossa sala, o querido Claudio Lottenberg.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, obedece a rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Uma sessão solene só pode ser solicitada por deputado em exercício em seu mandato, perante esta Assembleia Legislativa. Feita a solicitação, ela percorre órgãos internos para verificar se preenche requisitos de admissibilidade. Em seguida, com relação ao seu mérito, é submetida à apreciação pelo Colégio que congrega todos os líderes dos partidos desta Casa. Há hipóteses de sessões solenes solicitadas com a melhor das intenções, mas que acabam não sendo aprovadas. Outras são aprovadas não por unanimidade, porque só se pode solicitar sessão solene por um motivo de notório e relevante interesse público e social. Esta sessão solene, solicitada por este deputado, autorizada pelo Colégio de Líderes, então convocada por este presidente, foi aprovada pela unanimidade dos líderes desta Casa. E não é por qualquer outro motivo, senão o motivo de comemorar os 70 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo, a Fisesp, e toda a enorme contribuição à cidade, ao estado de São Paulo, e porque não dizer ao Brasil, da comunidade judaica.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia 18, às 10:30h da noite, também conhecida como 22 horas e 30 minutos. Quem tem a NET, se o sinal não cair, como de costume, é só ir ao canal 7 da NET, também pela Vivo, canal 9, e pela TV Digital aberta, canal 61.2.

Quero ainda enaltecer a presença do nosso querido deputado estadual, Marco Vinholi, aqui presente; Sr. Dori Goren, cônsul-geral de Israel, em São Paulo; Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita; Vera Bobrow, ex-presidente, representando os ex-presidentes da entidade. Luis Kignel, vice-presidente da Federação Israelita; Célia Parnes, presidente do Conselho Deliberativo da Federação Israelita e presidente da Unibes; Alberto Mikewits, diretor institucional da Federação Israelita; Dr. Sidney Klajner; presidente do Hospital Albert Einstein, a cuja posse eu compareci, com muita honra; estimado Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil-Israel, de Comércio e Indústria; Sr. Mário Fleck, ex-presidente da Federação Israelita; Avi Gelberg, presidente da Hebraica; Gabriel Nilevsky, diretor superintendente da Hebraica; Isy Rahmani, vice-presidente administrativo da Hebraica; Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da Associação Paulista de Fundações; Charles Tawil, presidente da Associação Cultura Jewish IN; Sérgio Serber, presidente do Conscre, nosso querido amigo; Marccel Hollender do programa Shalom Brasil, sempre presente; Debi Aronis, do movimento “Eu dou sangue por São Paulo”, aliás, muito bonito. Aqui também presidente o Sr. Daniel Bialski, que é um baluarte aqui da advocacia paulista e brasileira. E o Sr. Roberto Livianu, meu colega promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino de Israel, e em seguida, o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Samuel Júlio. Informo por determinação do Cerimonial, que durante a execução dos hinos não há necessidade de nos voltarmos à bandeira, uma vez que não há hierarquia entre os símbolos da nação.

 

* * *

 

- É executado o Hino de Israel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, em especial, ao 1º sargento Samuel Júlio, seu regente, e a toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo diuturno e corajoso trabalho na defesa das vidas dos cidadãos paulistas e paulistanos. Muito obrigado, contem sempre com esta Assembleia Legislativa, os 130 de 31.

Está aqui também presente o Sr. Seilly Heumann, do Arquivo Histórico Judaico Brasileiro. E o nosso querido Boris Ber, que deve estar muito feliz com a vitória do Palmeiras. Ele é corintiano, estou brincando. Ex-presidente da Federação Israelita. Está aqui também o rabino Michel Schlesinger e também o querido rabino David Weitman, com saudade, há muito não o vejo. Gostaria que os rabinos se pusessem em pé para que pudéssemos saudá-los com aplausos, por favor. Temos um respeito muito grande por todos os rabinos. Este tem sido o fator de união do povo judeu durante tantos milênios. Então sempre enaltecendo com muito carinho a presença dos rabinos aqui. (Palmas.)

Assistiremos, neste momento, à apresentação de um vídeo institucional, que será colocado no ar assim que eu termine de falar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Saudamos também o estimado e querido rabino Yeruda. O presidente do Tenya, Moisés Nigri. Mauro Zaitz, presidente do Cemitério Israelita de São Paulo. Boaz Albaranes, cônsul para Assuntos Econômicos do Consulado-Geral de Israel em São Paulo. Cláudio Bobrow, presidente do Fundo Comunitário. Leonor Cimonowitz, presidente da Naamat Pioneiras.

Neste momento, para fazer uma saudação, não está no nosso Cerimonial, mas eu sou corporativista. Meu colega promotor, Roberto Livianu, vai fazer uma rápida saudação pelo Ministério Público de São Paulo.

 

O SR. ROBERTO LIVIANU - Boa noite a todos e a todas. Obrigado, Capez, pela concessão da palavra. Parabéns à Mesa e parabéns à Federal. Setenta anos é um período, realmente, que deve ser combinado. E a Federação, pelo o que o vídeo mostrou, e esse é um pequeno retrato, é uma vida dedicada à consolidação e à manutenção destes valores milenares do judaísmo. E eles, na verdade, nos trazem a certeza de que estes valores foram trabalhados ao longo deste tempo e que nós temos a missão de continuar trabalhando, porque o desafio é permanente.

Por mais que os judeus tenham trabalhado pelo crescimento, evolução econômica e social do país, nós temos problemas de antissemitismo, nós temos problemas de atos de intolerância, portanto, nós judeus precisamos ter atenção. E como disse o final do vídeo, juntos podemos mais. Portanto, precisamos nos manter unidos. Parabéns ao importantíssimo trabalho feito pela Federação Israelita do Estado de São Paulo. E que nós possamos sempre comemorar juntos e sempre fazer valer os princípios fundamentais do judaísmo, que é isso que nós estamos celebrando hoje aqui. Parabéns, Capez, pela iniciativa legislativa e por presidir a sessão. Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Passamos agora a palavra ao Sr. Cláudio Lottenberg, presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Albert Einstein, ex-presidente da Confederação Israelita de São Paulo, ex-presidente do Hospital Albert Einstein, representante internacional da comunidade.

 

O SR. CLÁUDIO LOTTENBERG - Presidente e querido amigo, deputado Capez; secretário e querido amigo, Floriano Pesaro; não menos amigo, o secretário Daniel Annenberg; presidente Bruno Laskowsky, da nossa Federação; presidente da nossa Confederação Israelita, Fernando Lottenberg; minhas senhoras e meus senhores, eu queria primeiro, presidente, dizer que a sua iniciativa é absolutamente justa, equilibrada, e, sobretudo, adequada. A história da comunidade judaica neste País é uma história que, talvez, nós passemos a contar dentro de um passado mais recente, mas ela se traduz por um período muito maior. Dentro da perspectiva da própria inquisição, na qual os judeus se viram obrigados a poder se converter no sentido de sobreviver, muitos imigraram para as Américas e grande parte dessas pessoas vieram se estabelecer no nosso Brasil.

Portanto, desde o cenário do descobrimento até o presente momento, esta comunidade participa ativamente da história deste País. E participa não colaborando de forma fortuita, ou como qualquer comunidade. E o maior exemplo, presidente, foi justamente aqui do que o senhor viu, fazendo menção a uma série de pessoas que aqui estão, algumas sentadas aqui em cima, outras em baixo. Eu pensava, presidente, o que une estas pessoas de maneira tão próxima? Todas elas são, na sua atividade, voluntárias. A grande contribuição que esta comunidade faz, e que de alguma forma ganha corpo e se transcende de uma forma sinérgica dentro do espaço da Federação Israelita do Estado de São Paulo, é feita por pessoas que encontram tempo no meio de suas atividades profissionais, no convívio de sua família, para poder colaborar voluntariamente para instituições com absoluta segurança, que são marcantes no contexto da atividade deste País.

Quando nós falamos de uma instituição como a Unibes, presidida pela brilhante Célia Parnes, quando passamos pela Hebraica, presidida pelo querido Avi Gelberg, quando falamos da Câmara de Comércio Brasil-Israel. E o que dizer então do nosso querido Hospital Israelita Albert Einstein, presidido pelo querido Sidney Klajner? E não mais do que isto, até as próprias entidades religiosas, o senhor falou dos rabinos, o seu papel de inclusão social, a sua capacidade de juntar o povo dentro de momentos especiais e difíceis. Esta é uma comunidade que vive graças à dedicação e entusiasmo de um corpo de pessoas que voluntariamente abraçam as suas causas. E quem sabe o registro deste momento através da Federação que surge há 70 anos.

E eu confesso, presidente, hoje, ao tentar passar os olhos na história da Federação, eu constatei que o primeiro presidente eu cheguei a conhecer, o Moysés Kaufman. E o que dizer de Leon Feffer, que foi, sem dúvida alguma, o judeu do século, como eu mesmo dizia a ele, dentro da sua capacidade de trabalho, de envolver um interesse que ele demonstrava pela comunidade. Então foram anos de glória, onde cada um destes líderes que tentaram ao longo dos anos colaborar de maneira genuína, verdadeira, liderando este espaço, conseguiram congregar de forma atuante, dedicada, verdadeira, honesta solidária, e, sobretudo, comprometida com o nosso País.

Portanto, a comunidade, de fato, Bruna, a Federação merece o reconhecimento pelos seus 70 anos, mas o presidente Capez também merece. Certamente pela sensibilidade, pela determinação. E não só hoje, presidente, e não só hoje. V. Exa. sabe muito bem, independentemente da amizade que nos une de maneira verdadeira, transparente, que sempre fizemos questão de deixar público, o senhor é um grande, verdadeiro e leal amigo das boas causas. E sistematicamente registra no recinto desta Assembleia, por interesse absolutamente genuíno junto a uma comunidade, o reconhecimento por aqueles que trabalham pela sociedade, como é o exemplo da comunidade judaica brasileira que está aqui no sentido de empreender, colaborar, de executar.

Não é com pouco orgulho que nós citamos várias participações da comunidade. São empresários, são políticos, intelectuais, pessoas envolvidas com as coisas sociais, pessoas envolvidas com o setor público, na área da medicina, no campo da literatura, no campo da história. Eu tenho certeza absoluta que qualquer menção que eu faça certamente será curta, perto do sentido da capacidade, do voluntarismo e da honestidade de princípios que envolvem a nossa comunidade.

Povo perseguido, é verdade, mas povo unido, trabalhador, povo do livro, povo da compreensão, do diálogo. E, portanto, todo e qualquer movimento que se faça contra neste sentido - e digo mais - qualquer tipo de movimento que se faça contra Israel, terá de nosso lado um sentimento de profundo envolvimento ao contrário, porque nós não podemos aceitar isso. Este povo é o povo da democracia, do entendimento, do diálogo e, portanto, eu externo, realmente, em meu nome, em nome daqueles que aqui eu represento, a minha verdadeira alegria, a minha satisfação por este ato de justiça que lavra a data de hoje de maneira tão próxima. Muito obrigado, presidente Capez, esta noite é da nossa comunidade, mas o reconhecimento é totalmente seu. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anunciamos também a presença do Sr. Marcelo Kaufman, presidente do Colégio Renascença; Anita Schuartz, presidente emérita da Unibes e ex-presidente do Conselho Deliberativo da Federação; Vera Tabach, presidente nacional da Associação Brasileira de Imprensa, Mídia Eletrônica e Digital; Abrão Goldstein, presidente da B’nai B’rith; Claudio Bobrow, presidente do Fundo Comunitário.

Está também aqui, e envia uma simpática missiva, a nossa querida deputada, colega Célia Leão:

 “Queridos presidente Capez, Dr. Ricardo, na pessoa de vocês abraço a todos os membros da comunidade que são verdadeiros amigos e amigas nesta noite memorável de 70 anos de histórias de lutas e vitórias. Só não estou fisicamente presente, mas todos vocês estão dentro do meu coração. Mais do que amiga, eu faço parte da família. Meu marido, filhos, sogro e sogra trazem no peito a verdadeira história do povo judeu. Ser presidente da Federação é marcar o caminho da humanidade. Parabéns, com carinho. Célia Leão, deputada estadual”.

Muito bem, Célia.

Assistiremos agora à apresentação musical com os cantores Alexandre Edelstein e Pipo Grytz.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Agora nós ouviremos as palavras de Vera Bobrow, ex-presidente, representando os ex-presidentes da entidade. Vera, com a palavra.

 

A SRA. VERA BOBROW - Boa noite a todos. Boa noite, Dr. Fernando Capez, boa noite aos senhores rabinos aqui presentes. E especialmente, boa noite a todos vocês, meus companheiros de vida comunitária. Eu fico extremamente agradecida por esta Presidência atual da Federação, que me convidou para estar aqui representando os guerreiros que me antecederam, pessoas de grande força de vontade que mantiveram durante anos uma comunidade unida e atuantes.

A Federação Israelita começou aqui quando já havia entidades extremamente atuantes, cuidando, principalmente, das pessoas que imigraram para o Brasil à procura de um segundo lar, movidas por questões extremamente dramáticas, como fome, falta de emprego, guerras e revoluções. Esta gente chegou aqui e encontrou as entidades já organizadas que as recebeu e as colocou em funcionamento em uma vida decente. Quando alguns líderes comunitários perceberam a motivação, a organização, a existência das entidades, sentiram a necessidade de organizar essa comunidade. E foi aí que começou a Federação Israelita do Estado de São Paulo.

Eu tenho muita satisfação de poder dizer que eu convivi com os primeiros dois presidentes, o Leon Feffer e o Sr. Moysés Kaufman, ambas pessoas extremamente boas, dedicadas e que fincaram as bases desta atuação da comunidade em prol da própria comunidade e em prol do ambiente acolhedor. A comunidade judaica, além de atender aos seus membros, tem sempre os olhos voltados e o coração aberto para todas as necessidades da nossa cidade. Isso me deixa extremamente orgulhosa, porque pertencer a uma comunidade nestes moldes me torna uma pessoa diferenciada e faz com que eu não cesse de pensar no bem comum, no bem público e no bem das pessoas que me cercam.

Eu tenho muita honra de ter sido presidente desta entidade. Eu cumprimento o atual presidente. E desejo que a nossa comunidade se baseie nos ensinamentos que recebe de tanta gente de boa vontade e que permanece sempre voltada e incluída na cidade de São Paulo, fazendo aquilo que nós temos que fazer: cuidar do outro. Porque esta é a nossa responsabilidade. É por isso que nós estamos aqui. Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Vera. Eu convoco novamente os cantores Alexandre Edelstein e Pipo Grytz, porque pelo cerimonial teremos mais uma apresentação musical. Por favor, é um prazer enorme e uma emoção ouvi-los novamente.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Após esta tocante apresentação, anuncio ainda em tempo a presença do presidente do KKL, Eduardo El Kobbi, como o Floriano me corrigiu aqui. E agora nós passamos a palavra ao presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg.

 

O SR. FERNANDO LOTTENBERG - Sr. Presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, nosso amigo, nosso colega. Deputado que tem na cabeceira da sua mesa o Salmo 91. O deputado que esteve conosco na missão parlamentar, que foi para Israel no ano passado e que está concluindo com êxito a sua travessia do deserto. Acompanhamos, estivemos solidários, e sempre soubemos que a verdade ia prevalecer.

Sr. Presidente da Fisesp, Bruno Laskowsky; deputados Floriano, Daniel e Cláudio, ex-presidente da Conib; senhores rabinos e demais autoridades presentes, ao final da segunda guerra mundial, com conhecimento das atrocidades cometidas pelos nazistas, tornou-se urgente o acolhimento de milhares de refugiados. Muitos deles escolheram como destino o estado de São Paulo, que já contava então, como a Vera falou, com uma comunidade bastante estruturada. A Federação Israelita assim foi criada primordialmente para organizar estas entidades e a acolhida dos refugiados, coordenando o trabalho das instituições já existentes.

Assim, em 1948, a entidades instala um comitê de emergência de assistência aos imigrantes. No ano seguinte, um conselho de assistência social, coordenando as atividades das instituições atuantes nesse setor, possibilitando assim a unificação da coleta de recursos na comunidade e a centralização da distribuição de recursos provenientes do exterior. Já há 70 anos um modelo pioneiro de organização e de consolidação de recursos. Isso se provou necessário também na década seguinte, com a chegada dos judeus expulsos dos países árabes. E também em 1956, quando vieram os judeus húngaros seguidos da invasão soviética àquele país.

Nos anos 60, por iniciativa da Federação e de uma comissão de professores da comunidade, a Universidade de São Paulo institui o Centro de Estudos Judaicos, que até hoje organiza estudos e promove seminários de grande densidade intelectual. A entidade mobiliza os jovens, como nós vimos, há mais de 15 anos, com a campanha anual de arrecadação de agasalhos, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. E assim a Fisesp vem cumprindo com excelência o seu duplo papel. De um lado atua como articuladora das atividades comunitárias nas áreas da educação, capacitação e gestão de entidades, profissionais e voluntários da área de terceira idade, para citar apenas alguns. E de outro, como órgão político, representando a comunidade judaica em todo o estado de São Paulo.

A Federação cumpre 70 anos. Mas, como o Cláudio contou, nós judeus estamos aqui, no estado de São Paulo, desde a chegada dos portugueses. A nossa história e as nossas fronteiras foram escritas pelos bandeirantes, vários dos quais tinham origem judaica, como Raposo Tavares, Fernão Dias Paes, Brás Leme, entre outros.

Paulo Prado, patrono da Semana de Arte Moderna de 22, foi o primeiro a mencionar a influência dos judeus na São Paulo dos séculos XVI e XVII. No livro, “Paulística, etecetera”, de 1925, ele cita Atas do órgão legislativo, a Câmara de São Paulo de 1578 e 1582 que já faziam referências à presença dos judeus na nossa capital.

O isolamento de São Paulo, segundo Paulo Prado, levava judeus de Pernambuco e da Bahia a migrar para a cidade. Nas suas palavras: “Nenhum outro sítio povoado do território colonial oferecia melhor acolhida para a migração judia. Em São Paulo, não os perseguia esse formidável instrumento da Inquisição, que nunca chegou aqui”. Na verdade, conforme relata o jornalista Mario Cezar Carvalho, Paulo Prado ignorava na época que dois cristãos novos que moravam em São Paulo já haviam sido executados pela Inquisição: Theotonio da Costa, em 1686 e Miguel de Mendonça Valladolid, em 1731.

Os que tinham origem judaica tinham que pagar mais tributos e não tinham acesso a determinados cargos. Para ingressar no Exército, por exemplo, o candidato precisava provar que não tinha antepassados judeus em várias gerações, mas isso, felizmente ficou no passado. Hoje a comunidade judaica está integrada e é participante ativa na vida paulista, na economia, na cultura, da política, na ciência e nas artes. É aqui que se encontra a maior comunidade judaica do Brasil, com cerca de 60 mil integrantes, o que torna a Fisesp uma parceira natural da Conib em muitos de seus projetos e iniciativas.

A qualidade da liderança comunitária, expressa na figura de seu atual presidente e de seus antecessores, alguns presentes no dia de hoje, bem como do seu corpo profissional de alta qualidade, certamente tem sido um fator que explica o sucesso de suas realizações, sabendo se adaptar às necessidades comunitárias e desenvolvendo novas ações, conforme mudam os tempos.

Sr. Presidente, a quantidade de realizações nestes 70 anos mostra uma entidade pujante e consciente de seu papel fundamental na organização da vida comunitária, tal como idealizada por seu fundador, o saudoso Leon Feffer. Que venham os próximos 70 anos. Muito obrigado e Shalom.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Tenho a honra de passar a palavra ao nosso querido secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, aqui representando a si próprio e também ao prefeito da cidade de São Paulo, João Doria Júnior.

 

O SR. DANIEL ANNENBERG - Boa noite a todos e a todas. Meu querido Fernando Capez, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome de quem cumprimento os demais parlamentares presentes. Meu querido amigo, Floriano Pesaro, deputado federal, secretário de estado de Desenvolvimento Social, que neste ato representa o governador Geraldo Alckmin. Fernando Lottenberg, presidente da Conib. Claudio Lottenberg, também grande amigo, presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Albert Einstein e ex-presidente da Conib. Meu amigo Bruno Laskowsky, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo. Ricardo, outro grande amigo, vice-presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo. Cônsul Dori Goren. Rabinos, demais autoridades presentes, lideranças comunitárias, amigos, amigas, queria trazer algumas palavras rápidas em nome do nosso prefeito João Doria, que é um grande amigo da comunidade e que é grande amigo do Claudio, do Fernando, do Bruno e de vários outros.

É uma grande alegria estar aqui hoje representando o nosso prefeito, celebrando os 70 anos da Federação Israelita do Estado de São Paulo, entidade que vem desde sempre cuidando e defendendo os interesses da comunidade judaica. Sua atuação abrangendo os principais aspectos da vida comunitária, tais como: educação, religião, cultura, assistência social, esportes, saúde, juventude, terceira idade, e ainda vários outros na área de segurança, que representam os ideais e os valores de uma entidade modelo.

Na área de inovação e tecnologia, pasta em que atuo hoje na Prefeitura de São Paulo, a Federação também trabalha arduamente, monitorando as mídias sociais e usando ferramentas modernas de comunicação, que são fundamentais para nos fortalecer nos dias difíceis em que vivemos. Contando com uma rede de entidades filiadas, pela qual chama para si a responsabilidade de difundir suas iniciativas, fortalecendo, enriquecendo a sua atuação e cobrindo o litoral e o interior do estado, a Federação Israelita está sempre presente e atuante na sua principal missão: preservar o judaísmo, mantendo os nossos valores e tradições.

Como político, recém-eleito vereador da cidade de São Paulo, e também como secretário, com uma expressiva votação na comunidade judaica, tenho o compromisso de, aliado com a Fisesp, defender os interesses de nossa comunidade, honrando e defendendo os seus interesses, e assim irei fazê-lo. Hoje é dia de comemorar e agradecer. Obrigado Fisesp, por nos representar, apoiar e defender. Shalom. Mazal Tov.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chegamos ao penúltimo discurso desta sessão. E como se trata das palavras do presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Bruno Laskowsky, que é quem representa a entidade homenageada, solicito à chefe do Cerimonial, Vera Bucheroni, que acompanhe o presidente Bruno Laskowsky até a tribuna oficial reservada para os deputados em exercício no mandato nesta Casa. Mas que hoje engalanada a Assembleia se rende em homenagem à Federação Israelita do Estado de São Paulo. Bruno Laskowsky com a palavra.

 

O SR. BRUNO LASKOWSKY - Boa noite a todos. Fui surpreendido por esta deferência do deputado Capez. Estou muito honrado por estar aqui. E até emocionado por representar a nossa comunidade, a nossa Federação, neste momento tão especial. Queria agradecer ao Excelentíssimo Sr. Deputado Fernando Capez, um grande amigo desta comunidade, um apoiador, responsável por esta importante comemoração.

Excelentíssimos Srs. Deputados estaduais, Exmo. Sr. Deputado federal Floriano Pesaro, representante da nossa comunidade no parlamento federal, e hoje representando o governador Geraldo Alckmin nesta cerimônia. O querido amigo, companheiro de dia a dia, nesta luta comunitária, que o é o Fernando Lottenberg, representante maior da nossa comunidade no âmbito da Conib. A Célia Parnes, presidente do conselho da Federação Israelita do Estado de São Paulo e presidente da nossa querida Unibes. Excelentíssimo senhor cônsul de Israel em São Paulo, Dori Goren, grande companheiro, segundo o deputado Capez, representante internacional desta comunidade. Na realidade, representante de todos nós, Claudio. Nós devemos, realmente, um respeito muito grande pela sua atuação, mesmo fora das entidades tradicionais, trabalhando como um exemplo de ativista comunitário.

Querida Vera Bobrow, ex-presidente da Federação, que representou tão bem nas suas palavras, todo o esforço, toda a luta da mulher judia. E aqui estou vendo a Anita, para quem rendo também minhas homenagens. Permitam-me, tanta gente importante para citar, mas eu faço a minha homenagem à Anita, junto com a Vera, representando o melhor da força da mulher judia na nossa comunidade.

Queria também fazer uma menção especial aos ex-presidentes aqui presentes. Quis o destino que hoje, nos 70 anos, eu estivesse aqui representando, talvez o menos merecedor de todos, mas estão aqui, o Mario Fleck, o Boris Ber. Mario, por favor, se levante. O Boris Ber, a Vera, o Jayme Blay, ex-presidentes, a quem me sinto muito honrado de estar aqui representando.

E queria também, e me permitam, neste momento tão emocionante, fazer um agradecimento muito especial à minha diretoria. Então, por favor, os diretores da Fisesp, poderiam levantar. Fico muito honrado que vocês estejam aqui comigo neste esforço comunitário.

A vantagem de falar depois é que você pega as melhores ideias de cada um. E tem a ideia do voluntário - acho que o Claudio colocou muito bem - todos aqui merecem ser citados, sem exceção. Todo mundo que está aqui é voluntário. E Capez, isso talvez seja o que estávamos conversando que seja a grande força desta comunidade. A capacidade de estar preocupado sim com o seu dia a dia, mas muito mais preocupado em servir. Isso faz parte da identidade judaica. E é com muito orgulho de fazer parte desta comunidade.

Seguindo o protocolo, queria também cumprimentar o Daniel Annenberg, que fez um trabalho fantástico neste processo de eleição para vereador. E hoje secretário municipal representando o prefeito João Doria. Espero não ter esquecido de ninguém. Se esqueci, me desculpem. Todas as lideranças aqui são muito importantes, os rabinos, as lideranças comunitárias, enfim. Todos que estão aqui, lideranças ou não lideranças, é muito importante que vocês estejam aqui e é muito importante para esta Federação que tenhamos vocês conosco.

Em nome da Federação Israelita do Estado de São Paulo, inicio a minha fala agradecendo, pois é muito judaico o ato de agradecer. Agradeço, primeiramente, ao deputado Fernando Capez, por abraçar as grandes causas do nosso estado, e nesse sentido a causa da comunidade judaica também. E aí pego o gancho do Fernando que lembrou muito bem. Capez, estamos com você. É muito importante saber que a gente tem pessoas sérias no comando e na política brasileira. Você é uma delas. Agradecemos também todos os parlamentares desta Casa, que aceitaram a realização desta sessão solene. V. Exas, portanto, fazem história neste momento.

Hoje estamos aqui para celebrar os 70 anos da Fisesp. Setenta anos de muita dedicação à comunidade judaica e à sociedade paulista como um todo. Uma história que começa lá atrás, mas que ganha musculatura, robustez, no final do século XIX, na primeira metade do século XX, com a chegada dos primeiros grupos de judeus, vítimas do holocausto, das perseguições e da segunda guerra mundial, que vitimou seis milhões de judeus, trazendo a São Paulo uma onda de refugiados em situações muito precárias. Com o nascimento ou o renascimento do Estado de Israel, em 1948, os países vizinhos no Oriente Médio declararam guerra ao novo Estado, expulsando milhares de judeus de seus países, nos quais moraram por centenas de anos, confiscando de forma compulsória suas propriedades e gerando a mais recente onda imigratória de judeus ao Brasil nas décadas de 50 e 60. Não é mera coincidência.

Em São Paulo, nas regiões mais diversas, os judeus se engajaram, primeiro nos patamares mais comuns do comércio e da indústria. Investiram todos os seus recursos além dos esforços e sacrifícios para dar uma boa educação aos seus filhos. E aqui eu relembro, isto é um valor, é um princípio judaico: educação.

Hoje a comunidade judaica atua nos mais diversos setores, incluindo as artes, a cultura, as profissões liberais, além de ter um papel bastante destacado no terceiro setor e no serviço social. Neste cenário que há 70 anos atua a Federação Israelita do Estado de São Paulo, representante oficial da comunidade judaica paulista, que congrega mais de 60 organizações e entidades beneficentes. Não somos muitos, mas temos uma estrutura, um ecossistema de entidades bastante atuante. Entre elas o Tenyad, a Unibes, sinagogas, escolas judaicas, além de instituições bastante conhecidas, que fazem parte da arquitetura deste estado, desta cidade. Como por exemplo, a Hebraica, nosso clube, e o Hospital Israelita Albert Einstein, aqui também com o seu presidente Sidney Klajner. É uma honra tê-lo aqui, Sidney.

Hoje somos todos cidadãos brasileiros, cientes das nossas obrigações com o país que nos abrigou e recebeu com respeito nossos avós, pais, irmãos, em seus momentos de aflição. Neste país de potencial imenso, e principalmente no nosso estado, ao longo das últimas sete décadas, procuramos organizar uma comunidade judaica dinâmica, engajada, no debate aberto e calcada nos princípios da democracia, trabalhando na busca da harmonia social e contra o preconceito e a discriminação. São inúmeras as nossas iniciativas no plano social. Onde existe comunidade judaica organizada, seja na capital, no litoral ou no interior, existem ações sociais em prol de toda a sociedade brasileira. Por exemplo, na área da saúde, temos mais de 50 milhões de reais de recursos próprios aplicados em atividades beneficentes, parcerias com a Prefeitura de São Paulo. O Hospital Albert Einstein, por exemplo, atende por ano mais de 100 mil pacientes, realiza mais de 600 mil atendimentos, exames laboratoriais, mais de 113 mil exames de imagem, além de mais de 195 mil atendimentos no pronto socorro. É bom ter estes números. A gente quantifica e dimensiona o trabalho efetivo desta comunidade. Isso sem falar nos transplantes de órgãos pelo SUS, mais de 230 entre coração, pulmão, fígado e outros órgãos.

Devo citar também as mais de cinco mil crianças e adolescentes atendidos em creches e atividades sociais, culturais, esportivas das nossas entidades, a Unibes, o lar das crianças da CIP, Projeto Felicidade. E as cinco mil refeições diárias servidas pelo Tenyad, rabino David Moysés, no restaurante popular do Bom Prato e para crianças em atividades sócio-educativas. E poderia falar ainda em uma infinidade de outras iniciativas, seguramente não mencionei todas, mas nós ocuparíamos, seguramente, toda a sessão só falando dessas iniciativas, querido Floriano.

Queremos comemorar estes 70 anos, mas também escrever novos capítulos na história das ações sociais da comunidade judaica, afinal, este é o melhor caminho para construção da paz, que começa a partir de uma atitude pessoal e pode refletir depois em diversos campos da vida, do meio ambiente, da sociedade, na saúde coletiva, entre outros. Nós, judeus brasileiros, temos um compromisso muito claro, de lutar por este engajamento de paz alicerçado no diálogo, no entendimento, no respeito à diversidade, no respeito à história daqueles que tiveram as suas vidas ceifadas em nome do judaísmo. Aliás, nosso compromisso enquanto judeus não se resume apenas à nossa comunidade, mas sim uma visão inclusiva agregadora e de defesa dos direitos de todos os segmentos, e principalmente de todos aquelas vítimas da discriminação e do ódio.

Contem com a nossa comunidade. Não vamos permitir que a história seja apagada. Como disse Hannah Arendt em seu tratado sobre a banalidade do mal, não podemos permitir que o mal prevaleça, que haja uma situação de indiferença, muitas vezes, ou na maioria das vezes, ou na totalidade das vezes, pior que o próprio ódio. Aliás, todas as vezes em que o ódio e a intolerância se fizerem presentes, esta comunidade, deputado Capez, reafirmará os seus compromissos de luta e solidariedade. Nestes 70 anos, reafirmo o nosso compromisso de orientar e coordenar as nossas entidades filiadas, criando os canais permanentes de representação da comunidade, respeitando os níveis hierárquicos, esferas, poder e graus de influência, contando com a participação de todos, buscando assim o equilíbrio e a diversidade. Afinal, juntos fazemos mais. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, presidente. Enquanto o nosso presidente Bruno Laskowsky se dirige para a Mesa, vamos anunciar ainda a presença de Sergio Kulikousky, presidente da CIP; Ester Tarandach, presidente do Grupo Raverim; rabino Saul Paves, diretor do Colégio Iavne, não era o que está escrito aqui, mas obrigado; Etejane Con, ex-presidente da Wizo, também não é o que está escrito aqui ou eu não estou enxergando bem.

Como último discurso, falará porque representa o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, nosso deputado federal e secretário Floriano Pesaro.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Boa noite a todos e a todas. Uma alegria imensa, um dia de festa, 70 anos da nossa Federação Israelita do Estado de São Paulo. Como bem lembrou aqui o presidente Bruno, esta é uma noite de todos nós, de todos vocês que voluntariamente exercem um papel de cidadania e acima de tudo de dedicação, de estender a mão ao próximo. Eu quero cumprimentar o presidente Capez, um grande amigo da nossa comunidade, muito querido, Capez. E ao cumprimentá-lo, homenagear por todo o trabalho que você realizou nesses seus dois anos como presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Ao presidente Fernando Lottenberg, Bruno Laskowsky, meu colega Daniel Annenberg, meu colega de política agora, não é Daniel? Tiramos o Daniel da área técnica administrativa, o criador do Poupa Tempo, o homem que desburocratizou o Detran, e trouxemos para o campo político também, mas foi por pouco tempo, agora voltou para o campo administrativo, mas a vida é assim, eu passo pelo mesmo problema. Mas é muito importante a comunidade, e eu discutia isso muito com o nosso grande mestre, Dr. Claudio Lottenberg, a comunidade ter, de fato, pessoas jovens e estimular que os jovens possam vir para este caminho também. Afinal de contas, é um caminho em que tem uma participação que possa, de fato, fazer jus ao tamanho e a importância, seja econômica, seja social, dos judeus no Brasil.

Quero cumprimentar o Dr. Claudio e dizer que é o nosso mestre, nossa bússola, o nosso guia, que tantas vezes, por tantas oportunidades me orientou e dedicou parte do seu tempo, isso é muito. Uma pequena parte do tempo do Claudio já é muito para que pudesse, de fato, nos orientar e nos ajudar no caminho da política. Quero cumprimentar a todos os rabinos aqui presentes. Gostaria de cumprimentar o amigo Ricardo Berkiensztat, que é o nosso bastião do dia a dia da Federação. Ricardo, o seu trabalho é muito valoroso. Aliás, eu falo mais com o Ricardo até do que com o meu próprio chefe de gabinete, o Mendy Tal, que está aqui presente também. Agradeço também ao Mendy, que tanto nos ajuda. E ao Ricardo, que também é um bom amigo no dia a dia da política.

Ao cônsul de Israel, o nosso agradecimento. Quero cumprimentar o meu amigo e deputado estadual Marco Vinholi, que está aqui nos prestigiando esta noite. Marco, muito obrigado por prestigiar nossa comunidade também.

Eu estou aqui hoje em nome do governador Geraldo Alckmin, que me pediu especialmente. Nós tentamos até a tarde de ontem, Ricardo e presidente Capez, trazer o governador. Todos sabem o apreço que o governador tem pela comunidade e especialmente pelo Dr. Claudio, que são amigos pessoais. E o governador falou: “Eu quero ir, eu quero ir”. Mas havia tanta agenda conflitante que não foi possível. Mas fica aqui o registro do desejo do governador de estar aqui esta noite.

Quero também, se me permitem, falar em nome da minha loja Macabeus. E aproveitando para falar da minha loja, falo então em nome, se assim é possível, de todos os maçons paulistas, muitos deles judeus. E as lojas exercem um papel importantíssimo também na nossa comunidade.

Quero aqui prestar essa homenagem, uma justa e perfeita homenagem, à Federação Israelita de São Paulo, a Fisesp, por seus 70 anos de vida. “Juntos, podemos mais” - diz o lema. Nunca um slogan foi tão testemunhal sobre as atribuições de uma instituição. Porque a Fisesp realmente é a epítome do que organizações reunidas podem conquistar.

Bruno, a Federação, como é constantemente chamada, é a voz do judeu paulista em sua plenitude. Cuidando da menor comunidade do interior, ou do litoral, ou das grandes agremiações da nossa capital, a Fisesp reúne forças para lutar pelos interesses da grande comunidade judaica do nosso estado de São Paulo.

Querida Vera, nestes 70 anos, a Federação tem buscado defender o judaísmo de forma constante e ativa, como bem lembrou você. Amigo Jayme Blay, a Fisesp tem a habilidade de agrupar qualquer instituição judaica, de qualquer inclinação religiosa ou não. Dentro da Federação os diversos movimentos religiosos se harmonizam para validar esta entidade quanto aos diferentes pleitos do judaísmo em esfera municipal, estadual e federal. Desde as congregações ortodoxas até as comunidades mais liberais, todos entendem a importância da Fisesp para falar em nome de todos os judeus, sejam eles mais ou menos religiosos.

Queria Célia Parnes, a Federação abriga também várias entidades beneficentes que cuidam não só de judeus, mas de outros membros mais desamparados de nosso estado. Eu sou testemunha. Sua iniciativa de promover anualmente a campanha de doação de agasalhos é conhecida por todos nós. Para lembrar de uma das ações mais evidentes,a Federação promove discussão sobre a segurança das instituições aconselhando todos os seus associados quanto aos perigos e as medidas que cada um deve tomar para que não sejam e não estejam vulneráveis a ataques antissemitas ou mesmo fascistas.

Como lembrou o Dr. Claudio Lottenberg, a Fisesp é uma voz constante contra qualquer manifestação que implique em ódio contra os judeus no país. Ela mantém uma estreita relação com todos os políticos e promove viagens a Israel, como a da semana retrasada, para que todos possam entender um pouco mais deste pequeno país, Sr. Cônsul, tão surpreendente para que compreendam os meandros do conflito entre Israel e Palestina.

Senhores rabinos, a Fisesp, sem abrir mão de suas posturas laicas, entende as tradições judaicas e buscar participar de todas as festividades do judaísmo. Ela também participa e inviabiliza todos os canais que preservem a memória do holocausto, estimulando a difusão da história desta que foi a grande tragédia do século XX. A maioria das instituições judaicas, acionistas, mundiais, encontra na Federação uma parceira vibrante e colaboradora.

Senhor cônsul Goren, pessoalmente posso atestar o ativismo dessa organização. E sempre trabalhamos em sintonia para melhor atender a comunidade judaica de nosso estado. Tendo a mesma bandeira como base, a Fisesp e eu temos mantido um profícuo diálogo para promover e defender o judeu e suas justas reivindicações, protegendo também o estado de Israel contra qualquer manifestação antissionista.

Como bem lembrou o Dr. Claudio, desde 1946 quando há fluxo de judeus oriundos da Europa, desprovidos de tudo pelo nazismo se acentuou, a Federação nasceu, e se colocou a serviço para ajudar e adaptar no país esses imigrantes judeus desesperançados.

Querida Anita, desde então, nesses 70 anos, a Fisesp se empenhou em difundir e defender o judaísmo e suas organizações no estado. São 70 anos de esforços em prol do judaísmo e de suas entidades, que encontram um eco na Federação. As dezenas de instituições filiadas, entendem que juntos podemos mais.

Em meu nome, em nome do governador Alckmin, meus parabéns, e muito obrigado por todos estes 70 anos a serviço da nossa comunidade. Mazel Tov. (Pronunciamento em língua estrangeira). Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bem, tudo tem um começo, um meio e um encerramento. Em nome da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, dos seus 94 deputados, eu agradeço, em memória ao fundador da Fundação Israelita do Estado de São Paulo, Sr. Leon Feffer, ao seu primeiro presidente Moysés Kaufman, e ao Bruno Laskowsky, seu atual presidente.

Na verdade, não foi a Assembleia Legislativa que homenageou a Federação Israelita, a Federação é que homenageia ao povo de São Paulo e a Assembleia Paulista, aceitando vir a esta Casa receber esta sessão solene. Porque a cidade de São Paulo, o Estado de São Paulo e o Brasil têm muito o que aprender com as tradições do povo judeu: o apego à fé, à família, aos valores da tradição, ao diálogo, à visão construtiva. Crescer, sem precisar para isso destruir o semelhante, destruir o seu vizinho, destruir aquele que tem como adversário ou como rival. Pensar no seu próprio caminho e construí-lo com felicidade, com alegria, com união e com fé.

Por isso, quando Sara ouviu o Senhor falar a Abraão que ela daria a luz a um filho com 90 anos de idade, sua primeira reação foi de bom humor, foi de alegria, por isso que o seu filho é Isaac, porque é o riso, o riso da alegria, o riso da felicidade. E quando Abraão recebeu a convocação de Deus para oferecer seu filho em sacrifício não hesitou, porque tinha fé. Com fé e alegria nós conseguimos transformar os obstáculos em possibilidades de alavancarmos ainda mais. O otimista vê em cada dificuldade apenas uma nova oportunidade, e foi com o que o povo judeu fez, diante de uma das maiores tragédias da humanidade: buscou forças para se unir, para fundar o Estado de Israel, e seus filhos que vieram aqui ao Brasil, trouxeram esse exemplo de construção de uma nação que hoje também faz parte da nação brasileira.

Eu chamo atenção aqui que o deputado Marco Vinholi veio, sentou, assistiu a sessão, não falou, ficou até o final, demonstrando que estava aqui aproveitando mesmo e prestigiando este evento.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças colaboraram, para o êxito desta sessão.

Está encerrada a sessão. Deus abençoe a todos nós.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 35 minutos.

 

* * *