http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

20 DE MARÇO DE 2017

011ª SESSÃO SOLENE EM  HOMENAGEM AO DIA ESTADUAL DO TURISMO E CONCESSÃO DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR JARBAS FAVORETTO

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

RESUMO

 

1 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado João Caramez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de prestar "Homenagem ao Dia Estadual do Turismo e outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Jarbas Favoretto". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Exalta a gestão de recursos orçamentários para os municípios de interesse turístico, pelo estado de São Paulo. Destaca que a maioria dos turistas que visitam o Brasil vem a São Paulo, para negócios, consumindo outros produtos e serviços do setor. Anuncia a exibição de vídeo com a retrospectiva da vida e carreira do Sr. Jarbas Favoretto.

 

2 - CÉLIA LEÃO

Deputada estadual, saúda os presentes. Declara sua admiração pelo deputado João Caramez. Salienta a relevância desta solenidade. Considera a importância do turismo para o desenvolvimento do País. Tece elogios ao Sr. Jarbas Favoretto.

3 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Discorre sobre o papel da política na sociedade. Pontua aspectos da trajetória política de seu pai. Agradece o apoio recebido, como parlamentar, da deputada Célia Leão. Mostra-se grato pela sua presença neste evento.

 

4 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, acentua a importância desta solenidade. Cumprimenta os presentes. Enfatiza que sua experiência política na área de Turismo foi marcada pelas atuações do deputado João Caramez e de Jarbas Favoretto. Destaca a contribuição do homenageado para o desenvolvimento turístico de Santa Fé e de outros municípios de São Paulo.

 

5 - MARCOS ARBAITMAN

Coordenador de Turismo da Prefeitura de São Paulo, aponta o respeito do ex-governador Mário Covas pelo deputado João Caramez. Lamenta que o Brasil não valorize a contento, segundo ele, o seu potencial turístico. Enumera cargos políticos que já ocupou. Fala sobre a honestidade na vida política, valor que, adita, aprendeu com Mário Covas e Geraldo Alckmin. Reprova as práticas de corrupção no País. Mostra-se esperançoso na melhoria da cidade de São Paulo por meio da atuação do prefeito João Doria. Parabeniza o Sr. Jarbas Favoretto pelo trabalho por ele desenvolvido.

 

6 - MICHEL TUMA NESS

Presidente da Fenactur, exalta a iniciativa desta solenidade. Faz comentários sobre sua trajetória no setor turístico. Defende o retorno das atividades de cassino no Brasil. Felicita-se pela representação política do turismo no Poder Legislativo. Saúda os presentes. Sinaliza a importância do turismo para a retomada do crescimento econômico brasileiro e a geração de emprego no País. Cumprimenta o homenageado desta solenidade por sua atuação profissional.

 

7 - HERCULANO PASSOS

Deputado federal, parabeniza o Sr. Jarbas Favoretto. Menciona sua experiência política em contato com o homenageado. Acentua sua atuação como prefeito de Itu no setor turístico. Cita projeto de lei da deputada Célia Leão que, a seu ver, auxiliou na divulgação do turismo no Brasil. Saúda os presentes. Tece elogios à atuação do prefeito João Doria e do deputado Itamar Borges. Faz agradecimentos ao homenageado desta solenidade. Pontua a importância da atuação parlamentar do deputado João Caramez para os municípios de interesse turístico. Relata sua atuação no turismo como deputado federal.

 

8 - SAMIA FAVORETTO

Filha do Sr. Jarbas Favoretto, faz agradecimentos por esta homenagem. Aponta os ensinamentos recebidos do pai por ela e sua irmã. Ressalta que o homenageado sempre trabalhou em favor de municípios com potencial turístico, mas com pouca visibilidade na área. Comemora os frutos do trabalho de seu pai no fomento ao turismo nestas cidades. Enumera características positivas de Jarbas, que, a seu ver, foram importantes para o desenvolvimento de diversos setores econômicos e de pessoas e profissionais.

 

9 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Considera a atitude responsável do Sr. Jarbas Favoretto por comparecer a compromisso profissional mesmo estando em luto pelo falecimento de sua esposa. Sinaliza que o homenageado tem contribuído para o alcance de objetivos de interesse coletivo.

 

10 - LAÉRCIO BENKO

Secretário de Estado do Turismo, cumprimenta os presentes. Aponta a eficiência, a seu ver, da gestão do turismo no estado de São Paulo. Considera a possibilidade de transformação dos municípios turísticos em instâncias turísticas. Comemora a existência de instrumento legislativo para cobrança de ações das cidades que recebem verbas destinadas ao fomento do turismo. Tece elogios à atuação do governador Geraldo Alckmin na crise política brasileira e no setor turístico. Parabeniza Jarbas por sua trajetória profissional. Situa o homenageado como referência na área do Turismo.

 

11 - ROBERTO DE LUCENA

Deputado federal, saúda os presentes. Parabeniza esta Casa pela atuação na área do Turismo. Destaca a relevância dos debates políticos sobre municípios turísticos e a posição do deputado João Caramez como um dos seus articuladores. Sinaliza o potencial das mudanças no setor turístico para o desenvolvimento do País. Acentua a importância da cadeia produtiva do turismo. Considera a necessidade de alteração dos modelos de gestão pública para as futuras gerações brasileiras. Agradece o Sr. Jarbas Favoretto pelas contribuições à sua carreira política. Parabeniza o homenageado por esta solenidade.

 

12 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Lê currículo do Sr. Jarbas Favoretto. Anuncia homenagem ao jornalista, com entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

13 - JARBAS FAVORETTO

Jornalista e colunista de turismo, narra episódios de sua carreira, na qual, adita, teve a colaboração de muitos profissionais e políticos. Faz agradecimentos ao ex-governador Laudo Natel e à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Sra. Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin. Felicita-se por seu posicionamento pioneiro em diversas iniciativas de sucesso do turismo nacional. Discorre sobre o desenvolvimento do setor turístico no governo de Mário Covas. Saúda os presentes. Considera que as atividades turísticas relevantes nos municípios somente são possíveis com a atuação comprometida de seus prefeitos. Enumera pessoas que contribuíram para o sucesso de suas atividades na área do Turismo, às quais agradece. Exalta a importância dos Conselhos Municipais de Turismo. Pede apoio da mídia na divulgação das atividades turísticas de pequenos municípios. Clama pelo cumprimento da Lei complementar 1262/15, que, a seu ver, poderá contribuir para o desenvolvimento do estado de São Paulo.

 

14 - PRESIDENTE JOÃO CARAMEZ

Faz agradecimentos gerais. Encerra os trabalhos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Dia Estadual do Turismo e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Jarbas Favoretto. Para quem não sabe, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo é uma honraria que temos na Assembleia. Para alguém ser homenageado, é necessário que haja a aprovação de toda a Mesa Diretora da Assembleia. É uma honraria que, sem sombra de dúvidas, nos deixa bastante satisfeitos. Também satisfeitos em participar desta homenagem ao Jarbas Favoretto. Mais adiante falaremos um pouco sobre essa grande e digna pessoa.

Eu quero, inicialmente, falar das pessoas que estão compondo a Mesa. Ao meu lado direito, o homenageado, Jarbas Favoretto; do lado dele, o deputado federal Humberto Lucena, ex-secretário de Turismo; Michel Tuma Ness, presidente da Fenactur e vice-presidente da Confederação Nacional de Turismo; do meu lado esquerdo, nosso secretário de Turismo, Laércio Benko; e o Sr. Marcos Arbaitman, coordenador de Turismo da Prefeitura de São Paulo, que também foi secretário de Turismo na época do nosso saudoso governador Mário Covas.

Quero também agradecer a presença do deputado federal Herculano Passos, que era presidente da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Federal; deputado estadual Itamar Borges, presidente da Comissão de Atividades Econômicas; e nossa queridíssima deputada Célia Leão, que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo e de Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico. Mais adiante vamos citar as pessoas que estão presentes - temos aqui vários prefeitos e prefeitas, vereadores.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o Dia Estadual do Turismo e outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Jarbas Favoretto

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Edgar Lourenço.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à corporação da Polícia Militar e sua banda, em especial ao subtenente Edgar Lourenço. Muito obrigado, tenente.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia nesse sábado, dia 25, às 21 horas pela NET, canal 7; TV Vivo, canal 9; e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Queria neste momento agradecer a presença dos familiares do Sr. Jarbas Favoretto. Suas filhas, Tânia Favoretto e Samia Favoretto; a neta, Alexandra Favoretto; e os netos, Allan e Daniel.

Quero agradecer também a presença do nosso secretário adjunto de Turismo do Estado de São Paulo, Romildo Campello; o prefeito de Divinolândia, Naief Haddad Neto; a prefeita de Embu Guaçu, Maria Lucia da Silva Marques; o prefeito de Iacanga, Ismael Edson Boiani; o prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha; a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia Santos Brito; a prefeita de Ocauçu, Alesandra Colombo Marana; o prefeito de São Miguel Arcanjo, Paulo Ricardo da Silva; vice-prefeito de Araçariguama, Joca Junior; vice-prefeito de Ibirarema, José Benedito Camacho; o Djalma, presidente da Câmara de Vargem Grande Paulista; o vereador Diego Heron Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Ipeúna; professor Mario Beni, do Conselho Nacional de Turismo; Alexandre Gonçalves, secretário de Indústria, Comércio e Emprego de Vargem Grande Paulista; Fátima Holanda de Souza Sgarboza, secretária de Turismo da Prefeitura da Estância Turística de Ilha Solteira; Alessandro Luis de Godoy, secretário de Turismo de Pedreira; Carlos Fernando da Silva, secretário de Turismo do município de Rubineia; Adriano Santos, secretário de Turismo de Barretos; Manoel Moreno de Souza Filho, secretário de Turismo da Estância Hidromineral de Águas de Santa Barbara; Romeu Vichier, secretário de Desenvolvimento Econômico de Boituva; Marcelo Nicolau, secretário adjunto de Turismo do município do Guarujá; Dorival Ferreira de Campos, vereador da Câmara Municipal de Iacanga; Rafael Carvalho, vereador de Barueri; João Vitor Margarido, vereador da Câmara Municipal de Ipeúna; Bruno Henrique Ramos Claro, vereador do município de Ibirarema; Francisco Wellington Maciel de Abreu, vereador do município de Ipeúna; Gino Mariano, vereador da Câmara Municipal de Santana de Parnaíba; Diego Felipe Borges, vereador do município de Divinolândia; Silas Ferreira Filho, vereador do município de Divinolândia; Eduardo de Henry Rodrigues, assessor especial da Presidência da Infraero; Milton Sussumu Nomura, representando aqui o Sr. Fábio Meirelles, da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo; Victor Kobayashi, filho do nosso inesquecível e deputado e grande presidente desta Casa, Paulo Kobayashi representando aqui o deputado federal Walter Ihoshi; Alexandre Vasconi Lopes de Souza, chefe da Seção de Turismo na Prefeitura de Porto Ferreira; JC Pedrina, assessor da deputada Rita Passos; Ricardo Balcone, representando o prefeito Guti, de Guarulhos; Reinaldo de Oliveira, vice-prefeito de Vargem Grande Paulista; Fernanda Herbella, delegada de Polícia Militar do Estado de São Paulo e titular da Delegacia do Aeroporto de Congonhas, a Deatur - permita-me aqui lembrar seu pai novamente, Dr. Herbella, um grande advogado e amigo nosso; Ie Kobayashi, presidente do Instituto Paulo Kobayashi; e Osmar Faria, presidente do Comtur da Estância Hidromineral de Águas de Santa Bárbara.

Pela quantidade de prefeitos, vereadores, deputados e secretários de Turismo, observamos que, sem sombra de dúvidas, o turismo está chamando muita atenção de todos nós, paulistas. Nós devemos agradecer isso ao Governo do Estado de São Paulo, porque é o único estado da Federação que tem uma política que transfere recursos aos municípios que são estâncias. E agora também os de interesse turístico, com transferência de recursos do Tesouro para fomentar o turismo. É o único estado da Federação.

Vejam bem, o estado de São Paulo acaba sendo o que mais recebe turistas no Brasil. De todos que vêm para o Brasil, 30 ou 40% vem para São Paulo. Os demais ficam distribuídos nas outras regiões da Federação. O Rio de Janeiro fica em segundo. Nós não temos aqui nenhum Corcovado ou carnaval.

Os turistas vêm aqui para negócios. E muitos deles procuram, em suas vindas para São Paulo para fazer negócio, outras atividades - como gastronomia, vida noturna, aventura. É por essa razão que nasceu a ideia dos municípios de interesse turístico, para que esses municípios menores - que não têm recurso, mas têm uma certa vocação turística - possam receber esses turistas que vêm de fora e, com isso, gerar emprego e renda em sua cidade.

Então, nada mais justo do que termos, aqui, o dia 20 de março como o Dia Estadual do Turismo.

Quero anunciar a presença do Sr. Claudio José de Góes, prefeito de São Roque, e Reinaldo de Oliveira, secretário de Educação, Cultura e Esporte de Vargem Grande Paulista.

Neste momento, a família preparou uma homenagem ao nosso Jarbas. Então, vamos assistir a um vídeo com a retrospectiva do nosso homenageado - mas já falei para o Jarbas que não é para chorar.

                                              

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Eu quero também anunciar a presença do Virgílio Carvalho, nosso amigo e diretor da CNTur e presidente do Codefat.

Neste instante, passo a palavra para uma deputada que todos nós temos grande orgulho, por sua luta, perseverança e superação. É uma deputada que nos orgulha muito. Eu sempre digo que tenho muito orgulho de ser seu colega, viu Célia Leão? Por favor, com a palavra.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Quero começar dizendo que esse microfone é, para nós, equipamento - uma boa arma de trabalho. Portanto, estamos acostumados a ele. O próprio nome diz - parlamento. Que vem de “parlare”, de falar. Portanto, o microfone sempre nos ajuda. Quero dizer que, nesta noite, embora o microfone seja um bom e quase eterno companheiro do nosso dia a dia, ele tem um sabor diferente. Ele traz uma emoção muito especial.

Hoje pela manhã, relutei - no bom sentido. O deputado Itamar Borges e nosso homenageado sabem disso, é meu grande amigo pessoal - essa figura sem igual.

Tenho nesta Casa mais 93 deputados e deputadas. Queridos, lhes respeito com as diferenças partidárias ou de posicionamento que cada um possa ter, mas quero dizer que, pelo João Caramez, eu tenho mais do que carinho - e não em detrimento de nenhum dos outros. Tenho um respeito absoluto e um amor infindável pela figura que você é, meu querido deputado, Excelência, e agora presidente desta sessão. Tem um velho ditado que diz que a grandeza de um homem está na sua simplicidade, e o João Caramez é, na mesma proporção, grande e simples. Tão simples que, por isso, é enorme.

Eu gostaria de pedir uma salva de palmas para o João Caramez, porque merece. É gente séria, é gente boa, é gente decente, honesta e comprometida. É gente da gente, é gente que faz, é gente que luta, é gente que briga. É gente que tem compromisso com a vida das pessoas. (Palmas.)

Quero dizer, meus secretários, eu olho essa Mesa e é enorme. Quem teve a escolha de um Mário Covas para secretário, como o Arbaitman, não precisa falar mais nada. Tem embutido no currículo esse doutor e senhor que chamamos de Arbaitman. Quem teve no currículo para ser chamado, como o Lucena e o Benko, por um tal de Geraldo Alckmin. Também quero tecer elogios ao governador é quase que chover no molhado, porque ele é uma somatória de qualidades na sua vida pública e também como ser humano.

Estão aqui nosso querido secretário Laércio Benko e nosso sempre secretário Lucena. Eu escutava agora pouco de alguns amigos aqui, mas especialmente do Joca, a sua forma de falar - não só a beleza da fala, mas a profundidade da fala.

Essa Mesa é enorme. Quando temos um Herculano Passos, que faz do turismo - fez em São Paulo e agora faz no Brasil.

E eu gostaria, encerrando minhas palavras, falar para o Itamar Borges que, quando resisti de manhã de vir à sessão, resisti no sentido de dizer que era uma sessão de três grandes momentos e figuras.

Obviamente, a primeira delas, o trade. Não precisa falar, é só olharmos. Vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, pessoal ligado ao trade diretamente, nossos secretários e secretárias. Pessoas ligadas a esse trade do estado de São Paulo todo. Essa sessão é do trade.

A segunda grande figura é o proponente, que teve a sensibilidade enorme, do tamanho do seu coração, meu Caramez, de fazer uma sessão como esta e entregar um colar super de mérito para quem merece.

A terceira grande razão, Itamar, além da nossa conversa, de me deslocar de Campinas e estar numa sessão que é desses três entes maravilhosos, é a figura do Jarbas Favoretto. Não sei como o conheci, mas já faz tanto tempo. E não sei como entrei na vida dele ou ele na minha, mas quero dizer à família e aos amigos dele que não saio mais. Nem eu, e nenhum de vocês que estão aqui. Então, por seu tamanho - não físico - mas de competência e compromisso, eu gostaria de dizer que essa noite para mim é mais do que especial.

Foi por isso que resisti a estar numa sessão que não é de nossa propositura, mas não podia deixar de estar aqui para aplaudir. Aplaudir o turismo que faz a diferença em São Paulo, no Brasil e no mundo. A sociedade tem que entender isso, porque ela já vive isso. Os governos têm que colocar, além de capacidade, recursos para fazer esse turismo andar e crescer.

Depois, para encerrar de verdade, ao meu querido Caramez. Você fez um gol de placa. Você fez, nesta noite, esta Assembleia ter outro brilho - porque nós aqui já homenageamos várias pessoas importantes, até do turismo, meu querido professor Mario Beni. Nós teríamos várias pessoas a ser homenageadas, mas escolhemos a dedo e no coração uma pessoa como o Jarbas.

Eu gostaria de dizer, Jarbas - veja as fotos que sua família, filhas e netos, escolheram para colocar. Escute as músicas que têm a sensibilidade da sua vida. Há mais homenagens esta noite, vai valer a pena.

Olhe para frente e para cima - com sorriso e alegria, porque no turismo você já começou, mas na vida você está começando. Você ainda tem muito que fazer por nós, pelo turismo, por você e por São Paulo.

Voltarei para Campinas agora, João Caramez. Mas a sessão continua e é nossa, presidida por você. No caminho, vem para cá minha oração, meu aplauso e minha alegria de ter sido alguém que usou desse microfone. Transformo em palavras um pouco do sentimento que tenho. Se todo mundo pudesse pegar o microfone, falaria com muito mais propriedade e sentimento do que eu.

Mas quero dizer, Jarbas, que você está começando. Sem você, o turismo em São Paulo não existe. São quase 40 anos que está no Conselho Estadual, é gente grande. É por isso que quero ver nesta noite sorrisos, aplausos e alegria.

É o que um professor na faculdade um dia me disse - sabemos que o professor é bom quando o aluno supera o mestre. Seu pai, João Caramez, foi um grande prefeito. Político que você é, de uma família política, tenho certeza que superou tudo e todos. É por isso que essa noite é brilhante.

Eu quero pedir uma coisa para vocês, porque não estarei aqui no final - e daqui para o final terá muita coisa gostosa e muita gente falando com propriedade. O beijo fica por conta do Itamar, porque o beijo dele é incomparável e irresistível. Quero pedir para vocês uma coisa que não dá para eu fazer, mas vocês farão juntos comigo. Vamos ficar em pé para aplaudir o Jarbas Favoretto, João Caramez e o trade.

Deus abençoe, e parabéns, meu João Caramez, eu te amo como pessoa, como político, como ser humano e como filho de Deus. E a você Jarbas, continue em pé, firme e sorrindo, e sempre alegre, porque você é nossa alegria. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Mas deputada, antes de a senhora se retirar, quero dizer uma coisa. A vida pública é uma coisa indescritível, é uma verdadeira escola. Hoje estamos passando por um período muito ruim - péssimo, afinal de contas -, em decorrência da má conduta de algumas pessoas. Mas a política é uma coisa imprescindível para a vida da humanidade. A política veio para ajudar as pessoas, não tem outro sentido.

Como a deputada disse, eu venho de uma família de políticos, sim. Meu pai foi o primeiro prefeito da minha cidade, de Itapevi - hoje com mais de 250 mil habitantes. Humilde ferroviário, o mandato dele terminou dia 31 de dezembro de 1963. No primeiro dia útil de 64, já estava na estação para tomar o trem da Sorocabana, que hoje é CPTM, para voltar a ocupar seu cargo na antiga Estrada de Ferro Sorocabana. Meu pai me ensinou que política é isso - é transparência, sinceridade, seriedade, honestidade, mas, sobretudo, é amar as pessoas.

Nesse parlamento eu só tive professores. Vim para cá em 98 a convite do governador Mário Covas. Confesso que, no início, me senti um peixe fora d’água. Mas tive em alguns deputados e, principalmente, na deputada Célia Leão - porque ela já era deputada - os ensinamentos necessários para que eu pudesse chegar até então. Se hoje estou aqui, deputada, é porque realmente contei com seu apoio e seus ensinamentos - mas sobretudo com seus exemplos de dignidade, perseverança e honestidade.

Ontem, tivemos uma conversa por telefone. Ela queria se justificar da não presença e eu disse o seguinte: “Deputada, se você não for, não haverá sentido a homenagem ao Jarbas Favoretto, porque você é uma das pessoas que o Jarbas gosta muito e ama de paixão”. Então, muito obrigado pela presença, Célia. Você é um amor de pessoa. Bom retorno e que Deus lhe conduza e proteja. Um beijo no coração. Obrigado.

Tenho agora a satisfação de passar a palavra ao deputado que também lutou muito na comissão que formamos para a criação dos municípios de interesse turístico, frequentando quase todas as reuniões. Quando não podia comparecer, era por motivo óbvio, mas estava lá seu representante. É o nosso deputado Itamar Borges. Por favor.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Muito boa noite a todos e todas. Que missão difícil de falar depois da Celinha, que já sumiu. Mas ela consegue colocar emoção e vida em tudo que faz, e nas palavras que deixa para todos nós.

Mas uma coisa eu queria transformar aqui, presidente desta sessão e proponente, mestre e amigo, deputado João Caramez. Quando a Célia falou comigo, hoje de manhã, ela queria encontrar um meio de homenagear a grandeza deste evento, a grandeza do tamanho de um Jarbas Favoretto, que representa, para o turismo, todos nós para este País. A grandeza da sua iniciativa, deputado João Caramez, foi buscar nesta Casa um reconhecimento a essa figura que tanto merece. E isto não podia partir de mãos melhores do que as suas, por tudo que a Célia disse, por tudo que V. Exa. representa nesta Casa e neste estado.

A deputada Célia Leão falou do nosso ex-secretário de Turismo, e fiz uma referência. Estivemos aqui semana passada em uma homenagem, quando eu fiz uma referência. João Caramez, deputado e ex-prefeito e nosso sempre secretário da Casa Civil, que teve uma história importante e uma trajetória. Mas, mais do que isso, começando um pouco de trás para frente.

A minha história com o turismo começa com o Jarbas e encontra João Caramez no primeiro momento que Santa Fé do Sul se tornou estância turística - e daí teve uma sequência. Ela tem pontos de encontro nesse caminho.

Eu me recordo, deputado João Caramez, da primeira reunião de quando Santa Fé do Sul se tornou estância turística. Eu estava como prefeito de Santa Fé e foi quando aconteceu a primeira reunião da Aprecesp em Santa Fé, na professorinha - nunca me esqueço disso. Foi com uma palestra de V. Exa., falando já de suas iniciativas em defesa do turismo e das estâncias turísticas, de ampliar esse leque para o estado de São Paulo com uma proposta importantíssima que já tinha, e até de dinamizar a utilização dos recursos do Dade. Recordo-me como se fosse hoje, e aprendi muito.

De lá para cá, com esse contato com o deputado e secretário Caramez, colega desta Casa, tenho aprendido muito. Ele que nos liderou nessa aprovação do Projeto 32 - que foi algo que realmente criou um novo momento para o turismo, e que ainda precisa se consolidar em alguns pontos, mas vem avançando gradativamente e vai se consolidando.

Portanto Caramez, parabéns por sua história e trajetória. Faço minhas as palavras da Célia, e disse a ela exatamente suas palavras: “Célia, vai faltar sua presença lá para completar essa homenagem, que merece o João Caramez, Jarbas Favoretto e todo o Dia Estadual do Turismo.

Eu não me perdoaria se não conseguisse estar aqui presente também, portanto fiz questão de estar aqui para participar e fazer eco nessa homenagem da Célia Leão ao deputado João Caramez, ao Dia Estadual do Turismo, a todos os amigos e amigas aqui presentes, e a esse grande amigo, Jarbas Favoretto.

Esta sessão solene, que homenageia e comemora o Dia Estadual do Turismo, e também presta homenagem de Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Jarbas Favoretto, reúne todo o trade do turismo deste estado e do Brasil. A presença do secretário estadual de Turismo, Laércio Benko - quero saudá-lo e parabeniza-lo. É um grande parceiro na luta.

Eu, na condição de presidente da Comissão de Atividades Econômicas desta Casa, que é a Comissão de Turismo, ao cumprimentar o Laércio, quero dizer da importância da presença de toda a equipe da secretaria. Romildo, nosso secretário adjunto e grande amigo; a Célia Leão que nos deixou; o deputado federal e ex-secretário de Turismo. Olha o tamanho desse momento, com cada um dos senhores presentes. Não dá para falar de todos, mas é representativo.

Roberto de Lucena, queridíssimo amigo, também. É uma alegria partilhar desse momento, que tem seu carimbo e contribuição nas páginas da história do turismo neste estado. Meu queridíssimo amigo, presidente da Fenatur e vice-presidente da CNTur, um momento como esse sem encontrá-lo estaria incompleto. Ele representa todos e todas que se sentam nesta Mesa com sua presença.

Deputado Herculano Passos, ex-prefeito de Itu - uma estância turística, que é presidente da Frente Parlamentar do Turismo na Câmara Federal. A Célia é presidente aqui em São Paulo, e o Herculano lá. O Caramez fez nossa Fremitur, e tenho o privilégio de seguir todos eles na Comissão de Turismo desta Casa.

Da mesma forma, o nosso sempre secretário Marcos Arbaitman, que aqui representa o município de São Paulo. Eu vi a Célia e o João Caramez falando - prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, secretários. Vejo aqui Monteiro Lobato, Barretos, Rubineia. Se percorrer os extremos do estado, poderia ir para cima. Mas tantos municípios representados aqui, Jarbas.

E eu falava com sua filha lembrando um pouco: 17 congressos e 16 salões, eu tive o privilégio de participar de todos. Comecei a participar como prefeito e nunca estive ausente em nenhum. No primeiro dia eu vim no meio, ou último dia, mas sempre presente. A presença desses prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários se dá muito em cima dessa contribuição e história, dessa oportunidade que você, a Suzi, e tantos que te ajudam, oferecem a todos nós, que possamos participar do salão e ali debater temas importantes, voltados ao desenvolvimento do turismo.

Esta Casa tem a honra de receber hoje a esposa e família do nosso ex-presidente Paulo Kobayashi. É uma alegria ver esta que faz parte da história desta casa - sua família.

E o Jarbas tem uma identificação, fez ali um comentário da sua relação no Conselho Estadual de Turismo com ela, que realmente move a todos nós - e tantos outros amigos, para não estender muito mais.

Veio aqui o Mario Beni, o Virgílio, o Bruno da ABH - Associação Brasileira de Hotéis do Estado de São Paulo, a Dra. Fernanda, o coronel Nomura, nosso ex-comandante da Polícia Ambiental, representando a Faesp, e claro, a presença distinta e especial dos familiares - a Tânia e Samia, as duas filhas; os netos Daniel, Alexandre e Allan, e a prima Maria. Todos os familiares aqui representando os amigos, mostrando que é um evento de amigos.

Depois de cumprimentar, quero apenas fazer um comentário. O Jarbas sabe, às vezes eu não seria deputado hoje, e Santa Fé não seria estância turística, se não existisse um Jarbas Favoretto. Eu falo isso porque foi com ele, no meu primeiro mandato de prefeito, que comecei os primeiros passos em Santa Fé, e depois tive mais dois. Foi no segundo mandato que nos consolidamos, e no terceiro colhemos muitos frutos. Foi ali, desde a primeira orientação do Contur até os Fantur - eventos que você promoveu na cidade e na região.

Santa Fé hoje deve a você, e muitos municípios desse estado devem a você o fato de ter potencializado, externado, divulgado e desenvolvido o turismo. Você é um sonhador, um idealizador, um lutador, um realizador, um estimulador. Você é uma recarga de bateria em muitas pessoas, em muitos líderes - para muitos de nós que aqui estamos para que possamos, no dia a dia, enfrentar e trabalhar pelo turismo desse estado e do país.

Portanto, se Santa Fé deve a você, e tantos municípios desse estado devem a você; se eu, hoje, tenho o privilégio de ter sido o prefeito que transformou a cidade em estância turística, de hoje presidir a Comissão desta Casa e estar junto com o João Caramez, Célia Leão, e tantos amigos conduzindo os trabalhos e atuando no dia a dia; ter construído tantos amigos no mundo e no trade, só posso dizer uma coisa.

Eu agradeço a Deus por ter te conhecido e ter tido a oportunidade de participar de tantos momentos, e poder, hoje, estar aqui para homenageá-lo, e dizer: “Jarbas Favoretto, o João Caramez encontrou nesta Casa a maior honraria que ela pode te oferecer.

Mas tenha certeza de uma coisa, essa homenagem se soma à presença de todos que vieram te abraçar e homenagear, que se completa. Mas toda homenagem que fizermos ou for realizada ao amigo Jarbas Favoretto ainda será muito pouco, e insuficiente, por tudo e tanto que seu nome, sua história e trajetória nos ensinou, nos ensinará e com certeza contribuiu para todos nós.

Parabéns e sucesso, que Deus lhe abençoe e ilumine, e continue te conduzindo, transmitindo esse seu espírito e luz para todos nós, nessa missão que temos pela frente. Um grande abraço e fique com Deus. Parabéns, João Caramez e Jarbas Favoretto. Boa noite e parabéns a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quando eu estava como deputado no meu primeiro mandato, e depois acabei virando até colega dele, como secretário da Casa Civil, nós tínhamos um secretário muito atencioso. Dadas as dificuldades do estado também, ele tinha que atender bem às pessoas. Você não levava nada dele, mas saía devendo obrigação. Tinha lá uma paçoquinha, uma balinha, então ele adoçava a nossa boca e saíamos de mão abanando, mas todo mundo gostava dele. Portanto, quero passar a palavra para esse secretário e amigo, Marcos Arbaitman, coordenador de Turismo da Prefeitura de São Paulo.

 

O SR. MARCOS ARBAITMAN - João Caramez é único. Mário Covas nos dizia, aos secretários - e ele não era brincadeira. Era espanhol e bravo: “Quando vier o Caramez, atende rápido e praticamente tudo que ele quiser”. Nós dizíamos: “Mas nós não temos verba, governador”. E ele rebatia: “Para ele, você arruma”.

Caramez, você realmente é uma figura que deixou marcado. E muitas daquelas paçoquinhas, pés de moleque que deixávamos, era porque vinham muitos prefeitos. São Paulo tem 645 prefeitos e o carinho e amor que eles traziam, nós levávamos. Eu tinha sempre ao nosso lado o Jarbas “Favorito”, porque para mim ele sempre era o favorito. Eu sei que é Favoretto.

Estar aqui hoje é uma alegria enorme, porque o turismo não tem sido respeitado no Brasil. O governo brasileiro, de modo geral - mas principalmente o federal -, desconhece o poder, o gigantismo que o turismo tem. Enquanto França e Itália recebem 50, 60 milhões de turistas por ano - e uma quantia enorme de dinheiro gerados para o país -, nós, aqui, recebemos cinco milhões e 700 mil ano passado.

Esse é um número que repete, já são mais de dez anos assim. Não existe seriedade para este setor. Nós, que somos do estado de São Paulo, pelo menos ainda temos aqui um interesse sério. Olhem os secretários que estão aqui hoje. Da prefeitura agora também está o Davi Barioni, um homem do ramo que está trabalhando muito bem isso, e o João Doria, daqui a pouco falamos uma palavrinha dele.

Estamos aqui reunidos, quatro secretários de Turismo, e tive a felicidade de ser secretário de Esportes e Turismo do Mário Covas por seis anos, depois dois anos com o Geraldo Alckmin. Eu pedia sempre: “Pelo amor de Deus, governador, deixa eu voltar para minha empresa”.

O salário era R$ 4.542,35 e nunca mudou em oito anos. Não dá para manter a família. Hoje, felizmente, é 15 mil, um pouco menos. Mas eu digo, o ramo do turismo merece essa força, e se há alguém, nesses 46 anos, que milita nesse ramo, que está atuando todos os dias na Amitur e na Amitesp é o Jarbas Favoretto.

Que grande alegria vermos que existe um brasileiro desse nível. Mário Covas me ensinou e Geraldo Alckmin reiterou que é possível ser servidor público sem roubar. Nós trabalhamos 12, 14 horas por dia e jamais podíamos imaginar tirar um centavo do dinheiro que é da população. Tem que ser investido para retornar.

Quanta mágoa o desemprego que está grassando este País nos traz. E o turismo pode e deve ajudar essa área. Nós devemos criar mais empregos, salvar esse País no ramo do turismo, e realmente vamos salvar o Brasil o dia que acabar a corrupção. É nosso grande mal.

Um país maravilhoso como esse - tive a sorte que meus pais escolheram o Brasil para morar, e a felicidade de nascer neste País. Que coisa maravilhosa é nosso País, só precisamos extirpar a corrupção.

João Caramez, você é modelo de seriedade, correção, honestidade e competência. Prefeito de Itapevi, mas foi também um grande deputado e está sendo desde 98.

Homenageamos hoje o ramo do turismo - chamamos de trade - e mais a figura do Jarbas Favoretto, lembrando que hoje é o Dia Nacional do Turismo. Quero expressar a gratidão e o carinho de todo o povo do estado de São Paulo.

Agora na cidade, com o João Doria, vamos realmente desenvolver a Cidade Linda, porque uma cidade linda tem que ser primeiro boa para quem mora nela, e então atrair turismo. Isso tem que ser estendido em todo o Brasil.

Graças a Deus temos um governador no nível do Geraldo Alckmin, da seriedade, honestidade e correção desse homem - e todo o Brasil deve ser cercado assim. Um grande exemplo nacional. Pode se orgulhar do seu pai, Jarbas Favoretto. Deus o proteja.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Agora eu tenho a honra de passar a palavra a essa pessoa bastante dinâmica, uma pessoa que nós aprendemos a admirar por sua sinceridade, mas sobretudo por sua modernidade. Vocês podem ver que de todos aqui, o único que está vestido na modernidade é o nosso amigo Michel. Vou passar a palavra para ele.

 

O SR. MICHEL TUMA NESS - Muito obrigado a todos. Boa noite.

Depois das palavras tão bonitas que a Célia e todos vocês aqui deixaram, eu tive que escrever algumas linhas. Não sou muito bom de improviso, aliás, meu improviso é de meia hora, quarenta minutos - é grande. Para não ser muito longo, escrevi algumas linhas.

Em primeiro lugar, quero agradecer ao nosso grande deputado João Caramez por preparar esta homenagem maravilhosa para um amigo fraterno.

Eu estava em Lisboa, fui rezar uma missa para minha esposa no dia 15 de março e deveria voltar amanhã. Mas rezei a missa em Fátima e pensei: “Não posso perder a noite maravilhosa de estar aqui junto com nosso João Caramez e nosso querido Jarbas.” Jesus Cristo já puxou a ficha dele algumas vezes, mas ele bate na mão e pede para voltar ao arquivo, e está aqui junto conosco - como para mim também algumas vezes ele já chamou, e eu bati na mão dele e voltei para o arquivo.

Quanto tempo eu não sei, Jarbas, mas nós vamos ficando aqui o tempo que pudermos. Eu quero cumprimentar, quando falamos um pouco em turismo, antes de eu ler algumas linhas, que são rápidas e escritas. Mas as palavras são gostosas de falar.

Estou no ramo de turismo há mais de 40 e tantos anos e muitos perguntam para mim: “Michel, o senhor não coloca um candidato deputado federal, estadual, vereador”. Nós não precisamos, já temos aqui, a escolher como vocês quiserem.

 Temos Herculano Passos, que faz um trabalho maravilhoso defendendo o agente de viagem, defendendo que volte o turismo, que ele seja respeitado, que voltem os cassinos, para dar mais empregos para todos nós, para o hoteleiro, restaurantes. Todos os países ao nosso redor têm cassinos e nós não - é uma vergonha. Parabéns Herculano, e continue seu trabalho.

Itamar é outro menino jovem, que vem lá de Santa Fé e ninguém conhecia, e agora está no meio do nosso ramo do turismo fazendo esse trabalho. A Célia Leão está junto conosco fazendo o trabalho, é de turismo que estou falando. O Benko chegou há pouco tempo e também é nosso secretário, junto com o Romildo - nós temos gente para trabalhar o nosso turismo.

Não adianta os agentes de viagem falarem: “Michel, precisamos arrumar um candidato, tem que sair”. Nós temos, é só vocês escolherem quem vocês querem. O deputado estadual, federal, vereador, vamos trabalhar para eles, porque eles já trabalham para nós. Muitos desconhecem isso tudo.

Marcos Arbaitman é um campeão, aprendi muito com ele no tempo de secretário, no tempo das agências de viagens. Eu tive agência de viagem por mais de 40 anos, aprendi muito com ele e na secretaria. Um chefe de família, respeitado pela esposa, pelos filhos e amigos no trade do turismo. Foi escolhido por Mário Covas e pelo Alckmin, foi escolhido agora pelo João Doria, foi escolhido por mim e está no meu coração. Continue com esse trabalho maravilhoso que você vem fazendo.

Nosso deputado Lucena, quando chegou como secretário de Turismo, eu achei: “Esse cara está chegando agora, não sabe nada de turismo. Agora ele começa a aprender um pouquinho, daqui a pouco vai embora e é igual todo mundo”. Não, gente. Ele não só aprendeu, como explicou, falou, e fez. Demonstrou um trabalho, preparou o outro secretário, Benko, que está lá fazendo um excelente trabalho com o Romildo e a equipe.

Nós não podemos reclamar do trabalho que está sendo feito em São Paulo, e acho que é esse o caminho e a semente que vocês colocaram. Eu não tenho mais palavras para falar de vocês.

E, para falar um pouquinho agora sobre o que eu escrevi - que é bem rápido. São só umas 15 folhas, mas dei uma cortada e ficou em uma folha só.

“Excelentíssimo senhor deputado João Caramez, deputados e demais autoridades, senhoras e senhores, hoje, para mim, é uma noite duplamente especial.

Primeiramente quero lhes dizer que estou muito honrado por participar desta sessão solene comemorativa do Dia Estadual do Turismo, ocorrido no dia 9, e poder cumprimentar todas as senhoras aqui presentes, principalmente em nome da nossa querida Célia Leão - e em nome dela cumprimento todas as senhoras que estão aqui conosco.

Quero falar um pouco sobre a segunda indústria no planeta, e estou me referindo à indústria do turismo.

Hoje, o turismo é uma das atividades mais viáveis para o Brasil retornar ao seu crescimento econômico, e há importância incontestável dessa atividade para a geração de empregos. Essa será a grande oportunidade do século de inserir o Brasil no roteiro internacional de viagens para o turismo de todo o mundo. É a indústria que mais movimenta divisas e gera empregos no mundo inteiro. A indústria bélica é a primeira da Terra, e só espalha guerra e ódio. O turismo gera alegria, amor e a integração dos povos. Faz a vida mais feliz. Por esse motivo, tenho a certeza que muito em breve o turismo será a indústria número um do planeta.

Em segundo lugar, porém, o mais importante é que quero parabenizar o grande homenageado desta noite, Jarbas Favoretto. Velho eu não posso falar, mas escrevi velho só para falar a mesma palavra de quando fui apresentar meu pai, com 94 anos: ‘Esse aqui é meu velho’. Árabe do interior, falava muito pouco o português, sabe o que ele falou para mim? ‘Filhinho Michelzinho, não fala velho, é trapo e lixão. Papai não é isso’. Aprendi isso e nunca mais chamei ninguém de velho, por isso quero falar que você não é velho, é um menino jovem e tem muito o que dar para nós. Mas eu marquei essa palavra exatamente para falar as palavras do meu pai.

Companheiro de tantas jornadas, pois lhe conheço há mais de 45 anos. Você vai falar que já são 50 e acho que são - a sua vida foi dedicada ao turismo. Tudo que você faz pelo interior e pelos prefeitos, você carrega uma bandeira que ninguém vai conseguir fazer igual. Guerreiro incansável que não mede esforços para trabalhar na divulgação das belezas de nosso estado. Se fosse aqui enumerar seu currículo profissional, teria que usar muito tempo para enumerá-las, e com certeza iria esquecer de alguém.

Jarbas, queira-me como seu amigo, porque tenho você no meu coração. Um beijo para você, a esposa, os filhos e todos vocês. Que Deus o abençoe por essa vida maravilhosa.”

Obrigado, e desculpe-me se me estendi um pouco a mais.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Vamos ouvir agora a palavra desse deputado que nos representa com muita dignidade na Câmara Federal. Deputado, esse, que já foi prefeito, presidente da Aprecesp e deputado que tem a grande responsabilidade de levar até o governo federal aquilo que foi colocado pelo Arbaitman - que o governo brasileiro não respeita o turismo. Ele está lutando fervorosamente com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo na Câmara Federal. Tenho a honra de passar a palavra ao nosso amigo Herculano Passos.

 

O SR. HERCULANO PASSOS - Boa noite a todos.

Quero saudar nosso presidente João Caramez e parabenizá-lo por este evento tão importante e significativo para o turismo, nesse dia 20, Dia Estadual do Turismo. Não podia ser uma escolha melhor do que o Jarbas Favoretto, até porque o conheço bem - não há tanto tempo como o Michel, mas desde o momento que eu era prefeito de Itu e tive o prazer de presidir a Aprecesp e fazer parte do Conselho Estadual de Turismo. Ele sempre estava lá presente, e sempre acompanhando as ações do Jarbas Favoretto. Ele é uma pessoa combativa, que luta e briga por seus ideais.

Eu conheci, ali, um homem que muitas vezes até tinha embate, porque às vezes não concordamos com as mesmas coisas, não é Jarbas? Mas um embate sadio em todos os momentos. Nas reuniões da Aprecesp, ele sempre esteve presente, defendendo o turismo paulista.

Eu comecei a gostar de turismo quando fiquei prefeito numa estância turística como Itu. Me interessei em melhorar o turismo no estado de São Paulo organizando a Aprecesp - Associação das Estâncias. Eu acho que contribuímos com uma pequena parcela em relação a tudo que aconteceu. Inclusive a Célia Leão apresentou uma lei para divulgar o turismo paulista fora de São Paulo, e nós fizemos uma atuação política aqui no Colégio de Líderes da Assembleia. Foi muito importante. Ela não está mais presente, mas contribuiu muito com essa divulgação. Não adianta você ter o turismo e não divulgar.

Eu quero cumprimentar aqui nosso secretário Laércio Benko, estive com ele agora nesse final de semana em Salto, em um evento em que ele foi representar o governador. O Laércio é uma pessoa trabalhadora e dinâmica, ele trabalha sábado e domingo - a semana toda e inclusive finais de semana. Eu o conheço há muito tempo porque eu era do Partido Verde e ele também era, e temos uma história política por trás.

O Roberto de Lucena também é do Partido Verde e foi secretário, um grande parceiro e amigo na Câmara dos Deputados. Ele é um deputado atuante que defende o interesse do estado de São Paulo, então ficamos muito felizes de ter parceiros amigos como o Roberto de Lucena, que foi um grande secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

Também gostaria de cumprimentar o Marcos Arbaitman, que está trabalhando no turismo da cidade de São Paulo. Hoje tivemos uma reunião - eu e o Roberto de Lucena, da bancada paulista de deputados, e senadores do Congresso - na Prefeitura de São Paulo. O prefeito mostrou 40 programas de governo em 80 dias. Ou seja, a cada dois dias algo novo. É um prefeito dinâmico, que gosta de trabalhar e tem visão de futuro - está fazendo um excelente trabalho, é um fenômeno. Entende muito de turismo, até porque já foi presidente da Embratur, já foi secretário municipal de Turismo - conhece como ninguém. Mandem um abraço ao nosso querido prefeito.

O Michel dispensa comentários, eu o conheço muito lá do Guarujá, de vários encontros nos salões do Jarbas - o Michel sempre está presente.

Cumprimento meu querido amigo Itamar Borges, que foi prefeito, como eu, de uma cidade estância, grande prefeito. Foi reeleito, prefeito de vários mandatos. E, como deputado, ele tem uma atuação espetacular aqui na Assembleia Legislativa. Nós conhecemos porque ele está em todos os lugares no estado de São Paulo, e participa de várias comissões e embates - principalmente no turismo que conhece como ninguém. Ele vive em Brasília, não sei como pode trabalhar tanto que nem o Itamar. Sempre encontro ele lá, procurando interesses do estado de São Paulo e defendendo a região em que atua.

Cumprimento os amigos aqui - o Bruno Omori, que está sempre conosco em Brasília em todas as reuniões. Hoje estou presidindo a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, e o Bruno está sempre presente em várias audiências públicas. É um grande parceiro, como o Virgílio de Carvalho, que também está sempre em Brasília conosco. Não poderia deixar de cumprimentar também o nosso professor Mario Beni, que mais ensinou turismo no Brasil. Nós somos discípulos dele. Já estivemos em algumas reuniões, em debates na televisão para falar de turismo, e ele entende como ninguém.

Caramez, eu quero cumprimenta-lo pela indicação. O Jarbas Favoretto é a pessoa por quem temos um carinho grande. Sabemos que ele está fazendo um grande trabalho na condição de representar o estado de São Paulo nas cidades de interesse turístico, e que ajuda os municípios a serem cidades de interesse turístico.

Quero cumprimentar aqui todos os prefeitos, através do Cláudio Góes, prefeito de São Roque, uma bela estância turística. E através do Gino Mariano, quero cumprimentar também todos os vereadores que se fazem presentes.

Jarbas, seu trabalho é importantíssimo frente a essa associação das cidades de interesse turístico. E o Caramez, que foi quem fez essa lei para criar cidades de interesse turístico. Vejam a importância do Caramez no turismo paulista - porque tem 70 municípios estâncias, balneárias, climáticas e hidrominerais. Agora virão 140 municípios de interesse turístico, isso vai dar um “up” para o turismo paulista.

Eu, como deputado federal, vejo que nenhum estado tem um programa de turismo como São Paulo - que passa recursos do tesouro para os municípios. Agora, com essas 140 cidades de interesse turístico, estamos construindo uma base turística para São Paulo, que vai fortalecer o turismo como um todo.

Lá em Brasília estou à disposição de vocês com nosso mandato. Como presidente da Comissão de Turismo, meu mandato vai terminar semana que vem, porque vão mudar as comissões. Mas fiquei um ano lá procurando fazer audiências públicas de parques temáticos, naturais, regulamentação e legalização dos jogos, cassinos, bingos, jogo de bicho e tantas outras audiências em relação à hotelaria, restaurantes e táxis.

Agora estamos montando uma Comissão Especial do Marco Regulatório da Economia Colaborativa, que diz respeito às plataformas que hoje são modernidades - em relação ao Uber e ao táxi; ao Airbnb e aos hotéis. A modernidade precisa ser debatida, e essa comissão vai produzir legislação para regulamentar tudo isso.

Mas eu agradeço a atenção de vocês. Uma boa noite e parabéns Jarbas, é bem merecida esta homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Aproveito a oportunidade para anunciar e agradecer a presença do Clodomiro Junior Advogado, prefeito de Santo Antônio do Pinhal; do Gomides Ferraz Neto, vice-prefeito de Ubarana; do Fulvio Scarme, secretário de Cultura e Turismo representando o prefeito de Laranjal Paulista Alcides de Moura Campos Junior; da sobrinha do homenageado, Cristina Favoretto e do Bruno Omori, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo. Eu te vi Bruno, mas você não deixou seu cartãozinho no Cerimonial.

Neste momento eu passo a palavra para a Samia Favoretto, por favor.

 

A SRA. SAMIA FAVORETTO - Boa noite, agradeço a presença de todos e a esta Casa, pelo reconhecimento da importância do trabalho do meu pai para o turismo no estado de São Paulo. Um agradecimento especial ao deputado Caramez por esta iniciativa de homenagear o meu pai. Depois de tantos anos de dedicação ao turismo, depois de tanto trabalho é muito honroso receber esse convite e presenciar esta homenagem. Eu e minha irmã Tânia aqui presente, nós nos sentimos muito honradas por sermos filhas do Jarbas. Ele realmente é uma pessoa de muita fé, muita força e companheirismo. Nós, embora estejamos tanto tempo com ele, ainda aprendemos muito.

Temos muito que tentar imitá-lo, no que diz respeito a lidar com as adversidades, progredir e aprender com as pessoas. Enfim, realmente é uma grande satisfação estar aqui, é um grande orgulho ser filha dele. Falo como filha e alguém que trabalhou com ele, trabalhamos juntos na Nivamar Turismo nos anos 90. O trabalho que ele faz hoje com esses municípios para impulsionar o desenvolvimento que é de interesse turístico de São Paulo começou há muito tempo. Eu lembro que nós divulgávamos excursões para locais não conhecidos, você ligava e as pessoas diziam: “Para onde é a  excursão? Não é para Campos do Jordão, para o Guarujá?”  E meu pai sempre perseguiu seus ideais. Ele sempre acreditou no potencial que as cidades tinham e mesmo daquelas que não eram conhecidas.

Ele nunca se importou se aquilo não vendia, ele sempre buscou fazer um trabalho para ir além. Sempre se importou com o desenvolvimento econômico desses municípios que através do turismo conseguem chegar a um lugar que não chegariam se não fomentassem a economia local pelo turismo. O trabalho dele foi essencial e o acompanhei por muitos anos, posso dizer que hoje vejo frutos de tudo isso que ele fez, lá atrás com esses roteiros e tudo mais. Acompanhei um pouco e gostaria de compartilhar isso com vocês.

Inclusive falaram aqui que descobrir preciosidades é um ponto forte dele. Onde as pessoas normalmente não veem nada tão valoroso, meu pai sempre identifica alguma coisa ali e consegue empreender.

Eu diria que ele é uma pessoa generosa, empreendedora e inspiradora com certeza, inclusive ele é a prova de que o que determina o resultado das coisas não é a idade, e sim como você se dedica e sua atitude. É isso que determina. Como falou o deputado Itamar Borges, realmente ele é uma reserva de bateria. É incrível a energia que ele tem e o modo como ele a passa a nós mais jovens.

A Daniela, aqui presente, prefeita de Monteiro Lobato tem acompanhado esse trabalho e é incrível, ele traz informação de tudo. Esse trabalho não se atém apenas ao ramo do turismo, mas consegue se lançar em outras áreas e contribui muito para o desenvolvimento, não só do turismo, mas também de outras áreas - conexas ou não.

Eu posso dizer que é um grande exemplo para nós. Gostaria de falar que ele é incansável na execução de seus projetos, sempre acredita naquilo que ele vê e procura, com toda paciência, procura passar o conhecimento aos outros. Ele realmente tem sido um exemplo de humildade inclusive, e tem trazido muita gente que tem dificuldade em reconhecer seus valores. Meu pai realmente tem ajudado muito essas pessoas no caminho de como chegar até lá. Às vezes ajuda a desenvolver potencialidades que elas têm, mas não sabem como desenvolvê-las.

Eu aprendi muito com ele, quando tudo parece perdido ele realmente consegue achar solução. Então nada é impossível para ele, tudo é uma questão de opção de vida. Eu diria que enquanto muitos serão lembrados por suas conquistas materiais, eu posso dizer com certeza que meu pai será lembrado por suas realizações, e também por sua personalidade. Ele deixa muito de ser humano, da pessoa que ele é, ele não se importa em ser popular. Muitas vezes incomoda a alguns, mas ele é autêntico, ele quer trazer mudanças. E para trazer mudanças temos que ter coragem. Meu pai, graças a Deus sempre teve coragem.

Queria fechar meu discurso dizendo que se tivesse uma frase que me remetesse a ele, seria: “Ensina-me a viver”. Até hoje estou tentando aprender realmente como viver, porque a vida é isso. Muito obrigada, eu te amo pai.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Belíssimo depoimento. Nós ficamos imaginando, como eu perdi meu pai muito cedo, com 51 anos de idade, às vezes fico até com inveja da Samia, por ela poder ter seu pai ao lado. Mas inveja no bom sentido, porque pai é sempre aquele companheiro e amigo, e me fez muita falta. Mas tenho certeza que ele sempre me protegeu, com certeza absoluta.

 Queria acrescentar no discurso da Samia uma coisa que nós vivenciamos. A dona Meire, Deus a chamou em 2013. Lembro-me perfeitamente bem que no mês que ocorreu o fato, nós tínhamos uma reunião não sei onde, e lógico que todos esperavam que o Jarbas não estivesse presente. Mas para nossa surpresa o Jarbas estava lá quando a dona Meire faleceu, então isso mostra a responsabilidade e a vontade que o Jarbas tem em alcançar seus objetivos. A Meire lembrou bem, é uma pessoa muito impopular mesmo, uma pessoa polêmica, mas com essa impopularidade e polêmica toda do Jarbas ele vai conseguindo alcançar seus objetivos não pessoais, mas de todos nós. Parabéns Jarbas e Samia.

Bem, vi lá no fundo a Miriam Petrone, está aí? Vi pela televisão. Ela é da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. Você estava no Rio de Janeiro, numa reunião de Convention Bureau ontem e hoje, e veio aqui em homenagem ao Jarbas. Muito obrigado pela presença.

Agora passo a palavra ao nosso secretário estadual de Turismo, Laércio Benko. Como já foi dito pelos antecessores, em pouco tempo ele realmente está mostrando a que veio. Secretário, por favor.

 

O SR. LAÉRCIO BENKO - Boa noite a todos. Eu entendo que tem muita gente chateada aqui porque o Santos, Corinthians e São Paulo não foram bem esse final de semana, mas vamos dar um vibrante boa noite. Aí sim, o Palmeiras foi bem.

É difícil falar depois de tantos oradores brilhantes que passaram por esta tribuna, mas vamos tentar fazer o melhor possível - que é falar sinteticamente, porque temos que ter tempo, ainda esta noite, de abraçar e homenagear individualmente o nosso Jarbas Favoretto. Mas cumprimento aqui nosso presidente e proponente desta sessão, o deputado autor do grande Marco Regulatório, que colocou os dois pés do turismo no século 21, nosso deputado João Caramez.

Cumprimento aqui, em nome de todos os familiares do nosso homenageado, sua filha Samia Favoretto, esse grande deputado federal e grande secretário de Turismo, que é difícil sucedê-lo, mas estamos fazendo todo o possível para estar um pouco a sua altura, nosso líder e amigo Roberto de Lucena. Outro mestre e professor, deputado federal e grande lutador pelo turismo lá em Brasília, Herculano Passos, presidente da Comissão de Turismo; meu amigo e mestre, presidente da Comissão que cuida do turismo nesta Casa, nosso grande amigo e deputado Itamar Borges. Aliás, será que para ser um grande político ligado ao turismo tem que ter bigode? Vamos começar a pensar nesse assunto, quem sabe deixar crescer um pouco também.

Apesar de ter ido embora, mas ela está sempre presente neste plenário, por sua importância e brilhantismo, deixo registrado meus cumprimentos e carinho à deputada Célia Leão. Cumprimento aqui esse grande mestre do turismo, professor e Dr. Marcos Arbaitman, hoje coordenador do Turismo na Prefeitura de São Paulo, que representa neste momento também esse grande ícone do turismo, João Doria Jr., prefeito de São Paulo que está trazendo de volta a nós paulistanos o orgulho de sermos paulistanos. Está mostrando que é possível fazer política de uma forma diferente, e está mostrando toda a energia que um político deve ter. Tenho certeza que é uma referência e um grande político, que tem muito a crescer ainda. Tenho orgulho de ter sido um dos primeiros quando ele ainda estava com 2% de intenção de votos nas pesquisas, a declarar apoio a ele.

Cumprimento aqui os prefeitos Reinaldo de Oliveira, de Vargem Grande Paulista; Claudio José Góes, da nossa querida São Roque; a prefeita Daniela de Cássio de Monteiro Lobato; José Benedito Camacho, vice-prefeito de Ibirarema; o prefeito Naief Haddad Neto, de Divinolândia; o prefeito Clodomiro Junior, de Santo Antônio do Pinhal; Edson Rodrigo de Oliveira, prefeito de Monte Alegre do Sul e  presidente do Consórcio Turístico do Circuito das Águas. Estava com ele agora a pouco na Secretaria de Turismo.

Cumprimento a prefeita Maria Lucia da Silva Marques, de Embu-Guaçu, com quem terei o prazer de estar presente na quarta-feira da próxima semana em sua cidade. Cumprimento o Ismael Edson Boiani, prefeito de Iacanga; professor e Dr. Mário Carlos Beni, da Universidade de São Paulo e meu vizinho de condomínio no Guarujá; meu amigo Virgílio Carvalho, representante da CNTur; grande Michelão, Michel Tuma Ness que é. Parei de usar gravata depois que vi as dele, fiquei com vergonha e falei: “Não tenho nenhuma gravata à altura. Não vou mais usar gravatas”.

Cumprimento meu amigo Bruno Omori, presidente da ABIH; meu amigo de longa data e nosso secretário adjunto de Turismo, Romildo Campello; minha amiga Miriam Petrone, presidente da Abrajet; Dra. Fernanda Herbela, titular da Delegacia do Aeroporto de Congonhas; Victor Kobayashi, representando o deputado federal Walter Ihoshi, filho do grande líder e deputado, que foi vereador e presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa, Paulo Kobayashi.

Cumprimento a Fátima Holanda de Souza Sgarboza, secretária de Turismo de Ilha Solteira, em nome de quem cumprimento todos os demais secretários e secretárias aqui presentes. Fátima que foi uma brilhante primeira dama e secretária em Ilha Solteira. Leve meu abraço ao Bento. Tenho certeza que ela vai fazer um brilhante trabalho, agora como secretária de Turismo em Ilha Solteira, como vários secretários e secretárias de Turismo aqui presentes.

Senhores vereadores, secretários municipais, imprensa aqui presente, vou tentar resumir este momento, vou falar primeiro do Dia Estadual do Turismo. Sem dúvida alguma, como o deputado Caramez e o deputado Itamar, todos aqui já citaram, reconhecemos a importância do turismo. Quero em primeiro lugar fazer uma justa homenagem, foi dito aqui que o estado de São Paulo é o único que tem dinheiro carimbado para o turismo. É fácil em qualquer lugar do Brasil falar que você tem um destino turístico, carimbar um lugar como destino turístico, falar e falar. Mas deixar ali formatado e com recursos garantidos, deixar devidamente organizado só nós paulistas. Ainda mais agora com esse legado cuja responsabilidade cai sobre meus ombros, com tantos secretários aqui presentes que nos antecederam.

Registro também a homenagem ao grande secretário de Turismo Márcio França, que também foi um brilhante antecessor e hoje é nosso vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Mas é fácil falar agora - com esse legado deixado pelo deputado João Caramez, deputado Itamar Borges e deputada Célia Leão, toda a Assembleia Legislativa -  que além das 70 estâncias turísticas devidamente ranqueadas, que a partir de 2018 terão ranqueamento e não poderão mais dormir em berço esplêndido, terão que mostrar a que vieram.

 Teremos mais 140 municípios de interesse turístico, para os quais estamos trabalhando incansavelmente para criá-los o mais rápido possível, em conjunto com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Esses municípios de interesse turístico poderão, a partir de 2018, ser transformados em estâncias turísticas. Aqueles que assim fizerem por merecer, os três primeiros e as três últimas estâncias turísticas que não forem bem, que ficarem dormindo, perderão essa condição. Isso é coragem. Assembleia Legislativa e deputado João Caramez parabéns pela coragem, porque é fácil dar, mas é difícil cobrar. Agora temos o instrumento legislativo necessário para fazer essa cobrança.

É muito fácil falar isso, mas temos que registrar também um agradecimento ao governador Geraldo Alckmin, que foi o governador que teve a coragem e o empenho não só em termos administrativos, mas políticos e simbólicos. Um governador austero, que enxuga as despesas, o estado de São Paulo é um dos únicos que não dá calote hoje por causa de sua seriedade, porque governa com os dois pés no chão. Mas também fomos o governo que, nós aqui todos envolvidos com o turismo, teve a coragem e os dois pés no século 21 para em 2003 tirar a conjunção E, que precedia o turismo.

Não dá para um estado, como São Paulo, e nenhum que leve a sério o turismo colocar “Secretaria de não sei o quê e Turismo”. Não, turismo é turismo, é uma indústria. Como disse o Michelão aqui é a segunda indústria do mundo.

 Quem teve a coragem de fazer isso foi Geraldo Alckmin, quem teve a coragem de colocar novamente foi Geraldo Alckmin. Então todos nós aqui temos que agradecer ao nosso governador, que com essa austeridade - e tenho certeza que muito em breve nosso governador mostrará em nível nacional o que faz hoje em nível estadual.

Quero aqui também homenagear nosso grande amigo Jarbas Favoretto. Não vou me alongar muito. Jarbas, como podemos lhe adjetivar? Qual adjetivo eu posso lhe dar? Poderia dar vários, mas escolhi um. Você é uma referência imensa no turismo, e referência em maiúsculo e negrito. É muito fácil, para traçarmos alguns paralelos, falar em meio ambiente, mas depois que pessoas como o Fábio Feldmann e o Fernando Gabeira faziam nos anos 80 quando todo mundo falava que meio ambiente era besteira e coisa de bicho grilo. Hoje todos nós respeitamos o meio ambiente por causa de algumas pessoas que lá atrás lutaram por isso.

Hoje é muito fácil termos orgulho de sermos um país pentacampeão do mundo de futebol, mas quando tivemos uma referência lá atrás chamada Paulo Machado de Carvalho, que foi o marechal da vitória do futebol brasileiro. Você, Jarbas, é um Paulo Machado de Carvalho do turismo. Você é uma referência do turismo, porque em todo lugar que nós vamos, tenho percorrido várias cidades, nesse último final de semana estive aqui com minha esposa que está me acompanhando hoje, e agradeço a presença, meu amor Valéria Benko. Estive esse final de semana com minha esposa em mais de sete cidades. Estive, desde que tomei posse como secretário de Turismo do Estado de São Paulo, em mais de 150 cidades.

A única coisa em comum que temos em todas essas cidades, temos cidades com praias, montanhas, ecoturismo. Todas são diferentes. A única coisa que elas têm é igual, em todas elas se fala e se reverencia Jarbas Favoretto quando se fala em turismo. Parabéns por ser essa referência, você é nossa referência em turismo. Parabéns Caramez, por essa homenagem, parabéns ao estado de São Paulo por termos essas pessoas brilhantes. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero anunciar aqui a presença do Sr. Arnaldo Luiz de Albuquerque Tirone, representando a Sociedade Esportiva Palmeiras e Homero Bellintani Filho, representando o São Paulo Futebol Clube. Até o final da sessão aguardamos alguém aqui que represente o Sport Club Corinthians Paulista. Vamos aguardar. Brincadeira.

Eu quero neste instante passar a palavra a essa pessoa que aprendi a admirar por sua simplicidade e inteligência. Uma pessoa boníssima, como foi dito pelo Michelão, uma pessoa que dava a impressão de não conhecer nada de turismo. Enfim, veio e deu conta do recado. Tivemos a sorte de que o deputado Benko está substituindo esse grande secretário que foi nosso amigo e deputado Roberto de Lucena. Por favor, tenha a palavra.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Senhoras e senhores, minhas amigas e meus amigos. Eu os saúdo e cumprimento com muita satisfação. Eu me dirijo a esta Mesa cumprimentando-a a partir do nosso presidente, o ilustre deputado João Caramez, e em seu nome e do deputado Itamar Borges, quero saudar nossa Assembleia Legislativa e parabenizá-los pela iniciativa desta importante sessão solene. Quero cumprimentar meu amigo e companheiro de lutas, grande liderança no Congresso Nacional, o deputado Herculano Passos. Foi prefeito de uma estância, presidente da Aprecesp e agora representa muito bem as aspirações do turismo de São Paulo no Congresso Nacional.

Quero saudar com reverência, saudar com respeito os nossos secretários - Benko, grande líder e fazendo um brilhante trabalho à frente da Secretaria de Turismo, e nosso secretário Arbaitman. Nunca se poderá falar de turismo no Estado de São Paulo sem reconhecer a importância do seu trabalho, lançando os fundamentos, alicerces e impressões digitais no seu trabalho, a sua dedicação estão colocadas nessa edificação importante, que é o turismo paulista.

Quero saudar meu querido amigo Michelão, respeitado por todos nós. Ao seu lado saúdo com afeto, carinho e respeito o nosso preciosíssimo Jarbas Favoretto. Quero cumprimentar ainda aqui na tribuna a Tânia, a Samia, a Alexandra, Allan e Daniel. Quero saudar essa família do Jarbas,  a família da gente é a coisa mais importante que temos nesta vida. Imagino sua felicidade em estar cercado esta noite dessas flores que Deus plantou no seu jardim. Eu quero, cumprimentar e saudar sua família, quero que todas as famílias aqui presentes ou representadas se sintam homenageadas e saudadas por mim.

É uma satisfação muito grande reencontrar amigos e companheiros, que no Conselho Estadual de Turismo, durante um período de quase 16 meses, diariamente fizeram comigo no Estado de São Paulo a luta em favor do turismo. Eu gostaria de mencioná-los e citar o nome de todos vocês, um por um, e depois que encerrarmos esta solenidade, dentro do possível para vocês, faço questão de abraçá-los. Quero que todos se sintam cumprimentados por mim através do amigo Bruno Omori, quero que se sintam saudados.

Cumprimento os diversos prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Turismo, vereadores, diretores de Turismo através da minha amiga prefeita Daniela, e cumprimentando-a peço que vocês se sintam homenageados por mim, se sintam citados por mim. Muitos de vocês que aqui estão prefeitos e secretários de Turismo, se deslocaram de distâncias importantes, viajaram horas para aqui estarem, e com vossas presenças abrilhantaram esta sessão solene, que numa noite como esta de segunda-feira superlota as dependências da Assembleia Legislativa.

Também peço, secretário Benko, a sua permissão para cumprimentar os servidores da Secretaria de Estado de Turismo. Quero abraçar esse timaço através da Tuca, que é um patrimônio da secretaria. Na pessoa dela quero cumprimentar todos os servidores. Não poderia deixar de mencionar e saudar o professor Virgílio, o professor Mário Beni e aqueles amigos que fazem da nossa luta no turismo uma luta gloriosa.

Meus amigos, não vou me estender. Com muito cuidado e muita prudência para não me alongar, eu quero organizar a minha saudação a vocês em três tópicos. Primeiro eu quero parabenizar a Alesp, e o faço na pessoa do presidente Caramez. A Assembleia Legislativa de São Paulo, que como disse o secretário Benko, corajosamente tem levado a sério o assunto turismo, o tema turismo. Quando nós estávamos chegando na secretaria no início de 2015 nós encontramos em ebulição o tema município de interesse turístico. A iniciativa desse debate vinha de longa data, e o presidente Caramez havia sido um de seus articuladores, um de seus pensadores, um dos líderes desse movimento.

A Assembleia Legislativa deu um grande passo quando aprovou aqui a lei que instituiu o município de interesse turístico. E nós estaremos a longo prazo colhendo os dividendos dessa dedicação do Parlamento Paulista em absoluta sintonia com o Palácio do Governo, na liderança e visão estratégica do governador Alckmin, que propicia São Paulo ter o que nenhum outro estado do País tem. Nós estamos falando de 210 municípios indutores de turismo, municípios que fazem do turismo de São Paulo vanguarda do turismo nacional. Por isso presidente Caramez, na sua pessoa quero parabenizar a Assembleia Legislativa. Quero parabenizar V. Exa. pela iniciativa desta sessão solene, e pedir que você seja o portador do nosso cumprimento juntamente ao deputado Itamar, a todos os seus pares aqui no Parlamento paulista.

Em segundo lugar quero homenagear a todos aqueles que compõem essa importante cadeia produtiva do turismo. São 52 setores da economia que interagem, que atuam conjuntamente e são ativados a partir do turismo. O turismo é uma das saídas para o Brasil. Vocês todos conhecem a senhorita Lívia, pelo menos de ouvir falar. Ela é minha netinha, tem nove anos e agora em agosto completa dez anos de idade, Samia. A senhoria Lívia tem agora uma irmãzinha que se chama Lorena, ela tem um ano. Eu disse pelas nossas cidades, pelos quatro cantos do estado da minha convicção de que nós vamos oferecer a essa geração a oportunidade de viver num Brasil melhor do que o Brasil que temos hoje. O Brasil vai melhorar.

Nós estamos vivendo uma transição importante, delicada e séria. Uma transição para uma geração, professor Arbaitman, que não admite esse formato de política que se instalou em nosso País. Uma geração que quer o Estado funcionando, e ele em função do cidadão com transparência, eficiência e sem corrupção, chegando exatamente onde precisa chegar para fazer com que as pessoas vivam melhor e bem. Esse Brasil que nós estamos agora discutindo, essa agenda nacional que estamos enfrentando, certamente, quando a senhorita Lívia tiver 29 anos, e sua irmãzinha tiver 20 anos, elas viverão num país melhor, mais próspero, mais bem organizado. Eu não tenho dúvidas de que o turismo será uma das pontes que vai ligar esse País que nós hoje somos, para a nação que nós seremos.

É por isso que eu preciso aqui homenagear a cada uma e a cada um dos senhores, profissionais, trabalhadores do turismo, empreendedores do turismo, que não desistiram dele quando fazer turismo era uma atividade de muitos desafios, e que se colocava como uma atividade não respeitada e não valorizada. Os senhores não desistiram, é por isso que o turismo de São Paulo é o que é hoje, e é por isso que tenho na atitude e na postura dos senhores a convicção de que São Paulo será certamente um dos grandes indutores do turismo nacional em todas as áreas e perspectivas.

Vou encerrando essa minha saudação na homenagem que faço aos senhores, encerrando na reverência que faço ao Jarbas Favoretto. Há pouco o nosso presidente me lembrou de um dia, o dia que nos encontramos pela primeira vez. O presidente Caramez disse que quando cheguei eu parecia não saber nada de turismo, e na verdade eu não sabia mesmo. Eu não conhecia absolutamente nada. Na primeira reunião que fizemos com o Conselho Estadual de Turismo eu tive a felicidade de me encontrar com o Jarbas. Ele disse: “Secretário, eu levantei a sua ficha, você é pastor. Não tem nada a ver com turismo. O seu partido, o Partido Verde não tem nada a ver com turismo. Vou ficar de olho”.

Eu olhei para o Jarbas e identifiquei nele uma grande benção que Deus estava me dando, a benção de poder caminhar com um homem experiente. Ele tem 47 anos apenas de Conselho Estadual de Turismo, quase o que eu tenho de idade. Caminhando com o Jarbas no dia a dia pude descobrir não apenas um profissional, um líder do turismo. Se o turismo fosse uma religião, o Jarbas seria seu apóstolo, é por isso que o chamo de Apóstolo Jarbas. Ele é o apóstolo do turismo de São Paulo. Eu tenho respeito pelo Jarbas, pela pessoa humana que ele é, pelo coração generoso que ele tem, pela dedicação com que ele lança seus desafios e pela atenção que ele dá às pessoas independentemente do que elas representam, do tamanho daquele município, da importância daquela cidade. O Jarbas consegue identificar.

Vou caminhando para a conclusão dessa palavra, presidente Caramez. O Jarbas consegue enxergar aquilo que as pessoas não conseguem ver na maioria das vezes. Eu fiz questão de aqui estar, vim para aplaudi-lo, deputado Caramez. Vim para homenagear esses profissionais e empreendedores do turismo no Dia Estadual do Turismo, e vim aqui porque não posso deixar de agradecer a Deus pela vida de Jarbas Favoretto, esse gigante do turismo que tem feito o que fez a minha caminhada no turismo de São Paulo valer a pena. Hoje eu não posso dizer que sei muito, mas sei um pouco mais do que sabia quando comecei a andar com você.

O pouco que sei devo a você, mas não apenas de turismo. Com você eu aprendi muito mais do que isso, a elegância no gesto, a generosidade na amizade, a disposição. Você que é um garoto mais vivido do que eu, quando eu chegava nas mais distantes cidades te encontrar, ficava abismado de saber que você tinha ido dirigindo seu carro e tinha feito questão de ali estar pela importância que o turismo tem para você. Pela importância que seus amigos têm para você. E pela importância que você dá as amizades que você cultiva.

Que Deus te abençoe Jarbas, que Deus abençoe São Paulo e o Brasil. E meus amigos, viva o turismo paulista. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Estamos nos aproximando do final da nossa solenidade, estamos chegando ao grande momento de homenagear nosso Jarbas Favoretto. Antes de cumprirmos toda nossa formalidade e eu dar por encerrados os trabalhos, queria convidá-los para que depois de encerrados os trabalhos, se dirijam ao Salão dos Espelhos, ali naquela porta, onde será servido um coquetel a todos os convidados.

Eu não poderia deixar de agradecer duas pessoas que nos proporcionaram este momento do coquetel, ao nosso amigo Armando da Ubrafe - União Brasileira de Feiras e Eventos, e do nosso prefeito de São Roque, Claudio Góes, um dos grandes produtores de vinho aqui do estado de São Paulo, e quiçá do Brasil. Ele é um daqueles empresários perseverantes e dedicados. Quem conhece, sabe do que estou falando. Obrigado Claudio e Armando, que não pôde estar presente.

Mas vamos cumprir o que manda nossa formalidade. Antes de entregar a medalha ao nosso homenageado, quero aqui rapidamente ler seu currículo: “Jornalista e colunista de turismo, Jarbas Favoretto é um dos baluartes do turismo paulista. Há mais de 40 anos trabalhando em prol da atividade, Favoretto já percorreu como poucos, todos os municípios do estado incentivando seus dirigentes a desenvolver o turismo local. Escreve semanalmente para 47 jornais impressos e 11 eletrônicos, sempre destacando a beleza, cultura, gastronomia e peculiaridades do nosso estado, que merecem ser visitadas.

A criação do Conselho Municipal de Turismo, com a participação de pelo menos um terço de representantes da sociedade civil é a principal bandeira do homenageado, que defende com isso o envolvimento da comunidade no planejamento e na execução de ações para promover e fortalecer o turismo local, com o mínimo de interferência política. Começou a trabalhar com 13 anos como auxiliar de escritório na Indústria Villares Elevadores Atlas. Foi correspondente, assistente de vendas, chefe de equipes e viajante comercial.

Foi supervisor de vendas na Indústria Sul-americana de Metais, gerente de vendas na Metalúrgica Detroit Imperial Corporation, de Chicago. Trabalhou no controle de empresa de ônibus de turismo; criou a Ipojucatur, transportadora turística. Foi agente de viagens e operador de turismo rodoviário por 30 anos, destacando-se por levar turistas da capital para conhecer nosso litoral e interior. Graças a ele o Governo do Estado, ainda na década de 80 deu início ao projeto “Interior na Praia”, possibilitando que alunos do interior pudesse conhecer o mar. Não há no trade turístico quem não conheça o Sr. Jarbas Favoretto, sempre combativo e defensor intransigente do turismo.

Foi um dos pioneiros da luta pelo reconhecimento dos pequenos municípios com potencial turístico. Foi idealizador e fundador da Amitur - Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, de âmbito nacional que usa a força de seus membros para levar o verdadeiro desenvolvimento econômico em todos os segmentos do turismo para as cidades interioranas e litorâneas. Todo o trabalho é feito através de visitas técnicas, consultorias, seminários, cursos técnicos, workshops e divulgação sempre de forma gratuita para as cidades beneficiadas, graças aos custeios obtidos por patrocínios.

Participou e ainda participa de inúmeras associações que têm o turismo como foco. Conforme relacionado, tendo contribuído com esta Assembleia Legislativa em várias oportunidades em que foi discutido o turismo; especialmente por ocasião do Fórum São Paulo Século 21, e na criação da Frente Parlamentar do Turismo. Mais recentemente nos embates que resultarem na Lei Complementar nº 1261, de 2015, como membro colaborador da Fremitur - Frente Parlamentar em Prol do Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.

Conselheiro de Turismo no Governo do Estado de São Paulo desde 70 e membro do grupo técnico da Secretaria de Turismo de São Paulo. Membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet; membro da Associação Paulista de Imprensa; vice-presidente da Confederação Nacional do Turismo – CNTur; presidente do Conselho das Entidades de Turismo do Estado de São Paulo; primeiro presidente da Câmara Setorial de Lazer e Turismo no Meio Rural; membro do Conselho de Turismo de São Paulo por 28 anos; membro honorário da Associação Nacional dos Transportadores Turísticos; membro honorário da Associação dos Transportadores Turísticos do Estado de São Paulo - Associtur; ex-diretor e secretário da Associação Nacional dos Transportadores Turísticos - ANTTur.

Foi vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo; diretor e secretário da Associação das Agências de Viagens e membro do Conselho Nacional da Associação das Agências de Viagens. Por essa razão nós outorgamos esta noite, a este grande homem e defensor do turismo o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.”

Eu convido meu deputado Itamar Borges, os secretários, o deputado Herculano Passos, o Arbaitman, o Michelão que me ajudem a condecorar esse grande, ilustre e querido homem, Jarbas Favoretto. E por favor, a família também, as filhas e netos.

 

* * *

 

- É feita a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Com a palavra, nosso homenageado Jarbas Favoretto.

 

O SR. JARBAS FAVORETTO - Boa noite, é uma satisfação estar com vocês, e eu tenho uma satisfação imensa de que vocês estejam aqui hoje. Vou pedir perdão porque não vou ser formal, uma porque não sei fazer uma oratória adequada que o ambiente requer, mas também porque gosto de falar o que sinto, embora eu nunca saiba. O Michelão sabe disso, nunca sei se termino ou não, mas tentamos começar.

Saúdo a todos, não vou citar um a um, todos já foram devidamente identificados. Mas eu quero dizer que estou aqui hoje e devo a muitas pessoas. É claro que eu faço, provoco e me sinto na obrigação de fazer o que eu antes reclamava que ninguém fazia. Uma das coisas que nós tivemos como mola propulsora, foi um secretário de Estado entrar numa reunião na sala do conselho e dizer para nós: “Vocês reclamam, mas não sabem como é difícil fazer. Vocês não sabem o valor. Vocês falam sem saber o valor do trabalho que nós temos”. Naquele dia eu dirigi o conselho e não deixei ninguém sair quando acabou a reunião.

Eu disse: “Nós estamos ofendidos de alguma forma”. Passamos a discutir e fizemos uma associação, que se chamava Associação dos Núcleos de Turismo. Eu não era o presidente, mas foi um embrião que depois em 2001 fizemos a AMITur. No estatuto que fizemos em 2001 já tínhamos uma porção de objetivos que hoje constam até em artigos de lei. Mas eu preciso registrar aqui, já que estou sendo homenageado por tudo que vocês ouviram, e o que já foi dito a meu respeito. Quero registrar um agradecimento ao então governador Laudo Natel em 1970, que tirou do papel um Conselho de Turismo e colocou para funcionar.

Foi o primeiro Conselho Estadual de Turismo que tivemos. Em 70 éramos em nove, e eu representava na época os transportadores turísticos. Depois, como diretor da Abave eu passei a representá-la como vice-presidente,  Michelão e eu, por seis anos, fomos no sindicato e passei a representar o mesmo. Agora represento a AMITur. Eu convidei o governador Laudo Natel para estar aqui hoje, mas embora ele esteja bem de saúde, ele precisa dormir cedo, tipo oito horas da noite. O diretor do São Paulo que está aqui presente, o Homero Bellintani Filho sabe muito bem desses problemas. Eu acho que ele se sentiu homenageado em extensão ao ser convidado.

Outra pessoa que também convidei e não pôde vir, mas quero registrar um especial agradecimento, é a dona Lu Alckmin. Em 96 o governador era o Mário Covas e o secretário de Esportes e Turismo era o Marcos Arbaitman aqui presente. Nós fizemos o I Congresso de Turismo Paulista, o Dr. Arbaitman comandou o seminário o dia inteiro. Para vocês terem uma noção, o auditório do Palácio do Governo - que cabe 1.500 pessoas - tinham 500 em pé. Mais de 50 ônibus nos levaram para almoçar. A madrinha desse primeiro congresso foi a dona Lu Alckmin. Eu não trouxe o ofício que ela mandou entregar em casa hoje, se desculpando que não poderia estar presente, mas eu não posso deixar de registrar essas coisas tão significativas que considero como um pontapé inicial.

Recentemente, há meses fizemos uma nova associação, a Amitesp, que hoje está presidida pela Daniela de Cássia, que é prefeita de Monteiro Lobato. Montamos a associação entre julho e novembro. Muitos prefeitos terminaram o segundo mandato ou não foram reeleitos, algo assim. A maioria dos prefeitos não adentraram em 2017 no posto, mas nós registramos em ata aquelas pessoas que foram fundadoras. Daqui a 50 anos vamos homenagear aqueles que foram os pioneiros. Naquela época do secretário Marcos Arbaitman ele falou que ficou oito anos, realmente seis, com o Covas e mais dois depois.

Os primeiros dois anos do Covas foram um desastre para o turismo, porque se não me engano ele nomeou cinco secretários - um atrás do outro - e nenhum dava certo. Era uma Secretaria de Esportes e Turismo. Aí foram pescar o Dr. Marcos Arbaitman, dono de uma excelente agência de viagem e outras empresas, um dos maiores agentes de viagem do País. Ele foi presidente da Hebraica e presidiu aquela olimpíada que não sei o nome correto. Enfim, um homem que tinha experiência em esporte e turismo. E pronto, caiu. Por que ele ficou oito anos? Porque entendia das duas áreas e nos deu muita abertura, nos ajudou bastante em vários setores. Por isso minha homenagem também vai um pedacinho para o senhor, porque foi um bom companheiro.

Eu nunca esqueço algo importante, assim como não posso esquecer que uma vez conheci um presidente da Aprecesp que a colocou para funcionar. Desde que ela nasceu, não funcionava. Ela funcionou depois que o Sr. Herculano Passos assumiu a presidência. E, claro que eu ia sempre prestigiar, claro. Um homem que tem valor e que deu uma alavancada em uma coisa importante.

Então, os seis anos que o meu presidente Michel estava no sindicato, eu ficava tomando conta da área de Turismo da capital principalmente e, ele nunca brigou comigo e nem eu nunca com ele. Ficamos seis anos em harmonia e acho que fizemos muito naquela época, certo?

Quando faleceu o Paulo Kobayashi que presidia uma Comissão de Turismo aqui e, sinceramente, eu não sabia que deputado iria ajudar o turismo, e eu fui cantar na orelha, desculpa o termo chulo, eu fui cantar na orelha da deputada Célia Leão para ela pegar essa bandeira, coisa e tal.

Enfim, são pessoas que me ajudaram a chegar aqui onde eu cheguei. Eu falei no Paulo Kobayashi, a dona Ie Kobayashi que está aqui presente, esposa de um deputado federal, trabalhava no Conselho Estadual de Turismo diuturnamente.

Tinha gente que não tinha, ela sabe que podia ficar em casa, não precisava trabalhar, mas quantos anos a dona Ie Kobayashi nos ajudou no conselho estadual, no sexto andar da Praça Antônio Prado, onde eu e ela naquela época não tínhamos computador. Eu e ela ficávamos o dia inteiro ligando para as prefeituras para ajudar isso, ajudar aquilo, para organizar as coisas e tal.

Esses capítulos para mim são importantes, o caso do deputado Lucena Cunha, eu sou mal criado às vezes, porque eu gosto de ter o meu travesseiro leve, eu sempre chego em casa e quando eu deito o travesseiro é leve, eu não faço mal para ninguém, eu só procuro ajudar, mas eu falo o que eu tenho que falar, às vezes eu ofendo, não é por mal, mas nós acabamos às vezes nos excedendo nas palavras.

Então, eu estou citando pessoas que me ajudaram no passado, mas, veja só, vocês ouviram o Itamar falar que eu fui lá, que eu o ajudei, que não sei o quê lá, que Santa Fé é estância, que deve a mim. Não. Eu fui lá falar e teve um prefeito que me ouviu. Quantos dos senhores prefeitos e senhoras prefeitas que estão aqui hoje vão me ouvir? Não sei. Se o Itamar não me ouvisse, Santa Fé estava parada até hoje. Mas, ele até exagerou porque ele faz uns monumentos aí. Ele fez um monte de monumentos, um atrás do outro. Até o último ele mandou o escultor “eu quero um que você faz para peixe e o peixe tem que ficar no ar” “Mas como é que eu vou fazer um peixe no ar?” Mas ele deu um jeito lá, fez um monumento para o bar. Então, eu não falei do portal, “faz um portal” e aí fez quatro, então a cidade tinha que ser estância mesmo. O prefeito de Brotas, que agora que não é prefeito, ele pode andar comigo pelo interior porque ele é diretor da AMItur. O prefeito de Brotas é outro que me ouviu, a cidade dele aonde é que foi parar. Mas se ele não me ouvisse não adiantava o Jarbas estar falando.

Quero dizer que é preciso que vocês façam as coisas. Nós só puxamos a orelha de um lado, empurra do outro, sabe, mas, são vocês que fazem. Esta homenagem que eu recebo com muito orgulho, eu devo muito a vocês, meus companheiros. Miriam Petroni, da Abrajet; o Bruno, da BH; a Tuca, da Secretaria, são pessoas que me ajudaram a chegar onde eu cheguei.

Eu já preparei, perdão, a minha vice-presidente, a Cíntia Müller Araújo que está presente, eu já falei, quando acabar a minha prorrogação ela vai ter que tocar. Mas, ela também tem fibras, tem muito pulso e competência.

O Jayme Toledo Piza, um excelente agente de viagens, o filho do velho Toledo Piza, você lembra, não é? É uma pessoa que durante o meu desbravamento do interior também me ajudava, também fazia, ele fazia mais excursões com alunos, ele e  seu pai. Nós buscávamos o interior, muitos de vocês sabem, a minha agência ficou 20 anos sem precisar fazer um anúncio com duas excursões por semana com ônibus quase lotados para o interior.

E o que foi dito aqui por minha filha que trabalhou comigo dez anos e nós sabemos que íamos em cidadezinhas, às vezes nem sabíamos que estávamos em um pote de ouro. E nós conseguimos muito com isso. Mário Beni, um excelente amigo do meu caminhar, o Antônio Carlos Cimino, que viajava comigo para o interior, presidente do Sindicato dos Jornalistas, que deve estar aqui conosco.

Aristides de La Plata Cury, já nos ajudou e, inclusive chegou a ser, cuidava do São Paulo Convention. Hoje, ele é presidente do Skal, o Skal Club. Só um negócio para beber, Skal Club. O Armandinho, sempre um companheiro.

Não sei se eu vou esquecer de alguém, mas, eu queria dizer que o secretário Benko, que está chegando agora e teoricamente está com poucos meses, o secretário Benko ainda não pude ajudá-lo como eu costumo, não é? Falta de oportunidades e alguma coisa, ele também tem trabalhado bem, viajado muito e tal. Mas, eu pretendo ficar à disposição dele, claro.

A Célia Leão eu já falei. O Itamar, quando prefeito, eu fui atrás do Itamar porque ele já tinha recebido não sei quantos, um ou dois prêmios de melhor prefeito, eu não lembro o que foi. Depois ele pode até dizer. Ele foi vice-presidente da AMitur, meu vice-presidente por seis anos. Ele só deixou de ser vice-presidente porque foi eleito deputado. Então, não ficava bem a AMitur ter na diretoria um deputado. Afinal de contas, nós temos tantos amigos deputados, sempre fica com um à tiracolo, você fica com os outros, não digo inimigos.

A Luciana Leite que está aqui presente, também quando atuou na Secretaria do Estado foi espetacular, não precisa dizer que ela que fez a propaganda da Bahia, o que a Bahia programa hoje.

São pessoas que merecem o meu respeito e a minha gratidão. Eu não quero cansá-los, mas eu vou ficar à disposição de vocês. Claro, o tempo que for necessário, mas eu quero que vocês saibam de uma coisa. Vocês que são do interior, prefeitos ou não, vou dizer o segredo do turismo para vocês: conselho municipal bem montado. A AMitur é uma associação técnica, nós temos associados que são interesse turístico e temos associados que são estâncias.

A Itu é uma estância associada a AMitur, a Paraguaçu Paulista é estância. Então, nós somos uma associação técnica e, tecnicamente nós ajudamos todas as prefeituras e os conselhos municipais. É só nos solicitar, não cobramos mensalidade, não cobramos a assessoria técnica. E, enfim, se não aproveitar é porque não querem, porque nós estamos à disposição.

Aos amigos da imprensa, aos amigos que de uma forma ou de outra exercem alguma coisa na imprensa, seja falada, escrita, televisada, sempre temos pedido uma força a mais na divulgação das nossas coisas. O nosso potencial é muito importante de ser aproveitado o mais rápido possível.

Eu não sei se deveria terminar com alguma indelicadeza, mas, tem mais de 20 cidades que foram aprovadas pelo grupo técnico da Secretaria de Turismo e estão nesta Casa para ser e virar lei. E nada a nada serão umas 20 cidades que podem ter esse título. Se alguém me disser que o governo não tem dinheiro. Eu pergunto: “E daí? Quem é que está perguntando se tem dinheiro ou não tem?”. Nós estamos querendo que se cumpra a Lei 1261, que já vai fazer dois anos e nós já temos cidades que merecem o título. Então, eu não sei qual é o problema, se é Colégio de Líderes ou não.

Mas, ao agradecer a honra desta medalha, eu posso até me ajoelhar aqui: “Senhores deputados, vamos votar essas leis porque essas cidades precisam desse título muito mais do que de dinheiro.” Porque o título é sangue novo na veia dessas cidades. E, se você premia 20, vão ter 200 que vão arregalar os olhos e vão querer seguir atrás. E o que nós fazemos com tudo isso? Nós fazemos o estado crescer, crescendo o estado, eu digo crescer a população, etcetera e etcetera.

Gente, consegui não chorar igual eu costumo, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Convido a todos para o coquetel que será servido no Salão Waldemar Lopes Ferraz.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas 19 minutos.

 

* * *