http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE MARÇO DE 2017

013ª SESSÃO SOLENE EM RECORDAÇÃO DOS 12 ANOS DA MORTE DE RAFIK HARIRI E DA FUNDAÇÃO DA REVOLUÇÃO DO CEDRO

 

Presidente: BETH SAHÃO

 

RESUMO

 

1 - BETH SAHÃO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do deputado Alencar Santana Braga, para a "Recordação dos 12 anos da Morte de Rafik Hariri, e a fundação da Revolução do Cedro". Anuncia a composição da Mesa. Nomeia as demais autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional do Líbano", e, em seguida, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - ANTONIO GOULART

Deputado federal, elogia a iniciativa de realização da solenidade. Saúda os presentes. Menciona que teve a honra de participar de eventos com a presença do líder Rafik Hariri no Brasil. Comenta que visitara seu túmulo durante viagem ao Líbano. Ressalta a importância da comunidade libanesa no Brasil.

 

3 - PRESIDENTE BETH SAHÃO

Anuncia a exibição de vídeo sobre Rafik Hariri.

 

4 - MOHAMED LAILA

Presidente de honra do Movimento Futuro no Brasil, discursa em língua estrangeira, com tradução do Sr. Alli Majdoub: cumprimenta todos os presentes. Afirma que a morte de Rafik Hariri fora uma grande perda para o povo libanês. Destaca que o primeiro ministro libanês servia a todos na igualdade e na justiça social, independentemente de religião.

 

5 - MUHAMED BARAKAT

Do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil, faz discurso em língua estrangeira, com tradução do Sr. Alli Majdoub: exalta as realizações do mártir Rafik Hariri no Líbano, como, por exemplo, ter dado oportunidade de ensino a milhares de jovens, após anos de guerra civil. Menciona que o assassinato do primeiro ministro culminou na retirada das tropas sírias do Líbano.

 

6 - AHMAD SAIFI

Presidente da Câmara Comercial Islâmica Brasileira e Centro de Divulgação do Islã para América Latina, saúda os componentes da Mesa. Destaca o trabalho realizado por Rafik Hariri na reconstrução do Líbano. Considera que o líder é exemplo a ser seguido, inclusive no Brasil.

 

7 - AMIR MAZLOUM

Presidente da Sociedade Islâmica de Guarulhos, exalta Rafik Hariri por seu papel na reconstrução do Líbano e no financiamento de estudos de jovens libaneses. Considera que os libaneses e descendentes que vivem no Brasil devem tomar o líder como exemplo a ser seguido.

 

8 - MOKLES AL BANOUT

Representante do Levante Popular da Síria, discursa em língua estrangeira, com tradução: lembra que fora Rafik Hariri quem iniciara o diálogo para a retirada do exército sírio do Líbano. Manifesta repúdio ao governo de Bashar al-Assad, na Síria. Agradece o acolhimento dos imigrantes libaneses pelo Brasil.

 

9 - ALLI MAJDOUB

Presidente da União dos Estudantes Muçulmanos do Brasil, destaca a importância da união para a conquista de objetivos. Reflete sobre a importância dos ensinamentos de Deus. Comenta que a comunidade libanesa no Brasil é maior do que a população do Líbano. Menciona que a Marinha brasileira está em missão no Líbano para a garantia da paz e da segurança nas águas marinhas do país. Manifesta-se orgulhoso por viver no Brasil.

 

10 - MOHAMED EL KADRE

Presidente da Associação Islâmica de São Paulo, lembra que o ex-deputado estadual Simão Pedro fora autor da lei que instituiu a data de 14 de fevereiro como o "Dia da Comunidade Libanesa" neste Estado. Comenta que a deputada Beth Sahão tem descendência libanesa. Faz reflexão sobre o legado deixado por Rafik Hariri.

 

11 - PRESIDENTE BETH SAHÃO

Recorda momentos de viagem feita ao Líbano. Destaca os avanços promovidos por Rafik Hariri nas áreas social e de infraestrutura no país. Ressalta que, a seu ver, o líder pagara com a própria vida a retirada do exército sírio do Líbano, pois as tropas sírias foram obrigadas a abandonar o país após as repercussões de seu assassinato, que culminaram com a eclosão da Revolução do Cedro. Lembra que o Brasil abriga a maior comunidade de libaneses e descendentes no mundo. Tece considerações acerca da contribuição do povo libanês para o Brasil. Anuncia exibição de vídeo com imagens de Rafik Hariri. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Beth Sahão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite a todas e a todos. Sejam muito bem-vindos a esta Casa Legislativa, onde faremos uma sessão solene com a finalidade de recordar os 12 anos da morte de Rafik Hariri e a Fundação da Revolução do Cedros, no dia 14 de março.

Eu quero compor a Mesa, eles já estão aqui. Primeiramente o deputado federal Antonio Goulart, aqui do meu lado direito; Mohamed Laila, presidente de honra do Movimento Futuro do Brasil; Ahmad Saifi, presidente da Câmara Comercial Islâmica Brasileira e Centro de Divulgação do Islã para a América Latina e Xeique Muhamed Barakat, do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil.

Srs. Deputados e Sras. Deputadas, minhas senhoras e meus senhores, mais uma vez, repito: esta sessão foi convocada pela Presidência desta Casa a pedido do Exmo. Deputado, Sr. Alencar Santana, com a finalidade de recordar mais uma vez os 12 anos da morte de Rafik Hariri e a Fundação da Revolução do Cedros no dia 14 de março.

Comunicamos aos presentes que esta sessão também está sendo transmitida ao vivo, pela TV Web e será retransmitida pela TV Alesp, no domingo, dia 26 de março, às 23 horas, pela NET, canal 7; pela TV Vivo no canal 9 e pela TV Digital canal 61.2.

Convido agora todos os presentes para, em pé, com respeito, ouvirmos o Hino Nacional do Líbano, e o Hino Nacional Brasileiro, que serão executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento Samuel Júlio.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional do Líbano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Esta Presidência quer agradecer à Banda da Polícia Militar de São Paulo, que sempre vem abrilhantando as nossas sessões solenes. Muito obrigado a todos e uma boa noite para vocês.

Bem, antes de passar a palavra para o nosso primeiro orador da noite, eu queria citar as presenças do Sr. Mohamed El Orra, representando o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; do ex-deputado estadual Simão Pedro que aqui se encontra; de Mohamed El Kadre, presidente da Associação Islâmica de São Paulo; Alli Majdoub, presidente da União de Estudantes Muçulmanos do Brasil; Amir Mazloum, presidente da Sociedade Islâmica Brasileira de Guarulhos; Mokles Al Banout, representante do Levante Popular da Síria; Hamze Youssef Taha, presidente da Sociedade Beneficente Mulçumana de São José dos Campos.

Vamos ouvir a palavra do deputado federal Antonio Goulart.

 

O SR. ANTONIO GOULART - Boa noite a todos e a todas. É uma alegria muito grande poder participar deste momento tão importante para a comunidade libanesa, em homenagem aos 12 anos do passamento do nosso grande líder Hariri. Cumprimento a nossa presidente Beth Sahão, grande deputada, cujo trabalho eu conheço e por quem tenho um respeito muito grande. Parabéns por tudo que você faz pelo estado de São Paulo. Esta cadeira lhe cabe muito bem, Beth.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Obrigada.

 

O SR. ANTONIO GOULART - Quero cumprimentar os organizadores: o Ali Majzoub, pela brilhante iniciativa; Mohamed Kadri, ao Nadim Majzoub, União Islâmica de São Paulo; nosso querido Mohamad Barakat; Xeique, nosso líder religioso; ao Mohamed Laila, nós que tantas vezes estivemos juntos; ao meu querido amigo, parceiro, irmão e Issam Sidom, que me deu uma oportunidade muito grande ao lado de outros grandes amigos, de conhecer a terra natal de muitos ou de muitos descendentes que vivem aqui no Brasil.

Na ocasião da visita do Hariri ao Brasil, eu era vereador da cidade de São Paulo, e tive o privilégio de ter participado de dois eventos com a presença do nosso querido líder Hariri. E, para mim, foi encantador e mágico aquele momento da vida. Estar ao lado de uma pessoa que reconstruiu o Líbano, com uma liderança que irradia foi um momento muito importante. E, depois, tive também a oportunidade de estar com o seu filho, quando da sua presença aqui. E tivemos também a oportunidade de, na minha ida ao Líbano, no ano passado, ir ao túmulo em que está sepultado o Hariri, assim como na mesquita que ele frequentava, e foi um outro momento de grande emoção.

Tenho até alguns descendentes libaneses que não tiveram a oportunidade que eu tive de ficar no Líbano por 15 dias e poder conhecer tantos lugares importantes. Na época, os meus amigos do Líbano diziam que eu era o cidadão do Bekaa, porque eu fiquei hospedado na casa da minha família lá no Bekaa, da família Sidom.

Visitei grandes amigos, tive a oportunidade de, em um café da manhã, ser recepcionado por grandes amigos, e falamos de todos os problemas e das lutas que vocês desempenham aqui no Brasil e que eu tenho a oportunidade de humildemente participar dela. Está chegando aqui também o meu filho, o vereador Rodrigo Goulart, que acaba de ser eleito com o apoio de muitos de vocês.

No próximo dia 27 de abril, o meu filho e eu estaremos novamente embarcando para o Líbano. Vamos novamente aquele país maravilhoso para que possamos nos inteirar cada vez mais da cultura e das lutas, e, eu sempre digo em todo lugar que estou que o Brasil deve muito aos libaneses. O Brasil deve muito à comunidade islâmica.

Desde Pedro Álvares Cabral, nós tínhamos entre os navegantes um islâmico, um mulçumano vindo de algum lugar do mundo que ajudou na construção do País. Então, o Brasil deve muito a este povo maravilhoso. E, para falar do Hariri, vocês têm muito mais propriedade do que eu.

Eu tenho apenas que agradecer ao grande arquiteto do universo pela oportunidade que me deu de estar ao lado de pessoas tão maravilhosas. Então, contem com o meu mandato, contem com eventos como este. Pedi na semana passada uma sessão solene em Brasília para nós comemorarmos o Dia do Mulçumano, como já fizemos nos dois primeiros anos do meu mandato.

 Quero cumprimentá-los pelas lutas. Os povos árabes e muçulmanos têm e terão a presença do meu mandato, do mandato do meu filho. Parabéns pelo momento, parabéns pela iniciativa, um grande abraço a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito obrigada, deputado Goulart. Nós vamos agora assistir à apresentação de um vídeo.

 

* * *

- É exibido o vídeo.

* * *

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bom. Bem, dando continuidade aos nossos trabalhos desta sessão solene, eu gostaria de passar a palavra para o Sr. Mohamed Laila, presidente de honra do Movimento Futuro no Brasil.

 

O SR. MOHAMED LAILA - (Pronunciamento em língua estrangeira).

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito obrigada, Sr. Mohamed. E agora, vamos ouvir também, com a palavra, o Xeique Muhamed Barakat do Conselho Superior dos Teólogos e Assuntos Islâmicos do Brasil.

 

O SR. MUHAMED BARAKAT - (Pronunciamento em língua estrangeira).

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Obrigada ao Xeique Muhamed Barakat.

 

O SR. ALLI MAJDOUB - Sra. Presidente, a tradução do presidente de honra, o Sr. Mohamed Laila: “Presidente da Mesa, em seu nome cumprimento a todos os componentes da Mesa. Senhores presentes, que a paz e a bênção de Deus estejam conosco. Neste mês, são 12 anos em que sentimos falta do mártir Rafik Hariri, cuja lembrança ficará viva no coração de todos os libaneses e de todas as pessoas amantes do bem e da paz. Hoje, estamos aqui reunidos em nome da comunidade libanesa para dizer que jamais vamos esquecer a perda de todo o povo libanês, independentemente de sua religião, porque ele cedeu a sua vida pelo Líbano.

Como podemos esquecê-lo? Ele não fazia diferença entre o cristão, o mulçumano ou o ateu. Ele servia a todos na igualdade e na justiça social. Ele ofereceu bolsas de estudo para mais de 35 mil alunos sem saber de qual religião eram esses jovens.

Algumas pessoas tentaram impedir o acontecimento deste ato de hoje, pessoas da própria comunidade libanesa, mas aqui estamos hoje para homenagear este grande líder, este grande estadista. Sabemos que existem pessoas, mesmo dentro do Movimento Futuro, que não aplicam a democracia.

 Mas, aqui no Brasil, somos democráticos, vivemos em um país democrático, no qual foi nomeado através do Líbano um coordenador para falar em nome do Movimento Futuro no Brasil, e ele hoje não está entre nós para homenagear a sua referência. E aqui deixamos o nosso legado que nós vamos trilhar no caminho do mártir Rafik Hariri, até o fim de nossos tempos e nossas vidas. Muito obrigado”.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem, lindas palavras. Bem, agora podemos passar a palavra. Pois não?

 

O SR. ALLI MAJDOUB - A palavra do Xeique.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - A palavra do Xeique.

 

O SR. ALLI MAJDOUB - Isso. Posso traduzi-la?

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Pode.

 

O SR. ALLI MAJDOUB - Então tá bom.  Agora vamos traduzir a palavra do Xeique Muhamed Barakat:

 “Em nome de Deus, clemente e misericordioso, louvado seja Deus, o senhor do Universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Abrahão, o profeta Moisés, o profeta Davi, o profeta Messias, o profeta Muhammad, o derradeiro dos profetas e mensageiros com os seus companheiros, familiares e seguidores.

Com o cumprimento de Deus, cumprimento a todas as pessoas aqui presentes na pessoa da presidente dos trabalhos. Hoje, estamos aqui para relembrar um grande líder, um grande estadista, um grande homem que, através de suas páginas de sua vida, trilhou e seguiu os ensinamentos do Islã.

Ensinamentos estes que o nosso profeta Muhammad recebeu em nome do seu senhor. Baseado nesta ordem que o profeta recebeu, o grande mártir Hariri seguiu os seus ensinamentos dando oportunidade de ensinamento para os jovens que sofriam por uma guerra civil que abalou o país.

Deus altíssimo nos ordenou a fazer e construir esta terra. E, baseado nestes ensinamentos, também ele tentou reconstruir o país do Líbano, sendo notório aquilo que ele fez. E, também, Deus altíssimo nos uniu e nos ordenou a nos unirmos porque é através da união que se alcança os objetos, e, ele através da união e do diálogo, fez todos sentarem sobre a mesa do diálogo e chegou ao consenso de ter o país como prioridade.

E o Xeique faz o seu testemunho dizendo que uma das pessoas mais próximas a ele ouviu uma frase do mártir e, baseado nesta frase, ele pagou o preço a sua vida. Deus o tenha em sua misericórdia”.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem. Com certeza. Bom, agora, vamos passar a palavra para o Sr. Ahmad Saifi, que é presidente da Câmara Comercial Islâmica Brasileira e Centro de Divulgação do Islã para a América Latina.

 

O SR. AHMAD SAIFI - Salaam Aleikum, boa noite.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Boa noite.

 

O SR. AHMAD SAIFI - Boa noite, presidente.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Boa noite.

 

O SR. AHMAD SAIFI - Exma. Sra. Deputada, eu preciso homenagear a senhora, porque estamos abaixo da cúpula da Casa do povo, presidida de uma deputada da família Saifi, faz parentesco entre eu e você.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Sem dúvida.

 

O SR. AHMAD SAIFI - Então, eu me sinto orgulhoso de ter uma deputada, ilustre deputada, sentando nesta Mesa, presidindo esta sessão solene junto com o nosso querido deputado Goulart.

 Rafik Hariri veio a Beirute, que estava toda destruída. Não tinha condição de vivência dentro da cidade, tudo destruído, tudo em ruínas e ruindo. E Rafik Hariri conseguiu fazer daquela cidade destruída uma linda cidade. Está lá, quem quer visitar, que seja bem-vindo.

É importante para nós, Sra. Deputada e Srs. Deputados, reconhecermos a nossa liderança, os nossos antepassados e dar continuidade. Eu faço um apelo para toda a comunidade aqui, libanesa, que seja unida para dar um bom resultado para a sociedade. Eu convoco todos os libaneses aqui no Brasil para que combatamos, junto com o governo brasileiro a fome, o desemprego, o crime, a droga, e trabalhar para melhorar a vida deste povo.

Eu dou parabéns para a nossa querida deputada por esta iniciativa e agradeço a presença de todos, porque homenageando Hariri estão homenageando o Líbano, estão homenageando a justiça e é isso que nós queremos continuar e encontrar anualmente nesta Casa do povo. Muito obrigado a todos. Salaam Aleikum.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Obrigada, Sr. Ahmad, pelas palavras. Agora vamos ouvir também o Sr. Amir Mazloum, que é presidente da Sociedade Islâmica de Guarulhos.

 

O SR. AMIR MAZLOUM - Em nome de Deus, clemente e misericordioso, eu cumprimento aos que estão na Mesa. Cumprimento aos organizadores deste ato e cumprimento a todos os presentes. Em nome da Sociedade Islâmica Brasileira em Guarulhos, eu gostaria de falar algumas palavras sobre o homenageado. Rafik Hariri foi um líder que soube fazer a diferença, sonhou alto e tornou-se um grande homem.

No livro “Liderança”, o juiz federal Ali Mazloum conta a história e fatos da vida de vários líderes que passaram pela humanidade, entre eles: Alexandre o Grande, Mahatma Gandhi e Hariri. O autor cita que a sua missão era ajudar jovens a estudar e reconstruir o seu país, eram sonhos que pareciam impossíveis diante do momento em que o Líbano se encontrava, mas não para aquele homem movido pelo espírito da liderança.

Criou uma fundação e se dedicou a financiar estudos para milhares de jovens libaneses no exterior. Desenvolveu um ambicioso projeto de reconstrução do país e acreditou nele. Com muito esforço e sabedoria conseguiu cumprir esta sua missão e transformou o seu país para melhor. Que Deus o recompense por isto. Portanto, espero que hoje nós aqui não só prestemos homenagem ao Hariri, mas também possamos aprender com ele e seguir o seu exemplo, fazendo a diferença em nosso País, que é o Brasil.

Boa noite, muito obrigado. Salaam Aleikum.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Obrigada, Amir, pelas palavras. Agora então vamos ouvir o Sr. Mokles Al Banout, representante do Levante Popular da Síria.

 

O SR. MOKLES AL BANOUT - Boa noite a todos. (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem. Alli, você vai traduzir? Pois não, pode ficar à vontade.

 

O SR. ALLI MAJDOUB - O Sr. Mokles cumprimenta à Mesa na pessoa da presidente dos trabalhos e cumprimenta as pessoas presentes neste ato.

“Estamos aqui para recordar de fato o grande mártir Rafik Hariri, que através do diálogo e das conversações e do ato nobre de sua pessoa, buscou dar a independência plena ao Líbano ocupado pelo exército sírio e pelo exército israelense. Ele, através do diálogo com o ex-presidente da Síria, Hafez al-Assad, iniciou as conversações para a retirada dos soldados sírios do país.

O governo da Síria queria o Líbano como se fosse uma fazenda, para poder curtir nele as suas temporadas. E queria da Síria o seu recanto para a opressão dos povos e não permitir a liberdade e nem sequer a sobrevivência.

Ele era um homem de visão, um estadista geopolítico que tinha relações em todas as partes do mundo e, quando sentiram que ele iria conseguir de fato a ordem para a retirada de todos os exércitos estrangeiros do país, pagou com a sua vida o próprio custo do seu diálogo. Surgiu o levante do Cedro no Líbano em 14 de março, trilhando o caminho do Rafik Hariri.

Mas, até então na Síria vivia-se em um barril de pólvora, porque as pessoas e os povos, de tão oprimidos, não conseguiram mais se calar mediante as injustiças. O povo da Síria levantou-se para proclamar a sua liberdade e o governo respondeu com armas de fogo. Diziam: “É o Assad ou não é ninguém. Estamos dispostos a dizimar o país, a destruí-lo plenamente na questão da ordem do Bashar Al-Assad”.

O que assistimos durante os seis anos de guerra foi o genocídio no país da Síria. Mas, a promessa que deixamos aqui e o que nós hoje estamos assistindo é que o povo está conseguindo alcançar os seus objetivos.

Isso é, e que Deus prometeu, a justiça há de reinar. A justiça de Deus demora para acontecer, mas a justiça dos homens, às vezes, é falha. E, hoje deixamos aqui a promessa e o agradecimento para o Brasil que nos acolheu, para o presidente, deputados, senadores e para esta Casa que nos deu a liberdade de manifestar a nossa palavra e o nosso repúdio ao genocídio que ocorre em pleno século XXI ao povo isolado e sem armamento.

Pessoas, crianças e homens de idade sendo desamparados e que nem sequer sabem qual paradeiro tomar. Agradecemos a vocês por essa oportunidade. Muito obrigado”.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem lembrado tudo. Fez uma bela retrospectiva. Parabéns. Bem, agora nós vamos ouvir a palavra do Sr. Alli Majdoub, que é presidente da União dos Estudantes Mulçumanos do Brasil.

 

O SR. ALLI MAJDOUB - Sra. Presidente da Mesa dos trabalhos, gostaríamos de agradecer em primeiro lugar a Deus por nos conceder essa oportunidade de estarmos aqui presentes para que a história venha registrar que de fato nós assumimos a nossa responsabilidade diante o nosso compromisso com as pessoas de bem, aqueles que fizeram para a humanidade.

Agradecemos ao deputado Alencar por abrir as portas desta Casa e, na sua pessoa, dirigimos o cumprimento ao deputado. E agradecemos ao deputado Goulart por desmarcar todos os seus compromissos para estar aqui presente conosco. Agradecemos também ao deputado Arnaldo Faria de Sá, que passou por aqui às pressas, mas fez questão de deixar a sua saudação à nossa comunidade e o seu repúdio pelo ato cometido contra a justiça.

Agradecemos também ao nosso tio Ahmad Saifi, que também fez questão de vir aqui para marcar a sua presença; o eminente Xeique, para falar em nome dos religiosos, como também temos as palavras de muitas autoridades que nos enviaram por e-mail, e não nos cabe falar aqui deles hoje, mas vamos entregá-los para a presidente da Mesa para que fique registrado neste ato o parecer das autoridades.

Hoje é um dia de tristeza, mas é um dia de felicidade. Os grandes homens, os grandes líderes no mundo sempre foram aqueles homens determinados, que souberam o que queriam, souberam trilhar o caminho para alcançar os seus objetivos. E na nossa religião, a qualidade reina.

Aqui neste plenário, vimos muitos líderes, atrás dos quais há multidões de pessoas, é um ato seletivo de pessoas nobres que vieram atender ao nosso chamado, no qual agradecemos a todos eles, porque em cada um de vocês vimos vivos o grande mártir Rafik Hariri. 

Juntos vamos alcançar os nossos objetivos, se trilharmos de fato o grande ensinamento de nos unirmos em volta do cordão de Deus para chegarmos aos nossos propósitos e objetivos. A união nos faz chegar de fato para aquilo que menos imaginamos ser alcançado. E com a humildade vamos longe, a humildade nos leva a trilhar de fato o respeito mútuo a todas as pessoas.

Ninguém aqui está em busca de um espaço ou de uma cadeira. Os estudantes mulçumanos do Brasil que fazem parte da nossa entidade passam de sete a oito mil pessoas. Cadastrados, catalogados, e nem sequer um dia falamos que eles existem. Porque eles estão aqui para somar, eles são o futuro da nação.

Seguir os ensinamentos de Deus, praticar o bem para o próximo, desejar ao próximo aquilo que desejamos para nós mesmos. Temos estes ensinamentos como legados em nossa vida, porque devemos a esta terra sagrada, o Brasil, porque aqui eu nasci e muitos daqui presentes nasceram aqui. E aqueles que não nasceram aqui escolheram o Brasil como a sua segunda pátria.

O Líbano é um país que assistimos há pouco tempo, sete mil anos de história e quantas vezes foi reconstruído? E o Brasil também não pode ficar distante, porque é a maior concentração de libaneses do mundo. E a deputada também é descendente de libaneses.

Não adianta querer mudar o mundo se a mudança não partir de dentro de cada um de nós, excelentíssimos deputados e parlamentares.

Deus não mudará o que há em uma nação, se esta nação não quiser mudar o que há em seu interior. A mudança parte de cada indivíduo, de cada elemento, de cada pessoa e dentro de cada um de nós há um gigante adormecido que necessita de oportunidade para se manifestar. As oportunidades são inúmeras e principalmente aqui no Brasil.

No Brasil, nós enxergamos o grande player no futuro para ser o marco histórico para a paz no mundo, porque o Brasil foi, naquela época de Osvaldo Aranha, o culpado do voto minerva para consolidar o Estado de Israel. E, com este voto que Osvaldo Aranha na sua época deu para consolidar o Estado de Israel em 1947, hoje, aclamamos ao governo brasileiro para trazer de volta este poder dentro da ONU para consolidar a paz naquela região.

Muitas gerações pagaram o preço de suas vidas, muitas crianças querem brincar, mas não têm oportunidade. Este era o sonho do grande mártir e estadista Rafik Hariri: proporcionar a vida às pessoas.

Em 1982 eu tinha 12 anos e me lembro que o Exército Brasileiro, quando chegou na invasão de Beirute, parou a guerra, porque desceram os soldados brasileiros nas ruas, então aqueles que estavam em intriga e briga deixaram de se matar para falar de futebol, samba e alegria.

Este é o papel do Brasil no mundo, e é por isso que vivemos e nos orgulhamos de sermos brasileiros. E, ao mesmo tempo, esta nossa homenagem de hoje ao grande mártir para deixar aqui que estamos trilhando o seu legado custe o que custar, mesmo que venha a custar as nossas próprias vidas, porque para o bem devemos ceder e devemos dar e nos unir, assim vamos vencer e vamos chegar. Muito obrigado a todos, que Deus os abençoe.

 

A SRA PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Muito bem, Alli. Obrigada pelas palavras também, e, agora o penúltimo orador da noite, e que foi fundamental para que esta sessão pudesse ser realizada, o Sr. Mohamed El Kadre, que é presidente da Associação Islâmica de São Paulo.

 

O SR. MOHAMED EL KADRE - Salaam Aleikum. Agradeço à deputada, nós, nesta Casa, no mandato do deputado Simão Pedro, criamos, e eu pessoalmente escrevi esta lei que institui o dia 14 de fevereiro como o Dia da Comunidade Libanesa em homenagem ao mártir Rafik Hariri.

Durante dez anos nós temos feito esse ato aqui. E, hoje, para a minha grande alegria, o meu companheiro, o deputado Alencar não pôde estar, mas ao mesmo tempo ele proporcionou uma alegria imensa. Nós temos uma deputada de sangue libanês aqui presidindo a sessão.

Agradeço à grande companheira de luta, e a todos vocês aqui presentes, porque na política fazemos as coisas por decisões e não só por opções, e este ato hoje representa, mais do que os outros, toda a comunidade libanesa. Cada um de vocês aqui representa um pedaço do Líbano.

Nós estamos aqui pela unidade da comunidade libanesa. Mas, isso faz parte do nosso dia a dia político. O importante para nós o que é? É este legado que o grande mártir Rafik Hariri deixou para nós. Eu quero falar para o meu irmão sírio de luta, estamos na rua sempre. Rafik Hariri foi o primeiro mártir da Revolução Síria.

O martírio dele acabou com ocupação síria no Líbano durante 28 anos. Ele reconstruiu o Líbano, mas, eu pessoalmente carrego nele o grande legado. Ele acabou com uma coisa que acontecia no Líbano, você tinha identidade e tinha que estar escrito lá se é mulçumano ou cristão.

Isso não existe mais. Por quê? Porque entendia ele como. Nós entendemos que as pessoas não podem ser discriminadas ou ditas, se é mulçumano ou é cristão. E, ele dizia: “Primeiro é o Líbano, somos libaneses”. Ele acabou com esta questão que era até discriminatória durante a Guerra Civil do Líbano, de dar o RG para saber se você era cristão, se você era mulçumano.

O grande legado do Hariri foi justamente modificar o pensamento do dia a dia do libanês, jamais se pensou que um dia o Líbano poderia chegar aonde chegou na gestão dele. E olha que a pressão externa foi grande. A Europa e os imperialistas pediram que ele reconhecesse o Hezbollah como um partido terrorista e ele disse não, que aquela era uma resistência do povo libanês. Por isso, ele não fez o jogo que os imperialistas e a Europa queriam.

Assumiu uma posição firme, mas essas coisas acabam sendo esquecidas com o tempo. Hoje, o que vemos no Líbano é que o povo libanês, com todo o problema da Síria, porque nós estamos amarrados no problema da Síria, se cai o Bashar, resolve o problema do Líbano. Se não cai vai ficar desse jeito, mas o povo libanês tomou consciência tal de não cair nas armadilhas que estão sendo impostas para nós todos os dias no Líbano, provocação de um partido, provocação de outro.

Mas, o povo libanês diz: “Nós não queremos a guerra, nós queremos viver em paz”. Para finalizar e não polemizar, eu queria agradecer a todas as pessoas que acreditam em nós. Sabe, deputada, a última vez que eu tive uma vida livre e comum, acho que foi 1979 ou 80. De lá para cá, eu vesti este símbolo da resistência palestina. E aí as pessoas falam: “Você é palestino e está com o Hariri?” Sim. Porque ele apoiava a resistência palestina, ao contrário do que os outros dizem.

Nesta caminhada, ao longo dos anos, eu acho que eu queria me aposentar, mas, infelizmente acabaram com a aposentadoria neste País, então não vai dar certo. Mas, ao longo deste tempo, desta luta, nós estivemos nas ruas, deputada, mais de 30 anos e continuamos nas ruas. E, eu queria fazer uma saudação para um grupo nosso que se chama, “Mulçumanos e Mulçumanas Contra o Golpe”, que esteve em todas as manifestações contra o golpe contra a presidenta Dilma.

E, dizer ao meu amigo Nadim, que muitas vezes nós vamos para a Paulista fazer uma manifestação para defender o povo sírio da Palestina e muitos não podem ir, mas, aquele cadeirante ali foi a todas as manifestações que nós marcamos, todas elas. E não estou falando com demagogia, vocês que estão aqui é que representam o povo libanês mesmo.

Vocês que estão aqui, porque aqueles que trabalharam contra o nosso evento, aqueles que trabalharam não são merecedores de representar ninguém. E, nós não estamos aqui por um partido, nós estamos aqui em defesa do povo libanês. E, vamos continuar assim, na nossa luta, nós somos um grupo pequeno, 20 a 30 pessoas, mas podemos todos nós ser um grande grupo.

Viva o povo libanês, viva o povo brasileiro. Nós somos irmãos, viva o grande mártir Rafik Hariri. Viva o maior mártir da história recente do nosso país. Obrigado. Salaam Aleikum.

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Obrigada, Mohamed. Muitas palavras lindas que você disse. Bem, mais uma vez boa noite a todas, boa noite a todos. Eu quero dizer que é uma grata satisfação recebê-los aqui nesta Casa Legislativa.

Quero saudar o Sr. Mohamed Laila, que é o presidente de honra do Movimento Futuro do Brasil; aos membros da Mesa; Ahmad Saifi, presidente da Câmara Comercial Islâmica Brasileira; o Xeique Muhamed Barakat, do Conselho Superior de Teólogos e Assuntos Islâmicos e o nosso deputado federal, Antonio Goulart, muito obrigada também pela sua presença aqui.

Meus quatro avós são libaneses e, infelizmente, os quatro falecidos. E eu não conhecia o Líbano. Em 2011 nós fizemos uma viagem onde, de todos os países que eu tive a oportunidade de conhecer, eu nunca me senti tão feliz e tão à vontade em um país como eu me senti no Líbano. Ficamos lá por quase um mês. Andei por aquele país de norte a sul. Tinham alguns lugares que não tínhamos acesso, porque estavam em conflitos e etecetera, então não pudemos chegar.

Mas, fomos em cidades maravilhosas. E, eu devo dizer a vocês que eu só me emocionei. Eu não sabia o que fazer de tanto que eu chorava, eu sorria, eu chorava. Eu lembrava dos meus avós, eu lembrava do meu pai já falecido. Eu lembrava quando eu andava pelas aldeias vendo aquelas mulheres fazendo pão sírio da mesma forma que minha avó fazia, com o lenço na cabeça, as esfihas maravilhosas.

A culinária libanesa é considerada pelos especialistas uma das melhores culinárias do mundo, talvez uma das mais saborosas do mundo. O Líbano tem muito para oferecer para outros países, o grande problema é que é sempre uma zona de conflito.

Quando fui para o Líbano e fiquei vendo as obras que o mártir fazia, as intervenções na área de infraestrutura, os avanços na área social, os avanços na área educacional, eu fiquei muito surpresa, porque eu andava por ali e eles falavam: “Aqui é obra do Rafik Hariri”. Andava na estrada: “Esta autoestrada foi feita pelo Rafik Hariri” “Aquele pontilhão foi feito por Rafik Hariri” “Aquela ponte foi feita por Rafik Hariri”.

Beirute foi recuperada pelo Rafik Hariri. Falei: “Mas que homem fantástico”. E eu fui, tal qual o Goulart, ao túmulo do Rafik Hariri saudá-lo, porque uma liderança como esta não se constrói do dia para a noite. Tanto isso acontece que até agora não houve um substituto com o potencial dele, com a capacidade e a competência deste grande líder que o Líbano mostrou.

Não só internamente para o Líbano, mas para todo mundo, surpreendendo a boa parte do mundo ocidental pela maneira como ele agia. Infelizmente, as ações radicais acabaram levando ao assassinato do Rafik Hariri e precisou, como bem disse o Mohamed, ele morrer para que saíssem as tropas que estavam atrapalhando, subjugando, reprimindo o povo libanês. Um país, para ser grande, tem que ser soberano, ele tem que ter autonomia, sobretudo, ele tem que ter independência e liberdade.

Isso só foi possível através da morte do Rafik Hariri, infelizmente. Então, hoje é um dia que merece ser celebrado. A presença de vocês aqui certamente é um orgulho para nós deputados desta Casa, mas também certamente o Rafik Hariri, esteja onde estiver, está muito feliz por esta singela homenagem da comunidade libanesa aqui no estado de São Paulo. Estado este que abriga o maior número de descendentes libaneses.

Eu me lembro que quando o Lula esteve no Líbano, ele virou para o presidente libanês e falou assim: “Eu governo para um número maior de libaneses do que você governa aqui no Líbano”. E é verdade. Eu moro em Catanduva, vizinha de São José do Rio Preto, que tem mais de 70 mil descendentes de libaneses. Talvez depois de São Paulo, seja a cidade com o maior número de libaneses no Brasil.

E este povo ajudou a construir o Brasil com muito trabalho, com muito esforço e com muito suor. Você não vê um libanês pedindo esmolas pelas ruas, porque é um povo trabalhador, e mais do que trabalhador é um povo solidário, honesto, leal, sobretudo amoroso.

Os libaneses são um povo que externaliza o seu amor. Portanto, é o mínimo que eu podia fazer quando o Alencar me pediu para que viesse substituí-lo, eu falei: “Com o maior prazer”. E, agora eu quero dizer, no ano que vem eu não vou só substituir o Alencar aqui, mas serei também uma das autoras desta sessão solene em homenagem ao povo libanês, em homenagem aos seus líderes, em homenagem a esse país que ainda pode oferecer muitas coisas para o mundo.

Mas, para isso, é preciso que haja um ambiente completo de paz no país. Senão é muito difícil. É um país lindo, com riquezas naturais belíssimas que podem fazer do turismo a sua grande base econômica. Mas, para fazer isso, é preciso que haja esse ambiente de paz, senão fica difícil atrair o turismo para o Líbano. Uma capital banhada pelo Mediterrâneo, não é qualquer capital que tem esse privilégio. Um país que está no Oriente Médio e que não tem deserto, pelo contrário, tem mais de 15 rios que descem as montanhas embelezando e dando uma característica toda especial a geografia daquele país.

Além disso, além de ter uma geografia privilegiada, tem um povo que é maravilhoso. Portanto, salve o Líbano, salve o povo libanês, salve o Brasil e salve o povo brasileiro. Muito obrigada.

Agora, vamos ver mais um vídeo pequenininho de três minutos e eu farei o encerramento da sessão. É um minutinho.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - BETH SAHÃO - PT - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Muito boa noite a todos e, convidamos para um pequeno coquetel que será servido aqui na sala ao lado, no Salão dos Espelhos. Boa noite.

Está encerrada a sessão.

* * *

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 14 minutos.

 

* * *