http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

10 DE ABRIL DE 2017

016ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO REGIMENTO DE POLÍCIA MONTADA 9 DE JULHO - CAVALARIA

 

Presidentes: CAUÊ MACRIS e CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão. Informa que convocara a presente sessão solene, para "Homenagem ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho - Cavalaria", por solicitação do deputado Coronel Camilo. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Cumprimenta os integrantes da Mesa. Elogia os deputados Coronel Camilo e Coronel Telhada.

 

2 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência. Agradece as palavras do presidente Cauê Macris. Cumprimenta os presentes. Acrescenta que seu mandato está à disposição da defesa institucional da Polícia Militar. Lembra exposição, no Hall Monumental, em homenagem à Cavalaria. Ressalta o cultivo dos valores e das tradições que norteiam a atividade policial. Anuncia a exibição de vídeo institucional da entidade ora homenageada.

 

3 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Enfatiza o trabalho executado pela instituição. Comenta experiência no Batalhão Tobias de Aguiar - Rota. Tece considerações a respeito da retridão que norteia a atividade policial, em prol do bem comum da população. Assevera que é nobre a missão exercida por profissionais de Segurança Pública. Informa que há dois anos cobra postura do Governo do Estado, a favor da valorização da categoria. Alude que os projetos destinados a favorecer a Polícia Militar têm sido apoiados, de forma unânime, pelos 94 deputados estaduais. Estabelece relação entre a democracia e o fortalecimento da Polícia Militar.

 

4 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Endossa o discurso do deputado estadual Coronel Telhada. Anuncia a entrega de homenagens.

 

5 - NIOMAR CYRNE BEZERRA

Coronel da reserva da PM, saúda os presentes. Narra breve histórico do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho. Elogia o deputado estadual Coronel Camilo pelos trabalhos prestados a favor da Cavalaria. Afirma que a instituição é muito atuante. Convida a população para conhecer a instituição homenageada.

 

6 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Reitera o convite à população. Sugere datas para visitas ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho.

 

7 - MARCELO VIEIRA SALLES

Tenente coronel PM, comandante do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho , saúda os presentes. Manifesta-se orgulhoso por participar da solenidade. Acrescenta que os deputados estaduais Coronel Camilo e Coronel Telhada são conhecedores das virtudes e dificuldades vivenciadas pela Polícia Militar. Elogia a humildade do parlamentar. Aduz que a Tropa é leal e trabalhadora.

 

8 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Afirma privilégio por ter comandado a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Lamenta o falecimento de 48 policiais militares, quando do seu comando.

 

9 - NIVALDO CÉSAR RESTIVO

Coronel PM, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza a Presidência pela iniciativa da solenidade. Informa que 65 infratores foram presos, após patrulhamento da Cavalaria, em 2017. Valoriza a capacitação técnica do efetivo. Solicita palmas ao 1° Sgt PM Jonias Moreira Santos, a quem homenageia. Faz referência à atividade de equoterapia desenvolvida pela Cavalaria.

 

10 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Convida os presentes a entoarem a canção "Eterno Regimento", executada pela Seção de Banda do Corpo Musical da PM do Estado de São Paulo, e o Tra la la da Cavalaria. Faz agradecimentos gerais. Ressalta a importância do cavalo. Afirma que os membros da Cavalaria são seres humanos diferenciados e especiais. Convida os presentes para a exposição de arte em homenagem à instituição, realizada no Hall Monumental. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite a todos. Senhoras e senhores, sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de prestar homenagem ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho - Cavalaria.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia sábado, dia 15, às 21 horas pela NET - canal 7, Vivo - canal 185 e pela TV Digital Aberta - canal 61.2.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente, atendendo à solicitação do deputado Coronel Camilo, com a finalidade de prestar homenagem a Polícia Montada 9 de Julho.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do sargento Ferreira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência agradece mais uma vez a presteza da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo de participar de todas as nossas atividades aqui na Assembleia Legislativa. Em nome do Legislativo Estadual do nosso Parlamento agradecemos a Banda da Polícia Militar.

Antes de passar a Presidência ao autor desta homenagem, o deputado Coronel Camilo, quero cumprimentar todos os integrantes da Mesa. Coronel Telhada e Coronel Camilo, em primeiro lugar, dois deputados que honram o nome da Polícia Militar dentro do Parlamento do Estado de São Paulo defendendo os interesses da corporação e de seus eleitores, defendendo os interesses daqueles que acreditaram no trabalho. Para mim, como presidente da Assembleia Legislativa, sempre fui muito claro e transparente a respeito da posição e da mudança que teve de qualidade nas discussões das ações da Polícia Militar, meu caro coronel Nivaldo, nosso comandante-geral da Polícia Militar, com a presença desses dois parlamentares aqui na Assembleia Legislativa.

Não tenho dúvidas de que tudo aquilo que se trata de Polícia Militar está muito bem representado pelo Coronel Telhada e o Coronel Camilo aqui dentro desta Casa de Leis. Cumprimento nosso comandante-geral coronel Nivaldo, o cumprimento por ter assumido esse importante desafio de comandar essa que é uma das mais premiadas e mais respeitadas instituições do nosso Brasil, que é a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Cumprimento o coronel Rubens, representando o Exército Brasileiro e o coronel Salles, com quem já tive o prazer de conviver, enquanto ajudante de ordem do então governador Geraldo Alckmin, e agora com essa importante função comandando a Cavalaria. Parabéns por seu trabalho e por aquilo que você tem feito. Em seu nome cumprimento todos aqueles que são integrantes desse importante segmento dentro da Polícia Militar.

Passo agora a Presidência desta sessão solene ao nosso Coronel Camilo, que é quem fez a requisição desse dia. Ausento-me por conta de outros compromissos que já tínhamos assumido, mas fiz questão de vir aqui para fazer a abertura e deixar meu respeito à Cavalaria e à Polícia Militar do nosso estado. Muito obrigado. Uma ótima noite e sessão para todos vocês.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Boa noite a todos. Queria agradecer ao nosso presidente, deputado Cauê Macris, pela gentileza de abrir nossa sessão. Agradeço esse grande respeito que ele tem, assim como seu pai também foi presidente desta Casa inovando, e agora temos o deputado Cauê Macris que está fazendo acontecer nesta Assembleia Legislativa. Agradeço mais uma vez ao nosso presidente pela honra de ter aberto a sessão. Eu pediria a todos mais uma salva de palmas a ele. (Palmas.)

Antes de cumprimentar a Mesa quero fazer uma solicitação: acho que temos aqui um representante da nossa velha guarda, dos nossos veteranos. Ele terá certa dificuldade para vir aqui, mas convido o coronel Niomar para fazer parte da nossa Mesa dos trabalhos. Grande comandante, foi da Cavalaria, da Rota, passou por unidades importantes, uma vida dedicada à Polícia Militar de São Paulo, nosso coronel Niomar Cyrne Bezerra. Muito obrigado por ter aceitado este momento muito importante, que homenageamos nossa grande Cavalaria.

Senhoras e senhores, a Cavalaria é sempre um momento de rever as tradições. Então desde já agradeço a presença de todos. Nosso comandante, coronel Niomar; meu colega de batalha nesta Casa, Coronel Telhada, obrigado por sua presença e o prestígio de estar aqui conosco. Nosso comandante-geral Nivaldo, sei um pouquinho de como é sentar-se nesta cadeira, então desejo muito sucesso nesta nobre missão e que dê tudo certo. O que eu e o Telhada puder ajudar, o que o presidente Cauê e os deputados desta Casa puderem ajudar, contem conosco.

Gostaria de saudar também nosso comandante Rubens, leve um grande abraço ao general Cid e a todo nosso Exército Brasileiro. Obrigado pela presença de sempre. E finalmente ao nosso coronel Salles, que aprendi a admirá-lo quando era capitão, ele me ajudava muito no Palácio dos Bandeirantes. Parabéns pelo comando da Cavalaria. Em seu nome parabenizo todos nossos cavalerianos, os quais fizeram a diferença sempre na Polícia Militar de São Paulo, a Cavalaria participou da história e foi criada junto com a PM, o Regimento foi criado um pouco depois, mas foram criados juntos, o 130 de 31, 30 eram da Cavalaria. Sejam todos bem-vindos a esta Casa de Leis.

Eu queria agora cumprimentar algumas autoridades, e durante a solenidade vamos citando todos que estão presentes aqui. Além da nossa Mesa, quero cumprimentar o tenente coronel Homero De Giorge Cerqueira, representando a coronel Helena, muito obrigado pela presença, nossa chefe da Casa Militar; coronel José do Carmo Garcia, comandante do CPA-M2; Humberto Dias, nosso amigo e superintendente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Pinheiros; Monica Heine, presidente do Lions Clube de São Paulo; Jefferson da Silva, representando a Associação Comercial de São Paulo - Distrital Centro. Um abraço também ao Luiz Alberto, da Distrital Centro. Ney Cardoso, representando o deputado Salim Curiati.

Queria saudar também alguns comandantes aqui em nossa plateia: coronel Félix, que foi comandante da nossa Cavalaria também; coronel Chiari que também comandou a Rota e estava ali do lado; coronel Glauco; coronel Marco; coronel José Paulo; coronel Pettinato, também do Clube dos Oficiais; coronel Marciano; coronel Antão; coronel Pinhata; coronel Bucheroni e todos vocês que estão prestigiando nossa Cavalaria e nossa Polícia Militar de São Paulo.

É sempre um prazer estarmos nesta Casa homenageando a Polícia Militar de São Paulo. Sempre que é possível eu e o Coronel Telhada trazemos a discussão de segurança aqui para dentro. Todos os dias estamos nestes microfones fazendo a defesa institucional. É muito importante que a Polícia Militar esteja sempre presente nesta Casa, não só com a banda, mas mostrando um pouco de nossa PM. Todos também estão convidados a depois verem a exposição que está montada no Hall Monumental, sobre nosso Regimento de Cavalaria. Se não me engano a Banda de Clarins também está lá.

Sejam todos bem-vindos, tenho um orgulho muito grande, não há nenhuma incompatibilidade entre a tradição e a modernidade, a Cavalaria está aí para mostrar isso. Devemos olhar para o passado sempre, e aprender com ele, tendo a visão de futuro para que possamos viver intensamente e bem nosso presente. A Cavalaria é uma demonstração disso, a Polícia Militar cultiva muito suas tradições, principalmente essas instituições históricas como a Cavalaria, que traz para nós a melhor forma de trazer isso, cultivar valores. É o que nossa Cavalaria faz.

Para conhecer um pouquinho melhor isso vamos passar agora um vídeo institucional sobre nosso Regimento 9 de Julho.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Pessoal, é sempre bom falar de coisas boas. Cumprimento a todos vocês. Falar da Cavalaria, para mim, é um tremendo orgulho, nunca servi, mas sempre fiz minhas grandes comemorações na Cavalaria. Meu aniversário, minhas vitórias de comando, porque sempre achei simbólico. Gostaria de ter servido na Cavalaria, mas não deu certo durante minha passagem por nossa Polícia Militar. Saúdo também nosso amigo Kenji Fukuhara, do Palácio do Governo. Seja bem-vindo e obrigado pela presença e prestígio.

Agora vamos ouvir um pouquinho um que também entende muito da nossa Polícia Militar e é meu parceiro aqui na Casa, que vai falar sobre nosso Regimento 9 de Julho. Com vocês, a palavra do nobre deputado Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Boa noite a todos, é um prazer recebê-los aqui na Assembleia Legislativa. Em primeiro lugar quero saudar o presidente da sessão solene, o deputado estadual Coronel Camilo. Saúdo nosso comandante-geral, coronel Nivaldo; coronel Niomar, nosso sempre comandante não só do Regimento de Cavalaria, mas da Rota; coronel Rubens, representando meu querido amigo general Sidney; Coronel Salles, comandante do Regimento de Cavalaria 9 de Julho, e todos os senhores e senhoras presentes, irmãos de arma da Polícia Militar.

Quero dizer da nossa satisfação de estarmos aqui esta noite participando desta sessão solene a convite do Coronel Camilo.

Gostaria de falar dois motivos por eu estar aqui: primeiro, para comemorar com os senhores esta sessão, e agradecer por tudo que vocês têm feito pela Polícia Militar e a sociedade paulista, e segundo prestigiar a postura e atitude do Coronel Camilo ao chamar esta sessão solene. Nosso respeito não só pelo mandato dele, mas também por nosso querido Regimento.

Para falar do Regimento de Cavalaria precisaríamos de muito tempo, por causa da centenária história dessa querida unidade. Como o Coronel Camilo, também nunca servi no Regimento de Cavalaria. Minha experiência foram os três anos de Barro Branco, onde tínhamos toda semana de aula de cavalaria, com famosos instrutores na época: tenente Vicente, tenente Damázio. Enfim, os oficiais que nos fizeram pegar amor não só pelo Regimento, mas pela história da Cavalaria e pela Polícia Militar. Apesar de eu não ter a oportunidade de servir no Regimento, servi numa unidade coirmã, não só pela história, mas pela própria localização, o Batalhão Tobias de Aguiar, a Rota.

Nesses anos que servimos estávamos sempre juntos nos eventos, nas oportunidades. O respeito que tenho pela arma de Cavalaria é o mesmo que tenho pela Rota, tenham certeza disso. Tanto que não somos oficiais da Rota, mas oficiais de Rota. Tenho certeza que os senhores aqui não são policiais da Cavalaria, mas de Cavalaria. Então em nosso mandato temos trabalhado forte pela Polícia Militar, não só por servos policiais militares, mas por sabermos o que representa a PM para a população do estado de São Paulo.

Coronel Rubens, o senhor que é oficial do Exército e de Cavalaria também, não sei se teve a oportunidade de participar de outros eventos aqui, não o conheço, acho que é a primeira vez que estamos juntos, talvez o senhor não conheça nosso trabalho. Mas hoje com a situação atual que o País se encontra, onde todo mundo se assusta com o que tem acontecido, nós da Polícia Militar estamos tranquilos em nossa missão, porque sempre trabalhamos de uma maneira correta, legal e forte. O que de repente passa a ser pedido por todo o País é nossa vida, é nossa exposição no trabalho desde que entramos na Polícia Militar, cada um no seu ano.

Eu ingressei em 1979, alguns são mais antigos, outros mais modernos, mas nosso ideal é sempre o mesmo: servir a população, dar nosso máximo pela população. Fazemos isso com tranquilidade e disponibilidade, porque somos assim. Fomos forjados assim. Eu vi agora no vídeo da Cavalaria três figuras simbólicas não só para o Regimento: o coronel Marco Antonio que também foi oficial de Cavalaria, mas para toda a Polícia Militar; Mueller, Júlio Marcondes Salgado e Miguel Costa. São figuras que quando estávamos nos bancos acadêmicos ouvíamos contar essas histórias, e muitas vezes viajávamos pensando o que esses oficiais e praças na época passaram por nossa PM.

A história mudou, a tecnologia chegou, mas nossa missão continua a mesma: servir a população de São Paulo. Servir com sacrifício, com disponibilidade, e principalmente com amor à causa pública. Os senhores continuam numa missão nobre, uma missão que todos nós entramos como voluntários. Uma missão que todos nós resolvemos fazer como se fosse um sacerdócio, com dificuldades e não são valorizados. As autoridades não nos valorizam e hoje podemos falar isso com tranquilidade, porque nós aqui diariamente - Coronel Camilo e eu - neste plenário há dois anos, praticamente todos os dias, clamando pelo reconhecimento devido da Polícia Militar.

Não é só o reconhecimento de como todo mundo fala que ama a polícia, mas na hora de desembolsar nosso salário ninguém se lembra disso. Há dois anos cobramos diariamente uma postura do governador do Estado, que é do meu partido e fico muito à vontade de dizer isso aos senhores. Eles não reconhecem a Polícia Militar da maneira que deve ser reconhecida, com valorização salarial e profissional. Uma valorização como a instituição que realmente faz com que São Paulo não saia dos seus rumos. Mas nós aqui temos trabalhado forte nesse aspecto e queremos o apoio dos senhores para que nos ajudem em nossa missão.

No ano que vem teremos novas eleições e precisamos trazer mais policiais militares para cá. Nosso presidente Cauê há pouco, querido amigo, os senhores viram um jovem de 34 anos como presidente dessa Assembleia hoje. Um jovem deputado já com uma longa vida política. Ele não falou da boca para fora quando falou do Coronel Camilo e de mim, porque modéstia à parte, nossa postura é diferente. Nossa postura, senhores e senhoras, é uma postura policial militar. É isso que a sociedade quer de suas autoridades, uma postura correta e legalista. Uma postura de honestidade e de trabalho, que combata todo o mal e a corrupção que existe em nosso País hoje.

Quando ele diz que esses dois deputados e mais o Delegado Olim, que é delegado da Polícia Civil e tem nos ajudado muito, mais o Gil Lancaster que foi policial militar de Rota por muitos anos, e outros muitos deputados que aqui estão nesta Casa, o que queremos é justamente isso: lutar pela população de São Paulo. Tenham certeza, me permita Camilo falar assim, mas me permitam porque estamos entre amigos e irmãos de arma, nós temos trabalhado de uma maneira que tem sido feita a diferença nesta Casa.

A Polícia Militar era reconhecida muitas vezes pelos policiais que fazem a guarda do plenário, pela banda que às vezes ia num evento, mas hoje é diferente. A Polícia Militar é reconhecida da maneira que tem que ser reconhecida nesta Casa. Todos os projetos e pedidos que têm entrado, têm sido atendidos sim, e de uma maneira unânime. Nós temos deputados que por ideologia, muitas vezes, se colocam contra a polícia, por ideologia - principalmente o PSOL que é de esquerda e não gosta da gente, isso não é novidade para ninguém. O deputado faz aquele misancene para jogar para a plateia dele. Mas na hora que entra alguma coisa em relação à polícia temos recebido aqui um apoio unânime de todos os deputados. Os 94 deputados têm votado nas causas da Polícia Militar, porque reconhecem a necessidade de uma polícia forte, que realmente mantenha as tradições, como o Coronel Camilo falou, e o governo de uma maneira forte e democrática.

Eu sempre digo, nós não temos uma democracia se não tivermos uma polícia forte, ao contrário do que muita gente pensa, que democracia é liberdade. Nós entendemos que democracia é respeito, e ele é mantido graças a nossa Polícia Militar, graças a veteranos como o coronel Félix, que foi comandante; o coronel Chiari, coronel Pettinato, coronel Glauco e os demais que estão hoje. Os senhores mantêm esse respeito

Acreditem na missão, acreditem nesses dois que estão aqui batalhando por vocês. Não temos varinha de condão, não temos o dom de fazer magia, mas temos trabalhado muito por nossas causas. Estejam conosco, só temos um jeito de mudar a situação atual: é estarmos juntos e trazendo mais gente para esta Casa e para Brasília. Nós precisamos valorizar nossa polícia, precisamos brigar pelos direitos de nossa polícia, e isso só vamos conquistar se estivermos juntos.

Coronel Camilo, parabéns pela solenidade que chamou nesta data, e por valorizar nosso Regimento de Cavalaria, hoje comandado pelo querido amigo coronel Salles. Parabéns a todos os senhores e senhoras. Entendam, vocês são de uma valia muito importante para o estado de São Paulo, não só para suas famílias. Nós vamos mudar esse quadro do Brasil, vamos mudar essa cultura. Vamos fazer com que a sociedade entenda que sem uma polícia forte nunca teremos nossos direitos mantidos e garantidos. Essa manutenção e garantia cabe a todos os senhores e senhoras.

Contem conosco nesta Casa, porque nós contamos com vocês nessa batalha. Juntos sempre conseguiremos nossos ideais. Parabéns a todos, e Deus abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns Coronel Telhada por suas palavras, e a todos vocês integrantes da Polícia Militar de São Paulo. Fica aqui o nosso grande reconhecimento a todos. O trabalho que vocês fazem é fundamental para o cidadão. Como falou o nosso brilhante Coronel Telhada, o sustentáculo da democracia é a polícia. Sabemos que quem faz isso no dia a dia da rua é nossa Polícia Militar, parabéns a todos vocês.

Falando em agradecimentos, vamos agradecer alguns integrantes do nosso Regimento 9 de Julho. Tenho certeza que isso representa todos que estão hoje trabalhando no Regimento. Vou pedir ao nosso Cerimonial que chame aqui nossos homenageados para entregarmos um singelo reconhecimento da Assembleia Legislativa, um certificado de agradecimento pelo grande trabalho. Por favor.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - THAÍS CIPOLLA - Coronel de Cavalaria do Exército Brasileiro Jeferson Sgnaolin Moreira; capitão PM Syllas Jadach Oliveira Lima; capitão PM Luciana Greanin Rostello; 1º tenente PM Thais Cipolla; primeiro-tenente PM Vinícius de Nóbrega; 1º tenente PM Renato dos Reis da Freiria; 1º tenente PM Anita Braga Salvione; 1º sargento PM Hélio da Paixão.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - É muito bom cumprimentar gente boa fazendo acontecer, e a Cavalaria faz acontecer. Mais uma vez, eu insisto, porque nós escutamos falar que as tradições atrapalham, pelo contrário, isso nos ensina, observando nosso passado, a dar mais valor às coisas, à vida e às pessoas. A tradição precisa ser resgatada. Quando eu estava no comando- geral da instituição nós retornamos uma coisa que haviam tirado, a Espada de Cavalaria, por sugestão do nosso coronel Félix que está aqui e era meu comandante de Choque naquela época.

Hoje o primeiro colocado da academia - tem o da turma toda e o da Cavalaria, também ganha uma espada. Também retornamos todas as festas da confraria, as festas juninas, a Confraria dos Estribos. Para falar um pouquinho sobre isso rapidamente, porque sei que ele não gostaria de falar, mas insisto. Nosso coronel Niomar.

 

O SR. NIOMAR CYRNE BEZERRA - Boa noite, é uma satisfação enorme estar aqui ao lado de tanta gente bonita e trabalhadora. É muito bonito ver o plenário com meus colegas da Polícia Militar, todos usando o uniforme, que infelizmente não podem usar na hora de ir para casa, porque correm sérios riscos. Mas o orgulho vale. É muito bom vê-los e passar um momento com vocês.

Vocês já ouviram o Coronel Telhada falar que entrou em 1959 e eu já era tenente. Eu entrei em 53. Sessenta e nove ou 59, Telhada?

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - 79.

 

O SR. NIOMAR CYRNE BEZERRA - Setenta e nove e ele está acabado, olha como ele está. Eu sou de 53 e estou inteiro. Nem consigo andar, inteiro ferrado. Amigos, eu cheguei ao Regimento de Cavalaria como aspirante em 1958 e acho que até hoje não saí de lá, continuo sendo do Regimento de Cavalaria. Vai ter alguma coisa no Regimento, estou lá, se o Regimento vai ser homenageado eu vou, se o Regimento vai desfilar eu vou ver. Eu sou integrante do Regimento de Cavalaria eternamente, para meu gosto, da minha alegria e da minha família.

Vivi momentos e momentos dentro do Regimento. Ele foi o que o Coronel Camilo falou, porque ele veio um pouco depois. Eu entendi o que ele disse, mas vou me permitir falar um pouco desse tempo. Os 130 de 31 eram 100 infantes e 30 cavaleiros. Sessenta anos depois, em 1991, a polícia já era de tamanho tal e deixou de ser uma única coisa, uma única unidade, criando o 1º e 2º Batalhão, e um Regimento de Polícia Montada. O 1º Batalhão é o Tobias de Aguiar, o 2º Batalhão é o Dois de Ouro na Penha, e o Regimento da Polícia Militar demorou um pouquinho mais para ser instalado. Ele acaba sendo instalado em outubro de 92, quando o Governo de São Paulo convocou o 1º tenente do Exército Brasileiro, Joaquim Ignácio Baptista Cardoso, que veio comissionado no cargo de tenente-coronel e foi o primeiro comandante do nosso Regimento. Veio ele e mais um oficial para ser o subcomandante, eu não tinha estrutura pessoal para tais funções.

O primeiro boletim está lá no Regimento, com a assinatura de Joaquim Ignácio Baptista, aquela letrona grande e bonita. Ele morreu general e avô de uma pessoa que todos os senhores conhecem bastante, chamado Fernando Henrique Cardoso. Ele era avô do ex-presidente da República, então o Regimento já nasceu abençoado. Vamos entender, nenhuma outra unidade tem avô de presidente, só o Regimento. Não vamos deixar acontecer também.

Eu vivi no Regimento desde 58, tempos e tempos, entrando ao o que falou nosso presidente da Mesa, o Coronel Camilo: a Confraria; a reunião. O Coronel Camilo foi pessoalmente uma viatura de resgate na vida do Regimento de Cavalaria. Tudo que alguém tirou ou jogou fora dizendo que tradicionalismo não vale, história era para estar lendo livro no Museu da Polícia Militar, tudo isso ele foi buscar de volta. O Regimento é feliz porque representa todos esses cento e poucos anos, vivendo tradições e sendo muito atual no serviço que tem que prestar.

A maior parte da minha vida onde servi, assim como o comandante Nivaldo, foi na área de Choque. O Telhada também passou bom tempo nessa área, e eu servi pouco em batalhões de áreas. Mas sabemos que na ação de Choque, quando chega a Cavalaria é melhor ir embora, porque o agitador não sabe quem é mais inteligente daqueles dois que vêm vindo, um em cima do outro. Eu sei quem é, mas não vou contar, porque é o que está embaixo. Então, a Cavalaria é muito atuante.

Comandante, um dia estou lá de oficial de prontidão no Regimento, ainda telefone, mandam uma ordem para que mandem um pelotão dispersar uma multidão que estava unida na região de um mercado, num ponto tal. Nós tocamos acelerados, o pessoal sai correndo, arruma o cavalo e desce aquela Jorge Miranda que era de pedra ainda, de chão, e casco batendo naquilo e sai fogo mesmo, sai faíscas. Chega lá embaixo na Velha Cruz Azul, vira à direita e toca para o mercado. Um monte de gente em batalha, abre uma frente de seis, galope, espada na mão e vamos que vamos. Abriram dois pacotes, um para lá e um para cá. Alto, meia volta à esquerda, e ia... Todo mundo foi. O que tinha? Um maluco estava tentando se jogar lá de cima, não era confusão, não era nada. Aí parei e perguntei: “O que está acontecendo?” E falaram: “Não. Tem um senhor ali...” Pelotão baixa daqui para frente, ninguém nos viu e vamos voltar para casa. Palhaçada de tenente novinho, mas acontece e aconteceu comigo. Só para animar.

O Regimento tem história, é vivo, é vibrante. O Regimento com certeza, com as pessoas que desde algum tempo vem conduzindo seus destinos, eu posso falar que tem as portas abertas para toda a população. Vão conhecer, cheguem um pouco mais perto para verem como é aquilo. Nós nos apaixonamos. Eu sou apaixonado pelo Regimento de Cavalaria e não quero de jeito nenhum ficar longe dele. Servi cinco anos na Rota, lembrou o Coronel Telhada, e com todo o respeito que tenho pela Rota e por todos de lá, meu coração sinceramente está dividido, mas há uma porcentagenzinha um pouco mais para o Regimento de Cavalaria.

Eu cumprimento o senhor, Coronel Camilo, por festejar o Regimento e trazer aqui para essa homenagem. É muito bonito e gostoso. Apesar da chuva que nos derrubou, deu tempo de sair de casa. Eu vim na companhia do meu estimado amigo coronel Félix e do filho dele, viemos conversando e estou feliz por estarmos aqui, e por ser uma festa do Regimento. Agradeço a oportunidade de falar e o carinho de todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - O eterno Regimento, não tenha dúvida. Quem conhece, quem passou por lá e para você que está nos acompanhando pela TV Assembleia, vá conhecer a Cavalaria. Tem três datas de oportunidade para frente de conhecer.

Aos domingos com o roteiro cultural da Polícia Militar de São Paulo, procure a área de comunicação social da nossa PM, esse roteiro passa pela Cavalaria também, normalmente aos domingos. Segundo momento, dia dez de maio é o Dia da Cavalaria Nacional, então também há uma oportunidade de irem ao Regimento, fica ali na Rua Jorge Miranda, para conhecer nossa Cavalaria. O comandante falou do dia 11 de outubro, que é aniversário do Regimento de Polícia 9 de Julho, também uma festa muito bonita. Olha que tem lá uma demonstração de adestramento dos cavalos, que se chama carrossel. É uma das coisas mais bonitas que já vi, são movimentos feitos com os cavalos no picadeiro, algo muito bonito de ver. Fica o convite para todos vocês.

Então vamos ouvir agora ele, que hoje tem a honra e para nós um orgulho, de comandar o Regimento de Polícia Montada. Coronel Salles, a palavra é sua.

 

O SR. MARCELO VIEIRA SALLES - Senhoras e senhores, boa noite. É uma honra muito grande para o Regimento 9 de Julho estar aqui, nesta Casa de Leis. Nesta Casa que representa o povo paulista, os integrantes dos 645 municípios do estado de São Paulo. Como disse há pouco o Coronel Telhada, agora repercutimos também a voz de mais de 90 mil homens e mulheres da ativa, e quase 150 mil da ativa e da reserva. Falamos com muito orgulho, na pessoa do Coronel Camilo, nosso eterno comandante-geral e proponente desta sessão, junto com o Coronel Telhada, nosso comandante e amigo de anos, repercute também os anseios da Polícia Militar.

Numa hora muito difícil da conjuntura nacional nós temos pessoas que falam pela instituição de maneira muito peculiar, sabendo e conhecendo nossas virtudes, e também nossas dificuldades. Quero agradecer demais, o Regimento fala em nome dessa tropa. Hoje, Deus me concedeu essa benção de poder falar por um dos segmentos de Polícia Montada mais preparados do mundo, que é a tropa do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho.

Quero agradecer e cumprimentar o Coronel Camilo, nosso eterno comandante-geral e proponente desta sessão, um grande amigo e defensor do Regimento. Cumprimento o deputado estadual Coronel Telhada, também amigo e contemporâneo. Cumprimento nosso comandante-geral, coronel Nivaldo Cesar Restivo, também no Choque por muitos anos, conhece como poucos nosso Regimento e atuação. Coronel Rubens Araújo, do Exército Brasileiro, meu amigo de décadas, espora dourada e cavalariano, grande amigo e hoje representando o nosso comandante militar do Sudeste, general Cid, na pessoa de quem cumprimento todos os integrantes do nosso amado Exército Brasileiro.

Cumprimento de maneira muito efusiva nosso coronel Niomar, nosso comandante mais antigo do Regimento aqui presente, que todo dia quando encontramos sempre nos brinda com essas lições. Coronel Niomar, além de o senhor ser coronel e um amigo, é um grande professor. Talvez esqueçamos um ou outro detalhe, mas jamais esqueceremos as lições de Cavalaria que todos os dias ouvimos do senhor. A exemplo dos nossos comandantes que estão aqui, aproveito para saudar o coronel Félix e o coronel Everton. Nós aprendemos com cada um dos senhores todos os dias, de maneira dogmática, procuro sempre ouvir a opinião de cada um dos senhores, coronel Niomar, muito obrigado.

Cumprimento o coronel de Cavalaria, meu professor na Escola de Equitação do Exército, coronel Jeferson Sgnaolin Moreira, que está aqui junto de sua esposa, se me permite dizer, é um grande cavaleiro. Está aqui recebendo esta homenagem, não por ser um grande cavaleiro, mas ele é cavaleiro olímpico e saltou representando o Brasil em Pequim, na equipe de CCE. É uma das pessoas que mais conhecem equitação no mundo. Está aqui porque com todo esse currículo e conhecimento, todas às vezes que pode nos brinda. Hoje treina a equipe de CCE da Polícia Militar. Seu conhecimento e humildade são admiráveis, coronel Sgnaolin. Muito obrigado.

Coronel José do Carmo Garcia, meu amigo de turma e comandante do CPA-M2. Nesta ocasião aproveito para saudar todos os integrantes da Polícia Militar que vêm representando nosso comandante do policiamento da capital, o coronel Celso Luiz Pinheiro. Muito obrigado coronel, é uma honra vê-lo aqui. Saúdo e cumprimento meu comandante e amigo, coronel Eduardo José de Oliveira, grande comandante do Regimento, grande comandante de Choque e coordenador operacional, meu tenente comandante de pelotão. Quando fizermos alguma coisa errada o senhor também é responsável não só pelas virtudes, pelos acertos.

Quero cumprimentar nossos amigos Zé Luis Passos Jorge e o Aloísio Cruz Marins, nas pessoas de quem cumprimentamos toda a sociedade civil e paulista, que é para quem trabalhamos. Tanto o Aloísio quanto o Zé Luis sempre são pessoas que gostam do cavalo, e que sempre apoiam o Regimento. O trabalho e o testemunho que vocês dão da Cavalaria para nós é muito caro. Muito obrigado. Cumprimento nosso coronel Marco Antonio da Costa, da Confraria de Estripo e rotaryano, grande amigo. Cumprimento o meu comandante de companhia, capitão e coronel Salvador Pettinato Neto, presidente do nosso Clube dos Oficiais, pessoa muito distinta, um grande amigo, uma pessoa que nutrimos grande respeito. É um grande professor e amigo o coronel Pettinato.

Nosso coronel Chiari, eterno comandante da Rota; também uma pessoa fácil e um grande amigo, uma pessoa que sempre nos honrou com sua amizade. É uma honra tê-lo aqui comandante, muito obrigado. Nosso coronel Glauco de Carvalho, diretor de orçamentos da Secretaria Municipal de Educação, e professor no CAO, no CSP de políticas públicas; uma pessoa que conhece a segurança e ordem pública como poucos. É uma honra tê-lo aqui coronel, muito obrigado. Cumprimento nosso coronel Zé Paulo, chefe de gabinete do Coronel Telhada, também amigo antigo, pessoa que sempre nos brindou com sua amizade. Muito obrigado.

Cumprimento o coronel Homero De Giorge Cerqueira da minha turma, e hoje chefe de gabinete da Casa Militar, que neste ato representa nossa secretária-chefe da Casa Militar, a coronel Helena dos Santos Reis. Muito obrigado Homero, fazemos aniversário no mesmo dia, então há 32 anos comemoramos sempre juntos com as famílias. É uma honra tê-lo aqui Homero. Cumprimento meu amigo, irmão e compadre, coronel Everton Rubens Rodrigues da Cunha, comandante do Regimento, de quem recebi esta maravilha. Agradeço-te, muito obrigado. Hoje o Regimento galopa forte, a 600 metros por minutos, e muito devo a você. Muito obrigado.

Queria cumprimentar os representantes da Associação Comercial e do Lions Club aqui presentes também, é uma honra tê-los aqui. Cumprimento meu subcomandante, major Ronaldo, grande parceiro e amigo. Nossos oficiais, nossos subtenentes, sargentos, cabos e soldados do Regimento. Vocês são a mola propulsora da Cavalaria. Quero cumprimentar nossos quatro alunos oficiais do curso de habilitação, que já há uma semana estão estagiando no Regimento. Também são pessoas muito preparadas, os quatro já querem servir no Regimento, já são voluntários. Não sei se haverá vaga, mas é uma honra tê-los aqui também. Cumprimento todos os cadetes da academia e alunos do curso.

Coronel Camilo, nosso comandante e deputado, as palavras aqui são de agradecimento a Vossa Excelência. Todos conhecem o Coronel Camilo, o coronel Niomar há pouco falou desse resgate histórico que o Coronel Camilo fez, dessa retomada que o senhor fez no Regimento enquanto comandante-geral. Mas uma das características mais marcantes do senhor é a sua humildade. Como comandante-geral, o conheci como capitão, ainda na Caixa Beneficente, onde fazia toda a parte de informatização da nossa previdência, e sempre foi muito simples.

Vou contar uma passagem: foi no dia do meu aniversário, eu estava vindo de São Mateus, dirigindo na Avenida Aricanduva, e meu celular tocou. Encostei o carro e atendi o telefone, então disseram: “Parabéns Salles.” “Muito obrigado...” Então perguntei: “Mas quem está falando?” E ele respondeu: “É o Coronel Camilo, desejo muita saúde e felicidades.” Eu falei: “Você está brincando. Quem está falando esse negócio? Você é o Coronel Camilo e eu sou o Barack Obama”. Ele continuou: “Então Salles, parabéns, muita saúde...” Percebi que realmente era o Coronel Camilo ligando no dia do aniversário, como um modesto capitão de Cavalaria.

Então essa característica do senhor é admirável. É assim que o senhor angaria o respeito e é um grande integrante da nossa Confraria do Estribo. Coronel, seu trabalho profícuo no Comando-Geral lhe permitiu que o senhor hoje pudesse estar aqui para homenagear esses homens e mulheres que trabalham a cavalo nessa especialização, nessa modalidade de policiamento. Nós nunca teremos a pretensão, e nunca poderemos, porque sabemos do nosso papel de apoio, e sabemos que a Polícia Militar faz seu trabalho de polícia ostensiva, baseado nas unidades territoriais. O povo de São Paulo, nosso comandante-geral sabe disso, o coronel Nivaldo sabe que pode contar com uma tropa leal, que trabalha muito e que não tem problema de horário. Uma tropa que todo dia nos dá demonstrações de lealdade e de trabalho.

Meus companheiros de Cavalaria, poder trabalhar ao lado dos senhores é uma honra muito grande. Eu quero modestamente, de público aqui, agradecer cada um dos senhores oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados. É um orgulho trabalhar ao lado de vocês. Hoje um dos Poderes do Estado de São Paulo nos convoca para agradecê-los. Eu quero fazer côro com o Coronel Camilo, o Coronel Telhada, o coronel Rubens, o coronel Niomar, nosso comandante coronel Nivaldo e agradecê-los com uma salva de palmas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns coronel Salles, comandante do Regimento 9 de Julho. Pessoal, mas naquele dia em que o Coronel Salles recebeu meu telefonema, a única coisa que torci é para ele não me xingar no telefone, porque de repente como eu fico? Mas quase que ele xingou, porque achou que era brincadeira de algum companheiro de turma. Isso é uma coisa que nós fazemos com muito gosto.

Para vocês que está nos acompanhando de casa também, a coisa que mais tenho orgulho nessa vida é o privilégio de ter comandado a Polícia Militar de São Paulo, de tanta gente boa, de tantas mulheres que dão sua vida pelo cidadão. Não tem coisa igual no mundo. Eu como comandante infelizmente entreguei 48 bandeiras nacionais, isso significa que perdi em serviço 48 policiais. Esse foi o lado mais triste de um comandante, mas o lado bonito era ver tanta gente boa trabalhando de madrugada. Esses que estão aqui recebendo essa homenagem chegam mais cedo e saem mais tarde, mas não tem tempo ruim, comemoram, ainda que pequenas vitórias, mas estão sempre comemorando, porque a vida é difícil.

Só para saber, um integrante do Regimento 9 de Julho tem que chegar bem antes, montar e preparar o cavalo. Depois que todos vão embora ele volta para lá, faz o mesmo trabalho no sentido inverso. Enquanto o animal não está em sua baia ele não descansa. Então parabéns a todos vocês do Regimento, é um orgulho muito grande tê-los aqui e fazer essa homenagem. É um privilégio poder fazer isso.

Vamos ouvir agora ele, que está com essa missão de ter um comando de Choque em sua retaguarda. O Choque é a reserva do Comando-Geral da instituição. Tem o Policiamento de Área, o Ambiental, Rodoviário, Bombeiro, mas o Choque é aquele que vai quando as coisas já estão muito difíceis. Vão numa área complexa. Dentro do Choque tem a Cavalaria. Então vamos ouvir agora nosso comandante-geral, coronel Nivaldo Cesar Restivo, dando sua mensagem a vocês, toda nossa Polícia Militar e ao povo de São Paulo. A palavra é sua, comandante.

 

O SR. NIVALDO RESTIVO - Muito obrigado, comandante. Quero pedir desculpas antecipadas caso a voz falhe. Quero cumprimentar nosso sempre comandante-geral e hoje deputado estadual, Coronel Camilo. Parabenizá-lo pela feliz iniciativa de chamar na Casa de Leis de São Paulo o Regimento de Cavalaria 9 de Julho para uma justa homenagem do Poder Legislativo do Estado de São Paulo. Comandante, parabéns pela brilhante ideia. No ano passado estávamos aqui também, e no ano que vem estaremos também de paletó e gravata.

Quero cumprimentar o nosso amigo Coronel Telhada, outro defensor ferrenho das causas da Polícia Militar dentro da Assembleia Legislativa e eterno comandante da Rota. Um abraço ao coronel Rubens, oficial de Cavalaria do nosso glorioso Exército Brasileiro, representando o general Cid, comandante militar do Sudeste. Coronel Niomar, sua presença entre nós é sempre muito bem-vinda, sempre nos alegra. A satisfação é contínua, em tê-lo próximo a nós para ouvir os ensinamentos que o senhor não se esgota de nos transmitir. Muito obrigado comandante por estar presente num momento tão importante para o Regimento de Cavalaria.

Meu amigo coronel Salles, comandante do Regimento, perguntei se ele gostaria de comandar o Regimento no começo do ano e ele titubeou por volta de três segundos porque estava engasgado, mas aí aceitou o desafio. Parabéns pelo comando. Só para que os senhores saibam, hoje no ano de 2017 o Regimento já tirou de circulação 55 infratores durante o patrulhamento que faz nas regiões da cidade de São Paulo, nos parques e áreas de grande concentração do público. Foram mais de cinco mil abordagens policiais durante o patrulhamento, algo bem difícil porque fazer uma abordagem estando embarcado numa viatura é muito mais fácil e seguro do que fazer montado. Isso demonstra a capacitação técnica do nosso efetivo, que diuturnamente se doa em benefício da nossa população de São Paulo.

Quero mandar um abraço ao meu amigo coronel Garcia, comandante do CPE-M2, representando o comandante do policiamento da capital, coronel Celso Luiz Pinheiro; meu comandante de pelotão e companhia, coronel Salvado Pettinato Neto, hoje presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar. Muitas turmas já foram comandadas pelo senhor, que se faz acompanhado do coronel Chiari, vice-presidente da associação. Também muito obrigado pelo prestígio de sua presença.

Quero oferecer um abraço especial aos comandantes do Regimento, coronel Félix, comandante do Regimento de Cavalaria e do Policiamento de Choque; coronel Everton, que também antecedeu o comando do tenente coronel Salles. Um abraço para o coronel Homero, que neste ato representa a coronel Helena, chefe da Casa Militar. Quero dar um abraço especial aos familiares e amigos aqui presentes. Deixei por último, diante da importância que representa, o 1º sargento Jonias Moreira Santos. Foram 33 anos e quatro meses servindo ininterruptamente o Regimento de Cavalaria. Parabéns.

Então comandante, como eu dizia, quero cumprimentá-lo pela iniciativa de oferecer essa oportunidade do nosso Regimento ser homenageado aqui na Assembleia Legislativa. Essa tropa, que ao mesmo tempo aborda cinco mil pessoas do início do ano até hoje é a tropa que também se doa para participar de uma atividade de equoterapia voltada essencialmente à recuperação de pessoas que em outra oportunidade não teriam condições de se recuperar. São situações antagônicas e diferentes, ao mesmo tempo que você prende um infrator, você acaba oferecendo seu tempo e conhecimento em benefício do próximo. Isso é algo que nos enche de orgulho.

Osório sente-se orgulhoso de vocês. Eu quero, em nome do Comando da Polícia Militar, dizer de público minha gratidão e reconhecimento pelo trabalho que fazem e pelas dificuldades que enfrentam e superam, e por tudo que têm feito em prol do povo de São Paulo e da sociedade, com todas as honras que lhe cabem. Eu sou um devedor do trabalho de vocês.

Coronel Camilo, se hoje estou aqui na condição de comandante-geral da Polícia Militar quero dizer que eles têm uma parcela muito grande, uma culpa nisso tudo. Fiz questão de vir aqui para parabenizá-los e agradecer por tudo que têm feito, e dizer que vocês têm meu incondicional apoio. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, queria também dizer que está presente nosso João Neto, representando a deputada federal Renata Abreu, nossa amiga. Agora chegou o momento de todos se manifestarem, abrirem os corações. Vamos cantar a canção Eterno Regimento.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns a todos os integrantes da Cavalaria. Convido a todos, depois do encerramento da sessão, para irmos até o Hall Monumental para conhecer a exposição da Cavalaria, conhecer um pouco melhor da nossa história. Para quebrar o protocolo, como já fizemos outras vezes, tem uma canção de Cavalaria que eles sabem cantar muito bem. Eu convido nosso coronel Everton para vir aqui na frente e puxar o Tra da Cavalaria. Por favor.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, todos que nos acompanham, esse é mais um exemplo da tradição de nossa Cavalaria, que sempre se faz de forma a enaltecer o cavalo, sem sombra de dúvidas um animal que ajuda muito nosso cavalariano, nossa Polícia Militar e o povo de São Paulo. É um orgulho muito grande, coronel Salles, coronel Nivaldo, nossos comandantes presentes, coronel Niomar, coronel Rubens, Coronel Telhada, todos que estão presentes aqui. Fica nosso grande reconhecimento ao Regimento de Polícia Montada 9 de Julho.

É uma singela homenagem a todos vocês homens e mulheres da nossa Cavalaria. Esta Casa é de vocês, é do povo de São Paulo, é da Cavalaria. Fica aqui nosso reconhecimento, meu e do Coronel Telhada, do presidente Cauê, por tudo que fazem pelo povo de São Paulo. Nós sabemos da importância de cada um dos senhores e senhoras no dia a dia, trabalhando lá na ponta da linha. Eu tenho uma experiência muito de perto na nova luz, no projeto de enfrentamento das drogas aqui na Cracolândia, hoje a Cavalaria sempre nos ajudou, nos momentos tristes e alegres. Parabéns a todos vocês.

E você cavalariano que não pôde estar presente aqui, você integrante da Cavalaria, parabéns pelo seu grande trabalho. A todas as famílias desses homens e mulheres, que sei que ficam muito tempo fora de casa nessa dedicação com todos os problemas que temos, vou repetir aqui. Falei hoje em plenário, e o Coronel Telhada lembrou da falta de reconhecimento, com tudo isso vocês desenvolvem um trabalho fantástico, vocês todos são muito especiais. Vocês são seres humanos especiais, diferenciados. Fica aqui meu reconhecimento como comandante da Polícia Militar que fui, hoje como deputado desta Casa, meu reconhecimento a todos vocês. Podem ir para casa sempre - não só hoje, mas quando saem do Regimento com o sentimento de dever cumprido.

Vocês sustentam a democracia neste estado. Vocês fazem a diferença na vida das pessoas. Vocês realmente fazem acontecer no estado de São Paulo, apesar de todas essas dificuldades que conhecemos. Aquilo que pudermos fazer aqui, desta Casa de Leis - eu, Coronel Telhada, Gil Lancaster, Olim, todos nossos deputados e o presidente Cauê, para que esse reconhecimento venha, para que vocês possam trabalhar com um pouco mais de dignidade, nós faremos. Contem sempre conosco nesta Assembleia Legislativa.

Esgotado o objeto da presente sessão agradeço às autoridades, minha equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Ata, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp que está nos transmitindo agora, as assessorias das Polícias Militar e Civil, bem como a todos que de maneira geral contribuíram - minha equipe toda, faço hoje o agradecimento no nome do coronel Antão e todos que integram meu gabinete, para que isso se realizasse. Parabéns mais uma vez, um eterno agradecimento a todos.

Vão em paz, que Deus continue protegendo cada um dos senhores e senhoras. Convido a todos para que possamos conhecer a exposição da Cavalaria. Uma boa noite e muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 37 minutos.

 

* * *