http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE MAIO DE 2017

018ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA COMUNIDADE CHINESA 2017

 

Presidente: CÉLIA LEÃO

 

RESUMO

 

1 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene em "Homenagem à comunidade chinesa", por solicitação desta deputada, na direção dos trabalhos. Anuncia a composição da Mesa. Justifica a ausência do presidente Cauê Macris. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional da China", seguido pelo "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a justeza desta solenidade. Avalia que esta homenagem à comunidade chinesa marcará a história deste Parlamento. Anuncia a exibição de vídeo sobre a China.

 

2 - LUÍS ANTONIO PAULINO

Professor do Instituto Confúcio da Unesp, considera merecida a homenagem à comunidade chinesa, pela contribuição desta ao desenvolvimento econômico do estado de São Paulo. Discorre sobre as atividades do Instituto Confúcio, que tem por objetivo divulgar a cultura e a língua chinesas no Brasil e estreitar os laços de amizade entre os dois países.

 

3 - ROBERTO SEKIYA

Subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo, opina que os brasileiros têm muito a aprender com a cultura chinesa. Observa que a sociedade brasileira foi formada pela mistura de diversos povos, entre os quais os imigrantes chineses.

 

4 - WALTER NYAKAS JÚNIOR

Coronel, representando o Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, elenca virtudes do povo chinês. Assinala que a Polícia Militar busca a aproximação com a população e também com as lideranças estrangeiras presentes no País.

 

5 - ANA PAULA FAVA

Assessora Especial para Assuntos Internacionais, representando o Governo de São Paulo, dá conhecimento de encontros do governador com representantes da China, nos quais foi destacada a abertura deste estado para o estreitamento de relações comerciais e culturais. Informa que a China tem investido em São Paulo e que novas oportunidades de parceria já são enxergadas.

 

6 - GILMAR GIMENES

Deputado estadual, afirma que a aproximação entre o Brasil e a China, nos âmbitos comercial e governamental, é positiva para ambos os países. Relata a criação da Frente Parlamentar Brasil-China, na Câmara dos Deputados, e de uma frente análoga, nesta Casa. Ressalta que São Paulo abriga a maior comunidade chinesa do País. Argumenta que a parceria com a China pode ser fundamental para a expansão da malha ferroviária brasileira, assunto que considera urgente. Tece elogios à deputada Célia Leão, pela iniciativa desta solenidade.

 

7 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Faz agradecimentos a todos os que contribuíram para que esta sessão fosse realizada, destacando o grande auxílio prestado pelo Sr. Mário Ye Sui Song. Presta homenagem, com a entrega de placas, a autoridades e figuras notórias da comunidade chinesa no Brasil. Diz que a vida é o maior dom, e que todos têm uma vocação e um papel a cumprir na sociedade. Pondera sobre os diferenciais da China em relação aos outros países. Argumenta que os imigrantes chineses tornam o Brasil maior.

 

8 - SONG YANG

Cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, transmite os cumprimentos do povo chinês aos brasileiros. Elogia os deputados Célia Leão e Gilmar Gimenes, por sua proximidade com a comunidade chinesa. Expressa sua emoção por esta homenagem, a qual julga ser um gesto significativo de amizade. Enaltece o Brasil, por acolher povos tão diversos. Defende que, hoje, devem ser construídas pontes, e não muralhas, entre as nações. Comenta que o intercâmbio comercial e cultural entre brasileiros e chineses tem dado frutos positivos. Constata que os dois países precisam um do outro e devem crescer juntos. Afirma sentir-se em casa no Brasil, para o qual prevê um grande futuro.

 

9 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Ressalta a grandeza da China e a importância de sua parceria com o Brasil e com outros países. Propõe que nossa sociedade aprenda com os chineses, sobretudo na área educacional. Nota a presença de muitos alunos de ascendência chinesa entre os aprovados nos cursos mais concorridos das universidades brasileiras. Garante que trabalhará junto ao deputado Gilmar Gimenes para que os laços entre o Brasil e a China sejam fortalecidos. Discorre sobre o crescimento pessoal trazido pelo contato com outros povos e culturas. Afirma que usar uma cadeira de rodas não a impediu de realizar seus sonhos. Diz que nenhuma dificuldade pode superar a vontade de viver.

 

10 - SONG YANG

Cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, presta homenagem, com a entrega de um presente, à deputada Célia Leão.

 

11 - PRESIDENTE CÉLIA LEÃO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Célia Leão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sessão solene com a finalidade de homenagear a comunidade chinesa aqui no Brasil e no estado de São Paulo. Eu quero, com muita alegria e muita honra, além de agradecer a presença dos senhores e senhoras neste primeiro momento, fazer a composição da nossa Mesa. Nós certamente precisaríamos de uma extensão, com certeza absoluta, um pouco maior do que nós temos aqui hoje. As lideranças da comunidade chinesa, as pessoas que estão conosco hoje aqui, certamente poderiam e até deveriam estar conosco à Mesa, mas aqueles que não estiverem, sintam-se convidados e sintam-se todos os senhores e senhoras, também fazendo parte desta Mesa de trabalho.

Eu quero chamar aqui, com muita alegria para compor a nossa Mesa, e é uma honra para todos nós, o Sr. Song Yang, cônsul da China no estado de São Paulo, que o recebam com uma salva de palmas. Por gentileza, senhor cônsul, tome assento aqui conosco. Queria convidar, com a mesma alegria, uma honra especial, a Sra. Qiao Yan Feng, que é a esposa do cônsul-geral, nossa consulesa, por gentileza, com uma salva de palmas. Por favor, tome assento conosco aqui. Até o final da sessão eu vou falar chinês. Temos tempo para aprender, sempre há tempo. (Palmas.)

Queria convidar também, com muita alegria, ele que é um diferencial no trabalho voltado às questões da comunidade chinesa. Ele é um diferencial na sua competência, na sua responsabilidade, no seu compromisso de vida pública, uma pessoa que tem representado São Paulo à altura que São Paulo precisa e merece. Além do trabalho que faz no dia a dia, tem na alma a defesa da comunidade chinesa. Foi ele quem criou a Frente Parlamentar em Defesa e para os Negócios da Comunidade Chinesa aqui na Assembleia. Eu estou falando do deputado estadual Gilmar Gimenes, a quem eu peço uma salva de palmas. (Palmas.)

Queria convidar também, com muita honra, muita alegria, ele, que traz o abraço também do nosso vice-governador, Márcio França, o subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena empresa, que representa, neste momento, o Dr. Márcio França: o professor Roberto Sekiya. Por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

O nosso comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nivaldo Cesar Restivo, está aqui hoje muito bem representado pelo coronel da PM, Sr. Walter Nyakas Jr. Por gentileza, também se sente à Mesa conosco, uma salva de palmas ao comando da Polícia Militar. Muito obrigada pela presença do senhor. (Palmas.)

Nós estamos aguardando, por isso a última cadeira aqui da Mesa, a Dra. Ana, que vem representando o governador Geraldo Alckmin, mas pelo trânsito e pela chuva, ela nos avisou que está chegando. Nós vamos dar início à sessão, e quando ela chegar, obviamente, ela comporá a nossa Mesa.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, amigos e amigas, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, a pedido desta deputada, juntamente com o deputado Gilmar Gimenes, para homenagear a comunidade chinesa.

E queremos aqui justificar de pronto, deputado Gilmar e eu, a ausência do deputado Cauê Macris, pois é natural que o presidente efetivo da Casa faça a abertura dos trabalhos. Mas hoje, de fato, o deputado Cauê pediu que nós trouxéssemos e deixássemos aqui as senhoras e aos senhores o abraço dele, o compromisso dele e desta Casa com a comunidade chinesa, mas de fato, fisicamente ele não poderia estar, mas de alguma forma ele está conosco.

Eu convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos os nossos hinos nacionais da China e do Brasil. Começando pelo Hino Nacional da China. Por favor, todos nós em pé.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da China.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - E agora, ouviremos o Hino Nacional Brasileiro, sob o comando e a regência do 1º sargento da PM, Eliseu.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional do Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Podemos aplaudir tanto a nossa Banda da Polícia Militar, como nossos hinos do Brasil e da China. Por favor, podem se assentar, por gentileza. Dizem que não se aplaudem os nossos hinos, mas eu digo sempre que aplaudir os nossos hinos é aplaudir também a nossa Pátria, que merece sim este respeito e esta consideração.

Eu queria, ainda chamar à Mesa ele que está representando o professor Sandro Roberto Valentini, que é o nosso reitor da Unesp, o nosso professor Dr. Luis Antonio Paulino, diretor do Instituto Confúcio da Unesp, aqui representando a própria instituição. Por gentileza, uma salva de palmas ao professor Luis Antonio Paulino, que aqui representa, de forma diferenciada, o nosso Instituto Confúcio, por favor. (Palmas.)

Esta Presidência quer comunicar a todas as senhoras e aos senhores que esta sessão solene, neste momento, está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia neste sábado, dia seis de maio, às 21 horas. Também pela NET canal 7, pela TV Vivo, canal 9 e pela TV Digital canal 61. Para nós, é muito importante que não só nós aqui dentro neste momento, mas o estado de São Paulo, o Brasil, e quem possa estar ligado e conectado conosco possa assistir em qualquer parte do planeta esta nossa sessão solene em homenagem à nossa comunidade chinesa.

Eu convido agora a todos vocês, me permitam chamá-los assim, com todo o respeito que merecem e têm, mas só para estarmos um pouquinho mais próximos, para assistir a um vídeo que nós, deputado Gilmar Gimenes e eu, fizemos. Um vídeo muito simples, com fotos, figuras, uma canção, cores, mas mais do que os senhores possam assistir neste vídeo, tenham a certeza que nós colocamos o nosso coração, o nosso entusiasmo e a nossa emoção. Porque este microfone aqui - este ou qualquer microfone - faz parte do nosso dia a dia muitos anos na vida pública. É como se fosse, algum tempo atrás, o lápis para o arquiteto, o estetoscópio para o médico. Microfone, porque é o falar, é o parlare, por isso é parlamento. Então nós, deputados da Assembleia Legislativa, falamos o sentimento do povo, trazemos aqui para a Casa a voz da sociedade de São Paulo que, somados, somos hoje quase 45 milhões de brasileiros e estrangeiros que moramos aqui. Mas eu quero dizer que nesta noite, para mim, de forma muito especial, embora o microfone seja um equipamento muito familiar, muito comum e que nos damos muito bem, deputado Gilmar Gimenes e eu, com o microfone, mas é uma noite tão especial, cônsul, que para mim é uma emoção muito diferente. É como se fosse quase a primeira vez que eu pegasse o microfone para falar, olhando para o rosto dos senhores e das senhoras em uma noite, para mim, muito diferente. A comunidade chinesa nos traz um momento que marcará a história do trabalho da Assembleia Legislativa.

Então, eu convido a todos agora para assistir a este vídeo que deputado Gilmar Gimenes e eu, junto com a nossa assessoria, fizemos para apresentar aos senhores. Por favor.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada. O nosso cônsul nos deu aqui um grande presente com três palavrinhas: “Nossa, eu me senti em casa”. Para nós é um grande presente, muito obrigada.

Eu queria, com muita honra, com muita alegria e alegria mesmo, convidar para estar conosco ela que é uma mulher diferenciada no seu trabalho, na sua cultura, enfim, na sua vida, eu queria convidar a Dra. Ana Paula Fava, por favor venha aqui, representando o nosso governador, Dr. Geraldo Alckmin. Muito obrigada pela presença. Dra. Ana está pedindo escusas pelo atraso, eu estou dizendo que hoje não houve atraso, hoje houve chuva, é diferente.

Nós queremos registrar aqui a presença do Sr. Eliseu Soares de Camargo Neto, advogado, que aqui representa Advogados Associados Marzagão e Camargo. Obrigado pela presença do senhor.

Queremos também registrar a presença do Sr. Marcelo Rodrigues, que está representando aqui o nosso deputado Antonio Salim Curiati. Permita-me, cinco segundos, fazer um parêntesis. Dr. Antonio Salim Curiati é o decano desta Casa, é o nosso deputado que está por mais tempo aqui na Casa. Ele tem 11 mandatos. E no mês de fevereiro passado, nós fizemos uma linda festa porque ele completou 90 anos de idade.

Queria também registrar a presença e agradecer Dra. Andrea Feliponi Garcia, que está representando o nosso deputado Itamar Borges, porque é um grande parlamentar aqui na Assembleia Legislativa, mas não pôde estar presente nesta noite e pediu que trouxesse o abraço dele também.

Quero registrar e agradecer a presença do Sr. Luis Su, fica mais fácil, presidente da Associação Geral dos Guang Gongnes. Muito obrigada. Eu não errei muito não, ? Só um pouquinho. Sr. Luis Su, muito obrigada pela presença do senhor.

Quero também aqui cumprimentar e agradecer a presença da Dra. Milene Borges Estanislau, que é diretora administrativa e financeira do trabalho de Guarulhos e aqui representa não só a secretária, Dra. Telma Cardim, como o prefeito também do nosso município de Guarulhos. Leve nosso abraço a ambos, por favor, Dra. Milene.

Queria agradecer a presença também e registrar, da Sra. Irene Inada, que é coordenadora da prefeitura regional de Guaianases, muito obrigada pela presença da senhora. Queria também registrar e agradecer a presença do Sr. Tak Wu, representando o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e de Turismo de Campinas, da nossa cidade, que alegria, o Sr. André Von Zuben. Leve o nosso abraço, também, por gentileza ao Dr. André Von Zuben.

E ainda, até neste momento, agradeço a presença do Sr. Antonio Eduardo Santos, que é o nosso prefeito regional de Guaianases. Muito obrigada.

Queria agora convidar o nosso professor para que faça, neste momento, o uso da palavra para a nossa comunidade chinesa, no nosso microfone do parlamento, por gentileza.

 

O SR. LUÍS ANTONIO PAULINO - Boa noite a todos. Eu gostaria, em nome do magnífico reitor da Unesp, professor Sandro Roberto Valentin, cumprimentar a deputada Célia Leão pela organização desta mais do que justa homenagem à comunidade chinesa em nosso estado, em nome de quem cumprimento todas as autoridades aqui presentes. Quero cumprimentar também o Sr.Cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo e toda região sudeste, Song Yang, em nome de quem também cumprimento toda a comunidade chinesa aqui presente.

Eu penso que esta homenagem que a nossa querida deputada Célia Leão organiza é uma homenagem mais do que justa, pela grande contribuição que a comunidade chinesa tem dado ao desenvolvimento do nosso País, em especial ao desenvolvimento de São Paulo. Todos nós sabemos que a China já é hoje o principal parceiro comercial do Brasil, o principal destino de nossas exportações, a principal origem de nossas exportações. Atualmente, temos mais de 100 empresas chinesas atuando aqui no estado de São Paulo, colaborando com o desenvolvimento do nosso estado, colaborando com a geração de empregos, colaborando com a geração de renda para toda a comunidade paulista.

A Unesp criou, em 2008, o primeiro Instituto Confúcio no Brasil. Este instituto era uma organização que é resultado de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista e o governo da China, especificamente o Ministério de Educação da China, com o objetivo de divulgar a cultura chinesa e o ensino da língua chinesa entre a comunidade brasileira, e promover o intercâmbio cultural entre Brasil e China.

Atualmente, nós temos salas do instituto presentes em dez cidades do estado de São Paulo. Já atendemos a mais de cinco mil alunos. Não apenas alunos da universidade, mas sobretudo alunos da comunidade. Temos oferecido cursos de língua chinesa para alunos das escolas públicas de São Paulo, inclusive alguns alunos têm se destacado. Uma aluna da escola pública de Franca agora ganhou o prêmio de proficiência promovido pela embaixada da China aqui no Brasil, inclusive recebeu uma bolsa de estudo para passar um ano estudando na China. E creio que este trabalho que a Unesp procura desenvolver, no sentido de estreitar os laços de amizade e de colaboração com o povo chinês, especificamente do povo de São Paulo com a China, é de extrema importância para que essa amizade possa se desenvolver e possa render frutos ao longo do futuro. Porque nós temos nos dedicado, sobretudo, ao ensino da juventude. E esta juventude é que, com certeza, irá contribuir muito no futuro para o estreitamento destas relações de amizade entre nossos países.

Então, agradeço à deputada Célia Leão pelo honroso convite que nos faz a participar desta homenagem à comunidade chinesa. Sentimo-nos extremamente honrados de estar aqui participando deste evento. E saudamos a todos, desejando que a amizade entre o Brasil e a China seja cada vez mais profunda e, enfim, que possamos estar sempre próximos, lutando pelos interesses comuns de nossos países. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, uma salva de palmas ao professor Luís Antonio Paulino, leve nosso abraço ao seu reitor, por gentileza. (Palmas.)

Convidamos agora também para trazer sua palavra à nossa comunidade chinesa, o Sr. Roberto Sekiya, nosso subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa que neste ato representa também o vice-governador, Márcio França. Por gentileza.

 

O SR. ROBERTO SEKIYA - Boa noite a todos e a todas. É uma grande satisfação estar aqui nesta homenagem feita à comunidade chinesa. Queria cumprimentar à Célia Leão, a deputada querida que faz esta homenagem junto com o deputado Gilmar Gimenes. Queria cumprimentar também o cônsul Song Yang e sua esposa, consulesa. Queria cumprimentar também o Walter, comandante da Polícia Militar, o professor Paulino, do Instituto Confúcio, premiado. Queria cumprimentar também a Dra. Ana Paula Fava, representando o nosso governador, Geraldo Alckmin. Hoje, também trago um grande abraço do nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e também vice-governador Márcio França, que é um grande administrador, também, da comunidade chinesa.

E acho que esta homenagem é mais do que justa. Nós, do Brasil, temos que agradecer à comunidade chinesa. O Brasil é um país de muitas culturas, muitos povos. E a cultura chinesa é uma delas, que fez construir este País. Principalmente a cultura chinesa tão milenar que nós, os brasileiros, temos que aprender tanto. Então parabéns a todos da comunidade chinesa, nosso muito obrigado. Tenho muitos amigos aqui, líderes que, acima de tudo, são empreendedores e trabalhadores, que não se cansam de trabalhar para manter esta comunidade forte, este país forte que é o Brasil. Que esta amizade entre o Brasil e a China possa continuar cada vez mais forte. A China é um país milenar e o Brasil é um país muito jovem, mas são dois países grandes, e eu creio que esta mistura entre os dois tem muito o que prosperar.

E o Governo do Estado de São Paulo está de portas abertas, tudo o que pudermos ajudar para que esta relação cresça cada vez mais, tanto de negócio como de amizade, de cultura, de troca, nós faremos. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, professor Roberto, leve o nosso abraço ao vice-governador, Márcio França, por favor.

Queremos convidar agora ele que representa o nosso Comando da Polícia Militar, que conta com mais de 130 mil homens e mulheres para cuidar do nosso estado, da segurança. Com muita honra, chamo o coronel Walter Nyakas Junior. Por gentileza, que o senhor também possa trazer suas palavras à nossa comunidade chinesa, muito obrigada.

 

O SR. WALTER NYAKAS JÚNIOR - Boa noite a todos. Boa noite, deputada Célia Leão, na sua pessoa, cumprimento a todos os integrantes da Mesa, e a parabenizo por esta solenidade a um povo que merece o nosso apreço. Venho aqui representando o Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o nosso comandante, coronel Nivaldo Cezar Restivo fez questão de mandar um representante da corporação, em razão da importância e o apreço que a Polícia Militar tem por este povo.

Como foi dito pelas pessoas que me antecederam, um povo trabalhador com a sua importância, um povo aguerrido. E a Polícia Militar tem esta preocupação de estar sempre próximo de todos os representantes das nações que estão aqui no nosso território paulista. A Polícia Militar tem um programa de policiamento comunitário, em que busca esta aproximação com toda a população. Trago esta mensagem para colocar à disposição a Polícia Militar, com seus 90 mil homens, à disposição de vocês. Ela é uma instituição que vocês sempre podem contar em um momento de necessidade. Um grande abraço a todos e uma boa noite.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, coronel. Leve nosso abraço também ao comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo. E queria convidar agora a Sra. Ana que está aqui representando o nosso governador Geraldo Alckmin. Podemos aplaudi-la, e estamos aplaudindo o governador também, Dr. Geraldo Alckmin. Muito obrigada pela presença da senhora. (Palmas.)

 

A SRA. ANA PAULA FAVA - Obrigada. Mais uma vez, desculpe pelo atraso. Eu gostaria de parabenizar a deputada Célia Leão por esta iniciativa de homenagem à comunidade chinesa aqui em São Paulo. Gostaria de cumprimentar o deputado estadual Gilmar Gimenes; o senhor cônsul Song Yang e sua esposa, consulesa Qiao; o coronel Walter Nyakas Junior; Pedro Sekiya e o professor Luís Antonio Paulino.

Bom, eu gostaria de dizer que, para nós, aqui em São Paulo, em nome do governador, são palavras que ele disse na ocasião da visita da vice-premier aqui em São Paulo, em julho do ano passado, a Sra. Liu Yandong, que São Paulo está de portas abertas para estreitar o relacionamento com a China e melhorar todas as relações comerciais, por exemplo, que nós temos.

Depois da Sra. Liu Yandong, o senhor governador também recebeu o embaixador da China em São Paulo, juntamente com o cônsul, e mais uma vez repetiu estas palavras, ratificou a importância da comunidade chinesa em São Paulo, um estado que foi construído com diferentes comunidades, que está acostumado e que gosta de conviver com as diferentes comunidades em harmonia.

Bom, depois de tanta agenda que nós tivemos com as autoridades chinesas no Palácio dos Bandeirantes, nós traçamos um plano de trabalho com o Sr. Song Yang. Nós temos tantas agendas, já visitamos a Secretaria de Turismo, a Secretaria de Logística e Transporte, a Secretaria de Transportes Metropolitanos e vamos continuar com as nossas visitas nas diversas secretarias porque os assuntos são muitos.

Em função dos estudos que o estado de São Paulo tem feito para atrair investimentos internacionais, principalmente na área de infraestrutura, nas concessões de rodovias, de aeroportos, portos e sistema metroferroviário, a China tem participado e já ganhou uma concessão de trens, no metrô de São Paulo, e vai continuar participando de outras oportunidades. De fato, nós temos muitas agendas, então estamos até investindo em uma capacitação profissional, na assessoria internacional do governo, pela qual eu respondo.

E, inclusive, vamos enviar agora uma das pessoas da nossa equipe, que já está estudando no Instituto Confúcio, para a China, a fim de aperfeiçoar o seu mandarim, porque nós recebemos muitas missões chinesas e acreditamos que é de suma importância este estreitamento, inclusive cultural, para que a partir desta aproximação cultural, nós possamos desenvolver mais oportunidades. Eu gostaria de parabenizar o trabalho do senhor cônsul Song Yang, que, para nossa felicidade fala português, o que facilita muito o nosso trabalho e que tem sido muito intenso, muito respeitado no estado de São Paulo. E mais uma vez gostaria de parabenizar a China, que tem se desenvolvido muitíssimo nos últimos anos e tem mostrado uma pujança impressionante em todo mundo. Muito obrigada e parabéns a todos.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada. Uma salva de palmas, Dra. Ana, leve nosso abraço, nosso apreço ao Dr. Geraldo Alckmin. (Palmas.)

 Nós gostaríamos, agora, de fazer uma homenagem mais do que justa, e penso que esta homenagem é feita não só por nós que estamos aqui dentro deste plenário. Mas antes desta homenagem, nós vamos ouvir o deputado que tem conosco um compromisso enorme com a comunidade chinesa. Então eu convido com muita honra, com muito carinho, com muita alegria, para que assuma a tribuna que já é de V. Exa., o nosso deputado Gilmar Gimenes, por favor. Podemos aplaudir. (Palmas.)

 

O SR. GILMAR GIMENES - PP - Boa noite a todos e a todas. Primeiro cumprimento aqui minha grande amiga, deputada Célia Leão, esta pessoa maravilhosa, este ser humano maravilhoso, que teve a iniciativa de fazer esta homenagem, esta sessão solene em homenagem à comunidade chinesa, que tanta alegria nos traz em função da impessoalidade deste país, juntamente com o Brasil. Nós que temos vivenciado muito lá em Brasília também, junto com o embaixador, na formação da Frente Parlamentar Brasil e China, na Câmara Federal, tivemos oportunidade de estarmos com o embaixador e vimos a felicidade com que ele nos tratou em função desta aproximação, deste intercâmbio, desta interface Brasil e China, tanto governamental quanto empresarial.

E é para isso que estamos aqui, eu e deputada Célia Leão, fazendo esta homenagem e, acima de tudo, formando também aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Brasil e China para o Estado de São Paulo, haja vista que é no estado de São Paulo que nós temos a maior comunidade chinesa do País. Nada mais do que justo que tenhamos aqui também a Frente Parlamentar Brasil e China.

Quero aproveitar a oportunidade para cumprimentar aqui o coronel Walter, representando o comandante da Polícia Militar; o Roberto, representando aqui o nosso vice-governador, o Márcio França, e a Ana Fava, representante aqui do nosso grande governador Geraldo Alckmin, que é, com certeza, o homem que tem o maior interesse em estreitar estes laços de governo e empresariais, junto à comunidade e ao governo chinês. Então, é um prazer enorme estar aqui com vocês, sabendo do interesse de cada um e o interesse do Brasil e da China. Com certeza, ao nos aproximarmos cada vez mais, que consigamos que o empresariado brasileiro e o empresariado chinês, assim como a República Popular da China, com seu governo e o governo brasileiro, estreitem os laços para que cada vez mais tenhamos grandes negócios entre esses dois países.

Aproveitando, inclusive, não podemos esquecer, já que parece que a comunidade americana não quer tanto mais a China, nós queremos mais negócios com a China. Nós queremos mais. Vamos fazer de tudo para estreitar estes laços. Que a comunidade chinesa, juntamente com os brasileiros, possa trazer grandes negócios. Como foi citado aqui agora pela Ana Fava, nós temos aqui, principalmente, grandes negócios que podem ser feitos, mas uma das coisas mais importantes e que o Brasil precisa muito, é saber valorizar as linhas ferroviárias para que a possamos baratear o custo de transporte dos nossos alimentos e com isso melhorar cada vez mais a performance brasileira. E eu tenho certeza, como foi dito na frente parlamentar em Brasília, que nós podemos contar muito com grandes empresários, com o governo chinês, para que possamos sim melhorar muito a nossa malha ferroviária. Nós precisamos de grandes investidores e sabemos que há grandes investidores chineses com interesse em investir aqui no Brasil, contamos muito com isso.

Não posso esquecer aqui de mais uma vez valorizar esta pessoa, esta deputada de vários anos, mas este ser maravilhoso que é a deputada Célia Leão. Sei do seu interesse em estreitar estes laços, deste trabalho enorme que ela já tem com a comunidade chinesa, e eu estou aqui para ser um soldado dela, juntamente com toda a Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente Cauê Macris, para que possamos fazer de tudo para que o estado de São Paulo esteja junto com a Câmara Federal, para fazermos o melhor para o estado de São Paulo, junto à comunidade chinesa. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Uma salva de palmas ao deputado Gilmar Gimenes. Muito obrigada pela presença de V. Exa., seu trabalho e, sobretudo, sua amizade, muito obrigada. (Palmas.)

Neste momento, senhoras e senhores, eu quero dizer que esta sessão solene tem a mão, a inteligência, a boa vontade, a dedicação de várias pessoas. Obviamente, sozinhos não faríamos esta sessão, nem eu, nem o deputado Gilmar Gimenes. E nem somente nós dois juntos. Várias pessoas ajudaram e continuam ajudando nos bastidores para que toda a noite seja memorável, não só nos Anais da Casa, mas uma noite memorável no coração e na lembrança das pessoas. Que saiamos daqui hoje como um primeiro passo de uma longa e boa caminhada para a Assembleia, para a comunidade chinesa e para nós, deputados.

Deus existe na nossa vida, ele é presente, cada um com seu Deus no coração. Deus é grande, onipotente, onipresente na fé de cada um. Mas eu penso que um planeta com sete bilhões de pessoas, deputado Gilmar, só a China tem quase 1 bilhão e 400 milhões de pessoas. Estou colocando um pouquinho para cima porque daqui a pouco chega neste número. Não apenas Deus fará por nós, depende de nós fazermos também. É a ação da mão humana que faz, é a ação da mão humana que realiza, é a ação da mão humana que transforma. E se nós não fizermos, fica sem fazer. Eu quero aqui, com estas palavras, de forma muito rápida e muito singela, mas profundamente grata, deixar aqui o nosso muito obrigado, agradecendo a todos aqueles que puderam colaborar conosco.

Mas há uma pessoinha, um ser humano inigualável, que ama o Brasil e a China, que conseguiu em um só coração repartir, literalmente ao meio e juntá-los, desejando que o Brasil e a China deem certo. Esta pessoinha fez de tudo, o tempo todo, fisicamente presente, preocupada, telefonando, mandando mensagem, vindo pessoalmente à Assembleia, buscando listas, vendo as homenagens, fazendo com muito carinho e muita dedicação toda esta nossa noite. E nós não podemos deixar aqui de reconhecer, não só este talento, mas este profundo amor de um ser humano diferenciado. Então, eu queria agradecer ao meu amigo, Mário, por tudo o que você tem feito, faz e vai continuar fazendo. Uma salva de palmas ao Mário. É por causa dele, entre outras coisas, que esta sessão está acontecendo. Muito obrigada mesmo. (Palmas.)

E eu queria agora então, começar estas homenagens mais do que justas, e nós precisaríamos ter, certamente, mais homenagens para oferecer, porque são tantas as pessoas queridas que merecem no seu trabalho, na sua luta e na sua defesa da comunidade chinesa, nesta interligação com o Brasil. Mas escolhemos aqui algumas pessoas neste ano, porque no ano que vem, se Deus quiser e há de querer, teremos uma nova sessão solene. E assim vamos caminhando juntos.

Mas eu queria agora chamar, junto com o deputado Gilmar Gimenes, a nossa assessoria, para que traga a homenagem singela, mas com muito amor, para ser entregue a ele, que representa hoje aqui no estado de São Paulo e neste momento para nós no Brasil, o nosso querido cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, Sr. Song Yang. Por favor, uma salva de palmas. Vamos entregar a ele um quadro em homenagem nesta noite e pela trajetória dele. (Palmas.)

“Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputada Célia Leão e deputado Gilmar Gimenes, honrada homenagem ao Sr. Song Yang, cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, em reconhecimento à sua atuação em prol da comunidade chinesa no Brasil e em São Paulo.” Muito obrigada.

Agora eu vou pedir que o cônsul Song Yang, fique em pé, porque será ele a fazer as homenagens que nós estaremos convidando aqui. E peço também que o deputado Gilmar Gimenes ajude nestas homenagens junto conosco. Eu vou convidar, então, neste momento, com muita alegria, com muita honra, o Sr. Zhu Sujohn, presidente da Associação Chinesa do Brasil, por gentileza, que a nossa assessoria o acompanhe aqui em cima, para receber das mãos do cônsul-geral este reconhecimento.

Agora peço ao nosso cônsul-geral que permaneça em pé, porque o senhor vai fazer todas as outras homenagens. Como cônsul, é uma honra aqueles que estão sendo homenageados neste momento. Eu convidaria para receber também sua homenagem, com uma salva de palmas, o presidente permanente da Associação Geral Qing Tian do Brasil, o Sr. Ye Zhou Yong. Por favor, que a nossa assessoria o acompanhe até aqui para receber a homenagem das mãos do nosso cônsul-geral.

Convidamos agora o presidente da Associação Wen Zhou do Brasil Sr. Zhang Wei, por favor, que também a nossa assessoria o acompanhe, por gentileza. Uma salva de palmas ao presidente da Associação Wen Zhou do Brasil. E também nosso cônsul-geral faz a entrega ao Sr. Zhang Wei, por favor. (Palmas.)

Agora convidamos o presidente da Associação Hong Men do Brasil, Sr. Wang Wen Jie, por favor, uma salva de palmas. (Palmas.)

Agora queremos convidar também com muita alegria, o presidente de honra da Associação Geral Qing Tian do Brasil, Zhang Li Qun, por favor.

 Queremos agora convidar o Sr. Su Jun Liang, presidente permanente da Associação Guang Dong do Brasil, por favor. Também receba das mãos do nosso cônsul-geral, Song Yang.

Queremos convidar agora o Sr. Wu Ling Jun, presidente da Associação de Caridade de Qing Tian do Brasil, por gentileza, que a nossa assessoria também o acompanhe aqui para receber das mãos do nosso cônsul-geral, Song Yang, esta homenagem.

Com a mesma emoção, com a mesma alegria, nós queremos convidar o Sr. Guo Jing Liang, presidente da Câmara de Desenvolvimento Econômico e Cultural Brasil–China, por gentileza, venha receber das mãos do nosso cônsul-geral da República Popular da China, Song Yang.

Agora queremos convidar o Sr. Hu You Neng, presidente da Associação Jinhua do Brasil, que vai ser representando aqui pela senhora sua esposa. Uma salva de palmas, recebendo das mãos do nosso cônsul-geral, Song Yang. (Palmas.)

Queremos agora convidar o Sr. Wang Wan Rui, presidente de honra da Associação Chinesa do Brasil, para receber das mãos do nosso cônsul-geral Song Yang, a sua homenagem, muito obrigada. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Queremos também convidar ela, que vem representando o Sr. Yeung Fei Hon, que é o presidente da Associação Geral dos Empresários Chineses do Brasil, senhora sua esposa, Sra. Ling, para receber esta homenagem.

Queremos agora convidar o Sr. Mário Ye, com uma salva de palmas, para vir aqui receber. Ele que é presidente da Associação Geral Qing Tian do Brasil, para receber das mãos do seu amigo pessoal, nosso cônsul-geral Song Yang. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Este é o nosso Mário, de todos nós. Podemos aplaudi-lo, e aplaudindo a ele, aplaudimos a todos nós e aos nossos homenageados. Muito obrigada, Mário, obrigada mesmo, de coração. (Palmas.)

Nós já estamos chegando ao final da nossa sessão solene, mas antes de nos ausentarmos deste plenário, gostaria de convidar a todos os homenageados a se colocarem à frente aqui desta Mesa, não neste momento, depois da palavra do nosso cônsul, da nossa finalização, para fazermos uma foto de todos os homenageados e uma foto oficial desta noite.

Encerradas as homenagens, eu queria somente passar a palavra ao nosso cônsul- geral, de que na vida cada um tem uma tarefa, cada um tem uma missão, cada um tem uma obrigação. Nós precisamos primeiro entender, acreditar, ter certeza absoluta de que a vida é o maior presente que nós temos. A vida é o maior dom que nós temos e o maior talento, porque cada um de nós tem um talento. Às vezes não reconhecemos de pronto este talento, mas é preciso buscar no interior de cada um a sua competência, a sua grandeza e a sua possibilidade. E cada um faz o diferencial na sociedade e na vida das pessoas. Então, nesta noite, nós temos aqui a representante do vice-governador do Estado de São Paulo. Temos aqui outros representantes de pessoas importantes que têm o seu trabalho na sociedade e na comunidade.

O Mário sabe deste meu sentimento também, ele é a nossa maior autoridade da comunidade chinesa, porque ele vem aqui representar aquele país que já foi, literalmente, cantado em verso e prosa no vídeo que oferecemos de presente a todos no início desta sessão. Um país absolutamente diferenciado. O país hoje, falo sem medo de me equivocar, mais importante, hoje, do planeta Terra, e não só por causa do seu território e nem porque tem mais de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas.

Eu moro em uma cidade que parece que tem muita gente, sendo que tem 1 milhão de habitantes, que é Campinas. Nossa capital tem 12 milhões. Nosso estado, há 45 milhões de pessoas. É muita gente. O nosso País lindo, o Brasil, tem 210 milhões de brasileiros. Nós precisamos de quase oito Brasis para poder fazer uma China. Só nos é importante pela quantidade de pessoas, de seres humanos que lá vivem, não só pelo seu território, não só pela sua beleza natural e por ser criada pelos chineses, mas porque, de fato, o diferencial de alma, o diferencial de compromisso com a vida. Então, para nós, a China no Brasil é algo que nos faz crescer, os senhores nos fazem a cada dia maiores. E, para nós, termos do nosso lado, literalmente, uma pessoa como o nosso cônsul Song Yang, é um grande presente. Então quem vai encerrar - obviamente que depois eu faço o encerramento oficial da sessão - com suas palavras e o nosso agradecimento, com uma salva de palmas agora na tribuna oficial da Assembleia Legislativa de São Paulo, é o nosso cônsul-geral, a quem eu peço uma calorosa salva de palmas. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. SONG YANG - Boa noite a todos e todas.

(Pronuncia-se em língua estrangeira.)

Eu queria primeiro transmitir os melhores cumprimentos do povo chinês ao povo brasileiro. Queria transmitir os melhores cumprimentos, saudações, do meu embaixador ao estado maravilhoso de São Paulo, ao povo paulista.

Eu estou sem palavras, mas cheio de emoções. Antes disso, eu gostaria de saudar a nossa querida deputada Célia Leão, deputada tão humana e carinhosa ao povo chinês. Queria saudar o deputado Gilmar Gimenes, pela sua atenção, carinho ao povo chinês. Espero que um dia possamos sentar aqui para formar uma frente parlamentar Brasil China, aqui na Assembleia Legislativa.

Queria saudar a minha querida amiga, grande colega, dona Ana Paula Fava, que representa o nosso querido governador Geraldo Alckmin. A Ana Paula merece mais um título, que é embaixadora de São Paulo.

E queria saudar o subsecretário Roberto Sekiya, pois temos a mesma cara, a mesma garra, o mesmo coração. Muito obrigado pela sua presença, muito obrigado pelos cumprimentos do Sr. vice-governador.

Queria saudar o coronel Walter, que representa 90 mil policiais militares que têm muita atenção e cuidado com nossa comunidade chinesa. Muito obrigado pelo apoio e carinho. Queria saudar o meu velho amigo da China, Dr. Paulino, diretor do Instituto Confúcio, Unesp.

Estou muito emocionado com esta cerimônia de homenagem à comunidade chinesa. Eu recebi esta homenagem, mas sinto esta homenagem à China, ao povo chinês. E este é um gesto muito significativo entre os dois países continentais. E queria, realmente, expressar um obrigado para a Mesa, para as autoridades aqui presentes, obrigado aos amigos brasileiros aqui presentes, obrigado pela comida chinesa aqui presente. Realmente muito obrigado ao grande estado de São Paulo. Obrigado ao Brasil. Porque esta homenagem significa e mais uma vez justifica que o Brasil é um grande país receptor de várias culturas, de vários povos. Este país é tão simpático ao povo chinês e a tantos outros povos aqui presentes. E muito embora este país seja jovem, acho que é um país com grande futuro. É por isso que a China quer se aproximar cada vez mais do Brasil. Queremos, através destes contatos, não só conhecer o país, conviver com o país. E de fundo do coração, com o carinho, fazer uma comunidade do mesmo destino.

A China tem uma civilização milenar. Temos uma Grande Muralha, mas a Grande Muralha serviu para defesa, para dividir os povos. Hoje em dia, este é um legado histórico. Nós não queremos construir mais muralhas entre os povos, mas construir pontes e caminhos para contribuir com a nossa comunidade. É a nossa intenção. E esta convivência de 205 anos entre o povo chinês e povo brasileiro, nos traz não só legados, mas resultados positivos.

Em nome da comunidade chinesa, queria expressar que estamos nos sentindo em casa. Temos que agradecer a esta Casa tão simpática. E neste momento, no País, já temos 300 mil chineses, a maioria já naturalizados como brasileiros. Eles são brasileiros, com um pano de fundo da cultura chinesa. Eu conheço muitas pessoas, velhos, até conheço um senhor que já está fazendo 100 anos este mês, e ele já vive nesta terra há mais de 50 anos. Não vai sair do País. É uma terra natal. Então, nesta sessão, eu gostaria de transmitir a todos meus compatriotas os seus agradecimentos ao Brasil, ao povo brasileiro.

A China representa uma oportunidade de comércio externo, que temos um termo “negócio da China”, aliás, vamos fazer negócio da China aqui, estamos fazendo. A China é ó maior parceiro comercial do Brasil há sete anos e vai continuar sendo. E a China tem um investimento de mais de 40 bilhões de dólares neste País. Só nos primeiros meses deste ano, a China é o principal investidor estrangeiro no Brasil, que já chegou um montante de 5,4 bilhões de dólares. Vamos investir no estado de São Paulo, na rodovia, infraestrutura, aeroportos, trens, ferrovias e vamos fazer muitas coisas junto com o estado.

O que é mais importante para mim é esta simpatia, esta convivência feliz entre a comunidade chinesa e o povo brasileiro. O intercâmbio pessoal, cultural, é uma coisa, no fundo do coração, mais importante que vai, realmente, consolidar esta nossa parceria estratégica global. Sem Brasil, a China não vai desenvolver deste modo. Sem a China, o Brasil também vai sentir falta de parceiros. Vamos crescer juntos, vamos, realmente, crescer juntos para ter um mundo mais justo, mais próspero e mais benéfico para os nossos povos.

Realmente a homenagem que recebi para mim é um compromisso que firmo com esta Casa, de grande honra, e vou junto com os meus colegas do consulado e com a comunidade chinesa realmente retomar a economia de melhor prosperidade do estado e realmente vamos trazer mais culturas, mais diversidade cultural para o estado.

Eu queria aproveitar o tempo para falar um pouco em chinês.

(Pronuncia-se em língua estrangeira.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada pelas palavras, pela presença do nosso cônsul-geral, Song Yang, que traz aqui o sentimento que todos nós temos nesta integração de Brasil e China.

Já estamos quase encerrando a nossa sessão solene, mas temos a alegria ainda de poder - através do nosso cônsul, mais uma vez - entregar mais uma homenagem ao Sr. Yeung Fei Hon, que é o presidente da Associação Geral dos Empresários Chineses do Brasil, que vem representando, por gentileza, o Sr. Ling. Que venha, por favor, receber esta homenagem das mãos do nosso cônsul. Uma salva de palmas ao Sr. Ling. Senhor Fernando Sun, por gentileza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Agora já encerrando os nossos trabalhos, e, mais do que isso, uma festa, eu quero aqui enfatizar que ela é consequência de um trabalho sério. O nosso vídeo mostrou um pouquinho do que é a China. As palavras do nosso cônsul vêm reafirmar a grandeza, a potência, a economia, a evolução, o parceiro que é do Brasil e vice-versa, na economia, em tudo aquilo que nós podemos trabalhar juntos.

Deputado Gilmar Gimenes fez uma brincadeira séria e é verdade: se alguém não quer os chineses, nós não abrimos mão, porque os chineses têm feito o crescimento do mundo. Eu diria, cônsul, que a China está presente em cada pedacinho do planeta, em cada país deste planeta, dos mais distantes, dos mais diferentes, tem um pedacinho da China ali. Não é por acaso, os senhores, as senhoras, o povo chinês faz por merece esta honra, esta verdade e esta nova história. Nós aqui no Brasil ficamos copiando, e que bom se nós pudermos copiar muito do que os chineses fazem, a começar pela educação, nós brincamos, mas é verdade. Nas nossas grandes universidades, o professor Paulino está aqui, que é uma dessas grandes universidades, a Unesp, quando acontece os vestibulares para os mais diferentes cursos e aqueles, talvez, mais difíceis do ingresso à universidade. Certamente, cônsul, o senhor sabe disso, não estou criando, nem aumentando, nem inventando, nós sabemos que os nossos estudantes brasileiros passam no vestibular, mas nós temos a certeza absoluta de que para aqueles momentos mais difíceis dos cursos mais buscados, nós vamos encontrar vários alunos chineses. E por que isso? Por acaso? Não, por foco, por determinação.

A China não é o que ela é hoje por acaso, e sim porque milhares de homens e mulheres, trabalhadores, focados, inteligentes, buscaram uma nova vida, uma vida diferente, não só para a China, mas para todo o planeta. É por isso, meu querido deputado Gilmar Gimenes, que eu faço parte da sua frente parlamentar, que é uma Frente Brasil e China. E estaremos trabalhando muito para que esta frente aconteça na prática todos os dias, junto com o parlamento. O deputado Gilmar Gimenes é o coordenador da frente, e a partir de hoje, sou sua assessora especial para a Frente Parlamentar Brasil e China.

Quero aqui encerrar, primeiro agradecendo pela presença de todos, sem os senhores e as senhoras, não teria esta sessão.

Mas queria dizer que esta Mesa ficou um pouquinho mais apertadinha, acho que ela não ficou alinhada para a fotografia, todas as poltronas lado a lado, mas eu fiquei muito feliz por isso, significa dizer que a sessão, de fato, foi bem concorrida no sentido de que as pessoas deram atenção para a sessão. Isso significa que respeitaram este momento. Então mesmo mais apertadinho, eu fiquei pensando: “Do que adiantaria esta sessão se estas cadeiras estivessem vazias ou se esta Mesa só tivesse esta deputada falando?

Não tendo mais nada a acrescentar, eu quero dizer ao Mário que eu fiquei maior do que eu sou, que eu cresci muito nestas últimas semanas e nestes poucos meses em que tive a grande honra de me misturar com milhares de pessoas naquela festa linda, onde o nosso deputado Gilmar Gimenes também estava presente e tantas outras autoridades. Uma coisa é falar da China, outra coisa é viver a China. Certamente nós não estamos lá, tem um grande diferencial para quem é de lá ou para quem pode ter o privilégio de chegar até lá. Um dia ainda vou realizar este sonho.

Mas, de qualquer forma, naquela festa, onde mais de quatro, cinco mil pessoas da comunidade chinesa faziam uma festa bonita de confraternização, de família, de um povo diferente, nós pudemos sentir naquele momento o que significava ser um povo chinês.

Então eu quero dizer a cada um que, daquele momento, Mário, eu mudei, eu cresci. Porque às vezes nós vivemos muito no nosso mundinho, é natural, na nossa casa, no nosso trabalho, no nosso bairro, na nossa comunidade, no nosso estado e no nosso Brasil que não é pequeno, nosso País, mas às vezes nós pensamos que tudo se encerra aqui. Nós precisamos mesmo voar muito longe, atravessar oceanos para ver que do outro lado do mundo existe uma comunidade que tem feito o Brasil crescer. E é por eles e por nós que fizemos esta sessão.

Daqui nós vamos sair pelo corredor lateral, esquerda ou direta, e vamos sair no que nós chamamos de Salão dos Espelhos. Ali, com muito amor, com muito carinho e com muita gostosura, nós vamos oferecer um coquetel. Mas quero, mais uma vez reiterar, eu aprendi na vida, que dai a César o que é de César. Para crescermos, nós precisamos fazer o outro crescer. E é assim que esta sessão aconteceu. Este coquetel, estas homenagens, esta noite bonita, tudo nós devemos a Deus, às autoridades que estiveram e que estão conosco, à presença dos senhores, ao foco, à determinação, à obsessão que mostra que, quando se quer alguma coisa, se consegue, é só acreditar e é só fazer. Esta pessoa tem nome, é o nosso Mário Ye. Uma salva de palmas à comunidade, ao Mário, ao cônsul, a vocês todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Gilmar vira a caixa, gente, olha que coisa mais linda, em português mesmo. Vou abrir. Olha que coisa linda. Uma salva de palmas ao nosso cônsul, à delicadeza da senhora sua esposa. Muito lindo.(Palmas.)

Eu preciso pensar em que lugar da minha casa eu vou colocar, mas certamente é pela entrada, para todos os dias que eu entrar e sair da minha casa, meu querido Gilmar Gimenes, minha querida Ana, Roberto, todos vocês, Mário. Quando eu entrar e sair da minha casa, eu vou lembrar que eu tinha um sonho, deixa até eu contar para vocês.

Eu sempre gostei de ter olhinho puxado. E eu sou filha de baiano, a mamãe é descendente de português e eu nasci com um olho enorme, grandão, eu sempre queria ter olhinho puxado. Não tem jeito, eu sou brasileira mesmo, com todas as características. Mas eu quero dizer que esta noite eu saio daqui com o meu sonho realizado, Milena. Porque não tem coisa na vida que nós não conquistemos se acreditarmos, não tem nada na vida que não façamos, se não tivermos certeza que podemos fazer. Pode ter certeza disso. Eu não ia falar disso, mas vou falar para irmos ao coquetel.

O Gimenes é amigo meu pessoal, uma pessoa que, ao longo dos meses que nós estamos trabalhando juntos, eu tenho um amor enorme. E ele sabe que eu falo o que eu sinto, o que eu acredito. Esta cadeirinha de rodas que eu ando, eu não comprei por prazer, mas hoje ela é um grande prazer na minha vida, porque ela me dá liberdade. Um acidente de carro me fez ficar sentadinha nela, mas eu aprendi que a vida é mais do que andar, a vida é mais do que uma série de coisas que às vezes nós temos vontade de fazer e talvez não possamos. Mas nós transformamos as nossas vontades, quando não podemos, em outras novas vontades, em outros novos sonhos. O fato de não andar não atrapalhou a minha vida. A cadeira é minha amiga, me dá liberdade, me fez casar. Daniel, meu marido, está ali, me fez mãe de três filhos maravilhosos, de partos normais, os três. Hoje estão servindo ao estado e ao Brasil na medicina.

Eu tenho que compartilhar isto com os senhores e senhoras, porque as coisas na vida não acontecem por acaso. As dificuldades que nos aparecem, e certamente o povo chinês teve muitas, o senhor que é professor da área e sabe ensinar a todos nós. Eu preciso fazer faculdade lá para aprender, preciso ir lá me matricular. Eu quero dizer que nenhuma dificuldade pode superar o nosso talento, o nosso sonho e a nossa vontade de viver. Mesmo sendo brasileira, mesmo tendo olho grande, a minha vontade de ter olho puxado fez desta noite para mim, Gilmar Gimenes, eu realizar o meu sonho. Porque hoje eu não tenho só os meus dois olhinhos puxados, hoje eu tenho os meus dois olhinhos e mais 1 bilhão e 360 milhões de amigos e amigas com olhinhos puxados e isso vai fazer diferença para a minha vida e eu quero, como amiga, que faça para vocês também. Muito obrigada mesmo por estarem aqui. Uma salva de palmas à comunidade chinesa, uma salva de palmas ao nosso cônsul e ao meu amigo Mário, que se eu pudesse, eu ficava em pé para aplaudir todos vocês. Muito obrigada, Gilmar Gimenes, Ana, Roberto, nosso coronel Walter, nosso comandante, e nossa querida consulesa também. Muito obrigada, professor Paulino. (Palmas.)

Agora vamos ao coquetel, que é muito gostoso, muito bonito e preparado com amor e com atenção do Mário. Vamos fazer a foto, nossos homenageados, por gentileza, com o cônsul e com toda a Mesa aqui, por favor.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial e da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 02 minutos.

 

* * *