http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

08 DE MAIO DE 2017

020ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE

 

Presidente: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, nomeia as autoridades.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, com a finalidade de "Comemorar o Dia do Profissional da Contabilidade". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá as boas-vindas aos presentes.

 

4 - ORLANDO BOLÇONE

Deputado estadual, comenta sua formação em contabilidade. Tece elogios ao deputado Itamar Borges. Lembra o legado deixado pelo parlamentar, quando prefeito de Santa Fé do Sul. Avalia que na contabilidade estão as soluções para o Brasil, e não os problemas, pelos quais o país atravessa. Parabeniza os homenageados.

 

5 - EDIR SALES

Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, cumprimenta os presentes. Elenca as comemorações à categoria, neste ano. Ressalta o tamanho do trabalho desempenhado pelos contabilistas, o que os faz, a seu ver, merecedores das homenagens recebidas. Destaca o papel do Sescon.

 

6 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Saúda os integrantes da Mesa principal, bem como as entidades participantes do evento. Informa que esta é a sexta edição desta solenidade. Enfatiza a parceria com o Sescon. Faz reflexão sobre a crise política e financeira no Brasil. Manifesta apoio às reformas propostas pelo governo federal. Dá conhecimento e convida para uma audiência pública para debater a reforma tributária, dia 22/5, neste Parlamento. Pede aos contabilistas que apresentem propostas que, adita, serão recolhidas e enviadas ao relator do projeto em questão, em Brasília.

 

7 - ANTONIO EUGÊNIO CECCHIATO

Presidente do Sindicont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, anuncia e lamenta a morte de membro antigo do Sindicont. Discorre sobre a importância de cada entidade contábil.

 

8 - MARIO ELMIR BERTI

Presidente da Fenacon, agradece ao deputado Itamar Borges pelo reconhecimento aos profissionais da contabilidade. Fala de seu sonho em ser bem sucedido na área. Destaca a relevância em fortalecer as entidades de classe. Ressalta a evolução da categoria. Relata experiência familiar. Encoraja os presentes a contribuírem com as mudanças necessárias ao Brasil.

 

9 - MÁRCIO SHIMOMOTO

Presidente do Sescon-SP e da Aescon-SP, faz agradecimentos a todos os integrantes da Mesa e, em especial, a seu pai, participante do evento. Agradece o apoio e a dedicação de seus diretores. Agradece o deputado Itamar Borges pela homenagem. Comenta o longo caminho percorrido pela categoria para chegar até aqui, prestando reverência a seus antecessores. Menciona o contador em atividade, portador do registro mais antigo, presente na solenidade, Sr. Tikara Tanaami, a quem parabeniza pela atuação, no auge de seus 98 anos de idade. Enaltece a ciência contábil na gestão de empresas privadas. Avalia que o que falta na administração pública é justamente a contabilidade.

 

10 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Anuncia a entrega de placa de homenagem a diversas entidades.

 

11 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, anuncia homenagem ao contador em atividade com registro mais antigo do estado de São Paulo, Sr. Tikara Tanaami, a quem cumprimenta após breve leitura de seu currículo profissional.

 

12 - TIKARA TANAAMI

Contador em atividade com registro mais antigo, agradece a bondade e a generosidade com que as entidades o homenageiam. Destaca a graça de Deus para o desempenho de todo o seu trabalho. Cita o apóstolo Paulo.

 

13 - MARCUS VINÍCIUS

Mestre de cerimônias, lê mensagem em placa de homenagem recebida pelo deputado Itamar Borges.

 

14 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Parabeniza a todos os presentes. Agradece a homenagem recebida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, neste momento daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o “Dia do Profissional da Contabilidade”.

Convido para compor a Mesa principal o Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão e presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal; Walter Ihoshi, deputado federal; também chamamos para compor a Mesa a Sra. Vereadora de São Paulo Edir Sales, vice-presidente da Câmara Municipal; Márcio Massao Shimomoto - presidente do Sescon/SP e Aescon/São Paulo; o Sr. Mario Elmir Berti, presidente da Fenacon; deputado estadual Orlando Bolçone; o Sr. Janio Benith, presidente da Jucesp - Junta Comercial do Estado de São Paulo, neste ato representando o governador, Geraldo Alckmin; o Sr. Idésio da Silva Coelho Júnior, presidente do Ibracon/Nacional - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.

Compondo a extensão da Mesa, também conosco, o Sr. Gildo Freire de Araújo, presidente do CRC/SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; o Sr. Pedro Melo, presidente da KPMG; o Sr. Irineu De Mula presidente da Academia Paulista de Contabilidade; o Sr. Manoel de Oliveira Maia, presidente da Fecontesp – Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; o Sr. Paulo Schoueri, diretor titular da central dos serviços da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, neste ato representando o presidente Paulo Skaf; o Sr. Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindcont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; o Sr. Sérgio Antonio Dias, presidente do Ibracon, 5ª sessão regional; o Sr. Paschoal Rizzi Naddeo, presidente da Apejesp - Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; e o Sr. Edmir Lopes de Carvalho, presidente da Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.

Senhoras e senhores, com a palavra o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito boa noite a todos e a todas.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Gostaria de registrar a nossa satisfação em receber todos os amigos, profissionais da contabilidade e entidades nesta noite que, mais uma vez, esta Casa recepciona para homenagear e comemorar o profissional da contabilidade pelo seu dia.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris, atendendo minha solicitação, com a finalidade de comemorar o “Dia do Profissional da Contabilidade”.

A solicitação foi aprovada por unanimidade desta Casa, permitindo que a Assembleia Legislativa esteja recepcionando todos os senhores e senhoras, oferecendo este espaço para, honrosamente e solenemente, prestar esta homenagem.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela seção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º tenente, músico e PM Ivanberg.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Alesp no sábado, 13 de maio, às 23 horas, pela NET, canal 7; pela Vivo, canal 9; e pela TV Digital Aberta, canal 61.2.

Gostaríamos, também, de registrar algumas justificativas pela impossibilidade de presença nesta solenidade: o Sr. Presidente da República Michel Temer; o Sr. Governador Geraldo Alckmin, representado aqui pelo presidente da Jucesp, nosso presidente Janio; o Sr. Vice-Governador Márcio França; o Sr. Presidente desta Casa, Cauê Macris; o Sr. Prefeito de São Paulo, João Doria; o Sr. Samuel Moreira, secretário chefe da Casa Civil; a Sra. Coronel Helena dos Santos, secretária da Casa Militar; o Sr. Davi Uip, secretário da Saúde; a Sra. Senadora Marta Suplicy; o Sr. Senador Airton Sandoval; o Sr. Deputado federal Baleia Rossi; os deputados estaduais Jorge Caruso; Jooji Hato; Célia Leão; Léo Oliveira; Cássio Navarro; o Sr. Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo; e a Sra. Lu Alckmin, primeira-dama do Estado de São Paulo. São algumas das justificativas que recebemos. No decorrer desta solenidade, nós iremos explicitar cada uma delas.

Dando sequência nesta solenidade - composta a Mesa, composta a extensão da Mesa -, nós passamos, inicialmente, a palavra, com muita honra, ao meu colega desta Casa - que nos dá a honra de compor esta Mesa e prestigiar esta solenidade - o deputado Orlando Bolçone.

Professor, com a palavra, para deixar, aqui, a sua homenagem para esta solenidade.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Primeiro, muito boa noite a todos e a todas, aos colegas contabilistas.

Eu lembrava hoje com o Itamar - sou técnico em contabilidade desde 1968. Obviamente nenhuma das mulheres aqui tinha nascido nessa época. Dos colegas contabilistas, nenhum tinha nascido nessa época. Depois, me formei bacharel em Ciências Contábeis, em 1982.

Eu tinha que estar presente nesta solenidade, inclusive para agradecer, também como contabilista. Eu dediquei o importantíssimo conhecimento de contabilidade, que marcou minha vida, em especial sendo, por quase 20 anos, secretário de Planejamento na cidade de São José do Rio Preto.

Nós temos a honra de ter as cidades mais desenvolvidas do País. Tive a honra de acompanhar a carreira do deputado Itamar Borges desde quando se elegeu prefeito de Santa Fé do Sul pela primeira vez. Ele que, depois, transformou a cidade de Santa Fé do Sul. Eu tenho que deixar o meu testemunho de que uma de suas primeiras medidas foi, exatamente, buscar a contabilidade, buscar os profissionais de contabilidade. Fez um amplo levantamento, na época nas diversas secretarias lá de Santa Fé do Sul, e recorreu ao conhecimento dos profissionais contabilistas para dar um grande impulso.

Hoje, Santa Fé é uma das cidades mais desenvolvidas do estado e do País, dentro de seu porte. Portanto, eu tinha que deixar este registro, a importância e outro agradecimento - por trazer dos profissionais da região do noroeste paulista, onde o presidente Márcio está sempre presente. A classe está presente, no sentido de o Itamar ser um grande lutador, uma pessoa que trata as causas da contabilidade e dos contabilistas com carinho, colocando em primeiro lugar dentro do seu mandato - em especial na Comissão de Atividades Econômicas. Dessa forma, eu tenho que fazer esse registro, esse agradecimento, essa lembrança. E os faço na pessoa do nosso presidente Márcio.

Eu acompanho, também, o reitor da Fecap, reitor e pró-reitor da Fecap.

A contabilidade está, não nos problemas que o País atravessa, mas nas soluções que o País vai e deve encontrar.

Nós sabemos que não existe melhor diagnóstico do que a contabilidade. Diagnóstico esse, se nós nos lembrarmos, que vem desde 1492, quando se criaram os primeiros passos.

Lembro-me dos nossos professores, saudosos professores, que nos recordavam do humilde frade franciscano - sábio, matemático e estatístico - que deu os primeiros passos para criar a metodologia das partidas dobradas, que nem os computadores mais sofisticados conseguiram substituí-la. Dessa forma também o é o profissional de contabilidade. A contabilidade é solução, ela é o diagnóstico correto para os momentos que estamos vivendo.

Portanto, é um dia de muita alegria para todos nós aqui. Temos certeza de que é na contabilidade, nos números corretos, na verdade, que esse profissional é uma pessoa séria. É uma pessoa comprometida com si, mas mais do que isso com a empresa, e acima de tudo com a sua comunidade.

O testemunho que eu deixo nesta Casa é o testemunho de que nós, contabilistas, certamente vamos continuar dando grandes contribuições, em especial neste momento decisivo em que passa o País. Vamos contribuir para o aperfeiçoamento da legislação, para os controles tão necessários para que o Estado seja cada vez mais eficiente, cada vez mais eficaz, para que o Estado, através da verdade que só a contabilidade pode oferecer - da contabilidade nacional, da contabilidade dos pequenos municípios, das micro e pequenas empresas.

Por isso, meu amigo Itamar, um abraço fraterno e agradecido na pessoa do nosso presidente Márcio. Na pessoa da vereadora, eu quero deixar aqui esse testemunho e o agradecimento especial a todos os profissionais contabilistas, a todos os homenageados e às pessoas que vieram prestigiar este ato.

É uma honra militarmos diretamente ou através do sentimento do trabalho, da palavra, do dia a dia, como faz o deputado Itamar Borges.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado pelas palavras e a homenagem prestada aqui ao profissional da contabilidade, colega e parceiro, amigo e sempre professor Orlando Bolçone, deputado presidente da Comissão da Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação desta Casa.

Concedo a palavra agora à nossa representante do Legislativo municipal, e que já, também, honrosamente abriu aquela Casa para prestar homenagem ao profissional da contabilidade - a vereadora e vice-presidente da Câmara de São Paulo, vereadora Edir Sales, profissional da contabilidade também.

Enquanto a vereadora se dirige a tribuna, eu quero agradecer e registrar as presenças dos representantes. do vereador Police Neto, e também do deputado Arnaldo Faria de Sá - que, inclusive, nos ligou há poucos minutos justificando que teve que ir a Brasília e que, infelizmente, não poderia estar conosco, mas que fossemos portadores do abraço dele a todos.

Com a palavra a vereadora Edir Sales.

 

A SRA. EDIR SALES - Meu querido amigo, presidente desta sessão hoje, Itamar Borges. Itamar Borges que foi prefeito, como o nosso colega agora falou, da Santa Fé e que, hoje, é presidente da Comissão de Turismo, é isso Itamar? Comissão de Turismo?

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Atividades Econômicas.

 

A SRA. EDIR SALES - Atividades Econômicas.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Agricultura, Turismo, Comércio e Indústria.

 

A SRA. EDIR SALES - Agricultura, Turismo - pelo menos não tinha na minha época essa comissão. Os nomes mudaram.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Juntaram. Três viraram uma.

 

A SRA. EDIR SALES - É uma honra muito grande estar aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, e sempre venho através do convite do nosso querido Itamar Borges.

Eu fui deputada por dois mandatos aqui, só que quando eu saí ele veio para cá. Eu fui para a Câmara Municipal e veio o nosso deputado para nos representar, e muito bem. O estado de São Paulo está muito bem representado. Eu agradeço o convite do meu querido amigo, deputado Itamar Borges.

Quero cumprimentar o nosso querido presidente, do Sescon e da Aescon, Márcio Shimomoto, também sempre presente em todas as ocasiões em que é requisitado.

Hoje, a homenagem do “Dia do Profissional da Contabilidade” é do Sescon e da Aescon, parabéns pela iniciativa.

Eu quero cumprimentar o nosso amigo Janio Benith, presidente da Junta Comercial de São Paulo, que tem prestado um belíssimo serviço ao estado há tantos anos.

O nosso querido Orlando Bolçone, que é deputado estadual e acabou de falar, parabéns também pela fala. O nosso Mario Berti, que é o presidente da Fenacon.

O microfone daqui é um pouco mais comprido, não é? O microfone da Câmara é mais curto.

Eu gostaria de dizer que é uma honra muito grande estar presente com vocês, como bem disse o Itamar Borges, o nosso deputado. Já é a terceira comemoração, não é? A primeira comemoração do profissional da contabilidade foi na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 10 de abril. A segunda comemoração foi no Sindcont, no último dia 25. E, hoje, estamos aqui, na terceira comemoração, na Assembleia Legislativa de São Paulo, comemorando, ainda, o profissional da contabilidade. É tão grande o trabalho, mas é tão sério e importante, que merece ter muitas comemorações, mesmo.

Eu quero aproveitar, agradecendo meu colega Itamar Borges, o meu amigo, por esse convite. Eu tenho a impressão de que ele deve estar com um sorriso de orelha a orelha, pela vitória do nosso Timão, é isso deputado? Pela vitória do nosso Timão, 28 vezes campeão paulista, não é demais deputado? Merece ser falado na Assembleia Legislativa.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - O maior da história.

 

A SRA. EDIR SALES - O maior da história. Muito importante, eu gostaria de alegrar e parabenizar o nosso deputado, porque eu sei que ele é um grande corinthiano, assim como eu, também.

Ele, que sempre atuou com muito empenho em sua vida política, meu querido Itamar Borges - inclusive como prefeito por três mandatos em Santa Fé do Sul, e que hoje nos presenteia com um belíssimo trabalho, aqui, na Assembleia Legislativa de São Paulo, no seu segundo mandato. Com certeza será reeleito - não estamos em campanha ainda, gente.

Mas precisamos do nosso querido deputado Itamar Borges conosco durante muitos e muitos mandatos ainda. O Itamar, além de ser presidente da Comissão de Atividades Econômicas também está no comando da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, que recebe o apoio de todas as entidades congraçadas aqui presentes.

Aproveito para cumprimentar, também, o presidente do CRC que está aqui, em nome do nosso querido Gildo Freire. Cumprimento todas as entidades congraçadas que hoje estão aqui presentes.

E, em eventos como o de hoje, também, é claro, já cumprimentei toda a diretoria em nome do nosso querido presidente do Sescon, Márcio Shimomoto, meu amigo e presidente do Sescon, desde o início marcando a sua gestão. E, hoje, encontrei também por aqui o Sérgio Approbato. Está aqui, também, o Sérgio, sempre trabalhando pelo Sescon.

Eventos como o de hoje não servem para prestar um justo reconhecimento a profissionais aguerridos do estado, servem também para mostrar que o Sescon tem cumprido com maestria o papel de representar as empresas de serviços contábeis e também as empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas no estado de São Paulo. Além disso, também realiza importantes ações que estimulam a capacitação dos contadores e contabilistas, a exemplo da Unisescon, universidade coorporativa que oferece cursos de formação e também para a educação continuada dos nossos profissionais.

O resultado disso é a prestação de serviços excelentes, a tranquilidade das organizações, dos clientes e usuários da contabilidade e, por fim, o desenvolvimento do nosso País. Hoje, o contador é vital em diversas frentes. Inclusive como responsável pelas campanhas eleitorais, como eu já falei em outros discursos meus.

Esse é mais um ganho para a classe contábil, é por isso que eu tenho me esforçado e dedicado em defesa dessa categoria na Câmara Municipal de São Paulo. Todos sabem que o profissional da contabilidade tem um gabinete na Câmara Municipal de São Paulo. É uma honra representar o Sescon e as entidades congraçadas dos nossos contadores e contabilistas. O nosso gabinete está sempre de portas abertas.

Eu quero cumprimentar também a todos os homenageados e representantes da contabilidade e o senhor Tikara Tanaami, por ser o contabilista com registro ativo mais antigo do CRC.

Muito obrigada pela confiança de vocês. Muito obrigada pelo apoio de vocês. Agora pouco eu estava conversando com o Márcio Shimomoto - teremos reuniões na Câmara para aperfeiçoar esse projeto de lei do Sr. Prefeito João Doria. Ele tem demonstrado a que veio e tem feito um trabalho pela cidade de São Paulo, e eu tenho certeza que vai fazer cada vez mais, por ser homem dinâmico, por ter visão empresarial, por ter uma visão da empresa privada, o que muito nos ajuda, também, nesse ramo da contabilidade.

Muito obrigada a todos vocês. Eu trago o abraço do nosso querido prefeito, João Doria.

Muito obrigada e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite e muito obrigado, querida Edir Sales, é uma alegria sempre tê-la conosco nesta Casa.

Eu quero, neste momento, antes de começarmos a ouvir os representantes dos profissionais da contabilidade e de ouvirmos as entidades que usarão a palavra nesta noite, deixar aqui uma palavra nesta sessão solene a todos que se fazem presentes e a todos que nos assistirão e que, com certeza, estarão acompanhando esta solenidade.

Com certeza, temos que registrar aqueles que acompanham esta Mesa. Ao meu lado, o presidente do Sescon e Aescon de São Paulo, Márcio Shimomoto, parceiro sempre, não só da Frente Parlamentar, mas desta solenidade, juntamente com o apoio de todas as demais entidades congraçadas. O nosso presidente da Fenacon, Mario Elmir Beti, nosso parceiro nesta Casa; deputado Orlando Bolçone, a quem eu agradeço pelas palavras. E ele fez uma referência, e eu sempre reforço, que, quando eu fui prefeito em Santa Fé do Sul, no meu primeiro mandato e nos últimos dois mandatos, tive o privilégio de contar com a colaboração do planejador, do professor e do estrategista Orlando Bolçone, que sempre esteve comigo e que eu sempre agradeço - é uma honra poder ser colegas dele nesta Casa.

Cumprimento, da mesma forma, o representante do nosso governador, o Janio, que preside a nossa Junta Comercial, a Jucesp; e a nossa vice-presidente da Câmara, que acabou de usar da palavra, deixando aqui a sua homenagem. Também tenho que registrar o meu cumprimento às entidades aqui presentes, o Ibracon, o CRC, Fecontesp, Sindcont, Apejesp, Anefac. E, da mesma forma, acompanhando as entidades na extensão da Mesa, eu quero cumprimentar aqui o reitor da Fecap, o Edison Simoni, e o vice-reitor da Fecap, Taiguara Langrafe. A Fecap é a primeira faculdade de Contabilidade aqui de São Paulo, que nos prestigia com as suas honrosas presenças.

O nosso querido Tikara, contador mais antigo do estado de São Paulo; o nosso sempre deputado e sempre presidente do Sescon, sempre líder e referência, Massao Shimomoto, presidente do Sescon e Aescon; da gestão anterior, de 2013 a 2015, também compondo a extensão da Mesa, Sérgio Approbato Machado Júnior; Pedro Melo, presidente da KPMG; Irineu De Mula, presidente da Academia Paulista de Contabilidade; o representante do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, Paulo Schoueri, diretor titular da central de serviços.

Agradeço a todos os diretores, executiva regional e conselheiros fiscais aqui do Sescon e do Aescon que se fazem presentes, e, da mesma forma, estendo esse cumprimento aos diretores das demais entidades congraçadas aqui presentes - amigos e profissionais da contabilidade. Agradeço, como sempre, a cada um que prestigia e que comparece a esta solenidade, para dar o brilho que era preciso e merece, e que só tem com a presença de cada um dos senhores e senhoras.

É um grande prazer reencontrá-los como em outros anos. Estamos aqui para comemorar o “Dia do Profissional da Contabilidade”. Este é o sexto ano consecutivo em que realizamos esta solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo. Fico muito orgulhoso de dizer que a nossa sessão solene se tornou referência na Casa, reconhecida por funcionários, assim como nos gabinetes dos meus colegas deputados e sempre como sinônimo de sucesso.

Sucesso que só é possível pela participação de todos os senhores, pelo apoio das entidades congraçadas da contabilidade, e, principalmente, da parceria com o Sescon, a presença de todas as entidades congraçadas e lideranças do setor contábil. Nesses últimos seis anos, o Brasil passou por diferentes momentos econômicos e políticos - foi da grande euforia e esperança no futuro à crise econômica, política e moral. Mas, este ano, vivemos um momento diferente.

Sentimos que podemos recuperar a esperança no futuro, temos a expectativa de que as reformas e transformações profundas que estão ocorrendo no nosso País permitirão construir um futuro melhor para os nossos filhos. Pela primeira vez desde a redemocratização, o Brasil discute seriamente e avança em reformas extremamente necessárias, que transformarão a forma como fazemos política.

Modernizar-se-ão as relações entre empresas e governos, mudar-se-ão as relações entre empregadores e empregados, e poder-se-á mudar a forma das empresas e pessoas pagarem os seus impostos. São muitas reformas, todas muito importantes. Nossas cidades não comportam mais lojas fechadas, fábricas demitindo trabalhadores, obras abandonadas e placas de “Vende-se” ou “Aluga-se”. No dia a dia, nas cidades, nos bairros, nas reuniões, ouvimos o clamor por empregos e pela retomada do desenvolvimento econômico.

Para que o desenvolvimento seja retomado, o governo, as empresas e, em especial, vocês, contabilistas, precisam, e podem, melhorar o ambiente de negócio do nosso País.

É impossível para o empresário e para os contadores acompanharem a intensa mudança de normas e a quantidade de exigências. Surgem resoluções de um dia para o outro e essa avalanche burocrática deveria ser eliminada com as tecnologias existentes. Precisamos simplificar a vida dos empreendedores, simplificar o sistema tributário, e vocês contabilistas sabem bem o que precisa ser mudado.

Conclamamos, a cada um de vocês, para contribuir com esse momento histórico do Brasil. Por isso, realizaremos no dia 22 de maio, aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, em parceria com a Câmara dos Deputados, uma audiência pública sobre a reforma tributária. Estarão conosco na audiência o relator da Comissão que está discutindo a reforma, o deputado federal Luiz Carlos Hauly, além do presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, Márcio Shimomoto, e os presidentes das entidades congraçadas, os presidentes das federações empresariais e as instituições que participam da Frepem.

Permitam-me, ao citar as instituições que participam da Frepem e os presidentes das instituições empresarias, agradecer à presença dos representantes da Facesp, da Fecomércio, os representantes do Sebrae, e de todas essas entidades parceiras e importantes, que têm feito a diferença nos apoiando junto com as entidades congraçadas da contabilidade.

Para isso, e para a realização dessa audiência pública, estamos pedindo para que todas as entidades que fomentam o empreendedorismo no estado de São Paulo formulem propostas para debatermos e apresentarmos ao relator no Congresso Nacional, o deputado Hauly, que acolherá e levará para avaliação técnica no seu relatório.

As participações das entidades congraçadas da contabilidade são essenciais. Temos um grupo que está elaborando uma carta e nesta semana se reunirá, se não me falha a memória, na quarta-feira, é isso Silvério? Quinta-feira, dia 11. Que horas? 15 horas no Sescon. Será a última reunião preparatória.

Tivemos uma na Fecomércio, na semana passada, teremos essa agora no Sescon, fechando as propostas. Por isso que é importante que sejam encaminhadas para a Frente Parlamentar, ou lá nesta reunião preparatória, às 15 horas, no dia 11, no Sescon, para que possamos levar as nossas contribuições.

Vamos somar forças, construir diálogos, reunir inteligências e sabedorias. Vamos, juntos, ajudar a construir este novo Brasil. Eu acredito no empreendedorismo, acredito nos empreendedores. Só no estado de São Paulo somos quase dois milhões de empresas e mais dois milhões de empreendedores individuais. O empreendedorismo é a marca do nosso estado - desde os bandeirantes do passado aos cientistas de nossas universidades, os paulistas se destacaram pelo planejamento, trabalho e produção.

Esta é a nossa força. O momento é de mobilização e de muito trabalho, mas é também de comemoração. Hoje, estamos aqui para homenagear vocês, os profissionais da contabilidade. A nossa homenagem é para os profissionais, para as empresas, conselhos, sindicatos, escolas, associações e todas as entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo.

Vocês são importantes para as empresas, para as instituições e, principalmente, para a sociedade, pelo exemplo profissional, pelos valores e princípios éticos que norteiam cada um dos senhores e senhoras. E, digo sempre, e vocês já devem ter ouvido em outras oportunidades, o profissional da contabilidade é a bússola da empresa.

Quero aqui dar um especial destaque ao setor da contabilidade, ao Sescon de São Paulo, que apoia e operacionaliza a Secretaria Executiva da Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Compreendo e agradeço o presidente Márcio Massao Shimomoto, e estendo à sua diretoria, ao seu conselho, ao superintendente Marcelo Zetune, todos os colaboradores do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e do Aescon, e todos que também nos ajudaram a preparar este momento.

Cumprimento toda a sua base, de mais de 20 empresas e mais de 150 mil contabilistas. Da mesma forma, cumprimento o CRC/SP na pessoa do presidente Gildo Freire de Araújo, dos vice-presidentes e de todos os diretores aqui presentes.

Cumprimento o presidente Manoel de Oliveira Maia, da Fecontesp - Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo; o presidente Antonio Eugênio Cecchinato, do Sindicont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; o presidente Désio da Silva Coelho Júnior, do Ibracon - Instituto de Auditores Independentes do Brasil.

O presidente Sérgio Antônio Dias da Silva, do Ibracon regional, seção São Paulo; o presidente Paschoal Rizzi Naddeo, presidente da Apejesp; o presidente Mario Elmir Berti, da Fenacon - Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas; o presidente José Martonio Alves Coelho, do Conselho Federal da Contabilidade, aqui representado pelo presidente do CRC/SP; o presidente Edmir Lopes de Carvalho da Anefac.

Agradeço a colaboração dos funcionários da Assembleia Legislativa - da minha equipe e gabinete -, das cidades do interior, do Silvério Crestana, nosso consultor da Frente Parlamentar, cedido para assessorar a Frente Parlamentar do Empreendedorismo. Cumprimento, acima de tudo, todos os profissionais da contabilidade do nosso estado.

Permitam-me, com muita honra, com muito orgulho e muita alegria - na pessoa do Tikara Tanaami, uma referência de trabalho e dedicação merecedor desta e de todas as homenagens -, parabenizar os profissionais da contabilidade de São Paulo e do Brasil, muito obrigado e um grande abraço.

Dando sequência, quero agora, para que fale em nome das entidades congraçadas, passar a palavra ao nosso presidente do Sindcont - Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Antonio Eugênio Cecchinato.

 

O SR. ANTONIO EUGÊNIO CECCHINATO - Prezado deputado estadual Itamar Borges; contador Márcio Massao Shimomoto; vereadora Edir Sales, em nome de quem cumprimento as demais autoridades já nominadas pelo Cerimonial.

Caros profissionais da contabilidade e convidados, senhoras e senhores, hoje, antes de continuarmos nesta noite de alegria, uma noite festiva, eu não poderia deixar passar o registro do passamento de um associado do Sindcont, com mais de 50 anos de associação, com mais de 100 de idade, Flausino Marquez Rezende, aconteceu ontem. Nós queremos registrar este passamento que nos fará muita falta.

Nesta homenagem, a data magna da contabilidade brasileira, o Dia do Contabilista, sinto-me muitíssimo honrado por representar as entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo, a saber: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, CRC/SP; Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo - Fecontesp; Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, o Sindcont/SP; Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado de São Paulo, a Sescon/SP; Associação das Empresas e Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, a Aescon; Ibracon - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, 5ª Seção Regional; e Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Apejesp.

Com uma pergunta eu início minhas breves palavras nesta comemoração. Ubuntu. Os senhores conhecem esse termo de origem africana? Sabem o que ele significa?

Embora simples, está palavra é formada por seis letras, é sonora e de muita força. Ubuntu é a filosofia naturalmente africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas umas com as outras, é um conceito que sugere que o mundo não é uma ilha, mas sim um coletivo.

Sem exata tradução para a língua portuguesa, ubuntu pode ser definido como a “humanidade para com os outros”. Mas, na verdade, ubuntu é mais, muito mais. É a teoria do “eu sou, porque nós somos”, de que somente somos por meio de outro. Ubuntu é o conceito que define a nós enquanto entidades contábeis congraçadas do estado de São Paulo.

Apoio, comprometimento, empatia, parceria e união, esses são os valores que compartilhamos ao desenvolver iniciativas e projetos voltadas à continua valorização e crescimento da contabilidade e de seus profissionais.

Sejam eles realizados em conjunto ou na especialidade da atuação de cada entidade, inegavelmente no êxito da longevidade e da importância de cada entidade contábil, há um pouco das outras. Não somente porque algumas são oriundas das mais antigas, mas também pela presença, consideração e suporte tão generosos, valiosos e genuínos.

O “eu sou, porque nós somos” é possível porque as nossas necessidades de objetivos convergem para os mesmos ideais, porque cuidamos umas das outras. Um dos maiores exemplos desta unidade é a convenção dos profissionais de contabilidade do estado de São Paulo, que, conjuntamente, realizaremos entre os dias 09 e 11 de outubro na cidade de São Paulo, em sua 25ª edição. Um dos maiores e mais importantes eventos da área contábil. É a somatória de esforços que representa a plena integração entre nós, entidades contábeis.

Juntos, proporcionaremos três dias de atualização e capacitação aos contabilistas atuantes nos diversos seguimentos da profissão. Assim como networking e congraçamento entre eles. Não há dúvida de que a educação profissional continuada está entre as nossas principais bandeiras de atuação. É unânime o nosso entendimento de que a evolução das ciências contábeis e seu reconhecimento, assim como dos profissionais da contabilidade perante empresas e sociedades, só são possíveis quando há preparação para o seu exercício.

E, mediante tantas alterações legislativas e criações tecnológicas, somente estão efetivamente preparados aqueles que fazem da educação profissional continuada sua aliada, e que, por meio dela, subsidiam-se de conhecimentos e informações para a prestação de relevantes e destacados serviços a seus clientes e empresas, e que, a eles, tornam-se indispensáveis para o gerenciamento de seus negócios e aos processos de tomada de decisão.

Não posso encerrar esta minha participação sem retomar a filosofia da qual eu utilizei para iniciá-la – ubuntu. Como cada vez mais nossa sociedade se carece dela, não somente nas relações profissionais, mas também nas familiares, pessoais, com os colegas de escola, com os vizinhos, o nosso sucesso enquanto sociedade está diretamente relacionado à coletividade.

E, a esta, são indispensáveis o respeito, a tolerância, a empatia, a compaixão, a solidariedade e a união. Em uma única palavra, diz Dirk Louw - psicólogo africano e doutor em filosofia africana que se dedica ao estudo do ubuntu e no qual eu me inspirei para preparar esta fala, e cuja bibliografia eu recomendo a leitura - o mesmo nada mais é do que o amor.

“Eu sou, porque nós somos”, sejamos todos ubuntu. Muito obrigado e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao Eugênio Cecchinato, nosso presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

Agora passamos a palavra ao Mario Elmir Bertin, nosso presidente das Federações das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

 

O SR. MARIO ELMIR BERTI - Boa noite, meu caro deputado Itamar Borges que preside esta magnífica sessão solene; Márcio Shimomoto, presidente da Sescon e Aescon de São Paulo; vereadora Edir Sales. Aliás, Márcio, eu estava pensando aqui, o senhor é um privilegiado, porque tem um trio de amigos nas três esferas de poder, deputado federal Arnaldo Faria de Sá, Itamar Borges e a vereadora Edir Sales. O senhor é um privilegiado. Portanto, de antemão, eu já quero agradecer por essa deferência e pela oportunidade de estar aqui.

Quero também dar o cumprimento às não menos importantes personalidades e autoridades já mencionadas, meus caros amigos e colegas contabilistas, senhoras e senhores.

 Primeiro digo que é repetitivo, mas é uma grande honra estar aqui, recebendo esta homenagem, nas quais, como profissional da contabilidade, eu me incluo.

Aliás, meu caro deputado Itamar, nós costumamos dizer: “Poxa, é bondade, eu não mereço tanto, são os seus olhos que veem tanta coisa boa em nós.” Mas, no fundo estamos querendo dizer assim “Diga mais, fale mais de mim”, porque é gostoso sermos reconhecidos. É agradável você ser lembrado, e, portanto, hoje, nós estamos vivendo um momento de euforia, a nossa vaidade vai às alturas, porque estamos sendo reconhecidos pelo trabalho que executamos.

E, eu fiquei aqui pensando, eu quando jovem e ingressei em meu curso técnico em contabilidade, tinha um sonho: o de me dar bem na profissão. Mas, eu confesso para vocês, jamais imaginei que um dia chegaria a ser presidente de uma entidade da força que é a Fenacom, e muito menos imaginei que um dia estaria aqui em uma Assembleia Legislativa do principal do estado do nosso País, me dirigindo aos meus colegas contabilistas.

O meu sonho era modesto, mas a realização dele me faz feliz. E, quando aqui se homenageia o profissional da contabilidade, nós estamos também homenageando as entidades, até porque é através das entidades que nós podemos oferecer o fruto do nosso trabalho, da nossa inteligência, do nosso saber, enfim, do nosso suor. Até porque, eu imagino que aqueles que se dispõem a participar de uma entidade de classe devem, mesmo que nunca tenham parado para pensar nisso, usar da filosofia que eu uso em minha vida. Eu ouvi certa vez uma frase que me calou muito fundo: “O homem se realiza profissionalmente, mas ele só se completa servindo a comunidade”.

Em outras palavras, se a profissão me dá a condição de ter um certo conforto, de ser respeitado, de andar de cabeça erguida, onde está o futuro dos meus filhos e de ser reconhecido por onde ando, é porque a profissão me deu essa condição, então, eu tenho que no mínimo retribuir a ela de alguma forma, e o jeito que encontramos de retribuir é doando o nosso tempo, o nosso talento para as entidades de classe, porque, ao fazermos com que a nossa entidade de classe seja forte, a nossa profissão será mais forte.

Recordo-me de quando fui fazer o vestibular na Universidade Federal do Paraná, no final dos anos 60, faz tempo, eu me inscrevi para o curso noturno de ciências contábeis, e a oferta de vagas era de 60. Inscreveram-se 53 candidatos, vocês devem estar se perguntando e eu vou responder: eu fui aprovado.

Eu conto isso para fazermos uma dimensão de como era a nossa profissão e como é hoje. Nós evoluímos muito, evoluímos para caramba. É claro que ainda falta alguma coisa, falta o reconhecimento, mas quando nós estamos em uma solenidade como esta de hoje, me faz crer que é um reconhecimento que, sim, está muito próximo. A profissão sempre foi muito difícil, as coisas aconteciam de forma muito manual, eu quando comecei a contabilidade com Máquina Ruf, depois, quando eu comprei o meu primeiro computador, as coisas não pararam mais de evoluir.

Se nós pegarmos o exemplo da tecnologia e como as coisas mudam do dia para a noite, as coisas precisam mudar também, com certeza, dentro de nós mesmos. Aliás, até o deputado Itamar aqui nos conclama para participarmos deste processo de mudança pelo qual o País passa. E, às vezes, nós não somos reconhecidos, eu preciso dizer isso, e não com mágoa, mas não somos reconhecidos, porque dirigente de entidade, na maioria das vezes, acaba recebendo mais críticas do que palavras de incentivo.

Isso é doído, porque, às vezes, você sacrifica o teu lado pessoal, o teu lado profissional e, em especial, o teu lado familiar. Eu até tive um exemplo, há uns três anos, quando o meu neto com nove anos de idade me convidava e dizia: “, na sexta-feira vai ter a decisão do campeonato da escolinha de futebol em que eu sou o goleiro, você pode ir lá me assistir jogar?” “Meu filho, não posso, tenho que viajar.” E aí ele botou a mãozinha na cintura e disse: “De novo essa droga de Fenacom?”Aí ele pensou um pouco e disse: “Não podiam ter escolhido um presidente que não tivesse neto?” Ele já deu a saída. Então, essas coisas machucam, porque você é obrigado a fazer este sacrifício pessoal, mas eu quero dizer que quando assumi, já sabia que ia ser exatamente assim e não estou reclamando. Mas, o que é preciso é que haja este tipo de reconhecimento e este tipo de mudança de atitudes.

E hoje, aliás, eu lerei uma história aqui para terminar a minha fala. Em uma empresa de grande porte, quando os funcionários chegaram para o seu expediente naquela manhã, encontraram um cartaz na porta perto do relógio ponto, dizendo: “Acaba de falecer a pessoa que mais atrapalhava a tua vida dentro desta empresa, o velório está sendo realizado no ginásio de esportes, vocês estão dispensados para irem até lá prestar essa homenagem”.

Formou-se uma enorme fila, pela curiosidade. O caixão estava lacrado com apenas uma tampa de vidro, cada um ia ali, abaixava a cabeça, olhava e saia em silêncio e não comentava nada, e assim foi. E as pessoas começaram a ficar curiosas, um olhando por outro, perguntando-se “O que será que tem lá dentro?”, até que, quando o último passou, olhou para dentro daquele visor e lá dentro estava um espelho. Ele viu a própria imagem.

Qual é a conclusão desta história? É que a pessoa que atrapalha a sua vida é você mesmo, somos nós mesmos. A mudança vem a partir de nós, nós é que temos a chave que pode abrir o coração pelo lado de dentro. Se nós queremos mudar este País, se nós queremos fazer esta profissão melhor, nós temos que fazer a nossa parte.

Você acha que a mudança passa por aquelas pessoas que quer que mude, mas se você não mudar as suas atitudes, nada vai mudar. Portanto, fica esta reflexão final para que nós possamos fazer desse o País que nós queremos.Eu não tenho vergonha do País em que eu moro, mas eu tenho sim muita preocupação com o País que eu vou deixar para os meus filhos e para os meus netos, mas se isto está me incomodando, eu tenho que mudar. Tomara que nós consigamos. Fiquem com Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado, presidente Elmir Berti, da Fenacon. E para fechar aqui os pronunciamentos, as referências e homenagens ao Dia do Profissional da Contabilidade, vamos ouvir o pronunciamento do presidente do Sescon e Aescon de São Paulo, Márcio Massao Shimomoto.

 

O SR. MÁRCIO SHIMOMOTO - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o deputado Itamar Borges, nosso presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, da qual nós somos secretário e temos muitas histórias em conjunto, frente à área estadual, onde, igual o nosso presidente Berti falou, nós somos agraciados por termos um representante em cada esfera do governo.

O deputado Itamar Borges nos representa na área estadual, onde tivemos várias demandas e, hoje, estamos trabalhando em uma simplificação paulista, talvez consigamos finalmente terminar esta e outras obrigações acessórias de tantos profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo. A nossa vereadora Edir Sales, nossa representante na área municipal e todos nós paulistas aqui do município de São Paulo temos uma grande espada na cabeça, que é a questão da sociedade de uniprofissionais que tanto nos incomoda, não temos uma segurança jurídica de trabalharmos tranquilos.

E o profissional da contabilidade é aquele profissional que gosta de trabalhar correto, gostamos de ter certeza que estamos fazendo aquilo que é certo ser feito, e, muitas vezes, por uma interpretação, nós não temos esta certeza. Por isso, a vereadora, através dos outros vereadores, está criando uma legislação municipal que nos dê esta segurança e esta tranquilidade.

Nosso querido Janio Benith, também presidente da Junta Comercial, que através da parceria ainda tem nos ajudado muito, até temos uma parceria muito grande para tentar simplificar as aberturas de empresas na Junta Comercial. É um trabalho árduo, eu sei, o Janio também tem as suas dificuldades, por ser um estado tão grande como é o estado de São Paulo.

As Juntas têm suas dificuldades, mas estamos aqui sempre para colaborar, Janio. Nosso querido deputado Orlando Bolçone, de São José do Rio Preto, de onde a minha esposa tem origem, assim como o Sérgio Approbato Machado também tem origem em São José do Rio Preto. Ele é o presidente da Comissão de Tecnologia e Inovação aqui da Casa também.

Nosso querido presidente da Fenacon, que fala muito bem, nós ficamos até constrangidos de estar falando após ele, pela qualidade de oratória que ele tem, uma simplicidade, fala do coração e, muitas vezes, é isso o que sensibiliza, quando as palavras vêm do coração. Muito obrigado, Berti, pela sua presença.

A todos os nossos presidentes das entidades congraçadas, estamos sempre juntos trabalhando, esta é uma característica do Estado de São Paulo, onde nós temos uma reunião entre os presidentes, temos conversado tudo aquilo que é representativo para a categoria. Nós conversamos em uma reunião para que possamos alinhar as ações e sempre defender o profissional da contabilidade, esta profissão que tanto nos deu, como fala muito bem e muito bem explanou o nosso presidente da Fenancon, Elmir Berti.

Ao nosso ex-presidente, Sérgio Approbato Machado, o qual eu sucedi, que me deixou, graças a Deus, como dizem, a bola na marca do pênalti para nós chutarmos. Ele me deixou uma casa organizada, com condições de estarmos atuando. Muito obrigado, Sérgio, pela sua presença também.

O nosso ex-presidente Hatiro Shimomoto, que, por coincidência é meu pai. Ele também me deixou não só uma entidade que ele presidiu lá em 1970, mas também a vida e experiência profissional que fez com que eu tivesse toda a base para estar podendo atuar na profissão e também na vida pessoal. Muito obrigado, meu pai, pela presença.

Minhas senhoras, meus senhores, meus diretores, dizem que uma entidade não se faz pelo presidente, mas pela sua diretoria também, um presidente não faz nada sozinho e sem a sua diretoria. Eu agradeço a presença de todos os meus diretores e, também, do pessoal, dos diretores do interior que estiveram aqui presentes, temos vários diretores presentes.

Aos outros diretores das outras entidades congraçadas, muito obrigado pela presença de vocês, é muito importante ter essa união entre as unidades e não só a Sescon, mas de todas as outras. Sobre a inspiração de um senador da república, João Lira, em 1926, foi estabelecido e comemorado o Dia do Profissional da Contabilidade, e, também sob a inspiração de um deputado estadual, de um parlamentar, o deputado Itamar Borges, já é a sexta vez que comemoramos o Dia do Profissional da Contabilidade aqui em São Paulo.

Para nós, é uma grande satisfação ter o reconhecimento em uma Casa Legislativa do porte desta, que é a maior do Brasil, reconhecendo o profissional da contabilidade, isso nos deixa muito gratificados e nos toca muito. Obrigado deputado, por esta homenagem e obrigado aos outros deputados, ao presidente desta Casa, por ter deferido esta homenagem a todos os profissionais da contabilidade.

Eu acho que a profissão toda percorreu um grande caminho para chegar até aqui, cheio de desafios durante este tempo todo, e acreditamos que, por mais justo a todos os profissionais que nos antecederam, eu acho que a homenagem teria que ser feita por uma questão de coerência e uma questão de gratidão, temos que reverenciar a todas as pessoas que nos antecederam.

Tivemos a ideia, que prontamente foi aceita pelo deputado Itamar Borges, e está personificando pela primeira vez esta homenagem, representando todos os profissionais, um profissional que eu pediria ajuda para o nosso Conselho Regional de Contabilidade, onde prontamente fui atendido pelo presidente Gildo, para identificar um profissional da contabilidade mais antigo e que ainda estivesse na ativa, que foram estes profissionais que ajudaram a construir a profissão que temos hoje.

São estes profissionais que, cada um na sua época e com o seu esforço, construíram esta profissão. Por coincidência, quem é da profissão conhece nosso Tikara Tanaami, seu nome citado pelo presidente Gildo como o profissional mais antigo, com CRC de número 4 mil e 600. Só não é mais antigo porque ele é japonês de origem, e, naquela época, os descendentes de outros países não podiam ser profissionais liberais, ele teve que ficar em uma fila de espera e se naturalizar. Aí ele foi o 4 mil e pouco, porque ele disse que estava na fila para ser o número um ou dois, mas ele é um profissional, foi identificado e ficamos muito contentes, porque é um profissional que hoje atua ainda na nossa entidade como conselheiro fiscal.

Às vezes se fala que o Conselho Fiscal é aquele que só avalia as contas, mas não, ele é um conselheiro fiscal atuante, ele verifica as contas, eu tenho que prestar contas perante o Conselho Fiscal. E, além de ele ser um dos registros mais antigos do Conselho Regional de Contabilidade, o que já é um motivo de grande respeito, ele também é um exemplo a ser seguido, porque mostra toda a sua vitalidade ao participar da maioria dos nossos eventos.

Isto prova que jovialidade não tem a ver com idade. Ele participa de várias atividades nossas de educação continuada e isto demonstra como ela é importante. Tikara participou do movimento de fundação do Sescon de São Paulo, foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade, atuou em diversas entidades.

Foi ainda um dos protagonistas da evolução do profissional contábil no século. Parabéns, Tikara, o senhor é realmente um exemplo, tanto na vida profissional como na vida pessoal, ao disseminar a importância do esporte e da qualidade de vida para a longevidade. Ele tem 98 anos, só para vocês terem uma ideia da idade dele.

Hoje, lidamos com uma das inteligências fiscais mais avançadas do mundo, nós tivemos experiências de os Estados Unidos virem até aqui para conhecer a nossa inteligência fiscal. Eu acho que o que nós temos hoje, com projeto Sped, é uma das mais avançadas do mundo e é um exemplo, entre aspas, para as outras entidades, outros organismos de fiscalização do mundo inteiro.

E a nossa atividade, por causa da globalização, com as normas internacionais, ela exige de todos nós muito estudo, necessidade de aprimoramento e flexibilidade também. Inserida na era do conhecimento, na sociedade da informação, a contabilidade vem sendo cada vez mais valorizada ao lidar com informações e dados valiosos para as gestões das empresas e de outras organizações.

Nós temos visto o volume de informações que temos hoje. É muito mais difícil você lidar com essa quantidade de informações do que necessariamente criar mais informações. Para vocês terem ideia, 90% das informações que hoje nós temos na internet foram criadas nos últimos dois anos.

Então, o grande desafio nosso é trabalhar com as informações, é interpretar as informações, isso é contabilidade, ela detecta os números, classifica, registra e faz a interpretação desses números para auxiliar na gestão das empresas. Estamos mostrando que estavam enganados aqueles que achavam que a profissão estava fadada à extinção, pelo contrário, estamos provando a importância da real essência da ciência contábil, que é interpretar os nomes e dar as condições de gestão para os empresários e administradores públicos.

Eu já ouvi depoimentos dizendo que o que se diz na Administração pública é a contabilidade. Somos sim a profissão do presente e também uma profissão de futuro, por isso eu quero parabenizar cada um aqui nesta noite, que abraçou a contabilidade como profissão e, que tem feito diariamente ela ser valorizada e reconhecida pela sociedade. Parabenizo as entidades congraçadas representadas aqui pelos presidentes e representando também cada uma das ramificações da nossa atividade.

Por fim, agradeço mais uma vez ao deputado estadual Itamar Borges, por abrir as portas desta Casa para a categoria, não apenas hoje, mas, especialmente para participar e contribuir em grandes debates de interesse da sociedade, como a reforma tributária que está por vir, nós participamos também da reforma trabalhista e previdenciária.

Temos abraçado grandes vitórias junto à Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, presidida pelo Itamar Borges e que tem o Sescon São Paulo, como Secretaria. E, por isso, Itamar, renovamos aqui a nossa parceria e disposição para ações futuras. As entidades e os representantes do povo, trabalhando lado a lado e debatendo temas importantes e buscando soluções em conjunto, acredito que esta seja a fórmula para o sucesso que temos conquistado em favor dos contribuintes.

Toda a classe contábil fica imensamente grata por este reconhecimento do Legislativo paulista. Lembrando que este agradecimento fazemos não apenas em nome das lideranças que estão aqui nesta noite, mas também em nome de todos os profissionais do nosso estado, mais de 150 mil homens e mulheres que trabalham diariamente para auxiliar no crescimento das empresas, da economia e da nação. Saibam que esta Casa pode sempre contar com a categoria e em todas as iniciativas que visem a justiça social e o desenvolvimento das empresas e do País.

Tenham todos uma boa noite e muito obrigado, de novo, por esta homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado pelas palavras e referências utilizadas neste momento pelo presidente do Sescon e Aescon, São Paulo, o presidente Márcio Massao Shimomoto.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Dentre as autoridades já mencionadas, também queremos registrar e agradecer as presenças de: Amador Alonso Rodriguez, diretor de operações da Serasa; Fábio Faria de Sá, aqui representando o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; Mauzler Paulinetti chefe de gabinete da Câmara Municipal de São Paulo, representando o vereador Milton Ferreira; Nilton Nogueira, diretor do Sindicato dos Comerciários do Estado de São Paulo, representando o presidente Ricardo Patah; Oridio Shimizu, assessor especial representando o vereador de São Paulo, Aurélio Nomura, e também Walter Carlos Cardoso Henrique, presidente da Comissão Especial de Direito Penal Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, aqui representando o presidente Marcos da Costa.

Nós, neste momento, daremos início à entrega das homenagens pelo deputado Itamar Borges, Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal, acompanhado pelo presidente do Sescon e da Aescon, Márcio Massao Shimomoto.

Iniciamos as homenagens chamando o primeiro homenageado, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, o presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti, primeiro homenageado da noite, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns, muito obrigado. Continuando com a entrega das homenagens, próximo homenageado é o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, aqui representado pelo Sr. Gildo Freire de Araújo, presidente do CRC de São Paulo, homenagem ao presidente José Martonio Alves Coelho, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, neste ato representado pelo presidente do CRC de São Paulo, o Sr. Gildo Freire de Araújo, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao presidente José Martonio Alves Coelho, presidente do CRC, aqui representado pelo nosso regional, o CRC de São Paulo, o presidente Gildo Freire de Araújo, muito obrigado. A próxima homenagem será entregue ao presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Ibracon nacional, Idésio da Silva Coelho Júnior, já chegando aqui à frente para receber a sua homenagem em nome do Ibracon nacional.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao presidente Idésio da Silva Coelho Júnior. Continuando com as homenagens, agora, a homenagem vai para o CRC de São Paulo, Conselho Regional de Contabilidade do estado de São Paulo, chamamos novamente o presidente Gildo Freire de Araújo, por favor, presidente. Agora homenagem ao CRC de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao presidente Gildo. A próxima homenageada é a Fecontesp, a Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, chamamos o presidente Manoel de Oliveira Maia.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao presidente Manoel de Oliveira Maia, presidente da nossa Fecontesp, muito obrigado. A próxima homenagem vai para o Sindcont, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, chamamos o presidente Antonio Eugênio Cecchiato.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao presidente Antonio Eugênio Cecchiato, do nosso Sindcont, de São Paulo. A próxima homenagem será entregue ao Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, 5ª Seção Regional, chamamos o presidente Sérgio Antônio Dias, já chegando aqui à frente, o presidente do Ibracon, 5ª Seção Regional.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placas.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao Ibracon, 5ª Seção Regional, muito obrigado ao presidente Sérgio Antônio Dias. A próxima homenagem vai para a Apejesp, a Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo. Chamamos o presidente Paschoal Rizzi Naddeo. Já encaminhamos para receber a homenagem da nossa Apejesp.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns a Apejesp, na figura do presidente Paschoal Rizzi Naddeo. Próxima homenageada é a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração, Contabilidade, a Anefac, chamamos o presidente Edmir Lopes de Carvalho.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns Anefac. Próximo homenageado é o nosso Sescon, e a Aescon de São Paulo, Sindicato das Empresas e Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo, na figura do presidente Márcio Massao Shimomoto.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao Sescon e a Aescon de São Paulo, na figura do presidente Márcio Massao Shimomoto.

Senhoras e senhores, a seguir nós faremos a entrega de mais uma homenagem a ele que é um grande representante da classe contábil, formou-se perito e contador em 1938, ajudou a escrever a história da contabilidade, tanto ao exercer a atividade em diversos cargos, como atuando como empreendedor e consultor, tendo participação ativa na criação e no desenvolvimento das entidades de classe.

Participou do movimento de fundação do Sescon-SP, em 1949, foi presidente do CRC-SP na gestão 1967-1968, entidade em que ocupou diversos cargos, além de conselheiro do CFC entre 1970 e 1975. É também economista, formado pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo em 1941, e foi suplente vogal na Junta Comercial do Estado de São Paulo por 12 anos.

Hoje, é um dos mais participativos profissionais da categoria em eventos de educação continuada e aprimoramento promovidos pelas entidades congraçadas da contabilidade paulista. Temos a honra de, neste momento, entregar a homenagem nas mãos do deputado Itamar Borges e também do presidente Márcio Massao Shimomoto e demais autoridades aqui à frente, ao Sr. Tikara Tanaami.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Peço permissão ao homenageado para ler os dizeres da placa, por favor. Os dizeres da placa são: “A contabilidade só tem conquistado o prestígio, credibilidade e o reconhecimento que lhe são devidos graças aos homens e mulheres que têm abraçado a profissão e diariamente mostram o real valor desta ciência para o crescimento das empresas e da nação, por isso, nesta 91ª vez em que celebramos o 25 de abril como o Dia do Profissional da Contabilidade, homenageamos o contador Sr. Tikara Tanaami, por representar tão bem a categoria, que com o registro CRC número 1-São Paulo 004651. Há 69 anos vem fazendo a diferença, sendo exemplo de profissional dedicado, sério, competente e protagonista do desenvolvimento do empreendedorismo e do País. Entidades congraçadas da contabilidade: a Aescon de São Paulo, a Apejesp, Anefac, CRC, CRC de São Paulo, Fecontesp, Fenacon, e Ibracon 5ª Seção Regional e o Ibracon nacional, Sescon São Paulo, e o Sindcont São Paulo.”

Mais uma vez, parabéns ao homenageado, Tikara Tanaami, muito obrigado. Vamos ouvir as palavras do homenageado Tikaara Tinaami, por favor.

 

O SR. TIKARA TANAAMI - Boa noite, colegas, é com poucas palavras que eu quero agradecer. Simplesmente agradecer a bondade, a generosidade com que as entidades me homenageiam. Eu realmente não vou usar de modéstia que em tudo que eu fiz, eu fiz com aplicação, com dedicação, até com o prejuízo pessoal e da minha família. Aí está o meu filho, ele sabe o quanto eu deixei de trabalhar na família em favor da profissão e não me arrependo do que eu tenho feito.

E, assim como hoje foi falado na abertura do trabalho em nome de Deus, eu quero repetir como cristão que tudo isso nós devemos à graça de Deus, ao apóstolo Paulo, que disse em uma das suas epístolas, que “Pela graça de Deus, sou o que sou”, realmente só a bondade e a misericórdia de Deus nos permitem fazer todas estas coisas. Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Mais uma vez, parabéns ao homenageado Tikara Tanaami.

Nós teremos, a seguir, a entrega de mais uma homenagem, que será entregue agora pelo presidente do Sescon e da Aescon, Márcio Massao Shimomoto, acompanhado pelo presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti. A homenagem será entregue agora ao amigo e deputado, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Contra à Guerra Fiscal, o profissional da contabilidade e deputado Itamar Borges. A seguir também serão lidos os dizeres da placa que homenageia o deputado Itamar Borges.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINÍCIUS - Parabéns ao deputado Itamar Borges, serão lidos aqui os dizeres da placa.

“Pelo sexto ano consecutivo, temos a satisfação de celebrar o Dia do Profissional da Contabilidade, no maior Parlamento Estadual do País, o evento que já entrou para a agenda anual das entidades congraçadas da contabilidade. Nós devemos esta honra, carinho e apoio ao segmento contábil, mais que uma solenidade, este é um ato simbólico que representa a forte e frutífera parceria que temos construído nos últimos anos, sempre em busca de um melhor ambiente empreendedor para o nosso estado. Desta forma, queremos agradecê-lo por tudo e reafirmar a nossa disposição para todas as causas em favor do empreendedorismo. Atenciosamente, entidades congraçadas da contabilidade: Aescon de São Paulo, a Apejesp, Anefac, CRC, CRC de São Paulo, Fecontesp, Fenacon, e Ibracon 5ª sessão regional e o Ibracon nacional, Sescon São Paulo, e o Sindcont São Paulo”.

Parabéns ao Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges. Agradecemos e parabenizamos a todos os homenageados.

Neste momento, retoma a palavra o deputado Itamar Borges, presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Eu quero parabenizar a todos os homenageados, agradecer a homenagem recebida, que eu sempre digo que o Parlamentar, o político, tem o dever e a missão de trabalhar pelo interesse público, atuar e estar à disposição das causas e interesses da melhoria do ambiente empreendedor e desenvolvimento do nosso estado e do nosso País. Portanto, não mereço, mas agradeço este carinho de sempre que o Aescon, Sescon, e todas as entidades congraçadas acabaram mais uma vez fazendo a nós aqui. Muito obrigado.

Queria convidar a todos os homenageados, após o encerramento, a descer aqui à frente para fazer um registro, todos juntos, para representar as nossas entidades.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, à TV Legislativa, e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convidamos a todos para um coquetel que será servido no Hall Monumental. Boa noite a todos, um grande abraço e parabéns ao profissional da contabilidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 44 minutos.

 

* * *