http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE JUNHO DE 2017

079ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidente: CORONEL TELHADA

 

Secretário: GILMAR GIMENES

 

RESUMO

 

PEQUENO EXPEDIENTE

1 - CORONEL TELHADA

Assume a Presidência e abre a sessão. Relata a morte de dois policiais militares neste final de semana: Maurício da Silva Moreira, da zona sul de São Paulo, de 39 anos, que estava de folga e foi baleado; e o cabo Rafael Franchin Madeira, do 4º Baep, que sofreu um acidente de trânsito na saída do serviço. Informa que o mesmo foi homenageado ano passado nesta Casa. Diz que apresentou projeto de resolução para que não haja sessões de segunda e sexta-feira, ocorrendo somente em casos de emergência. Pede que seja alterado o Regimento Interno para evitar situações como hoje, na qual não há deputados para falar.

 

2 - FERNANDO CAPEZ

Concorda que esta situação deve ser estudada.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL TELHADA

Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 06/06, à hora regimental, com Ordem do Dia. Lembra a sessão solene a ser realizada hoje, às 20 horas, em "Comemoração do Centenário da Associação Internacional de Lions Clubes". Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Telhada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Gilmar Gimenes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - GILMAR GIMENES - PP - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - (Pronunciando-se da Presidência) - Sras. Deputadas e Srs. Deputados, gostaria de trazer ao conhecimento dos telespectadores que nos assistem que, infelizmente, neste final de semana, houve o falecimento de dois policiais militares. Um deles, o cabo Maurício da Silva Moreira, que trabalhava no 50º Batalhão, na zona sul de São Paulo. Ele estava de folga, em trajes civis, quando foi vítima de disparos de arma de fogo e faleceu, neste final de semana. Ele tinha 39 anos de idade e se encontrava de folga.

Mais um policial foi morto com três tiros pelas costas. São esses bandidos que muitas pessoas defendem até nesta Casa ou que a imprensa tendenciosa faz questão de dizer que são vítimas da sociedade.

Deputado Fernando Capez, seja bem vindo.

Esse outro é o cabo Rafael Franchin Madeira, do 4º BAEP. Nesse final de semana, saindo do serviço - ele estava no quartel -, na zona leste, em São Miguel Paulista, ele sofreu um acidente de trânsito e veio a falecer. Esse policial, no dia 25 de outubro do ano passado, foi homenageado aqui na Assembleia Legislativa com a medalha constitucionalista da MMDC Leste. Ele era um policial valoroso, mais um pai de família que nos deixa.

Infelizmente, a Polícia Militar, nesse final de semana, perdeu dois policiais.

Eu estou com um PR junto à Presidência para acabar com as sessões de segundas e sextas-feiras para que não aconteça o que está acontecendo hoje: temos que ficar caçando deputado para abrir a sessão. É uma situação muito difícil e complicada para a Assembleia Legislativa.

Então, nós estamos entrando com um PR para que as sessões ocorram às terças, quartas e quintas, e segundas e sextas somente quando necessário. Quando houver uma emergência, aí sim o presidente convocaria a sessão para segunda ou sexta.

Nesses dois anos que estou aqui, essas sessões de segundas e sextas são desnecessárias, ocupam um efetivo desnecessário, gastam luz e energia e, na verdade, o resultado é nenhum.

Eu não sei se Vossa Excelência pensa igual a mim, mas acho que está na hora de mudarmos o Regimento Interno para agilizarmos mais a Casa e evitarmos essa situação constrangedora.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - É uma ideia que tem que ser discutida. Podemos criar também um cadastro de inadimplentes, como o Serasa, para o governo cumprir os compromissos conosco. É uma boa ideia.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL TELHADA - PSDB - Vamos brigar para isso acontecer.

Eu quero agradecer a presença dos deputados Gilmar Gimenes e Fernando Capez e dos outros 14 deputados que assinaram a lista para, pelo menos, abrirmos a sessão. Desculpem a todos os nossos telespectadores que são obrigados a ver o que não estão vendo. Me sinto constrangido nesse momento, mas temos que mudar essa triste realidade.

Não há condições de continuar a sessão porque não temos deputados inscritos e nem presentes. Então, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de quinta-feira.

Lembrando-os, ainda, da sessão solene que acontecerá hoje, às 20h, com a finalidade de comemorar o centenário da Associação Internacional do Lions Clube.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 49 minutos.

 

* * *