http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

19 DE MAIO DE 2017

026ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS - PROERD, AO PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA, AOS ESCOTEIROS E ÀS GUARDAS MIRINS

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do deputado Coronel Camilo, na direção dos trabalhos, em "Homenagem ao Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd, ao Programa Escola da Família, aos escoteiros e às guardas mirins, por ocasião da Semana da Cidadania e Segurança". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Nomeia as demais autoridades presentes. Cumprimenta os componentes da Mesa. Menciona que a Associação Comercial teve papel importante na revolução de 1932, ao organizar a assistência para as famílias dos combatentes.

 

4 - EDSON FERRARINI

Ex-deputado estadual e comandante, enaltece o deputado Coronel Camilo. Saúda as autoridades presentes. Comenta caso de soldado alcoólatra de seu batalhão que o fez iniciar seu trabalho com dependentes químicos. Elogia o trabalho do Proerd para evitar a iniciação de jovens no mundo das drogas.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Destaca a importância do trabalho do Proerd na prevenção ao uso de drogas entre os jovens.

 

6 - ANIS KFOURI

Representante da Associação Comercial, enaltece o trabalho realizado pelo deputado Coronel Camilo. Ressalta a necessidade de valorização da categoria policial. Cumprimenta os escoteiros e guardas mirins presentes na solenidade, que, adiciona, são a representação de um Brasil melhor.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Destaca a importância do despertar dos valores morais na sociedade. Incentiva a participação da comunidade na Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, nesta Casa. Defende a criação de disciplina no currículo escolar para a discussão de valores no âmbito do desenvolvimento moral dos indivíduos. Anuncia apresentação de vídeo sobre as instituições homenageadas. Elogia o vereador Josias da Juco, autor da lei Jovem Aprendiz de Osasco, a quem parabeniza pelo trabalho realizado como parlamentar naquele município. Presta homenagem, com entrega de certificado, à Guarda Mirim da Zona Sul - Associação de Orientação ao Jovem Cidadão de São Paulo, na pessoa do comandante Eduardo Jesus Barbosa.

 

8 - EDUARDO JESUS BARBOSA

Comandante e representante da Guarda Mirim da Zona Sul - Associação de Orientação ao Jovem Cidadão de São Paulo, manifesta-se emocionado pela homenagem recebida. Faz histórico da criação da Guarda Mirim em Itapecerica da Serra. Agradece àqueles que o apoiaram.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, com entrega de certificado, à Sra. Ana Maria Stuginski, responsável pela operacionalização do Programa Escola da Família.

 

10 - ANA MARIA STUGINSKI

Responsável pela operacionalização do Programa Escola da Família, declara-se honrada em representar o Programa Escola da Família, que considera ser um dos maiores projetos sociais do País. Menciona que, ao longo dos 14 anos de existência, o programa proporcionou às comunidades paulistas o acesso ao lazer e à cultura nos espaços escolares. Destaca que, a seu ver, mudanças positivas são possíveis através da educação.

 

11 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, com entrega de certificado, ao comunicador do Núcleo de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil - Região São Paulo, Sr. Raphael de Taranto.

 

12 - RAPHAEL DE TARANTO

Comunicador do Núcleo de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil - Região São Paulo, agradece a homenagem dedicada aos escoteiros. Discorre sobre as características, os valores e os objetivos do escotismo, que diz ser o maior movimento educacional não formal do País. Tece considerações sobre a importância do escotismo para as comunidades locais e para a formação do caráter dos jovens cidadãos.

 

13 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, com entrega de certificado, aos representantes e colaboradores do Fundo Positivo, da Drogaria São Paulo e de Furnas Centrais Elétricas. Anuncia a entoação da Oração dos Escoteiros.

 

14 - ADRIANA LOPES DA SILVA

Cabo, relata uma ação do Proerd marcante em sua vida. Explica que as intervenções recreativo-educacionais do programa com os filhos de mãe alcoólatra transformaram a vida da família.

 

15 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Considera que os participantes de programas como o Proerd são heróis, por serem agentes de mudança na vida das pessoas. Cita a importância da Polícia Comunitária e de Direitos Humanos. Presta homenagem, com entrega de placa, ao diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos e coordenador estadual do Proerd, coronel PM Ernesto Puglia Neto.

 

16 - ERNESTO PUGLIA NETO

Coronel PM e diretor de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos e coordenador estadual do Proerd, manifesta-se honrado com a homenagem recebida. Considera que o Proerd é fomentador de uma nova juventude no Brasil. Cita que o programa alcançara cerca de nove milhões de crianças desde o início das atividades. Destaca que a metodologia de formação de instrutores do programa é certificada internacionalmente. Salienta a boa relação custo-benefício do Proerd, cujo gasto é de apenas um real por criança.

 

17 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Transmite mensagem de incentivo às crianças e jovens presentes na solenidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Boa noite, sejam todos muito bem-vindos à Assembleia Legislativa de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd, o Programa Escola da Família, os escoteiros e as guardas mirins, por ocasião da Semana da Cidadania e Segurança.

Convido para compor a Mesa principal o proponente desta sessão, deputado estadual Coronel Camilo; o sempre deputado estadual Edson Ferrarini; coronel Ernesto Puglia Neto, diretor da Polícia Comunitária e de Direitos Humanos, e coordenador estadual do Proerd; coronel José Maurício Weisshaupt Perez, diretor de projetos da Fundação Coopmil, foi diretor de ensino e comandante da Academia de Polícia Militar de São Paulo; Sr. Anis Kfouri, diretor superintendente da Distrital Sudeste, representando o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti.

Com a palavra, o deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Boa noite a todos. Sejam bem-vindos a esta Casa de Leis, é um prazer recebê-los aqui.

Vamos começar esta sessão, que tenho muito orgulho e honra em fazer, para incentivar todas essas organizações que lidam com valores e com a família.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de homenagear o Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd; o Programa Escola da Família, da Secretaria de Educação; os escoteiros e as guardas mirins, iniciativa da sociedade por nossas crianças, por ocasião da Semana da Cidadania e Segurança.

Para iniciarmos bem, convido a todos para, em posição de respeito, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do sargento Ivan.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, gostaria de agradecer ao sargento Ivan e toda sua equipe, nossa Camerata da Polícia Militar de São Paulo. Peço uma salva de palmas a todos eles. É um serviço fantástico feito pela Camerata e o Corpo Musical da nossa Polícia Militar, que também trabalha forte como Polícia Comunitária, estando nos melhores momentos de nossa cidade. O Corpo Musical da PM/SP esteve na inauguração do Viaduto do Chá, do Theatro Municipal, participou da história.

Quem quiser assistir ao Corpo Musical da Polícia Militar, tem a retreta às sextas-feiras, na frente do Quartel do Comando-Geral, ali na Praça Coronel Fernando Prestes, ao meio dia. Um concerto para a população, com várias peças, sempre variado. Todos que estão perto do Bom Retiro podem ir na hora do almoço e ver, porque é fantástico.

Gostaria de agradecer ao nosso professor nesta Casa. Quando me conheci como policial, ele já era deputado estadual aqui em São Paulo, nosso coronel Ferrarini, que está aqui por um convite especial nosso, porque foi um defensor - e continua sendo, trabalhando pelos valores contra as drogas. Faz trabalho voluntário desde a década de 80 - ou talvez antes, porque conheci o senhor antes e já falava sobre isso. Agradeço sua presença, comandante.

Agradeço ao coronel Ernesto, nosso diretor de ensino e policial comunitário, dessa diretoria da Polícia Militar que está ligado ao Proerd. Ele vai se manifestar e falar um pouco sobre esse belo trabalho que fazemos com as crianças. Se pudéssemos, isso estaria em todas as escolas, não só do estado de São Paulo, mas do Brasil e do mundo inteiro. Ensinar as crianças a decidir, a resistir às drogas e violência. Obrigado por sua presença, Ernesto.

Meu irmão, que as pessoas até chegavam a confundir, coronel Maurício. Foi meu contemporâneo na academia, éramos parecidos e agora ele está um pouco mais robusto. O irmão dele é da minha turma, uma honra. Ele é irmão do coronel Perez, que hoje está em Mogi. Foi um grande defensor dos valores na Polícia Militar de São Paulo, fazendo uma revolução na academia, na Escola de Soldados e na diretoria de ensino nos locais onde passou. Hoje ajuda na Fundação Coopmil. Obrigado, Maurício.

Anis, meu grande amigo da área comercial do centro de São Paulo, representando nosso amigo Alencar Burti. O coloquei na Mesa para representar todas as nossas entidades que trabalham em favor do cidadão de São Paulo. A Associação Comercial de São Paulo - para os mais jovens, os mais antigos como eu já sabem - teve um papel fundamental na revolução de 9 de julho de 1932, dando apoio ao estado de São Paulo, que naquele momento lutava por uma Constituição. Não foi um momento fácil, foi uma batalha muito forte de conceito, uma batalha de ideais, e o estado de São Paulo teve a grande ajuda da Associação Comercial.

Gostaria também de fazer citações de algumas pessoas durante o decorrer da solenidade, como fez nosso professor aqui. Saúdo o Jabs Amilton Dutra Costa, diretor presidente da União dos Escoteiros do Brasil; Carlos Augusto Calazans, chefe dos escoteiros Cruz Azul 96; Dalcio Bernardino Seixas, vice-presidente da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva do Exército, ABORE; Raphael de Taranto, comunicador do Núcleo de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil, região São Paulo; Ana Maria Stuginski, responsável pela operacionalização do Programa Escola da Família, da nossa Secretaria de Educação; coronel GM Eduardo de Jesus Barbosa, da Guarda Mirim Zona Sul; Thiago Sampaio, secretário regional da União dos Escoteiros do Brasil.

Dando continuidade à nossa solenidade, vou chamar para fazer uso da palavra nosso comandante, que já esteve aqui e sabe usar muito bem esta tribuna. Nosso sempre deputado, um defensor dos nossos jovens, coronel Ferrarini. A tribuna é sua, vai dar uma aula sobre seu trabalho e essa grande batalha contra as drogas.

 

O SR. EDSON FERRARINI - Coronel Camilo, parabéns ao senhor.

Orgulhosamente, o senhor representa a Polícia Militar nos dias de hoje aqui na Assembleia, junto com o Coronel Telhada. Como comandante-geral, o senhor deixou seu nome gravado de uma maneira indelével por sua atuação brilhante. Todos nós temos orgulho de sermos amigo do Coronel Camilo, a Polícia Militar se sente honrada por tê-lo aqui como representante. Ele nos dá muita tranquilidade.

Eu gostaria de agradecer e cumprimentar o coronel Ernesto, diretor da Polícia Comunitária e Direitos Humanos. Parabéns. Fui amigo e contemporâneo do seu pai na Academia do Barro Branco.

Quero cumprimentar o coronel Maurício Weisshaupt Perez por ser um homem que teve toda sua trajetória de Polícia Militar honradíssima. Como comandante da Academia Barro Branco foi um destaque espetacular. Quero cumprimentar o Anis Kfouri, superintendente da Distrital Sudeste, representando o Alencar Burti. Nessas pessoas, cumprimento todas as demais autoridades. E quero saudar a capitã Ana Paula, como representante de todos do Proerd.

Eu lido com pessoas drogadas há mais de 40 anos. Por ser psicólogo clínico acabei me especializando nisso, e andei o mundo estudando drogas. Lá atrás, na Holanda, se falava em liberação de algumas drogas, fui lá estudar. Depois, fui ver como isso era feito nos Estados Unidos e na Europa inteira, quando escrevi meu primeiro livro.

Em troco de que eu faço isso? Porque eu tinha um soldado que bebia um litro de pinga por dia. Eu comandava o 5º Batalhão da Zona Norte. Era incrível a maneira como ele fazia, pegava um garrafão de cinco litros de pinga. E foi pego assim dentro da viatura de Força Tática. Nas sextas-feiras ele ia em todas as encruzilhadas na Serra da Cantareira, pegava o litro de pinga, colocava no garrafão, levava para casa e bebia. Literalmente como estou falando.

Eu já tinha quatro internações no Hospital Militar. O que fazer com esse homem? Falavam-me: “coronel, é um excelente soldado, um bom chefe de família”. Por causa daquilo comecei a estudar o problema do álcool. Não é que esse homem fica uma semana sem beber? Um mês sem beber? Então me animo, vou estudando, começo.

Esse homem se chama Heraldo Serpa. Outro dia, na Academia do Barro Branco, o presidente do Tribunal de Justiça Militar entregou para ele um troféu de 45 anos sem uma gota de álcool na boca. Está vivo, falo para os senhores dos dias de agora. Foi assim que comecei minha caminhada no mundo das drogas, e fui escrevendo litros.

Como deputado, gostaria de homenagear os senhores da Polícia Militar do Estado de São Paulo - a maior e melhor do Brasil, equiparada às melhores do mundo, sabemos disso porque aquele telefone do 190 toca mais de 40 mil vezes por dia. Olha que orgulho ter e fazer parte dessa corporação fantástica.

Quando nasci, meu pai me pegava no colo e me levava ao quartel. Ele era soldado da força pública, fez a Revolução de 32 e me mostrava o capacete de aço e falava: “Filho, nós lutávamos pela liberdade”. Era meu pai contando para mim pequenininho. Assim, a Polícia Militar está no meu coração e na minha alma, é a minha vida. Por isso, orgulhosamente, tudo que é da PM nós podemos nos abraçar e dizer: “que orgulho pertencer a essa fantástica corporação, a melhor do Brasil, equiparada às melhores do mundo.

O trabalho do Proerd é um dos mais incríveis que temos. Especializei-me em álcool e drogas, e sabemos que só existe isso. Conversando com o coronel Maurício, ele me disse: “Pelas minhas mãos passou um Maracanã lotado”.

Eu conversei com 200 mil pessoas que já usaram drogas. Nunca tive um paciente viciado por um traficante, que pegou em revólver, colocou na cabeça e falou: “cheira essa carreira de cocaína, fuma esse cigarro de maconha”. Não, a droga sempre veio pelo amigo, colega, companheiro, namorado. O jovem só usa por curiosidade, desinformação, para se inserir em um grupo. Nós temos que falar com ele antes que a boca maldita do amigo viciado fale. É o que faz o Proerd.

Os senhores podem encher o peito de orgulho e dizer: “Sou proerdiano, ajudo Deus a melhorar o mundo”. Cada dia que os senhores vão numa escola e dão aquelas dez aulas fantásticas, conversam com aquelas crianças, podem crer que estão honrando essa Polícia Militar em toda sua trajetória.

Portanto, quero saudar mais uma vez o Coronel Camilo, esse deputado que nos representa de uma forma brilhante, e dizer a todos os senhores parabéns. Vocês estão honrando a Polícia Militar, estão ajudando nossos jovens. Se ele entra por curiosidade e desinformação, os senhores estão levando a informação e acabando com a curiosidade. Que trabalho fantástico faz o Proerd.

A todos os senhores quero deixar meu abraço, reconhecimento e minha gratidão - como pai e integrante da Polícia Militar. O que os senhores fazem é simplesmente fantástico. Fiquem com Deus e sejam muito felizes. Obrigado Coronel Camilo, parabéns ao senhor.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns comandante Ferrarini, nosso sempre deputado. Uma pessoa que está sempre ajudando os outros. Eu estendo o que ele falou a todas as pessoas e organizações que trabalham para cuidar dos nossos jovens, para não deixar que eles se desviem - seja no caminho das drogas ou do delito. É importante cada vez mais valorizarmos essas instituições, e estendo isso à nossa Escola da Família, à nossa Guarda Mirim e aos escoteiros, para que levemos isso cada vez mais adiante. Parabéns a todos vocês.

Quero saudar também dois amigos integrantes da maçonaria de São Paulo, Roque Cortes Pereira; o Marcos Silva, coordenador regional de São Paulo; junto com nosso Dr. Alarico Rebouças, um senhor que batalha há muito tempo pelos valores e nossa sociedade, trabalha nos Consegs, outra organização que vocês também devem conhecer e participar. Muito obrigado aos três, uma salva de palmas. O Sr. Alarico é empresário, trabalha bastante e podia estar em casa descansando, passeando, mas está trabalhando por nossa sociedade.

Gostaria de chamar agora nosso representante da Associação Comercial, meu amigo de muito tempo, Dr. Kfouri, para que fale um pouco sobre a associação e dê seu recado em nome do nosso grande amigo, Alencar Burti. A palavra é sua.

 

O SR. ANIS KFOURI - Em primeiro lugar, Coronel Camilo, nosso querido deputado, não podia deixar de pedir uso da palavra para fazer o testemunho do seu trabalho.

Trago aqui um abraço do nosso presidente Alencar Burti, que tem uma verdadeira paixão pela arte de empreender e pelo trabalho da cidadania, que é muito importante.

Eu gostaria de fazer um registro público, Coronel Camilo. Conheço-o há mais de dez anos, te conheci de farda, como servidor da Polícia Militar. Portanto, na sua pessoa e do querido coronel Ferrarini, quero cumprimentar todos os profissionais e colaboradores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que fazem um trabalho brilhante e valoroso, que temos que difundir cada vez mais.

Seu trabalho nesta Casa demonstra o respeito a esses profissionais que diuturnamente nos protegem. Sempre que temos qualquer emergência, é aquele 190 que discamos, é nossa última fronteira. Portanto, precisamos valorizar esses profissionais valorosos, o que V. Exa. faz com maestria. Faço questão de dar registro público do seu trabalho de farda, que conheci comandando a região do centro, e aquela época fazia parte da OAB e seu trabalho sempre foi muito prestativo e atuante. Agora, o tendo como deputado, também defende questões importantes, como os pancadões e o combate às drogas, com o trabalho que V. Exa. realiza. Eu precisava fazer esse registro público, e na sua pessoa cumprimento a Polícia Militar.

Faço também uma homenagem à Guarda Mirim e aos escoteiros. Está aqui o querido Jabs, nosso presidente. Falava com ele agora pouco que fui escoteiro, só faltei ser policial militar. Mas na área do Direito acabo me deparando com essas questões, tenho uma admiração muito profunda. Cumprimento na pessoa do Jabs todos os escoteiros que representam a certeza e esperança de um futuro melhor. Cumprimento a Guarda Mirim. Comentei com o Coronel Camilo, que bonitas essas crianças aqui - jovens, mas já conscientes do que é cidadania, do que é pátria.

Aliás, a palavra “pátria”, que vem sendo tão fustigada. Se olharmos em nossa Constituição ela é mencionada poucas vezes. Aliás, apenas uma vez, quando fala do Poder Militar e de nossas corporações. Quero desejar a vocês sucesso nesse trabalho.

Coronel, parabéns pela proposta de homenagem esta noite, é realmente muito merecida. E a vocês, que representam a esperança de um País melhor. Nós temos um combate muito forte às drogas, que é o grande cancro da nossa sociedade hoje. Eu gostaria de pedir uma salva de palmas a vocês, por esse trabalho diuturno, que traz a certeza de dias melhores para nós. Vocês são nossos trabalhadores e merecem todas as homenagens.

Para encerrar minha fala, quero dizer que hoje é dia de Santo Ivo, o patrono dos advogados e da Justiça. Vocês constroem um País mais justo.

Parabéns e obrigado pelo trabalho de todos. Parabéns coronel, você foi muito feliz com essa homenagem. Continue com esse trabalho, que tem o total apoio da nossa Associação Comercial.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, Dr. Kfouri. Uma salva de palmas para ele. Ele tem razão, vocês são o futuro do Brasil. A despeito de tudo que está acontecendo nesse momento difícil que passamos no País, é isso que precisa ser feito. O País precisava passar por isso, parar por grandes desvios e problemas. A solução para tudo que está em Brasília está aqui, na educação, nos valores, na internacionalização de conceitos éticos, morais, civis, honestidade, credibilidade e principalmente o conceito de respeito às pessoas e ao próximo, respeito ao seu vizinho, pais, professores. Por isso vocês estão no caminho certo por estarem aqui hoje.

O desafio de vocês é levar isso para quem não está aqui, comentar da importância disso para seus amigos, filhos e pais, com aqueles que vocês convivem. Porque é isso que precisamos, multiplicar a corrente do bem. Para isso criamos nesta Casa a Frente Parlamentar da Família, Cidadania e Cultura, para desenvolvermos os valores. É por essa Frente que estamos fazendo esta homenagem, a essas quatro grandes áreas - Proerd, Guarda Mirim, escoteiros e Escola da Família. Muito obrigado a todos vocês. Nossa Frente da Família, Cidadania e Cultura está aberta a todos aqueles que precisarem. Se pudermos colaborar de alguma forma na internacionalização de valores, estaremos à disposição.

Estamos trabalhando muito para que se crie um espaço dentro da sala de aula para se discutir valores, desde forma lúdica, lá na escola infantil, depois no fundamental, médio e faculdade. Com o nome que se quiser dar, se quiser chamar de Educação Moral e Cívica, chame, Cidadania e Ética, Compliance, no caso das universidades. Mas é preciso ter espaços dentro da sala de aula - não necessariamente uma disciplina, mas um programa semelhante ao próprio Proerd. É preciso, em algum momento, falar sobre isso, mas falar desde a educação infantil até a universidade.

Isso existiu no passado e infelizmente foi tirado, como se fosse um resquício da ditadura, de uma forma muito errada. Isso não era da ditadura, foi criado em 1940, ainda no governo Getúlio Vargas. Era para discutir valores. Nós sabemos que, hoje, as famílias não são tão estruturadas como deveriam ser. E, às vezes, a escola diz que é um problema da família. A família diz que é problema da escola que deve educar, e ninguém fala nada para nossos jovens. Então, o desafio de vocês que estão aqui é esse, discutir e fomentar, fazer com que isso aconteça. Por isso, sempre prestigiamos as organizações. Associação Comercial, Lions, Rota, maçonaria, guardas mirins, escoteiros, programas como o Proerd e Escola da Família. Estamos à disposição.

Quero citar mais algumas personalidades que estão aqui hoje nos prestigiando. Rodrigo de Paula Caires, diretor de Relações Institucionais da União dos Escoteiros do Brasil; Ronaldo Junqueira, representando o vereador Gilson Barreto, grande amigo. Foi meu presidente quando eu era vereador, e também dirigente do Movimento Escoteiro; Artur Berberian Filho, coordenador de Relações Institucionais Externas da União dos Escoteiros do Brasil; Djalma Cunha, do Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré; Elisa Seixas, do Instituto Profissionalizante Paulista, IPP. Obrigado por sua presença Elisa, contem sempre conosco, no que pudermos ajudar.

Tenente Mateus, representando a coronel Nikoluki. Mateus, leve um grande abraço à nossa comandante de São José dos Campos, aniversariante de hoje. Marcelo Roberto da Silva, representando o cabo Wilson, da nossa Associação de Cabos e Soldados, grande parceiro da nossa Polícia Militar e desta Casa; Carmem Camiña, do Grupo 405 - Escoteiros do Ar Major Brigadeiro Rui Moreira Lima; Valter Lima, coordenador adjunto da Comeb; Eduardo de Jesus Barbosa, Guarda Mirim da Zona Sul; nosso Roque Cortes, secretário estadual de Relações Públicas do Grande Oriente de São Paulo; Rafael de Oliveira Costa, coordenador do Instituto Orgulho de ser Advogado; Artemísia Romeu Médici, presidente do Rotary Club São Paulo Caxingui, e coordenadora do Programa de Drogas, em parceria com o Proerd. Meus amigos Paulo Aguiar e Vânia, da Inventy Editora, da Revista City Penha; Luis Luz, diretor do Grupo Escoteiro Raposo Tavares. E de maneira geral, todos vocês que hoje aqui prestigiam esse evento. Dedicaram um pouco do seu tempo para vir aqui prestigiar nossos programas e jovens.

Vamos assistir agora a um vídeo institucional, que fala um pouco sobre essas grandes ações do Proerd, Escola da Família, da Guarda Mirim e dos escoteiros. Por favor.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns às guardas mirins, ao Proerd, à Escola da Família e aos escoteiros. Parabéns a um grupo que está de vermelho aqui, e peço que se levante. Nossos bombeiros mirins, parabéns a eles. É mais uma turma que está trabalhando para ser melhor.

Quero agradecer também a todos aqueles que estão aqui e pertencem às outras entidades que por acaso em algum momento não citamos, mas que levem nosso abraço e contém conosco naquilo que pudermos trabalhar com vocês.

Vou trazer agora uma experiência e vou falar ao vivo, mandar um grande abraço a ele, que me mandou uma mensagem agora, o vereador Josias da Juco, de Osasco. Está nos assistindo e mandou uma mensagem, ele é criador da Lei do Jovem Aprendiz de Osasco.

Essa é uma história interessante, que vocês deveriam conhecer. Coloquem na internet depois o nome dele. É um menino que cresceu dentro da Juventude Cívica de Osasco, uma escola para menores carentes. Ele teve problemas com a família. Sem pai e mãe, se fez na escola, estudou, e hoje é vereador na cidade de Osasco. Ele só faz leis boas. A última que passou aqui é a lei do jovem aprendiz. Um grande abraço ao Josias da Juco, que manteve contato conosco. Uma salva de palmas a você, parabéns por seu trabalho. Ele é do meu partido, o PSD, que tem muita gente boa.

Vamos agora fazer a homenagem, e, na sequência, a entidade homenageada já fará uso da palavra. Gostaria de chamar a Guarda Mirim da Zona Sul, representando todas as guardas mirins de São Paulo, na pessoa de seu comandante Eduardo de Jesus Barbosa, para que venha à frente receber essa homenagem e fazer sua saudação. Uma salva de palmas.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - São muitas guardas mirins, nós chamamos uma para fazer homenagem, mas isso é para todas as guardas mirins de São Paulo e do Brasil inteiro. Aqueles que trabalham com nossos jovens, incluindo os bombeiros mirins. A palavra é sua.

 

O SR. EDUARDO DE JESUS BARBOSA - Excelentíssimo Sr. Coronel Camilo, digníssimo deputado estadual, em cuja pessoa cumprimento as demais autoridades militares e civis da Mesa.

Senhores e senhoras, boa noite. Estou emocionado, as pessoas me veem hoje aqui vestido como coronel da Guarda Mirim, sou o comandante-geral.

Criei a Guarda Mirim no ano de 1999, na cidade de Itapecerica da Serra. Segui o conselho de um coronel, de quem tenho todas as palavras que me foram ditas no tempo em que estava em Pirituba, no Centro de Formação de Soldados - o coronel Holliwood Guimarães. Tenho a honra e satisfação de falar que passei pela formação no período que ele comandava o centro.

Ali naquele momento ele pediu que os policiais militares fossem verdadeiramente cidadãos e soubessem representar e dignificar a corporação da Polícia Militar. Justamente na época tivemos aquele problema em Diadema, e foi para nós motivo de honra, de levantarmos o nome da instituição. Eu saí de lá com essa determinação.

Sou formado policial em 97, e no ano de 99, na cidade de Itapecerica, trabalhando com moradores de ruas e dependentes químicos, criei a Guarda Mirim. Hoje ,tenho a honra e grata satisfação de encontrar alguns dos nossos adolescentes daquela época, que hoje fazem parte dessa grande família - como o nosso diretor, tenente coronel Adriano, que é ex-guarda mirim. Começou comigo com 14 anos, e hoje é nosso atual presidente da instituição. Temos o Mesquita, major que está lá na frente, que também foi dessa primeira turma.

A Guarda Mirim de Itapecerica da Serra tem servido como modelo para algumas cidades vizinhas. Nós seguimos o exemplo do coronel Josias, para quem também gostaria de deixar um abraço. Juntamente com o professor Daniel, que deu todo o know-how para que criássemos a Guarda Mirim de Itapecerica da Serra. Eu gostaria de dizer que esse reconhecimento e certificado vem no momento certo, porque estamos lutando e batalhando para reconhecer esse trabalho de 17 anos - que já foi reconhecido em 2003, junto ao Conseg na região de Alphaville, pelo CMPM VIII.

Agora, pela segunda vez, recebo um certificado, o que para mim é uma honra muito grande. Quero agradecer ao senhor e às demais autoridades. Quero dizer que isso não é exclusivo meu. É trabalho do Adriano, do Mesquita, do Josiel, do Eliel e da Rosimeire, que também é uma de nossas guardas mirins - a capitã, do tempo que criamos, em 99.

Que Deus continue abençoando vocês que estão ao meu lado apoiando esse trabalho. Esse ano, criamos o Bombeiro Mirim, faz parte do nosso projeto piloto para a cidade. Muito agradecido.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns. Sempre aprendemos. Leve com vocês a fala do nosso comandante: Ninguém faz nada sozinho, sempre trabalhamos em equipe, sempre temos alguém e a família por trás.

Gostaria de chamar agora a professora Ana Maria Stuginski, da operacionalização do Programa Escola da Família. É um programa fantástico, porque traz a comunidade para dentro da escola nos finais de semana. A escola traz toda essa dinâmica que vimos hoje nas imagens. Uma salva de palmas para nossa professora Stuginski.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ANA MARIA STUGINSKI - Boa noite a todos e todas.

Prezados senhores, fico muito feliz e agradecida em chegar aqui e representar o programa Escola da Família, um grande programa do Estado de São Paulo. Eu diria que é o maior programa social que nós temos neste país. São 2200 escolas que se abrem nos finais de semana, com a mesma paixão do coronel Ferrarini pela vida. Quando a pessoa tem paixão pelo que faz, ela tem paixão pelo ser humano. Eu acho importante dizer isso, porque um professor que está nos finais de semana, tem a mesma paixão. Disso tenho certeza.

O programa tem 14 anos de existência e estou lá desde o início. Tenho a Elisabete aqui, que faz parte da equipe desde o início também. Gostaria que você se levantasse, é uma pessoa batalhadora. Também já fui professora na rede, com meus 67 anos, desde 1970. Dei aula na rede estadual, de Língua Portuguesa e Literatura. Depois, prestei um concurso em uma fundação e fiquei com o programa Escola da Família. Gosto demais daquilo que faço. Sempre digo o seguinte, quando gostamos, nós conseguimos fazer o melhor, e fazemos a diferença, realmente.

Coronel, fiquei prestando atenção na sua história, que é realmente digna. Nós devemos pensar no homem que devemos formar dentro da escola. Digo sempre que devemos formar o homem que aponta para o bem coletivo. Pois assim teremos uma Pátria bem garrida, como diz nosso Hino Nacional. Aquele que olha seu umbigo será muito difícil. Vamos ficar sempre correndo atrás do prejuízo.

Parabéns a todos vocês que têm um programa. Fico olhando esses meninos até com uma certa inveja, porque têm um preparo não só físico, e fico imaginando o que eles não devem fazer.

Parabéns a todos vocês. Que construamos um mundo melhor, que é possível por meio da educação, por meio do respeito ao próximo - é procurar o que há de melhor para cada um de nós.

Parabéns a todos. Muito obrigada. Quero dizer que recebo isso e vou levar para a Secretaria de Educação, em nome do Programa Escola da Família e em nome de 2200 escolas abertas aos finais de semana, tirando o jovem da rua. Vou dizer mais, temos mais de 150 mil educadores universitários que já passaram pela escola recebendo bolsa patrocinada também por nosso governo do Estado, com a instituição superior que também tem essa parceria.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, leve um grande abraço a todos os professores que trabalham nesse grande programa. Quando trabalhamos para outras pessoas, sempre seremos felizes.

 Gostaria agora de entregar uma homenagem ao Sr. Jabs Costa, presidente dos Escoteiros do Brasil, representando todos os escoteiros do País. Gostaria que ele viesse aqui receber sua homenagem.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - A palavra é sua, menino.

 

O SR. RAPHAEL DE TARANTO - Boa noite.

Primeiramente, meu nome é Raphael. Antes de começar meu discurso, gostaria de explicar porque estou aqui em cima, enquanto o diretor e presidente da nossa instituição retornou a seu lugar. O Movimento Escoteiros do Brasil educa para o exercício da cidadania ativa por parte do jovem. Representando os jovens, estou aqui hoje e farei meu discurso para vocês.

Senhoras e senhores autoridades, escoteiros e demais convidados. Em nome da diretoria dos Escoteiros do Brasil - região São Paulo, boa noite. É muito bom tê-los aqui. Gostaria de expressar minha enorme gratidão pela homenagem prestada à nossa instituição pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com a Presidência do nobre deputado Cauê Macris, aqui representado pela figura do ilustre deputado Álvaro Batista Camilo, o Coronel Camilo, que carinhosamente propôs esta sessão solene.

A aceitação da lei e da promessa escoteira é aprender fazendo, vida em equipe, atividades progressivas, atraentes e variadas, e o desenvolvimento pessoal com orientação individual.

Esse é nosso método para o Movimento Escoteiros do Brasil, ser a fraternidade mundial para jovens, feito por jovens e com auxílio de adultos. Enquanto apartidário, o escotismo não é político. O exercício da cidadania ativa e a participação em esferas públicas, conselhos, conferências e demais grupos de trabalho faz parte do nosso objetivo, assim como o incentivo à inserção dos jovens nos processos de tomadas de decisão. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se soma à União Parlamentar Escoteira do Brasil, para atuar de acordo com os princípios e propostas do escotismo.

Assim, ao empoderar jovens e conectar suas habilidades entre si - e para com a sociedade -, os Escoteiros do Brasil têm a oportunidade de ser cada vez mais relevante para as comunidades locais, o estado de São Paulo e nosso País. Nosso desafio se dá em compreender melhor suas diferentes realidades para, juntos, e através de nossos valores institucionais, fortalecermos estratégias de impacto social efetivo e de crescimento, buscando assim o reconhecimento como o maior movimento educacional não formal do País.

Por isso, em homenagens como essa, que enaltecem o nome do escotismo, é reconhecido diante da sociedade e do Poder Público a importância desse movimento na formação do caráter dos cidadãos que compõem nossa sociedade, e que já fazem, ou farão, parte das decisões que encaminharão o futuro do estado de São Paulo, e certamente do Brasil.

À Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, gratos pela homenagem aos Escoteiros do Brasil.

Como diz nosso lema: “Sempre alerta!

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns aos nossos escoteiros. Como ninguém faz nada sozinho, como falamos e o comandante da Guarda Mirim falou, vamos chamar agora três organizações que ajudam muito nossos escoteiros.

Gostaria que viessem aqui à frente os representantes do Fundo Positivo, a Drogaria São Paulo e as Furnas Centrais Elétricas, para receberem suas homenagens.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Devemos sempre agradecer e reconhecer quem nos ajuda, a valorização deve ser feita dessa forma. Vamos agora ouvir, para encerrarmos essa parte dos escoteiros, a Oração dos Escoteiros.

 

A SRA. - A todos os presentes, gostaria que vocês fechassem os olhos e se voltassem para a crença de vocês, independente de qual ela seja, mas principalmente se voltem a toda sua energia e tensão para pensar cidadania. Acho que frente a tudo que está acontecendo no Brasil, em nossa cidade e no mundo, precisamos ter a cidadania sempre na cabeça. Nosso ser cidadão crítico e atuante participativo, para que sempre voltemos essas energias para esse fazer e essa participação. Que assim seja.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado.

Chamo a cabo Adriana Lopes da Silva, que vai relatar um pouco sobre a ação do Proerd. Por favor, a palavra é sua. Esse grande programa que também trabalha com nossas crianças.

 

A SRA. ADRIANA LOPES DA SILVA - Boa noite. Quando eu falar “hoje é dia de”, todo mundo vai gritar “Proerd!

Combinado? Boa noite. Hoje é dia de?

 

TODOS - Proerd!

 

A SRA. - ADRIANA LOPES DA SILVA - Isso foi para descontrair um pouquinho, porque estou tremendo.

O Proerd é muito importante em nossas vidas, não é proerdianos? Cada um de nós temos um relato diferente para falar. Vou passar um relato breve, que marcou minha vida e com certeza deve ter marcado a vida daquela família.

Como estou tremendo, todo mundo me conhece e sabe que sou chorona. Se eu chorar, me desculpem. Mas há alguns anos, dando aula numa escola chamada Escola Estadual Luis Gonzaga de Carvalho Melo, na Zona Leste, encontrei uma criança que teve aula comigo e era bem rebelde. Não se aproximava muito de mim, e falei: “Finge que sou sua mãe”, e essa palavra para ela soou meio estranha. Fui tentar descobrir o porquê.

Um dia, eu soube que a mãe dela era alcoólatra, e que ela sempre a envergonhava perante os colegas. Naquele ano eu conversei com aquela criança, recebia os alunos na porta da escola, porque dava tempo de recepcioná-los e a mãe ia suja, descabelada, embriagada, com a criança envergonhada. Com o Proerd também trabalhamos esse contato com a família. Falei: “Abraça sua mãe, conversa com ela, mostra o livro do Proerd”. E funcionou, naquele ano a mãe até foi na formatura.

No ano seguinte o irmão dessa menina teve aula, e a mãe já foi levar um pouco menos embriagada. Chegou e me abraçou, falou que queria ir à festinha de novo e que ia com roupa nova. Isso foi legal.

No outro ano, o terceiro filho. E ela já não bebia tanto. Ainda tomava seus gorozinhos, como costumamos falar, mas já estava trabalhando de faxineira e não envergonhava mais seus filhos.

Passou um ano, não dei aula para mais ninguém da família. Em um próximo ano, veio o quarto e último filho dessa senhora, e uma mulher muito elegante foi trazê-los. Arrumada, penteada, com hálito bom. Abraçou-me e me agradeceu, porque através de seus filhos, ela conseguiu se manter sóbria.

O Proerd, para mim, foi uma mudança de vida. E eu consegui, com poucas palavras, fazer a transformação de uma família. Aquela filha mais velha não se envergonhava mais da mãe, andava junto dela. Os demais também.

O Proerd é uma mudança. Mas não aquela de um dia para o outro, ela é construída aos poucos. Nós, proerdianos, cada um de vocês - capitão América, o sargento Manuel, Flávio, Macedo, Vieira, capitã Ana Paula, meus amores lá atrás - transforma a vida dessas pessoas. Como foi falado, ninguém faz nada sozinho.

Às vezes costumamos fazer algumas dinâmicas.

Só com o dedo pessoal, faz isso aqui. Estão ouvindo alguma coisa? Com dois dedos. Três. Quatro. Está melhorando, não é? E se forem todos? Juntos, somos mais fortes.

Muito obrigada. Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito bonito. Mais uma vez, ninguém faz nada sozinho. Sempre que pudermos somar, o resultado será melhor.

Eu gostaria de fazer um destaque, e pedir que venham aqui à frente do palco para ver, porque muitas pessoas acabam usando nosso mascote. Tem alguns que internalizam e trazem até nossos heróis para cá. Vamos chamar o Batman e o Capitão América. Venham aqui na frente.

Pessoal, precisamos de fantasias, de ficção, e esses dois meninos nos ajudam muito sempre que fazemos as homenagens. Eles representam os heróis que estão dentro de cada um de nós, que podem ser despertados sempre que trabalharmos pelo bem. Os heróis de cada um de vocês, jovens que estão aqui. Vocês serão heróis de outras pessoas com certeza, como o policial militar, que deixo meu reconhecimento.

Ele é o herói de muitas famílias naquele momento, como nossa cabo Adriana, que foi um herói para aquela família. Os filhos mudaram os pais, parabéns.

Uma salva de palmas para nosso Batman e Capitão América. Que possam inspirar toda essa juventude para que façam sempre o impossível pelo bem do próximo.

Vou chamar agora para trazer sua saudação e receber sua homenagem não só em nome do Proerd, mas da nossa Polícia Militar de São Paulo, meu amigo Ernesto Puglia Neto, diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos. A Polícia Militar preza muito pelas pessoas, trabalha e respeita muito as pessoas, por isso os direitos humanos são um dos princípios da Polícia Militar de São Paulo, junto com a Polícia Comunitária trabalhando junto com o cidadão, usando as melhores práticas. Isso está fazendo a diferença ao povo de São Paulo e brasileiros que vivem aqui.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Vamos ouvir as palavras do nosso coronel Ernesto, que hoje é o maior responsável em todo o estado de São Paulo pelo desenvolvimento de muitos trabalhos, dentre eles esse grande trabalho do Proerd. Com a palavra, nosso coronel Ernesto Puglia Neto.

 

O SR. ERNESTO PUGLIA NETO - Sr. Deputado Coronel Camilo, nosso eterno comandante. Membros da Mesa, homenageados e demais que nos prestigiam.

Tenho até um papelzinho dobrado para falar, comandante, mas não vou cometer esse abuso. A noite de hoje é especial, para mim pessoalmente, porque fui escoteiro, então me sinto homenageado também junto com os demais.

Dou-me essa honra de ser homenageado junto com vocês. Tive a honra de ser designado coordenador estadual do Proerd, participei como comandante de companhia da Escola da Família, em várias oportunidades na área da minha companhia participava conjuntamente com as diretoras. Tive a oportunidade de conhecer o programa da Guarda Mirim em Itapecerica da Serra, comandei o CPMP VIII. Para mim é uma alegria muito grande estar aqui e ver tudo isso reunido em um momento único, que, de forma ou outra, me envolve também.

O Proerd é, talvez, o grande fomentador de uma nova juventude no Brasil. São 23 anos de trabalho, de luta da Polícia Militar do Estado de São Paulo, porque a PM coloca seus policiais - para se ter uma ideia, hoje são 716 policiais militares que trabalham quase que exclusivamente fazendo essa divulgação. Alcançamos ano passado nove milhões de crianças, nos últimos 23 anos que se aplica esse trabalho. Em 2017 alcançaremos a cifra de dez milhões de crianças.

Já temos nossa projeção do que vai acontecer ao longo do ano, mantendo a mesma média que alcançamos ao longo de cada ano, na faixa de 230 mil alunos a cada trimestre. Fechamos um ciclo trimestral de dez lições, e passamos para novos alunos de maneira que, enquanto a escola corre um ano letivo, conseguimos fazer três vezes mais do que uma escola faz.

Esses 716 instrutores são formados e atualizados anualmente. Nesse ano de 2017 conseguimos fazer algo que nos preocupava, que é a retificação - talvez os senhores não saibam, mas o Proerd é um programa internacional, que está em 55 países com uma metodologia única, que tem que ser mantida para que obtenhamos uma certificação internacional.

Para que eu possa continuar usando a marca Proerd, tenho que obedecer alguns preceitos internacionais. Nós fomos auditados nesse ano de 2017 por dois auditores internacionais, que vieram ao Brasil e acompanharam nossa formação. Eles permaneceram 15 dias aqui e acompanharam a formação dos nossos instrutores, para falar ao final desse período que a Polícia Militar do Estado de São Paulo forma os instrutores do mesmo jeito que a polícia de Chicago e de Los Angeles, com uma metodologia internacional. Nós conseguimos fazer essa retificação no ano de 2017. Temos um fôlego de quatro anos para conseguir utilizar essa retificação, e daqui quatro anos temos que retificar e passar novamente por essa auditoria.

Outro detalhe importante é um programa que acontece somente com os custos da Polícia Militar, que entrega o custo do seu homem e do seu policial militar para fazer a instrução, e também os custos de todo o material - cartilha, certificado e medalha. Todo material necessário para que funcione o Proerd, que também é fornecido pela própria PM/SP. Esse é um diferencial.

Para finalizar, eu acredito que seja importante falarmos o quanto custa o Proerd, porque muitas vezes imaginamos que é um programa que custa milhões. Custa 650 mil reais, porque custa um real por criança. É um investimento muito baixo para o resultado que consegue. Nós temos um investimento de um real por criança. Esse é o custo que a Polícia Militar entrega efetivamente para a sociedade, para que possamos ter melhores crianças e jovens, para que no futuro, quem sabe, não precisemos ter tanta violência, e não passemos por problemas políticos como estamos passando hoje.

Acima de tudo, o Proerd é um programa de cidadania. Muito obrigado a todos, e obrigado comandante por essa experiência única que o senhor me proporciona hoje.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Obrigado. Parabéns ao nosso Proerd e à Polícia Militar.

Agora vamos falar de coisa boa. Antes de encerrar, quero falar para vocês, nossos jovens. Tudo é possível, e depende só de vocês.

Vemos muitos problemas, muita coisa errada, muita coisa certa. Então, depende só de vocês que estão aqui, de vocês que estão nos assistindo. Depende de vocês acreditarem e sonharem. Mais do que isso, depende de vocês agirem, de fazerem acontecer. De vocês modificarem a vida de vocês daqui para frente.

Fazer como o Josias da Juco, que aprendi a conhecer a admirar. Como o Sr. Alarico, que sempre citamos aqui. Como o coronel Ferrarini e tantos outros exemplos. Fazer como um empresário, que sempre lutou pelo bem, desde que sou comandante geral, escreve as cartas de próprio punho. Sr. Oscar, levante-se, uma salva de palmas para ele. Podia estar na sua casa também, é um empresário na área de materiais elétricos. Ele está sempre prestigiando e fazendo coisas boas pelos outros. Tem uma família maravilhosa, sua esposa também. Fui recentemente nas bodas de ouro dele, 50 anos de casado. Parabéns Sr. Oscar.

E vocês, façam acontecer na vida de vocês. Façam o melhor que vocês puderem. Como mudamos o mundo? Mudando primeiramente a nós mesmos. Mudem vocês mesmos, comecem hoje e agora. A hora é agora, o dia é hoje. Decidam ser melhores daqui para frente. Decidam ser melhores com seus irmãos, com suas famílias, pais, amigos. Decidam ser um nome no futuro, um professor, um policial, um comerciante, um advogado como o Dr. Kfouri, um deputado estadual, um vereador. Não importa, mas decidam já. Trabalhem para que isso aconteça. Isso não vem do dia para a noite, vejam o exemplo da Adriana, que mudou uma família, mas demorou quatro, cinco anos para isso acontecer.

Tem que começar. Se não começarmos, não acontece. Se eu for escrever um livro, tenho que fazer pelo menos o índice. Sentar e começar a escrever, senão não acontece. Temos que sonhar, acreditar nesse sonho e agir. Só depende de vocês, de mais ninguém.

Eu acredito piamente no que estou falando a vocês, depende só de vocês. Com todos os problemas que podemos ver na vida, temos exemplos de milhares de pessoas que começaram com muita dificuldade e mudaram a história. Vejam os exemplos mundiais. E não precisam ir longe, vejam dentro de suas famílias e comunidades. Quantas pessoas boas cresceram e se tornaram melhores?

Esse é o desafio que faço a todos vocês, jovens, que estão aqui, que já estão no caminho do bem. Que continuem cada vez mais. Sejam muito felizes e que Deus proteja sempre todos vocês.

Encerrando, quero agradecer a presença de todos que vieram aqui prestigiar esse momento, em uma sexta-feira à noite. Quero comunicar que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia dia 21, domingo, às 11 da noite pela NET, canal 7; TV Aberta, canal 61.2; e pela TV Vivo Digital, canal 185.

Agradeço a toda minha equipe, meus assessores - Nazaré, Vera - e todos que colaboraram para que esta solenidade se realizasse. Agradeço à Casa, aos funcionários do serviços de Som, da Taquigrafia, à Camerata da Polícia Militar, que já se retirou, aos funcionários dos serviços de Ata, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa da Casa, à TV Assembleia, às assessorias policiais Militar e Civil. Não vemos, mas eles estão aqui fazendo nossa proteção para que esta solenidade aconteça. Enfim, todos que colaboraram para este grande momento.

Quero registrar nosso agradecimento à Escola da Família, às Guardas Mirins, Bombeiros Mirins, Escoteiros e nosso Proerd. Termino agradecendo a todos, e pedindo que cada vez mais possamos fazer mais e melhor. Acredito nisso, sempre é possível fazer mais e melhor. Sejam todos muito felizes, e que Deus os proteja. Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 36 minutos.

 

* * *