http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

26 DE MAIO DE 2017

28ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE HOMENAGEAR OS 50 ANOS DA IGREJA METODISTA WESLEYANA

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, a requerimento dos deputados Fernando Capez e Adilson Rossi para realizar a "Comemoração dos 50 Anos da Igreja Metodista Wesleyana". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - ROBERTO DE LUCENA

Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre a importância da Igreja Metodista Wesleyana para o Brasil. Comenta as atividades da instituição em prol da sociedade.

 

3 - ELISIÁRIO ALVES DOS SANTOS

Bispo superintendente da 2ª região da Igreja Metodista Wesleyana, realiza oração em prol da justiça no país.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a exibição de vídeo institucional sobre a história da Igreja Metodista Wesleyana.

 

5 - JAMIR FERNANDES CARVALHO

Bispo superintendente geral da Igreja Metodista Wesleyana, agradece a esta Casa pela homenagem. Discorre sobre as origens e princípios da Igreja Metodista Wesleyana.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Enaltece o caráter e o trabalho do deputado estadual Adilson Rossi.

 

7 - ADILSON ROSSI

Assume a Presidência. Considera o deputado Fernando Capez seu irmão e professor. Registra a presença de representantes de diversas autoridades. Anuncia apresentação musical do Coral Ceforte com a música "Povo de Deus", seguida de leitura de trecho bíblico, realizada pelo pastor Ronaldo.

 

8 - SINVALDO CORREA COELHO

Bispo superintendente da 3ª região da Igreja Metodista Wesleyana, afirma que a Igreja Metodista Wesleyana ora pela melhora da situação atual do Brasil. Discorre sobre história da instituição, listando suas diversas ações pelo mundo, nas mais diferentes áreas. Condena a corrupção, afirmando que é mal que destrói uma nação. Enaltece a fé, pedindo a providência divina à recuperação do Brasil.

 

9 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia apresentação musical do Coral Ceforte, com a música "O Seu Amor". Saúda todos os casais de pastores. Realiza a entrega de placas comemorativas aos bispos da Igreja Metodista Wesleyana: Jamir Fernandes Carvalho, superintendente geral; Sinvaldo Correa Carvalho, superintendente da 3ª região; Elisiário Alves dos Santos, superintendente da 3ª região; e Anderson Caleb Soares de Almeida, superintendente da 1ª região. Agradece a todos pela presença e à Igreja Metodista Wesleyana por permitir a homenagem.

 

10 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência.

 

11 - JAMIR FERNANDES CARVALHO

Bispo superintendente geral da Igreja Metodista Wesleyana, faz oração.

 

12 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Enaltece o papel da fé para a o homem. Discorre sobre a origem e a importância da Igreja Metodista Wesleyana. Comenta visita a uma igreja evangélica em comunidade carente da Capital. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sessão Solene com a finalidade de comemorar os 50 anos da Igreja Metodista Wesleyana.

Compõe a Mesa principal dos trabalhos, além deste deputado, o nobre deputado estadual Adilson Rossi. Normalmente “nobre” é um referencial, pronome de tratamento que completa a saudação constante do Regimento Interno. Mas neste caso “nobre” também tem um sentido intrínseco de conteúdo, pela nobreza de alma e caráter do deputado Adilson Rossi.

Nobre com a mesma significância, o deputado federal Roberto de Lucena, outro homem de Deus que a igreja, no caso, a Brasil Para Cristo, e demais denominações, cedeu para a política. Foi eleito no mandato anterior como o deputado mais atuante do Congresso Nacional.

Bispo Jamir Fernandes Carvalho, superintendente-geral da Igreja Metodista Wesleyana; bispo Sinvaldo Correa Coelho, superintendente da 3ª Região; e bispo Elisiário Alves dos Santos, superintendente da 2ª Região.

Sob a proteção de Deus - e nessa sessão, mais do que em qualquer outra - iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, fica dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, não é uma sessão qualquer, é uma sessão solene. Sendo assim, ela obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Somente o presidente da Assembleia pode convocar sessões solenes, se algum deputado em exercício no seu mandato, perante esta Assembleia, solicitar. Feita a solicitação, ela percorre uma série de órgãos internos até receber parecer favorável ou desfavorável do Colégio que congrega todas as lideranças dos partidos desta Casa.

Há casos em que a solene é solicitada e indeferida, porque ela só pode ser requerida por motivo de notório e relevante interesse público e social. Ninguém pode solicitar uma sessão solene por simpatia, por amizade, mas por um motivo que se justifique perante a sociedade. Esta sessão solene foi autorizada pela unanimidade dos deputados dessa Casa, e solicitada pelo deputado Adilson Rossi e por mim, deputado Fernando Capez. Ela se realiza neste plenário principal da Casa, o Juscelino Kubistchek, onde são votados os projetos de lei, e onde foi votada a Constituição do Estado de São Paulo de 1989. Não poderia ser por outra razão, ela tem a finalidade de comemorar os 50 anos da Igreja Metodista Wesleyana.

Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida agora, ao vivo, pela TV Web. Justificamos ter iniciado com algum atraso em razão de todos os problemas normais e naturais de uma grande cidade como São Paulo. Será transmitida pela TV Assembleia nesse domingo, dia 28 de maio, às 21 horas, horário nobre, pelo canal 7, da NET. Quem tem a NET em casa, se o sinal não cair, como de costume, aperte o 7 e conseguirá assistir esta sessão solene. Pela TV Vivo, canal 9; e TV Digital, canal 61.2.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata do Corpo Musical da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro, 3º sargento Haroldo Costa.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Camerata do Corpo Musical da Banda da Polícia Militar e ao maestro 3º sargento PM Haroldo Costa, ao mesmo tempo que enaltecemos a relevância e excelência do trabalho executado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo - não apenas a melhor PM do País, mas uma referência internacional. O trabalho que os senhores realizam, lutando na arena contra o crime organizado, tombando policiais diuturnamente, são comuns nas sessões solenes cheias de emoção, mas tristes, em que se comemoram o “Dia do Herói da Polícia Militar”, por aqueles que morrem no cumprimento do dever.

Parabéns pelo trabalho que estão realizando agora na Cracolândia, permitindo que aquelas pessoas, dragadas pelo vício sem volta da droga, possam ter a chance de serem submetidas a um tratamento. Contém sempre com os deputados Adilson Rossi e Roberto de Lucena no Congresso Nacional, com este deputado e com os deputados desta Casa, que apreciam e reconhecem o valor do seu trabalho. Muito obrigado.

Neste momento, seguindo o Regimento Interno, passo a palavra ao deputado Roberto de Lucena, deputado federal, e também pastor de terceira geração da Igreja Brasil Para Cristo.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Obrigado, Sr. Presidente, deputado Fernando Capez. Cumprimento esta Assembleia Legislativa na vossa pessoa e na do ilustre deputado Adilson Rossi, dizendo da minha enorme satisfação de estar com vossas excelências no momento em que esta Casa faz à Igreja Metodista Wesleyana a justa homenagem, motivo desta sessão solene. Parabéns a V. Exa., deputado Capez, pela condução brilhante como presidente desta Casa no mandato que exerceu enquanto presidente e que se encerrou há pouco, e o trabalho que V. Exa. tem desenvolvido ao lado do deputado Adilson Rossi, aqui representando o povo paulista, lutando pelos verdadeiros interesses da sociedade.

Quero cumprimentar com muita satisfação o bispo Jamir Fernandes Carvalho, superintendente-geral; o bispo Sinvaldo Correa Coelho, superintende da 3ª Região; o bispo Elisiário Alves dos Santos, superintendente da 2ª Região.

Cumprimento também, com muita satisfação, todas minhas irmãs e mulheres aqui presentes, através da irmã Marcia Coelho, esposa do bispo Sinvaldo. Quero também cumprimentar todos os pastores e líderes da Igreja Metodista Wesleyana, através dos pastores Ronaldo Cabrera, Davi e José Pedro. E quero fazer uma menção especial com muito carinho ao meu companheiro Djenal, que a igreja colocou como obreiro e missionário para caminhar conosco e nos ajudar em nome da Igreja Metodista Wesleyana, no cumprimento da nossa tarefa e missão.

Sr. Presidente, serei breve. Hoje, esta sessão comemora os 50 anos de uma igreja que, durante o exercício do seu ministério no País, tem honrado seu chamado, tem preservado o seu altar. No momento em que o Brasil vive a carência de modelos que sejam dignos de serem seguidos, de referências que sejam dignas de serem imitadas.

Há 50 anos a Igreja Metodista Wesleyana se conserva comprometida com a doutrina que é conteúdo de seu chamado e vocação, comprometida com seu chamado sacerdotal. Ela não negociou seu púlpito, sua teologia ou suas convicções. Por isso que, inclusive no arraial evangélico, somos surpreendidos com escândalos constantes e frequentes.

Hoje, com a possibilidade que cada um de nós tem em suas mãos de acessar informações de tudo aquilo que acontece no planeta, em uma velocidade praticamente online, através da rede mundial de computadores, temos a compreensão e o conhecimento desses tantos casos, que realmente envergonham a fé evangélica e as pessoas de bem deste País, e do nosso continente.

A Igreja Metodista Wesleyana, diferente desses exemplos ruins, tem sido em nosso País uma referência de igreja séria, com um povo comprometido com a Palavra de Deus, um povo que tem feito bem ao nosso País.

A Igreja Metodista Wesleyana está aqui representada por alguns dos seus mais destacados líderes. Quero louvar a Deus pelo ministério que o bispo Elisiário desempenhou aqui no estado de São Paulo por mais de duas décadas. Um homem reconhecido e respeitado em todas as denominações, e falo da Igreja Brasil Para Cristo, como homem sério e digno, que inspirou a vida de tantos, inclusive a minha. Foi meu intercessor e conselheiro, através do bispo Elisiário, um presente que me deu o meu companheiro Djenal, que pude conhecer de perto e nas entranhas da Igreja Metodista Wesleyana, podendo me apaixonar por sua seriedade e paixão pelas almas, seu amor pela palavra e pelo Senhor Jesus.

Hoje, aqui no estado de São Paulo, temos tido o presente de caminharmos na liderança do bispo Sinvaldo, ele que é um militar na concepção plena da palavra, na disciplina e no foco. É um grande evangelista, um homem apaixonado pelas almas. Tem feito aqui, em nossa região, um belíssimo trabalho, que nos estimula e inspira, digno de nosso louvor. Merece nosso reconhecimento.

Portanto, quero parabenizar e cumprimentar todas as senhoras e senhores que fazem e são a Igreja Metodista Wesleyana.

Estive no Rio de Janeiro, por ocasião de jubileu, e saí de lá impressionado. O jubileu da Metodista Wesleyana é uma data para se comemorar o ano todo, porque não faltam motivos e testemunhos que influenciam, inspiram e certamente edificam a vida de muitas pessoas, igrejas e comunidades, glorificando o nome de Jesus. Quero ainda lembrar que nessa semana também comemoramos o dia do coração aquecido, temos essa data já colocada no calendário do Estado de São Paulo. Nosso projeto de lei em Brasília foi aprovado na Câmara dos Deputados, e agora está no Senado Federal aguardando para ser pautado e votado, para que tenhamos essa data também circunscrita no calendário nacional.

Quero louvar a Deus pela vida, pelo testemunho e pela obra de John Wesley, que inspirou a tantos, cujos frutos chegaram até nosso País e aqui estão, frutos que glorificam a Deus e honram o evangelho e todos nós.

Portanto, parabéns à Igreja Metodista Wesleyana, que Deus continue abençoando. Recebam o abraço da Igreja Brasil Para Cristo, e também o abraço da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional. Muito obrigado, que Deus nos abençoe e abençoe o Brasil.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Belas palavras do meu amigo e irmão, deputado Roberto de Lucena. Depois dessas palavras, e inclusive das referências feitas pelo orador, nada melhor que uma oração pelo bispo Elisiário Alves dos Santos, superintendente da 2ª região da Igreja Metodista Wesleyana.

 

O SR. ELISIÁRIO ALVES DOS SANTOS - Uma vez que vamos orar, contando com vossa compreensão, vamos ficar em pé.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento assistiremos a um vídeo sobre a história da Igreja Metodista Wesleyana.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, convidamos o bispo Jamir Fernandes Carvalho, superintendente-geral da Igreja Metodista Wesleyana, para que se pronuncie em nome da igreja. Rogando, faça uso do púlpito que, embora privativo dos parlamentares, hoje, engalanado, se rende à homenagem a essa igreja tão importante.

 

O SR. JAMIR FERNANDES CARVALHO - Excelentíssimo Sr. Presidente Fernando Capez, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, prezados irmãos, na paz do Senhor.

Quando recebi o convite para estar aqui esta noite, recebendo esta homenagem, no meu coração veio o desejo de falar três palavras. A primeira delas não poderia deixar de ser uma palavra de gratidão a esta Casa, por reconhecer nossa igreja. Uma igreja que, quantitativamente é pequena, mas que tem consciência de que sua mensagem tem impactado pessoas e transformado gerações.

Pregamos um evangelho que passa pelo poder criador de Cristo, o Deus único e verdadeiro. Pregamos um evangelho que passa pela função salvífica de Jesus Cristo, e um evangelho que passa pelo poder do Espírito Santo em santificar e transformar a vida do homem, fazendo uma nova criatura. Portanto, há gratidão no meu coração. Em nome dos mais ou menos 130 mil membros da Igreja Metodista Wesleyana, deixo aqui minha palavra de gratidão aos deputados Adilson Rossi e Fernando Capez, por serem autores dessa homenagem. Louvo a Deus para ver o deputado Roberto de Lucena, que tem sido um grande amigo ao longo da história da Igreja Metodista Wesleyana. Estaremos juntos em junho em Brasília, se Deus assim nos permitir.

A segunda é falar um pouco sobre - talvez um nome estranho - a Igreja Metodista Wesleyana. Na verdade, é uma homenagem, e vou usar essa expressão. Homenagem a um grande pastor anglicano britânico, que durante o século 17, no dia 24 de maio de 1738, teve seu coração estranhamente aquecido - John Wesley. Essa não é, de maneira nenhuma, uma forma de endeusar John Wesley, mas apenas lembrar sua experiência e colocar como padrão vivermos as práticas que ele viveu e ensinou.

John Wesley, depois de ter seu coração aquecido pelo Espírito Santo, tomou um novo rumo em seu ministério, vivendo uma vida de oração e santidade, pregando justiça e agindo no social. É isso que nossa igreja tem se proposto fazer ao longo desses 50 anos, voltando à prática que John Wesley vivenciou e ensinou.

Em terceiro lugar não poderia deixar de dizer que, mesmo diante desta honrosa homenagem, lembro-me do caos que estamos vivendo hoje em nosso País. Nós queremos ser uma voz profética, como foi João Batista, dizendo que o arrependimento é o caminho, porque ele traz mudanças de atitude e comportamento.

O Brasil só vai caminhar melhor, só seremos felizes, com arrependimento, ação do Espírito Santo, mudança de posicionamentos e atitudes de todos nós. Portanto, hoje para nós é um dia muito especial, quando essa Casa homenageia nossa igreja.

Louvo a Deus pela vida de vocês. Saibam que estaremos orando por vocês, porque sabemos que não são fáceis os ataques e artimanhas malignas que vêm. Mas há um povo que irá cobri-los de oração. Meu desejo é que esta Casa legisle com os princípios da palavra de Deus, expressos claramente na Bíblia Sagrada.

Que Deus dê a todos nós um país abençoado, onde tenhamos prazer de viver. Que Deus nos abençoe, que abençoe esta Casa e cada um dos irmãos aqui. É meu desejo sincero em nome de Jesus. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem.

O Winston Churchill costumava dizer que a primeira de todas as qualidades humanas é a coragem - porque todas as demais dela dependem. Muitos historiadores o classificam como a personalidade mais importante do século 21, primeiro-ministro da Grã-Bretanha, que assumiu meses antes de Londres sofrer o mais violento bombardeio de sua história pela aviação nazista. É a coragem que segura as demais virtudes.

Nesse mandato conheci um pouco mais o deputado Adilson Rossi. Passei a respeitá-lo como um homem de caráter, extremamente sério, leal, autêntico, amigo dos amigos e, acima de tudo, corajoso. Eu fiz aqui um grande amigo. Quando iniciei esse mandato, já tinha o Roberto de Lucena como meu irmão, e fiz nesse mandato mais um irmão, cuja amizade pretendo carregar para o resto de minha vida. Solicitamos, juntos, esta sessão solene. Contamos com o apoio inestimável do competente e dedicado Djenal, e também do pastor Davi.

Nesse momento quero com ele não só dividir a solicitação dessa sessão solene, mas também sua Presidência, razão pela qual com muito carinho e amor fraternal, passo a Presidência a meu colega, deputado estadual, professor, orador, pregador e pastor Adilson Rossi.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Adilson Rossi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Quero cumprimentar a todos os presentes nesta tão importante e abençoada sessão solene. Deixo aqui registrado a minha gratidão, e por que não o privilégio, que desfruto nesta noite em poder dividir a Presidência desta sessão com o deputado Fernando Capez. Deputado este que é para mim um irmão de verdade - ele é o professor e eu sou o aluno. Tenho aprendido preciosíssimas lições com um amigo, líder e aquele que foi um dos mais eficientes e produtivos presidentes desta Casa. Muito obrigado, meu amigo Fernando Capez, por esta oportunidade. Estou crescendo um pouco mais hoje em meu mandato na Assembleia Legislativa podendo dividir com um amigo a Presidência desta sessão. Que Deus abençoe sua vida. Eu e minha família temos orado constantemente a Deus para que a benção do Senhor alcance sua vida, sua casa e sua família. Muito obrigado por essa oportunidade.

Vamos dar continuidade a nossa sessão, mas antes gostaria de registrar aqui a presença do deputado estadual Cássio Navarro, que se faz representar pelo seu assessor, Marcos dos Reis. Também registro a presença do nobre deputado Sebastião Santos, que se faz representar por sua assessora, Aline Alves. Também registro a presença do pastor Natanael Rodrigues, que representa a Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado de São Paulo e Estados Limítrofes. Obrigado pela presença, meu querido Natanael.

Vamos ouvir neste momento o Coral Ceforte, louvando a Deus com a música “Povo de Deus”. Vamos não somente ouvir, mas celebrar juntamente com eles este momento. O coral canta sob a regência da maestrina Elisa Prado, com seminaristas e estudantes, futuros pastores e bispos da Igreja Metodista Wesleyana. Que Deus abençoe grandemente vocês.

 

* * *

 

- É realizada apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Nós temos muitas mulheres presentes aqui na nossa sessão. Seria um ato de indelicadeza, para não dizer até de injustiça, se não a cumprimentássemos e saudássemos, porque sabemos da importância de cada uma dessas mulheres no trabalho que realizam, na extensão do reino de Deus na Terra. Eu não conheço todas que estão aqui, e nem todos os pastores, bispos e irmãos, mas tomei a liberdade de escolher um casal para que represente todos aqui presentes, em especial as mulheres. Se vocês me derem permissão, gostaria de saudar todos os pastores e mulheres na figura de um casal especial, que é o pastor Héder e sua esposa Solange. Peço uma salva de palmas a eles. Deus abençoe o pastor Héder, a irmã Solange e todas as mulheres que estão aqui conosco.

Perdoe-me, meu querido professor, deputado Fernando Capez. O deputado Roberto de Lucena vai entender o que estou dizendo, mas ajudá-lo a conduzir uma sessão como essa, para nós, é um pouquinho complicado, porque misturamos uma sessão solene com um culto de adoração a Deus. Tem hora que dá vontade de colocar por terra aqui todas as expressões do parlamento e começar a dizer “glória a Deus” e “aleluia”, porque foi para isso que viemos aqui hoje.

Portanto, se eu quebrar o protocolo, deixando de lado algumas expressões do parlamento, e usar aquelas que usamos em nossas reuniões marcadas pela presença de Deus e o calor do Espírito Santo, não me tenham por mal. Mas foi para isso que viemos aqui hoje, estamos bem à vontade.

Eu gostaria de convidar agora o pastor Ronaldo Cabrera, secretário-geral da Educação Cristã, para que nos conduzisse numa leitura bíblica.

 

O SR. RONALDO CABRERA - Boa noite a todos. Glória a Deus. Vou ler o Salmo 33, que diz o seguinte.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Essa frase pode marcar esta sessão solene, em especial pelo momento preocupante que vive nossa Nação. Sabemos que existe um povo que ainda ora a Deus, que responde essa oração. Portanto, cremos que há esperança para nossa Nação, porque existe um povo que ainda tem Deus como Senhor da nação.

Nesse momento vamos ouvir o bispo Sinvaldo Correa Coelho, superintendente da 3ª região da Igreja Metodista Wesleyana. Permita-me dar um testemunho aqui, bispo Sinvaldo. Ainda estou me alimentando com aquela palavra de 15 dias atrás, a maneira como Deus te usou naquela manhã para nos dar uma lição sobre o amor de Deus. Não vou esquecer jamais. Obrigado por sua vida.

 

O SR. SINVALDO CORREA COELHO - Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Fernando Capez, digno presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Adilson Rossi, quarto secretário da Mesa diretora e proponente desta sessão; excelentíssimo Sr. Deputado Federal Roberto de Lucena, membro da Comissão de Justiça, nosso irmão em Cristo e amigo dos últimos dias; excelentíssimos Srs. Bispos Jamir Fernandes Carvalho, nosso superintendente-geral da Igreja Metodista Wesleyana e Elisiário Alves dos Santos, superintendente da 2ª Região Eclesiástica, com sede em Belo Horizonte.

Deputados e pastores da Igreja Metodista Wesleyana, e demais igrejas aqui presentes, irmãos e amigos membros, que a graça e a paz do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo permaneça sobre a vida de todos vocês.

Antes de fazer a leitura de uma breve reflexão sobre as contribuições do metodismo wesleyano e uma proposta para nossos dias, gostaria de trazer ao conhecimento dos reverendíssimos aqui presentes e todos que nos assistem, que na semana que se passou, em face daqueles acontecimentos que estávamos presenciando em nossa capital federal, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista Wesleyana imediatamente tomou a decisão de conclamar um grande jejum no domingo passado.

Todas as nossas igrejas desta Nação dobraram seus joelhos pela manhã, entre o horário das oito da manhã até uma da tarde, para clamar por nossa Nação, pois compreendemos que Deus tem poder para reverter todo e qualquer quadro, e abençoar esta Nação. Nós dobramos nossos joelhos, nossas vidas no altar de Deus, em clamor e oração, buscando a misericórdia de Deus, nos arrependendo como membros desta Nação, dos nossos pecados de Nação, suplicando a benção de Deus.

]Creio que esse Colégio Episcopal, na liderança do bispo Jamir Carvalho, continuará levantando outros clamores como esse. Tenho certeza que Deus há de olhar por esta Nação com misericórdia, estendendo sua mão para nos abençoar.

John Wesley nasceu na Inglaterra em 1703, morrendo em 1791. Em seus dias a Inglaterra vivia uma conturbada fase por causa da Revolução Industrial. Nesse período o número de desempregados crescia, gerando crise à nação. O país estava infestado de mendigos por todas as partes, políticos corruptos, vícios e violência. O álcool em alta criava uma anarquia generalizada. Esse foi o quadro em que estava o país e o mundo, o metodismo nasceu em meio a essa tempestade espiritual e social. Para agravar essa tragédia, o cristianismo estava declinando, e em todas as suas denominações, estava morrendo.

O cristianismo há muito deixara o lugar de agente de proclamação de vida e de transformação de gerações, para ser influenciado pelo sectarismo, mundanismo e pecado. A vida de moralidade dava lugar às promiscuidades. A moral havia sido vencida pela apatia religiosa e a degradação moral. John Wesley e outros rapazes destemidos e corajosos, acadêmicos de Oxford, surgiram com uma mensagem desafiadora, alarmante e moralizadora. Eles não se conformavam com o estado paralisante da religião cristã, e iniciaram um modelo para a nação e o mundo.

Esse modelo não era só religioso. No entanto, era também um alerta alusivo à saúde, às artes, cultura e política. Ao longo desses 300 anos de metodismo, as contribuições dos metodistas wesleyanos ao mundo moderno foram e têm sido impressionantes.

O que é a Igreja Metodista Wesleyana? É um ramo da igreja primitiva, que assim como relatado no livro de Atos dos Apóstolos, na Bíblia Sagrada, possui trabalhos de grande influência na sociedade.

Podemos citar algumas contribuições sociais do metodismo para o mundo na época de Wesley. Reforma do serviço presidiário, a preocupação com os pobres, a amenização do impacto da Revolução Industrial no desemprego, empréstimos financeiros para ajudar os pobres, sistema de escolas públicas, movimentos sindicais, para-raios, óculos bifocal, dicionário de bolso, livro de saúde natural, Escola Bíblia Dominical - que se tornou também escola organizada de alfabetização -, luta pela libertação dos chamados escravos, luta contra o alcoolismo, parte significante da pedagogia conhecida no tempo atual, máquina de choque elétrico para tratamentos psiquiátricos.

O metodismo livrou a Inglaterra da época de uma guerra civil. Contribuições do metodismo pós-Wesley. Ultrassom, máquina de ceifa agrícola, elevadores, vinhos sem fermento, marca da Coca-Cola. Impressionante isso, viu bispo Jamir? Por isso gostamos tanto de Coca-Cola, foi contribuição do povo metodista. Filtro de água, plástico, playground para crianças, simplificação do processo de celulosa, biogenética das abelhas, ginecologia e obstetrícia. Cinco Nobel da Paz, um Nobel de Química, um de Literatura, um de Física, um de Medicina. O dia das mães.

O time do Barcelona, fundado por jovens metodistas em 1893, arqueologia bíblica, direitos civis americanos - posteriormente modelo para outros países -, o filme “A Procura da Felicidade”. Primeira nomenclatura citada de primeira-dama - em 1831, pois Lucy Reis se recusou a servir bebidas alcoólicas na Casa Branca. Ao invés disso, serviu limonada, e por isso começou essa terminologia de primeira-dama. A fundação de Hollywood, descoberta da febre amarela, primeiro cuidado de leprosos. O maior jogador de rúgbi do mundo - Waisale Serevi; Tatyana McFadden, recordista de 17 medalhas olímpicas.

Algumas contribuições do metodismo no Brasil. Primeira grade educacional do Brasil. Martha Watts, educadora e fundadora do Colégio Piracicabano, em São Paulo, a pedido do presidente Prudente de Morais. Distribuição de bíblias em escolas bíblicas, Daniel Kidder a pedido do ministro do Interior do Brasil. Primeira campanha contra a febre amarela no Brasil, em colaboração com o médico sanitarista, Dr. Oswaldo Cruz - na época um ministro da Saúde no Brasil. Foi lançada a campanha contra febre amarela, e depois a tuberculose. Primeiro posto de saúde, primeiro dispensário do País, consultórios médicos e dentários, farmácias e laboratórios, primeiras classes de enfermagem e primeiros-socorros.

Primeiro consultório médico em convênio com o Distrito Federal, estabeleceu-se o primeiro consultório de higiene infantil, embrião dos postos de saúde públicos no Brasil. Primeiro curso de culinária e nutrição, modelo para a geração da época, primeiro parquinho de criança, em parceria com o prefeito Dr. Bento Ribeiro. O primeiro campo de recreio na Vila da Boa Vista, primeiro projeto de ação social para surdos, sob direção do Dr. Brasil Silvado Júnior. Primeiro jardim de infância, hoje o Brasil utiliza o benefício da creche. Primeiro curso profissionalizante de datilografia do Brasil em 1913, para trabalhadores de baixa renda - trabalho iniciado pelo Dr. Hugh Clarence Tucker, continuado e ampliado por outros servos de Deus.

Podemos concluir que Deus abençoou esse povo chamado metodista, uma ponte de Deus para o benefício da humanidade. Não destacamos aqui em nossa prédica as contribuições religiosas. A visão foi mostrar as contribuições metodistas nas áreas sociais. Procuramos destacar um povo que contribuiu e contribui para um mundo melhor, mais igualitário, que desenvolve uma sociedade inclusiva.

Perguntamos, portanto, o que temos feito como herança educacional, social e científica. Qual tem sido nossa reação quando vemos os acontecimentos que diariamente assolam nosso Brasil, por meio dos mais diversos meios de comunicação?

Como nos sentimos como metodistas, como servos de Deus, como Nação, como legisladores, como executivos, como judiciários desta Nação, diante de tantos escândalos, corrupção nas mais diversas esferas e injustiças sociais? O que fazer, quando observamos filas incontáveis nos hospitais, com falta de leitos, médicos, remédios e atendimento humanitário adequado? Quando detectamos falta de saneamento básico com tratamento de água e esgoto para a população brasileira? Quando sabemos que a corrupção desvia R$ 200 bilhões por ano? Quando ouvimos que remédios são adquiridos por um preço dez vezes mais alto que nas farmácias? Esse valor de 200 bilhões de reais desviados daria para construir em um ano dez escolas em cada cidade da nação brasileira, ou investiríamos cinco vezes mais em Segurança Pública em todo País. Com esse mesmo desvio, poderíamos proporcionar dois anos e meio de tratamento de água e esgoto para toda a população brasileira, o que resultaria em 100% das cidades alcançadas em toda a sua totalidade.

A corrupção, Srs. Deputados e bispos, pessoas que aqui presentes e aqueles que são alcançados através da televisão, é um dano quantitativo e qualitativo, pois não apenas destrói as finanças de uma nação, como institui um caos educacional e social. Priva a população de cuidados médicos, desde a infância até a velhice, impede uma aposentadoria adequada a seus trabalhadores. Contudo, o pior de todos os flagelos da corrupção é que ela institui um caos moral e ético nas instituições e em toda a população.

O povo vê tanta corrupção e imoralidade ética e comportamental, tanta mentira, que deixa de acreditar nas instituições, que deixa de acreditar nos governos e legisladores, que deixa de acreditar no próprio ser humano. Começa a filosofar a máxima que não há jeito, sempre foi assim. Tudo termina em pizza.

Não há como reverter o quadro existente e imperativo em nossos representantes. O povo declara que a corrupção compensa no Brasil, e que tudo irá acabar em pizza. Esse histórico é conhecido há muitos anos, e existe até um ditado criado durante o reinado carioca de Dom João VI, que tornou popular uma quadrilha no estado do Rio que dizia: “Quem furta pouco, é ladrão; quem furta muito, é barão. Quem mais furta e esconde, passa de barão à visconde”.

Como declarou Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Portanto, ao comemorarmos nesta nobre e dileta Assembleia, ao sermos, de alguma forma, reconhecidos pelos senhores deputados como um povo que preza pela santidade, pela moralidade como estilo de vida; quando comemoramos o “Dia do Metodismo”, em 24 de maio, dia do pastor wesleyano, o jubileu de ouro da nossa igreja nessa Nação, o coração abrasado, devemos nos voltar, como nação, àqueles que se dizem cristãos, como metodistas que conhecem esses princípios.

A eles, que delinearam a mudança de uma nação no século 18, que tirou uma nação da miséria de uma guerra civil para se tornar uma das potências mundiais da época, o que até os dias atuais assim continua sendo - a Inglaterra.

Devemos nos voltar à integralidade, integridade, moralidade, honestidade, ética comportamental nos negócios, ações, na vida pessoal e na política governamental, executiva, legislativa e judiciária, no trânsito, nos negócios, no dia a dia. Devemos nos voltar a Deus e pedir sua graça em misericórdia - quem sabe Ele se lembrará de nós, nos perdoará de nossos maus caminhos como Nação, como povo, reverterá o quadro nacional do qual nos encontramos, institucional e até religioso.

Como declarou Martinho Lutero por ocasião da Reforma Protestante: “Sola gratia, sola fide, sola Christus, sola scriptura, soli deo gloria.” Somente a graça, somente a fé, somente Cristo, somente a escritura, a glória somente a Deus.

Que Deus se volte para esta nação, que Deus se volte para o Executivo desta nação, que Deus se volte para o Legislativo e o Judiciário. Que nós nos voltemos para Deus, e gritemos a ele: “Socorre-nos, ó Deus. Socorre esta nação, socorre nosso governo, socorre nosso País e nossos representantes. Socorre nossas igrejas, aqueles que se dizem cristão e pastores, que se dizem homens de Deus. Salva-nos ó Deus, enquanto há tempo.”

Se assim o fizermos como Igreja Metodista, como igreja do Senhor, como nação que somos, certamente Deus, do alto trono dos céus, olhará para nós e estenderá sua mão de misericórdia, revertendo todo o quadro econômico e político, no Executivo, no Judiciário e no Legislativo, nos tornando a nação que nascemos para ser; uma grande nação que glorificará e exaltará o nome do Deus Todo Poderoso, com sua vida e com sua conduta. Que poderá ser uma nação que não somente será abençoada como nação, mas que abençoará todas as nações da Terra.

Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor, pela iniciativa dos nobres deputados, que nos oferecem esta oportunidade de usar este canal para proclamar esse Deus único, suficiente e verdadeiro, um caminho para transformar esta Nação naquilo que ela foi chamada para ser.

A Ele a glória e louvor pelos séculos e séculos, para todo o sempre. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Dando prosseguimento, vamos ouvir uma vez mais o Coral Ceforte, que vai cantar a música “O Seu Amor”. Vamos ouvi-los, certamente será um momento de alegria para nossos corações.

 

* * *

 

- É executada a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Apenas a título de informação, para nós, meu querido Capez e Lucena. Informo que dia 24 a Igreja Metodista comemorou o “Dia do Casal Pastoral”. Embora já tenhamos saudado o pastor Héder e sua esposa, irmã Solange, gostaria de fazer uma saudação especial a todos os casais de pastores que estão aqui, dentre os quais me incluo. Eu, pastor Adilson, e a pastora Silmara. Com todo respeito às demais que estão aqui, ela é a mais bonita da sessão esta noite. Parabéns aos casais de pastores aqui representados.

Preparamos uma pequena lembrança a alguns líderes da igreja e gostaríamos de presenteá-los, mesmo sendo vocês que nos presentearam hoje. Temos aqui algumas placas que queremos entregar aos bispos que aqui estão conosco. Vou convidar o deputado Fernando Capez, para que entregue uma dessas placas ao bispo Jamir Fernandes Carvalho, uma recordação desta Casa nesta sessão solene.

Gostaria de convidar o nobre deputado Roberto de Lucena, nosso irmão e meu particular amigo - a quem respeito, admiro e desfruto uma comunhão muito bonita - para que passe às mãos do bispo Sinvaldo Correa Coelho esta recordação da sessão solene de hoje.

Também gostaria de convidar o pastor David Scibert, que foi uma peça importante para a realização desta sessão solene, para passar às mãos do bispo Elisiário Alves dos Santos essa recordação.

E, finalmente, pedirei ao nosso querido Djenal, que foi várias vezes citado aqui hoje, e importantíssimo para a realização desta sessão solene, para que passe às mãos do pastor Ronaldo Cabrera essa placa destinada ao bispo Anderson Caleb Soares de Almeida.

 

* * *

 

- São entregues as placas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Antes que eu devolva a Presidência ao deputado Fernando Capez, meu irmão e amigo, deixe-me apenas dizer algumas palavras de consideração aqui, no encerramento desta sessão.

Ouvimos quase todos aqueles que usaram da palavra hoje agradecendo a nós deputados pela propositura que fizemos na realização desta sessão solene. Eu gostaria de transferir esses agradecimentos a vocês, afinal quem tem algo a agradecer somos nós.

Vou pedir permissão, meu querido Capez, meu querido Lucena, para que em nome deste parlamento deixemos aqui nossos agradecimentos à Igreja Metodista Wesleyana pela oportunidade que vocês nos deram de participarmos de uma sessão solene tão sublime como esta, com alegria. Uma verdadeira manifestação da presença de Deus neste lugar.

Tenham certeza que esta Casa foi abençoada esta noite. A benção que vocês deixam aqui não será apenas para esta noite, mas nos acompanhará pelos próximos dias. Nas sessões acaloradas que sempre temos aqui, certamente nos lembraremos desses momentos de paz que vocês nos proporcionaram.

Que Deus os abençoe, que os bispos sejam abençoados, que os pastores sejam abençoados. Que a vida de vocês continue sendo essa luz forte e perfeita, que brilha em meio às trevas. Que Deus os use de maneira poderosa e eficaz na extensão do reino de Deus na Terra, na pregação da genuína palavra do Evangelho, que transforma vidas e arranca da sarjeta a pessoa ignorada e desprezada pela sociedade, e faz dele não um cidadão de bem apenas, mas um cidadão dos céus. Que o Senhor os abençoe. Eu não sei se teremos a oportunidade de comemorar 51 anos da Igreja Metodista Wesleyana, porque esperamos a volta de Jesus ainda hoje.

Mas se por ventura isso não acontecer, queira Deus que no próximo ano, meu querido Capez, tenhamos essa mesma oportunidade de receber novamente esse povo abençoado, que vem trazer um tempo de paz, alegria e esperança para esta Casa.

Muito obrigado a todos vocês, e meu sempre presidente Fernando Capez, meu irmão e amigo, e meu querido Roberto de Lucena, meu irmão em Cristo. Que Deus abençoe a todos vocês.

Devolvo a Presidência ao nobre deputado Fernando Capez.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, belíssimas palavras. De posse desta Presidência, peço uma oração final com o bispo Jamir Fernandes Carvalho.

 

O SR. JAMIR FERNANDES CARVALHO - Gostaria de convidar os irmãos para nos colocarmos em pé, em um momento tão lindo na vida da nossa igreja, que ficará marcado seguramente em nossos corações. Muito obrigado, que Deus recompense e abençoe grandemente a vida dos irmãos.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Logo que o deputado Adilson Rossi assumiu a Presidência dos trabalhos, ele dizia que não se responsabilizaria se o Espírito Santo tomasse conta da sessão. De fato, ele se manifestou em diversas oportunidades aqui.

Quando vi o bispo Sinvaldo Correa Coelho ocupando a tribuna, vieram pela primeira vez as lágrimas, logo no início de suas palavras, tão marcantes e importantes, tão cheias de significado. Dali em diante, naquele momento de emoção, o Espírito Santo falou por ele. Não apenas com a sabedoria dos homens, mas com a espiritualidade e a fé que somente os homens de Deus possuem.

O momento que o País atravessa é seriíssimo, mas ao mesmo tempo um momento de revisão, um momento em que tudo que está oculto está vindo à luz. No início do século 18, quando John Wesley foi o grande líder e fundador da Igreja Metodista, de certa forma, a Inglaterra era o país mais poderoso do mundo.

Justamente no ano que ele nasceu, 1703, ela obrigava Portugal a assinar o Tratado de Methuen, para comprar vinho de Portugal, enquanto Portugal comprava toda a produção industrial da Inglaterra. Com a Revolução Industrial, houve um gigantesco êxodo rural, e as pessoas que tinham suas propriedades agrícolas perderam todas as suas terras e pertences, tiveram que tentar a vida nas cidades.

Com a Revolução Industrial, as máquinas e tecnologias substituíram a força do trabalho. Houve uma enorme miséria acumulada naquele período, miséria convivendo com a riqueza de uma nação poderosa. Os barões eram chamados de “robber barons” - barões ladrões -, porque roubavam a propriedade da população. Foi nesse momento que a Igreja Metodista começou a se destacar.

Qual foi o método do John Wesley? Estudar, conhecer as escrituras e a Palavra. Ter método, estratégia para fazer a diferença, levar a Palavra de Deus e as ações sociais. Passados 300 anos, nós vivemos uma situação parecida. Quem sabe não seja um momento para nos inspirarmos nas lições de três séculos atrás?

Como isso pode ser feito, para que não fiquemos apenas com um discurso de palavras bonitas? Lucena e Adilson, eu fui visitar uma comunidade carente , uma favela miserável na periferia de São Paulo, domingo à noite. Caia aquela chuvinha rala, as ruas estreitas em que as rodas do veículo tangenciavam as tarjetas, botequins com mesas de sinucas colocadas nas calçadas, onde os criminosos vangloriavam-se e confessavam seus crimes cometidos na véspera. A motocicleta do traficante que toma conta do local passando pelo carro. Até que paramos em um balcão, e entrei em uma igreja. Ali se instalava a casa de Deus. Um pastor fazia um culto.

Fiquei impressionado de ver ali cem, duzentas crianças e jovens, todos com camisa amarela gritando e adorando a Deus. Em um domingo à noite ia dar uma passada rápida para cumprimentar, acabei ficando até o final do culto. Fui cumprimentar o pastor, emocionado até. Que trabalho bonito, um oásis, um feixe de luz em meio às trevas. Ele disse: “Doutor, eu tenho duas horas para os ganhar para Deus, e todo o resto da semana para perdê-los para o tráfico e o crime organizado”.

Dali nasceu uma ideia, Adilson. Por que o Estado e a Constituição - que em seu Art. 19 permite - não se associam à igreja para fazer um trabalho social, independentemente da orientação religiosa?

Por que não se instala ao lado dessas igrejas equipamentos sociais, para que o jovem possa ali desenvolver atividades artísticas e esportivas? Há orçamento para isso, é possível fazer com planejamento. A igreja tem algo que o Estado não tem - capilaridade. Ela chega onde o Poder Público não consegue alcançar. Ela não exige nenhum requisito ou documento para você entrar. Ao contrário das repartições públicas, aos sábados, domingos e feriados ela está aberta funcionando.

Que possamos nos inspirar, nos unir, falar mais nas igrejas. Ao mesmo tempo de Deus, e com as obras sociais que Deus espera que possamos fazer. Vocês têm aqui o Roberto de Lucena, o Adilson Rossi, este deputado e tantos outros dispostos para sentar, ouvir e buscar ideias. Que possamos nos reunir e conversar, com método e estudo, para que nossa estratégia metodista seja abençoada.

Deus abençoe a todos, sem distinção, que esteja sempre conosco. Grande é o Senhor e sua misericórdia dura para sempre. Misericordioso Senhor, estenda sua mão sobre nós. Quando tivermos que atravessar o vale das sombras da morte, que o Senhor lá esteja e seja nosso cajado, nossa vara, nossa mão forte.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades presentes, toda a equipe, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, da Secretaria Geral Parlamentar, do Cerimonial, da imprensa da Casa, da TV Legislativa, das assessorias policiais civil e militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta sessão, em que não foi a Assembleia que homenageou a Igreja Metodista Wesleyana, foi a igreja que homenageou a sociedade paulista aceitando esta homenagem. E nossa assessoria também me lembra do querido Adilson Rossi. Mais especificamente, vamos falar do Djenal, do pastor David, da Delmíndia e todos aqueles que estiveram juntos.

Está encerrada a sessão. Deus abençoe.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 27 minutos.

 

* * *