http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

05 DE JUNHO DE 2017

030ª SESSÃO SOLENE em COMEMORAÇÃO AO CENTENÁRIO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES

 

Presidente: MARCOS DAMASIO

 

RESUMO

 

1 - MARCOS DAMASIO

Assume a Presidência e abre a sessão. s os trabalhos. Anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o Centenário do Lions Clube Internacional". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a apresentação de vídeo com a narrativa histórica dos 100 anos do Lions Clube Internacional.

 

2 - EDSON NEVES

Governador do Distrito LC-5 de Lions Internacional, agradece ao deputado Marcos Damasio pela homenagem. Ressalta a paixão dos membros pelo movimento, cuja longevidade foi destacada. Fala sobre os serviços prestados pelo Lions Clube. Faz convite para que outras pessoas ingressem para a associação, que conta, atualmente, com mais de 1 milhão e 400 mil pessoas em todo o mundo. Lamenta a situação de jovens brasileiros, socialmente excluídos. Avalia que um associado do Lions é reconhecido como pessoa idônea e de bem.

 

3 - WILSON ROBERTO PINTO RODRIGUES

Presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC, faz agradecimento ao deputado Marcos Damasio pelo reconhecimento deste Parlamento ao Lions Clube Internacional. Coloca-se à disposição desta Casa.

 

4 - FÁBIO DE ALMEIDA

Diretor internacional 2013/2015, fala do orgulho da associação, presente em mais de 200 países. Agradece pela iniciativa do parlamentar em homenagear o Lions Clube Internacional. Menciona aspectos da visão do movimento, como o serviço desinteressado, sem fins lucrativos, para melhorar a qualidade de vida do cidadão. Cita o slogan do Lions Clube, "onde há uma necessidade, há um Leão". Discursa sobre fundação de Jimmy Carter. Discorre sobre outro campo de atuação do movimento, voltado para a realização de campanhas de vacinação. Dá conhecimento de convenção internacional em comemoração ao centenário da associação, que contará com a participação de várias celebridades mundiais. Entrega ao deputado Marcos Damasio certificado de apreciação, bem como a moeda comemorativa aos 100 anos da associação, em agradecimento à homenagem recebida.

 

5 - PRESIDENTE MARCOS DAMASIO

Declara sentir-se honrado em homenagear um clube de serviços de tamanha tradição. Destaca o caráter do trabalho desempenhado pelo movimento, de comprometimento com a população. Afirma ser um admirador do Lions Clube Internacional. Discorre sobre a crise pela qual passa o Brasil. Lembra a superação do Japão e de países europeus após vivenciarem graves problemas. Parabeniza os membros da organização. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Marcos Damasio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS DAMASIO - PR - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorarmos o Centenário do Lions Internacional. Para compor a Mesa, convido as seguintes autoridades: o Sr. Edson Neves, governador do Distrito LC-5; Fábio de Almeida, diretor internacional; Wilson Roberto Pinto Rodrigues, presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC e o Sr. Luiz Carlos Paiva, governador eleito em 2017/2018 do Distrito LC-5.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia, TV Alesp, no sábado, dia 10 de junho às 21 horas pela NET, canal 07; pela TV Vivo canal 09 e pela TV Digital canal 61.2.

Convido a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do subtenente PM Edgar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS DAMASIO - PR - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na pessoa do PM Edgar e de todos os seus componentes. Muito obrigado. Neste momento, vamos citar a presença de algumas pessoas que enriquecem este nosso evento: 1º tenente da PM Márcio Saito Essaki, representando a coronel Helena dos Santos Reis, secretária-chefe da Casa Militar; Juventino Figueira Borges, 1º vice-governador do Distrito LC-5; Luiz Carlos Prado 2º vice-governador eleito do Distrito LC-5; nosso amigo Paulo Rogerio de Souza, governador do Lions nos anos de 2014 e 2015; Antonio Hamermuler, o nosso querido gaúcho e governador do Lions nos anos de 2011 e 2012; Paula Andrade, presidente da Alta Tietê 1; Waldomiro Ramos, Distrito LC-5, secretário de 2017/2018; Renata Travassos dos Santos, presidente do Lions Clube Peruíbe Praia; Natalia Spiassi, presidente e assessora do Distrito Leo; Wilam Gallardo Silva do Carmo, assessora do programa Lions Ovest; Murilo Noronha, presidente de Divisão do ABCD; George Millard, presidente das Olimpíadas Especiais do Brasil e da minha esposa Silvana Aguilar Furin, muito obrigado pela presença.

Assistiremos agora à apresentação de um vídeo para conhecermos um pouco desses 100 anos de história do Lions Clube Internacional.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS DAMASIO - PR - Esta Presidência neste instante passa a palavra ao Sr. Edson Neves, governador do Distrito LC-5 do Lions Internacional, para usar a nossa tribuna.

 

O SR. EDSON NEVES - Boa noite, presidente, caro deputado Marcos Damasio; meu caro diretor internacional Fábio; presidente do Conselho de Governadores, Wilson; meu governador eleito Paiva. É uma satisfação estar aqui neste momento. E a todos vocês que vieram prestigiar esta Assembleia neste dia chuvoso, quase uma São Paulo modificada de tanta chuva que está acontecendo.

É importante nós estarmos aqui recebendo esta homenagem desta Casa de Leis, gostaria que agradecessem aos seus companheiros, aos outros deputados, aos companheiros que somos nós, Leões, ao presidente Macris, que aceitaram 100% esta homenagem a este distrito. A este distrito não, a este movimento.

Vamos falar de Lions um pouquinho para este público. É uma coisa extremamente fácil porque, com certeza, todos que estamos aqui somos apaixonados por este movimento, mesmo o meu querido Jorge e a Mônica, de Olimpíadas Especiais que não são Lions ainda, mas que serão rapidamente, com esta parceria de Olimpíadas Especiais, que nos dá muita honra e prazer, sempre junto.

Agora, eu acho o mais importante é falarmos para as pessoas que estão nos vendo na televisão, que estão nos vendo na mídia, onde o nosso movimento tem uma grandeza de 100 anos. Qual instituição, qual comércio, qual empresa que dura 100 anos? São muito poucas no mundo, e se nós fazemos isso onde o Leão praticamente paga para trabalhar, porque paga as suas taxas, participa, vai nos eventos, se doa, doa o seu tempo, que é o bem mais precioso que alguém pode ter, é porque o Lions, com certeza absoluta tem muito a dar para nós.

O Lions é uma oportunidade, como eu falo, de sermos pessoas melhores, de fazermos um serviço ao público, à comunidade, aos mais carentes, e muitas vezes não só os mais carentes, porque quando você tem vendavais, problemas de chuvas como tivemos agora em São José dos Campos e no Havaí, que teve toda uma destruição, o Lions está lá para ajudar qualquer pessoa, carente ou não.

Porque naquele momento é quem está precisando, e como diz o nosso lema dos 100 anos, onde há uma necessidade, tem que existir um Leão, e nós estamos sempre presentes nos tornando pessoas melhores, como eu disse, mas acima de tudo, tendo a satisfação de poder estar amando ao próximo, servindo ao próximo.

É este o objetivo maior de Lions: servir. E para que nós possamos cada vez mais servir, eu peço a vocês que estão nos ouvindo que participem dos nossos eventos, do nosso movimento, venha fazer parte do Lions Clube e fazer com que o nosso movimento seja cada vez maior. A nossa estatística fala que cada Leão, cada pessoa que entra em um movimento, consegue atender mais de 70 pessoas por mês.

Então, imagine se nós estivéssemos em vez de 40 mil, como temos no Brasil, ou mais de 1 milhão e 400 mil no mundo, se nós tivéssemos 100 mil, 200 mil pessoas ajudando no Brasil, porque o Poder Público não consegue fazer tudo, se a sociedade organizada através dos seus clubes e serviços não puderem participar, não tem solução.

Igual ao nosso programa Lions Quest, que é um programa que dá a cidadania de novo, desenvolve as habilidades nos jovens, que é exatamente o que o nosso País mais precisa, já está em mais de 90 países, e é o que nós precisamos, é onde você envolve a juventude, a comunidade, a escola e, principalmente, envolve os pais e a família como um todo. Aí você consegue mudar o País.

E isto é um trabalho de formiguinhas, mas que nós precisamos sempre ir trabalhando, o trabalho de Olimpíadas Especiais, onde fazemos a inclusão do jovem deficiente intelectual na sociedade através do esporte. O deficiente intelectual é o menos protegido da sociedade, porque ele não tem cognição mental, ele não consegue fazer, não consegue se defender.

Se você não tem um braço, você consegue gritar; se você não tem a vista, você consegue gritar; se você não tem a voz, você consegue escrever e trabalhar com isso. Mas se você não consegue formar o seu pensamento, não consegue se defender, então é aí que você precisa de pessoas como nós, que estamos dispostos a nos doarmos, para que possamos defender estas pessoas que são menos protegidas e não tem como se defender.

Nós temos visto muitos jovens nesta situação que estão escondidos dentro das casas porque os pais têm vergonha, porque as famílias têm vergonha, ou então rejeitam de fato aquele jovem considerado um estorvo, e nós temos que defender este jovem. Nós temos que buscá-lo, que incluí-lo na sociedade e fazer um trabalho cada vez maior.

Um trabalho da fundação internacional como a de Lions, que faz no ano que vem 50 anos, já doou mais de dois bilhões de dólares, para o mundo. Poucos sabem, mas hoje o SUS faz operações de cataratas no Brasil e deve muito ao Lions, que veio e investiu aqui em milhares de operações de cataratas, e foi ao governo pedir para que isso fosse incluído na tabela do SUS e assim o fez.

Hoje, a fundação faz trabalhos de visão em escolas municipais em toda a nossa região no País, doando óculos, fazendo exames, capacitando pessoas, ou seja, todos nós temos que ter muito orgulho de ser Leão, porque fazemos o bem para a sociedade. E, em qualquer lugar do mundo em que você estiver usando um pingente de Lions, você vai ser reconhecido como uma pessoa idônea e principalmente de bem, que faz o bem para a sua comunidade, faz o bem para o seu país, faz o bem para o mundo.

Cada doação que nós fazemos à nossa fundação, não sabemos onde que aquele dinheiro vai ser aplicado, pode ser aplicado em qualquer lugar do mundo, então senhores, a vocês, parabéns por fazerem parte, participarem de uma associação desta grandiosidade.

À Assembleia, muito obrigado por este reconhecimento que é sempre uma emoção e uma gasolina a mais para que possamos continuar andando, e, a você que está nos assistindo, venha fazer parte. Novamente, procure um Lions Clube, tente participar, você vai se tornar uma pessoa melhor e mais capacitada. Por exemplo, eu era tímido, não conseguia falar em público e hoje estou aqui falando. Muito obrigado e parabéns a todos vocês, parabéns a todos nós, e viva o Lions.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS DAMASIO - PR - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Wilson Roberto Pinto Rodrigues, presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LC.

 

O SR. WILSON ROBERTO PINTO RODRIGUES - Excelentíssimo Sr. Presidente desta Assembleia; deputado Marcos Damasio; o meu governador Edson; nosso diretor Fábio Paiva, e demais companheiros, quero fazer um cumprimento especial ao governador de distrito Maurício do LC-2, presente entre nós, e vim aqui, presidente, para fazer um agradecimento em nome de 1 milhão e 400 mil pessoas.

Eu costumo dizer que somos mais de dois milhões, porque os meus filhos, as minhas filhas, minha esposa, meus parentes, todos vivem Lions. Então, eu costumo dizer que 1 milhão e 400 mil associados, nós somos mais de dois milhões e meio de pessoas, e em nome delas eu venho aqui fazer este agradecimento pelo reconhecimento desta Casa.

O governador Edson já expôs toda a nossa história, eu sempre digo isto e repito hoje: o orgulho que nos faz ser Leão é receber desta Casa um reconhecimento. Então, em nome desses dois milhões e meio de familiares, o nosso muito obrigado, que Deus nos proteja, e eu tenho certeza absoluta que estamos sempre à sua disposição. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS DAMASIO - PR - Esta Presidência concede agora a palavra ao Sr. Fábio de Almeida, ex-diretor internacional nos anos de 2013 e 2015.

 

O SR. FÁBIO DE ALMEIDA - Excelentíssimo senhor e digníssimo deputado estadual Marcos Damasio, que nesta oportunidade preside esta sessão solene em homenagem à nossa Associação Internacional de Lions Clubes, ao nosso governador Edson, ao nosso presidente de Conselho de Governadores, Wilson Roberto Pinto Rodrigues e a sua companheira Beth, ao nosso governador eleito Luiz Carlos Paiva, que em breve conduzirá os destinos do nosso querido distrito LC-5.

Caros companheiros ex-governadores, companheiros, companheiras, domadoras, filhotes Leões, aos amigos, e queridos amigos da espécie Olympics, as Olimpíadas Especiais do Brasil neste ato representado pelo seu presidente, o nosso amigo George Millard e sua senhora Mônica, muitíssimo obrigado por conosco estarem nesta oportunidade.

Aos nossos vice-governadores eleitos, companheiro Juventino e companheiro Luiz Carlos Prado, também os nossos agradecimentos. Inicialmente, Exmo. Sr. Deputado Marcos Damasio, a nossa Associação Internacional de Lions Clube, neste ano de 2017, enche-se de muito orgulho, de muita honra ao redor de todos os países que a bandeira de Lions Internacional nele está fixada.

Somos, em mais de 212 países e áreas geográficas, um exército da paz, contido em todos estes países, em todas as grandes organizações e em todos os lugares deste planeta terrestre em que encontramos um membro da família leonística identificado pelo mesmo distintivo de Lions Clubes.

Agradecemos muitíssimo ao senhor e aos Excelentíssimos Srs. Deputados que apresentaram nesta noite esta homenagem, a todos estes Leões, aos Leões brasileiros e aos Leões paulistas e paulistanos, por esta Casa de Leis, nesta sua grande noite. Nós estamos muito felizes e agradecidos por cada um dos senhores, por esta grande oportunidade que nos apresentam.

O nosso presidente internacional deste ano, o nosso chanceler, o Robert Corlew, dos Estados Unidos, está muito feliz, porque em todo o seu mandato deste ano de 2016 e 2017 veio ao longo do seu percurso pelo mundo, divulgando a nossa grande marca, do serviço interessado, a nossa associação, que é uma organização sem fins lucrativos, e que busca melhorar a qualidade de vida de todo o ser humano, de onde ele for.

O nosso slogan neste ano do centenário é que onde há uma necessidade há um Leão, exalta exatamente aquilo que todo nós Leões queremos imprimir a toda a sociedade civil de todo o mundo, onde você estiver, com a necessidade que você encontrar, o nosso irmão onde ele estiver, a sua grande ou pequena comunidade, com toda a certeza ao seu lado, um ombro amigo, uma mão estendida de um Leão a fim de amenizar o seu sofrimento, seja em todas as necessidades materiais ou psicológicas que os nossos irmãos possam encontrar.

Saibam todos os nossos estimados deputados que a nossa grande família leonística, através da sua grande credibilidade, estes 100 anos que atingimos em 2017 são para toda a sociedade um grande orgulho. Nós, que possuímos através da nossa Fundação de Lions Internacional a grande capilaridade de podermos arrecadar os recursos financeiros ao redor do mundo e direcioná-los às comunidades que mais necessitam, em várias áreas geográficas e arquipélagos em que a nossa fundação presente faz com que os recursos sejam os melhor administrados.

Não talvez pela manutenção e pela grande aplicabilidade destes recursos, mas sim, fundamentalmente, pela forma administrativa que assim o faz, da maneira exemplar que coloca cada centavo de dólar que chega à nossa fundação em cada lugar do mundo. Somos exemplos de referências para grandes parcerias e para grandes instituições, dentre elas cito a grande parceria da nossa fundação, a fundação do nosso companheiro Leão, ex-presidente dos Estados Unidos da América, e ex-governador de distrito, Sr. Jimmy Carter.

Jimmy Carter possui, através da sua Fundação Carter, uma grande parceria junto da nossa Fundação de Lions Internacional, e graças a esta parceria, ao longo já de muitos anos, pudemos fazer, e em vários países do mundo, praticamente a erradicação de uma enfermidade que ataca pessoas que vivem acerca dos rios através de uma doença chamada oncocercose, que através da picada de um inseto, pode levar a pessoa a perder a sua visão inteira.

Da qual todos nós sabemos a importância que possui, esta fundação do Jimmy Carter e a nossa Fundação de Lions Internacional, através de grandes projetos e inclusive dentro do nosso Brasil, em países fronteiriços com a Colômbia, tentamos erradicar na América Latina a oncocercose, como tantas outras enfermidades, como o sarampo e, inclusive dentro dos Estados Unidos, mais uma vez os Leões do mundo disseram-se presentes, a grande necessidade de apoiar nos seus recursos a aquisição de vacinas.

E saibam, meus amigos que estão nos ouvindo em suas casas, a cada quatro minutos somente, em um lugar do mundo, uma criança vem a óbito por falta de uma vacina contra o sarampo, e nós, Leões, em grande campanha em massa, chamando todos os Leões do mundo, pudemos fazer aquisições de milhares de vacinas e direcioná-las sobretudo ao continente africano, fazendo com que essas crianças recebessem a vacina e saíssem deste grande registro e estatística de óbitos de crianças cometidas pela enfermidade do sarampo.

Tantas e tantas outras ações nestes 100 anos que a nossa associação faz ao redor do mundo e com o apoio direto da nossa fundação, que caminha para o próximo ano de 2018 ao cinquentenário da nossa Fundação de Lions Internacional. Cinquentenário este também que estamos muito alegres e contentes, porque vamos, com toda a certeza, na próxima convenção em Las Vegas, comemorar o Jubileu de Ouro da nossa fundação.

Mas, neste ano de 2017, estaremos participando da nossa grande celebração mundial. Acontecerá a convenção internacional de Chicago, onde tudo começou, em 1917, e depois de 100 anos a história volta às suas origens. Cem anos passados, voltamos ao berço do nascimento do nosso movimento, do nosso grande criador, Melvin Jones, e, lá em Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos da América, comemoraremos neste próximo mês de junho e julho o grande momento de 100 anos da nossa Associação Internacional de Lions Club.

Comemoração esta em que nós teremos grandes figuras internacionais já confirmadas, entre elas o ex-secretário da organização mundial, a ONU, que virá abrilhantar-nos com uma palestra, o Sr. Ban Ki-Moon. Ele fará uma palestra para todos os Leões do mundo, através da sua grande experiência como secretário-geral das Nações Unidas.

O ex vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que foi um grande membro, defensor da qualidade melhor através do meio ambiente, estará presente também dentro da nossa convenção internacional. Uma das decentes diretas de Helen Keller, todo Leão do mundo sabe o que foi Helen Keller para cada um de nós, uma referência, uma mulher que chamava todos os Leões do mundo em 1925, durante uma convenção internacional, para que cada um pudesse abraçar a Casa da Visão, onde nós somos conhecidos como os grandes paladinos dos cegos. Uma das suas bisnetas estará presente, dizendo o que a sua bisavó pensava em 1925, quando pedia o apoio dos Leões do mundo em sua convenção, e agora, em 2017, dizendo o que é o mundo através da grande ajuda proposta e dedicada por cada Leão. Então, desta maneira, Sr. Deputado Marcos Damasio, queremos muitíssimo dizer ao senhor o quanto estamos felizes e agradecidos por esta oportunidade.

Permita-me, com todo o respeito e com toda a consideração, neste momento, muito respeitosamente, passar às suas mãos o certificado de apreciação do nosso presidente internacional Robert Corlew, este certificado do nosso presidente, que vai, com o reconhecimento dele, da nossa associação e de cada Leão brasileiro, ao senhor e a todos os deputados desta Assembleia Legislativa, que abrem as portas desta Casa de Leis.

Receba, com nosso respeito e consideração, este certificado muito simples, muito singelo, mas com os nossos mais profundos agradecimentos pela sua iniciativa nesta noite e por todo o seu apoio dado a cada leão dentro do nosso distrito LC-5 e dentro de todo o nosso território brasileiro. Muitíssimo obrigado.

Sr. Deputado Marcos, também gostaríamos que chegasse às suas mãos esta moeda que, para nós, Leões do mundo, é um objeto que reveste de uma importância grandiosíssima, a moeda comemorativa aos 100 anos da nossa associação.

Para que o senhor saiba, bem como todos aqueles que aqui estão presentes e os que estão nos ouvindo em suas casas, possam ter um conhecimento, ela foi cunhada através de uma edição limitada na Casa da Moeda dos Estados Unidos da América, em prata, e, neste ano , é uma importância muito grande poder entregar isto ao senhor. Com toda a certeza, o senhor a guardará como uma das grandes relíquias da nossa associação, de grande valor sentimental para cada um de nós, que temos certeza absoluta que também será ao senhor também, pelo valor extremamente importante que ela representa, porque ela está em sua face frontal.

Está representada pela esfinge do nosso criador do movimento, o nosso Melvin Jones, o nosso logotipo e, no seu verso, a figura da nossa grande família leonística, que é uma família de leões, então ela é uma moeda extremamente importante, de grande valor e que a casa da moeda dos Estados Unidos, eu não sei se o senhor sabe, para que isso pudesse acontecer, ela requer exigências muito grandes, ela não tem uma possibilidade aberta assim a grandes organizações como a nossa, porque ela requer exigências muito grandes.

Nós somos a segunda organização desde a existência da Casa da Moeda dos Estados Unidos a conseguir esta autorização e, nesta edição limitada, conseguir a confecção desta moeda, neste momento em que eu vou passar para as suas mãos também. Então, muitíssimo obrigado e guarde com toda a certeza esta grande honraria que nós temos a oportunidade de passar às suas mãos.

 

* * *

 

- São entregues o certificado e a moeda comemorativa ao Sr. Marcos Damasio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS DAMASIO - PR - Esta Presidência não poderia deixar de expressar aqui o contentamento e o privilégio, a honra de poder homenagear um clube de serviços com tamanha tradição, como foi dito pelos oradores, é um século de história, um século de trabalho.

Trabalho comprometido com a população, com os mais necessitados, com o amor ao próximo. Nós sabemos que o mundo em que vivemos passa por muitos percalços, por muitas dificuldades, por grandes tribulações, não só o nosso País, mas muitos países do mundo são assolados por catástrofes, por intempéries, por problemas de epidemias e tantos outros problemas, guerras, não é?

Isto tudo aflige a humanidade, e o Lions Internacional, com certeza, eu não tenho um profundo conhecimento, não sou integrante ainda, como tenho sido bastante cobrado para fazer parte da família leonística, nós acompanhamos, nós que estamos na vida pública, temos um apreço muito grande, uma consideração, um respeito muito grande por tudo aquilo que o Lions representa, por tudo aquilo que faz nas nossas cidades, nas regiões do estado de São Paulo.

Eu sou um admirador, porque vocês realmente merecem toda a honra, merecem todo o reconhecimento, e que Deus proteja, que Deus anime, que Deus esteja presente na vida de cada um de vocês, para que vocês continuem exercendo esta missão que é importante, este compromisso com as pessoas, com a comunidade. O nosso País, por exemplo, neste momento, vive a sua pior crise, uma crise política, econômica, moral, que nos preocupa imensamente, a Nação brasileira não merece passar por tudo que vem passando nos últimos anos.

Mas, como dizem, há males que vêm para o bem, nós temos que ser otimistas, o nosso País é abençoado por Deus, um país e uma terra muito boa, um povo muito bom, trabalhador, acolhedor, carinhoso e eu sou otimista, eu sei que nós vamos sair desta situação.

Países que passaram por grandes dificuldades, países que hoje são países de primeiro mundo, passaram por guerras. Eu acho que não tem nada pior para um país, para um povo do que uma guerra, não é? E nós temos exemplos na Europa, o próprio Japão, que passou por problemas muito graves no passado e que hoje se reergueu e é um país de primeiro mundo.

Eu também acredito que de todo este sofrimento, de toda esta angústia, de todos os milhões de desempregados, de todos os problemas que nós estamos vivendo hoje, desta sucessão de escândalos, que a sociedade brasileira vai amadurecer, aprender, e o Brasil sairá fortalecido de tudo isso.

Eu tenho certeza que, neste contexto o Lions está inserido, ele tem este compromisso, tem esta responsabilidade do civismo, com a população. As ações dizem mais do que os discursos, do que as palavras, não é? Eu tenho acompanhado o quanto o Lions tem feito pelo povo, pela população brasileira, inclusive, então, estar nesta noite, em nome da Assembleia Legislativa, presidindo este encontro, presidindo esta sessão, eu me sinto extremamente honrado.

Vou guardar com muito carinho, para o resto da minha vida, esta homenagem que vocês me prestaram. E, me colocar à disposição de todos vocês, não só eu, mas esta Casa que é um dos principais Parlamentos, um dos maiores Parlamentos da América Latina, em nome dos 94 deputados que compõem esta Casa, agradecer tudo aquilo que o Lions vem realizado em nosso estado e em nosso País.

Então, eu estou realmente muito feliz, viu Edson? Muito feliz, estou aqui entre amigos e já me sinto aqui entre amigos. Já temos tido a oportunidade de nos encontrarmos em vários eventos, principalmente na cidade de Mogi das Cruzes, a cidade onde eu resido, então estamos aqui realmente entre amigos.

Para mim, é uma alegria, uma satisfação muito grande, e contem comigo, vamos caminhar juntos nas ações, nos propósitos do clube e eu tenho certeza que nós vamos colher frutos muito positivos, muito benéficos para a nossa sociedade que precisa, e muito, da participação do Lions.

Como foi dito, não é fácil, são poucas organizações que se sustentam ao longo de tantos anos assim, um século de participação, um século de realização, um século de ações voltadas ao interesse comum, ao interesse da sociedade e não só do nosso País, mas do mundo, não é?

Então, parabéns, que vocês continuem cumprindo esta missão, como eu disse, desenvolvendo os trabalhos, as ações que o Lions se propõe. E, para dar encerramento aqui a esta nossa sessão solene.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Muito obrigado, uma boa noite, que Deus esteja conosco.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 17 minutos.

 

* * *