http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

12 DE JUNHO DE 2017

031ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA E O DIA DO VIZINHO.

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos, para comemorar o "O Dia dos Conselhos Comunitários de Segurança e o Dia do Vizinho". Anuncia a composição da Mesa; e outras autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem agradece. Anuncia a exibição de um vídeo institucional dos Consegs. Parabeniza o coronel José Roberto pela ação na Cracolândia. Afirma que este evento tem como um dos objetivos agradecer os Consegs pelo serviço prestado à sociedade e o reconhecimento pelo grande trabalho desenvolvido no estado de São Paulo. Diz acreditar que a integração entre o Poder Público e sociedade é a melhor forma de se resolver qualquer problema. Informa que os Consegs completam 32 anos de existência. Ressalta que 90% da demanda dos Consegs não são relacionados à segurança. Congratula os mesmos pelo trabalho desenvolvido. Coloca o seu gabinete à disposição de todos os presentes. Destaca a importância da vizinhança e do aumento da solidariedade entre as pessoas. Considera as cidades do interior mais seguras pois as pessoas se cuidam e é alto o sentimento de pertencimento. Cita a lei, criada nesta Casa em 2009, para celebrar o Dia do Vizinho. Diz ser defensor da vizinhança solidária para que tenhamos uma melhor qualidade de vida. Presta homenagem, com entrega de certificado, ao Sr. Mauro Borges Malta, pela dedicação e altruísmo demonstrados na elaboração e implementação da campanha "Vizinho Legal", no ano de 2002, sendo um dos pioneiros a se preocupar com este importante tema.

 

2 - MAURO BORGES MALTA

Homenageado, implementou a campanha "Vizinho Legal", diz ser um prazer representar os Consegs nesta homenagem. Cita duas campanhas em andamento no Conseg da Vila Matilde: "Droga mata" e "Vizinho legal". Saúda as autoridades presentes. Pede aos companheiros dos Consegs uma salva de palmas para a homenagem prestada pelo deputado Coronel Camilo. Discorre sobre o lançamento da campanha "Vizinho legal", em 2002, que teve a cobertura da Rede Globo, tanto no "Bom Dia São Paulo", como no "Jornal Hoje". Lê trecho de reportagem a respeito desta campanha. Destaca a necessidade do combate da violência dentro de cada um de nós. Agradece a oportunidade de participar desta solenidade.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Considera este um exemplo de um grande trabalho. Diz ter conhecido o Mauro Borges Malta por causa do trabalho com drogas. Ressalta que uma das formas de combater os problemas é nos unindo e agindo. Destaca que é apenas uma questão de atitude.

 

4 - FABIO LUIS PELEGRINI

Coronel e comandante do policiamento de área 11 - Zona Leste, afirma que há algum tempo, a Polícia Militar fazia o policiamento das cidades sem consultar a população. Ressalta que hoje o Conseg é o elo de ligação entre a comunidade e a PM, formado por pessoas que trabalham voluntariamente. Diz que esta comemoração hoje é para agradecer o trabalho destes voluntários. Relata que há um ano, frequentava uma vez por mês às reuniões do Conseg, para melhorar o serviço da PM, que também tem as suas limitações. Destaca a importância do Dia do Vizinho. Menciona que se casou com sua vizinha.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Presta homenagem, com entrega de certificado, ao coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, desde 2011, pelo excelente trabalho prestado em prol da sociedade paulista, o Sr. Evaldo Roberto Coratto.

 

6 - EVALDO ROBERTO CORATTO

Coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, afirma que a coordenadoria não seria nada se não fossem os trabalhadores voluntários. Oferece a homenagem recebida a todos os Consegs. Agradece o deputado Coronel Camilo. Informa seu desejo de ampliar os Consegs para 800 unidades em todo o estado de São Paulo. Destaca o trabalho desenvolvido pelo deputado Coronel Camilo, que ocupava o cargo de comandante-geral da PM quando ele chegou à coordenadoria dos Consegs. Cumprimenta o coronel Fabio Pelegrini, pela promoção no último final de semana. Considera José Roberto Rodrigues de Oliveira um dos melhores secretários da Casa Militar, sempre disposto a ajudar na resolução de diversas questões. Menciona o maior investimento e atenção para a Casa Militar e para a questão da Defesa Civil durante a sua gestão. Diz ser o mesmo sempre preocupado e presente nas maiores ações. Parabeniza o seu trabalho. Discorre sobre a questão da Cracolândia e da internação dos viciados. Agradece a todos pela presença. Destaca a importância do vizinho. Diz que precisamos cultuar a relação com os vizinhos, para o bem de toda a sociedade. Cita a preparação de um novo site dos Consegs.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Sugere que neste site seja colocado um link de boas práticas para a troca de informações entre os Consegs. Pede que divulguem as boas atividades da polícia. Discorre sobre entrevista da CBN, na qual o entrevistado criticou a ação na Cracolândia no último final de semana. Parabeniza o prefeito de São Paulo, o secretário de Segurança Pública Mágino Alves e todos na hierarquia responsáveis pela ação. Ressalta que ações precisam ser feitas. Considera este um problema de toda a sociedade. Congratula o secretário José Roberto pela ação.

 

8 - JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA

Coronel e secretário municipal de Segurança Urbana, cumprimenta as autoridades presentes. Diz ser essencial a participação do Conseg e da sociedade civil na Segurança Pública. Lembra o plano de Governo, apresentado pelo então candidato João Doria, que dizia que o município era importante na prevenção criminal. Diz que prefeito tem que juntar forças com o Estado e o País para o combate da violência. Destaca a importância do Conseg no município. Discorre sobre a ação na Cracolândia neste final de semana. Relata estar consciente de que a guarda trabalhou dentro da lei. Menciona a presença, hoje, ao redor da praça Princesa Isabel de 200 profissionais de Segurança Pública, para evitar que entre a droga na mesma e para auxiliar as pessoas que queiram procurar tratamento. Discorre sobre a presença de um milhão de câmeras, instaladas em diversos locais da cidade, e o novo projeto da prefeitura, a "City Câmeras", que concentrará todas as imagens liberadas pelos usuários destas câmeras, com o objetivo de criar dificuldade para a prática de crimes na cidade de São Paulo, com o monitoramento destas imagens. Cumprimenta o deputado Coronel Camilo pela iniciativa desta sessão. Considera o deputado uma inspiração para muitos coronéis, deixando um legado difícil de superar. Diz ser ele um exemplo de pessoa e de comandante.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Parabeniza o secretário pelas palavras e agradece os elogios. Ressalta que o bom trabalho foi realizado por possuir uma boa equipe durante sua gestão como comandante-geral. Destaca a importância da participação dos Consegs. Diz que a prevenção do crime e o trabalho com inteligência são os mais importantes. Afirma que a matéria prima do sistema de inteligência é a informação, que consegue pegar a infração da lei antes do crime ser cometido. Parabeniza os Consegs pelo grande trabalho desenvolvido. Coloca seu gabinete à disposição. Pede que as pessoas multipliquem as boas ações para que possamos ter mais qualidade de vida. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, boa noite a todos. Sejam todos bem-vindos a esta Casa de Leis, a Casa de todos. Frequentem-na e cobrem nossos deputados - eu, inclusive.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, que já mandou um abraço a todos e pediu escusa por estar em uma reunião fora daqui. Mandou deixar um abraço para todos os senhores e senhoras. O pedido foi feito pelo deputado.

Por que é feito pelo presidente da Casa? Porque este aqui é o plenário principal da Assembleia Legislativa de São Paulo. Para uma sessão solene ser feita aqui, precisa ser por indicação de um deputado, e aprovado por todos os deputados. Só quem convoca é o presidente da Casa. Por isso esta sessão foi convocada pelo deputado Cauê Macris, atendendo minha solicitação, com a finalidade de comemorar o Dia dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Para iniciarmos bem os nossos trabalhos, sempre defendendo nossos valores, convido a todos para que, em posição de respeito, cantemos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 3º sargento PM Haroldo Costa.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Agradeço à nossa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Haroldo, leve um grande abraço ao nosso comandante. Uma salva de palmas à nossa Banda da Polícia Militar. Muito obrigado. (Palmas.)

Quero cumprimentar todos que estão conosco aqui, o nosso secretário, coronel José Roberto, e desde já parabenizo pela ação na Cracolândia. Tem todo o meu apoio e do meu gabinete. Comandei aquela região por dois anos, tem muita gente criticando, vamos falar um pouco mais sobre isso ainda. Mas parabéns, de pronto já digo que está de parabéns pela ação feita lá.

Cumprimento também o Evaldo Coratto, nosso coordenador dos Consegs. Parabéns pelo grande trabalho que tem feito junto aos Consegs, hoje o dia é seu. É o dia dessa turma, que trabalha voluntariamente também, sejam todos bem-vindos.

Como eu estava resolvendo um problema com outro secretário nosso, não cheguei a tempo do início da solenidade, para conversarmos um pouco antes. Então, após a solenidade, todos os Consegs estão convidados para ficarem aqui, vamos tirar fotos e conversar.

Gostaria de cumprimentar também nosso comandante, coronel Fabio Pelegrini, o mais novo coronel da Polícia Militar, promovido domingo. Parabéns ao nosso coronel Fabio, está com toda a garra e já vem participando. Deve ser um dos primeiros eventos solenes que ele vem como coronel, tenho certeza que isso fará a diferença em sua carreira.

Aqui estão aqueles que fazem acontecer na Segurança Pública, todos voluntários, se dedicando à segurança de São Paulo. Quero cumprimentar o Mauro Borges. Levante-se para mostrarmos a todo mundo. O Mauro é um incentivador do vizinho, parabéns a ele. Vamos fazer homenagem a você, mas parabéns por todo o trabalho que tem feito contra as drogas, incentivando a vizinhança.

Agora, vamos assistir a um vídeo institucional dos nossos Consegs.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns aos nossos Consegs e a todos vocês que estão aqui hoje. Este evento é para agradecê-los pelo grande trabalho que fazem ao cidadão de São Paulo e aos brasileiros que residem aqui, seja na capital ou no interior. Temos aqui Consegs de fora de São Paulo também, convidamos todos. Esta homenagem é para todos que estão aqui e para os Consegs que não puderam estar presentes. Fica aqui nosso reconhecimento pelo grande trabalho que vocês fazem em todo o estado de São Paulo.

Acredito nos Consegs e na Polícia Comunitária. Acredito que essa é a forma de resolver qualquer problema, em qualquer lugar do mundo. É a integração do Poder Público com a sociedade civil e organizada - principalmente os Consegs, uma grande ideia do nosso governador Franco Montoro, que está completando esse ano 32 anos de existência. Uma ideia que deu certo e se expandiu - não ficou só na área de Segurança.

Boa parte das demandas da maioria dos Consegs que os senhores participam, em alguns deles 90%, não são problemas diretamente ligados à Segurança. São problemas de zeladoria que levam a problemas de segurança, mas geralmente problemas com órgãos municipais e outras secretarias de Estado, mas especificamente da Segurança - alguns são bem menos.

Parabéns por todo esse trabalho que vocês fazem, meu gabinete estará sempre aberto. Sou um defensor in contesti dos Conselhos de Segurança, da Polícia Comunitária, da Vizinhança Solidária.

Falando nisso, onde estão a dona Luzia e a Cecília? Levantem-se. Em 2009 foi o primeiro trabalho da Vizinhança Solidária, que fizemos no Itaim Bibi, e essas duas são as grandes batalhadoras que começaram lá atrás, há muito tempo. Parabéns pelo trabalho de vocês, uma salva de palmas. (Palmas.)

Considero a vizinha muito importante. Infelizmente, não precisamos convidar nosso vizinho para ficar dentro da nossa casa. Não precisamos perder nossa identidade por causa disso, mas temos que aumentar a solidariedade.

Por que as cidades no anterior são mais seguras, enquanto não se desenvolvem e se transformam em centro urbano? Porque as pessoas se cuidam. As pessoas olham o filho do vizinho, do outro vizinho, comunicam o pai. Todo mundo se cuida, o sentimento de pertencimento é muito grande. E isso é possível fazer, é possível que esse sentimento volte a fazer parte da nossa sociedade.

Volto a falar, não preciso ter uma intimidade exagerada com meu vizinho, mas preciso saber quem ele é. Preciso cumprimentar meu vizinho, preciso saber se alguém que está parado na frente da casa dele, tirando as coisas, é dele mesmo ou se estão levando tudo embora, como acontece em muitos lugares, por não conversarem. Esse é o princípio da Vizinhança Solidária, ou vizinhança segura, qualquer outro nome que queiram dar. O princípio é que as pessoas se comuniquem, que criem redes de proteção sempre ligadas com o Estado - isso é muito importante. Por isso comemoramos também o “Dia do Vizinho”.

Tem uma lei nesta Casa de Leis desde 2009, e em 2014 também fiz uma lei no município de São Paulo, que é o “Dia do Vizinho”. Na época, muita gente até me perguntou, mas por que o vizinho? Porque ele é superimportante, são as pessoas com quem podemos contar.

Eu moro na Serra da Cantareira, não tem jeito. Lá, a viatura de polícia vai demorar a chegar. É por que a polícia é ineficiente? Não. É porque é longe mesmo, são locais afastados. Eu moro afastado. Então, muitas vezes contamos mais rapidamente com o vizinho, por isso a importância dele.

Volto a falar, sempre que puderem, não precisa exagerar, mas precisamos conhecer e cumprimentar nossos vizinhos. Precisamos parar com isso de vizinhos de porta em apartamento não se conhecerem. Isso é muito importante e faz parte da segurança - o aumento e o pertencimento. As pessoas convivem melhor.

Por isso, hoje, estamos homenageando os Consegs e também os vizinhos, pelo dia deles, e da Vizinhança Solidária. Sou um defensor desse projeto, que começou lá em 2009 e está indo de vento em popa. Há muitos lugares e formas diferentes. Não importa o nome que se dê, a forma - mas sim trabalhar com a vizinhança solidária e segura, para que todos nós possamos ter uma qualidade de vida melhor. Parabéns a todos.

Gostaria de cumprimentar mais algumas pessoas, e ao longo da solenidade vou cumprimentando mais. O Mauro Borges, nosso menino que trabalha muito forte com o vizinho; o tenente coronel Vanderley Ramos, comandante interino do CPA/M7; Antonio Kunigelis, da Casa Civil, representando aqui o secretário de Governo; Marina de Almeida Barbosa, presidente do Conseg São Paulo-Centro; Marta Lilia Porta, presidente do Conseg Consolação-Higienópolis-Pacaembu.

A Marta e o pessoal do centro são prova de que dá para aumentar o pertencimento onde quer que seja. É possível fazer isso no centro de São Paulo e em qualquer lugar, basta querermos. Isso foi feito aqui na região da Praça Roosevelt, e também aqui no centro. São associações que se preocupam, como a Viva o Centro, a Paulista Viva, que fazem a diferença na vida das pessoas. É possível fazer, sempre. Marta, quero cumprimentá-la.

Luciano Martins de Farias, presidente do Conseg Bela Vista; Miriam Tanaka, presidente do Conseg Pinheiros; Jairo Glikson, presidente do Conseg Leopoldina; Mohamad Turk, presidente do Conseg A. E. Carvalho; Amauri Vasconcelos, do Conseg Interlagos; Pryscila Marcondes, do Conseg Guarulhos; Rodrigo Romão, do Conseg Presidente Prudente-Centro Sul, seja bem-vindo; Fábio Celestino dos Santos, vice-presidente do Conseg de São Mateus; Dulce Donini, do Conseg Guarulhos-Vila Galvão; Thell Moraes Martins, vice-presidente do Conseg Penha de França; Nilson Moraes, da Distrital Penha, da Associação Comercial, 1º vice-presidente; Cleusa Badanai, da Associação para Valorização Policial do Estado de São Paulo; Marcelo Rodrigues, aqui representando nosso deputado Salim Curiati.

Os que não foram mencionados, por favor, passem ao Cerimonial que vamos nomeando conforme forem chegando.

Agora, quero fazer uma homenagem justamente ao vizinho. Convido nosso Mauro Borges Malta, que teve uma dedicação fantástica na implementação da campanha Vizinho Legal. Ele começou em 2002, sendo um dos pioneiros a fazer isso. Vou descer para fazer a entrega de um certificado, e convido a Mesa para descer comigo. Uma salva de palmas ao Mauro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue o certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Então, vamos ouvir um pouco da experiência do nosso Mauro Borges.

 

O SR. MAURO BORGES MALTA - Boa noite a todos e a todas.

É um prazer muito grande estar aqui representando os colegas do Conseg de Vila Matilde, da 3ª Cia do 8º Batalhão e do CPA-11, com essa homenagem muito honrosa para uma de nossas campanhas.

Temos duas campanhas no Conseg da Vila Matilde, na Zona Leste de São Paulo: a campanha “Droga Mata”, é melhor ser um careta vivo, do que um drogado morto. As drogas só levam a três caminhos: cadeia, manicômio ou cemitério. E a campanha “Vizinho Legal - descubra seu vizinho e viva muito melhor”. Vizinho carrancudo, o ladrão leva tudo.

Antes de falar mais algumas palavras, eu me esqueci de saudar os companheiros e parabenizar pela lembrança dos Consegs, por parte do nosso querido e sempre comandante da PM, Coronel Camilo. Hoje, o deputado que faz esta homenagem para os mais de 800 Consegs do estado. Saúdo nosso coordenador estadual Evaldo Coratto e as autoridades da Mesa.

Antes de falar mais alguma coisa da campanha, gostaria de pedir aos meus companheiros dos Consegs uma merecida e calorosa salva de palmas para esta homenagem, feita pelo Coronel Camilo. (Palmas.)

Exatamente em 2002 lançamos a campanha Vizinho Legal. Tivemos o prazer de ter a cobertura da Rede Globo em dois programas jornalísticos - o “Bom Dia São Paulo” e o “Jornal Hoje”.

Dentre as coisas que falei, estão aqui descritas em um dos dois jornais, o “Mais Brasi”: “A campanha Vizinho Legal terá como objetivo pregar maior amizade e integração entre as pessoas, como uma excelente arma para combater o ladrão e a solidão. Queremos espalhar por todo o Brasil que é preciso voltarmos no tempo em que as pessoas eram mais amigas e tolerantes umas com as outras. Esperamos que todo mundo se conscientize da necessidade de ser um bom vizinho, não apenas na sua rua ou prédio onde moram, mas no trânsito, no trabalho, e principalmente em toda a comunidade.”

Jamais iremos acabar com a violência praticada pelos marginais se não combatermos a violência que existe dentro de cada um de nós. Ser um vizinho legal não é abrir mão de nossa privacidade ou tranquilidade, muito pelo contrário, é abrir o coração para novas amizades, que com certeza irão contribuir muito para o crescimento interior das pessoas, melhorando sua qualidade de vida. E por tabela, diminuindo o poder de ação dos marginais, que se aproveitam da omissão e da inimizade entre a vizinhança para roubar, estuprar e até matar suas vítimas, sem serem vistos ou denunciados pelos vizinhos.

Nossa campanha está comemorando, desde 2002, mais um aniversário. Para nós, é motivo de muito orgulho que os Consegs do estado de São Paulo, no dia de hoje, sejam lembrados pelo comandante e deputado Camilo, por nosso coordenador e pelas autoridades.

Finalizando, quero dizer que em nossas reuniões e palestras sempre dizemos o seguinte - tão importante quanto combater a criminalidade, é combater a violência que existe dentro de cada um de nós. Criticamos muito o crime praticado pelos marginais, mas eu, como jornalista há 40 anos, infelizmente tenho feito cada vez mais reportagens tristes, que toda hora tem nos “Datenas” da vida. Tem pai matando o filho e vice-versa, irmão matando irmão, marido matando a mulher e vice-versa. Temos que nos preocupar também com a violência que existe dentro de cada um de nós.

Desculpa eu ter me alongado Coronel Camilo. Muito obrigado, estamos sempre juntos no Conseg da Vila Matilde, trabalhando junto com a maioria dos colegas que distribuem nosso material para vários lugares de São Paulo, e até do Brasil.

Obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns Mauro. Esse é um exemplo, pessoal. O Mauro é extremamente carente, um exemplo de grande trabalho. Eu o conheci nem pelo “Dia do Vizinho”, mas pelo trabalho que faz contra as drogas na região. É um lugar onde a droga, infelizmente, está atuando muito forte, e precisamos combater isso. A forma de combater é nos unirmos cada vez mais. É possível, é só acreditarmos, e, além disso, agirmos. Vamos mudar, é uma questão de atitude e participação.

Quero chamar para fazer uso da palavra, agora, nosso comandante e mais novo coronel da Polícia Militar de São Paulo. Fabio Pelegrini, a palavra é sua. Pode usar daqui ou vir na tribuna, como achar melhor.

 

O SR. FABIO LUIS PELEGRINI - Boa noite a todos, Exmo. Sr. Deputado Estadual Coronel Camilo, nosso eterno comandante-geral, quem muito apoiou, colaborou e incentivou o trabalho dos Consegs, sempre incentivando os comandantes a terem esse contato muito próximo e íntimo com os Consegs.

Sr. Coronel de Polícia Militar José Roberto Rodrigues de Oliveira, nosso eterno secretário chefe da Casa Militar, e hoje secretário de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo; nosso amigo Coratto, carinhosamente conhecido por Magrão, faço uma saudação especial por essa voluntariedade e vontade de querer ver o Conseg forte; senhoras e senhores, heróis do Conseg, há muito tempo as empresas tinham vida própria e não consultavam seus clientes sobre o anseio, o que o cliente gostaria de melhorar em seus produtos ou serviços. A Polícia Militar, no esteio dessa comunidade, fazia o mesmo. Fazia o policiamento sem consultar nosso cliente e objetivo final, a nossa razão de existência constitucional, que é a população.

Como fazer esse contato, esse elo, e saber desses anseios? Através do Conseg. Como o nosso deputado Coronel Camilo falou, há 30 anos alguém apareceu e falou que deve haver esse elo. Os senhores, voluntariamente, sem interesse algum, por amor à causa pública, acabaram criando esse vínculo com a polícia.

Hoje é um dia de comemoração, um dia que nosso deputado quis escolher para tê-los aqui na Casa de Leis paulista, para agradecer. Ficamos muito felizes com essa situação, felizes pela lembrança de alguns Consegs, que muitas vezes são esquecidos.

Há um ano comandei o 2º Batalhão na Zona Leste de São Paulo, e fiz questão de, pelo menos uma vez por mês, comparecer em uma reunião do Conseg, ainda que não tivesse obrigatoriedade. É ouvindo para quem prestamos nossos serviços que melhoramos. É sempre possível melhorar e aperfeiçoar, muitas vezes com nossas limitações - os senhores bem sabem, em seus lares e dentro das comunidades, que a Polícia Militar tem suas limitações. Mas, ouvindo, conseguimos melhorar.

Um exemplo muito claro de ajuda da Vizinhança Solidária é na área que nosso coronel Zé Roberto é mestre, que é a área de Defesa Civil. Na hora do desastre e da catástrofe, o povo brasileiro se ajuda e se une. Na área da Segurança talvez ainda não tenhamos essa maturidade, mas com o incentivo da Polícia Militar e o trabalho voluntário dos senhores, o trabalho abnegado dos senhores, conseguimos planejar melhor a Segurança Pública para atingir melhor os nossos objetivos.

Por fim, só para falar bem breve, porque hoje é “Dia dos Namorados” e muita gente quer chegar cedo em casa, digo que o “Dia do Vizinho” é tão importante para mim, dou tanto valor para o vizinho, que acabei casando com minha vizinha.

Muito obrigado, coronel.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, Pelegrini.

Pessoal, repito aqui as palavras do coronel Pelegrini, e só vou parafrasear um pouquinho. Ele falou que sempre é possível, e complemento. Sempre é possível fazer mais e melhor, vamos fazer.

Gostaria de cumprimentar o Wagner Tronolone, representando a vereadora Adriana Ramalho, filha do nosso deputado Ramalho da Construção, uma grande vereadora que está despontando e fazendo um grande trabalho na Câmara Municipal de São Paulo. Leve um abraço para ela, Wagner.

Miriam Bock, presidente do Conseg Jabaquara, muito obrigado; Maria Celia Dantas de Farias, primeira secretária do Conseg Bom Retiro. Cito todos que, embora não citados, estão presentes. Muito obrigado, continuem esse grande trabalho.

Agora, vamos fazer uma homenagem em relação aos Consegs, para alguém que está sempre homenageando, participando e incentivando, está no trabalho há alguns anos. Gostaria de homenagear nosso Evaldo Roberto Coratto, uma salva de palmas ao nosso Magrão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue o certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao Evaldo, que tem a palavra agora, por favor. Ele não sabia pessoal, mas ficou sabendo.

 

O SR. EVALDO ROBERTO CORATTO - Fico sensibilizado, porque, como eu digo sempre, nós, na coordenadoria, não seríamos nada sem vocês. Não haveria motivo de existir a coordenadoria se não fossem vocês. Essa singela homenagem que está sendo feita a mim, se eu puder, desejarei a todos vocês. De alguma forma vou tirar uma cópia e encaminhar para cada um de vocês em agradecimento por tudo que vocês têm feito por nós.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns.

 

O SR. EVALDO ROBERTO CORATTO - Eu tenho que agradecer ao Coronel Camilo por um motivo. Esse já é o segundo ano que o senhor faz este encontro, que gostaríamos de ampliar para o estado de São Paulo inteiro. Não está sendo muito fácil fazer isso, o senhor sabe disso. Estamos passando por diversas dificuldades. O País passa, o estado passa, mesmo sendo o maior estado da União.

O estado de São Paulo, com certeza, tem o maior número de Consegs do Brasil. Nós gostaríamos de atingir aquilo que foi dito no vídeo, novamente, quando no nascedouro, lá com Franco Montoro - 800 Consegs. A luta tem sido árdua.

Estou acompanhado do meu capitão, Joel Rocha. Meu professor, o Silvio Ferreira, está aqui, ele que cuida da capital e da Grande São Paulo. Eles sabem das dificuldades que vemos vivenciando. São cinco anos de muita luta.

Quero agradecer especialmente ao nosso Coronel Camilo. Logo quando cheguei na coordenadoria era ele nosso comandante. Nunca deixou, um minuto sequer, de nos atender, mesmo que fosse para reclamar de eventual circunstância de algum comandante que não estava atendendo muito bem os Consegs. Por isso, quero agradecer ao Coronel Camilo por todo o esforço que o senhor fez e continua fazendo por nós, muito obrigado.

Agradeço ao coronel fresquinho, o Fabio - não fui eu que falei isso, é no bom sentido. Ele foi promovido agora, no domingo, não é isso coronel? É isso mesmo. Então agradeço, e já começa minha incumbência. A partir de hoje todos os problemas são com ele, já vamos deixar telefone. Estou brincando, mas é de coração, Fabio, você sabe disso.

E meu amigo, esse é especial e estamos juntos numa batalha, não posso dizer que desde tenente, porque seria muito tempo. Zé Roberto é um irmão, um cara especial, que já precisei até para resolver algumas questões que nem tinham a ver com ele. Ele errou, ou esqueceu, e deixou o número do celular dele comigo, então vira e mexe eu recorro a ele. Foi um dos melhores secretários da Casa Militar, porque simplesmente foi quando se deu maior impulso, maior investimento e maior atenção para a Casa Militar, na questão da Defesa Civil. Ele não parava, não sei como aguentava. Ele mandava todos os convites e eu não conseguia acompanhar, e olha que eu gosto.

Ele estava em todo e qualquer lugar, sempre preocupado - e nas maiores ações, como foi em Cubatão e outras localidades. Por isso, tenho que parabenizá-lo. Agora, tenho certeza absoluta que, não só como meu amigo, ele será amigo de vocês, conseguianos.

Vocês podem ter certeza disso, pela forma do trato. A convivência que ele tem com nosso prefeito e nosso governador faz com que essa união de esforços dê certo na capital, como secretário de Segurança Urbana. Meus parabéns, contamos com você. Eu tomo a liberdade de chamar de você, pelas muitas coisas que precisamos recorrer aqui na capital.

Inclusive essa questão da Cracolândia, que sou um pouco crítico. Acho que não é, em hipótese alguma, internar um doente por três meses que você cura esse doente. Se nós não acharmos um mecanismo, coronel e deputado, de internação por um ano, no mínimo, com laborterapia, psicoterapia, médicos tratando da saúde desse doente, nós não conseguiremos acabar com a Cracolândia. Isso não vai acontecer.

Ações com a importância que houve nesse domingo são importantes e necessárias, mas não vão acabar com o problema, principalmente porque muitos desses problemas estão dentro de nossas casas. Eu vivenciei e sei do que estou falando. É importante, mais do que nunca, que nossas famílias olhem para nossos netos e filhos, para que o futuro não seja a Cracolândia.

Mas, hoje, é dia de festa. Quero agradecer a todos, sem exceção, pela presença neste segundo ano. Quando se fala em vizinho, é de suma importância.

Dou um exemplo fácil. Fui o último a ir morar na rua em que moro, há 33 anos. Casas novas, mas tinha muita gente morando lá. Fui eu e minha esposa, não tínhamos filhos. A primeira providência foi convidar, sem exceção, todos os meus vizinhos - até aqueles que eram difíceis de tratar - para dentro da minha casa, e ofereci simplesmente um patê, um pedaço de pudim e um cafezinho. Até hoje aqueles que ainda moram lá me cumprimentam. E até hoje eles olham por mim e eu olho por eles.

É importante isso que foi dito aqui por nosso Coronel Camilo, pelo Fabio - que acabou casando com a vizinha. Mas, enfim, esse sentimento de pertencimento, se não cultuarmos, quem vai sofrer somos nós mesmos, podem ter certeza disso. Seremos nós mesmos.

Então, temos que pedir isso a vocês, vamos nos conversar mais. E, se tudo der certo - o capitão Joel está numa dedicação imensa, juntamente com o major Marcelo, e mais nosso pessoal da Polícia Civil, para preparar - teremos um novo site. Se Deus quiser ele será interativo, para que se possa fazer, por exemplo, com que esta sessão esteja lá nesse site, para todos verem. Não fazendo download, porque isso enche o saco. Já estou ficando velho, a coisa tem que ser prática.

Clica lá, abre o vídeo e vê a fala do Coronel Camilo, vê as falas do coronel Fabio e do Zé Roberto. É isso que nos interessa, e vai acontecer, nem que tenhamos que fazer um abaixo-assinado para nosso secretário. Mas vai acontecer, vocês podem ter certeza disso. Está mudando, e mudando para melhor.

Deus proteja a todos vocês. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Magrão. Fica uma sugestão, Evaldo, que no site tenha um observatório de boas práticas, para que cada um dos Consegs coloque sua experiência, porque não precisamos reinventar a roda.

Se tem algo que deu certo no Conseg da Zona Leste, se tem um programa que deu certo no Morumbi, na Praça Roosevelt, que seja partilhado. Que compartilhemos, divulguemos e façamos acontecer em todo lugar do estado. Trocar experiências, fazer com que as coisas aconteçam. Parabéns.

Cumprimento também a Inez Martarelli Simão, presidente do Conseg do Tatuapé; Apostolos Christos, presidente do Conseg de Mairiporã, onde moro; Cristiane Casseb Zullo, vice-presidente do Conseg Parque São Jorge; Efraim de Oliveira, do Conseg Itaim Paulista.

Sejam todos bem-vindos, muito obrigado pela vinda. Reforço as palavras do nosso Evaldo, é simplesmente uma questão de atitude. Vamos modificar. E fica um desafio a todos vocês que estão hoje aqui, e quem está nos acompanhando pela TV: que multipliquemos essa ideia.

Vamos falar de coisas boas, vamos levar a sério o que falou o Martin Luther King: “O que me preocupa não é o barulho dos maus, é o silêncio dos bons”. Vamos falar de coisas boas, vamos colocar no site, vamos trocar experiências. As coisas ruins ganham notoriedade sem nenhum sacrifício. Não só no Brasil, não culpem a imprensa. Ela é um grande aliado dos Consegs e do Estado Democrático de Direito.

Vejam o que está sendo feito no Brasil. Começou com reportagens investigativas, e onde estamos chegando. Ainda bem que estamos chegando nisso. Que todos que cometeram algum tipo de problema ou mal à nossa sociedade responda por ele. Nisso, a imprensa nos ajudou bastante, temos que usar a imprensa. Precisamos fomentar as notícias boas.

Divulguem este evento nos sites, falem coisas boas. Divulguem as boas atividades da polícia de São Paulo. Falando em atividades de polícia, gostaria de falar um pouquinho também sobre o que o Magrão falou sobre a Cracolândia.

Hoje, ouvi no rádio e fiquei indignado. Vim para a Assembleia pela manhã escutando na “CBN” o Cremesp fazendo uma crítica muito grande à operação na Nova Luz, hoje Cracolândia.

Quando alguém vai fazer alguma coisa, sempre aparece um especialista de plantão para criticar. Por que não foi lá domingo de manhã, junto com a Polícia Militar e com a Guarda Civil, o coronel Zé Roberto, com o coronel Cangerana, do centro, para ajudar? É muito fácil vir aqui na segunda-feira, atrás de um microfone de rádio, sendo formador de opinião, e ficar criticando a ação.

Inclusive a imprensa falou que não teve nenhum problema ou confronto com a polícia, foi uma ação policial. Nosso prefeito de São Paulo está de parabéns, e falo com muita vontade. Ele não é do meu partido. Sou do PSD, do ministro Kassab, e o Doria é do PSDB, do nosso governador. Ambos meus amigos, não tem nada a ver. Parabéns ao nosso prefeito João Doria e ao secretário de Segurança Pública Mágino Alves, ao coronel Nivaldo, nossa Polícia Militar e todos na hierarquia - o coronel Dimitri, Celso Luiz, da capital, Cangerana da área centro, e até os mais de ponta de linha, meus patrulheiros da Zona Centro.

Comandei a região central com muito orgulho por dois anos, esse pessoal faz a diferença. Na Nova Luz, que se chamava de Cracolândia, só para vocês terem ideia - quem é do centro sabe disso -, nós prendemos a mesma pessoa 15 vezes. Ou seja, desse jeito, não há enxuga gelo que aguente.

Mas parabéns, as ações precisam ser feitas. Pode criticar, falar o que quiser, mas ninguém está fazendo nada. Quem está criticando está sentado atrás da mesa. Vai lá fazer, vá ver o que é que é lá. Em 2012 tivemos uma ação forte da polícia, com muita crítica, principalmente pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Depois, quando nosso defensor público foi lá, já havia duas pessoas mortas dentro de um cortiço, em janeiro de 2012, de tão problemática que estava a situação.

Então, faço novamente um apelo aos senhores: vamos defender. Houve um probleminha aqui e ali, pode ser que tenha tido, mas alguém está fazendo alguma coisa. Há quando tempo aquilo está sem mexer? Estamos passando ao lado como se aquilo não existisse, e esse problema é nosso, da sociedade. Até quando vamos fazer vistas grossas a isso? A polícia não pode chegar. Tinha habeas corpus preventivo para não abordar determinadas pessoas na Cracolândia, promovidos por nossa Defensoria Pública. Não tenho nada contra, acho o trabalho da Defensoria importantíssimo, mas não precisa exagerar. Aquelas pessoas precisam ser resgatadas.

Não quer fazer nada? Vou deixar as pessoas morrendo lá? Mulheres ficando grávidas naquele ambiente insalubre, cheio de problemas? Como serão essas crianças? Há uma reportagem em que, de cada oito, cinco estão grávidas.

Então, Zé Roberto, mais uma vez, parabéns pelo trabalho. O que eu puder ajudar aqui, vamos somar. É muito fácil chegar lá e só ficar criticando, vamos somar. Quem quiser criticar, vai lá primeiro, passa um dia lá na Nova Luz, tenta ajudar e depois fala em acertar isso e aquilo. É muito fácil ficar fazendo análise em cima de números - devia fazer isso, aquilo. Para com isso, vai lá tentar fazer primeiro.

Parabéns, é uma grande ação da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado. Continue, precisamos de continuidade. É isso que a população de São Paulo espera.

É um exemplo para todos nós da Defesa Civil, novamente, como falou nosso Evaldo. Para falar sobre isso, e também dos Consegs, que tem uma grande experiência, passo a palavra ao nosso secretário, coronel José Roberto.

 

O SR. JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA - Boa noite a todos e a todas.

Quero aqui cumprimentar o Coronel Camilo, deputado estadual e sempre nosso comandante-geral. Agradeço pelo convite, obrigado mesmo.

Cumprimento o Evaldo Coratto, coordenador dos Consegs, nosso amigo Magrão. Obrigado pelas palavras e gentileza. Cumprimento o coronel Pelegrini, nosso mais novo coronel, com quem tive o prazer e satisfação de trabalhar durante muito tempo. Que ele seria coronel, todos nós sabíamos, só não sabíamos a data que isso ia acontecer. Aconteceu no sábado, era algo muito certo. Cumprimento o Wagner, que representa a vereadora Adriana Ramalho, presidente da Comissão Extraordinária de Segurança Pública da Câmara Municipal, que fez um evento essa semana.

Permitam-me cumprimentar a Marta, presidente do Conseg Consolação-Higienópolis-Pacaembu, que foi com quem tive o primeiro contato quando assumi como secretário municipal de Segurança Urbana.

Falar de segurança e não falar de Conseg é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o papa, porque é essencial a participação de pessoas da sociedade civil na prevenção criminal e na segurança pública. Não tem como ser diferente.

Eu falava há pouco com a repórter que me entrevistava, que, no Japão, quando um japonês vê uma viatura, ele fica triste - porque a comunidade percebeu que não conseguia dar conta sozinha das questões que envolvem a mesma.

Por isso, participar e conhecer o vizinho, entender o que está errado naquela comunidade, é importante. É informação crucial para as equipes de segurança, para as forças policiais, para todo mundo que trabalha nesse campo. Entender o ambiente onde trabalhamos é fundamental.

No ano passado, quando fomos ajudar o então candidato João Doria na campanha, e fizemos o Plano de Governo de Segurança Municipal e Defesa Civil, já falávamos que o município é ator importante na prevenção criminal e no trabalho de Segurança Pública, embora a Constituição nos deixe relegados em apenas e tão somente à possibilidade.

E isso na nova determinação - da criação de guardas municipais para cuidar dos seus próprios. O prefeito pode simplesmente falar que a segurança é com o Estado e passar a bola. É isso que está na Constituição. Mas já falávamos que o prefeito que assumiu tem o dever moral de trabalhar na questão de prevenção, e juntar forças com o Estado e a União para combater o crime em sua cidade. Isso é fundamental e importante.

Também é importante essa interação entre os municípios e os Consegs, o município e a comunidade, o município e a sociedade - vocês que trabalham nesse fim voluntariamente.

Lembro até que o Conseg da Vila Leopoldina deve entregar bicicletas essa semana para a 2ª Cia do 4º Batalhão. Não precisa, não é obrigação, mas se entenderam que é importante e posso colaborar, vamos colaborar. É isso que vamos fazer.

Do nosso lado, no município, no trabalho de segurança todos entendem que não é possível conviver com aquela situação colocada, por pior que seja. E vou fazer um registro, o deputado Camilo falou do governador, do prefeito, do secretário, do coronel Nivaldo, do coronel Dimitri, do coronel Celso, do coronel Cangerana, do tenente coronel Dafara, da minha pessoa, meu secretário adjunto, todos estavam lá na madrugada antes da operação.

Eu falo com tranquilidade porque o primeiro inquérito civil montado, a primeira operação, veio para mim. Estou consciente do que fiz, do melhor jeito que poderia ser feito. Estou consciente de que a Guarda trabalhou dentro dos limites que a lei permite.

Embora a Constituição fale isso, ainda há a Lei 13.022, que permite que façamos muito mais, e estamos fazendo muito mais a cada dia. Hoje, ao redor daquela praça, temos em torno de 200 profissionais de Segurança Pública para sufocar, para que a droga não entre. E para que, a droga não entrando, aquelas pessoas entrem em abstinência e procurem o serviço de Saúde para tratar. É uma batalha fácil? Não é. Mas tem que ser feito e vamos fazer o que precisa ser feito.

No município criamos alguns instrumentos que vamos informar, como o City Câmeras. O que é isso? Nós temos em nossa cidade um milhão de câmeras instaladas em casas, empresas, escritórios, farmácias - câmeras soltas. O City Câmeras que criamos na prefeitura é um link onde colocaremos todas essas câmeras, para que as pessoas físicas e jurídicas possam disponibilizar as imagens para nós, da prefeitura. Em parceria com o Estado, o Detecta vai poder buscar as imagens que são de interesse da Segurança Pública, no sentido em que o município, que o cidadão que já tem isso - e até então não estava disponibilizando para a prefeitura ou Estado, tenha um canal para colocar essas imagens. As pessoas querem colocar.

Nós teremos monitoramento 24 horas? Não. Teremos várias pessoas vendo a mesma imagem e aumentando a possibilidade de identificar situações de crime, e criando a dificuldade para a prática do crime na cidade de São Paulo. É isso que vamos fazer. Para criar essa prática de crime na cidade de São Paulo, a participação dos senhores é, sobretudo, muito importante e fundamental, sem a qual não venceremos essa guerra contra o crime em nossa cidade.

Por tudo isso, deputado Camilo, quero cumprimentá-lo pela iniciativa. O senhor inspirou e inspira muitos coronéis assim como eu e o Pelegrini, deixa um exemplo e legado muito difícil de superar, mas que as pessoas têm sempre em mente de querer fazer isso. Os que o sucederam sempre procuraram trabalhar com isso. Então, como exemplo de pessoa e de comandante, quero agradecer. Fico muito feliz de estar ao seu lado num momento como esse. Ao Evaldo mais uma vez, por sua força, disposição e coragem.

E ao Pelegrini, que é o coronel mais novo - guardem esse nome, depois saberão dizer - sucesso, que possa trazer os Consegs para participar da prevenção criminal em nossa cidade.

A todos vocês, muito obrigado e fiquem com Deus.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso secretário pelo belo trabalho que vem sendo feito, e pelas palavras. Muito obrigado, não as mereço. Se foi feito um bom trabalho no comando da PM, é porque eu tinha uma boa equipe - ninguém faz nada sozinho. Agradeço ao meu subcomandante coronel Antão, meu chefe de gabinete hoje. E na pessoa dele, todos que trabalharam naquela grande equipe do Comando-Geral da instituição, inclusive o coronel Zé Roberto, que daquela época era do Palácio do Governo.

Pessoal, também queria cumprimentar o Francisco Leão da Silva, vice-presidente do Conseg Guaianazes; Aline Ceário, vice-presidente do Conseg Raposo Tavares; José Trindade, vice-presidente do Conseg Lapa; Antônio Monteiro, do nosso Conseg Perdizes; Alene Watanabe, do Conseg Jardim Myrna. Pessoas que já cruzei, e não tinha aqui para citar. Muito obrigado pelo trabalho de todos. Josué Correa Paes, do Conseg Perdizes; e Leandro Moura, representando o Conseg Pirituba.

Pessoal, é importantíssima a participação. Gostaria de pegar um gancho nas palavras do coronel Zé Roberto. Quando ele falou da importância dos conselhos e da participação. Vamos só fazer uma sequência bem rápida, o que nos interessa é prevenir o crime. A função da Polícia Militar é prevenção. Para prevenir o crime, precisamos trabalhar com inteligência, por isso foram criados os sistemas inteligentes, seja com câmeras, seja como Copom Online, Detecta, Infocrim, Fotocrim. Qual é a matéria-prima do sistema de inteligência? É a informação. Quem tem a melhor informação? São vocês, é quem mora na rua, perto daquela praça, e sabe o que acontece na praça.

É por isso que a importância dos Consegs é cada vez maior. Com informação eu consigo pegar o infrator da lei antes dele cometer o crime, que é o que queremos. Lembram quando falei que a cidade do interior é tranquila, aquela com 800 mil habitantes? Por quê? Porque as pessoas se conhecem. Chegou alguém estranho, vão abordar, vão ver o que ele está fazendo, vão tentar verificar se não tem nada errado. As pessoas se cuidam. E aquela pessoa que ia cometer algum delito, viu que duas ou três pessoas se aproximaram para saber quem é, identificou, ele já não vai cometer mais. É isso que queremos, evitar que o crime aconteça.

Para isso, a polícia precisa da informação. Por isso falamos bastante para fazer Boletim de Ocorrência, fazer pela internet na Delegacia Eletrônica, ligar no 190, comunicar o Conseg, ligar para o Disque Denúncia. São todas bases de informações que a polícia utiliza em seu planejamento. Por isso a importância do trabalho de todos vocês, a informação é matéria-prima do serviço de inteligência. Eu preciso pegar uma quadrilha de assaltantes antes de irem num banco, com fuzil na mão. Antes dele usar o fuzil. É muito bom pegar depois que cometeu, acaba de cometer e a polícia chega e prende. Mas já cometeu o crime, já agrediu as pessoas, já roubou. É isso que precisamos trabalhar.

Fica aqui minha homenagem a todos os senhores e senhoras dos Consegs, parabéns pelo grande trabalho que todos vocês têm feito em cada área. Meu gabinete está sempre aberto a todos, sou defensor dos Consegs. Tem um espaço específico no meu site para os conselhos de segurança. Aquilo que puderem me sugerir que melhore a atividade de vocês, me falem, para podermos trabalhar em conjunto, construirmos soluções - que é a finalidade do Conseg. Não é só para ficar lá fazendo reclamação, mas construir soluções de segurança. Contem sempre comigo nesse gabinete, para trabalharmos nesse sentido.

Hoje era um evento só de homenagens. Cada um dos senhores e senhores que estiveram presentes aqui em nossa solenidade, vamos enviar um agradecimento por e-mail, um certificado digital do meu gabinete a todos vocês. Quem não registrou a presença, registre para receber por estarem na solenidade, e levem também àqueles que não estão aqui. O Conseg não faz nada sozinho, como eu não fiz, e vocês também não. Vocês têm uma equipe lá, com vários diretores e pessoas que colaboram. Tem aquelas que vão sempre no Conseg, às vezes não fazem parte da diretoria, mas estão sempre lá.

São essas pessoas que eu gostaria que vocês levassem essa nossa palavra de agradecimento. Aqueles que acharem que alguma pessoa está se destacando no Conseg de vocês, e que mereça um reconhecimento, conversem conosco para fazermos esse reconhecimento. Carecemos de reconhecer o bom trabalho, e é isso que eu pretendia hoje nessa solenidade. Depois que terminarmos, gostaria que todos viessem aqui, vamos ver a melhor forma de tirarmos uma foto conjunta, talvez nós descermos lá e nosso fotógrafo tirar daqui para lá, para pegar todo mundo. Antonio Fernandes, presidente do Conseg Vila Gustavo e Otacílio Montagner, também da Vila Maria, muito obrigado.

Aqueles que quiserem tirar foto agora, após o término da solenidade estarei aqui na frente à disposição de todos. Parabéns mais uma vez por todo o trabalho. Parabéns Magrão, Evaldo, secretário Zé Roberto, Pelegrini duas vezes - por estar aqui prestigiando os Consegs e por sua promoção. Desejo muito sucesso, que muita coisa boa saia de seu comando para nossa Polícia Militar e nossa população. A todos vocês, acreditem que é possível fazermos mais. Levem aqui esse desafio, multipliquem as ideias dos Consegs, multipliquem as boas ações. Assim teremos, todos nós, um ambiente melhor para nossos filhos e netos. Um ambiente de mais paz, segurança e qualidade de vida. Parabéns a todos vocês, de coração. Sejam todos muito felizes, e que Deus proteja a todos. Obrigado.

Esgotado o objeto desta sessão, agradeço às autoridades, minha equipe, aos funcionários da Casa, a todos vocês dos Consegs, ao pessoal dos serviços de Taquigrafia, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, nossas assessorias policiais Militar e Civil, a TV Alesp, nosso pessoal da Comunicação e Imprensa, e a todos aqueles que colaboraram para o êxito desta sessão. É sempre um prazer recebê-los nesta Casa de leis.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *