http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

04 DE AGOSTO DE 2017

036ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE CELEBRAR OS 70 ANOS DA AFALESP

 

Presidente: ALDO DEMARCHI

 

RESUMO

 

1 - ALDO DEMARCHI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para realizar a "Celebração do aniversário de 70 anos da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Afalesp", por solicitação do deputado Edmir Chedid.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE ALDO DEMARCHI

Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo sobre os 70 anos da Afalesp.

 

4 - JOSÉ GOZZE

Presidente da Federação das Entidades Associativas do Estado de São Paulo, parabeniza a Afalesp pelos seus 70 anos. Afirma que a associação inspirou a criação de entidades semelhantes, representativas de outras categorias de servidores. Ressalta o histórico de luta da Afalesp.

 

5 - JOÃO MOREIRA

Presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal, tece elogios à Afalesp, a qual, observa, foi uma das fundadoras da Fenale. Lembra-se de ter estado presente à comemoração dos 60 anos da entidade. Frisa que a Afalesp é uma associação forte e combativa. Presta homenagem à instituição, com a entrega de uma placa à sua presidente, Sra. Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro.

 

6 - ANTONIO CARLOS FERNANDES

Presidente da Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado, considera a Afalesp um farol que orienta as demais entidades associativas. Enfatiza a importância da associação e sua experiência no momento de crise econômica e política que o Brasil atravessa.

 

7 - ANTONIO TUCCILIO

Presidente da Confederação Nacional de Servidores Públicos, observa que foi funcionário desta Casa e é, até hoje, associado à Afalesp. Declara que é importante existir união entre as entidades representativas de servidores. Cita fatos que, a seu ver, demonstram haver uma campanha, no governo e na mídia, contra o serviço público. Relata a aprovação, nesta Casa, de emenda, em seguida vetada pelo Executivo, que obrigava este a contribuir para a manutenção do Hospital do Servidor Público.

 

8 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, dá início à entrega de homenagens aos ex-presidentes da Afalesp, informando que alguns dos laureados não puderam comparecer, sendo eles os Srs. Francisco José Franco, José Mendes Tavares, Augusto Carlos Cavalcante de Barros e Jean dos Santos. Anuncia a entrega de homenagens aos Srs. Edson Benedito Martins Moraes; José Carlos Gonçalves; e à Sra. Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro.

 

9 - PRESIDENTE ALDO DEMARCHI

Expressa a admiração que sente por Edson Benedito Martins Moraes, ex-presidente da Afalesp. Elenca conquistas que a entidade alcançou sob sua gestão.

 

10 - EDSON BENEDITO MARTINS MORAES

Ex-presidente da Afalesp, declara-se honrado por ocupar a tribuna desta Casa em nome da associação. Cumprimenta a todos os que o sucederam na presidência da entidade. Comenta a necessidade de prosseguir a luta pelos direitos dos servidores independentemente das circunstâncias.

 

11 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens a dois dos mais antigos associados da Afalesp, Sra. Leonídia Martins e Sr. Erasmo de Freitas Nuzzi; e à funcionária mais antiga da Afalesp, Sra. Maria Lúcia Rodrigues, que a recebe em nome de todos os colegas.

 

12 - PRESIDENTE ALDO DEMARCHI

Anuncia a entrega de uma placa, da Aspal e do Sindap, à Sra. Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro, presidente da Afalesp.

 

13 - RITA AMADIO DE BRITO ANDRADE FERRARO

Presidente da Afalesp, agradece pelas homenagens prestadas à entidade. Faz histórico da Afalesp e descreve seus objetivos, dando ênfase à luta pelos direitos do servidor e às atividades recreativas por ela promovidas. Considera uma honra presidir a instituição.

 

14 - ERASMO DE FREITAS NUZZI

Associado da Afalesp, recorda-se da fundação da associação, há 70 anos, ainda sob o nome Grêmio 9 de Julho. Manifesta sua emoção por estar presente a esta comemoração. Agradece pela homenagem recebida.

 

15 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, afirma que a Afalesp tem sido um exemplo para todas as associações que representam os servidores públicos. Parabeniza a entidade pelos seus 70 anos. Combate a proposta de reforma da Previdência, apresentada pelo governo federal. Discorre sobre os escândalos de corrupção que têm aparecido na mídia. Critica a ingerência do Poder Executivo no Legislativo, nas esferas federal, estadual e municipal. Argumenta que o Brasil precisa de uma reforma moral.

 

16 - RITA AMADIO DE BRITO ANDRADE FERRARO

Presidente da Afalesp, discorre sobre os motivos que levaram à escolha da Sra. Leonídia Martins e do Sr. Erasmo de Freitas Nuzzi, para que recebessem homenagens em nome de todos os associados. Agradece pelas palavras do deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

17 - PRESIDENTE ALDO DEMARCHI

Expressa sua admiração pelo trabalho que a Afalesp conduz, o qual afirma acompanhar de perto. Informa que já presidiu uma associação representativa de servidores e sabe das dificuldades enfrentadas por este tipo de entidade. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Aldo Demarchi.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de celebrar o aniversário de 70 anos da Afalesp - Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Convidamos para compor a Mesa Diretora o deputado estadual Aldo Demarchi; Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro, presidente da Afalesp; Antonio Tuccílio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos; João Moreira, presidente da Fenale - Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal; Antônio Carlos Fernandes, presidente da Conacate; José Gozze, presidente da Fespesp - Federação das Entidades Associativas do Estado de São Paulo.

Com a palavra, o deputado estadual Aldo Demarchi.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Bom dia a todos e a todas. Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, atendendo uma solicitação do meu companheiro de partido, deputado Edmir Chedid, que infelizmente por motivos de deslocamento, pede para que eu o substitua para comemorar nesta solenidade os 70 anos da Afalesp.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do sargento Gleidson Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Esta Presidência agradece a Camerata da Polícia Militar do estado de São Paulo. Muito obrigado. Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia cinco, às 23 horas, pela NET - canal sete; pela TV Digital - canal 61.2 e pela TV Vivo - canal nove.

A seguir, a nomeação das autoridades presentes pelo Cerimonial.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Gostaríamos de registrar a presença do 1º Tenente Victor Esteves, representando o Almirante Guerreiro, Comandante do 8º Distrito Naval; Gaspar Bissolotti Neto, presidente da ASPAL - Associação dos Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Hélio Campos Freire, presidente do Sindicato e Associação dos Auditores Fiscais Tributários de São Paulo; Genaro Filizzola, presidente do Sindap - Sindicato dos Aposentados e Pensionistas da Alesp. Edson Moraes, presidente da Afalesp - Exercício 1984/1985; Edna Pedroso de Moraes, vice-presidente da Afpesp, representando o presidente Antônio Carlos Duarte Moreira, da Afpesp - Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo; Marcelo Rodrigues, representando o deputado Salim Curiati; Andrea Feliponi Garcia, representando o deputado Itamar Borges; Celso Matsumoto, diretor operacional da Cooperalesp; e Filipe Carriço, vice- presidente, representando a presidente do Sindalesp, Desireé Sepe de Marco.

Com a palavra, o deputado Aldo Demarchi.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Gostaria de agradecer os componentes que dividem a Mesa comigo: Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro, presidente da Afalesp; Antônio Tuccílio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos; João Moreira, presidente da Fenale - Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal; Antônio Carlos Fernandes, presidente da Conacate; e José Gozze, presidente da Fespesp - Federação das Entidades Associativas do Estado de São Paulo.

Inicialmente quero passar a palavra ao Sr. José Gozze, presidente da Fespesp, mas antes vamos assistir a um pequeno vídeo sobre a história dos 70 anos da Associação dos Funcionários da nossa Assembleia.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Parabéns a todos aqueles que fizeram essa bela história. Gostaria de citar, na pessoa do Sr. Erasmo que está aqui presente, um dos fundadores, uma salva de palmas a ele e a todos aqueles que fizeram história. Parabéns. Ouviremos agora o Sr. José Gozze, presidente da Federação das Entidades Associativas do Estado de São Paulo.

 

O SR. JOSÉ GOZZE - Na pessoa do deputado Aldo Demarchi e da presidente da Afalesp, Rita Amadio, também vice-presidente da nossa associação, cumprimento toda a Mesa. Uma Mesa de amigos e batalhadores na luta pelos servidores públicos e pelo serviço público. Bom dia a todos vocês. Já começo parabenizando vocês por terem a Afalesp. São 70 anos de lutas e alegrias, com certeza.

Vou contar um segredo aqui, Rita. Quando ainda não existia minha associação de base, a Assetj, lá no Judiciário, muitas vezes vim com o pessoal da administração, alguns diretores do Tribunal de Justiça para conhecer o trabalho que a Afalesp fazia. Então posso dizer a você que toda minha luta política teve um começo e um aprendizado daquilo que eu via aqui da Afalesp. Até a criação da nossa entidade seguiu um caminho que aprendemos com a Afalesp. Nós bebemos desse trabalho de todos vocês. Isso para nós do Judiciário foi de grande valia, não à toa que a associação do Judiciário e a da Assembleia Legislativa sempre foram grandes amigas e estiveram juntas na luta. Mais tarde em nossa federação, na Fespesp, encontrei amigos da Afalesp, exatamente daqui. O Gaspar, por exemplo, formou uma dupla de luta no início da Fespesp e estamos na luta até hoje.

Então pensem sempre com muito carinho na entidade de vocês. Não é fácil uma entidade completar 70 anos, trazendo para seus associados e servidores da Assembleia tantas alegrias e tanta luta. Podem ter certeza que não é só a entidade do Judiciário que aprendeu aqui com vocês. Muitas entidades viram nas lutas começadas aqui na Afalesp, nesses 70 anos, aprendizados para caminhar juntos nessa luta. Aliás, está cada dia mais difícil a luta dos servidores públicos, a luta por um serviço público de qualidade, porque tudo que acontece não é só contra o servidor público, mas uma destruição do serviço público. A população já começou a perceber isso com certeza, ainda temos uma mídia oficial trabalhando contra o servidor público. Mas fiquem tranquilos, vocês em especial têm a Afalesp nessa grande luta. Rita, pode contar com nosso abraço nessa luta, estaremos sempre juntos com vocês. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Ouviremos a seguir as palavras do presidente da Fenale - Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal, Sr. João Moreira.

 

O SR. JOÃO MOREIRA - Presidente da Mesa, deputado Aldo Demarchi, quero cumprimenta-lo pela presença nesse evento, contribuindo com sua presença; nossa amiga Rita, presidente da Afalesp; José Gozze, presidente da federação; Tuccílio, palmeirense e amigo da confederação; e o Antônio Carlos da Conacate. Cumprimentar também os demais companheiros que estão aqui presentes.

Quero dizer que para a Fenale é muito importante estar aqui representando a federação nesses 70 anos da Afalesp. Foi uma das fundadoras da Fenale em 1993, e é nosso orgulho tê-la em nosso quadro de filiadas. É uma das associações mais fortes do nosso país. É forte porque seus dirigentes sempre foram fortes. Desde que conheço a Afalesp, todos os presidentes que passaram por sua direção foram sempre servidores e dirigentes competentes, como nossa companheira Rita. É por isso que a Afalesp é grande, por ter representantes da altura da nossa companheira, e dos demais que passaram.

Também fico feliz de estar aqui porque tive o privilégio de estar aqui também nos 60 anos da Afalesp, comemorando com vocês. Espero que nos 80 eu também esteja aqui presente, que Deus me permita que eu possa até mesmo como convidado, participar. É uma entidade que está no meu coração, porque também sou paulista. Estou no parlamento do Mato Grosso do Sul há 36 anos, mas sou paulista e cidadão sul-mato-grossense. Graças a Deus fiz um bom trabalho no estado do Mato Grosso do Sul, sendo beneficiado com o título de cidadão sul-mato-grossense. Sou paulista de coração e de nascença, da cidade de Andradina.

Para mim é uma alegria maior, por ser paulista e estar aqui no parlamento do meu estado, de onde nasci. Quando eu era criança na escola, sempre carreguei aquela bandeira, estudando a geografia do nosso país e do meu estado de São Paulo. É com orgulho que estou aqui. Vocês não têm ideia da emoção que é estar aqui presente com vocês. Muito obrigado a todos. E quero entregar uma homenagem, uma placa da Fenale à nossa companheira Rita, em comemoração pelos 70 anos da Afalesp.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. RITA AMADIO DE BRITO ANDRADE FERRARO - Vou ler a placa: “Fenale - homenagem. É com grande satisfação e alegria que parabenizamos essa entidade, uma honra para o funcionalismo público. À Afalesp, Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelos 70 anos de sua existência. Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal.” Muito obrigado à Fenale e ao João Moreira, de maneira especial.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Ouviremos a seguir as palavras do Sr. Antonio Carlos Fernandes, presidente da Conacate - Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado. Antes, eu gostaria de anunciar a presença do representante do deputado estadual Delegado Olim, Cândido Spinola Alvarenga Junior. Obrigado pela presença.

 

O SR. ANTONIO CARLOS FERNANDES - Muito bom dia a todos os parceiros da Mesa, na pessoa do deputado Aldo Demarchi; Rita, nossa querida amiga. Não vou nem mensurar porque temos tantos parceiros de jornadas aqui, em todas as entidades, porque eu cometeria algum equívoco. Quero me referir ao farol que é a Afalesp. É um farol que nos orienta, e orientador. Lá atrás quando estávamos na Associação dos Servidores da Câmara Municipal de São Paulo, vínhamos aqui na Afalesp buscar rumos e experiência. Quando criamos a Fenalegis - Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais, também viemos na Afalesp buscar a experiência.

Quando também, primeiro como Confelegis - Confederação do Poder Legislativo dos Tribunais de Conta, e agora como Conacate - Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado, de novo temos a Afalesp como um exemplo a ser seguido. E na pública, deputado, a Central dos Servidores também. Em todos esses caminhos temos o farol da Afalesp nos orientando. É muito importante que tenhamos esse farol, Rita e parceiros da Afalesp, em um momento tão difícil que a Nação está passando, em particular o serviço público, os trabalhadores. É um momento que precisamos da luz da Afalesp em um movimento que está sendo criado, unindo trabalhadores da iniciativa privada e do setor público para a valorização das boas-práticas e bons parlamentares. Esse movimento se chama Resistência, por um Brasil melhor. Queremos a Afalesp orientando os rumos dessa resistência. Parabéns à Afalesp.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Ouviremos agora a mensagem do meu professor, porque cheguei aqui ao meu sexto mandato aprendendo muito com ele nesta Casa, Antonio Tuccílio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos.

 

O SR. ANTONIO TUCCÍLIO - Caro presidente desta Mesa, deputado Aldo Demarchi, obrigado pela deferência. Quem teve o orgulho e a honra de participar desta Casa, junto com o deputado Aldo, fui eu. Acho que inclusive tive oportunidade de trabalhar junto com o deputado do seu partido, Edmir Chedid. Para mim foi uma honra participar desta Casa. Aposentei-me nela, e sou associado da Afalesp com muito orgulho até hoje. Quero cumprimentar, além do deputado, minha querida amiga Rita, presidente da Afalesp hoje, e todos os companheiros; Gozze, João Moreira, e nosso querido companheiro, também ligado a Brasília, Antônio Carlos, que está sempre presente em todas as nossas ocasiões.

Cumprimentar a todos os companheiros aqui, tanto os dirigentes da Afalesp, desde seu fundador até todos os outros que posso lembrar. Tive um contato muito grande com o Zé Carlos, e agora com a Rita, nossa companheira de todas as ocasiões. E todas as entidades aqui presentes, que formam essa união muito grande. Eu acho que a importância dessa união é que faz o servidor ficar mais presente, e ser mais valorizado, o que não acontece pelos governantes. É algo que já comentei aqui com o deputado antes, nós servidores públicos infelizmente não somos valorizados pelos governantes, pelos próprios políticos do nosso país. Realmente existe uma campanha contra o servidor e o serviço público de forma geral.

Estamos procurando um Estado mínimo, cada vez colocamos a culpa, e aí está a colocação das reformas claramente mostrando que na verdade, quem tem que pagar a conta é o servidor público. Não queremos pagar essa conta. Queremos que o sacrifício do Brasil seja de todos. Não estamos vendo sacrifício tanto do Executivo, como do Legislativo e do Judiciário também. Na verdade, grandes problemas existem no Judiciário que não são resolvidos, e a culpa cai em cima do servidor público. Nós é que temos que pagar essa conta. Sempre tem propostas de que o aumento de contribuições tem que ser nosso, desde o aposentado que continua pagando sua aposentadoria. É o único país do mundo que paga aposentadoria depois de aposentado. É o maior absurdo que pode acontecer.

Acho que temos que nos unir cada vez mais, e ficar mais atentos a esses problemas do Brasil, para que possamos transformar e modificar essa resistência que o Antônio Carlos dizia. Ela deve ser feita e colocada para a população, que através da mídia acha que o servidor também é culpado. A população, através da mídia, também acha que ganhamos muito e somos vagabundos. Desde o governo Collor é colocado que somos os marajás. Até hoje isso é colocado por todos os governantes que passam por aí, seja ele da área federal, estadual ou municipal. É isso que precisamos mostrar ao povo, que o culpado não é o servidor, mas que na medida em que vou a um setor de saúde, por exemplo, e não tem aparelhamento, medicamentos, nem funcionário para atendimento, quem eles culpam? O servidor público, e não o governo por falta de estrutura.

Nós temos que mostrar à população que a culpa não é nossa. Temos que mostrar à população que precisamos rever todas essas coisas. Portanto, quero parabenizar a Afalesp pela luta que sempre teve, porque eu acompanhei por muitos anos aqui, tive o orgulho de ficar colaborando para que isso pudesse acontecer. Essa luta da Afalesp foi sempre gigantesca, atuando com os servidores do Legislativo, e não só eles, mas também com os servidores de São Paulo e do Brasil. Que Deus os abençoe, e que vocês realmente continuem com esse trabalho maravilhoso.

Deputado, quero lembrar de uma passagem sua, junto com o Edmir Chedid, na época relator de orçamentos. Nessa oportunidade aprovamos uma emenda aqui, e o deputado Aldo Demarchi também colaborou com isso, que dava 2% de contribuição gradativamente - 0,5% ao ano - para o Hospital do próprios servidores, que atuam e colocam seu dinheiro no hospital. Naquela oportunidade, o plenário aprovou essa emenda. Infelizmente o governador em exercício naquela oportunidade, Cláudio Lembo, vetou a medida. Era uma luta que temos até hoje de colocar 2% no orçamento do governo para atuar junto ao Hospital do Servidor Público.

Essa luta continua e deve ser constante, que possamos estar sempre presentes. Que Deus abençoe a toda a Afalesp e todos os diretores que passaram por aqui. Que ainda possam continuar por mais 70, 80, 90 e tantos anos a serviço do servidor público. Parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Gostaria de anunciar e agradecer a presença do José Eduardo Rangel, secretário-geral da Fenale e presidente do Sindap do Rio de Janeiro. Muito obrigado pela presença.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Daremos início às homenagens aos ex-presidentes da Afalesp. Alguns não puderam comparecer por motivo de força maior. São eles: Francisco José Franco, José Mendes Tavares, Augusto Carlos Cavalcanti de Barros e Jean dos Santos. As homenagens serão encaminhadas posteriormente a eles.

O primeiro homenageado da manhã será o Sr. Edson Benedito Martins Moraes, conhecido como Neguinho. Convidamos o deputado Aldo Demarchi e a presidente Rita Amadio para fazer a entrega. O segundo homenageado será o Sr. José Carlos Gonçalves. Convidamos a Sra. Rita Amadio e o deputado Aldo Demarchi para fazer a entrega. Convidamos agora o Sr. Antônio Tuccílio e o Sr. João Moreira, junto ao deputado Aldo Demarchi para fazer a entrega à presidente Rita Amadio.

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Como é bom ser lembrado pelo trabalho na vida. Não viemos aqui para passar as férias, alguém tem que deixar uma folha de trabalho prestado. Parabéns. Foi escolhido para falar em nome dos homenageados um conterrâneo. Na verdade, para os mais íntimos, ele é o Neguinho aqui na Casa, o Edson Benedito Martins Moraes. Está acompanhado da Mônica, de sua família. O Edson vai falar em nome dos homenageados. Mas desejo

fazer uma observação. Ele é de Rio Claro, da minha terra, e devo dizer que o admirava muito quando vereador, prefeito, pelo trabalho que fazia. Ele foi presidente da Afalesp de 1983 a1985.

No fim, fiz o levantamento do histórico e, em sua gestão, teve uma grande conquista para a associação, foi quando ela se tornou de utilidade pública através de um projeto do nosso saudoso Mantelli Neto. Também foi na gestão do Neguinho que foi inaugurada aquela colônia de férias da Estância do Socorro, que ainda é utilizada por familiares e amigos dos nossos associados. Então, só para fazer um registro, a admiração que tenho por sua pessoa, como você vai falar em nome dos homenageados, eu fico até bastante orgulhoso com isso. E deixo registrada a amizade que tenho com ele, porque ele é advogado e foi procurador da Casa também, mas, mais do que isso, é um homem de comunicação. Ele fez muitas entrevistas comigo na minha cidade e região, é um homem de televisão e rádio.

Agradeço imensamente e fico muito feliz de coincidentemente estar presidindo esta sessão, substituindo meu querido amigo, Edmir Chedid. As coisas não acontecem por acaso. É uma satisfação muito grande da minha parte e principalmente você, Edson, que vai falar em nome dos homenageados. É uma homenagem merecidíssima a todos vocês que fizeram a história maravilhosa da nossa associação. Com a palavra, Edson Moraes. (Palmas.)

 

O SR. EDSON BENEDITO MARTINS MORAES - Sr. Presidente, deputado Aldo Demarchi, presidindo a Mesa, senhores representantes das associações, senhoras e senhores, bom dia. Jamais pensei que um dia eu pudesse ocupar um lugar no plenário desta Casa, por onde passaram, passam e passarão figuras importantes da nossa política. Para mim é uma honra e muito mais pela condição de ex-presidente da associação pela qual pude lutar, conquistar grandes feitos e fatos.

Cumprimento todos que me sucederam, que continuem esse trabalho dando tudo de si, como disse há pouco o outro representante dos funcionários públicos. Nós lutamos independentemente de governo, partido e qualquer situação. Eu peço a todos os meus colegas que me sucederem daqui para a frente, que façam a mesma força e luta para que consigamos ter aquilo que nós merecemos, ou seja, atualização democraticamente, dentro de uma situação e de uma busca sempre do melhor pelo funcionário público. Como bem disse o orador que me antecedeu, não somos vagabundos; somos aqueles que construíram aquilo que será usado legislativamente em nosso estado e país.

Muito obrigado a todos; muito obrigado, presidente Rita. Obrigado pela presença de todos. Que esta associação seja cada vez mais forte, digna, democrática e progressista. Ao meu colega, Erasmo de Freitas Nuzzi, parabéns por ter dado início a essa caminhada desde o Grêmio Nove de Julho. Muito obrigado a minha esposa, a minha filha. Obrigado pela presença do deputado Aldo Demarchi, que representa a minha terra. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Quero dizer que estamos numa grande família. Quem me acompanha é minha esposa, dona Candinha, para participar desta merecida e justa homenagem a todos vocês, em especial ao meu conterrâneo, Edson Moraes.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento, faremos uma homenagem a dois dos mais antigos sócios da Afalesp, a Sra. Leonídia Martins, dona Leo, e o Sr. Erasmo de Freitas Nuzzi. (Palmas.)

Convidamos o deputado Aldo Demarchi e a presidente Rita para fazerem a entrega da homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Homenagearemos agora, em nome de todos os funcionários da Afalesp, Maria Lúcia Rodrigues, a funcionária mais antiga em exercício na Afalesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Gostaria de convidar o Sr. Gaspar Bissolotti Neto e o Sr. Genaro Filizzola para entregar uma placa à presidente Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro, homenageando a nossa Afalesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

A SRA. RITA AMADIO DE BRITO ANDRADE FERRARO - Aspal e Sindap, homenagem: “A Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e o Sindicato dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo parabenizam a Afalesp, Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados aos funcionários da Alesp ao longo dos 70 anos de sua história. Nove de julho de 2017.” Muito obrigada, em nome da Afalesp, de toda a diretoria e seus funcionários. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Com a palavra Rita Amadio, presidente da Afalesp.

 

A SRA. RITA AMADIO DE BRITO ANDRADE FERRARO - Primeiramente, quero agradecer ao deputado Aldo Demarchi que nos honra presidindo esta sessão e que terá seu nome gravado na história da Afalesp, nos 70 anos. Será para sempre, deputado. Agradeço as palavras elogiosas de todos, do deputado Aldo Demarchi, do Gozze, do João Moreira, do Tuccílio e do Antonio Carlos. Muito obrigada a todos. (Palmas.)

Deputado Aldo Demarchi, presidindo esta sessão; Antonio Tuccílio, presidente da CNSP; João Moreira, presidente da Fenale; Antonio Carlos Fernandes Jr., presidente da Conacate; José Gozze, presidente da Fespesp. Em nome da Mesa, agradeço a presença dos funcionários, dos associados e das entidades.

Senhoras e senhores, a vida é cheia de surpresas. Em 2007, quando a Afalesp completou 60 anos e estivemos neste plenário numa sessão solene, presidida pelos deputados Vaz de Lima e Vitor Sapienza, jamais poderia imaginar que estaria novamente à frente da Afalesp, na sua comemoração dos 70 anos. Surpresa agradável estar aqui nesta sessão solene, hoje presidida pelo deputado Aldo Demarchi, que tem estado ao lado dos funcionários e ajudado nas nossas lutas ao longo de muitos anos.

É uma honra estar presidindo a Afalesp, uma associação respeitada na Casa e por todas as entidades do funcionalismo. A Afalesp chegou até aqui com sucesso, não por acaso, mas graças ao trabalho firme e dedicado dos seus presidentes e das diretorias que sempre souberam dar um norte para a nossa associação.

A Afalesp é uma entidade recreativa e também representativa dos servidores, que luta por direitos e benefícios para seus associados de uma forma justa e equilibrada, seja em negociações com a Mesa Diretora ou através de ações judiciais, quando necessário.

Fundada em 9 de julho de 1947, com o nome de Grêmio 9 de Julho, ainda no antigo prédio do Palácio das Indústrias, sempre esteve em permanente evolução e hoje conta com um grande patrimônio à disposição de seus associados, como a colônia de férias de Socorro, hoje totalmente reformada, inaugurada em 1987, e a colônia de Caraguatatuba, inaugurada em 1993. Depois de funcionar em vários locais do Palácio Nove de Julho, hoje tem a sua sede no subsolo, onde atende cerca de 300 pessoas por dia.

A Afalesp procura oferecer lazer e socialização através de suas colônias de férias e também com excursões, passeios, grandes festas e eventos diversos. Oferece benefícios através de inúmeros convênios e parcerias. A Afalesp se faz representar em encontros, congressos e seminários, sempre na defesa dos servidores. Tudo isso só é possível pela diretoria atuante que tem e pelos funcionários das colônias e da nossa sede em especial, que estão conosco há muitos anos. Não vou citar o nome dos nossos diretores e nem dos funcionários, que todos conhecem e a quem devemos muito, mas num momento como este, não poderia deixar de lembrar a nossa saudosa Marisa, que trabalhou conosco durante 32 anos. (Palmas.)

A Afalesp é importante na vida de muitos associados e são vocês, nossos associados, que fazem a Afalesp ser tão especial e querida. Todos podem sentir isso ao entrar na Afalesp, onde são sempre recebidos com carinho e alegria.

Hoje é dia de festa, dia de comemorar os 70 anos de existência da Afalesp. Por isso, quero agradecer a todos que nos ajudaram a chegar até aqui, ao presidente Edmir Chedid, que solicitou esta sessão solene, ao deputado Aldo Demarchi, que nos honra presidindo esta sessão, a todos os ex-presidentes da Afalesp, em especial ao Neguinho e ao Zé Carlos aqui presentes, às autoridades presentes de todas as entidades, aos representantes dos deputados, a cada um dos nossos funcionários e a todos vocês, nossos associados, que fazem a Afalesp ser grandiosa. A Afalesp é nossa, é de todos nós!

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Ouviremos agora, com muita alegria, nosso decano e fundador da associação, Erasmo Nuzzi. (Palmas.)

 

O SR. ERASMO DE FREITAS NUZZI - Sr. Presidente, senhores membros da Mesa. Alguém já disse que recordar é viver. Hoje, estou revivendo uma cena de 70 anos atrás. Nunca sonhei com o que está acontecendo em nossa manhã. Dou graças a Deus por poder participar desta comemoração da Afalesp, que tive a honra de presidir 70 anos com o nome de Grêmio 9 de Julho. Ao adotarmos o nome 9 de Julho, homenageávamos a revolução paulista, que tantos perigos trouxe para todos nós, quando o povo paulistano se revoltou contra a ditadura de Getúlio Vargas e pedia a volta ao regime democrático. Tudo que aconteceu nesses 70 anos só serve para encantar e emocionar o meu coração.

Agradeço pela medalha que recebi há pouco, à professora Rita, ao presidente da Assembleia, e peço a Deus que a ajude na administração da Afalesp. Não vejo outra forma de agradecer a homenagem que me foi prestada, e que minha esposa quase chorou ao ver o que estava recebendo. Estou um pouco velho, com 98 anos, e há alguém que diz: “Quero vê-lo aos cem” - não sei para quê - “mas desejo que viva mais.” É um privilégio da Neide, minha esposa. Tomara que ela esteja com a razão.

Agradeço a honra de falar no plenário da Assembleia Legislativa, onde há 70 e poucos anos eu e o colega taquígrafo redigíamos as palavras iniciais do presidente: “Declaro aberta a sessão da Assembleia Constituinte”. Isso ficou marcado para sempre em minha memória. Eu, taquígrafo revisor, e o colega Nigro tivemos este privilégio.

Hoje, não sei como agradecer a homenagem que me foi prestada, mas peço a Deus que convoque para seu seio com toda essa lembrança feliz. Ao ver essa Assembleia, digo apenas isto: não merecia tanta honra, mas agradeço por tê-la recebido. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Com muita honra, anuncio a presença do meu colega e deputado federal, Arnaldo Faria de Sá, que fará uso da palavra. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Bom dia a todos vocês. Eu que fui surpreendido pela manifestação do Sr. Erasmo. Sem dúvida nenhuma, acho que ninguém mais precisava falar. A manifestação dele dizendo o porquê de chegar aos cem anos. Eu quero que ele passe dos cem anos, até para ser um exemplo para todos nós daquilo que falta nos dias de hoje. Temos tido uma luta muito grande e a Fenale sabe da luta em Brasília. A Afalesp tem sido exemplo para todos nós. Eu queria cumprimentar o presidente da cerimônia, deputado Aldo Demarchi. Lamentavelmente, alguns parlamentares, ao invés de ajudar, atrapalham, mas você é um dos poucos que nos ajudam, o que é fundamental.

Dou um abraço na Rita e, através dela, em todos aqueles que já lutaram por essa permanente e determinada luta em defesa dos servidores do serviço público. Dou um abraço no Gozze, no Noronha, no Tuccílio e no Antonio Carlos, em todos vocês. Eu disse à Rita, ontem, que talvez não chegasse a tempo. Estava preocupado, mas ia tentar chegar. Graças a Deus cheguei, porque sabemos que a luta é grande. Vamos ter que retomar nossa luta a partir da semana que vem porque, à custa de emendas e cargos, eles conseguiram rejeitar a denúncia da Procuradoria Geral da República e já dizem que agora o que querem de novo é a reforma da Previdência. Isso não é reforma, é o desmonte da Previdência. Eles não têm vergonha na cara de deixar de usar o termo correto, que é desmonte da Previdência. Mas eles terão muita dor de cabeça.

Antonio Carlos, pode ter certeza de que estamos preparando uma guerra sem trégua com esse governo ilegítimo, que quer colocar a reforma da Previdência porque o mercado mandou, o mercado quer, o mercado exige. Semana passada, em Brasília, tomou posse a nova diretoria da Anfip e estava presente o secretário de Previdência Marcelo Caetano. E ele foi chamado a falar. Gostaria depois de pegar esse vídeo. Não falou nada. Algumas pessoas: “O que aconteceu?”. Aconteceu isso mesmo, ele não sabe o que é falar, porque está lá só para fazer o jogo do mercado. Então, participou de um evento do qual era melhor não ter participado ou, se participasse, abrisse mão de falar, porque ser chamado e dizer que não tinha nada a falar é uma coisa extremamente absurda daquele que é secretário de Previdência Social.

Todos nós sabemos e já ficou comprovado que ele é conselheiro da Brasilprev, uma empresa de Previdência privada, e esse é o grande jogo. É desmontar a Previdência pública e fazer o jogo da privada, mas eles terão muitas dificuldades. No meu voto, em relação à questão da denúncia da PGR, falei que o Michel precisava tomar cuidado, porque praga de aposentado pega. Muita praga para ele e seu governo, para aprender a respeitar os aposentados e pensionistas deste país, que fizeram tudo e de repente não têm o respaldo necessário daqueles que deveriam tratá-los com mais dignidade. Não tem dinheiro para pagar aposentado e pensionista, mas tem dinheiro para fazer todas as negociatas que ficaram escancaradas esta semana em Brasília. E todos os dias assim o fazem.

Roubaram na Petrobras, Nuclebrás, Eletrobrás, dos fundos de pensão. Pelo amor de Deus, falando em pensão, roubaram barbaridades, é um negócio inimaginável. BNDES, tudo isso vai aparecer. Estamos vendo que, depois do ladrão do Cabral, está chegando perto do prefeito do Rio de Janeiro, o Eduardo Paes, as mesmas coisas. Está se repetindo a mesma toada. Ele levava joias para a mulher e agora tem uns tabletes de esmeraldas que foram descobertos ontem nas negociatas do governo da cidade do Rio de Janeiro.

Na verdade, temos que ter algumas entidades, como a Afalesp, que fazem esse trabalho. Lamentavelmente, aqui mesmo na Assembleia - desculpe Aldo, mas não posso me calar -, sabemos que quem manda é o governador. Isso não pode acontecer. Sabemos desse jogo de cartas marcadas, como é em Brasília. Quem manda no esquema é o Michel Temer, como aqui manda o Alckmin. Na verdade, trocam-se as moscas, mas a meleca é a mesma. Temos que continuar brigando. Entidades como esta são fundamentais para essa luta. Já retomamos nossas reuniões a partir de segunda-feira. A Afalesp tem sido sempre presente. É extremamente importante que continuemos nessa caminhada. O Brasil precisa de uma reforma moral e ética, uma reforma de decência e dignidade. Diga não aos ladrões que têm dinheiro para resolver todos os nossos problemas!

Vim aqui para dar um abraço na Afalesp, em você Rita, e, em seu nome, em toda sua diretoria, em todos que passaram por aqui. Sem dúvida nenhuma, a luta da Afalesp é a luta da decência, da dignidade, da moralidade. Parabéns à Afalesp! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Muito obrigado pela presença do colega e companheiro Arnaldo, que está sempre presente, principalmente na defesa dos trabalhadores e aposentados. A Rita quer fazer um registro.

 

A SRA. RITA AMADIO DE BRITO ANDRADE FERRARO - Quero só agradecer. Nós escolhemos duas pessoas para representar todos os associados, um representante da ala masculina e um representante da ala feminina: o Erasmo e a dona Léo. Os dois são dos mais antigos associados. A dona Leo sempre participou das diretorias da Afalesp, atuante e está sempre conosco. É uma mãezona na Afalesp. É muito querida e está no coração de todos. Por isso foi escolhida. E o Erasmo também. Atuante aos 98 anos, brindou-nos com um discurso maravilhoso, que emocionou a todos. Foi o fundador, e sem os fundadores não estaríamos aqui hoje. Obrigada, Erasmo. Obrigada, Léo. Estendo esse agradecimento a todos os associados.

E um agradecimento especial ao deputado Arnaldo Faria de Sá, que hoje de manhã tinha uma audiência no Palácio, e me falou: “Vou dar um jeito de chegar na sessão, porque faço questão”. O deputado é nosso escudeiro em Brasília. Todas as brigas que temos no governo federal é ele que nos defende. Conseguimos entrar na sessão e, muitas vezes, no Congresso, por conta do deputado Arnaldo. Aqui em São Paulo, fazemos reuniões com ele quinzenalmente. O Joaci está presente, a Martinha nos ajuda, e eu também vou. Ele nos ajuda nessa luta. Deputado, muito obrigada. O senhor está sempre presente conosco e está sempre ao lado dos funcionários. Obrigada a todos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ALDO DEMARCHI - DEM - Queria apenas e tão somente externar algo da minha alma, antes de fazer o encerramento. A minha admiração por essa entidade, coincidentemente, é evidente por duas razões. A vida me deu a oportunidade de estar dos dois lados. Eu, com 30 anos, fui eleito presidente da Associação dos Funcionários da Cesp. Trabalhei 18 anos lá, e fui eleito o primeiro presidente com 30 anos. Tive dois mandatos. Sei o que é ser presidente de uma entidade que defende sua classe. Arnaldo, cheguei aqui e tive dois mandatos na segunda Secretaria da Casa. É evidente que o segundo secretário da Casa é praticamente um prefeito e tem uma relação muito estreita, tive uma relação muito estreita com a Afalesp.

De repente, Deus me dá essa oportunidade, sem querer, de presidir esta maravilhosa sessão. Agradeço a Deus por isso. Antes de encerrar, quero cumprimentá-los pela história que vocês fizeram, todos vocês construíram isso aqui, a defesa dos nossos funcionários. O Arnaldo sabe muito bem disso, que um mandato sozinho não resolve absolutamente nada: você tem que ter seus funcionários e assessores. Deixo minha gratidão a toda minha equipe e, evidentemente, a todos os funcionários daqui por tudo que me fizeram nesses seis mandatos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades presentes, à equipe, aos funcionários de Som, de Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o pleno êxito desta solenidade. Ao encerrar, convido todos para um coquetel que será servido no Salão Valdemar Lopes Ferraz. Um bom dia e um bom fim de semana. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 46 minutos.

 

* * *