http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

15 DE AGOSTO DE 2017

038ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: CAUÊ MACRIS

 

Secretários: MILTON LEITE FILHO e GILENO GOMES

 

RESUMO

 

ORDEM DO DIA

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - CEZINHA DE MADUREIRA

Solicita a suspensão da sessão por cinco minutos.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Indefere o pedido, por não haver acordo entre as lideranças. Coloca em discussão o PL 909/15.

 

4 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Para Questão de Ordem, questiona se as reuniões de comissões podem continuar após o início das sessões em plenário.

 

5 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Esclarece que as comissões são encerradas automaticamente ao se ingressar na Ordem do Dia.

 

6 - MARCIA LIA

Para comunicação, considera inaceitável que o debate no congresso das comissões tenha continuado mesmo após o início desta sessão.

 

7 - JORGE CARUSO

Para comunicação, endossa as palavras da deputada Marcia Lia.

 

8 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que irá cumprir o Regimento Interno sobre o assunto. Adiciona que qualquer ato da reunião de comissões tomado posteriormente ao início da sessão extraordinária não tem validade.

 

9 - ALENCAR SANTANA BRAGA

Discute o PL 909/15.

 

10 - CARLÃO PIGNATARI

Requer verificação de presença.

 

11 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Defere o pedido. Determina que seja feita a chamada de verificação de presença, que não atinge número para a continuidade dos trabalhos. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. CEZINHA DE MADUREIRA - DEM - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Pergunto se o Plenário tem acordo. (Pausa.) Não existe acordo de lideranças para suspensão dos trabalhos.

Discussão e votação adiada - Projeto de lei nº 909, de 2015, de autoria da deputada Marta Costa. Proíbe casas de shows, casas de diversões, casas de espetáculos, salas de concerto, estádios, parques, circos e demais estabelecimentos nas áreas de entretenimento no Estado de cobrarem mais de uma entrada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Pareceres nºs 1613 e 1614, de 2016, respectivamente, das Comissões de Justiça e Redação e de Defesa dos Direitos da Pessoa, favoráveis. Com substitutivo apresentado nos termos do inciso II do artigo 175 do Regimento Interno. Parecer nº 519, de 2017, da Reunião Conjunta das Comissões de Justiça e Redação e de Defesa dos Direitos da Pessoa, favorável ao substitutivo.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Eu vou encaminhar, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Posso encerrar a discussão primeiro?

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Ele falou que não tem discussão.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Desculpe. Discussão e votação adiada. Estamos em votação. Vossa Excelência tem a palavra para encaminhar.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Quero fazer um encaminhamento.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Vamos fazer a correção. Deputado Alencar, V. Exa. pode se inscrever para discutir o projeto. Eu estou equivocado. Ainda cabe discussão deste projeto, então V. Exa. pode se inscrever para discutir favoravelmente ou contra o projeto. Vossa Excelência quer se inscrever favorável ou contra?

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Eu vou me inscrever contrário.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Para discutir contra, tem a palavra o nobre deputado Alencar Santana Braga, pelo tempo regimental.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Quando se iniciam os trabalhos em Plenário, as comissões têm que suspender os trabalhos?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Todas comissões precisam encerrar imediatamente os seus trabalhos.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - Lá em cima não foi suspenso.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Está encerrado qualquer ato que for tomado.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - A informação que eu tenho é que acabaram de aprovar o relatório.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Alencar, qualquer ato que for tomado posterior ao início da sessão ordinária não terá validade sob qualquer aspecto. Eu reabri a sessão às 19 horas e 24 minutos.

 

O SR. MILTON LEITE FILHO - DEM - Nesse caso, sessão extraordinária também.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Qualquer sessão, ordinária ou extraordinária. Havendo Ordem do Dia, encerra-se imediatamente qualquer comissão que foi colocada. Eu peço inclusive que o secretário geral parlamentar cheque com a assessoria do Plenário da SGP em que momento foi iniciada a sessão e em que momento parou a comissão que está em andamento no Congresso de Comissões.

 

A SRA. MARCIA LIA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Eu estava no Congresso de comissões. Eles não encerraram. Eles continuaram o debate e V. Exa. tinha dado ordem de início aqui e, infelizmente, eles continuaram à revelia do que sabem que está incorreto, ilegal, e nós não vamos aceitar isso.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputada Marcia Lia, eu vou repetir mais uma vez, com toda a tranquilidade do mundo. Iniciada a Ordem do Dia da sessão extraordinária ou ordinária, não vamos decretar qualquer validade em relação a qualquer ação que tenha acontecido. Isso quem vai orientar é a Secretaria Geral Parlamentar, que simultaneamente está cuidando do Plenário e da comissão.

O valor jurídico a respeito disso quem vai dar é a Secretaria Geral Parlamentar. Eu confesso que eu não estou lá, eu estou aqui. Não tenho como saber simultaneamente o que está acontecendo nos dois locais. O que eu tenho como saber é por meio da Secretaria Geral Parlamentar, que é quem vai dar o crivo a respeito do que está ocorrendo no Congresso de Comissões que foi convocado.

 

O SR. JORGE CARUSO - PMDB - PARA COMUNICAÇÃO - Gostaria de registrar em nome do PMDB que eu aqui de baixo também tive pleno conhecimento do que estava ocorrendo em detrimento da sessão ter começado. É um fato muito triste. Eu peço que com toda a sua sabedoria e justiça que corrija isso. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Nós iremos cumprir o Regimento da Casa. Para discutir a favor, tem a palavra o nobre deputado Alencar Santana Braga, pelo tempo regimental.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, público presente, telespectadores da TV Assembleia, é lamentável a atitude do governo Alckmin em tentar passar, às pressas, sem qualquer debate público com a sociedade, o projeto que faz com que a Sabesp seja a garantidora e sócia de uma nova empresa, garantindo-a com o seu próprio patrimônio.

Essa nova empresa permite ao capital internacional querer ditar qual é a política de saneamento. Essa é a principal razão. Deputado José Américo, V. Exa. é presidente da Comissão de Infraestrutura. Desde abril, nenhuma reunião dessa comissão deu quórum. Nenhuma. Esse projeto passava por lá, mas a comissão foi impedida de fazer esse debate.

Será que essas empresas e a Sabesp, como um todo, estão preocupadas, de fato, com a política ambiental de saneamento no estado de São Paulo? É como se as pessoas, em todas as residências do Estado, tivessem o esgoto recolhido e tratado, mas essa não é a realidade. Vamos olhar, na perifeira da Grande São Paulo, se essa é a realidade. Nós sabemos que não é.

O governo, mais uma vez, querendo fazer capital e seguir a ótica do governo golpista Temer, o seu grande aliado, quer abrir o mercado das nossas empresas públicas para o capital estrangeiro. Vamos fazer isso lá fora. Vamos pedir para qualquer empresário nosso querer ser sócio de uma empresa estatal de outro país, seja nos Estados Unidos, na Europa ou em outro local. É lamentável a tentativa do governo.

Sr. Presidente, o projeto chegou aqui no dia 1º agosto. Hoje, dia 15, sem qualquer debate nas comissões, já querem chamar um congresso para poder deixar o projeto pronto para a votação. É chamado um congresso de comissões. Não havia quórum suficiente, pelo menos na Comissão de Justiça. Não deu nem tempo de verificar o quórum nas demais comissões. Precisavam de sete deputados da Comissão de Justiça. Só havia seis deputados. Foi quando pintou a polêmica da contagem do deputado José Américo, que se retirou imediatamente. O quórum caiu naquele momento. Se havia quórum, porque eles disseram que abriram corretamente, o deputado José Américo se retirou, e o quórum caiu.

Sr. Presidente, este deputado, em mais de uma oportunidade, naquele microfone de aparte, disse que a contagem do quórum, no plenário, só era benéfica ao governo. Usei o seguinte exemplo: em uma comissão, quando não há quórum, imediatamente os trabalhos são encerrados; no plenário, quando não há quórum, faz-se a contagem. Eu disse isso em mais de uma oportunidade.

Sr. Presidente, quando V. Exa. mandou o projeto do Regimento, disse que tinha uma proposta de alteração dessas questões. Eu disse que a nossa bancada era contra. Vossas Excelências quiseram alterar o processo de contagem do plenário, dizendo que não deveria ter um intervalo. Na comissão, se não há quórum, imediatamente os trabalhos são encerrados.

Nesse caso, foi o inverso. O governo tentou ganhar tempo para ver se chegava algum deputado, um eventual substituto ou mesmo um titular de alguma comissão. Porém, o prazo inicial da sessão extraordinária era às 19 horas e 15 minutos. Já havia passado o tempo para que a comissão abrisse os trabalhos. Quinze minutos, e não havia quórum.

Sr. Presidente, V. Exa. abriu os trabalhos aqui. Quando começa a Ordem do Dia, seja na sessão ordinária ou extraordinária, não pode funcionar qualquer comissão, seja congresso, seja reunião ordinária das comissões permanentes da Casa. Portanto, imediatamente, os trabalhos do congresso de comissões tinham que ser encerrados.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, se tal medida passar, será um desrespeito da Presidência, um desrespeito do Governo com a Assembleia Legislativa, um desrespeito com todos os deputados.

Se não obedecermos aos ritos que nos regem em nosso trabalho, desculpem-me, mas estaremos sob qual comando, sob qual garantia de trabalho? Então, esperamos que a votação realizada, segundo informações, seja anulada e que tenhamos uma nova comissão para aprovar o relatório e o parecer em relação à Sabesp. Fazer isso sob uma ilegalidade, além da pressa, é um absurdo, é lamentável.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Sr. Presidente, solicito regimentalmente uma verificação de presença.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental. Convido os nobres deputados Milton Leite Filho e Gileno Gomes para auxiliarem a Presidência na verificação de presença ora requerida.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Sr. Presidente, o deputado Carlão pediu verificação de quórum. Por que V. Exa. vai fazer a chamada?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Porque não temos quórum para dar continuidade à sessão.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - E o Regimento determina isso?

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sim. Não podemos dar continuidade à sessão.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Se V. Exa., neste momento... Sr. Presidente, uma questão de ordem.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Estamos sem sessão. Não é possível a questão de ordem, pois não temos sessão. Eu preciso constatar quórum para que V. Exa. possa pedir a questão de ordem.

 

O SR. ALENCAR SANTANA BRAGA - PT - Se V. Exa. fosse presidente de alguma comissão, o que V. Exa. faria agora? Vossa Excelência encerraria os trabalhos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Deputado Alencar, vamos constatar o quórum e depois responderei qualquer questionamento de Vossa Excelência.

 

* * *

 

- É feita a chamada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, a Presidência constata número insuficiente para a continuidade dos trabalhos, e agradece a colaboração dos nobres deputados Gileno Gomes e Milton Leite Filho.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 47 minutos.

 

* * *