http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

07 DE AGOSTO DE 2017

039ª SESSÃO SOLENE EM CELEBRAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE 36 ANOS DO GRANDE ORIENTE PAULISTA - GOP

 

Presidente: ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MAURO CALÓ

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa; e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Celebrar o aniversário de 36 anos do Grande Oriente Paulista (GOP)". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino da Maçonaria", executados pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo; a quem agradece.

 

4 - PASCOAL MARRACINI

Grão-mestre do Grande Oriente Paulista, para dar as boas vindas, diz ser um prazer estar nesta Casa comemorando os 36 anos do Grande Oriente Paulista. Agradece os parlamentares por terem aberto esta Casa para as comemorações.

 

5 - FERNANDO CAPEZ

Deputado estadual, diz ser uma honra participar desta sessão solene. Afirma ser um privilégio ter esta sessão presidida pelo deputado Itamar Borges. Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta que esta comemoração marca o aniversário de uma das representações mais importantes da Maçonaria brasileira e mundial. Discorre sobre os valores da Maçonaria: harmonia, solidariedade, trabalho, propósito social, engrandecimento, dedicação aos jovens, respeito à pátria e valores morais. Demonstra orgulho de seu trabalho nesta Casa. Destaca a necessidade de estimular a população a tomar parte na atividade política. Coloca esta Casa à disposição de todos. Registra que somarão esforços para que o trabalho do Grande Oriente Paulista seja difundido e fortalecido. Parabeniza o GOP pelos 36 anos e também a Maçonaria.

 

6 - MARIO COVAS NETO

Vereador da cidade de São Paulo, ressalta o quanto é importante a atividade política exercida por pessoas de bem. Diz que procura estimular as pessoas a participarem da vida pública do País. Cumprimenta as autoridades e o público presentes. Parabeniza o Grande Oriente Paulista pela festividade. Coloca-se à disposição de todos.

 

7 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Demonstra sua alegria em participar deste evento, que considera muito importante. Discorre sobre legislações em discussão relativas à Maçonaria. Considera a Maçonaria um exemplo de ética e moral, em tempos de crise no País. Afirma que os mesmos dão exemplo no dia a dia nas suas atividades, com respeito pelas pessoas e crianças. Agradece a oportunidade de estar presente nesta comemoração. Parabeniza o Grande Oriente Paulista pelo aniversário.

 

8 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Dá conhecimento de justificativas de ausência, enviadas por autoridades.

 

9 - MAURO CALÓ

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição da música "In the mood", tocada pela banda Big Band Senior.

 

10 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Demonstra sua alegria em presidir esta sessão, de reconhecimento e comemoração pelos 36 anos do Grande Oriente Paulista. Destaca a realização do 1º prêmio de literatura da entidade. Parabeniza o secretário Anderson Pomini pelo trabalho realizado na Cracolândia. Saúda as autoridades presentes. Faz breve resumo de sua vida política iniciada em Santa Fé do Sul até hoje. Diz ser um prazer receber os irmãos da Maçonaria nesta Casa. Informa que, além dos 36 anos da tão importante potência maçônica Grande Oriente Paulista, os maçons de todo o planeta completaram 300 anos de atividade sólida e firme. Afirma que o fim específico da Maçonaria é tornar a vida das pessoas mais justa e perfeita, buscando a irmandade entre as potências, que dividem os mesmos valores éticos. Ressalta que, em um momento no qual o Brasil enfrenta uma grave crise política, econômica e ética, a Maçonaria redobra a sua importância, passando a ser decisiva e importante. Informa que os maçons ajudaram a construir a história do Brasil, atuando decisivamente nos momentos mais destacados do País. Parabeniza o Grande Oriente Paulista e o grão-mestre Paschoal Marracini. Cumprimenta o grão-mestre pela iniciativa do prêmio de literatura, que a seu ver incentiva a divulgação dos ideais da Maçonaria. Agradece a presença de todos.

 

11 - ANDERSON POMINI

Secretário de Justiça, cumprimenta as autoridades presentes. Informa que o prefeito João Doria gostaria de estar presente neste evento, que considera uma reunião de homens de bons costumes. Afirma que o prefeito gostaria que o secretário Anderson Pomini registrasse a sua vontade de poder colaborar com este mesmo espírito. Parabeniza todos os maçons.

 

12 - RAUL AUDI JUNIOR

Maçom, faz um breve resumo da história do Grande Oriente Paulista. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que no dia 04/08/81 nascia o Grande Oriente Paulista, formada por 58 lojas maçônicas, simbólica e independente, soberana, legal e legítima, filiado a Conab e à CMI. Lê o histórico do GOP. Presta homenagens aos mais antigos maçons da entidade, pedindo que os presentes se levantem. Ressalta que é por meio destes irmãos que agradece todos os obreiros que colocaram os seus tijolos nesta obra que é o Grande Oriente Paulista, atualmente com 300 lojas simbólicas e 8744 irmãos maçons. Considera que a semente foi plantada em terra fértil há 36 anos, resultando em uma grande árvore frondosa, que abriga os maçons do estado de São Paulo em um só ideal. Considera esta uma instituição sólida, que cresce a passos largos, com ética e independência, trilhando a liberdade, igualdade e a fraternidade.

 

13 - GILBERTO LIMA DA SILVA

Presidente da Confederação Maçônica do Brasil (Comab), cumprimenta as autoridades presentes, em especial o deputado Itamar Borges, que preside esta sessão comemorativa. Estende os cumprimentos, por meio de Rudy Barbosa, a todas as autoridades maçônicas presentes e todos que prestigiam esta data. Cumprimenta o braço social da Maçonaria: as meninas do Arco-Íris, Demolay e as filhas de . Informa que além do aniversário de 36 anos do Grande Oriente Paulista, a Comab, há três dias, completou 44 anos. Destaca a necessidade de engajamento da sociedade brasileira na política. Afirma que a Maçonaria brasileira precisa reassumir o seu papel de protagonismo, ajudando as autoridades a encontrar soluções para este País. Informa que os mais de 150 mil maçons que integram as confederações se debruçarão em discussões para elaborar propostas para ajudar o Brasil a sair das dificuldades. Ressalta que farão campanha de conscientização dos eleitores, discussão de um novo modelo de política e de uma reforma política profunda, com o objetivo de representar os anseios do povo. Diz estar feliz com a iniciativa do deputado Itamar Borges. Entrega a Paschoal Marracini uma placa, em nome da Comab, para homenagear os 36 anos do Grande Oriente Paulista.

 

14 - RUDY BARBOSA LEVY

Diretor geral da Confederação Maçônica Internacional (CMI), cumprimenta as autoridades presentes. Destaca que todos os 350 mil membros da CMI gostariam de estar presentes neste evento. Afirma terem sido 36 anos de uma força maçônica querida neste planeta. Parabeniza o Grande Oriente Paulista pelo aniversário.

 

15 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Anuncia a exibição da música "Zimbo Samba", tocada pela Big Band Senior.

 

16 - FERNANDO FERNANDES

Grão-mestre adjunto do Grande Oriente Paulista, explica o "1º Prêmio de literatura maçônica Adair Peres de Carvalho" e apresenta um breve histórico sobre Adair Peres de Carvalho, que dá o nome ao prêmio.

 

17 - MAURO CALÓ

Mestre de cerimônias, convida um dos presentes para anunciar os ganhadores do "1º Prêmio de literatura maçônica Adair Peres de Carvalho".

 

18 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Parabeniza todos os ganhadores do prêmio de literatura.

 

19 - PASCOAL MARRACINI

Grão-mestre sereníssimo, cumprimenta as autoridades presentes. Diz estar honrado em comemorar nesta noite os 36 anos de fundação do Grande Oriente Paulista. Afirma ser esta uma noite de comemoração e também de agradecimento ao deputado Itamar Borges, que abriu esta Casa para esta solenidade. Informa que o GOP tem hoje 300 lojas e quase nove mil irmãos, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Diz ser a história desta entidade o resultado da construção permanente daqueles que acreditam que a força de conjunto é maior que os interesses individuais. Faz um agradecimento especial aos grãos-mestres, que não mediram esforços para que esta união continue. Parabeniza os ganhadores do troféu do prêmio de literatura, que será inserido no calendário do Grande Oriente Paulista. Agradece os irmãos premiados e os demais pelos trabalhos apresentados. Informa que foram quase 190 trabalhos enviados. Congratula todos os obreiros. Pede para que os mesmos continuem a acreditar que é possível fazer maçonaria pura. Ressalta que juntos sempre podem fortalecer a entidade para defender a Maçonaria. Parabeniza o Grande Oriente Paulista. Entrega uma placa comemorativa desta data ao deputado Itamar Borges.

 

20 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Anuncia a exibição da música "Garota de Ipanema", tocada pela Big Band Senior. Diz ter sido muito importante para esta Casa prestar esta homenagem à Maçonaria. Parabeniza o Grande Oriente Paulista. Afirma que esta entidade honra e orgulha os irmãos e todo o povo paulista. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURO CALÓ - Neste momento daremos início à sessão solene com a finalidade de celebrar o Aniversário de 36 Anos do GOP - Grande Oriente Paulista. Para isso, convido as autoridades que comporão a Mesa principal: o Exmo. Sr. Deputado Estadual, e nosso irmão, Itamar Borges; o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, nosso irmão Pascoal Marracini; o secretário-executivo da Confederação Maçônica Interamericana - CMI, nosso irmão Rudy Barbosa Levy; o presidente da Confederação Maçônica do Brasil, nosso irmão, o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente da Bahia, Gilberto Lima da Silva; Anderson Pomini, secretário de Justiça, representando o prefeito de São Paulo, João Doria.

Chamo também nosso irmão, o Sereníssimo Grão-Mestre adjunto do Grande Oriente Paulista, Fernando Fernandes. Compondo a extensão da Mesa, nomino as seguintes autoridades: o Sereníssimo Grão-Mestre José Humberto Bahia, do Grande Oriente de Minas Gerais; o Sereníssimo Grão-Mestre Rubens Martins Junior, do Grande Oriente do Paraná; o Exmo. Sr. Senador do parlamento italiano, Fausto Longo; o eminente presidente e ministro do Supremo Tribunal de Justiça Maçônica, Agnello Herton Trama, do Grande Oriente Paulista; o Sr. Cônsul Geral da França em São Paulo, Brieuc Pont.

O Sereníssimo Grão-Mestre de Honra Jurandir Alves de Vasconcelos, do Grande Oriente Paulista; o grande mestre estadual da Ordem DeMolay, o irmão Savério Marino; o Sr. Luciano Carvalho Fiori, que neste ato representa o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim; a Sra. Gizela Maria da Silva, guardiã do Conselho Jurisdicional do Estado de São Paulo; a Sra. Mikaela Basso, 1ª Tenente do 8º Comando do Distrito Naval, representando nesse ato o Vice-Almirante Guerreiro - Comandante do 8º Distrito Naval; nosso irmão e tenente coronel Ézio Carlos, nesse ato representando a secretária chefe da Casa Militar, Helena dos Santos Reis.

O Sr. Jacy Evangelista, nesse ato representando Laércio Benko, secretário de Estado do Turismo; o Sr. Gerson Tajes, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil; o Sereníssimo Grão-Mestre de Honra José Maria Dias Neto, do Grande Oriente Paulista; o Soberano Grande Comendador de Honra Antônio José Aniceto Rossi, do Supremo Conselho dos Graus Escoceses 4 a 33 para o Brasil; e o respeitável Irmão Fundador Idelbrando Zolda, membro da Junta Governativa do Grande Oriente Paulista 1983-1984.

Feita a composição da Mesa principal e extensão, passo a palavra ao nosso deputado estadual e presidente dessa cerimônia, Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo minha solicitação, com a finalidade de celebrar o aniversário de 36 Anos do Grande Oriente Paulista.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subtenente Brizola.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino da Maçonaria.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, através do cumprimento ao subtenente Brizola, e todos os componentes. Muito obrigado.

Queremos registrar com muita alegria a presença do ex-presidente desta Casa, deputado Fernando Capez, que nos honra com sua presença. Também registrar que eu estava com ele até este instante, usei a palavra, saí e ele ficou lá, já vi que usou e saiu também, porque está subindo a escada, nosso querido deputado federal Arnaldo Faria de Sá. E aqui também nos honra com sua presença este que além de vereador aqui na capital, nos traz uma recordação de um dos maiores políticos da história deste país, o vereador Mário Covas Neto.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 12 de agosto, às 23 horas e 20 minutos, pela NET - canal sete; TV Vivo - canal nove; e pela TV Digital - canal 61.2.

Passo a palavra para o grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Pascoal Marracini, para dar as boas-vindas.

 

O SR. PASCOAL MARRACINI - Excelentíssimo Sr. Deputado Itamar Borges, do qual saúdo todas as autoridades aqui presentes, meus caríssimos irmãos. Deputado, para nós do Grande Oriente Paulista, esta irmandade que aqui está hoje reunida, é um prazer muito grande estar comemorando nossos 36 anos nesta Casa. Em nome do Grande Oriente Paulista, nossos sinceros agradecimentos por ter levado adiante o projeto de abrir a Assembleia para nossas comemorações.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Nós é que agradecemos, é uma honra abrir esta Casa do povo, a maior Casa do povo deste continente, e com certeza a Casa de todo o povo paulista, a Assembleia Legislativa. Essa saudação do nosso grão-mestre é apenas as boas-vindas, mas ele com certeza retornará para fazer sua saudação sobre este ato.

Como é de praxe nesta Casa, a palavra nas sessões solenes vai primeiramente para os parlamentares da Casa. Para falar em nome dos 94 deputados, passo a palavra ao nosso deputado mais votado deste estado, e sempre presidente desta Casa, deputado Fernando Capez.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Excelentíssimo e estimado colega, deputado estadual que preside esta sessão solene, Itamar Borges, é um privilégio e honra disfrutar de vossa companhia nesta Assembleia Legislativa. Você que é um deputado estimado e querido por todos, sempre com um sorriso no rosto, uma palavra de conforto para dar aos colegas. Acho que é um privilégio para a maçonaria e para o Grande Oriente Paulista nesses 36 anos, ter a sessão solene presidida por Vossa Excelência.

Também quero cumprimentar o Sereníssimo Grão-Mestre Pascoal Marracini; o Dr. Rudy Barbosa Levy, secretário-executivo da Confederação Maçônica Interamericana; Sereníssimo Grão-Mestre Gilberto Lima da Silva, presidente da Comab e grão-mestre do Oriente da Bahia; querido Anderson Pomini, secretário municipal de Justiça.

Ainda nesta manhã, estive num evento com o presidente da República, o prefeito João Doria e V. Exa., em que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, creditava ao trabalho e à competência de V. Exa. uma grande conquista da cidade e do estado de São Paulo, e por que não dizer do Brasil? O imenso e segundo maior do mundo, Museu da Aeronáutica, que será inaugurado no Campo de Marte, e que começou de uma conversa entre V. Exa. e o prefeito João Doria, culminando no telefonema ao presidente da República, ao ministro da Defesa, e hoje se materializando nessa concessão. Parabéns pelo trabalho de V. Exa., e por sua luta também na Cracolândia.

Também quero saudar o Sr. Fernando Fernandes, grão-mestre adjunto da GOP. Quero lembrar a presença do incansável deputado federal Arnaldo Faria de Sá, grande deputado e trabalhador operoso sempre presente, um grande amigo e companheiro. E nosso estimadíssimo Mário Covas Neto. Carinhosamente aqueles que desfrutam da intimidade, e posso me dar esse privilégio, o chamo de Zuzinha, nosso querido amigo. Não é apenas um dos vereadores mais importantes da Câmara Municipal, mas um vereador com status de ministro, e um símbolo do Partido da Social Democracia, um grande patrimônio moral do nosso partido.

Itamar Borges, interrompi uma reunião e vim do Tribunal de Justiça para cá, então terei que retornar. Mas fiz absoluta questão de estar presente, não apenas por esta sessão ser presidida por V. Exa., mas por marcar o aniversário de uma data importante, de uma das representações mais importantes da maçonaria brasileira e mundial. A maçonaria é uma reunião de pessoas de boa vontade, de homens de bem, uma reunião que visa buscar a harmonia, a ressaltar e exaltar os valores da solidariedade e do trabalho. Qualquer reunião de pessoas com fins pacíficos que tenha um propósito social e cultural, de progresso, de contribuição e engrandecimento tem que ser ressaltada.

Quando isso se retrata na maçonaria e no Grande Oriente Paulista temos que ressaltar um ponto a mais, o trabalho dedicado aos jovens, as noções de civismo, de respeito à pátria, aos valores morais e espirituais, e ao engrandecimento. Nós trabalhamos numa área política e extremamente heterogênea. É uma verdadeira selva onde tudo se encontra. Arnaldo, até hoje ouço minha esposa, que é promotora de justiça, reclamar e censurar que eu jamais deveria ter saído do Ministério Público para entrar na política. Mas não me arrependo, tenho orgulho do trabalho que venho realizando na Assembleia Legislativa com os deputados, e acho que devemos estimular cada vez mais a população, e a parte mais nobre, as pessoas esclarecidas, os homens de bem a tomar parte na atividade política, seja partidária ou não. Essa é uma grande contribuição que vocês devem fazer.

Contem sempre com a Assembleia Legislativa de São Paulo naquilo que for nossa contribuição. Contem sempre com deputados como o Itamar Borges, e com os outros 92 deputados desta Assembleia que, ao meu lado, e ao lado do deputado Itamar Borges, somarão esforços sempre, para que o trabalho positivo dos senhores no campo social, cultural e espiritual, seja cada vez mais difundido e fortalecido. Parabéns ao Grande Oriente Paulista por esses 36 anos. Parabéns à maçonaria.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado deputado Fernando Capez, parabéns. É muito importante sua participação conosco. Na sequência já concedo a palavra ao vereador Mário Covas Neto, representando aqui as câmaras municipais e nossa grande Câmara da Capital.

 

O SR. MARIO COVAS NETO - Boa noite a todos, aos irmãos e cunhadas, as pessoas amigas que estão aqui presentes. Estávamos conversando, eu e o deputado Fernando Capez, exatamente sobre o quanto é importante a atividade política exercida por pessoas de bem. Todas às vezes que falo num evento como este, procuro estimular as pessoas para que participem da vida pública e política do País. Só teremos boa representação na medida em que as boas pessoas queiram fazer parte desse processo. Se negarmos a política, ela será exercida sempre por gente que não nega e pode se aproveitar disso para algo que favoreça a si.

Desta forma quero cumprimentar todos vocês, meu amigo e deputado Itamar Borges e todos os membros da Mesa, e vocês aqui presentes. Hoje de manhã já estive num evento aqui na Assembleia e estou virando um deputado estadual. Enfim, parabéns ao Grande Oriente por esta festividade, e a todos que estão aqui. Contem conosco no que estiver ao nosso alcance.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado vereador Mário Covas Neto, pela participação e pelas palavras aqui deixadas também. Na sequência convido, representando a Câmara Federal, nosso deputado federal, amigo e parceiro de luta, Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Estava junto com o Itamar em outro evento, e ele estava extremamente preocupado com a hora para chegar aqui neste evento da maçonaria. Ele disse: “preciso sair correndo”, e eu disse: “pode sair correndo que seguro e depois te encontro lá”. Quero dar um abraço no Sereníssimo Grão-Mestre Pascoal Marracini; o grão-mestre adjunto Fernando Fernandes; Rudy Barbosa Levy, secretário-executivo da Confederação Maçônica Internacional; Sereníssimo Grão-Mestre Gilberto Lima da Silva, presidente da Comab e do Grande Oriente da Bahia; meu amigo Anderson Pomini, secretário Municipal de Justiça, representando o prefeito João Doria; o Zuzinha que acabou de falar aqui, vereador da capital. Tive o prazer de ter sido parlamentar com seu pai, e sem dúvida nenhuma, tenho alegria de hoje poder conviver relembrando os grandes trabalhos que ele realizou.

Como disse inicialmente, é uma alegria estar aqui Itamar. E dar um abraço em você, porque vi sua preocupação em chegar a tempo para fazer esta homenagem ao Grande Oriente Paulista. Sem dúvida alguma é extremamente importante. Não tinha uma ligação maior com a maçonaria, mas sim quando do Código Civil de 2004, porque o código não queria reconhecer a maçonaria nos termos em que ela existia. Sem dúvidas fui obrigado como relator, fazer uma emenda de Medida Provisória, restituindo essa condição de que a maçonaria não precisaria cumprir nenhuma outra obrigação, já que ela é exemplo para todos nós.

Esse exemplo que tive em 2004, tenho nos dias de hoje um muito maior. No momento em que o país vive uma crise moral e ética, uma crise de identidade total, sem dúvida nenhuma podemos nos espelhar na maçonaria para ver o que é ética e moral. Vocês dão e são exemplo. Vocês fazem o exemplo no dia a dia de suas atividades. Por isso é importante, eu disse ao Itamar que viria aqui para dar um abraço nos irmãos da maçonaria paulista, porque sem dúvidas nesse momento vocês são o suporte da sociedade brasileira. É por isso que fiz questão de vir aqui dar um abraço em todos vocês, e me colocar à disposição. Dizer que vamos sim superar os momentos difíceis pelos quais passa o nosso o País, e estaremos lastreados na maçonaria para encontrar novos caminhos.

A maçonaria é extremamente importante, e tem seus deputados próprios fazendo suas lutas e exemplos. O respeito para com as cunhadas, para as crianças é uma coisa extremamente importante. Deputado Itamar, obrigado pela oportunidade de vir aqui poder cumprimentar todos os irmãos. E saudar a maçonaria neste momento em que o GOP faz 36 anos. Parabéns ao Grande Oriente Paulista e a todos vocês. Viva a maçonaria.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns e muito obrigado, deputado Arnaldo Faria de Sá. Já foi registrado e quero agradecer mais uma vez ao deputado Arnaldo Faria de Sá, o deputado Fernando Capez, o vereador Mário Covas Neto, da mesma forma o nosso querido senador Fausto Longo, do parlamento italiano representando essa parte do continente sul-americano. Também agradecer e dar as boas-vindas aos representantes de outros estados do Grande Oriente, que vieram aqui prestigiar e participar deste momento, tanto o Grande Oriente do Paraná, como o de Minas Gerais que aqui se fazem presentes. Bahia também, mas representando o nacional.

Da mesma forma eu não podia deixar de agradecer a representação de nossos três secretários de Estado que fizeram questão de, não podendo estar aqui presentes, mandarem seus representantes - o deputado federal e secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Arnaldo Jardim; o secretário de Turismo Laércio Benko; e a representação da coronel Helena, nossa secretária-chefe da Casa Militar.

Enviaram justificativas de ausência o Sr. Presidente da República Michel Temer, deixando um abraço e o cumprimento pela data e solenidade; o governador Geraldo Alckmin; o vice-governador Márcio França; o prefeito que aqui está representando Anderson Pomini, secretário de Justiça; o presidente da Federação da Indústria do Estado de São Paulo - Fiesp, Paulo Skaf; Samuel Moreira, secretário-chefe da Casa Civil; David Uip, secretário de Saúde; senadora Marta; senador Airton Sandoval; deputado federal Baleia Rossi; deputado estadual Jorge Caruso. Também me pediu e me ligou agora pouco que estava se dirigindo para cá, estaria presente, o superintendente estadual do INSS, mas foi convocado para outra solenidade para representar o nosso presidente do INSS nacional, o José Carlos Oliveira. Mandou sua justificativa e abraço a todos.

Deputado Léo Oliveira, Cássio Navarro, Barros Munhoz, Celino Cardoso, Coronel Telhada, Milton Vieira, Paulo Correa Jr., e a senhora Lu Alckmin, primeira-dama do Estado de São Paulo. São algumas justificativas que chegaram aqui deixando o cumprimento e abraço a todos. Também fez questão de enviar um texto, ele queria estar presente e falou comigo semana passada, mas teve um imprevisto e não conseguiu chegar aqui, o deputado e irmão Aldo Demarchi; o deputado Luiz Carlos Gondim, também irmão. O Grande Oriente do Rio Grande do Sul também manda sua justificativa, do Tadeu Pedro Drago.

Cumprimentar os diversos segmentos da nossa maçonaria - os DeMolays, nossas meninas, serão todos homenageados e se apresentarão. Agora devolvo a palavra ao mestre de cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURO CALÓ - Senhoras e senhores, preparamos um momento para que vocês possam apreciar uma boa música. Convidamos a banda Big Band Sênior, que agora vai executar a música “In the Mood”, de Judy Garland, com arranjo de Glenn Miller.

 

* * *

 

- É executada a música.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Além de especial pelo aniversário e momento especialíssimo, e pelo brinde da bela música, que teremos outras.

Mas ainda complementando o cerimonial que chega em nossas mãos, concluindo os registros que aqui chegaram: Vitorino Augusto do Nascimento Morgado, Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho dos Graus Escoceses 4 a 33 Para o Brasil; Daniel Barbin, guardião da associação do Bethel-22 Lótus de Jundiaí e presidente da Associação Maçônica da região de Jundiaí; Edson Onishi, presidente do Instituto Nacional Para o Desenvolvimento dos Municípios; José Luiz Schmidt Soto, membro do Conselho Guardião do Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo; Julia Schmidt Oliveira Soto, miss-filha de do Estado de São Paulo; e Sophia Villar, honorável rainha-Bethel 14 Agnes.

Peço permissão para que neste momento eu teça minha saudação. Me permitam dizer mais uma vez da minha alegria em poder presidir esta solenidade, de propor através desta parceria com nosso Sereníssimo Grão-Mestre Pascoal Marracini, e também meu amigo Mauro, que ao nosso lado possibilitam que esta Casa contribua com este momento e abra suas portas para prestar esta homenagem de reconhecimento e comemoração dos 36 anos. E junto com esta comemoração também, participar aqui do 1º Prêmio de Literatura que acontecera. Teremos mais detalhe desse momento na sequência.

Dizer da satisfação de ter aqui cada um dos senhores e senhoras. E além de saudar o Sereníssimo Grão-Mestre, mais uma vez me permitam, ainda não o fiz, em que pese o cerimonial já ter feito, saudar o grão-mestre adjunto, Fernando Fernandes; o Rudy, nosso secretário-executivo da Confederação Maçônica Interamericana. É uma alegria ter aqui um encontro estadual, nacional e internacional. Nosso Sereníssimo Grão-Mestre Gilberto Lima da Silva, presidente da Confederação Maçônica do Brasil e grão-mestre da Bahia, o terceiro estado presente.

Já citado também meu amigo, grande jurista e liderança, que o Fernando Capez fez referência. Tive o privilégio de ir ao gabinete do prefeito outro dia, ao lado e conversando com ele, falar desse momento importante dos trabalhados. Secretário Pomini, destacaria aqui, além do que o presidente Capez colocou, outro importante trabalho que vem liderando junto com a Secretaria da Saúde e todos os parceiros, que é o enfrentamento de superar e dar outro caminho para a Cracolândia de São Paulo, eliminando aquele problema e buscando alternativas para aquelas pessoas e famílias, e recuperação a eles. Parabéns pelo trabalho e pela luta que vem desempenhando.

Saudar mais uma vez meu grande amigo, esse líder que é o Arnaldo Faria de Sá, e demais amigos aqui presentes, autoridades maçônicas e irmãos, cunhadas, sobrinhos. Nossos DeMolays, nossas Filhas de e Arco Íris, autoridades legislativas, senhoras e senhores.

Como mestre maçom iniciado na Loja XV de Novembro VI, de Santa Fé do Sul, mas também como deputado estadual. Santa Fé do Sul que tive o privilégio de com 20 anos me tornar vereador, sempre com muito apoio, presença e participação da maçonaria, no resultado e sucesso da gestão. Com 24 anos me tornei prefeito na primeira oportunidade, e depois prefeito por mais duas oportunidades, e hoje no meu segundo mandato de deputado estadual. É um grande prazer como deputado, recebe-los aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo esta noite. Não só recebe-los, mas também pela oportunidade de celebrar os 36 anos do Grande Oriente Paulista.

Como já disse, foi uma grande honra poder atender o Sereníssimo Grão-Mestre Pascoal Marracini, e todos os irmãos do nosso Grande Oriente Paulista, para propor e presidir nossa solenidade neste momento. Aliás, não é demais dizer que além dos 36 anos dessa tão importante e celebre potência maçônica, neste ano de 2017 os maçons de todo o planeta comemoram os 300 anos da maçonaria operativa. 300 anos de atividade sólida e firme no desbastar da pedra bruta de pessoas, comunidades, regiões, nações e do mundo todo com fim específico de tornar a vida das pessoas muito mais justa e perfeita.

A maçonaria, com sua essência no espírito humano e na união entre as pessoas e povos, certamente busca de maneira inalienável a irmandade entre as potências, pois compartilham a mesma origem, os mesmos ideais e princípios éticos. A união é nosso fim. Estejamos unidos, pois assim estaremos sempre fortes com as colunas sólidas e firmes. Esse é o espírito desta sessão solene, e também uma grande necessidade do nosso País atualmente. Como sabemos, o Brasil enfrenta uma grave crise econômica, política e acima de tudo, ética. No momento em que nossa nação e nossa sociedade parecem perder o rumo, a instituição maçônica, repetindo outras ocasiões históricas, redobra sua importância e passa a ser mais uma vez, decisiva e determinante.

Com essa consciência os maçons vinculados ao Grande Oriente Paulista, mas também os irmãos de todas as potências, seguiremos juntos e de mãos dadas. Mas com tantas dificuldades, o País avança, a economia começa a dar sinais de recuperação, e pela primeira vez discutimos e aprovamos importantes reformas. Nós maçons ajudamos a construir a história do Brasil desde a independência, a proclamação da República, a abolição da escravatura, as Diretas Já e a Constituinte de 88. Atuamos direta e decisivamente nos momentos mais destacados do País. Nesta hora tão difícil não será diferente.

Como maçons, temos o dever de participar, defender e divulgar nossas ideias e ideais. Liderarmos o nosso País para o caminho da ética, da retidão, do crescimento e desenvolvimento. Assim, reitero e parabenizo o Grande Oriente Paulista pelos seus valorosos 36 anos. Também gostaria de parabenizar o grão-mestre Pascoal Marracini e todos os irmãos do Grande Oriente Paulista pela criação do Prêmio Adair Peres de Carvalho, que será entregue hoje pela primeira vez, homenageando irmãos que realizaram trabalhos literários sobre a maçonaria. Uma iniciativa louvável que incentiva a produção e divulgação de nossos ideais.

Um tríplice e fraternal abraço a todos. Que o grande arquiteto do universo nos ilumine e guarde, e sempre nos dê saúde, força e união. Muito obrigado. Antes de passarmos nossas palavras às autoridades maçônicas, passo a palavra ao Anderson Pomini, nosso representante do prefeito da capital, João Doria.

 

O SR. ANDERSON POMINI - Boa noite irmãos e irmãs. Quero cumprimentar o grão-mestre do Grande Oriente Paulista, Pascoal Marracini, em nome de quem cumprimento todos os irmãos e irmãs presentes. Cumprimentar o queridíssimo amigo e irmão, deputado federal Arnaldo Faria de Sá; nosso grande líder, em nome de quem cumprimento todos os deputados estaduais, professor Itamar Borges. Gostaria de registrar, de forma bem objetiva, dois abraços - o primeiro do meu venerável mestre, Dr. Rogélio Âmbar Rocha, da loja Luz de Luxor - 531, GRESP, grande loja do estado de São Paulo.

O segundo o prefeito João Doria, gostaria de estar presente nesta data importante para, juntamente com os irmãos, comemorar os 36 anos - aliás, a idade do professor Itamar Borges - do Grande Oriente Paulista. Perguntei ao prefeito João Doria: “qual é a mensagem que o senhor gostaria que eu registrasse aos irmãos?”, e ele disse o seguinte: “Pomini, não sou maçom, mas pelo que conheço da maçonaria, em especial do Grande Oriente Paulista, sei que ali se reúnem homens de bons costumes. Portanto, lá quero estar presente. Como não é possível, gostaria que você me representasse e registrasse minha vontade de poder colaborar com esse mesmo espírito, ou seja, como um homem de bom costume”. Parabéns a todos vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Agradeço ao secretário e amigo Anderson Pomini, que deixou aqui a importante saudação do nosso querido amigo e prefeito João Doria. Registro também o Dr. Jamil Aga Filho, representando o nosso grande amigo e parceiro desta Casa, deputado Campos Machado.

Passo a palavra ao irmão Raul Audi Junior, que fará um breve resumo da história do Grande Oriente Paulista.

 

O SR. RAUL AUDI JUNIOR - Excelentíssimo Sr. Presidente, deputado Itamar Borges, Exmo. Grão-Mestre do Grande Oriente Paulista, Pascoal Marracini, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades aqui presentes. E a todos, meu boa noite. No dia quatro de agosto de 1981 nascia o Grande Oriente Paulista, composto já naquela época por 58 lojas maçônicas. Uma instituição maçônica simbólica, independente, soberana, regular, legal e legítima, o Grande Oriente Paulista é filiado à Comab - Confederação Maçônica do Brasil, entidade nacional que traz em si uma conduta voltada aos mais elevados princípios de essencialidade e existencialidade.

O Grande Oriente Paulista é também filiado à CMI - Confederación Masónica Interamericana, entidade internacional que congrega todas as grandes potências regulares reconhecidas como tais, e que se identificam pelo ideal universalista franco-maçônico. Ao longo de sua história o Grande Oriente Paulista reconhece e apoia inúmeras entidades paramaçônicas, como a aqui representada a Ordem DeMolay, Filhas de , Meninas do Arco-Íris, Bodes do Asfalto, Lowtons e Shriners International, portadores e meus irmãos aqui presentes.

O Grande Oriente Paulista foi fundado em 1981 por 58 lojas ativas e regulares, advindas do Grande Oriente do Brasil. Promulgada sua constituição em 1983, foi instalada uma junta governativa no período de 1983 a 1984, cujo presidente foi então o irmão José Frederico Zanini. A partir do ano de 1984 ocorreram as eleições gerais do Grande Oriente Paulista, ocupando o cargo de grão-mestre do GOP os seguintes sereníssimos irmãos: de 1984 a 1989, José Frederico Zanini; de 1989 a 1995, José Matos Silva; de 1995 a 2001, Arnaldo Faria; de 2001 a 2004, José Matos Silva; de 2004 a 2007, Durval de Oliveira; de 2007 a 2010, José Maria Dias Neto; de 2010 a 2016, Jurandir Alves de Vasconcelos; de 2012 a 2013, em substituição no período eleitoral, assume Paulo de Tarso Carletti.

Na atual gestão de 2016 a 2019 ocupa o grão-mestrado do Grande Oriente Paulista, o sereníssimo irmão Pascoal Marracini, tendo como seu adjunto o sereníssimo irmão Fernando Fernandes. A memória de nossa instituição não pode ser perdida, por isso hoje rendemos justas homenagens aos irmãos com a cédula de identidade maçônica mais antiga em atividade.

Caso os irmãos a seguir nominados estiverem presentes, peço por favor que se levantem: Idelbrando Zolda, Nilton Masi Caccáos, José Malveiro Neto, João Luiz Lopes, Luiz Gonzaga Vennelli, Tarquínio Alves de Lima, Hilário Plínio Andrade de Figueiredo, Vitorino Augusto do Nascimento Morgado, Antonio Carlos Rabello Portella, António José Camargo, Francisco Vital, Gerson Trombelli, Irai Antonio Baptistella, Jairo Arlindo Mattos e por fim Roberto Marrone. É através desses irmãos que estendemos nossos agradecimentos a todos os obreiros que ao longo desses 36 anos colocaram seu pequeno tijolo nessa grande obra, que é o Grande Oriente Paulista. A todos, mais uma salva de palmas a esses valorosos irmãos.

Atualmente, o Grande Oriente Paulista é composto por 300 lojas simbólicas, totalizando 8.744 irmãos maçons. Mantém tratados com várias obediências maçônicas internacionais, como Argentina, Armênia, Bolívia, Chile, China, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Israel, Paraguai, México e Colômbia. No Brasil sempre zela pela harmonia e fraternidade com as grandes lojas maçônicas que compõem a CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, e também com os grandes orientes estaduais ligados ao Grande Oriente do Brasil.

Hoje, passados 36 anos da data de sua fundação, todos somos testemunhas de que a semente foi plantada em terra fértil, vicejou e se tornou uma grande árvore frondosa que abriga, sobre sua copa, os maçons do estado de São Paulo. Por fim, irmanados num só ideal, os obreiros dedicados à construção de nosso templo interior fazem do Grande Oriente Paulista uma instituição maçônica sólida, que cresce a passos largos com qualidade, ética e independência, sempre alicerçada na tríade: liberdade, igualdade e fraternidade. Meu muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns pela jovem e bela história. Passo a palavra ao Sr. Gilberto Lima da Silva, presidente da Confederação Maçônica do Brasil - Comab.

 

O SR. GILBERTO LIMA DA SILVA - Cumprimento todas as autoridades presentes através da nominação já efetuada pelo cerimonial. Me permitam fazer um registro especial ao deputado Itamar, nosso irmão que nos dá o prazer de presidir esta sessão comemorativa, em nome de quem cumprimento todas as autoridades civis e públicas aqui presentes. Me permitam também, através do nosso irmão Rudy Barbosa, da Confederação Maçônica Interamericana, estender meus cumprimentos a todas as autoridades maçônicas aqui presentes. Através do sereníssimo irmão Pascoal Marracini, cumprimentar a todos os irmãos que nos prestigiam nesta data.

Gostaria ainda de cumprimentar o braço social da maçonaria através da Ordem DeMolay, das Meninas do Arco Íris, das Filhas de e dos nobres Shriners, instituição que tenho honra de fazer parte, esses que integram o braço social da maçonaria, deputado. Minhas senhoras e meus senhores, hoje, ao completarmos 36 anos de fundação do Grande Oriente Paulista, uma das principais estrelas que compõem a constelação da Confederação Maçônica do Brasil, ainda temos na mente que há três dias essa confederação completou 44 anos de existência. Existência essa que conta com o braço forte do Grande Oriente Paulista nos últimos 36 anos.

Ainda há pouco os oradores que me antecederam fizeram menções à necessidade do engajamento da sociedade brasileira nas questões políticas, no sentido de decisões. Eu queria compartilhar com esta seleta Assembleia que os gregos antigos utilizavam duas palavras para definir as pessoas com relação a sua participação na vida pública - as pessoas que se interessavam pelo bem comum, que se interessavam em promover mudanças que favorecessem a todos. Os gregos antigos chamavam de políticos. Agora por incrível que pareça, haviam aquelas pessoas que afirmavam: “não me interesso por política”, e pouco se interessava em se envolver nas decisões que pudessem mudar o modo de ver das pessoas, que os gregos antigos chamavam de idiotas.

Evidentemente que hoje o contexto dessas duas palavras pode variar um pouco, aqui e ali, mas não temos dúvida de que a maçonaria brasileira, hoje mais do que nunca, precisa reassumir o seu papel de protagonismo, ajudando as autoridades constituídas a encontrar soluções para este País que passa por momentos tão difíceis. Entre este e o próximo ano, os mais de 150 mil maçons que integram a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB, e a Confederação Maçônica do Brasil - Comab, a quem tenho a honra de representar, se debruçarão em discussões que podem representar propostas que venham a contribuir para que possamos sair das dificuldades que hoje enfrentamos.

Pretendemos empreender uma grande campanha de conscientização aos eleitores para que na próxima eleição de 2018 o povo brasileiro possa varrer da vida pública aqueles que, tendo tido a oportunidade de representar esse povo, não honraram com esse compromisso. Nossa meta é varrermos da vida pública aqueles que tenham envolvimento com a corrupção. Mas pretendemos fazer mais, presidente. Pretendemos discutir um novo modelo de política, uma reforma política profunda que possa realmente representar os anseios do povo. Faço essas declarações, meus irmãos, cunhadas e sobrinhos, para demonstrar-lhes que a Confederação Maçônica do Brasil, e no estado de São Paulo através do Grande Oriente Paulista, não descansará enquanto não ver a pátria brasileira nos trilhos que todos desejamos.

Meu irmão Marracini, em nome da Confederação Maçônica do Brasil e de todos os 22 grão-mestres que a compõem, quero trazer nosso abraço, a nossa fraternidade por este momento de júbilo e confraternização. Também quero, meu nobre deputado, me congratular com V. Exa. pela iniciativa de abrir as portas da Casa do povo para que a maçonaria possa comparecer e comemorar um de seus momentos mais belos, de forma que ficamos muito felizes com sua iniciativa.

Para finalizar e registrar nossa participação enquanto Confederação Maçônica, me permitam todo povo maçônico do Grande Oriente Paulista, deixar com nosso grão-mestre uma placa que registra esse momento da nossa passagem, que diz: “A Confederação Maçônica do Brasil - Comab se irmana ao Grande Oriente Paulista - GOP e o congratula pelo êxito alcançado durante as comemorações pela passagem do seu 36º aniversário de fundação. 1981-2017, São Paulo, sete de agosto de 2017”. Assina este humilde irmão que vos fala, como presidente da Confederação Maçônica do Brasil.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns e obrigado ao presidente da Confederação Maçônica do Brasil, irmão e sereníssimo grão-mestre Gilberto Lima da Silva. Agora passo a palavra ao diretor-geral da Confederação Maçônica Internacional, Rudy Barbosa Levy.

 

O SR. RUDY BARBOSA LEVY - (Pronunciamento em língua estrangeira).

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Nós é que agradecemos pelas palavras do diretor-geral da Confederação Maçônica Internacional, Rudy Barbosa Levy. Com vocês, a banda Big Band Sênior, com a música “Zimbo Samba”, de autoria do músico Adylson Godoy, aqui presente esta noite.

 

* * *

 

- É executada a música.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURO CALÓ - Salientando a todos que a autoria desta música do Adylson Godoy é o nosso tecladista de hoje, que compôs a “Zimbo Trio 40° graus”. Nesta noite tão especial em que comemoramos o 36º Aniversário do Grande Oriente Paulista, temos a honra em anunciar os ganhadores do 1º Prêmio de Literatura Maçônica Adair Peres de Carvalho. Convido nosso sereníssimo grão-mestre adjunto Fernando Fernandes, para explicar o prêmio e quem foi Adair Peres de Carvalho, nosso querido irmão.

 

O SR. FERNANDO FERNANDES - Boa noite a todos. Meus queridos irmãos, Exmo. Deputado, o Prêmio Adair Peres de Carvalho, hoje em sua primeira edição, foi instituído pelo grão-mestrado do Grande Oriente Paulista com o explícito propósito e objetivo de reconhecer os melhores trabalhos apresentados nas lojas, por nossos irmãos. Divulgar essa produção entre os maçons do Grande Oriente Paulista, e incentivar a renovação dos temas pesquisados e a ampliação da diversidade da abordagem e da visão de maçonaria presentes nessa produção. Promover um salto de qualidade na formação e produção do conjunto de maçons do Grande Oriente Paulista.

Esse Prêmio Adair Peres de Carvalho foi dividido em três grupos, de acordo com os graus: aprendiz, companheiro e mestre. A premiação para cada categoria, aplicada também em três categorias: filosofia ou simbologia maçônica; história da maçonaria; e temas gerais trabalhados por nossos irmãos em suas oficinas e lojas. Antes de chamarmos os vencedores em colaboração com nosso grande secretário e irmão Renato Diniz, grande secretário de Educação e também presidente da comissão julgadora, gostaríamos de apresentar uma sinopse, um breve histórico sobre Adair Peres de Carvalho.

Filho de Antônio Franco de Carvalho e de dona Idalina Maria, nasceu em Goiás, na cidade de Serranópolis, nos idos de 23 de setembro de 1928. Casado com dona Magali, com quem teve três filhos, bacharelou-se em Direito e exerceu os mais importantes cargos em sua vida social e profissional, tendo se destacado como membro ativo da OAB-SP. Sua contribuição à maçonaria foi relevante, iniciada em 1951 nas grandes lojas do estado de Minas Gerais, na oriente de Uberlândia. Mudando-se para São Paulo, teve uma participação constante e efetiva na história do Grande Oriente Paulista.

Eu poderia citar várias folhas, mas foi um venerável mestre de várias lojas, fundador de outras tantas oficinas, um dos deputados da nossa poderosa Assembleia Legislativa do Grande Oriente Paulista, um dos mais ativos e mais longevos, assumindo inclusive o cargo de presidente da mesma. Foi um grande procurador-geral da Justiça Maçônica, cargo que renunciou em 2005 para ser novamente um venerável mestre e deputado pela loja São Paulo de Piratininga, uma loja que também participou de sua fundação. Na maçonaria filosófica exerceu os mais diversos cargos, tendo exercido até o final de sua vida a função de membro afetivo do supremo conselho.

Eu poderia destacar uma infinidade de coisas, mas o irmão Adair Peres de Carvalho foi, além de tudo, um grande maçom, um grande amigo e valoroso exemplo para todos nós. Nada mais justo do que nos relembrarmos dessa alta qualidade, concedendo ao prêmio o nome de Adair Peres de Carvalho.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURO CALÓ - Neste momento em que faremos a divulgação dos vencedores, convido nosso grande secretário de Cultura, Renato Diniz, para que faça a chamada dos vencedores.

 

O SR. RENATO DINIZ - Agradecendo a participação dos irmãos que trabalharam conosco na comissão julgadora, passamos a fazer a entrega dos prêmios.

Inicialmente, na categoria Filosofia e/ou Simbologia Maçônica, no grau aprendiz maçom, foi vencedor o trabalho “Apenas um ponto preto sobre um papel branco”, de autoria do irmão Elson Luís de Oliveira Streb, augusta e respeitável loja simbólica Cavaleiros da Luz, Oriente de Campinas, São Paulo. No grau de mestre maçom, com o trabalho “Abertura do Livro da Lei no Grau 3”, de autoria do irmão Maurilio Antonio Corrêa Humberto, da augusta e respeitável loja simbólica Marrey Junior, da Oriente de Porto Ferreira, São Paulo.

Na categoria História da Maçonaria, no grau de aprendiz maçom, o trabalho “A legislação tradicional maçônica em perspectiva histórica”, de autoria do irmão Rodrigo Medina Zagni, da augusta e respeitável loja simbólica Terceiro Milênio, Oriente de São Paulo, capital. No grau de companheiro maçom, o trabalho “Patrono”, de autoria do irmão Gustavo Cardoso Boca, da augusta e respeitável loja simbólica Fraternidade e Carinho, do Oriente de Colina. No grau de mestre maçom, ainda na categoria História da Maçonaria, o trabalho “Os cavaleiros templários”, de autoria do irmão José de Almeida Júnior, da augusta e respeitável loja simbólica Trabalho com Fraternidade, Oriente de São Carlos, São Paulo.

Na categoria Temas Gerais Trabalhados por Maçons nas Lojas, no grau de aprendiz maçom, o trabalho “Que verbo sou eu”, de autoria de Ronaldo Zanata Pazim, da augusta e respeitável loja simbólica Cavaleiros de São José, Oriente de Cerquilho. No grau de companheiro maçom, o “O livro de Amós e sua contemporaneidade maçônica”, de autoria do irmão Fabrício Ferreira, da augusta e respeitável loja simbólica Cavaleiros da Luz, do Oriente de Campinas, São Paulo. Também na categoria de mestre maçom, o trabalho “Exaltação”, de autoria dos irmãos Fabrício Osti de Melo e José Tereziano Barros Neto, que infelizmente não puderam estar presentes.

E na categoria Filosofia e/ou Simbologia Maçônica, no grau de companheiro maçom o trabalho “O Companheiro Maçom perante a Humanidade”, de autoria do irmão Roberto Sarti Cortes, da augusta e respeitável loja simbólica Acadêmica Terra do Sol, do Oriente de Araraquara, que infelizmente também não está presente entre nós hoje. Muito obrigado meus irmãos e todos os presentes.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos prêmios.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MAURO CALÓ - O Grande Oriente Paulista saúda a todos que mandaram seus trabalhos para que pudessem engrandecer sobremaneira, esta premiação. Convido a todos para que no próximo ano contribuam mandando seus trabalhos e publicações para que possam engrandecer a literatura maçônica. Neste momento vamos recompor a Mesa, para que possa ser dado prosseguimento a nossa sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Primeiramente parabenizo todos os irmãos premiados do 1º Prêmio de Literatura Adair Peres de Carvalho. Com certeza é alegria de todos nós. Agora passo a palavra ao sereníssimo grão-mestre Pascoal Marracini.

 

O SR. PASCOAL MARRACINI - Excelentíssimo Sr. Deputado Itamar Borges, nosso querido deputado estadual do qual saúdo todos os componentes desta Mesa, que estão presentes nesta solenidade. Os obreiros do Grande Oriente Paulista se sentem muito honrados em comemorar nessa noite, seus 36 anos de fundação. Além de ser uma noite de comemoração, é também uma noite de agradecimento.

Inicialmente, agradecemos o deputado estadual Itamar Borges, que por sua iniciativa abre para o Grande Oriente Paulista a Casa do Legislativo do Estado de São Paulo para sediar esta festa. Nossos sinceros agradecimentos. E do deputado Itamar Borges, já conversava com ele no início da sessão, uma aproximação muito grande porque hoje ele preside a Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do estado de São Paulo. Essa noite também passou a abraçar o Grande Oriente Paulista. Nosso muito obrigado.

Agradecer os irmãos que em 1981, através de 58 lojas fundaram a nossa potência maçônica. Caçula entre os três grandes orientes que compõem a maçonaria no estado de São Paulo. A coragem e esperança desses valorosos irmãos foram o ponto de partida para que hoje, com 300 lojas e quase nove mil irmãos, continuemos a praticar a liberdade de expressão, a igualdade entre as potências maçônicas e a fraternidade entre os irmãos da maçonaria paulista e brasileira, e a sociedade em geral, cientes de que a gloriosa história dessa entidade é resultado de uma construção permanente e ininterrupta, de todos aqueles que acreditam que a força do conjunto é mais do que a soma de interesses individuais.

Aqui nossos agradecimentos aos sereníssimos grão-mestres aqui nomeados quando da história do Grande Oriente Paulista, que não mediram esforços para que essa união continue fortalecendo. Não podemos deixar de agradecer a Confederação Maçônica do Brasil - Comab na pessoa de seu presidente e irmão, Gilberto Lima da Silva, uma entidade na qual o Grande Oriente Paulista tem orgulho de fazer parte. E a Confederação Maçônica Interamericana - CMI, cujo secretário-executivo, irmão Rudy Barbosa Levy, aqui se faz presente também. O ingresso do Grande Oriente Paulista junto a CMI é uma das marcas de sua trajetória nesses 36 anos após luta de um dos seus grão-mestres, José Maria Dias Neto, com apoio do Past Master da grande loja do Rio Grande do Sul, Rui Estraglioto.

Junto com os agradecimentos não podemos deixar de parabenizar os ganhadores do Troféu Adair Peres de Carvalho, um prêmio instituído neste ano e que será inserido no calendário do Grande Oriente Paulista. Desta forma que vamos trabalhando por um GOP rumo ao futuro. Agradecer os irmãos que foram premiados e aos demais irmãos, pelos trabalhos apresentados e seus excelentes conteúdos. Gostaria de informar aos irmãos que foram quase 190 trabalhos encaminhados.

Finalmente agradecer os obreiros do Grande Oriente Paulista por continuarem acreditando que é possível fazer uma maçonaria limpa e pura. A grandeza do Grande Oriente Paulista nunca será um fato consumado. Ela é a construção permanente de todos nós, por isso para nós obreiros não há vento ruim, porque juntos sempre podemos ajustar nossas velas e colocar o barco para navegar rumo ao fortalecimento de nossa entidade para representar e defender a maçonaria brasileira. Parabéns meus irmãos e Grande Oriente Paulista.

Em nome do Grande Oriente Paulista, e todos os obreiros que aqui se fazem presentes, gostaria de passar às mãos do nosso nobre deputado uma pequena e singela lembrança do Grande Oriente Paulista.

 

O SR. - Grande Oriente Paulista, agradecimentos. Ao deputado estadual Itamar Borges pela sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo à alusiva celebração do aniversário de 36 anos do Grande Oriente Paulista. Que o grande arquiteto do universo o abençoe e ilumine hoje e sempre. São Paulo, sete de agosto de 2017, assinado pelo grão mestrado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado a todos os irmãos, cunhadas, sobrinhos do DeMolay, Arco Íris, Filhas de aqui presentes. Antes de finalizarmos, a Big Band Sênior tocará a música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

 

* * *

 

- É executada a música.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Mais uma vez agradecemos a esse brinde musical da noite, oferecido pela Big Band Sênior. Uma salva de palmas a nossa banda.

Em nome da Assembleia Legislativa de São Paulo, quero agradecer a cada um e cada uma dos senhores e senhoras. Foi muito importante para esta Casa sediar e prestar esta homenagem esta noite, para o Grande Oriente Paulista, aqui representado por nosso sereníssimo grão-mestre e cada um dos senhores e senhoras. Parabéns, que esse seja apenas um de tantos outros momentos que já foram vividos e serão vividos e vivenciados por todos nós. O Grande Oriente Paulista honra e orgulha os irmãos e a todo o povo paulista. Parabéns.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridades, a minha equipe, ao sereníssimo grão-mestre Pascoal, ao Mauro Caló, e todos os irmãos do Grande Oriente Paulista, aos funcionários do serviço de Som, da Taquigrafia, do serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças, colaboraram para o êxito dessa solenidade.

Reafirmo e informo novamente que esta sessão solene, além de ter sido transmitida ao vivo, será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, 12 de agosto, às 23 horas e 20 minutos pela NET - canal sete; TV Vivo - canal nove; e pela TV Digital - canal 61.2.

Em nome do sereníssimo grão-mestre Pascoal Marracini, convidamos a todos para o coquetel que será servido no hall monumental.

Boa noite a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 50 minutos.

 

* * *