http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE AGOSTO DE 2017

041ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE de outorgar o colar de honra ao mérito legislativo do estado de São Paulo ao senhor José Camargo

 

Presidentes: CAUÊ MACRIS e FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, por solicitação dos deputados Márcio Camargo e Fernando Capez, para "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Senhor José Camargo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tece elogios ao homenageado da solenidade, Sr. José Camargo.

 

4 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência. Agradece ao presidente Cauê Macris pela abertura desta sessão, cuja importância enaltece. Cumprimenta autoridades presentes. Anuncia a execução de áudio gravado pelo prefeito João Doria, em homenagem ao Sr. José Camargo.

 

5 - ESTEVAM GALVÃO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Elogia a atuação política do deputado Márcio Camargo. Enaltece as qualidades pessoais e profissionais de José Camargo, que destaca ser merecedor desta homenagem.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação musical do tenor Jorge Durian, com a canção "Nessun Dorma".

 

7 - RODRIGO GARCIA

Secretário de Estado de Habitação, representando o governador Geraldo Alckmin, saúda os presentes. Considera que a homenagem é um justo reconhecimento da carreira de José Camargo. Elogia as características políticas e pessoais do homenageado.

 

8 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, tece comentários sobre sua amizade com José Camargo. Exalta as características positivas de sua personalidade.

 

9 - ROGÉRIO FRANCO

Prefeito de Cotia, elogia o dinamismo na atuação profissional de José Camargo. Cita algumas de suas contribuições políticas para a sociedade, motivo pelo qual o considera merecedor da homenagem. Saúda as autoridades presentes.

10 - MÁRCIO CAMARGO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Menciona que seu tio, José Camargo, fora um exemplo para sua vida política. Faz leitura da biografia do homenageado. Manifesta-se orgulhoso por seu tio, a quem agradece pelos ensinamentos transmitidos a ele e seus familiares.

 

11 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Presta homenagem, com entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, ao Sr. José Camargo.

 

12 - JOSÉ CAMARGO

Ex-deputado federal, manifesta-se grato pela homenagem recebida. Considera-se privilegiado por ter representado a população do estado de São Paulo no Congresso Nacional por 20 anos consecutivos. Cita algumas comendas recebidas em sua carreira política. Acrescenta que a homenagem de hoje teve importância especial por ser de caráter pessoal. Agradece a presença de todos.

 

13 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a apresentação musical do tenor Jorge Durian. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Senhor José Camargo. Convidamos para compor a Mesa o deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo; o deputado estadual Márcio Camargo, corregedor da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo; o homenageado, José Camargo; o secretário de Estado e de Habitação, Rodrigo Garcia, neste ato, representando o governador Geraldo Alckmin; o secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, Jorge Damião de Almeida, representando o prefeito João Dória; e o prefeito de Cotia, Rogério Franco. Com a palavra, o deputado Cauê Macris, presidente da Alesp.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Gostaria, antes de dar continuidade aos nossos trabalhos, de poder cumprimentar as autoridades aqui presentes, iniciando pelo deputado estado Márcio Camargo, ao nosso segundo secretário da Casa, deputado Estevam Galvão. Também cumprimentar nosso sempre presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez, também proponente desta importante homenagem. Cumprimentar nosso amigo, José Camargo, uma pessoa queridíssima de todos nós. Cumprimentar, representando o governador Geraldo Alckmin, o secretário Rodrigo Garcia. Cumprimentar, representando o prefeito João Dória, o nosso secretário municipal de Esportes, Jorge Damião.

Chegando agora também, eu vejo o deputado Gilmaci, participando aqui, e neste ato também, José Camargo, estamos recebendo uma visita ilustre, o presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, o deputado Junior Mochi, a quem eu peço uma salva de palmas. Por favor, coloque-se em pé, Junior. Também prestigiando, aqui, nosso querido Zé Camargo. Sras. Deputadas, Srs. Deputados, meus senhores, esta sessão solene foi convocada por mim, presidente desta Casa, atendendo ao pedido dos deputados Márcio Camargo e Fernando Capez, com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do nosso Estado de São Paulo ao Sr. José Camargo. Gostaria de convidar a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro, executado pela Camerata do corpo musical da Polícia Militar do estado de São Paulo, sob a regência do maestro terceiro-sargento da PM, Gleidson Azevedo, a quem, de antemão, eu agradeço, por sempre participar de nossas homenagens, aqui no nosso Legislativo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Esta Presidência agradece a Camerata da Polícia Militar do nosso Estado de São Paulo. Gostaria de comunicar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida, ao vivo, pela TV Web e será transmitida pela nossa TV Assembleia no sábado, dia 19, às 21 horas, pelo canal NET digital número 7, e pelo canal 62.2, da nossa TV Digital.

Gostaria, neste momento, antes de passar a Presidência a um dos autores desta homenagem, ao deputado Fernando Capez, até porque temos de costume, sempre o presidente da Casa faz a abertura das sessões solenes em homenagem e depois passa ao deputado que foi autor desta sessão, mas eu não poderia, José Camargo, deixar de dizer da alegria que nosso Legislativo do Estado de São Paulo tem em recebê-lo no dia de hoje, e prestar esta justa homenagem. O Senhor já foi, e já teve a oportunidade de ocupar um mandato na vida pública. Fez por merecer este mandato. Atuou dignamente, representando a população e o povo, conseguiu construir o maior grupo de comunicação de radiodifusão de nosso estado de São Paulo, e por que não dizer, não só um dos maiores do nosso estado, mas do nosso País.

É pai, uma pessoa carinhosa com os amigos, sempre bem relacionada, trazendo alegria aos lugares que está. Não podíamos deixar de recebê-lo, neste dia de hoje, e ter o orgulho de poder oferecer a maior honraria que o estado de São Paulo e nosso Legislativo paulista podem oferecer a uma pessoa, que é o Colar do Mérito Legislativo.

Então, eu quero cumprimentar aqui, neste ato, os deputados Márcio Camargo, Fernando Capez, pela escolha acertada que fizeram de reconhecer o trabalho que tem sido feito ao longo de sua vida pelo Zé Camargo, e quero deixar esta homenagem em nome de nosso Legislativo paulista, de agradecimento por tudo o que o Sr. representa a cada um de nós e ao povo paulista. Então, parabéns, Zé Camargo.

Eu gostaria, neste ato, de passar a Presidência de nossos trabalhos ao nosso sempre presidente, deputado Fernando Capez, que conduzirá os trabalhos daqui em diante. Muito obrigado, um ótimo dia, e parabéns, mais uma vez, ao nosso Zé Camargo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bom dia. Eu queria, em primeiro lugar, fazer um agradecimento especial ao presidente desta Casa, deputado Cauê Macris.

Embora seja costume que o presidente efetivo da Casa abra as sessões solenes, isso raramente é possível, dado o enorme número de compromissos que acabam acarretando o exercício desta função de Chefe do Poder Legislativo. De maneira que, embora em tese, seja costume, na prática, muito raramente o presidente da Assembleia abre uma sessão. Ele deixa esta primazia para oportunidades raras em que a Assembleia esteja realmente cercada de gala e de honra, e é por essa razão que a segunda mais alta autoridade do estado para cá se dirigiu, porque hoje não se realiza uma sessão qualquer, hoje não é uma sessão comum, nem mesmo é uma sessão solene como tantas sessões solenes que são realizadas nesse Plenário Juscelino Kubitschek, hoje é uma sessão solene especial.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo, criado pela unanimidade dos deputados na minha gestão como presidente, vem reconhecer e premiar poucas pessoas que, com seu exemplo de vida, com suas realizações, fizeram jus a esta comenda. A Assembleia, em que pese o ambiente político que a cerca, é bastante econômica na concessão deste colar. E é um enorme requisito, muitos percalços a serem preenchidos para que se possam outorgar.

E é por isso que o presidente da Assembleia Legislativa e as autoridades aqui comparecem, porque hoje está sendo outorgado o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao nosso José Camargo. Além do nosso presidente Cauê Macris, querido Rodrigo Garcia, que foi presidente desta Casa também, já faz tempo, bem mais velho do que eu, ocupou a Presidência antes. Brincadeira. Secretário de estado, deputado federal, e aqui representa o nosso governador Geraldo Alckmin, uma presença honrosa. Muito obrigado pelo seu comparecimento. Vossa Excelência é um dos políticos mais importantes do nosso País, hoje.

Aqui também o nosso secretário municipal de Esportes, Jorge Damião, representando nosso querido prefeito João Dória, seu amigo, seu fã, gravou um vídeo. Logo mais nos agradecimentos, iremos exibir esse vídeo parabenizando-o, sem dúvida alguma. João Dória é um dos maiores políticos desse nosso País. Está aqui presente, vai ter a palavra, deputado Estevam Galvão, experiente deputado, líder do Democratas, também aqui nos honrando com sua presença. Já terá a palavra, excelência.

Marcelo Belleza, vice-presidente de relações institucionais do Sindi Clube. Vivaldo Filho, representando o deputado estadual Marco Vignoli. Paulo César Mário Movizzo, presidente do Sindi Clube. Gilberto Nascimento Júnior, vereador por São Paulo. Cadê o nosso querido vereador? Está aqui presente.

Edna Macedo, nossa sempre deputada, representando o vereador André Santos, aqui por São Paulo. Edmilson Bezerra, representando o vereador De Paula, de Osasco. Maria Teresa Camargo, esposa do nosso deputado Márcio Camargo. Tenente Michele, representando o almirante Guerreiro, comandante do Oitavo Distrito Naval. Udine Verardi, representando o deputado unodecacampeão com 11 mandatos Legislativos, Antônio Salim Curiati, o único deputado estadual a receber o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, por unanimidade de todos os deputados. Paulo Marrom, vereador de Mairinque. Grande doutor Ulysses Gonçalves Júnior, meu colega de São Luís, um dos mais importantes juízes de São Paulo, vice-corregedor do Departamento de Execuções Criminais de São Paulo, aliando competência à coragem, um belo trabalho. Nosso prefeito de Cotia, Rogério Franco, está aqui. Gostaria que V. Exa. se levantasse e fosse saudado com uma salva de palmas. É o prefeito da cidade adotada pelo nosso querido Zé Camargo.

E, gostaria de chamá-lo para fazer parte desta Mesa, por favor, que nos honre com a sua presença. Quero também enaltecer aqui a presença dos filhos do nosso querido Zé Camargo, José Ernesto Freitas de Camargo, se pudessem ir se levantando, por gentileza. José Camargo Júnior, João Carlos Camargo, Denise Camargo e Renata Camargo, em nome de quem eu cumprimento todos os demais familiares presentes, uma salva de palmas aos amados filhos. Fazemos esta sessão solene um dia após o dia dos pais.

Também quero aqui fazer o agradecimento a este deputado, Márcio Camargo. Márcio, no seu primeiro mandato, já conquistou a todos nós, é um deputado laborioso, sempre presente, amigo dos amigos, companheiro leal, sempre pronto a estender a mão e a dirigir uma palavra agradável. Sem dúvida alguma faz jus à tradição política desta família. Márcio, se tem orgulho de após mais de 20 anos de carreira no Ministério Público ter me licenciado para ir ao Parlamento estadual, é que na Assembleia Legislativa temos deputados como V. Exa.. Parabéns e foi uma honra ter, junto com V. Exa., feito esta justa homenagem.

Um pouco mais de paciência, porque são muitas as pessoas que gostam do Zé Camargo. Então, encaminhando aqui o reitor da Universidade de São Paulo, doutor Marco Antônio Zago, felicita pela homenagem. Nosso querido deputado, importante deputado desta Casa, João Caramez; vereador Claudinho de Souza; o delegado diretor de Polícia do Deinter-7, José Aparecido Sanches Severo; vereador Elizeu Gabriel, nosso secretário de Estado e deputado federal Floriano Pesaro; deputado estadual Cássio Navarro; vereador Cláudio Fonseca; secretária-Chefe da Casa Militar do Palácio do Governo, coronel Helena dos Santos Reis; presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região, também parabenizando o nosso querido José Camargo. Também o nosso deputado, coronel Telhada, encaminhando a sua homenagem.

Temos já o vídeo pronto para exibir? Então vamos, por favor, ouvir a mensagem que o prefeito João Dória Júnior encaminha ao nosso Zé Camargo.

 

* * *

 

- É reproduzido áudio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Convido a assumir o parlatório, a tribuna dos deputados, para falar em nome dos 94 deputados desta Casa, nosso querido deputado, sua santidade, Estevam Galvão. Tenha a palavra. Aqui me lembra que o Rodrigo Garcia foi colega do Zé Camargo em Brasília. Por favor. Não quer falar da tribuna? É melhor.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Quero cumprimentar carinhosamente nosso presidente deste ato, Fernando Capez. Cumprimentar o secretário Rodrigo Garcia, representando nosso governador Geraldo Alckmin. Cumprimentar Jorge Damião, que é secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, que está representando, neste momento, nosso prefeito João Dória, que já mostrou aí o seu carinho pelo nosso homenageado desta noite. Cumprimentar o Márcio Camargo, deputado de primeiro mandato, mas tem demonstrado competência, desenvoltura no trabalho, tanto que já foi indicado e eleito corregedor desta Casa.

Eu deixei propositadamente, por último, meu grande e ilustre amigo, amigo de coração, que é o Zé Camargo. Devo dizer, Zé, que quando eu recebi o convite e a insistência do Capez, do Márcio, para estar aqui nesta manhã, eu disse, “Olha, seria desnecessário qualquer tipo de insistência, eu não deixaria, em nenhuma hipótese, de estar em um momento, que eu entendo, bastante solene, porque quem está sendo homenageado é uma pessoa muito carinhosa.

Tem uma infinidade de boas qualidades, o Zé Camargo. Na área política e também no seu trabalho como comunicador, mas muito mais do que isso, Zé Camargo sempre foi um grande amigo. E muito leal, muito competente. Eu tive o prazer de ser deputado federal junto com Zé Camargo, lá atrás, de 83 a 86. Na época, eu não sei se hoje ainda existe a figura, , Rodrigo, você que é deputado federal, do coordenador da bancada paulista. Eu, na época, era o coordenador da bancada paulista, mas o deputado de grande destaque e de grande prestígio era o deputado Zé Camargo, tanto que ele, não eu como coordenador, mas ele que viajava por esse mundo afora com o presidente da República, sempre a serviço do nosso País.

Mas, mesmo distante, Zé Camargo nunca deixou de corresponder a uma reunião convocada pelo coordenador e, sempre, nas grandes decisões, nos momentos de grande equilíbrio e serenidade, eu sempre me consultava com o deputado José Camargo. Bem por isso, estamos assistindo, nesta manhã, em uma segunda-feira, às 10 horas, uma reunião tão prestigiada como esta.

Os familiares do Zé Camargo, os filhos, a filha, a esposa, temos aqui o presidente de uma Assembleia, de Mato Grosso do Sul, nós temos aqui prefeito de Cotia, temos aqui um bom número de deputados. Zé Camargo, eu vou dizer hoje, V. Exa., porque para mim, você será sempre o nosso grande legislador, nosso grande deputado. Todos os presentes estão de parabéns, principalmente os familiares, mas esta homenagem é muito justa, estou sentido aqui a falta do Mário Camargo, você brigou com o Mário, Zé? O que aconteceu com o Mário? O Zé Camargo era um grande amigo meu, e o Mário Camargo vivia grudado em mim, estávamos sempre juntos, fui até na casa do Mário Camargo, por muitas vezes. Zé, parabéns, você está de parabéns pela homenagem, que é muito justa mesmo, mas de parabéns está o Márcio e o Capez, pela iniciativa deste momento que estamos vivendo agora. Eu digo a você, Zé, eu tinha compromisso, não teria nem condição de estar aqui, porque eu tinha uma viagem para o Vale, e tenho o aniversário do Bom Prato, que o Rodrigo Garcia também autorizou em Suzano, e vocês entendem que o Bom Prato para o povo menos favorecido é muito importante, mas Zé, eu estou aqui, como estaria em qualquer outro lugar onde você, ou V. Exa., estivesse sendo homenageado. Parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Anuncio ainda a presença do secretário municipal de Transportes e Trânsito de Cotia. Mário Camargo chegando, por favor, Mário. Eu ia dizer, Zé Camargo, Estevam, que na Assembleia Legislativa, as leis são cumpridas, e a lei de Murphy também, o carro quebrou a caminho, do nosso querido Mário Camargo, mas ele conseguiu chegar. Então, secretário municipal de Transportes e Trânsito de Cotia, Joaquim Brechó, secretário municipal de Desenvolvimento de Cotia, José Roberto Baraúna, também presente. Prefeito regional da Penha, Jurandir Junqueira, e está chegando também o deputado federal Gilberto Nascimento. Neste momento, vamos assistir a uma apresentação do nosso tenor internacional, Jorge Durian, com a canção Nessun Dorma, que seria impossível mesmo nesta sessão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. JORGE DURIAN - Agradeço à família e à Rádio Alfa, que sempre estiveram comigo em todos os momentos dos meus shows, meus concertos, obrigado. Obrigado, Zé Camargo.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Aguenta que tem mais, mais uma apresentação ainda. Gostaria, neste momento, retornando ao rito solene, solicitar ao deputado federal e secretário de Habitação, Rodrigo Garcia, que dirigisse a sua homenagem ao nosso José Camargo.

 

O SR. RODRIGO GARCIA - Muito bom dia. Bom dia, pessoal. Agradecer aqui o nosso Fernando Capez, presidente desta sessão solene, cumprimentar ele e o Márcio Camargo pela homenagem que fazem, hoje, ao nosso querido amigo, José Camargo. Saudar o Damião, que representa o prefeito João Dória. Saudar o Rogério Franco, nosso prefeito de Cotia, aos familiares, filhos e filhas, netos, amigos que se somam, nesta manhã, à Assembleia Legislativa, para homenagear nosso querido amigo José Camargo.

É muito bom quando podemos realizar este tipo de homenagem, realizar a história, a contribuição de homens e mulheres e, neste momento, fazendo isso ao nosso querido amigo José Camargo, que durante anos e anos representou o nosso estado de São Paulo em Brasília, e além de deputado federal, como empresário, como empreendedor, ajudou o Brasil a se desenvolver.

Viveu tantos momentos da história deste País, e ainda vive, e pelas suas características como um agregador, como conciliador, soube José, ao longo de sua vida, colecionar amigos, colecionar admiradores, e eu sou um deles, assim como nosso governador Geraldo Alckmin, que não pôde estar aqui presente, mas pediu que lhe transmitisse um abraço, e dizer a você que o seu exemplo de solidariedade, de amizade permanente, contagiou a todos aqueles que conviveram e convivem com você.

O Zé Camargo é uma das raras figuras que sabem ir para o embate sem ser rude, que sabe conciliar com a sua amabilidade os mais diferentes interesses que o rodearam durante a sua vida empresarial e também política. Por isso, nesta manhã, quando o seu sobrinho, o Márcio Camargo, quando Fernando Capez, dão esta homenagem a você, aprovada por toda a Assembleia Legislativa, nós não poderíamos deixar de estar aqui presentes, começando muito bem esta semana, homenageando um amigo e alguém que nós queremos muito bem. Portanto, estamos aqui, hoje, para lhe abraçar, Zé Camargo, para te cumprimentar por toda a história de contribuição ao nosso País, e para dizer que queremos estar ao seu lado durante muitos e muitos anos, recebendo seus conselhos, sua sabedoria, e principalmente sua forma agradável de conciliar as suas amizades e o seu trabalho. Portanto, um abraço ao Capez e ao Márcio, que fizeram com que toda a Assembleia aprovasse esta homenagem.

Nós, que pudemos estar aqui, tantos outros que não puderam, nesta manhã, estar presentes, estão, com certeza, em espírito, em coração, abraçando esse grande homem que é o Zé Camargo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Já o localizei aqui no plenário, e peço que dirija suas palavras em homenagem ao nosso Zé Camargo, meu querido amigo, deputado federal Gilberto Nascimento. Peço ao Cerimonial que aloque o nosso deputado federal junto à Mesa principal dos trabalhos.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Excelentíssimo presidente desta sessão, deputado Capez, meu querido irmão, Márcio Camargo, nosso prefeito de Cotia, meu querido Damião, que aqui representa o nosso grande prefeito João Dória, e o nosso secretário, que representa meu governador.

O que dizer em um momento como esse, de um homem que eu digo que tem pessoas que passam pela história, outras pessoas fazem a história, constroem a história. Tenho a felicidade de ser amigo de meu colega Zé Camargo desde 1980, quando nos conhecemos na minha primeira eleição. E o Zé, essa figura sempre brilhante, sempre feliz, que irradia alegria para todos nós. O Zé, como costumo dizer na relação de amigo, é um amigo, é uma pessoa que nos traz paz, que nos traz alegria, que tem muita experiência, e que por onde passou, deixou uma história.

Deixou uma história em Brasília, que todos, quando falam sobre o Zé Camargo, todos se referem, todos relembram a figura do Zé Camargo com muita alegria, sempre aquela pessoa conciliadora, aquele amigo de todas as pessoas que, na hora das dificuldades, sempre esteve ao lado, sempre presente. Essa é a sua característica, essa é a característica de alguém que gosta de gente, que gosta de pessoas, que gosta de ser humano, e exatamente por isso fez tantos mandatos na Câmara Federal.

Tem uma família organizada, uma família feliz, que está ao seu lado, aqui na figura dos filhos, do sobrinho, Márcio Camargo, aqui, na figura de tantos amigos que estão aqui. Portanto, meu irmão e amigo Zé Camargo, eu quero desejar a você, primeiro agradecer à Assembleia do meu estado, que aqui também me representa, por ter oferecido a você uma homenagem como esta, logicamente partindo de duas figuras desta Casa: uma, seu sobrinho, e outra, nosso querido amigo Capez. Que Deus te ilumine, Zé. Que Deus continue te abençoando.

O Zé é uma pessoa que onde a gente encontre - eu o encontrei há poucos dias, há uns 10 mil quilômetros daqui -, mas com a mesma alegria, com a mesma felicidade, com o mesmo abraço, o mesmo carinho. Portanto Zé, que Deus te abençoe, que Deus te ilumine, e quem sabe, no seu aniversário de centésimo ano, nós estaremos novamente com você lá na fazenda, te abraçando, e te desejando muito sucesso. Que Deus te ilumine. Parabéns, mais uma vez, à Assembleia, e sucesso a todos vocês. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bem, falou o Governo do Estado por meio de nosso querido secretário, Rodrigo Garcia. Falou a prefeitura da cidade de São Paulo, com a mensagem de áudio encaminhada pelo prefeito João Dória Júnior. Falou a Assembleia Legislativa, pelo deputado Estevam Galvão. Falou a Câmara dos deputados, pelo Gilberto Nascimento. Fala, agora, o prefeito da cidade que Zé Camargo adotou como sua. Rogério Franco, dirija suas palavras ao nosso querido e amado Zé Camargo.

 

O SR. ROGÉRIO FRANCO - Bom, muito bom dia a todos e a todas. Momento muito especial, um dia muito especial para o nosso País, para o estado de São Paulo, mas também para o nosso município, adotado pelo grande José Camargo.

Eu queria iniciar minhas palavras, dizer que, resumindo, resumir um pouco José Camargo como dinamismo. Muitas vezes, fico pensando, Rodrigo Garcia, com 89 anos estivemos lá prestigiando - que este ano fez 89 anos de idade, com todo esse dinamismo, muitos amigos, pessoas que sempre prestigiam, e à história do nosso País, que contribuiu muito, deputado José Camargo, para a história de nosso País. Projetos importantes, li uma parte do seu livro, também de história, mas também contribuiu para a comunicação, que também é fundamental para nosso País.

Queria cumprimentar, saudar os seus filhos, Neto, João Carlos, a Denise, a Renata, o Júnior, na pessoa aí dos filhos, cumprimentar as noras, sobrinhos, netos, a toda a família, nosso amigo Mário Camargo, grande Mário, também que representa sempre nos eventos a família. Cumprimentar aqui, vejo deputados que fizeram uso da palavra, vereadores de cidades, deputados estaduais, federais, enfim, toda a amizade que José Camargo tem, todos vocês que vêm aqui prestigiar. Saudar o presidente desta sessão de hoje, Fernando Capez, que foi presidente desta Casa. Parabéns, Capez. Sou presidente de seu fã-clube também, do seu dinamismo, da sua atuação legislativa.

Cumprimentar o Márcio Camargo, nosso deputado da nossa cidade, sobrinho do Zé Camargo. Queria dizer, Márcio, que sou mais um soldado do seu exército. Márcio, que sempre representa nossa cidade com muito comprometimento, levando projetos importantes, cobrando o Governo do Estado, buscando projetos e ações para melhorar não só a cidade de Cotia, mas toda aquela nossa região, como diz o Márcio, do eixo da Rodovia Raposo Tavares. Queria saudar aqui o deputado Gilberto Nascimento, que fez uso da palavra; o secretário de Estado, Rodrigo Garcia, muito meu amigo por muitos tempos, bastante projetos, tem ajudado a cidade. Muito obrigado por tudo que você faz, não só pela cidade de Cotia, mas pelo estado de São Paulo. Acredito que o Estado de São Paulo precisa de pessoas com seu comprometimento, com sua garra, com a sua vontade, e também com seu dinamismo, de implantar projetos na área habitacional. Tenho acompanhado, às vezes me canso, Rodrigo, só de acompanhar suas redes sociais, de tantos projetos que você vem desenvolvendo para o Governo do Estado.

Cumprimentar o Damião, que aqui representa o prefeito João Dória. Também o prefeito tem sido referência nacional. Leva um abraço ao prefeito João Dória. Enfim, queria deixar, por último, este grande amigo José Camargo. Não poderia, José Camargo, deixar de estar presente neste evento, onde os deputados estão proporcionando o Colar de Honra ao Mérito Legislativo. É a maior honraria que o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, podem proporcionar a uma celebridade, a uma pessoa, e realmente é uma pessoa que merece. José Camargo tem uma história política, uma história na comunicação, uma história de contribuições para nosso País, e me sinto muito honrado de poder participar desta história que marca o dia de hoje, que ficará nos Anais da história do nosso Estado, do nosso País. Meu muito obrigado, José Camargo, deputado Márcio, deputado Capez, por me darem a oportunidade de participar de um evento tão importante que está prestigiando uma figura ilustre, que muito contribuiu para o crescimento do nosso País.

Parabéns, José Camargo. Que Deus possa lhe abençoar e lhe dar mais muitos anos de vida, e que o Gilberto possa estar sempre comemorando como uma pessoa que nos ensina muito. Sus ensinamentos, muitas vezes conselheiros, às vezes nos momentos de dificuldade, eu ligo para o Zé Camargo, falando: “Zé, tem um tempinho no sítio, porque preciso de sua intervenção em algumas questões”.

E sempre o direcionamento dele é para o bem da população, no contexto geral. Que Deus te abençoe, parabéns e muito obrigado a todos e a todas.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Superada a fase prelibatória da sessão, já que se trata de uma sessão solene, com rito sacramental, passemos agora à sua fase central, eu diria, ao clímax da sessão, ao seu objeto, a razão pela qual ela foi convocada.

Vamos dar início às homenagens que culminarão com a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao nosso querido José Camargo. Para tanto, peço ao nosso querido colega, amado e sobrinho do homenageado, deputado Márcio Camargo, que ocupe a tribuna principal para ler a biografia do homenageado, uma vez que esta comenda é difícil de ser outorgada.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Bom dia a todos, bom dia pessoal. É um prazer muito grande recebê-los nesta Casa de Leis que estamos fazendo parte aqui com muito orgulho, com muito carinho, e tenho dito ao nosso presidente Fernando Capez, foi o primeiro presidente, quando tomamos posse aqui junto, votamos em quase unanimidade desta Casa em V. Exa., e disse que em quase 20, 30 anos, quando estiver contando esta história para o meu filho, nosso presidente da Casa vai ser lembrado como o grande Fernando Capez. Então obrigado, Fernando Capez, por ter contribuído também com este título aqui a esta homenagem ao nosso tio Zé Camargo.

Cumprimentar com muito caminho também o nosso atual presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris, um grande amigo, um grande parceiro dessa Casa, de todos os deputados. Cumprimentar também meu amigo, secretário estadual de Habitação e deputado federal, Rodrigo Garcia, um grande homem, um grande batalhador. Estivemos juntos na campanha eleitoral, foi deputado estadual com meu irmão, Carlão Camargo, um grande amigo aqui, e que também devo muitos ensinamentos. Rodrigo, te agradeço muito por estar representando o nosso governador Geraldo Alckmin aqui também. Cumprimentar o Jorge Damião, secretário municipal e mandar um grande abraço ao prefeito João Dória. Cumprimentar meu amigo Rogério Franco, prefeito de Cotia, um grande batalhador também, estivemos juntos na campanha eleitoral. Tudo que a gente tenta conseguir, Governo do Estado, a primeira cidade que é lembrada é a nossa querida cidade de Cotia, a gente tem uma parceria muito grande com nosso amigo, Rogério Franco.

Cumprimentar meu presidente estadual, deputado federal e amigo também, esse homem que a gente se espelha a cada dia, o Gilberto Nascimento, nosso deputado federal e nosso amigo. Cumprimentar meus colegas deputados estaduais, parceiros também, como Estevam Galvão, que falou agora pouco, que passou para dar um abraço no nosso tio hoje de manhã. O Barros Munhoz, que tem até uma passagem nos primeiros dias que cheguei a Casa, o Barros Munhoz veio falar comigo, falou, “Puxa, Márcio, eu fui secretário de Estado, deputado, ministro, conheci muitas pessoas importantes e inteligentes na vida, mas igual o seu tio Zé Camargo, eu não conheci ninguém”. E ele veio aqui hoje te dar um abraço, esse grande amigo Barros Munhoz, grande professor, deputado. Delegado Olim, passou para dar um abraço no nosso tio também. O Ramalho da Construção, todos tem histórias importantes com o nosso tio.

Cumprimentar com muito carinho a minha esposa, Maria Teresa, meu braço direito, que está sempre nos acompanhando aí; a minha irmã, Sonia, que veio prestigiar, que vi aqui; a Norma; o Alexandre, meu cunhado. Cumprimentar, com muito carinho também, ontem foi dia dos pais, infelizmente nosso pai já está morando com Deus faz 15 anos, mas eu tenho muitos pais aqui na Terra também. Um grande paizão, meu padrinho é o tio Mário Camargo também, que é braço direito do tio Zé Camargo, e meu braço direito, esquerdo, tudo, cumprimentar com muito carinho. Cumprimentar, com muito carinho, o vice-prefeito de Cotia, meu amigo Almir Rodrigues, meu amigo Sérgio Folha, secretário de Habitação de Cotia, pasta que ocupei com muito carinho também, cumprimentar o José Roberto Baraúna, secretário municipal de Desenvolvimento. Cumprimentar meu amigo, o prefeito regional da Penha, Jurandir Junqueira, estava aqui, grande prefeito, batalhador. Recebo todo dia o trabalho dele no WhatsApp. Parabéns, prefeito, pelo seu trabalho também e, da mesma forma, cumprimentar o Chiquinho 90, prefeito de Guaianazes, que ganhou o bairro mais lindo de São Paulo, das mãos de nosso querido amigo, Bruno Covas, vice-prefeito.

Cumprimentar o Joaquim Brechó, secretário municipal de Cotia; os meus primos, o Neneto e a Sandrinha, meus irmãos também, primos de sangue mesmo, quase irmão, João Carlos e a Aninha, cumprimentar a Renata e o Sérgio, a Denise, meu irmãozinho, o Júnior. Temos um ano só de diferença, convivemos juntos muito tempo aí, e ouvindo todos os ensinamentos do tio Camargo. Cumprimentar os netos, o Kim, já está experimentando a cadeira dele, que está escolhendo a cadeira, porque brevemente vai ser deputado estadual. Cumprimentar o Rafa, a Marcela, e a Camila, os netos do tio. Meu amigo Gilberto Nascimento Júnior, que também é vereador da Capital, grande homem, filho do Gilberto Nascimento.

O Paulo Marron, que é vereador de Mairinque, que tem esse terno maravilhoso, que a gente gosta muito. Fui eu que presenteei a gosto dele, meu grande amigo, Paulo Marron. Mandar um abraço, tio, do Carlão. O Carlão, nosso irmão, que se espelhou a vida inteira no nosso tio Camargo, não pôde chegar a tempo, está em viagem hoje, mas muitos parentes se espelharam no nosso tio Cláudio Godoy, vereador por sete vezes na cidade de Vargem Grande Paulista. Nosso falecido primo, que foi vereador, Lorival Camargo. O Túlio, que hoje é vereador da cidade de Mairinque. São alguns aí das famílias que seguiram os passos do tio Camargo. Doutor Ulysses, juiz corregedor; Udine, representante do deputado estadual Antônio Salim Curiatti. Falei com ele na semana passada, e hoje ele está na cidade dele, não conseguiu chegar a tempo, mandou o seu representante.

A tenente Michele, Edmilson Bezerra, Edna Macedo, Paulo César Mário, presidente do Sindi Clube, Vivaldo Filho, representante do deputado Marcos Vinholi, que também é proprietário de transmissão de rádio na cidade dele, da Nativa FM, e o Marcelo Belleza, vice-presidente de Relações Institucionais do Sindi Clube. Representante, a Vivi, de Taubaté, nossa querida vereadora de Taubaté, uma grande vereadora e amiga também. Para não me estender tanto, vou contar rapidamente a história que muitos conhecem melhor do que eu, que vivi toda a minha infância ouvindo falar da história do nosso tio Zé Camargo. Meu pai conta muitas passagens para a gente, mas rapidamente, um resumo aqui.

Deputado José Camargo, um exemplo de dedicação, sucesso e preocupação com as pessoas. Nascido em 1928, traçou uma história em que, desde muito novo, descobriu a importância de se investir em estudo. Sempre conquistava algo, em alcance de um objetivo, alcançava outro ainda maior. Até hoje sempre planeja o que quer fazer nos próximos anos. Nosso tio falou que tem projeto até os 100 anos, depois dos 100 anos ele vai ver o que vai fazer, daí acho que vai começar a descansar um pouco. Com 10 anos, recebeu a visita do político Lino de Matos, na escola onde estudava e, a partir daí, descobriu o que queria seguir em sua vida. Aos 16 anos, veio morar na Capital paulista para conciliar o trabalho e o estudo. Seu primeiro emprego na grande metrópole foi numa empresa de ônibus, onde trabalhava 12 horas por dia, reservando as noites para investir nos estudos em língua portuguesa, datilografia e taquigrafia.

Logo viu o resultado de seus primeiros investimentos em educação, quando passou em uma entrevista e começou a trabalhar na Cooperativa Agrícola de Cotia. Nessa empresa, chegou à gerência aos 20 anos. Depois, foi trabalhar no Empório João Vituso, localizado na região do Brás, que estava em ascensão com os grandes centros do comércio e distribuição de alimentos. Após passar por outras empresas, e sempre preocupado e trabalhando para garantir melhores salários, prestou concurso para a Texas Company, Texaco. Lá, trabalhava com postos de gasolina e, depois de um tempo, comprou seu próprio posto. Com isso, José Camargo continuou a investir em seus estudos, concluiu o ginásio, fez o curso de contabilidade e entrou na empresa J. Kassab, aonde chegou a gerente geral.

Neste período, conheceu a grande parceira de sua vida, a tia Mariazinha, e com ela iniciou uma bela família. Os dois compartilhavam de um grande objetivo, que era fazer o bem aos outros, além de dedicar-se à religião. Com o nascimento dos primeiros filhos, Neneto, Denise e João Carlos, José Camargo investiu em seu próprio negócio. Cinco anos depois, o casal teve mais 2 filhos, a Renata e o Júnior.

Anos mais tarde, José Camargo reaproximou-se de Lino de Matos, e realizou seu sonho de entrar na política. Começou a trabalhar como assessor parlamentar em 1962. Camargo concorreu a deputado federal no mesmo ano, não vencendo essa candidatura, mas nunca desistiu do seu sonho.

Com sua formação de bacharel em Direito, passou a ser procurador do MDB, o que o aproximou de Guaçu Pitere, grande defensor da emancipação do município de Osasco. Em 1967, Guaçu dedicou-se a prefeito da cidade.

Ganhando a eleição, convidou José Camargo para ser secretário municipal de Justiça. Em 1970, José Camargo inicialmente candidatou-se a deputado estadual, e Pitere, a federal. No meio da campanha, devido à pressão da esposa de Pitere, para que o marido permanecesse em São Paulo, eles trocaram a candidatura. Acho que o Pitere ficou um pouco com medo de ser federal aquela vez, e lançou o meu tio.

Naquela época, a campanha era feita no famoso corpo-a-corpo, porque os recursos eram mais difíceis, e o acesso aos meios de comunicação, muito mais difíceis ainda. Com isso, Camargo desenvolvia o que mais gostava de fazer, estar junto do eleitorado. Todo esse trabalho resultou nos 25 mil, 726 votos, garantindo a sua eleição entre o décimo primeiro dos deputados federais por São Paulo.

José Camargo ganhou mais três eleições pelo MDB: de 1971 a 1975, de 1975 a 1979, de 1979 a 1983. O quarto mandato consecutivo de 83 a 87 foi pelo PSD, partido democrático brasileiro. O quinto mandato na sequência, de 87 a 91 foi pelo PFL, Partido da Frente Liberal. José Camargo se emociona ao lembrar os números usados na sua candidatura, 330 na primeira, 149 na segunda, e principalmente seu último número, que usava o slogan, José Camargo, 2520, ele é sua voz na Constituinte. No início dos anos 80, com a abertura da concessão das rádios no País, José Camargo participou do processo de concorrência, e ganhou, ao longo dos anos, a concessão de uma rádio AM e 3 rádios FM.

Tornou-se uma pessoa muito querida, sempre transbordando alegria, simpatia, respeito a todos, e colaborando com seus ensinamentos políticos e empresariais, que concede, até hoje aos filhos, sobrinhos e netos. Como político, participou da Assembleia Nacional Constituinte, sendo titular da subcomissão de sistema eleitoral de partidos políticos em 1987, titular da organização eleitoral partidária e garantia às instituições de 1987, membro da subcomissão da união, Distrito Federal e territórios, e membro da organização dos estados em 1987, no Congresso Nacional, participou de várias comissões. Na Câmara dos Deputados, foi eleito quarto secretário de 1977 a 1978, terceiro secretário de 1981 a 1982. Participou de outras comissões da Comunicação, de Constituição e Justiça, de Economia, Indústria, Comércio, Finanças, Minas e Energia, membro e vice-presidente.

Na Alemanha, como integrante da missão brasileira; a décima bolsa internacional de turismo em 1976, viagem à França, como representante da Câmara dos Deputados; em 1979, integrante do grupo brasileiro da Associação Interparlamentar de Turismo. Participou de vários congressos, também na Alemanha, na delegação oficial do governo brasileiro e, nos Estados Unidos também, na América do Norte, Portugal, Espanha, dentre outras. Integrante da delegação do Partido da Frente Liberal em viagem à China, em 1988. Foi um dos dissidentes do partido que apoiou o candidato oposicionista, Tancredo Neves, eleito novo presidente da república pela aliança democrática, uma união de Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB, com a dissidência do PDS, abrigada na frente liberal. Foi autor de vários projetos de lei, como a que estabelece a livre negociação salarial entre patrões e trabalhadores. Um pequeno resumo da grande história de nosso tio é esta homenagem ao nosso tio, dentre todas as outras que ele já recebeu. Desde o primeiro momento que entrei na Assembleia Legislativa, eu quis fazer esta homenagem para meu tio. Preparei-me um pouco, conheci a Casa, mas de tantas passagens que a gente vê nos caminhos das cidades que visitam, a gente é muito bem recebido. Primeiro, falam, “O que você é do Zé Camargo”? Com muito orgulho, falo que sou sobrinho do Zé Camargo, e tantas outras histórias que não foram contadas em livro, - que nosso próprio tio também dificilmente conta essas histórias para a gente - mas que outras pessoas vieram nos contar, não sei quantos, mas muitos vieram falar, “Sou formado, graças à ajuda do seu tio, que financiou minha faculdade”. Mas muitos, em São José dos Pinhais, tantas cidades que passei por esse tempo. Agora, no meio do ano, visitamos mais de 20 cidades, e todas as cidades que a gente chega, a gente é bem recebido por causa desse sobrenome maravilhoso, que o tio Camargo plantou, com essa humildade toda que ele tem, que vem nos ensinando há todos os anos. Está aqui o Flávio, seu braço direito, meu primo também, que o tio financiou a faculdade dele, isso ele conta com maior prazer.

Não é um grande advogado hoje, mas é um grande homem, está aí um grande exemplo, mas muitos que recebi, muitos prefeitos, que são hoje devido ao tio. Essa humildade, o tio sempre nos ensinando todas as vezes, quando assumimos pastas de secretarias, o tio sempre tem a segunda-feira na fazenda dele, que tem o almoço, que ele sempre nos convida para nos aconselhar, e ele sempre pede e faz falta quando não vai ter essa segunda-feira, almoçar com nosso tio.

Nos momentos melhores, nos difíceis também, mas é muito orgulho mesmo que a gente tem do senhor. O senhor sabe que o nosso pai, que está lá em cima, nos ensinou muita coisa, mas o senhor e o tio Mário, nosso saudoso Ernesto, que me lembro das historinhas dele, nossa família é muito bonita, muito unida. Não teve nada que desabonasse nossa conduta nesses 40 anos de política, e carrego aqui um peso muito grande, uma responsabilidade muito grande, todas as decisões que a gente toma aqui na Casa, a gente pensa no nome do tio Camargo, do nosso pai, do nosso irmão Carlão, de tomar as melhores decisões. Mas um ensinamento que nosso tio sempre nos prega, que a nossa vida é movida por desafios. O homem que não tem desafio, para no tempo, e quando tomo uma decisão na Assembleia, sempre lembro do tio. Aceitei, na semana passada, de me candidatar a corregedor da Casa. Graças a Deus, nosso nome foi aprovado. Mais uma responsabilidade, mas que a gente vai levar com muito ensinamento da família Camargo.

Então, tio, só tenho que agradecer ao senhor por tudo que o senhor fez, não só por mim, mas por tantas pessoas no nosso querido estado de São Paulo, na nossa cidade de Cotia e no nosso querido Brasil, como o senhor sempre terminava os seus discursos. Obrigado, tio, por tudo, e obrigado a todos pelo comparecimento.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bom, primeiro lugar, também dar um abraço no Flávio. Claro que foi brincadeira. Se você fosse mau advogado, não tinha advogado para mim em algumas causas, grande Flávio. E uma salva de palmas para ele, claro que foi uma brincadeira. Dizer também que, durante a sua fala, eu recebi um WhatsApp do vereador Paulo Marron, pedindo que você dê a ele um terno mais consentâneo com o sobrenome, na próxima vez.

Está com o terno verde, então vira o Paulo Verde, um dos dois. Bem, vai Corinthians, muito bem. Após a leitura desta biografia, fica claro que não se trata de uma concessão por amizade ou, por favor, mas uma concessão por mérito, que coroa um exemplo de vida. Por esta razão, neste, que é o momento mais importante de toda a sessão solene, peço ao Cerimonial que aproxime o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo e que todos os integrantes da Mesa principal se unam para a concessão deste colar. Peço que Márcio Camargo coloque a medalha e o colar no nosso querido Zé Camargo, e que todos fiquem ao redor.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento, passo a palavra ao nosso laureado, ao nosso sempre deputado, José Camargo.

 

O SR. JOSÉ CAMARGO - Bem, em primeiro lugar quero agradecer aqui a indicação deste honroso Colar de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, feita pelo meu amigo, deputado estadual Fernando Capez, e pelo meu sobrinho, deputado Márcio Camargo.

Já falaram quase tudo que eu queria falar a respeito da minha modesta carreira política, mas realmente eu fui deputado por 20 anos consecutivos, ou seja, 5 mandatos, e é sinal de que o eleitorado de São Paulo me prestigiou sempre, que achavam que eu estava indo bem na Câmara dos Deputados, daí as minhas seguidas reeleições.

Eu procurei fazer de tudo, um esforço e dedicação para cumprir meu mandato na Câmara dos Deputados. Nas comissões técnicas, onde fui presidente de alguma delas, nas comissões mistas do Congresso Nacional, nas Comissões Parlamentares de Inquérito, onde fui presidente também. No plenário da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, na elaboração de leis, nas comissões externas, onde tive um privilégio de representar a Câmara dos Deputados junto às Nações Unidas. Tive também o privilégio de representar o meu País e a Câmara junto ao governo da França, da Alemanha, da China, da Itália, de Portugal e da Espanha. Tive também um ponto alto na Assembleia Nacional Constituinte. Fui presidente da comissão temática que cuidava dos partidos políticos e da legislação eleitoral. Fui, como foi dito aqui, eleito duas vezes pelos meus pares também, para a mesa diretora da Câmara dos Deputados.

Recebi inúmeras honrarias, a Ordem do Rio Branco, que é a maior condecoração brasileira. Recebi a Ordem do Congresso Nacional, que também é uma das grandes homenagens que se faz a um cidadão brasileiro.

Recebi a maior condecoração da França, recebi a de Infante Dom Henrique, de Portugal, e tantas outras, mas isso tudo, da vida pública. Agora, esta comenda eu estou recebendo fora da vida pública, daí esse grande relevo para mim, além de seu grande valor, para mim, tem um valor especial. Vou procurar guardá-la com todo carinho, com toda a dedicação no meu coração, e colocá-lo na cabeceira da minha cama para contemplar todos os dias. Na vida particular, eu tenho procurado trazer a boa notícia, a boa informação, a boa música, através das rádios Alfa 89, Rádio Rock, Nativa FM, Band News FM, a Nacional AM, e tantas outras rádios pelo interior do Estado de São Paulo, do Brasil.

Quero então, finalizando, agradecer mais uma vez à indicação de meu querido amigo Fernando Capez e deputado Márcio Camargo, que é uma figura promissora da política. Tenho certeza de que será um dos grandes deputados desta Casa. Agradecer a presença do Rodrigo Garcia, que aqui representa o governador do Estado. O presidente da Assembleia do Mato Grosso do Sul. O Damião que é secretário municipal, representando o prefeito João Dória. O Estevam Galvão, que falou bonito aqui em meu nome. O deputado Gilberto Nascimento, que está ao meu lado, que também falou bonito a meu respeito e tantos elogios. A Presidência do Cauê Macris também, presidente da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, e filho do meu grande amigo, Vanderlei Macris, deputado federal, e de tantas outras figuras aqui presentes, como o prefeito de Cotia, o Rogério Franco, e a presença da minha família, que tem me incentivado muito, me ajudado muito, e me ajuda até os dias de hoje. Do Neneto que está aqui presente, o João Carlos, a Denise, a Renata e o Júnior, e dos meus netos também aqui presentes. E dos meus queridos amigos do Clube Atlético Paulistano, dos meus queridos amigos do Jockey Club e de todos aqui presentes, muito obrigado.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial e Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 43 minutos.

 

* * *