http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

01 DE SETEMBRO DE 2017

048ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Presidente: HÉLIO NISHIMOTO

 

RESUMO

 

1 - HÉLIO NISHIMOTO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido do deputado Hélio Nishimoto, na direção dos trabalhos, para realizar "Comemoração do Dia do Profissional de Educação Física". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Cita as demais autoridades presentes. Anuncia exibição de vídeo com mensagem do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, Sr. José Roberto Guimarães.

 

4 - PAULO CORREA JR.

Deputado estadual, agradece a todos pela presença. Enaltece a importância do profissional da educação física para a saúde das pessoas.

 

5 - PEDRO ROBERTO PEREIRA DE SOUZA

Presidente da Panathlon Club - Distrito Brasil, declara-se satisfeito em poder participar da homenagem. Afirma ser fundamental a sociedade entender a importância do profissional da educação física.

 

6 - JORGE STEINHILBER

Presidente do Conselho Federal de Educação Física, cita a importância de legislação que proteja a atuação do profissional da educação física. Enaltece o trabalho da categoria na estruturação da profissão.

 

7 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Afirma estar satisfeito em poder realizar homenagem ao profissional da educação física.

 

8 - NELSON LEME DA SILVA JÚNIOR

Presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo - Cref4/SP, traça histórico da regulamentação da atuação do profissional de educação física. Lista parcerias estabelecidas pela entidade que preside. Parabeniza todos os profissionais hoje homenageados.

 

9 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia homenagens: com entrega da Comenda do Estado de São Paulo Cref4/SP a personalidades, as quais nomeou, indicadas pelos membros dos Conselhos Regionais de Educação Física; e com entrega da Medalha de Mérito da Educação Física a personalidades, as quais nomeou, indicadas pelos membros dos Conselhos Regionais de Educação Física e por deputados estaduais.

 

10 - NESTOR SOARES PÚBLIO

Coronel e conselheiro federal do Confef, declara-se honrado em falar em nome dos homenageados. Comenta que teve um grande professor de educação física que o inspirou na carreira. Discorre sobre seu trabalho como profissional da educação física.

 

11 - PRESIDENTE HÉLIO NISHIMOTO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Hélio Nishimoto.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Esta sessão solene tem a finalidade de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, por iniciativa do deputado Hélio Nishimoto, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp.

 Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia dois de setembro, às 21 horas pela NET - canal 7, pela TV Digital - canal 61.2 e pela TV Vivo - canal 9.

Anunciamos para compor a Mesa, o deputado Hélio Nishimoto, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Alesp; o Sr. Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo - CREF4/SP; Sr. Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física; Sr. Pedro Roberto Pereira de Souza, presidente da Panathlon Internacional Distrito Brasil; capitão PM Patrícia Araújo, representando o Centro de Capacitação Profissional: Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o deputado estadual Paulo Correa Jr.

Com a palavra, o deputado estadual Hélio Nishimoto.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Iniciamos esta sessão solene em homenagem aos nossos educadores físicos, dando boas-vindas a cada um dos queridos presentes. Queremos registrar, com muita alegria, a presença do nosso deputado estadual e colega Paulo Correa; Nelson Leme da Silva Jr., presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo - CREF4/SP; Sr. Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física; Sr. Pedro Roberto Pereira de Souza, presidente da Panathlon Internacional Distrito Brasil; capitão PM Patrícia Araújo, representando o Centro de Capacitação Profissional: Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado a todos.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, com a finalidade de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Agora vamos assistir a um vídeo com uma mensagem do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Feminino, Sr. José Roberto Guimarães.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Gostaria de fazer mais algumas citações: A Mariene Miriam Cruz, da Guarda Marinha, representando o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro; o professor Denis Marcelino Ferreira, representando o secretário de Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna; Sr. Carlos Zigart, representando o deputado estadual Itamar Borges, obrigado, leve nosso abraço ao deputado Itamar Borges, presidente da Comissão de Atividades Econômicas; Rosy Maria de Oliveira Leone, representando o presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, Cássio Juvenal Faria.

Queria também citar alguns que justificaram a ausência aqui hoje. O Dr. Silvio Hiroshi Oyama, presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo; Dr. Gianpaolo Smanio, procurador-geral de Justiça; Sr. José Américo, deputado estadual; Sr. Pedro Antonio de Mello, secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba; Sra. Lu Alckmin, primeira-dama do estado de São Paulo; Sr. João Doria, prefeito de São Paulo; professor Dr. Marco Antonio Zago, reitor da Universidade de São Paulo; Sra. Célia Leão, nossa querida deputada estadual; Sr. Rogério Nogueira, deputado estadual e líder do DEM; Dr. David Uip, secretário de Saúde do Estado de São Paulo.

Agora passaremos a palavra para nosso querido deputado Paulo Correa Jr., membro da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Por favor, pode usar a tribuna.

 

O SR. PAULO CORREA JR. - PEN - Obrigado. Boa noite a todos e a todas. Gostaria de cumprimentar o presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa, meu amigo e colega, que preside com maestria esta comissão, deputado Hélio Nishimoto, que apesar da altura, é um grande jogador de basquete. Eu também sou, mas ainda não fiz um contra. Mas com certeza o japonês abre o olho na hora de arremessar a bola, e deve fazer muitas cestas. Parabéns presidente pela maestria com que vem conduzindo os trabalhos. Quero dizer que já estou aqui me encaminhando para o terceiro ano de mandato, e não tinha visto ainda uma sessão solene para o Dia do Profissional de Educação Física deste porte e nível. Parabéns ao senhor que vem presidindo juntamente com o CREF. Parabéns a todos.

Gostaria de cumprimentar o Jorge, presidente do Confef, o Nelson Leme da Silva, presidente do CREF4/SP; o Pedro Roberto Pereira, presidente da Panathlon; a capitã PM Patrícia, representando a Escola de Educação Física da PM. Como um grande político nosso fala, fiquei em pé para que fosse visto, falarei alto para ser ouvido, e pouco para quem sabe, ser aplaudido. Quero cumprimentar cada um dos senhores que têm uma importância grande em nossas vidas, dizer que a arte da educação física e a dedicação de cada um dos profissionais se fazem presente aqui. Muitos não dão valor, mas temos isso no resultado do nosso dia a dia, de uma vida saudável. O dia a dia onde eu, que já estou com meus 41 anos de idade, começo a ter alguns sinais porque não ouvia os profissionais de educação física. “Alonga, olha a postura”, isso é o principal que norteia nossas vidas hoje. Eu que passo a maior parte do tempo no carro, tenho várias dores por não ter ouvido o profissional de educação física. Vejo o quanto isso é necessário na minha vida hoje, e o quanto vocês fazem a diferença para o meu bem-estar, para minha saúde. Hoje, se estou em pé aqui e consigo fazer minhas viagens, é porque tenho um profissional de educação física cuidando da minha saúde e da minha postura, e me regrando para que eu possa ter nos próximos anos de vida, uma vida saudável, com postura e menos dores. Então quero parabenizar cada um dos senhores pela dedicação que têm desde os pequenininhos até com os mais idosos. Vejo que temos aqui vários profissionais que atuam na área de educação física fazendo a diferença no dia a dia.

O profissional de educação física é sempre uma pessoa que marca nossa vida. Eu, por exemplo, já me apaixonei por uma professora de educação física, e marca nossas vidas porque vocês são exemplos de regra, de determinação e de chegar ao fim e não desistir nunca. Como na área do esporte, uma das principais bandeiras da minha cidade de Santos, que tem o melhor time de futebol do mundo, mas brincadeiras à parte, apenas falando de nossas paixões.

Mas quero rapidamente parabenizar, em nome dos demais homenageados, cinco profissionais de educação física que fazem a diferença na minha região da Baixada Santista. Quero parabenizar a professora Rose, que está muitos anos trabalhando e foi um exemplo em nossa região, levando na Copa Tribuna, as meninas campeãs do handebol. E vem se destacando num trabalho social importantíssimo, que faz na área mais carente da nossa cidade de Santos, a Zona Noroeste; quero cumprimentar o professor Milton José Ribeiro, reconhecido como professor Mono, coordenador de esportes 42 anos da mesma instituição de ensino, a Universidade Santa Cecília, que sedia tantos jogos, parabéns pelo trabalho e dedicação, é uma referência em nosso esporte. O professor Washington Luiz de Jesus dos Reis, graduado pela FESP. Foi presidente do Conselho Municipal de Esportes e diretor municipal de Esportes pela Prefeitura de Peruíbe, fazendo ali um grande trabalho em nosso litoral Sul. Também foi professor de escolas e academias em vários municípios da Baixada. Gostaria de cumprimentar o Jorlândio Libório de Oliveira Souza, que vem de outra modalidade. É precursor da implantação do estágio psicofísico em subunidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ele atua diretamente na parte preparatória, prevenindo-os de doenças ligadas ao sedentarismo, parabéns. O Frederico, que é conhecido como Fred Monteiro, ex-atleta profissional de triátlon. Participou por sete anos pela Seleção Brasileira. Dentre os vários títulos que ganhou, o que mais se destaca é de vice-campeão do Triathlon Internacional de Lisboa, o Iron Man, em 2008. Parabéns Fred.

E terminando minhas palavras, gostaria de cumprimentar mais uma vez cada um dos profissionais. Disse logo cedo, e já agradecendo o presidente e o trabalho do Cerimonial. Hoje fiz questão de estar aqui, mas tenho uma cerimônia de bodas de prata, e já pedindo escusas aos homenageados e membros da Mesa, por ter que me ausentar. Mas deixo meus parabéns e nossa grande admiração que esta comissão e a Casa têm. Hoje é o dia que esta Casa para e reverencia o trabalho de vocês em nossas vidas no estado de São Paulo. Parabéns a todos, sucesso e que Deus abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Muito bom ouvir um membro da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia, o deputado Paulo Correa, com toda sua vibração pelo esporte. É sempre bom ter um companheiro como esse em nossa comissão. Agora passo a palavra ao Pedro Roberto Pereira de Souza, presidente da Panathlon Internacional Distrito Brasil.

 

O SR. PEDRO ROBERTO PEREIRA DE SOUZA - Boa noite a todos. Quero cumprimentar nosso deputado Hélio Nishimoto, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa; o professor Nelson Leme da Silva Junior, presidente do Conselho Regional de Educação Física; Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal; nossa representante da Polícia Militar, a Patrícia; e nosso deputado Paulo, da Baixada Santista e torcedor do Santos. Mas como se diz, percebi que há controvérsias pela plateia e até pelo presidente.

Mas fico feliz, somente colocando as palavras aqui, porque além do Panathlon eu faço parte como vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, e ficamos muito felizes com esta parceria com a Assembleia Legislativa. O momento de hoje é para comemorar a atuação de cada um de vocês homenageados. Nós temos em nosso registro dentro do conselho, 130 mil, e hoje homenageando 110 profissionais. É também uma iniciativa da diretoria da Comenda da Educação Física, uma coisa importante para valorização da nossa profissão. Então, vocês estão sendo reconhecidos pela diferença que fazem em suas regiões e atuações, isso é o que queremos levar para outros profissionais que deverão estar aqui ano que vem, recebendo esta homenagem.

Logicamente queremos fazer com que a comunidade possa entender a importância do profissional de educação física, desde o infantil, até a idade adulta e a terceira idade. Temos uma participação efetiva. Como o deputado falou, é uma verdade, todos nós temos um profissional de educação física que guardamos boas lembranças. Se procurarmos desde o início da nossa participação dentro da educação física e no esporte, temos sempre admiração por um profissional. Eu mesmo me tornei profissional de educação física pelo espelho que eu tinha de um bom profissional. Acho que é isso que temos que fazer. Parabéns a todos vocês pela diferença que fazem em nossa profissão. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Agora passo a palavra ao Sr. Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física.

 

O SR. JORGE STEINHILBER - Excelentíssimo Sr. Deputado Hélio Nishimoto, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a quem cumprimentando saúdo os demais parlamentares. Exmo. Sr. Nelson Leme da Silva Júnior, presidente do Conselho Regional do Estado de São Paulo, a quem cumprimentando saúdo os demais conselheiros federais e regionais presentes. Exmo. Sr. professor José Medalha, a quem cumprimentando saúdo os profissionais de educação física presentes, e os que nos acompanham pela televisão. Exma. Sra. profissional de educação física Solange, a quem cumprimentando saúdo as demais profissionais de educação física presentes. Exma. Sra. Jana Steinhilber, minha filha, agradecendo a presença e apoio, cumprimento todos os familiares aqui presentes. Demais integrantes da Mesa, senhoras e senhores, inicio cumprimentando os profissionais de educação física de todo o Brasil pelo transcurso da comemoração do nosso dia. Somos uma profissão que cuida da saúde, forma cidadãos e tem o compromisso com o desenvolvimento humano. Gostaria de agradecer esta Casa do povo e o Conselho Regional de Educação Física pela realização desta sessão solene, exatamente no dia que comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física. Os parlamentares são responsáveis pela elaboração de leis, objetivando proteger a sociedade e zelar pelo seu bem e segurança.

Em que pese 19 anos da regulamentação da profissão, é pouco tempo para quebrar a cultura anteriormente vigente de que qualquer pessoa podia ministrar exercícios físicos, e que ex-jogadores ou lutadores é que exerciam a função de treinadores, assim como ensinavam e treinavam crianças, jovens e adultos na prática de diversas modalidades. Paradigmas estão sendo quebrados, mas ainda se faz necessário que os parlamentares estejam atentos e vigilantes, e promulguem leis e normas que protejam a sociedade nos serviços prestados em exercícios físicos e esportivos. O sistema de Conselho Federal e Regional de Educação Física precisa muito do apoio desta Casa e dos parlamentares de modo geral, de todos os partidos, pois as ameaças são constantes.

Recentemente o governo tentou retirar a disciplina de educação física do ensino médio, e há pouco foi autorizado pelo Judiciário que o ex-jogador Bruno, condenado por assassinato, atue como professor de futebol para crianças na cidade de Varginha. Ou seja, comprovado está que o sistema de Conselho Federal e Regional de Educação Física tem muitos desafios pela frente. Felizmente podemos comemorar, não só o dia do profissional, mas o avanço da profissão, o reconhecimento da mídia profissional, os documentos internacionais. Hoje não mais apenas ressaltando a importância da prática de atividades físicas, mas que as mesmas sejam orientadas, ensinadas e ministradas por profissionais qualificados. São alguns dos avanços que podemos registrar e nos regozijar pelas conquistas.

Parabéns ao profissional e presidente Nelson, a diretoria e os conselheiros por instituírem, junto com a Comissão de Assuntos Desportivos desta Assembleia, a Comenda do Estado de São Paulo, a Ordem e a Medalha de Educação Física. É muito importante reconhecer o trabalho de diversos profissionais que, anônimos, promovem e realizam por este Brasil a fora e nessa solenidade em especial, contribuem com seu trabalho pela formação de cidadãos através da atividade física e esportiva. São os verdadeiros heróis que merecem homenagens e seus trabalhos reconhecidos e valorizados. Faço um agradecimento especial por ser um dos homenageados no primeiro ano dessa comenda. Certamente é o reconhecimento por anos de trabalho em prol da criação da regulamentação, e por atuar pela sua consolidação.

Estendo esta homenagem efetivamente a todos que contribuem para que este objetivo seja sempre perseguido, quem contribuiu para que os conselheiros federais, profissionais, presidentes de conselhos regionais e demais pessoas chegassem hoje no patamar em que nos encontramos. Hoje, é sim dia de comemorar o crescimento da profissão, a valorização e reconhecimento do trabalho promovido pelo verdadeiro profissional da saúde, que atua na prevenção de doenças, na promoção da saúde e no desenvolvimento humano. Parabéns a todos os profissionais de educação, Assembleia e ao CREF. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Muito agradecido pelas palavras tão relevantes, parabéns a todos. Hoje é um dia muito especial para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ficamos muito felizes de comemorar este dia. Ainda temos muitos avanços a conquistar, mas hoje já podemos ver que é reconhecido por muitos. Hoje estivemos em São José dos Campos também realizando na parte da tarde, - os conselheiros estiveram lá, o Marcos, o João participando do evento, e também foi um sucesso muito grande -, uma confraternização tremenda na região do Vale do Paraíba. Hoje também temos aqui representantes da região que serão homenageados, e de todo o estado de São Paulo. Isso é bom porque vai transmitindo o valor que o educador físico tem para todos nós do estado e do Brasil. É bom que esses 19 anos sejam reconhecidos, mas avançarmos a cada dia, para que seja cada vez mais valorizado.

Temos aqui no CREF uma pessoa que vibra muito com essa profissão, o Nelson, a quem pedimos para usar a palavra.

 

O SR. NELSON LEME DA SILVA JÚNIOR - Excelentíssimo Sr. Deputado Hélio Nishimoto, presidente da Comissão de Assuntos Desportivos; Exmo. deputado estadual Paulo Correa; Exma. Sra. Patrícia, capitão PM, representando aqui a Escola de Educação Física da Polícia Militar; nosso companheiro de diretoria, Pedro; presidente Jorge Steinhilber, boa noite a todos, aos familiares principalmente. É motivo de orgulho estar aqui nesta que é a maior Casa de Leis do Brasil, paparicando e tutoreando seus filhos, crias, maridos, avós, bisavós, que dirá até algo mais do que isso.

Boa noite a todos os prezados profissionais de educação física. É o segundo ano que estamos nesta Casa de Leis, fazendo esta homenagem, dessa vez de uma forma diferente. Me escuso ao deputado Paulo, mas tenho várias páginas para fazer meu discurso, e não poderia ser diferente. É um momento muito especial. Não espero ser aplaudido no final, mas que as pessoas que estão aqui nos ajudem a valorizar e reconhecer o profissional de educação física da forma como ele merece.

Prezados profissionais de educação física, primeiro de setembro é o dia de vocês. Mais um ano de comemorações com motivo de orgulho. No decorrer desses 19 anos da regulamentação da profissão, vimos o Conselho Nacional de Saúde reconhecer a educação física como profissionais de saúde de nível superior. Com isso, passamos a integrar equipes multiprofissionais dentro e fora do Sistema Único de Saúde, o SUS. Na educação física escolar conseguimos estabelecer a importância de um profissional especialista e capacitado para trabalhar com essa disciplina, e ainda mantê-lo dentro do quadro de professores na educação básica.

Para trabalhar com o fitness em academias, clubes e afins, foi definido um novo curso, com currículo específico, entre outras coisas, e novas possibilidades surgiram dentro do mercado de trabalho, bem como novas discussões. A atual gestão do CREF vai ao encontro dessas necessidades atuais, e busca discutir novos paradigmas através de diversas parcerias. Aliás, parcerias eu entendo como sendo palavra chave do novo século que se vinda por aí. Parcerias com o Fitness Brasil, o IHRSA, o Rebook do Brasil, com a CADE, com sindicatos da categoria, com prefeituras, das quais aqui o deputado Hélio Nishimoto acabou de citar uma homenagem em São José. Estamos fazendo isso em todas as cidades que se propuseram a fazer um projeto de lei em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física.

Parcerias através da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, que através da Secretaria de Esportes e a União das Academias, tem promovido uma intensa defesa dos profissionais de educação física, devidamente regulamentados. Parcerias como o Defit de Americana, que vem dando muitos frutos e fazendo um bom trabalho na cidade e na região. E outras tantas iniciativas que temos construído, viabilizando novos projetos, entre eles, o principal: a descentralização do Conselho Regional de Educação Física. O objetivo dessa descentralização é fazer com que o conselho vá até o profissional, e não o contrário. Parcerias de ampliação do ciclo do conhecimento, que tem levado ao interior diversas palestras. Parcerias através de seminários de educação física escolar, e de encontros para aprimoramento do profissional nas mais diversas áreas.

É preciso avançar sempre, mas com cautela, para que a base desses projetos se solidifique. As palavras “trabalho” e “profissão” devem ser valorizadas, é a profissão que nos faz executar adequadamente nosso trabalho. Quando percebermos e tivermos consciência disso, a sociedade reconhecerá e valorizará a nossa importância. Unidos conseguiremos mostrar quem somos, e nosso valor. Nesse sentido aprovamos em plenária a Resolução 97/2017, que institui a Medalha de Educação Física e a Comenda do Estado de São Paulo, Ordem da Educação Física. Ambas gravadas em alto relevo a Cruz de Malta, também conhecida como a Cruz de Amalfi ou de São João. Além da simbologia, isso também representa através de suas pontas, formam quatro braços simétricos que partem do centro e se juntam as bases. Esse é nosso objetivo, juntar nossas bases, juntar o Conselho de Educação Física e os profissionais.

Essa cruz é símbolo de guerreiros, de coragem e virtude, que caracteriza exatamente o que cada um de vocês homenageados representam, no dia de hoje. Contamos com vocês. Comemorem sempre o Dia do Profissional de Educação Física. Parabéns e boa noite a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento, daremos início às homenagens, com a entrega da Comenda do Estado de São Paulo CREF4/SP, Ordem da Educação Física às ilustres personalidades indicadas pelos membros dos Conselhos Regionais de Educação Física.

Convidamos o primeiro homenageado da noite, Sr. Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4, para receber a comenda, que será entregue pelo Sr. Pedro Roberto Pereira de Souza.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos Antonio Carlos Pereira para receber sua comenda, entregue pelo Sr. Marcelo Vasques Casati.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o próximo homenageado, Sr. Flávio Delmanto, que receberá a comenda do Sr. Nelson Leme da Silva Junior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima homenagem será in memoriam ao Sr. Godofredo José Casati Junior, recebida pelo filho Marcelo Vasques Casati, entregue pelo Sr. Marcelo Medalha.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é o Sr. Hélio Silveira de Morais Pinto. Ele não pôde comparecer, então será representado pelo filho Alexandre Peçanha Morais Pinto e pela esposa, Maria Ignez Peçanha Pinto. Convidamos Alexandre Demarchi Belan para entregar a comenda.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima comenda será in memoriam para o Sr. Henrique Nicolini, representado pela esposa Lilian Cruz Nicolini. Convidamos o Sr. Pedro Roberto Pereira de Souza para fazer a entrega.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. Hudson Ventura Teixeira, que receberá a comenda pelo Sr. Tadeu Correa.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. João Batista Andreotti Gomes Tojal, que receberá sua comenda do Sr. Nelson Leme da Silva Junior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. Jorge Steinhilber, que receberá sua comenda do Sr. Nelson Leme da Silva Júnior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. José Benedito Filippo Bernardes, que receberá sua comenda do Sr. Tadeu Correa.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado será o Sr. José Maria de Camargo Barros. Convidamos a Sra. Margareth Anderáos para fazer a entrega.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o próximo homenageado, Sr. José Medalha, que receberá a comenda do Sr. Sebastião Gobbi.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima homenageada é a Sra. Margareth Anderáos. Convidamos o Sr. Waldir Zampronha Filho para fazer a entrega.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - A próxima homenageada in memoriam é a Sra. Maria Rodrigues, que será representada pela sobrinha Cláudia Stefanini. Para entregar a comenda, o Sr. Mário Augusto Charro.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado é o Sr. Nestor Soares Publio, que receberá a comenda das mãos do Sr. Nelson Leme da Silva Junior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos a Sra. Suraya Cristina Darido, que receberá sua comenda do Sr. Nelson Leme da Silva Júnior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. Walter Giro Giordano, o último homenageado com a comenda esse ano, que receberá da Sra. Valquiria de Lima.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento o Sr. Nelson Leme da Silva Júnior, presidente do CREF4/SP, fará a entrega de mimos aos componentes da Mesa. Daremos início as homenagens aos indicados pelos conselheiros e deputados. Devido a compromissos externos, convidamos o deputado Paulo Correa Jr. para fazer a entrega a seus homenageados.

Convidamos para que venham à frente da Mesa Roselaine Laurindo Augusto da Silveira, Frederico Luiz Monteiro, Jorlândio Libório de Oliveira Souza, Milton José Ribeiro e Washington Luiz Jesus dos Reis.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Passaremos agora a homenagear os profissionais de educação física indicados pelas senhoras e pelos senhores conselheiros, com a Medalha de Mérito da Educação Física. Convidamos o Sr. Mário Sérgio Alves Quaranta, que receberá sua medalha do Sr. Nelson.

 

* * *

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. Igor Augusto Braz e o Sr. Walter Mariano dos Santos Júnior, que receberão as medalhas do Sr. Antônio Lourival Lourenço.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convido a Sra. Maria Aparecida de Oliveira e o Sr. Miguel de Oliveira, que receberão suas homenagens do Sr. Bruno Alessandro Alves Galatti.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. Paulo Henrique Montenegro Lopez Ferreira, Erlon Marun de Freita, Francisco Paulo da Silva, Evandro Diniz Corvino e Cristiano Aparecido Amâncio dos Santos, para receberem suas homenagens da Sra. Érica Beatriz Lemes Pimentel.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO -  Convidamos os Srs. Nelson Hideki Morimoto, Aparecido Lourenção e Júlio Cesar Monteiro da Silva, que receberão suas homenagens do Sr. Ismael Forte Freitas Júnior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. Clévis Francisco Lorenzi Spada, Vagner Moreira, Regina Maria Rovigati Simões e Raul Thame de Toledo Almeida para receberem suas medalhas, das mãos do Sr. João Francisco Rodrigues de Godoy.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. Antonio Addis Filho, Antonio Carlos Fagundes Cicconi, Eduardo Pereira da Silva, para receberem as medalhas do Sr. José Medalha.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. Marcelo dos Santos Lima e Alexandre Fernandes Machado para receberem as medalhas do Sr. Luiz Carlos Delfino de Azevedo Junior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Gostaria de chamar o Sr. Cássio Roberto Fonseca para receber sua homenagem.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. José Oswaldo da Fonseca Marcelino e Roberto Gonçalves Martini, para receberem suas homenagens do Sr. Marcelo Vasquez Casati.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. Eden Carlos Jesus e Marcelo Alexandrino Bustamante Fortes. Para entregar a medalha, o Sr. Marco Antônio Livato.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. Antônio Carlos Pinheiro Gama de Almeida, que receberá homenagem da Sra. Margareth Anderáos.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. Ailton José Figueira Junior, Pedro Claudio Bortz e Douglas Roque Andrade para receberem suas medalhas do Sr. Mário Augusto Charro.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos a Sra. Solange Guerra Bueno para receber a medalha, entregue pela Sra. Miriam Aparecida Ribeiro Borba Lene.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o Sr. Sebastião Gobbi, Lilian Teresa Bucken Gobbi, Almir Mendes da Silva e Ailton Mendes da Silva para receberem suas medalhas do Sr. Nelson Leme da Silva Júnior.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Aproveito para registrar com muita satisfação, a presença do Sr. Fábio Sabba, profissional de educação física e referência para todos nós. Peço uma salva de palmas a ele. (Palmas.)

Hoje o Nelson, presidente do CREF, está suando bastante aqui. Vamos dar uma força para ele, quem puder. Lembrando a todos os queridos homenageados, convidados e familiares que tenham paciência. Após a cerimônia, ainda teremos um coquetel que será servido a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos as Sras. Viviane de Fátima Almodovar Paula Lima, Bruna Saglietti e os Srs. Marcelo Marcos Pereira e Marco Aurelio. Quem fará a entrega será o Sr. Nelson Leme.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos Luciana Cavichioli Lino, Vinicius Furlan, Aprígio Nunes de Lima e Cleuzer Marques de Lima. O Sr. Nelson continuará entregando estas homenagens.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos Rogério Vieira Galvão, Simei Fernando Lamarca, Antonia Leticia Toledo, Alexandre Mauro Freire Gomes e Alexandre Jonathan Drigo. O Sr. Pedro Roberto Pereira de Souza fará a entrega.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os Srs. Edimilson Soares Pinto, Rafael Moro, William Rodrigues Tebar e Bruno Francisco Fortes.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos Douglas Santa Anna, Marco Antonio Alves de Assumpção, Sérgio Antunes de Oliveira, Natale da Silveira Camargo e Raul Bueno Rosa Junior para virem à frente.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos Marcelo Cortez, Antonio Carlos Bramante, Rômulo César Mitidieri e Antonio Elídio Pinto de Oliveira. São indicações do Ciclo do Conhecimento, feitas pelo conselheiro Pedro Roberto Pereira de Souza, que fará as entregas. Convidamos também Nilo Teres Prata e Valéria Fernandes para receberem suas homenagens juntos.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO -  Convidamos Daniel José Polidoro, Jobert Alexandrino, Monica Benvenuti Bindel Marques e Saturno Aprigio de Souza. As medalhas serão entregues pelo Sr. Rialdo Tavares.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convido Francisco Carlos Dada, Ronaldo Grego Veiga e Wilson Roberto Santoro para receberem suas medalhas do Sr. Rodrigo Nuno Correa.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS -  IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos Wilton Jorge de Assis Roque, Sérgio Luiz de Souza Vieira e Fernanda Regina Pires, que receberão suas medalhas do Sr. Tadeu Correa. Chamo também o Sr. Nilvani Possenti Paulino e Rosimeire de Oliveira.

 

* * *

 

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convido Margaret Paciullo Furtado De Mendonça, Maria Claudia Vanicola e Claudinei Geraldo Muza para receberem suas medalhas de Valquíria Aparecida de Lima. Chamamos também a Ana Lucia Rodrigues Maretti.

 

* * *

  - É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Aproveito para registrar com alegria a presença do Sr. André Nessi, delegado adjunto da Fiep de São Paulo. Seja muito bem-vindo. Uma salva de palmas para o representante da Fiep. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convido o Sr. José Elias de Proença, que receberá sua homenagem do Sr. Valdecir Paula Lima.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Chamamos os dois últimos homenageados dos conselheiros, a Maria Cristina dos Santos e Marcelo Tadeu Caetano Borelli. O Sr. Waldir Zampronha Filho fará a entrega das homenagens.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Passaremos a homenagear os profissionais de educação física indicados pelas Sras. e Srs. Deputados, com a Medalha de Mérito da Educação Física. O primeiro homenageado é Guilherme Pizzirani, indicação do deputado Aldo Demarchi. Para entregar a homenagem, convidamos o Sr. Fábio Sabba.

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos os indicados do deputado Gileno Gomes. Eduardo Vela Lombardi de Morais, Ailton Pereira Bueno e César Farid Haddad. Para entregar as comendas, o Sr. Vanderlei Giorgeto estará representando o deputado.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Por fim, convidamos os indicados do deputado Hélio Nishimoto para virem à frente. Oswaldo Ichikawa, Fernando Wagner dos Santos, Fábio Selman Simões, Fábio Henrique de Matos e João Dimas de Siqueira.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LAINE AMORIM - Convidamos o coronel Públio, que falará em nome de todos os homenageados da noite.

 

O SR. NESTOR SOARES PÚBLIO - Boa noite. Como perceberam, fui pego numa fria, porque meu capitão Gobbi deixou de cumprir ordem, e o coronel tem que falar no lugar dele. Mas é uma honra estar aqui representando os homenageados. Hoje mesmo, coloquei num documento enviado ao Confef do Dr. Jorge Steinhilber aqui presente, meu vice-presidente Tojal, dizendo que o professor de educação física é útil sem utilizar-se, serve sem servir-se e é humilde sem humilhar-se. O passado de cada um representa o espelho do seu futuro.

Adoro essa profissão. Como já disseram antes, resolvi ser professor de educação física porque tive um senhor professor. Um dia eu disse a ele: “Eu gostaria de ser como o senhor”. Como eu era meio esportista, ele falou: “Você tem jeito para isso”. No primeiro curso internacional que fui convidado a dar aula, esse professor estava lá como meu aluno. Na hora que saímos para um cafezinho com quase 500 professores, ele bateu nas minhas costas: “Você bem que disse que ia ser professor, e hoje estou aqui como seu aluno”. Foi uma honra muito grande para mim, dar aula para o meu professor. E como aluno, sempre procurei superar meus mestres. É o que temos de fazer, para que nossa vida melhore.

O importante é o que já falaram aqui. Desde a criancinha até minha idade temos necessidade de atividade física, e precisamos de um bom profissional para cuidar dela. Ninguém melhor do que vocês que estão aqui hoje presentes, sendo homenageados, sabem disso. Então agradeço muito pela comenda que recebi. Não sei se fiz trabalho para isso, mas penei bastante. Tinha uma época que eu tinha quatro empregos e não tinha tempo nem para ficar doente, era só atividade física. Hoje o melhor pagamento que tive na minha vida foi o reconhecimento dos meus alunos. E se há alguma coisa que me gabo hoje é ter plantado a semente da ginástica olímpica no país, que deram frutos em nossa olimpíada realizada no Rio de Janeiro.

Parabéns a todos os homenageados. Fiquem com Deus. Obrigado pela homenagem.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Falou em nome de todos os homenageados desta noite. Não sei se no final o Nelson ainda vai querer uma foto com todos os que receberam homenagens aqui na frente. Então daqui a pouco podemos fazer isso.

Estamos muito satisfeitos, e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo se sente muito honrada com a presença de cada um dos senhores. Esta homenagem foi muito sincera de todos os deputados do Estado de São Paulo, junto com o CREF - Conselho Regional de Educação Física, que tão bem representa todos os profissionais do Brasil. Queremos agradecer a presença de cada um.

Esgotado o objeto da presente sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, quero agradecer as autoridades presentes, os funcionários do CREF, dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da imprensa, da TV Alesp, das assessorias da Polícia Militar e da Polícia Civil, bem como a todos que de alguma forma contribuíram para o pleno êxito desta solenidade. Lembrando a todos para que participem ao final, de um coquetel no Hall Monumental. Uma salva de palmas e parabéns a todos os profissionais de educação física. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 25 minutos.

 

* * *