http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

04 DE SETEMBRO DE 2017

050ª SESSÃO SOLENE em COMEMORAÇÃO AOS 150 ANOS DO METODISMO EM TERRAS BRASILEIRAS

 

Presidente: CARLOS BEZERRA JR.

 

RESUMO

 

1 - CARLOS BEZERRA JR.

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para a "Comemoração dos 150 Anos do Metodismo em Terras Brasileiras". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Justifica a ausência de sua esposa, Patrícia Bezerra, vereadora à Câmara Municipal de São Paulo. Anuncia a leitura de Litania de Ação e apresentação do Coral Metodista Vozes dos 150 Anos. Informa a exibição da primeira parte do vídeo "Recordando Nossa História".

 

2 - JOSÉ ILDO SWARTLE MELLO

Bispo, a representar a Fraternidade Wesleyana, saúda os presentes. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Faz referência ao "coração aquecido de Wesley". Enaltece a irmandade entre as igrejas metodistas. Defende a mensagem de santidade em prol da reforma da Nação.

 

3 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a exibição da segunda parte do vídeo "Recordando Nossa História" e a apresentação do Coral Metodista Vozes dos 150 Anos.

 

4 - ADONIAS PEREIRA LAGO

Bispo, presidente da Quinta Região Eclesiástica, fez oração a favor da proteção de Deus ao povo brasileiro.

 

5 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Comunica a entrega de placa comemorativa, pelos 150 Anos de Missão Permanente do Metodismo em Terras Brasileiras, ao Sr. Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa.

 

6 - LUIZ VERGÍLIO BATISTA DA ROSA

Bispo, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, saúda os presentes. Mostra-se honrado por receber a homenagem. Tece considerações a respeito de Jesus Cristo. Assevera que a história da instituição religiosa coincide com a de ideais inadiáveis. Narra breve histórico da origem wesleyana do Metodismo. Acrescenta que a graça de Deus é disponível para todas as pessoas. Valoriza a centralidade da Bíblia e o sentimento de pertencimento. Reflete acerca de valores humanistas. Clama pela disseminação do amor ágape de Deus, como meio de difusão da justiça, de forma equânime.

 

7 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a entrega do Marco dos 150 Anos do Metodismo em Terra Brasileiras às Representações da Igreja Metodista.

 

8 - JOSÉ CARLOS TELES

Bispo, vice-presidente do Colégio Episcopal e bispo da Terceira Região Eclesiástica, saúda os presentes. Agradece à Presidência pela iniciativa da solenidade. Valoriza as comendas que homenageiam integrantes da Igreja. Faz oração em agradecimento a Deus, pela presente comemoração.

 

9 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Anuncia a interpretação da música "Castelo Forte", pelo Coral Metodista Vozes dos 150 Anos. Anuncia a leitura do "Credo 150 Anos do Metodismo em Terras Brasileiras". Enaltece a relevância da solenidade. Destaca a prece proferida. Faz reflexão sobre a presença e a conexão do Metodismo em sua vida. Informa que frequentara o grupo de juvenis da Igreja Metodista de Londrina. Lembra-se do pastor Joca, atualmente bispo João Carlos. Comenta projeto de sua autoria, convertido em lei de destaque inclusive mundial, contra a escravidão contemporânea. Aduz que em seu discurso em Genebra, no plenário da ONU - Organização das Nações Unidas, inspirara-se em cartas de cunho metodista. Tece breves considerações históricas sobre a conduta e a influência de John Wesley, em benefício da sociedade em que vivera. Defende a pregação do Evangelho a favor da solidariedade, especialmente em regiões periféricas. Clama pela defesa da mulher no transporte público. Acrescenta que o legado espiritual do Metodismo ecoa neste Parlamento.

 

10 - JULIANA YADE

Membro da Pastoral Nacional da Igreja Metodista de Combate ao Racismo, faz oração de encerramento.

 

11 - PRESIDENTE CARLOS BEZERRA JR.

Afirma que crê numa igreja missionária a serviço do povo. Convida os presentes para a abertura da exposição sobre o tema, a ser realizada no Hall Monumental. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Carlos Bezerra Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Boa noite a todos e a todas aqui presentes. Esta é uma sessão solene com a finalidade de comemorar os 150 anos do Metodismo em Terras Brasileiras. A partir deste momento, quero chamar aqueles que irão compor a Mesa principal dos nossos trabalhos nesta noite.

Convido o bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente da Igreja Metodista do Brasil; o bispo José Carlos Peres, vice-presidente do Colégio Episcopal e bispo da 3ª Região Eclesiástica; o bispo Adonias Pereira do Lago, presidente da 5ª Região Eclesiástica; a Sra. Juliana Yade, pessoa de referência da Pastoral Nacional da Igreja Metodista de Combate ao Racismo. Já me antecipando, como presidente da Comissão de Direitos Humanos desta Casa, me sinto profundamente honrado com sua presença na composição desta Mesa.

Convido também o pastor Washington Zucoloto para que venha compor nossa Mesa, e que tome o microfone fazendo o chamado e convite aos outros convidados que fazem parte da nossa sessão esta noite.

 

O SR. WASHINGTON ZUCOLOTO - Boa noite a todos. É uma alegria estarmos juntos neste momento. Para compor nossa Mesa, convido Erni Seibert, diretor de comunicação social da Sociedade Bíblica do Brasil; bispo Ildo Swartele de Mello, representante da Fraternidade Wesleyana e presidente da Igreja Metodista Livre do Brasil; pastora Joana D'Arc Meireles, secretária executiva de Vida e Missão da Igreja Metodista; Luiz Roberto Saparolli, vice-presidente da Cogeam - Coordenação Geral de Ação Missionária da Igreja Metodista; comissário Oscar P. Sanchez, Exército da Salvação, acompanhado de sua esposa Ana Sanchez; Paulo Borges Campos Júnior, reitor da Umesp - Universidade Metodista de São Paulo; Paulo Roberto Garcia, reitor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista; Dr. Achile Mário Alesina Júnior, desembargador de São Paulo e presidente da Comissão Geral de Constituição e Justiça.

Robson Aguiar, diretor-geral da Rede Metodista de Educação; Valdecir Barreros, presidente do Conselho Superior de Administração da Rede Metodista de Educação; representando a educação cristã, também da Igreja Metodista, Eber Costa; pastora Margarida Souza, representando a reitoria; Ivana Maria Ribeiro de Aguiar Garcia, presidente da Confederação Metodista de Mulheres; Estevam Rosendal, de 12 anos, representando as crianças; Tales Henrique Gomes Soares, de nove anos; Raquel Cristina Freitas Franco, de dez aninhos; e completando nossa Mesa, Ana Luz Gomes Soares, de sete aninhos.

Desta forma devolvo a palavra ao deputado Carlos Bezerra, com a Mesa composta.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Muito obrigado. Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar os 150 anos do Metodismo em Terras Brasileiras.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo dia dez, às 21 horas pela NET - canal 7; TV Vivo - canal 9; e TV Digital - canal 61.2.

Registro também algumas presenças que foram identificadas pelo Cerimonial. O pastor Ademir de Almeida, representando a Igreja Metodista Wesleyana; a guarda marinha Hernandes, neste ato representando o comandante do 8º Distrito Naval, o Almirante Guerreiro; Marcelo Rodrigues, representando o deputado Antonio Salim Curiati. Eu gostaria de fazer alguns destaques que vejo aqui marcando presença. Um cumprimento e reconhecimento especial ao bispo Nelson Leite, que nos dá a honra de estar aqui nesta noite - uma referência metodista brasileira. Também o pastor Marcos Garcia, assim como um cumprimento especial ao bispo Adriel Maia, que nos dá a honra de sua presença, e ao bispo Josué, que também está entre nós.  Cumprimentando-os, cumprimento a todos que fazem parte da plateia neste momento.

Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento fará a leitura da Litania de Ação de Graças, a Sra. Ivana Garcia, presidente da Confederação Metodista de Mulheres.

Aliás, aproveito o momento para justificar a ausência da minha esposa, vereadora Patrícia Bezerra, ex-secretária municipal de Direitos Humanos, que não está nesta cerimônia. Ela tinha se programado para estar aqui, mas contraiu uma gripe fortíssima, que a impede de estar aqui esta noite. Para ela, especialmente se reverte também de um simbolismo muito especial. A Patrícia foi criada e conviveu praticamente toda a infância, adolescência e juventude na Igreja Metodista de Maringá. Meu sogro fez parte da liderança metodista do Norte do Paraná, ao longo de muitos anos. Aliás, ele nos deixou ano passado, mas seu legado metodista permanece vivo em sua filha e na vida de cada um de nós.

 

* * *

 

- É feita a leitura.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento ouviremos o Coral Metodista “Vozes dos 150 Anos”, sob a regência do maestro Fábio Henrique Pereira da Silva. Eu quero também anunciar que a sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela Rádio Trans Mundial.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Assistiremos à primeira parte do vídeo “Recordando Nossa História”.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento, convido o bispo José Ildo Swartele de Mello, para que faça uso da palavra, representando a Fraternidade Wesleyana nesta cerimônia da Assembleia Legislativa.

 

O SR. JOSÉ ILDO SWARTELE DE MELLO - Graça e paz a todos e a todas. É uma alegria poder estar aqui com vocês nesta data festiva em nome da Conexão Wesleyana de Santidade, que congrega extintas igrejas de origem metodista e também em nome da igreja da qual sou bispo e faço parte, a primeira filha da Igreja Metodista é a Igreja Metodista Livre. Somos primogênitos, devedores a vocês. O coração aquecido de Wesley foi passando de geração para geração, alcançando meu coração. Estamos aqui para celebrar essa igreja que tem uma história e mensagem linda, um legado lindo. Eu poderia dizer a vocês que nunca antes na história deste País, as distintas igrejas de origem wesleyana estiveram tão unidas e irmanadas, com tanta conexão. Mas isso é só o começo.

Irmãos, nossa unidade é muito importante para nossos testemunhos. A mensagem de santidade para reformar esta Nação, para espalhar santidade bíblica por toda a face da Terra. Estou aqui para dar os parabéns a vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Obrigado bispo Ildo. Neste momento assistiremos a segunda parte do vídeo “Recordando Nossa História”.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento ouviremos o Coral Metodista “Vozes dos 150 Anos”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento convido o bispo Adonias Pereira Lago, para um momento de intercessão a Deus pela nação brasileira.

 

O SR. ADONIAS PEREIRA LAGO – Coloquemos-nos em pé, queridos irmãos e irmãs. Se você quiser orar e interceder, nosso País está precisando. Quanto mais oração em favor de nossos governantes e de toda a população, melhor. Vamos orar, vamos interceder. Se você desejar estender sua mão em alguma direção clamando por esta nação, façamos isso na liberdade do Senhor, neste lugar em nome de Jesus. Oremos.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Amém. Neste momento assistiremos a terceira e última parte do vídeo “Recordando Nossa História”.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Quero também fazer o registro da presença do bispo Stanley, secretário executivo do Colégio Episcopal, e do reverendo Vagner Queiroz, aqui representando a Visão Mundial do Brasil.

Neste momento faremos a entrega da placa comemorativa pelos 150 anos de missão permanente do metodismo em terras brasileiras, ao bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Convido o bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente da Igreja Metodista, para que faça uso da palavra neste momento.

 

O SR. LUIZ VERGÍLIO BATISTA DA ROSA - Graça e paz a todos e a todas. Como metodistas nós nos sentimos muito honrados e honradas, em receber esta homenagem aos 150 anos do Metodismo no Brasil, por proposição do Exmo. Sr. Deputado Estadual Carlos Alberto Bezerra Jr., e referendado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Tributamos toda essa honra em deferência àquele que é autor e consumador da nossa fé, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, razão primeira de nossa vida e missão.

Rogamos a Deus sua benção e iluminação sobre esta Casa Legislativa, que representa o povo deste pujante estado da Federação, abençoando a cada deputado e deputada, funcionários e funcionárias, assessorias e a população que a ela recorre, nas mais diversas demandas e circunstâncias. A história de uma instituição religiosa tem relação com pessoas movidas por valores inegociáveis, e ações inadiáveis em determinado tempo e espaço. A história da igreja é contada pela herança de fé recebida das gerações que nos precederam e que recebem novos significados a cada nova geração. A história de uma instituição, uma igreja, também é fruto do legado de nossa ação cristã na sociedade, e dos valores que deixamos para as novas gerações.

Na história do metodismo, ainda que se possa referir diferentes fatos iniciais, sem dúvidas o dia 24 de maio de 1738 é extremamente significativo para nós. Na noite desse dia o reverendo John Wesley, pastor anglicano, foi a uma reunião de uma sociedade religiosa sem muita vontade, que se reunia na Rua Aldersgate, em Londres. Quando chegou, alguém lia um comentário feito por Martinho Lutero, prefácio da carta do apóstolo São Paulo aos romanos. O assunto tratava que o justo, a pessoa justificada por Deus vive pela fé. Enquanto o referido comentário era lido, Wesley diz em seu diário que sentiu seu coração se aquecer de uma forma estranha e diferente. Essa experiência do coração aquecido traz consigo, à sua razão, uma plena convicção de confiança em Cristo, somente em Cristo a certeza da justificação de seus pecados.

É por isso que seu ministério manifesta em todos os momentos a teologia da graça de Deus, uma graça disponível para todas as pessoas, todos os povos de todas as línguas e nações. A graça gera fé. A fé gera ações transformadoras. Seu irmão e também pastor, Carlos Wesley, que havia tido experiência semelhante cerca de três dias antes, sendo compositor sacro, transforma a fé em cânticos que exaltam a maravilhosa graça de Deus, agindo no mundo e na vida humana, realizando uma obra de transformação pessoal e de mudanças na sociedade, à luz do evangelho de Cristo.

Assim, o movimento metodista se espalhou pelo mundo, centrado na teologia da graça e instituindo a centralidade da Bíblia, da necessidade da experiência pessoal, do uso da razão e do sentido de pertencimento à tradição da igreja e sua história. Provavelmente na história do Brasil que já foi amplamente referida, eu apenas destaco que com a chegada do reverendo Newman em 1867, o trabalho metodista é retomado em nosso País de forma ininterrupta até os dias de hoje, razão pela qual as gerações passadas atribuíram a esse continuísmo histórico um marco de fundação definitiva do metodismo em terras brasileiras. De forma concreta, o movimento metodista se estabeleceu instituindo comunidades de fé a partir do discipulado cristão nas casas, nas capelas e nos templos para promoção do culto, para a vivência fraternal.

Manifesta também a sua missão por meio de serviços prestados por suas instituições educacionais, de ação social e de ensino teológico. Vivemos em nosso mundo um tempo de verdadeira crise civilizatória. Ou seja, crise de valores humanistas e solidários que ultrapassem as fronteiras dos sectarismos, do individualismo, da soberba, da intolerância, das xenofobias, das injustiças econômico-sociais. Vivemos em nosso País tempos de perplexidade, descrédito e desconfiança nas instituições de modo geral, mesmo nas instituições republicanas. O metodismo do século 18 combateu profeticamente a escravidão, a exploração do trabalho nas minas de carvão, a exploração indiscriminada do uso de bebidas alcoólicas, promoveu educação para crianças empobrecidas e abriu outras tantas frentes de serviço.

Hoje nós metodistas do século 21, como cidadãos brasileiros, junto com outros concidadãos, somos desafiados a ações também proféticas, de denúncias de corrupção institucional, das injustiças que produzem vulnerabilidades sociais, da intolerância religiosa, do racismo e do preconceito, da violência contra as mulheres e crianças, dos males da drogadição que dizima especialmente a juventude de nosso País. Do desmatamento da Amazônia, do não reconhecimento histórico das terras indígenas e quilombolas, do pecado da corrupção humana e do pecado individual e social que rouba a esperança e fragiliza o valor da vida humana. O movimento wesleyano é uma grande família no mundo, constituindo espaço de fraternidade entre distintas denominações, fruto da mesma semente plantada no coração da família Wesley, e tendo compromissos convergentes e inadiáveis para com a nossa Pátria.

Concluo dizendo que, como cristãos e cristãs metodistas, temos o desafio intransferível de anunciar as boas novas do evangelho de Cristo para a família humana, e semear o amor ágape de Deus. É poder transformador que traz alegria e semeia a paz, constrói a justiça de forma equânime, que produz salvação e liberta-nos da omissão e da indiferença para com nosso semelhante, e que transforma a sociedade privilegiando o bem comum, a vida comunitária e nossa criação divina. Sim, precisamos continuar fazendo discípulos e discípulas, cuja principal missão é transformar a nação, particularmente a igreja, e espalhar a santidade bíblica em toda a Terra, como preconizou o reverendo John Wesley.

Que o Senhor continue a nos abençoar nessa tarefa. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Muito bom. Faremos a entrega do marco dos 150 anos do Metodismo em Terras Brasileiras às representações da Igreja Metodista, pelo bispo José Carlos Teles, a quem peço que se dirija à tribuna desta Casa.

 

O SR. JOSÉ CARLOS TELES - Nossa saudação a todos os irmãos e irmãs metodistas e não metodistas presentes. Que a graça e a paz de Cristo, Senhor amado, seja sobre a vida de cada um de vocês. De um modo especial nós saudamos o deputado Carlos Alberto pela alegria que concedeu a nós como metodistas de promover este evento para comemoração dos 150 anos da nossa igreja. Que Deus abençoe sua vida, sua família e seu ministério. Que o irmão continue honrando a Cristo Jesus através daquilo que ele tem feito através de você. Sabemos que tem sido um marco importante para a caminhada do povo de Deus através da política brasileira. Que Deus abençoe você e sua esposa, a vereadora Patrícia.

Através da Igreja Metodista, nós fizemos algumas lembranças e comendas que serão distribuídas a órgãos da igreja, para ter a marca dos 150 anos estabelecida em cada localidade. O primeiro a receber esta comenda é o deputado Carlos Alberto. Representando a 1ª Região Eclesiástica, a reverenda Andreia Fernandes; a 2ª Região Eclesiástica, reverenda Margarida de Souza Ribeiro; a 3ª Região Eclesiástica, reverenda Amélia Tavares Correa Neves; a 4ª Região Eclesiástica, reverendo Adilson Mazzeo; a 5ª Região Eclesiástica, reverendo Eber Borges da Costa; a 6ª Região Eclesiástica, reverendo Jonadabe Almeida. Não está presente, então chamarei o bispo Stanley para receber e depois dar o devido encaminhamento.

Da 7ª Região Eclesiástica, Mateus Massambani. Como não temos os representantes da 8ª Região Eclesiástica, vamos chamar as crianças Ana Luiz e Raquel Cristina para representar essa região, e depois daremos o encaminhamento. Região missionária do Nordeste, Isabeli de Freitas; na região missionária do Amazonas, não temos representante aqui, então as crianças Tales e Estevam estarão recebendo, representando essa região. Para o Centro de Memória da Unimep, bispo Josué Adam Lazier; o Centro de Memória da Fatel, reverendo Paulo Roberto Garcia. Vou pedir que o Renato se dirija à Mesa e distribua esta comenda a cada componente, para que eles também tenham como lembrança. A Mesa já foi devidamente apresentada, e nós fugiremos da apresentação por nomes.

 

* * *

 

- São entregues as placas.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ CARLOS TELES - Enquanto eles fazem a distribuição, nós gostaríamos de presentear cada um de vocês com uma comenda dessas, mas não é possível. Se vocês se comportarem direitinho, quem sabe providenciamos uma para cada, a modestos mil reais cada. Brincadeira. Mas devemos ter algumas à disposição na sede nacional, e depois nos instrumentos de comunicação da igreja vocês podem ver como adquirir. Também temos as camisetas do evento, tem três irmãos com a camiseta. Fiquem em pé. Também vamos distribuir na sede nacional. Se você gosta da Metodista e quer ter a sua é só entrar em contato com a sede e saber como adquirir.

Já entregamos a todos. Também gostaria de fazer uma oração de agradecimento a Deus pelo tricinquentenário da Igreja Metodista, e abençoar de modo específico esta Casa que nos recebe. Convido a todos e todas para se colocarem em pé.

Senhor Deus, em nome de Jesus abençoamos esta Casa Legislativa do Estado de São Paulo, estado que nos acolhe como Igreja Metodista e nos presenteou através de moção promovida pelo deputado Carlos Alberto. Assim temos continuidade nas comemorações dos nossos 150 anos de vida com a Igreja Metodista no Brasil. Queremos pedir que seu espírito esteja presente sobre as decisões que se tomarem nesta Casa, que as leis sejam justas e para o bem-estar do nosso povo, atendendo as necessidades da população paulista. Que cada deputado e deputada, ao votar uma lei, tenha em mente qual o benefício que ela promoverá para o bem-estar do nosso povo. Que a Tua graça e Teu poder jamais se apartem desse lugar. Que movam corações, mentes, a direção e a Presidência, sempre a produzir algo de bom para nosso povo que merece o melhor. Em nome de Jesus, que Tua benção Pai, repouse e seja permanente sobre esse lugar. Amém.

Agradecemos aos irmãos e irmãs.

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Amém. Queria apenas fazer uma pequena correção do nome do nosso regente do coral, que é o Fábio Henrique Pereira da Silva. Lembrando que estamos ao vivo pelo canal do Youtube do Expositor Cristão. Neste momento ouviremos a “Castelo Forte”, um clássico da reforma, cantada pelo Coral Metodista “Vozes dos 150 Anos”. Aliás, 500 anos da Reforma Protestante.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Faremos agora a leitura do Credo 150 anos do Metodismo em Terras Brasileiras”. Para isso convido a Andreia Fernandes, redatora das revistas de escola dominical da Igreja Metodista, e o bispo Stanley Moraes.

 

O SR. STANLEY MORAES - Na caminhada da comunidade de fé, vamos acumulando experiências que nos levam a acrescentar novas afirmações à fé que já professamos pelas novas experiências vividas. Neste ano, entendemos que seria muito precioso para nós - quando celebramos nossos 150 anos - fazer uma grande ouvida pela comunidade e pelo Brasil a fora, buscando as afirmações que fazemos em nossas comunidades. Muita gente contribuiu. O papel que coube àqueles que coordenavam esse processo foi integrar e sintetizar para chegarmos a essa afirmação de fé, que sempre traduz uma experiência tida.

Quem tinha dez anos de experiência quando a igreja nasceu, fez um credo no primeiro século, que é base da nossa fé. Hoje já temos dois mil anos. Há muitas experiências novas que aconteceram nesse tempo, aquilo que nos leva a afirmar nossa fé. Somos uma comunidade composta de pessoas de todas as idades, raças e em todos os lugares, com experiências das mais diferentes. Por isso queremos começar a afirmar a nossa fé através desse credo, através das crianças. Elas lerão a primeira afirmação de fé, o primeiro “Cremos”.

“Credo 150 anos de missão metodista permanente em terras brasileiras

Cremos em Deus, Criador de todas as coisas, Pai de toda a família humana.

Cremos em Jesus Cristo, Deus Filho, que se fez humano por cada um de nós: caminho, verdade e vida.

Cremos no Espírito Santo que ajuda, consola, sensibiliza e empodera para que o mundo creia em Jesus Cristo, Senhor, Salvador e Resgatador de toda a criação.

Cremos no Reino de Deus e sua Justiça que envolve a totalidade da vida.

Cremos na vitória final do Evangelho de Jesus Cristo. Nosso trabalho tem sua raiz e força na confiança de que Deus está conosco, vai à nossa frente e é a garantia da concretização do Reino de Deus no presente e no porvir. 

Cremos que a mensagem do evangelho é que Deus amou o mundo da mais completa forma em que é possível amar. Por isso, Jesus Cristo veio ao mundo, para dar sua vida a favor de todas as pessoas.

Cremos que o Evangelho, encarnado em Jesus de Nazaré, filho de Maria e José, o carpinteiro, é o poder de Deus que liberta completamente todas as pessoas e que não existe nenhum valor acima da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus. Cremos que toda a vivência em sociedade precisa ser à luz dos valores do Reino de Deus.

Cremos que o metodismo é baseado nas Sagradas Escrituras, por isso aceita completa e totalmente as doutrinas fundamentais da fé cristã, enunciadas nos Credos promulgados pelos Concílios da Igreja dos primeiros quatro séculos da Era Cristã.

Cremos que a aceitação das doutrinas históricas do cristianismo não se confunde com as atitudes doutrinárias intelectualistas e racionalistas, nem com a defesa intransigente, fanática e desamorosa da ortodoxia doutrinária.

Cremos que hoje Deus chama e capacita como fez aos primeiros missionários e missionárias metodistas em terras brasileiras.

Cremos em uma Igreja que faz diferença na vida das pessoas, de suas famílias e das comunidades locais. Uma Igreja que celebra a memória, a atualização e a esperança salvífica em Jesus Cristo, cuja a dinâmica do culto se expresse como serviço a Deus oferecido pelo povo e serviço ao povo em nome de Deus.

Cremos que somos discípulos e discípulas de Jesus Cristo, nos caminhos da missão, a promover tal discipulado em salvação, santificação e serviço.

Cremos, como John Wesley, que o povo metodista é chamado para “não causar danos, “fazer o bem” e “permanecer no amor de Deus”.

Cremos que a vocação do povo metodista envolve a totalidade da vida, tendo como elementos balizadores a Evangelização, a Educação e a Ação Social.

Cremos na evangelização como parte fundamental da missão, encarnando o amor divino na vida das pessoas e da sociedade, a fim de que confessem Jesus Cristo como Salvador e Senhor – uma evangelização contagiante e transformadora.

Cremos na visão missionária na perspectiva de Atos 1.8: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. E, assim, reafirmamos que “o mundo é a nossa paróquia”.

Cremos que a Educação é componente fundamental da libertação do ser humano. Como reconhecia John Wesley, ela é integrante do processo de salvação. Por isso, a família metodista global mantém vivo o seu compromisso com a ação docente por meio das instituições sociais e educacionais por toda parte.

Cremos na Educação Cristã e reconhecemos a vital importância da Escola Dominical, dos grupos societários, da família, dos grupos de discipulados, das instituições de ensino, dos ministérios da Igreja, a fim de que as pessoas cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.

Cremos na Educação Teológica como instrumento de reflexão e ação para todo o povo de Deus nos seus diferentes ministérios, para o exercício da vida e missão da Igreja nos caminhos do testemunho, unidade e serviço.

Cremos que o trabalho realizado pelas Pastorais: Escolares, Universitárias, Indigenistas, Hospitalares, Prisional, com Meninos e Meninas de Rua, com o Povo em Situação de Rua, com Dependentes de Drogas, Combate ao Racismo, Inclusão, Direitos Humanos, bem como as ações de igrejas locais por meio de seu ministério de ação social promovem a dignidade da vida.

Cremos que a missão acontece quando a Igreja sai de si mesma, envolve-se na comunidade e se torna instrumento da novidade do Reino de Deus, bem como cresce e produz “santidade de coração e vida”. 

Cremos numa Igreja Missionária, promotora da vida abundante e combativa em relação às forças da morte. Uma Igreja que acolha os seres excluídos na nossa sociedade com graça, amor e misericórdia, uma Igreja “comunidade missionária a serviço do povo”.

Cremos em uma Igreja que acolhe e promove um mundo para todos e todas, no qual pessoas com deficiência são igualmente chamadas e vocacionadas por um Deus criativo e criador do “diferente”, mas não menos importante.

Cremos numa Igreja Corpo de Cristo, Povo de Deus, Família de Deus e comprometida com a unidade cristã “para que o mundo creia”; que toma a forma de denominação, mas ultrapassa todas as fronteiras denominacionais.

Cremos na integração do ser humano com o meio ambiente e todo o universo. Por isso, nos posicionamos contra a exploração de nosso mundo a um tal ponto que devasta e inviabiliza a vida para a nossa própria descendência. Cremos que é preciso garantir o futuro através de um desenvolvimento sustentável.  A integridade da criação é nossa responsabilidade.

Por isso tudo em que cremos é que também temos fé na esperança, nas mãos dadas, no coração aberto, na solidariedade e no encontro que promove salvação e vida abundante para todas as pessoas e toda a criação.

Assim sendo nos empenharemos em reformar a nação, especialmente a igrejas, e espalhar a santidade bíblica por toda terra. Amém.”

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Amém. Vou fazer meu pronunciamento final, para encerrarmos esta sessão. Feitas todas as apresentações, palavras de gratidão e homenagens, gostaria também de encerrar a sessão fazendo alguns registros importantes.

Aliás, hoje, vivemos um dia histórico e muito especial, que fica registrado nos Anais desta Casa entre tantos documentos, falas e orações. Mas eu destacaria que essa peça, o “Credo dos 150 anos do Metodismo em Terras Brasileiras”, sem dúvida nenhuma é uma peça histórica, que fica registrada. Eu fico imaginando que coisa boa será quando daqui 50 ou 100 anos voltarem aqui e olharem os documentos desta Casa, e ao abrirem esses documentos, terem registrados que no ano de 2017, em São Paulo, o povo metodista mantinha firmes seus compromissos com Deus e com a Nação.

Na minha breve fala, queria colocar algumas questões. Estava pensando como o metodismo faz parte da minha vida; ele se conecta com minha vida em vários momentos. Não é à toa que sou casado com uma metodista, fruto do período em que eu frequentei o grupo de juvenis da Igreja Metodista de Londrina, no final da década de 80. Meu pai, que é pastor com mais de 52 anos de ministério, tinha a missão de plantar uma igreja naquela cidade, a nossa igreja, Comunidade da Graça. Era uma igrejinha novinha que estava começando, e eu encontrei apoio, amparo, comunhão junto dos irmãos metodistas que eram parte do grupo de juvenis, que aliás, tinha um pastor, o Joca, o reencontrei tantos anos depois como bispo João Carlos. Ele fez parte da minha história.

Estava lembrando aqui do Cenáculo, das manhãs em que minha mãe, antes de irmos para a escola, fazia a leitura matinal para todos os filhos ali em casa. Como diz meu pai, somos três filhos naturais e outros três sobrenaturais, porque meus pais adotaram várias crianças. Todos nós somos marcados pela leitura do cenáculo. Hoje descobri mais uma, pastor Marcos. Orei durante muitos anos numa rua chamada Eunice Weaver, e não tinha ideia de que era uma metodista de contribuição tão significativa às terras brasileiras. E o que falar das Pastorais, do Credo Social Metodista que me impulsionou e minha foi baliza um tanto de vezes em minha ação pública? E lá já se vão 17 anos; três mandatos como vereador, dois como deputado estadual.

E uma lembrança muito especial que tive aqui esta noite. Tenho uma lei aprovada nesta Casa contra a escravidão contemporânea há quatro anos, que se transformou em referência mundial. Segundo as Organizações das Nações Unidas, a medida legislativa mais eficaz e mais moderna contra a escravidão contemporânea. Eu me lembro que quando estava indo para meu pronunciamento três anos atrás no plenário das Organizações das Nações Unidas em Genebra, o que me alimentou na construção do meu discurso foram as cartas trocadas entre John Wesley e William Wilberforce. Referência e discípulo de Wesley, Wilberforce foi um parlamentar inglês responsável pela queda da escravidão no mundo - primeiro na Inglaterra e depois no mundo- mas sendo inspiração para gerações e gerações de cristãos na política, como eu. Aliás, minha oração tem sido para que a atual Bancada Evangélica se inspire mais em homens como William Wilberforce ou o reverendo Martin Luther King.

Mas um pouco antes de entrarmos aqui, o pessoal da TV Assembleia me perguntava o porquê desta sessão. Eu disse o seguinte, que é um reconhecimento especial a esse movimento espiritual, ao legado espiritual desse movimento que mudou a história da Inglaterra e de muitos outros países do mundo. Um movimento espiritual com profundas repercussões sociais. Não sou eu que digo, mas historiadores seculares. A Inglaterra não viveu uma revolução sangrenta como a Revolução Francesa, ou uma guerra civil, como a dos Estados Unidos, pela presença civilizadora, pacificadora e socialmente, profundamente transformadora, especialmente no enfrentamento à miséria e desigualdade, por causa da presença de John Wesley e os primeiros metodistas naquela terra,

Num contexto dramático que vocês conhecem, com um índice de analfabetismo elevadíssimo, se tinha no movimento metodista de imediato, logo cedo, daqueles que ali chegavam e se convertiam, a preocupação de Wesley no sentido de que o movimento não se transformasse num movimento de fanáticos ou de gente distante da leitura das escrituras. Daí a preocupação com a alfabetização. Ele próprio, traduzindo livros e os transformando em pocket books, entregando ali nos primeiros clubes de santidades e círculos de oração, aos primeiros irmãos e os ensinando a ler, interpretar as escrituras com a clara preocupação de perenizar um movimento que hoje, em 150 anos no Brasil, é capaz de produzir documentos como esse, por causa dessa herança.

E o que falar desse contexto? Exploração, miséria, índices de alcoolismo elevadíssimos, exploração de trabalho escravo, infantil e adulto. O que dizer de um homem pregador do evangelho que descia do púlpito após haver pregado no domingo, e ir às portas das minas de carvão denunciar o pecado sistêmico que produzia miséria, desigualdade e opressão. Era assim que agia John Wesley. E o que ele dizia? “O mundo é minha paróquia”. Denúncia do pecado individual e sistêmico, do sistema que gera mortes e exclusão e o anúncio do evangelho, sobre a possibilidade de um novo jeito de ser gente. A proposta do evangelho. Era de Wesley a frase: “Faça todo o bem que puder com todos os meios que tiver, de todas as maneiras, a todas às pessoas que puder, durante todo o tempo que puder”. É isso que o metodismo tem representado no Brasil ao longo desses 150 anos. Pregação de um evangelho que muda o homem e transforma sua circunstância.

Educação, escolas, universidades, assistência social, garantia de direitos, compromisso e na defesa dos direitos humanos, resistência à ditadura e regimes opressivos. E as palavras de Wesley seguem ecoando através de um imenso número de cristãos neste País. Cristãos desejosos e sedentos por justiça social e transformação espiritual. Onde eles estão? Ecoando a voz de Wesley nas ruas, na Cracolândia, no acolhimento aos imigrantes e migrantes que aqui chegam, nos parlamentos, em solidariedade a juventude preta, pobre e periférica vítima do genocídio que acontece neste País, e que provoca a morte de 60 mil pessoas por ano. 60% delas são jovens, negros e pobres concentrados nas periferias das grandes cidades.

Mas a voz de Wesley segue ecoando lá através de um tanto de heróis anônimos, irmãos e irmãs que têm se posicionado em defesa da mulher no transporte público, um transporte num País onde o juiz acha normal um homem ejacular numa mulher. Onde eles estão? Em defesa dos trabalhadores escravizados em pleno século 21. Numa dessas cartas que lia lá na minha ida a Genebra, no plenário da ONU, o Wesley dizia ao Wilberforce: “Se Deus está com você, quem poderá ser contra? Continue em nome de Deus e na força do Seu poder até que a escravidão tenha sido definitivamente banida”. Quero dizer a vocês que seu legado e suas palavras seguem ecoando nesta Casa. O legado espiritual do metodismo, no mundo e no Brasil, segue ecoando.

Eu encerro dizendo que nós todos aqui seguiremos mantendo, representando o imenso povo metodista desta Nação, do qual me considero irmão. Seguiremos mantendo essa chama acesa, ou como Wesley gostava de dizer, essa brasa acolhida no fogo, por meio de palavras e de ações, espalhando esperança, fé e convicção de que nós estamos construindo um mundo e um País diferente, um Brasil mais parecido com o reino de Deus. Com mais justiça, menos desigualdade e mais solidariedade. É nisso que eu acredito, e por isso estamos aqui nesta noite extremamente simbólica, comemorando o legado de Wesley. Mas mais do que isso, comemorando e celebrando o legado de Jesus Cristo de Nazaré, do qual todos nós somos discípulos. Amém.

Propositalmente quero quebrar o protocolo para encerrar esta sessão, também com um simbolismo especial. Quero pedir para que a Juliana Yade faça a oração de encerramento, e depois encerro na formalidade. É a pessoa de referência da Pastoral Nacional da Igreja Metodista de Combate ao Racismo.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Encerro esta sessão fazendo apenas uma afirmação final, para registro desta Casa. Fazendo coro a vocês e dizendo que cremos numa igreja missionária promotora da vida abundante, e combativa em relação às forças da morte. Uma igreja que acolha os seres excluídos da nossa sociedade com graça, amor e misericórdia. Uma igreja missionária a serviço do povo. Amém. Nós convidamos a todos os presentes para a abertura da exposição dos 150 anos de permanência do metodismo em terras brasileiras aqui ao lado, no Hall Monumental.

Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece as autoridades presentes, os bispos que compuseram a Mesa, pastores, pastoras, crianças, líderes de outras comunidades. Fica nosso agradecimento. Minha equipe, representada aqui pelo pastor Eduardo, e também quero fazer um cumprimento à equipe da minha esposa Patrícia, que infelizmente não pôde estar, mas na pessoa do pastor Emílio. Aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, da Secretaria Geral Parlamentar, do Cerimonial, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão solene. Deus nos abençoe.

Declaro encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 58 minutos.

 

* * *