http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

11 DE SETEMBRO DE 2017

51ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE EFETUAR A ENTREGA DA MEDALHA “RADIALISTA DURVAL DE SOUZA”

 

Presidente: LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

 

1 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - GISLAINE RODRIGUES

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa; e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Efetuar a entrega da Medalha "Radialista Durval De Souza"". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a quem agradeceu.

 

4 - VITOR SAPIENZA

Deputado estadual, lembra sua época de escola. Afirma que no Brasil se fala muito e se faz pouco. Menciona a guerra com o Paraguai, ocorrida há muito tempo. Diz estarem os brasileiros mal-acostumados. Destaca a necessidade de investimento no Ensino Básico. Homenageia Paulo Meinberg, fundador do Colégio São Paulo. Informa ter sido o mesmo tricampeão com suas bandas. Relata que foi ele quem incentivou este deputado a aprovar a lei relativa às bandas e fanfarras. Elogia a atuação do deputado Luiz Carlos Gondim. Parabeniza o deputado pela sessão.

 

5 - GISLAINE RODRIGUES

Mestre de cerimônias, lê a biografia de Durval de Souza, que dá nome a medalha.

 

6 - RODRIGO DE PAULA DE JESUS

Presidente da Associação de Bandas e Fanfarras de Ribeirão Preto, agradece o convite do deputado Luiz Carlos Gondim para participar desta sessão. Cumprimenta todos os presentes.

 

7 - LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO

Presidente da Afaban - Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista, agradece a Deus e aos deputados estaduais Vitor Sapienza e Luiz Carlos Gondim por esta homenagem hoje. Afirma que hoje esta Casa está colorida, com apresentações de música e a presença de autoridades militares, prefeitos, vereadores, entre outros. Ressalta que os jovens presentes são os que não seguiram o caminho das armas e das drogas, mas sim dos instrumentos musicais. Diz estar alegre, já que depois de oito anos, Cubatão voltou para o cenário musical. Cita a realização de encontro técnico nesta cidade. Destaca que diversos músicos que iniciaram suas carreiras em bandas de fanfarra, hoje tocam em orquestras. Pede para que a juventude participe cada vez mais. Clama para que o concurso estadual da Secretaria da Cultura seja novamente realizado. Menciona desfile de bandas, que será realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. Agradece o convite para participar desta sessão.

 

8 - DELGADO NUNES PIOS

Representante dos maestros, regentes e instrutores as Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, diz estar emocionado de participar desta homenagem, após 40 anos trabalhando com bandas e fanfarras, e tentando resgatar os jovens de caminhos tortuosos. Ressalta que muitos dos jovens que iniciaram nestas bandas, tornaram-se homens de bem, tocando em orquestras e também fora do Brasil. Entristece-se com o fato de que a cidade de Santos não tem mais banda. Afirma que não quer que Cubatão perca o título de capital das bandas do Estado de São Paulo. Considera a mesma um celeiro de música, arte e cultura.

 

9 - ALEXANDRE SILVA PINTO

Presidente da Federação Paulista de Bandas e Fanfarras, agradece o deputado Luiz Carlos Gondim pela sessão e pelo apoio. Demonstra sua alegria em ver muitas crianças colorindo esta Casa. Afirma que muitas delas irão tocar em grandes orquestras neste País. Destaca um de seus antigos alunos, que hoje toca na Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Diz ser ele um exemplo para todos. Pede uma salva de palmas para todos os músicos presentes hoje nesta homenagem.

 

10 - ROSALVINO

Padre, demonstra sua emoção com o encontro de bandas e fanfarras, ocorrido ontem em Itaquera. Informa que mais de 30 corporações desfilaram ontem. Diz estar chateado pois não havia fanfarras de escolas públicas do estado de São Paulo. Ressalta que irá conversar com o governador e o secretário de Educação sobre o assunto. Afirma que a música e o esporte são muito importantes para tirar os jovens dos conflito e das drogas. Parabeniza os deputados Luiz Carlos Gondim e Vitor Sapienza. Considera que os dois políticos são mentes iluminadas. Parabeniza todos os músicos e artistas presentes hoje nesta Casa.

11 - GISLAINE RODRIGUES

Mestre de cerimônias, presta homenagens para: Associação Cultural Dom Bosco, representada pelo padre Rosalvino; major Elias Batista do Nascimento, comandante do Corpo Musical da PM; Ademário da Silva Oliveira, prefeito de Cubatão; e Sr. Marco Antonio Giro, prefeito de Bocaina. Anuncia a exibição de banda, com uma peça musical. Presta homenagem ao Sr. Vanderlei Polizeli, prefeito de Iperó, representado pelo regente Cafu. Anuncia a apresentação da peça musical da banda desta cidade. Presta homenagens para: Sra. Fábia Porto, prefeita de Santa Isabel, seguida de apresentação musical da banda da cidade; Sr. Sérgio Galvanin Guidio Filho, prefeito de Ipaussu e seu vice-prefeito Tiãozinho; e Sr. Valério Antonio Galante, prefeito de Serrana, representado pela secretária municipal de Educação, Juliana Barbosa, seguida de apresentação musical da banda desta cidade. Presta homenagens para: Sr. Toninho Paiva, vereador de São Paulo, representado pelo Sr. André Luiz Barbezani; Sr. Wilson Pio, vereador de Cubatão; Sr. Francisco Leoni Neto, de Bariri; e Sr. Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, representado pelo Sr. Adbailson Cuba, diretor da Secretaria Municipal de Cultura. Anuncia a apresentação de banda com uma peça musical. Presta homenagens para: Sr. Luiz Roberto Silva, radialista do programa Jornal da Cidade, da região da Baixada Santista; Sr. Professor Dr. José Rui Camargo, reitor da Unitau - Universidade de Taubaté; Sra. Luciana Duarte, em nome da Usiminas; Rogério Catarinacho, em nome da Unipar Carbocloro; Sr. Vitor Sapienza, deputado estadual; Sr. Paulo Meinberg Jr., in memoriam, do Colégio Jardim São Paulo, representado por sua filha e esposa; e Banda Marcial Escola Senai "Profº João Baptista Salles da Silva", de Americana, representado pelo Sr. Marcelo, que fez duas apresentações musicais.

 

12 - PRESIDENTE LUIZ CARLOS GONDIM

Entrega medalhas e diplomas para todas as associações presentes, representadas pelos membros da Mesa. Faz coro ao pronunciamento de um dos prefeitos, quando o mesmo ressaltou a necessidade de investimento na cultura e na música. Diz ser este o mínimo a ser feito. Ressalta que cobra constantemente o Governo do Estado. Destaca a alegria desta Casa hoje, nesta homenagem. Afirma ser esta solenidade para todos os artistas que vieram a este Legislativo representar suas cidades. Parabeniza todos os presentes e os maestros. Informa que dia primeiro de outubro ocorrerá um desfile de bandas e fanfarras na Avenida Paulista, em São Paulo. Anuncia música para o encerramento da solenidade. Pede para que todos aqueles que trabalham com cultura continuem ajudando. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Senhoras e senhores, boa noite a todos e todas. Sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de efetuar a entrega da medalha “Radialista Durval de Souza”, por iniciativa do deputado Luiz Carlos Gondim, o defensor das bandas e fanfarras.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 16 de setembro, às 21 horas, pela NET - canal 7; pela TV Digital - canal 61.2; e pela TV Vivo - canal 9.

Anunciamos para compor a Mesa o Exmo. Deputado Estadual Sr. Luiz Carlos Gondim; o deputado estadual Vitor Sapienza, autor do projeto que institui a medalha; Alexandre da Silva Pinto, presidente da Federação Paulista de Bandas e Fanfarras; Rodrigo Paulo de Jesus, presidente da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto; Luiz Carlos Ferreira de Araújo, presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista; Delgado Nunes Pios, representante dos Maestros, Regentes e Instrutores das Bandas e Fanfarras do estado de São Paulo; José Bernardo Ortiz Júnior, prefeito de Taubaté, representando todos os prefeitos homenageados; Padre Rosalvino, da Associação Cultural Dom Bosco.

Com a palavra, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Boa noite, senhoras e senhores. Boa noite artistas.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público presente, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, deputado Cauê Macris, que tem a prerrogativa de fazer a convocação. O projeto que institui a Medalha Radialista Durval de Souza é de autoria desse professor e deputado, Vitor Sapienza, que me deu a honra de retomá-lo para que nossas crianças continuem trabalhando, estudando e praticando música, para que se lute pela musicalidade na escola. A Presidência atendeu à solicitação deste deputado, com a finalidade de efetuar a entrega de medalhas do Radialista Durval de Souza.

Convido todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Villas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Senhoras e senhores, o deputado Vitor é um dos homenageados de hoje. Vamos faculta-lo à palavra. Se ele desejar fazê-la no momento que receber sua premiação, que fique à vontade.

Então, vamos primeiro facultar a palavra aos deputados, como é de praxe em nossa Casa. Convido o deputado Vitor Sapienza para fazer uso da palavra. Vossa Excelência pode falar daqui ou da tribuna, fique à vontade.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Prefiro falar ao lado de meus amigos. Caros amigos, assim vou chamá-los, estou me sentindo praticamente quase 30 anos mais novo. Para vocês terem uma ideia, para mim é motivo de orgulho ver esta Casa cheia. Fui presidente da Casa e vou extravasar algumas coisas que sinto lá dentro. Estudei no Liceu Coração de Jesus, na época no bairro Campos Elíseos, que primava por ter uma banda muito boa. A vestimenta era branca, igual a do pessoal lá dentro. Jogávamos futebol, estudávamos e, de vez em quando, recebíamos também uns puxões de orelha. Naquela época os professores davam uns puxões de orelha, e hoje o pessoal bate em professora. Mudou muito. Porque infelizmente neste Brasil se fala muito e se faz pouco.

Para vocês terem uma ideia, nós tivemos uma guerra no Paraguai há muitos anos, e a esquadra brasileira era comandada por um português. Na Batalha de Riachuelo, ele olhou para os marinheiros e disse o seguinte: “O Brasil espera que cada um cumpra com seu dever.” E o pessoal cumpriu com o dever, e nós ganhamos a batalha.

No tempo, nós brasileiros que estamos muito mal-acostumados - só queremos, mas na hora de fazer, todo mundo tira o corpo fora - mudamos aquilo que o Almirante Barroso disse. Ele disse: “O Brasil espera que cada um cumpra com seus deveres.” E hoje adotamos a seguinte linha: “O Brasil espera que você cumpra com seu dever”. Ou seja, estamos mal-acostumados e sempre tiramos o corpo fora.

Gondim, quando você ressuscitou o amor, o apreço às bandas, fez com que efetivamente as coisas começassem a mudar neste País. Temos que começar de baixo para cima.

Essa história de investir em faculdade, temos que investir no ensino básico, para fazer com que formemos gente competente. E, falando nisso, quero aproveitar este momento para homenagear uma das grandes figuras, esposa do grande incentivador Paulo Meinberg. Gostaria que a esposa dele ficasse de pé, uma salva de palmas para ela. Ele fundou o Colégio São Paulo, que hoje é faculdade, e foi o grande patrono das bandas no estado de São Paulo. Ele foi bi ou tricampeão brasileiro com suas bandas. Ele é que colocou em minha cabeça, graças a Deus, para aprovar as bandas. (Palmas.)

Eu acho que o político inteligente fala pouco. Quero dizer o seguinte, Gondim, continue neste caminho, mesmo porque é através dele que você vai fazer com que tenhamos, no Brasil, mais patriotas e menos bandidos. Parabéns.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Agradecemos as seguintes presenças: prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto; a secretária municipal de Educação de Serrana, Juliana Barbosa; o prefeito de Bocaina, Marco Antônio Giro; o reitor da Unitau, professor e Dr. José Rui Camargo; presidente da Câmara Municipal de Bocaina, vereador Roberto Donizete Anezio; vereadores de Bocaina, Júlio Cesar de Oliveira e Ataíde de Oliveira; representando a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, Jaime Ferreira de Lima Filho.

Com a palavra, nosso deputado Dr. Gondim, o defensor das bandas e fanfarras.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Peço que nossa representante leia a biografia do Durval de Souza, por favor.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Durval de Souza começou sua carreira artística em teatro. Estudou na Escola de Arte Dramática de São Paulo, tendo como professores Décio de Almeida Prado e Ruggero Jacobbi. A primeira peça que participou foi “Casamento Forçado”, e logo a televisão solicitou sua colaboração. Durval se deu bem nesse novo veículo de comunicação. Ampliou seus horizontes e passou a atuar em vários setores.

Além de ator dramático, foi coordenador de programas, produtor e tradutor de textos, pois era culto e dominava completamente o inglês. Também foi comediante. Traduzia o que fosse necessário para a TV Record. No programa "Cinema em Vesperal", Durval fazia críticas de cinema para a TV. Como ator, em televisão e cinema, ele atuou em "Carnaval em Lá Maior"; "My Darling"; "Ceará Contra 007"; "Mãos Ao Ar"; "A Arte de Amar Bem"; "Trote de Sádicos"; "Guerra é Guerra"; "Pintando o Sexo" e "Nem as Enfermeiras Escapam".

Um apaixonado pelas fanfarras e bandas, foi durante muitas décadas, coordenador geral de campeonatos nacionais de fanfarras e bandas da Rádio Record de São Paulo, evento que sobreviveu apenas um ano após sua morte. Durval de Souza faleceu em 5 de março de 1982. Hoje tem seu nome em uma rua do bairro de Vila Mariana, em São Paulo, a título de informação.

 Nos anos de 1979 e 1980 o radialista Durval de Souza esteve em Cubatão gravando o programa “Bandas de Todo o Brasil”. Em uma dessas oportunidades estava tocando o jovem trompetista Roberto Minczuk, hoje entre os grandes nomes de maestros brasileiros, conhecido internacionalmente. Foi regente adjunto da Osesp, titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, da Sinfônica de Calgary, no Canadá e atualmente na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e do Novo México, nos Estados Unidos. É só um registro histórico.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Gostaria de mostrar para vocês como a cultura é importante. Vou fazer às vezes da Rádio Record. Eu gostaria de entregar um cartão de prata ao nosso maestro Roberto Faria, isso de 1981. Eu queria que você fixasse o cartão na TV, para que as pessoas vejam. Isso é para fazer uma recordação do quão importante é o que vocês fazem pela música, por São Paulo e pelo Brasil.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Muito obrigado por lembrar disso, Roberto. Primeiro vamos ouvir algumas pessoas, e logo em seguida nossos artistas. Dou a palavra ao Sr. Rodrigo Paulo de Jesus, presidente da Associação de Bandas e Fanfarras de Ribeirão Preto.

 

O SR. RODRIGO PAULO DE JESUS - Boa noite a todos e a todas. Primeiro quero agradecer o deputado, Sr. Gondim, pelo incentivo e força que dá ao meio. Nós, da Associação da Regional de Ribeirão, da Federação e da Afaban temos muito que agradecer por este momento importante e histórico, mais uma vez com a Casa lotada. É muito gratificante quando conseguimos atingir o reconhecimento. Isso não é prêmio para mim, para o Alexandre ou para o Sr. Deputado, mas para os alunos que estão aqui representando os outros milhares de alunos que temos espalhados em todo o estado.

Independente de associação ou federação, somos todos bandas e fanfarras. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Com a palavra, o Sr. Luiz Carlos Ferreira de Araújo, presidente da Afaban - Associação de Fanfarras e Bandas da Baixada Santista.

 

O SR. LUIZ CARLOS FERREIRA DE ARAÚJO - Boa noite a todos. Em primeiro lugar quero agradecer a Deus, e a esses dois homens que estão ao meu lado: ao Vitor Sapienza, autor da medalha e da lei que institui o Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras do nosso estado, que nunca mais foi feito depois que o Mário Covas faleceu; e, ao meu xará Luiz Carlos Gondim. Constantemente temos ligado e importunado ele, e hoje a Assembleia Legislativa está colorida, com música, com maestros, autoridades militares, prefeitos, vereadores. Crianças e jovens que não quiseram pegar uma arma, que não quiseram usar drogas, e sim pegar um instrumento musical para se dedicar na Assembleia Legislativa.

O nobre deputado já falou tudo: muitos falam, mas não fazem. Não precisa falar muitas coisas. Eu fico alegre, prefeito Ademário, que depois de oito anos Cubatão volta para o cenário musical. Vereador Wilson Pio, depois de sete anos, fizemos o maior encontro técnico do estado de São Paulo e do Brasil na cidade de Cubatão, através da Lei de Incentivo do Proac, do apoio do nosso deputado Luiz Carlos Gondim. Fico alegre quando vemos Cubatão ser nosso celeiro de músicos. Está aqui nosso maestro maior Roberto Farias Leite, sabendo que o próprio Durval esteve na cidade de Cubatão, um celeiro de músicos.

O pessoal pergunta o que Cubatão tem de diferente, e falo que é a água. Temos diversos músicos aqui que saíram de uma fanfarra e hoje tocam em orquestras. É isso que nós desejamos: que a juventude venha participar cada vez mais. E eu faço um apelo para os deputados, que volte o concurso estadual promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. Antes era só o Gondim, mas hoje podemos contar também com esse nobre deputado Vitor Sapienza, porque a lei é dele. Um dos maiores feitos que já conseguimos é a parada que vamos fazer na Avenida Paulista dia primeiro. Vamos colorir a Avenida Paulista. Muito obrigado.  

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Vamos passar a palavra para os maestros. Agora com a palavra, maestro Delgado Nunes Pios, representante dos maestros, regentes e instrutores das Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo.

 

O SR. DELGADO NUNES PIOS - Senhoras e senhores, boa noite. Estava conversando com o maestro Roberto Farias, que estou emocionado de ver, após 40 anos trabalhando com bandas e fanfarras - o maestro Roberto foi meu instrutor em uma escola de São Vicente. Estamos 40 anos tentando fazer alguma coisa, tentando resgatar os jovens que muitas vezes vão parar nas drogas, em caminhos tortuosos. Mas agradeço a Deus, porque temos visto muitos jovens que estudaram conosco e hoje se tornaram homens de bem, que estão nas mais diversas orquestras do estado e fora do País, tocando, sendo músicos militares, trabalhando com bandas de fanfarras em todo o estado, que começaram conosco ali em Cubatão.

Mas como o Luiz falou, ele está contente, mas me entristeço em alguns momentos. Como regente de banda viemos de uma cidade da Baixada Santista que era a capital das bandas de fanfarras do estado, e hoje não temos mais bandas na cidade de Santos. Não temos mais bandas municipais nas escolas de Cubatão, e isso me entristece. Temos uma banda sinfonia e marcial, mas nas escolas não temos mais esse trabalho. Sr. Prefeito, nos ajude. Sr. Vereador que está presente, nos ajude. Não deixem que Cubatão perca o título de capital das bandas do estado.

Como ouvimos falar hoje, muitas coisas acontecem em Cubatão, mas muitas coisas boas também acontecem na Baixada Santista, e principalmente em Cubatão. É um celeiro de muitos músicos, muita arte e cultura. Não podemos perder esse patrimônio cultural do nosso estado. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Com a palavra o Sr. Alexandre Silva Pinto, presidente da Federação Paulista de Bandas e Fanfarras.

 

O SR. ALEXANDRE SILVA PINTO - Boa noite a todos. Já falaram quase tudo, deixaram só um tiquinho para mim. Primeiro quero agradecer o deputado Gondim por nos dar essa força tremenda. Estamos aqui aborrecendo ele, mas estamos conseguindo com esse caminho perdido lá atrás. Hoje estamos dando o primeiro passo. O que me deixa mais feliz é ver quanta gente tem aqui colorindo nossas crianças. Várias delas vão sair para as grandes orquestras do País. Hoje também tenho um orgulho tremendo em ver um aluno meu que começou comigo e está na Banda da Polícia, o Amaral é um exemplo para todos.

Senhores prefeitos, não deixem a peteca cair. Vamos juntos conosco, e vamos conseguir chegar lá. Eu gostaria que todos dessem uma salva de palmas, de pé, para todos esses músicos que estão aqui hoje. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Fechando a Mesa, com a palavra este senhor, padre Rosalvino, o maior incentivador da cultura na capital e no estado de São Paulo.

 

O SR. ROSALVINO - Estou profundamente emocionado, depois de ter passado, no dia de ontem, por uma das maiores emoções da minha vida, quando sediamos em Itaquera, um grande encontro de bandas de fanfarras. Cito aqui algumas, como Santa Isabel, Barra Mansa, Poço de Caldas, Ilhabela; mais de 30 corporações desfilaram ontem na Zona Leste, em Itaquera. E hoje estou aqui.

Eu até me perguntei: o que vou fazer na Assembleia de São Paulo? Estou aqui prazerosamente, porque da minha alegria de ontem uma coisa me inquietou e me incomodou: não encontrei uma banda de fanfarra que fosse das escolas públicas do estado de São Paulo. Apenas uma, e por sinal, uma excelente banda. Não encontrei. Tenho certeza, e digo aqui na Mesa que hei de conversar com o governador do estado de São Paulo e com o secretário de Educação, para saber por que as bandas de fanfarras acabaram nas escolas. E vou dizer, não há ferramenta melhor que a música para educar um jovem e tirá-lo do conflito, do tráfico, da droga ou outros problemas maiores. Assim como o esporte, também é outra grande ferramenta.

No dia que isso acabar nas escolas públicas, filho meu tem quem vai falar e propor, que vai acordar nessa juventude talentosa outras ideias, e ocupar o espaço que a Educação não está ocupando. Por isso, parabenizo os dois deputados aqui - o Gondim e o Vitor Sapienza -, só de mentes iluminadas como a de vocês, poderia ter saído a lei que foi aprovada.  O Gondim está acordando o estado, a cidade e todos nós aqui presentes. Estamos todos de parabéns. O compromisso que devemos levar para nossas cidades e escolas é ter esse dado musical de uma banda, de uma fanfarra, de uma sinfônica ou coisa parecida.

Parabéns a todos nós. Um grande beijo aos artistas e talentosos músicos que estão uniformizados. Com certeza vão se apresentar e vamos aplaudir. De coração dizer que esse é o caminho do nosso País e estado, da nossa cidade de São Paulo. Parabéns aos dois deputados.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Não é fraco não, meu filho. É um representante da cultura.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - E ele será o primeiro homenageado desta noite, com a Medalha Durval de Souza. Homenageado pela realização do Concurso de Bandas e Fanfarras de Itaquera, e por manter um projeto social e cultural lindo de fanfarra, a Associação Cultural Dom Bosco, representada pelo padre Rosalvino.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Convido o deputado Vitor Sapienza para fazer a entrega conosco.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - O comandante do Corpo Musical da PM, major Elias Batista do Nascimento, recebe homenagem pelo reconhecimento dos 160 anos do Corpo Musical da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Uma belíssima execução da Banda da Polícia Militar. O próximo homenageado é pelo retorno do Encontro Técnico para Maestros, Músicos e Coreógrafos de Bandas de Fanfarras na cidade de Cubatão. O encontro ficou mais de cinco anos sem ser realizado nessa cidade. O Exmo. Sr. Prefeito de Cubatão, Ademário da Silva Oliveira.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Também será homenageado com a medalha Durval de Souza o prefeito de Bocaina, Exmo. Sr. Marco Antônio Giro, pelo trabalho realizado com as bandas e fanfarras.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Aplausos à Banda de Ipaussu por sua belíssima apresentação, acompanhada de suas balizas.

Também recebe a homenagem pelo apoio dado à Banda Municipal de Iperó, que trabalha com alunos da rede municipal e estadual da cidade, e tem como maior objetivo a formação social de seus alunos, incitando-lhes a disciplina de noções de cidadania e bom desempenho escolar, e em meio a tudo isso a formação com música e dança, Exmo. Sr. Prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli.

Antes disso, vamos assistir à apresentação de uma peça musical da banda de Iperó.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Representando o Exmo. Prefeito Vanderlei Polizeli, o regente Cafu.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Muito obrigado à Banda de Iperó. Belíssima apresentação.

Na sequência, nossa próxima homenageada, pelo retorno do Concurso de Bandas e Fanfarras dessa maravilhosa cidade, a Exma. Sra. Prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - O próximo homenageado é o prefeito de Ipaussu, Galvanin Guidio Filho, juntamente com a secretária de Educação e Cultura, Sra. Regina Galvanin da Costa, que vem dando total apoio à Banda Marcial da cidade. Recentemente adquiriu instrumentos musicais para sua melhoria. A Banda Marcial de Ipaussu já fez sua apresentação. A pedido do prefeito, solicitamos também a presença do vice-prefeito Tiãozinho aqui na bancada, por favor.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Ele sempre foi um grande incentivador das bandas de fanfarras. Em seu primeiro mandato de 2001 a 2008 deu total apoio à Banda Marcial, quando ela pôde se desdobrar em uma banda sinfônica. No ano de 2006 implantou o projeto de iniciação instrumental em todas as escolas municipais, projeto esse que atendeu inicialmente cerca de 320 crianças do ensino fundamental.

Representado pela secretária municipal de Educação, Juliana Barbosa, o Exmo. Prefeito de Serrana, Valério Antonio Galante.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Homenageado por instituir o Festival de Bandas e Fanfarras da cidade de São Paulo, o ilustríssimo Sr. Vereador Toninho Paiva, aqui representado pelo Sr. André Luiz Barbezani.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Também recebe a homenagem pelo apoio dado ao retorno das bandas e fanfarras nas escolas de Cubatão, o ilustríssimo Sr. Vereador Wilson Pio.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Ele é o grande incentivador das bandas e fanfarras de Bariri, música e baterista de várias bandas, advogado e prefeito por dois mandatos, de 2001 a 2008. Nesse período houve um investimento na banda para compra de instrumentos, na ordem de 120 mil reais. Renovou todo o material da corporação musical e instituiu em lei o Dia da Banda Marcial Alexandre Giuliano Galo, Francisco Leoni Neto.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Recebe também a homenagem, pelo projeto Música Nas Escolas, que atende 18 escolas municipais e cerca de mil alunos, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, aqui representado por Adbailson Cuba, diretor da Secretaria Municipal de Cultura.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Convidamos a Banda Marcial de Dom Bosco.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES – Banda Marcial Dom Bosco e a Banda Santa Isabel, para mais uma apresentação.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Nosso próximo homenageado recebe a homenagem por fomentar a divulgação e atuação das bandas da região da Baixada Santista. O jornalista e radialista do programa Jornal da Cidade de Cubatão, Luiz Roberto Silva.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Pela Unitau - Universidade de Taubaté, mantenedora do projeto musical nas escolas de Taubaté, recebe a homenagem o professor e reitor Dr. José Rui Camargo.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Recebe também a homenagem por ser a única empresa a patrocinar o Encontro Técnico para Maestros e Músicos de Bandas e Fanfarras, juntamente com seus coreógrafos, tornando assim o maior encontro de todo o País, Luciana Duarte, coordenadora de RH, representando a presidência da Usiminas.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Recebe a homenagem pelo fomento e patrocínio do projeto Um Toque de Cidadania, na ONG Padre José de Anchieta de Cubatão, no ano de 2016, Unipar Carbocloro, representado pelo gerente de engenharia Rogério Catarinacho.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Ele é homenageado pela autoria da Medalha Durval de Souza, pela lei que institui o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Deputado Estadual Vitor Sapienza.  

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - A pedido do deputado Sapienza, pela trajetória e paixão de Paulo Meinberg, in memoriam, e pelas bandas e fanfarras dos anos 70, que apoiou a nova banda marcial do Colégio Jardim São Paulo e colecionou troféus, emocionando o público Brasil afora, sua filha Maria Eliza Meinberg de Souza Pereira.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Apresentação da Banda Marcial do Senai de Americana.

 

* * *

 

- São feitas as apresentações musicais.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - A banda começou em 1995 com uma fanfarra escolar formada por alunos, ex-alunos e comunidade. Era visada a representação da escola em desfiles cívicos, apresentações didáticas e concursos de bandas e fanfarras intermunicipais. No ano de 2009 as fanfarras e bandas marciais do Senai São Paulo tiveram um grande investimento em instrumentos de metais, sopro e percussão, passando de fanfarra para banda marcial.

Assumindo toda a direção artística e musical, o regente e professor de música Rafael de Araújo Franco, licenciado em música e pós-graduado em prática e ensino musical, com especialização e regência coral. Banda Marcial Escola Senai Professor João Batista Salles da Silva de Americana. Recebe a homenagem o diretor do Senai, Marcelo Virgílio.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

- São feitas as apresentações musicais.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - GISLAINE RODRIGUES - Passo a palavra ao deputado Gondim, para seu encerramento da sessão. Lembrando que na saída, no portão principal, teremos a Banda Marcial de Caraguatatuba fazendo uma apresentação. Após encerramento, convidamos a Banda de Santa Isabel para uma apresentação final.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Eu acho que temos uma falha, porque faltaram as medalhas dos representantes da Afaban e de todas as federações representadas. Eu queria fazer a entrega das medalhas e diplomas a todos. À Associação de Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, à Federação Paulista de Bandas e Fanfarras, e à Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Me emocionei quando um dos prefeitos disse que na Educação, deveria investir-se em Cultura e Música em nosso estado. É o mínimo que se pode fazer. Mas a Secretaria de Cultura tem essa obrigação de também fazer isso. Estou no quinto mandato, o Vitor no oitavo, e sinto que não é falta de cobrança ao Governo do Estado. Nós cobramos ao governo e queremos isso, uma Casa cheia, festiva de cultura e de pessoas do bem, investindo em Educação e Cultura. Tudo isso também é Saúde, é Civismo.

Esta solenidade é para todos vocês artistas que aqui vieram. Parabéns pelo esforço de saírem de Bariri, Ipaussu, Bocaina, que está a 300 km, centro geográfico de São Paulo. Parabéns a todos vocês maestros, que carregam esta bandeira. Eu fico emocionado porque vejo vocês lutarem e pedirem o tempo todo. Que Deus abençoe a todos vocês. A Fanfarra Cynthia Cliquet de São Sebastião vai nos esperar, e vamos sair por esse hall, para que possamos ouvir um pouco mais de música. Vamos fazer esta solenidade novamente. Dia primeiro de outubro teremos a retomada das bandas de fanfarras aqui na Paulista.

A Banda de Santa Isabel e de Dom Bosco vão fazer uma apresentação em conjunto para encerrar. Muito obrigado. Major, eu não tenho como agradecer todos que estão aqui. Pessoas ligadas na cultura como o vereador Maurício e todos vocês que trabalham com cultura e ajudam as fanfarras. Continuem ajudando, acreditem em São Paulo e no Brasil. Muito obrigado. Vamos ouvir as bandas em conjunto.

 

* * *

 

- São feitas as apresentações musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - SD - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial, Imprensa, à TV Legislativa, à Secretaria-Geral Parlamentar, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

            Está encerrada a sessão.

 

 

* * *

 

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 57 minutos.

 

* * *