http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

18 DE SETEMBRO DE 2017

054ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 106 ANOS DA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

 

Presidente: ADILSON ROSSI

 

RESUMO

 

1 - ADILSON ROSSI

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Comemoração dos 106 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

2 - SAMUEL RODRIGUES

Pastor, diz estar feliz por ter sido convidado para este evento. Afirma que nasceu nos fundos da igreja e que seu pai já era pastor da Assembleia. Demonstra sua alegria em comemorar hoje os 106 anos da Assembleia de Deus. Apresenta o pastor Moisés Rodrigues, seu irmão mais velho. Lembra momento no qual conheceu Daniel Berg em sua infância, um dos fundadores da sua igreja. Faz oração.

 

3 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia a composição da Mesa; e demais autoridades presentes.

 

4 - ROBERTO DE LUCENA

Deputado federal, saúda as autoridades e as convenções presentes. Cumprimenta esta Casa pela sessão realizada. Parabeniza o deputado Adilson Rossi pela iniciativa. Elogia a atuação do vice-governador Márcio França, que disse conduzir o estado de São Paulo com postura serena, juntamente com o governador Geraldo Alckmin. Ressalta que sua presença abrilhanta a solene. Agradece por ele ser uma inspiração para todos. Diz trazer uma saudação do Congresso Nacional aos irmãos da Assembleia de Deus. Destaca sua satisfação em caminhar ao lado do também deputado federal Gilberto Nascimento. Considera justa a homenagem prestada por esta Casa à Assembleia de Deus no Brasil, que disse ser a igreja-mãe de todas as pentecostais do Brasil. Menciona que o fundador da Igreja Brasil para Cristo, da qual faz parte hoje, pertenceu anteriormente à Assembleia de Deus. Afirma que a mesma manteve os ensinamentos desta igreja. Pede que esta igreja seja abençoada. Discorre sobre a presença da Assembleia de Deus em todos os municípios de São Paulo e Brasil, totalizando cerca de 60 milhões de evangélicos no Brasil. Projeta que se a igreja fosse um país, seria o segundo maior da América do Sul. Menciona o trabalho de recuperação de dependentes químicos e restauração de famílias, realizado pela Assembleia de Deus. Parabeniza a Assembleia de Deus pelos 106 anos de existência.

 

5 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia uma apresentação da Orquestra da Assembleia de Deus de Cachoeira Paulista.

 

6 - GILBERTO NASCIMENTO

Deputado federal, cumprimenta as autoridades presentes. Pede que o deputado Adilson Rossi seja abençoado. Destaca o grande número de mulheres presentes na sessão e a importância do trabalho realizado por elas. Discorre sobre a presença das mulheres durante a prisão e crucificação de Jesus Cristo. Afirma que as mesmas se comunicam melhor e colaboram muito com o crescimento da igreja. Lembra as dificuldades enfrentadas pela Assembleia de Deus na sua fundação. Destaca o otimismo dos seguidores da igreja. Ressalta que esta Casa tornou-se hoje a Casa de Deus.

 

7 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Presta homenagem ao deputado federal Gilberto Nascimento, com entrega de placa em comemoração aos 106 anos da Assembleia de Deus. Convida as irmãs do grupo do Círculo de Oração da Igreja Assembleia de Deus em Cubatão para cantarem uma música.

 

8 - MÁRCIO FRANÇA

Vice-governador do estado de São Paulo, diz ser uma honra estar presente nesta sessão e cumprimentar o deputado Adilson Rossi em nome do governador Geraldo Alckmin. Cumprimenta as autoridades presentes. Destaca sua consideração por tudo o que a Assembleia de Deus realiza no estado de São Paulo. Discorre sobre a história de seu cunhado, dependente químico que foi recuperado com a ajuda da Assembleia de Deus e hoje é prefeito de sua cidade. Agradece o trabalho social realizado pela igreja em todo o Brasil.

 

9 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Presta homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao vice-governador Márcio França. Pede que todos façam uma oração ao político. Afirma que o mesmo assumirá o Governo de São Paulo no início do próximo ano, o que considera um motivo de orgulho. Coloca todos os presentes à disposição do vice-governador.

 

10 - MOISÉS

Pastor, faz uma oração em favor de Márcio França.

 

11 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia a apresentação de música do Conjunto de Acordeões de Cristo, de Taubaté, seguida da apresentação das irmãs do grupo do Círculo de Oração da Igreja Assembleia de Deus Jardim Augusta.

 

12 - MOACIR PAULA DE OLIVEIRA

Pastor, cumprimenta os presentes. Diz estar feliz por estar presente nesta celebração. Afirma que esta é a melhor celebração da qual já participou. Ressalta que esta Casa hoje torna-se a Assembleia de Deus. Menciona que dos seus 66 anos de idade, 60 foram vividos dentro da igreja. Convida todos a fazerem uma breve leitura do Salmo 133. Saúda todos os membros da Mesa.

 

13 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Anuncia uma apresentação da Orquestra da Assembleia de Deus em Cachoeira Paulista.

 

14 - GILBERTO NASCIMENTO JR

Vereador da cidade de São Paulo, agradece o convite do deputado Adilson Rossi. Cumprimenta as autoridades presentes. Cita o testemunho de Márcio França a respeito da Assembleia de Deus. Afirma que não sabia desta ligação dele com a igreja. Diz ser fundamental o reconhecimento pelo vice-governador da atuação das igrejas evangélicas. Discorre sobre número de vereadores evangélicos na Câmara Municipal. Relata que o prefeito João Doria entendeu o papel social das igrejas em São Paulo, o que tem deixado claro em entrevistas. Menciona a necessidade do auxílio das igrejas, principalmente as evangélicas, à Cracolândia. Cita a anistia de multas e dívidas de IPTU das entidades religiosas pelo atual prefeito de São Paulo. Ressalta sua alegria em participar desta solenidade e rever diversos pastores.

 

15 - CARLOS ROBERTO SILVA

Pastor, cumprimenta as autoridades, as mulheres e os pastores presentes. Lê dizeres de cartão entregue para todos os presentes. Discorre sobre a fundação da Assembleia de Deus no Brasil. Ressalta sua alegria de participar desta solenidade. Menciona a importância de agradecer esta festa e registrar a comemoração dos 106 anos da igreja nesta Casa. Afirma que esta Casa hoje é a Assembleia de Deus. Cita o relato do vice-governador Márcio França, com a recuperação de seu cunhado, o atual prefeito de São Vicente, pela Assembleia de Deus e por Jesus Cristo. Discorre sobre a responsabilidade desta geração. Parabeniza todos os presentes nesta homenagem e o deputado Adilson Rossi pela organização da mesma. Convida todos a ficarem de pé.

 

16 - PRESIDENTE ADILSON ROSSI

Elogia a atuação dos pastores. Presta homenagem, com entrega de placas comemorativas às autoridades presentes. Agradece todas as igrejas representadas, as orquestras presentes, convenções aqui representadas, vereadores e sua família. Coloca esta Casa à disposição. Convida todos os presentes a cantarem o Hino Oficial da Assembleia de Deus, com a Orquestra de Cachoeira Paulista. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Adilson Rossi.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores, nosso vice-governador Márcio França, deputados federais, vereadores, pastores, irmãos que aqui estão presentes, esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar os 106 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil.

Queremos informar a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 23, às 21 horas; pela NET - canal 7; pela TV Vivo - canal 66 analógico, e 186 na TV digital; e pela TV digital aberta - canal 61.2. Portanto, aqueles que desejarem rever esta sessão, que com certeza já está sendo grandiosa e abençoada, poderão fazê-lo no próximo sábado.

Esta Presidência convida a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Podemos tomar assento. Esta Presidência agradece à Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e ao maestro Glayson. Obrigado pela prestimosa atuação de vocês. Que Deus os abençoe de maneira especial.

Neste momento, gostaria de convidar o pastor Samuel Rodrigues para que nos dirigisse uma palavra de oração, uma vez que esta sessão solene comemora os 106 anos da Assembleia de Deus, uma igreja que ao longo da sua existência e história aprendeu a desenvolver esse importante ministério da oração. Gostaria de pedir ao pastor Samuel que usasse da palavra, tem a liberdade para fazê-lo, e nos conduza a uma palavra de oração. Perdoe-me, porque ainda não mencionei seu nome e ocupação, mas farei logo em seguida. Muito obrigado.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Boa noite a todos. Aos nossos queridos irmãos, que a paz daquele que vive, possa repousar em vossos corações neste momento tão especial para as Assembleias de Deus. Estou muito feliz em ter sido convidado para participar deste evento, com a alegria de ser assembleiano. Eu nasci nos fundos da igreja. Quando nasci meu pai já era pastor das Assembleias de Deus no Brasil, trabalhava e militava no interior do estado de São Paulo. Estou muito feliz por ser um dos remanescentes daquela geração, e muito feliz porque nossa igreja cresceu e prosperou. Hoje estamos aqui comemorando 106 anos da nossa Assembleia de Deus, que temos orgulho de pertencer.

Também estou muito feliz porque estava, agora pouco, olhando o material do evento e vi Daniel Berg. Está aqui me acompanhando meu irmão mais velho, pastor Dr. Moisés Rodrigues, que se lembra disso. Nós tivemos o privilégio de ter em nossa casa, dormindo em nossa casa, Daniel Berg, quando éramos crianças. Louvamos a Deus por isso. Sou muito feliz por isso, e podia dar esse testemunho aqui. Nós ainda tivemos a oportunidade de, na nossa infância, ver um dos pioneiros dessa grande obra que hoje comemora 106 anos. Portanto, se você quiser se colocar em pé é muito importante para que possamos orar.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - Deus abençoe. Muito obrigado, pastor, pelo convite e pela oportunidade. Louvo a Deus por este momento sublime que nos é concedido.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Muito obrigado pastor Samuel, um grande amigo. Daqui a pouco farei a apresentação. Gostaria de registrar as pessoas que comigo dividem esta Mesa. Com muita honra, quero registrar a presença do nosso vice-governador Márcio França, que atendeu nosso convite, sabemos da extensão do seu trabalho. Ele é vice-governador do nosso estado, secretário de Economia e Desenvolvimento, uma das maiores secretarias de Estado, e presidente do PSB no estado. É um homem com muitas atividades, mas atendeu nosso convite entendendo a importância desta reunião. Muito obrigado por sua disponibilidade de estar conosco.

Quero registrar também com muita alegria a presença do amigo e irmão, deputado Roberto de Lucena, que também deixou seus afazeres, uma agenda muito concorrida, para estar conosco. Meu irmão e amigo, pastor da Igreja O Brasil Para Cristo, é um irmão de verdade, agradeço a sua presença, você certamente enriquece nossa reunião. Da mesma maneira, registro a presença do nosso mestre de sempre, deputado Gilberto Nascimento, meu amigo de muitos anos, temos uma longa caminhada. Ainda tínhamos cabelos pretos, e hoje já não são todos. É muito bom tê-lo aqui. O Gilberto é pastor da Assembleia de Deus e deputado federal, assim como o Lucena, representando, em Brasília, o povo evangélico do nosso estado, é uma honra recebê-lo aqui. Certamente nossa reunião está sendo enriquecida com sua presença. Muito obrigado pela disponibilidade e disposição em atender nosso convite.

Quero registrar com muita alegria e honra a presença do pastor Carlos Roberto Silva, presidente da Comadespe - Convenção de Ministros da Assembleia de Deus do Estado de São Paulo, e outros estados que também fazem parte da Comadespe. O pastor Carlos foi um grande incentivador, um grande ajudador desta sessão solene. Já rendo aqui meus agradecimentos por seu empenho. Logicamente que outros também contribuíram e falarei ao longo da sessão, mas agradeço pessoalmente e publicamente seu empenho em nos ajudar nesta importante sessão que estamos realizando. E deixar o testemunho que ele é meu pastor. É o homem que tem me ajudado, orientado, aconselhado. Deus te abençoe. É muito bom recebê-los aqui.

Esta é nossa Mesa composta e vamos, desde já, passar a palavra aos componentes dela para que usem da palavra naquilo que acharem necessário, podem fazer de maneira liberal. Primeiramente quero passar a palavra ao deputado Roberto de Lucena, V. Exa. pode usar o microfone aqui ou a tribuna. Tem toda a liberdade.

 

O SR. ROBERTO DE LUCENA - Sr. Presidente desta sessão, ilustre deputado e pastor Adilson Rossi, minhas saudações. Com muita satisfação quero cumprimentar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na pessoa de V. Exa., pela iniciativa brilhante e justa de render esta homenagem a nossa amada e querida Assembleia de Deus pela passagem de seus 106 anos. Parabéns a V. Exa. por esta iniciativa.

Quero cumprimentar com muita alegria e satisfação o nosso vice-governador, Dr. Márcio França, uma das maiores lideranças políticas deste País e o melhor prefeito que São Vicente já teve. Nós temos que agradecer a São Vicente que nos deu, no estado de São Paulo, a oportunidade de conhecermos sua liderança e capacidade de articulação política. Fomos colegas como deputados federais na legislatura anterior, e hoje o Dr. Márcio França ao lado do governador Geraldo Alckmin, tem conduzido em um momento de crise e turbulência, nosso estado, com uma postura serena e responsável de forma que São Paulo tem chegado à frente dos outros estados na transição dessa crise.

Estar com V. Exa. aqui hoje é para nós motivo de muita alegria. Sua presença neste plenário abrilhanta a solenidade, quando olhamos para a condução que V. Exa. tem dado à pasta que comanda, e a postura que tem tido como vice-governador deste estado, nossa esperança cresce para o futuro deste estado e do País. Muito obrigado a V. Exa., Dr. Márcio França, pela postura, exemplo e inspiração que tem sido para nós.

Quero cumprimentar o deputado Gilberto Nascimento, que juntos temos trazido aqui o abraço do Congresso Nacional a todos os nossos irmãos da Assembleia de Deus que está sendo aqui homenageada. O deputado Gilberto Nascimento é uma das grandes lideranças da Frente Parlamentar Evangélica, uma das grandes lideranças do Congresso Nacional. Tenho uma grande satisfação e um grande orgulho de caminhar ao seu lado e aprender com ele, porque é um grande professor de todos nós com sua postura, seus gestos e comprometimento com o reino de Deus e nosso País.

Quero cumprimentar as convenções aqui presentes: a Comadespe, representada por seu presidente, pastor Carlos Roberto Silva e a Cieadespel, representada pelo seu presidente, pastor Samuel Rodrigues. Também cumprimento as demais convenções que estão aqui presentes e representadas nesta oportunidade.

Senhoras e senhores, minhas irmãs e meus irmãos, boa noite. Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Nós estamos aqui hoje presenciando a homenagem justa que esta Casa rende à Assembleia de Deus no Brasil, em especial aos irmãos assembleianos do estado de São Paulo pelos 106 anos dessa igreja. Igreja que é mãe de todas as igrejas pentecostais do Brasil, como, por exemplo, a igreja O Brasil Para Cristo, da qual faço parte como membro e pastor, que é fruto da igreja Assembleia de Deus.

Nosso fundador, o missionário Manuel de Melo foi um assembleiano. Na década de 50 ele saiu da Assembleia de Deus, mas ela não saiu dele. É por isso que a igreja O Brasil Para Cristo, em todo tempo, até o momento em que o missionário Manuel de Melo foi chamado à eternidade, se comportou como filha que honra sua mãe e suas raízes. Tanto nos fundamentos doutrinários como na própria liturgia, a igreja O Brasil Para Cristo nunca se afastou da Assembleia de Deus. Portanto, quero juntamente com o pastor Marcos Miranda, trazer aqui o abraço dos pastores Orlando Silva e Luiz Bergamin, atuais presidentes da igreja O Brasil Para Cristo, e a saudação de todo nosso povo.

Que o Senhor Deus continue abençoando essa amada igreja. A Assembleia de Deus está presente em todos os municípios de São Paulo e do Brasil, está presente nos grandes centros urbanos e nos rincões mais distantes. A Assembleia de Deus é um fator de equilíbrio social, porque se algum dia os líderes dessa Nação tiverem justiça, terão que reconhecer o grande papel social para além do papel eclesiástico e missionário que as igrejas evangélicas desenvolvem neste País. Somos quase 60 milhões de evangélicos no Brasil, um quarto da população brasileira.

Se os evangélicos do Brasil fossem um país, seria o segundo país da América do Sul. Nós perderíamos apenas para o Brasil, porque somos mais evangélicos no Brasil do que argentinos na Argentina, colombianos na Colômbia, paraguaios no Paraguai, uruguaios no Uruguai. Somos uma nação. Nessa seara evangélica, a maior igreja é exatamente a mãe das igrejas pentecostais, é a Assembleia de Deus. O papel social que essa igreja desenvolve é digno de louvor e de reconhecimento. Não há outra instituição, nem em São Paulo e nem no Brasil que recupere mais dependentes químicos que a igreja evangélica. Não há nenhuma instituição em São Paulo ou no Brasil que restaure mais famílias do que a igreja evangélica.

A história, os testemunhos colhidos em cada igreja, daqueles que viram sua vida ser restaurada e recuperada através da pregação da palavra de Deus, da oração da fé, do discipulado nas salas de escolas bíblicas dominicais, dos trabalhos desenvolvidos pela igreja são incontáveis. Portanto, fica aqui o nosso reconhecimento e nosso louvor a essa igreja, lembrando de Mateus 16:18, esse versículo que é tema desta sessão solene: “E sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Parabéns Assembleia de Deus. Que Deus nos abençoe. Que Deus abençoe o Brasil.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Eu gostaria de registrar a presença do vereador Gilberto Nascimento Jr, da cidade de São Paulo, muito obrigado por sua presença e por atender nosso convite, sua presença muito nos alegra. Também registro a presença do prefeito Ademário Oliveira, da cidade de Cubatão, é bom tê-lo aqui, muito obrigado por atender nosso convite, sua presença nos honra muito. Também a presença dos nobres vereadores de Cubatão Wilson Pio e Agnaldo Araújo, representando a Câmara Municipal de Cubatão.

Vamos ouvir agora a nossa Orquestra da Assembleia de Deus de Cachoeira Paulista. Eu já deixo aqui meus sinceros agradecimentos ao pastor Rubens por ter se empenhado tanto em trazer um grupo tão bonito como este. Que Deus o abençoe e recompense. Vamos ouvir nossos músicos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Gostaria de registrar a presença do pastor Moacir de Paula Oliveira, presidente da Comadeb. Meu particular amigo, que Deus o abençoe e obrigado por ter atendido nosso convite. Também registro a presença do pastor Samuel Rodrigues, que já nos abençoou na oração inicial, presidente da Cieadespel. Um amigo sempre prestes e pronto, muito obrigado por sua presença. Logo mais falarei dos companheiros que te acompanham também. Pastor Gilberto Felix, da Comoespo, que está representando o pastor presidente Alcides Fávaro. Que bom tê-lo aqui, o senhor é muito bem-vindo. Leve nosso abraço ao pastor Alcides e nosso agradecimento por se fazer representar, diga-se de passagem, muito bem representado. Deus abençoe o pastor Gilberto, que se faz acompanhado do pastor Nilton Nascimento. É uma alegria recebê-los.

Quero registrar também, e isso farei em nome de todas as mulheres que aqui estão, a presença da irmã Sara Virgínia, esposa do pastor Carlos Roberto, que é presidente da Comadespe Feminina. Muito obrigado por sua presença, a senhora representa todas essas mulheres convencionais que estão aqui. É muito bom tê-la aqui, a senhora abrilhanta esta festividade. Quero também registrar a presença da capitã de fragata Miriam, representando o vice-almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval. Com muita alegria registro a presença do Dr. Marcelo Cecchettini, ex-prefeito da cidade de Francisco Morato. É muito bom recebê-lo aqui, você vem abrilhantar esta festa, seja bem-vindo entre nós.

E antes de ouvirmos nosso deputado Gilberto Nascimento, - é sempre um prazer ouvi-lo, abraçá-lo, estar contigo, um amigo sempre presto - quero também, à bem da justiça, registrar a presença do Dr. Erik Carbonari, que nos ajudou muito na realização deste evento. Deus o abençoe, você é mais do que um amigo, é um irmão, é mais do que bem-vindo neste lugar.

Deputado Gilberto Nascimento, tenha a liberdade para usar a palavra.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Neste momento quero cumprimentar nossas irmãs e irmãos na gloriosa paz do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Louvar a Deus por estarmos nesta sessão solene; pela vida do pastor Carlos, presidente da convenção, e cumprimentando-o, quero cumprimentar todos os demais presidentes; o deputado Roberto de Lucena, que tem sido uma benção para nós em Brasília, e cumprimentando-o, quero cumprimentar todos os vereadores, prefeitos e políticos aqui presentes; nosso querido vice-governador Márcio França, amigo de longa data, que tivemos a alegria de partilharmos junto, ele como presidente do partido e eu na época como vice-presidente me senti muito honrado então também louvo a Deus por sua vida.

Nosso querido deputado Adilson Rossi, que Deus abençoe sua vida e você continue sendo essa benção que tem sido para o povo da Assembleia de Deus de São Paulo e de todo o Brasil. Estava conversando com o vice-governador Márcio, e ele é admirado pelo grande número de mulheres aqui. Márcio, esse trabalho começou em 1911, como você já deve ter pesquisado. Dois homens que vieram para Belém do Pará de tão distante, do outro lado do mundo sem falar muito bem o português, ou não falando quase nada, e aqui chegaram com uma missão, porque tiveram uma visão, e a igreja vive de sua visão dada pelo Espírito Santo de Deus. E desembarcaram em Belém do Pará.

Ali sem saber muito que fazer, Deus tinha um plano para eles. Quando Deus os mandou para cá, já via esse número grande de pessoas que um dia aceitariam Jesus através daquelas pessoas. Quando você vê um grande número de mulheres aqui, talvez as pessoas não consigam entender que o trabalho da mulher na igreja é muito importante. Quando Jesus morreu, quando os homens acharam por bem prendê-lo e julgá-lo, e quando julgado acabaram fazendo condenando a morrer pendurado em uma cruz, naquele tempo Jesus não tinha no hall o nome de mulheres, mas elas o acompanhavam. E naquele momento quando pegaram Jesus e levaram para o local da sua crucificação, os homens vendo aquela situação logo começaram a desaparecer.

Mas ali ficaram algumas mulheres, para saber o seguinte: “O que vão fazer com nosso Jesus? Nós queremos ver”, e estavam chorando. Os homens de qualquer forma logo desapareceram, porque o homem é um pouco assim. Na hora da confusão normalmente eles saem, porque agem muito mais com a razão. A mulher age com o coração. E elas ficaram ali com seus corações apertados: “O que vão fazer com nosso mestre?” E ali crucificaram Jesus.

Vem um senador honrado chamado José de Arimatéia, já um político na época, e pede o corpo de Jesus para levar a uma sepultura nova. Todos ali foram embora, mas as mulheres ficavam pensando em seus corações: “O que vão fazer com nosso mestre?” Márcio, no terceiro dia elas voltaram para ver o que havia acontecido com Jesus. Quando ali chegaram, viram uma pedra removida e um anjo sentado sobre ela. O anjo logo pergunta: “O que vieram fazer aqui?” E elas falaram: “Viemos ver o nosso mestre”. E o anjo diz: “Ele não está aqui, mas já ressuscitou”. Meu amigo vice-governador, próximo governador Márcio, se Deus quiser, talvez alguém pudesse dizer o seguinte: “Mas por que foram exatamente aquelas mulheres?” Porque se ali fossem três homens até hoje nem São Vicente saberia que Jesus ressuscitou. Mas como foram três mulheres, o mundo todo sabe que Jesus ressuscitou, está vivo e vai voltar. Essa é nossa grande esperança.

Talvez alguém pode dizer: “Mas por que? Porque a mulher fala demais?” Não Márcio, mas porque a mulher se comunica muito melhor. O grande crescimento da igreja se dá exatamente por essas mulheres que se dobram de joelhos nas madrugadas para orar por seus governos, por este País, pelo crescimento da igreja. Para orar dizendo: “Vem Senhor Jesus, porque nós aguardamos um novo céu e uma nova terra”. Essa é nossa grande esperança, essa igreja, meu governador, e já te chamo assim porque daqui uns meses ele será o governador deste estado, se Deus quiser.

O que observamos é o seguinte, essa igreja nasceu com dificuldades. A Assembleia de Deus que hoje completa seus 106 anos, e que tem esse lugar aberto, nasceu das pequenas placas em pequenas vilas quando convidavam as pessoas para aceitar Jesus como seu Salvador, por entender que Jesus é aquele que cura, aquele que transforma, que liberta, que dá transformação de vida, e aquele que um dia foi e prometeu voltar para buscar esse povo. Nós, segundo sua promessa, aguardamos um novo céu e uma nova terra. Você pode observar que esse povo é diferente, é um povo que mesmo vendo as dificuldades acontecer no Brasil está dizendo: “Vai dar certo”. Esse povo ora, esse povo busca.

É exatamente esse povo que não aceita fazer o que querem com o povo brasileiro, que não aceita o que querem fazer com nosso Cristo. Tivemos um embate semana passada na Câmara quando aquela maldita mostra que se diz cultural no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, colocou nosso Jesus querendo vilipendiá-lo. E ali no plenário um deputado disse o seguinte: “Mas vocês estão contra a cultura, estão contra os grandes que querem fazer cultura neste País”. Não, nós queremos que Cristo seja respeitado. E nós não vamos abrir mão nunca.

Nesta semana teremos algumas comemorações neste País, e vão tentar vilipendiar a figura de Jesus Cristo. Nós não vamos aceitar, não queremos declarar uma guerra santa, mas não aceitamos de jeito nenhum que zombem do nosso mestre, porque ele morreu na cruz para que meu pecado fosse salvo, para que minha vida fosse transformada. Por isso lutarei até a morte, mas não aceitarei vilipendiarem meu Senhor Jesus, que precisa de respeito, e que é a solução para esse mundo.

Meu querido Márcio, pena que o tempo passou tão rápido. Tenho que pegar um voo agora, às 21h15, para Brasília, mas que gostoso estar aqui. Não há outro lugar esta noite a não ser a Casa de Deus, esta que deixa de ser a Assembleia Legislativa para ser a Assembleia de Deus esta noite, onde você pode ser usado. Profetize em sua vida esta noite e diga que o Brasil é do Senhor Jesus. Adilson, que Deus te abençoe, que o Espírito Santo continue te abençoando, te iluminando, te guardando. Que você seja uma grande benção nesta Casa. A todos vocês, meu abraço e carinho especial. Que Deus possa abençoar.

Minhas irmãs, nas suas orações, nos apresente a Deus para que possamos continuar trabalhando e defendendo as causas do nosso mestre. Que Deus os abençoe em nome de Jesus. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Nossos agradecimentos ao grande amigo e deputado Gilberto Nascimento, que sempre abrilhanta nossas reuniões e sessões solenes. O deputado Gilberto precisa se retirar porque tem suas atividades, está viajando agora para Brasília para defender nossos evangélicos no Congresso Nacional. Quero passar às suas mãos esse simples cartão como lembrança dos 106 anos da Assembleia de Deus, comemorados nesta sessão solene.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Gostaria de convidar o grupo de mulheres de Cubatão, por gentileza, que vão cantar neste momento. Já que ouvimos uma palavra que diz respeito à importância das mulheres não só no ministério de Jesus, mas em especial na igreja Assembleia de Deus nesses seus 106 anos. Temos também um grupo de mulheres da Assembleia de Deus do Jardim Augusta, que também vai cantar daqui a pouco. Vamos ouvir as mulheres de Cubatão cantando uma canção.

Enquanto elas se preparam, quero registrar a presença do pastor Reuel Padilha, presidente da Assembleia de Deus do ministério de Belém, que está em registro e se faz acompanhar de alguns amigos, que já estiveram em meu gabinete hoje. É muito bom recebê-los aqui, Deus abençoe. Vocês enriquecem e abrilhantam esta festa. Pastor Hilário Fernandes, presidente da Assembleia de Deus na cidade de São José dos Campos. Muito obrigado por sua presença que muito nos honra. Pastor Luiz Francisco dos Santos, presidente da Assembleia de Deus de Taubaté, e também um dos vice-presidentes da Comadespe, juntamente com sua esposa irmã Zilda, Deus abençoe, vocês são preciosos amigos que temos.

Pastor Rubens Lopes Guimarães, presidente da Assembleia de Deus de Cachoeira Paulista, com sua digna esposa Roseli. É bom recebê-los aqui, vocês são da família que consideramos, já temos uma caminhada juntos de mais de 30 anos. Deus abençoe, muito obrigado por ter permitido que esses músicos viessem abrilhantar nossa festa. Deus abençoe família, filhos, noras e netos, é bom tê-los aqui. Pastor Delfino Brunelli Junior, presidente da Assembleia de Deus de São Paulo, e sua esposa Irmã Adélia, um casal que respeitamos muito e temos uma grande amizade.

Pastor Moisés Rodrigues, um amigo de longa data, foi o fundador da Cieadespel. Nós chegamos a repartir o microfone da rádio no programa Castelo Forte. Bons tempos, Deus te abençoe. Eu vou citando à medida do desenrolar desta sessão outros pastores presentes aqui conosco.

Vamos ouvir nossas irmãs de Cubatão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Que Deus abençoe nossas irmãs da cidade de Cubatão. Muito obrigado pastor Carlos por seu empenho para que nossos eventos tenham o brilho que tem tido, só Deus para recompensá-lo.

Antes de mencionar e registrar outras pessoas que chegaram, vou fazendo isso ao longo da nossa sessão, gostaria de, sem delongas, passar a palavra ao nosso vice-governador Márcio França, que muito nos honra com sua presença nesta sessão solene.

 

O SR. MÁRCIO FRANÇA - Boa noite, Sr. Presidente. É uma honra estar aqui hoje representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin, que me pediu que estivesse aqui para lhe cumprimentar nesta sessão solene, em comemoração aos 106 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Cumprimento meu amigo e deputado pastor Adilson Rossi, meu companheiro de jornada. Parabéns pela sua iniciativa e de todos os parlamentares desta Casa. Cumprimento sua esposa Silmara, seus filhos Rafael e Fábio, Carol e Patrícia, o netinho Vicenzo e todos vocês.

Cumprimento meu amigo que foi colega de governo, deputado Roberto de Lucena, que esteve conosco no governo colaborando e dando sua contribuição importante. É um excelente parlamentar junto com o deputado Gilberto Nascimento no Congresso Nacional. Quero cumprimentar o vereador Gilberto Nascimento Jr da capital; o pastor Carlos Roberto, que revejo aqui, meu amigo de Cubatão; o pastor Samuel Rodrigues; o pastor Moacir de Paula; a pastora Sara Virgínia. Cumprimentando-os, cumprimento todos os pastores aqui presentes. Ao prefeito, meu quase conterrâneo de Cubatão, Ademário; Cecchettini, ex-prefeito que revejo ali; meu amigo Carbonari que revi; o maestro Glayson; Elias, o regente da orquestra; todos os vereadores, pastores, oficiais e membros da igreja.

Trago um abraço do governador Geraldo Alckmin, nosso respeito e consideração por tudo que a Igreja Assembleia de Deus faz e continua fazendo no estado de São Paulo e em todo o Brasil. Em meu nome pessoal, tenho uma história muito vinculada a uma coisa que aconteceu comigo e faço questão de comentar com vocês, porque sei que é um pouco do trabalho que os pastores Lucena e Gilberto falaram que vocês realizam.

Sou casado há 35 anos e minha esposa é filha de um casamento de conflito. O pai dela tinha muitos problemas com bebidas, e a mãe cuidou dela. É professora do Estado e manteve os filhos a vida inteira, quando a conheci ela dava aula. Logo no início da minha carreira pública, meu cunhado, irmão dela, tinha muitos problemas já por conta da ausência do pai e não conseguíamos ter solução para ele. Era um menino com muitas dificuldades com bebida e drogas. Eu ia disputar a prefeitura da minha cidade de São Vicente e fiquei muito preocupado, porque na vida pública, às vezes, passamos por coisas que quando é para falar algo de errado, as pessoas fazem com mais ênfase.

E então o chamei e disse: “Pedro, você tem que se decidir se quer seguir sua vida conosco. Se está morando na minha casa, eu pediria que você mudasse de vida, não tenho mais o que fazer com você desse jeito. Você tem duas oportunidades, ou vai se tratar em algum lugar ou vai para Porto Seguro, vai se divertir, mas sai do meu convívio porque não tenho mais como controlar”. Naquele dia por coincidência uma pessoa bate à minha porta, um rapaz da Assembleia de Deus da minha cidade, filho de um ex-vereador. Veio propor a ele que fosse se internar em um lugar mantido pela Assembleia de Deus no Paraná.

Eu achei que jamais fossemos convencê-lo desse negócio, mas ele acabou indo para o Paraná, onde ficou oito meses. Voltou casado, depois teve filhos, enfim, acabou abrindo em São Vicente uma casa de recuperação muito bonita que tem até hoje lá. O mais interessante é que hoje ele é o prefeito eleito da minha cidade. Ele é evangélico, portanto, tenho muito a agradecer por tudo que vocês fazem, não só como diz o pastor Lucena no ponto de vista da evangelização, mas também do trabalho social que vocês realizam em todo o Brasil, e muito forte no estado de São Paulo.

Por isso, nosso reconhecimento e agradecimento. Que a paz do Senhor Jesus Cristo fique sempre com vocês. Muito obrigado e boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Eu gostaria de passar às mãos do nosso vice-governador uma simples lembrança desta sessão solene, dentre tantas que o senhor tem recebido, esta é para marcar sua presença aqui, que foi muito bom para nós. Convido a todos que estão aqui para se colocarem de pé, enquanto passo esse simples cartão ao meu amigo, Márcio França.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Se você permitir, peço que esse povo faça uma oração especial por você. O Márcio deve assumir o governo do nosso estado agora no começo do ano que vem e vai ser nosso governador de fato e de direito, e vai governar nosso estado por quase um ano. Vai renovar sua estada por mais quatro anos, se Deus quiser.

Nós queremos, estamos orando e trabalhando por isso. Esse povo é especial porque, não obstante em viver os sintomas da crise que todos nós acabamos sendo atingidos, é um povo que ora. Tem mulheres e homens que se levantam de madrugada e oram pelas autoridades constituídas. Tenho certeza que a partir de hoje um grande número dessas pessoas que aqui estão, irão colocar Márcio França em suas orações. Com certeza, a oração desse povo que é ouvida por Deus e respondida por Ele, trará um efeito muito especial em sua vida, na sua família, na sua saúde e, acima de tudo, na grande responsabilidade que meu querido Márcio França assume a partir do ano que vem como nosso governador do Estado.

Para vocês verem que isso é motivo de orgulho para nós, pastor Carlos, já estamos recebendo nos 106 anos da Assembleia de Deus, o governador do Estado de São Paulo, em uma sessão solene da Assembleia de Deus, dando testemunho de que já colhe os frutos do trabalho feito por essa igreja, isso muito nos honra. Márcio, certamente você pode contar com esse exército de homens e mulheres que estarão orando e trabalhando por você, muito obrigado por sua presença aqui. Vou tomar a liberdade e convidar o pastor Moisés para que nos conduza nesta oração, orando em favor do nosso governador Márcio França, pedindo a benção de Deus sobre sua vida.

 

O SR. MOISÉS - Cumprimento os irmãos com a paz do Senhor.

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Como tantos estão agradecidos pela brilhante e honrosa presença do nosso vice-governador aqui, eu pediria uma forte salva de palmas para o Márcio. (Palmas.)

Eu gostaria de registrar a presença do Conjunto de Acordeões de Cristo, vamos ouvi-los agora. Eles vêm da cidade de Taubaté, e são pastoreados pelo meu querido pastor Luiz Francisco.

Lá em Taubaté tem um trabalho muito bonito que eles realizam, chamado Gramei - Grupo de Apoio à Melhor Idade. Já sou membro do Gramei, ainda não cheguei à terceira idade, mas participo com eles e é um privilégio recebê-los aqui. Sei que vocês fizeram um grande esforço para chegar. Não vieram todos, pastor Luiz? O grupo é bem maior. Mas temos uma representação muito especial. E agora queremos ouvi-los, vocês têm liberdade para adorar a Deus executando seus acordeões. Deus os abençoe.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Agradeço a Orquestra de Acordeões de Taubaté, Deus abençoe vocês. Como é bom ouvi-los e poder cantar com vocês. Vocês são um presente de Deus para nós em nossa sessão hoje. Muito obrigado, que o Senhor recompense-os muito.

Eu gostaria de registrar a presença do pastor Antônio de Lisboa Filho, meu querido amigo Toninho. Muito obrigado por sua vinda e valiosa cooperação. O pastor Toninho tem sido um amigo presto e pronto, e se esforçou muito para trazer um grande grupo de mulheres aqui, Deus o abençoe e que o Senhor te recompense. Você é um irmão de verdade.

O pastor Denílson dos Santos, presidente da Assembleia de Deus ministério Cidade Azul, em Rio Claro; pastor João Batista, representando o pastor Sávio, da cidade de Taubaté, da Assembleia de Deus Portas Amarelas; pastor Agenor, da Assembleia de Deus Betel, em Cubatão; pastor Francisco Damião, presidente da Assembleia de Deus de Suzano; pastor Hélio Tenório, vice-presidente da Assembleia de Deus Missão Sapopemba; pastor Valdir Bionde, da Assembleia de Deus ministério São Paulo; pastor Abraão da Assembleia de Deus Adoração, de Santos; pastor Pedro Batista de Castro, presidente da Assembleia de Deus de São Bernardo do Campo, Jardim Detroit; pastor Cosme Vieira da Costa, de Pariquera-açu; pastor Eduardo de Lima Soares, presidente da Assembleia de Deus de Mogi das Cruzes.

Vou citando e registrando a presença de outros pastores, mas agora vamos ouvir as nossas irmãs da Assembleia de Deus Jardim Augusta. Tenho um prazer muito grande de cooperar com eles de vez em quando, e hoje eles cooperam conosco.

Quero registrar com muita alegria os nossos irmãos que vieram da cidade de Itatiba. É a minha cidade, a mais bonita do estado de São Paulo, com o povo mais bonito deste Estado. Estou recebendo meus irmãos itatibenses, que vêm da Assembleia de Deus ministério do Ipiranga, pastoreados pelo pastor Luiz Oliveira. Aqui está o Marcos, filho do pastor Luiz e sua esposa. Obrigado, é bom tê-los aqui. O pastor Luiz é um particular amigo que vem representar o Ipiranga. Deus abençoe vocês itatibenses. Eu tenho uma notícia muito boa, vocês têm um deputado estadual que representa muito bem a cidade de vocês. Se quiserem saber o nome depois eu falo particularmente.

Deus abençoe. Vamos ouvir nossas irmãs do Jardim Augusta.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Este lugar é nosso esta noite, com liberdade para adorarmos a Deus. O pastor Moacir Paula de Oliveira vai nos conduzir na leitura bíblica. Enquanto ele se aproxima, deixe-me aproveitar para registrar mais algumas presenças aqui.

O grupo de adolescentes Geração Eleita, da Assembleia de Deus de Vila Salete, do ministério de Belém, que está aqui. Muito obrigado meu amigo Marcos Paulo por conduzir este grupo tão importante que vem abrilhantar nossa festa, com os adolescentes participando conosco. O pastor Paulo Bespalec, presidente da Assembleia de Deus de Ribeirão Pires, um pastor que amamos e respeitamos muito, terceiro tesoureiro da Comadespe, um homem de Deus que realiza um grande trabalho. Obrigado, sei que o senhor venceu uma etapa de muito trânsito para chegar aqui, mas certamente Deus vai te recompensar.

Pastor Jessé Sobral, presidente da Assembleia de Deus de Piracicaba e segundo secretário da Comadespe; pastor Edivaldo Florêncio, vice-presidente da Comadespe, meu vizinho da cidade de Bragança Paulista. De vez em visito a igreja do pastor Edivaldo e sua digna esposa, irmã Irani. Daqui a pouco volto a falar de outros queridos pastores que estão aqui conosco.

Vamos ouvir agora meu querido pastor Moacir, que tem a liberdade de tempo.

 

O SR. MOACIR PAULA DE OLIVEIRA - Cumprimento a todos amados irmãos e irmãs, com a paz do Senhor Jesus. Estou muito feliz por estar aqui nesta celebração. Confesso, pastor Adilson, que já estive nesta Assembleia em outras ocasiões, e também na Câmara Municipal. Mas, na minha visão, esta sessão solene está sendo a melhor celebração que já participei aqui. Eu não diria que estamos quebrando o protocolo por ser uma solenidade oficial, porque estamos dando “Glória a Deus” e “Aleluia”. Como bem V. Exa., disse, aqui é a Assembleia Legislativa, mas agora é a Assembleia de Deus.

Louvo a Deus por rever os pastores Carlos, Samuel e muitos colegas e companheiros da obra do Senhor. Completei este ano 66 anos de idade, 60 dos quais dentro da Assembleia de Deus. Meus pais se converteram quando eu tinha seis anos, e como muitos companheiros aqui, que já são de gerações filhos de pastores como eu, meu filho pastor também já está aqui do lado, e a Assembleia de Deus caminha. Eu gostaria de convidar os irmãos, se o pastor me permite, para nos colocarmos de pé e fazermos uma breve leitura do salmo que considero o texto áureo da unidade da igreja do Senhor. Salmo 133, que todos conhecem sobejamente: “Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla de seus vestidos. Como o orvalho do Hermom que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre”.

Que Deus abençoe a todos os irmãos. Cumprimento o deputado Adilson Rossi e todos os membros da Mesa, trazendo o abraço da Assembleia de Deus de e da Comadespe. Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Muito obrigado pastor Moacir, por sua colaboração e empenho em nos ajudar nesta sessão solene. Vamos ouvir mais uma vez a Orquestra da Assembleia de Deus de Cachoeira Paulista, mas antes vou registrar mais presenças.

O pastor Antônio Contreiras, vice-presidente da Cieadespel. Tive o privilégio de estar com ele alguns dias atrás, numa bonita igreja de belo trabalho. Que bom tê-lo aqui, obrigado por sua presença. Que Deus possa recompensá-lo grandemente. O pastor Laudo Natel, representando o coronel Alexandre Marcondes Terras, dos PM’s de Cristo. É bom abraçá-lo, não apenas como representante da Polícia Militar do nosso Estado, mas como amigo e irmão. Pastor Genildo Leônidas De Souza, presidente da Assembleia de Deus de Caraguatatuba; pastor Wellington, da Assembleia de Deus Nova Tupinambá, na Zona Leste de São Paulo. Tive a alegria de estar com ele domingo passado numa bonita igreja de belo culto. Você é do coração.

Vamos ouvir os irmãos da Orquestra da Assembleia de Deus de Cachoeira Paulista.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Gostaria de registrar a presença do Luiz Carlos Costa, nosso irmão, ex-vereador, ex-presidente da Câmara na cidade de Cubatão. Deus te abençoe, que bom que você veio aqui para prestigiar nossa festa. É uma alegria tê-lo conosco. Quero apresentar também o Benedito Gonçalves Pereira, subprefeito da regional de Sapopemba; pastor Rafael Gomes, da Assembleia de Deus Ágape; pastor Cristian Vieira, presidente da Assembleia de Deus Casa de Oração de Praia Grande.

Talvez vocês não entendam como é difícil conduzir esta sessão, meu querido Lucena, porque fugimos das regras do Regimento Interno de uma sessão solene. Isso aqui é um culto de adoração a Deus, então não dá para seguir o roteiro. Estou vendo o pessoal do Cerimonial olhando e dizendo: “Deputado, nunca mais lhe faço um roteiro, porque o senhor não segue”, mas não tem jeito. É muita gente boa que temos que destacar. Perdoe-me o Cerimonial, da próxima vez prometo que quebro o roteiro novamente. Pastor Marcos Quintino, presidente da Assembleia de Deus de São Lourenço da Serra.

Vamos ouvir alguém agora, representando todos os vereadores aqui, vou pedir permissão a vocês porque é impossível ouvirmos todos os vereadores. Eu gostaria de ceder a palavra ao vereador Gilberto Nascimento Jr., da nossa cidade de São Paulo. Se vocês vereadores me permitirem, ele vai falar em nome de todos vocês.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO JR. - Obrigado deputado. Cumprimento os irmãos e irmãs com a paz do Senhor, amém. Deputado, fique tranquilo, porque o pessoal do Cerimonial vai entender que num culto, quem comanda não é o pastor, mas o Espírito Santo. Aqui nós estamos num culto.

Quero agradecer o convite do deputado Adilson Rossi, que tem feito um brilhante trabalho, que tem nos aconselhado também na Câmara Municipal. Eu como um bom assembleiano diácono, às vezes os irmãos estão me olhando e falando um pouco da barba, mas é uma questão de moda. Eu peço que as irmãs e irmãos continuem orando por nós, que na Câmara Municipal somos um número muito representativo. Antes quero dar um abraço no pastor Lucena e também nos outros que aqui estão representados, as irmãs. Não vou fazer o protocolo todo, porque em pouco tempo acho que não compensa. No culto é sempre assim, tem gente para cantar e falar, e nós que somos políticos falamos demais.

Já ouvimos o governador dar um testemunho aqui. Estou profetizando porque em janeiro ele será nosso governador, se Deus quiser. E olha que importante, eu não sabia dessa história do Pedro, cunhado dele. Conheço o Pedro, prefeito da cidade, e não sabia desse histórico dele com a igreja. Vejam o quanto é importante e como a Assembleia de Deus em seus 106 anos tem demonstrado ser uma igreja de raiz, que significa uma árvore que dá bons frutos. Nós temos cravado no coração do vice-governador, desci com o deputado e ele foi comentando mais uma vez essa história, dizendo do grande problema familiar que ele enfrentava, a gratidão que ele tem pela Assembleia de Deus, e assim ele se estendeu a todas as igrejas.

O quão fundamental para nós que estamos na política é, porque hoje temos o segundo nome do nosso Estado, mas a partir de janeiro o primeiro, aquele que vai efetivamente ter a caneta na mão. Nós temos o reconhecimento de uma atuação das igrejas evangélicas. Quero agradecer, em nome dos vereadores que estão aqui e me deram a palavra, trazer também esse exemplo que temos na Câmara Municipal. Nós somos 55 vereadores de igrejas; nós evangélicos já somos 16, mais de 30 por cento. Esse reconhecimento tem se dado pelos irmãos e irmãs que têm orado e se colocado na frente de batalhas quando vamos às igrejas pedir o voto das irmãs e irmãos, para que possamos representá-los.

E representá-los para quê? Exatamente para brigar contra aqueles que são contrários ao nosso ponto de vista, podem até ser contrários, já que nossa arma não será igual a deles, que é brigando, gritando e tentando impor. Nossa arma é estar com nosso joelho no chão.

O prefeito João Doria entendeu o papel social das igrejas na cidade de São Paulo. Em algumas entrevistas tem deixado claro que a única saída para o caso que temos aqui próximo, na Cracolândia, será junto com as igrejas, e principalmente as evangélicas. Aí entendeu que poderia então, reconhecendo esse lado social de nossas igrejas, abrir uma anistia. As multas, IPTU, nós como povo evangélico e entidade religiosa, que chegamos onde o estado não consegue chegar, ganhamos anistia.

Isso nada mais é que reconhecimento de um trabalho feito não por mim, não pelo deputado, mas por todos nós que obedecemos uma máxima de “amar o próximo como a ti mesmo”. E temos ido de pessoa em pessoa demonstrando nosso amor pelo próximo. Fico muito feliz de ter sido convidado e estar nesta festa brilhante de 106 anos. Festa não, mas graças a Deus um culto. De rever tantos pastores, como o pastor Wellington e tantos outros que estou vendo. Fiquem todos na doce e gloriosa paz do Senhor. Que Deus os abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Obrigado Gilberto Nascimento, jovem vereador representante da Assembleia de Deus na Câmara Municipal de São Paulo. Já estamos caminhando para os momentos finais desta sessão, se bem que gostaria de estendê-la até meia noite, por ter este número de pessoas aqui com um clima tão especial como esse que estamos vivendo, essa união.

O pastor Samuel me chamou a atenção aqui, nobre Roberto de Lucena, que quando as irmãs de Cubatão estavam cantando, as irmãs da Adeja juntaram-se a elas para cantar. E quando elas cantaram, as irmãs de Cubatão juntaram-se a elas para cantar. E de repente todos nós estávamos cantando juntos. É sinal que estamos num clima muito especial, aqui não há nenhuma parede que nos divida, estamos unidos no mesmo sentimento, numa mesma alegria. Seria bom fazermos uma vigília até meia-noite, mas fica para o ano que vem.

Não sei se registrei a presença do pastor Ademilson Soares. Deus te abençoe, você é meu amigo. Já tive o prazer de estar contigo lá naquela igreja bonita em São Bernardo do Campo. Também gostaria de registrar a presença do Luiz Pinheiro, nosso irmão e presidente do Conselho Político da Comadespe. Você é o homem que nos defende lá, por favor. Deus te abençoe.

Queridos, vamos ouvir agora o pastor Carlos Roberto Silva, que vai nos trazer uma palavra em nome de todas as nossas convenções e pastores. Estamos caminhando para os momentos finais. Mas espere, porque tem uma música especial que vamos cantar. Não é só a música, mas o arranjo especial que vocês ouvirão. Seremos conduzidos pelo pastor Rubens, é um fato inédito na história dos 106 anos da Assembleia de Deus, e será um momento muito especial. Alguém não recebeu esse cartão? Vou pedir para minha assessoria que me ajude, por favor. Pode andar pelas mesas e ver quem não recebeu esse cartão. É uma lembrança da sessão solene.

Do outro lado do cartão está o Hino da Assembleia de Deus, que o pastor Rubens vai conduzir-nos depois com a orquestra de Cachoeira. Está faltando uma estrofe, mas vamos reproduzir no telão e cantaremos todos juntos o Hino da Assembleia de Deus. Estão pedindo que eu cante, mas hoje estou na condição de presidente da sessão e não posso me ausentar, então canto com vocês. Ajude-me pastor Carlos, o senhor tem a palavra.

 

O SR. CARLOS ROBERTO SILVA - Irmão presidente que dirige esta sessão e demais companheiros presidentes de convenções aqui representados, pastor Samuel Rodrigues, Gilberto. Quero aproveitar e fazer a menção do pastor Moisés Rodrigues de longa data; pastor Moacir que já nos antecedeu; quero cumprimentar todos os diretores da nossa Comadespe na pessoa do pastor Luiz Francisco dos Santos, nosso vice-presidente executivo. Todas as mulheres presentes, independente de convenção, na pessoa da irmã Sara Virgínia, minha esposa. Quero cumprimentar todos os companheiros pastores da nossa convenção, pastores do ministério de Cubatão e todos os presentes na pessoa do pastor Vitor Roberto Farias, nosso vice-presidente.

Quero dizer a todos vocês a palavra mais importante desta noite: a paz do Senhor. Meus amados e queridos irmãos, tenham tranquilidade porque não vou me estender. Mas a palavra que trago a vocês está nesse cartão e é palavra base registrada na Bíblia Sagrada, de Mateus 16:18: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Hoje é dia de ação de graças, é dia de celebração, porque essa palavra se cumpriu no Brasil.

Não tem como não se lembrar de dois jovens suecos, como já ouvimos aqui, que não sabiam falar o português, que chegam a esta Nação somente com a roupa em duas malas. Como não tinham onde congregar, vão à Igreja Batista, e lá começam a congregar. Daqui a pouco acaba o culto com eles, não tendo muito que fazer, que, aliás, não sabem nem falar o português direito. Um trabalhava de dia e o outro ficava procurando aprender o português para transmitir ao outro que trabalhava. E à noite ia para os cultos, convidava os irmãos para orarem depois do culto. Quase toda Assembleia de Deus tinha alguém orando ou de manhã ou à noite, até hoje.

Ali eles começaram a orar, e caiu o fogo do Espírito Santo, que está aceso até hoje. Ninguém formado em teologia, - e nada contra, glória a Deus pelas escolas, faculdades e seminários de estudos bíblicos que temos hoje - mas a mensagem deles, principalmente de Daniel Berg era que Jesus salva, cura, batiza e leva o homem para o céu. Essa mensagem não morreu, ela está hoje em vilas, jardins, nos parques. Ela está hoje nos condomínios fechados, nas regiões ribeirinhas do Amazonas e Belém do Pará. Está no Brasil inteiro. A igreja continua dizendo que Jesus salva, batiza com o Espírito Santo, cura e leva para o céu.

Eu dizia para uma das jornalistas que me entrevistavam assim que cheguei nesta Casa, da alegria de estar aqui. E queria dizer para todos vocês que estão aqui, todos os pastores e autoridades eclesiásticas aqui presentes, a Orquestra de Cachoeira Paulista que abrilhanta este evento, nossas irmãs de Cubatão da outra igreja que brilhantemente já cantaram aqui. Vocês pastores, autoridades aqui presentes, a Orquestra de Acordeões de Taubaté, que brilhantemente louva ao Senhor. Vocês não vieram aqui para abrilhantar, não vieram aqui para encher esta Casa, mas para fazer parte desta história. Se apenas nós pastores e deputados estivéssemos aqui, seria muito pouco para representar 106 anos da história. Por isso nosso povo está aqui cantando, louvando, adorando, orando e proclamando o nome do Senhor nesta Casa de Leis. Você pode adorar a esse Deus.

Agora quero falar a coisa mais importante para vocês. É importante estarmos aqui agradecendo a Deus por essa festa. É importante louvarmos ao Senhor. É importante estarmos orando pelas autoridades como já fizemos aqui. É importante o registro desses 106 anos nesta egrégia Casa de Leis, tão importante como é a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Mas quero dizer a vocês que o mais importante de tudo é que a igreja está aqui conosco, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Você pode louvá-lo? Pode adorá-lo? Por isso esse clima tão gostoso. Por isso temos vontade de gritar, de saltar, de glorificar o nome do Senhor, de adorá-lo na beleza de sua santidade, porque Deus está presente neste lugar. Glórias ao Senhor.

A igreja de Cristo não são as quatro paredes onde congregamos, a igreja de Cristo sou eu e você, e como nós enchemos esta Casa de Leis, hoje é uma Assembleia de Deus. Meus irmãos, outra coisa que eu queria deixar claro para vocês é esse legado recebido de nossos patriarcas. O pastor Samuel Rodrigues falava ao presidente desta sessão sobre o clima de unidade que temos aqui, o pastor Moacir quando leu o Salmo 133 apenas quis dizer que isso está se cumprindo aqui. Mas o que acho interessante de tudo isso é que nós somos uma igreja que não tem a cara de ninguém em particular, Primeiro porque não tivemos um fundador, mas dois, e a Assembleia de Deus não se parece nem com um, nem com outro.

A Assembleia de Deus é isto aqui, um monte de caras, um monte de gente de tudo quanto é lugar. Gente pobre, rica, preto, branco, gente do mato, gente da roça, gente da cidade. A Assembleia de Deus é isto aqui, gente simples, garis, presidente da sessão. Isso para a honra e para a glória do nome do Senhor.

Já vou terminar, mas quero fazer uma citação. Quando falo isso, as pessoas falam: “O pastor Carlos é orgulhoso porque é assembleiano”. Mas hoje ouvimos aqui de um deputado federal, o Roberto de Lucena, da igreja O Brasil Para Cristo, uma coisa que aconteceu com o missionário Manuel de Melo, eu sempre falo isso, mas quando falo as pessoas acham que estou puxando a brasa para minha sardinha. Mas hoje ele falou a mesma coisa: “Não é difícil sair da Assembleia de Deus, difícil é a Assembleia de Deus sair de dentro do camarada”. Sabe por quê? Por essa simplicidade para adorar a Deus, essa simplicidade para falar de Jesus sem muito arranjo. Jesus é bom, é maravilhoso, Jesus salva, transforma, Jesus é lindo.

Não tem que falar muito arranjo, é falar o que ele é, e acabou. O governador precisou se retirar, mas conheço o cunhado dele, o prefeito de São Vicente, meu amigo pessoal Pedro Gouvêa, vocês precisam ver que coisa linda é o testemunho dele. Ele lançou um livro em sua igreja e estive lá nessa festividade, como ele conta é maravilhoso. Quem não tem um parente hoje transformado por Jesus Cristo nesta Nação? O sujeito pode fazer de conta que não vê, mas quem sabe reconhece que é o poder de Deus através do trabalho dessa igreja.

Meus amados e queridos irmãos, encerro minhas palavras chamando vocês para um momento de responsabilidade muito grande. Nossa geração precisa saber o que é que vamos fazer com esse legado que recebemos, nossa responsabilidade é muito grande, não é algo tão simples. Olha o que Deus fez nesses 106 anos. Quantas pessoas Deus usou, e agora o bastão está em nossas mãos. O que vamos fazer com essa unidade que veio até aqui? Os nossos patriarcas, pastor Samuel, pastor e deputado Roberto de Lucena, pastor Adilson Rossi e demais companheiros aqui presentes, eles poderiam até divergir, mas não abriram mão da unidade. Glórias ao Senhor.

Nós podemos ter nomes e convenções diferentes, mas somos o mesmo povo. Nós podemos ter nome de ministério diferente, mas somos o mesmo povo, o mesmo sangue derramado na cruz, que foi para salvar a todos nós. Eu quero dizer para vocês que se nos reuníssemos hoje no maior estádio da cidade de São Paulo, não teria capacidade de nos reunir para fazer esta festa. Mas eu louvo a Deus por você que veio e está presente, você que saiu de casa numa segunda-feira. Eu quero dizer para as irmãs aqui que o governador saiu daqui muito surpreso com tantas mulheres numa segunda-feira à noite. Eu disse que é um exército de oração e adoradoras, é o exército que ouve seus pastores.

Por isso, parabéns às irmãs e pastores que vieram aqui e conduziram estes obreiros para estarem aqui. Deputado Adilson Rossi, o irmão está de parabéns por esta sessão, isso quer dizer que você não está sozinho, você tem um exército que ora, há um exército que te acompanha, é um exército que clama por sua vida. E mais do que isso, nós estamos unidos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Quero terminar minha fala convidando todos vocês a ficarem de pé. Estou com 58 anos de idade, nascido nessa igreja, Assembleia de Deus. Hoje vejo aqui um companheiro meu de classe de escola dominical, o pastor Abraão, nós estudamos juntos e a escola dominical continua. Quantos de vocês que estão aqui, que não são frutos da oração das irmãs - não dessas, mas nossas mães e avós nos círculos de orações - e agora estas daqui continuando a história. A pergunta que deixo de reflexão no fim desta minha humilde fala é: “O que nós faremos a partir de agora, com essa enorme Assembleia de Deus?”. A responsabilidade que pesa em nossos ombros.

Quero dizer uma coisa muito importante, pelo menos para mim, o que tem pesado em meus ombros e chamado minha atenção. Digam comigo: em primeiro lugar a palavra, em segundo a oração. Agora vou falar outra coisa muito difícil para nossos tempos, repitam comigo: santificação. A Assembleia de Deus veio ao Brasil para não abrir mão disso: palavra, oração e santificação. Quando nos acostumarmos com o que o mundo está oferecendo, perdemos a santificação, e somos chamados para fora do mundo. Somos chamados para contrapor o mundo, sermos diferentes, fazermos a diferença, sermos luz no meio das trevas, para sermos sal numa terra apodrecendo.

Se você estiver disposto a continuar esse legado, pegue a mão do seu irmão e vamos falar com Deus, vamos pedir que Deus ajude-nos, Aleluia. Se Jesus vier buscar a Igreja Maranata, ora vem Senhor Jesus. Mas se ele não vier buscar a igreja, que alguém possa estar daqui alguns anos lembrando o que fizemos hoje aqui, registrado nos Anais desta Casa, e que fizemos um compromisso com o Senhor, de permanecer com o mesmo legado. Oremos: Senhor, nosso Deus. Obrigado meu Pai. Obrigado porque sua palavra é viva e eficaz. Obrigado por nossa Assembleia de Deus, que somada com as demais igrejas existentes nesta Nação, - que vieram antes ou depois de nós - estamos aqui fazendo tua vontade e teu querer.

Nos ajude a prosseguir na palavra, na oração, na santificação, fazendo a diferença nesta Nação, neste Estado. Pai, nós nos unimos no plenário desta Casa de Leis para interceder pedindo a tua benção e clamando por tua misericórdia. Ajuda esta igreja a continuar fazendo essa diferença. Assim oramos, pedimos, suplicamos e já te agradecemos em nome de Jesus Cristo, que reina para todo o sempre. Amém. Deus os abençoe em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Muito obrigado pastor Carlos Roberto, por sua demonstração de amizade, carinho e apreço. O senhor sabe que em outras oportunidades este deputado, que pelo seu terceiro mandato representa a Assembleia de Deus nesta Casa, tentou realizar uma sessão como esta. Hoje Deus nos dá esse grande privilégio, eu não tenho palavras para agradecer a Deus pela vida destes pastores que são meus amigos hoje. O pastor Carlos é meu conselheiro, é alguém com quem me aconselho, tem me dado conselhos muito úteis, tem demonstrado ser um amigo presto. Pastor Samuel, meu amigo, com quem reparto necessidades e tenho sempre recebido dele uma palavra de apoio. Pastor Moacir, meu amigo, muito obrigado, o senhor também tem sido um conselheiro fiel. Pastor Brunelli também tem parte nisso direta e indiretamente. Deus abençoe.

Pastor Gilberto e demais pastores, Moisés, meu amigo há muitos anos. Vocês são o resultado disso tudo que estamos vivendo aqui hoje. Muito obrigado. Que Deus os recompense. É uma pena que temos de caminhar para o final da sessão, e vou caminhando. Quero deixar aqui uma simples recordação ao pastor Carlos Roberto Silva, meu pastor e presidente da Comadespe. Quero deixar também essa recordação ao meu querido amigo, pastor Samuel Rodrigues, um amigo presto, tenho orado por sua vida e saúde. Nós vamos celebrar sua saúde perfeita em nome de Jesus Cristo, tenho certeza disso.

Com alegria também quero passar às mãos do meu querido Roberto de Lucena, meu particular amigo e irmão. Ele me deu uma palavra por ocasião das eleições de 2014. Não sei se você se lembra de uma palavra breve que você me deu num restaurante aqui da Alesp, aquilo não foi apenas uma expressão de amizade, mas uma palavra profética, eu fui abençoado por aquela palavra. Eu tenho um respeito muito grande, eu e minha família, você é um amigo que não abro mão em hipótese alguma. É uma simples recordação para você. Nosso deputado citou uma frase muito bonita. São 106 anos da Assembleia de Deus ganhando O Brasil Para Cristo. Deus te abençoe.

Com alegria quero convidar o pastor Gilberto Felix, que representa a nossa Comoespo. Pastor Alcides Fávaro, que tem uma história muito bonita com minha família. Foi pastor da minha família e da minha cidade, eu respeito muito o pastor Fávaro, é um grande amigo. Gostaria de passar em suas mãos esse pequeno cartão, marcando sua presença aqui como representante da Comoespo. Que Deus te abençoe.

Quero convidar o pastor Moacir, alguém que Deus colocou no meu caminho num momento muito especial, sempre que posso estou com ele e ouço suas sábias palavras e orientações. Eu não abro mão da nossa amizade de jeito nenhum, agradeço por sua presença. Quero passar às suas mãos este pequeno cartão, é uma simples recordação da sua presença aqui conosco. Deus te abençoe, muito obrigado.

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Depois vou passar na mão de cada um de vocês esta recordação, se me permitem. Fiz apenas em nome das nossas convenções devido ao nosso tempo, se vocês não ficarem tristes comigo depois de uma sessão tão bonita como esta, farei logo em seguida do término desta sessão, gostaria de passar na mão de cada um de vocês esse pequeno cartão, como recordação dessa importante sessão solene.

É uma pena que precisemos terminar. Quero agradecer de coração cada uma das igrejas aqui representadas, cada um dos pastores que aqui vieram, presidentes, auxiliares. Agradeço nossas irmãs de Cubatão, da Adeja, a Orquestra de Acordeões de Taubaté. Vamos nos encontrar por esses dias lá. Eu como membro honorário do Gramei, não posso faltar, pastor Luiz, Eu quero continuar. Quando chegar a terceira idade vou me mudar para Taubaté e ajudarei na coordenação do Gramei. Pode contar comigo. Deus abençoe vocês. Vocês são do coração, de verdade.

Quero agradecer as convenções aqui representadas, as autoridades, o prefeito Ademário, muito obrigado. Eu sei que você fez um grande esforço para que esse povo de Cubatão pudesse estar aqui, saiba que estamos orando por você, conte com esta Casa. Quero ser a ponte que liga Cubatão até a Assembleia Legislativa, não obstante, você ter aqui bons amigos. Mas me tenha como mais um. Aliás, já somos amigos. Deus te abençoe. Agradeço a nossos vereadores.

Quero fazer um agradecimento especial à minha família. Está aqui a minha esposa, que me tolera por 33 anos, estou casado há 33 anos com a mesma mulher. O dia que ela não me suportar mais eu peço ela em casamento de novo, e renovo os laços para mais 33 anos. Quero agradecer meus filhos, o Rafael e o Fábio, que sempre estão comigo em qualquer desafio, nos momentos de alegria, de choro, de angústia, de mesa farta, nos momentos em que a geladeira parece a criação do mundo, só tem água, e o espírito de Deus paira sobre as águas. Mas vocês estão comigo em todos os momentos. Minhas lindas noras, a Carol e a Patrícia, que são as agregadas lá de casa, que vieram e fazem um bem muito grande a nossa família. E o personagem principal de tudo isso, que é o Vicenzo, esse é quem está mandando lá em casa ultimamente, este é meu neto, pode ver que é bonito igual ao avô. Deus abençoe minha família, muito obrigado a vocês.

Quero agradecer aqui o nosso querido Machado e todos aqueles que colaboram com ele no Som da Casa, muito obrigado. Eu sei que toda sessão solene causo algum desconforto para vocês, mas o respeito e carinho que tenho é muito grande. Vocês são impecáveis, não tenho outra palavra para dizer acerca do trabalho de vocês. Agradeço nosso Cerimonial. Cris, Deus te abençoe. Desde semana passada ela me encontrou no corredor e disse: “Deputado, outra vez não, pelo amor de Deus. O senhor vai fazer uma sessão solene de novo? O senhor me deixa doida”. Cris, você é uma benção em nossa vida. Nós temos um carinho e respeito muito grande por você. Muito obrigado por sua ajuda, que Deus te recompense.

Agradeço nossa Polícia Militar, que nos dá o apoio para todos os eventos que realizamos aqui. Nossa gloriosa PM, muito obrigado. Está ali a cabo Priscila, Deus abençoe, é uma benção de Deus e está celebrando conosco. E por fim agradeço a minha assessoria, vocês não imaginam como é satisfatório e gratificante em trabalhar comigo. Minha assessoria se sente feliz ao extremo e diz: “Pastor, tudo que queríamos na vida nós conseguimos, que é trabalhar no seu gabinete”. Pense num deputado chato e perfeccionista, e cheio de detalhes. Sou eu. Mas a minha assessoria é impecável, essas mulheres e rapazes bonitos que estão aí desde semana passada. Peço uma salva de palmas forte para eles. Que Deus abençoe, vocês são especiais. Eu só consigo desenvolver meu trabalho por causa de vocês. (Palmas.) Enfim, agradecer a todos vocês. Muito obrigado pelo carinho e pelo tempo em que vocês estiveram aqui conosco.

Pastor Carlos, eu lamento porque gostaria de ouvir mais as irmãs de Cubatão, da Adeja, da Orquestra de Acordeões de Taubaté, mas infelizmente o tempo manda parar. O que vocês trouxeram de alegria e satisfação, de brilho para esta festa, vocês não são capazes de avaliar. Eu agradeço do fundo do meu coração, só Deus para recompensá-los.

Agradeço nossos irmãos da minha bonita e próspera cidade de Itatiba, muito obrigado, vocês vieram e abrilhantaram esta festa, quero dar um abraço especial em todos vocês aqui. Quero abraça-los na pessoa do Antônio José, meu amigo de muitos anos. Deus te abençoe, é bom tê-lo aqui.

Vamos encerrar, se vocês concordarem, cantando este hino que está aqui, o Hino da Assembleia de Deus. Nós vamos cantar com a Orquestra de Cachoeira Paulista. Se vocês todos quiserem se colocar de pé, acho que é muito bom. Vamos cantar com alegria. O pastor Rubens vem nos conduzir aqui. Se o senhor quiser pode usar aquela tribuna ali, para tirar fotografia e registrar. Meus queridos, se omiti o nome de alguém aqui não foi propositalmente. Vocês não imaginam a dificuldade para conduzir uma sessão como esta, com tanta gente importante como tivemos aqui. Pastor Samuel, não é fácil. É um verdadeiro malabarismo podermos falar o nome de tantas pessoas importantes.

Mas todos vocês tiveram uma participação especial. Eu gostaria de dar um abraço em vocês no final desta sessão. Não vão embora, percam cinco minutinhos para tirarmos uma foto e registrar este momento. Acho que vai ser muito importante para guardarmos como lembrança dos 106 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Deus abençoe vocês. Aguardem só um minutinho para cantarmos juntos o Hino da Assembleia de Deus. Cantem com força.

 

* * *

 

- É executado o Hino da Assembleia de Deus.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ADILSON ROSSI - PSB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Acho que vale uma salva de palmas forte para os 106 anos da Assembleia de Deus no Brasil. (Palmas.)

Declaro encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 16 minutos.

 

* * *