http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

22 DE SETEMBRO DE 2017

055ª SESSÃO SOLENE PARA prestar homenagem ao Dia da Liderança Jovem

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - MÉRCIA DOURADO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Informa que o Sr. Presidente Cauê Macris convocara a presente sessão solene, a requerimento do Sr. Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, para "Homenagem ao Dia da Liderança Jovem". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - RAFAEL PITANGA GUEDES

Defensor público, saúda as autoridades presentes. Enaltece o papel da liderança jovem.

 

5 - CLARÍCIO GONÇALVES

Presidente da União dos Blocos de Carnaval de Rua do Estado de São Paulo, agradece o deputado Fernando Capez pela homenagem. Cita a cultura como norte em seu trabalho com o carnaval de rua de São Paulo.

 

6 - FELIPE SARTORI SIGOLLO

Secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, saúda as lideranças presentes. Comenta a atuação do Ministério da Educação no Governo Temer. Afirma que a política precisa de lideranças jovens.

 

7 - FLORIANO PESARO

Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, destaca que lideranças jovens fazem diferença no processo de transformação do mundo. Saúda o papel do deputado Fernando Capez durante seu mandato como presidente desta Casa. Enaltece o trabalho do presidente da Associação São Paulo Diferenciado, Emerson Nunes de Oliveira. Ressalta que a contestação dos jovens é fundamental para o desenvolvimento da civilização.

 

8 - THIAGO ROCHA

Apresentador de TV e jornalista, discorre sobre as qualidades que um jovem iniciante deve ter para ser um bom profissional. Enaltece a importância de se valorizar o papel da juventude da sociedade.

 

9 - EMERSON NUNES DE OLIVEIRA

Presidente da Associação São Paulo Diferenciado, comenta o trabalho da instituição que dirige. Cita lideranças que o ajudam na tarefa. Saúda a todos os presentes.

 

10 - MARIO COVAS NETO

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, agradece a todos pela recepção. Enaltece o trabalho do deputado Fernando Capez frente a Presidência desta Casa. Destaca a importância da juventude para a sociedade.

 

11 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Declara-se emocionado com as palavras do vereador Mario Covas Neto.

 

12 - MÉRCIA DOURADO

Mestre de cerimônias, anuncia homenagem, com entrega de diplomas alusivos ao evento: a alunos das Etecs Itaquera II e Belém; a diversos profissionais indicados pela Associação São Paulo Diferenciado e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo; e a alunos do curso de auxiliar de enfermagem da Aposta - Associação dos Profissionais de Saúde de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo.

 

13 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Cita frase motivacional aprendida em sua época de professor de curso preparatório, que trata da importância da insistência para sucesso em todas as áreas da vida. Destaca a confiança no futuro dos jovens presentes.

 

14 - MÉRCIA DOURADO

Mestre de cerimônias, anuncia entrega de abaixo-assinado ao secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, pela implantação de unidade do restaurante Bom Prato em Jaboticabal.

 

15 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam bem-vindos todos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste instante daremos início à sessão solene com a finalidade de prestar homenagem ao Dia da Liderança Jovem.

Convido para compor a Mesa principal as seguintes autoridades: o nosso querido presidente Fernando Capez, deputado estadual, que é o proponente desta sessão solene e que já se encontra em seu lugar. Convidamos o nosso querido secretário e deputado federal, Floriano Pesaro, por favor, seja bem-vindo. Felipe Sartori Sigollo, secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação.

Doutor Rafael Pitanga Guedes, defensor público nesse ato representando o defensor público-geral do Estado de São Paulo, Dr. Davi Eduardo Depiné Filho. Convidamos o professor Emerson Nunes de Oliveira, presidente da Associação São Paulo Diferenciado.

Com a palavra, o nosso presidente de hoje, deputado Fernando Capez.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Senhoras e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, não é uma sessão qualquer, é uma sessão solene. E, sendo uma sessão solene, esta se reveste de rígida forma sacramental, nos termos do Regimento Interno desta Casa, e uma sessão solene não pode ser convocada por qualquer motivo, ou porque o deputado tem simpatia por uma pessoa ou outra. Uma sessão solene só pode ser convocada por motivo de notório e relevante valor social. Feito o pedido, percorre vários órgãos internos e, às vezes, é deferida, autorizada, e às vezes não. Esta sessão solene foi autorizada pela unanimidade dos líderes de partidos desta Casa e não por outra razão, com a finalidade de prestar homenagem ao Dia da Liderança Jovem.

A sessão solene por mim solicitada, e, informo que está em vigor a Lei 15.023, do dia 22 de maio de 2013, de nossa autoria, e que institui o Dia da Liderança Jovem, a ser comemorado anualmente no dia primeiro de agosto. Quero dizer que esta lei foi elaborada por inspiração e ideia de um grande jovem que também é um grande líder, Emerson Nunes.

Eu convido a todos os presentes, para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado em sua primeira parte pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º sargento Gleidson Azevedo.

Solicito aos integrantes da Mesa principal que permaneçam voltados para o público durante a execução do Hino, não há a necessidade de nos voltarmos à bandeira, uma vez que não há precedência entre os símbolos da nação.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Polícia Militar do Estado de São Paulo, a melhor Polícia Militar do País, que tem, com muito esforço, mesmo nos períodos mais difíceis, garantindo a segurança do povo de São Paulo. Contem sempre com esta Assembleia Legislativa. Boa noite, e um abraço especial ao 2º sargento Gleidson Azevedo.

Como eu não me contenho, e vamos diminuir esta diferença de 30,3% de 2º tenente para 1º tenente, que é algo absolutamente injusto. Com a palavra o Sr. Clarício Gonçalves, presidente da União dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo.

Enquanto está vindo para cá, eu chamo o jovem Thiago Rocha, apresentador de TV e jornalista. E enquanto ele vem, nós vamos chamar aqui o defensor público, o nosso querido Rafael Pitanga Guedes, representando o defensor público-geral do Estado, Davi Eduardo Depiné. A Defensoria sempre prestigiando os nossos eventos.

 

O SR. RAFAEL PITANGA GUEDES - Boa noite a todas e todos. Gostaria de, inicialmente, cumprimentar o presidente desta sessão, o deputado Fernando Capez, deputado estadual, proponente da sessão solene, proponente da lei, do projeto de lei que culminou nesta homenagem ao Dia da Liderança Jovem. Ele foi um parceiro histórico da Defensoria Pública. Cumprimento também o secretário Floriano Pesaro, deputado federal e secretário de Estado e de Desenvolvimento Social, também o nosso permanente parceiro a quem eu tomo a liberdade também de cumprimentar as declarações públicas que fez esta semana em defesa da diversidade sexual, e do pleno exercício dos direitos da cidadania.

Eu cumprimento também o Felipe Sigollo, secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação; o senhor Emerson Nunes de Oliveira, presidente da Associação de São Paulo; as pessoas componentes da Mesa; as demais autoridades presentes e aqueles e aquelas que serão homenageados hoje. Eu trago aqui, de maneira bastante breve, uma saudação a todas e a todos, às lideranças, pelos trabalhos que têm desenvolvido em favor da sociedade paulista.

A Defensoria Pública é uma instituição bastante jovem. Aqui no estado de São Paulo, é composta por membros que ingressaram na carreira ainda durante a juventude, e que vem aqui trazer esta mensagem em nome do defensor público-geral, de colocar a Defensoria Pública à disposição da juventude paulista. A instituição que tem este papel de prestar assistência jurídica às pessoas necessitadas, que está totalmente disponível para colaborar nas iniciativas de educação e de direitos, e, naturalmente também, na orientação jurídica e no atendimento jurídico à população.

Nesta data, nos cabe parabenizar a Assembleia Legislativa do Estado, na pessoa do deputado Fernando Capez, por esta iniciativa e pela permanente disposição. Para atender a população bandeirante da melhor forma possível, somos parceiros, neste trabalho e, mais uma vez então, eu renovo a disponibilidade da Defensoria Pública e o elogio pelo trabalho e pelas iniciativas dos jovens hoje homenageados. Parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Eu fui presidente da Frente Parlamentar de apoio à Defensoria Pública, e eu vejo hoje que a Defensoria Pública do Estado como a principal instituição que atua ao lado do povo, principalmente dos mais carentes. Parabéns pelo trabalho que vocês fazem.

Quero chamar o nosso amigo, o Sr. Clarício Gonçalves, presidente da União dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo, para ocupar a tribuna do povo.

 

O SR. CLARÍCIO GONÇALVES - Boa noite a todos, meu nome é Clarício, e eu agradeço ao Fernando Capez por este convite a todos os que estão presidindo a Mesa, em nome de todos os blocos os quais eu coordeno do estado de São Paulo. Venho agradecer pelo trabalho que estamos fazendo com o slogan: “É possível brincar no carnaval colaborando com o social e o cultural.” Eu agradeço imensamente por este convite, e, vamos estar à disposição para o que vocês precisarem, porque é uma briga árdua para estarmos defendendo a cultura de tentarmos fazer uma brincadeira saudável em São Paulo, mas nunca esquecendo o cultural.

Obrigado pelo convite. Boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Clarício, assertivo, direto e objetivo, substancioso também.

Neste momento, passo a palavra à sua excelência, deputado federal e secretário de estado, secretário executivo do Ministério da Educação, Felipe Sartori Sigollo, à sua disposição o parlatório principal, grande Felipe. Que, aliás, está aqui representando a Sua Excelência, o ministro da educação.

 

O SR. FELIPE SARTORI SIGOLLO - Boa noite a todos. Saúdo o deputado Fernando Capez, o grande deputado e professor, grande batalhador das causas da educação. Temos, no Ministério da Educação, grande admiração, e acompanhamos de perto o seu trabalho no mundo jurídico, no mundo parlamentar da Assembleia Legislativa.

Saúdo o deputado federal Floriano Pesaro, secretário estadual de Desenvolvimento Social. Eu tive a honra e o privilégio de ser o secretário-adjunto do Floriano por um ano e meio até o convite do ministro Mendonça Filho, da secretária executiva Helena Magalhães de Castro assumir esta Secretaria Nacional no Ministério da Educação para uma missão difícil. Temos conseguido realizar um trabalho importante, apresentando a base nacional como um comum curricular, que está hoje lá no Conselho Nacional de Educação.

Já estão para serem homologadas pelo ministro todas as habilidades, as competências que as crianças em cada fase têm que aprender; a reforma do ensino médio, que hoje também está completando um ano, e que foi sancionada pelo presidente Temer; e a reforma agora do Fies, do financiamento estudantil. Enfim, teve muita reforma, muita luta neste período, muita melhoria na educação do País. Acho que nos jovens homenageados, toda a sociedade pode ter esperança, pode ter o otimismo por um País melhor, com mais investimentos na educação.

Aproveito para saudar também o Emerson Nunes, grande liderança, bem como a Carolina Pontes, de Limeira, e a Carol Gomes, outra vereadora jovem aqui, futuras deputadas, futuras prefeitas. Eu acho que o grande diferencial que a educação pode proporcionar é esta juventude tomando cada vez mais espaço, e a política precisa disto, que os jovens ocupem os espaços, que novas lideranças surjam e que consigamos transformar o Brasil, realizar o nosso sonho, que é o que o País precisa. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E, agora, passamos a palavra ao nosso deputado federal e secretário de estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e, claro, também amigo nosso.

 

O SR. FLORIANO PESARO - Bom, é uma alegria imensa estar aqui nesta noite, juntos, não é a primeira vez e não será a última, porque aqui, presidente Capez, tomamos uma decisão há muito tempo, também no âmbito municipal, porque esse mesmo evento é feito na Câmara Municipal de São Paulo. A Semana da Liderança Jovem, começou na Câmara Municipal de São Paulo para homenagear jovens que se destacavam nas suas comunidades, nas mais diversas áreas, da cultura, do esporte e da política.

Jovens que, de alguma forma, saiam da sua zona de conforto para poderem de fato transformarem a realidade.

Capez, nós, de alguma forma, fomos muito privilegiados pelos nossos estudos, pela capacidade que as nossas famílias nos deram de aprender, e o que eu acho que fazemos nesta noite é devolver à sociedade, de forma solidária e de forma política, com P maiúsculo, um pouco daquilo que nós recebemos dela, que é poder identificar e homenagear aquelas pessoas que de fato podem mudar o mundo, os chamamos “muda mundos”.

Eu gosto muito deste termo e eu sei que o senhor gosta também. O Capez foi um dos mais importantes presidentes da história desta Assembleia Legislativa, e ele se dedicou à moralização da Casa, enfrentou resistências, adversários, tudo isto tem um custo político, mas, como sempre, enfrentou com altivez, com força, e nós devemos ao Capez a manutenção desta estratégia de reconhecer jovens que mudam a sua sociedade e a sua comunidade. Então, Capez, nós agradecemos à V. Exa. por manter essa liderança junto conosco, e, reconhecemos em você um grande homem público, professor que se dedica aos jovens ensinando o Direito, um promotor público reconhecido pela sua competência e pela sua capacidade de articulação. Temos que agradecer, esta noite, à Vossa Excelência.

Agradeço ao Emerson Nunes, grande parceiro e grande amigo, um mobilizador social; à Carol Gomes, que também é uma mobilizadora social lá de Rio Claro. O Emerson agita um bairro que deve ser quase do tamanho de Rio Claro.

Aqui estão as professoras da Etec, a Teresa Nunes, da Itaquera II. Do Parque Belém, está aqui também a professora. Então, são essas diretoras que mobilizam os seus alunos, sempre com o apoio do Emerson. O que o senhor faz aqui esta noite e na Câmara de São Paulo, é um exemplo para que outros possam fazer em outros ambientes do nosso estado e do nosso País.

Porque você foi um dos jovens que se dedicou à sua comunidade durante muitos anos, e sem nenhum reconhecimento, muitos jovens fizeram e fazem isto, sem reconhecimento, vão à luta, a população reconhece. E alguns conseguem transformar isso em um mandato parlamentar. É o caso de três amigas minhas que estão aqui hoje, e que eu fico muito feliz que vão ser homenageadas, que foram reconhecidas pelo comitê gestor da Semana da Liderança Jovem, que são a Carol Gomes, a Carol Pontes, e a Bruna de Taquarivaí.

A Carol Gomes, de Rio Claro, a Carol Pontes, de Limeira, e a Bruna de Taquarivaí. Três vereadoras, três mulheres que se destacaram nas suas lideranças comunitárias, regionais, distritais, e que se transformaram em vereadoras das suas cidades.

Não é fácil. Primeiro porque não é fácil ser mulher na política, o machismo que impera no Brasil e na política é imenso, e todos os dias nós trabalhamos para combatê-lo, mas não é fácil. O Rafael que está aqui, Pitanga Guedes, que é nosso defensor público sabe disso, não é Rafael? O machismo, o preconceito, tudo que está voltado para esta questão da ignorância, da falta de conhecimento, de respeito, mas aqui estão três mulheres que enfrentam os seus poderes locais, e que se transformaram em representes do seu povo, e nos honram, com os seus mandatos.

E honram de verdade, honram porque brilham naquilo que fazem, como mulheres e como representantes, que sorte que tem essas cidades, essas comunidades, mas, essas cidades, acima de tudo, de terem três vereadoras como vocês. Reconhecer o papel do jovem é fundamental, e é por isso que eu digo ao Emerson e ao Capez, Rafael, que é fundamental, porque é um período da vida difícil nosso, e nós somos rebeldes neste período.

Nós jovens somos rebeldes, e esta rebeldia é que move o mundo, porque se fôssemos todos acomodados, o que seria? Quem transformaria, senão os jovens? E, uma vez eu perguntei ao presidente Fernando Henrique, porque que eu na juventude e muitos jovens quando são jovens, são considerados, ou pelo menos em sua militância mais à esquerda, naquela época ainda se tinha um conceito de esquerda, eu sempre fui um social e democrata, eu sempre estive mais ligado ao centro de esquerda, digamos assim, a esta preocupação mais social do que econômica, do desenvolvimento social.

Mas, eu falei para ele que eu sentia que, quando ficávamos mais velhos, nós íamos endireitando, e o presidente fez uma piada que eu acho que tem um pouco a ver com os dias atuais da nossa militância. Ele dizia o seguinte: “Olha, se você é jovem e não é de esquerda neste sentido da luta política, no sentido da rebeldia, é porque você não tem coração, agora, se você ficou velho e continua nesta rebeldia, é porque você não tem um cérebro.” E eu disse: “Bom, não cérebro pela rebeldia, mas, é porque acabamos nos acomodando com as coisas, nós vamos ficando mais velhos e acabamos nos acomodando.” Então, é fundamental, neste período de rebeldia da juventude, que é o que move a humanidade, o questionamento, a indignação, e é fundamental que possamos reconhecê-los e homenageá-los.

É neste o ponto que eu queria chegar, e que o presidente Fernando Henrique sabe, e que chega com tanta sapiência, com tanta inteligência, porque o tempo todo ele está junto com os jovens, e ele dizia que se você quer estar atualizado e quer manter a cabeça antenada, conectada com a sociedade, fique perto da juventude, porque são eles que vão lhe dar a energia e o conhecimento necessário para se seguir em frente.

Portanto, aqui, nesta noite, eu termino dizendo que estamos fazendo uma homenagem, um reconhecimento acima de tudo, daqueles que se dispuseram, como se diz na linguagem atual, a sair da sua zona de conforto, e buscar, ir à luta, buscar a melhoria da sua sociedade e da sua comunidade e do seu povo.

Isto é o mais importante, estamos do lado de vocês, porque vocês são a fronteira desta transformação, são a vanguarda desta mudança, e, nada mais justo do que reconhecê-los para que vocês possam continuar crescendo e nos ajudando a mudar a nossa sociedade, muito obrigado.

 Eu não falei aqui do Felipe, mas, eu quero dizer a vocês que é uma honra para nós hoje termos o Felipe Sigollo aqui, ele é assessor do ministro da Educação Mendonça Filho, um grande ministro da Educação, que tem travado grandes embates no campo da mudança educacional no Brasil, especialmente na nova lei do ensino médio.

E, Felipe, nós sabemos, todos aqui que estamos juntos nisto, que não existe mudança e transformação sem educação. Por isto, muito obrigado pela sua presença.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, Floriano.

Convidamos agora o jovem Thiago Rocha, que é jornalista e apresentador de TV, para ocupar a tribuna e dar a sua mensagem.

 

O SR. THIAGO ROCHA - Boa noite a todos. Antes de mais nada, eu estou muito feliz em receber mais este prêmio do professor Emerson, de todos os amigos, porque valorizar o jovem é sempre muito difícil, sempre nos perguntamos e eu sempre me perguntei qual é o tipo de profissional que as empresas gostariam que eu fosse. Se eu fosse um péssimo profissional, eu seria demitido, se eu fosse um profissional mediano, eu seria substituído a qualquer momento, e se eu fosse um profissional de destaque, talvez eu vislumbrasse os olhos do meu chefe com aquele medo do ego e vaidade, e que eu pudesse ser colocado de lado.

Qual é o tipo de profissional que a empresa quer que nós sejamos? Qual é o profissional que aquela empresa imagina ter ao seu lado? Um dia, um diretor de TV me falou assim: “Thiago, as pessoas gostariam de ter um profissional como você, por quê? Porque você tem que ser original, você não pode se remodelar pelo que as pessoas esperam que você seja, alguém vai justamente te valorizar pelo que você é.”

Então, depois deste conselho, que foi um conselho que eu ouvi do Vildomar Batista, com quem eu trabalhei na Record, eu acho que as coisas começaram a ficar um pouco mais claras, porque eu sempre começava e parece que não ia, o tapete era puxado, então acabei aprendendo que, por mais que nós nos esforcemos ou por mais que puxem o nosso tapete, temos que sempre sermos íntegros e decentes.

Hoje, de verdade, eu sou muito feliz na Rede TV. São cinco anos já de programa, há dois anos eu ganhei o meu programa próprio, e hoje ele é exibido aos domingos, às cinco da tarde, no horário de maior concorrência da TV brasileira. Então, eu me sinto muito honrado em ter pessoas que me auxiliaram e, muito honrado também em saber que existem pessoas e políticos tão importantes que, de verdade, não olham para aqueles que estão do lado, mas olham para os jovens do Brasil. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, Thiago. Agora, o nosso grande inspirador, orgulho do Seu Zé Carlos, que prossegue a obra da saudosa Teresa Nunes, vamos ouvir o presidente da Associação São Paulo Diferenciado, Emerson Nunes de Oliveira.

 

O SR. EMERSON NUNES DE OLIVEIRA - Senhoras e senhores, boa noite. Mas está muito baixo. Boa noite.

 

TODOS - Boa noite.

 

O SR. EMERSON NUNES DE OLIVEIRA - Chego no dia de hoje e olho que este ano foi difícil, foi complexo, foi talvez memorável, do ponto de vista da organização da Semana da Liderança Jovem. Nós sempre começamos com a sessão solene lá na Câmara Municipal, só que no dia, infelizmente, alguns vândalos invadiram a Câmara Municipal, e nos proibiram de fazê-la, graças a uma medida liminar, que não daria tempo hábil para realizarmos no plenário.

A sessão solene da Câmara Municipal vai acontecer em novembro, no dia 11, e já estão todos convidados. Mas, no Dia da Liderança Jovem, com certeza, as lideranças que já foram homenageadas, as Etecs que são parceiras, os amigos, e, principalmente, os associados da São Paulo Diferenciado e do movimento de moradia, têm que se orgulhar, primeiro porque hoje eu trago boas notícias da área de Habitação: 124 novas unidades do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Já estamos com os dois alvarás de obras pela Secretaria Municipal de Habitação aprovados. Estamos somente aguardando, e eu gostaria de uma grande salva de palmas à superintendência da Caixa Econômica Federal, para que se liberassem as nossas obras imediatamente. Esta é a nossa reivindicação, uma salva de palmas à Caixa Econômica Federal, que vai liberar as nossas 124 unidades imediatamente para que comecemos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E, se não liberar vamos vaiar.

 

O SR. EMERSON NUNES DE OLIVEIRA - Vamos vaiar com certeza. Mas, ano que vem estaremos aqui, com certeza, já temos data e hora, inclusive para a realização da próxima sessão solene. E isto, deputado, é motivo de muito orgulho para os nossos associados que sofrem, que militam, que não são invasores, não defendemos a invasão de terras e nem de área. Nós praticamos a liberdade regida pelo Ministério das Cidades, pela Caixa Econômica Federal, pela Cohab, e, pela Secretaria do Estado da Habitação.

Então, o nosso trabalho é muito sério, mas, como professor, eu não poderia deixar de destacar o trabalho importante que o Felipe Sigollo tem feito como secretário-adjunto lá no Ministério da Educação, e o trabalho do Felipe, além de ser morador da Zona Leste, da Mooca, onde eu nasci, tem um papel fundamental nas Etecs, porque coube a ele esta nova reestruturação do ensino médio.

Eu sei do seu trabalho, eu acompanho o seu trabalho e parabéns mesmo, estamos juntos, meu amigo, a Mooca é importante e de coração. Carinho também da professora Maria Ines Benvenuti. Temos hoje um trabalho importante com a Ubcresp, com a União dos Blocos de Carnaval de Rua do Estado de São Paulo, hoje, conosco, no estado de São Paulo, mais de 250 blocos filiados, sob a liderança do Clarício Gonçalves que tem um papel fundamental no carnaval paulistano.

Ele é um amante do samba, da cultura popular, e, estamos juntos, eu tenho o maior prazer de ser o seu vice-presidente, mas o meu vice-presidente na São Paulo Diferenciado, o João Estevão da Silva, era o presidente da Associação e Entidade de Grupos de Ruas, onde começamos com este trabalho de liderança jovem. E está aqui João, é o estado de São Paulo inteiro reconhecendo o nosso trabalho, por unanimidade dos líderes dos partidos políticos aqui da Assembleia Legislativa, então meus amigos e minhas amigas, não vou me alongar, sejam todos bem-vindos, a lei é nossa, e com certeza também a articulação todinha, válida e próspera.

Acabo de anunciar também a presença do nosso vereador, filho do nosso saudoso governador Mário Covas: Mario Covas Neto, o nosso Zuzinha, presidente também do PSDB, sejam bem-vindos, vamos compor a Mesa. Meus amigos e minhas amigas, nós estamos em festa, a associação, que também hoje faz parte e Abraphiset, que é a Aposta de São Paulo, a Associação dos Profissionais de Saúde e Técnicos de Segurança do Trabalho, sob a liderança do meu amigo Marcelo Oshikiri. Professor, mais uma vez, seja bem-vindo, a nossa turma está junta nesta nova trajetória.

Meus amigos e minhas amigas, vamos à luta. O trabalho continua.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bem, diante da chegada do meu querido amigo Mario Covas Neto, grande vereador, eu gostaria que nos brindasse com as suas palavras ocupando o parlatório desta Casa. Não poderíamos ficar sem ouvir Vossa Excelência.

 

O SR. MARIO COVAS NETO - Boa noite a todos. Bem, eu vou ser sincero com vocês, eu vim em um outro evento aqui, e, ao sair, eu soube que estava tendo este evento, aí eu entrei aqui, então, fico feliz de ter sido recebido da forma que eu fui recebido, muito obrigado a vocês todos.

É uma satisfação muito grande poder participar de um evento com muitos amigos aqui nesta Mesa, todos são os meus conhecidos, amigos de algum tempo ou de muito tempo, e, isso me deixa muito feliz pela oportunidade, por estar aqui, e o Capez dirigiu esta Casa com uma mão firme e forte, abriu este estacionamento para o final de semana.

A juventude, para mim, no caso de um dirigente do PSDB que sou, é fundamental para você renovar os códigos políticos e fazer com que o País prospere e melhore na sua condição. Nós vivemos um tempo muito ruim e muito conturbado, a população quer e deseja mudanças.

Essas mudanças significam gente nova e novas propostas, novas ideias. Para isto, a participação popular, especialmente da juventude, é fundamental. Então, gente, para quem chegou aqui pela porta lateral, eu acho que eu já me alonguei demais. Obrigado e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Obrigado, Mario. Só para fazer um registro, eu fiquei um pouco emocionado com a fala do Zuzinha, porque quando ele assume a tribuna e fala com esta transparência, esta sinceridade, esta honestidade, eu por alguns momentos estava olhando ele falar, e via seu pai, o governador Mário Covas e, como este é um evento que se fala de liderança jovem, penso em como está faltando a liderança do Mário Covas neste momento, no Brasil e no PSDB.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO - Anunciamos as presenças de Carol Gomes, vereadora de Rio Claro; Caroline Pontes, vereadora de Limeira; guarda-marinha Lima, representando o Comando do 8º Distrito Naval; Marisa Aparecida de Souza, nossa querida diretora da Etec Parque Belém; professora Maria Ines Benvenuti, diretora da Etec Itaquera II; professor Marcelo Oshikiri, que aqui também está como presidente da Aposta, Associação dos Profissionais de Saúde e de Segurança do Trabalho, do estado de São Paulo.

Maurício Coutinho, jornalista e produtor cultural, diretor de comunicação da Escola de Samba Vai-Vai; Ney Cardoso, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati; e o jovem Luiz Oliveira, coordenador da Virada Universitária.

Neste momento, solicitamos ao deputado Fernando Capez, ao secretário Floriano Pesaro e também à nossa querida diretora Maria Ines Benvenuti, para que venham à frente e ao centro, e vamos prosseguir com a entrada das homenagens da Etec Itaquera II.

Iniciando as nossas homenagens, vamos chamar os jovens, Ian Christopher Tavares de Oliveira; Valéria Gomes de Souza; Fellipy Brenno Alves Gomes e Beatriz Gonçalves Orácio. Vamos aplaudi-los. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO - Chamamos agora a nossa querida professora Marisa Souza, que, neste momento, é diretora da Etec Parque Belém, e homenagearão, junto com o nosso presidente, nosso secretário, os jovens Júlia Martins, Fábio Riogy Yamamoto, Cleide Alves Florentino e Larissa Lira Gama.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO – Convidamos agora para a sua homenagem, o presidente da Associação São Paulo Diferenciado, professor Emerson Nunes.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO – Receba a sua homenagem, Emílio Coutinho, escritor e jornalista; o jovem Thiago Rocha, apresentador de TV; capitão e PM, Paulo Marino Lopes Júnior; subtenente Adrian de Almeida, Clarício Gonçalves, União dos Blocos de Carnaval de Rua de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO - Willian Alves Ventura, Douglas Gregório, Jennifer Karen, Bianca Rezende e Adrian de Almeida. Convidamos o professor Marcelo Oshikiri, para que venha ao centro aqui, e homenageie Cleusa Maria de Souza, Fabiana Manchini Tavares, Ivone Cristina Franciune, Tania Regina Pereira Carvalho, Fulvia Pereira dos Passos, Jennifer Karen e Bianca Rezende.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO - Neste momento, secretário Floriano Pesaro, com o presidente Fernando Capez, homenageiam os jovens: Bruno Modesto dos Santos, Thiago Luís Marquezin, Carlos Eduardo Martins e as jovens Caroline Gomes Ferreira, Carolina de Moraes Pontes, Bruna Roberta Almeida Barros, André Gomes dos Santos. E aos alunos do curso auxiliar de enfermagem da Aposta, professora Cleusa Maria de Souza, Cleber Luiz Barbosa Gomes, Cristiane Santos da Silva, Maria Carolina Gonzales, Noemi Rud de Moraes, Leandro Zacarias, Diana Aparecida, Vanderlei de Souza Assunção e Josiane de Souza Farias.

 

* * *

 

- É feita a entrega de diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO - Emílio Coutinho. Já foram todos, acabou. Agora só fechar.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Primeiro quero parabenizar aqui o Emílio Coutinho, ele deu um exemplar do livro para o Floriano Pesaro e outro para mim, sobre, talvez os mais novos que não se recordem, um dos maiores crimes praticados pelo sensacionalismo da imprensa brasileira: a Escola Base, que é uma escola que ficava no bairro da Aclimação, e houveram rumores, boatos, de exploração sexual de crianças sem nenhum fundamento. A escola foi apedrejada pelos moradores, e, por coincidência, era perto da minha casa, eu presenciei o momento em que a maioria dos jovens foram apedrejar essa escola. Uma obra corajosa e, sem dúvida alguma, aponta para alguns exageros que acontecem e continuando acontecendo até hoje.

Bem, neste momento, uma sessão solene de liderança jovem, Emerson, temos que deixar uma palavra para os jovens, e eu vou usar uma frase que me disseram. O professor Damásio de Jesus, que foi meu professor, e depois eu dei aula no curso dele durante quase 30 anos, nós falávamos muito isso, porque eu era professor de cursinho, preparava advogados que iam prestar concursos para juízes, promotores, procuradores, e são 10, 12, 15 mil pessoas disputando 30 ou 40 vagas, muito acirrado. Ali, nós cunhamos uma frase que eu sempre procuro aplicar e que eu acho que o jovem poderá usar isto em benefício próprio nas mais variadas situações: “Na vida, só não vence aquele que desiste.” O que insiste sempre acaba vencendo, e até mesmo no lugar do que desistiu. Quando você está em um trem e ele entra em um túnel escuro, e parece que a escuridão não termina, você só tem uma alternativa: prosseguir, pois uma hora você chegará ao encontro da luz, uma hora você chegará à saída do túnel, desde que você não pare. Winston Churchill, que muitos dizem ter sido a figura mais importante do século 20, dizia: “O pessimista vê em cada oportunidade que aparece em sua frente apenas uma dificuldade, enquanto que o otimista vê na dificuldade uma nova oportunidade, às vezes o obstáculo não está lá para te impedir, mas para ser escalado e fazer com que você fique ainda mais alto.

John Locke e São Tomás de Aquino diziam que viemos ao mundo com a consciência zerada, e tudo que você conseguir é fruto do seu esforço, da sua autoconfiança e da sua fé. Tenha fé em Deus e tenha fé em seu potencial, ninguém é melhor do que você, os que cresceram, cresceram porque acreditaram em si, fixe-se uma meta, estabeleça uma estratégia e tenha persistência, lute. O equilibrista, durante sua trajetória, não cai porque ele jamais olha hesitante para os lados, e, mais do que isso, ele jamais olha temeroso para baixo. Ele era sempre firme, com confiança, e é por isso que ele sempre chega e é por isso que nós confiamos em vocês, e vocês vão chegar muito mais longe do que jamais imaginaram.

Antes de declarar por encerrado, passo a palavra à Mércia Dourado, para que ela proceda ao encaminhamento final.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MÉRCIA DOURADO - Nós convidamos o Sr. Luiz Rinhel, de Jaboticabal, que, neste momento, entrega ao nosso secretário, Floriano Pesaro, um abaixo-assinado, com muitas assinaturas, mais de dez mil, para a solicitação do restaurante Bom Prato.

 

* * *

 

- É feita a entrega de abaixo-assinado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O senhor não quer ser governador? Já começa inaugurando o Bom Prato aqui. Boa noite e que Deus abençoe.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 14 minutos.

 

* * *