http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

02 DE OUTUBRO DE 2017

 

060ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA POLÍCIA CIVIL

 

Presidentes: CAUÊ MACRIS e ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, para "Comemoração do Dia da Polícia Civil", por solicitação do deputado Itamar Borges. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional". Saúda os presentes. Tece considerações a respeito de ações que incentivem a sociedade a participar do debate neste Parlamento. Manifesta contentamento por participar da solenidade. Agradece à Polícia Civil pelo trabalho executado em prol do bem comum.

 

4 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência. Cumprimenta os presentes. Agradece ao deputado Cauê Macris pela forma como conduz este Poder. Discorre acerca da relevância da Polícia Civil. Justifica ausências de autoridades.

 

5 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda os presentes. Parabeniza o deputado Itamar Borges pela iniciativa da solenidade. Elogia a instituição homenageada. Argumenta sobre contingências sociais que afetam o País. Valoriza a unidade entre as forças de segurança. Lamenta a falta de valorização das polícias, por parte do Governo do Estado. Discorda de posicionamento do governador Geraldo Alckmin, quando este associara problemas na previdência social a servidores da Segurança Pública. Afirma que repudia qualquer crítica dirigida aos policiais. Clama por melhorias na remuneração dos servidores do setor.

 

6 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, cumprimentou os presentes. Enaltece a relevância da solenidade. Atribui especial relevo ao trabalho executado pela Polícia Judiciária. Elogia e parabeniza a Polícia Civil do Estado de São Paulo.

 

7 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Manifesta contentamento por homenagear a instituição. Tece considerações sobre o prestígio do evento. Dirige-se respeitosamente a cada policial presente, os quais parabeniza. Agradece às autoridades o apoio dado à causa policial. Clama por melhorias salariais para a categoria. Defende a nomeação de novos servidores, para o setor. Comemora o recuo em índices de criminalidade no Estado. Ressalta a importância dos Poupatempos para a população. Lembra o sucesso da Operação Gato de Botas II, em Araçatuba. Reafirma o compromisso de pleitear melhorias contínuas para as instituições de Segurança Pública.

 

8 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, saúda os presentes. Elogia o deputado estadual Itamar Borges pela iniciativa da solenidade. Afirma que não há mais tolerância quanto à realidade que afeta a instituição policial. Nega que o governador Geraldo Alckmin seja amigo da presidente do Sindicato da Polícia Civil. Admite que falta união na categoria. Clama por novas candidaturas de policiais, ao exercício de mandatos eletivos. Comemora a presença massiva de profissionais do setor nas galerias deste Poder. Critica o governo Geraldo Alckmin. Faz coro ao pronunciamento do deputado Coronel Telhada. Acrescenta que a Polícia Civil está sucateada, inclusive no interior do Estado. Discorre sobre ocorrências policiais das quais participara. Enaltece o seu direito de livre expressão, nesta tribuna. Valoriza seu trabalho como delegado, o que permitira sua eleição como deputado estadual. Coloca-se à disposição da instituição homenageada para defender a Segurança Pública. Manifesta apoio à confecção de lista tríplice para delegado-geral de Polícia. Reitera o clamor por maior participação dos policiais em processos eletivos.

 

9 - YOUSSEF ABOU CHAHIN

Delegado-geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Ressalta a relevância deste dia festivo. Valoriza o trabalho de sua equipe, em prol do reconhecimento dos policiais. Informa que em breve deve ser publicado concurso público visando ao preenchimento de cargos na instituição. Argumenta que as ocorrências policiais, no Estado, são resolvidas a contento. Faz coro ao pronunciamento do deputado Delegado Olim sobre a necessidade de renovação na política.

 

10 - MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO

Secretário estadual de Segurança Pública, saúda os presentes. Agradece aos deputados Cauê Macris e Itamar Borges pela acolhida aos presentes. Admite que sempre obtivera receptividade, nesta Casa. Parabeniza os servidores da categoria policial. Manifesta-se orgulhoso por ser filho de policial civil. Discorre acerca do falecimento de seu pai. Afirma conhecer os problemas e dificuldades vivenciados por policiais e por suas famílias. Argumenta que dedica-se ao máximo para valorizar a instituição, em homenagem ao legado deixado por seu genitor. Admite que o governo deve reparar, em breve, a falta de nomeação de novos servidores. Garante a realização de concurso público para todas as carreiras da Polícia Civil. Destaca a eficiência da entidade no combate ao crime.Valoriza o idealismo e o esmero da Polícia Civil. Parabeniza o delegado-geral Youssef Abou Chahin pela condução da instituição.

 

11 - MARCUS VINICIUS

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de homenagens aos delegados de Polícia diretores dos Departamentos da Polícia Civil e a policiais civis por eles indicados, em razão dos relevantes serviços prestados à instituição e à população do estado de São Paulo.

 

12 - YOUSSEF ABOU CHAHIN

Delegado-geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, afirma que o Deic - Departamento Estadual de Investigações Criminais acabara de impedir furto a banco, com a prisão de 16 criminosos. Valoriza a meritocracia na assunção de cargos na instituição.

 

13 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Ressalta a importância da Polícia Civil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Boa noite a todos, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia da Polícia Civil, comemorado no último dia 30 de setembro.

Convidamos para a composição da Mesa principal o Exmo. Sr. Deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão; o Exmo. Sr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Estado de Segurança Pública, nosso anfitrião no dia de hoje, representando todos os policiais civis aqui presentes; o Exmo. Sr. General de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste; o Exmo. Sr. Youssef Abou Chahin, delegado-geral de Polícia; o Exmo. Sr. Deputado Delegado Olim.

Todos podem se acomodar, por gentileza. Também registramos e agradecemos a presença das seguintes autoridades que compõem a nossa extensão da Mesa aqui na parte superior: deputado estadual Coronel Telhada; deputado estadual Antonio Salim Curiati; Dra. Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo; Dr. Arles Gonçalves Junior, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-SP; Dr. Rafael Pitanga Guedes, defensor público e assessor parlamentar, representando o Dr. Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público-geral do estado de São Paulo; Dra. Maria Fátima Vaquero Ramalho, procuradora de Justiça do estado de São Paulo.

Agradeço também o Dr. Sérgio Turra Sobrane, secretário adjunto de Segurança Pública; Lívia Ferreira Soares, capitã de fragata, representando o vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval; Dr. Eduardo Gobetti, delegado de polícia e chefe da Assistência Policial Civil da Assembleia Legislativa; Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert, delegado-geral adjunto. Muito obrigado a todos pela presença nesta cerimônia.

Com a palavra, o deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Boa noite a todos e a todas.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente atendendo a solicitação do deputado Itamar Borges, com a finalidade de comemorar o Dia da Polícia Civil.

Convido a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Quero lembrar a todos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no domingo, dia oito, às 21 horas pela NET - canal 7; Vivo - canal 9; e pela TV Digital Aberta - canal 61.2.

Antes de passar a Presidência dos trabalhos ao deputado Itamar Borges, gostaria de saudar todas as autoridades presentes que compõem esta Mesa de honra. Iniciando pelo proponente da ação, deputado Itamar Borges, que é muito ativo aqui na Assembleia e tem um carinho muito grande pela Polícia Civil do nosso estado, tem feito um ótimo trabalho como deputado estadual. Quero saudar nosso general do Exército, João Camilo Pires de Campos, nosso comandante militar do Sudeste e vizinho da Assembleia Legislativa; nosso secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho; ao delegado-geral de polícia Youssef Chahin, em nome de quem cumprimento todos da Polícia Civil; nosso querido amigo Delegado Olim, deputado estadual desta Casa e defensor da Polícia Civil aqui no Legislativo paulista, que tem feito um grande trabalho; Eduardo Gobetti, chefe da Polícia Civil aqui do nosso Legislativo; os delegados de Polícia, diretores de departamento, policiais civis, investigadores, homenageados e homenageadas, senhoras e senhores.

Como de costume, ao longo do tempo desde que assumi a Presidência da Assembleia, tenho incentivado ações como esta para convidar as pessoas para participarem dos eventos e discussões, tudo aquilo que seja relevante dentro do nosso Parlamento, e que fomente incentivos a cada um dos segmentos. Deputado Itamar, eu ficava muito incomodado quando via a Assembleia muitas vezes vazia com a quantidade de plenários e um prédio bem localizado, com falta de debates importantes para a sociedade e o povo paulista. Como presidente da Assembleia, tenho fomentado a atuação dos legisladores que trazem para esta Casa fomentos de todos os segmentos, sejam eles da própria polícia, de qualquer área focada na sociedade.

Fico muito feliz em poder abrir esta sessão solene hoje, para uma polícia tão importante em nosso estado, como a Polícia Civil, que traz aqui diversas reflexões que precisamos ter daquilo que queremos, e do caminho que entendemos ser de incentivo às nossas polícias, especialmente hoje neste Dia da Polícia Civil. Cumprimento nosso secretário de Segurança Pública, que tem feito esse diálogo com a Polícia Civil, a Técnico-Científica e a Militar. Um diálogo permanente na busca por inovações.

E como de costume, abrimos a sessão e passamos para o proponente, no caso o deputado Itamar Borges. Cumprimento e deixo aqui o nosso agradecimento pela Polícia Civil por tudo que tem feito em benefício da nossa sociedade, do nosso estado e em nome do nosso Legislativo estadual. Neste momento passo a Presidência dos trabalhos ao deputado Itamar Borges. Muito obrigado e uma ótima noite a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite a todos e a todas. Quero agradecer nosso presidente da Casa, deputado Cauê Macris, que não só nos honra com a abertura desta solenidade e sessão solene, mas que também tem conduzido esta Casa com muita dedicação e determinação, com apoio de todos nós. É uma alegria receber nosso presidente nesse gesto de sempre abrir nossas sessões solenes. É uma alegria tanto para mim, quanto meu colega Olim e demais presentes - deputado Coronel Telhada, Salim Curiati, Wellington Moura também representado.

Nesta noite mais uma vez teremos a alegria de homenagear a gloriosa Polícia Civil do Estado de São Paulo pelo valor, pela importância, pelo reconhecimento que merece de todos nós. Antes, porém, na sequência já quero registrar algumas justificativas de ausência. O presidente da República Michel Temer; nosso governador Geraldo Alckmin que com certeza já se sente aqui e se disse representado por nosso secretário Mágino; o Exmo. Sr. Vice-Governador Márcio França; o prefeito de São Paulo João Doria; o presidente do Tribunal de Justiça Paulo Dimas; a senadora Marta; a secretária da Casa Militar Helena dos Santos; secretário da Casa Civil Samuel Moreira; secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro; secretário da Saúde David Uip; o senador Airton Sandoval; o deputado federal Baleia Rossi; os deputados estaduais Jorge Caruso, Jooji Hato, Leo Oliveira, João Caramez, Aldo Demarchi, Cássio Navarro, Salim Curiati, Wellington Moura; Exma. Sra. Primeira Dama do Estado Lu Alckmin; prefeito de Santos Alexandre Barbosa.

Neste momento também quero cumprimentar aqui cada um dos senhores e cada uma das senhoras, dizendo que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no domingo, dia oito, às 21 horas pela NET - canal 7; Vivo - canal 9; e pela TV Digital Aberta - canal 61.2.

Quero iniciar nossos pronunciamentos, antes de fazer alguns outros registros, já convidando o deputado Coronel Telhada para usar a palavra. Ele já justificou que tem outro compromisso, mas fez questão de estar aqui neste momento e pediu para que pudesse usar a palavra logo de início.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Boa noite a todos. Em primeiro lugar quero cumprimentar o presidente desta sessão solene, nosso deputado e amigo Itamar Borges; saudar nosso secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino; nosso delegado-geral, Dr. Youssef; nosso comandante do Sudeste, general Campos; meu amigo e sempre defensor da Polícia Civil, Delegado Olim; as demais autoridades citadas e todos os senhores e senhoras aqui presentes.

Parabenizo o deputado Itamar pela iniciativa em homenagear a maior Polícia Civil do Brasil, que tem trabalhado forte e constantemente. Mas, infelizmente, nem sempre é reconhecida. Nós fizemos questão de estarmos aqui presentes não só para homenagear os deputados Itamar Borges e Delegado Olim, mas todos os senhores e senhoras pelo trabalho que têm executado. Hoje não temos muito que comemorar infelizmente, porque temos acompanhado atentamente as notícias que têm sido vinculadas na imprensa e nos meios de comunicação, e cada dia mais nos espantamos com os problemas que acontecem em nossa Nação. Sabemos que os baluartes da lei e da defesa do cidadão sempre são a Justiça e as forças de segurança. Eu gosto de falar muito em forças de segurança, não só da Polícia Militar, Civil, Técnico-Científica, Forças Armadas, mas forças de segurança em todos os sentidos, municipais, estaduais e federais. Porque estamos no mesmo barco e na mesma situação.

Precisamos nos unir para conseguir resultados positivos. O Delegado Olim e eu temos trabalhado forte em defesa das forças de segurança estaduais. Nem sempre conseguimos resultados, porque infelizmente, apesar do trabalho forte do Dr. Mágino à frente da Secretaria de Segurança Pública, não temos conseguido um resultado adequado. Hoje, nesta tribuna no Pequeno Expediente, fiz um depoimento deixando bem claro a falta de bom gosto e de apoio que temos sentido por parte do governo estadual com as polícias.

Na sexta-feira nós vimos, assustados e até preocupados, um depoimento do Sr. Governador do estado na Rádio Jovem Pan, deixando bem claro que os problemas da Previdência do Estado são culpa das Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e das administrações penitenciárias. Ou seja, sempre soubemos que infelizmente o governo do PSDB é fraco em relação à segurança. Fico muito tranquilo para dizer isso porque sou do PSDB, então falo com muita tranquilidade, porque antes de ser do partido, sou da Polícia Militar e não abro mão disso. Nesses últimos anos temos visto como o PSDB tratou as polícias, com total falta de apoio.

Tem placas ali, por remuneração justa conhecendo a relevância da Polícia Civil, preenchimento imediato de mais de 13 mil cargos vagos na PC, falta de equipamentos, etc. Aqui não vai nenhuma crítica à Secretaria de Segurança Pública. Aliás, pelo contrário, vai um elogio ao Dr. Mágino que tem trabalhado forte. Mas, infelizmente, depois do depoimento de sexta-feira do nosso governador, ficou claro que além dele não valorizar nossas polícias, ele não gosta delas, em especial da Polícia Militar. Tanto que no depoimento que fiz hoje à tarde, deixei bem claro que estou me incompatibilizando com o PSDB, que meu cargo está à disposição, porque não dá para trabalhar com quem não gosta de nós. E nós precisamos de valorização.

Somos nós que vamos à rua na hora que tem um problema, enfrentar o vagabundo. Somos nós que na hora que tem uma desgraça, deixamos nossas casas para salvar um cidadão que nem conhecemos. E não temos o devido valor e reconhecimento. Não falo só em parte financeira e de remuneração, mas em todos os sentidos. É recompletamento de efetivo, valorização profissional, aspirações em nossas carreiras. Os senhores sabem que as poucas vantagens que temos em nossas carreiras vêm principalmente ao final delas, quando estamos aposentados ou em véspera de nos aposentar. E até isso nos querem tirar, dizendo que o problema da Previdência, depois de tanto roubo neste País e tanta bandalheira, são devido às polícias. Isso é uma afronta e inaceitável.

Nós policiais militares, civis, técnico-científicos, administração penitenciária, Forças Armadas e Guardas Municipais não podemos mais aceitar levar essa pecha de sermos culpados pela desgraça que se implantou no Brasil. O único culpado são eles que não cumpriram a lei e não valorizaram as forças de segurança. Então quero deixar bem claro que, apesar de hoje ser um dia de comemoração, devemos repudiar qualquer crítica a qualquer polícia e força de segurança. Nós temos que nos irmanar, porque no ano que vem temos eleição e temos que eleger mais representantes nossos que defendam as forças de segurança, porque somos nós, que nos momentos mais graves, estaremos à disposição da população.

Eu me lembro do general Ademar, antigo comandante militar do Sudeste, que falava que o soldado, aquele que trabalha com segurança, é o homem e a mulher da diversidade. É aquele que aparece quando ninguém mais pode aparecer. É aquele que doa sua vida enquanto os outros se escondem. É aquele que corre para o perigo enquanto os outros fogem. Então, basta de falta de reconhecimento. Ou somos reconhecidos da maneira que devemos ser ou trocamos todos nossos representantes, porque para continuar da maneira que está, não dá. O pior salário do Brasil é da Polícia Civil e da Militar do estado de São Paulo. Assim não dá para continuar.

Desculpem o desabafo, mas tenho que fazer isso porque estamos no mesmo barco. E nosso barco está em vésperas de afundar. Ainda querem nos acusar de tudo que acontece de ruim na Segurança Pública no Estado brasileiro. Não vamos permitir isso. Tenho certeza que posso falar em nome do Delegado Olim também e do Itamar, nós vamos brigar por nossas polícias. Vamos brigar por nossa Segurança Pública. Tenham certeza de que, no que depender de mim e dos amigos, os senhores e senhoras terão soldados nessa trincheira e nesse front para lutar pelos direitos de todos vocês.

Parabéns à Polícia Civil. Deus abençoe a todos. Brasil acima de tudo.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado ao Coronel Telhada falando por esta Casa também. Quero agora convidar para deixar uma mensagem em nome da Câmara Federal, já registrando sua presença, nosso amigo e deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

Enquanto ele se dirige, quero registrar, mais uma vez, na extensão da Mesa, nosso secretário adjunto da Segurança, Dr. Sergio Turra; nosso delegado-geral adjunto, Dr. Júlio Guebert; e a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia, Dra. Raquel Gallinati; a Lívia Ferreira Soares, capitão de fragata, representando o vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro; Maria de Fátima Vaquero Ramalho, procuradora de Justiça do estado de São Paulo; Rafael Pitanga Guedes, defensor público e assessor, representando a Defensoria; o presidente da Comissão de Segurança da OAB, Dr. Arles Gonçalves Junior; nosso ex delegado-geral de Polícia, Dr. Abrahão José Kfouri Filho; nossos diretores da Polícia Civil, policiais e homenageados.

Nosso delegado e chefe da Polícia Civil na Alesp, Dr. Eduardo Gobetti, colaborador desta sessão solene; Marcos José da Silva, representando o grão-mestre Aref Saab; o deputado estadual Edmir Chedid, que apoiou a realização deste evento e me pediu que eu fosse portador de um abraço dele a todos os policiais civis; o André, seu parceiro; Nixon Vilela, diretor da Fecomércio, representando o Abram Szajman, presidente da Fecomércio.

Com a palavra, o deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite, deputado Itamar Borges, presidente desta solenidade extremamente importante. Um abraço ao nosso general de Exército João Camilo Pires de Camargo, comandante militar do Sudeste, que retorna a essa região para completar um brilhante trabalho que já houvera feito. Um abraço ao Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Segurança Pública que tem se empenhado em superar todas as dificuldades entre a administração, a Polícia Civil e demais polícias; ao Dr. Youssef Chain, delegado-geral de Polícia, que tem feito um trabalho importante no sentido de resgatar nossa Polícia Civil, e feito várias reuniões das quais tenho participado no sentido de defender o direito à Previdência Social dos policiais, uma luta extremamente importante.

Um abraço ao Delegado Olim, deputado desta Casa, e a todos aqueles que já se manifestaram aqui, como o Coronel Telhada. Mas quero dar um abraço especial em todos os policiais civis. A Polícia Judiciária é aquela que faz o grande trabalho entre a vítima e o indiciado, todo trabalho entre Ministério Público e a Justiça. Sem dúvidas é um trabalho extremamente importante. Lembro-me que quando o Youssef assumiu a Delegacia Geral, e o Alexandre de Moraes a Secretaria de Segurança, nós dissemos: “É preciso devolver a Corregedoria para a Polícia Civil”, e o Dominguinho, nosso corregedor também sabia disso. Uma briga importante.

E como aconteceu agora, queria cumprimentar o Mágino por essa oportunidade de ter devolvido a Corregedoria da Polícia Civil para a PC. Muito justa essa reclamação esperada com ansiedade. Sem dúvida nenhuma essa possibilidade está completa. Faltam alguns detalhes, é verdade, mas temos certeza que é preciso encontrar saídas e alternativas para esse trabalho. Toda pessoa que tem um problema, uma dificuldade, a primeira coisa que pensa é correr no DP para fazer o B.O, para pedir apoio. Sem contar que as especializadas completam um maravilhoso trabalho.

A Polícia Civil de São Paulo mesmo com todas as dificuldades tem dado conta do recado e feito sua parte. Tenho certeza que várias operações que têm dado resultado são pela pertinácia, volúpia, vontade e determinação dos valorosos policiais civis de São Paulo, delegados, escrivães, investigadores, agentes, papiloscopistas - todos aqueles que trabalham de forma diuturna em defesa da sociedade brasileira, e em nosso caso particularmente da sociedade paulista. Portanto, é uma alegria estar aqui. Já tinha atividade em Brasília hoje, atrasei minha ida, vou justificar minha ausência e só vou amanhã porque fiz questão de estar aqui para dar um abraço em cada um de vocês.

Polícia Civil de São Paulo, parabéns pelo trabalho, pela luta, pela garra e pela determinação de todos seus departamentos. Faz um trabalho maravilhoso em defesa da população. Parabéns e sucesso.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao deputado federal Arnaldo Faria de Sá, parceiro da Polícia Civil e defensor do nosso estado no Congresso Nacional.

Meus amigos e minhas amigas, senhoras e senhores, quero dizer da minha alegria mais uma vez, e fazer um pronunciamento. Vou deixar para fechar o pronunciamento dos parlamentares meu colega e legitimíssimo defensor, lutador e apoiador da nossa Polícia Civil, meu grande parceiro e companheiro, deputado estadual Delegado Olim. Na sequência ele fará seu pronunciamento.

Quero dizer da minha alegria, desde antes do Olim chegar nesta Casa eu comecei a propor a realização desta solenidade em homenagem à Polícia Civil e se tornou tradição. Eu sempre falo para o Olim que com sua chegada esta solenidade onde ele e eu queremos, juntos, prestar esta homenagem à polícia. Ninguém mais legítimo e presente nesta Casa do que esse grande parceiro, lutador e colega. Somo-me a ele neste momento.

Cumprimento à querida família policial civil do estado de São Paulo, que novamente nos honra com sua presença. Por mais um ano realizamos a sessão solene em homenagem ao Dia da Polícia Civil, que se comemora, como todos sabemos, no dia 30 de setembro. Uma das maiores e mais prestigiadas sessões solenes desta Casa. Esta homenagem é de vocês e para vocês. É a forma que temos na condição de deputados estaduais e representantes do povo paulista, de abrir as portas desta Casa de Leis, a Casa do Povo, para demonstrar nossa gratidão e nosso reconhecimento. E homenagear aqueles que se dedicam e colocam suas próprias vidas em risco para proporcionar segurança e tranquilidade para nossas famílias e o povo paulista.

Portanto, que minhas primeiras palavras sejam não só destinadas a vocês, bravos policiais civis, mas também a todos os vossos familiares que sentem vossa ausência por longas horas, e às vezes por dias seguidos, enquanto vocês lutam pelo bem-estar de toda a população. Com muito respeito queremos cumprimentar cada policial civil que aqui se faz presente nesta noite festiva. Mas com o mesmo carinho e respeito, quero também cumprimentar todos aqueles que estão nos plantões atendendo a comunidade, assim como abraçamos aqueles que estão nas ruas no exercício de suas árduas missões de combater a criminalidade, ou no descanso para retomar a atividade no dia seguinte.

Quero cumprimentar nosso secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o amigo Dr. Mágino Alves Barbosa Filho. É uma honra e uma alegria não só por mais uma vez estarmos aqui, mas podermos juntos, prestar esta homenagem. Quando falamos com o senhor, de pronto, como sempre, se colocou à disposição para que estivesse aqui. Mais do que homenagear, porque o secretário também será hoje, mas também para que o senhor pudesse estar aqui para homenagear seus parceiros e colaboradores que lutam. E ao cumprimentá-lo, quero cumprimentar o governador Geraldo Alckmin e toda sua equipe, todos os colaboradores da nossa Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Cumprimento nosso general de Exército João Camilo Pires de Campos, é uma alegria. O general que se tornou nosso vizinho há pouco tempo, mas com certeza já veio para cumprir uma missão importante no sudeste brasileiro, sucesso na empreitada. É uma honra desta Casa recebê-lo nesta solenidade. Delegado-geral Youssef, grande amigo e figura da Polícia Civil do Estado de São Paulo que está comandando e dirigindo nossa PC com muita competência, com apoio e auxílio de todos seus diretores e policiais que honram e dignificam o trabalho ainda mais da sua Delegacia Geral. É uma alegria e satisfação, obrigado pelo apoio para que juntos façamos este momento. Com apoio do nosso secretário, do senhor e de toda a sua equipe da Delegacia Geral, para neste momento prestarmos homenagem aos valorosos policiais civis de todas as regiões e da capital do estado de São Paulo.

Cumprimento, mais uma vez, o Delegado Olim, o Arnaldo Faria de Sá, e estendo as referências que já fiz deles dizendo que é uma alegria. E, mais uma vez, cumprimento a extensão da Mesa e todos os senhores e senhoras presentes nesta noite.

Como eu disse, esta é uma noite de homenagens. E em parceria com o secretário de Segurança Pública Mágino, o delegado-geral Dr. Youssef, a Assembleia Legislativa homenageará simbolicamente, policiais civis que se destacaram no cumprimento do dever. Digo simbolicamente, porque a homenagem prestada aqui hoje reconhece valorosos trabalhos, mas com certeza é uma extensão a toda a família da Polícia Civil do nosso estado, pelo seu dia em 30 de setembro. Esta homenagem é mais do que merecida e se faz necessária. Acompanhamos com tristeza a crise de Segurança Pública que diversos estados brasileiros atravessam, porém temos dificuldades como todos têm. Mas a realidade do nosso estado, graças a Deus, não é essa.

Respeitosamente quero cumprimentar o secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino e o delegado-geral Youssef, que mesmo diante da crise econômica que estamos atravessando, têm, sucessivamente, de um lado - e sou testemunha - buscado, cobrado, tentado sensibilizar, mostrando a necessidade e importante de melhorias salariais para os policiais. E, de outro lado, procurado nomear novos policiais civis para suprir as ausências ou deficiências dos postos que temos em todo o estado e todas as carreiras para melhor atender a demanda, tanto dos distritos policiais da Capital, da Grande São Paulo, bem como das delegacias do nosso interior.

Ainda na semana passada muitos desses recém nomeados já foram designados para as unidades policiais. Sei que em breve serão nomeados os demais policiais remanescentes de concursos anteriores ou de novos concursos que estão por vir, mas o mais importante é que muito em breve novos concursos serão abertos para preencher vagas ainda existentes. Por isso, secretário e delegado-geral, senhores diretores e membros do Egrégio Conselho da nossa gloriosa Polícia Civil. Ano a ano, em São Paulo, acompanhamos o recuo dos mais diversos índices de criminalidade. Parabéns por todo esse avanço permanente e constante que vem acontecendo.

Acompanho de perto o trabalho dos senhores e do nosso honrado governador, e quero parabenizá-los pela breve implantação de delegacias de polícia modelo, que a exemplo do Poupatempo, irão prestar um extraordinário serviço a nossa população. Com essa medida, os serviços burocráticos serão desenvolvidos por funcionários administrativos, de forma que os policiais civis poderão desempenhar suas verdadeiras funções com dedicação exclusiva. Tenho certeza que em pouco tempo todas as unidades policiais civis do nosso estado estarão funcionando dessa forma. Não me canso de dizer que a Polícia Civil de São Paulo possui os melhores profissionais de Polícia Civil deste País. Vossa eficiência é comprovada pela pronta resposta que dão aos crimes que acontecem neste estado por meio de investigação séria, rápida, inteligente e corajosa.

Inclusive, recebi uma mensagem e fiz questão de trazer aqui, do gerente Pedro de Aro da CPFL, que ligou e fez contato quando soube da realização desta sessão solene, para não só parabenizar a iniciativa e pedir que eu reforçasse o agradecimento dele e de toda a equipe pelo grande sucesso da Operação Gato de Botas II, sobre furtos e fraudes de energia na região de Araçatuba. Ser policial não é uma tarefa fácil, em regra implica em renunciar ao aconchego do lar, momentos com a família, para enfrentar muitas vezes o submundo do crime.

Quero encerrar minhas palavras mais uma vez agradecendo a Deus por ter me dado a oportunidade, ao lado do meu parceiro desta Casa, Delegado Olim, de homenagear homens e mulheres tão valorosos que a cada instante colocam suas vidas em risco para garantir a tranquilidade de nossas famílias e do povo paulista. Reafirmamos aqui o nosso compromisso de sempre estar ao vosso lado na luta constante pela valorização do profissional, da carreira, de melhores condições salariais e de trabalho para que possam prestar um serviço cada vez melhor para nossa sociedade.

Nossos agradecimentos ao presidente desta Casa, Cauê Macris, que esteve aqui conosco e com todos meus colegas deputados, que novamente foram unanimidade e apoiaram a realização desta sessão solene. Mais uma prova da admiração de toda a sociedade pela nossa gloriosa Polícia Civil. Obrigado policiais civis, por tudo que fazem pela segurança e pelo bem-estar do povo de São Paulo. Meu gabinete está aberto e à disposição de todos. Vejam meu gabinete como uma extensão de vossos ambientes de trabalho e vossos lares, para lutarmos sempre juntos pela Polícia Civil, pelo policial e pela segurança do nosso estado de São Paulo.Parabéns a todos e um grande abraço.

Convido meu colega Delegado Olim, deputado estadual desta Casa, para que faça seu pronunciamento.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Boa noite a todos. Quero cumprimentar o deputado Cauê Macris, que nos prestigiou nesta data abrindo esta sessão e o deputado Itamar Borges, proponente desta sessão. Hoje você está muito bonzinho, desculpa, mas vou te dar umas pauladas. Estamos juntos, parabéns. Obrigado por esse apoio à Polícia Civil, deputado federal e sempre amigo da polícia, Arnaldo Faria de Sá. Em todos os lugares que vou, ligados à nossa polícia municipal que está aí, a Polícia Civil e Militar, guardas, o Arnaldo está. Ele deixa rapidamente para estar em Brasília porque é um cara atuante. Todas às vezes que fui a Brasília nunca deixei de vê-lo em plenário, porque ele sabe tudo de regimento. Obrigado por ser nosso amigo e da Polícia Civil. Você é o verdadeiro amigo da Polícia Civil.

Queria agradecer o deputado Salim Curiati, meu vice-líder nesta Casa e o Coronel Telhada. Eu pedi para ele falar aqui porque estava indo embora, tinha falado no Pequeno Expediente. Eu falei: “Vai lá e fala na Polícia Civil. Eu vou aqui à Polícia Militar e falo”, aí ele veio aqui falar. Agradeço o que ele falou aqui, porque é realmente o que todos os senhores queriam falar. Dr. Mágino, meu secretário de Segurança e amigo, tenho uma consideração muito grande pelo senhor. Mas não fique bravo comigo hoje aqui, porque terei que falar umas coisas que o senhor vai ter que engolir, e depois o senhor fala. Infelizmente, o senhor vai ter que ouvir porque faz parte do governo, então vai ter que aguentar e depois fala comigo.

Eu gosto do senhor, e isso só está do jeito que está graças ao seu trabalho e do meu amigo Dr. Youssef Chain, que também vai ficar um pouco chateado comigo. Não trouxe papel nem nada, vou falar o que eu acho. E quando eu acho, acredito que seja o que todos acham. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo. Dr. Youssef, não fica bravo não, você vai ter a palavra, mas vou ter que falar. Meu grande amigo Júlio Guebert, gosto como o delegado-geral adjunto, porque todas as coisas que pedi para ele e o Dr. Youssef dentro da Delegacia Geral, me ajudaram na medida do possível. Também não peço nada, é bom que os senhores saibam, porque não tenho cargo nenhum - nem de diretor, seccional, nada na Polícia Civil. Não peço nada, o que peço é para ajudar um ou outro porque os deputados me pedem e vêm falar comigo.

Deixo bem claro que não tenho favor nenhum para ninguém aqui dentro da Polícia Civil, a não ser para vocês meus colegas e a própria direção. Não pensem os senhores que sou um cara de pedir, não peço.

Quero cumprimentar nosso general de Exército Camilo Pires Campos, obrigado pela sua presença, o senhor é muito querido. Saiba que nesta Casa o que o senhor precisar, conte conosco. Aqui o senhor é um cara que todos gostam. Que bom que o senhor voltou, o Exército sentia sua falta aqui na região militar.

 Quero cumprimentar o Dr. Sérgio Turra, que já trabalhou aqui e é nosso secretário adjunto. Só ajudou, mostrou o que pode e não pode ser feito aqui, porque aqui antigamente podia fazer o que quisesse. Ele mostrou que muitas coisas não poderiam ser feitas, mesmo sendo deputados. Obrigado por sua presença.

Quero cumprimentar rapidamente o sempre delegado-geral de Polícia, Dr. Kfouri, e em nome dele todos os diretores aqui presentes de diversos departamentos, todos os delegados que fazem parte do Conselho da Polícia Civil e todos os seccionais, divisionários, meus colegas de plantão que lá tanto sofrem, sem funcionários, sem papel higiênico, sem nada.

Quero cumprimentar a Dra. Raquel, essa guerreira que veio para somar. Infelizmente, conversando com o Dr. Mágino um dia: “Poxa, um dia ela fala bem de mim e no outro dia dá uma paulada”. Sindicato, chega de associação de delegados que acha que o governador é amigo da presidente. Ninguém aguenta mais isso, ele não é amigo de ninguém.

Será que ela não acordou? Eu gosto da nossa presidente, é minha amiga. Mas ela não acordou, e ela fica falando que o governador é amigo dela e quem está se ferrando somos nós? Vamos ter eleições agora, vamos pensar com carinho e unir o sindicato com a associação. Não dá mais para eu ir, como fui ao interior, chegar lá e não poder sentar com a presidente do sindicato porque a da associação não se dá. Onde já se viu isso na nossa classe? Porque estamos nesse lixo que estamos. Cada vez fazem mais o que querem conosco. Aí culpam o Ministério Público. O MP é inteligente, tomou 500 cargos aqui e ganham mais que os senhores de salário inicial. Fez um acordo aqui e eu tive que votar como líder a favor. Eles são inteligentes, são unidos. É o que falta para nós: união.

Se não senta um presidente de sindicato com o da associação, como podem se dar bem? Não dá. Agora vamos ter uma eleição, e sei que o Dr. Kfouri vai estar nessa chapa da associação. Vamos ajudar, vamos eleger alguém que fale por nós. Só tenho eu aqui que fale por nós. Tem mais gente aqui que tem capacidade para ganhar para deputado. Vamos sair candidato para ajudar. Esse negócio da Polícia Civil “saia para candidato que você ganha”, tem muitos aqui que ganham com apoio nosso. Nós somos um exército, nossos familiares votam juntos, os nossos amigos gostam da polícia. Por que só um deputado? Vamos brigar, vamos fazer senadores e deputados federais, como teve o Dr. Tuma, que briguem por nós.

Hoje estou vendo o auditório lotado, parabéns Dr. Youssef por ter feito as pessoas virem aqui. Nunca tem ninguém, e hoje está lotado. Ainda ligaram: “Não vão com viatura”. Quando a PM faz festa aqui é lotado de viatura, porque ninguém tem medo de mostrar ao governador que vem com viatura. Por que nós temos que ter medo? Tem que vir com viatura, e quero ver quem vai falar que venho aqui comprar briga. Todo dia tem homenagem, entrega de medalha para a PM, com cinquenta ou cem viaturas aqui dentro. Não pode vir com a viatura? Tem que vir, é nosso trabalho. Ainda pegamos esse salário lixo que ganhamos.

Quero agradecer ao Dr. Eduardo Gobetti, nosso delegado chefe da Polícia Civil; Dr. Arles, sempre parceiro, da Comissão de Segurança, participa conosco em tudo. Em nome da ordem agradeço o senhor e também o Ministério Público, a Defensoria Pública, Aeronáutica e Marinha, agradecendo a presença de todos.

Para falar rapidamente, queria dizer para os senhores que é uma alegria estar aqui, e a maior tristeza do mundo é saber o quanto estamos sofrendo na mão desses 24 anos de governo do PSDB. Governo este é igual a um que ficou 13 anos, não tem diferença entre PSDB e PT. Um usa chinelo de borracha e o outro de tênis importado, é tudo farinha do mesmo saco. É tudo igual, não tem diferença. Cheguei de viagem sábado e me mandaram que o governador falou que quem quebrou a Previdência foram as polícias, inclusive a Civil. Será que nós quebramos a Previdência? Será que o governador falou sério? Se ele falou, temos que todos sentar aqui com narizes de palhaço e chamar o Pinóquio para vir falar que é ele.

Como o cara fala um negócio desses sabendo que a polícia está sucateada? A Polícia Civil só funciona no interior. Estou fazendo audiência pública no interior porque os prefeitos estão colocando funcionários para trabalhar, senão eu não tinha ninguém em delegacia. Temos viaturas de primeiro mundo e não temos dinheiro para manutenção. Experimentem os senhores arrumar uma dessas viaturas maravilhosas. Eu sou a favor de viatura nova para a Polícia, de primeiro mundo, mas sou a favor da manutenção. Se um coitado bater essa viatura, a família dele vai pagar pelo resto da vida. Vai numa delegacia de polícia quando tiver um problema com a morte de um ente querido, e ela está fechada. Acho que muitas delegacias que estão aí têm que fechar mesmo, não deveria nem ter aberto, porque foi na época que deputado pediu para abrir.

Mas algumas delegacias de bairros que são importantes não deviam fechar nunca. O cara vai lá que nem ontem, morreu uma pessoa e me ligaram. Tinham quatro flagrantes. Tem uma lei aqui que fizemos e passou na Comissão de Segurança para fazer o flagrante na hora, o serviço de verificação de óbito para o cara buscar no hospital e as famílias receberem. Poderem tirar seu ente querido de dentro do hospital e levar para o enterro. Dizem: “Já tem quatro flagrantes na frente”. Não existe isso, desculpa. Os colegas que estão trabalhando, vocês têm que trabalhar e atender porque a pessoa já está fragilizada. Alguém morre no Jabaquara e tem que fazer o B.O no 83º DP, isso é uma vergonha.

A Polícia Civil está tão sucateada e pisada, o governador só não ferrou aquela operação do Morumbi porque ele é candidato, como foi na época do sequestro. Eu estava na Divisão de Sequestro e tinham 250 por mês. Era época de campanha e ele nos tratou que nem um rei e ganhou a eleição. Agora é candidato. Eu o cumprimentei no Palácio: “Quem anda com fuzil não quer muita conversa”. Parabenizei-o porque ele é um grande candidato. Senão vocês teriam certeza que seriam chamados, porque é bem a cara do PSDB. Eu conheço todos os tucanos que trabalham aqui e são meus amigos, mas são todos iguais.

Então, falo o que os senhores queriam falar, estamos de saco cheio por não ter nada. Estamos de saco cheio por ganhar pouco, de fazer o que quiserem da gente e nos usar. E vão nos usar nas eleições de novo. Vamos nos unir, vamos eleger mais pessoas. Eu também acho o cargo de diretor importante, mas se virar deputado você consegue mais para a Polícia Civil do que ser diretor, porque esse o governador tira a hora que quer. O secretário ele tira a hora que quer, quem manda é o governador com voto do povo que nem eu. Aqui ninguém me tira e eu falo o que quero. Não vamos falar de outras instituições, vamos brigar com a nossa.

Itamar, me desculpa. O senhor vem nas comemorações até da Guarda Civil, que agora é Polícia Municipal, e parabenizei o Doria, e canta-se o hino. O nosso não vai ser cantado porque não estamos acostumados com nada. Está faltando sangue de Polícia Civil aqui para nós também. Alguns vieram aqui porque são obrigados. Se não começarmos a acordar e brigar por nós, não vamos sair disso nunca. Vão pisar cada vez mais. Vamos levantar a bandeira, vamos ficar juntos, vamos eleger mais gente. Não sou eu não, eu não ganhei eleição pela Polícia Civil, muitos não votaram em mim. Quem votou em mim foi o trabalho que fiz quando delegado. A população de São Paulo votou em mim, tive 135 mil votos só na capital. No interior não fui a lugar nenhum e tive voto em 630 municípios, dois, três votos. É a imprensa, mas trabalho.

A população gosta da polícia e de quem faz por ela, porque quando ela tem dor de barriga somos nós que ela procura. E os senhores atendem em qualquer hora e não ganham nenhum extra. Se eu fizer uma audiência de custódia e o MP for lá, ganha por fora e o juiz também. Os senhores não ganham nada, pelo contrário, tomam por aí. Não pode nem vir com viatura aqui. Isso é uma vergonha.

Desculpa o desabafo, secretário, gosto do senhor. Desculpa, meu amigo Youssef, mas eu tinha que falar. Estamos cansados desse governo e de promessas. Estamos cansados desse salário lixo que recebemos. Estamos cansados de sermos cobrados e fazermos muito pelo que recebemos. A melhor Polícia do Brasil que ainda produz. Se não está pior em São Paulo é pelo trabalho dos senhores, pelas investigações que os senhores fazem. Contem comigo, aqui vocês têm um amigo. Se não formos sozinhos, tenho mais 27 deputados do bloco que vão conosco. Nós infernizamos esta Casa se quiser. É bom que os senhores saibam.

Eu entrei agora aqui e não pude fazer muito por nós, porque aqui tudo é inconstitucional, é só em Brasília. O que eu tentei fazer, uma carteira funcional nova para ser mais fácil para nós, desculpa Dr. Mágino, mas ficou um tempão no seu gabinete e agora está no Palácio. Um dia o governador me ligou: “Assinei seu projeto de lei”. E estou esperando sentado aqui, até varizes já me deram na perna esperando sair essa carteira. E um projeto que pediram para o pessoal que fazia B.O de roubo de RG, e aumentava a estatística. Tem uma PEC nossa aqui e agora estamos fazendo um acordo juntamente com os peritos, e a Dra. Raquel está fazendo com os delegados para tirarmos um artigo que foi colocado, e vou pessoalmente falar com o governador para ver se ele mesmo manda para cá, para fazermos a lista tríplice para delegado-geral de polícia escolhido pelos delegados de classe especial.

É o mínimo que posso fazer, e brigar como dá para brigar. Aqui ninguém fala mal da Polícia Civil, nenhum repórter vai falar o que quer e não vai ouvir. Eu não tenho medo. Fiquei 14 anos com um processo de tortura, ganhei e agora o MP ganhou de novo. Eles gostam de recorrer, eles têm uma PEC e não adianta. Eles prendem, ajudam outras instituições e na hora quem tem que apresentar o que precisa para a autoridade, somos nós que apresentamos. Eles não podem fazer nada se não apresentar para nós. Isso eles ainda não tiraram. E agora com Brasília estão mostrando que o poder vai acabando. Como somos muito poderosos, também perdemos o poder. Quem come demais acaba se lambuzando, não adianta.

Pessoal, meus queridos colegas, espero que os senhores pensem. Digo investigadores, agentes policiais, escrivães, carcereiros, policiais civis, papiloscopistas, peritos que ainda têm nossa carteira, médicos legistas, nós é que somos nossa Corregedoria. Nós somos uma força, vamos eleger mais porque seremos fortes. Não adianta esperar sentado porque o bonde passa e vai embora. Contem comigo. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Obrigado querido colega, deputado Delegado Olim. Passou aqui também o deputado Coronel Camilo, que está em outra solenidade em outro auditório desta Casa, com a Associação Comercial, e pediu que eu registrasse seu cumprimento e abraço, e da mesma forma o representante do deputado Gil Lancaster. Como disse, esta sessão solene é para comemorar o Dia da Polícia Civil, comemorado no dia 30 de setembro, e hoje faremos homenagens aos policiais de todos os departamentos da Polícia Civil do Estado de São Paulo, indicados por seus respectivos departamentos.

Neste momento passo a palavra ao nosso delegado-geral de Polícia do estado, Dr. Youssef.

 

O SR. YOUSSEF ABOU CHAHIN - Boa tarde a todos. Quero cumprimentar o presidente da sessão e autor deste projeto de comemoração, deputado Itamar Borges; meu amigo Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, nosso secretário de Segurança; nosso comandante militar do Sudeste, general Campos, outro grande amigo no qual me identifico muito porque já vesti essa farda verde-oliva com muito orgulho; o Delegado Olim, deputado estadual; Coronel Telhada; nosso amigo Arnaldo Faria de Sá, um defensor da Polícia Civil com muita postura e dinamismo, nos defendendo muito nessa PEC da Previdência, ele realmente comprou nossa briga. Muito obrigado pela presença.

Cumprimento o Dr. Sérgio Turra, secretário adjunto; o conselho, na pessoa do Dr. Júlio Gobetti, meu delegado-geral adjunto; uma pessoa que admiro muito e me espelho, Dr. Abrahão Kfouri, nosso ex-delegado-geral e candidato à Presidência da associação em chapa única, então já é nosso vice-presidente, parabéns e obrigado pela presença; a Dra. Raquel Gallinati, presidente do sindicato; os diretores da polícia, seccionais, divisionários, titulares, todos os operacionais de todas as carreiras, os representantes da Marinha e Defensoria Pública, OAB, entidades e associações.

Rapidamente, para não me estender muito, hoje é um dia festivo e de comemoração da Polícia Civil. Uma polícia com a qual dirijo com muito orgulho e tento fazer o melhor de mim. Obviamente nem sempre é possível, mas tanto eu, quanto os membros do conselho nos desdobramos diuturnamente para conseguir os recursos que necessitamos para dar aos policiais o reconhecimento que temos que dar, que são realmente uns heróis. Todos os senhores. Enfim, todo esse desdobramento obviamente está gerando novas propostas, e em breve teremos anúncios. Vamos abrir concursos públicos para diversas carreiras para os próximos dias, contratações, etc.

Mas, esse é um pacote que o governo irá anunciar, uma briga nossa e do secretário com várias reuniões tentando obviamente, equipar a melhor polícia do Brasil. Nós não temos em São Paulo nenhum caso de repercussão que ficou sem solução. A mídia noticia latrocínio, homicídio, e no dia seguinte eu recebo a comunicação de que o caso está resolvido e o autor preso. Não é qualquer polícia que tem essa capacidade. Nós temos os problemas, mas sabemos dar a solução. Os policiais não são culpados pelos índices de criminalidade. Ninguém culpa os médicos por uma epidemia, não dá para se culpar a polícia pela insegurança. Nós não criamos esses bandidos que estão aí.

O problema social é porque o País foi abandonado, essa é a verdade, durante muitos anos por nossos políticos. A renovação é necessária, concordo com o Delegado Olim, porque não dá para você deixar um filho fazer o que ele quer até os 25 anos de idade e depois tentar educar. É o que está acontecendo em nosso País. A cobra criou, nós vamos lá e resolvemos o problema. Parabéns por esse dia e a todos os policiais civis.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao nosso delegado-geral de Polícia, Dr. Youssef. Para fechar os pronunciamentos, vamos ouvir agora a mensagem do nosso secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino Alves, e na sequência vamos iniciar a entrega das homenagens. Com a palavra, o secretário.

 

O SR. MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO - Boa noite a todos e a todas. Quero inicialmente agradecer o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Cauê Macris, pela acolhida a todos que vieram prestigiar esta cerimônia em homenagem a nossa Polícia Civil. Saúdo de forma entusiasmada esse amigo da Polícia Civil, deputado Itamar Borges, proponente desta sessão, e quero agradecer a homenagem que repetidamente este deputado faz à nossa instituição policial civil.

Cumprimento nosso amigo general de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante militar do sudeste; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, um grande batalhador das nossas polícias e do trabalhador de São Paulo e do Brasil; meu amigo Delegado Olim, deputado estadual e grande batalhador das causas da Segurança Pública ao lado do deputado Coronel Telhada e do Coronel Camilo defendem indistintamente todas as instituições policiais. Não há um único dia em que solicitei o apoio desses três deputados e não obtive receptividade, porque eles ajudam efetivamente as causas da segurança indistintamente, cada uma das polícias do estado de São Paulo.

Meu amigo e companheiro de jornada na Secretaria de Segurança Pública, Dr. Sérgio Turra Sobrane; esse que é o condutor da instituição policial civil e vem conduzindo com brilhantismo nossa Polícia Civil, meu amigo e extraordinário delegado-geral de Polícia, Youssef Chain; o amigo Júlio Gustavo Vieira Guebert, delegado-geral adjunto de Polícia, braço direito do Youssef e amparo de todos nós que precisamos da alta direção da Polícia Civil. Ele é o esteio e a mão forte na condução da Delegacia Geral de Polícia, um grande valor da nossa Polícia Civil. Em nome dele, saúdo todos os demais integrantes do conselho da PC e demais delegados e policiais aqui presentes.

Saúdo o Dr. Rafael Pitanga Guedes, defensor público que aqui representa o Dr. Davi Eduardo Depiné Filho, defensor público-geral do estado de São Paulo; um amigo da Segurança Pública no estado de São Paulo, Dr. Arles Gonçalves Junior, presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB de São Paulo; o Dr. Eduardo Gobetti, delegado de polícia e chefe da Assistência Policial Civil junto à Assembleia Legislativa; a capitã de fragata Lívia Ferreira Soares, que neste momento representa o vice-almirante-guerreiro, comandante militar do 8º Distrito Naval.

Quero saudar, enfim, os homenageados de hoje, todos os policiais civis presentes, todos aqueles que trabalham para oferecer ao povo de São Paulo o que há de melhor em termos de Polícia Civil. Poucos sabem ou vários sabem, não sei, mas é algo que proclamo com muito orgulho toda vez que me dirijo à Polícia Civil. Eu não escondo meu berço, pelo contrário, eu tenho muito orgulho de ser filho de um policial civil. Tenho muito orgulho de ser filho de um delegado de polícia que morreu dentro da delegacia trabalhando. Muito se fala de esforço e do policial, e é verdade, agora poucos podem ter no sangue a honra de ter sido filho de um homem - não estou usando um padrão de linguagem diferente do que é a realidade-, mas meu pai deu sua vida pela Polícia Civil de São Paulo e nunca foi homenageado, jamais.

Precisou um delegado-geral, meu amigo, lembrar 47 anos depois da morte do meu pai. E, outro dia, tive que ouvir uma besteira de alguém da instituição dizendo que eu ganhei um distrito policial. Eu não ganhei nada. Mancharam sim, com essa frase, a honra de um policial que efetivamente deu sua vida para a Polícia Civil do Estado de São Paulo, mas não tem problema. O que quero dizer a vocês, meus companheiros de jornada na Segurança Pública, policiais civis do estado, é que conheço os problemas da polícia. Eu conheço as dificuldades da família do policial, eu sei as dificuldades que tivemos para que pudéssemos ser - eu e minhas irmãs - educados. Eu sei tudo isso.

Por isso mesmo me dedico ao máximo para tentar compensar e honrar o legado do meu pai. Por isso não há um dia em que eu esqueça essa minha origem. Não há um dia que eu esqueça que tenho a obrigação de lutar para que outros profissionais tenham um fim melhor do que teve meu pai. Eu acredito que nós vamos reparar ao longo dos próximos dias, algumas das causas de inconformismo que reinam no seio da Polícia Civil. Vejo ali a faixa dos investigadores que querem assumir o cargo, aprovados em um concurso de 2013, e quero garantir aos senhores que vocês serão nomeados nos próximos dias. Assim vão poder parar de falar mal de mim no Facebook.

Quero garantir também àqueles amigos da Polícia Civil que querem ingressar na carreira policial civil que nós abriremos em breve - já estamos terminando os procedimentos e já temos autorização do governador - concurso para todas as carreiras da Polícia Civil. Só não terá 13 mil cargos porque o sindicato está enganado, não temos todas essas vagas para preencher. Mas iremos diminuir bastante o déficit de policiais no estado de São Paulo. Daremos uma condição melhor para que nosso policial possa trabalhar. Nós conseguiremos fazer com que ele tenha uma condição de trabalho que lhe permita dar mais eficiência ainda ao trabalho que ele desenvolve.

Eficiência essa que toda hora nós testemunhamos. A Polícia Civil de São Paulo, a exemplo do que acontece também com a PM. Mas a Polícia Civil é um exemplo de eficiência. Com todos os problemas que enfrenta, e que estou aqui afirmando que vamos minimizar a partir desse próximo mês, ela dá um show a cada dia. Ela honra a carreira do velho Mágino e de pais, aqui temos pais e filhos de policiais veteranos. Ela honra esse policial que no dia a dia sai às ruas e fica participando de diligências até tarde da noite. Faz isso por idealismo e porque acredita na Polícia Civil e na direção da mesma, que é conduzida com esmero pelo Youssef Chain, um delegado-geral de Polícia que sempre colocou a mão na massa, um delegado operacional.

Daí o acerto do Alexandre de Moraes e minha confirmação por mantê-lo na Delegacia Geral, porque sei que ele conta com o respeito dos senhores e das senhoras, por ser efetivamente um homem operacional. Um homem que conhece os problemas da nossa polícia, não um delegado de gabinete que fica conhecendo os problemas da polícia por ouvir dizer. Youssef é isso, um delegado exemplo. Parabéns por sua carreira e pela condução firme e segura que você dá à polícia de São Paulo. Parabéns a todos vocês, policiais civis abnegados, que fazem dessa instituição quase bicentenária, um exemplo para o País.

Muito obrigado por tudo que vocês fazem por São Paulo e pelo povo paulistano.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns Dr. Mágino, nosso secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 Agora dando sequência com nossa solenidade, devolvo a palavra ao mestre de cerimônias para que ele comece nossas homenagens.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Senhoras e senhores, informamos que esta solenidade foi organizada pela Assembleia Legislativa de São Paulo e pela Delegacia Geral para homenagear o Dia da Polícia Civil, comemorado no último dia 30 de setembro. Uma homenagem a todos os policiais civis pelos relevantes serviços prestados para a entidade e também população.

Representando toda a família policial, delegados de polícia e diretores dos departamentos de Polícia Civil e policiais civis por eles indicados receberão agora as placas e certificados de homenagens por terem se destacado no exercício de suas funções, como a elucidação de diferentes crimes, implantação de novas tecnologias e realização de grandes operações. Solicitamos que os deputados Itamar Borges e Delegado Olim, o secretário de Segurança Pública Mágino Alves Barbosa Filho e o delegado-geral de Polícia Youssef Abou Chahin ocupem seus lugares na parte inferior do plenário para darmos início à entrega das homenagens.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Transfiro a Presidência desta sessão solene para a parte baixa deste plenário, por não poder deixar vaga nos momentos de solenidade.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Iniciando as homenagens, convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia, diretor da Assistência Policial Civil do gabinete do secretário, Dr. José de Godoy Pereira Neto, acompanhado do agente policial Sr. Elcio Carlos Nogueira, do qual evitou um assalto e foi ferido durante reação com troca de tiros. Parabéns e muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - A seguir convidamos a Exma. Sra. Delegada de Polícia, diretora da Academia de Polícia em Exercício, Dra. Aurora Vicentim Themer, acompanhada dos delegados de Polícia: Dra. Jamila Jorge Ferrari, Dra. Fabíola Oliveira Alves, Dra. Bárbara Lisboa Travassos, Dra. Soraya Libardi Galesi, Dr. Denis Castro, Dra. Denise Cristina Lima Baptista, Dra. Milena Massuco Suegama e Dra. Eunice Sasazaki Bestetti pela implantação do Curso de Exercício Prático de Aprimoramento ao Atendimento nos Crimes de Violência Doméstica. Parabéns a todos. Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos a seguir o Exmo. Sr. Delegado de Polícia da Corregedoria Geral da Polícia Civil, Dr. Domingos Paulo Neto, acompanhado dos delegados de Polícia: Dr. Rui Baracat Guimarães Pereira; Dr. josé Vicente de Azevedo Pires Barreto Fonseca; Dr. Antonio Carvalho Neto; Dr. Luis Otávio Cavalcanti Soares de Araújo; Dra. Denise Cristina Baptista; Dr. Ricardo Ambrósio Fazzani Bina e Dra. Maria Cristina Moreno Queiroga Frugoli in memorian, pela elaboração da Cartilha de Prevenção das Infrações Funcionais, para prevenir a prática de irregularidades funcionais. Parabéns aos responsáveis. Muito obrigado a todos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos a seguir o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital - Decap, Dr. Ismael Lopes Rodrigues Junior, acompanhado dos policiais civis: Dr. Felipe Nakamura, delegado de Polícia; escrivã de Polícia, Sra. Rosana da Silva Santana Batista; investigadores de polícia, Sr. Roberto Leal, Paulo Bezerra dos Santos, Danilo Escossia de Carvalho, Daniel Duarte Rosa Rolo; e o agente policial Alfredo Hepp Parrilla, pela elucidação do crime de latrocínio, B.O nº 5708/17, lavrado no 72º DP e o inquérito policial nº 428/2017, instaurado no 45º DP. Parabéns a todos os envolvidos, vamos para a foto oficial. Muito obrigado a todos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos a seguir o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais - Deic, Dr. Emygdio Machado Neto, acompanhado dos policiais civis: os delegados de Polícia Antonio José Pereira, Dr. Rogério Barbosa Thomaz; os investigadores de Polícia Antonio Pereira do Carmo Neto, Douglas Willian Pedroso e Renato Luna Alves, pela elucidação do crime de latrocínio ocorrido em São Paulo no dia sete de setembro de 2016, conforme inquérito policial 138/16. Vamos à entrega das homenagens. Parabéns a todos. Muito obrigado.

 

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos a seguir o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo - Demacro, Dr. Albano David Fernandes, acompanhado dos policiais civis Alexandre Batalha, delegado de Polícia; Michel Ferreira Castilho, agente de telecomunicações; auxiliar de papiloscopista, Sr. Thales Dias C. Adriano; escrivão de polícia, Sr. Alexandre Fernandes; e investigadores Maurimar Batalha e Murillo Yago Batalha, este último investigador de polícia na época dos fatos, atualmente ocupa o cargo de delegado de polícia em Santa Catarina, pela participação na Operação Pequim, com o objetivo de elucidar crime perpetrado contra uma família de orientais. Parabéns a todos pela participação na Operação Pequim. Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos a seguir o Exmo. Delegado de Polícia e diretor do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico - Denarc, Dr. Ruy Ferraz Fontes, acompanhado dos policiais civis: delegados de polícia, Dr. Carlos Battista e Dr. André Vinicius Alves Figueiredo; escrivães de polícia, Sras. Vivian Edy Lapate, Adriana Ortiz de Oliveira e Srs. Marcos Cesar Salinas, Marcelo Rodrigues Dantas; investigadores de polícia, Srs. Marcos Pereira, João Paulo Oliveira Pinheiro, José Antonio Brício Farias, Marcos Antonio Fragoso, Valmir Pinheiro, Aristides Xavier Brito, Israel Sandro de Oliveira Dix, Alessandro Alves Ribeiro, Nilton Martin de Oliveira, Valério Teodoro, José Angelo Correa, Wilson Rodrigues, Edvaldo Shirasaka, Marcos Antonio de Souza, José Marcelino Marques, Luciano Belmino Húngaro; os agentes policiais, Srs. Paulo Nascimento dos Santos e Elias Moraes dos Anjos; auxiliar de papiloscopista Sr. Emerson José Bernal, pela participação na Operação Cracolândia. Muito obrigado, parabéns a todos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos a Exma. Sra. Delegada de Polícia e diretora do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa - DHPP, Dra. Elisabete Ferreira de Sato Lei, acompanhada dos policiais civis: a delegada de Polícia Ana Paula Aparecida Garcia Rodrigues; investigadores de Polícia: Srs. Paulo Francisco Cezar, Kleber Venâncio Catarino de Elis Maria Leal; escrivã de polícia Sra. Vilma Pereira de Souza Lima, pela elucidação do crime de homicídio qualificado, ocorrido em quatro de setembro de 2015, tendo como vítima o Sr. Ezra Liam Joshua Finck e como indiciado a Sra. Lee Ann Finck Mzee Shabani. Muito obrigado e parabéns a todos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos agora o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor em exercício do Departamento de Inteligência da Polícia Civil - Dipol, Dr. Edison Giatti Lahoz, acompanhado do delegado de Polícia, Dr. Luiz Fernando Zambrana Ortiz, pela sua dedicação, criação, instalação e execução do inquérito eletrônico na Polícia Civil do Estado de São Paulo. Obrigado a todos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas - Decade, Dr. Osvaldo Nico Gonçalves, acompanhado dos policiais civis, delegados de polícia Rogerio Luis Marques, Rodrigo Baracat Guimarães Pereira; os investigadores de polícia Srs. Marcel de Souza Machado, Paulo Fernando Ramos Margarido, José Carlos da Silva, Carla Cristina da Silva Aranda, Klaus Deodato Simões, André Vinicius Marangoni, Carlos Eduardo de Oliveira Crippa, Carlos Pachini Junior, Cassius Munenori Kayo, Denis Se Myung Ahn, Eduardo Vagner Borelli Bigotti, Geraldo Zampieri Junior, Leandro Boendia Machado Salim, Marcelo Martins, Milton Ioshida, Ricardo Prieto de Carvalho, Sergio Pereira de Souza; o escrivão de polícia Sr. Nilton Campos Carvalho Leite; os carcereiros policiais Srs. Fabiano Santos Gonçalves e Kleber Wosniak Miranda; o agente policial Sr. Fábio Mateus Campos; o auxiliar de papiloscopista Sr. Vinicius Fofa de Campos; o agente de telecomunicações policial Sr. Daniel Pedrosa Aguiar, pela elucidação do crime de lesão corporal praticado contra uma travesti e do delito de homicídio que vitimou o vendedor ambulante Sr. Luiz Carlos Ruas, na estação do Metrô Dom Pedro II, no dia 25 de dezembro de 2016. Obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, Dr. Mauricio Guimarães Soares, acompanhado dos policiais civis, delegados de polícia Drs. Marcos Galli Casseb e Roberto Afonso da Silva; escrivães de polícia, Srs. Irã Luiz Rodrigues e Hugo Borges Ota Neto; e investigadores de polícia, Srs. Luiz Felipe de Hollanda Sprovieri, Paulo Miguel do Nascimento e Felipe Maimone Junior, pelo trabalho desenvolvido pela 2ª Delegacia de Polícia da Divisão de investigações sobre infrações de maus tratos a animais e demais infrações contra o meio ambiente, e identificação e repressão de associação criminosa responsável por grande parte das pichações realizadas na cidade de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 1 - São José dos Campos, Dr. Celio José da Silva, acompanhado dos policiais civis, delegados de polícia Dras. Vânia Idalira Záccaro de Oliveira e Cintya Aparecida Alves Gil de Castro; as escrivãs Tânia Cristina de Oliveira Bueno, Mara Lúcia de Leite Cravo, Sr. André Luiz Moreira Teixeira; os investigadores Juliano Maciel Tomassoni, Patrícia Aparecida dos Santos; os agentes policiais Evander Sousa Vieira, João Vagner Perez; os carcereiros policiais Paulo Alexandre Menezes, Eduardo Freire Diogo, Wander Rodrigo Vilhena Pinto e Osvaldo Pinho Gonçalves Correa Junior, pela elucidação do crime de homicídio que vitimou Maycon William Nunes de Moura, adolescente de 14 anos de idade em 2017. Parabéns a todos, muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos agora o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 2 - Campinas, Dr. Kleber Antonio Torquato Altale, acompanhado dos policiais civis, delegado de polícia Luis Francisco Segantin Junior; os investigadores José Antonio Brisolla, Adinei Brochi, Mauro Roberto de Souza Junior, Alexandre Romando; a escrivã Karina Lima di Giácomo, pela elucidação do crime de extorsão mediante sequestro - Deas, que teve como vítima o Sr. Belarmino da Ascenção.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 3 - Ribeirão Preto, Dr. João Osinski Junior, acompanhado do delegado de polícia Dr. Mario José Gonçalves e do agente Artur Francisco dos Santos Fernando Gouvêa, pela realização da Operação Delta Fake, pela denúncia de propina pedida por examinadores de trânsito para aprovação de candidatos a motoristas do município de Bebedouro.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 4 - Bauru, Dr. Marcos Buarraj Mourão, acompanhado dos policiais, delegado Vinicius de Oliveira dos Anjos; os investigadores Renato Estevan Sanches Buranello, Valéria Cristine Violato, Rodolfo Rodrigues de Magalhães Violato in memorian - sua mãe estará aqui conosco à frente, a Sra. Maria Tarcila Violato; Eugênio Cícero Tomilherio Mondi, Thiago Fernando Alves Arioli, pela elucidação do crime de latrocínio ocorrido na cidade de Promissão, no dia 28 de dezembro de 2016, que vitimou Geohrvan Martins.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 5 - São José do Rio Preto, Dr. João Pedro Arruda, acompanhado dos policiais, delegados Fernando Augusto Nunes Tedde, Alceu Lima de Oliveira Junior e Wander Luciano Solgon; o escrivão Luiz Fabiano Biagotto; os investigadores: Marcos Rogério Campos, Andrei Renato Bená, Juliano Henrique da Silveira Silva, Edilson Benichio, Paulo Alberto Semionato, Gustavo Diniz, Luiz Heitor Waiteman; e o agente de polícia Renato César Salvador pela elucidação do crime de latrocínio ocorrido em uma joalheria no dia 15 de julho de 2017. Parabéns a todos.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 6 - Santos, Dr. Gaetano Vergine, acompanhado pelos policiais, delegados Renato Mazagão Júnior; as escrivãs Edna Aparecida de Souza, Claudia Regina Possa e o Sr. Humberto Meziara da Costa; os investigadores Marcelo Canuto de Souza, Katherine Verburg Cramer, Marco Antonio Nascimento, Walter Luis da Silva Mota, Marcos Aires Lopes, Edgar Cavalheiro Simões, Fernando dos Santos Coelho, André Ramos e Walter de Matos; e o agente policial Wilson de Moraes Junior e o carcereiro Laércio Zimmerman de Brito pela elucidação do crime de homicídio praticado contra uma criança de nove anos de idade.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos o Exmo. Sr. Delegado de Polícia e diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - Deinter 7 - Sorocaba, Dr. José Aparecido Sanches Sévero, acompanhado dos policiais, delegados Agnaldo Nogueira Ramos, Luiz Henrique Soubhia Nunes; os escrivães Fábio Rogério de Moura Medeiros, Wilson Roberto Gatti; e os investigadores Irany D. Silva Lopes, David Fernando Brandão, Donizeti Luiz de Barros, Rogério José Lobo, Márcio Antonio de Almeida pela prisão de quadrilha autora de roubo praticado no Banco Mercantil do Brasil, de Itapetininga, no dia primeiro de julho de 2016. Receba a homenagem neste momento, Deinter 7 - Sorocaba, peço para o pessoal se unir mais um pouco para a foto, atenção. Ok, parabéns a todos, do nosso Deinter 7 - Sorocaba, muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos agora o excelentíssimo Sr. Delegado de Polícia, e diretor do Deinter 8 - Presidente Prudente, o Dr. Walmir Geralde que vem acompanhado dos policiais, delegado de Polícia, Dr. Everson Aparecido Contelli; escrivão de Polícia, Sr. Dario Lima Bonfim; investigadores de Polícia, Srs. Max Silva Ramos, Eduardo Herculano da Silva e Juliana Bittencourt Coxe.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Agentes policiais, Srs. Leandro Paulo da Conceição, Reginaldo Rosa dos Santos; o auxiliar de papiloscopista, Sr. João Luiz Rios Neves, pela realização da operação Etos, com o cumprimento de vários mandatos de busca domiciliar e de prisão, Deinter 8 de Presidente Prudente, homenageado neste momento. Vamos à foto oficial.

Parabéns ao Deinter 8 de Presidente Prudente.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos agora o excelentíssimo Sr. Delegado e diretor de Polícia do Deinter 9 - Piracicaba, Dr. Paulo Afonso Bicudo, acompanhado dos policiais, delegado de polícia Dr. Antônio Donizete Braga; escrivã de polícia, Sra. Luiza Ribeiro Mello; e investigadores de polícia, os Srs. Lúcio Antônio Petrocelli e Débora Cristina Silvestrini, pela elucidação do crime de furto qualificado de novilhas, pertencentes ao Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, Deinter 9 - Piracicaba, recebem a homenagem neste momento. Vamos à foto oficial, parabéns a todos. Muito obrigado.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Convidamos agora o excelentíssimo Sr. delegado de polícia e diretor do Deinter 10, de Araçatuba, o Dr. Nelson Barbosa Filho acompanhado dos policiais, delegado de polícia Dr. Carlos Henrique Cotait e investigadores de polícia, Sr. Valdemir Serafim Pereira, e a Sra. Cindy Orsi Alves Nozu, pela realização da Operação Gato de Botas com o cumprimento de 280 mandados de busca em residências e em empresa e estabelecimentos comerciais em mais de 15 cidades, totalizando 76 prisões em flagrante. Parabéns ao Deinter 10 de Araçatuba.

 

* * *

 

- É entregue a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARCUS VINICIUS - Mais uma vez, queremos agradecer e parabenizar todos os homenageados nesta noite. Solicito aos homenageados que, por favor, ocupem os seus lugares e as autoridades retomem aos seus lugares na Mesa principal, muito obrigado a todos.

 Retoma a palavra a seguir o presidente desta sessão solene, o deputado Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Quero antes de proceder aqui, com a conclusão desta solenidade, passar a palavra para o nosso delegado-geral de Polícia, o Dr. Youssef, que coincidentemente neste momento eu gostaria também de fazer um comunicado a todos nós.

 

O SR. YOUSSEF ABOU CHAHIN - Bem, rapidinho, eu só queria, como eu falei no meu discurso, que temos a melhor polícia do Brasil. Hoje, neste momento, o Deic impediu um dos maiores roubos a bancos da história, de um cofre com cinco bilhões. Um túnel foi escavado e o Deic acaba de prender 16 criminosos. Parabéns.

Como eu disse, podem falar o que quiserem, mas somos a melhor Polícia do Brasil, e a Polícia Civil dá respostas sempre que é solicitada. Mérito desses guerreiros e todos os senhores policiais que foram escolhidos para cada posto por meritocracia, e que ninguém é dono de diretoria, seccional ou divisão - quem escolhe é o delegado-geral e o Conselho da Polícia pela competência, parabéns a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Mais uma homenagem no dia e na sessão solene do Dia da Polícia Civil, não poderia fechar de forma melhor do que simbolicamente mais este gesto, mostrando o valor, a importância, a garra e, com certeza, a grandeza da nossa Polícia Civil. Gostaria, novamente, de parabenizar todos os homenageados que aqui, como eu disse durante a minha fala, representaram todos os policiais civis de nosso estado.

É uma grande honra tê-los conosco esta noite, pois, como podemos ver, tínhamos aqui homenagens de diversos casos de grande repercussão popular, que foram selecionados, a implantação de práticas e tecnologias, e a realização de grandes operações. Foi uma forma de prestar homenagem à Polícia Civil do nosso estado, aos senhores e às senhoras ao realizarmos estas homenagens e estes reconhecimentos que aqui foram efetivados.

Lembrando, novamente, que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 8, às 21 horas pela NET canal 7, Vivo, canal 9, e pela TV Digital aberta, o canal 61.2.

Mais uma vez, agradecemos ao secretário da Segurança, Dr. Mágino; o delegado-geral, Dr. Youssef; o meu colega e deputado, Delegado Olim; o Arnaldo Faria de Sá, que se deslocou até aqui; o nosso general, João Camilo Pires de Campos, grande amigo e comandante do Sudeste; os diretores, policiais, homenageados e familiares.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Convidamos a todos para um coquetel que será servido aqui no Hall Monumental. Boa noite a todos e parabéns Polícia Civil do estado de São Paulo.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 57 minutos.

 

* * *