http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE OUTUBRO DE 2017

061ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM ÀS GUARDAS MUNICIPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: CHICO SARDELLI

 

RESUMO

 

1 - CHICO SARDELLI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - EDSON SERBONCHINI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, por solicitação do deputado Chico Sardelli, na direção dos trabalhos, em "Homenagem às Guardas Municipais do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Destaca a importância das Guardas Civis Municipais em prol da Segurança Pública. Enaltece o trabalho realizado pela categoria.

 

4 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, cumprimenta todos os presentes. Enfatiza que a Guarda Civil Municipal soma à Segurança Pública no combate ao crime. Cita melhorias implementadas na instituição. Parabeniza a categoria pelo trabalho realizado. Considera que a GCM faz parte da família policial.

 

5 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Afirma que a maioria da população apoia a transformação das Guardas Municipais em Polícias.

 

6 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, menciona que criara a GCM em Santa Fé do Sul quando fora prefeito do município em 2001. Destaca que sempre participou das lutas e reivindicações da instituição. Elogia a iniciativa do deputado Chico Sardelli de criar a Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, nesta Casa, e de trabalhar em defesa da categoria. Enfatiza a importância de a GCM ser representada no Poder Legislativo. Saúda os componentes da Mesa. Defende a integração da Guarda Municipal com a Polícia Militar.

 

7 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Elogia o trabalho de criação da GCM pelo deputado Itamar Borges, quando esse era prefeito em Santa Fé do Sul.

 

8 - MÁRCIO CAMARGO

Deputado estadual, saúda os componentes da Mesa e os demais presentes. Lembra a lei que criara o Dia da Guarda Municipal. Menciona notícias positivas relacionadas ao trabalho desenvolvido pela categoria.

 

9 - TONI CADETE

Prefeito de Areiópolis, considera que a GCM tem poder de Polícia. Frisa a importância da categoria para a Segurança Pública dos municípios. Parabeniza os guardas civis municipais pelo serviço prestado à população.

 

10 - CARLA SOARES

Presidente do Conseg de Ribeirão Pires, representando os Consegs paulistas, elogia o trabalho realizado pela GCM. Parabeniza os parlamentares presentes na solenidade pela luta em prol da Segurança Pública.

 

11 - LÍDIA GOUVEIA

Inspetora superintendente e ex-subcomandante da Guarda Civil Metropolitana, representando as guardas municipais femininas, opina que a Guarda Civil Municipal exerce o papel de Polícia. Considera positiva a resposta da população em relação à GCM. Narra caso de guarda civil municipal que auxiliou mulher em trabalho de parto. Tece considerações sobre o serviço prestado pelas guardas femininas. Incentiva o ingresso de mulheres na GCM. Avalia que o policiamento comunitário favorece a aproximação das guardas com a população. Sugerr que a GCM seja treinada para atuar nas fronteiras do País.

 

12 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Tece considerações sobre o trabalho desempenhado pelas guardas femininas. Discorre acerca da importância de a GCM ter representantes na política.

 

13 - CARLOS FLORENTINO

Vereador GCM do município de Vinhedo, representando o Poder Legislativo Municipal, comenta a importância da Guarda Municipal de Vinhedo. Faz reflexão acerca do empenho na busca do reconhecimento da corporação. Tece comentários sobre o crescimento da GCM no Estado. Frisa que os guardas municipais atendem ocorrências relacionadas ao crime. Manifesta expectativa de aprovação de PECs federais em benefício da categoria.

 

14 - RENATO AUGUSTO ALVES

Guarda civil metropolitano do município de Ilha Solteira, representando as Secretarias Municipais de Segurança Pública, agradece o apoio do deputado Chico Sardelli, afirmando que as ações adotadas pelo parlamentar têm contribuído para a Segurança Pública da região de Ilha Solteira. Enaltece o trabalho desenvolvido por Carlinhos Silva em prol da GCM.

 

15 - JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA

Secretário municipal de Segurança Urbana, representando o prefeito João Doria, cumprimenta as autoridades presentes. Cita ações de sua gestão em prol da Segurança Pública e em benefício dos guardas civis municipais. Defende que a GCM seja considerada Polícia, argumentando que a categoria atua como tal. Considera importante a integração das Guardas Municipais com a Polícia Militar.

 

16 - ADELSON DE SOUZA

Inspetor superintendente e comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, considera notável o trabalho realizado pelo deputado Chico Sardelli na Frente Parlamentar em Defesa da GCM. Elogia a gestão municipal de São Paulo em prol da categoria. Tece elogios ao trabalho realizado por Carlinhos Silva em defesa da instituição. Pondera que a mudança na denominação da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal não altera sua área de atuação e não prejudica as outras corporações policiais. Destaca a importância da parceria da GCM com outros órgãos de Segurança Pública. Parabeniza as Guardas Municipais e os homenageados da solenidade pelo seu dia.

 

17 - CARLINHOS SILVA

Coordenador dos simpósios sobre a importância das GCMs nos municípios e assessor parlamentar, tece elogios ao deputado Chico Sardelli. Cita diversas conquistas dos guardas municipais, como a isenção de pedágio para as viaturas e a inclusão das Guardas Municipais nos boletins de ocorrência. Tece comentários sobre o papel da GCM em prol da Segurança Pública. Ressaltou a importância do reconhecimento da categoria, que, a seu ver, exerce o poder de Polícia.

 

18 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Comunica que dois guardas civis municipais foram baleados hoje, em Piracicaba, durante roubo a carro forte, motivo pelo qual solicita um minuto de silêncio. Defende a mudança de designação da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal. Discorre sobre a importância do trabalho da GCM. Cita projetos de lei e conquistas da categoria. Alerta para o fato de que a exclusão de agentes de Segurança na proposta de reforma da Previdência não engloba os guardas civis municipais. Presta homenagem, com entrega de honrarias, a diversos guardas municipais que se destacaram no cumprimento do dever.

 

19 - MILENA CRISTINA DA SILVA

Esposa do falecido guarda civil municipal Márcio Greyck da Silva, manifesta pesar pela perda de seu marido, executado por ser policial. Dá detalhes do ocorrido, em que estava presente. Discorre sobre as dificuldades inerentes ao trabalho policial.

 

20 - PRESIDENTE CHICO SARDELLI

Presta solidariedade à Sra. Milena Cristina da Silva. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Chico Sardelli.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Bom dia, senhoras e senhores. Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste instante daremos início à sessão solene com a finalidade de homenagear as Guardas Municipais do Estado de São Paulo.

Convido para compor a Mesa principal as seguintes autoridades: o coordenador da Frente Parlamentar e 3º secretário desta Casa, deputado Chico Sardelli; Delegado Olim, deputado estadual; inspetor e superintendente Adelson de Souza, comandante da Guarda Civil Metropolitana; coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Segurança Urbana, representando o prefeito de São Paulo, Sr. João Doria; subinspetor Carlinhos Silva, assessor parlamentar e coordenador dos simpósios sobre a importância das GCMs no município; GCM Renato Augusto Alves, do município de Ilha Solteira, representando as Secretarias Municipais de Segurança Pública; vereador GCM Carlinhos Florentino, do município de Vinhedo, representando o Poder Legislativo Municipal; inspetora Lídia, ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana, representando as guardas municipais femininas; representando os Consegs paulistas, presidente Carla Soares, do município de Ribeirão Pires.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Bom dia a todos. Eu gostaria de agradecer a Deus a oportunidade de estar aqui com vocês neste momento. E, ao meu lado, está o Delegado Olim, um deputado combatente e que também está na defesa dos assuntos de Segurança Pública do estado de São Paulo.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Eu gostaria de citar a presença do Delegado Olim; do inspetor superintendente aqui de São Paulo, Adelson de Souza, comandante da Guarda Civil Metropolitana do Estado de São Paulo; do coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Segurança Urbana, representando neste ato o prefeito João Doria - meu amigo de longa data, coronel José Roberto, é um prazer revê-lo na ativa -; do subinspetor Carlinhos, assessor parlamentar e coordenador do simpósio sobre a importância da GCMs nos municípios - ele é quem desempenha o trabalho 24 horas por dia ao meu lado -; do GCM Renato Augusto Alves, do município de Ilha Solteira, representando as Secretarias Municipais de Segurança Pública; do vereador e GCM Carlos Florentino, no município de Vinhedo, representando o Poder Legislativo Municipal; inspetora Lídia, ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana e representando as guardas municipais femininas; Carla, presidente do Conseg de Ribeirão Pires, representando os Consegs paulistas; Toni Cadete, prefeito de Areiópolis representando os prefeitos do estado de São Paulo.

Solicito a presença do deputado Itamar Borges, grande deputado, sempre batalhando conosco em todas as causas e em todas as coisas importantes do estado de São Paulo. Cito, também, a presença do nosso representante Diozinho, lá de cidade de Nova Odessa. Fale um “oi” para todo mundo, levante-se.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, Chico Sardelli, com a finalidade de homenagear as Guardas Municipais do Estado de São Paulo.

Eu convido, neste momento, todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela brilhante Banda da Guarda Civil Metropolitana do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro subinspetor Valdir.

Solicito aos integrantes da Mesa principal que permaneçam voltados para o público durante a execução do Hino.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria de citar a presença e chamar para compor a Mesa principal o deputado estadual Márcio Camargo, que tem também um trabalho muito importante nesta Casa, voltado também às questões de Segurança Pública. Agradeço ao deputado Márcio Camargo. Seja bem-vindo.

Esta Presidência agradece à Banda da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Eu gostaria, nas minhas palavras iniciais, de poder dizer da minha emoção de estar aqui com vocês hoje e de saber que tudo aquilo que nós estamos fazendo em defesa das Guardas Municipais, Delegado Olim, Itamar e deputado Márcio, valeu a pena, por tudo que temos visto por onde passamos e, também, por essa grande concentração, hoje, aqui, por poder receber e prestar essa justa homenagem.

Feliz do homem público que tem no seu espírito a certeza de que o momento do mandato, o momento do poder, o momento de tudo aquilo que acontece quando estamos na ativa nos propicia a criar uma história futura, porque passaremos, com certeza, e outros estarão aqui no nosso lugar comandando essas ações, comandando a Segurança de São Paulo, seja na Polícia Civil, que nós respeitamos, seja na Polícia Militar. Eu costumo dizer a todos que, hoje, felizmente, não se faz mais Segurança Pública sem o trabalho importante e muito bem feito dessa instituição gloriosa, chamada Guarda Municipal.

Por isso, eu estou muito orgulhoso de cada um de vocês. Eu faço de peito aberto e de coração aberto essa defesa, porque já vi muitos homens e muitas mulheres tombarem os serviços defendendo o maior bem público que uma cidade e um estado tem, que uma nação tem, que é o ser humano. Muitos ainda custam a acreditar que as Guardas Municipais são uma realidade. É uma realidade viva, está aqui organizada e mostrando a sua competência e o seu trabalho.

Estas são as minhas palavras iniciais, eu não gostaria de me exceder muito. Depois eu voltarei no final. Eu já nomeei as autoridades que compõem a Mesa, especialmente os meus comandantes de Casa, o deputado Márcio Camargo, o deputado Itamar Borges e o deputado Delegado Olim, que têm mostrado um trabalho muito grande, principalmente na defesa dos agentes de Segurança Pública, cada um em sua instituição. Mas, ao longo do nosso trabalho, já mostramos. Eles, com certeza, respeitam o trabalho de cada um de vocês que aqui estão.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 08 de outubro de 2017, às 23 horas, pela NET, canal 7, pela TV aberta, canal 61.2, e pela TV Vivo Digital, canal 9.

Até por uma questão de reconhecimento dos nobres parlamentares eu vou abrir uma exceção no nosso protocolo para que eles possam continuar trabalhando pelo estado de São Paulo todos os dias, igual fazem sempre. Eu passarei a palavra ao deputado Delegado Olim e, na sequência, aos outros dois deputados, para que eles possam ter a liberdade de persistir e continuar o seu trabalho, seja no gabinete ou nas bases.

Tem a palavra o nobre deputado Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Que honra. Bom dia a todos e a todas. Bom dia ao nosso deputado Chico Sardelli, amigo das polícias, amigo das polícias municipais. Os senhores são policiais municipais. Eu gostaria de cumprimentar o deputado Chico Sardelli, proponente desta solene, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, 3º secretário desta Casa e um grande amigo. Parabéns, deputado.

Isso é o que a polícia de São Paulo precisa. São Paulo quer segurança e ela está aqui. São sete mil homens que, com certeza, chegarão a dez mil. Eu acho que não podemos abrir mão disso. Segurança é a população que pede, não são pessoas que ficam com picuinhas achando que vamos atrapalhar. Tem ladrão para todo mundo.

Itamar Borges, deputado estadual e meu amigo, parabéns pela sua presença. Obrigado por esse “Dia da Polícia Civil” que o senhor fez e do qual participamos. Vossa Excelência foi presidente dessa solene, parabéns por festejar a Polícia Civil há tantos anos. Eu cheguei agora e eu fico muito grato pelo o que V. Exa. fez pela Polícia Civil.

Meu amigo Márcio Camargo, deputado, eu conheço a sua família inteira. Vossa Excelência tem irmão prefeito, V. Exa. faz parte do Interior e está sempre com uma lealdade ao seu lado. Às vezes não é nada, mas quando os prefeitos do Interior precisam de uma viatura rápida têm contar com a Guarda, porque na Guarda é ele que manda. Depois ele tem que esperar.

Coronel PM, o que eu vou falar do José Roberto Rodrigues de Oliveira, meu amigo? Ele mudou a cara da Guarda Metropolitana, que não é mais Guarda Metropolitana, hoje eu só a chamo de Polícia Municipal. Parabéns! Desde a viatura, no primeiro dia em que eu encontrei o coronel, falei: “Mude as cores dessa Guarda, porque isso lembra muita coisa feia, muda tudo, mude as viaturas, coloque umas viaturas de rua, viatura que assuste o ladrão”. Desculpe-me falar, mas se chega uma viaturazinha pequena o ladrão dá risada na sua cara. Se chega uma viatura imponente, bonita, eles têm medo, muda.

Eu cumprimento o nosso prefeito, João Doria Jr., um grande gestor. Cumprimento-o. Esses dias, ontem ou anteontem, meia noite, ele estava me mandando, depois da uma hora da manhã, a mensagem “eu estou saindo da prefeitura”. Eu encontrei um chefe de gabinete dele, e em um último momento o bicho está com uma olheira que vai daqui até lá embaixo, não aguenta nem andar. E eu falei: “Mas como é que você vai aguentar com esse louco aí?”. “Não sei até quando”. A mulher dele é louca para se separar dele, nunca mais foi para casa depois que andou com o Doria.

Então, para trabalhar com o Doria é isso. E você mudou essa Polícia Municipal. Está de parabéns. Somos a coirmã, a Polícia Militar, a Polícia Civil, somos uma família só. Quem gosta de nós, os policiais, são só as famílias e as pessoas do bem, então temos que nos unir. Por isso que eu falo parabéns, o senhor fez uma grande mudança na Polícia Militar, ela já tem outra cara.

Esses dias eu vinha vindo pela Rio Branco e passaram sete viaturas, uma do outro lado, uma perto da Cracolândia, e uma viatura bonita, Chevrolet, com a cabine aberta. Falei até pro meu motorista: “Olha aí, é isso que a população quer. Quer segurança, a pessoa quer sair de casa e não ter roubado o telefone que ele paga em 20 vezes. A pessoa quer sair de casa e quer voltar para casa”. E, nós, na rua, impomos respeito.

Então, cada vez mais, se depender de mim, vocês serão mais fortes, porque os senhores são policiais e têm que trocar esse armamento, não têm que pegar resto de PMs, não. Têm que pegar armas novas, não essas porcarias da Taurus que recebemos. Tanto é que já correu antes de todo mundo para querer arrumar Glock. O senhor pensa igual prefeito, parabéns. O senhor está fazendo um trabalho que não vão se esquecer do senhor na Guarda, pode ter certeza. Na Guarda, não, na Polícia Municipal.

Inspetor superintendente Adelson de Souza, comandante-geral da Polícia Civil Metropolitana, parabéns pelo seu trabalho. Prefeito Toni, de Areiópolis, parabéns. O senhor é da Guarda? O senhor veio só prestigiar? Parabéns, prefeito. É o que eu falei, o prefeito tem a Guarda na mão. O senhor tem quantos guardas lá?

 

O SR. TONI CADETE - Quatro guardas.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Quatro, não interessa. Quantos habitantes? O senhor pode ter certeza de que se o senhor pedir, vai chegar. Uma viatura em uma cidade dessas assusta. A viatura é boa, é coisa de primeiro mundo. Não vem dando viaturinha que é mais barata, porque eles são loucos para enfiar as mais baratas para a polícia, tudo que é mais barato essas empresas gostam de enfiar. Você paga caro por uma viatura barata. Compre uma viatura bonita e de primeiro mundo. Com ela andando na cidade e fazendo a ronda, o senhor pode ter certeza de quem vai ganhar é o senhor, e a população vai se sentir segura.

Carlinhos Silva, assessor parlamentar do simpósio sobre importância das Guardas Civis Metropolitanas. Eu quero agradecer ao Carlinhos Silva; ao vereador GCM Carlos Florentino, representante do Poder Legislativo Municipal do município de Vinhedo; à inspetora superintendente Lídia Gouveia, representante das guardas municipais femininas, ex-comandante da Guarda Civil Metropolitana; ao GCM Renato Augusto Alves, do município de Ilha Solteira, representando as Secretarias Municipais de Segurança Pública - obrigado pela sua presença -; à presidente Carla Soares, do município de Ribeirão Pires, representando os Consegs - parabéns.

Eu quero agradecer a todos os comandantes, inspetores, supervisores e chefes das Guardas. Eu vi também o pessoal do Exército aqui dentro, vereadores homenageados de todos os municípios, os meus amigos. Adoro ver esta Casa cheia, o que é muito difícil. Só é cheio assim aqui quando, graças a Deus, o nosso deputado Chico Sardelli consegue lotar esta Casa, são poucos os eventos tão prestigiados. Parabéns àqueles que vieram. Aqui não são convocados.

É importante os senhores saberem que são fortes, e a força é a união que os senhores têm. Eu quero parabenizar o trabalho de todos vocês por esse estado de São Paulo. Tem municípios em que a Guarda é mais forte que todas as polícias. Tem municípios em que a Guarda é mais importante que a Polícia Civil e a Polícia Militar, porque vocês chegam mais rápido.

Então, eu queria deixar para vocês o meu abraço, o meu carinho e o que os senhores precisarem do meu gabinete. Eu defendo a Guarda aqui. No dia em que saiu a Polícia Municipal, o coronel mandou para mim a foto das viaturas. O coronel me mandou e eu fiquei louco, eu falei: “Nossa, como ficou bonito!” E, aí, eu mandei para um monte de grupos da Polícia Civil e começaram a bombar essas viaturas.

Infelizmente, algumas pessoas têm medo, não sei por que, porque eu já falei que tem ladrão para todo mundo, a população é que vai ganhar. Já falaram que não podiam e que a viatura parada na rua não seria, não poderia uma população chegar e pedir um apoio, porque não são policiais.

Nós somos policiais e se pararmos e formos pedir... Vamos para cima e vamos prender como qualquer outro, vamos levar a um distrito. Eu falei para os delegados que eles têm que tratar a Polícia Municipal igual tratam a Polícia Militar, ou quem for lá, todos unidos. Precisamos de segurança, os nossos familiares têm que sair de casa. Somos uma família só, e aí, infelizmente, eu acho que além de não estarem contentes, ainda entraram com uma ação para tirar o nome da Polícia Municipal.

Jantando com o vice-presidente do Tribunal de Justiça, o Dr. Ademir, o desembargador, naquele dia em que deram a liminar, tirando e cassando o nome, eu falei: “Doutor, mas isso aí é um absurdo. Qual é o problema? Nós somos uma polícia só.” Ele fez assim: “Realmente.” Tenham certeza de que o coronel já recorreu e nós - eu digo “nós” porque eu sou igual a vocês - vamos ganhar. Vai voltar, nas viaturas, a ser “Polícia Municipal”, porque vocês vão ganhar, porque vocês merecem e essa hipocrisia ninguém aguenta mais.

Se sairmos perguntando à população por aí, podem ter certeza de que 100% da população são a favor da Polícia Municipal na rua, com viaturas novas, preparadas, com coletes, com armas de primeiro mundo, porque vocês são polícias e não dão mais conta só uma Polícia Civil e a Polícia Militar. Desculpem, mas precisamos de mais gente.

Vocês são um exército, que será maior ainda com o Sr. Secretário, porque ele sabe o que faz. Vai deixar saudades um dia, mas com certeza os voos são altos. Os voos serão altos e estaremos juntos nessa briga. Eu fiz questão de estar aqui.

Deputado Chico Sardelli, parabéns por ter feito essa festa maravilhosa a esses heróis que estão nas ruas, nas periferias. Às vezes, você vai ao Jardim Ângela e vê. Eu rodo São Paulo. Quando eu era delegado, eu não ficava em gabinetes.

Eu via as viaturas da Guarda paradas e andando em lugares bem distantes. Então, como é que não são policiais? São o quê, então? Estão lá de enfeite? São preparados para tudo. Não dá para entender isso.

Então, contem comigo. Contem com os deputados Itamar Borges e Márcio Camargo. Contem com esse fiel escudeiro chamado Chico Sardelli. Contem com os outros deputados, também, como o nosso amigo Telhada e mesmo o deputado Coronel Camilo.

Às vezes, falamos algumas coisas que pensamos, mas a realidade do Brasil é outra. A realidade de São Paulo, hoje, é outra. Na realidade, hoje, as pessoas querem vocês, na rua. Querem proteção e vocês são uns heróis. Vocês merecem ser homenageados todos os dias, como todos os policiais. Só nós sabemos o que é entregar alguma coisa para uma pessoa que foi furtada, roubada, e devolver aquela mercadoria, um ente querido do sequestro ou o que for.

Nós, policiais, temos a nossa instituição - Polícia Municipal, Polícia Civil ou Polícia Militar. Outras instituições “pagam” que fazem, mas não têm essa coragem que nós temos de andar lá perto do Jardim Mirna e lá no fundão da Cidade Tiradentes, porque nós somos polícias e somos corajosos. Gostamos da população e só ajudamos a população.

Muito obrigado e parabéns a vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do nobre parlamentar, deputado Delegado Olim. Parabéns. Aliás, em uma de suas falas eu deixei para falar no final, mas a nossa defesa é inconteste. Eu tenho andado pelo interior e às vezes sinto: “Vamos permanecer com a Guarda Municipal.” Porém, a grande maioria, até para representar uma segurança maior, quer as Guardas como Polícia Municipal.

Eu venho de uma viagem internacional, agora, onde eu tive a oportunidade, na Itália, de visitar a Polizia Municipale, e, na França, a Police Municipale. Então, o caminho da Polícia Municipal é irreversível e a Frente Parlamentar defende essa posição.

Eu gostaria de citar algumas autoridades, antes de passar para o deputado Itamar Borges: Antônio Carlos Alves Correia, secretário do Transporte e da Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos; GCM Renato Augusto Alves, secretário municipal de Segurança e Trânsito de Ilha Solteira; GCM Manoel Palomini, vereador da cidade de Mogi Mirim; Vitor Narezi, vereador da cidade de Pirassununga. Onde está o Vitor? Eu não o vi aí. Bem-vindo, Vitor. Naquela cidade há a nossa Cachoeira de Emas. Prosseguindo: vereador Antônio Cândido de Oliveira, nosso defensor dos animais, lá de Santa Cruz das Palmeiras, um grande defensor da causa animal; Marcelo Marcondes, vereador de Aparecida; João Augusto Picollo, vereador de Monte Alto; Marcelo Monteiro, secretário de segurança de Aparecida; presidente da Câmara de Macatuba, meu querido amigo Ricardo Genovez; vereador de Macatuba João Batista Francisco; vereador de Macatuba Júlio Saes; representando o deputado Antonio Salim Curiati, Alexandre Curiati, aqui, entre nós, também.

Eu gostaria de citar, nesta palavra, o subcomandante Carlos Alexandre Braga, inspetor superintendente, vice-presidente da Conferência Nacional das Guardas e ex-presidente da Associação das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, onde efetivamente desempenhou, em um passado não tão distante, e continua, como subinspetor, agora, a desempenhar essa função. Obrigado, Braga, pelo apoio e pela presença, também.

Eu gostaria, neste momento, de passar a palavra ao nosso querido companheiro, o deputado Itamar Borges, para as suas considerações.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Bom dia, pessoal. Muito bom dia a todas e a todos.

Querido presidente desta solenidade, meu amigo, professor e deputado Chico Sardelli, como sabe, já era para ter pegado estrada, mas eu fiz questão de, ao cumprimentá-lo e receber o convite para estar, neste momento, aqui, atrasar a minha saída para participar deste momento - primeiramente, por tudo que o meu colega Delegado Olim aqui colocou.

Cumprimento o Olim, que hoje estava calmo. Hoje estava bonzinho. Tem o hábito de transformar sessão solene em audiência pública. Começa a debater e reivindicar. Aí, eu falo: “Calma, sessão solene é para nós homenagearmos e para comemorarmos o momento.” Sua Excelência fala: “Mas, é um momento, também, para aproveitar e cobrar e reivindicar.” Com a eficiência e competência que tem, sempre, na defesa da Polícia, seja a Civil de que faz parte, a Militar ou a Guarda Municipal, a nossa Polícia Municipal, seja na defesa do povo de São Paulo, sempre atuou com muito espírito guerreiro.

Eu vou cumprimentar o Márcio Camargo, o meu colega, que também é outro parceiro que luta e apoia essa causa, mas eu fiz questão de ficar por algumas razões. Primeiramente, quando eu fui prefeito em Santa Fé do Sul, criei a Guarda Municipal. (Palmas.) Na oportunidade, era algo ainda muito tímido, no começo de 2001, no meu segundo mandato de prefeito. Eu dei sequência e eu fui ampliando. Comecei com pouco, também. Comecei com 12, em uma cidade pequena, de 30 mil habitantes. Mas, logo evoluí para 40. Fui evoluindo a nossa Guarda e vejo aqui mais de 100 cidades representadas. Eu recebi a informação, aqui, por nossos guardas municipais - como diz o Olim, por pouco tempo, pois em breve será nossa Polícia Municipal.

Falava aqui com o nosso comandante. Falo isso porque, desde o início de 2001 para cá, quando eu criei, implantei, preparei, ampliei, eu participei das lutas e das reivindicações - muitas delas pelo fortalecimento. Não era só que passasse da Guarda Patrimonial, da Guarda com a função que tinha antes, mas que fossem ampliando as funções e os poderes - e isso veio crescendo, graças a iniciativas como as do Chico Sardelli, que criou a Frente Parlamentar.

Há essa iniciativa do deputado Chico Sardelli, de criar a Frente Parlamentar, de organizar todos juntos, de levar propostas - quando eu sei, deputado Chico Sardelli, que tem propostas suas, através do seu partido, lá no Congresso Nacional, para podermos, dentro de uma emenda, não só derrubar essa questão de população de mais de 50 mil habitantes para o armamento. Isso é um absurdo e isso tem que cair. Mais do que isso, temos que sensibilizar. Aí, a Frente Parlamentar e as nossas entidades têm o poder de sensibilizar mesmo aqueles que têm mais de 50 e que ainda não aderiram, mas também aqueles que têm menos e que devem aderir.

Devem armar as Guardas Municipais, preparar, fortalecer, capacitar, valorizar, reconhecer em todos os sentidos. Eu acho que esse é o papel. Eu quero pedir, aqui, uma salva de palmas ao Chico Sardelli, pela iniciativa, pela luta, pela defesa e por tudo que faz. Chico Sardelli, parabéns. (Palmas.) É um deputado exemplar. Foi presidente desta Casa. Foi Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. É um deputado que realmente dá exemplo para este Estado e para todos nós.

É muito bom estarmos aqui, juntos. Da mesma forma que esta sessão solene traz, neste momento, eu quero saudar, aqui, o coronel José Roberto, esse amigo. Com tudo o que falou, Olim, eu faço coro. Eu conheço o José Roberto de quando ele era prefeito e acompanhava o governador. Conheço-o como secretário da Casa Militar no estado de São Paulo, que fez um brilhante trabalho na Defesa Civil e na segurança do governador. Da mesma forma, estou vendo essa transformação. Parabéns. O que o Olim falou eu reforço. Pelo que está fazendo aqui na capital, através do prefeito João Doria, do seu trabalho, da sua equipe e do seu comando da Guarda Municipal, parabéns, secretário José Roberto.

Eu quero cumprimentar, da mesma forma, o Carlinhos, que deu as mãos com o Chico Sardelli para preparar este momento e que coordena os simpósios. Cumprimento o Renato, o meu amigo, da nossa Ilha Solteira, secretário municipal - vizinho de Santa Fé, Olim. Cumprimentando-o, Renato, cumprimento todos os amigos do interior, da região, o nosso secretário municipal. É uma guarda importantíssima - aliás, uma das cidades pioneiras em Guarda Municipal.

Eu, quando fui implementá-la em Santa Fé, fui lá conhecer. Lá, já havia a guarda, um pouco antes. Eu acho que era a primeira cidade da região que havia feito. Era 1993. Olhem, eu cheguei sete anos depois. Eu já era prefeito em 1993, mas não tinha dinheiro, ainda. Estava preparando a cidade para implementar e, depois, conseguimos implantá-la. Parabéns ao Renato e a todos os secretários, todos os nossos comandantes de guardas municipais, vereadores. A Guarda Municipal está fazendo isso que a Polícia Civil fez e que tantos, como a Polícia Militar, fazem. Está sendo levada para as Câmaras Municipais.

A Guarda Municipal tem, aqui, nesta Assembleia, o líder das Guardas Municipais, que é o Chico Sardelli. O Chico nos traz - a mim, ao Olim, ao Márcio e a tantos outros colegas -, para, juntos, apoiarmos a Guarda Municipal. Comecem a eleger vereadores. É importante ocupar lugares na Câmara Municipal e vocês serem representados. Vocês são o orgulho da população. Eu falava isso em Santa Fé e eu percebi isso. Eu vi, aqui, representantes da polícia, dos bombeiros, enfim. Eu falo isto: a polícia é orgulho do povo.

Vocês, guardas municipais, enxerguem-se assim. Muitos já enxergam. Outros têm um pé atrás, mas podem enxergar. Vivi isso como prefeito. O povo sente orgulho da Polícia Municipal e dos guardas municipais. Vocês, portanto, podem sentir isso como uma homenagem e um reconhecimento pelo valor de todos vocês. Da mesma forma, cumprimento a inspetora Lídia, que já foi saudada aqui pelo Olim, e a Carla Soares, presidente do Conseg de Ribeirão Pires, representando os Consegs.

Cumprimento, também, o nosso inspetor, aqui da Guarda Metropolitana, o Adelson. Estávamos ali conversando. Cumprimento o prefeito Toni, que eu já citei. Para não estender muito, eu já quero finalizar, mas eu já disse que eu não poderia deixar de estar aqui, nesta manhã. Afinal de contas, o Chico Sardelli promove, aqui, com a presença e o apoio de todos os senhores, dois momentos. O primeiro é comemorar o dia 10 de outubro, “Dia Nacional da Guarda Municipal”. Em breve, Chico, com a sua luta e a de todos aqui, quiçá já no próximo 10 de outubro - não esse, agora, da semana que vem, mas o próximo - poderemos comemorar o “Dia da Polícia Municipal”, enquanto os municípios vão se adequando com essa nova conquista e com outras conquistas que possam ser trazidas e anunciadas.

A outra razão desta solenidade são as homenagens. Eu sei, Chico. Parabéns. Vossa Excelência vai homenagear as mais de 100 cidades. Temos, no estado de São Paulo, mais de 200 cidades com Guarda Municipal, mas, hoje, aqui, há mais de 100. Mais da metade das guardas municipais conseguiram. As que não estão aqui é porque não conseguiram estar, mas também estão sendo homenageadas indiretamente. O Chico presta essa homenagem às nossas Guardas Municipais e aos municípios que aqui estão.

Ficam aqui o meu abraço, a minha saudação e os parabéns aos senhores e senhoras, os nossos guardas, as nossas guardas municipais, aqui também representadas, que, com certeza, representam essa sensação que o meu colega, o Delegado Olim, colocou: a importância, o orgulho, o patrimônio, a segurança, aquilo que completa. Eu finalizaria dizendo que Santa Fé do Sul, onde eu fui vereador uma vez e prefeito três vezes, era uma na área da Segurança - com todo o respeito à Polícia Civil e à Polícia Militar - antes da Guarda Municipal, e se tornou outra cidade na área da Segurança, depois que criamos a Guarda Municipal. Mais do que criar, integramos a Guarda Municipal com a Polícia Civil e com a Polícia Militar. Houve uma integração, inclusive, de monitoramento das cidades, das escolas, dos bancos, das ruas, nas rondas escolares, na zona rural, na orla do Rio Paraná e assim por diante.

Portanto, eu sei da importância. Sei do valor e não poderia deixar de estar aqui, repito, para parabenizar o Chico, esta Casa, que aprovou, por unanimidade, a homenagem que o Chico propôs, e todos que compõem esta Mesa, os senhores e as senhoras, pelo “Dia da Guarda Municipal”, pela homenagem, pelo valor e pelo orgulho que representa para os seus municípios, para o nosso Estado e para todo o povo deste País.

Um bom dia a todos. Parabéns. Um abraço e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do nosso querido deputado Itamar Borges, que deu um exemplo efetivo de um prefeito que acredita na Guarda Municipal e que teve coragem de implantar a Guarda Municipal na cidade de Santa Fé do Sul. Eu gostaria de saudar o vereador do PV, de Guaíra, Kiko, aqui presente, e o vereador de Pedreira, o Marcelinho Duó. Obrigado pela presença.

Cumprimento o secretário de Segurança Pública, Ricardo Zequim, o comandante Josias e o secretário de Defesa Civil de Itapeva, Luciano de Oliveira. Saúdo a minha querida vereadora da cidade de Nova Odessa, Carol Moura. Onde está ela? (Palmas.) Grande Carol, obrigado pela sua presença. É importante a presença da mulher. É uma grande vereadora da cidade de Nova Odessa. Que Deus a abençoe na caminhada. Vai fazer a defesa das Guardas Municipais lá em Brasília, se Deus quiser.

Saúdo o coronel do Exército Paulo Márcio de Camargo, representando o general Campos, do Sudeste. O coronel do Exército Paulo Márcio ainda está entre nós? Não? Ele disse que precisaria se retirar. Coronel, se quiser fazer parte, aqui, a Mesa é do senhor. Estamos aguardando o senhor. Sinta-se em casa.

Saúdo: comandante Senna, da cidade de Mairinque; comandante Paulo Moraes, da cidade de Mogi Mirim; subcomandante Fagundes da cidade de Diadema; Anderson Borges Britto, diretor de segurança de Vinhedo; inspetor Paes, representante do comandante da cidade de Botucatu; comandante Sebastião Silva, de Cruzeiro; comandante Sidney Souza, de Porto Feliz; comandante Cristiane, de São José dos Campos; subcomandante Santana, de Campo Limpo Paulista.

Eu gostaria, neste momento, de convidar, também, o nobre parlamentar, deputado Márcio Camargo, a fazer uso da palavra.

 

O SR. MÁRCIO CAMARGO - PSC - Meu muito bom dia a todos. Eu queria cumprimentar, com muito carinho, esse grande deputado federal... Digo, deputado estadual, Chico Sardelli... (Vozes fora do microfone.) Sim, estou lançando-o, aqui. Já foi federal. O Chico Sardelli já foi tanta coisa, aqui. Nosso amigo e nosso parceiro, o Chico Sardelli, eu tenho a honra e a satisfação de o poder substituir - não à sua altura - na Corregedoria desta Casa. O Chico Sardelli era o nosso corregedor até meados deste ano e passou a incumbência para nós. Eu agradeço muito a confiança, Chico.

É o 3º secretário desta Casa. Já foi presidente desta Casa, mas, principalmente, a qualidade maior do Chico é a amizade. É amigo de todos. É um grande professor desta Casa, principalmente a nós que chegamos, neste primeiro mandato. Então, Chico, eu quero, em público, agradecer tudo o que V. Exa. tem feito pela Casa e pelos nobres amigos, aqui.

Cumprimento, com muito carinho, também, o deputado Delegado Olim, que contribui muito para a Segurança Pública do nosso estado de São Paulo. É um grande professor. Chegou à Casa comigo, mas já veio com uma bagagem enorme. É um parceiro e um grande amigo. Da mesma forma, cumprimento o deputado Itamar Borges, grande parceiro e deputado, batalhador e amigo de todos nesta Casa.

Rapidamente, cumprimento os já citados aqui: o comandante Adelson; o Carlinhos Silva, assessor parlamentar que faz esse trabalho maravilhoso ao lado do Chico Sardelli; o GCM Renato Augusto, de Ilha Solteira; a superintendente Lídia Gouveia, e o vereador e guarda municipal Carlos Fiorentino de Vinhedo, representante de todas as Consegs e a Carla Soares, de Ribeirão Pires, e o prefeito Toni, o coronel José Roberto.

Enfim, todos os guardas municipais aqui, a Polícia Militar, eu sou da cidade de Cotia, onde temos uma valorosa Guarda Municipal - não sei se tem alguém de Cotia aqui hoje, mas parece que já anunciaram. Em Cotia já temos mais de 400 homens da Guarda Municipal, uma Guarda valorosa. Quando você abre o Google e coloca Guarda Municipal, que só saem notícias positivas, isso demonstra um carinho muito grande que nós temos pela Guarda Municipal.

O meu irmão, o Carlão Camargo, que foi prefeito de Cotia, quando esteve deputado estadual aqui, aprovou a lei do Dia da Guarda Municipal no estado de São Paulo, que é comemorado dia 28 deste mês, o que me deu grande prazer. Ele foi homenageado, também, pelo nobre deputado Chico Sardelli. É uma honra para nós, o nosso irmão, que foi prefeito e deputado estadual, ter feito também essa lei em nosso querido estado de São Paulo. A Guarda Municipal é que aproxima as pessoas comuns do Poder Público.

Há tantos pedidos da Guarda - eu vejo pois tive uma convivência muito grande com eles. Todos os pedidos, qualquer um chega para a Guarda Municipal. Tem até pedidos de internações médicas, de partos. Eu já soube que muitos guardas municipais fizeram o parto na residência, ajudaram a fazê-lo. Então, só se tem notícias positivas da Guarda Municipal. E nós, como parlamentares, estamos aqui ao lado do deputado Chico Sardelli, ao lado do Dr. Olim e do Itamar Borges e de outros deputados que defendem a causa da Guarda Municipal.

Podem contar com esse humilde deputado aqui também que está chegando à esta Casa - já tem dois anos de mandato. Mas eu gosto muito e quero apoiar sempre a Guarda Municipal, como eu falei, ao lado desse grande deputado, o Chico Sardelli.

Só vim aqui trazer minha homenagem. O deputado Chico nos convidou ontem para participar dessa solenidade. Eu também tinha um compromisso hoje cedo, mas eu o adiei para estar aqui e trazer o meu abraço a todos vocês, com muito carinho, principalmente à Guarda Municipal da cidade de Cotia. Mas eu vejo que aqui da nossa região, Mairinque, que foi citada, Vargem Grande Paulista, tem Guarda Municipal. Ibiúna também tem uma Guarda Municipal muito boa; Santana de Parnaíba também; tem as cidades onde já atuamos bastante, mas no estado de São Paulo como um todo. Então, Chico, deixo aqui o meu abraço. O Chico Sardelli tem o melhor café da Assembleia Legislativa, o gabinete dele tem um café maravilhoso. E, eu e o Dr. Olim, e o Itamar temos o segundo melhor café da Assembleia Legislativa, então primeiro vocês passam lá no Chico e depois vocês passam lá em nossos gabinetes, porque estamos à disposição de todos. Meu muito obrigado e viva a calorosa Guarda Municipal. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradecer ao nosso querido deputado Márcio Camargo, que em um curto período de espaço de tempo já faz jus a esse cargo, representando muito bem o Legislativo paulista. Parabéns Márcio Camargo.

Eu gostaria de citar a presença do Nilson da Silva Coutinho, inspetor da Divisão Gente de São Paulo, representando aqui o deputado e Coronel Telhada. O inspetor superintendente Carlos Alexandre Braga, subcomandante da Guarda Civil Metropolitana; comandante Agnaldo Leandro Romoaldo da Guarda Civil de Aguaí; comandante e inspetor Fábio Luciano Leme, da Guarda Civil de Tatuí; comandante Robson Martins Pereira de Campos de Jordão; comandante de Itanhaém, Antônio Carlos da Silva, homenageando o homenageado Iranir Pereira Mair; comandante Barros da cidade de Rafard; comandante GCM de Tietê, Wagner Scorsato; comandante da GM de São Carlos, Michael Teruo Yabuki; comandante Gilberto Gullar, da cidade de Monte Alto; comandante GM de Santa Cruz das Palmeiras, Lorival Pereira de Oliveira; comandante Rossi da cidade de Pirassununga; comandante Castro da cidade de Taiaçu.

 Antes de passar a palavra ao próximo orador, quero lembrar a vocês de que temos uma homenagem e também teremos, Olim, uma homenagem a três nossos irmãos combatentes que tombaram em defesa do maior bem público que é o cidadão e a cidadã, e tombaram no exercício de seus trabalhos. É importante e nós temos um pouquinho de paciência e com o avançar da hora e não devemos sair muito fora, mas teremos essas homenagens, e principalmente aos familiares desses nossos irmãos que perderam as suas vidas nos defendendo.

Neste momento eu gostaria de passar a palavra ao prefeito de Areiópolis, o Toni Cadete, representando todos os prefeitos do estado de São Paulo.

 

O SR. TONI CADETE - Bom dia a todos. Primeiramente eu quero agradecer a Deus por essa oportunidade, saudar o nosso deputado Chico Sardelli, e parabenizá-lo por essa atitude brilhante. Que grande besteira que foi a liminar cassando da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo de ser Polícia Municipal! Todos nós pela Constituição que nos garante o poder de polícia, e pó rque não a vocês que ajudam na Segurança Pública, que mantém o patrimônio público, e a segurança das pessoas, sejam tratados como policiais municipais? E com certeza vocês serão policiais municipais sim.

Eu quero saudar o deputado Itamar Borges, que, infelizmente teve que sair, saudar o deputado Márcio, o deputado Delegado Olim, parabéns pela atitude e demais integrantes da Mesa, ao Carlinhos Silva, que representa todos os guardas municipais, e saudar o meu guarda municipal aqui presente, e em nome dele saudar a todos vocês, o meu guarda municipal Paulo. Futuramente, também Paulo, vamos transformar a nossa Guarda Municipal em Polícia Municipal.

É sabido por todos que as coisas funcionam nos municípios, o Chico Sardelli lembrou bem das Polícias Municipais italiana e francesa. Os Estados Unidos têm Polícia Municipal, e as coisas funcionam no município.

Já dizia Franco Montoro, que o povo, o cidadão mora no município onde inicia o Brasil. O Brasil se inicia na sua rua, na sua casa. São várias ruas, vários bairros transformando-se em uma cidade, várias cidades se transformando em um Estado, e o Brasil se inicia em um município, na sua rua, e então as coisas funcionam bem no município e é lá que as coisas têm que acontecer. E por que não termos a nossa Polícia Municipal? E, com certeza isso vai se transformar em realidade.

Eu quero ser breve, como disse o deputado. Mas, hoje, no Dia do Prefeito, eu quero prestar a minha homenagem, em nome de todos os prefeitos do estado de São Paulo, e a vocês que garantem a segurança, a harmonia e o bem-estar dos nossos familiares e do povo paulista. Parabéns a vocês, essa é a singela homenagem a todos vocês, em nome de todos os prefeitos do estado de São Paulo. E à nossa Guarda Municipal, em um futuro bem próximo, Polícia Municipal! Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Quero agradecer as palavras do nosso querido prefeito, Toni Cadete, representando a todos os prefeitos do estado de São Paulo, ele que é prefeito de Areiópolis, e que nos respeita, o que é importante. Vemos alguns prefeitos que têm receio de assumir a sua responsabilidade. Quero citar a presença de Regina Mesquita, secretária de Segurança Pública de Barueri, vereador Adeilson, da cidade de Iracemápolis - onde é que ele está? Está entre nós? Lá em cima também. Valeu, Adeilson. Obrigado pela presença.

Quero citar o comandante Simão da cidade de Araçariguama, e o subcomandante de São Caetano do Sul. O subcomandante Leandro Francisco Alves Manoel, da cidade de Laranjal Paulista; o subcomandante Claudinei da Silva Magalhães, de GCM de São Caetano do Sul; Júlio César dos Santos, subcomandante da GCM de Taiaçu; comandante da GM de Pedreira, José Marcial Saballo; comandante de GCM de Conchal, Rodrigo Andreatta; comandante Cleverson Souza Ramos, da cidade de Ferraz de Vasconcelos; Márcio da Silva Santos, chefe da Guarda Municipal e patrimonial de Lins; comandante da GCM de Santos, Ronaldo Pereira Pinto; comandante da GCM de Ibiúna, Marcelo. Comandante Camargo da cidade de Salto de Pirapora; comandante Leonardo da cidade de Boituva; comandante Costa Gale, e comandante da cidade de Aparecida, Giovanni Costa Gale.

Neste momento eu quero passar a palavra à nossa companheira e amiga, a presidente do Conseg de Ribeirão Pires, representando os Consegs paulistas, Sra. Carla Soares.

 

A SRA. CARLA SOARES - Bom dia a todos e a todas. Na pessoa do deputado e grande amigo Chico Sardelli eu cumprimento toda a Mesa e as autoridades presentes; e na pessoa da inspetora Lídias, todas as forças femininas presentes, obrigada por vocês existirem. Eu gostaria de agradecer a Deus, a importante glória que ele nos dá a cada dia de podermos acordar e saber que diuturnamente existem vocês lutando pela nossa segurança.

Eu gosto muito do trabalho que é feito pela Guarda Municipal - e logo mais Polícia Municipal, com a graça de Deus. Estou na cidade de Ribeirão Pires, e os Conselhos Comunitários de Segurança do Estado, eles lutam pela melhor qualidade de vida, em relação à segurança para a população. E aqui, em nome de todas as pessoas, a comunidade, a população do estado de São Paulo, eu agradeço a cada um de vocês de todo o coração, pelo trabalho que têm feito por nós cidadãos.

Parabenizo, também, o deputado Chico Sardelli e aos demais deputados aqui presentes pela iniciativa, pela incansável luta pela Segurança Pública e, principalmente, pela estrutura que esses profissionais precisam para desenvolver os seus trabalhos. Realmente, a polícia do estado de São Paulo precisa ser a cada dia mais fortificada. Coronel, parabéns pelo seu trabalho. Eu estou como secretária adjunta de Segurança Pública, e o senhor pode ter certeza, que está sendo, sim, um exemplo para nós secretários, em todas as cidades paulistas.

E, vocês só têm a crescer a cada dia que passa, com pessoas realmente comprometidas com a Segurança Pública; a população agradece. Carlinhos Silva, parabéns pela sua jornada e pelo seu trabalho incansável em todas as Guardas do estado. Acompanhamos o trabalho de vocês e a essa Frente Parlamentar que o Chico criou. Ele é um enorme amigo nosso. Ele batalha pelas cidades do estado de São Paulo, tem esse amor quase que incondicional às Guardas Municipais, e isso nos motiva a continuar seguindo com os seus trabalhos.

Parabéns, deputados, eu gostaria de mais uma vez parabenizar o trabalho de todos, agradecer de coração e pedir que Deus abençoe a cada um de vocês e suas famílias pela grande participação que vocês têm em sua sociedade como cidadãos e pelo comprometimento que vocês têm com a nossa Segurança Pública. Parabéns, Nação Azul Marinho.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço a nossa querida presidente do Conseg da cidade de Ribeirão Pires pelo brilhante trabalho já realizado pela Segurança Pública lá em sua cidade, em sua região e também no Estado.

Gostaria de citar a presença do inspetor e superintendente Juvenal Leolino de Miranda Filho, da Superintendência Ambiental. O inspetor superintendente Edson dos Santos Oliveira, superintendente do Planejamento; inspetor de agrupamento Welten Santos, coordenador operacional Sul; inspetor de agrupamento Júlio César Figueiredo, responsável pelo trânsito da GCM de São Paulo. José Aparecido e César Castilho, inspetor de agrupamento e comandante operacional do centro; inspetor do acompanhamento, Wellington dos Santos, comandante operacional de OS centro; inspetor de agrupamento Wilson Batista e comandante operacional da zona leste; comandante operacional norte Miguel Rocha Veneno.

Eu gostaria nesse momento de transmitir a palavra à inspetora superintendente Lídia, para que ela possa fazer a sua fala.

 

A SRA. LÍDIA GOUVEIA - Bom dia a todos, deputado, obrigada pela oportunidade de estar aqui, e em seu nome eu cumprimento a todas as pessoas da Mesa, e eu quero cumprimentar também a todos vocês, guardas civis metropolitanos, ou guardas municipais, mas não importa essa diferença de denotação, de chamamento, nós exercemos o papel de policiamento comunitário, fazemos o papel nas ocorrências de polícia, e também fazemos outras coisas muito melhores, e temos o resultado em um local onde nós trabalhamos, que é a resposta da população para a presença das Guardas Municipais. Ela é extremamente bem-vinda, e então temos que continuar o nosso bom trabalho, melhorar no dia a dia.

E, também, deputado, as mulheres, elas não só fazem policiamento, elas têm um brilho a mais nas Guardas Municipais com certeza. Há pouco tempo, uma semana atrás, nós tivemos uma guarda, a Cláudia de Paula, que foi chamada junto com a sua equipe para fazer a escolta de um táxi onde se tinha uma parturiente, uma mulher dando à luz, e quando eles chegaram no hospital, onde ela deveria ter o filho, falaram que o convênio não atendia naquele local. Disseram, então, que eles teriam que ir para outro hospital, e quando ela chegou no táxi, o que é que ela viu? A criança estava coroando, ou seja, já estava nascendo. E, ela falou uma palavra e uma frase fantástica, chegou para a mãe e falou assim: “Você confia em mim?” E ela falou:“Eu confio.” “E, então eu vou fazer o seu parto.” E essa guarda fez o parto dentro do táxi, na porta do hospital. Ou seja, além de policiamento, também fazemos parto, e fazemos outros atendimentos também, as mulheres são educadoras, sabemos disso.

Os homens também, mas a presença da mulher na viatura, a presença da mulher na Guarda Civil, no serviço de policiamento, dá uma diferenciação, a mulher dá outro tom para aquele trabalho.

É uma pena que nós mulheres sejamos muito poucas em nosso meio. Aqui, em São Paulo, nós somos apenas 30 por cento. Seria até interessante se nós pudéssemos colocar meio a meio, como igualdade de direitos - talvez possamos fazer isso, não sei - e propor as Guardas Municipais que não têm mulheres na sua equipe que façam isso e que estimulem esse tipo de trabalho.

Vocês não vão se arrepender de serem da Guarda Civil. Eu sei que eu não me arrependi de ser guarda civil, e já tem 30 anos e dez meses. Logo a aposentadoria chega. Vocês são a parte principal e importante no policiamento onde estão. Vocês são peças- chave para o atendimento para a comunidade. E a comunidade tem você, guarda civil, como referência. Podem ver que quando vão pedir opinião ou pedir uma informação em uma praça, a primeira pessoa que é da comunidade vai é para o guarda, e depois talvez ela vá para a Polícia Militar - não querendo desclassificar a Polícia Militar. Mas, o guarda tem uma imagem muito mais simpática mesmo, e esse é o nosso policiamento comunitário, aproximando a comunidade das Guardas Municipais.

 Eu estou fazendo um curso na Escola Superior de Guerra, e o general que nos deu aula, falando sobre a proteção das fronteiras, falou que as fronteiras brasileiras são muito grandes, e se for fazer um policiamento completo na fronteira, não tem efetivo.

Eu cheguei para o general e falei: “General, por que não treinar as Guardas Municipais das cidades próximas às fronteiras? Para que elas consigam agir no momento de primeira instância, e assim notifiquem o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica, de qualquer outro problema que esteja havendo naquela situação de fronteira?” Aí ele falou: “Olha, a sua ideia é muito boa.”

Depois eu vi na semana passada que houve um encontro também do pessoal do Exército com o pessoal da Ages. Quer dizer, podemos ampliar o nosso horizonte, vamos fazer isso, com certeza.

Parabéns a todos os guardas, parabéns a todos os comandantes e secretários, deputados, vereadores que estão aqui presentes, e eu desejo que Deus abençoe a todos vocês a cada dia no seu trabalho. Que Deus te proteja e que nenhum mal te aconteça, obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço a inspetora Lídia por suas palavras. O deputado Delegado Olim estava aqui dizendo ao meu lado que ele gosta de mulheres na Guarda Municipal, mas que elas são muito bravas. Mas, isso é um exemplo de doçura, de atendimento, de trabalho, e não tenho dúvida nenhuma que da mesma forma que existem em outras instituições grandes mulheres, a GCM, com certeza, também tem as suas representantes, e da melhor forma possível, abrilhantando, embelezando e dando o carinho e amor que a mulher tem, que é natural da sua criação e da sua personalidade.

Gostaria de saudar o inspetor e superintendente SOP Agnaldo de Barros Pedro; o inspetor superintendente do Suplan, Edson dos Santos de Oliveira; o inspetor de agrupamento, Adilson Rodrigues; o comandante operacional Sul; e o Marco Antônio Franco da Silva, diretor de Santo Antônio da Posse.

Neste momento, eu gostaria de convidar, para fazer uso da palavra, o vereador GCM, Carlos Florentino, do município de Vinhedo, representando o Poder Legislativo no estado de São Paulo.

É importante que nós também tenhamos policiais, vereadores, guardas municipais e deputados estaduais e federais, para poderem ir efetivamente e fazer a defesa. Eu sou um dos poucos policiais e deputados, aqui na Assembleia Legislativa, que tem, na minha assessoria, um GCM de ofício, que é o nosso inspetor, o Carlinhos. Então, nós efetivamente entendemos as dificuldades e, por isso, apoiamos que a GCM tenha uma vida orgânica e política sim, para podermos defender os nossos interesses e os interesses da nossa instituição.

Com a palavra o nobre vereador, Carlos Florentino, da nossa querida cidade de Vinhedo, representando as Câmaras Municipais.

 

O SR. CARLOS FLORENTINO - Bom dia a todos, primeiramente eu quero agradecer a Deus pela rica oportunidade que nos tem dado na manhã desse dia. Quero agradecer ao deputado Chico Sardelli, que com muita luta tem nos representado. E eu digo, de passagem, que é um grande feito. Ele é um grande lutador, junto com o Carlinhos Silva e amigos. E todos nós sabemos que são, realmente, amigos da Guarda Municipal não só de São Paulo, mas de todo o Brasil, porque a luta deles não é só pelo estado e sim pelo Brasil. Saúdo o deputado Olim e o deputado Itamar, que foi embora, bem como os outros deputados e os representantes da Mesa.

Quero dizer que é com muito orgulho mesmo, de coração, que estou diante de vocês; me sinto emocionado. Faz 15 anos que eu estou na Guarda Municipal de Vinhedo. É uma grande instituição, como o deputado falou. Quando se fala em segurança em Vinhedo, se fala primeiro na Guarda Municipal, porque temos 120 homens para aproximadamente 40 homens da Polícia Militar.

E, graças a Deus, o prefeito tem dado respaldo e temos combatido o crime, frente a frente, testa a testa. Eu falo que estou com muito orgulho e até emocionado em estar diante desse povo, porque a minha história começou aqui no município de São Paulo. Esses dias, eu estava falando com um amigo. Quando pequeno, vim do estado do Paraná, com uma bermudinha, sem camisa e descalço. Eu acordava às seis horas da manhã, aproximadamente, para ir para a porta de um ferro-velho, pegar um carrinho de papelão e sair às ruas de São Paulo, a fim de ajudar no sustento da minha família.

Hoje, eu, Carlos Florentino, estou diante de um grande público como esse. Por isso, acreditem em seus sonhos, sonhem os seus sonhos. Eu acredito que tudo é possível, assim como os nossos sonhos de sermos realmente reconhecidos em nosso Brasil como uma força de segurança. Pela população, já somos. Precisamos ser reconhecidos pelas patentes lá em Brasília, pelos nossos deputados, pelo nosso Presidente.

Eu estive em Brasília na semana passada, numa reunião no Ministério da Justiça, e passei as nossas necessidades para ele, as nossas dificuldades. Ele demonstrou uma grande vontade de nos ajudar. Eu tive reunião com aproximadamente nove deputados federais, e muitos deles, quando fazemos a nossa explanação e passamos para ele a nossa necessidade, não conhecem nossas necessidades.

É aí que esbarram as nossas PECs, como a 534, que está parada desde 1999. Gente, são muitos anos com ela parada. Mas eu tenho certeza de que está chegando a nossa hora. Essa proporção do município de São Paulo em colocar a Polícia Municipal desencadeou no Brasil inteiro um fortalecimento gigantesco para as nossas guardas. Tenho certeza de que ninguém mais vai nos segurar.

Somos homens e mulheres de bem, saímos das nossas casas e deixamos os nossos filhos e esposa, seja de manhã ou no início da noite, para defendermos a população. E, se damos as nossas vidas pela população, como podemos ficar de lado? De maneira alguma. Agora chegou a hora, chegou a nossa vez. A Guarda Municipal está tomando uma proporção gigantesca no Brasil inteiro. Como o deputado falou, o que seria dos municípios, hoje, sem a Guarda Municipal?

Eu tenho como exemplo o meu município. O que seria de Vinhedo sem a Guarda Municipal? Nós atendemos em torno de 70% das ocorrências, e não são só ocorrências de travessia escolar. São voltadas para o crime, como todos vocês fazem: combate ao tráfico de entorpecentes, combate à criminalidade. E uma injustiça maior ainda: onde estava a cabeça de um ser humano que, lá em Brasília, votou a lei de que em municípios com menos de 50 mil habitantes não poderiam andar armados?

Gente, isso é uma vergonha, porque todo o município tem a sua bandidagem, tem a sua marginalidade em sua proporção. Mas eu tenho certeza de que isso aí está caindo e está chegando o momento de sermos reconhecidos. Obrigado, deputado Chico Sardelli. Continue com essa força e que Deus continue abençoando-o e iluminando sua vida. Tenho certeza de que a sua luta em prol das nossas Guardas Municipais, junto ao Carlinhos e aos outros deputados, não vai ser em vão.

Eu tenho certeza de que, hoje, o senhor é reconhecido não só no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil. Está na hora de alcançarmos a nossa grande vitória, que é a aprovação das nossas PECs que tanto nos honram. Nós penamos muito com anseios.

Eu também queria agradecer ao Eliel, do Canal Azul Marinho. Obrigado pela presença. Eu sei que o senhor tem feito um grande trabalho à frente das Guardas Municipais, não só do estado de São Paulo, mas de todo o Brasil. Continue com esse belo trabalho. Eu sempre tenho prazer de te assistir; que Deus continue te abençoando e te dando sabedoria. Vemos esse seu empenho em prol das Guardas Municipais do Brasil inteiro.

Pessoal, obrigado. Contem sempre comigo. Vamos à luta, vamos à peleja e vamos nos tornar polícias de verdade na lei, porque de verdade nós somos. É isso que esperamos dos nossos representantes, que eles reconheçam os nossos trabalhos e que tenhamos respaldo para tudo que nós fazemos. E, principalmente, porque muitos anseiam pela aposentadoria especial. Eu tenho certeza de que uma coisa vai puxar a outra. E a nossa grande vitória está chegando. Amigos, um abraço; que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do GCM e vereador Carlos Florentino. Eu gostaria de citar a presença do secretário de Segurança Pública de Santa Bárbara d’Oeste, Romulo Gobbi. Ele mandou a corporação e nossos GCMs da nossa querida cidade de Santa Bárbara d’Oeste. Obrigado pela presença. Gostaria de citar, ainda, o GCM 3ª Classe Daniel, de Itaquaquecetuba; Nilson da Silva Andrade, supervisor do canil da GCM de Santos; Jean Carlos Surian, coordenador do canil de Itu; Pedro Aparecido, GCM 3ª Classe de Bragança; subcomandante Rogério Bocamino, de Vargem Grande do Sul; e Agnaldo Alexandre Peres, de Taiúva.

Gostaria de passar a palavra, para suas breves considerações, ao GCM Renato Augusto Alves, de Ilha Solteira, representando as Secretarias Municipais de Segurança Pública.

 

O SR. RENATO AUGUSTO ALVES - Bom dia, deputado Chico Sardelli, em nome de quem cumprimento a Mesa. Deputado, nós temos a Guarda Municipal a 650 quilômetros daqui, na cidade de Ilha Solteira, já há 24 anos. Agradeço as ações adotadas pelo senhor nessa Assembleia, porque têm surtido efeito na divisa do estado. Aproveito essa oportunidade para, muito brevemente, chancelar as ações que o senhor tem adotado. Isso tem refletido na Segurança Pública do nosso município também. Deputado Olim, obrigado pela presença; o senhor é um deputado atuante e um delegado que honra a Segurança Pública. Temos o deputado Itamar Borges, a quem, na ocasião da criação da Guarda Municipal de Santa Fé do Sul, tivemos o privilégio de ajudar, bem como na região de Araçatuba e Birigui. Fazíamos um trabalho bastante integrado.

Cumprimento a Mesa também: o tenente Toni Cadete, prefeito de Areiópolis, e coronel José Roberto, secretário municipal. Temos ouvido falar muito bem do senhor. Continue com essas ações, inovando sempre, sem medo de errar, porque só erra quem trabalha. Parabéns pelas ações que o senhor tem adotado. Quanto ao Vereador Carlos Florentino, de Vinhedo - Carlinhos Silva-, o que falar dele? Vez ou outra, andava 650 quilômetros, às vezes na madrugadinha, e o Carlinhos estava chegando para fazer uma visita, um bate-papo para dar um apoio ou consolo. E aproveitava essa viagem para correr as Guardas Municipais da região. Então, merece nosso respeito. Acho que tudo que tem ocorrido aqui é justamente por essa iniciativa dele e pelo suporte que o deputado tem sacramentado. Parabéns Carlinhos; fica aqui nosso respeito e admiração.

A inspetora falou da questão do efetivo feminino. E lá também contamos com praticamente metade do efetivo feminino, que desenvolve algumas ações louváveis e dignas de elogios, como na questão da travessia escolar. Temos seis no efetivo para travessia escolar, faça chuva, sol ou frio. Até aproveito a ocasião para dizer que, normalmente, no dia 25 de agosto comemoramos o Dia da Guarda Municipal. Então, isso aqui é para os homenageados. Nessa ocasião, quando recebemos uma homenagem de uma criança, ela simplesmente escreveu uma frase bem simples, mas de grande valia: “sua farda é da cor do céu, então isso significa que você é o anjo que Deus mandou para cuidar de nós”.

Então, carreguem essa homenagem com vocês com muita galhardia e respeito. Extirpem aqueles que querem destruir a instituição, não tenham medo disso. Mas carreguem com muita valoração o trabalho de vocês. Felicidades e parabéns a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria de agradecer as palavras do GCM Renato Augusto Alves, de Ilha Solteira, representando as Secretarias Municipais de Segurança Pública. Nesse momento, gostaria de citar Wagner Gockos, gerente de projetos, representando o prefeito de Aguaí; subinspetor Mário Vitor Soares, vice-presidente da Abraguardas; comandante Rubens da Silva Ávila, de Tatuí; o GCM Agnaldo de Barros, comandante e superintendente de operações em São Paulo; o subinspetor José Antônio Neves Pimenta, de Franca; e o guarda de carreira da GCM de Guaíra, Esmeraldo Palhares.

Neste momento, gostaria de passar a palavra ao meu amigo e coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Segurança Urbana, neste ato representando o prefeito de São Paulo, João Doria.

 

O SR. JOSÉ ROBERTO RODRIGUES DE OLIVEIRA - Bom dia a todos e a todas. Quero cumprimentar o deputado Chico Sardelli, presidente desta sessão, que conheço desde capitão. O que temos em comum é torcer para o mesmo campeão mundial de 51, o Palmeiras. Cumprimento, ainda, o deputado Olim, que tem sido um parceiro de primeira hora desde que assumi a Secretaria de Segurança Urbana, defendendo nossas ideias e nos apoiando em tudo. Lembro certa ocasião, na Cidade Jardim. Eram 23 horas e 30 minutos e estava fazendo um frio danado. Ele disse: “Coronel, temos que mudar a viatura, fazer um layout diferente, colocar uma viatura grande”. “Não, calma, vamos devagarzinho”.

Fizemos um concurso interno que nosso companheiro ganhou. E temos o layout que está sendo colocado agora. E a decisão de colocar a Polícia Municipal veio do João Doria: “Coronel, podemos colocar o nome de polícia?” “Constitucionalmente, não sei... Podemos e vamos colocar. Mas vai ter problema e discussão”. Quando eu assumi a Secretaria, nós começamos a entender o universo em que trabalhamos, e não tem como ser diferente. Vamos falar disso depois.

Cumprimento o deputado Itamar Borges que esteve aqui, também amigo de muito tempo; deputado Márcio Camargo; o prefeito Toni Cadete, de Areiópolis; o coronel Máximo Camargo, que representa o general Campos, comandante militar do Sudeste; o Carlinhos Silva, assessor parlamentar e nosso guarda; o inspetor superintendente Adelson, comandante-geral; o inspetor superintendente Braga, nosso subcomandante; e o nosso superintendente operacional Pedro. Fiz questão de citar os três porque são aqueles para quem ligo a toda hora, seja de manhã, de tarde, de madrugada; é com quem estamos sempre falando e pedindo as coisas. Cumprimento, ainda, a Lídia, que foi nossa subcomandante e inspetora superintendente; o Renato Augusto, que representa os secretários municipais de Segurança; e o Nelson Coutinho, que representa aqui o deputado Coronel Telhada.

Eu venho de uma história de 32 anos de Polícia Militar. Tudo que sou e que tenho eu devo para a PM; não nego e nunca vou negar. Mas eu tenho uma responsabilidade na mão. Desde que assumi até agora, cinco guardas foram baleados e três morreram. Se fôssemos colocar proporcionalmente, em relação à Polícia Militar, teríamos dito que morreram 45. A Polícia Militar é 15 vezes maior do que a Guarda Municipal. O número é muito grande. Nosso guarda está na rua. Está aqui a nossa guarda com tipoia porque levou um tiro no braço e na boca; eu a visitei no hospital. Estava na zona leste fazendo a ronda escolar. Isso não é ser polícia?

O Parque do Ibirapuera tem, aos finais de semana, 70 mil pessoas. Vejam: 500 cidades do estado de São Paulo não têm 70 mil pessoas. Como vou fazer para atuar? O cidadão não faz nada e espera para chamar a Polícia Militar? Tudo que fizemos não é confrontando a Polícia Militar, não é deixando de fazer o que estamos fazendo, mas fazendo o que fazemos, como policiais. Assim como existe a polícia do Legislativo, do Senado, da Câmara. Nós temos nossa Polícia Municipal, e vamos recorrer até o Supremo se for necessário. Volto a repetir, não se trata de negar a Polícia Militar ou a contrariar, mas de pedir para fazer e trabalhar junto.

São Paulo tem 1.540 quilômetros quadrados e 12 milhões de pessoas. Se somarmos Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil, não chegamos a 30 mil policiais. Nova Iorque tem 1.210 metros quadrados, com nove milhões de pessoas e quase 50 mil policiais. Aí, você vê a diferença entre uma cidade e outra, em termos de cultura e legislação, mas temos que começar pelo número de pessoas. É isso que queremos fazer: onde está a Guarda não precisa estar a PM, temos que saber dividir isso. Como o deputado Olim falou, tem bandido para todo mundo. Não dá para entender um país onde há 60 mil mortes por ano... Deve ser feito algo diferente, temos que repensar a Segurança Pública. Temos que entender o papel de cada um e podemos fazer muito. E a Guarda tem feito muito.

Evidentemente, precisamos começar a dar condições para a Guarda fazer: melhores uniformes e condições de trabalho, melhores salários. Temos que pensar em tudo isso a seu tempo e em sua hora. Vamos pensar. Chamamos 200 guardas do concurso de 2013 e vamos chamar do restante, metade agora em dezembro e metade no ano que vem, para mantermos mais efetivo. Fizemos um corte linear na administração, tirando 10% dela para a atividade operacional. Vamos reorganizar a Guarda para coincidir com a área do batalhão, para podermos dividir e trabalhar os índices criminais dentro dessa área. Com isso, sobram mais 624 guardas que poderão ir para a atividade operacional. Poderemos dar uma folga ao guarda. Trata-se de trabalhar essas questões para fazermos.

Eu trago aqui um abraço do prefeito João Doria. Estou aqui hoje porque, na campanha, eu fui convidado para fazer parte do Plano de Governo de Segurança Urbana e Defesa Civil. Sou professor disso na faculdade e, no final do ano, fui convidado. Desde aquela época, colocamos que o município é importante na participação da prevenção criminal da cidade. Quando ocorre um crime, temos a figura do autor, da vítima e do ambiente onde acontece. O ambiente é atribuição do município. É falta de iluminação, é o bar que não tem alvará e onde se encontra a droga. Vamos trabalhar, porque juntos somos mais fortes.

Volto a dizer: vamos brigar até o Supremo e vamos defender essa ideia. Não é marketing, é o entendimento de que vocês, que estão nas ruas, estão sujeitos e são convocados para serem policiais. Quem está do lado no perigo não sabe se a viatura é preta ou vermelha. Até CET, se for o caso, ele chama: “Pelo amor de Deus, me ajuda”. E você tem que agir como policial. Vocês são treinados para serem policiais e fazerem o combate ao crime.

E por que não se chamar polícia? Então, nossa defesa não é para marketing; é uma defesa institucional para o homem e a mulher guarda, que está na rua todos os dias enfrentando a criminalidade.

Por tudo isso, deputado Chico Sardelli, parabéns por essa iniciativa desta sessão, e por ter essa Frente Parlamentar importantíssima. Nós estamos com um pleito junto ao Comando do Exército mudando o calibre da arma para 40. A primeira coisa que fiz foi ligar para um especialista e perguntar qual é a melhor arma. Ele me falou a Glock 40. Estamos aguardando autorização no Exército para ter essa arma - e que isso possa ser para todas as Guardas. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Agradeço as palavras do coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário municipal de Segurança Urbana, representando neste ato o prefeito de São Paulo, João Doria.

 Gostaria de saudar e registrar a presença do inspetor da GCM de Pontal, Adolfo Oliveira; Ricardo Pereira, diretor de Trânsito em Ferraz de Vasconcelos; Tarcísio Alegre, diretor operacional de Limeira; inspetor chefe Saliatiel, representando o comandante de Araras; vereador Laércio Inácio Anadeto, de Vargem Grande do Sul. Vi também pelo visor da televisão o vereador Eliseu Tognolli, de Conchal. Obrigado pela presença entre nós.

Vou pedir agora para que faça uso da palavra o inspetor superintendente Adelson de Souza, comandante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

 

O SR. ADELSON DE SOUZA - Senhoras e senhores, bom dia. Quero, neste momento, agradecer ao deputado Chico Sardelli, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas, que faz um trabalho notável que alcança todas as Guardas no estado de São Paulo. Cumprimento também o nosso deputado Delegado Olim, um grande parceiro, como já dito aqui pelo nosso secretário; o prefeito Toni, de Areiópolis; nosso secretário municipal de Segurança Urbana, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, que representa neste ato o nosso prefeito João Doria. E já fazer um recorte aqui para agradecer a tudo que essa gestão está fazendo por nossa Guarda, todos os investimentos e oportunidades de mostrar nossa Guarda, e todos os ensinamentos que temos recebido, que são de muita valia. A nossa Guarda está diferente, não no modo como ela é intrinsecamente, mas no modo que a população de São Paulo nos vê, e isso é responsabilidade do prefeito e do nosso secretário.

Quero cumprimentar também nosso vereador Carlos, de Vinhedo. Belas palavras, concordo em gênero, número e grau com o que o senhor disse. Cumprimento o secretário municipal Renato, de Ilha Solteira; a inspetora superintendente Lídia, que representa neste ato as mulheres das Guardas Municipais; nossa representante dos Consegs de Ribeirão Pires, Sra. Ana Carla; o inspetor Carlinhos Silva, e acho que qualquer palavra que usar para descrever o trabalho que ele faz pelas Guardas Municipais não estará à altura do que realmente é feito. Ele sempre se desdobra e eu acompanho sua jornada desde o início. É razão de muito orgulho.

Gostaria de cumprimentar o nosso subcomandante e inspetor superintendente Carlos Alexandre Braga; todos os secretários, comandantes e subcomandantes, e demais integrantes de Guardas Municipais, familiares presentes. Cumprimento também os nossos deputados que estiveram aqui, Itamar Borges e Márcio Camargo, que dirigiram palavras muito importantes. E por que são importantes? Nós, que vivemos e somos guardas municipais 24 horas por dia, sabemos o quanto queremos ouvir essas palavras de reconhecimento, palavras que demonstram o trabalho que realizamos. Isso é muito importante e nós sempre quisemos esse reconhecimento. Mais do que isso, nós sempre esperamos. Tudo que fazemos aqui em São Paulo, em Vinhedo, Araras, qualquer uma das cidades do estado, e por que não fora do estado? Vamos para o Brasil inteiro! Em todos os municípios com Guarda, sabemos muito bem o que fazemos. Nós sabemos qual é o nosso lugar e só queremos que ele seja reconhecido.

Quanto à questão da Polícia Municipal, nós não estamos prometendo agregar nenhuma atividade a mais. Não vamos fazer nada de novo, não existe invenção. O que nós fazemos hoje já é Polícia Municipal. Como disse nosso secretário, isso não é nenhum demérito a qualquer um dos órgãos de Segurança Pública do estado ou de qualquer esfera. Aliás, são nossos parceiros. Aliás, queremos que sejam nossos parceiros com cada um dentro de sua atribuição. Não tem nada a ver com tentar dividir poderes, mas apenas reconhecer o poder que nós já temos. O poder de polícia é do Estado brasileiro, e esse poder é delegado para quem faz cumprir a lei. Acho que esse é nosso trabalho.

Estamos nesta sessão solene para comemorar o dia dez de outubro, Dia Nacional das Guardas Municipais. Estamos aqui também para homenagear nossos integrantes que se destacaram dentro de suas atividades. Quero parabenizar todas as Guardas pelo seu dia e cada um dos homenageados.

Quero concitar a todos os comandantes, subcomandantes, inspetores, coordenadores, integrantes de Guardas Municipais. Nós precisamos nos unir - porque ninguém faz nenhum trabalho bom sozinho. Nós precisamos estar em parceria para apoiar os parlamentares que nos apoiam: deputado Chico Sardelli e Delegado Olim. Este é um momento de definição: daqui para frente, o que for decidido norteará nossos caminhos. Não podemos ficar somente assistindo.

Parabéns às Guardas Municipais e a todos os homenageados. Parabéns à Nação Azul Marinho. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Gostaria de agradecer as palavras do inspetor superintendente Adelson, comandante da Guarda Civil Metropolitana, que falou em nome dos GCMs, comandantes e subcomandantes da capital.

Gostaria de convidar agora o subinspetor Carlinhos Silva, assessor parlamentar e coordenador dos simpósios, para falar sobre a importância das GCMs no município.

 

O SR. CARLINHOS SILVA - Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui novamente, mais um ano comemorando o Dia Nacional das Guardas Municipais. Muito obrigado a todos os irmãos que se deslocaram de seus municípios para prestigiar esta sessão solene. Meu amigo e parceiro, deputado Chico Sardelli, parabéns pelo trabalho e obrigado pela oportunidade. Quero saudar todos os deputados que estiveram aqui presentes.

Em nome do meu secretário Zé Roberto, quero saudar todos os secretários presentes. Em nome do meu comandante, inspetor Adelson, que, graças a Deus, tive a oportunidade de estar por muitos anos juntos - foi meu chefe - quero saudar todos os irmãos comandantes de carreira. Em nome do meu vereador Manoel Palomino, de Mogi Mirim - segundo mandato, parabéns -, quero saudar todo o Legislativo azul marinho. E ao nosso prefeito Toni, de Areiópolis, uma satisfação em tê-lo presente conosco; inspetora Lídia, a cara do Conseg de Ribeirão Pires; meu amigo e parceiro, vereador Carlos Florentino, de Vinhedo; Renatinho, estivemos muitos anos juntos em Ilha Solteira, obrigado por ter vindo e Deus abençoe.

Meus irmãos da família azul marinho, é com muita honra e satisfação que estamos aqui mais uma vez comemorando o Dia Nacional das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. Neste ato solene, não posso deixar de registrar minha gratidão, respeito e admiração ao nosso deputado Chico Sardelli, que proporciona esse evento e vem proporcionando a respeitável evolução das Guardas Municipais no estado de São Paulo. Acompanho diariamente a luta desse político honesto, comprometido e trabalhador, e sei que a família azul marinho ocupa um enorme espaço em seu coração e sua alma.

Hoje comemoramos o Dia Nacional das Guardas Municipais e, aqui no estado de São Paulo, temos muito a comemorar.

Foram muitas vitórias e realizações. Vou enfatizar dois pontos. Um, é a isenção de pedágio para as viaturas das Guardas Municipais, uma luta de muitos anos que muitos participaram e hoje nem estão conosco aqui nessa vitória que a Frente Parlamentar conseguiu. Quero até alertar os senhores de que estou visitando o estado e muitos municípios ainda não aderiram. Na saída do evento tem um informativo nosso com todo o trabalho da Frente Parlamentar, e lá tem o passo a passo. Vamos galgar esse benefício que temos direito, que é a isenção de pedágios para viaturas.

Outra questão são as estatísticas. Eu, o Chico Sardelli e uma comissão de guardas - inclusive o Palomino esteve conosco - estivemos junto com o governador de São Paulo para tratar de várias pautas. Nós tivemos êxito com as estatísticas.

Na época, o secretário de Segurança Pública era o Fernando Grella e ele nos atendeu. Conseguimos participar da reformulação do Boletim de Ocorrência. Hoje, tem o campo GCM. Vejo que alguns irmãos deixam passar batido, mas isso é importante. Temos que provar, de direito e de fato, o que fazemos, porque muitas vezes estamos no corpo histórico do condutor da ocorrência, mas não no X como condutor. Isso é muito importante, vamos ficar atentos.

É uma conquista da nossa Frente Parlamentar com apoio do governador Geraldo Alckmin e, na época, do secretário Fernando Grella. Esse material estará todo no informativo da saída para vocês acompanharem - e o deputado vai pontuar algumas partes em sua fala.

Entregamos aos senhores, irmãos de farda, uma singela medalha que representa toda essa luta travada por cada um de vocês, desde o ingresso na GCM, representados na Alesp pelo nosso deputado Chico Sardelli e pela equipe do Carlinhos Silva.

Nós, GCMs, saímos de casa sem saber ao certo se iremos voltar. A única certeza que temos é que entregamos nossas vidas pela vida da população. Em contrapartida, muitas vezes não somos reconhecidos. Não falo em reconhecimento da sociedade, porque hoje a população nos honra com seu apoio, mas do reconhecimento das autoridades que deveriam olhar mais pela luta da família azul marinho. Não queremos benefícios injustos e nem pedimos aquilo que não é de nosso direito. Lutamos apenas para que as autoridades entendam, de uma vez por todas, que não se faz segurança pública sem Guarda Municipal.

Na medida em que a criminalidade cresce, nós venceremos se estivermos juntos, aliados pelas melhores condições de trabalho, pelo amparo da aposentadoria especial, pelo aparelhamento dos municípios na Segurança Pública e pelo reconhecimento dos prefeitos, vereadores, deputados, governador e presidente da República, de que GCMs exercem, sim, o poder de polícia. Enquanto esse reconhecimento se constrói, vamos todos juntos com o deputado Chico Sardelli e com a Frente Parlamentar fazer nossa parte, comemorando a cada conquista e travando a luta mais justa pelo cidadão de bem, que é a Segurança Pública.

Hoje, após esta sessão solene, podemos chegar às nossas casas e olhar para nossas famílias com sentimento de dever cumprido, mostrando para nossos filhos mais uma medalha, que representa a luta de cada um de nós, GCMs, por uma sociedade mais segura, justa e solidaria. Que Deus abençoe a cada um de nós, dando cada vez mais força para garantirmos a paz do cidadão de bem.

Saudações azul marinho. Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Queria agradecer as palavras do GCM, Carlinhos Silva, que falou neste ato. Quero saudar o Sr. Galvão, responsável pela Defesa Civil de Campo Limpo Paulista; Simone, comandante da cidade de Iracemápolis; Dr. Irgo, responsável jurídico de Campo Limpo Paulista; o GCM Dagoberto, representando o secretário de Segurança, Marcelo Porchero; o comandante Gonçalves, da cidade de Engenheiro Coelho; inspetor Francisco Varana, de Vargem Grande do Sul.

Inicialmente eu gostaria de agradecer aos deputados desta Casa que prestigiaram essa Frente: Itamar Borges, Márcio Camargo, Delegado Olim; o prefeito Toni Cadete, de Areiópolis; minha amiga Carla, presidente do Conseg de Ribeirão Pires, representando os Consegs paulistas; inspetora Lídia, ex-comandante da Guarda Municipal Civil Metropolitana; vereador e GCM Carlos Florentino, de Vinhedo, representando os GCMs e Câmaras Municipais; GCM Renato Augusto Alves, de Ilha Solteira; coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, representando o prefeito João Doria. Transmita nosso abraço fraternal ao amigo Doria. Inspetor superintendente Adelson de Souza, comandante da GCM; e subinspetor Carlinhos Silva, da assessoria parlamentar.

É um prazer enorme recebê-los aqui. Serei bem breve. Enquanto falavam das homenagens, o nosso querido secretário, Zé Roberto, me comunicava que, nesse exato momento, dois GCMs eram baleados na cidade de Piracicaba em um assalto a um carro forte. Infelizmente, ainda não sabemos o estado de cada um deles, mas estão lá nos defendendo. Peço um minuto de silêncio a esses dois nossos guardas municipais, que passaram por essa situação.

 

* * *

 

- É respeitado um minuto de silêncio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Obrigado a todos.

É com grande alegria que presido uma sessão solene como esta. Logicamente, para chegarmos aqui, passamos por inúmeros obstáculos: as dificuldades do entendimento da comunidade e da sociedade em poder efetivamente reconhecer a Guarda Municipal. Nós temos andado os quatro cantos desse país. Estou no meu quinto mandato e represento essa Frente Parlamentar desde quando era deputado federal, junto com nosso subcomandante de São Paulo, Carlos Alexandre Braga.

A Casa tem um programa chamado Assembleia Convida, em que teremos a oportunidade de colocar o subcomandante Braga para falar, já que ele tem grande responsabilidade com tudo aquilo que construímos até hoje. Eu não tenho dúvida nenhuma que muitos virão depois de nós na defesa dessa instituição tão importante que faz Segurança Pública, que é a Guarda Municipal.

Hoje, alguns, ainda erroneamente, costumam dizer que a GCM serve para defender o prédio público - mas eu contradito essa questão dizendo que não existe maior bem público que a defesa do cidadão e da sua família no dia a dia.

Entendo que é uma luta em que nós começamos a enxergar um horizonte bem próximo do reconhecimento do trabalho do prefeito Doria, em designar o nome da Polícia Municipal. Nós vamos até o Supremo e a Frente Parlamentar estará apoiando em tudo o que for necessário para que nós paremos com essa hipocrisia de dizer: “só em ano eleitoral todo mundo nos apoia”.

Nós temos que ficar atentos porque o ano eleitoral passa e, sabe como é, lá tem o comandante da PM. Nós não temos nada contra a Polícia Militar ou Civil, muito pelo contrário, defendo aqui, junto ao Coronel Telhada, a PM e, junto ao Delegado Olim, a Polícia Civil. Mas não admito que não respeitem as Guardas Municipais, a quem defendemos com muito carinho e amor, e por princípio.

Na minha cidade, nós temos um efetivo aproximado de 140 policiais militares que recebem pouco e com todas as dificuldades que o Estado tem na questão financeira, contra um efetivo da GCM de 350.

Eu digo: como seria a cidade de Americana hoje sem o trabalho da Guarda Municipal? É uma realidade, queiram nossos adversários ou não. E o tempo fará eles entenderem que, efetivamente, a GCM é um bem necessário para a defesa do maior bem público, que é o cidadão.

Nós temos algumas ações, tenho inúmeros projetos sobre o pedágio, da prisão diferenciada que foi uma luta nossa, a questão do 40, o armamento de vocês. Precisamos parar de ser lixo de qualquer outra instituição. Nós temos nossos princípios e aquilo que acreditamos - e por isso merecemos respeito.

Os debates sobre Segurança Pública, a orientação jurídica sobre a 13.022, a luta pela PEC 287 que está em Brasília. Eu não consigo entender: a lei preconiza que os agentes de segurança serão excluídos da discussão da PEC da Previdência. Eles excluem alguns agentes da Segurança Pública, mas esquecem das Guardas Municipais. Nós estamos inseridos nesse quesito, sim, que é a questão dos agentes de segurança, e vamos lutar para estar fora dessa questão da PEC da Previdência.

 Ao final vocês vão receber esse material que tem todo nosso trabalho. Dez de outubro, em homenagem à Nação Azul Marinho, a ampliação das ações de trânsito, a representação azul marinho na vida pública, consagração da PM, os amigos da Guarda. Enfim, esses projetos são importantes. A questão da moradia do guarda municipal, a Polícia Militar tem esse direito, por que nós não temos? Estamos lutando, sim, para que aqueles 2% do ICMS possa ser destinado à moradia dos nossos GCMs.

Encerrando, quero dizer que devemos ter uma atividade pública junto ao governador Geraldo Alckmin por esses dias, que é a regulamentação do projeto que permite, no nosso caso, governo estadual, a liberação direta de recursos do Tesouro Estadual ou do orçamento, já que deixamos 20 milhões inscritos no Orçamento do Estado, mas não existe a rubrica.

Hoje, para mandar uma viatura para a Guarda Municipal, eu preciso mandar para a prefeitura e ela dizer que vai usar no gabinete ou na Educação e depois repassar para uso das Guardas. Nós apresentamos esse projeto, que foi aprovado na Casa e será regulamentado por esses dias pelo governador Geraldo Alckmin com a presença maciça dos guardas municipais, podendo cada parlamentar ou o governador direcionar essa emenda parlamentar diretamente às Guardas Municipais.

É mais uma conquista do trabalho da Frente Parlamentar.

Não tenho dúvida nenhuma de que tudo aquilo que faço é porque acredito na instituição Guarda Municipal.

Muito obrigado por essa expressão de carinho e de amor.

Obrigado a cada um de vocês que aqui está hoje por acreditar nessa luta, que não é nossa, mas do povo paulista, do povo ordeiro que acredita e quer segurança. A Segurança Pública está caminhando para a municipalização, por isso temos que nos preparar. Nós, guardas municipais, fazemos nossa parte, sendo exemplos no dia a dia do nosso trabalho.

Agora vamos passar para as homenagens.

Parabenizo as mulheres e homens que aqui estão, o efetivo da GCM e todos que aqui estiveram. Obrigado.

Vamos à luta, companheiros de azul-marinho.

Quero anunciar a presença do inspetor de Divisão Teixeira, vice-presidente da Ages.

Neste momento vamos descer para executar as honrarias juntamente com a nossa assessoria.

Peço ao inspetor Carlinhos Silva e àqueles que farão parte deste momento, bem como aos componentes da Mesa, para que também desçam. Na sequência serão chamados para as justas homenagens.

Teremos uma fala, ao final, da Sra. Milena, esposa do Márcio Greick da Silva, um GCM que também tombou em vida, e depois faço o encerramento.

Ao comandante Laércio Caixeta, da Guarda Municipal de Santa Barbara d’Oeste, a família irá receber a homenagem: esposa Cláudia dos Santos Caixeta, filhos Diego Caixeta, Nayara Caixeta, Zamberlo e Nayana Gomes Caixeta.

Ao classe especial Marcos Roberto de Oliveira, GCM também, quem receberá a homenagem será a esposa Miriam.

A esposa do classe especial Márcio Greick, Milena, fará uso da palavra em nome das mulheres tão logo terminemos as homenagens.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Neste momento, vamos quebrar o Regimento Interno da Casa.

Solicitamos a presença do deputado Chico Sardelli, do Carlinhos Silva e do Adelson.

Para acelerarmos a entrega das comendas, vamos chamar por grupo. Após a colocação das medalhas, solicitamos que fiquem perfilados para as fotos e, logo em seguida, que voltem aos seus lugares.

Começamos as homenagens pelo inspetor Fábio Augusto Romano e sua cachorra Brisa, da Guarda Municipal de Votorantim: Projeto Bicho é Amigo, Não é Brinquedo, que compareça a frente; GCM Nilson da Silva Andrade, Canil Guarda Municipal de Santos; GCM Pedro Aparecido Dalarme, Canil Guarda Municipal de Bragança Paulista; GCM Jean Carlos Surian, Canil Guarda Municipal de Itu; GCM Ilton Marques Couto Junior, Canil Guarda Municipal do Guarujá; GCM Wagner Geraldo da Silva, Canil Guarda Municipal de Praia Grande; GCM Daniel Guarino Horta Ferreira, Canil Guarda Municipal de Itaquaquecetuba; GCM Wesley Polesi, Canil Guarda Municipal de São Caetano.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Obrigado, senhores.

Chamo em seguida, o inspetor superintendente Euclides Conradim, do Gepad - Grupo de Prevenção às Drogas, da Guarda Civil Metropolitana, criado em 1994; subinspetor Luiz Sérgio Firmino, do Gepad; subinspetor Vicente Donizete da Silva, do Gepad; subinspetor Nilson da Silva Rosa, do Gepad; Cesar Augusto Gonzaga, GCM aposentado, neste ato representando os GCMs aposentados da Guarda Civil Metropolitana; diretor Marco Antonio Franco da Silva, GCM de Santo Antonio de Posse; GCM Luciano Rodrigues Kuehni, da Guarda Municipal de Tietê; inspetor comandante Waldemar José Gertrudes, da Guarda Municipal de Louveira; comandante Luiz Carlos Larocca, da Guarda Municipal de Catanduva; comandante Robson Martins Ferreira, da Guarda Municipal de Campos do Jordão.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Ok senhores.

Em seguida, a classe distinta Andreia Maria de Jesus; classe distinta Allison Magnus de Lima Ribeiro; classe especial Fábio Fernando Tanaka Pinez; classe especial Rodrigo Indalécio; GCM Leonardo de Oliveira; GCM Onadir Marçal Paixão, da Guarda Municipal de Osasco; comandante José Donizete Bocardo, da Guarda Municipal de Batatais; GCM Michael Bellini, da Guarda Municipal de Borborema; GCM Esmeraldo Palhares Alves, da Guarda Municipal de Guaíra, e classe distinta Damião dos Santos Bezerra, da Guarda Municipal de Boituva.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Ok pessoal, obrigado.

Classe especial Sony Eder Machado; subinspetor Moacir Fernandes Gonçalves; classe especial Wagner Freire Valente; classe especial Vanessa Janfre de La Fluente; GCM Uilian Frederico, da Guarda Municipal de Várzea Paulista; comandante Rodrigo Carapelli, da Guarda Municipal de Capela do Alto; GCM Claudio Aparecido Raimundo, da Guarda Municipal de Laranjal Paulista; inspetor Paulo Canzano, da Guarda Municipal de Cerquilho; classe distinta Rogério Augusto Simões, da Guarda Municipal de Cruzeiro.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Em seguida, solicito a presença do subinspetor André Marcelo Marcolino Ferreira; classe especial Mirian Pereira; GCM Ivanar(?) Aparecido da Silva; classe distinta Tiago Moreira da Silva; classe especial Reinaldo Moura Santos; classe especial Reinaldo Moura Santos; GCM Girius(?) Abdala, da Guarda Municipal de Ribeirão Pires; GCM Rogério Rosa Fernandes Carlos, da Guarda Municipal de Barueri; GCM Luiz Carlos dos Santos, da Guarda Municipal de Poá; GCM Rodrigo Gonçalves, da Guarda Municipal de Rio Claro; GCM Moisés da Silva Freitas, da Guarda Municipal de Taiúva.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Classe especial Marcio Ricardo Alves dos Santos; subinspetor Élcio Teixeira Magalhães; classe distinta Rogério Gomes Hidalgo; classe especial Helito Marcio Barbosa de Almeida Carrijo; classe distinta Lidia Helena Bassi, da Guarda Municipal de Franca; Paulo Sérgio Miranda, da Guarda Municipal de Areiópolis; GCM Sidney Rodrigues Vieira, da Guarda Municipal de Lins; GCM Sidney Jorge da Silva, da Guarda Municipal de Iperó; GCM Pedro Carlos Girhão, da Guarda Municipal de Piracicaba.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Classe especial Marcelo Lima Vieira; GCM Nivaldo dos Santos Favela; classe especial Sidney Santos Almeida; classe especial Leandro Grabe; classe especial Evandro Ribeiro da Silva; GCM Douglas Rodrigo Janine, da Guarda Municipal de Araraquara; GCM Alessandro Ricardo Diniz dos Santos, da Guarda Municipal de Porto Feliz; GCMF Sônia Maria Pereira Dias, da Guarda Municipal de Campinas; GCM Alisson Grillo Amadio, da Guarda Municipal de Sorocaba.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - O inspetor de Divisão Ricardo Rodrigues; inspetora de Divisão Edna Pelichek Cécel; classe especial Samuel Fernandes de Santana; GCMF Bárbara de Abreu Diamante; subinspetor Eduardo Beraldi; GCM Irani Pereira Maia Junior, da Guarda Municipal de Itanhaém; GCM Antonio Carlos Gutierres, da Guarda Municipal de Valinhos; comandante Cristovão Lucio Mendes, da Guarda Municipal de Socorro; GCM Joaquim Carlos Diniz, da Guarda Municipal de Tatuí; GCM Alessandro David, da Guarda Municipal de São Caetano do Sul.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - O inspetor Aldrin Cardoso Nonato, neste ato representando a extinta ROMU; subinspetor J Prado, neste ato representando o Grupo Força e Honra; classe especial Douglas Dias da Silva; GCM Flávio Israel da Silva; GCM Flávio Alison Correia; subcomandante Anderson Donizete Batista de Santana, da Guarda Municipal de Mairinque; subcomandante Ivan Francisco Rosa, da Guarda Municipal de Araçariguama; GCM Amarildo Aparecido dos Santos, da Guarda Municipal de Guaíra; subinspetor Adenilson de Camargo, da Guarda Municipal de Mogi Guaçu; GCM Silvio Luiz Telles de Menezes, da Guarda Municipal de Jaguariúna.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - GCM Oscar Luciano Silva Vaz, da Guarda Municipal de Botucatu; GCM Josemar Alfredo do Prado, da Guarda Municipal de Aparecida; comandante Alessandro Rodrigues da Fonseca, da Guarda Municipal de Itapeva; GCM Fabiano Luiz Sanches, da Guarda Municipal de Rio Preto; GCM Sérgio Cardoso de Oliveira, da Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista; GCM Lucio Prezotto, da Guarda Municipal de São Bernardo do Campo; GCM Thiago Moya Rios, da Guarda Municipal de São Bernardo do Campo; GCM Neandro Mazilio Coelho, da Guarda Municipal de Cosmópolis; GCM Rafael Antonio Silveira, da Guarda Municipal de Cajobi; GCM Ivair Pereira de Castro, da Guarda Municipal de Estiva Gerbi.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - O secretário de Segurança e Defesa Civil, GCM Ricardo Zequin, da Guarda Municipal de Sumaré; comandante Gilberto Goulart, da Guarda Municipal de Monte Alto; GCM Reinaldo Nazaro Nora Filho, da Guarda Municipal de Matão; GCM Lourival dos Santos, da Guarda Municipal de Itatinga; GCM Wilson Bento Rodrigues, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes; GCM Luiz Antonio Rubini, da Guarda Municipal de Pontal; comandante Jocimar Ribas, da Guarda Municipal de Itararé; GCM Daniel Alves dos Santos, da Guarda Municipal de Ibiúna; comandante Gustavo Luis Gonçalves, da Guarda Municipal de Engenheiro Coelho; GCM José Oliveira Machado, da Guarda Municipal de Salto.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - O GCM Eliel Miranda, da Guarda Municipal de Paulínia, responsável pelo canal Azul Marinho; GCM Julio César dos Santos, da Guarda Municipal de Taiaçu; GCM Fábio Lins Ribeiro, da Guarda Municipal de Salto de Pirapora; GCMF Edneide Silva Santos, da Guarda Municipal de São José dos Campos, Programa Anjos da Guarda; GCM José Eduardo Cassiani, da Guarda Municipal de Pedreira; comandante Sidnei Souza, da Guarda Municipal de Porto Feliz; comandante Cleverson Ramos, da Guarda Municipal de Ferraz de Vasconcelos; GCM Ivo de Oliveira Barros, da Guarda Municipal de Rafard; GCM Gilmar Leite, ex-vereador da Guarda Municipal de Capivari; inspetor Salatiel José da Silva, da Guarda Municipal de Araras.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - O vereador e GCM Carlos Florentino, da Guarda Municipal de Vinhedo; vereador e GCM Manoel Palomino, da Guarda Municipal de Mogi Mirim; secretário de Segurança e Trânsito Renato Augusto Alves, da Guarda Municipal de Ilha Solteira; GCM Mantovani Franco, da Guarda Municipal de Paulínia; subcomandante Paulo Sérgio Costa, da Guarda Municipal de Carapicuíba; GCM Vandevaldo de Oliveira Mafra, da Guarda Municipal de Porto Ferreira; subcomandante Mizael de Medeiros, da Guarda Municipal de Tietê; GCM Márcio Luiz Gregate, da Guarda Municipal de São José dos Campos, Programa Anjos da Guarda; GCM Celso Quinzote Junior, da Guarda Municipal de Botucatu; GCM André Silva, da Guarda Municipal de Suzano.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - O GCM Marcos Cândido da Silva, da Guarda Municipal de São Vicente; GCM José Denilson Rosada, da Guarda Municipal de Pirassununga; GCM Lourival Pereira de Oliveira, da Guarda Municipal de Santa Cruz das Palmeiras; comandante Agnaldo Leandro Romualdo, da Guarda Municipal de Aguaí; inspetor Luiz Antônio Veiga, da Guarda Municipal de Amparo; GCM Rafael Alves, da Guarda Municipal de Leme; classe distinta Antônio Carlos Junior, da Guarda Municipal de Limeira; inspetora Shirley Cardoso Souza, do Gepad de Embu das Artes; GCMF Adriana de Freitas, do Gepad de Embu das Artes; GCM Hélio Lima, do Gepad de Embu das Artes; GCM Neves, da Guarda Municipal de Itapecerica da Serra; GCMF Inês Basso, da Guarda Municipal de Curitiba; GCM Efigênio da Mata, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro; GCM Jardel Valdomiro, da Guarda Municipal do Rio Grande do Sul.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Vamos agora dar prosseguimento. Solicito ao deputado Chico Sardelli e ao Carlinhos para convidarmos agora, em memória ao GCM Laércio José Caixeta, guarda municipal de Santa Bárbara d’Oeste, a sua família, que receberá a homenagem: a esposa Cláudia dos Santos Caixeta, os filhos Diego Caixeta, Nayara Caixeta Zambelo, e Naiana Gomes Caixeta.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Convidamos agora, em memória ao classe especial Marcos Roberto de Oliveira, GCM São Paulo. Receberá a homenagem a esposa Miriam.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Em memória ao classe especial Márcio Greick da Silva, GCM São Paulo, receberá a homenagem a esposa Milena.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - EDSON SERBONCHINI - Senhoras e senhores, o deputado está retornando à Mesa. Solicito a todos um minuto de atenção, estamos no finalzinho.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Meus amigos, temos essa linda homenagem àqueles que efetivamente merecem. Eu convido agora a Sra. Milena, esposa do Márcio Greick da Silva, o classe especial que tombou trabalhando e defendendo o cidadão. Ela vai falar em nome da esposa Cláudia dos Santos Caixeta, do Diego Caixeta, Nayara Caixeta Zambello e Nayara Gomes Caixeta, e também em nome da esposa Miriam, do classe especial Marcos Roberto de Oliveira. Então, vamos fazer um pouco de silêncio, estamos nos encaminhando para o final. Com a palavra, a esposa do classe especial Márcio Greick, a senhora Milena.

 

A SRA. MILENA CRISTINA DA SILVA - Uma boa tarde a todos. Primeiramente, queria agradecer a Deus por estar aqui e agradecer a todos da Mesa. Que Deus abençoe vocês, dê sabedoria e entendimento para dar esse seguimento em São Paulo. Meu nome é Milena Cristina da Silva. É muito difícil estar aqui hoje, pois faz 55 dias que eu perdi meu esposo. Perdão. Ele foi um grande homem, grande esposo, o melhor pai. Mas no dia 11 de agosto... Ele sempre me levou para o serviço, porque ele tinha muito medo de que eu fosse de ônibus e acontecesse alguma coisa. Então, ele me preservava muito disso, ele falava: “Sempre vou te levar”. Nesse dia, ele estava de folga da Guarda e falou: “Eu vou te levar”. Saímos de casa às seis e dez da manhã e fizemos o mesmo trajeto, como todos os dias.

Em um determinado momento, tenho certeza de que ele já viu essas motos vindo atrás de nós. Como ele sabia que eu sou muito medrosa, porque toda vez que eu via uma moto, eu sempre falava: “Olha, amor, fica de olho, moto”. Ele dizia: “Calma, Milena, não é assim, uma hora você vai acabar me deixando nervoso”. Acho que, nesse dia, ele não falou nada para mim, porque ele sabia que eu ia me assustar muito.

Quando eu vi, já vinha uma moto do nosso lado, já com arma em punho. Antes mesmo, ele já tinha dado um tiro, mas eu não escutei, porque eu estava ouvindo um louvor muito alto dentro do carro. Eles pararam e falaram assim: “É ele, o polícia”. Então, quando alguém olhar para vocês e falar: “Você é um guarda”. Não, vocês são polícia, porque meu esposo morreu sendo um policial, como todos vocês.

Naquele momento, ele só falou bem baixinho para mim: “Tira o cinto, abaixa o banco”. Eu fiquei com medo de tirar o cinto, não abaixei o banco, porque carro automático é assim: quando você aperta, ao invés de ir para trás, ele vai para frente. Eu pensei comigo: “Se eu mexer no banco, posso levar um tiro na cabeça”. Só que meu esposo não percebeu que havia outra moto. Nesse momento, ele abriu um pouco a porta e começou a trocar tiro com o meliante.

Na outra moto, o rapaz que estava atrás, ao invés de ir para cima de meu esposo, veio para o meu lado. Na hora do desespero, eu segurei a porta, e ele começou a falar: “Eu vou executar vocês, eu vou matar, abre a porta”. Eu não abri a porta e coloquei a mão em cima do meu esposo. Pensei: “Se eu levar algum tiro, ou ele levar algum tiro, pega no meu braço”. Na verdade, foram entre oito a nove tiros. Meu esposo pegou todos os tiros, que passaram pelo meu corpo. Eu levei dois pontos pequenos aqui, mas pegaram dois tiros nele aqui e um na cabeça.

Na hora do desespero, quando ele viu, eu abaixei a cabeça e vi ele acelerando o carro, tentando fugir. Ele falou: “Mozão, fui baleado.” E chegou meu desespero. Eu falei assim: “E agora, não sei dirigir, como que vou fazer para te levar para o hospital?” A única coisa que ele falou para mim foi: “Eu te amo, amo meus filhos, eu sempre falei para você que ia morrer guerreando”. Nessa hora ele já estava desfalecendo e bateu o carro.

Eles voltaram de novo, deram mais três tiros. Eu peguei a arma para dar tiro neles, para assustá-los, para eles fugirem. Quando eu catei a arma, eles fugiram. Desci do carro para tentar socorrer e pedir ajuda. Tentava ligar para a base do meu esposo. Na hora do desespero, não consegui. Pedi ajuda para dois carros que estavam vindo. Eles me jogaram longe, e a única forma que eu tentei para salvar ele foi fazer respiração. Ele voltava e me pedia calma. Eu dizia: “Calma, que o resgate está chegando, calma que a ajuda está chegando”. Houve um momento em que ele falou assim: “Amor, chega, combati, houve um combate, eu estou indo”.

Ele me abraçou, deitou no meu peito e morreu nos meus braços. Na hora que o policial chegou, eu achei que ele já tinha morrido. Ele falou: “Ele está vivo?” Eu falei que não. Então, amem, abracem, falem o quanto amam, porque eu chego à minha casa e não posso dizer para meu esposo o quanto eu o amo. O meu filho de três anos pergunta: “Mamãe, cadê meu pai? Eu sei que o papai morreu”. Eu saio para trabalhar, e ele fala assim: “Será que vai ser igual ao papai? Ele foi e não voltou, será que você vai voltar, mamãe?” Isso dói.

Eu chorei no caixão dele. Disse que não iria aceitar ver mais nenhuma esposa e nenhum filho num caixão, porque é muito doloroso. É muito fácil você olhar para o lado, mas quando você passa, é muito difícil. Hoje, a sociedade está muito incrédula. Ela está a favor do bandido, ela não está a favor do policial, ela não está a favor daquele que é o bem, porque a minha dor vai ser eterna. Eu sei que a minha dor não vai amenizar, mas eles estão lá fora, roubando, matando, pintando e bordando.

Eu queria pedir até para o comandante para não deixar que tirem as viaturas de lá. Quando a boina preta chega lá, eles tremem, porque, além de tudo, meu esposo é um pastor. Eu sou uma pastora e creio que ele está nos atos do Senhor. Creio que aquele foi o momento em que o Senhor o recolheu. Com todas as letras, eu posso dizer que, se meu esposo estivesse vivo hoje, iria ser um derramar de sangue muito grande, a salvação dele não ia ser eterna. Então, Deus preferiu recolhê-lo para ele ir para a glória. Quero pedir para as viaturas não deixarem de ir lá.

A Iope me acolheu como uma família. Na primeira semana, ficaram escoltando a minha casa, porque não foi um assalto, foi uma execução. Eles não vieram para roubar o carro do meu esposo. Eles vieram para executar, porque eles já falaram que ele era o policial. Disseram: “Vamos executar ele”. Eles viram que havia uma mulher dentro do carro, mas não quiseram saber. “Vou executar ela também”, mas Deus não permitiu.

Hoje, eles estão pintando e bordando, roubando, agindo como se nada houvesse acontecido. Eles tiraram mais uma vida. Foi mais um policial, porque esse já é o terceiro policial que eles matam naquele lugar. Quero que a justiça seja feita, mas com ordem e decência. Não quero que nenhum policial saia impune por fazer algo errado, mas quero que eles invadam a comunidade. Às vezes, eles não precisam nem fazer nada, basta estarem ali.

Eu escuto: “Olha, Milena, olha, pastora, os boinas pretas do Greick estão lá no São Remo”. Só o fato de eles chegarem, aqui parou tudo, porque vocês incomodam. Vocês chegam àquele lugar e incomodam, mas incomodam para o bem. Chegam lá e pegam aquele que deve ser pego. As pessoas de dentro da comunidade falam: “Tem que fazer alguma coisa, a justiça tem que ser feita”. Quando vocês chegam, eles são iguais aos ratos, eles entram ali dentro como se fossem bichos, mas quando vocês recuam, eles fazem a festa.

É só isso que eu tenho para pedir. Sei que a minha dor vai ser eterna, como a das esposas que estavam aqui. Vai ser eterna, mas que eles não venham mais destruir nenhum lar, nenhuma casa. Espero que sejam presos. Eu fui à audiência, e o juiz ia libertá-lo. Eu falei: “Juiz, pelo amor de Deus, não faça isso, ele mora perto da minha casa”. Contei toda a história, aí o juiz falou assim: “Então isso não foi um assalto, foi uma execução”. Então, o juiz não o soltou.

Eu peço a cada um de vocês que saiam dos seus lares e digam para as suas esposas o tanto que vocês as amam. Abracem os seus filhos, porque é muito difícil. Graças a Deus, eu tive um último momento com meu esposo. Meu filho sempre ia com meu esposo me levar para o serviço, porque ele falava: “Eu quero sempre levar a mamãe”. Poderia ter sido nesse dia, mas graças a Deus ele não acordou, senão ele estaria junto no carro.

Ele falou: “Mamãe, o papai não morreu, ele está do nosso lado”. Ele fala isso a todo o momento. Então, todo dia, quando vai dormir, ele fala: “Por que o papai morreu? Por que o bandido matou o papai?”. Aí eu falo para ele: “Porque o papai é um guerreiro”. “Não, mamãe, o papai é um caveira. Ele honrou o que veste.” Eu disse que sim.

Eu queria apenas agradecer a todos vocês, porque, quando vejo uma viatura da Guarda, eu me emociono e choro. Eu oro a cada minuto e segundo por todos, porque quero que todos saiam das suas casas e voltem sãos e salvos para abraçar suas esposas e ter o aconchego do seu lar e dos seus filhos. Hoje eu saio para trabalhar e volto pelos meus filhos, mas eu volto com uma tristeza muito grande, volto com uma dor muito grande. É uma perda, eu não consigo aceitar. Sou uma pastora, mas não consigo aceitar essa perda.

Eu sei que ele combateu, fez o que mais amava. Ele sempre falava isso para mim: “Eu vou morrer fazendo o que eu amo, eu vou fazer isso porque eu amo”. Não é fácil um policial vestir a sua farda, entrar naquele beco, entrar dentro desses lares, os quais que são - perdão da palavra - malditos. Muitas vezes, não saem ilesos. A própria comunidade ainda fala mal do policial. É só isso que eu tenho que agradecer. As minhas palmas hoje vão para vocês.

Muito obrigada, que Deus os abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Tristes, mas reais. Quero saudar a Milena pela dor. Que esse episódio possa abrir a mente daqueles que ainda não acreditam que o GCM é polícia e que presta Segurança Pública. Que Deus abençoe ricamente a sua vida, Milena. Que você possa, no seu trabalho, através de seu testemunho, conquistar almas. Que esse exemplo do Márcio Greick da Silva possa inspirar esses verdadeiros homens públicos que aqui estão, vestindo essa farda azul- marinho, a defender o princípio da vida e defender todos que nos prestam segurança.

Parabéns pela sua coragem. A Frente Parlamentar, na sua luta, está à sua disposição, 24 horas por dia. Que Deus a abençoe. O Carlinhos Silva está dizendo que há três cidades que faltam ser homenageadas, que chegaram depois do protocolo.

Pessoal, obrigado mais uma vez. Que Deus abençoe cada um de vocês. Foi uma brilhante sessão solene. Desculpem-me se falhamos em alguns pontos, não foi esse o nosso objetivo. A nossa luta continua. Continuamos a defender os que acreditam e têm - na farda azul-marinho, na Guarda Municipal e na Polícia Municipal - o seu fator de vida na defesa do maior bem público, que é o cidadão.

Parabéns ao Carlinhos Silva, parabéns a toda a minha equipe, em nome do Vinícius. Parabéns a todos os que nos ajudaram e ao Cerimonial da Casa. Parabéns aos que nos ajudaram a fazer deste evento um sucesso. Eu costumo dizer que a minha equipe é, disparadamente, bem melhor do que eu. É por isso que as coisas andam e dão certo. Mais uma vez, continuo à disposição de vocês, seja na minha cidade Americana, seja aqui em São Paulo no meu gabinete ou em qualquer cidade do interior do estado de São Paulo que necessitar do nosso trabalho na defesa da cor azul-marinho, das Guardas Municipais. Obrigado pelo carinho de sempre.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Salvem os azuis marinhos. Parabéns, que Deus abençoe todos. Parabéns à Polícia Municipal e à Guarda Municipal.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 13 horas e 31 minutos.

 

* * *