http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

09 DE OUTUBRO DE 2017

062ª Sessão Solene PARA conceder o colar de honra ao mérito legislativo do estado de São Paulo ao empresário Paulo Skaf

 

Presidentes: CAUÊ MACRIS e ITAMAR BORGES

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - LUIZ HENRIQUE

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene para "Concessão do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Empresário Paulo Skaf, Presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi, Senais e Sebrae de São Paulo", por solicitação do deputado Itamar Borges. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional". Saúda os presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Valoriza o trabalho do homenageado. Defende o apoio do Poder Público ao empresariado, em prol da geração de empregos. Incentiva a continuidade de investimentos em Educação, atributos do Sesi e do Senai.

 

4 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência. Cumprimenta os presentes. Justifica ausências de autoridades.

 

5 - JACYR COSTA FILHO

Presidente do Conselho Superior do Agronegócio, saúda os presentes. Agradece o apoio dado pelo deputado Itamar Borges ao agronegócio. Faz breve narrativa dos hábitos do homenageado, no trabalho. Ressalta a defesa de reformas estruturais no País. Enaltece a liderança exercida por Paulo Skaf, a serviço de seus liderados. Discorre acerca do programa Renova Mil, em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

 

6 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Anuncia a exibição de vídeo em homenagem ao empresário Paulo Skaf. Discorre a respeito da importância desta solenidade. Manifesta-se honrado por participar do evento. Aduz que trata-se da maior sessão solene em representatividade de lideranças e de entidades. Tece considerações regimentais sobre a presente sessão solene. Registra os atributos de liderança exercidos pelo homenageado. Faz breve narrativa sobre o histórico profissional de Paulo Skaf. Lista medidas adotadas pelo empresário, em benefício da economia do País. Defende a gestão em serviços públicos e o combate à corrupção.

 

7 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, saúda os presentes. Manifesta apreço e admiração por Paulo Skaf. Comenta a liderança nata do homenageado. Elogia a Fiesp por adotar a cor rosa em sua fachada, em atenção à prevenção ao câncer de mama. Acrescenta que o empresário exerce liderança destemida e ajuda a população pobre.

 

8 - EDINHO ARAÚJO

Prefeito de São José do Rio Preto, cumprimenta os presentes. Lembra que exercera três mandatos parlamentares nesta Casa. Afirma que é significativa a presente solenidade. Reflete acerca da vida pública, corporativa e empresarial de Paulo Skaf. Ressalta posições e iniciativas do empresário, a favor do crescimento do País e da geração de empregos. Aduz que o Sesi e o Senai são escolas modelo. Defende o diálogo e o entendimento, sem espaço para radicalismos. Apoia investimentos na indústria, no comércio, na educação, no esporte e na cultura.

 

9 - LUIZ HENRIQUE

Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Sr. Paulo Skaf.

 

10 - PAULO SKAF

Presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi, Senais e Sebrae de São Paulo, saúda os presentes. Agradece ao deputado Itamar Borges pela iniciativa da solenidade. Compartilha a honraria com toda a classe empresarial. Manifesta contentamento pela presença de autoridades, as quais cita. Clama pela aprovação de reformas estruturais no País. Reflete sobre o que denomina quarta revolução industrial, consistente na substituição de pessoas por máquinas. Acrescenta que faz-se necessária a adaptação à era da inteligência artificial. Comenta a inauguração do Senai em São Caetano do Sul. Afirma que investimentos em Educação são absolutamente necessários. Discorre acerca do agronegócio. Defende a manutenção da unidade empresarial.

 

11 - PRESIDENTE ITAMAR BORGES

Ressalta a liderança exercida pelo homenageado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Senhoras e senhores, muito bom dia, sejam todos bem-vindos. Dando início a esta sessão solene, convidamos para que componham a Mesa o Excelentíssimo Sr. Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa; o Excelentíssimo Sr. Itamar Borges, proponente desta homenagem; o Excelentíssimo Sr. Paulo Skaf, empresário, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, do Sesi e Senai São Paulo, presidente do Sebrae São Paulo e grande homenageado desta manhã.

Convidamos para que também componham a Mesa: o Excelentíssimo Desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; o Excelentíssimo Sr. Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto, representando a todos os prefeitos aqui presentes; o Excelentíssimo Sr. Alencar Burti, presidente da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo, representando as empresas presentes; o Excelentíssimo Sr. Sydney Sanches, presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Fiesp.

Nós gostaríamos de registrar e agradecer a presença dos senhores prefeitos Aguilar Júnior, de Caraguatatuba; Vanderlei Borges de Carvalho, de São João da Boa Vista; Daniela de Cássia, de Monteiro Lobato e Dr. Wanderlei, de Mococa.

Agradecemos também a presença do vice-almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval; Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente emérito da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; Rafael Cervone Netto, 1º vice-presidente do Ciesp; José Eduardo Mendes Camargo, 3º vice-presidente do Ciesp; Jacyr Costa Filho, presidente do Cosag, o Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp; Domingos Moreira Cordeiro, presidente do Siescomet; Dagmar Oswaldo Cupaiolo, vice-presidente da Fiesp e presidente do Sindicato da Industria do Café de São Paulo; Roberto Kikuo Imai, presidente do Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo; Paulo Camilo Pena, presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento; Manoel Canosa Miguez, presidente do Simvep; Antônio Carlos Teixeira Alvares, presidente do Siniem; Narciso Moreira Preto, presidente do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo; José Ricardo Roriz Coelho, vice-presidente da Fiesp e presidente da Sindplast e da Abiplast; Hamilton de Brito Júnior, presidente do Sinfac; Carlos Erane de Aguiar, presidente do Sinde; Fernando Filizola, presidente do Sibapem; Vicente Abate, presidente da Abifer; Giru Nishimura, presidente da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia; general de Exército, Antônio Gabriel Esper, diretor executivo de Gestão da Fiesp; tenente-brigadeiro-do-ar, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, chefe de gabinete da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; coronel Alexandre, representando o Comando Militar do Sudeste; capitão de fragata Cláudia Felix, representando o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo; Maurício José Lemos Freire, delegado de Polícia Civil, Divisão de Operações Especiais; Fernanda Garcia representando o PMDB Mulher do Estado de São Paulo; Francisco Jardim, superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em São Paulo.

Muito bom dia, senhoras e senhores, sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com finalidade de conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao empresário Paulo Skaf, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, do Sesi e Senai São Paulo e do Sebrae São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Bom dia a todos, bom dia a todas. Com muito prazer os recebemos nesta manhã, a fim de homenagear Paulo Skaf com o Colar do Mérito Legislativo.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada por este presidente, atendendo ao pedido do deputado Itamar Borges, com a finalidade de conceder o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao empresário Paulo Skaf, presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai São Paulo e do Sebrae São Paulo.

Gostaria de convidar a todos os presentes para, em pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Convidamos para que componham a extensão desta Mesa os Excelentíssimos Srs. Deputados estaduais Delegado Olim, Jorge Caruso e Orlando Bolçone.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Gostaria de comunicar a todos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, pela TV Alesp, e será reprisada pela TV Assembleia sábado, dia 14 de outubro, às 21 horas pela Net, canal 7; pela TV Vivo, no canal 185; pela TV digital aberta no canal 61.2.

Meu caro deputado Itamar Borges, deputado estadual líder do PMDB nesta Assembleia Legislativa e também proponente desta homenagem ao Sr. Paulo Skaf. Meu caro Paulo Skaf, homenageado de hoje, presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi, Senai e Sebrae do São Paulo; desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo; Alencar Burti, presidente da Facesp e também da Associação Comercial do Município de São Paulo; Sydney Sanches, presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos, do Conjur da Fiesp; meus queridos colegas, deputados estaduais Jorge Caruso, Orlando Bolçone e Delegado Olim, agradecendo em nome deles a presença de todos os presidentes, diretores, membros de departamentos, sindicatos, Fiesp, Sesi, Senai, também prefeitos e autoridades, todos os presentes no dia de hoje.

Nós temos por rito aqui, Paulo, sempre, em todas as sessões solenes que são possíveis a nossa presença, para poder inclusive fazer a abertura como presidente do Legislativo. Quando recebi o convite do deputado Itamar para também estar presente, fiz questão de vir aqui para poder fazer a abertura deste evento. Mas, por praxe, nós sempre deixamos aquele que presta a homenagem conduzir o processo da sessão, afinal, foi ele o autor da homenagem. Mas não poderia deixar de fazer a abertura formal desta sessão, até porque sabemos da importância que tem tido, sob seu comando, a Fiesp, as discussões que têm sido implementadas em prol da nossa população do estado de São Paulo, mais especificamente da indústria do Estado de São Paulo, conduzidas por você como presidente da Fiesp, e a nossa relação. Conheço Paulo Skaf desde muito novo, não que não seja novo, tenho 34 anos, mas desde menino, conheço Paulo Skaf quando foi presidente do Sindtêxtil, da Abit, e depois, mais futuramente, presidente da Fiesp.

E, na luta pelo setor têxtil, mais predominantemente na minha região metropolitana de Campinas, tive a oportunidade de conhecer a luta que tem sido implementada em prol daqueles que empregam. Muitas vezes o Poder Público erra, e tenho colocado isto constantemente nas palestras que eu tenho dado, em ficar implementando regras e mais regras para o empresariado, que quer gerar emprego, que quer gerar renda, que quer gerar o incentivo para fazer com que o nosso estado se desenvolva mais do que já é. E o Poder Público precisa refletir a sua posição, a maneira como trata o empresariado, que tem uma função importantíssima no nosso estado. E, sob a sua ótica, colocando aqui a ótica da Fiesp, que tem defendido teses importantes, como por exemplo, abaixar a carga tributária, como por exemplo a reforma trabalhista, tão importante para o nosso País e para o setor produtivo.

Eu quero deixar estas importantes conquistas de lado, mas focar mais na sua posição como incentivador da educação no nosso estado: o sistema Sesi e Senai. Não há limites para o conhecimento. Nós temos que incentivar e pensar muitas vezes nas próximas gerações, e a educação é uma das melhores bandeiras que o sistema Fiesp, Sesi, Senai tem colocado e defendido em todos os municípios dos quais fazem parte. Não é à toa, Edinho, que os prefeitos, muitas vezes, brigam para poder ter uma escola do Senai, para ter uma escola do Sesi em seus municípios, podendo garantir uma educação de qualidade para os seus alunos. Então, temos que incentivar, e esta homenagem hoje, do Legislativo Estadual, a tua figura, como uma importante liderança do nosso estado de São Paulo, vem a calhar principalmente com esta postura de incentivo à nossa educação de nosso estado.

Então, não poderia eu deixar de estar presente. A vida pública muitas vezes nos coloca em debates que muitas vezes não concordamos um com o outro, mas sempre respeitando e sabendo colocar as ações positivas que tem sido feitas pelos homens públicos de bem e que lutam para trazer melhores benefícios para nossa sociedade. Então, é justa esta homenagem. Parabéns, deputado Itamar, pela sua propositura, tenho certeza que a unanimidade desta homenagem dentro desta Casa de Leis de todos os deputados, independentemente de partido político, independente de bandeira partidária, fazem ao justo reconhecimento de tua ação em prol do nosso estado de São Paulo.

Então, parabéns, Paulo Skaf, parabéns a todos vocês que estão presentes no dia de hoje, e gostaria, neste momento de passar a Presidência desta sessão solene ao deputado Itamar Borges. Um ótimo dia a todos e parabéns mais uma vez.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Gostaríamos de convidar, para que componham a Mesa, Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente emérito da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo; e o vice-almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval.

Gostaríamos de registrar e agradecer a presença do embaixador Affonso Massot, secretário-adjunto de Relações Internacionais do município de São Paulo; Carlos Roberto Petrini, presidente executivo do Sinaprocim; Carlos Eduardo Marchesi Trombini, presidente do Sindratar. Agradecer também ao ex-deputado Abdo Antônio Hadade.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito bom dia a todos e a todas. É uma alegria dar sequência a esta sessão solene, onde o presidente Cauê Macris, como tradicionalmente faz, abre as sessões solenes desta Casa, e passa ao proponente, que, na verdade, é o representante dos demais 94 deputados dentro de uma sessão solene.

Quero aqui, antes de conceder já na sequência, a primeira mensagem ao homenageado, trazer ao homenageado desta manhã, Paulo Skaf, algumas mensagens de reconhecimento a esta merecida homenagem de algumas figuras que gostariam de estar aqui presente, mas não puderam, e encaminharam seus cumprimentos por esse momento que homenageia Paulo Skaf: o presidente da República, Excelentíssimo Sr. Michel Temer; o governador de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin; o vice-governador de São Paulo Márcio França; prefeito de São Paulo, João Doria; o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Dimas.

Os secretários de Estado: Samuel Moreira, da Casa Civil; Hélcio Tokeshi, da Fazenda; Floriano Pesaro, do Desenvolvimento Social; Lourival Gomes, da Administração Penitenciária; David Uip, da Saúde; Arnaldo Jardim, da Agricultura e Abastecimento; Marco Monteiro, de Planejamento e Gestão.

A primeira-dama do Estado, Sra. Lu Alckmin; o Sr. Milton de Melo Alves Santos, presidente da Desenvolve SP; o Sr. Gianpaolo Smanio, procurador-geral de Justiça; o desembargador, Dr. Wilson Fernandes, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; o Sr.José Luiz Germano, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; a senadora Marta Suplicy; o senador Airton Sandoval; o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; o deputado federal Baleia Rossi; os deputados estaduais Jooji Hato, Leo Oliveira, Cássio Navarro, Carlão Pignatari, Coronel Telhada, João Caramez, Aldo Demarchi e Estevam Galvão. Inclusive, o Estevam Galvão me ligou, queria muito estar aqui, pediu que eu fosse portador de um expediente e que dissesse o quanto ele admira, e todos os demais, a figura do homenageado que aqui recebe esta honrosa homenagem da Assembleia Legislativa.

Também os vereadores da capital Celso Jatene, Jooji Hato e Ricardo Nunes. Ainda na sequência destes cumprimentos, as empresas Alpargatas, Magazine Luíza, ZF do Brasil, Castelo Alimentos, Inova, Portugal Advogados. As universidades Unicamp, USP, Unesp, Mackenzie, Unimonte. Também o Sebrae Nacional, Fecomércio, Abinam, OAB São Paulo, Conselho Federal da OAB, OCB, Sindclubes, Sindusfarma, Confederação Nacional de Saúde, Rotary Club, Agência Nacional de Petróleo e Gás, Fundação Zerbini, entre outros que deixaram aqui a sua mensagem.

Dando sequência a esta solenidade, eu convido agora, para deixar uma homenagem em nome dos empresários, o Sr. Jacyr Costa Filho, presidente do grupo Tereos no Brasil.

 

O SR. JACYR COSTA FILHO – Bom dia a todos. Em nome do Itamar Borges, eu gostaria de cumprimentar a todos os membros da Mesa que estão aqui. O Itamar, vocês sabem, preside a Comissão da Agricultura desta Casa, onde temos um grande apoio por parte dele para o agronegócio paulista. Aliás, Itamar, só um ponto, parabéns porque você conseguiu fazer com que o Paulo colocasse gravata, isto é uma coisa muito difícil e rara.

Tem muitos pontos que podemos falar do Paulo: como chefe desta belíssima família que está aqui presente, aliás, o Paulo é uma pessoa que acorda cedo, às 6 horas da manhã já está respondendo WhatsApp, e acho que isto se deve muito à influência de dona Luzia, sua esposa, que é do interior paulista, de uma família tradicional de agricultores da região de Barretos; como um católico praticante, que tem um tremendo amor a Deus e um respeito pelos mais pobres e pela população mais carente, vide aquilo que o Cauê Macris falou com relação ao projeto de educação que ele encampou em sua gestão na Fiesp, que faz uma inserção bastante importante dos mais carentes no mercado de trabalho.

Eu também posso falar um pouco do Paulo como líder empresarial, um líder que brigou contra a volta da CPMF, ficou reconhecido por isso, que luta contra aumento de impostos para empresas e para consumidores, bem representado pelo pato, que ficou conhecido internacionalmente, vários jornais da imprensa internacional o retrataram, e que trabalhou fortemente no ano passado pelo resgate no Brasil e pelo que já foi dito aqui, as reformas estruturais que o Brasil tanto necessita. Isto é falar do Paulo Skaf, da figura, da pessoa, da figura de líder empresarial, mas eu quero falar do Paulo, do amigo, de uma pessoa que apoia os seus liderados, ele é um líder que lidera servindo aos seus liderados.

Eu represento, como vocês sabem, a indústria do etanol no estado de São Paulo, presido aqui o sindicato, está aqui presente o nosso diretor, Antônio de Pádua, e tem um programa muito importante para nós que é o RenovaBio, programa que faz com que o Brasil possa atingir as metas que assumiu no acordo do clima. Aliás, é um programa que não só tem este apelo ambiental, mas também um apelo de investimento e, principalmente, de criação de empregos. Este programa prevê a criação de mais de 4 milhões de empregos no Brasil e, através de uma capilaridade de investimentos, em todo o interior. O Paulo reconheceu a importância deste programa para o estado de São Paulo, visto que o estado de São Paulo tem 120 usinas instaladas, representando 60% da cana do Brasil, espalhada em 400 municípios. Nestes 400 municípios, ela representa em torno de 30% da renda, pelo menos, do município. O Paulo reconheceu isto e promoveu dois grandes eventos com relação ao RenovaBio: um evento no Dia do Meio Ambiente, em que fizemos a divulgação deste evento através de representantes do Ministério de Minas e Energia na Fiesp, e, recentemente, no dia 31 de junho, foi assinado o apoio ao RenovaBio por 43 entidades empresariais, liderados pela Fiesp, através do Paulo Skaf, e pelo Governo do Estado de São Paulo, através de nosso governador Geraldo Alckmin. Ele se engajou nisto porque percebeu a importância que tinha para este setor tão importante no estado de São Paulo.

Eu aprendi com minha família que temos de ajudar a quem nos ajuda, deste modo, temos que dar total apoio ao Paulo Skaf, e esta homenagem que está sendo promovida por esta Assembleia, é justa. Assim, eu gostaria de pedir uma salva de palmas ao Paulo Skaf. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado ao doutor Jacyr Costa, presidente do grupo Tereos aqui no Brasil, que deixou uma mensagem em nome dos empresários. Eu gostaria, agora, de pedir um minuto da atenção dos senhores e das senhoras, pois vamos assistir a um vídeo sobre o homenageado, Paulo Skaf.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Compõe esta Mesa de honra o vereador de São Paulo, Ricardo Nunes. Gostaríamos de registrar e agradecer a presença da Sra. Cida Ferreira, vice-presidente do PMDB Mulher.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Eu costumo dizer que, muitas vezes, não precisa dizer nada. As imagens e as ações dizem por si só. Eu entendo que este vídeo que foi apresentado sobre o homenageado, as imagens, os fatos, os registros, dizem por si só quem é e por que merece esta homenagem nesta manhã. Mais uma vez, uma salva de palmas ao nosso homenageado. (Palmas.)

Permitam deixar uma breve mensagem, não tão breve, porque é difícil ser breve para falar da figura, da pessoa do Paulo Skaf, mas palavras necessárias e dentro do que for possível condensar, para falar da importância desta solenidade.

Eu gostaria de dizer que esta Casa, a maior deste País, depois do Congresso Nacional, sente-se honrada com a presença de cada um dos senhores e das senhoras. Hoje não é um dia de atividade de votação na Casa, normalmente é de terça, quarta e quinta. Segunda e sexta não temos votações, como acontece nas maiores Casas Legislativas, então, cada um que esteve aqui até quinta-feira e que estarão aqui amanhã pediram que eu fosse portador deste abraço.

Quero dizer também que serei portador de uma impressão fantástica que estou tendo nesta manhã. Para mim, Paulo Skaf, é a sessão solene, com todo respeito a todas que aconteceram, de maior expressão e representatividade aqui, com os senhores e com as senhoras. Tanto é que eu diria que quase teremos que transformar esta Mesa onde os senhores estão, porque todos representam lideranças, segmentos, entidades, empresas que realmente nos honram com vossa presença. Muito significativa e representativa a presença, na altura do que merece o homenageado Paulo Skaf. Portanto, muito obrigado, sintam-se todos compondo esta Mesa, porque os senhores todos realmente dignificam este momento e esta manhã na Assembleia Legislativa.

Saúdo aqui o nosso homenageado, que já foi saudado por todos, querido Paulo Skaf; nosso desembargador Mario Devienne Ferraz, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; nosso prefeito de São José do Rio Preto, que aqui representa, já consegui abraçar e vi o prefeito de Caraguatatuba, o prefeito de Mococa e tantos outros prefeitos, vice-prefeitos que aqui se fazem presentes nesta manhã. Ex-prefeitos estou vendo também, uma satisfação estar aqui com todos os senhores e senhoras. Presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo, queridíssimo líder empresarial Alencar Burti, que veio aqui para representar uma grande parte de todos que aí estão, uma alegria também, este grande parceiro na luta pelo fortalecimento da economia, do emprego e da renda, ao lado de Paulo Skaf e de tantos dos senhores que aqui estão. Nosso ministro, presidente do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos, ministro Sydney Sanches, uma alegria também compor esta Mesa ao lado deste grande líder.

Meus colegas, deputados, parceiros, aqui representando esta Casa, compondo comigo, passou aqui o Orlando Bolçone deixando um abraço; Coronel Camilo, tantos outros, ligaram, como eu já registrei alguns outros aqui. Mas compõem esta Mesa aqui comigo o deputado estadual, meu parceiro de caminhada, Jorge Caruso, grande liderança de meu partido e desta Casa. E também meu companheiro de luta nesta Casa, deputado Delegado Olim, outro guerreiro e batalhador desta Casa. Nosso presidente emérito da Fiesp, Carlos Eduardo Moreira Ferreira; vice-almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval. Saúdo a todos os vereadores; presidentes das mais diversas lideranças partidárias; a Cida Ferreira, nossa vereadora de Diadema; e o Ricardo Nunes, nosso vereador da capital.

Quero, inicialmente, dizer que esta sessão solene para entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo é uma homenagem da Assembleia Legislativa ao empresário Paulo Skaf. Eu sou o proponente desta homenagem, tive a iniciativa, mas ela foi aprovada pela Mesa e pelos colegas desta Casa, portanto, esta é uma homenagem da Assembleia Legislativa de São Paulo ao Paulo Skaf. É uma grande honra e uma enorme satisfação realizarmos nesta manhã a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a maior honraria oferecida por esta Casa, entregue somente para pessoas que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico de nosso estado. A homenagem foi instituída no final de 2015, pouquíssimas pessoas foram homenageadas, sempre nomes de grande destaque em nossa sociedade. Por toda sua atuação, Paulo Skaf, seja como empresário, como liderança sindical, como presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi, Senai, Sebrae São Paulo, como liderança política, não poderia ficar de fora deste seleto rol de homenageados. por ser um líder inspirador, determinado, com visão de futuro, que vem contribuindo fortemente com o desenvolvimento de nosso estado, de nossa Nação, de nosso País.

Paulistano, casado, pai de cinco filhos, que vejo aqui, eu quero aqui, abro um parênteses para cumprimentar a sua família – a Sra. Luzia, esposa do Paulo Skaf, seus filhos, Paulo, André, Rafael, Gabriel, e Antoine Neto. Imagino que a vida da família não é nada fácil, acompanhar a energia do Paulo, a sua vitalidade, a sua determinação, suas cobranças, sua inteligência, e seu papo reto, exigem que todos sejam uma família de craques. Paulo Skaf, o presidente Cauê Macris fez a questão de registrar um pouco antes no seu gabinete, da mesma forma, quando recepcionou o presente para que descêssemos, e ele falava da sua luta, em Americana e todo este estado e País. Americana tem um viés totalmente do setor têxtil, e Paulo Skaf dedicou 22 anos ao setor têxtil, não só como empresário, mas também como dirigente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem de nosso estado, que é o Sindtêxtil, e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a Abit.

Em 2004, foi eleito presidente da Fiesp, do Ciesp, do Sesi e do Senai São Paulo, e também do Instituto Roberto Simonsen, além de ser 1º vice-presidente da Confederação Nacional das Indústrias. Paulo Skaf também foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Desde o início de sua gestão, marcada pela inovação, por conquistas, na Fiesp, criou os conselhos onde reúne os principais líderes empresariais e especialistas em cada setor de negócios, desde o agronegócio até a exportação, onde debatem, constroem propostas em benefício das empresas e do desenvolvimento. Com isso, o prédio da Fiesp tornou-se uma trincheira em defesa da retomada do crescimento econômico e social. Também tem sido aquele prédio, aquela estrutura, um suporte e um apoio para os empreendedores, municípios, prefeitos, vereadores, lideranças políticas, empresariais, muitos deles hoje aqui, Paulo Skaf, também para te homenagear.

Paulo Skaf também tem atuado, lutado e liderado em importantes bandeiras, e tem travado uma luta homérica pela redução das taxas de juros; contra a CPMF; pela reforma trabalhista; pelas necessárias reformas tributárias, previdenciárias; pela desburocratização; pelo aumento de investimento na infraestrutura; pela ampliação do mercado para produtos paulistas; e também contra o aumento dos impostos, mais recente com a campanha “Não Vou Pagar o Pato”. Eu ainda era prefeito quando o Skaf, presidente do Sebrae em 2004 e 2005, nos convocou para participar da campanha pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Fizemos uma verdadeira caravana pelo empreendedorismo, realizamos seminários em dezenas de cidades, colhemos 110 mil assinaturas de prefeitos, secretários e líderes empresariais, daí nasceu o Super Simples, lei importante que fortaleceu e contribuiu para que a micro, pequena e média empresa crescessem e gerassem mais emprego e renda.

Lembro também que fui eleito o prefeito empreendedor pelo Sebrae por três vezes, e, em uma destas vezes, tive a honra de receber das mãos de Paulo Skaf, então presidente da instituição, o Prêmio de Prefeito Empreendedor. Em 2011, eleito deputado estadual no ano de 2010, na tomada de posse, uma das minhas primeiras ações foi criar a Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal. Nosso objetivo com a criação da Frepem era reunir as principais entidades e as maiores lideranças de nosso estado para debater, pensar e formular políticas públicas voltadas ao empreendedorismo. Procurei então o presidente Paulo Skaf, e prontamente recebi seu apoio. Temos hoje a Fiesp como uma das principais parceiras da Frente Parlamentar, inclusive com a coordenação do grupo de trabalho sobre inovação tecnológica através do Dempi, Departamento da Micro e Pequena Indústria.

Nestes anos, a Frepem ganhou corpo e obteve diversas conquistas, como a ampliação do prazo para recolhimento de ICMS, ampliação dos programas de fomento e inovação, modernização dos sistemas da Junta Comercial, inserção da disciplina de empreendedorismo na rede pública, aumento nas escolas técnicas e ampliação dos programas de microcrédito. Um trabalho que só é possível graças a entidades parceiras como a Fiesp, Ciesp, e Sebrae São Paulo.

Da mesma forma, para não falar de todos, mas para registrar aqui: o Sescom São Paulo, que ocupa a Secretaria Executiva; a Associação Comercial, presidente Alencar Burti; aqui tantas outras das mais de 60 instituições parceiras da Frente Parlamentar, como a Fecomércio, CRC, Sindconti, Embrapa, entre outras, além de meus colegas deputados desta Casa. Paulo Skaf tornou-se uma referência nacional, não só para empresários, mas também no meio político, para os jornalistas, cidadãos, jovens e especialistas, que sempre o consultam para conhecer sua opinião. A presença das senhoras e dos senhores nesta manhã provam isso. Vejo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas e empresariais, tanto da capital quanto de todo o estado de nosso interior, inclusive. Gestores, professores, até alguns alunos e atletas, enfim, uma gama de pessoas muito representativa em nosso estado, pessoas que vieram aplaudir a sua pessoa, Paulo Skaf.

Vivemos de perto sua liderança política, mais recentemente durante a grave crise econômica e política enfrentada pelo País nos últimos anos. Ter acompanhado sua caminhada, suas idas à Brasília, suas maratonas pelo interior, sempre preocupado com a educação, com as escolas, esporte, saúde, com o emprego, inovação tecnológica, enfim, com o progresso e com a vida de nossa gente. A sua preocupação, Paulo Skaf, com a retomada do crescimento, do emprego, de novos investimentos, de crédito pelo desenvolvimento de nosso País, temos acompanhado de perto. A eficiência como conduz o Senai e o Sesi, com os indicadores de gestão e de resultados, levando ensino de qualidade e formação técnica e profissional.

É natural que grandes líderes sejam puxados para o mundo político, afinal, é isto que nossa sociedade precisa: líderes preparados, com visão, arrojados, corretos, corajosos e entusiasmados, e o presidente Paulo Skaf é cada vez mais um líder pronto para assumir e conduzir o destino de nosso estado. Escolas, hospitais, estradas, metrô, rodovia, ferrovia, hidrovia, são obras de infraestrutura que necessitam de um planejamento estratégico e de uma execução eficiente e rápida. Elas devem ser planejadas, discutidas com a sociedade e aprovadas na Assembleia, e o Executivo deve entregar nos prazos previstos com a eficácia e baixo custo.

A população brasileira tem cobrado isso, o governo precisa ser cada vez mais eficiente na gestão dos recursos públicos, não pode deixar espaço para a corrupção, precisa cuidar dos recursos, motivar as equipes, criar parcerias com a sociedade, e liderar o governo em busca de resultados. E o exemplo e modelo de atuação de Paulo Skaf vem ao encontro dessas necessidades. O empresário e líder Paulo Skaf é um exemplo a todos nós, motivo de orgulho para o estado de São Paulo, e alvo de admiração em todo o País e também no exterior.

Pela sua história, pela sua trajetória e valor, é com grande honra que a Assembleia Legislativa entrega esta homenagem, fazendo justiça de mérito e merecimento a Paulo Skaf. Parabéns, Paulo Skaf.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Nós gostaríamos de registrar e agradecer a presença do prefeito Wilson Casseb, de Paraíso; João Batista, prefeito de Santo Antônio da Alegria; do desembargador federal do Trabalho, Plínio Bolívar de Almeida; Jânio Benith, presidente do Jucesp; Marcos José da Silva, representando Kamel Aref Saab, grão-mestre da Gosp; Dalva Christofoletti, representando 645 municípios de São Paulo, na Associação Paulista de Municípios; Evaristo de Miranda, pesquisador representando o presidente da Embrapa, Maurício Lopes; Hamilton Prado Alves, representando o deputado Antonio Salim Curiati; Vivaldo Filho, assessor parlamentar, representando o deputado Marco Vinholi.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Passo agora a palavra para o deputado Delegado Olim, para deixar aqui a sua mensagem.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Bom dia a todos e a todas. Eu queria saudar o deputado Cauê Macris, que já saiu desta solenidade, visto que não podem ficar dois presidentes na mesma solenidade. Ele falou bem quem é Paulo Skaf no estado de São Paulo. Cumprimento o meu grande amigo deputado Itamar Borges, o proponente desta sessão solene. Parabéns Itamar, você sempre na frente, depois eu te pego, fica frio que eu te pego. Deputado Jorge Caruso, amigo pessoal desta Casa, nada se faz nesta Casa se não tiver conversado com o Caruso, senão ele para aqui, emperra tudo, não adianta, temos que conversar com o Caruso. Parabéns, foi uma das pessoas que, quando cheguei aqui, conversei muito, e temos que abraçar quem entende, quem é do bem. Parabéns, deputado, pode contar comigo, gosto muito de você, sou seu amigo. Deputado Orlando Bolçone também, nosso grande deputado que teve que sair.

Quero cumprimentar também o Excelentíssimo Desembargador Mário Devienne Ferraz, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o senhor também é uma pessoa por quem eu tenho muito carinho e muito respeito. Quero cumprimentar o Carlos Eduardo Moreira Ferreira, presidente emérito da Fiesp, e cumprimento assim todos os presidentes que estão aí presentes. Vereador Ricardo Nunes, de São Paulo, que está aqui também para prestigiar o Paulo Skaf; Sr. Paulo Burti, presidente da Facesp, da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Jacir Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio; Edinho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto, representando todos os prefeitos aqui presentes; nosso vice-almirante Guerreiro, também, pela sua presença.

Quero aqui também saudar todos os empresários, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais autoridades, oficiais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Paulo Skaf receberá hoje o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. Meu presidente, empresário, presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi São Paulo, Senai São Paulo e Sebrae. Eu queria que o senhor soubesse que eu tenho um carinho, uma admiração, um respeito muito grande pelo senhor, desde que me enfiei no seu partido. Depois, no andar da carruagem, infelizmente, fui para um partido menor, para que pudesse chegar aonde cheguei, e fui recebido por V. Exa. de portas abertas.

Eu não esqueço nunca de quando lá fui, estava lá o ex-governador Fleury e várias autoridades me prestigiando. Eu fui, naquela época, me filiar ao partido. Depois, acabei saindo, mas sou um amigo do PMDB, sou um amigo do senhor, às vezes vou lá almoçar com o senhor porque o senhor é um líder nato. Como disse o Cauê, como acabou de falar o nosso presidente, o Itamar: quer saber o que está acontecendo em São Paulo? Passa no prédio da Fiesp. Ontem passei lá, estava todo rosa. Parabéns, quer dizer, o câncer de mama, o senhor está sempre na frente; na época dos impostos o senhor colocou o “Não Vou Pagar o Pato”. Depois, o senhor colocou, no impeachment, a bandeira do Brasil, ou seja, a Fiesp está sempre andando junto com a população, e o mais importante: são as pessoas carentes, as pessoas que precisam do senhor, e o senhor sempre está de portas abertas.

Queria parabenizar por essas propagandas que estão entrando na televisão, mostrando para as pessoas o que é o Sesi, o Ciesp, o Sebrae, o que é em São Paulo, o quanto o senhor ajuda as pessoas mais carentes. Muitas pessoas me procuram para colocar o filho para estudar no Senai, as pessoas dão atenção, tem uma fila, mas todos conseguem uma vaga, porque o senhor é um gestor, é um líder, e, em São Paulo, estamos precisando de líder, de gente que não tem medo. Todos os deputados aqui apoiaram o seu nome para ganhar esta honraria, porque o senhor merece.

O senhor faz muito por São Paulo, e eu acredito que poderá fazer mais. Sempre o acompanho, o senhor tem aqui um fiel escudeiro, um deputado que chegou nesta Casa agora. Aliei-me logo ao Caruso, ao Itamar e a outros, e começamos a mostrar que a Assembleia pode também brigar, porque tudo é Brasília, tudo é deputado federal, aqui, qualquer coisa que você faz é inconstitucional, mas o que você fala nesta Casa dá uma mídia muito forte. Os senhores que são empresários, que dão emprego para tantas pessoas, temos tanta gente especialista que nos enchem o saco diariamente, ninguém aguenta mais especialista, desde a imprensa, desculpa, do Judiciário e outras instituições que se acham donos do mundo, e a verdade não é esta. Nós é que estamos no dia a dia, nós é que estamos trabalhando, que estamos aqui, os são os senhores que estão dando emprego. Quantos filhos de pessoas humildes estão com os senhores, que os senhores ajudam, sendo que nem o governo faz isso por eles?

O governo gosta de arrecadar, e o senhor é sempre contra, batendo firme. Então, agora é assim, quando eu quero ver como que está a política, eu olho para o prédio da Fiesp, leio o que o Paulo Skaf fala. Estamos juntos sempre, obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Gostaríamos de registrar e agradecer a presença do Sr. Marcos Daniel Bonagamba, prefeito de São Simão, acompanhado de seu vice-prefeito, Claudemir Dolmen; o prefeito Vicente, de Pederneiras; Peixinho, prefeito de Mairinque, acompanhado dos vereadores da cidade; a equipe da Fundação Ulysses Guimarães; e ao Bruno Gabriel, presidente estadual da juventude do PMDB São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Dando sequência, vamos ouvir agora, para deixar uma mensagem em nome dos prefeitos, o prefeito de São José do Rio Preto, que já foi prefeito de Santa Fé do Sul uma vez, pela terceira vez prefeito de Rio Preto, três vezes deputado estadual, quatro vezes deputado federal, e agora voltou para São José do Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo.

 

O SR. EDINHO ARAÚJO - Muito bom dia a todos. Quero dizer, inicialmente, meu caro presidente, deputado Itamar Borges e distinta Mesa, que eu estou em momento de saudades por voltar a esta tribuna, uma vez que, estive durante três mandatos por aqui, depois de ter sido prefeito da cidade que o Itamar também foi. Recordo-me do momento constituinte, momento alto desta Casa, 1989, e revejo aqui o Abdo Hadade, que foi meu colega. Eu quero aproveitar para saudá-lo. E depois, no Congresso Nacional, encontrar aqui com o deputado Carlos Eduardo Vieira Moreira.

Alegria muito grande, portanto, presidente Paulo Skaf, eu que estou revendo velhos e queridos amigos, reencontrando-me com a história. Creio que muitos aqui estão tendo, neste momento de rever velhos amigos e no encontro, algo extremamente significativo, quando o País vive um momento de profunda reflexão para todos nós. Esta é a sua homenagem, esta é a sessão solene em que a Assembleia Legislativa lhe presta esta honraria, que é a mais alta do Poder Legislativo do Estado de São Paulo.

É também um momento para refletirmos sobre o que você tem feito da sua vida, o que tem lhe preocupado e quais têm sido as suas ações ao longo da sua vida pública, corporativa e empresarial. E aí, meu caro presidente Paulo Skaf, todos nós que estamos nesta Mesa viemos aqui para dizer que você tem sido extremamente útil a São Paulo e ao Brasil. pelas suas ações firmes e posições muito claras. Neste momento em que o Brasil começa a dar ares de desenvolvimento, que é a sua grande vocação, as suas ações deixam para mim uma lição, pois você é um homem que tem na educação uma das propostas para que possamos mudar o mais rapidamente possível este País.

Eu venho aqui em nome dos prefeitos, Paulo Skaf, para dizer muito obrigado pelo que você tem feito no interior, na Grande São Paulo e na capital. Através das escolas que são modelos e não ficam devendo em nada para nenhuma escola de nenhum país do mundo. Esta é uma marca, Paulo Skaf é sinônimo de desenvolvimento. Eu estive em Brasília e sei o quanto sua presença é respeitada, as suas posições são sempre muito bem observadas, as suas opiniões, críticas, são sempre muito levadas a sério. Por isso, Paulo Skaf, eu quero dizer ao meu amigo e companheiro Itamar e aos deputados e deputadas desta Casa do acerto desta decisão em homenageá-lo aqui no plenário, que tem tudo a ver com desenvolvimento, com o progresso.

No Brasil não há lugar para radicais. O Brasil é um país plural, com esta miscigenação, com tantas raças, com liberdade religiosa, o país que quer ter a oportunidade de ser uma grande nação, e, para isto, é preciso que tenhamos homens com a sua cabeça, com a sua visão.

Eu falo como alguém que tem vivenciado a vida pública ao longo de 45 anos, 11 mandatos, 11 vitórias consecutivas, mas sou um aprendiz da política, procuro fazer o melhor sempre, ouvindo as pessoas, de forma democrática, convencido de que nós podemos mudar este País, de que temos este papel neste momento da história. E você nos convoca a isto, a sua palavra é sempre no sentido de que nós temos que organizar a nossa sociedade, os nossos municípios, porque a soma do Produto Interno Bruto deste País é a soma das riquezas das cidades, dos municípios, e é lá que temos que formar quadros, qualificar nossos profissionais. E é isso que você tem feito ao longo de sua vida, Paulo Skaf, por isso, é com muita alegria e honra que, em nome dos municípios do estado de São Paulo, especialmente daqueles que o conhecem de perto, é que nós viemos aqui lhe dar os parabéns. Você tem feito muito à indústria e ao comércio, à educação, ao esporte, à cultura de São Paulo, mas você precisa continuar fazendo muito mais, e é por isso que nós o aplaudimos com muita alegria. Parabéns, Paulo Skaf.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Nós gostaríamos de registrar e agradecer a presença do prefeito Paulo Roberto, de Manduri, bem como doo vereador Pio Mielo, presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul.

Senhoras e senhores, neste momento faremos a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo e da Placa de Homenagem ao empresário Paulo Skaf. Para realizar a entrega, convidamos os Srs. Deputados Itamar Borges, Jorge Caruso e Delegado Olim.

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Entregue a homenagem e o Colar ao nosso homenageado, convido então o nosso homenageado desta manhã, com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, Paulo Skaf, para deixar a sua mensagem.

 

O SR. PAULO SKAF - Muito obrigado. Bom dia a todos. Esta é uma manhã de surpresas. Deputado Itamar Borges, eu queria, de coração, lhe agradecer, porque esta homenagem foi feita de uma forma muito discreta. Eu soube que receberia este Colar de Honra há poucos dias, quando já estavam impressos os convites, já tinha uma data marcada, e, mesmo assim, eu imaginei que teríamos algo aqui na sala anexa à da Presidência, alguma coisa menor, discreta, e estava muito feliz com isto.

De repente, algumas informações me vieram de ontem para hoje, e aí eu comecei a perceber que seria um pouco diferente, mas não imaginava, Itamar, que fosse uma homenagem, um evento como este. De coração, quero agradecer a você, agradecer ao deputado Olim, ao deputado Caruso e a todos os deputados aqui que, de forma apartidária, tiveram esta generosidade, este carinho, e pedir a sua licença para compartilhar esta homenagem, esta honraria dos representantes do povo de São Paulo, com todos meus colegas, com todas as guerreiras e guerreiros que levantam cedo, lutam o dia inteiro, dormem tarde, geram empregos, pagam impostos, trabalham.

Quero compartilhar com todos os meus colegas presidentes de entidades, sindicatos, associações, entidades representativas da indústria, do comércio, da agricultura, de serviços, enfim, todos os que ajudam o caminhar de nosso estado, de nosso País. Compartilho com meus colegas, conselheiros da Fiesp, vice-presidentes da Fiesp, do Ciesp, do Sesi, do Senai, do Sebrae, com quase 20 mil colaboradores que trabalham nestas entidades que tenho a honra de presidir, enfim, compartilhar com todos aqueles que fazem o dia a dia do nosso estado, do nosso País.

Começo a semana aqui na Assembleia Legislativa não só recebendo esta homenagem, mas tendo também este prazer de ver todos vocês aqui, e hoje recebi centenas de mensagens por WhatsApp, e-mail, de muitos que não puderam estar aqui. Realmente, o que vem na minha cabeça é apenas o muito obrigado, a todos vocês, pelo carinho, pela atenção, pela lealdade, pela amizade, enfim, tudo aquilo que é necessário para que nós nos estimulemos a continuar fazendo, e fazendo cada vez mais juntos.

Agradeço muito aqui a presença do presidente do TRE, Mário Devienne, muito obrigado, doutor Mário, pela sua presença; do nosso vice-almirante Guerreiro; do nosso vereador, aqui representando a Câmara dos Vereadores de São Paulo, Ricardo Nunes; ao Edinho Araújo, que, além dos 11 mandatos, foi ministro, enfim, teve todos os cargos, e sempre muito respeitado por todos, pelo bom trabalho, pela seriedade que tem em sua vida pública; nosso presidente emérito da Fiesp, Carlos Eduardo Moreira Ferreira; meu colega Alencar Burti, que preside a Associação Comercial de São Paulo; ministro Sydney Sanches, que, desde o início, quando assumimos a Fiesp, e nisso recém tinha se aposentado, como todos sabem, foi presidente do Supremo Tribunal Federal, e o convidei para presidir o Conjur da Fiesp, ele aceitou e tem feito um trabalho fantástico na Previdência do Conjur.

Aqui foi bem colocado pelo Itamar, que, se fosse o caso, todos mereceriam estar aqui, este conjunto é uma única tribuna, e a minha vontade é citar todos os que estão aqui e que deixaram seus afazeres nesta segunda de manhã, e muitos que aqui não puderam estar, mas se lamentaram, se justificaram. Então, de coração, a todos, muito obrigado. Vejo presidentes de entidades daqui de São Paulo, de outros estados, do interior, enfim, largar seus compromissos e poder estar aqui, prefeitos, vereadores, de coração, muito obrigado. Meus filhos que aqui estão, minha irmã, meus cunhados, muito obrigado também pela presença.

É exatamente em momentos como este, recebendo uma honraria desta, tendo, ao meu lado todos vocês, é que me fortalece para continuar a luta pela educação, pelo esporte, pelo empreendedorismo, pelo crescimento, pelo emprego, pela cultura, pela formação profissional, tudo aquilo que todos priorizamos e realizamos ajudando São Paulo e o Brasil. Então, a todos vocês, muito, muito obrigado. Muito obrigado não só por este momento, mas por tudo, por toda a nossa trajetória juntos.

Estamos em um momento, deputado Itamar Borges, muito especial. Estamos no momento da quarta revolução industrial no mundo, de grandes transformações. Vivemos hoje a necessidade de administrarmos questões internas brasileiras, uma crise econômica, política, aprovarmos reformas estruturais para que possamos sair desta dificuldade e termos décadas de crescimento. Sem a estrutura, sem o alicerce, sem as reformas, vem aquela história de uma economia bipolar, sobe e desce. Melhora um ano, cresce dois anos, não cresce três anos, e por aí vai. É o que temos vivido. Desta vez é diferente. Estamos promovendo as reformas estruturais que o País precisa, assim foi o teto de gasto, a modernização das leis do trabalho, a questão da regulamentação da terceirização e a lei do petróleo. Enfim, faltam outras, foi citada aqui uma minirreforma política, mas importante, que foi feita às pressas para vigorar para as eleições do ano que vem. Falta a reforma tributária, da previdência, todas elas são necessárias e temos que perseguir, apoiar, até que sejam realmente aprovadas.

A economia bateu no fundo do poço, presidente Devienne, e já está recuperando. Vamos ter um crescimento positivo este ano, um crescimento maior no ano que vem, já por muitos meses consecutivos o saldo de empregos é positivo, então estamos saindo daquela situação triste de desemprego, que chegou a 14 milhões, hoje está em 13. É muito, mas reduziu um milhão de desempregados, nada pior do que uma pessoa desempregada, imagine 13 milhões de desempregados. Então, junto com tudo isso, nós temos que ter olhos para cá, para esse dia a dia, e temos que ter olhos para o futuro, e temos que lembrar que a quarta revolução industrial muda o comportamento não só da indústria, dos costumes, das pessoas, da vida de muita gente.

 Do momento em que alguns olham como uma ameaça um robô, um computador, substituir algumas profissões, alguns setores que vão deixar de existir, nós temos outra forma de encarar, de ser uma nova oportunidade, que não está na nossa escolha, não depende de nós. Alencar sabe disso, não depende de nós, a revolução industrial já está acontecendo no mundo, e o homem, todas as outras vezes, se adaptou, assim foi em 1800, com a máquina a vapor, assim foi na virada do século, com a energia elétrica, assim foi em 60 com o computador, e agora estamos na era da inteligência artificial, o computador não é mais uma máquina burra, e sim uma máquina que recebe tantas informações e faz as melhores opções. Isto vai mudar os costumes, vai interferir nos serviços, não só na indústria, nos costumes pessoais das famílias, e o que precisamos? Adaptarmo-nos a isto.

Por esta razão, aliás, temos feito um trabalho, há poucas semanas, talvez um mês, inauguramos um Senai em São Caetano do Sul, em que eu ouvi, para meu grande orgulho e orgulho de toda a indústria de São Paulo, de um presidente de uma empresa alemã, que, depois de visitar aquela escola que tínhamos acabado de inaugurar, falou: “Olha, na Alemanha não tem nada parecido com isso.” As pessoas impressionadas, não acreditando que, no Brasil, em São Paulo, tivesse uma escola como aquela, que tem uma linha 4.0, de mecatrônica de excelência, aliás, a exemplo de todas as nossas unidades, o Senai, que são verdadeiros centros de excelência e inovação, porque a indústria prioriza a educação, o conhecimento.

Se a educação sempre foi importante, agora ela é necessária, absolutamente necessária. O que vai fazer a diferença para esta adaptação, para esta nova fase, que o mundo está passando, é a educação, o conhecimento. Sempre foi importante, agora é essencial. Ao invés de estarmos nos curvando e nos desesperando, estamos buscando a solução; estamos, através do conhecimento, da educação, através do arrojo da indústria de São Paulo e do Brasil, buscando alternativas para, mais uma vez, nos adaptarmos.

Aliás, estou indo esta semana, hoje é segunda, embarco sexta-feira, para o Vale do Silício, em uma missão, com representantes de todas as nossas entidades, para enxergarmos exemplos práticos, somarmos a toda nossa experiência, a tudo que pesquisamos no mundo. Paralelamente, enquanto se acerta o dia a dia, se combate a crise econômica e política, saímos desta situação para um horizonte limpo, de crescimento. Temos que estar prontos, porque, se não, vamos ser surpreendidos, pois o mundo mudará muito, e não vamos ter mais tempo de correr atrás, por isso que estamos nos antecipando.

E, para que isto tudo seja possível, para que possamos profundamente ajudar nosso estado, nosso País, para que façamos com que essas milhões de pessoas não percam empregos, tenham oportunidades melhores, melhores empregos, para que tenhamos setores mais fortalecidos, para que tenhamos um Brasil mais rico, mais desenvolvido, mais inovador, para que o setor público se renove também, não é possível pensar na sociedade se modernizar, pensar nas empresas ágeis, modernas, em um setor público arcaico, enferrujado, burocrático, que atrapalha a vida das pessoas. Edinho, você sabe do que estou falando, a necessidade dos governos não atrapalharem a necessidade e deixarem que as pessoas construam essa nova nação brasileira, que é o sonho de todos nós.

Quem constrói uma nação não é o governo, quem constrói uma nação é o suor de cada um, de cada trabalhador, de cada empresário. E é isto tudo que nos estimula.

Muito obrigado especialmente a você, Itamar, que, em algum momento parou, e não sei quando foi isto, se há meses, há semanas, e teve este carinho de pensar em arquitetar uma homenagem para o setor produtivo. Se você pensou, conversou com seus pares, eu agradeço muito a estes deputados todos que compõem esta Assembleia, ao seu presidente, ao deputado Caruso que está aqui, enfim, e que hoje virou realidade, se materializou, o que foi uma ideia sua. Então, muito obrigado a você, peço que você transmita a todos os seus pares, aos outros 93 deputados estaduais de São Paulo, o nosso muito obrigado.

E a todos os meus colegas que têm me acompanhado, que têm me dado apoio irrestrito ao longo destes anos, a todos os meus colegas que estão nessa luta de dia a dia. Sabemos das dificuldades, mas temos sempre a coragem de enfrentá-las, e o sabor de ver nossos problemas resolvidos, soluções que levaram ao interesse das pessoas de São Paulo, do Brasil, da população, das empresas, seja comércio, indústria, agricultura, enfim, ao Jacyr, que aqui foi muito carinhoso na sua fala, que representa este setor tão importante, que é o agronegócio.

O que é o agronegócio? A união da agricultura com a indústria, a importância do talento do agricultor e da agricultura com o talento da indústria, é lógico que não se exporta cana de açúcar, se exporta o etanol e o açúcar, que é industrializado em uma usina, então é a agricultura e a indústria. Se exporta muito pouco boi em pé, se exporta a carne, então, é a pecuária com a indústria frigorífica, e assim se estende a todo o horizonte do agronegócio de São Paulo e do Brasil, e São Paulo tem uma importância muito grande, é o caso do setor sucroalcooleiro como foi colocado aqui.

Enfim, pessoal, se eu puder fazer um pedido, o que eu pediria a todos vocês é que mantenhamos esta união que tem nos dado força, muita força para, cada dia mais, ajudarmos o nosso estado de São Paulo e o Brasil, muito obrigado a todos vocês.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ HENRIQUE - Nós gostaríamos de registrar e agradecer a presença do senhor Alexandre Penteado, diretor da Codasp, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo; José Benedito de Godoy, desembargador da Vigésima Terceira Câmara de Direito Privado; João Carlos Marchesan, presidente da Abimaq; Dora Sílvia Cunha Bueno, presidente da Associação Paulista de Fundações; Antônio de Pádua Rodrigues, diretor da Única; capitão de Mar e Guerra Jorge Luiz da Cunha, diretor do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha de São Paulo; Fernando Martins, presidente do Simpa; Carlos Cruz, presidente da APM.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Gostaria de informar, partindo para o encerramento, que logo após o encerramento, daqui a um minuto, o nosso homenageado estará aqui à frente para receber os cumprimentos.

Gostaria, novamente, de parabenizar o empresário Paulo Skaf, esta grande liderança de nosso estado, um empreendedor, realizador, que, como a própria homenagem já disse, luta pelos interesses do estado, e pelo desenvolvimento social e econômico do País. Mais uma vez, Paulo Skaf, a sua trajetória é uma inspiração para todos nós. O Colar de Honra ao Mérito Legislativo não poderia estar em melhores mãos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

 Parabéns, Paulo Skaf, pela justa e merecida homenagem. Um bom dia e uma ótima semana a todos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 49 minutos.

 

* * *