http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

09 DE OUTUBRO DE 2017

063ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 160 ANOS DO CORPO MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Agradece a presença de todos. Saúda as autoridades. Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Comemoração dos 160 anos do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - EDSON FERRARINI

Ex-deputado estadual, tece comentários sobre a constituinte de São Paulo. Reprova o combate feito à época, segundo ele, à Polícia Militar, pelo PT. Relata relações de sua família com a corporação. Discorre sobre suas contribuições, como parlamentar, para o fortalecimento da PM, enfatizando a criação do Dia do Policial Militar Músico do Estado de São Paulo. Cumprimenta autoridades presentes. Saúda os componentes do Corpo Musical, destacando as três mulheres que o integram. Tece elogios ao órgão. Enaltece as habilidades dos policiais músicos.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Informa que o ex-deputado Edson Ferrarini criara o Dia do Policial Militar Músico do Estado de São Paulo por meio da Lei 14.989/13. Anuncia a exibição de vídeos: acerca da história, composição e atividades atuais do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e sobre a vida e a carreira do tenente coronel PM João Antão Fernandes, ex-comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Realiza homenagem, com entrega de placa comemorativa, ao Sr. João Antão Fernandes.

 

6 - JOÃO ANTÃO FERNANDES

Ex-comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz agradecimentos pela homenagem recebida.

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a entrega de láureas de mérito pessoal.

 

8 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, apresenta o histórico e os objetivos da condecoração. Nomina os policiais militares contemplados.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a presença, nas galerias, das Bandas Regimentais de Música do interior e da Seção de Banda do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Homenageia, com entrega de placa comemorativa, o Sr. major PM Elias Batista do Nascimento, comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

10 - ELIAS BATISTA DO NASCIMENTO

Comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz saudações às autoridades presentes. Discorre sobre a criação da banda do Corpo de Fuzileiros Navais. Anuncia o recente ingresso de novos policiais no Corpo Musical da Polícia Militar. Aponta que os 160 anos do órgão foram marcados pela participação em eventos políticos e culturais importantes da história do País e do estado de São Paulo. Destaca a relevância do Corpo Musical e da PM de São Paulo. Agradece o apoio dos comandantes da Polícia Militar aos músicos da corporação. Enalteceu a música, situando-a como ferramenta de comunicação da PM com a sociedade. Parabeniza os músicos homenageados.

 

11 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Faz eco ao pronunciamento do major acerca do trabalho comunitário realizado pelo Corpo Musical, destacando as atividades desse tipo praticadas no Jardim Ângela, em São Paulo. Cumprimenta integrantes dos Consegs de São Paulo.

 

12 - ARNALDO FRANCISCO DA SILVA

Presidente do Conseg Jardim Ângela, frisa a importância da atuação da Polícia Militar em comunidades pobres de São Paulo. Enaltece o trabalho de fortalecimento da participação social na PM realizado, segundo ele, pelo deputado Coronel Camilo. Diz que, a seu ver, o coronel Nivaldo Cesar Restivo está realizando a melhor gestão já vista na história da Polícia Militar do Estado de São Paulo, destacando a alocação de recurso públicos no setor. Descreve eventos históricos de criação de conselhos populares na área de segurança pública.

 

13 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia homenagem, com entrega de estatueta, pelo major PM Elias Batista Do Nascimento, ao coronel PM João Antão Fernandes. Anuncia a apresentação da "Canção do Corpo Musical" pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

14 - NIVALDO CESAR RESTIVO

Comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta os presentes. Parabeniza o deputado estadual Coronel Camilo pela iniciativa desta solenidade. Diz que espelha sua gestão atual no trabalho realizado pelo parlamentar quando era comandante da Polícia Militar. Louva a história da PM e do Corpo Musical, que associa à história do estado de São Paulo e do País. Lembra eventos da época que fora aluno do coronel João Antão Fernandes na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Acentua a relevância da família Antão para a música na Polícia Militar de São Paulo, tecendo-lhe agradecimentos em nome da corporação. Comunica que o coronel receberá a medalha Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, mais alta condecoração da PM. Agradece pelo convite para participar desta solenidade. Parabeniza os policiais que receberam condecorações nesta data.

 

15 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a execução de cinco canções pela banda formada pelas Bandas Regimentais de Música do interior e pela Seção de Banda do Corpo Musical.

 

16 - EDSON FERRARINI

Ex-deputado estadual, parabeniza a banda. Comunica que deverá buscar recursos para que ela se apresente no Parque do Ibirapuera.

 

17 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Faz convite para evento, a ser realizado no dia 19/12, no Theatro Municipal de São Paulo, com apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Elogia o órgão. Parabeniza os músicos da PM. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar os 160 Anos do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Dia do Policial Militar Músico, a outorga de Láureas de Mérito Pessoal em primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto graus, e homenagem ao eterno comandante do Corpo Musical, tenente coronel João Antão Fernandes.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia dia 15 de outubro, às nove da noite, no próximo domingo pela NET - canal 7; pela TV Digital - canal 61.2; e pela TV Vivo - canal 9.

Convidamos para compor a Mesa principal o deputado estadual Coronel Camilo, proponente desta sessão; o coronel PM Nivaldo Cesar Restivo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o sempre deputado Edson Ferrarini; o coronel Luiz Carlos Pereira, diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar do Estado de São Paulo; e o major músico PM Elias Batista do Nascimento, comandante do Corpo Musical da Polícia Militar.

Com a palavra, o deputado Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, boa noite a todos. Sejam todos bem-vindos a esta Casa de Leis. Muito obrigado por estarem aqui hoje prestigiando essa grande unidade, que é nosso Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo. É uma satisfação muito grande homenagearmos essa unidade que, além de trabalhar, nos encanta com a música desde longa data, não é comandante Antão? Faz tempo.

Gostaria de saudar nossa Mesa. Saúdo nosso coronel Nivaldo, comandante-geral, meu comandante que prestigia o evento dessa importante unidade da Polícia Militar, obrigado por sua presença nesta Casa de Leis, que é sua casa. Tudo que eu puder fazer para honrar o nome da nossa Polícia Militar não só aqui, mas onde quer que eu esteja, pode contar sempre comigo. Também queria agradecer o nosso sempre deputado Ferrarini, e meu professor, literalmente, porque foi me dar aula quando estava na academia e ele já era coronel da reserva. Também é meu professor na política, em quem nos espelhamos para estar aqui falando para todos vocês. Um grande amigo e batalhador contra as drogas, uma experiência sem igual. O trabalho da PM sempre foi nesse sentido, de nos prevenirmos. E ninguém melhor que o coronel Ferrarini para nos ensinar isso.

Coronel Luiz Carlos Pereira Martins, diretor de Ensino e Cultura, hoje a quem está subordinado nosso Corpo Musical. Muito obrigado por sua presença e parabéns pelo seu trabalho e desse grande Corpo Musical da polícia. E o major músico Elias Batista do Nascimento, nosso comandante do Corpo Musical e aniversariante, obrigado e parabéns pelo trabalho. Aquilo que pudermos ajudar, conte sempre conosco.

Agradeço a presença de todos, depois vou citar as demais pessoas. Vamos dar início à nossa solenidade.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Para todos saberem, esta é uma sessão solene convocada pelo presidente da Casa. Este é o principal plenário da Casa, e é preciso que todos os deputados aprovem a sessão para que seja realizada aqui. Eu agradeço desde já o nosso presidente e todos os deputados que aprovaram para que esta sessão sobre o Corpo Musical fosse realizada neste plenário.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa de Leis, o nobre deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar os 160 Anos do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Para começarmos bem, vamos cantar o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente músico Sérgio Ricardo Vilas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Gostaria de pedir a todos uma salva de palmas para a nossa Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e para nosso coral que está aqui em cima. Parabéns pelo trabalho de vocês. (Palmas.)

Vou fazer algumas citações, e as demais vamos fazendo ao decorrer dos trabalhos. Se alguma entidade ou instituição não for citada, por favor procure o Cerimonial, que farei questão de citar. Agradeço primeiramente o nosso grande mestre, tenente coronel João Antão Fernandes, e seus filhos, Tânia Antão Fernandes, Silvio Antão Fernandes, João Antão Fernandes Jr. e a esposa, Sra. Janete; os sobrinhos Jaime Antão Fernandes e Otávio Antão Fernandes. Uma salva de palmas para a família Antão. Tudo isso começou lá atrás com o bisavô, que criou o Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo. Parabéns, uma grande iniciativa deste trabalho hoje, que eu admiro demais. Estou muito contente e satisfeito de fazer esta homenagem. (Palmas.)

Queria saudar o tenente coronel Jonas Vicente de Oliveira, eterno comandante do Corpo Musical e, em nome de sua pessoa, todos os ex-comandantes; o capitão de corveta Rodrigo Pinto Mafra de Oliveira, representando o vice-almirante, nosso amigo Antônio Carlos Soares Guerreiro, do 8º Distrito Naval; subinspetor Dani Bastos, maestro do Coral da Guarda Civil Metropolitana. Leve um grande abraço à Guarda Civil, sou um defensor das Guardas e sempre serei. O subinspetor Valdir, maestro da Banda da Guarda Civil Metropolitana também; Jefferson Collacico, regente do Corpo Musical dos Escoteiros do Brasil - Região São Paulo; o 1º sargento fuzileiro naval músico Marcelo Pereira, mestre da Banda do Comando do 8º Distrito Naval; 2º sargento fuzileiro naval músico Fernando Henrique da Silva Lázaro, integrante da Banda do Comando do 8º Distrito Naval.

José Carlos Milanez, inspetor de divisão da GCM; capitão Suzano, representando o comandante da Base Aérea de São Paulo; tenente Josemir, regente da Banda da Aeronáutica - leve um abraço ao nosso comandante; José Carlos Barros Lima, diretor do Colégio Santo Ivo - fiz muitos contatos e palestras no Santo Ivo; José Luiz de Lira, diretor-presidente da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Praças e Oficiais; major Vanclei, representando o comandante do CPI7 - Sorocaba, nosso amigo coronel Antônio Valdir; Marcelo Rodrigues, representando o deputado Salim Curiati, um grande exemplo para nós desta Casa; a Ana Ângela, das nossas associações; meus comandantes que trabalham comigo, alguns que vejo na plateia como o coronel Giannoni, Marciano, Marco Antônio. E todos que estão aqui, muito obrigado pela presença.

Para começarmos a ouvir pessoas que trazem verdadeiras aulas, gostaria de chamar nosso sempre deputado para fazer uso da palavra. Esse que é um grande exemplo para nós, coronel Ferrarini, foi nosso deputado e grande defensor da polícia de São Paulo.

 

O SR. EDSON FERRARINI - Em uma situação que eu comentava há pouco com o comandante-geral, que neste local nós estávamos iniciando para fazer a Constituinte, tinha terminado a revolução. Eu me lembro de estar sentado nesta mesa, e aqui tinham os deputados cuja missão era acabar com a Polícia Militar. Um deles era o Zé Dirceu, o outro era o Palocci, e mais 15 deputados do PT. Eu estava no outro lado, por sorte eu era professor de Direito Constitucional e pude vir para cá. Nós então pudemos impedir o PT, que naquela época estava crescendo e falando que a Polícia Militar tinha que acabar e ser reduzida a três Batalhões de Choque - isso era o Zé Dirceu e o Palocci falando, e dizendo que iam acabar com a Justiça Militar, que era uma excrescência só três estados do Brasil tinham - São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Eles não acabaram com uma vírgula da Polícia Militar e eu pude nos defender, mas eles não sabiam que a PM estava no meu sangue.

Quando nasci meu pai era o coronel Ídalo Ferrarini, soldado que fez a revolução de 32. E meu pai me falava: “Filho, essa corporação fantástica que eu defendia”. E aquilo estava no meu sangue, era uma tatuagem no meu cérebro. Pude, aqui, impedir que acontecesse algo com essa fantástica corporação. Ainda pude criar no Art. 155, parágrafo único, a Polícia Ambiental, que no nosso tempo era Polícia Florestal e estava para acabar. Lembrando esse minuto da hora da saudade, quando pude, como deputado estadual, nos defender orgulhosamente.

Quero cumprimentar nosso comandante-geral Nivaldo Cesar Restivo; o coronel Luiz Carlos Pereira Martins, diretor de Ensino e Cultura; o major músico Elias Batista do Nascimento; e nosso deputado Coronel Camilo, que nos representa com tanta dignidade na Assembleia Legislativa. Coronel Camilo, orgulhosamente temos o senhor que nos defende muito bem, além de todas as autoridades já citadas. Queria dizer que o Corpo Musical, citar os dois capitães que compõem e tocam esse campo, que é o capitão Cleber de Azevedo, subcomandante, e o capitão Esmael Alves, parabéns aos senhores pelo trabalho que fazem. Saúdo o sempre comandante, nosso coronel João Antão, é um prazer vê-lo; nosso coronel Jonas, sempre comandante; os 151 componentes do Corpo Musical e as três mulheres que integram o Corpo, a cabo Débora e as soldadas Patrícia e Luana. Parabéns para essas três mulheres que fazem parte desse Corpo Musical fantástico.

Os senhores encantam por onde passam, aonde chegam inebriem e deixam as pessoas entusiasmadas com a alegria de suas músicas. Mas, quando é preciso, os senhores fazem o policiamento no local mais distante. Por tudo isso, os senhores estão sendo homenageados hoje. Tive orgulho, como deputado estadual, criar no dia sete de abril, o Dia do Policial Militar Músico, para que eternamente, nos próximos 100 anos, não esqueçamos que nesse dia foi criado o Corpo Musical. Aquelas poucas pessoas transformaram hoje nessa instituição fantástica.

Homenageio a banda e os senhores com um pingo de inveja. É pecado, mas vou confessar. Fui jurado de um programa de calouros, o Clube do Bolinha, que só os mais antigos se lembram, com o Chacrinha. Eu era jurado e dava nota para o calouro, e ele tremia quando eu ia dar nota. Eu falei: “Te dou nota máxima porque a maior inveja que tenho é não saber cantar ou tocar instrumento nenhum, sou desafinado para tudo que falo”. Então tenho um pingo de inveja dos senhores. Mas hoje posso sair daqui e comprar um violão, e começar a estudar a partir de amanhã, ou tocar clarineta, alguma coisa vou aprender. Fico apenas batendo palmas aos senhores.

Um grande abraço para essa corporação fantástica. Orgulhosamente pude criar o Dia do Policial Militar Músico. Fiquem com Deus, parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, nosso comandante Ferrarini. Ele criou a Lei 14.989, de 29 de abril de 2013, que cria o Dia do Policial Músico. Muito obrigado, não só por isso, mas por brigar sempre por nossa Polícia Militar. Vamos assistir agora a um vídeo institucional do Corpo Musical.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Corpo Musical. Gostaria de citar também, que integra minha equipe, o coronel Celso Pinhata, muito obrigado. Cito, também, a cabo Renata Antão Fernandes, sobrinha do tenente coronel João Antão. Aqui está a família inteira, muito obrigado pela presença, vocês são o orgulho de todos nós. Sou suspeito para falar porque meu fiel escudeiro que me acompanha há 38 anos, o coronel Antão. Estou vendo o Cubas e o seu irmão aqui na plateia também. Muito obrigado a todos pela presença.

Agora vamos assistir a um vídeo em homenagem ao eterno comandante do Corpo Musical da Polícia Militar, o tenente coronel João Antão Fernandes.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns comandante. Queria convidá-lo para vir à frente receber uma homenagem nossa. Convido a Mesa para também descer e cumprimentar nosso comandante Antão.

 

* * *

 

- É feita a entrega de placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Agora convido o senhor para fazer uso da palavra.

 

O SR. JOÃO ANTÃO FERNANDES - Olha, comandante, só tenho a agradecer, em nome do Joaquim Antão Fernandes, em meu nome e da minha família Antão. Muito obrigado a todos os senhores por tudo. Aos nossos amigos do eterno Corpo Musical. São 26 anos que estou na reserva, mas continuo no Corpo Musical. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso comandante. É uma história de vida, um exemplo para todos nós. Convido todas as autoridades para retornarem à Mesa. Agora vamos dar início à entrega de Láureas de Mérito Pessoal. Passo a palavra ao nosso Cerimonial para fazer a chamada.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - A Láurea de Mérito Pessoal foi criada em 1974 com a denominação de PM Zito, como forma de homenagem e reconhecimento da Polícia Militar aos seus integrantes, para distinguir oficiais e praças da corporação que por seus méritos pessoais se sobressaiam, merecendo por seus atos, o reconhecimento da instituição. Essa condecoração ostentada por orgulho pelos policiais militares é concedida em cinco graus que se sucedem: 5º grau em bronze; 4º grau em cromo; 3º grau em prata; 2º grau em ouro; e o 1º grau, o mais elevado, nas cores da bandeira paulista.

Temos a honra de convidar para que se coloque em posição de destaque à frente da Mesa, a fim de receber a Láurea de Mérito Pessoal de 5º grau o cabo PM Israel Cruz Novaes. Para receber a Láurea em 4º grau os seguintes policiais militares: 2º sargento PM Manoel Alves dos Santos Filho; 3º sargento PM Nathanael Novaes de Oliveira; cabo PM Paulo Cesar Barbosa; cabo PM Leandro Patrício da Silva; cabo PM Wesley da Conceição Carvalho; cabo PM Gideão Vieira Ferreira; cabo PM Denis da Silva Amaral; soldado PM Ismael Paravani de Souza; soldada PM Luana Adelina Moreira de Almeida; soldado PM Juliano dos Reis Santos; e soldado PM Armando Pereira Vicente.

Por favor, convido a Mesa, juntamente com os padrinhos e madrinhas para fazerem a entrega do PM Zito. Convido também as esposas para fazerem a entrega juntamente com o deputado, o comandante-geral e toda a Mesa.

 

* * *

 

- São feitas as entregas de Láureas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Solicito aos agraciados que retornem aos seus lugares. Convidamos agora para receber a Láurea em 3º grau os seguintes policiais militares: 1º sargento PM Vagner Cesar da Silva Sechi; 2º sargento PM Luís Carlos Gonçalves Teixeira; 2º sargento PM Eliel Sakihara Matos; 3º sargento PM Fabiano de Morais Guimarães; cabo PM Douglas Valdemar de Souza Osório; cabo PM Paulo Cesar Chioca; cabo PC Caio Sales Ferragini. Por favor, se coloquem à frente da Mesa principal. Convido também madrinhas e esposas para que venham fazer a entrega da láurea, juntamente com as demais autoridades.

 

* * *

 

- São feitas as entregas de Láureas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Solicito aos agraciados que retornem aos seus lugares. Convidamos agora para receber a Láurea em 2º grau os seguintes policiais militares: 1º tenente PM André Luiz de Souza; subtenente PM André Luis da Cunha Pinto; 1º sargento PM Paulo Roberto Almeida do Nascimento; 1º sargento PM Carlos Roberto de Araújo; 2º sargento PM Marcel Vieira Lopes de Lima; 2º sargento PM Sérgio Roberto Lopes; 3º sargento PM Dalvanci Duarte de Almeida; cabo PM Wagner Pontes Dias de Mattos. Convido também os familiares para acompanhar a entrega junto das demais autoridades.

 

* * *

 

- São feitas as entregas de Láureas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Solicito aos agraciados que retornem aos seus lugares. Convidamos agora para receber a Láurea em 1º grau os seguintes policiais militares: o capitão músico Ismael Alves Oliveira; 1º tenente músico Jássen Feliciano; 1º tenente Marcos Marcelo Bonifácio; subtenente PM Haroldo José de Barros Maciel; 1º sargento PM Ricardo de Paula Brambilla; cabo PM Reginaldo Budai. Convido também os familiares para acompanhar a entrega junto das demais autoridades.

 

* * *

 

- São feitas as entregas de Láureas.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Solicito aos agraciados e demais autoridades que retornem aos seus lugares. Uma salva de palmas para todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns a todos do Corpo Musical e aos homenageados. Reconhecer é sempre importante. Uma coisa que sempre procurei fazer como comandante é homenagear e reconhecer quem merece. Então, parabéns ao nosso Corpo Musical, ao nosso Coral e aos integrantes das Bandas Regimentais. Talvez a maioria não saiba, mas hoje temos uma solenidade um pouquinho diferente, esse pessoal que está nas galerias é das Bandas Regimentais do interior do estado, e mais a da capital. Muito obrigado por terem vindo do estado todo. Uma salva de palmas a eles. (Palmas.)

Queria saudar também meu grande amigo Paulo Aguiar, diretor superintendente da Associação Comercial da Penha. Obrigado por ter vindo aqui, Vânia também.

Convido para fazer uso da palavra e falar em nome do nosso Corpo Musical, o nosso major Elias Batista do Nascimento, comandante do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que vai receber uma homenagem da Assembleia Legislativa para essa grande unidade, que é o Corpo Musical.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Corpo Musical. Convido para fazer uso da palavra, o major PM Elias Batista do Nascimento.

 

O SR. ELIAS BATISTA DO NASCIMENTO - Cumprimento o Exmo. Deputado Estadual Coronel Camilo, nosso sempre comandante-geral. Muito obrigado pela dedicação sempre demonstrada ao Corpo Musical. Desde que o senhor estava na ativa no comando, nunca desistiu dessa unidade. Muito obrigado.

Excelentíssimo Coronel PM Nivaldo Cesar Restivo, digníssimo comandante-geral da Polícia Militar, sinto muita honra, em nome do Corpo Musical, pela presença do senhor neste evento. Eu almejava chegar nesse dia em que o senhor estivesse em um evento nosso e chegou, muito obrigado. O senhor sempre foi muito amigo do Corpo Musical desde a época que era do Choque, quando jogávamos bola naquela quadra, é muito bom ter o senhor conosco. Obrigado pelo grande apoio que o senhor tem dado a essa unidade.

Cumprimento também o sempre deputado, coronel Edson Ferrarini, muito obrigado pelo apoio. O senhor também sempre esteve com o Corpo Musical. Cumprimento nosso coronel Luiz Carlos Pereira Martins, digníssimo diretor de Ensino e Cultura. O pouco tempo que o coronel está à frente da diretoria, tem demonstrado um grande interesse em ajudar o Corpo Musical. Inclusive gostaria de aproveitar e dizer, em público, que na semana passada recebemos mais alguns policiais músicos que já estão se apresentando para servir junto com o Corpo Musical. Obrigado pelo empenho, coronel. Cumprimento o tenente coronel Jonas Vicente de Oliveira, eterno comandante do Corpo Musical. Obrigado pela presença.

Nosso eterno comandante coronel João Antão Fernandes, que foi um grande comandante do Corpo Musical e deixou uma marca inesquecível na vida de todos aqueles que passaram por essa unidade. Muito obrigado pelo apoio que tem sempre me dado, sempre aconselhando e orientando. Sou um admirador de vossa pessoa. Cumprimento o capitão de corveta Rodrigo Pinto Mafra de Oliveira, representando o vice-almirante Antônio Carlos Guerreiro, do 8º Distrito Naval, obrigado pela presença. Cumprimento o 2º sargento fuzileiro naval músico Fernando Henrique da Silva Lázaro, integrante da Banda do 8º Distrito Naval. Aliás, essa banda é nova em São Paulo.

Fiquei muito feliz em saber que teremos mais uma banda para somar aqui na capital. Fiz muitos serviços como segundo tenente na formatura de sargentos fuzileiros navais no 8º Distrito Naval. O Comando buscava os músicos no Corpo Musical, e isso já vinha de longa data. Não é, coronel João Antão? Agora eles têm a banda deles e se fazem presentes, muito bem representados pelos três marinheiros. O 1º sargento fuzileiro naval músico Marcelo Pereira, mestre da Banda do Comando do 8º Distrito Naval, obrigado, conte conosco. O nosso tenente Josemir, da Base Aérea de São Paulo, um grande amigo, temos feito um trabalho juntos. Capitão Suzano, que está sempre junto e também foi mestre da Banda da Base Aérea de São Paulo, muito obrigado pela presença. O subinspetor Valdir, da Banda da Guarda Civil Metropolitana, sempre junto nos apoiando, obrigado. E o subinspetor Davi Bastos, obrigado pela presença.

Depois que todos puderam acompanhar aquele vídeo institucional, aprenderam um pouquinho da história do Corpo Musical, uma unidade de 160 anos que foi criada em sete de abril de 1857. A história não se fez somente pelo decorrer dos 160 anos, a história se faz pelo tempo e pelos fatos. O Corpo Musical reuniu o tempo e fatos importantes que registraram na história da cidade de São Paulo, e também do Brasil. A banda esteve presente em eventos do Rio de Janeiro, em Brasília, na primeira semana de comemoração da inauguração de Brasília. Temos todos os registros em nossa história. O Corpo Musical esteve presente em 1892 abrilhantando a festa de inauguração do Viaduto do Chá. Em 1911 a banda esteve presente na abertura do Theatro Municipal de São Paulo. Se formos dizer tudo que temos de participação, passaríamos horas falando.

Mas, o importante é registrar a importância de uma unidade que através da música marca uma história da cidade de São Paulo, representando uma organização que já caminha para 200 anos, que é a Polícia Militar do Estado de São Paulo, agora em dezembro completa 186 anos. Então, senhores, o Corpo Musical caminha junto com a própria história da Polícia Militar e, com certeza, há de continuar porque contamos com o apoio do nosso Comando, dos nossos amigos e parceiros que acompanham nossa história no dia a dia, não é fácil. Música é uma coisa maravilhosa, vamos dizer que é o portal da linguagem universal. A música é a expressão da liberdade, é a expressão mais perfeita de comunicação que pode existir. É através da música que entramos nas favelas fardados, fazemos apresentações e eles batem palmas. Nós vamos a qualquer área da sociedade e somos bem-vindos, porque a música dá essa abertura. É uma ferramenta de abertura em qualquer área social.

A música atinge o centro da alma de qualquer ser humano. O homem nasceu e já tem a música pulsando com suas batidas do coração. A música faz parte marcando o compasso desde o nascimento de um ser humano. Que essa música possa continuar presente na Polícia Militar através dessa unidade maravilhosa, e que possamos, nós músicos, continuar sempre honrando essa farda, mas também essa missão de levar entretenimento e mudanças de comportamentos aos jovens. Infelizmente, hoje vivemos tempos difíceis em termos de desenvolvimento do próprio pensamento das pessoas, mas a Polícia Militar ainda é uma organização que segue a passos firmes marcando a verdadeira essência do ser humano. O Corpo Musical está sempre presente.

Mais uma vez agradeço ao Comando por tudo que tem feito, a cada músico, as BRMs que estão aqui presentes fazendo uma participação especial. Hoje também se homenageia o Dia do Policial Militar Músico, então parabéns a todos os senhores que aqui estiveram e deixaram suas cidades, e estão prestigiando. Parabéns ao Corpo Musical e a todo o efetivo. Quero encerrar minhas palavras dizendo a seguinte frase: “Viva o Corpo Musical”.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Corpo Musical e ao nosso maestro pelo discurso. Ele lembrou uma coisa muito importante, que a banda é um grande elo com a população. A banda esteve presente nos principais eventos. Nós no Comando Geral, até por sugestão do meu fiel escudeiro, coronel Antão Fernandes, pedimos para reformar o auditório do Corpo Musical justamente para ter um lugar melhor. Elias, meu sonho é que aquele espaço na frente se transforme em um boulevard, tirando aquela cabine elétrica, essa é nossa ideia. Damos um valor muito importante ao Corpo Musical por causa disso, porque o Corpo Musical consegue fazer um trabalho de polícia comunitária.

Para todos que nos acompanham, a Polícia Militar trabalha com três princípios: respeito incondicional aos direitos humanos, as melhores práticas de gestão e a polícia comunitária. Nesse aspecto, o Corpo Musical ajuda muito, porque aproxima as pessoas da Polícia Militar. Isso nós aprendemos em São Paulo desde que o Corpo Musical existe, e também fora do Brasil. Visitei o Japão e tinham 800 seções de bandas na polícia japonesa para fazer integração com a comunidade.

Tem aqui um senhor que não me deixa mentir, o Sr. Arnaldo, presidente do Conseg Jardim Ângela. Falando em polícia comunitária, ele faz um grande trabalho. Foi considerado o ponto mais crítico de homicídios do Brasil na década de 90, e hoje é um exemplo mundial de que tem jeito e dá para melhorar. É um local muito mais seguro do que era, não está 100%, mas sabemos que melhorou muito graças à pessoas como o senhor nos Consegs. Um grande abraço a todos os nossos integrantes de Consegs no estado de São Paulo e em todo Brasil. Passem o microfone para o Sr. Arnaldo.

 

O SR. ARNALDO FRANCISCO DA SILVA - Senhoras e senhores, boa noite. Agora mesmo eu estava em um evento do líder comunitário do estado de São Paulo aqui no Franco Montoro, e vi que tinha esse grande seminário tão gostoso com os homens que gostam de gente. Muitas vezes a nossa polícia anda onde tem barro, principalmente dentro do mato, onde o Estado não está presente. Lá tem a nossa comunidade, a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Eu participei da nossa polícia quando nosso coronel esteve em nossa comunidade de Santo Amaro. Tem um grande amigo nosso, o coronel Ferrarini, que é muito parceiro e lutou muito por nossas comunidades.

Hoje se a Polícia Militar está da forma que está, devemos parte ao nosso Coronel Camilo. Esse homem quando chegou em nossa polícia, assistimos à construção da união e a participação, isso é importante. E agora agregando mais, o nosso coronel Nivaldo, para quem tiro o chapéu, e é um grande amigo nosso. Quem ganhou foi o governador, que ganhou problema e trabalho, mas ele não tem medo de trabalho. O coronel Nivaldo está fazendo um trabalho dentro da Polícia Militar como nunca visto na história de São Paulo, meus parabéns. Não desmerecendo os outros trabalhos. Peço desculpas por quebrar o protocolo, mas precisamos falar a realidade. O coronel hoje está em um “panelão”, grande amigo nosso, e o pai dele nos ajudou a construir a segunda companhia.

Na época, os coronéis Surita, José Roberto, nosso grande amigo e parceiro Vinicius, o coronel Valério, pai dele, que assistiu e viu o problema da nossa situação do Jardim Ângela. Ele fez que nós construíssemos a segunda companhia. Eu queria fazer uma homenagem, com seu apoio, o pai e o filho dirigindo um órgão tão importante dentro da Polícia Militar, a clareza e a franqueza a respeito do dinheiro público investido onde se deve. Nosso coronel Vinicius, coronel Alencar tem feito esse trabalho no CPM10 também. Por esse motivo, meus parabéns à Polícia Militar.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Obrigado Sr. Arnaldo. Senhoras e senhores, o Sr. Arnaldo é suspeito para falar porque é um grande batalhador, e está ao lado da Polícia Militar sempre, assim como temos quase 400 Consegs ativos. Um trabalho voluntário pelo próximo. Parabéns, Sr. Arnaldo.

Antes de cantarmos o Hino do Corpo Musical, quero chamar novamente o nosso major Elias Batista do Nascimento, que fará uma homenagem ao nosso eterno comandante, o tenente coronel João Antão Fernandes.

 

O SR. ELIAS BATISTA DO NASCIMENTO - Coronel Antão é uma simples lembrança que idealizamos, mas que eu queria registrar neste momento. Que o senhor não repare a simplicidade, mas é de coração. Mais uma vez, repito, o coronel Antão deu aula por muito tempo na academia. Muitos coronéis perguntam para mim quando vão ao Corpo Musical sobre o coronel Antão, e lembram-se das aulas que ele dava de teoria musical na academia. Vamos entregar um mimo ao senhor. Parabéns mais uma vez. Obrigado.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Mais uma vez parabéns ao nosso eterno comandante, coronel Antão. Senhoras e senhores, convido a todos para respeitosamente entoarmos a Canção do Corpo Musical, sob a regência do subtenente músico Sérgio Ricardo Vilas Boas. Letra e música do 1º tenente Gildo Antonio Vendramini.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso Corpo Musical. Senhoras e senhores, ouviremos agora as palavras do nosso comandante-geral, que vai falar sobre o Corpo Musical e deixar sua mensagem a todos, não só do Corpo Musical, mas da Polícia Militar e aos cidadãos de São Paulo. Comandante, a palavra é sua.

 

O SR. NIVALDO CESAR RESTIVO - Muito boa noite a todos e todas. Eu quero cumprimentar e agradecer a feliz iniciativa do nosso comandante-geral e hoje deputado estadual, o coronel Alvaro Batista Camilo. Cadê o Arnaldo, já saiu? Eu vou te dizer por que é que o senhor exagerou nos elogios que nos fez. Na verdade, nós minimamente procuramos fazer o que o nosso comandante, o Coronel Camilo fez durante a gestão dele à frente da nossa querida Polícia Militar. Por mais que façamos, ainda assim, não conseguiremos atingir a plenitude do exercício de comando dele, mas, tendo um exemplo de um espelho desse, para nós fica mais fácil. Então comandante, parabéns pela iniciativa em homenagear o nosso Corpo Musical. Eu cumprimento os senhores e estendo os cumprimentos a toda a sua equipe aqui presente, que eu vejo prestigiando a nossa solenidade.

Cumprimento o nosso coronel e também deputado Ferrarini, que é um defensor da Polícia Militar em todas as instâncias; o meu amigo, o coronel Pereira Martins, que é o diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar; o nosso comandante do Corpo Musical, o major Nascimento já foi capitão Nascimento e agora é major, parabéns.

Cumprimento os nossos amigos da Marinha do Brasil, da Força Área Brasileira, da Guarda Civil Metropolitana, os nossos representantes de entidades civis e militares. Fica muito difícil dizer algo após tantas personalidades falarem tudo o que tem para dizer de uma instituição que com 185 anos, que é a nossa Polícia Militar, tem uma unidade com 160 anos. Então, quando a nossa polícia tinha apenas 25 anos, nós já tínhamos a música estampada em nossas veias.

Quero fazer um parêntese para o meu amigo Jonas, pela presença, e o cumprimentando aqui, Jonas, obrigado. Então, falar sobre uma unidade com 160 anos, é como falar sobre a história de São Paulo e falar sobre a história do Brasil. O comandante Nascimento citou aqui a inauguração do viaduto do Chá, Theatro Municipal, a cidade de Brasília, são eventos marcantes da história brasileira e sempre lá o nosso Corpo Musical presente e abrilhantando o evento e representando muito bem a nossa Polícia Militar.

O coronel João Antão Fernandes, eu vou fazer um parêntese, talvez o senhor não se lembre disso, mas, o meu primeiro contato com a música na Polícia Militar eu tinha 16 anos na Academia de Polícia Militar de Barro Branco, e eu tive o privilégio de ser aluno do senhor. E na primeira aula o nosso mestre deu a matéria, algo em torno de meia folha de caderno e disse que na aula seguinte ele ia fazer um sorteio e uma chamada oral daquilo que ele tinha falado. E, na semana seguinte, seria a aula.

E chegou a semana seguinte, porque sempre chega, nós achamos que não, mas, sempre chega. E no dia a aula do senhor que era logo após o almoço, eu falei assim: “Do jeito que eu sou azarado ele vai me chamar e me escolher”. E não deu outra, coronel, o senhor chamou o número dez, e era eu. O senhor só não contava que eu tinha passado o horário do almoço estudando o que o senhor falou na semana anterior. Eu acho que o senhor fez umas cinco ou seis questões e eu com o meu conhecimento profundo de música adquirido durante o horário de almoço, eu acertei todas. Então, esse foi o meu primeiro contato com a música, o senhor como instrutor do Curso Preparatório de Formação de Oficiais. De lá para cá temos acompanhado e fica muito difícil de separar a família Antão da música na Polícia Militar.

O meu amigo, o coronel Danilo, e o Dr. Fernandes também, que é mais habilidoso no futebol do que propriamente na música, mas, eu vi agora e confesso que eu não tinha esse conhecimento, com o nome Antão, na Canção do Corpo Musical. Nada mais justo por tudo que representa na Polícia Militar, a família Antão, desde Joaquim, João, Danilo, e, diversas outras personalidades que fortalecem o nome da família na instituição da Polícia Militar.

E, eu quero dizer, coronel, na homenagem que fizeram ao senhor aqui, o Nascimento foi muito feliz dizendo que se falar de Antão se refere a Corpo Musical, e se falar de Corpo Musical precisamos nos reportar a Antão. E, eu não me lembro de ter ouvido nesse vídeo que fizeram, que o senhor teria a Medalha Brigadeiro Tobias, da Polícia Militar. Ela é a mais alta condecoração que temos na Polícia Militar e o senhor me desculpe a ousadia, mas o senhor está escalado no dia 18 de outubro, às 16 horas, para comparecer na Academia de Polícia Militar de Barro Branco para ser agraciado com a Medalha Brigadeiro Tobias.

Ainda assim é pouco e eu repito, mas, é um recado da instituição para dizer que somos muito gratos por tudo que o senhor e a sua família fez e representa para a Polícia Militar. Esperamos o senhor no dia 18, às 16 horas no pátio sagrado do capitão Alberto Mendes Júnior, da nossa Academia de Polícia Militar de Barro Branco.

Meus amigos das Bandas Regimentais, muito obrigado por terem vindo e participado de uma solenidade que é relativamente simples na forma, mas, no conteúdo com um significado muito grande, os nossos amigos do Corpo Musical que abrilhantam as solenidades da polícia de uma maneira geral e especialmente naquela que o senhor criou, chamada de “Café com o Comandante” e que mensalmente fazemos uma homenagem aos policiais que se destacaram no cumprimento do dever no mês anterior, e eu vou fazer agora e incluir o Corpo Musical nesta homenagem, porque na última, eles se superaram, quando achamos que eles eram bons demais, vimos que eles são ótimos.

Eles começaram tocando o Hino do São Paulo, antes da solenidade.

 

O SR. - Foi uma falha, mas tudo bem.

 

O SR. NIVALDO CESAR RESTIVO - Parabéns, já tinham, Nascimento, o meu respeito e admiração, agora, multiplicaram, você depois identifica aqueles que foram lá, porque eu acho que vamos ter que promovê-los, dar umas folgas e fazer alguma coisa em benefício deles. Eu lembro que são três. Meus amigos, mais uma vez obrigado por me permitirem participar de uma solenidade dessa amplitude e com esse significado, obrigado pela presença de todos, e eu quero dizer que o Comando da instituição reconhece sim a importância que os senhores e as senhoras têm no cenário da Polícia Militar.

E, cumprimentá-los pelo recebimento das Láureas de Mérito Pessoal nos seus respectivos graus e dizer que eu tenho a convicção e a certeza de que podemos sim confiar muito no trabalho de vocês e agradecer por tudo o que fazem e pelo engrandecimento da nossa polícia e da nossa sociedade, os meus cumprimentos e muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhores e senhoras, falou então o nosso comandante-geral com uma propriedade sem tamanho, teve uma pequena falha na fala, mas eu compreendo, e como bom corintiano eu acho que teve uma falha, mas pode continuar.

Pessoal, parabéns ao nosso Corpo Musical. Para encerrarmos em alta, primeiro para quem está nos assistindo em sua casa, pela TV, e aqueles que não são muito próximos da Polícia Militar, essa honraria que o comandante deu ao coronel João Antão Fernandes, é a mais alta condecoração da Polícia Militar, a Medalha Brigadeiro Rafael Tobias Aguiar.

Então, muito obrigado por esse reconhecimento e parabéns ao nosso comandante. Vamos ouvir agora então um pouco do que vieram fazer as nossas Bandas Regimentais do estado todo. Antes de encerrarmos o nosso evento, eles vão nos abrilhantar sob a regência do 1º tenente e músico Jássen Feliciano, o maestro assistente da nossa Banda Sinfônica. Eles vão tocar as músicas de “Gibraltar”, “Fibra de Herói”, “Eterna Saudade”, “É Preciso Saber Viver” e “Aquarela do Brasil”.

E, depois nós voltamos para encerrar esse grande evento. Senhores, somos todos ouvidos.

 

* * *

 

- São feitas as apresentações musicais.

 

* * *

 

O SR. EDSON FERRARINI - Parabéns, Coronel Camilo, parabéns ao nosso Corpo Musical. Eu conversava com o nosso major Elias, que é o comandante-geral, e eu queria que o senhor encampasse essa ideia: essa banda, esse Corpo Musical tocando no Ginásio do Ibirapuera, lotado para o povo de São Paulo. Eu vou atrás da Rede Globo para que eles encampem essa ideia nossa e o povo de São Paulo possa receber os senhores. Vamos atrás disso aí.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, comandante. Parabéns a todos vocês da nossa Banda Regimental e das nossas Bandas Regimentais do interior e do nosso Corpo Musical, parabéns Jássen, parabéns a todos vocês por nos encantarem com a música.

E para todos aqueles que quiserem, todo o final de ano o nosso Corpo Musical faz uma grande homenagem na semana de aniversário da Polícia Militar de São Paulo, que é no dia 15 de dezembro. Nesse ano será no dia 19 de dezembro no Theatro Municipal, teremos lá a apresentação do Corpo Musical, é um tremendo de um show, vale a pena. Aqueles que puderem, procurem saber lá no Comando da instituição, na página da Polícia Militar, é um grande evento, é muito bonito, e vale a pena. Veremos essas grandes obras que tocaram hoje, brilhantemente, parabéns, e outras que vão encantar, com certeza a nossa população de São Paulo.

A vocês do Corpo Musical, fica aqui o meu agradecimento como deputado estadual desta Casa, por abrilhantarem e por trazerem mais uma vez a Polícia Militar, essa grande instituição, para dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo - esta Casa que é a Casa do povo. Muito obrigado a todos vocês. Parabéns, Nascimento, pelo nosso Corpo Musical, mais uma vez agradecendo a presença do nosso coronel Ferrarini, do nosso comandante-geral, do nosso diretor de Ensino e Cultura.

E, eu convido agora a todos, nós vamos encerrar a solenidade, e os padrinhos, o pessoal que quiser tirar foto aqui e aqueles que receberam as homenagens, parabéns a todos os homenageados, que venham aqui na frente para fazermos depois uma foto geral de todos aqui antes de irmos embora.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Tenham todos uma boa noite e que Deus os proteja, está encerrada a presente sessão, muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 12 minutos.

 

* * *