http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

16 DE OUTUBRO DE 2017

 

065ª SESSÃO SOLENE eM comemoraÇÃO Aos 60 anos de existência da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo

 

Presidente: CAMPOS MACHADO

 

RESUMO

 

1 - CAMPOS MACHADO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de Cerimônias, anuncia a composição da Mesa de autoridades.

 

3 - PRESIDENTE CAMPOS MACHADO

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, na direção dos trabalhos, para "Homenagear os 60 anos de existência da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, informa a apresentação de um vídeo institucional.

 

5 - PRESIDENTE CAMPOS MACHADO

Faz saudação especial às mulheres presentes na solenidade, nas pessoas da esposa do cabo Wilson, Sra. Maria de Lourdes, e de sua filha, Natália. Destaca a relevância dos mandatos dos deputados Coronel Telhada e Coronel Camilo. Cita Jânio Quadros, na gestão de quem, em 1957, nascera a entidade homenageada. Ressalta o relacionamento amistoso com a instituição. Comenta o apoio da Associação dos Cabos e Soldados na luta contra a descriminalização da maconha, a qual encampou. Parabeniza o cabo Wilson pela atuação da entidade.

 

6 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado federal, parabeniza o deputado Campos Machado pela iniciativa da homenagem. Saúda as autoridades presentes. Destaca a força da representatividade da associação homenageada. Engrandece a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tece elogios ao cabo Wilson e à entidade por ele gerida.

 

7 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, lembra o início dos trabalhos da associação. Enfatiza a competência dos policiais. Parabeniza o coronel Nivaldo pela dedicação junto à PM. Repudia movimentos nas redes sociais, por parte dos próprios policiais, contra a disciplina e a hierarquia, afrontando, a seu ver, autoridades do alto comando da corporação. Defende a preservação de ideais e de postura das Polícias. Manifesta seu desejo por um estado mais seguro e mais democrático, que valorize as forças de Segurança.

 

8 - CORONEL CAMILO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza o coronel Nivaldo por estar à frente da tropa. Faz coro ao discurso do deputado Coronel Telhada. Saúda o cabo Wilson pelos 60 anos da Associação dos Cabos e Soldados. Discursa sobre o significado da representatividade. Avalia que ela se faz necessária, uma vez que os policiais vivem uma grande restrição de direitos. Opina que é a política que vai fazer a diferença na vida dos cidadãos. Apela por reajuste salarial para a categoria que representa. Informa que 83% dos policiais estão endividados.

 

9 - WILSON MORAIS

Presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz agradecimentos gerais. Tece elogios ao deputado Campos Machado, a quem declara gratidão pela iniciativa da homenagem. Destaca o apoio dos deputados Coronel Camilo e Coronel Telhada à entidade. Lembra as dificuldades que os parlamentares enfrentam para a aprovação de leis de interesse dos policiais. Destaca o empenho do secretário de Segurança Pública e do comandante-geral da Polícia Militar por melhores condições de trabalho para a categoria. Fala da indignação policiais em razão dos baixos salários. Diz que, embora a Polícia do Estado de São Paulo seja considerada a melhor do Brasil, ela ocupa a posição de 25ª no ranking dos piores salário do país. Esclarece ao deputado Coronel Camilo que atualmente 100% dos policiais estão endividados. Faz apelo ao secretário de Segurança Pública pela abertura do diálogo com a categoria.

 

10 - CORONEL NIVALDO CÉSAR RESTIVO

Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cumprimenta e agradece o deputado Campos Machado pela homenagem. Cita o efetivo da Polícia Militar, de 93.800 homens. Lamenta os óbitos da corporação. Destaca o forte papel representativo da entidade homenageada, com cerca de 63 mil associados. Parabeniza o cabo Wilson pela parceria com o Comando-Geral da Polícia Militar.

 

11 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega de diplomas a diversas autoridades e a sócios fundadores.

 

12 - MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO

Secretário estadual da Segurança Pública do Estado de São Paulo, fala de sua tristeza, hoje pela manhã, diante da notícia da morte de um policial civil durante ocorrência no Interior de São Paulo. Diz que sua luta se baseia em princípios aprendidos de seu pai, que também era policial, para que, em breve, o tão esperado reajuste salarial possa ser liberado para a categoria. Parabeniza o cabo Wilson pelo empenho em favor dos policiais. Destaca a importância do trabalho social realizado pela Associação dos Cabos e Policiais do Estado de São Paulo. Transmite o abraço do governador Geraldo Alckmin aos associados.

 

13 - PRESIDENTE CAMPOS MACHADO

Faz agradecimentos gerais. Pede para que todos fiquem em pé e, numa corrente de fé e de amor, deem as mãos e saúdem a Associação dos Cabos e Soldados com um brado de viva. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Campos Machado.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Para compor a Mesa, convidamos o deputado Campos Machado, proponente desta sessão solene, presidente estadual do PTB São Paulo, secretário-geral da Executiva Nacional e líder da bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Excelentíssimo Sr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Estado da Segurança Pública do Estado de São Paulo; coronel PM, Nivaldo César Restivo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; cabo Wilson, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; o deputado estadual Coronel Camilo; e o deputado estadual Coronel Telhada. Podem se sentar, por favor, senhores.

Com a palavra, o deputado estadual Campos Machado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Boa noite família da Polícia Militar, eu queria agradecer a presença do deputado federal e meu grande amigo, Arnaldo Faria de Sá; um dos orgulhos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Coronel Camilo e, na mesma linha, o meu amigo Coronel Telhada. Cumprimento o cabo Wilson, presidente dessa entidade, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma entidade que completa 60 anos de vida; Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, ilustre e digno secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, uma das pessoas de melhor caráter que eu já conheci em minha vida; e meu caro coronel PM, Nivaldo César Restivo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, um homem cuja população de São Paulo tem profundo respeito e estima.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, atendendo uma solicitação desse deputado, com a finalidade de homenagear os 60 anos de existência da gloriosa Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Aroldo Maciel.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 21 de outubro, às 22 horas, pela NET, canal 7; TV Digital, canal 61.2; e pela TV Vivo, canal 2.

Gostaríamos de agradecer a presença de Eduardo Anastasi, superintendente regional do Trabalho e Emprego no estado de São Paulo, neste ato representando o ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira; Luiz Souto Madureira, secretário adjunto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; o 3º sargento armamentista Moisés, neste ato representando o vice-almirante Antônio Soares Guerreiro, comandante do Comando do 8º Distrito Naval; pastor Assis, representando o deputado Gil Lancaster; Sérgio Santana Júnior, representando o deputado estadual Márcio Camargo; tenente e coronel PM Ézio Carlos Vieira de Melo, representando a coronel PM Helena dos Santos Reis, secretária chefe da Casa Militar e coordenadora estadual da Defesa Civil; Leonardo Scofano Damasceno Peixoto, presidente da Apadesp - Associação Paulista de Defensores Públicos; Marigildo Fabretti, presidente da Associação dos Amigos da Polícia Militar; Marco Christiano Chibebe Waller, diretor administrativo da Associação Paulista dos Defensores Públicos; Marco Antônio Zanca, subtenente PM, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do estado de São Paulo; o sempre deputado estadual Cícero de Freitas; o Sr. Marcelo Rodrigues, representando o deputado Antonio Salim Curiati.

Assistiremos agora a um vídeo da história da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Gostaríamos de agradecer a presença das diretorias das regionais de São José dos Campos, Campinas, Santos, Sorocaba, Araçatuba, Presidente Prudente, Taubaté, Avaré, Mogi das Cruzes, Registro, Osasco, Guarulhos, Santo André, Botucatu, Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Marília, Assis, Bauru, núcleo Zona Leste e núcleo Fernandópolis.

Com a palavra o deputado Campos Machado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Meus senhores e minhas senhoras, quero inicialmente saudar as mulheres aqui presentes, e eu quero fazê-la nas pessoas da minha querida amiga e esposa do presente cabo Wilson, Maria de Lourdes, que sempre foi o escudo do cabo Wilson, que foi a sua alavanca, a alma e o coração. E eu quero saudar, também, a menina Natália, filha do cabo Wilson, e em nome das duas, eu quero afirmar que qualquer reunião, seja ela qual for, sem mulheres, não passa de um céu sem estrelas e de um jardim sem flores. E, daí a minha saudação especial às mulheres.

Podem indagar o que é que o deputado Campos Machado foi o autor desse requerimento para a homenagem aos 60 anos dessa entidade. E quando nesta Casa tem dois excepcionais parlamentares, duas pessoas que amam a Polícia Militar como as suas próprias famílias, que é o caso do Coronel Telhada e do Coronel Camilo, e eles amam a Polícia Militar. Por isso, rapidamente eu quero dizer, voltando o relógio do tempo, de que eu trago duas medalhas no meu peito como se elas houvessem conquistado um campo de batalha.

A primeira é que eu fui advogado de Jânio Quadros já no final de sua vida em 90 e 91, e Jânio dizia para quem quisesse ouvir: “Eu quero o filho homem que eu não tive”. E aí eu me lembrei de que foi no governo do Jânio que nasceu essa entidade, em 1957. Passa-se o tempo e no começo da década de 90 eu recebo um grupo de sonhadores em meu escritório de advocacia, capitaneados pelo cabo Wilson, o Tuca se eu não me engano, e eram os sonhadores e que haviam sido expulsos por uma assembleia realizada pela entidade.

Acolhi o pleito deles, não cobrei honorário algum, e conseguimos readmiti-los judicialmente e esse grupo que trabalhava para o crescimento da Associação de Cabos e Soldados, que veio a ganhar as eleições de 1995. E de lá para cá mantivemos um relacionamento amistoso e aprendemos a implantar juntos os mesmos sonhos e fui à casa da dona Maria de Lourdes, nós tínhamos e temos amizade, Coronel Camilo. Na última, há um mês e meio, e eu fui visitar a Associação de Cabos e Soldados para pedir apoio a uma campanha que veio ordenando da Frente Nacional contra a Liberação de Maconha e Cocaína, que é uma grande ameaça que está no horizonte, e, imediatamente o Cabo Wilson e a diretoria entraram nessa campanha.

Eu então disse, quando o cabo Wilson e os seus diretores receberam de forma carinhosa e me mostraram a grandiosidade dessa entidade, uma associação como poucas existentes neste País, e me disse o cabo Wilson e os seus diretores: “Nós vamos completar 60 anos.” E eu, Coronel Camilo e Coronel Telhada, me atrevi a propor um requerimento, e depois que eu ofereci, depois que eu pedi a sessão solene sobre, eu pensei, o Coronel Telhada e o Coronel Camilo, eu peço as desculpas, e eu fiz isso exatamente em função desse carinho e dessa amizade que me une a diretoria e associação, e, eu quero dizer que o cabo Wilson que naquele momento quando eu conheci na década de 1990, firme, resoluto e com um grupo de cabos e soldados, eu não imaginava que eles fossem atingir o que eu acabo de ver.

E, por isso meus caros secretários, Dr. Mágino, meu querido e leal amigo, eu quero dizer que esse grupo de sonhadores entendeu que nós não temos duas vidas, uma para ensaiar e outra para viver. Temos apenas uma, e eles aproveitaram essa vida para construir aquilo que representa um sonho de cabos e soldados, e, principalmente a defesa que eles fazem da categoria. Porque hoje, infelizmente, o policial não é visto como deveria ser, como defende o coronel Nivaldo, como defende o secretário de Segurança Pública.

As pessoas nunca entendem o sacrifício de um policial que sai pela manhã, olha nos olhos da sua esposa e nos olhos da sua filha e não sabe se volta. E, por isso, quando eu sinto que o comandante-geral da Polícia Militar é um homem como o coronel Nivaldo, e o secretário de Segurança Pública é um homem que, com lágrimas nos olhos, contava o episódio ocorrido em Araçatuba eu só tenho que vender a homenagem às pessoas que hoje comandam a nossa Polícia.

Portanto, meu amigo, cabo Wilson, em seu nome, eu quero render as minhas homenagens, o senhor atravessou toda a expectativa, o senhor e o seu grupo, o senhor plantou sementes e sonhos e colheu, portanto, meus senhores e minhas senhoras, com essas palavras eu já dou a palavra ao nobre deputado e defensor intransigente das pessoas aposentadas ou que querem se aposentar, o meu amigo e meu irmão, o deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite ao deputado Campos Machado, presidente desta sessão. Eu queria cumprimentá-lo pela brilhante proposta de resgatar esta homenagem à maior entidade da Polícia Militar da América Latina. Cumprimento o comandante Mágino, da Secretaria de Segurança Pública, que tem feito um brilhante trabalho no comando das polícias de São Paulo.

E, cumprimento o Coronel Telhada e o Coronel Camilo, grandes expoentes da Polícia Militar e hoje aqui na Assembleia Legislativa. Cumprimento o coronel Nivaldo César Restivo, brilhante comandante da Polícia Militar e de Tobias Aguiar, e cumprimento o deputado e cabo Wilson que sem dúvida nenhuma fez um brilhante trabalho nesta Casa em prol dos cabos e soldados da Polícia Militar e continua fazendo e lutando em prol daqueles que são, sem dúvida nenhuma, a maior tropa da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em todo respeito à oficialidade e a grande tropa da Polícia Militar são vocês, no dia a dia e no combate à criminalidade e dando segurança à população.

Eu quero dar um abraço em Luiz Souto Madureira, secretário adjunto de Justiça, Eduardo Anastasi, representando o Ministério do Trabalho, ele que é o comandante de São Paulo, e o coronel Flaviano do Conselho de Ética da CBF, e dizer sem dúvida nenhuma que é uma alegria ver esta Casa reconhecendo e valorizando a homenagem que se presta nessa gloriosa entidade da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aquele longa-metragem que assistimos agora mostra a força da entidade, tantas unidades representativas do estado de São Paulo.

E, sem dúvida nenhuma, deputado e cabo Wilson, sua luta não é só aqui em São Paulo, eu sou testemunha que, por várias vezes, o senhor foi a Brasília brigar pelos direitos dos policiais militares, não só aqueles que o senhor representa na associação, mas de toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Eu tenho certeza, cabo Wilson, que quando precisar de alguma coisa lá em Brasília, se depender de mim pode contar para ajudarmos a nossa gloriosa Polícia Militar do estado de São Paulo.

A maior Polícia Militar do País, sem dúvida nenhuma, comentava eu agora pouco com o coronel Nivaldo que a Polícia Militar do Estado de São Paulo está sempre a posto e a ordem para defender a sociedade bandeirante, portanto, estar aqui hoje dando esse abraço no senhor, deputado cabo Wilson, nós estamos dando um abraço em todos os policiais militares, e, tenham certeza de que não só os cabos e soldados, mas toda a Polícia Militar de Tobias de Aguiar, multiplicando por mil e um, por 130, 131, parabéns a Associação de Cabos e Soldados.

Parabéns ao senhor, deputado e cabo Wilson.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Com a palavra o meu querido amigo, deputado estadual Coronel Telhada.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, deputado Campos Machado; Sr. Secretário de Segurança Pública, Dr. Mágino, nosso comandante-geral; coronel Nivaldo; deputado Arnaldo Farias de Sá, nosso amigo e sempre nosso protetor, nosso exemplo a ser seguido; nosso deputado e também presidente da Associação dos Cabos e Soldados, cabo Wilson; querido amigo e sempre comandante da Polícia Militar, Coronel Camilo; senhores e senhoras familiares aqui presentes, irmãos e irmãs de armas da Polícia Militar, eu estou aqui para dizer que é muito bom nós estarmos com o nosso grupo, quem pensa igual a nós, quem trabalha igual a nós.

A associação está completando 60 anos de trabalhos prestados, um sonho que começou lá atrás com um cabo que ninguém acreditou e que virou uma realidade, e hoje é uma realidade, e é isso que devemos ter em mente sempre, quando as pessoas duvidam do nosso trabalho e não acreditam que vamos fazer, temos que chegar lá e fazer mesmo, porque temos capacidade e todos nós aqui, sem exceção tem capacidade, e é esse o nosso recado que queremos trazer para os senhores e as senhoras hoje aqui na figura de tantos amigos que vemos aqui e o subtenente Zanco e os amigos da Marinha, e enfim, amigos aqui que conhecemos há muitos anos, o Andrelino, cadê, eu vi ele aí, que trabalhou com o meu pai e com o meu irmão na Polícia Militar também e hoje ele é um dos diretores e dizer aos senhores o seguinte, hoje tivemos um evento da FAB cedo e eu bati nessa tecla e eu vou bater novamente.

O Camilo falou: “Calma, fala devagar”. Mas não dá para ficar calmo, apesar de ser uma comemoração, nós estamos em guerra e em combate, não só contra o crime, mas contra pessoas que pensam para baixo, e a Polícia Militar não pode ficar marcando o passo como ela tem feito ultimamente. O coronel Nivaldo tem feito um excelente trabalho e batalhado, brigado, mas, nós temos que melhorar o nosso apoio político, precisamos entender que não somos sindicalistas, somos policiais militares, e eu não abro mão da minha condição de policial militar.

Eu estou deputado estadual e eu sou policial militar e não abro mão das minhas condições de policial militar, eu sou voluntário na minha instituição, e eu fico doente quando eu fico vendo a rede social e um monte de sindicalistas gritando contra a disciplina e a hierarquia, é uma coisa que temos que combater, não podemos aceitar isso em nossa instituição, aliás, se nós ainda temos algumas vantagens, é porque somos policiais militares, então, é inadmissível vermos algumas pessoas afrontando o comando da corporação.

E afrontando o secretário da Segurança Pública, oficiais e praças da nossa corporação, é inadmissível, principalmente que essas afrontas ganhem eco em nosso meio, e nós precisamos parar com isso, porque o que nos faz diferente é justamente isso, a população clama por uma postura mais firme no combate à criminalidade e no cumprimento a lei, e em um apoio a família e no civismo a sociedade clama por posturas que sempre brigamos e sempre preservamos.

E, vemos alguns colegas do nosso meio justamente na contramão da história. Se quisermos continuar preservando os nossos direitos, e melhorar a nossa valorização e precisamos sim preservar os nossos ideais e a nossa tradição e a nossa postura policial e militar, os dois eixos da nossa corporação, as duas colunas bases da nossa corporação, disciplina e hierarquia, e, dentro da disciplina e da hierarquia brigar e lutar e conquistar cada vez mais direitos para todos nós policiais militares.

E, como? Através do voto e através do meio político, temos aqui representantes, como deputado Campos Machado que se desculpou por tomar a frente, e eu acho que está muito bem representado, deputado, tenha certeza disso, o senhor que é um dos mais antigos aqui e que nos faz prestar atenção em suas posturas para aprendermos com o senhor aqui muitas coisas, e posturas como a do Coronel Camilo que foi comandante e sempre será comandante da Polícia Militar.

Postura de outros deputados que brigam pela família, nós precisamos reforçar esses deputados e trazermos mais deputados para cá, policiais militares, oficiais e praças, pessoas da sociedade, comandante Amilton, que pensam como nós e que valorizam quem realmente trabalha. E então está na hora de nos posicionarmos, não podemos mais ficar em cima do muro, eu estou em um partido que adora ficar em cima do muro. Tanto que eu estou pondo o meu cargo à disposição por causa disso, não podemos mais ficar em cima do muro.

A Polícia Militar tem que lembrar que somos militares e não abrimos mão da hierarquia e da disciplina, e dentro dela podemos tudo. E nós temos representantes aqui que, representam a tropa, representam os oficiais, e não essas pessoas que ficam gritando e tentando se candidatar no ano que vem.

Temos o Coronel Camilo, o Coronel Telhada, o major Olímpio e o capitão Augusto em Brasília que brigam pela polícia e cada um do seu modo, cada um à sua maneira, e então os senhores nos ajudem nessa luta, não vamos mais aceitar mais que falem mal da nossa corporação. E, principalmente não vamos aceitar que nós mesmos sejamos os destruidores da nossa corporação.

O policial militar que está na rua, é obrigado a tratar bem o cidadão, a combater o crime e é obrigado a defender o seu veterano e seu colega de farda, vamos exigir essa postura, vamos parar aqui, não podemos ser politicamente corretos, não podemos aceitar isso. Nós somos policiais militares, nós somos voluntários e pusemos a nossa vida à disposição da sociedade, todo mundo aqui jurou isso, não esqueçam.

E, então vamos melhorar as nossas condições, e valorizar o nosso trabalho, mas não vamos abrir mão do que nós juramos e, o dia que deixarmos de ser militares, cairemos em uma vala comum e aí não adianta chorar, e não vai adiantar fazer sacrifícios e pular de cima do prédio porque não vai resolver nada. Então, vamos resgatar as nossas tradições, resgatar a nossa disciplina e vamos brigar sim com esses deputados e fazermos novos parlamentares para mudarmos sem derramamento de sangue, sem intervenção e sem nada disso, dentro da democracia.

Vamos trabalhar forte junto com o nosso comandante e junto com o nosso secretário, junto com os nossos deputados para fazermos um estado mais seguro, mais democrático e que valorize as suas forças e seguranças. Todos os senhores estão convidados para essa luta, muito obrigado e Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Com a palavra o meu querido e legal amigo, deputado Coronel Camilo.

 

O SR. CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, boa noite a todos, boa noite ao meu professor, e anfitrião dessa noite, o deputado Campos Machado, em quem temos aprendido muito nesta Casa de longa data e que já me ajudou muito quando eu estava no Comando Geral com aquilo que precisávamos e aqui conversávamos com ele e ele resolvia. Muitas vezes até pedia informações para a nossa Polícia Militar.

Cumprimento o nosso secretário de Segurança, o Dr. Mágino, obrigado pelo que tem feito e pelo que tem ajudado a nossa Polícia Militar, pelos projetos e, aliás, a Polícia de São Paulo como um todo. Coronel Nivaldo, parabéns pelo trabalho que tem desenvolvido na polícia, parabéns pelas suas posturas, parabéns por estar sempre à tropa e sempre à sua frente e por estar presente em nossa tropa, o senhor é um orgulho para nós e não tenho dúvida nenhuma de que conseguiremos juntos, o senhor e o secretário de Segurança, fazer a nossa Polícia Militar melhor do que já somos hoje se Deus quiser.

Coronel Telhada, obrigado pelas suas palavras e parabéns. Vamos falar um pouquinho mais sobre isso, muito obrigado pela sua postura nesta Casa, e pela amizade e pela defesa que faz aqui da nossa família. Cabo Wilson, um grande aniversariante, parabéns por esses 60 anos, não é Wilson, parabéns por tudo que foi realizado e se Deus quiser muito mais virá pela frente.

Então, eu vou saudar a todos os senhores e senhoras aqui presentes, eu queria saudar ao coronel Ramos, cadê ele? Obrigado pela sua presença aqui, Ramos, na sua pessoa eu vou saudar a todos os nossos policiais militares, o pessoal da Marinha, o comandante Amilton, um grande parceiro na Polícia Militar e na área de comunicação sempre defendendo a Polícia de São Paulo, os nossos secretários, os nossos amigos e as nossas associações aqui presentes. Enfim, muito obrigado pela presença de todos. Eu queria deixar uma palavra logo de início: representatividade. É isso que precisamos, é isso que veio falar aqui o Coronel Telhada, e é isso que motivou a criação dessa grande entidade que é a Associação dos Cabos e Soldados.

Pensando em representatividade e pensando em brigar pela família policial militar, sempre uma vez por mês, pelo menos, eu me reunia no Comando Geral com todas as associações, todas elas. E aí está a nossa força, e aí está quem pode brigar junto ao governo, no bom sentido, pela Polícia Militar, e por causa justamente do que o Coronel Telhada falou da nossa hierarquia, da nossa disciplina, daquelas restrições de direitos que tem a família policial militar, e, principalmente o seu ente querido, o policial militar, seja homem ou mulher.

A proibição de fazer greves, a proibição de se manifestar, a proibição de se ter um sindicato e a de participar de um partido político, tudo isso precisa de uma representatividade forte, e, isso só é feito com as nossas associações. Então, eu venho aqui também com um segundo pedido para todos: precisamos de união, entre as nossas associações e união entre nós, policiais militares, porque o Coronel Telhada comentou agora pouco e são justamente alguns desagregadores que tem no meio dos nossos grupos e redes sociais.

As redes sociais hoje em dia estão ficando muito radicais, levando tudo ao extremo. E não é assim que vamos conseguir. Nós vamos conseguir com negociação, com pressão política no governo, nós vamos conseguir colocando bons políticos nesta Casa, no Congresso Nacional, e nas Câmaras Municipais. E vem uma grande oportunidade o ano que vem.

Uma grande oportunidade de virarmos o jogo, uma grande oportunidade de mudarmos São Paulo e de mudarmos o País, de colocarmos pessoas que realmente representem o povo, como tentamos fazer nesta Casa com bons deputados, e como o nosso professor, Campos Machado. Isso é importante, é por aí, quer gostemos disso ou não, é a política que vai fazer a diferença em nossa vida. É a política que mexe em nossa calçada e em nosso IPTU, em nosso salário, em nossa Previdência, então, é dessa forma que eu vejo a grande importância das associações.

E agora falando especificamente da sua, cabo Wilson, parabéns por tudo que tem feito. Parabéns por estar sempre alinhado ao comando da instituição e é assim que vamos conseguir mais e melhor, não tenham dúvida nenhuma que, capitaneado pela condução do comandante-geral, o coronel Nivaldo, esse ano vamos falar forte com o nosso governador, Geraldo Alckmin. E, eu tenho certeza que o nosso secretário e o Dr. Mágino, vão levar essa palavra também para a necessidade do aumento do reajuste salarial, pois há três anos sem reajuste salarial não é fácil, estamos no limite.

Não tenha dúvida nenhuma, eu recebo policiais militares, em meu gabinete, com frequência, principalmente veteranos. Como eu vejo a maioria, sempre prestigiei e sempre vou prestigiar, mas veteranos têm muitas dificuldades. Há um tempo o cabo Wilson falou perto de 90, de 83, endividados, e da nossa própria 83por cento, eu não me lembro. Hoje, com certeza é muito mais, Wilson, então, de qualquer forma, precisamos de união e precisamos trabalhar forte e precisamos estar juntos.

Nós precisamos estar juntos, é um momento difícil para todo mundo, e, na mesma linha do que falaram, mas agregando um pouquinho de valor disso, não é um soldado só, é o coronel. Todos são importantes, e fazemos parte de uma grande e única família, não são cabos e soldados que estão sofrendo, que estão se dedicando na ponta da linha, temos um tenente e um capitão, temos todos eles, hoje todos nós vamos para a rua, e não tenha dúvida nenhuma que isso é uma grande equipe e uma grande família.

Então, Wilson, muito obrigado pelo que faz, e obrigado principalmente por cuidar do nosso veterano. Eu vi lá um departamento de veteranos, quisera eu que todas as nossas associações pensassem dessa forma dos veteranos. Se hoje temos uma grande polícia, se hoje temos uma grande instituição, é porque os veteranos passaram por aqui, como o pai da maioria deles, como o pai do Telhada, como o pai do Nivaldo e como o meu pai, que passaram pelas fileiras da instituição e cada um pôs um tijolinho. Então, parabéns a todos os nossos veteranos, parabéns a nossa Associação dos Cabos e Soldados por cuidarem disso. E, Wilson, aquilo que eu, o Coronel Telhada e o nosso professor de sempre, o Campos Machado, pudermos fazer para melhorar a vida da família Polícia Militar, podem contar sempre conosco, incondicionalmente.

E, embora muitas críticas apareçam nas redes sociais, não saímos um dia dessa tribuna, eu, o Coronel Telhada e o deputado Campos Machado, defendendo a Polícia Militar, defendendo o cidadão de bem. Contem sempre conosco e que Deus proteja a todos e mais uma vez parabéns a nossa Associação dos Cabos e Soldados. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Com a palavra o nosso sempre deputado, meu querido e leal amigo o Cabo Wilson, o nosso querido presidente, fale de onde quiser.

 

O SR. WILSON MORAIS - Boa noite a todos os senhores e senhoras aqui presentes, primeiro eu preciso agradecer ao nosso Deus por estarmos aqui a essa hora, e agradecer a presença de todos e inclusive daqueles que vieram de mais de 700, 800 quilômetros de distância para estar nesta sessão solene de comemoração aos 60 anos da Associação de Cabos e Soldados.

E, eu pediria até para falar aqui, mais para lembrar dos velhos tempos, de 1999 até 2003. É gostoso estarmos aqui na Assembleia Legislativa e, comemorando os 60 anos da associação, eu quero também agradecer ao nosso sempre amigo, deputado Campos Machado, ele contou a história já desde os anos 80 que nos conhecemos, e, não vou repetir a história, mas, nos quatro anos que passei nesta Casa, me ensinou muito.

Sempre foi um professor daqueles novatos que vêm pela Assembleia Legislativa, como disse o nosso deputado Telhada: “É realmente um professor, se quiser aprender um pouco de política, consulte o deputado Campos Machado”. Eu fiquei orgulhoso do senhor se prontificar no dia da visita à associação e fazer esta sessão solene. Naquela oportunidade em que eu falava para o deputado que ele foi pedir um apoio para trabalhar contrário à aprovação da legalização da maconha demos total apoio, e mostramos para o deputado que as Câmaras Municipais, em todas as regionais que nós temos, fizeram esta homenagem que hoje está sendo prestada aqui na Assembleia Legislativa.

E, ele de pronto falou: “Então vamos fazer uma sessão solene lá na Assembleia Legislativa em homenagem aos 60 anos”. Eu fico muito grato, deputado, mais uma vez o senhor faz parte da minha história e da história da Associação de Cabos e Soldados que, graças primeiro a Deus, e depois à dona Hermínia que foi quem, junto com o Sabadin, o nosso fundador, que criou essa oportunidade da Associação de Cabos e Soldados, e depois alceou que nós tínhamos sido expulsos 16 diretores da chapa de oposição na época, e, inclusive o Hernandes que é um dos que estavam conosco, não sei se está aqui presente, e fomos lá ao escritório do deputado e de pronto ele e a irmã dele nos atenderam e não cobraram um centavo.

E, hoje, estamos aí reintegrados e depois fizemos uma composição com o Valfredo Araújo, que permaneceu durante 20 anos lá, foi o meu antecessor. Estamos aqui, toda a diretoria, capital e interior, presentes todas as nossas lideranças, os nossos vereadores das regionais, o Claudinho e o Albuquerque, o soldado Santana de Santos, e então quer dizer, é uma frente muito grande que está aqui, deputado e que te agradece por esta homenagem.

Eu quero agradecer também aos dois deputados: ao Coronel Camilo que eu falo sempre, e ao comandante deputado, foi um dos comandantes que sempre prestigiou as entidades de classe, está aqui o nosso Pereira e o Zanca que sabem disso e outras entidades que estão aqui presentes, e sabem o quanto o Coronel Camilo, como comandante nos recebia e orientava.

E, então é muito fácil nós só criticarmos; vemos criticarem o deputado Camilo, o deputado Telhada. Eles acham que deputado faz tudo, que além de aprovar leis, dá aumentos, dá promoções, mas não é bem assim, é uma dificuldade que os parlamentares têm para aprovar uma lei. Eu fiquei aqui quatro anos e consegui aprovar oito leis, lógico que a de maior importância foi a do Plano de Carreira dos Cabos e Soldados. Hoje, graças a Deus, chamamos a lei de Tenente Cabo Wilson. A Lei 892, em que mais de 40 mil policiais foram beneficiados. E as outras seis leis foram outras que não foram fáceis para serem aprovadas. Em quatro anos eu aprovei oito leis, então o pessoal acha que é só chegar aqui e aprovar tudo o que quer. Mas quem está com a caneta é o governador, não é o secretário de Segurança Pública que às vezes é criticado nas redes sociais, que as entidades estão mancomunadas com os secretários, com o comandante-geral, com os dois deputados, com os deputados federais, e não é nada disso, gente.

Todos aqui são testemunhas da luta que estamos tendo há três anos, e o secretário tem nos recebido todas as vezes que pedimos audiência, o próprio governador nos recebeu e, obviamente, ele colocou as dificuldades que o Estado passa, e que o País passa. Mas não desistimos, queremos voltar a falar com o governador. Foi instalada uma Comissão na Secretaria de Segurança, com o secretário e as entidades da Ser PM, e mais o pessoal da Secretaria da Fazenda. Temos conversado e está para ser marcada uma nova reunião com o secretário e nós estamos lutando, só que nós somos militares e infelizmente não somos sindicalistas. Temos um capitão que está preso lá no Espírito Santo, o capitão Assunção, os senhores sabem, ele é um deputado federal que está preso lá e esse é o militarismo. É fácil criticar o cabo Wilson porque ele não vai para cima do governador, do secretário e do comandante e de todo mundo, é fácil criticar. Mas, você tem que ter o diálogo, temos que respeitar a hierarquia e a disciplina, nós entramos aqui na corporação sabendo que é a Polícia Militar, então não podemos aqui fazer sindicato, no dia que formos sindicato aí tudo bem, aí temos amplos poderes que a Constituição nos permite, mas, também nos tira. Então, muita gente fala que o secretário, o comandante-geral e os deputados vão ser homenageados e não estão fazendo nada por nós, mas eu sou testemunha do tanto que o senhor tem lutado para tentar melhorar as condições de trabalho do policial militar e do policial civil.

O senhor e o comandante Nivaldo que entraram recentemente e também têm um grande diálogo com todas as entidades da corporação. Nós sabemos do empenho, mas os companheiros da tropa sentem - secretário, comandante-geral, e deputados -que são três anos sem reajuste salarial, eles sentem que o último reajuste que nós tivemos foi na Copa do Mundo. Está chegando outra Copa do Mundo e não sabemos se vamos ter reajuste ou não. Então, eles criticam e cobram das entidades, não é? Cobram o Nogueira e outras entidades que estão aqui presentes e o pessoal liga o dia inteiro nos cobrando.

Nós somos a melhor polícia do Brasil, e o governador falou que somos a maior polícia do Brasil e somos mesmo. E somos uma das melhores do mundo, não é do Brasil, eu posso dizer com conhecimento de causa que eu tive a oportunidade de fazer cursos em várias polícias no exterior, nos Estados Unidos, no Canadá e na França e a polícia de São Paulo é a melhor do Brasil e uma das melhores do mundo, só que é o 25º pior salário do País, e é com isso, secretário, comandante-geral e deputados, que não nos conformamos.

Hoje, o deputado Camilo falou em 83% mas não é só 83%, é 100% da polícia que está endividada, que deve ao Banco do Brasil, ao Santander e demais bancos, o tal do consignado. Ele pega um terço do salário e paga consignado, ele pega o outro terço para pagar aluguel, fica com um terço para pagar as associações e previdências e para comer. É por isso que hoje 90% dos policiais militares ativos e inativos fazem bico. A Dejem e a Delegada ajudam, mas tem muitos policiais também da ativa que não tem vaga na Dejem e nem na Delegada, e fazem bico, continuam fazendo bico nas portas de casas lotéricas e de comércio.

Eu me lembro que nunca tinha visto um oficial fazer bico, e hoje tem superintendente e capitão fazendo bico de segurança. Eu não sei se tem coronel, apesar de que o salário do coronel também está baixo. Na polícia de Minas Gerais, secretário, um sargento está ganhando mais do que um primeiro tenente aqui de São Paulo, então é isso que revolta os policiais.

Ficam criticando com razão, eu fui presidente da Associação Nacional durante oito anos na Executiva, e eu sou oito anos presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional.

E a única polícia que nunca fez greve é a polícia de São Paulo, considerada a melhor polícia com o 25º pior salário. Eu sei que não é culpa de V. Exa. nem do comandante-geral e nem dos deputados, mas, precisamos criar uma luz já que o governador deve ouvir em um futuro essa mensagem nossa, não queremos agredir porque convivemos durante quatro anos com um deputado do PSDB, mas, é preciso que o governador, eu não sei quem é que está influenciando o governador a ser tão contra a Polícia Militar que ele mesmo diz que é a melhor polícia.

E será que tem alguém do PT lá que está influenciando o PSDB, para não dar reajuste, para querer tratar a nossa polícia como uma coisa comum. Não somos uma coisa comum, nós representamos o Estado e estamos em um Estado Democrático de Direito em que temos os nossos deveres, mas, que também temos que ter os nossos direitos, e isso não está acontecendo, e é um desabafo. O secretário, é lógico, que tem mais contato do que nós e do que o próprio deputado aqui com o governador para mudar esse pensamento.

Várias conversas eu tive com o governador Geraldo e ele admirando o trabalho da polícia, mas ninguém vive só de máquinas, não adianta dar viaturas e comprar coletes, armas e deixar o policial passando necessidade, secretário, e é isso que temos que acordar o governador.

É importante sim que a polícia seja bem aparelhada, que a polícia tenha as suas viaturas novas e os seus armamentos novos, é sim. É importante porque eu lembro que há 20 anos nem colete nós tínhamos, só a Rota é que tinha colete à prova de balas e hoje todos os policiais têm. Todos têm a sua arma automática e a sua viatura nova, mas é como eu falei: “É preciso pôr o alimento na boca da família desses companheiros que entregam com sacrifício as próprias vidas.” Assim como eu falei em uma entrevista lá em Santos, meu vereador Santana, na “TV Tribuna” e no Jornal da “Tribuna”, eu fico com medo que a nossa polícia de São Paulo, comandante Amilton, que o senhor defende tanto essa Polícia Militar do Estado de São Paulo, fique igual à dos companheiros do Rio de Janeiro.

Eu, que pertenço à Associação Nacional, dá dó ao conversar com os policiais do Rio de Janeiro, que estão em pior situação do que nós financeiramente. E então aproveitando essa oportunidade eu peço a V. Exa. que converse novamente com o governador, que abra o diálogo conosco, nós somos da paz, não queremos guerra com o governo e com os comandos e nem com a Assembleia Legislativa. Queremos paz, mas, queremos dignidade, secretário, é só isso que queremos.

Então, para encerrar o meu pronunciamento e o meu desabafo, eu agradeço a presença de todos. Em nome do comandante Amilton eu cumprimento a todos os homenageados, a dona Hermínia que já citei, o meu amigo Targas, enfim, a todos que serão homenageados hoje e a todos os companheiros que vieram aí de 700, 800 quilômetros de distância. Agradeço a todos vocês, os meus familiares, e em especial a minha esposa e a minha filha que me aguentam há 40 anos. Obrigado e Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Com a palavra o ilustre e nobre comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Nivaldo César Restivo.

 

O SR. NIVALDO CÉSAR RESTIVO - Muito boa noite a todos e todas, eu quero cumprimentar nosso anfitrião, o deputado Campos Machado, pela feliz iniciativa e agradecer por esta oportunidade merecida demais, muito obrigado. Cumprimento o meu amigo e amigo da Polícia Militar do Estado São Paulo, o secretário de Segurança Pública, o Dr. Mágino Alves Barbosa Filho.

Cumprimento o nosso sempre comandante-geral da Polícia Militar o coronel Álvaro Batista Camilo, hoje deputado estadual aqui nesta Casa de Leis, em quem eu me espelho para fazer um comando talvez à altura do comando que o senhor fez, comandante. Muito obrigado pelos exemplos que eu sigo diariamente.

Cumprimento também o nosso amigo e deputado Coronel Telhada, comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota; os meus cumprimentos ao comandante Amilton, defensor das causas da Polícia Militar; quero cumprimentar a dona Maria de Lourdes, esposa do Cabo Wilson, e sua filha Natália; e também a dona Hermínia, que é esposa do Carmin, o fundador da Associação.

Um abraço especial ao meu amigo e subtenente Zanca, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar aqui presentes, e os nossos amigos da Marinha do Brasil. Um cumprimento especial a minha amiga Fernanda Chaves que veio prestigiar o evento, e, inclusive faz aniversário hoje, meus parabéns e obrigado pela presença.

Senhoras e senhores, fica muito difícil depois das palavras do Coronel Telhada e do Coronel Camilo conciliando tudo aquilo que falaram, o deputado Telhada, parabéns pelo seu pronunciamento e obrigado pela manifestação séria e equilibrada, transparente, legalista e disciplinada. Comandante Camilo, da mesma maneira, não poderia ser diferente em uma instituição com 185 anos de existência e nós temos de um efetivo fixado de 93 mil e 800 policiais, 73 mil e 895 cabos e soldados.

E, daí a importância que os senhores representam para uma instituição considerada como disse o cabo Wilson, a melhor instituição policial do Brasil e duvido que outras instituições policiais do mundo façam o que os senhores fazem e tendo as diferenças sociais que os senhores encontram aqui em nosso estado, realmente os senhores fazem algo muito superior aquilo desejado, exceto que isso tem um preço em nossa instituição. No ano de 2017, em todos os postos de graduações, tivemos nove óbitos de policiais em serviço e outros 79 perderam a vida no horário de folga, e outros 22 inativos. Portanto, são 110 policiais militares que deixaram de defender a sociedade de alguma maneira. Então, o valor que os senhores representam para a sociedade é algo que supera a exigibilidade de uma profissão que se entrega, que se doa e que oferece o que tem de bem maior, que é a própria vida para poder salvar alguém que sequer vocês conhecem.

Eu me sinto muito orgulhoso de fazer parte dessa equipe, dessa família, de tê-los como companheiros e ter a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar ao lado e alinhada com o comando da Polícia Militar. A instituição oferece diversão, lazer, suporte jurídico, uma série de facilidades e que oferece uma representatividade muito forte com 62 ou 63 mil sócios, não é Wilson, aproximadamente, não há entidade que tenha uma capacidade e um potencial de representatividade como os senhores têm. Então, os meus cumprimentos pela data e parabéns Wilson pela maneira como conduz os seus associados, eu sou testemunha do esforço do cabo Wilson para tentar melhorar as condições de trabalho da nossa tropa.

Ninguém me falou nada, e eu tenho constatado isso frequentemente e vendo o esforço dele para buscar sempre trazer melhores condições de saúde, de vida, de lazer, de exercício de profissão para os seus associados, e meus parabéns Wilson, obrigado pelo alinhamento institucional que essa associação tem como Comando Geral da Polícia Militar, e eu digo a todos com muito orgulho que os senhores têm o meu respeito e a minha admiração e terão sempre a minha amizade, muito obrigado a todos e uma boa noite.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Neste momento daremos início as homenagens. Convidamos o cabo Wilson para fazer a entrega da primeira homenagem para o deputado estadual Campos Machado.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o segundo homenageado, o Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, secretário de Estado da Segurança Pública do estado de São Paulo, e o deputado Campos Machado e coronel Cabo Wilson para fazerem a entrega, por favor.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Terceiro homenageado, coronel Nivaldo César Restivo, comandante-geral da Polícia Militar do estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O quarto homenageado é o comandante José Amilton da Rocha, jornalista da “Rede Record”.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Para receber a próxima homenagem convidamos o Coronel Álvaro Batista Camilo, deputado estadual.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o cabo e Polícia Militar Sérgio Caldas Santana, vereador da Câmara Municipal de Santos.

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos agora a Sra. Hermínia Gomes de Oliveira, esposa do fundador Carmin Sabadin de Oliveira.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Convidamos o deputado estadual Coronel Telhada, por favor, o senhor é o próximo homenageado.

 

* * *

 

- É entregue o diploma.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Agora sim, chamaremos os cinco sócios fundadores para receberem a homenagem pelo tempo de associados e por estarem presentes nas horas em que as entidades mais precisavam e sempre atuantes nas reivindicações por melhorias da classe policial militar: Domingos Luciano; Júlio de Aquino Pimentel; Orlando Perseguim; Osvaldo Lopes e Adilson Targas.

 

* * *

 

- São entregues os diplomas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Com a palavra o nosso querido, ilustre, honrado e digno, não tem mais adjetivos, o secretário da Segurança Pública, o Sr. Mágino Alves Barbosa Filho.

 

O SR. MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO - Boa noite a todos e a todas, eu quero inicialmente saudar o nosso amigo e deputado Campos Machado, que preside esta cerimônia e é autor e proponente da realização desta sessão solene em homenagem aos 60 anos da Associação de Cabos e Soldados da nossa Polícia Militar.

Saúdo com muito entusiasmo os deputados estaduais, Coronel Camilo e Coronel Telhada, dois incansáveis defensores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e incansáveis defensores das causas da Segurança Pública. Em nenhum momento eu vejo os nobres deputados Telhada e Camilo fazendo qualquer tipo de distinção com relação aos nossos policiais, sejam os policiais militares ou civis, e sejam os policiais técnico-científicos.

Sou testemunha que nunca faltou à Segurança Pública o apoio necessário dos dois deputados que eu acabo de citar e bem como o nosso amigo e deputado Campos Machado, também um incansável defensor das causas da Segurança Pública nesta Assembleia Legislativa. E, saúdo o coronel PM Nivaldo César Restivo, comandante-geral da nossa Polícia Militar, e em nome do coronel Nivaldo, esse extraordinário comandante da nossa Polícia Militar, saúdo todos os policiais militares do estado de São Paulo.

Saúdo o meu amigo, o cabo e PM Wilson de Oliveira Moraes, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e os seus familiares: a dona Maria de Lourdes, e a Natália, sua filha. Saúdo todos os agraciados hoje nesta noite e os representantes das associações de classe da Polícia Militar, e que eu estou vendo aqui, o meu amigo Zanca, e saúdo oficiais e praças da Polícia Militar e, principalmente, todos aqui que vieram prestigiar esta importante data que é a comemoração dos 60 anos da Associação de Cabos e Soldados da nossa Polícia Militar.

E eu comecei o meu dia hoje muito triste, e, comecei com a notícia da morte de um policial, dessa vez um policial civil em uma ação criminosa lá distante de Araçatuba. E, isso é infelizmente uma rotina para quem exerce o meu ofício, ter que presenciar a brutalidade da criminalidade contra aquele que só tem uma missão na vida: proteger a sociedade. Dói bastante, machuca nós termos esse tipo de notícia ainda durante a madrugada.

Mas, eu sabia que eu ia ter um momento de energia positiva. Eu sabia que eu estaria aqui hoje à noite para homenagear não só a Associação dos Cabos e Soldados da nossa Polícia Militar, mas homenagear aquele guerreiro, aquele que é o maior patrimônio da Polícia Militar, que é o patrulheiro, que é o cabo e soldado e que é aquele homem que está todos os dias na rua disposto a entregar a sua própria vida, como disse o próprio comandante-geral, a alguém que ele sequer conhece.

É isso que dá força para nós, de seguir na luta. E tenham certeza, as senhoras e os senhores, que eu faço questão de lutar seguindo os princípios, que o meu pai, um velho policial, me ensinou. Eu faço questão de lutar pelos interesses dos nossos policiais, eu faço questão de estar junto com o nosso governador Geraldo Alckmin lutando para que em breve nós possamos anunciar um merecido reajuste para a nossa tropa.

E, cabo Wilson, eu sou testemunha do seu empenho e dos demais representantes das entidades de classe sérias, que representam bem o nosso policial. Eu sou testemunha do quanto o senhor luta para que tenha o trabalho do policial reconhecido não só no cenário do Governo do Estado, mas no cenário da sociedade paulista, e o senhor tem feito isso com muita seriedade ao longo dos anos.

Cabo Wilson, meu amigo, parabéns por tudo que o senhor faz, nós assistimos aqui, o deputado Arnaldo Faria de Sá que fez uma brincadeira, mas que é verdade, e se a eficiência do cabo Wilson é de causar inveja à produção hollywoodiana do filme da Associação mostra toda a eficiência dele como administrador, e o crescimento dessa entidade de classe, essa entidade que tem um trabalho social muito importante, essa entidade de classe que faz a defesa intransigente do homem e da mulher que representam a grande maioria das fileiras da Polícia Militar.

E, esse trabalho merece todo o nosso apoio. O trabalho do Wilson e de sua diretoria, o trabalho de cada um dos associados, seja ele aquele que já alcançou a inatividade, seja ele que ainda hoje está nesse horário na rua defendendo o povo de São Paulo, parabéns a nossa Polícia Militar, parabéns a associação e ao nosso patrulheiro.

Eu trago aqui um abraço carinhoso do governador Geraldo Alckmin, ele sabia que eu viria aqui, e o senhor pode ter certeza, Wilson, que nós continuaremos trabalhando para que o policial militar de São Paulo seja um policial mais valorizado ainda do que nós queremos que ele seja. Um grande abraço a todos vocês e muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CAMPOS MACHADO - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, de Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Todos estão convidados para um coquetel que será servido no Hall Monumental e, antes de encerrar, eu quero quebrar, Sr. Secretário, o protocolo. E, quebrando eu queria, me desculpe comandante-geral, mas quem puder ficar de pé, um segundinho, agora nós vamos fazer uma grande corrente de fé, de esperança e de amor, vamos cada um estender a mão para o vizinho, vamos lá, não custa nada.

E, estabelecida essa corrente de fé e de amor, vamos dar do fundo das nossas almas e dos nossos corações, vamos saudar essa entidade. Com todo o entusiasmo, porque essa entidade merece o nosso apoio e o nosso respeito, viva a Associação dos Cabos e Soldados, que Deus proteja essa entidade, meu amigo cabo Wilson.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 20 minutos.

 

* * *