http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

19 DE OUTUBRO DE 2017

 

066ª SESSÃO SOLENE para prestar homenagem ao Sr. Antônio Augusto Amaral de Carvalho - Tuta - criador da Jovem Pan

 

Presidente: CAUÊ MACRIS

 

RESUMO

 

1 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Abre a sessão.

 

2 - WELLINGTON DE OLIVEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Informa que convocara a presente sessão solene, para prestar "Homenagem ao Senhor Antônio Augusto Amaral De Carvalho - Tuta - Criador da Jovem Pan". Cumprimenta as autoridades presentes. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executados pela Patrulha Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

4 - WELLINGTON DE OLIVEIRA

Mestre de cerimônias, lê o histórico de Tuta. Cita sua contribuição para o desenvolvimento do País, na rádio e televisão. Diz ser a Jovem Pan uma grande líder da audiência das rádios brasileiras, levando muita informação para a sociedade brasileira. Destaca o "Jornal da Manhã" e a criação da Jovem Pan Sat, transmitindo a programação via satélite para todo o País. Destaca as campanhas realizadas pela Jovem Pan. Menciona o livro escrito por Tuta, "Ninguém faz sucesso sozinho". Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Sr. Tuta.

 

5 - DELEGADO OLIM

Deputado estadual, diz acompanhar anos o "Jornal da Manhã". Demonstra sua alegria em prestigiar Tuta. Parabeniza o presidente Cauê Macris e o deputado Campos Machado por esta sessão solene. Destaca a importância de Tuta na comunicação de São Paulo. Cumprimenta as autoridades presentes. Informa que conhecia somente o Tutinha, filho do homenageado. Afirma que o que esta Casa fez por ele é muito pouco pelo o que ele faz pelo povo de São Paulo. Parabeniza o homenageado e sua família e a todos que pertencem a família Jovem Pan.

 

6 - WELLINGTON DE OLIVEIRA

Mestre de cerimônias, anuncia a homenagem ao Sr. Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, com entrega de placa, diploma e Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

7 - ANTÔNIO AUGUSTO AMARAL DE CARVALHO

Criador da Jovem Pan, agradece a presença de todos. Destaca a força obtida pelos deputados, já que os mesmos foram eleitos pelo povo. Ressalta que o mais importante é a presença de todos nesta sessão. Afirma que há 60 anos a programação da televisão se espelhava na família, muito diferente do que ocorre hoje, quando é complicado escolher qual canal assistir. Lembra o programa "Família Trapo". Comenta que prefere a sua época à de hoje. Diz ser uma honra receber esta homenagem nesta Casa. Afirma que sempre quis fazer o melhor. Agradece o convite e a homenagem.

 

8 - CAMPOS MACHADO

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Parabeniza a Sra. Margot pelo marido. Diz ser ela merecedora desta homenagem também. Cita uma reunião, realizada em janeiro deste ano na Rádio Interativa FM em Avaré, na qual um dos jovens presentes disse que queria que a rádio fosse como a Jovem Pan. Afirma que então, começou a pensar naquele que fundou a Jovem Pan, o Tuta. Diz ser o mesmo um homem de fala firme e que ainda não parou de sonhar. Ressalta que esta Casa presta esta homenagem a um homem que fez história. Pede que cada um dos presentes estenda a mão para o vizinho, fazendo uma corrente de fé para saudar o Tuta.

 

9 - PRESIDENTE CAUÊ MACRIS

Agradece a presença de todos nesta Casa. Ressalta a importância de dividir esta homenagem com o deputado Campos Machado, que tem ajudado o caminho do estado de São Paulo. Demonstra seu orgulho em ser um dos proponentes desta solene, já que, apesar de jovem, conhece a história de Tuta. Afirma que usa a história de Tuta como exemplo e inspiração. Considera o homenageado como uma referência e reflexo de um Brasil que deu certo. Destaca que o País precisa de empreendedores corajosos como Tuta, que criou uma das maiores redes de rádio do Brasil. Menciona pesquisa realizada pela Jovem Pan que revela que a rádio tem o dobro de audiência da TV aberta no horário de pico da manhã. Comenta que a tecnologia atual e a interação com o ouvinte mostram que a rádio não vai acabar. Cita diversas campanhas veiculadas pela Jovem Pan, relacionadas principalmente às drogas e à segurança pública. Esclarece que Tuta é um grande incentivador da democracia do País, permitindo a livre divulgação da opinião e informação. Diz que Tuta nos presenteou com a Rádio Jovem Pan. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Cauê Macris.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - WELLINGTON DE OLIVEIRA - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, esta sessão solene tem a finalidade de prestar homenagem ao Sr. Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta - criador da Jovem Pan, figura da maior relevância da história da comunicação brasileira.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene, e está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no domingo, dia 22 de outubro, às 20 horas: pela NET, canal 7; pela TV aberta, canal 61.2; e pela TV Vivo Digital, canal 185.

Convidamos para compor a Mesa, o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; o deputado estadual Campos Machado, líder da bancada do PTB; Sr. Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta; o desembargador Franco de Godoi, neste ato representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Dimas; Sra. Margot Leopoldo e Silva de Carvalho, esposa do “SeoTuta.

Senhoras e senhores, com a palavra o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene é de iniciativa deste presidente e do deputado Campos Machado, com a finalidade de prestar uma homenagem ao Sr. Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, criador da Jovem Pan.

Eu gostaria neste momento de cumprimentar o deputado Campos Machado, membro da Mesa; o “SeoTuta, em nome de quem eu cumprimento a todos os integrantes aqui da Rádio Jovem Pan. Eu quero cumprimentar o desembargador Franco de Godoi, neste ato representando o presidente do Tribunal de Justiça, o Sr. Paulo Dimas, e a Margot, esposa do homenageado.

Convido a todos para que, em posição de respeito, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Patrulha Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º sargento PM Isael.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - WELLINGTON DE OLIVEIRA - Muito bem senhoras e senhores, esta Casa vive hoje uma noite muito especial. Não é sempre que temos a oportunidade de homenagear alguém com a história de vida do nosso querido “SeoTuta, sua contribuição para o desenvolvimento da comunicação no País é inestimável.

Como é inestimável a criatividade que sempre foi marca de seu trabalho. Tanto no rádio, como na televisão, informando, divertindo, e emocionando, durante quase sete décadas, muitas gerações de brasileiros. Antônio Augusto Amaral de Carvalho nasceu na cidade de São Paulo, no dia 28 de abril de 1931, filho do advogado e jornalista, esportista e empresário Paulo Machado de Carvalho, um marechal da vitória, e da Sra. Maria Luiza Amaral de Carvalho.

Antônio Augusto Amaral de Carvalho assumiu a direção-geral da Pan Americana em 1952 com apenas 21 anos de idade. E em 1953 deixa essa função para se dedicar a programação da TV Record. Já se passaram mais de 60 anos e todos os senhores lembram-se daquela TV Record, era a TV da Família Trapo, d’O Fino da Bossa, o Show do Dia 7, o Programa da Hebe, que dominava as noites de domingo em São Paulo, e a Jovem Guarda.

O programa que mudou os hábitos e os costumes da juventude brasileira, e não há quem não se lembre dessa televisão. Em 1966, Tuta assume a direção da rádio Pan Americana, e agora com o nome de Jovem Pan, dado a emissora pelo Dr. Paulo Machado de Carvalho, marechal da Vitória.

O grande comandante da seleção brasileira de futebol, campeã, pela primeira vez do mundial da Suécia e depois bicampeã no Chile. E, com o nome Jovem Pan, começa a transformação da emissora que viria a ser a partir de então a grande líder de audiência da radiodifusão do Brasil.

O rádio virou o grande instrumento de informação e prestação de serviços para a sociedade brasileira. Estava nascendo o “Jornal da Manhã”, hoje, a maior audiência a nível nacional do rádio brasileiro. Em 1993, inicia o projeto Jovem Pan Sat, com sinal de áudio totalmente digital, transmitindo via satélite para todo o País. Em 1996 a emissora atinge milhões de ouvintes.

Em 1997, instala o site Jovem Pan na internet, e, a seguir, a Jovem Pan online mostrando com imagens os acontecimentos em tempo real. Mas não foi só: Tuta tinha também os olhos sempre voltados para o social. São memoráveis as campanhas realizadas pela Rádio Jovem Pan de São Paulo, e rede Jovem Pan Sat: “Brasil, o País dos impostos”, “Já fui assaltado” e a “Jovem Pan pela vida contra as drogas”, que foi o mais veemente alerta as crianças e jovens do País contra os males do entorpecente. Era a grande luta da Jovem Pan em defesa da família, e criou-se um slogan: “A Família é o Berço de Tudo”.

A Jovem Pan nasceu em 1966, são mais de 50 anos de história. Tuta escreveu um livro cujo título explica toda essa longa jornada, o título do seu livro é: “Ninguém faz sucesso sozinho”.

Senhoras e senhores, o vídeo que veremos a seguir é uma bela síntese dessa magnífica trajetória, vamos ver o vídeo.

 

* * *

 

- É apresentado o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - WELLINGTON DE OLIVEIRA -Nós aproveitamos para registrar e agradecer a presença do deputado estadual Delegado Olim; do Sr. Isaias Rossi, representando o secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania; do desembargador Aloísio de Toledo César, ex-secretário da Justiça e Defesa da Cidadania; do Sr. Américo Calandriello, representando o presidente da Federação Paulista de Futebol; da Marly Lamarca, presidente municipal do PTB Mulher.

Agradeço o Hélio Campos Freire, presidente do Sindicato e Associação dos Auditores Fiscais Tributários de São Paulo; Hamilton Prado Alves, representando o deputado Antonio Salim Curiati; José Alfredo Machado de Assis, diretor executivo da Associação Paulista de Imprensa; Carlos Alberto Safatle, diretor de estudos e pesquisas da Fundação Procon; Antenor Braido, representando o Ricardo Patah, presidente da UGT; professor e Dr. Mauro Jorge Esposa; o sempre deputado Cícero de Freitas; o Sr. Rogério Lins, prefeito de Osasco; o Sr. Nilton Travesso e esposa Marilu Torres; Lucas Zacarias, vereador de Santo André.

Senhoras e senhores, com a palavra neste momento, o deputado estadual Delegado Olim.

 

O SR. DELEGADO OLIM - PP - Bom dia a todos e a todas, eu acho que é a primeira vez que eu falo com uma plateia tão seletiva. E quase todos aqui da imprensa, da Jovem Pan, a rádio que eu ouço desde jovem. Há quantos anos eu acompanho esse “Jornal da Manhã”. Eu fiquei até emocionado quando passou esse filme e as pessoas querem aparecer. Eu era jovem, mas eu assisti a Jovem Guarda, e ia lá na Brigadeiro Luiz Antônio, como também ia na Rua da Consolação, quando era a TV Record.

Eu participei muito disso, e eu estou muito honrado de poder prestigiar o nosso grande Tuta. Deputado estadual Cauê Macris, eu queria parabenizá-lo por ser proponente desta sessão solene, o nosso presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, e queria parabenizá-lo por homenagear esta pessoa tão importante de comunicação de São Paulo. O deputado estadual e meu amigo Campos Machado, que também faz parte e é proponente desta sessão solene, juntamente com o nosso presidente Cauê Macris, e o deputado Edmir Chedid que está aqui do lado e que também participou dos 94 deputados que aprovaram esta sessão solene de uma pessoa tão importante e digna de São Paulo, digna deste Brasil. O desembargador José Benito Franco Godoi, representando o nosso Tribunal de Justiça, o Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, grande amigo desta Casa, grande amigo da polícia e grande amigo de todos.

Quero cumprimentar o presidente da OAB, o Dr. Marco Da Costa, nós sentamos no seu lugar, mas tudo bem, o senhor está bem sentado aí, está bem acompanhado. Eu quero cumprimentar também a esposa do homenageado, a senhora Margot Carvalho, que está aqui do nosso lado e os filhos Tutinha, que eu mais conheço quando vou à Jovem Pan com o Beto Saad fazer uma visita de vez em quando e quando passam algumas matérias direto para o Vanderlei que está ali no Esporte e o Marcelo, a Nina, a Silvinha e a Fernanda. Todos os familiares do “SeoTuta, empresário e funcionários da Jovem Pan, membros da diretoria, associações, emissoras de Rádio e Televisão, como outros donos de rádios aqui que vieram prestigiar. E, o nosso homenageado, o Sr. Antônio Augusto Amaral de Carvalho, Tuta, jornalista, empresário, fundador da Jovem Pan, o maior comunicador do Brasil. Eu conhecia mais o seu filho e o senhor só por fotos, nunca ouvi a concessão pela imprensa, mas eu não o conhecia e vendo o senhor aí e lá em cima, o senhor tem uma cara daquele que todos querem como avô. Uma pessoa querida, o jeito de olhar, um jeito brincalhão, um jeito até de querer tirar um sarro das pessoas, é isso que eu vi no senhor lá em cima e aqui o jeito de o senhor ficar olhando.

É muita honra poder falar rapidamente em nome dos deputados, como eu já falei nesta plateia, e o tanto que o senhor faz até hoje pela Jovem Pan, e o que faz pelo povo de São Paulo. E eu, como delegado de polícia,- eu trabalhei durante anos e só em departamentos como o Deic, a Divisão de Sequestro -, quando eu queria que aparecesse o meu nome, a primeira coisa que eu fazia quando estourava um cativeiro era ligar para a Jovem Pan.

A Jovem Pan parava tudo e entrava ao vivo, eu entrei muitas vezes com o Rodrigo Hidalgo, que era o seu repórter. Entrei muito no “Jornal da Manhã”, então eu queria aparecer assim. Eu saía na Jovem Pan e o meu telefone esperava um minuto e começava já a estourar ligações de todas as televisões e rádios. Eu sempre comecei pela Jovem Pan. Então, eu gostaria que o senhor soubesse que o que hoje o povo de São Paulo e esta Assembleia Legislativa estão fazendo pelo senhor é muito pouco pelo que o senhor merece e pelo que o senhor faz todos os dias pelo povo de São Paulo e pelo povo do Brasil, pelo seu jornalismo, um jornalismo sério, um jornalismo que as pessoas ouvem e sabem o que está acontecendo.

Parabéns Tutinha, parabéns aos seus familiares, parabéns ao senhor, parabéns aos deputados, e eu quero que o senhor saiba que nesta Casa o senhor tem um amigo e todos que aqui trabalham têm um respeito pela Jovem Pan. Às vezes a Jovem Pan dá umas pauladas em nós no “Jornal da Manhã”, mas eu acho que é isso aí, o repórter é para isso, e eu acho que o jornalista é para falar e temos que defender e mostrar o outro lado.

Os senhores foram feitos para mostrar o lado que é o que está acontecendo. E aí cada um vai mostrar o seu trabalho. Parabéns ao senhor, a senhora, e aos seus familiares, e mais uma vez parabéns a todos os senhores que pertencem a essa família da Rádio Jovem Pan, muito obrigado.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - WELLINGTON DE OLIVEIRA - Eu gostaria de convidar com muita satisfação o Dr. Marcos da Costa, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil para compor a Mesa, por favor.

Muito bem senhoras e senhores, é hora de uma atenção especial de todos vocês, traduzindo a admiração e o respeito que todos nós sentimos pelo nosso homenageado, vamos entregar a ele as peças que simbolizam e eternizam a gratidão que à ele dedicam todos os brasileiros.

Gente a quem ele durante a sua carreira soube como alegrar, envolver e bem informar, tornando os cidadãos melhores e mais solidários. Eu quero convidar então o deputado Campos Machado para entregar ao “SeoTuta uma placa de prata e um diploma.

E, quero agora convidar com muita satisfação também, o presidente Cauê, que vai entregar ao Seo Tuta, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo. É a maior honra da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - WELLINGTON DE OLIVEIRA - Senhoras e senhores, agora o momento que todos estavam aguardando, é a hora de ouvir aquele que é a razão maior desta noite inesquecível, um verdadeiro maestro das melhores emoções que experimentamos durante tantos anos através da tela de uma TV ou pelas ondas mágicas do rádio, “SeoTuta, por favor, nós queremos ouvi-lo.

 

O SR. ANTÔNIO AUGUSTO AMARAL DE CARVALHO - Boa noite a todos, muito obrigado pela presença. Contagiou-me muito ser rememorado pelos deputados, que formam uma força incrível porque eles foram eleitos pelo povo e pelo povo que estão aí nos defendendo. Eu recebi um convite ontem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Sr. Cauê Macris e de Campos Machado pedindo a minha presença e eu estou aqui.

Mas, o mais importante é a presença dos senhores, do povo, da coisa, e nós fazíamos uma televisão na época - e já fazem 60 anos -, que se espelhavam na família, se espelhavam na coisa, e hoje em dia é complicado escolher um canal de televisão. E o que fazíamos qualquer criança assistia, gostava, e quem não se lembra aqui da Família Trapo? Que beleza. E já se vão 60 anos, poxa vida.

Eu procurei trabalhar sempre direito, a Jovem Pan sempre caminhou do nosso lado, e a TV Record também foi uma época, hoje, sei lá, preferia a minha época. Senhores deputados, Sr. Macris, foi uma honra muito grande estar presente aqui junto com vocês. E nós sempre trabalhávamos juntos, mas distantes, o importante é que sempre quisemos fazer o melhor.

E, o melhor, eu creio que conseguimos fazer, uma época de 50 a 60 anos atrás, e que ainda é memória de muita gente que assistiu aquilo e o povo todo contribuindo com isso. E doutor, Sr. Campos Machado, como vai? O senhor está bem? O senhor veio a pé ou de trem? Mas então, enfim, muito obrigado, foi uma honra muito grande receber isso aqui. Muito obrigado, vocês não fazem ideia do conforto que esta homenagem meu causou. Muito obrigado, eu agradeço a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - WELLINGTON DE OLIVEIRA - Parabéns, Seo Tuta. Vamos ouvir agora com muita honra as palavras do deputado Campos Machado.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, meu amigo, meu parceiro nesta homenagem ao homem de bem, meu caro Dr. Antônio Augusto Amaral de Carvalho, eu peço licença para chamá-lo apenas de “SeoTuta. Meu caro, Dr. Franco de Godoi, desembargador que representa nesta noite o Dr. Paulo Dimas, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; dona Margot de Carvalho, escudeira mor do “SeoTuta, corda do seu coração, mola propulsora do seu entusiasmo e sua parceira de sonhos ideais por tantos e tantos anos. Parabéns, dona Margot. A senhora merece também o nosso respeito.

 Cumprimento toda a família do “SeoTuta, e em nome dos seus filhos - desculpe chamá-lo de Tutinha -, do seu filho Tutinha, do Marcelo, da Nina, da Silvinha e da Fernanda. Eu cumprimento o Sr. Nilton Travesso e o Mariano Torres, em nome de quem eu cumprimento todos os jornalistas presentes; meu caro amigo, deputado Delegado Olim; meu caro amigo, deputado estadual Edmir Chedid; e o Dr. Marcos da Costa, presidente da OAB do estado de São Paulo, uma entidade que tem mais de 300 mil advogados.

O Dr. Marcos da Costa, além de tudo é um guerreiro, é um homem determinado e acostumado a vencer obstáculos que lhe sejam colocados à frente. Minha cara jornalista Zilda Alves, minha parceira nessa Frente Nacional contra a Liberação da Maconha e da Cocaína. “SeoTuta, eu quero pedir licença para o senhor, para tomar o trem da saudade e chegar a janeiro deste ano, nós temos uma rádio, “SeoTuta, lá em Avaré, Hiperativa FM, todos orgulhosos por termos um conjunto de pessoas de 202 milhões e meio de ouvintes.

Em janeiro eu fiz uma reunião nessa rádio interativa, um pequeno auditório, e eu falava com os diretores, com os funcionários internos e externos. Chamava-me atenção, dona Margot, um jovem que prestava uma atenção inusitada em tudo que eu falava, com os olhos arregalados, e quando eu terminei eu perguntei a ele: “Qual é o seu nome?”. E ele disse: “Rodrigo”.

E para motivá-lo, eu perguntei: “O que o senhor espera da nossa rádio?”. E ele respondeu: “Posso falar? Eu quero que seja uma Jovem Pan”. Eu quase caio, e na volta eu comecei a pensar no homem que fundou a Jovem Pan. Eu acredito em destino, “Seo Tuta”. Dizem os gregos que o destino arrasta as pessoas que o consentem e destrói aqueles que desistem. E diz Fernando Pessoa, que o destino é um Deus sem nome, e eu acrescento: “E sem cara”.

Foi exatamente o destino, “SeoTuta, que o caçula da família do nosso marechal da vitória, o Dr. Paulo Machado de Carvalho, foi o senhor, que, plantando sempre sementes e sonhos criou a Jovem Pan em 1973. O senhor estava na TV Record, como eu acabei de ouvir, e de repente o senhor voltou e criou essa potência. É o destino, “SeoTuta, o senhor não precisou de duas vidas para viver, e dizia um amigo meu: “Se nós tivéssemos duas vidas, uma seria para ensaiar e a outra para viver”.

O senhor não precisou de duas vidas, o senhor viveu inteiramente uma vida só e está vivendo a plenitude. A sua fala, “Seo Tuta”, a fala de um homem firme, de um homem que acredita e que não parou de sonhar ainda. E quero deixar claro, aqui nesta noite, que quem envelhece é o corpo e não o espírito. Eu conheço homens e mulheres com mais de 85 anos de idade e que são jovens de espírito, e eu conheço rapazes de 15 e 16 anos que são velhos, cabelos brancos, “SeoTuta, enevoados pelo tempo da cor da lua e que significam experiência.

E, os seus filhos nunca vão deixar de beber na fonte de experiência e na sabedoria que o senhor tem. Tenha certeza “SeoTuta, de que assim como o senhor veio de uma árvore chamada Paulo Machado de Carvalho, os seus filhos de uma outra árvore, chamada de “SeoTuta, carinhosamente. Nós, da Assembleia Legislativa, nesta noite, prestamos homenagem não apenas a um homem de história. É um homem que fez história, e eu não acredito em quem não tem história. O “SeoTuta mudou a história porque ele tinha história.

E, o senhor, “SeoTuta, vive e reviveu todo o seu passado agora com esse vídeo. É verdade que a saudade é um espinho cheirando a flor, mas o senhor sempre vai ter esse perfume das pétalas a iluminar o seu trabalho e essa caminhada. “SeoTuta, terminando essas palavras, eu quero dizer o que o meu irmão, Marcel Cerqueira César, médico do “SeoTuta, me disse hoje no hotel Maksoud. E ele disse: “Eu vou viajar para o exterior que tem congresso de cirurgiões lá”.

E me dizia: “Antônio Carlos, custou, mas você fez uma coisa boa na vida, que é homenagear o meu amigo Tuta”. Que Deus lhe proteja,SeoTuta, e tenha certeza absoluta que esse pessoal que está aqui agora e que vai ficar um pouquinho de pé, “SeoTuta, por favor, podem ficar, quem puder, esse pessoal, Seo Tuta, vai lhe prestar uma homenagem para o senhor carregar esta imagem até o fim da vida.

Diz o chinês que as homenagens, eu repito sempre, não podem ser prestadas sem que haja uma corrente de fé, de carinho e de esperança. Vamos então cada um estender a mão para o vizinho, vamos lá minha gente, vamos fazer uma corrente de fé aqui nesta noite, para esta Assembleia Legislativa praticamente lotada, como há muito tempo não vemos uma cerimônia como esta, meu jovem amigo e deputado Cauê Macris, vamos todos juntos com os nossos corações e as nossas almas saudar um homem de bem, de família e que tem história, todos comigo: “Viva o ‘SeoTuta”.

 

TODOS - Viva o “SeoTuta!

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Mais alto, o “SeoTuta quer ouvir bem: “Viva o ‘SeoTuta!”

 

TODOS - Viva!

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Que Deus o proteja, “SeoTuta.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - WELLINGTON DE OLIVEIRA - Nós vamos ouvir agora com muita honra as palavras de encerramento do Presidente da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, o deputado Cauê Macris.

 

O SR. PRESIDENTE - CAUÊ MACRIS - PSDB - Meu caro Tuta, a todos os presentes, aqueles já mencionados pelo Cerimonial, eu quero, em primeiro lugar, agradecer a presença de cada um de vocês no nosso Legislativo estadual. E quero dizer, antes de mais nada, que esta sessão solene é um aprendizado para mim por dois motivos principais: o primeiro porque dividir a homenagem com o Campos Machado, esse homem que conduz e que ensina no dia a dia, para mim, um jovem, homenagear e fazer uma homenagem com Campos tem uma significância extrema.

O Campos é bússola, ele é um grande guia que tem ajudado e norteado o caminho do nosso estado de São Paulo. Mas, o mais principal e o principal motivo “SeoTuta, e o que me orgulha de propor esta homenagem, é que embora jovem, eu conheço a história do senhor. Nós, jovens, temos uma obrigação de olhar para o passado, e usar da história como a do senhor como um exemplo, como inspiração e, sobretudo, usar como referência para as nossas ações. Não é pecado, nós jovens, admirarmos os mais experientes, não é feio um jovem dizer que tem orgulho de olhar para pessoas como senhor e ver como uma grande referência, o “SeoTuta é o reflexo do Brasil que dá certo e deu certo.

O “SeoTuta foi um dos grandes pioneiros da radiodifusão brasileira, e o País mais do que nunca precisa de empreendedores corajosos e criou uma das maiores redes de rádio do mundo, a rede que possui as afiliadas, e, em todo o Brasil, são mais de 130 emissoras. No tempo da internet a rádio consegue, mesmo com os desafios, se tornar e ficar cada vez mais forte.

Uma pesquisa inédita, feita pela Jovem Pan em 2016, revela que a rádio tem o dobro de audiência, inclusive maior do que a TV aberta, no período da manhã das seis horas até o meio-dia. E já se levantaram muitas teses que a rádio estaria acabando e que a internet muitas vezes ia sobrepor à rádio, mas a atuação feita pela Jovem Pan com a sua tecnologia, com a sua interação com o ouvinte tem mostrado que isso não é verdade.

E, quem não é capaz de lembrar-se das campanhas que são estabelecidas pela Jovem Pan, campanhas contra drogas, como bem lembrou o meu amigo, o deputado Campos Machado, e tantas outras como na área da Segurança Pública. Enfim, são muitas bandeiras que a emissora tem defendido em sintonia com os anseios da nossa sociedade. Por fim, digo que o “SeoTuta é, por princípio, um dos grandes incentivadores da democracia do nosso País, e que só pode ser considerada verdadeira quando há a livre divulgação da opinião da informação. O rádio foi, e sempre será, o primeiro veículo a fazer isso de maneira ampla em nosso País. Eu quero encerrar lembrando a frase de um treinador de basquete americano, chamado John Wooden: “A vida melhor é para aqueles que fazem o possível para ter o melhor”.

A história do “SeoTuta demonstra que ele lutou sempre para fazer o melhor e nos presenteou com o melhor: a Rádio Jovem Pan. Muito obrigado a todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Convidamos a todos para um coquetel que será servido no salão Waldemar de Lopes Ferraz.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 36 minutos.

 

* * *