http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

14 DE AGOSTO DE 2017

042ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DE 300 ANOS DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA

 

Presidentes: AFONSO LOBATO e MARCOS ZERBINI

 

RESUMO

 

1 - AFONSO LOBATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE AFONSO LOBATO

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, para "Comemoração do Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora de Aparecida". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro", executado pela Banda da Polícia Militar.

 

4 - MARIA LÚCIA RIBEIRO ALCKMIN

Presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo, saúda as autoridades presentes. Divulga a "Rota da Luz", caminho de peregrinação à cidade de Aparecida.

 

5 - ANTONIO MARIA

Padre, tece considerações sobre Nossa Senhora de Aparecida. Canta música em sua homenagem.

 

6 - SARGENTO ERNALDO

Prefeito de Aparecida, esclarece como é feita a segurança e recepção dos peregrinos nas caminhadas ao município. Aponta dados de construção de réplica de imagem da santa. Faz votos de bênçãos a esta Casa.

 

7 – PADRE RODRIGO

Padre, narra as atividades preparativas para a comemoração do ano jubilar da santa católica. Destaca a relevância da padroeira para o povo brasileiro. Faz convite para inauguração de cúpula, em Aparecida, no dia 12/10.

 

8 - PRESIDENTE AFONSO LOBATO

Anuncia a apresentação musical de André Leite e a exibição de vídeos do cantor Sérgio Reis e do governador Geraldo Alckmin, contendo saudações aos presentes na solenidade desta noite. Tece agradecimentos a Dom Carmo pelas orientações que recebera dele acerca do exercício de função parlamentar.

 

9 - DOM CARMO JOÃO RHODEN

Bispo emérito de Taubaté, considera as inspirações religiosas de seu nome e dos nomes de seus familiares. Faz votos de bênçãos ao Brasil. Expõe ensinamentos e exemplos de vida de Maria de Nazaré.

 

10 - MARCOS ZERBINI

Deputado estadual, saúda os presentes. Frisa a importância, a seu ver, da peregrinação religiosa. Reflete sobre o significado da vida. Fala sobre sua admiração a Nossa Senhora de Aparecida. Defende que as pessoas entreguem suas vidas aos desígnios divinos.

 

11 - ANTONIO MARIA

Padre, agradece a oportunidade de participar desta solenidade. Relata experiência religiosa em Portugal. Canta música em homenagem à padroeira católica do Brasil.

 

12 - PRESIDENTE AFONSO LOBATO

Pede apoio para obra, comandada pelo padre Antonio Maria, de construção de santuário em Jacareí.

 

13 - RENATO OLIVEIRA

Missionário do movimento apostólico "Terço dos Homens Mãe Rainha", tece esclarecimentos sobre grupos de divulgação de orações católicas. Faz elogios ao deputado Afonso Lobato, ao qual entrega camiseta e faz convite para participar do movimento relatado.

 

14 - PRESIDENTE AFONSO LOBATO

Lamenta que prevaleça, na atualidade brasileira, uma visão negativa da política. Destaca a necessidade, a seu ver, de que as pessoas conheçam melhor aqueles que atuam no setor. Anuncia apresentação musical de André Leite.

 

15 - ORLANDO BOLÇONE

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Faz elogios ao governador Geraldo Alckmin. Convida o padre Antonio Maria para conhecer basílica em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, em São José do Rio Preto. Relata a idealização, construção e atividades desse templo. Reflete sobre o significado da aparição de imagem da santa católica para o Brasil. Comenta passagem bíblica.

 

16 - ITAMAR BORGES

Deputado estadual, saúda os presentes. Faz agradecimentos a Nossa Senhora de Aparecida. Deseja bênçãos da santa católica a esta Casa.

 

17 - PRESIDENTE AFONSO LOBATO

Anuncia apresentação musical do padre Antonio Maria.

 

18 - MARCOS ZERBINI

Assume a Presidência.

 

19 - AFONSO LOBATO

Deputado estadual, relata sua emoção com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Aparecida a esta Casa, hoje. Fala sobre passagem bíblica acerca do poder e da riqueza. Discorre sobre seu ingresso à vida religiosa. Lamenta a intolerância e a desunião humanas. Mostra-se preocupado com as perspectivas políticas do Brasil. Declara respeito da igreja católica às religiões evangélicas. Enfatiza a necessidade de ações de prevenção da criminalidade. Pontua que a santa homenageada nesta solenidade é, a seu ver, a mãe de todos os brasileiros. Defende que seja dado destaque às características positivas do País. Aponta que, a seu ver, a mudança da Nação deve partir dos indivíduos. Lamenta o pouco envolvimento na política, segundo ele, da igreja católica. Deseja o engajamento político de pessoas bem intencionadas. Agradece a presença de todos, sobretudo de Dom Carmo João Rhoden. Faz oração a Nossa Senhora de Aparecida.

 

20 - AFONSO LOBATO

Assume a Presidência. Divulga CD da banda ID2. Anuncia apresentação musical de André Leite. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Afonso Lobato.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO – Senhoras e senhores, boa noite, sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de comemorar o jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

Convido para compor a Mesa o deputado padre Afonso Lobato; Sra. Maria Lúcia Ribeiro Alckmin, presidente do Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo; bispo emérito de Taubaté, Dom Carmo; padre Antônio Maria; Sargento Ernaldo, prefeito de Aparecida; deputado Marcos Zerbini e o deputado Orlando Bolçone.

Estamos aguardando só o bispo Dom Carmo acabar a entrevista. Com a palavra, o deputado padre Afonso Lobato.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Quero acolher a todos com muito carinho, com muito afeto. Sem dúvida nenhuma, este momento de fé, de emoção, ele se torna ainda mais bonito com a presença de cada um de vocês.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado estadual Cauê Macris, a pedido deste deputado, com a finalidade de comemorar o jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

Eu vou convidar a todos os presentes para que, em pé, possamos ouvir o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 1º sargento, Eliseu.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Agradecemos a Banda da Polícia Militar. Muito obrigado a vocês pela presença, por este momento tão importante para nós nesta sessão de hoje.

Queremos agradecer algumas presenças, todos já estão agradecendo, mas, aqui tem vereador, vereador Jorge de Cunha, vereadores em Natividade, a prefeita de Natividade, eu peço que fique de pé. Obrigado, dona Lourdinha, pela sua presença. Obrigado, a senhora precisa de muita reza, prefeita, não é, dona Lu? E o vereador Tizinho, de Natividade; vereador Jesse de Monteiro Lobato; a Rita, presidente da Afalesp; o Fabio Riva, vereador da capital; capitão Doriedson, comandante da Polícia Militar de Aparecida, está representando aqui a comandante Nikoluk. Obrigado.

Vereador Rogério Cyborg; coronel Celso Aparecido, representando o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e o comandante Nivaldo César. Obrigado, coronel, pela presença. E ao longo nós vamos agradecendo.

Então, eu convido para fazer o uso da palavra inicialmente a nossa primeira dama, a dona Lu Alckmin, para fazer o uso da palavra e dizer da importância deste momento.

A senhora pode usar a tribuna, dona Lu. Depois da senhora, será o padre Antônio Maria, que já pode deixar as cordas vocais animadas para poder nos presentear e presentear a mãe com uma canção. O André está aí também? Eu estou vendo o vereador Marcelo, de Aparecida, quem mais? Tem mais vereadores. Tem aqui o pessoal de Santa Isabel.

Nós vamos lembrando. Queremos agradecer a presença do padre Hércules, do padre Oswaldo Gerolin, do padre Eliseu, do Renato de Oliveira, coordenador do terço dos homens, do padre Rodrigo, padre Daniel, do santuário nacional.

Dona Lu, com a palavra.

 

A SRA. MARIA LÚCIA RIBEIRO ALCKMIN - Boa noite a todos, a todas, quero dizer da minha alegria em estar hoje aqui reunida com vocês neste momento tão especial. Eu quero cumprimentar o deputado estadual padre Afonso, que fez este convite que me deixou muito honrada. Cumprimento aos deputados estaduais Marcos Zerbini, Orlando Bolçone; o Sargento Ernaldo, o prefeito de Aparecida; a Lourdinha, prefeita de Natividade da Serra; Dom Carmo, bispo emérito de Taubaté; padre Antonio Maria; Fabio Riva, vereador da capital em nome de quem eu cumprimento a todos os vereadores; Cleusa Ramos, presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra, minha madrinha.

Senhores padres, sacerdotes, redentoristas, peregrinos, irmãos e irmãs, gostaria de dizer da minha alegria e da minha emoção de estar hoje aqui neste momento tão especial em que se homenageia os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida.

A minha dedicação a Nossa Senhora tem crescido a cada dia, principalmente depois que eu fiz a caminhada da Rota da Luz. Saí de Mogi das Cruzes e eu fui até Aparecida. Para quem não conhece a Rota da Luz, ela foi inaugurada em abril de 2016. É um projeto da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Ela nasceu justamente porque os peregrinos que caminhavam pela Dutra pediram um caminho mais seguro, um caminho mais bonito para que eles pudessem chegar à casa da mãe.

Então, a Rota da Luz tem 201 quilômetros, sai de Mogi das Cruzes e passa por nove cidades para chegar à casa da mãe. É um momento, uma jornada de fé, de reflexão e de contemplação da natureza, porque a natureza é Deus, nos remete a Deus. Então, eu quero aproveitar este momento - que tem autoridades e lideranças religiosas, além de devotos de Nossa Senhora - e pedir que apoiem, que divulguem a Rota da Luz, para que mais pessoas possam caminhar por esse lugar tão lindo que nos leva a Nossa Senhora.

 No mais, eu quero agradecer esse convite e dizer que eu me sinto honrada de estar aqui neste momento tão especial e em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Muito obrigada a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - E a dona Lu convida a quem quiser andar 200 quilômetros, já estão todos convidados. Quanto tempo a senhora gasta? O deputado Marcos Zerbini também já fez duas vezes, não é, Marcos? Quantos dias? (Pausa.) Uma semana só, viu?

 

A SRA. MARIA LÚCIA RIBEIRO ALCKMIN - Mas uma semana dedicada a Nossa Senhora.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Uma semana de caminhada dedicada a Nossa Senhora, é isso aí. O ex-vereador Daniel, de Redenção, está dizendo que passa por Redenção e que também tem que passar por cidades importantes, não é? E termina em Aparecida, diz o sargento.

Passamos a palavra ao padre Antonio Maria.

 

O SR. ANTONIO MARIA - Eu queria antes de cantar o Salmo 138, a canção “Sonda-me”, e dizer por que escolhi esta canção. Porque eu acredito que há 300 anos Deus quis olhar com o olhar redobrado de amor e de carinho para o nosso Brasil, e, por isso pediu a mãe dele que olhasse também para o Brasil, e ela escolheu o jeito de ser pescada no rio Paraíba para olhar para nós com mais carinho.

Ela não só olha, como também Deus, olham os dois para nós, eles sondam os nossos corações, as nossas almas, as nossas vidas, e, com toda a certeza, Deus, através de sua mãe, Maria Santíssima, padroeira do Brasil, ele quer dar a nós provas do seu amor, e a visita dela hoje aqui é uma prova do amor e do carinho materno de Deus também por todos nós. “Sonda-me”.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Se vocês gostaram, o padre Antonio Maria canta outra, senão ele só fica nessa. Com certeza o senhor vai cantar a noite inteira, padre.

Eu gostaria de comunicar aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia neste domingo, dia 20 de agosto, às 21 horas, pela NET canal 7 e pela TV Vivo, canal 9, e pela TV Digital, canal 61,2.

Que bom, assim vocês divulguem, porque os católicos estão meio acomodados, é duro tirar católicos de dentro de casa. Nós já fizemos sessão solene aqui junto com os evangélicos e faltou lugar. Mas, o importante é que vocês vieram e que bom que vocês estão aqui presentes.

Eu queria passar a palavra ao prefeito de Aparecida, Sargento Ernaldo porque ele tem ali uma missão grande, juntamente com os padres redentoristas, que logo depois do sargento, que não estava aqui, mas eu queria passar a palavra também para um de vocês.

Tirem par ou ímpar, depois do sargento, já aproveitar também para usar a palavra, falando dos preparativos. Vai ser um momento muito importante, não somente para a igreja do Brasil, os católicos do Brasil, mas também para a cidade de Aparecida, que vai acolher muita gente.

Então, Sargento Ernaldo, prefeito de Aparecida com a palavra. Nós temos aqui também o Marcelo, vereador de Aparecida, obrigado, Marcelo, pela sua presença.

 

O SR. SARGENTO ERNALDO - Boa noite a todos, eu vou cumprimentar apenas o padre Afonso, porque ele falou que era sem formalidades.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Se o senhor me permite, prefeito, eu gostaria de acolher o nosso querido irmão, o deputado Itamar Borges. Será que nós conseguimos um lugarzinho aqui? Já estamos apertando aqui, Itamar, obrigado. Uma salva de palmas ao Itamar. (Palmas.)

Aqui é o seguinte, Itamar, chegou atrasado, ganha palmas. Quem chegou cedo não ganhou.

 

O SR. ERNALDO CESAR MARCONDES - Como eu estava dizendo, sem formalidades, até quebrando o protocolo, mas o padre já me conhece e sabe que eu acho que aqui nós não estamos em um momento de formalidade.

Estamos na Casa de Leis, onde a nossa mãe Aparecida veio visitar. E Aparecida está se preparando, ela vem se preparando desde os 300 anos, quando encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Quando encontraram Nossa Senhora, foi na vila de Guaratinguetá. Aparecida ainda não era Aparecida. E era uma vila da cidade de Guaratinguetá, e lá começaram os milagres. Eles continuam até hoje, e esses milagres que acontecem, nós estamos hoje representando lá na cidade de Aparecida em cinco rotatórias. Nós escolhemos cinco milagres importantes e foram feitos em aço inox pelo artista Gilmar Pina, com verba do DAD e com o apoio do santuário nacional. O santuário também foi parceiro, mesmo a obra ficando para fora do muro, como dizemos, mas o santuário sempre parceiro de Aparecida.

Então, a caminhada de Aparecida, ela veio com três humildes pescadores, e depois com o apoio gigantesco, que foi a segurança e foi o apoio que foi dado pelos redentoristas,  Foram eles que acolheram e deram segurança, até hoje, à imagem de Nossa Senhora.

Então, nós devemos muito a isso. É um trabalho que foi feito há 300 anos, e nós estamos preparando a cidade para receber em torno de 15 milhões de visitantes. Só para ter uma noção, nós recebemos, no ano passado, 12 milhões de visitantes. Nossa cidade tem 37 mil habitantes, e ao final de semana tem 300 mil. Então, é uma cidade bem atípica, e a cidade está totalmente preparada para receber os turistas, os visitantes.

Nós preparamos também uma homenagem para Nossa Senhora e para a cidade de Aparecida, nesses 300 anos, que é uma réplica que nós temos aqui de uma imagem em aço inox, rodeada com o mapa do Brasil, porque ela é rainha e padroeira do Brasil, então nada mais justo do que ela estar rodeada pelo mapa do Brasil, sustentando o mapa do Brasil. Essa imagem deverá ter 50 metros de altura. Nós não estamos competindo com o Cristo Redentor que tem 38, não. Mas ela vai ter 50.

É uma obra gigantesca na cidade de Aparecida. É uma obra que vai marcar a cidade pela fé e pela devoção. É uma cidade que demonstra, em todos os seus cantos e recantos, a fé do povo brasileiro, onde as pessoas são acolhidas, muito bem acolhidas. Lá se respira a fé, lá se respira amor, principalmente por Nossa Senhora. A dona Lu sabe que muitas vezes nós nos encontramos lá, nesses últimos quatro anos, e nós vemos como é a fé das pessoas para chegarem a nossa cidade.

É uma cidade super acolhedora. A Polícia Militar tem, junto com as outras polícias, a rodoviária, com o Exército e com a Polícia Civil, um grande trabalho neste final de ano. Nós temos uma operação 12 de outubro, e inclusive com o apoio do santuário, que a base é na torre do santuário. Então, a nossa cidade está preparada para receber os visitantes.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao padre Afonso Lobato, por ter esta iniciativa de trazer a mãe padroeira nesses 300 anos dentro de uma Casa de Leis. Tenho certeza de que ela vai iluminar o caminho de todos, para que todos possam, com a sua fé, com a sua humildade, com a sua simplicidade, espelhando em Maria, espelhando em Nossa Senhora Aparecida, porque ela veio da mão de três humildes pescadores, então, que esta nossa humildade sirva para nos tornarmos cada vez mais humildes e dedicarmos, como políticos que somos, a nossa vida, a nossa devoção e o nosso trabalho.

O trabalho do político, para quem é um político sério, e eu conheço e sei que aqui está cheio de políticos sérios, que este trabalho e esta dedicação sejam direcionados aos menos favorecidos. É como nós fazemos na cidade de Aparecida, queremos acolher bem e, plagiando o santuário, acolher bem também é evangelizar.

Muito obrigado e uma boa noite a todos.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Vamos ouvir em seguida a palavra do Rodrigo, que ganhou no par ou ímpar. Eu estou brincando, eu estou quebrando a seriedade.

 

O SR. RODRIGO VERONESE - Padre Afonso, dona Lu, na pessoa deles cumprimento todos os peregrinos e peregrinas aqui presentes nesta noite, que deixaram as suas casas para homenagear aquela que não se cansa de nos abençoar, que não se cansa de se fazer presente em todos os momentos de nossas vidas, e nos ajudando a atravessar esse vale de lágrimas, transformando as dificuldades em alegrias.

Aparecida, e de modo particular o santuário, desde 2013 já se prepara para esta grande festa. Queremos recordar aqueles e aquelas que durante tantos anos cuidaram, zelaram por esta querida imagem da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, assim como aqueles três humildes pescadores que a nomearam quando a retiraram das águas do rio Paraíba do Sul.

Toda essa preparação vem sendo feita com muitas mãos. Muitos são aqueles que estão doando tempo, doando as suas vidas para celebrarmos esta grande festa. O primeiro gesto foi a peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelas inúmeras cidades deste nosso imenso Brasil. Ela foi encontrada em um rio aqui no estado de São Paulo, mas é proclamada rainha e padroeira de todo o Brasil, por isso foi preciso que ela visitasse todos os seus filhos e filhas. E, de modo particular, aqueles que muitas vezes sonham em tocar o solo sagrado de Aparecida, mas, às vezes, a vida e as dificuldades não o permitem.

Depois desta visita, a cidade também e o santuário se prepararam com uma grande novena. Nós fizemos um tríduo para preparar todo o Brasil para este ano jubilar, este ano de bênçãos, este ano de graças.

E cada mês desse ano jubilar, nós fomos presenteando a Nossa Senhora, presenteando aquela que nos dá tantos presentes. E o presente que nós queremos dar, no dia 11 de outubro, e que convido todos os senhores a se fazerem presentes na cidade de Aparecida e nos acompanharem através dos meios de comunicação, é a grande cúpula revestida com a árvore da vida.

Este é o último dos presentes que queremos dar dentro deste ano jubilar, e outros presentes virão também no futuro. Mas queremos coroar este momento com esta grande cúpula, que é o sinal da benção de Deus sobre todos nós, que nos vem através de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Esta Senhora que traz nos seus lábios o sorriso da mãe, que transmite esperança para os seus filhos; esta Senhora que tem as mãos postas, recordando-nos que Jesus nos convida a rezar incansavelmente; e esta Senhora que tem um olhar fixo nos seus filhos e filhas, com quem podemos também trocar olhares, e nos sentirmos protegidos e abençoados.

Obrigado por esta iniciativa, e que Nossa Senhora abençoe esta Casa, para que ela promova o bem e o bem-estar de todos aqueles e aquelas que vivem nesta cidade de São Paulo, nesta cidade onde Deus habita. (Palmas.) 

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Obrigado, padre Rodrigo. Ainda algumas presenças: José Maria Alves, vice-prefeito de Paranapanema, que veio de longe, obrigado pela sua presença; Vanderson Virgílio, vereador de São Luís do Paraitinga; Alfredo Gimenez, neste ato representando o secretário de Cultura de São Paulo, José Luiz Penna, obrigado; Coronel PM Celso Aparecido Monari, representando aqui o comandante-geral, capitão PM Nivaldo Restivo; Anésio de Campo, vereador de Cajamar; Zinha, secretária da Saúde de Paranapanema; vereador Tizinho, de Natividade; Jorge Claudionei dos Santos, vereador de Natividade; José Roberto Correia, vereador de São Luiz do Paraitinga; Kley, vereador de Parapanema; João Geraldo; João Pita, segundo secretário da instância turística de Guaratinguetá. Eu também estou vendo aqui o Viviane, nosso amigo, que nos quebra um galhão na Secretaria da Administração Penitenciária. Obrigado, Viviane, pela sua presença.

Então, agora nós queremos ouvir o André Leite, um amigo nosso do coração, um amigo que tem, com sua voz, evangelizado, e com sua voz levado o amor, a esperança e a fé a tantos jovens, e que hoje está aqui. Esses dias eu estava fazendo um casamento, Dom Carlo, e estava o André e a Cecília Militão; eu falei, “isso é covardia em um casamento”, não é André?

Mas, olha, André, que alegria de o senhor estar aqui; obrigado pela sua presença. Vamos ouvir o André.

 

O SR. ANDRÉ LEITE - O nosso coração que se enche de alegria pela honra e pela oportunidade de estarmos aqui apresentando a nossa arte, neste momento solene, e é com grande alegria. Obrigado pela oportunidade. 

 

* * *

 

- É feita apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Para quem gostou, o André volta ainda; há mais duas canções, não é? Eu quero agradecer a presença do secretário-adjunto da Cultura, Dr. Romildo Campello. Obrigado. Será que o senhor não acha um lugarzinho para sentar, Romildo?

Agora vamos assistir, antes da palavra de Dom Carmo, um vídeo do Sérgio Reis, convidado para esta noite, e logo em seguida também um vídeo do nosso querido governador Geraldo Alckmin, que também não pôde estar, mas que gravou uma mensagem.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Convidamos Dom Carmo para assomar à tribuna, enquanto ouvimos a mensagem do nosso governador.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Dona Lu, leve o nosso abraço ao governador. Antes de Dom Carmo iniciar a palavra, Dom Carmo foi bispo titular da Diocese de Taubaté durante 19 anos. E eu, desenvolvendo trabalhos sociais na paróquia, resolvi me fazer presente no Parlamento.

Quero aqui, publicamente, agradecer a compreensão e o carinho de Dom Carmo, que me permitiu fazer esta experiência, e que continuasse exercendo o ministério sacerdotal, mesmo fazendo a experiência no Parlamento. Na Igreja Católica não é muito comum isso, mas ele, de fato, assumiu comigo este desafio. Mais uma vez, eu quero lhe agradecer por essa oportunidade, e agradecer pela confiança que o senhor sempre depositou. Com a palavra, Dom Carmo.

 

O SR. DOM CARMO JOÃO RHODEN - Excelentíssima primeira-dama do estado de São Paulo, amiga de longa data; reverendíssimo padre Afonso; queridas autoridades presentes; estimados irmãos e irmãs também aqui presentes; e também os que nos ouvem; eu não poderia não dizer alguma coisa neste momento, até porque o meu nome Carmo vem de Nossa Senhora do Carmo.

Mesmo não o merecendo, mas o meu pai deu este nome ao primogênito, Carmo João. E as meninas lá em casa, e não são poucas, todas têm o nome de Maria, o primeiro ou o segundo nome. E quero crer que falar de Maria é alguma coisa bíblica, algo admirável, uma vez que se Israel honrava as mulheres, Jael, Miriam, Judith, Ester e outras, o povo brasileiro não poderia não honrar a Maria, principalmente a partir desse evento da descoberta da imagem nas águas do rio Paraíba.

Então, eu quero pedir que Maria, de fato, abençoe esta terra, terra da Santa Cruz. Essa mulher fez a experiência da cruz, esteve aos pés da mesma, como diz João, no capítulo 19, versículo 25, Maria estava junto à cruz de Jesus. Eu a admiro não só como a mãe do Cristo, e isso foi graça especialíssima dela, nenhuma outra mulher a recebeu, mas a admiro também, e muitíssimo, como discípula de Cristo. Ela soube ouvir como ninguém a palavra do mestre, a palavra do filho, ela é a discípula mor.

Ela disse um dia nas bodas de Canaã: “Fazei tudo aquilo que Ele, ele Cristo, vos disser”, que nós então que estamos e temos a alegria de viver, não sabemos até quando, e também não importa tanto, o que importa não é a quantidade ou a dimensão cronológica da vida, mas a dimensão qualitativa que nós saibamos então viver esta vida para a glória de Deus, e também no sentido de promover mais a vida e nossa Pátria. Há necessidade de nós fazermos muito e muito mais no sentido social. Que Maria nos ajude e que este Brasil então possa sair dessa crise na qual se encontra e que afeta a todos, mormente os mais necessitados. Obrigado, então, padre, pela palavra, e me desculpe se me alonguei um pouco, porque eu sou conhecido como quem fala muito. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Eu ia dizer exatamente isso. Conhecendo o senhor, o senhor falou muito pouco.

 

O SR. DOM CARMO JOÃO RHODEN - Pois é, sabendo que alguns falariam, eu já o fiz antes.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Está bom, obrigado Dom Carmo. Dom Carmo está meio triste, parece que o Colorado teve um probleminha aí, foi rebaixado. Meus amigos, com a palavra o deputado Marcos Zerbini, nosso amigo, nosso companheiro, deputado realmente atuante nesta Casa e que fez duas vezes a caminhada, não é Marcos? Ou foram três?

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Foram três vezes na verdade, padre, mas, como uma delas eu não fiz completa, porque havia sessão aqui na Assembleia Legislativa, eu só conto duas. Queria cumprimentar o meu grande amigo padre Afonso Lobato e parabenizá-lo pela bela iniciativa. Quando ele disse que estava fazendo esta sessão solene, eu falei “pode contar comigo”, nós queremos estar junto.

Eu queria cumprimentar a dona Lu Alckmin, uma pessoa por quem eu tenho um carinho muito grande porque eu aprendi a respeitá-la como pessoa - não como primeira dama e não como presidente do Fundo Social, mas como a mulher humana dedicada aos pobres, dedicada às pessoas que mais precisam. Eu queria agradecer muito, dona Lu, porque nós sabemos que, embora a Rota da Luz seja da Secretaria de Turismo, ela só aconteceu porque a senhora, de forma muito pessoal, acabou intervindo, acabou forçando para que hoje pudéssemos ter uma rota tão bonita para levar os peregrinos até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Então, muito obrigado, do fundo do coração, pela sua dedicação e pela sua iniciativa, sem a qual nós não teríamos essa bela rota. Eu quero também cumprimentar Dom Carmo, bispo emérito de Taubaté. Eu não sabia que o padre Afonso Lobato era discípulo do senhor, Dom Carmo. O senhor fez um bom discípulo.

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Depois eu te pago alguma coisa.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Quero também cumprimentar o padre Antonio Maria, em nome de quem eu cumprimento todos os padres presentes. Cumprimento ainda os meus amigos e deputados desta Casa, Itamar Borges e Orlando Bolçone, que também são homens de fé e ficaram contentes com esta iniciativa.         Quero cumprimentar  o Sargento Ernaldo, prefeito de Aparecida, e em nome dele todos os prefeitos e prefeitas presentes, e cumprimentar o meu grande amigo, Fabio Riva, vereador da capital, e em nome dele todos os vereadores e vereadoras aqui presentes.

Direi duas palavrinhas muito breves. A primeira é que eu aconselho todo mundo a fazer a Rota da Luz, padre Afonso, porque eu costumo dizer que a peregrinação imita a vida. A vida é uma peregrinação, e é importante que cada um de nós tenha muito em mente a meta, o ponto de chegada da nossa vida.  O ponto de chegada da nossa vida é Deus, o ponto de chegada da nossa vida é poder olhar face a face Jesus Cristo e dizer: “Senhor, eu combati o bom combate”, como disse São Paulo.

Além disso, quando fazemos a romaria, entendemos uma coisa fundamental: precisamos de muito pouca coisa para viver. Na vida nos preocupamos com tantas coisas... Temos preocupação em ter coisas, em fazer coisas, e na romaria você se dá conta de que aquilo que é essencial na vida é muito pouco. Pouca coisa e é necessária para que vivamos de verdade a vida.

A outra coisa fundamental da romaria é entendermos como somos dependentes, porque muitas vezes é só uma média de 30 quilômetros por dia. Chegando ao final do percurso, você acha que não tem mais forças, mas aí você pede forças à Nossa Senhora, porque se dá conta de que não dará conta sozinho, e você pede a companhia, valoriza a companhia dos amigos e amigas que caminham juntos, porque você se dá conta de que na vida você precisa de companhia. Então, fazer a romaria é algo fundamental, porque nos ajuda a compreender a própria vida. Eu fico muito grato à senhora, dona Lu, porque mais uma vez esse caminho nos ajuda a olhar para a nossa própria vida, entender a nossa própria vida.

Por último, eu só queria dizer que tenho uma devoção muito grande por Nossa Senhora, como eu acredito que todos aqui têm, mas, em especial, porque uma coisa me comove. Quem escreve a história do mundo e muda a história do mundo não são os grandes e os poderosos, quem escreveu a história do mundo e mudou a história do mundo foi uma menina de 16 anos que teve a coragem de dizer sim a um chamado que o anjo lhe fez.

É muito bonito ver como uma menina de 16 anos da Palestina, que era a periferia do mundo, mudou e transformou a vida deste planeta. É muito bonito se dar conta de como o sim de uma pessoa pode de fato escrever a história, e cada um de nós, da sua forma, é chamado a dizer sim. Eu não sei qual é o pedido que o Senhor faz a cada um ou a cada uma de vocês, mas eu tenho certeza de que a cada dia Ele faz para cada um de nós um pedido, e o segredo da felicidade e da vida é dizer sim.

O que Deus faz com o nosso sim não é problema nosso, é Dele. Nós não podemos ter a pretensão de ter o resultado do nosso sim, mas temos que ter a consciência de dizer sim. Quando dizemos sim àquilo que Deus nos pede, Ele constrói uma história muito bonita em nossa vida, uma história repleta de bênçãos, repleta de alegria, repleta de vida. Que Deus abençoe a cada um, e que Nossa Senhora ajude cada um e cada uma a ter a coragem de dizer sim, como ela disse, e dessa forma ajude cada um e cada uma a construir a sua vida e a sua história. Que Deus abençoe a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Obrigado. Depois dessas palavras bonitas, você está convidado a pregar na minha próxima missa, viu Zerbini? Obrigado, meu irmão.

 

O SR. MARCOS ZERBINI - PSDB - Será um privilégio.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Obrigado. Depois dessas palavras tão bonitas do deputado Zerbini, tem a palavra o padre Antonio Maria. Que tal? Ele nunca diz não. Se há uma pessoa que eu conheço que diz sempre sim, é o padre Antonio Maria. Sempre diz sim, sempre dá um jeito e marca presença. Obrigado, padre; obrigado, amigo.

 

O SR. ANTONIO MARIA - Eu que agradeço, é uma honra muito grande homenagear nossa mãe nesta Casa. Gostaria de cantar agora a mesma canção que cantamos juntos lá fora. Agora haverá um musicalzinho, é claro, de Nossa Senhora. Nesta canção, nós pedimos à Nossa Senhora que nos cubra com o seu manto, que nos guarde na paz do seu olhar e que cuide de cada um de nós.

A história do Brasil é uma história mariana também. Há 40 anos, eu era um padrezinho novo e fui trabalhar em Portugal, e lá eu fiquei sabendo de uma coisa que creio que a maioria dos brasileiros não sabe. Pedro Álvares Cabral trouxe na sua caravela uma imagem de Nossa Senhora da Esperança, e eu fui saber isso em Portugal, em Belmonte, na terra natal dele. Eu pude estar diante da imagem e rezar pelo nosso Brasil, e é bonito que junto da imagem de Nossa Senhora da Esperança que Cabral trouxe estava naquela ocasião também a mãe Aparecida, a união desses dois mundos, desses dois países.

O bonito é que nós possamos dizer, no fundo, no fundo, que foi ela quem descobriu o Brasil, foi a mãe da esperança que nos trouxe mais esperança ainda, 200 anos depois do descobrimento. Ela nos trouxe mais esperança aparecendo deixando-se pescar no rio. É uma imagem pequena, uma imagem de barro, uma imagem negra para dizer a todos nós que somos barro, mas barro amado por Deus, barro confeccionado por Deus. Para dizer a todos nós que só os pequenos entrarão no céu, e para dizer a todos nós que no fundo não há cor, todos são irmãos. Nossa Senhora, cuida de mim, cuida de nós, cuida do Brasil.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - O padre Antonio Maria hoje vive na cidade de Jacareí e está lá construindo o Santuário de Nossa Senhora do Novo Caminho. Antes, no gabinete, nós conversávamos, e ele feliz me dizia: “Olha, hoje eu ganhei granito”. Então você que está aqui, que nos acompanha, se quiser ajudar a construir o Santuário de Nossa Senhora do Novo Caminho, é só entrar em contato conosco para que ajudemos o padre Antonio Maria a construir o santuário. Isso não foi combinado, não é, padre?

Por essa o senhor não esperava. Nós ainda vamos ouvir aqui o deputado Itamar Borges, e o deputado Bolçone. O Itamar é de Santa Fé do Sul, não é, Itamar? Quantos quilômetros dá de São Paulo a Santa Fé?

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Seiscentos e vinte e cinco.

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Seiscentos e vinte e cinco  quilômetros. E o Bolçone é de São José do Rio Preto. Quantos quilômetros? São 440 quilômetros. Então, eu estou feliz que sou de Taubaté que é pertinho. Nós queremos chamar, antes de ouvir os deputados, o Renatinho. Eu o convidei e ele é coordenador estadual do movimento -vamos chamar assim - “Terço dos Homens”, que difunde esta devoção do terço por todo o Estado. É um missionário, e pelo jeito do discurso, ele está procurando não sei o que na sacola, Renatinho, o senhor tem até cinco minutos; ele se empolga. Renatinho, obrigado a vocês do “Terço dos Homens” pela presença. E obrigado porque vocês divulgam, incentivam essa devoção para todo o nosso Estado. 

 

O SR. RENATO OLIVEIRA - Boa noite a todos, é com muita alegria que eu estou aqui hoje, padre.  Eu confesso a todos vocês que eu sou uma pessoa muito tímida, e eu não me expresso muito bem. Mas, quando eu recebi o convite do Padre Afonso Lobato, para estar aqui, para nós que somos missionários do “Terço dos Homens” e todos aqui conhecem o Terço dos Homens, eu acredito que sim, não é?

O “Terço dos Homens” é um movimento mariano, que vem, cada vez mais, ramificando em todos os cantos e em todas as igrejas aqui do nosso Brasil, e até fora do Brasil. Temos Missão agora em Maputo, lá na África, em Moçambique, e nós vimos cada vez mais fortalecendo a divulgação da oração do Santo Rosário.

 Temos também a alegria de hoje estarmos aqui com o nosso sacerdote de Aparecida, é o padre Rodrigo Arnoso, ele que faz parte da Coordenação Nacional do Terço dos Homens, no Santuário Nacional de Aparecida, e eu faço parte da comissão, juntamente  com a coordenação nacional.

Nós temos aqui em São Paulo, padre, a Missão TH, são os missionários do “Terço dos Homens”. O que é isso para vocês? Agora vocês vão saber. O “Terço dos Homens” precisa de pessoas para visitar as igrejas falando um pouco mais sobre a devoção e a oração do Santo Rosário. Graças a Deus o “Terço dos Homens” vem crescendo cada vez mais e vem testemunhando para muitas pessoas, principalmente aos homens, nós homens, que realmente, muitos sabem disso, temos uma grande dificuldade de rezarmos. Muitas vezes o homem ficava - vamos dizer assim - meio contido em fazer as suas orações e geralmente o terço era rezado por muitas mulheres, todos nós sabemos que era a nossa mãe quem ensinava. Só que agora, de um tempo para cá, o Terço dos Homens vem crescendo cada vez mais, e isso para nós é muito importante, padre, porque isso nos leva a acreditar que a família é muito importante - e nós estamos agora na Semana da Família -; todos nós devemos saber que hoje se inicia a Semana da Família nas igrejas.

E conhecendo um pouco do trabalho do nosso sacerdote, o padre Afonso Lobato,   ficamos muito felizes. Felizes em saber que nas votações temos alguém que está aqui representando o povo de São Paulo, um deputado estadual. Mas ele representa o povo paulista com o coração e, com certeza como um sacerdote. Então, podemos acreditar sim que somos muito bem representados, nós católicos.

Foi através disso que nós coordenadores do “Terço dos Homens”, da Missão TH, os missionários, decidimos fazer um convite a ele em um determinado momento. Nada melhor do que o dia de hoje para formalizarmos este convite, juntamente com o Dom Carmo, que está aqui. Se o padre Afonso Lobato foi o discípulo da missão, com certeza está aqui, nós gostaríamos de convidar ao padre Afonso Lobato a fazer parte da coordenação do Terço dos Homens, para ser o nosso orientador espiritual dos missionários aqui de São Paulo, missionários do TH.

E padre  ficou muito feliz. Eu expliquei para ele sobre a importância em estarmos aqui levando isso a todas as igrejas. Conheci o padre na Assembleia Legislativa e depois eu fui ver e participar da celebração de uma santa missa com ele. Então, ele é um sacerdote maravilhoso e merece todo o respeito, mesmo de nós católicos. Então, padre Dom Carmo, eu gostaria que o senhor recebesse das mãos dos missionários do Terço dos Homens, padre Afonso, a camisa da missão TH para vesti-la, ela que é camisa dos missionários do Terço dos Homens.

E, com certeza através do senhor e através de muitos sacerdotes aqui, com certeza todos os homens estarão sempre rezando o terço; amém! Obrigado, padre, pelo convite, e obrigado a todos vocês. Juntos estaremos sempre rezando; amém!

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Tomara que seja GG esse negócio. Se não for eu vou fazer caminhadas lá com o Marcos Zerbini, com a dona Lu, e vamos dar um jeito nisso; não é dona Lu? Eu gostaria de ouvir agora mais uma canção do André.

Então, eu gostaria de ouvir o André, e logo em seguida do André, nós vamos ouvir o deputado Bolçone, nosso querido irmão, deputado atuante. É que nós vivemos momentos difíceis do Brasil, onde a política está sendo enxovalhada, como coisa ruim. Mas, a política é coisa boa. Quem faz dela coisa ruim são aqueles que a usam para se beneficiar. Por isso nós temos que, de fato, conhecer a política e conhecer aqueles que exercem os mandatos, e da forma como exercem os mandatos. Caso contrário, nós corremos o risco de jogar fora aquilo que pode mudar o Brasil.

 É como um remédio: se você não toma o remédio certo, o remédio deixa de ser remédio. Então, eu acho que temos que conhecer a política. E de fato muito me alegra a presença desses dois deputados atuantes, deputados que procuram fazer de fato e construir uma São Paulo melhor e um mundo melhor através das suas ações.

Nós estamos aqui também agradecendo e pedindo para agradecer, a Adriana Franco, pelo apoio na organização e é de coração, Adriana -  cadê? Não está? Mas, deixamos aqui o nosso agradecimento. Vamos lá, vamos ouvir o André, mais uma vez.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Depois ele canta a segunda parte, não é André? Deputado Bolçone, com alegria nós queremos ouvi-lo.

 

O SR. ORLANDO BOLÇONE - PSB - Primeiramente, boa noite a todos e a todas. Mas, vou me permitir a saudação franciscana de paz e bem a todos e a todas. Uma saudação muito especial e um agradecimento ao padre Afonso Lobato, que é um exemplo para todos nós nesta Assembleia Legislativa, e também na Política e no momento em que vivemos tempos difíceis onde as pessoas, às vezes vem com muita fala e de muitos discursos, mas, o importante é o ensino pelo exemplo, como faz o padre Afonso.

É uma honra estar aqui esta noite e participar desse evento. Quero saudar aos meus colegas, o meu colega Itamar Borges, da minha região de São José do Rio Preto, de Santa Fé do Sul, e o estimado deputado Marco Zerbini. Logo que cheguei a esta Assembleia Legislativa, há seis anos, eu soube do trabalho que fazia Marcos Zerbini, o trabalho social e em especial o trabalho de habitação para aqueles que mais precisam.

Dona Lu, a senhora e o governador, a sua família são um exemplo e que deve ser ressaltado de forma muito especial no dia de hoje, que começa a semana da família. Que começa e onde todos sempre nosso governador e estimado, querido governador, respeitado, Geraldo Alckmin, sempre em suas falas, e em suas ações, e em seus exemplos, ele ressalta a importância da união e que a união se faz através da família.

Saúdo ao prefeito de Aparecida, e Dom Carmo, parabenizá-lo pelo discípulo que deu a esta Casa e à sociedade. E hoje é um dia muito especial, muitíssimo especial. Eu pude conhecer e ter uma rápida conversa com o padre Antonio Maria. E, a quem eu ouvia os CDs e às vezes de algumas apresentações lá na nossa querida São José do Rio Preto. E, nossa cidade, vou me permitir contar de lá, para saber que milhares de pessoas, como bem lembrou o prefeito, se deslocam para lá, para ser mais preciso, milhões de pessoas se deslocam do interior de São Paulo, e do interior do Brasil, para Aparecida todos os dias, em especial nos finais de semana.

  São José do Rio Preto tem uma basílica menor, de Nossa Senhora Aparecida. E, até desafiei o padre Antonio Maria, uma acústica linda, e uma acústica maravilhosa e uma igreja onde se sente muita paz, muitíssima paz.  Vai ser um prazer, vai ser uma alegria grande recebê-lo. E como surgiu essa basílica menor de São José do Rio Preto, padre Afonso, padre Rogério, irmãos redentoristas? Das tantas missões que fazem os redentoristas, surgiu então a ideia de lá, em São José do Rio Preto, construir uma basílica menor de louvor a Nossa Senhora Aparecida.

E, pelas mãos de um bispo humilde, Dom Lafayette Libanio, bem ao exemplo dos pescadores, construiu-se tijolo a tijolo, passo a passo, uma basílica que conhece bem, o deputado Itamar Borges. É uma basílica linda, que é um espaço de reflexão, que é espaço de muita fé, e eu diria, mesmo, de muitos milagres. Então, lá no interior, de onde todas as semanas saem ônibus, de 440, 500, 600 km, aos barrancos do rio Paraná, do rio Paranapanema e do Rio Grande, e as pessoas vêm buscar a fé, vêm renovar a fé, e vêm buscar a esperança.

Lembrava agora pouco com o padre Antonio Maria, que nós também temos lá uma capelinha muito simples e pequenina, no bairro, provavelmente, mais carente da nossa cidade. Lá, nós temos uma capela de Nossa Senhora da Esperança, que estamos construindo passo a passo, onde, primeiro, nos reunimos sobre um telhado de sapé, e, aos poucos, vem sendo construída essa capela de Nossa Senhora da Esperança.

A imagem - eu acho que poucos conhecem - de Nossa Senhora da Esperança é uma imagem que era cultuada e era cuidada por marinheiros, e é uma imagem simples de madeira e dentro de uma casinha feita com tanta doçura, com tanta emoção, com tanta simplicidade própria das pessoas humildes. Essa é a Nossa Senhora da Esperança.

E, quando nós lembramos, como lembrou Dom Carmo, como lembrou o padre Antonio Maria, de que o Brasil nasceu sob o signo da cruz, desde quando já saiu a viagem de Portugal. O Brasil chegou, e aqui o seu primeiro nome, Terra de Santa Cruz. Depois, quando foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, eu diria que foi um jeito simples e modesto, mas, eu acredito, tenho fé de que foi um momento em que despertou o Brasil para a união. Não é acidente, de que o Brasil mesmo sendo um continente, tinha tudo para se desfazer, tudo para ser diversos países, que é um país que se uniu. E eu tenho certeza, eu tenho a fé e a convicção de que foram as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida que nos deram essa condição de estarmos sempre unidos, e de recebermos depois levas de imigrantes, e depois migrantes que descem para São Paulo. E esta cidade de São Paulo, o estado de São Paulo e o Brasil, esse caldeirão de raças que se fazem irmãos.

Portanto, padre Afonso, eu, com muita humildade, não tenho o dom da palavra como o padre Antonio Maria, como o Dom Carmo. Mas, de uma forma muito humilde, tentando tocar o coração de cada um, lembro também o Salmo 121, que pergunta assim: “De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem de Deus, pela intercessão da Mãe Aparecida”.

Eu tenho fé, tenho certeza, com muita humildade, paz e bem. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Obrigado, Bolçone, por suas palavras, obrigado pelo seu testemunho, obrigado pela sua presença. O padre Antonio Maria está aqui se preparando, e enquanto eles vão se preparando, vamos ouvir o Itamar Borges então. Deputado Itamar Borges, obrigado pela sua presença.

 

O SR. ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite a todas e a todos, querido deputado Afonso Lobato, quero dizer a você, Renatinho, e ao Zerbini, que ambos fizeram uma referência ao Lobato. Lobato, realmente, é esse homem público, esse padre abençoado que representa e orgulha todos aqueles que o colocaram aqui, e que o colocam. É um homem público digno de ser um exemplo a ser seguido. Parabéns pelos seus mandatos, parabéns pelo seu trabalho, deputado padre Afonso Lobato. Eu posso dizer que, quando eu cheguei aqui, aprendi muito com o padre Afonso Lobato, e aprendo todos os dias. Portanto, Dom Carmo, a sua escola realmente produziu um fruto abençoado para esta Casa. Cumprimento o nosso bispo Dom Carmo, a queridíssima Lu Alckmin. Olhar para ela é perceber realmente alguém que é abençoada, e que passa a benção, passa coisas boas para todos nós. Com certeza, dona Lu, a sua pessoa, a sua meiguice, a sua forma de ser é o símbolo dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

A senhora, pela história de vida, pelos exemplos que deixa, que faz, nos dá, e, mais do que isso, pela família que tem e por tudo que a senhora enfrentou, e enfrenta, e por tantas orientações que passa às mulheres, à melhor idade, à criança e ao social deste estado, Parabéns! O governador Geraldo Alckmin, como ele sempre diz, a melhor parte da família está aqui, e ele realmente fala isso. Ele também é outro devoto exemplar de Nossa Senhora Aparecida.

Cumprimento aos meus colegas, Zerbini, esse homem abençoado - todos nós vimos as suas palavras também; Bolçone, outro homem abençoado; padre Antonio Maria que fez uma revelação que eu não sabia: não sabia que eu tinha um parentesco, que ele era meu primo: Antonio Maria Borges. Portanto, é meu primo! Brincadeiras à parte, é uma alegria.

Eu já encontrei o padre Antonio Maria, ele que é explorado em um bom sentido pelo rei, Roberto Carlos. Em muitas oportunidades eu tive o privilégio de estar com ele, porque ele realmente leva essa benção, faz as missas de muitos momentos do rei Roberto Carlos. É uma alegria poder estar aqui com o senhor; prefeito, sargento Ernaldo, e assim eu saúdo a todos os padres, todos os irmãos, todos os amigos que se fazem presentes; Romildo, o nosso secretário de Cultura.

Eu, depois das palavras, deputado padre Afonso Lobato, de todos que me antecederam, só me resta dizer e deixar o nosso agradecimento a esses 300 anos de benção, que hoje se comemora nesta sessão solene, na maior Casa do Povo deste estado, o Jubileu de Nossa Senhora Aparecida, os 300 anos.

Quero agradecer a todas as bênçãos, como disse o nosso governador, a todos os milagres; como disse o Sérgio Reis, tudo aquilo que nós agradecemos, e queremos dela. E, por fim, ainda seguindo Sérgio Reis, pedir a ela que abençoe esta Casa, que abençoe o nosso País e que abençoe o povo brasileiro e a cada um de nós para os desafios, para as necessidades e paras as missões que temos pela frente. Que Deus abençoe a todos, boa noite, parabéns e um grande abraço. (Palmas.).

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Obrigado, Itamar. Padre Antonio Maria, desculpe pegar de surpresa assim, mas se não tiver surpresa não tem graça.

 

O SR. ANDRÉ LEITE - Eu acredito que Deus queria que eu cantasse. A canção que eu vou cantar não estava no programa, mas é porque tem muito a ver com a Mãe Aparecida essa canção. Estamos lembrados que em um determinado momento, há alguns anos atrás, um pobre rapaz pegou na imagem original, jogou-a no chão e ela se partiu em muitos pedacinhos. E, graças a Deus, foi restaurada, e muito bem restaurada.

Quando o Papa, hoje Santo Papa João Paulo II, veio ao Brasil pela primeira vez e rezou a missa em Aparecida, ele se lembrou desse fato e disse: “Fiquei sabendo que as duas mãozinhas de Nossa Senhora Aparecida não se quebraram. Ficaram em posição de oração.” Com certeza a Mãe, dizia o Papa, está querendo dizer a todos nós: “Rezem mais”, e a canção que eu vou cantar é, “Reza Povo”. Rezemos aqui e rezemos sempre.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - AFONSO LOBATO - PV - Se não tivesse improviso, vocês não teriam isso, não é?

Quero pedir ao Marcos Zerbini que assuma aqui. Peço ao deputado Marcos Zerbini assuma para que eu possa usar da palavra, três minutinhos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o deputado Marcos Zerbini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCOS ZERBINI - PSDB - Com a palavra o nobre deputado Padre Afonso.

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Querido Zerbini, queridos deputados, querido prefeito de Aparecida, Dom Carmo, dona Lu, padre Antonio Maria, redentoristas, amigos sacerdotes, padre Oswaldo que aqui está, amigos e amigas, eu confesso a vocês que fiquei emocionado. Aliás, eu fico emocionado por pouco, mas fiquei muito emocionado quando vi a Dona Lu segurando a imagem de Nossa Senhora entrando aqui na Assembleia Legislativa.

Nesta Casa se discutem projetos de lei que podem melhorar ou piorar a vida do povo. E me vem uma palavra, aquele canto de Nossa Senhora quando visitou sua prima Isabel: “Minha alma glorifica o Senhor e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo Poderoso fez grandes coisas em meu favor.

Ele depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes; saciou de bens os famintos e aos ricos despediu de mãos vazias.”

Tenho procurado, em todo lugar onde vou, propagar esta devoção a Nossa Senhora. Estão aqui dois irmãos meus, meu irmão Otávio e minha irmã Ivone. Nós desde crianças - Dom Carmo sabe disso porque ele foi pároco da nossa cidade, antes de ser bispo ele foi pároco lá em Redenção, quando ele assumiu Redenção da Serra eu tinha 11 anos - nosso pai, nossa mãe, agricultores, lavradores nos ensinavam a rezar o terço e rezavam conosco todas as noites.

E olhando para os desafios que hoje nos são apresentados, mesmo como padres ou como deputados, como políticos, eu vejo uma intolerância terrível nas pessoas. As pessoas não são mais capazes de conversar, de dialogar; as pessoas são intolerantes não somente nessa intolerância política que percebemos em nosso País, eles e nós. Nós percebemos em todo lugar, uma divisão que não constrói. E olhando para o Brasil daqui para frente, nestes 300 anos, me preocupa muito o coração quando vejo de fato despontar no ano que vem, um ano de eleições, um Brasil e os brasileiros todos desanimados, desesperançados e, por que não dizer, muitos revoltados. Isso não vai construir o Brasil. Por isso Nossa Senhora aqui, a imagem de Nossa Senhora. 

Também gostaria de dizer que existe uma divisão entre católicos e evangélicos e da nossa parte, não é padre Eliseu, enquanto católicos nós respeitamos os evangélicos e gostaríamos que eles nos respeitassem o quanto nós os respeitamos. Se nós não nos unirmos respeitando cada um a maneira de crer e a maneira de expressar a sua fé, se nós nos unirmos para que juntos possamos dar o que temos de melhor, porque cada um tem uma parte de melhor, eu estou vendo Santana lá de Vargem Grande, você que mora tão longe e está aqui presente, obrigado.

Olhando, eu começo a perguntar se está na hora de darmos um passo; não deixarmos muitas vezes para que a polícia resolva os problemas ou quando não tem mais solução - está aqui o Viviani da Secretaria da Administração Penitenciária - vamos empurrar e depositar nos presídios superlotados a maior parte dos nossos jovens sem sonhos e sem ilusão.

A presença de Nossa Senhora nesta imagenzinha, que é sinal, todos nós sabemos que não é Maria, é uma imagem, a imagem que nos aponta para Ela, que está gloriosa no céu, que passou por aqui e que como disse Dom Carmo esteve aos pés da cruz e disse seu ‘sim’ naquele momento em que concluiu ali a missão salvadora do Cristo, onde na cruz Ele deu a vida, Ela continua dizendo o seu “sim”. Embora sofrendo, embora não entendendo os acontecimentos, soube dizer “sim”.

Que nós olhemos para frente, sem ódio, sem rancor de ninguém que pense diferente, que tenha ideologias diferentes, que crê diferente, que reza diferente.

Temos que aprender a respeitar uns aos outros para que possamos construir e olhando aqui para a imagenzinha de Nossa Senhora nestes enfeites tão bonitos, aliás, quero agradecer a nossa assessoria, à dona Fátima que está lá em cima, ao Cleiber, à Marli, que se organizaram para poder trazer estes enfeites, dizer que quando olhamos para essa imagenzinha de Nossa Senhora tão amada por nós católicos e tão odiada por outros, que rezam e pensam diferente de nós. Ela é amada por nós, mas Ela é a mãe de todos nós, mãe dos católicos, de espíritas, de umbandistas, de evangélicos, é a mãe do povo brasileiro, é a mãe de todos nós.

É por isso que eu neste momento quero dizer que é preciso que nós nos unamos. Temos muito mais coisas boas neste País. Se você olhar, vai perceber quanta coisa boa, quanta coisa dá certo neste País e, infelizmente, muitas vezes a imprensa se preocupa em mostrar aquilo que é ruim, aquilo que é negativo.

Que possamos mostrar aquilo que é bom e dar o melhor de nós mesmos.

Eu acredito, sim, que este País vai mudar, e, olha uma notícia triste para vocês: ele não muda a partir de Brasília, ele não muda a partir da Assembleia Legislativa. O Brasil muda a partir de nós mesmos, a partir do nosso coração, a partir da nossa consciência, de que é preciso acabar com a cultura do jeitinho, a cultura do levar vantagem, para que possamos construir um mundo melhor. Por isso agradeço de coração, olhando para cada um que aqui está - até ao meu irmão que hoje está fazendo aniversário - agradeço de coração a presença de cada um de vocês.

Confesso a vocês, viu Dom Carmo - o senhor como bispo, embora emérito, cumpriu a sua missão, como Apóstolo Paulo disse “combateu o bom combate” e o senhor continua firme - que muitas vezes sinto pouco envolvimento dos católicos nas questões políticas. A igreja se comprometeu, as universidades, os hospitais, as casas de caridade, as escolas, tudo teve o dedo da igreja. A igreja esteve presente nos momentos decisivos e importantíssimos deste País.

Infelizmente a igreja católica ainda vê com reticência a questão política. É preciso que entendamos que a política pode ser boa e é boa quando ocupada por pessoas de bem, preocupadas com o bem comum.

Se essas pessoas de bem, preocupadas com o bem comum, não se engajam, não lutam, não se expõem, outros que têm outros interesses certamente o farão.

Por isso, quero agradecer mais uma vez e agradecer Dom Carmo, que do alto dos seus 77 anos veio. Para mim é muito significativa a presença dele, porque quando eu fui conversar com ele dizendo que eu gostaria de fazer esta experiência, era novo para mim e novo para ele. Eu tive que aprender e ele certamente teve que aprender. Eu apanhei muito e certamente do que eu apanhei sobrou muito também para ele.

Mas, nós estamos aqui porque acreditamos. Eu acredito, sim, e vamos juntos acreditar.

Maria, eu peço, mãe querida, mãe Aparecida, que a senhora olhe pelo nosso País neste momento tão importante; que a senhora abençoe cada lar, seja ele católico ou não, deste País; que a senhora abençoe a sua igreja, a igreja católica; que a senhora abençoe o governador Geraldo Alckmin, a Dona Lu, eles que passaram momentos difíceis, mas, que, certamente a fé fez com que eles fossem superando e vão superando essa dor. Que eles encontrem sempre o vosso amparo. Interceda por nós e rogue por nós a Deus para que sejamos verdadeiramente discípulos e missionários do teu filho Jesus.

Ave Maria cheia de graça.

 

TODOS – O Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém.

 

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Vamos, ainda sentados, ouvir a última do André. É a última da noite, ele está lembrando. O André tem uma banda, como é o nome da sua banda?

 

O SR. ANDRÉ LEITE - Se chama ID2, Igualdade2. Nós colocamos ID2 para ficar mais fácil de falar, nesse mundo rápido e de informações rápidas. O ID2, que quer dizer igualdade, é o que queremos passar para as pessoas e a igualdade que sentimos na palavra de Deus, no que Cristo nos inspira, e quero aproveitar mais uma vez para agradecer pela oportunidade e pelo carinho que recebemos aqui. Quero dizer também que eu me declaro fã de vocês, de verdade mesmo, padre Afonso, padre Antonio Maria, pessoas muito queridas e muito especiais. Quero pedir a todos também carinhosamente uma salva de palmas ao meu maestro, Jovair Nascimento, por favor.

Um irmão querido e que eu amo. Muito obrigado de coração. Deus abençoe a todos.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Deixe eu fazer a propaganda, André. Vocês estão lançando um segundo CD, que eu ganhei de presente do Guil. O Guil é filho da Marli.

 

O SR. ANDRÉ LEITE - O Guil é o guitarrista da nossa banda.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Eu ganhei de presente e não ouvi, porque o Guil disse que tem de ouvir mais alto. Então eu não tive oportunidade.

 

O SR. ANDRÉ LEITE - É um CD que se chama “Gratidão”, que foi composto nas experiências que nós temos vivenciado evangelizando a juventude e nas aflições do mundo moderno. Nós percebemos que o mundo moderno bate forte no jovem e, uma das armas que o mundo utiliza para magoar o coração do jovem e para tirar a esperança do jovem é a depressão. Esse CD, que é muito forte, vem com a mensagem muito forte de luta contra a depressão.

Nós queremos levar Jesus, esperança, amor e força para a juventude com o trabalho que fazemos.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - E como fazemos para adquirir esse CD? Vamos fazer a propaganda.

 

O SR. ANDRÉ LEITE - Para adquirir o CD entre no nosso site, que é o www.igualdade2.com.br e lá você vai conseguir adquiri-lo, a foto do Guil, tudo.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Que bom, vamos ouvir.

 

O SR. ANDRÉ LEITE - Obrigado, gente.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. ANDRÉ LEITE - Glória a Deus. Obrigado, gente.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Obrigado, André. Os padres redentoristas estão aí, vai ter show dos padres cantores no santuário, capricha. Eu vou terminar esta sessão, mas eu vou terminar da maneira como o protocolo pede que terminemos. Depois de terminada a sessão, não saiam, porque eu queria pedir para os padres, todos os sacerdotes presentes, que viessem aqui à frente. Nós da Mesa vamos descer para que Dom Carmo nos dê a benção com a imagem de Nossa Senhora depois do encerramento desta sessão.

Eu agradeço mais uma vez a presença de todos vocês. Valeu, não valeu?

 

TODOS - Valeu.

 

O SR. AFONSO LOBATO - PV - Obrigado André. Obrigado, padre Antonio Maria. Obrigado, deputado Zerbini, deputado Bolçone, deputado Itamar Borges. Obrigado a cada um pela presença. Obrigado, Dom Carmo. Nós sabemos que depois dos 70 queremos dormir cedo, mas obrigado pela presença. Irá chegar tarde em casa. Obrigado ao meu primo por ter vindo. Obrigado a cada um de vocês. Obrigado, dona Lu. Leve o nosso abraço ao governador.

Eu queria pedir à assessoria que trouxesse um postal desse para a dona Lu e outro para ela levar ao governador.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, Taquigrafia, Atas, Cerimonial e Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 44 minutos.

 

* * *