http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

23 DE OUTUBRO DE 2017

068ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO GRUPAMENTO DE RADIOPATRULHA AÉREA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para "Homenagem ao Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo", por solicitação deste deputado, ora na condução dos trabalhos. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional Brasileiro". Discorre acerca do trabalho executado pela entidade ora homenageada, a qual parabeniza. Faz referência ao período em que fora comandante-geral. Lembra tratativas junto ao Governo do Estado, nos idos de 2010, com o intuito de favorecer a estrutura do Grupamento Radiopatrulha Aérea. Acrescenta que faz-se necessário investimento em helicópteros Águia. Ressalta o valor da entidade, comumente desconhecido por parte da população. Aduz que são realizados cerca de 15 mil atendimentos diários, pela Polícia Militar. Faz alusão a programas de televisão concernentes às atividades da instituição. Enaltece a relevância das operações realizadas no verão, em benefício da segurança em cidades turísticas.

 

4 - ELIANE NIKOLUK SCACHETTI

Coronel PM, Comandante do CPI-1, Comando de Policiamento do Interior, saúda os presentes. Afirma que a Radiopatrulha Aérea transmite alento e confiança, a quem dela necessita. Enaltece a qualidade do serviço prestado pelo grupamento, a favorecer a unidade e força da instituição. Parabeniza pilotos, tripulantes, e profissionais envolvidos na manutenção dos helicópteros.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Ressalta a relevância do trabalho executado pela Radiopatrulha Aérea. Narra ocorrência em que presenciara a eficiência da instituição. Considera importante o reconhecimento do trabalho realizado pelo citado grupamento. Anuncia a entrega de Láureas de Mérito Pessoal, de quinto a primeiro grau, aos homenageados.

 

6 - PEREIRA

Cabo do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, narra de forma emocionada acidente sofrido no dia 09/08. Acrescenta que fora socorrido pelo Grupamento Aéreo, a quem agradece pela manutenção de sua vida.

 

7 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia a entrada da Bandeira Nacional, conduzida pelo policial militar primeira tenente Larissa Fidelis Aguiar, no plenário, e a outorga da medalha "Valor Militar", no grau bronze, aos policiais militares do Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão ora homenageados, como reconhecimento por suas nobres e meritórias ações. Anuncia a exibição de vídeo do Curso de Tripulantes Operacionais do Grupamento de Radiopatrulha Aérea realizado no presente ano.

 

8 - LUIZ ANTÔNIO GAMBÁ

Profissional da Adventure Camp, saúda os presentes. Agradece aos policiais militares membros do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, por socorro quando fora acometido por 250 picadas de abelhas, na Serra do Mar Paulista, em julho de 2016.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a entrega de certificados aos policiais militares que participaram da missão Bananal, destinada a conter incêndio.

 

10 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, narra resumidamente a citada ocorrência, na Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba.

 

11 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Anuncia a entrega de homenagem ao Grupamento de Radiopatrulha Aérea.

 

12 - CEL. PAULO LUIZ SCACHETTI JR.

Coronel PM, Comandante do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da Polícia Militar do estado de São Paulo, saúda os presentes. Agradece ao deputado Coronel Camilo pela homenagem recebida. Reflete acerca da relevância do feito de Alberto Santos Dumont, no voo inaugural na aeronave 14 Bis, em Paris. Reflete acerca do prazer proporcionado pela aviação. Valoriza o Grupamento de Radipatrulha Aérea, cujo trabalho visa ao aprimoramento da Segurança Pública e da Defesa Civil. Elenca atribuições da instituição. Cita expoentes da aviação nacional.

 

13 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Convida a população para exposição, realizada no hall Monumental desta Casa, com instrumentos e equipamentos utilizados pela entidade homenageada. Anuncia a "Canção do Grupamento de Radiopatrulha Aérea". Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Sejam todos bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Neste momento, daremos início à sessão solene com a finalidade de homenagear o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em alusão ao Dia do Aviador, comemorado hoje, dia 23 de outubro. Homenagearemos nossos profissionais de aviação da segurança pública por meio da entrega de Láurea de Mérito Pessoal e da Medalha Valor Militar, aos policiais militares do Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão.

Convido para compor a Mesa principal o deputado proponente desta sessão solene, Coronel Camilo; o coronel Paulo Luiz Scachetti Júnior, comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar de São Paulo; a coronel PM Eliane Nikoluk Scachetti, comandante do CPI-1; o coronel Fernando da Silva Magalhães, neste ato representando o general de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante militar do Sudeste; comandante Mota, neste ato representando o almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

 Senhoras e senhores, bom dia. Sejam todos bem-vindos a esta Casa de Leis. É um prazer recebê-los. Frequentem esta Casa, acompanhem seus deputados e nos ajudem a melhorar a vida dos brasileiros de São Paulo. Eu queria cumprimentar nossos integrantes da Mesa, nosso comandante Paulo Scachetti, parabéns pelo trabalho do nosso grupamento; nosso coronel Magalhães, mande um abraço ao nosso general, obrigado pela presença constante aqui; coronel Nikoluk, parabéns por seu trabalho, cansei de falar e falo mais uma vez que é uma grande comandante da região, conte conosco sempre; comandante Mota, que está representando nosso comandante do 8º Distrito Naval, leve um abraço a ele.

Depois cito as demais autoridades. Muito obrigado pela presença de todos. Esta é uma sessão solene que fizemos para homenagear uma das unidades mais queridas da nossa Polícia Militar.

 Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente da Casa, deputado Cauê Macris, a pedido deste deputado, com a finalidade de homenagear o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Só para saberem, todas as solenidades aqui neste plenário, Juscelino Kubitschek, são chamadas de sessão solene, e nos demais plenários são atos solenes. Essa sessão precisa de aprovação de todos os deputados da Casa, então o proponente passa isso ao presidente, coloca em votação e todos aceitam ou não a homenagem a ser feita. É um prazer muito grande.

 Para começarmos bem vamos cantar o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º sargento Glaydson Azevedo.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Uma salva de palmas à nossa Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Muito obrigado a todos e parabéns pelo trabalho Glaydson. (Palmas.)

 Comunicamos a todos os presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 28, às 21 horas pela NET - canal 7; pela TV Digital - canal 61.2; e pela TV Vivo - canal 9.

Gostaria de citar mais alguns presentes prestigiando nosso evento. Comandante regional José Luis Matuliones, representando o Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana; o inspetor superintendente Adelson de Souza; Miguel Marques, presidente do Sindicato dos Juízes de Casamento do Estado de São Paulo; Isis, representando o deputado Ramalho da Construção; Ney Cardoso, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati. Se tiver mais alguém que não foi citado, por favor, passe ao Cerimonial para citarmos todos.

Queria falar um pouquinho sobre nosso grupamento, antes de passar a palavra à Mesa, para eles fazerem uso. É um orgulho muito grande receber vocês aqui. Falo agora como integrante da nossa Polícia Militar, tenho um carinho muito grande por nosso grupamento aéreo, pelo trabalho grandioso que todos vocês fazem. Como comandante-geral, sempre prestigiei e tentei melhorar o nosso grupamento. Naquela época nós tínhamos cinco bases e a sede em São Paulo. Nós fizemos um trabalho junto ao governo estadual e dobramos o número das bases pelo interior do Estado. Passamos a ter dez bases e compramos mais sete helicópteros, naquele período de 2009 a 2012. Ficamos com uma frota suficiente para abastecer todos esses pontos. Todas as nossas regiões administrativas hoje, todos os CPIs, inclusive o de Araçatuba, que eu mesmo criei no comando, passaram a ter uma base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea. Isso é muito importante para a população.

Também fizemos um plano que hoje trago para conhecimento de vocês: naquele tempo o governo acabou, num último momento, não levando à frente, mas teríamos pelo menos uns quatro helicópteros grandes de transportes de tropas. Estava tudo certo, já tinha até negociado com a Fazenda o valor financeiro, havia até o dinheiro, mas naquele momento o governo entendeu que a gente ia ficar com uma frota excessiva. Estávamos prevendo a Copa do Mundo para 2014, e estamos falando de 2010, 2011. Depois até quiseram comprar, mas não deu tempo de fabricar e vir, lembro-me que em 2013 houve uma vontade do governo de comprar.

Mas se dependesse de nós, hoje teríamos uma frota de quase 40 aeronaves, é necessário, não é desperdício nenhum. Hoje, pelos cálculos feitos à época, e acredito que ainda não mudaram, o coronel Falcão me disse que 85% da população estaria a 15 minutos de um helicóptero Águia no estado de São Paulo. Não sei se ainda é assim, mas quase todo mundo está próximo de um Águia e isso é muito importante. Nosso Águia trabalha nas missões de resgate aeromédico onde é possível. Tentamos estender isso para todo o estado também, sei que temos dificuldades com médicos, mas se tudo der certo teremos isso logo.

Continuei na minha trajetória ajudando o agrupamento e reconhecendo o bom trabalho de vocês, a solenidade de hoje é uma resposta a isso. Demos a Salva de Prata para o Grupamento de Radiopatrulha Aérea, a maior homenagem para uma instituição feita na Câmara Municipal de São Paulo, isso quando éramos vereadores. Aqui também estamos fazendo homenagens ao grupamento, e a pedido dos senhores, demos o nome do coronel Gerson Vitória para a base de Grupamento Aéreo de Campinas, temos o João Negrão aqui e ele em Campinas. Não sei se as outras bases têm nomes, mas é muito importante cultivarmos nossa história.

Muitos reclamam ou criticam quando criamos nome disso, dia daquilo, mas para nossa instituição é muito importante. Temos vários dias festejando, e o importante é que cada vez que isso acontece nós trazemos a Polícia Militar para ser conhecida da nossa população. Nós temos uma dificuldade muito grande de mostrar para a nossa população a grandeza da polícia que ela tem. Muitos desconhecem os 94 mil homens e 29 aeronaves, as 16 mil viaturas, a população desconhece que atendemos nas 24 horas do dia, 15 mil ocorrências. Isso sem contar os deslocamentos das aeronaves fazendo salvamento e ações policiais, transportando órgãos, isso é desconhecido da população de São Paulo.

No meu comando criamos um programa de TV para mostrar o grupamento, chamado de Os Águias da Cidade. Acabou saindo um pouquinho depois pela Discovery, mas a nossa ideia era construir programas para mostrar a Polícia Militar. Foram criados quatro naquela época, se vocês lembram: Operação de Risco, Polícia 24 Horas, Emergência 193 e Os Águias da Cidade. Tivemos uma repercussão muito boa, os Águias são reconhecidos pela população. A Operação Verão então é fantástica, quando você tem os Águias patrulhando as praias de São Paulo.

E vai uma sugestão, principalmente para o pessoal de Araçatuba e Presidente Prudente, a Operação Verão não é mais só na cidade. O que tem de gente que vai final do ano para aquela área do Rio Paraná é tão grande quanto o que se vai para a praia.

Tenho um carinho muito especial por todos do grupamento aéreo, é uma satisfação muito grande estarmos recebendo a todos. Parabéns a todos vocês pelos 33 anos de existência, sejam sempre bem-vindos a esta Casa. O que pudermos fazer para enaltecer o trabalho de vocês, e não falo só em meu nome, mas em nome dos deputados desta Casa, do Coronel Telhada, nos avisem. Parabéns por tudo que fazem pela população de São Paulo, pela assistência ao nosso policiamento.

Queria citar o André Vieira, prefeito de Mirassol, obrigado pela presença. Gostaria de abrir a palavra à nossa Mesa, para aqueles que quiserem fazer uso da palavra. Passo a palavra para a coronel Nikoluk.

 

A SRA. CEL. ELIANE NIKOLUK SCACHETTI - Bom dia a todos. Em nome do nosso deputado e eterno comandante, Coronel Camilo, agradeço primeiramente pela homenagem que está sendo feita aos pilotos da Polícia Militar, a essa unidade tão importante que faz parte da história da polícia, e que junto com as demais forças militares também traz essa aviação diferenciada, que presta relevantes serviços à população. Trago o agradecimento especial à unidade como cliente, como comandante de um policiamento territorial, nós somos clientes do grupamento aéreo e, aliás, um cliente com muita demanda com as Operações Verão, Inverno, Padroeira, e feriados prolongados.

Como operacional que sou, apoiando ocorrências e tudo mais, confesso que quando vemos uma equipe de Águia chegando numa ocorrência mais grave, nos traz um alento, uma confiança e um forte espírito de corpo. É nesse momento que mostramos que juntos somos fortes. Senhores, uma instituição é muito valorizada pelo tipo de serviço que presta, e vocês prestam um serviço muito difícil. Quando uma viatura entra em pane ela quebra, e o risco que pode ocasionar a terceiros é pouco. Quando um helicóptero entra em pane, certamente o estrago, o desastre será muito maior.

Parabenizo tanto tripulantes, mecânicos, equipe de manutenção, pilotos, o pessoal de administração que dá suporte e assessoramento para que a unidade possa funcionar. Que vocês jamais esqueçam essa missão tão importante de vocês, que é exatamente o olhar para o operacional, saber que às vezes vocês são a última esperança daquele patrulheiro que está numa situação extremamente complicada, e quando vê a aeronave, vê em vocês aqueles anjos chegando para apoiar. Meus parabéns e respeito. Não poderia jamais deixar de trazer meu muito obrigada como comandante a cada um dos senhores.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns, coronel Nikoluk. Essa é nossa finalidade, de todos os órgãos, sejam de execução especial ou de apoio, fazer com que aquele patrulheiro faça o seu melhor. Quem faz a diferença na vida das pessoas somos todos nós policiais militares, mas principalmente aquele da radiopatrulha que está lá de madrugada. Vou dizer para vocês, uma vez saí do Comando Geral, eu tinha esse costume de sair 10, 11 horas da noite, e ir para uma região da cidade ver as ocorrências.

Vi ocorrências na Zona Sul em que uma viatura de apoio ia demorar pelo menos uns 30 minutos para chegar a uma viatura que tinha acabado de participar de uma ocorrência com troca de tiros. Se eles não resolvessem sozinhos, tenho certeza que ficariam muito contentes de sentir o apoio do nosso grupamento aéreo, como acontece muitas vezes do Águia chegar e ajudar a solucionar, mostrar onde estão indo durante a fuga, por onde as pessoas vão. Mais uma vez parabéns a todos do grupamento.

E reconhecer é superimportante. Muitas vezes as pessoas criticam, dizem que reconhecimento não enche barriga. Mas é importante reconhecermos o bom trabalho dos que estão na sua equipe, dos seus companheiros e superiores. Hoje faremos uma ação de reconhecimento dos nossos integrantes do grupamento aéreo, com a Láurea do Mérito Pessoal. Passo a palavra à mestre de cerimônias, que vai chamar os nossos agraciados.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Solicitamos que se coloquem em local de destaque, à frente da Mesa principal, para receber a Láurea de Mérito Pessoal em 5º grau os seguintes policiais militares: 1º sargento Ricardo Morais Leal; cabo Paulo César Queiroz Furlani; cabo Andreia Aparecida Queiroz; cabo Felipe de Toledo Russi. Se coloquem à frente da Mesa principal, acompanhados de familiares. Convido as autoridades da Mesa para fazer a entrega da Láurea.

Constantemente fatos positivos são originários de ações policiais militares, merecedores de reconhecimento perante a instituição e a comunidade. A Láurea de Mérito Pessoal tem a finalidade de reconhecer os policiais militares que se destacam no cumprimento de seus deveres.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Para receber a Láurea de Mérito Pessoal em 4º grau convido o 1º sargento Alexandro Mendes de Britto; 2º sargento Márcio Augusto da Costa; cabo Roberto Gonçalves Lourenço; cabo Marcos Vinicius Gomes da Costa. Por favor, se posicionem à frente da Mesa principal. Convido as autoridades para fazer a entrega.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido para receber a Láurea de Mérito Pessoal em 3º grau os seguintes policiais militares: 1º sargento Evandro Dimas Marin; 2º sargento Laílson dos Santos Amaral; 3º sargento Luciano Vieira Ramos; e cabo PM Anderson Luiz dos Santos Adão.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNICAS - VERA BUCHERONI - Para receber a Láurea de Mérito Pessoal em 2º grau convido o 1º tenente Amauri Domingos Demarzo; 1º tenente Rafael de Abreu Pegoretti; subtenente Edmar Félix Ambrósio; 1º sargento Ricardo Tsukuda; cabo André Luiz Pereira; cabo Marcelo Rosa; e cabo Josinaldo Lopez.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNICAS - VERA BUCHERONI - Para receber a Láurea de Mérito Pessoal em 1º grau convido o 1º tenente José Luiz de Oliveira; 1º tenente Thiago José Tomazela; 2º sargento Anderson Luiz Neves da Silva; cabo PM André Luiz Pereira da Silva; cabo PM Paulo Roberto Pimentel; cabo PM Marcos Rogério da Silva Barbosa; cabo PM Ednaldo Antônio da Silva; cabo PM Marcos Antônio Peres; cabo PM Rodrigo Sales. Convido os familiares para acompanhar a entrega.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Pessoal, antes de desfazer aqui, o cabo Pereira vai falar para vocês.

 

O SR. CABO PEREIRA - Bom dia a todos. Como os senhores sabem, sou policial militar do grupamento aéreo desde 2009, sendo cabo da polícia há 23 anos. Sofri um acidente no dia nove de agosto, e o tenente Luiz foi o piloto que, graças a Deus, chegou. Sou do município de São Vicente e fiquei 40 minutos na espera do grupamento aéreo, porque era a única forma de eu conseguir sobreviver. Eu tive meu fêmur cortado e no hospital o médico não conseguia pinçar a femoral. Graças a Deus eu sabia que podia contar com o grupamento aéreo, porque só quando o tenente Tobias checou que minha pulsação voltou ao normal.

Ele chegou e falou: “Calma que chegamos e vai dar tudo certo”. Depois de 50 minutos tentando ficar acordado, ele me falou: “Agora você pode descansar porque você está bem, está conosco e vai ficar tudo bem”. E dali eu apaguei. Fiquei 50 minutos tentando me manter vivo, aguardando o grupamento aéreo, porque eu sabia que só eles conseguiriam me manter vivo, porque no hospital não tinha nenhuma condição. Graças a Deus nosso comandante do grupamento autorizou a aeronave a sair de São Paulo e ir até São Vicente para fazer meu resgate.

Eu agradeço muito a todos os senhores que fazem parte do grupamento, porque quando estamos por trás da cortina, sabemos a importância e o trabalho dos senhores, que é fundamental. Só quando passamos para o outro lado, que realmente percebemos como é gratificante servir e trabalhar, ter os senhores como companheiros e irmãos. Eu devo minha vida aos senhores. O médico falou que foi um em um milhão. Perdi 95% do meu sangue, que foi trocado. Recebi transfusão com 25 bolsas de sangue. Mas graças a Deus estou aqui, e não podia deixar de agradecer a todos por me manterem vivo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Pessoal, esse que está abraçando ele é o tenente Tobias, o médico que foi socorrê-lo. Verdadeiros anjos da guarda, parabéns a todos.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Solicito aos agraciados que retornem aos seus lugares. Neste instante, o Grupamento Radiopatrulha Aérea João Negrão homenageia seus policiais militares, como forma de reconhecimento e gratidão por suas nobres e merecedoras ações. Faremos a outorga da Medalha de Valor Militar. Este reconhecimento público da Polícia Militar do Estado de São Paulo aos policiais se manifesta através da outorga de condecorações, que premiam àqueles cujo os feitos relativos à corporação merecem destaque. A Medalha Valor Militar é conferida aos oficiais e praças da Polícia Militar com a finalidade de reconhecer os bons serviços prestados com lealdade, constância e valor.

A fim de procedermos a outorga da medalha, a Bandeira Nacional, conduzida pela 1ª tenente Larissa Fidelis Aguiar, adentra ao plenário, assumindo local de destaque. Solicitamos que se coloque em local de destaque para receber a Medalha Valor Militar em grau bronze o soldado Cláudio de Alencar Cavalcanti. Convido o deputado Coronel Camilo para fazer a outorga, juntamente com o coronel Paulo Scachetti, comandante do grupamento aéreo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNICAS - VERA BUCHERONI - A Bandeira Nacional conduzida pela 1ª tenente Larissa Fidelis Aguiar deixa o local da solenidade. Solicito uma salva de palmas a todos os agraciados nesta manhã. (Palmas.)

 Neste instante assistiremos a um vídeo do Curso de Tripulantes Operacionais do GRPAE/2017.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso grupamento aéreo por todas essas atividades que tanto nos orgulham. Agora passo a palavra ao Luiz Gambá, mais um que foi ajudado por nosso grupamento aéreo. Conta sua história para todos, rapidinho.

 

O SR. LUIZ ANTÔNIO GAMBÁ - Bom dia a todos da Mesa, comandante Paulo, Coronel Camilo, coronel Nikoluk. É um prazer imenso estar aqui com a família policial militar. Em dois de julho de 2016 eu e um amigo, Pedro, sofremos um sério ataque na Serra do Mar paulista, quando tive 250 picadas de abelha e o Pedro 350 picadas. Entramos em choque anafilático, e foi graças ao grupamento aéreo, a rápida resposta, que não entramos em óbito. Ficamos internados por dias. Agradeço a cada um de vocês, que sempre estão em nossas orações. Nós somos civis, amigos da Polícia Militar, e também sempre estaremos ao lado de vocês. Meu muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Obrigado Luiz, mais um depoimento desse grande trabalho que todos os senhores e senhoras fazem. E para continuar o reconhecimento, antes da fala do nosso coronel Paulo, gostaria de entregar certificados aos militares que participaram da ação de Bananal. Convido nosso Cerimonial para chama-los à frente.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Convido o 1º tenente Lucas Gonzaga Farias Santos; capitão Jorge Baltazar de Jesus; soldado Alex Carindo da Silva; soldado Abílio Augusto Correa; capitão Cláudio Brandão de Oliveira; 1º tenente Rafael Pereira Correa; cabo Carlos Francisco Ferreira de Almeida; 2º sargento Jonas Caetano dos Santos; soldado Marcelo Rosa; 2º sargento Anderson Luiz Neves; 1º sargento Ricardo Tsukuda; capitão Ederson Luiz Falcadi; soldado Renato Moraes Gomes; 1º tenente José Luiz de Oliveira; 1ª tenente Larissa Fidelis Aguiar; subtenente César Feitosa; cabo Vagner Cristian Peres; e capitão Ruben de Melo Freitas.

Por favor, se acomodem à frente da Mesa principal para receber a homenagem das mãos do deputado Coronel Camilo.

Desde o dia 19 de setembro, um incêndio florestal de grandes proporções atingiu a região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba. Após a declaração de estado de emergência pelo prefeito do município de Bananal, devido a aproximação das chamas às unidades de conservação da Estação Ecológica, foi criada uma força-tarefa envolvendo efetivos do Corpo de Bombeiros, do policiamento de área, do grupamento de área, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, do policiamento ambiental, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, das prefeituras municipais da região, da Fundação Florestal, Cetesb e ainda com apoio fundamental de uma equipe de 75 voluntários composta por moradores da região.

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea enviou para a região três helicópteros Águia, visando a contenção e prevenção do estabelecimento de novos focos. As aeronaves foram utilizadas tanto para o transporte de bombeiros para locais de difícil acesso, quanto para o combate ao incêndio. Os helicópteros realizaram um total de 85 lançamentos de água, utilizando uma caçamba chamada Bambi Bucket, própria para esse tipo de missão, que comporta cerca de 545 litros de água, captada nas imediações. Os trabalhos se estenderam durante todo o dia, tanto pelo ar, quanto por terra.

Como resultado do esforço conjunto de pessoas da comunidade e profissionais de órgãos públicos que compuseram a equipe da força tarefa, o incêndio foi controlado, não oferecendo mais riscos às pessoas e ao patrimônio. Por esse motivo o deputado Coronel Camilo homenageia esses heróis.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Pessoal, peço uma salva de palmas não pela homenagem que vou fazer ao Paulo, mas porque ele estava na ocorrência e eu não sabia. Fiquei sabendo agora. Uma salva de palmas a ele. (Palmas.)

Aproveito para fazer uma singela homenagem ao nosso Grupamento de Radiopatrulha Aérea, na sua pessoa. Vamos registrar.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado pelo que nosso agrupamento sempre faz. Agora para falar sobre ele, convido o comandante de todos vocês, coronel Paulo Luiz Scachetti Jr., a palavra é sua. Fale dessa grande unidade que você comanda.

 

O SR. PAULO LUIZ SCACHETTI JR. - Bom dia a todos. Primeiramente, gostaria de saudar o nosso eterno comandante geral, deputado Coronel Camilo. Eu gostaria de agradecer pela deferência de comemorarmos o Dia do Aviador aqui, e fazendo homenagens aos nossos policiais do grupamento aéreo. Aproveito para saudar minha esposa, comandante do CPI-1, coronel Eliane Nikoluk Scachetti, minha companheira de todos os momentos. Muito obrigado pelas palavras. Estamos sempre à disposição, ombro a ombro e juntos lado a lado. Juntos somos fortes.

Comandante Mota do 8º Distrito Naval; coronel Magalhães, representante do nosso Exército brasileiro. Tanto a Marinha quanto o Exército são parceiros que fizeram e participaram do nosso início, que auxiliaram nossos primeiros pilotos na formação inicial. Com certeza muito do que somos hoje devemos aos senhores, principalmente no que envolve situações de doutrina e segurança de voo. Gostaria de cumprimentar todos os oficiais e praças do agrupamento aéreo aqui presentes, nosso prefeito, todas as autoridades já nominadas, os familiares e amigos. Muito obrigado pela presença dos senhores.

Há 111 anos em Paris, no Campo de Bagatelle, sob os olhares atentos de especialistas, jornalistas e da população parisiense, um dos mais geniais e notáveis brasileiros, Alberto Santos Dumont, realizou um feito memorável. Voou pela primeira vez na história da humanidade, um trajeto de aproximadamente 60 metros, a bordo de uma aeronave mais pesada que o ar com tração própria. Trata-se do voo inaugural do 14 Bis. Pai e patrono da aviação brasileira, Alberto Santos Dumont deu asas ao mundo e concretizou o sonho de Ícaro, oferecendo nova perspectiva para a humanidade.

Essa façanha extraordinária demonstra toda a criatividade e determinação na busca de um sonho; a coragem, a confiança, a persistência e resiliência dos brasileiros. Essas características estão presentes em todo aviador, mas não necessariamente em todo piloto, porque a vocação faz toda a diferença. Ser aviador não é só uma profissão, mas a realização de um sonho, é trabalhar com enorme satisfação, é fazer o que se gosta, voar. Ser aviador é caprichar no briefing e no debriefing, sempre pautado pela segurança das missões. É conhecer a aeronave do avesso, é ter raciocínio rápido sempre à frente no voo, é dominar a máquina com a mente e o coração. Ser aviador é voar com segurança, o que não combina com improvisação.

Nesta data, homenageamos todos os aviadores brasileiros, civis e militares, que com muita dedicação e numa busca constante pela excelência, construíram e conduzem nossa aviação rumo aos mais altos níveis de voo. Seja na aviação geral ou comercial transportando pessoas ou cargas pelo território nacional, seja na aviação militar que protege nossa soberania, demonstrando que cada um carrega em si a chama de Santos Dumont, não poderíamos deixar de citar a aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil representada no estado de São Paulo pelo Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, que hoje também é homenageada e homenageia seus aviadores.

Em nossa história dividida em duas fases, uma pioneira e focada na operação de asa fixa, e a mais recente na operação de asa rotativa, rica em feitos e glórias, contamos com homens valorosos, desbravadores e intrépidos, que com muita devoção e abnegação conseguiram nos entregar uma unidade forte e reconhecida pelos serviços que presta à população de São Paulo. Nossa aviação é diferenciada, é peculiar, porque congregamos duas atividades de extrema complexidade, envoltas de risco, que exigem muita entrega de seus profissionais. Estamos falando de voar e ser policial militar.

 Nossa fortaleza está na valorização das pessoas, em nossa cultura de segurança de voo, de trabalho em equipe, na confiança mútua que existe entre as funções de piloto, tripulante operacional, enfermeiros e médicos de bordo, mecânicos de voo. Em nosso treinamento, na perícia e adestramento que se exige de cada um, legado de nossos eternos comandantes aos quais rendo minhas homenagens e gratidão. O Grupamento de Radiopatrulha Aérea ao longo de seus 33 anos atinge a marca de 132 mil horas de voo e 280 mil missões realizadas em atendimentos emergenciais, e participando de grandes operações em apoio a todas as modalidades e especialidades de policiamento da Polícia Militar.

Sempre com vocação para proteger o patrimônio, minimizar o sofrimento humano e salvar vidas, fazendo-se presente em todo o estado de São Paulo por meio de seus 27 helicópteros, distribuídos em 11 bases operacionais. Com muita humildade e sob a luz do nosso Criador, continuaremos trabalhando e voando por São Paulo, fazendo valer os mais elevados ideais de Santos Dumont, João Negrão, Pereira Lima, Chantre, Messias, entre outros tantos valorosos aviadores bandeirantes, fazendo valor o lema de voar para servir.

Neste momento eu gostaria de fazer um agradecimento especial ao nosso deputado e eterno comandante-geral, coronel Álvaro Batista Camilo, bem como à Assembleia Legislativa, Casa do Povo, pela iniciativa e homenagem prestada aos nossos aviadores e ao grupamento aéreo. Agradeço a todo o efetivo da unidade, os aqui presentes e os que estão de serviço hoje protegendo nossa sociedade, incluindo nossos veteranos que muito me orgulham por sua capacidade e motivação. Aos eternos comandantes, pela visão de futuro e construção de uma aviação bandeirante forte e consistente, que temos hoje representada no grupamento aéreo.

A todos os familiares e amigos aqui presentes, que nos apoiam em todos os momentos, suportando nossos devaneios dessa tropa tão auspiciosa. Enfim, agradeço a todos os aviadores do Brasil pela galhardia e amor com que realizam a sublime arte de voar. Obrigado a todos que nos honram com a presença nessa data. Polícia Militar, você pode confiar.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns ao nosso comandante Paulo pelas belas palavras sobre nosso grupamento, trazendo um pouco da história. Lembrando a todos que temos uma exposição no Hall Monumental, com instrumentos e equipamentos utilizados pelo grupamento aéreo, aqueles que pudemos ver no filme, e você de Casa também vai poder ver nos noticiários da TV Assembleia. Para fecharmos com chave de ouro, vamos cantar a música do grupamento aéreo.

 

* * *

 

- É feita a reprodução musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Parabéns mais uma vez ao nosso grupamento aéreo. Reafirmando nossas palavras iniciais, fica o agradecimento desta Casa de Leis, em meu nome e de todos os deputados, pelo grande trabalho que todos os senhores e senhoras fazem. Contem sempre com esta Casa, naquilo que pudermos ajudar para tornar o trabalho de vocês melhor, mais fácil e mais digno, para que assim possam continuar ajudando e sendo verdadeiros anjos da guarda para nossa população.

Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço as autoridades, os funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, das assessorias das Polícias Militar e Civil, à Imprensa da Casa, à TV Alesp, a todos que colaboraram para o êxito desta sessão. Vamos em paz e que Deus continue sempre protegendo todos vocês.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 37 minutos.

 

* * *