http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE NOVEMBRO DE 2017

 

072ª SESSÃO SOLENE EM HomenageM Aos Veteranos da Polícia Militar do Estado de São Paulo

 

Presidente: CORONEL CAMILO

 

RESUMO

 

1 - CORONEL CAMILO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - VERA BUCHERONI

Mestre de cerimônias, nomeia a Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Agradece a presença das autoridades. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, para "Homenagem aos Veteranos da Polícia Militar do Estado de São Paulo", por solicitação deste deputado. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - CORONEL TELHADA

Deputado estadual, saúda os presentes. Discorre acerca da relevância do trabalho exercido pelos veteranos. Enaltece as atividades da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em benefício da segurança da população. Lamenta o assassinato de aluno soldado, morto em casa, na presença do pai. Lembra que reiteradamente defende a instituição, nesta Casa. Critica parte da mídia que repercute negativamente a corporação, para a sociedade. Defende a manutenção da disciplina na Polícia Militar. Clama ao Governo do Estado acréscimo na remuneração dos policiais militares. Critica posicionamento de deputado estadual que defendera, na tribuna, Carlos Lamarca. Clama aos presentes que atentem-se contra tentativas virtuais de produzir cisão na disciplina da corporação. Afirma-se soldado da Polícia Militar, desde 1979. Parabeniza e reverencia os oficiais na reserva.

 

5 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Cita fala de Martin Luther King sobre a omissão de bons cidadãos. Defende a agregação de valor, em escolhas realizadas na seara virtual. Clama pela defesa da família, além da instituição militar. Afirma que o comunismo visava a desestabilizar a família. Lista medidas adotadas em defesa dos veteranos. Critica o governador Geraldo Alckmin por não reconhecer o trabalho dos policiais militares.

 

6 - CORONEL RAMOS

Comandante do CPAM-2/Comando do Policiamento de Área Metropolitana-2, a representar Nivaldo Restivo, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Cita reforma no estande de tiros do CPMA -2. Defende a qualidade na instrução dos profissionais. Manifesta-se honrado por participar da solenidade. Ressalta o adequado uso da ferramenta virtual denominada rede social. Mostra-se emocionado ao dirigir-se aos veteranos homenageados. Discorre sobre a vocação exercida, consistente em servir à população. Clama pela defesa da qualidade de vida do veterano. Menciona o ditado "Polícia Militar, Você Pode Confiar".

 

7 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Apoia a inovação e a melhoria na instituição policial. Anuncia a entrega de homenagem a veteranos e a praças.

 

8 - CORONEL CELSO FELICIANO DE OLIVEIRA

Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo na gestão 1989/1991, saúda os presentes. Manifesta-se emocionado pela homenagem recebida. Agradece ao deputado Coronel Camilo pela iniciativa da solenidade. Lembra desfile quando fora comandante-geral, em 1990, com centenas de veteranos à frente. Sugere a inclusão, em formaturas de militares, de veteranos, com o objetivo de promover o contato social dos profissionais na reserva. Valoriza a fidelidade, a lealdade e a constância como vetores na corporação.

 

9 - PRESIDENTE CORONEL CAMILO

Parabeniza os veteranos. Lembra missões francesas que nortearam os valores da corporação, no País. Anuncia a entrada de representantes da missão, vestidos a caráter. Convida os presentes para a exposição de uniformes no Salão dos Espelhos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Coronel Camilo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA BUCHERONI - Bom dia a todos. Eu solicito que tomem os seus assentos para darmos início à sessão solene, com a finalidade de prestar Homenagem aos Veteranos da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Para compor a Mesa principal, eu convido o deputado Coronel Camilo, proponente desta sessão solene; o deputado estadual Coronel Telhada; o coronel PM Vanderlei Ramos, comandante do CPAM2, neste ato representando o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Nivaldo Restivo.

Convido também o coronel Luiz Henrique Falconi, superintendente da Caixa Beneficente da Polícia Militar.

Com a palavra, o deputado estadual Coronel Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Bom dia a todos, sejam todos bem-vindos.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Esta Casa de Leis é a nossa Casa, procurem frequentá-la ao máximo, isso é muito importante para nós. Muito obrigado pela presença de todos, cumprimento aqui o meu amigo, o Coronel Telhada, obrigado pelo prestígio, e mais do que o prestígio nesta solenidade, prestigiar os nossos veteranos da Polícia Militar de São Paulo, isso precisamos fazer sempre.

Quisera eu que todas as unidades da Polícia Militar fizessem o Dia do Veterano, e comemorassem mais do que nós, aqui na própria Assembleia Legislativa. Telhada, obrigado. Coronel Ramos, obrigado pela presença, representando o nosso comandante-geral, nosso comandante da área, leve os nossos abraços ao comandante-geral, parabéns pelo grande trabalho, fale para ele não se esquecer dos nossos veteranos. Coronel Luiz Henrique Falconi, que também cuida dos nossos veteranos - não tanto deles, mas de suas mulheres e filhas -, lá na Caixa Beneficente da Polícia Militar, muito obrigado pela presença.

Eu queria cumprimentar também os nossos comandantes presentes aqui: o coronel Celso Feliciano de Oliveira, comandante-geral da Polícia Militar, de 89 a 91, muito obrigado comandante; o coronel João Sidney de Almeida, obrigado comandante pelo exemplo, ele comandou a nossa Polícia Militar de 93 a 94; o coronel Roberto Antônio Diniz, que foi o meu antecessor, foi quem me promoveu e me colocou no Comando-Geral da Polícia Militar, em duas responsabilidades, muito obrigado pela presença. Cumprimento também o Marcos Roberto Chaves, representando a nossa Cruz Azul, meu amigo e comandante do CPC; Antônio Figueiredo Sobrinho, presidente da APMDFESP, muito obrigado pela presença de sempre, junto com o nosso Pereira.

Marco Antônio Zanca, obrigado pela sua presença; major Anderson Calheira Pacheco, representando o comandante militar do Sudeste, obrigado comandante, dê um abraço no nosso comandante, o general Camilo, obrigado. Capitão de fragata, Rafael Simões, representando o comandante do 8º Distrito Naval, o vice-almirante Carlos Soares Guerreiro, obrigado comandante, eu transmito um abraço ao nosso comandante. Inspetor de Divisão José Luis Matuliones, representando o comandante da Guarda Civil, o nosso amigo Adelson, obrigado pela presença. Sílvio Luiz da Rocha Antônio de Almeida, representando a Associação Koufra, hoje eles estão representando a Missão Francesa, vieram duas missões francesas no começo do século, e eles estão aqui caracterizados representando a Associação Paris França, muito obrigado.

Nosso grande amigo Hirofumi Ikesaki, homem dos cosméticos da Liberdade, um grande empresário e amigo, obrigado por tudo que ajudou na região do centro de São Paulo, também à nossa Polícia Militar e às nossas mulheres, deixando elas mais bonitas, obrigado Dr. Ikesaki. Pastor Assis, representando o deputado Gil Lancaster, obrigado pela presença. Jânio Martins, representando o deputado Antonio Salim Curiati, muito obrigado pela presença de todos.

Queria também agradecer aqui a presença de alguns dos nossos amigos da região Centro, o coronel Bucheroni, que trabalhou no Centro; o coronel Giannoni; o coronel Antão. O Marciano também que está comigo e o Pinhata, os quatro guerreiros da minha turma, os quatro mosqueteiros; o coronel Rafael; o coronel Bezerra, obrigado pela presença de todos.

E para começarmos bem, demonstrando o nosso civismo e o nosso patriotismo, vamos cantar o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do sargento Glaydson.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Muito obrigado, uma salva de palmas à nossa Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob regência do sargento Glaydson, muito obrigado a vocês, parabéns pelo trabalho e por encantarem com a música. (Palmas.)

Senhores e senhoras, queria dizer a todos que esta sessão foi convocada pelo presidente da Casa, o nosso deputado Cauê Macris, a pedido deste deputado.

 Este é o plenário principal, para se fazer as sessões solenes e é só com a convocação do nosso presidente, por indicação dos deputados e aprovado por todos os deputados, foi aprovada por unanimidade pelos nossos deputados da Casa esta sessão solene em Homenagem aos nossos Veteranos da Polícia Militar de São Paulo. Então, eu agradeço desde já a todos os nossos deputados, e comunico que esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia, no sábado, dia 11, às 21 horas, pela TV NET, canal 7, pela TV Digital canal 61.2, pela TV Vivo, canal 9.

Para começarmos a falar bem dos nossos veteranos, eu convido o meu colega de Casa, o Coronel Telhada, para fazer o uso da palavra e falar dos nossos veteranos, já que nós dois nesta Casa defendemos a família Polícia Militar, e principalmente os nossos veteranos. Se temos hoje uma boa polícia, é porque eles a fizeram, muito obrigado, com a palavra o Coronel Telhada, nosso deputado estadual.

 

O SR. CORONEL TELHADA - PSDB - Sr. Presidente, deputado Coronel Camilo, nosso comandante-geral e colega nesta Casa, todas as autoridades já citadas pelo Cerimonial, e em especial o coronel Ramos que está a Mesa, comandante do CPM2 – unidade que eu tive o prazer de servir também -, o coronel Henrique Falconi, que hoje está nesta importante missão frente à Caixa Beneficente, aos nossos comandantes-gerais, coronel Sidney, coronel Diniz, Feliciano, a todos os senhores e senhoras presentes, aos representantes da Marinha, do Exército, da nossa querida Guarda Civil, da associação que se faz presente aqui com os senhores, enfim, com todos os amigos e amigas presentes.

O Coronel Camilo falou muito bem da participação do veterano na história da nossa Segurança Pública. Temos hoje a Polícia Militar muito criticada, até pelas pessoas que nada fazem mas adoram criticar, mas uma polícia que se destaca em todo o território nacional, uma polícia que agora completa 186 anos de história, uma polícia que sempre esteve à frente do seu tempo com inovações e técnicas, com medidas sempre visando a segurança da população.

Se essa Polícia Militar existe hoje, é devido aos senhores e senhoras, e a milhares de outros homens e mulheres que passaram pela atividade, e continuam policiais militares, continuam pertencentes às fileiras da Polícia Militar, como é o nosso caso também hoje, aqui estamos deputados, mas somos e sempre seremos policiais militares. O Coronel Camilo me pediu para fazer um elogio ao deputado, porque ele sabe que estou bravo, ele quer que eu faça um elogio aos veteranos, porque ia entrar por outra linha hoje, mas ele já está me cercando porque ele não quer que eu fale, mas vou falar, o Coronel Camilo é mais educado do que eu, eu sou mais mal educado, mas não tem problema.

 Eu estou um pouco triste com a nossa Polícia Militar, a nossa Polícia Militar é aquela que sempre se preocupou com todos os cidadãos, ontem mesmo tivemos o assassinato absurdo de um aluno-soldado que foi morto a pauladas, dentro de casa na frente do pai, a facadas e pauladas. Também soube que ele era da minha igreja, menino com 20 e poucos anos, tem até um vídeo dele no WhatsApp tocando o Hino da Polícia Militar com violino. Ele era músico, Celso, músico da nossa igreja. Isso me emociona muito, porque nós já carregamos tanta alça de caixão, mas não aceitamos isso, cada dia aumenta mais a tristeza, nós vemos morrer policiais a torto e a direito, as nossas autoridades fazem que não estão vendo, se fosse um criminoso que tivesse morrido, nêgo tivesse tocado fogo em ônibus, em pneu, a imprensa iria lá criticar, falando que ele foi vítima da violência policial.

Nossos homens e mulheres morrendo como moscas nos últimos anos, e nada é feito, eu acho que muitos têm procurado fazer a sua parte, lá em Brasília. Os nossos representantes, o Capitão Augusto, Major Olímpio têm brigado muito lá, junto com outros policiais militares, e conseguiram algumas vitórias, poucas, mas conseguiram, porque não é fácil conseguir uma vitória no campo político. Aqui nesta Casa, o Coronel Camilo e eu diariamente estamos nesta tribuna, defendendo a Polícia Militar, apanhando de todos os lados, aqui qualquer deputado - está o Antão de prova, ele é chefe de gabinete -, qualquer um que levante para falar mal da Polícia Militar aqui, na hora tem a resposta.

É chumbo trocado, veio falar mal nós vamos para cima e na hora defendemos a nossa corporação, porque não admitimos, a nossa corporação tem erros como qualquer serviço. Cristo tinha 12 apóstolos e um deles ainda o traiu, imagine em uma corporação com 90 mil homens na ativa. Como é no Exército, na Marinha, na Guarda Civil, enfim, em todas as instituições há problemas de disciplina, de criminalidade, não é exceção, a polícia não é exceção.

Mas, a mídia criminosa - eu não falo de toda a mídia, mas uma parte dessa mídia - faz questão de só falar mal da nossa polícia, e quando fala mal da polícia é uma gangorra, polícia e crime. Quando se fala mal da polícia, o crime cresce, isso é normal, o crime se valoriza. O crime passa a ser vitimizado, o bandido não é ruim, ele é uma vítima da polícia criminosa, ele é um coitado, ruim somos nós que enfrentamos o crime.

Essa é a imagem que se passa, não só da polícia de São Paulo, como de toda a polícia do Brasil, e nós da Polícia Militar, ao invés de nos unirmos e combatermos isso, nós nos calamos, ultimamente eu tenho seguido outra linha, os senhores são veteranos e são policiais militares que foram formados na velha Guarda Civil e Força Pública, ou na Polícia Militar como nós entramos, eu e o Camilo em 79 - eu vou me ater a mim e ao Camilo -, faz só 39 anos, não faz tanto tempo assim, aprendemos uma polícia diferente, aprendemos uma polícia disciplinada, uma polícia trabalhadora, que chega para resolver, uma polícia que respeita todas as instituições e todas as pessoas.

Não somos sindicalistas, o coronel Diniz teve outro dia comigo em uma palestra, lá em Porto Ferreira, eu fiquei até meio sem graça na frente do coronel, porque às vezes eu fui um pouco grosso com a tropa. Mas eu não aguento ver o que está acontecendo, estão aparecendo pessoas aí se dizendo defensoras da polícia, afrontando a nossa disciplina militar, afrontando as instituições, afrontando os comandantes, como se isso fosse resolver o problema. Infelizmente, Figueiredo, você que representa a grande APMDFESP, e é cabo, soldado da Polícia Militar com muita honra, você que é praça, e muitas praças se dizem vítimas da nossa instituição, o que é um absurdo. Você tem que levar esta mensagem também, eles procuram minar a nossa mais preciosa força, que é a nossa disciplina militar.

Se ainda temos poucos direitos, nós ainda os temos, temos porque somos militares, essas pessoas que se dizem representantes estão querendo acabar com o mais sagrado que nós temos, a hora que deixarmos de ser Polícia Militar e cairmos, ou perdermos os nossos direitos, aí sim eu quero ver reclamar com justa razão, está difícil, estamos sem aumento há três anos, não só sem aumento, sem reajuste, e aliás, o Camilo e eu, todos os dias temos de vir a esta tribuna fazer o que o deputado deve fazer, que é pedir e encaminhar documentos, reclamar, exigir, temos feito.

Só que para quem não sabe - eu acho que todos aqui sabem -, o aumento e algumas vantagens, principalmente vantagens pecuniárias, só cabem ao Executivo, no caso ao governador. E essas pessoas que vivem se dizendo defensoras, ao invés de unirem a tropa para trabalharmos juntos, estão trazendo justamente a divisão e a desunião, isso não pode acontecer, mas é o que está acontecendo. Estamos nos dividindo, estamos perdendo forças, e por incrível que pareça, temos deputados que vêm nesta tribuna defender Carlos Lamarca, assassino e traidor, desertor do Exército Brasileiro. Assassino do capitão Alberto Mendes Júnior, que foi morto a coronhadas dentro de uma uma gruta, lá no Vale do Ribeira.

Tem deputado que vem defender, e eu e o Camilo brigamos outro dia no sentido político, aqui discutimos com esse deputado e com outros deputados, com muita intensidade, eu vi esse deputado, Coronel Camilo, sendo elogiado pela nossa tropa, dizendo que ele defende os interesses da Polícia Militar.

A nossa tropa está vendendo a sua dignidade por falsas promessas, a nossa tropa está vendendo a sua honradez militar por promessas momentâneas que nunca se realizarão, porque se alguém defende essa polícia aqui, além de mim e do Camilo, são outros deputados que estão alinhados à nossa linha de democracia, de liberdade, de trabalho, de regime militar em uma instituição policial. São esses deputados sim que realmente representam, mas é como eu falei, vamos abrir os olhos, principalmente os que são veteranos, representantes de associações que têm contato no WhatsApp e no Facebook, prestem atenção no que está acontecendo, está claramente acontecendo isso, pessoas, guerrilheiros de internet, como eu costumo chamar, major Calheira, nosso amigo do querido Exército Brasileiro, nosso grande general Campos, o comandante militar do Sudeste, muito bem representado pelo Calheira.

Prestem atenção no que está acontecendo, essas pessoas, guerrilheiros de internet, você não sabe quem é o cara, ele inventa um nome, joga o nome e não sai de trás do computador, lá ele fica instigando a tropa à indisciplina, se voltar contra o comando. Eu e o Coronel Camilo somos vítimas disso, qualquer evento que nós fazemos para a polícia, somos criticados porque não fazemos nada, só ficamos fazendo evento, e eu pergunto, com todo o respeito a quem passou antes de nós aqui Camilo, nesta Casa: Quantas vezes os senhores estiveram nesta Casa? Quantas vezes ouviram falar da Polícia Militar nesta Casa?

É só levantar as leis que o Coronel Camilo e eu conseguimos aprovar nesta Casa, poucas, mas muito mais do que qualquer outro que esteve aqui antes de nós, é só fazer uma comparação, eu desafio qualquer um a fazer isso. Agora, precisamos do apoio de todos os senhores nesse aspecto, os senhores são presidentes de associações, são integrantes de grupos na internet, prestem atenção no que está acontecendo, e além disso, quando somos criticados, ninguém se levanta em nossa defesa, Coronel Camilo.

As pessoas mandam no privado: “Você viu o que o fulano falou? Olha que absurdo, eu estou desse lado.” Mas não se impõem contra essas pessoas, é a mesma coisa que acontece dentro do crime, dentro da favela, uma favela que tem mil pessoas, tem dez vagabundos ali que deitam e rolam e as outras 990 ficam quietas. Então, estamos nos calando para esses salafrários que ficam atentando contra a nossa disciplina militar, contra a Polícia Militar, porque para mim isso é atentar contra a nossa instituição, que sirvo desde 1979, que meu pai e meu irmão serviram, que meu filho é tenente e serve nessa instituição, que a minha família toda serviu, isso é um atentado contra a minha corporação.

Enquanto eu e o Coronel Camilo estivermos aqui, tenho certeza de que continuaremos brigando pela nossa valorização e pelos nossos direitos, de uma maneira correta, disciplinada e institucional. Nós jamais nos colocaremos contra a nossa corporação, mas os senhores têm a obrigação de fazer a parte de vocês, é só olhar em volta, uma solenidade deste naipe, desta magnitude, os senhores veem a representação da nossa polícia.

É muito ruim isso, precisamos acordar para essa realidade, no ano que vem temos eleição, todo mundo está reclamando e gritando, vamos aguardar para ver o que vai acontecer no ano que vem. Zanca, na Associação de Subtenentes e Sargentos que temos acompanhado direto, também tem a sua obrigação lá. Zanca, nos ajude nisso. Não sei se tem algum representante dos cabos e soldados, a Associação dos Oficiais, eu não estou vendo os representantes aqui, mas são associações que têm sua participação e obrigação em nos ajudar nesta manutenção da nossa querida Polícia Militar, por isso que eu chamo todos os senhores aqui à luta, uma luta digna, legal no sentido da legalidade, uma luta institucional.

 Nós temos a obrigação de manter a nossa polícia, essa polícia de 186 anos, essa Força Pública, essa polícia que salvou milhares de pessoas e perdeu milhares de combatentes policiais, em prol da segurança e da liberdade do Brasil. Não podemos deixar que aconteça como o que aconteceu em 63, minarem a nossa instituição. Senhores, nós estamos juntos nessa luta, contem comigo e com o Coronel Camilo, porque tenho certeza de que nós faremos a nossa parte, doa a quem doer, custe o que custar.

Eu sou um soldado da Polícia Militar, ao longo de 39 anos eu fui baleado duas vezes, nunca fugi de confronto com bandido, e não é agora que eu vou fugir de confronto com esses bandidos que se apresentam de forma dissimulada. Estejam conosco nessa luta, e tenham certeza de que se estivermos unidos, venceremos e continuaremos firmes na valorização do nosso policial militar. Parabéns a todos os senhores e senhoras aqui, continuem valorizando a nossa polícia, continuem firmes nas suas instituições, continuem firmes em suas missões. Porque, mesmo na reserva hoje, o Camilo como comandante, valorizou muito a figura do policial militar na reserva, aliás, com todo o respeito, foi um dos que mais valorizou essa parte, eu lembro que ele valorizava a APMDFESP e outras associações. O Camilo sempre valorizou muito a parte do veterano e eu também valorizo muito, Camilo, porque nós, na reserva, a nossa missão continua a mesma que na ativa, só não estamos usando a farda no momento, mas a nossa farda jamais nos deixará, continuaremos e continuamos policiais militares, e temos a missão de continuar lutando pela nossa polícia.

Portanto, parabéns a todos, Deus abençoe e contem conosco, Brasil acima de tudo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, vou complementar um pouquinho a fala do nosso amigo, Coronel Telhada. Na mesma linha, Martim Luther King, falou lá atrás que “o que nos preocupa não é o barulho dos maus e sim o silêncio dos bons”. Por isso, pessoal, se manifestem, nós temos muita gente do mal se manifestando nas redes sociais, procurem conhecer um pouco aquilo que chega ao seu WhatsApp, aquilo que chega ao seu Facebook, procurem a fonte. Hoje tem duas palavras muito em moda, pós-verdade e fake news, ou seja, as notícias falsas.

Procurem não transmitir notícias falsas, mesmo que sejam verdadeiras, eu acho que, pautem como eu sempre tenho falado em meu gabinete, aos meus colaboradores, aliás, um abraço ao Delfranio, eu esqueci de citá-lo, o coronel Delfranio que está conosco, eu estou vendo aqui, obrigado. Coronel Ieros Aradzenka, obrigado pela presença. Mas eu tenho comentado muito com eles, quando caiu alguma coisa na sua rede de WhatsApp, faça uma pergunta a você mesmo: “isso agrega valor? Isso agrega valor às pessoas? À vida? Isso vale a pena ser retransmitido?” Se a resposta for sim, mande para frente, se for não, apague.

Não precisamos ficar respondendo tudo, não preciso dar a notícia de tudo, e o que é pior, muitas dessas notícias são para causar pânico. Está aqui o nosso comandante que me deu aula de informações, o Xavier, que me deu aula de tiro. Ele lembra disso aí, são ações para causar um pânico desnecessário, não só aquelas notícias que falam de aumentos falsos que têm por aí, estão pegando notícias de dois ou três anos atrás e jogando agora.

Fora aquelas que não são impossíveis, mudar o imposto de renda por decreto, está arrendando aí nas nossas redes; e surgiu agora que acabou o 13º. Tem coisas que são absurdas, às vezes saem da boca de pessoas que são instruídas, feitas de forma pensada para causar isso mesmo. Então, vamos tomar um pouco de cuidado com aquilo que vem na nossa rede social, vamos verificar se isso é importante ser transmitido. E aos nossos veteranos e a todos vocês, nos grupos que pertencem, defendam sempre a nossa instituição, defendam sempre a Polícia Militar, aliás, defenda sempre a família, queremos uma frente aqui para defender a família.

Vemos tantas organizações, com tantas ideologias tentando destruir a família, se voltássemos lá atrás, no que aconteceu no início do século passado, eu aprendi nas minhas aulas de informações e depois lendo sobre o que aconteceu, qual era o principal objetivo, no começo do século passado, para aqueles que queiram tomar o poder? Desestruturar a família, as instituições, é isso que pregava o comunismo, era isso que tentava e é isso que estão tentando fazer agora. Tentando destruir a família, além da nossa Polícia Militar, a família, como célula mater da sociedade.

Quanto aos veteranos, o Coronel Telhada também lembrou bem, sempre trabalhamos pelos veteranos, eu continuarei trabalhando, vejo aqui os nossos veteranos e rendo minha homenagem sempre. Uma vez por mês, pelo menos, reunia todas associações, e eu sempre falava para as associações também valorizarem os veteranos, nas unidades policiais de todo o Estado sugeri, e foram criados nos grandes comandos o Centro de Atendimento ao Policial Militar, para atender ao veterano e a família, aos beneficiários e as pensionistas.

Existem até hoje em cada CPI - aqui fica no andar térreo do centro administrativo -, que é um tipo de Poupatempo do policial militar, para que a família não fique sendo jogada de um lado para o outro. Às vezes um veterano ia lá pedir alguma coisa, “não, isso aqui tem que ir lá no correio do QG”. E ia lá, “não, isso aqui tem que ir na diretoria de pessoal”. Centralizamos tudo isso em centros. Também preocupados com os veteranos, fizemos um convênio com a Cruz Azul, eu agradeço aqui, coronel Chaves, à nossa Cruz Azul, pusemos dez salas de ambulatórios lá no Hospital da Polícia Militar, para facilitar esse relacionamento dos beneficiários da família policial militar. Nós, por sugestão do coronel Correia de Carvalho, tiramos da boca dos nossos comandantes o termo “inativo”, trocamos por “veterano”.

Não posso mudar na lei, mas na prática como comandante-geral, pedimos para todo mundo deixar de usar, até demos uma orientação geral no Estado, para usar o termo veterano, e não inativo, porque ninguém é inativo. Não é inativo primeiro porque continuamos sempre batalhando, até que Deus nos chame para outra missão. E não somos inativos porque temos que continuar trabalhando, porque o nosso governador Geraldo Alckmin não reconhece o nosso trabalho, então, temos que continuar trabalhando, os nossos praças, os nossos sociais têm que continuar trabalhando. Então por isso que devemos trocar e sempre chamar de veteranos, com orgulho, copiado no Exército, major, eu copiei uma legislação que tem no Exército de atendimento ao veterano, foi publicado no boletim do Exército e fizemos isso também na Polícia Militar.

Normas de como receber o veterano quando visitasse uma unidade policial, isso tem muito forte no Exército, e eu gostaria que a nossa Polícia Militar entregasse isso melhor, mas ainda não chegamos a esse ponto, ainda destratamos um pouquinho o veterano quando ele vem ao quartel, precisamos modificar isso. Aos nossos policiais da ativa, Constâncio, o nosso uniforme, aliás, pessoal, depois que saírem daqui, eu convido todos a verem os nossos uniformes, que estão expostos aqui no Salão dos Espelhos, está bom? Sempre trabalhamos, também modificamos a identidade policial, o nosso veterano era desrespeitado fora da Polícia Militar. Por causa de um termo que tinha na identidade, chamado de reformado, tiramos e ficou só no quadro do cantinho, não é mais sargento reformado, ou coronel da reserva, ou tenente da reserva, ficou tenente, simplesmente PM, como é em qualquer lugar, ninguém anuncia em uma unidade “olha, está aqui o desembargador aposentado fulano de tal”, ninguém faz isso.

Então, na Polícia Militar também modificamos isso, até na carteira deu muito certo, e agora, com a lei que foi aprovada do PLC 04, todos passam para reserva, mas mesmo assim, a identidade só continua tendo o termo de veterano, ou seja, trabalhamos muito forte para valorizar o veterano. O dia em que nós, policiais militares de todo o Estado entendermos, respeitarmos, admirarmos e valorizarmos o nosso veterano, com certeza a nossa Polícia Militar será maior. Não tenho dúvida nenhuma disso, e para falar sobre a nossa Polícia Militar agora, eu convido o coronel Ramos, que falará em nome do nosso comandante-geral, a palavra da Polícia Militar aos nossos veteranos de São Paulo.

 

O SR. VANDERLEI RAMOS - Excelentíssimo Sr. Coronel Camilo, nosso deputado e eterno comandante-geral, agradeço pelo convite que recebi. Eu estava a caminho daqui, não para representar o nosso Comando-Geral, mas por uma obrigação, pois iria aproveitar a oportunidade para agradecer ao nosso deputado, pela emenda orçamentária por ele proposta, para a reforma do nosso sistema de tiro do CPMA 2, e nós vemos que mesmo na retaguarda, já do outro lado, não está inativo, continua na ativa e pensando em melhorar a qualidade de vida do nosso policial militar, a qualidade de instrução.

Então, eu vinha para cá com esse objetivo, mas eu fui surpreendido por um telefonema do nosso coronel Celso, comandante do CPC, que pediu que representássemos o comandante-geral, que está em uma reunião da CPO. Então é com muito orgulho que aqui compareço, é um momento de muita alegria realmente, pois nós encerramos uma semana em um mausoléu, lembrando-nos dos nossos heróis, mas começamos uma semana com tanto vigor, vendo os nossos queridos veteranos, nossos ex-comandantes, ex-instrutores aqui transbordando energia positiva, alegria e saúde, então somos realmente agraciados por Deus, por viver um momento desse.

Nosso Coronel Telhada, deputado que bem expôs aqui suas palavras, sua indignação com algumas coisas, mas indignação não é só com a polícia, ele se indigna com as pequenas coisas, mas se move, e eu sou testemunha disso, porque eu passei por várias vezes por aquele mesmo buraco, na 23 de Maio, e aquela ferramenta que alguns utilizam para criticar o nosso deputado, ele utilizou para correr atrás no mesmo dia, no dia seguinte a prefeitura estava lá fazendo um reparo. Então, a ferramenta das redes sociais serve tanto para o bem quanto para o mal, parabéns deputado, por ter utilizado sempre para o bem, tenho acompanhado.

O nosso coronel Falconi, que também é defensor dos nossos veteranos e continua ainda na labuta; nosso coronel Celso Feliciano, nosso eterno comandante-geral e da academia, criador do batalhão acadêmico, me recordo como P3 do nosso batalhão acadêmico, e o nosso comandante da academia, com aquela voz suave, cobrando na rede de rádio: “P3 do batalhão acadêmico, e quantos alunos você tem em tal base da rodovia?

Realmente estavam lá como comandantes da academia, mas estava lá na nossa operação fiscalizando, nos ensinando e nos transmitindo o conhecimento e esse é o momento, comandante, que eu só tenho para agradecer. Emociona-me - permita-me chamar o nosso capitão Giannoni, dando as nossas aulas de trânsito -, é um momento realmente de agradecer aos nossos veteranos. Vim para cá pensando em coisas para falar, e fui ao nosso dicionário, “veterano”, é adjetivo e substantivo, como poucas palavras da nossa língua portuguesa, e a definição é: “Aquele que serviu durante muitos anos como militar”, e tem uma outra: “Aquele que executou muito tempo determinada atividade”.

Mas, quando ele fala, “aquele serviu muitos anos como militar”, me chamou a atenção, é aquele que serviu, realmente é essa a nossa vocação, somos vocacionados para servir. Na mesma esteira, eu encontrei um texto que fala assim: “Conspira contra a sua própria grandeza o povo que não cultua os seus feitos históricos”. Mas a história não é feita sozinha, ela é feita por quem passou, por quem a escreveu, quem a construiu, e aqui está uma boa representação.

Hoje, se eu sento em um gabinete do CPAM 2, é porque alguém passou por lá, construiu, edificou e fez a sua geopolítica, sentiu a necessidade da engenharia moderna da nossa polícia, enfim, essa é nossa palavra de agradecimento. Já foi falado muito aqui pelo nosso deputado Camilo, os feitos que a Polícia Militar tem engendrado para a defesa dos nossos veteranos, e podem ter certeza, eu falo em nome do comando, porque ele pediu que eu representasse-o, que aquelas chamas que foram acesas nos comandos anteriores, em defesa da qualidade de vida dos nossos veteranos, ainda continuem acesas, comandante, estamos a cada dia regando e colocando um pouco mais de combustível, para que essa chama não se apague, porque realmente somos o que somos hoje.

Cento e oitenta e cinco, caminhando para 186 anos de história de bons trabalhos, de feitos históricos marcantes em nossa sociedade bandeirante, é graças a aqueles que passaram - é nosso comandante Diniz, que nos deixou um Gespol, e outros que não consigo lembrar o feito de todos -, eu tenho certeza que cada um dos senhores colocou no mínimo um tijolo nessa construção, hoje com 186 anos.

Meu muito obrigado a todos, Polícia Militar você pode confiar.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores, sem dúvida nenhuma, todo mundo que passou por aqui na nossa Polícia Militar, os nossos veteranos - muitos representados hoje pelas suas mulheres - e as nossas pensionistas fizeram acontecer, cada um pôs um tijolinho. Essa é a proposta que sempre norteou todo mundo da Polícia Militar, que é melhorar um pouquinho o que você recebeu, eu tenho certeza de que cada comandante fez isso, cada comandante inovou um pouquinho, cada comandante tornou a polícia melhor, por isso que hoje temos essa grande instituição.

Eu gostaria de chamar para representar esses nossos veteranos, os nossos comandantes que estão presentes aqui, venham aqui à frente para fazermos uma singela homenagem, para agradecer pelo trabalho em nome dos senhores, a todos os veteranos da nossa Polícia Militar: coronel Feliciano de Oliveira, por favor, coronel João Sidnei de Almeida e coronel Antônio Roberto Diniz. Esses foram os três comandantes que, como eu também, comandaram cem mil homens, cada um à sua época, cada um com o seu feito e com a sua história, hoje fizeram questão de vir aqui para homenagear os nossos veteranos.

Vamos fazer a entrega então, mas de antemão uma salva de palmas aos nossos comandantes. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhores e senhoras, mais uma vez parabéns aos nossos comandantes, representando aqui os nossos veteranos, os nossos oficiais. Convidamos para homenagear três praças, mas eles estavam muito debilitados, são os praças mais antigos que achamos, a Caixa Beneficente até entregou a medalha, mas eles não puderam vir, então eu vou pedir a três praças que venham aqui para fazer as vezes, depois enviamos o certificado para eles.

Queria chamar aqui então o nosso amigo, o Pereira, da Associação dos Subtenentes e Sargentos; o Figueiredo, da nossa Associação dos Deficientes Físicos, e o veterano Almir Ferreira Lima, que está aqui, o terceiro sargento, também venha à frente receber em nome destes praças e representar todos os veteranos e praças da nossa Polícia Militar. Eu pedirei aos nossos comandantes também que deem uma salva de palmas para eles. (Palmas.)

 

* * *

 

- São entregues as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Uma salva de palmas para o nosso tenente Leal, pai do nosso coronel Leal, que trabalha comigo no gabinete. (Palmas.)

Agora para falar em nome de todos os veteranos, o mais antigo dos nossos veteranos aqui, que foi o meu instrutor de relações públicas na Polícia Militar, lá na Academia de Barro Branco, nosso comandante, o coronel Feliciano, eu convido o senhor a falar um pouquinho em nome dos nossos veteranos. Foi um ícone, venha aqui na tribuna, fica melhor, comandante.

O coronel Feliciano é um exemplo para nós, ele fez muitas inovações na Polícia Militar, se eu não me engano até a criação da nossa 5ª Seção, não é comandante? Que cuidou da parte de Comunicação da Polícia Militar, e hoje se transformou no Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, que criamos lá atrás, é um grande exemplo para nós. Trabalha na cidade de Mairiporã, trabalha com a turma, ajuda de outro lado, não é comandante? Por favor, fale um pouquinho em nome dos nossos veteranos, não só dos homenageados, mas em nome de todos os veteranos da nossa polícia de São Paulo. Obrigado, comandante.

 

O SR. CELSO FELICIANO DE OLIVEIRA - Muito obrigado. Exmo. Deputado Coronel Camilo; Exmo. Sr. Coronel Telhada; coronel Ramos, representando o nosso comandante-geral; coronel Falconi, que nos representa a todo momento,senhoras e senhores, eu tenho que falar pouco, porque a emoção me toma e complica a guerra, mas eu queria agradecer a iniciativa desta homenagem muito importante, dar vez e voz aos veteranos, e queria lembrar aqui que quando eu fui comandante-geral, no ano de 1990, 159 anos da Força Pública, nós promovemos um desfile para a revista do governador do Estado.

Foi uma parada militar com cinco mil homens, e à frente um batalhão de veteranos, formado pelas associações representativas, eu não lembro quantos uniformizamos, mas foram umas boas centenas de veteranos garbosos, com uma camiseta identificando o batalhão, um bonezinho branco, o estandarte do batalhão de veteranos, e foi um sucesso. Ainda ontem, eu estava olhando lá o meu velho álbum com essas fotos muito impressionantes, mas eu queria aproveitar e dar uma sugestão, talvez à administração, para ativar esse batalhão de veteranos e unidades menores, nas unidades naquela maneira de atendimento, quando fizer uma formatura militar, incluir os veteranos daquela unidade, aí estaremos sempre convivendo com o pessoal da ativa, e nos mantendo ativos.

Porque nós estamos completando 186 anos da Força Pública, faltam 14 anos para completarmos 200 anos, e nós temos de comemorar esses 200 anos desde já, para mostrar para a sociedade que realmente somos unidos e perseverantes. A campanha que o Telhada lembra aqui, que fazem contra nós, podem fazer e continuaremos cantando a nossa canção o tempo todo, reunindo todos nós, seja o pessoal que está na ativa ou na inatividade, fazendo com que a sociedade nos veja do ângulo mais favorável possível, que a sociedade nos apoie, não apenas com aplausos, mas com medidas que realmente valorizem o policial militar. Somos uma tropa fiel, lealdade e constância diz o nosso brasão, e nós somos leais e constantes, todas as gerações.

O Camilo lembra que a Missão Francesa esteve aqui no começo do século, e só esqueceu de dizer que é do século passado, e que eu, por exemplo, fui comandante do século passado, mas ainda consigo ativar neste começo de século 21, se daqui há 14 anos a Força Pública vai fazer 200 anos, daqui há 14 anos eu vou fazer 90 anos. Esse ano me deram um susto, quase que eu não aguento, mas eu vou chegar lá, e em 2031 estaremos todos juntos, nós todos, em benefício sempre da população do estado de São Paulo.

Muito obrigado pela homenagem, Camilo.

 

O SR. PRESIDENTE - CORONEL CAMILO - PSD - Senhoras e senhores e a todos que nos assistem, esse é um grande exemplo. O comandante serviu bastante à nossa Polícia Militar, como a maioria dos veteranos, no final da sua fala ele simplesmente diz o que norteou e norteia toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo ao longo dos anos, que é trabalhar pelo cidadão de São Paulo, trabalhar pela população de São Paulo.

Então, parabéns a todos os nossos veteranos, parabéns ao nosso comandante coronel Feliciano, se Deus quiser estaremos comemorando daqui a 14 anos os 200 anos da nossa polícia, juntos. Senhoras e senhores, eu agradeço a todos, antes de ir eu só gostaria de fazer uma reverência especial, já que estamos falando em veteranos e o comandante lembrou, foi no século passado que tivemos duas missões francesas, essas missões nortearam a Força Pública daquela época, e esses valores permaneceram, esses valores citados pelo comandante de lealdade e constância, de hierarquia e disciplina, que são as nossas linhas básicas de atuação, sempre foram e sempre serão.

Queria só que viessem aqui à frente para que todo mundo veja os nossos dois representantes da Missão Francesa, agradeço a Lucila Caldas, obrigado pela sua presença de Santa Isabel, representante de Santa Isabel. Só fiquem aqui na frente para eles verem, pegue o estandarte. Eles estão com uniformes característicos da Missão Francesa que veio, como corrigiu o nosso comandante, no começo do século passado. Uma salva de palmas aos nossos representantes da Missão Francesa. (Palmas.)

E assim pessoal, encerramos este reconhecimento aos nossos veteranos, singelo, mas de coração. Eu agradeço ao Coronel Telhada, ao coronel Ramos e ao nosso comandante-geral, o coronel Henrique Falconi, e todos os que compareceram aqui, os nossos comandantes. Eu convido a todos aqui após a nossa solenidade, para conhecerem os uniformes históricos da Polícia Militar aqui no Salão dos Espelhos, onde tomaremos um café.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários, aos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, ao Cerimonial, à Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Muito obrigado a todos, tenham uma boa semana e parabéns aos nossos veteranos.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 35 minutos.

 

* * *