http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

06 DE NOVEMBRO DE 2017

 

073ª SESSÃO SOLENE EM homenagem ao Graacc - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

 

Presidente: MARCIO CAMARGO

 

RESUMO

 

1 - MÁRCIO CAMARGO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

2 - ARTHUR GALHANO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa e demais autoridades presentes.

 

3 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, para prestar "Homenagem ao Graac - Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Agradece a presença de Gabriel Nascimento, filho do deputado federal Gilberto Nascimento. Anuncia emenda parlamentar, do deputado Gilberto Nascimento, que destinará no início do próximo ano aproximadamente 600 mil reais para o Graac. Informa que este valor poderá chegar até 800 mil reais.

 

4 - ARTHUR GALHANO

Mestre de cerimônias, anuncia a exibição da música "Nessun Dorma", interpretada por Jorge Durian. Informa a apresentação de um vídeo institucional do Graac. Comunica a entrega de certificados em homenagem aos seguintes conselheiros que atuam nos trabalhos do Graac: Fernando Gomez Carmona; Jacinto Antonio Guidolin; e Sergio Garcia Antonio Amoroso, presidente da instituição. Anuncia a entrega, pelo deputado Márcio Camargo, de placa comemorativa aos três fundadores do Graac. Lê o histórico dos homenageados.

 

5 - LEA DELLA CASA MINGIONE

Fundadora superintendente emérita do voluntariado do Graac, agradece o deputado Márcio Camargo pela homenagem. Ressalta sua alegria em receber este prêmio. Afirma que todos os que estão aqui ajudam o Graac de alguma forma. Demonstra sua imensa satisfação deste pessoal, que se dedica a ajudar as crianças. Discorre sobre o momento em que decidiram fundar uma entidade. Diz ter pensado que nada tinham para atingir o objetivo desejado. Afirma que tinham garra, vontade de vencer e de ajudar as crianças menos favorecidas, o que foi necessário para começar a luta. Informa ter sido pioneira como voluntária e que hoje o Graac conta com quase 600 voluntárias, por quem tem muito respeito. Destaca a dificuldade de ser pioneira e a grande dedicação que devem ter às crianças. Relata que possuem hoje o Hospital de Botucatu, o Anexo I e a Casa da Família. Agradece a Deus por ter saúde para trabalhar ainda mais. Registra que trabalhou por 16 anos na enfermaria do AC Camargo e que saiu feliz por ter deixado cerca de 350 voluntárias para atuar junto às crianças. Diz ter sido convidada pelo Dr. Sérgio Petrilli para ver seus pacientes com câncer, e a situação das crianças na quimioterapia a deixou muito triste. Menciona ter sido uma caminhada muito difícil para que chegassem onde estão hoje. Convida aqueles que não conhecem para agendar uma visita. Agradece a presença de todos e daqueles que ajudam a entidade.

 

6 - JACINTO GUIDOLIN

Fundador e conselheiro do Graac, agradece o deputado Márcio Camargo. Diz ser esta uma homenagem muito válida. Afirma não ter preparado um discurso para esta ocasião. Considera ter duas famílias: a sua e também a do Graac. Ressalta que falar depois de Lea é muito difícil. Divide a homenagem com todos os participantes e voluntários. Agradece a presença de todos. Considera a fundação do Graac como um presente divino. Agradeceu Lea pela parceria e todos os que trabalham e colaboram com a entidade.

 

7 - SÉRGIO PETRILLI

Fundador e superintendente médico do Graac, diz ser este um momento de imensa alegria e celebração. Parabeniza o deputado Márcio Camargo pela iniciativa. Afirma que todos devemos ser humildes e otimistas. Discorre sobre as dificuldades do trabalho, considerando que muitas vezes ganham a batalha, mas às vezes não conseguem. Diz ser o prêmio de todos os que trabalham no Graac e que cuidam das crianças e adolescentes com câncer. Considera esta uma oportunidade de fazer a diferença no mundo e de saber que o trabalho deles faria falta se não existisse. Agradece muito a homenagem. Relata que as famílias e as crianças estão satisfeitos com o trabalho sério da entidade. Presta uma homenagem ao Graac.

 

8 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Diz ser o Colar de Honra ao Mérito desta Casa aprovado por todos os deputados. Afirma ser esta a maior honraria dada por este Legislativo e a segunda maior dada pelo estado de São Paulo. Ressalta que lembrará o governador Geraldo Alckmin para que seja feita esta homenagem ao Graac. Agradece a entidade por todo este tempo de dedicação às crianças e aos adolescentes. Anuncia a entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Sr. Sergio Amoroso, presidente do Graac e representante da entidade.

 

9 - SERGIO AMOROSO

Agradece pelo reconhecimento. Afirma que este tipo de homenagem ocorre quando a instituição tem credibilidade e há a vontade de ajudar. Informa que o orçamento para o próximo ano é de 120 milhões de reais, sendo que possuem somente 35 destes, o que significa iniciar o ano devendo. Diz não ter medo deste desafio, já que este modelo funciona de forma eficiente. Ressalta que o Graaac possui ativos espetaculares, entre eles: parceria com as universidades, seu modelo de gestão e a quantidade de sócios, o que permite a entidade atender as crianças e adolescentes nos mais altos padrões do mundo pela equipe técnica. Destaca que o tratamento do Graac é muito similar ao de qualquer país avançado. Discorre sobre o modelo privado na gestão, considerando a característica de mistura de público com privado. Considera enorme a chance do Graac completar o seu projeto, com a construção de mais prédios para o seu hospital e o aumento dos índices de cura. Considera importante criar modelos de transferência de conhecimento. Registra que o Graac se sente honrado pela homenagem.

 

10 - PRESIDENTE MÁRCIO CAMARGO

Cumprimenta as autoridades presentes. Ressalta sua satisfação em promover esta sessão. Diz que um dos seus objetivos como deputado é lutar pela família. Menciona o seu lema na campanha para o cargo: "Força, fé e família". Afirma que este lema remete ao câncer, que atinge a sociedade de forma cada vez mais intensa. Destaca a necessidade de força de vontade, disciplina e determinação para combater esta doença. Esclarece que o Graac combate a mesma com muita eficiência e força de vontade. Diz que o câncer infantil possui peculiaridades diferentes do que atinge os adultos, sendo que a criança sempre representa a vida e a esperança. Discorre sobre o número de atendimentos da instituição no ano passado, apresentando uma taxa média de cura de 70%. Parabeniza todos os envolvidos na instituição em nome das famílias atendidas e por poder contribuírem para a vida. Questiona quantas crianças já foram curadas nestes 26 anos de existência do Graac. Congratula o corpo de voluntários, corpo médico e clínico. Coloca-se à disposição para auxiliar a alavancar políticas públicas em prol da saúde. Relata ter escolhido a política por vocação. Comenta seu orgulho em ser político e não estar envolvido em coisas erradas. Informa que o seu partido, o PSC, tem buscado pessoas novas para a política, atuando em faculdades e escolas. Afirma que o País só sairá desta crise política por meio de boas pessoas no governo. Considera a força do voto muito importante para mudarmos o Brasil. Comunica que o seu partido apoia a Lava Jato e a fiscalização severa de todos os políticos. Demonstra seu orgulho em homenagear o Graac, que disse ser uma instituição maravilhosa. Afirma que a instituição com certeza chegará muito longe. Agradece a presença de todos. Convida todos os presentes a ouvirem a música "We are the champions", cantada pelo tenor Jorge Durian, em homenagem aos conselheiros, fundadores, a todos os presentes e ao Graac. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Márcio Camargo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Carlos Dias, ultramaratonista que corre pelo Brasil e pelas crianças do Graacc; Tammy Allersdorfer, espero ter falado correto, superintendente de Desenvolvimento Institucional do Graacc; Dra. Andrea Cappellano, diretora clínica do Hospital do Graacc; e o Sr. José Carlos Oliveira, superintendente Administrativo Financeiro do Graacc. Deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será retransmitida pela TV Assembleia no dia 12 de novembro, domingo, às 21 horas; pela NET, canal 7; TV Digital canal 61.2; e pela TV Vivo, canal 9.

Agradeço muito a presença do Dr. Gilberto Nascimento, que é deputado federal e presidente do Partido Social Cristão, o partido do qual eu faço parte aqui em São Paulo, e que está muito bem representado aqui pela Sônia e pelo Gabriel, o seu filho, que está lá no fundo. Ele pediu que transmitisse, já de cara, uma notícia boa: uma emenda parlamentar que está colocando, eu acho que brevemente, até março do ano que vem, no valor de 600 mil reais, podendo chegar a 800 mil reais, para o Graacc.

Então, começamos com esta boa notícia. Agradeço muito ao Gabriel. Mande um abraço ao seu pai, que teve que ir para Brasília e não pôde ficar conosco, mas ele passou aqui deixando um abraço para todos os amigos do Graacc.

Eu devolvo a palavra ao mestre de cerimônias.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Obrigado, deputado. Eu queria, agora, iniciando esta solenidade, chamar aqui na frente o grande tenor, o grande orgulho da música brasileira, com vocês, Jorge Durian, que vai cantar “Nessun Dorma”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Bravo, bravíssimo. Bom, continuando aqui, tentando mostrar um pouquinho do Graacc, a equipe do Graacc, a equipe do deputado estadual Márcio Camargo, juntamente com o Fábio, da Faz TV, produziram um vídeo institucional, e queríamos mostrá-lo agora para vocês, contando um pouco da história da instituição.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Após este belo vídeo que mostra muito da história imensa do Graacc, faremos agora a entrega de certificados em homenagem aos profissionais voluntários e conselheiros que atuam nos trabalhos do Graacc. Gostaríamos de convidar para vir à frente da tribuna o deputado estadual Márcio Camargo e o presidente do Graacc, Sergio Amoroso, para entregar estes certificados.

Chamaremos agora os conselheiros que estão aqui presentes: o Sr. Fernando Gomez Carmona, conselheiro do Graacc. Os outros dois homenageados, um está ao lado do próprio deputado, que é nosso presidente Sergio Amoroso. E o outro homenageado está aqui na Mesa, que é o Sr. Jacinto Antonio Guidolin, como conselheiro.

 

* * *

 

- São entregues os certificados.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Agora eu peço aos senhores para retornarem à Mesa. Continuando a nossa solenidade, eu peço ao deputado Márcio Camargo e ao presidente Sergio Amoroso que fiquem sentados e posicionados onde estão, neste momento de muita emoção para o Graacc e todos os seus colaboradores. Gostaríamos, agora, de convidar para receber das mãos do deputado estadual Márcio Camargo, aquelas três personalidades que participaram desta bela iniciativa que é o Graacc, e que fundaram a instituição, há 26 anos. Pedimos aos homenageados que, após receberem a placa que os homenageia, entregue pelo deputado, que se dirijam ao púlpito para proferirem as suas palavras.

A nossa primeira homenageada e fundadora do Graacc é a senhora Lea Della Casa Mingione. Antes da Sra. Lea proferir algumas palavras, eu vou falar um breve histórico sobre sua pessoa. Desde 1971, Lea Della Casa Mingione dedica a sua vida ao voluntariado, tendo também atuado por 14 anos na AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, e por mais de 15 anos no trabalho voluntário do Hospital do Câncer, junto com Carmen Prudente. Por seu trabalho com as crianças e o conhecimento obtido sobre as grandes necessidades na área de tratamento de câncer infanto-juvenil, ela foi escolhida pelo Dr. Sergio Petrilli, para que, com ele e o Sr. Jacinto Antonio Guidolin, formassem o tripé que viria a ser a base fundadora do Graacc, em 4 de novembro de 1991.

Superintendente emérita do voluntariado, organizou o setor de voluntariado do Graacc, atualmente com cerca de 500 participantes. Chamamos então a sua presença, a sua voz, a Sra. Lea. A tribuna é sua.

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. LEA DELLA CASA MINGIONE - Boa noite a todos. Primeiramente, quero agradecer imensamente ao Sr. Deputado estadual, o Sr. Márcio Camargo, muitíssimo obrigada, é sempre uma alegria muito grande estar aqui, recebendo este prêmio. E eu estou hoje muito feliz por estar aqui, e quero dividir com vocês esta felicidade, porque eu sei que as pessoas que estão aqui, de um jeito ou de outro, ajudam o Graacc, e eu tenho uma imensa satisfação por este pessoal, e agradeço imensamente por ajudarem aquelas crianças.

Eu lembro que, quando nós pensamos em fundar uma entidade, eu, Jacinto e Petrilli, eu pensei: “Meu Deus, como é que vamos pensar em fundar uma entidade se não temos nada?” Éramos nós três. Mas, depois, eu vi que tínhamos tudo, porque tínhamos garra, tínhamos vontade de vencer, e tínhamos vontade de ajudar aquelas crianças menos favorecidas, e então começamos a nossa luta voluntária. Eu fui a pioneira, e, hoje em dia, o voluntariado do Graacc está em quase 600 voluntários.

Hoje eu estou vendo que nós tínhamos tudo para chegarmos aonde chegamos, pensei eu no dia que não tínhamos nada, mas tínhamos tudo, e estes instrumentos que tínhamos em nossas mãos eram o suficiente para chegarmos aonde chegamos. E, vejam bem, não terminamos não, porque sempre tem que aumentar isto, porque hoje temos o Hospital de Botucatu, temos o Anexo 1, e também a Casa da Família, que é dona de um McDonald’s de São Paulo. E, assim, vocês acham que podemos ter felicidade maior do que chegarmos até este ponto? De jeito nenhum.

Eu me sinto muito feliz e muito agradecida a Deus por ter me dado saúde, pois ainda tenho que trabalhar mais um pouco. Eu trabalhei no AC Camargo, na enfermaria infantil, por 16 anos, e isto foi feito pela Carmen Prudente, que me chamou para trabalhar lá e eu aceitei.

Eu aceitei um desafio muito grande, e saí de lá depois de 16 anos, superfeliz do que eu deixava. Depois surgiu o convite do Dr. Sergio Petrilli para ver os pacientes dele no departamento de oncologia pediátrica do hospital de São Paulo. Lá havia quatro pacientes eu fiquei assim muito triste de ver a situação daquelas crianças, tomando quimioterapia. Elas precisavam de mim muito mais do que as do AC Camargo, onde eu deixei um voluntariado de 350 voluntárias só trabalhando com as crianças. Então eu falei: “Não, Sérgio, vamos, eu te ajudo.” E foi uma caminhada muito difícil, porque todos conhecem a história do Graacc, que começamos com uma casinha tão pequena e tão humilde.

 Então, eu gostaria de pedir a quem não conhece o Graacc que agende uma visita e vá conhecer, vale a pena ver o nosso trabalho. Eu agradeço pela ajuda de vocês, e só posso dizer: “Deus lhes pague.” Boa noite a todos.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO – Emocionante. Nosso segundo homenageado, também fundador do Graacc, é o Sr. Jacinto Guidolin. Enquanto ele recebe a homenagem das mãos do deputado Márcio Camargo, esta placa de prata, eu vou falar a sua breve história. Engenheiro graduado pela Universidade Mackenzie, em 1968, participou da execução de obras importantes, como a rodovia dos Imigrantes, vários edifícios na região da Avenida Paulista, além de mais de uma centena de obras do estado de São Paulo, como engenheiro responsável.

É sócio proprietário da Vera Cruz Engenharia e Construções, empresa que, em 2016, completou 40 anos. Paralelamente à carreira de engenheiro, Jacinto Guidolin conciliou uma extensa atuação na área social, e foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Graacc - de 1991 a 2001. Além de múltiplas atividades, é membro do Conselho de Administração do Graacc. Chamamos na tribuna para falar o Sr. Jacinto Guidolin.

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. JACINTO GUIDOLIN - Bom, primeiramente, agradeço ao deputado, muito obrigado. Eu acho que esta homenagem é muito válida para o Graacc, em nome de todos da nossa entidade, nosso muito obrigado. Eu fui pego de surpresa, normalmente fala-se: “Você vai falar alguma coisa.” Hoje não, falaram: “Fale com o coração.” E o coração me manda dizer que, se eu soubesse, como filho e neto de imigrantes, que eu ia chegar hoje aqui, na Assembleia Legislativa, e ter que falar em nome do Graacc, talvez eu teria fugido.

As minhas origens são duas: a minha família e a família do Graacc, que eu poderia dizer que é a minha família também, e eu fico muito emocionado, às vezes não tenho palavras. Mas, eu queria dizer a vocês que falar depois da dona Lea é meio difícil, eu não posso contar a história, porque ela contou quase tudo, mas as minhas origens também são no voluntariado, e é onde eu comecei e onde eu me sinto em casa, e queria dividir com vocês, participantes desta homenagem e, principalmente, com os voluntários, agradecendo muito. Falaram que eu sou engenheiro, eu fiz muitas obras como engenheiro, mas, eu sou mais um. Já aqui no Graacc, eu me sinto como se tivesse ganho um presente divino. Eu queria agradecer a todos vocês e ao Dr. Petrilli, em especial, e à dona Lea, pela parceria, e, primeiro, tirar o chapéu para eles, muito obrigado.

E, para todos os Graacc, médicos, setor administrativo e o nosso setor voluntariado, muito obrigado e, mais uma vez, aquele chapéu para vocês. Muito obrigado e boa noite.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - ARTHUR GALHANO - Bom, realmente é muito emocionante. O nosso terceiro homenageado com esta bela placa de prata também é fundador do Graacc, o Sr. Dr. Sérgio Petrilli, que é superintendente e médico do Hospital do Graacc, professor titular do Departamento de Pediatria da Unifesp e chefe do Setor de Oncologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina.

Formado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que cursou de 1964 a 1970, fez mestrado e doutorado em pediatria pela Escola Paulista de Medicina. Insatisfeito com as taxas de cura do câncer infantil no País, em 1991 fundou o Graacc e, com o apoio da sociedade, universidade e do empresariado, em 1998 foi inaugurado o Hospital Graacc.

Com vocês, a palavra do Dr. Sérgio Petrilli.

 

* * *

 

- É entregue a placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. SÉRGIO PETRILLI - Boa noite a todos. Eu acho que é um momento de imensa alegria, de celebração, e eu acho que a iniciativa do nosso nobre deputado Márcio Camargo tem muito a ver com o jeito de trabalharmos. Eu acho que gostamos muito disso, graças a Deus, para trabalhar no Graacc, todo mundo que está aqui pensa muito que nós temos que ser muito humildes e otimistas. Lidamos com uma doença que nos ensina a ter sempre o pé no chão, porque, muitas vezes, hoje conseguimos ganhar muito, mas, às vezes, não conseguimos ganhar, e este espírito guerreiro de nós, do Graacc, tem alguns momentos que fala para celebrarmos, e eu queria dizer que hoje é um momento em que nós entendemos que esta homenagem, que este prêmio, é de todos nós, de todos aqueles que estão em nosso hospital, de plantão, e tomando conta das crianças; nossos médicos, enfermeiros administrativos e os voluntários; todas as pessoas que juntam e fazem com que consigamos aquilo que é o nosso destino: cuidar das crianças e adolescentes com câncer.

E nós fomos abençoados com esta chance, sabemos que o nosso trabalho, se não existisse, faria falta, e eu acho que esta sensação de sermos reconhecidos como uma entidade séria é muito importante, ainda mais em uma Casa como esta, a Assembleia Legislativa do Estado.

O momento é de dizer que vamos celebrar, e então eu agradeço muito, e acho que as nossas famílias e as nossas crianças estão satisfeitas conosco, porque temos trabalhado sério e temos buscado, com todos aqui, eu não vou nomear ninguém, com um coração único, e que tem chances de lutar pelas famílias, e é por isto que agradecemos às nossas famílias, aos nossos companheiros, ao nosso trabalho e às pessoas que nos apoiam.

Viva o Graacc!

 

O SR. PRESIDENTE - MARCIO CAMARGO - PSC - Feitas todas estas homenagens a personalidades tão ilustres e importantes na história do Graacc, queria agora, muito honrado e orgulhoso por estar aqui participando desta grande e tão nobre causa, entregar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Graacc, objeto desta sessão solene.

Eu queria falar que o Colar de Honra ao Mérito é aprovado em sessão por todos os deputados dessa Casa, e foi aprovado por unanimidade pelos 94 deputados desta Casa, que é a maior honraria que a Assembleia Legislativa dá a uma entidade, a uma pessoa física ou jurídica, e a segunda maior do estado de São Paulo.

A primeira é entregue pelo nosso governador do Estado e o Graacc ainda não ganhou, mas vou lembrá-lo, porque merece muito, pode deixar. Mas a maior homenagem que esta Casa de Leis pode proporcionar é este Colar de Honra. Então, em nome de toda a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representando todos os paulistas e brasileiros, agradecemos muito ao Graacc pelo seu brilhante trabalho nestes anos todos em prol de diversas famílias, crianças e adolescentes.

Eu quero entregar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao Graacc, aqui representado pelo seu presidente, Sr. Sergio Garcia Antonio Amoroso.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. SERGIO GARCIA ANTONIO AMOROSO - Boa noite. Como vocês viram, eu não tenho a importância dos três colegas da Mesa, eles são mais antigos.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Foi falha do Cerimonial.

 

O SR. SERGIO GARCIA ANTONIO AMOROSO - Não, eles são mais velhos, eu sou o mais jovem da turminha. Brincadeira. Márcio, muitíssimo obrigado pelo reconhecimento, nós sabemos que estas coisas no mundo político ocorrem quando há uma credibilidade, quando há uma vontade de ajudar, e a dona Lea falou aqui que não tinha nada e tinha tudo.

Nós começaremos o ano devendo para burro. Para vocês terem uma ideia, o orçamento aprovado para o ano que vem é de 120 milhões de reais no Graacc, e temos, entre SUS e um pouquinho de convênio que fazemos, uns 35 ou 38, o resto iniciamos devendo, mas não temos medo deste desafio. Eu acho que o Graacc tem um modelo, uma PPP, vamos chamar assim, porque você tem o setor público e o setor privado da sociedade, e é uma PPP que funciona.

E, em direção a sociedade de uma forma eficiente, eu não vou listar todos, mas três ativos que eu acho que o Graacc tem e que são espetaculares. Um, é a parceria com a universidade; dois, é o modelo implantado de gestão, onde você considera que isto é uma PPP; e três, eu acho que é um artigo incrível a quantidade de sócios que nós temos. Eu não vou falar dos médicos e da equipe porque isto já está embutido na proposta com a universidade e esta coisa toda, temos condições de atender, tecnicamente, os mais altos padrões do mundo, mas não chegamos ao nível deles, que está ao redor de 80%, porque estamos no Brasil, e, muitas vezes, recebemos as crianças em um estágio mais avançado, e aí é complicado.

Mas poderíamos dizer que o tratamento que o Graacc oferece é muito similar ou igual ao tratamento feito em qualquer país avançado. E este processo todo de gestão que esses três fundadores, quando me convidaram, foi uma discussão interessante de mudar um modelo, de implantar um modelo privado na gestão, considerando a característica do Graacc, onde se tem uma mistura de público e privado, etc.

Então, o Graacc, hoje, eu poderia dizer para vocês, tem uma chance enorme de completar o seu projeto, que é construir mais prédios para o hospital, e desafio lançado: além de atender isto que já atendemos com esses índices de cura, subir os índices. Mas eu acho que o desafio é tentar fazer do Graacc uma fonte de inspiração e de referência.

Nós viemos conversando sobre isto, e é um enorme desafio fazer isto em um País como o nosso, construir o que estamos para construir, não sabendo de onde virá o dinheiro, porque está difícil pagar os 120 milhões. Mas sabemos que ele vai aparecer em algum momento, de alguma forma, por inspiração.

Nós acreditamos piamente que o modelo do Graacc, independente das pessoas, é um modelo que pode se dizer que tem tudo, menos dinheiro, é claro, e aí depende de vocês, de quem apoia e etc, mas o dinheiro é um detalhe que vamos administrando e vamos correndo, etc, e nós pretendemos chegar lá. Então, aproveito esta medalha para dizer que o Graacc se sente honrado pela comenda, pela homenagem, em nome de todos. Nós costumamos dizer que cada um de nós é um pedacinho de um todo, tanto é que nós discutimos muito no Graacc para não haver uma liderança expoente, a liderança tem que ser leve, produtiva, e que realize as coisas.

E é nesse rumo que nós vamos continuar nos próximos anos. Boa noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO CAMARGO - PSC - Eu vou fazer o uso da tribuna também, em respeito a todos. O meu boa noite a todos, mais uma vez. Cumprimento, com muito carinho, o Dr. Jacinto, os homenageados, o presidente Sergio Amoroso, que eu volto a repetir que foi falha do Cerimonial não chamar o senhor; o Dr. Antonio Sérgio Petrilli, parabéns; dona Lea, esta figura encantadora do Graacc, meus parabéns também. Eu quero cumprimentar alguns amigos do Graacc também, o Rodrigo, que já conhecíamos, ele está lá. O Graac veio aqui através da sua prima, que trabalhava conosco, a fotógrafa Kel, que nos apresentou e mostrou toda esta beleza que tem de trabalho voluntário e profissional, e modelos de gestão e para todos. E, então, Rodrigo, minha homenagem a você também, que é uma pessoa muito do bem. Cumprimento o Marquinhos também, que é de Ferraz de Vasconcelos, e uma pessoa que trabalha muito com voluntários também na área ambiental. O Marquinhos está ali e é aniversariante do dia, e está aqui comemorando o aniversário com todos os amigos do Graacc.

E cumprimento, com muito carinho, o meu amigo tenor, Jorge Durian, uma das vozes mais bonitas da face da Terra, que está aqui conosco e voluntariamente também, não cobra cachê nenhum, se fosse cobrar ia ser pesado para nós, mas ele não cobrou. Cumprimento o meu amigo de Cotia, o presidente da Omec, o Aranha, que está aqui, líder estudantil da região; o Dr. Fábio, da Corregedoria desta Casa, que está sempre presente, e tem à sua frente um corregedor muito severo, que é esta pessoa que vos fala aqui. Quero aqui começar o meu discurso, e vou repetir o que eu disse na última sessão solene, que eu tive a satisfação de promover aqui na Assembleia Legislativa, sessão esta em combate e conscientização do câncer do estômago, que é um grande mal e que acomete mais a população adulta e mais idosa.

Quando eu resolvi ser candidato a deputado estadual, um dos principais objetivos foi conseguir lutar pela família, e o meu lema, sugerido pelo meu filho, hoje com 21 anos, teria que ser “Força, fé e família”. E este lema tem tudo a ver com esta terrível doença que acomete a nossa sociedade de forma cada vez mais intensa, é preciso muita força para combater o câncer, força de vontade, disciplina e determinação, e hoje eu estou aqui, com a graça de Deus, podendo homenagear o Graacc, que combate o câncer infantil com extrema força de vontade e com muita competência e determinação. Trabalhar com esta população de crianças e jovens exige foco e muito amor, e, principalmente, a fé. O câncer infantil possui uma peculiaridade, é diferente daquele câncer que acomete os adultos, e vejo como uma situação diferente, uma situação que também pega as famílias de susto.

Uma criança sempre representa a alegria, vida e esperança dentro do lar. E é uma vida que ainda está começando, e todos os pais querem um melhor futuro para os seus filhos. O Graacc, sem sombra de dúvidas, é uma das principais instituições do terceiro setor, do nosso País, e são impressionantes os números atendidos no Graacc. Em 2016, foram quase 36 mil consultas médicas, 20 mil sessões de quimioterapia e duas mil cirurgias, com uma taxa média de cura de 70%. São números realmente impressionantes.

Parabéns ao Graacc, por tantas famílias e momentos de esperança, em poder contribuir para a vida, o bem mais precioso que Deus nos deu, e imaginamos quantas dessas crianças atendidas e curadas nesses 26 anos de Graacc não se tornaram grandes cidadãos, grandes profissionais e grandes seres humanos. E, aproveito para parabenizar também o enorme corpo de voluntários do Graacc, os seus profissionais e o corpo médico e clínico.

Todos nós sabemos, pela mídia, pelos muitos prêmios e notoriedade, que o Graacc esbanja competência e dedicação em suas ações e tarefas, e quero me colocar à disposição do Graacc, de todos vocês e de toda a sociedade médica, e, como um soldado, um agente indutor, alavancar as políticas públicas em prol de mais saúde e dias melhores para todos.

Meu pai já é falecido, faleceu de câncer também, e ele falava para nós sermos os melhores naquilo que escolhermos fazer. Se for um varredor de rua, seja o melhor varredor de rua, se vai pintar uma parede, seja o melhor pintor de parede.

Eu e um outro irmão que foi prefeito da minha cidade de Cotia escolhemos, por vocação, a política, e neste momento de crise que todos nós vivemos, crise econômica em nosso País, a crise política nele, eu vejo alguns colegas com vergonha de estarem como deputados estaduais, como prefeito ou como vereador, e eu tenho falado justamente o contrário: é neste momento que temos que nos orgulhar muito de sermos políticos e de não estarmos envolvidos em coisas erradas, porque esta pequena minoria que nós ligamos a televisão e vemos lá em Brasília começa a contagiar a todos a achar que políticos são todos iguais.

A política é um grande instrumento para fazer o bem para as pessoas que geralmente mais precisam, e só vamos sair desta crise política que estamos vivendo através da política, através de pessoas boas governando o nosso País. Então, eu vejo muitas campanhas falando do voto branco, do voto nulo, mas não é possível que não haja gente boa e engajada na política. Hoje está muito fácil pesquisarmos e levantarmos a vida das pessoas, só um exemplo aqui, minha filha votou pela primeira vez no ano passado para vereador e prefeito, e eu sou amigo de todos os vereadores da minha cidade, e ela chegou para mim e falou: “Pai, não vem me indicar ninguém para votar não, eu quero escolher o candidato, eu vou pesquisar sobre a vida dele, se tem coisa errada eu já vou excluir.”E ela escolheu o candidato dela, e, para a minha alegria, foi um candidato que eu gostaria de indicar a ela, mas que ela escolheu. Então, hoje, a força do voto é muito importante para todos nós mudarmos o nosso País. Eu falei que esta pequena minoria que suja o nome do nosso País, a Lava Jato, nós apoiamos plenamente o nosso partido, apoiamos uma fiscalização severa por todos os políticos.

Então, gente, eu quero aqui, neste momento que é de muita alegria e confraternização, falar do orgulho que é para este deputado poder aqui homenagear o Graacc, esta instituição maravilhosa, que já foi dito aqui um pouco, o Arthur falou muito, mas foi pouco, se fosse contar a história de 26 anos, eu acho que ficaríamos muito tempo aqui relembrando, a senhora me falou agora pouco que, poxa vida, não imaginávamos que iríamos chegar até aqui, mas, com força, fé em Deus, e muito trabalho chegamos, e tenho certeza de que vocês irão muito além.

E, para, encerrar eu gostaria de citar uma frase que eu falei estes dias também, de motivação para pacientes com câncer da rede Humaniza do SUS: “A vida é muito mais que viver: é sorrir.” O Graacc, apesar de fazer um trabalho tão sério e com um tema tão delicado e triste, faz muitos pacientes e famílias sorrirem em diversos momentos. Obrigado, Graacc, e parabéns; obrigado a todos, e que Deus abençoe sempre esta instituição e a todos nós. Muito obrigado.

Bom, antes de encerrar a sessão solene, queria convidar a todos para ouvirem agora a música “We Are The Champions”, com o nosso grande tenor e amigo Jorge Durian.

 

O SR. JORGE DURIAN - Parabéns Graacc. Somos campeões, uma salva de palmas ao Graacc. E cantem junto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MARCIO CAMARGO - PSC - Parabéns Jorge, sua voz nos emociona sempre nesta Casa, é sempre um prazer te ouvir.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, a minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Meu abraço ao nosso presidente, Cauê Macris, à minha equipe e à equipe do Graacc, mais uma vez.

Está encerrada a sessão solene.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 22 minutos.

 

* * *