http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

13 DE NOVEMBRO DE 2017

 

075ª SESSÃO SOLENE EM homenageM Aos profissionais médicos

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a composição da Mesa e demais autoridades presentes. Tece considerações regimentais sobre a solenidade. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene para "Homenagem aos Profissionais Médicos", por solicitação deste deputado. Convida os presentes para, de pé, ouvirem o "Hino Nacional Brasileiro".

 

2 - DOUTOR ULYSSES

Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Faz breve narrativa de sua trajetória profissional como médico e como político. Lembra comemoração do Dia do Médico, realizada no dia 18/10. Elogia os profissionais da categoria. Discorre sobre os desafios vivenciados pelos profissionais do setor, principalmente em periferias. Cita passagem bíblica sobre a medicina.

 

3 - PEDRO TOBIAS

Deputado estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Discorre sobre sua origem libanesa e a imigração ao Brasil. Afirma que exerce regularmente a medicina em dias úteis. Clama pela união da classe médica em benefício da categoria.

 

4 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a exibição de vídeo institucional do Cremesp - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Informa a entrega de placa ao Sr. Lavínio Nilton Camarim, presidente da instituição.

 

5 - LAVÍNIO NILTON CAMARIM

Presidente do Cremesp, cumprimenta as autoridades presentes. Manifesta-se honrado por representar cerca de 140 mil médicos, no estado de São Paulo. Tece considerações a respeito dos 60 anos do conselho. Ressalta a relevância da presente homenagem, inclusive em razão da atual realidade vivenciada pelo País. Aduz que o médico deve atentar-se à humanização no atendimento. Defende o Sistema Único de Sáude, como instrumento capaz de promover a dignidade. Discorre sobre o exercício da medicina e a necessidade do apoio solidário da família. Afirma que há, no interior do Estado, médicos que não recebem regularmente a remuneração. Defende a qualidade dos profissionais do setor, em oposição à quantidade de formandos. Clama por um exame de avaliação de qualidade, a ser realizado após a graduação no curso. Valoriza a vocação para o exercício profissional da medicina. Agradece à Presidência pela homenagem recebida.

 

6 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de placas aos presidentes das entidades médicas e hospitalares, e aos representantes de faculdades de medicina homenageadas. Informa a entrega de placas a médicos e a coorganizadores da solenidade, homenageados. Defende a assinatura de Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Imesc - Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, a favor da atividade pericial médica. Anuncia a entrega de placas aos Srs. Wilson Modesto Pollara, secretário municipal de Saúde; e a David Uip, secretário estadual de Saúde,

 

7 - LUIZ ISHIDA

Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, saúda os presentes. Discorre acerca do que considera invasão de outras profissões na cirurgia plástica.

 

8 - ANTONIO VERONEZI

Professor da Universidade Santo Amaro, cumprimenta os presentes. Reflete a respeito de seu exercício profissional como docente, além de criador e diretor de instituição de ensino médico. Assevera que não aufere vantagem financeira com a citada atividade. Defende a retomada do destaque da Universidade de Santo Amaro. Clama pela qualidade na profissão. Faz agradecimentos gerais. Manifesta gratidão a Deus pelo privilégio de ser professor.

 

9 - RAUL CUTAIT

Diretor do Hospital Sírio-Libanês, saúda os presentes. Discorre sobre o elevado número de faculdades de medicina, no País. Manifesta preocupação com a absorção, no mercado, de profissionais não adequadamente preparados. Assevera que é obrigação da categoria atentar-se para essa realidade.

 

10 - SIDNEY KLAJNER

Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, saúda os presentes. Faz breve relato histórico da criação do hospital. Assevera que é urgente repensar a formação técnica dos profissionais, associada à quebra de barreiras logísticas, a favor da ampliação no atendimento ao paciente.

 

11 - DAVID UIP

Secretário estadual da Sáude, cumprimenta os presentes, inclusive em nome do governador Geraldo Alckmin. Rende homenagens a todos os servidores públicos. Discorre sobre as qualidades e a magnitude da Saúde no estado de São Paulo. Manifesta-se otimista, apesar da crise vivenciada pelo País. Agradece à Presidência pela homenagem direcionada aos médicos.

 

12 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Faz reflexão filosófica sobre a relação entre a medicina e o amor pela vida. Enaltece o sacrifício dos familiares de médicos. Afirma que os profissionais da categoria homenagearam a população paulista, por ocasião das presenças nesta solenidade. Assevera que o Cremesp deve ser órgão consultivo para a elaboração de projetos de lei coletivos, subscritos por todos os deputados, a favor da Saúde. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sessão solene com a finalidade de homenagear os profissionais médicos que salvam vidas, prolongam vidas, melhoram vidas humanas.

Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido para integrar a Mesa principal dos trabalhos, em primeiro lugar, o presidente do conselho homenageado, que dividirá a Mesa com esta Presidência. Peço uma calorosa salva de palmas ao Dr. Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp. (Palmas.) Chamamos, agora, para integrar a Mesa principal dos trabalhos, representando a Sua Excelência, o governador Geraldo Alckmin, e, representando também a si mesmo, ele que é um dos maiores médicos deste País, Dr. David Everson Uip, secretário da Saúde do Estado de São Paulo.

 Temos também a honra de chamar outro excepcional profissional, eminente e aqui representando o prefeito municipal de São Paulo, João Doria Junior, e a si mesmo, também um dos maiores profissionais da medicina deste País, o Dr. Wilson Modesto Pollara, secretário municipal da Saúde de São Paulo. Estamos também homenageando duas instituições que são referência na excelência dos serviços de Saúde em nível mundial. Representando a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, seu presidente, Dr. Sidney Klajner. E, também representando o eminente Dr. Roberto Kalil, o diretor do Hospital Sírio-Libanês, Dr. Antônio Antonietto, uma salva de palmas ao Hospital Sírio-Libanês. (Palmas.) Dr. Raul Cutait está a caminho.

Chamamos também outra autoridade municipal da mais alta relevância, que está prestigiando esta sessão solene, o secretário de Justiça do Município de São Paulo, um craque, um dos maiores advogados eleitorais do País, Dr. Anderson Pomini acompanhado de sua esposa, a Dr. Taís Pomini, que integrará aqui a extensão da nossa Mesa de trabalhos. Também representando toda a Secretaria das Prefeituras Regionais, ele que está aqui presente também, o superprefeito - designação do cargo - Dr. Paulo Matias, que tem feito um trabalho excepcional, sobretudo, na região da Prefeitura Regional de Pinheiros, uma salva de palmas a esse grande jovem, a esse grande valor, esse grande gestor da política. Integrará a extensão da Mesa principal dos trabalhos. (Palmas.)

E, estão aqui presentes dois queridos colegas: médicos, deputados, com uma carreira política e também uma atuação no setor privado que os credencia na sua atuação ética, correta e respeitável: o grande deputado Pedro Tobias, que é o presidente do Diretório Estadual do PSDB, uma salva de palmas ao nosso Pedro Tobias, deputado desta Casa. (Palmas.) E o deputado Ulysses Tassinari, tão querido e respeitado, uma atuação fantástica.

Estão aqui presentes também e eu peço que integrem a Mesa principal dos trabalhos, o Dr. Antônio Veronezi, grande mecenas da Educação que apoia as várias faculdades, atualmente apoiando a Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro – Unisa. Uma salva de palmas ao Dr. Antônio Veronezi. (Palmas.) Também chamamos o Dr. Pasqual Barretti, desta excelência que é a Unesp, a Faculdade de Medicina de Botucatu, uma referência internacional. Parabéns, apresento o Dr. Pasqual Barretti e, peço que integre também a extensão da Mesa principal de trabalhos.

Já está ali a magnífica reitora Luciane Lúcio Pereira, reitora da Universidade de Santo Amaro, também presente. É uma Mesa extensa dada à importância e a excelência desta sessão solene, uma das melhores sessões solenes que eu pude realizar nesses 11 anos de mandato à frente da Assembleia Legislativa.

São muitas autoridades do setor educacional, do setor médico e público, por isso eu peço a paciência para a nominata, uma vez que se eu pudesse nominaria individualmente todos que vieram aqui, dada a excelência de suas personalidades. Quero chamar também o professor e Dr. Roberto Teixeira Mendes, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp aqui presente também. Por favor, uma salva de palmas, para que venha a extensão da Mesa. (Palmas.)

E, acabo de ser alertado pelo Wilson Modesto Pollara, que chega também esse que, ao homenageá-lo, também homenageamos todos os médicos deste País, o Dr. Raul Cutait, uma salva de palmas a esse grande médico para que venha integrar também aqui a extensão das Mesas, médico que recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, outorgado pelos 94 deputados desta Assembleia Legislativa. (Palmas.)

Convidamos o Dr. André Balbi, superintendente da Unesp, também para que esteja presente; a Dra. Patrícia Fucs, que veio aqui representando a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, todos esses eu já vou pedindo que venham à Mesa. O Dr. Flávio Trigo, da Sociedade Brasileira de Urologia e o Dr. Genival Barbosa de Carvalho, diretor do Hospital A.C. Camargo.

Nós prosseguiremos com as nominatas à medida que a sessão for se estendendo, porque muitas são as autoridades que aqui acorreram e nós então daremos seguimento para que depois possamos retornar as chamadas para a composição da Mesa.

Senhoras deputadas e senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores aqui presentes e que nos assistem pela televisão, esta não é uma sessão comum, não é uma sessão qualquer, esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, ela obedece à rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa. Somente o presidente em exercício da Casa pode convocar sessões solenes. O presidente Cauê Macris convocou esta sessão solene, e ela só pôde ser convocada mediante solicitação de um dos 94 deputados em exercício nesta Casa.

Feita a solicitação, ela percorre órgãos internos, para verificar se estão preenchidos os pressupostos básicos para a sua instalação. E, em seguida, passa por uma prestação de mérito do Colégio que congrega todos os líderes de todos os partidos. Há solicitações de sessões solenes, que acabam indeferidas porque só podemos autorizar sessões solenes mediante notório e relevante interesse da sociedade. Em alguns casos é autorizada por maioria de votos e, esta sessão solene, foi autorizada por unanimidade dos deputados desta Casa. Não é para menos, pois esta é uma sessão solene com a finalidade de prestar homenagem a todos os profissionais médicos e aos 60 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o Cremesp.

Por essa razão, antes, chamo para integrar a Mesa, dois dos principais responsáveis pela organização deste evento: a Dra. Daniela Ito e o Dr. Washington Fonseca.

Convido todos os presentes, para neste momento, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vou anunciar mais algumas autoridades, solicitando que as palmas sejam feitas ao final da nominata, por gentileza.

Dr. Cezar Galletti Júnior, representando o diretor de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Bruno Rossini, representando a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-facial; Dr. Carlos Henrique Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mãos; Dr. Ricardo Ribeiro, representando o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, outro grande orgulho deste nosso País. Uma satisfação enorme, cumprimentamos também o hospital que tanta benemerência faz e que é de uma excelência também na prestação dos serviços de saúde. É uma enorme honra a sua presença. (Palmas.)

Anuncio o Dr. Denis Calazans, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; a Dra. Cleide Laudino, representando o diretor do Hospital Geral, da Vila Nova Cachoeirinha, Dr. Antônio Jorge; Dr. Seme Sarraff; Dr. Marcelo Moraes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular; Dr. Wilson Roberto Sendyk, coordenador de Mestrado e Odontologia da Unisa - Universidade de Santo Amaro; Dr. Antônio da Silva Bastos Neto, representando o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, aos que estão em São Paulo, sem dúvida alguma, é um dos melhores hospitais do mundo, também outra excelência na prestação de serviços e, que será também, como o Beneficência Portuguesa, oportunamente homenageado por esta Casa. (Palmas.)

Anuncio o coronel Mário de Souza Rosas Filho, representando o comandante militar do Sudeste, o estimado general Campos; o Dr. Rafael Lopes, representando o presidente da Associação Brasileira de Medicina Nuclear, Dr. Juliano Júlio Cerci; o capitão, tenente e médico Villem Marcos Lopes dos Santos, representando o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro; o Dr. André Laubenstein Pereira, representando a Faculdade de Medicina de São Leopoldo Mandic, de Campinas; o Dr. Alexandre Kataoka, representando o Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo, o Imesc; o Dr. Roberto Teixeira Mendes, diretor da Universidade Estadual de Campinas. (Palmas.)

Anuncio também o Dr. Emilia Inoue Sato, diretora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo; o Dr. Aécio Flávio Teixeira de Góis, coordenador do curso de medicina da Universidade Federal de São Paulo; o Dr. Luiz Frederico Hoppe representando o Sindicato dos Médicos de São Paulo; o Dr. Luciano de Freitas Pinho, representando o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel; Kaio Jia Bin, representando o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; o Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; José Roberto de Souza Baratella, presidente da Academia de Medicina de São Paulo. (Palmas.)

Quero anunciar o Dr. Celso Amodeo, diretor de Comunicação, representando o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia; o Dr. Luiz Carlos Valente de Andrade, representando o Hospital do Coração; Professor Humberto Delboni, professor e doutor da Escola Paulista de Medicina. (Palmas.)

Vamos atualizando essa grande e larga nominata que tanto nos honra. Bem, neste momento, eu convido os deputados aqui presentes, que são médicos também, o Dr. Ulysses Tassinari, para fazer uma saudação ao Cremesp e também o doutor e deputado Pedro Tobias. Começando pelo deputado Ulysses Tassinari que é jovem há mais tempo que Vossa Excelência.

 

O SR. DOUTOR ULYSSES - PV - Muito boa noite a todos e a todas, eu quero saudar todos os integrantes da Mesa e, na pessoa do nobre deputado Fernando Capez, queria saudar todas as autoridades médicas, para nós é um orgulho muito grande estarmos aqui hoje.

Eu sou médico formado há 54 anos, pela USP, do que muito me orgulho. E também decidi, quase que no final da vida, fazer parte da vida política também. Eu acho que é muito importante o médico participar da política. Aproveito também para, mesmo já tendo passado o dia 18 de outubro, Dia de São Lucas e Dia do Médico, para saudar todos os nossos colegas e dizer que, apesar de muitas manifestações contrárias e até ofensivas em relação à classe médica, partindo inclusive do nosso ministro da Saúde, eu posso garantir que eu sou médico no interior e há 50 anos tem muitos heróis distribuídos por todo esse Brasil.

Aqueles que expõem a própria vida para atender nas pequenas cidades do interior sem qualquer segurança nas periferias das grandes cidades. Heróis que, muitas vezes, tem sob os seus ombros a grande e triste responsabilidade de decidir a quem vai tratar. Se há dez pacientes graves e eu só tenho oito leitos de UTI, só tenho oito equipamentos e aparelhos, a quem tratar e a quem deixar de tratar? A responsabilidade é do médico, então, eu acho que existem razões inúmeras para nós saudarmos todos os nossos colegas, para nos orgulhamos da profissão que exercemos, e, nos orgulharmos de todos os médicos do Brasil. E podermos dizer, como dizia Paulo com relação a Lucas, o chamava de “o amado médico”, espero que todos nós, um dia, sejamos chamados de “Amados médicos”. Muito obrigado e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, deputado. E, agora o meu querido amigo, deputado Pedro Tobias.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Boa noite a todos e Sr. Presidente. Cumprimento todos os presentes aqui, em nome do meu amigo David, que é um batalhador, um grande secretário de Saúde. Pollara, o estado e o interior perderam e a capital ganhou um bom médico, o meu amigo Pollara.

Olha, só para me identificar, pois tem alguns que não me conhecem, eu nasci no Líbano. Fui para a França com 16 anos de idade, me formei em uma faculdade que foi fundada há pouco tempo atrás, em 1210, Faculdade de Medicina de Montpellier. Depois vim para o Brasil, Capez, e eu não sei se hoje eu vou falar como deputado, como médico ou como presidente de um partido que foi eleito ontem. Nós misturamos os três, mas eu ainda exerço a minha profissão. Eu não larguei, de segunda a sexta eu sou médico, até sábado, faço oncologia ginecológica e sofro muito. Porque na nossa classe médica tem gente que, antes de se formar, se acha Deus. E, depois que se forma, tem certeza de que é Deus. Não quer participar de nada e se acha autossuficiente.

Nós aprovamos projetos viu, Capez, acho que há dez anos em que o defensor público começava com seis mil reais de salário e, hoje, o salário deles é de 28. E, por quê? A classe é unida, briga e cobra. Nós, médicos, infelizmente, por qualquer problema nós lavamos as mãos: “Não é problema meu”. E cada um atende seu paciente e corre.

Tem eleições agora e o Brasil está em crise. A classe médica, classe na ponta, hoje eu sei o que é o nosso sofrimento, nós é que sofremos. Podem até ter muitos professores, mas eles não têm contato com esse povo hoje, gente que faz medicina defensiva 90% faz exames para se proteger no futuro de algum processo.

Eu acho que com o nível de Prefeitura, do Governo do Estado, do nível nacional, se a classe médica quiser trabalhar para valer é só “botar a cara”, mas exigindo também um respeito, exigindo algumas coisas para melhorar a nossa situação. E, acontece, porque o nosso problema é assistir de longe: “Se não é comigo, eu estou bem”. Mas, toda essa nossa cúpula da Saúde, de qualquer área, ninguém trabalha pelo convênio, são médicos bem-sucedidos. E os coitados, recém-formados, sofrem na mão de todo mundo.

Foi um desabafo, estamos à disposição de vocês para qualquer coisa. Fernando, não tem problema nenhum, não vou perder nenhum voto. Eu não sou candidato a nada, nem federal, nem estadual. Há 28 anos chega de servir os outros, preciso cuidar de minha vida. Um grande abraço e muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Ele falou isso quando eu fui fazer uma palestra na OAB de Bauru também. Muito bem, vamos agora assistir a um vídeo sobre o Cremesp - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Vídeo que já está no ponto para ser exibido tão logo eu deixe de falar.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Anunciamos ainda em tempo, a presença do Dr. Marcílio Prôa, neurocirurgião do Hospital Albert Einstein; Dr. Francisco Minan, médico do Hospital do Iamspe; André Luiz Barbosa, médico da Santa Casa de Ourinhos; o Dr. José Reali, 60 anos dedicado à medicina, todos aqui são merecedores de uma salva de palmas pelo comparecimento. (Palmas.)

Muito bem. Neste momento vamos fazer a entrega da nossa placa em homenagem ao Sr. Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp, a quem concedo a palavra. E, que, como vimos aqui, tem uma enorme responsabilidade e um desafio ainda maior pela frente, mas capacidade para levar a diante todo esse esforço. Eu peço que a Dra. Daniele entre e o Dr. Washington se encaminhem aqui para promovermos essa entrega.

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Também estamos muito honrados com a presença, está aqui ao nosso lado o Dr. Renato Kalil, acompanhado da sua esposa, Ilana Kalil, abrilhantando e acalantando este evento. Uma salva de palmas também ao Kalil. (Palmas.)

Neste momento, convidamos o Dr. Lavínio Nilton Camarim para proferir as suas palavras, solicito que o Cerimonial o acompanhe até a tribuna privativa dos deputados desta Casa, mas, que hoje engalanada se rende em homenagem ao Cremesp. Renovando o meu pedido ao Cerimonial que acompanhe ao Dr. Lavínio até o parlatório.

 

O SR. LAVÍNIO NILTON CAMARIM - Boa noite a todos, cumprimento todos os presentes. Eu quero, neste momento, cumprimentar ao Dr. Sidney Klajner; o Dr. Antônio Antonietto; o Dr. Wilson Pollara; Dr. David Uip; o deputado Fernando Capez; e também o presidente da Casa, Dr. Cauê Macris.

Seguramente, é uma honra muito grande essa missão de representar 140 mil médicos deste estado, 52 mil empresas, ou seja, um terço de toda a parte médica nacional se encontra no estado de São Paulo. E, isso é uma honra muito grande. Caiu a mim, coube e está cabendo representar esses 60 anos de luta. São 60 anos que, seguramente, não conseguiríamos reduzir nem em duas ou três horas de conversa. Mas, em alguns minutos eu vou tentar colocar alguns pequenos passos, alguns pequenos pontos da medicina.

Primeiramente, é importante lembrar de que toda a classe médica se sente homenageada hoje. Toda a classe médica, principalmente o Conselho Regional de Medicina, com seus 41 conselheiros, um que faleceu e que aqui rendo minhas homenagens, mas é muito importante receber uma homenagem dessa em um momento de tamanha dificuldade do País. Tamanha dificuldade que a classe médica também atravessa, e que o deputado Fernando Capez teve a felicidade de ter vindo aqui e lembrar-se de fazer uma homenagem na principal Casa de Leis deste estado.

A medicina tem mais de 2.500 anos. Na era de Hipócrates e, seguramente, as dificuldades mudaram, o que se tinha naquele momento e o médico daquela época mudou a situação, mas uma coisa que seguramente não muda, mesmo com todas as dificuldades, é o médico entender e entende que o toque, o olho no olho, a humanização no atendimento jamais vai substituir qualquer ressonância magnética.

Porque o paciente quando procura um médico, muitas vezes ele sabe que não tem, muitas das vezes, possibilidade de cura. Mas, o que ele necessita é de uma palavra ou de um olhar amigo. Então, todos nós, médicos e não médicos, temos que cerrar fileiras e defender aquilo que eu chamo da principal reforma do Estado brasileiro no último quinquênio que é o Sistema Único de Saúde. Se ele não é o melhor sistema até hoje implantado como gostaríamos que fosse, seguramente é aquele que deu legitimidade e dignidade as pessoas.

E, eu estou dizendo aqui àquelas pessoas que estão lá fora, que não têm sequer um convênio médico para recorrer. Essas pessoas que eram, até 30 anos atrás, chamadas de indigentes, e não tinham um leito hospitalar. Não tinham como ser atendidas. Mas, a 8ª Conferência, em 1986, a Constituição Federal em 1988 e a lei, entre 1980 e 1990, veio e realmente instituiu o Sistema Único de Saúde.

E, se ele não está totalmente implantado, cada um de nós deveríamos fazer a nossa mea-culpa, sejamos médicos ou não médicos. Porque esse sistema tem tudo para dar certo, é um sistema que se você implementá-lo com uma boa gestão e com o financiamento adequado, não tem como dar errado. E levaremos, levaremos sim a dignidade àquelas pessoas que tanto necessitam de um atendimento. Eu costumo dizer que o médico dificilmente aprende a fazer outra coisa e, quem convive com o médico, ou tem na família um médico sabe do que eu estou falando.

Coloque uma loja, uma pizzaria ou uma garagem de automóvel para um médico tomar conta. Seguramente temos 90% ou mais de chance de dar errado ou de fechar. Por quê? Porque aprendemos outra coisa, aprendemos a salvar vidas e nos dedicarmos horas, noites e, mais do que isso, mulher e marido de médico deveriam ganhar uma medalha, viu, Capez. Na próxima vez eu te falo aqui, faça isso para a mulher e para o marido de médico.

Porque quantos réveillons, carnavais, natais, datas importantes, seguramente você sair do seu bipe, que atualmente é um celular e, na minha época, quando eu fazia residência, era um bipe, tocavam e você voltava depois das quatro horas da manhã. Realmente isso tem um nome, aliás, tem mais do que um nome: solidariedade e abnegação. Abnegar muitas vezes a sua juventude porque o médico começa a trabalhar depois dos 26, 27 anos, se forma com 23 ou 25. E perde a sua juventude, a grande parte dela, porque residência médica e universidade são quase que em tempo integral.

E nós, hoje, vivenciamos um momento e aqui longe, pelo amor de Deus, longe de fazer críticas a qualquer pessoa direcionada ou a qualquer partido político direcionado. Quero dizer que eu tenho visitado este estado, cidade por cidade, já fui a diversas, e você sabe o que eu encontro nas cidades? Sabe o que eu encontro, Baratella? Eu encontro o seguinte: médicos há três meses sem receber. E, quando ele vai para o quarto mês sem receber, ele não aguenta mais e aí ele tem que pedir demissão. Aliás, demissão não, porque não aprende nem que a principal coisa que ele precisa ter em um trabalho é um contrato e ele não tem um contrato de trabalho e eu não estou dizendo aqui CLT. Nada disso, não estou dizendo nada disso, eu estou só querendo chamar a atenção porque temos que nos atentar muito à situação do médico, porque ela está mudando. O País tem também que perceber que não é quantidade que vai nos levar a melhorar a saúde desta Nação, é qualidade.

Quando eu me formei, existiam 78 escolas médicas, hoje, já estamos em 291, 317 até o início do ano. Formam-se hoje quase 24 mil médicos e, daqui a oito anos, 38 mil médicos. O que eu quero dizer com isso não é nada de reserva de mercado, longe, esqueçam-se disso, isso é discurso falacioso. O médico é corporativista e não quer ter concorrente. Concorrente de quem? Você acha que eu vou pensar em concorrência nessa fase da minha vida? Não.

Eu fico preocupado é com a formação e, por isso, eu quero dizer para vocês, nós chegamos à conclusão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e, infelizmente ou felizmente, que nós temos que ter em, benefício da sociedade, mesmo daqueles que podem pagar uma boa Saúde, ou daqueles que não podem pagar basicamente nada pela Saúde, que nós temos sim que balizar através de um exame que vai dizer como é que essas faculdades estão graduando e como é que como os médicos estão recebendo essa graduação.

E, mais do que isso, e que tenham residência, e, o Dr. Tobias veio aqui e disse o seguinte, dos médicos que estão realmente mudando essas coisas todas, e, é verdade, você sabe quem é que está indo para a linha de frente? Para atender um trauma em grande parte dos prontos-socorros do estado? Eu não vou nem dizer do País, mas, deste estado, que é o motor da Nação. E, são médicos recém-formados, sem receita médica. E, que um trauma na presença de um, 30 segundos, cinco segundos, um minuto, dois, é muito importante.

E, quem está indo para a linha de frente, é o médico recém-formado. E, então eu queria dizer aqui, e, pedir, que nós reflitamos sobre isso, a medicina mudou, mas, os médicos têm que continuar ainda com a vocação. Porque aqueles que não tiverem vocação para serem médicos não conseguem manter um nível de atendimento durante os seus 40, 50 anos de profissão. E, isso é muito importante que saibamos disso, e, até porque para os jovens eu deixaria uma mensagem: que suguem o máximo dos seus professores, e os seus preceptores. E aos mais experientes, eu deixaria uma outra mensagem: que continuem dando o máximo para esses jovens médicos que serão as pessoas que vão nos atender amanhã. Está certo?

Do mais, quero dizer que a medicina eu não faria possivelmente uma outra profissão senão essa. Acredito que a medicina longe de comparar com outras profissões, cada um com o seu mérito, mas, a medicina é uma profissão que traz e tem que continuar trazendo prazer. Porque a hora que você perder o prazer, está na hora de você parar.

Do mais, Capez, eu quero te agradecer e dizer que sentimos honrados, o Conselho Regional de Medicina se sente completamente honrado no momento de tamanha dificuldade, onde existem agressões contra os profissionais da Saúde. E, você, ao trazer essas autoridades todas aqui e fazer uma homenagem como esta, vai ficar marcada na história de muitos. Mas, para mim, vai ficar marcada na minha alma. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. A Assembleia Legislativa é que se sente homenageada pelo Cremesp ter aceito participar desta sessão. E, não queremos que se limite a homenagem, mas, que seja o início de uma sequência de trabalhos para suprir as deficiências, e corrigir os erros do tratamento público desta questão e desta carreira.

E, neste momento, nós passaremos a homenagem as entidades médicas com a entrega das respectivas placas. Chamamos e pedimos ao Cerimonial, que conduza para receber a placa, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, na pessoa do seu presidente, o Sr. Dr. Celso Amodeo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. André Cervantes, Dr. Luis Ishida, Dênis Calazans e Élvio Bueno. Por favor. (Palmas.) Eu solicito ao Cerimonial que já vá auxiliando em conduzir a Sociedade Brasileira de Neurologia, a Dra. Carmen Tzanno Branco Martins; de neurocirurgia; o Dr. Marco Antonio Herculano; de traumatologia, o Dr. Roberto Dantas Queiroz; da Sociedade de Urologia, o Dr. Flávio Trigo; da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Dra. Sueli Abujamra; e do Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo, o Dr. Luiz Frederico Hoppe. E também o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, por gentileza, que sejam identificados para serem conduzidos aqui a frente. Agora, uma calorosa salva de palmas a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sociedade Brasileira de Nefrologia, Dra. Carmen Tzanno Branco Martins. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, o Dr. Marco Antonio Herculano. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, o Dr. Roberto Dantas Queiroz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora a Sociedade Brasileira de Urologia, o Dr. Flávio Trigo, ocasião em que também exibiremos essa camiseta na campanha da Sociedade Brasileira de Urologia, pelo Novembro Azul. Homem, cuide-se, prevenção do câncer de próstata, promoção da saúde e do homem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sociedade Brasileira de Psiquiatria, representada aqui pelo Dr. Rafael Lopes e a Dra. Sueli Abujamra. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E, o presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Luiz Frederico Hoppe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agora, homenagearemos os 16 hospitais. Com a entrega das placas, solicitamos aqui que se dirijam para receber essa homenagem: Sr. Dr. André Luis Balbi, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Ao Dr. Luiz Carlos Valente Andrade, do Hospital do Coração; por favor, por gentileza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Ao Dr. Juan Bautista Donoso Collins do Hospital A.C. Camargo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A Dra. Alice Rosa Ramos, da Associação de Assistência à Criança Deficiente, a AACD. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – O Dr. Vinícius Alexandre dos Santos Almeida, do Hospital Nove de Julho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O Dr. Ricardo Pires Ribeiro, do Hospital Beneficência Portuguesa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O Dr. Antônio Célio Camargo, do Hospital do Servidor Público Municipal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O Dr. Marcio Cidade, do Hospital do Servidor Público Estadual. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Vamos nos unir a essa foto, todos por gentileza, Pollara. Agradecemos a presença do Dr. Cláudio Roncatti, e, mais uma vez enaltecemos o comparecimento do Dr. Renato Kalil, eminente ginecologista, obstetra, jovem, mas, experiente médico que sempre se destacou pela qualidade do serviço e por sua benevolência. Mais uma vez extremamente honrados com a presença de V. Exa. a este evento.

Bom, neste momento vamos homenagear agora as nove faculdades de medicina com as respectivas entregas de placas, daqueles que estão formando os futuros médicos, se não houvessem os professores não teríamos os médicos, então vamos aqui chamar para que venha a frente: a Faculdade de Medicina do ABC, o Dr. Adilson Casemiro, o diretor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O Dr. Pasqual Barretti, Faculdade de Medicina do Campus de Botucatu, Unesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O Dr. Roberto Teixeira Mendes, Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade de Campinas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - A nossa magnífica reitora que se faz aqui presente, que alegria, a Unisa, Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro. (Palmas.) O Sr. Antônio Veronezi, para vir aqui, receber. A Unisa veio com todos os alunos aqui, uma parte é claro, uma universidade gigantesca. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero também chamar o Sr. Marcelo Ribeiro, acompanhando aqui o Dr. Veronezi, e a reitora, o professor Marcelo, que esteve conosco também, grande professor. E também, agora os alunos da Unisa, com o mesmo calor, também os diretores das outras faculdades. Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, o Dr. André Laubenstein. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, o Dr. Aécio Flávio Teixeira de Góis. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Faculdade de Medicina da USP, Antônio José Rodrigues Pereira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Albert Einstein, o Dr. Sérgio Podgaec e o Dr. Felipe Spinelli, diretor da área de ensino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o José Eduardo Lutaif Dolci. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Também convidamos para participar da entrega, o diretor do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, para que suba aqui para receber também a placa em sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E aqui o filho ilustre da Faculdade de Medicina do ABC, o secretário David Uip. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, está aqui representada pela Dra. Emilia Sato. Vestibular difícil esse. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Vamos agora promover a entrega de mais algumas placas, são muitos homenageados. Chamamos aqui presente, além do que está integrando a nossa Mesa de trabalho, o Dr. Antônio Antonietto. Chamamos também Sua Excelência, Dr. Raul Cutait, para receber também na qualidade de médico homenageado e também representando o Hospital Sírio-Libanês a nossa placa de reconhecimento aos trabalhos, ele que é detentor do Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Pela contribuição na realização e organização deste evento, nosso agradecimento. Eles que se empenharam e deram a ideia, ajudaram a coordenar, o Prof. Dr. Washington Fonseca e a Profa. Dra. Daniela Cristina Ito, para receber essa homenagem na qualidade de coorganizadores do evento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Está integrando a Mesa dos trabalhos, representando o Dr. Roberto Kalil, o Dr. Antônio Antonietto, diretor do Hospital Sírio-Libanês, também homenageado nesta data. Uma salva de palmas ao Hospital Sírio-Libanês de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Solicitamos a televisão que possa focar nos homenageados pela frente, o que ficaria mais simpático.

Também faremos a nossa homenagem, pedimos a todos os integrantes da Mesa, ao Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, e, também homenageado por sua excelência nos serviços. Uma salva de palmas ao nosso querido Hospital Albert Einstein. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Quero também agradecer ao Dr. Alexandre Kataoka pelos trabalhos do Imesc, e anunciar a importância da celebração urgente de um Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Imesc, para que sejam aproveitados em sua excelência de trabalhos de perícia. É muito importante e este deputado já se comprometeu em levar ao Tribunal de Justiça para a celebração deste convênio e de tantas outras perícias importantes que são realizadas pelo Imesc.

Também, vamos fazer a entrega agora, a este grande profissional, que, além de um excepcional médico e professor, tem se revelado um grande gestor público em uma área fundamental e sensível, que é a Saúde no Município de São Paulo. E, para receber essa homenagem, eu convido a todos os integrantes da Mesa, para que participem da entrega, o professor e Dr. Wilson Modesto Pollara. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E, da mesma forma efusiva com que saudei o Wilson Modesto Pollara, também como é difícil comandar a gestão na Saúde e no estado como São Paulo, e, não se vê felizmente São Paulo no noticiário negativo na área da Saúde. E, isso se deve muito ao empenho e a genialidade e durante muito tempo também com a cooperação do Pollara, e, realmente eu gostaria, o senhor faz um trabalho excepcional, um grande homem, um grande pai e um grande marido, e, sem dúvida, um grande médico e gestor público, David Everson Uip, uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bem neste momento, eu pedirei as pessoas que vou anunciar face ao adiantado da hora, que façam uma breve saudação, um breve agradecimento, mas, que não deixem de registrar a sua mensagem. Acabamos levando mais tempo do que aquilo que era previsto, uma sessão solene por cumprir o Regimento Interno da Casa, e, ter um ritual litúrgico, ela tem também um prazo de duração.

Mas, não podemos deixar de ouvir sim, aqueles que representam as entidades homenageadas. E, eu peço ao Cerimonial que conduza ao parlatório principal, o Dr. Luis Ishida, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para que ele fale em nome das entidades homenageadas para o seu agradecimento, por gentileza.

 

O SR. LUIS ISHIDA - Senhoras e senhores, muito boa noite. Dr. Fernando Capez, e deputado, muito obrigado pelo prestígio de poder e a oportunidade de poder conversar com todos vocês, a Mesa. E, eu sou cirurgião plástico e eu represento aqui a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e então gostaria de dar uma mensagem rápida, e de falar um pouquinho sobre nós médicos. Não podemos esquecer de uma situação em que estamos vivendo hoje em dia aqui na cirurgia plástica que é a invasão da medicina.

Não podemos esquecer do nosso paciente, e, o que vemos hoje em dia na cirurgia plástica são outras especialidades exercendo a medicina. E, então eu acho que um dos nossos deveres do ponto de vista institucional seria defender os nossos pacientes, e, quem sabe poder trabalhar junto às entidades públicas, para podermos proteger os nossos pacientes, e reverter esse momento de invasão nas especialidades, a partir de outros profissionais. É isso, muito obrigado, pessoal.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, Ishida. Eu também não posso deixar de ouvir aquele que falará representando a todas as faculdades, porque é um mecenas, um empresário que não visa ao lucro no ensino, e, tudo que as faculdades em que de certa forma ele colaborou, elas têm progredido muito na área do ensino. Eu quero ouvir o educador para falar em nome de todas as universidades, o Antonio Veronezi, da Universidade Santo Amaro que ele também colabora, coopera. Parabéns, professor e parabéns à Unisa que conta com o seu apoio.

 

O SR. ANTONIO VERONEZI - Boa noite queridos amigos, componentes da Mesa já nominados, deputado Fernando Capez, meu pessoal amigo, suspeito por me elogiar tanto. Senhores parlamentares presentes, senhores representantes das Forças Armadas, senhores professores da área médica e demais professores aqui presentes. Há momentos em que você é pego em reflexões.

Eu faço parte daquela população de garotos, de jovens que pretendem ser médicos e acabam não conseguindo por uma circunstância ou outra. Eu, pela condição social que tinha, mas, quis o destino que eu fizesse um pouco mais do que ser médico, eu acabei me tornando professor e como tal me tornei diretor de instituições de ensino, e, eu tive o privilégio de poder criar algumas instituições de ensino. Eu fui guindado a Bragança Paulista quando eu tinha o direito sob a supervisão do MEC, e, acabei criando lá a escola de medicina, a primeira escola de medicina do País, com um hospital dentro da escola. Não uma escola dentro do hospital. Eu fiz questão de construir lá em 120 dias um hospital com 90 leitos. Depois acabei voltando para o colégio em que estudava na zona leste de São Paulo, e, eu vi outros três colégios que estavam em uma situação não tão boa, eu notei uns quatro colégios, iguais às faculdades da zona leste de São Paulo, e, hoje, a Unicid. E ali também se criou uma faculdade de medicina.

A pedido do ministro Jarbas Passarinho eu acabei indo a Belém do Pará, que o Cesep, hoje Unama, Universidade da Amazônia, tem uma escola de medicina também. E, vocês poderiam me perguntar: “Mas, Veronezi, do que o senhor vive?” Porque tudo isso que eu fiz e faço, é sem nenhum resultado financeiro. E, Deus quis que eu tivesse o privilégio de entrar em uma área empresarial onde eu pude ter sucesso, e, hoje, com a ajuda de meus filhos nós temos uma rede de shopping centers, e, é disso que nossa família vive. E, agora mais recentemente, eu tive o privilégio de ser convidado para dar uma mão e orientar a recomposição da Universidade de Santo Amaro.

Encontrei lá a Luciane, uma querida amiga e reitora, e, eu tenho feito o possível e o impossível para que a instituição volte a ter lugar de destaque, que já teve. E já está conquistando esse lugar novamente. E graças à relação com Deus podemos estar fazendo um bom trabalho. E, o que eu sinto aqui é que eu não deveria estar aqui, deveria estar um reitor de alguma outra instituição mais antiga. E, aí eu me deparo com o seguinte fato, a mais antiga das particulares de São Paulo, também é a Universidade de Santo Amaro, que faz 50 anos no ano que vem.

Então, gente, o que eu quero dizer e a mensagem que eu deixo aqui, foi aquilo que já foi dito por várias pessoas. O que temos que buscar não é volume, é qualidade. O Marcelo está aqui, o nosso coordenador do curso de medicina e que tem feito um trabalho enorme. Hoje, foi publicado no Diário Oficial e ele foi nomeado para a Comissão de Avaliação de Ensino Médico, ou seja, eu acho que o grande mérito que temos tido, nós que dirigimos instituições de ensino, é formar times. Agregar pessoas que queiram dar o melhor de si. E, para que existam cidadãos cada vez melhores também e cada um por si.

Muito obrigado a vocês, obrigado pela honra, e àqueles que compõem a Universidade de Santo Amaro, não só do curso de medicina, mas, dos demais cursos. Eu vejo aqui muitos professores e deveria chamar pelo menos a metade pelo nome. Eu sou muito grato a Deus por ele ter me dado o privilégio e me dar essa área do ensino, da educação e de estar aqui entre vocês.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, professor, educador Veronezi. Ainda em tempo de receber a placa, o Dr. Kaio Jia Bin, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, não poderemos deixar de fazer essa entrega. (Palmas.)

 

* * *

 

- É entregue a placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nos encaminhando agora ao crepúsculo desta sessão, para falar representando o Hospital Sírio-Libanês, e, também juntamente o Sr. Sidney Klajner, todos os hospitais aqui homenageados pela excelência do seu trabalho, eu quero que ocupe a tribuna e o parlatório dos deputados, o nosso querido Dr. Raul Cutait, que com a concordância do Dr. Antônio Antonietto, falará pelo Hospital Sírio-Libanês, ele que detém o Colar de Honra ao Mérito do Poder Legislativo.

 

O SR. RAUL CUTAIT - Boa noite a todos, Capez, Lavínio, David, Wilson, cumprimentando vocês, eu cumprimento a todos. E a medicina no Brasil vive um momento preocupante. E o número de faculdades de medicina explodiu; o número de faculdades de medicina sem condições de formar médicos do ponto de vista técnico e do ponto de vista humano, é alarmante. E, se hoje os 400 mil médicos do Brasil sofrem para exercer uma medicina de padrão, imagine o que vai acontecer daqui para a frente quando o mercado tiver que absorver gente que não foi devidamente preparada.

O número de erros que irão acontecer não porque as pessoas são desinteressadas, mas porque não aprenderam em suas faculdades de medicina, não tiveram a chance de fazer bons programas de residência. Então, quando o CRM é homenageado, quando a nossa Assembleia Legislativa se preocupa em pôr à tona a categoria médica, eu, em uma noite festiva, não poderia deixar de expressar a minha grande preocupação com o nosso futuro.

E é obrigação de todos nós médicos, dos nossos dirigentes, ter a atenção voltada para a situação em que vivemos. Em breve teremos no mercado muito mais gente do que poderá ser absorvida, teremos muitos médicos, e, infelizmente não devidamente preparados. Isso é uma falta de consideração para esse nosso formar, é uma falta de consideração para a população. Então, desculpe Capez mas, uma noite festiva não poderia deixar de chamar um alerta para essa situação.

E nada melhor do que fazer isso na frente do nosso presidente Lavínio, que tem por ossos do ofício cuidar e zelar pelo bom andamento das funções das atividades de cada um de nós médicos.

Muito obrigado pela deferência, e, como diria o nosso governador Geraldo Alckmin “um discurso curto é um obrigado, e um longo é muito obrigado”. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E, agora para fazer a sua mensagem, a sua saudação, o Sr. Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, que também falará por todos os hospitais homenageados. Com a palavra, o Dr. Sidney Klajner.

 

O SR. SIDNEY KLAJNER - Boa noite a todos, prezado deputado Capez, grandes colegas Lavínio, professor David Uip, Pollara, Antônio Antonietto. Pegando um pouquinho o gancho do que foi falado pelo próprio Lavínio e agora pelo Raul, agora de uma maneira muito breve, e, também representando o nosso hospital, o Hospital Albert Einstein, a quem de forma muito generosa você convida para a homenagem. O Einstein foi fundado em 1955, com a missão de trazer uma gota do nosso hospital para cada cidadão deste País.

E, diante dos desafios que a medicina impõe não só ao Brasil, mas, ao mundo todo, e, como questões de sustentabilidade, questões de aumento de custo e falta de recursos, eu acho que urge a nós médicos - e já que o momento fala de homenagem a instituições, e, muito mais, a médicos-, repensarmos também a formação enquanto médicos não apenas técnica, mas, que sejam formados médicos capazes de lidarem com os desafios que a própria medicina nos impõe.

Desafios esses que fazem parte do papel do médico dentro da sociedade, e, como propositor de novos modelos, e não só de remuneração, mas, também modelos que se utilizem de tecnologias discutíveis, a fim de se quebrar barreiras logísticas e fazer com que a medicina atinja um número cada vez maior de nossos habitantes, não só no estado, mas no Brasil todo. Médicos esses que devem ter em mente a sensação do exagerado desperdício aliado a uma transparência ética na ausência de conflitos de interesse, que possam de fato promover muito mais a saúde do que simplesmente ter a formação técnica de se tratar doenças.

E nesse sentido aqui eu deixo o desafio não só na formação dos futuros médicos, mas que os médicos que hoje atuam e que ora são homenageados, que também tenham de fato a busca por novos modelos, para que aí sim possamos entregar a melhor medicina possível a todos os cidadãos deste País. Muito obrigado pela atenção.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns ao senhor e ao Hospital Albert Einstein. Teria a palavra agora o Dr. Wilson Modesto Pollara e em seguida, o Sr. David Everson Uip, mas, o Dr. Wilson Modesto Pollara me disse: “Eu trabalhei tanto ao lado do David, e convivo com ele há tantos anos, que quando um fala, ambos dizem a mesma mensagem”. E, por essa razão, para fazer o encerramento desta sessão, o último discurso, por deferência de Wilson Modesto, no nome e na alma, Pollara, o grande David Everson Uip, grande professor.

 

O SR. DAVID UIP - Boa noite a todos, eu quero inicialmente saudar ao meu queridíssimo amigo deputado Fernando Capez, saudar o seu intermédio de nosso presidente Cauê Macris, e, em nome de todos os médicos aqui presentes eu saúdo ao nosso presidente, o Dr. Lavínio Camarim, e meu queridíssimo amigo Modesto Pollara. Eu trago inicialmente uma homenagem do governador Geraldo Alckmin, a todos os médicos, ele que é médico, e, eu quero saudá-los em nome do nosso governador Geraldo Alckmin.

Eu venho aqui receber uma homenagem na figura de secretário de Estado de Saúde, mas, eu gostaria de estender essa homenagem a todos os servidores públicos do estado de São Paulo, principalmente os médicos. E, tanto os médicos do Estado, como dos Municípios, representados aqui pelo nosso secretário municipal, o Wilson Pollara.

Vejo aqui na plateia vários diretores de hospitais do estado e vários diretores de hospitais municipais. E, eu quero dizer aos senhores que a Saúde do estado de São Paulo é uma Saúde que vai muito bem, eu entendo que é uma saúde exemplar, tanto do ponto de vista público, como privado. É uma saúde de lideranças, e, esse ir bem, é uma saúde que hoje tem como competência atender 40% da média e alta complexidade do Brasil. Eu até brinco que eu me sinto secretário da Saúde do Brasil. É só ver as portas dos nossos hospitais estaduais, municipais, privados, e, as ambulâncias de vários outros estados.

Então, o estado de São Paulo, a dispêndio da crise, tem uma Saúde que vai muito bem. E, isso se deve fundamentalmente à competência dos nossos funcionários públicos, dos nossos diretores de hospitais. Eu quero trazer uma palavra de otimismo, eu acho que o Brasil sofreu e sofre demais. Eu completo 42 anos de formado daqui um mês. Nós médicos dessa minha geração vivemos inúmeras crises. E essa é mais uma das crises, uma crise moral, uma crise ética, uma crise econômica e financeira, mas, o Brasil, os brasileiros e os médicos saberão superá-las. Já fizemos isso outras vezes, e, faremos de novo.

A Saúde do estado de São Paulo é muito volumosa. Para os senhores terem ideia, a Saúde de São Paulo hoje, estadual, tem 93 hospitais, e até o final do mandato do governador Geraldo Alckmin teremos 102 hospitais, serão 95 ambulatórios, dos quais, 66 ambulatórios de especialidades, ambulatórios mais.

É um orçamento de 23 bilhões e 168 mil funcionários. Então, os senhores entendam a magnitude da Saúde do estado de São Paulo. E, a despeito de todas as dificuldades, a Saúde do estado de São Paulo está e continuará em pé liderando a Saúde do Brasil. Na verdade eu acho que hoje o agradecimento ao Fernando Capez é um agradecimento a esta Casa de Leis, e um agradecimento de todos nós, algo que eu entendo como sendo muito representativo. Lembrar desta especialidade, lembrar dos médicos. Saudá-los, e, possibilitar que ocupem esta tribuna para que façam os seus agradecimentos, e, para fazerem as suas considerações o que é próprio de uma grande liderança, como a do Fernando Capez e a do Macris.

Então, em nome de todos os servidores públicos do estado do São Paulo, quero agradecer muito ao Fernando Capez por essa sua gentileza, que é muito mais do que a de um deputado estadual, é a gentileza de um homem que vive o dia a dia de um cidadão, de um homem que sabe das dificuldades dos funcionários, especialmente as dos funcionários públicos, e faz neste ato a sua expressão desta Casa de agradecimento, o nosso agradecimento. Muito obrigado e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns professor.

 

O SR. DAVID UIP - Capez, desculpe, só uma coisa, em primeiríssima mão, eu preciso dizer que a partir do próximo ano eu tenho a honra de substituir o Adilson Casemiro como novo diretor da Faculdade de Medicina do ABC. Eu acabo de ser eleito, e na verdade é uma coincidência, mas a Faculdade de Medicina do ABC tornou-se um centro universitário. Então, eu fui eleito diretor e me tornei reitor desse novo centro universitário, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns, filho ilustre de uma casa ilustre de ensino. Bem, a solene tem um começo, um meio e um encerramento. Mas, eu gostaria de dizer que esta homenagem não marca o fim dos atos de reconhecimento à arte da medicina, a medicina muito se assemelha ao amor, e, ambas consistem na arte de ajudar a natureza.

E, como disse o Dr. Lavínio, que a família do médico sofre junto com o sacrifício e a renúncia em que consiste o exercício desta profissão, e sacrifícios com certeza que não são reconhecidos apenas pelos familiares daqueles que contam com a ajuda dos médicos. Deus está vendo, está reconhecendo e está protegendo cada um dos médicos que dedica o seu conhecimento, o seu esforço em uma das ciências que mais exigem dedicação e estudo: a arte de contribuir com a natureza, de preservar, de prolongar, de restaurar a vida, dando àquela pessoa condição de desfrutar mais tempo do amor de seus familiares e de seus amigos. Por isso é uma função tão importante.

Não é a Assembleia Legislativa que homenageou o Cremesp, é ele, os senhores e os hospitais, as instituições de ensino que homenagearam o povo de São Paulo, aceitaram vir ao segundo maior parlamento do País e o maior parlamento estadual da América Latina para que pudesse ser realizada esta sessão.

Quero informá-los que a Assembleia Legislativa irá celebrar também um Termo de Cooperação com o Cremesp. Nós deputados não queremos ter o dom da onisciência, e conhecendo todas as áreas, o Cremesp será sim um órgão consultivo para que projetos bons sejam aprovados e apresentados por deputados. E eu peço aos meus colegas e deputados que esses projetos não sejam subscritos apenas por um deputado. Que sejam projetos tão importantes, porque vindo de um campo de conhecimento, e de ciência tão especializado como o Cremesp, que sejam projetos coletivos. Quando eu fui presidente desta Casa, nós inauguramos a prática de projetos coletivos subscritos por todos os deputados para que nenhum deles traga somente para si o mérito, que é o mérito de todos os médicos e do Cremesp.

Eu passo ao encerramento e a leitura da placa que foi entregue ao Cremesp. Logo oficial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, significa que é um documento oficial, portanto, em forma de placa, mas, é um documento público e oficial que goza de fé pública.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - portanto, não é este deputado quem está fazendo a entrega, são os 94 deputados estaduais desta Assembleia Legislativa - por iniciativa do deputado Fernando Capez, em sessão solene, presta homenagem aos 60 anos de atuação do Cremesp - Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e a todos os médicos que representam na pessoa do seu presidente, Dr. Lavínio Nilton Camarim.

O Cremesp é a autarquia federal criada em 1957 e tem por missão atuar com excelência em benefício da sociedade e na supervisão da ética profissional, por meio de ações regulamentadoras educacionais, fiscalizadoras, judicantes, cartoriais e políticas com P maiúsculo. É por isso que esta Casa de Leis presta esta merecida homenagem em meu nome. São Paulo, 13 de novembro de 2017.”

Parabéns ao Cremesp, a ele, merecedor de todos os encômios.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, da Imprensa, à TV Legislativa, às Assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 29 minutos.

 

* * *