http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

24 DE NOVEMBRO DE 2017

078ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS 65 ANOS DA ABADS - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

 

Presidentes: MILTON VIEIRA e GILMACI SANTOS

 

RESUMO

 

1 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, em "Homenagem aos 65 anos de história da Abads - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia a exibição de vídeo institucional da Abads. Afirma que este é um dia de festa. Dá as boas-vindas a todos os presentes. Anuncia apresentação de balé clássico das crianças assistidas pela Abads.

 

2 - ANDRESSA URACH

Voluntária da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, diz ser privilegiada por prestar trabalho voluntário na entidade. Ressalta o apoio que a associação dá não apenas às crianças portadoras de deficiência intelectual e autismo, mas também aos seus pais.

 

3 - MARIA ROSAS

Ex-presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, agradece ao deputado Milton Vieira pela iniciativa desta sessão. Afirma que a luta das famílias assistidas pela Abads é também sua. Elenca as ações promovidas pela entidade, descrevendo como elas são fundamentais à inclusão social das crianças atendidas. Considera que todos os colaboradores da associação são dignos de aplauso pelo trabalho que realizam.

 

4 - PRESIDENTE MILTON VIEIRA

Anuncia apresentação musical das crianças da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

5 - JOSÉ ANTÔNIO

Representando os pais das crianças e jovens atendidos pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, discorre sobre a importância da entidade para as famílias. Agradece aos funcionários da Abads, pelo seu engajamento no trabalho. Relata a evolução pela qual seu filho passou, depois que começou a ser atendido pela associação.

 

6 - WELLINGTON MOURA

Deputado estadual, declara sua satisfação por participar desta solenidade. Frisa a relevância do serviço social prestado pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social. Diz que esta Casa foi privilegiada por ter podido auxiliar um dos programas da instituição, através de emenda parlamentar.

 

7 - GILMACI SANTOS

Deputado estadual, observa que esta Casa, ao homenagear a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, o faz em nome de toda a população do estado de São Paulo. Tece elogios aos funcionários e voluntários da instituição. Lamenta que, a seu ver, o valor destinado para ações sociais no Orçamento estadual seja muito baixo. Julga ser preciso que o Executivo preste maior ajuda a entidades como a Abads.

 

8 - PRESIDENTE MILTON VIEIRA

Anuncia apresentação musical das crianças da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

9 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência.

 

10 - MILTON VIEIRA

Deputado estadual, declara-se honrado por propor esta sessão solene. Lembra outra homenagem, prestada por esta Casa à Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, há quinze anos. Discorre sobre a necessidade de direcionar verbas do Orçamento a entidades assistenciais sérias. Garante que cobrará, do Poder Executivo, mais atenção a associações como a Abads. Enaltece o trabalho da instituição.

 

11 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência. Presta homenagem, com a entrega de uma placa, à Sra. Rose Amorim, presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social.

 

12 - ROSE AMORIM

Presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, diz encarar a direção da entidade como uma missão. Discorre sobre os valores que regem a atuação da Abads. Agradece pela homenagem concedida. Ressalta que não se faz nada sozinho. Expressa seu desejo de atender muito mais famílias. Convida todos para que conheçam melhor o trabalho da Abads.

 

13 - ANDRÉ SANTOS

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, afirma que convidará autoridades municipais para conhecer o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, ao qual tece elogios. Avalia que a população busca novos políticos, sérios e preocupados com o bem-estar da sociedade. Defende a participação dos cristãos na vida pública. Faz oração.

 

14 - PRESIDENTE MILTON VIEIRA

Anuncia apresentação musical do cantor Valdeci Aguiar. Transmite os cumprimentos do bispo Maurício Amaral Campos. Anuncia apresentação teatral das crianças da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, seguida de música, pelo cantor Valdeci Aguiar. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 Com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Quero nomear as autoridades presentes para compor a Mesa. Convido o nobre deputado Gilmaci Santos; nobre deputado Wellington Moura; vereador da cidade de São Paulo, Bispo André Santos; a ex-presidente da Abads, Sra. Maria Rosas; a madrinha da Abads, Andressa Urach; e por fim, nossa querida e toda especial presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, Rose Amorim.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado Cauê Macris, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de homenagear os 65 anos de história da Abads - Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social.

 Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Casa.

 

* * *

 

- É feita a reprodução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Esta Presidência cumprimenta o Sr. Flavio Beall, vice-presidente da Prodam, representando o presidente, Dr. Rogerio Brecha Jr.; Sr. Jânio Martins, representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati, nosso decano da Assembleia; o inspetor de Agrupamento Jorge Rocha, representando o comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, inspetor Adelson de Souza; pastor Wilson, representando o bispo Eduardo, da Igreja Universal do Reino de Deus; nossa querida amiga e sempre deputada Edna Macedo, da qual temos um carinho muito especial; Sr. Ricardo Montoro, vice-presidente da Cohab, ex-vereador da capital com dois mandatos e ex-deputado estadual desta Casa - filho do nosso grande e eterno Franco Montoro, representando o presidente, Sr. Edson Aparecido. Receba nossa homenagem.

A tenente Taisa Moura, representando o Comando Militar do Distrito Naval, Almirante Guerreiro; a Sra. Maria das Dores Cardoso, representando a Prefeitura Regional de Tiradentes; deputado Gilmaci Santos, que está aqui conosco; Sr. Márcio Bustamante, representando a Dra. Linamara Battistella, que cuida da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Quero anunciar a todos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será retransmitida pela TV Assembleia no sábado, dia 25 de novembro, às 21 horas pela NET - canal 7; pela TV Vivo - canal 9; e pela TV Digital - canal 61.2.

Convido a todos os presentes para assistirmos a um vídeo institucional da Abads.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Muito bacana. Parabéns a Abads. Hoje é um dia de festa, estamos comemorando. Vamos fazer tudo muito rápido, mas antes quero, em nome da minha esposa Rosângela que está aqui sentada na frente, minha companheira, cumprimentar todas as mulheres aqui presentes. Cumprimento todos vocês. Sejam muito bem-vindos à Assembleia Legislativa. Aqui nós travamos muitos embates no dia a dia. Mas hoje é um dia de festa, e vamos começar nossa festa assistindo a uma apresentação do balé clássico das crianças da Abads. Vamos lá.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de balé.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Não vale chorar, estou vendo um monte de gente. Quero convidar agora a Andressa Urach, para falar um pouquinho para nós da sua experiência sobre a Abads, ela que é voluntária da associação.

 

A SRA. ANDRESSA URACH - Bom dia a todos. É um prazer estar aqui com vocês nesta manhã. É um privilégio ser voluntária na Abads, uma honra conhecer esse trabalho lindo que é feito lá. Vejo que a Abads, além de dar esse suporte para mais de 850 jovens e crianças, também dá um suporte para o pai e a mãe.

Eu sou mãe. Meu filho não tem deficiência intelectual, mas nós que somos mães sabemos a dificuldade que é criar um filho. Quando uma mãe chega na Abads, eu já tive a oportunidade de acompanhar, ela chega praticamente perdida, pedindo ajuda e socorro. Até me emociono porque sabemos que mãe ama os filhos de uma maneira que se pudéssemos estar no lugar deles, estaríamos.

Então ter esse acompanhamento e suporte da Abads, que dá toda uma estrutura para essa criança, para aprender - e além disso, o mais simples, aprender a ter uma independência. Já fiz o trabalho como voluntária auxiliando as profissionais no ensino, desde o escovar os dentes sozinhos, o que para o mundo parecer ser uma coisa tão simples, mas para essas crianças é uma grande coisa, escovar os dentes, ir ao banheiro sozinhas, trocar de roupa sozinhas. É lindo de ver esse trabalho e a evolução dessas crianças. E para mim é um prazer.

Convido a todos que estão assistindo e que estão aqui, a trabalhar como voluntários na Abads. É prazeroso.

Quando você olha para o próximo e vê a necessidade do próximo, você recebe uma gratificação, um prazer, um amor que vem de Deus. E isso não tem preço. Que Deus abençoe todos vocês. Fico muito feliz por fazer parte da Abads.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Ouviremos agora as palavras da Sra. Maria Rosas, ex-presidente e atualmente voluntária da Abads.

 

A SRA. MARIA ROSAS - Bom dia a todos. Cumprimento todos que compõem a Mesa, em especial o deputado Milton Vieira, pela iniciativa que é muito válida. É uma iniciativa que vale a pena, porque ter esse reconhecimento da sociedade é muito importante para nós. É com muita honra e alegria que participo desta comemoração dos 65 anos da Abads, porque faço parte dessa história, e da luta dessas famílias. A luta delas é a minha luta. A Priscila, mãe do Enrico, e várias outras mães que estão aqui representadas - se fosse falar das 850, a Ana que está ali sentada, conhecemos a história, participamos do dia a dia. Sabemos a luta que cada mãe e pai vive no seu dia a dia.

Estive por seis anos na Abads. Conheço bem a instituição, as crianças e também os funcionários e colaboradores. As famílias e crianças que superam suas dificuldades e limitações no dia a dia, mostrando que são capazes, através da dança, do emprego apoiado, da inclusão e da participação em tudo que fazem na sociedade. Comprovei e comprovo isso todos os dias. E também as famílias que exercem um papel fundamental, dando apoio necessário e dedicando tempo integral para seus filhos. Os profissionais que trabalham com seriedade, comprometimento e muito amor.

A Joyce, coordenadora do Centro Clínico; a Daniela, nossa coordenadora administrativa; Fátima, diretora da escola; a todos os profissionais, meu profundo respeito. Eles merecem, e sabe por quê? Eu costumo dizer o seguinte: quando nós nos propomos a ajudar o próximo, nós precisamos ter em mente que além das palavras, precisamos demonstrar atitudes, ações que comprovem esse desejo. Os exemplos arrastam, e a família da Abads não fala, ela demonstra, age e está ali executando. Elas mostram o que fazem. Por isso merecem todo nosso respeito e aplausos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Convido a todos para, juntos, assistirmos à apresentação do musical do Japão, com as crianças da Abads.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Agora quero convidar o Sr. José Antônio, pai do Arthur Pepe. Ele vai falar representando os pais das crianças que são atendidas. Por favor.

 

O SR. JOSÉ ANTÔNIO - Bom dia. Hoje com certeza é um dia de festa, não só para nós, mas no céu. Eu quero deixar aqui meu agradecimento primeiramente ao deputado, por esta iniciativa tão importante para nós, como família. Necessitamos tanto de pessoas engajadas, que lutem por nós, porque não temos forças para lutar. Sozinhos não somos nada. Precisamos da classe política, para que nos apoiem e esta instituição que fazemos parte. A Abads para nós se tornou nossa segunda casa. Ela é um ponto extremamente importante da nossa vida, porque passamos nosso dia a dia convivendo com profissionais e outras pessoas que também passam pelas mesmas situações que nós.

É uma grande honra pertencer a uma instituição como essa. A Abads para mim foi um divisor de águas, porque vejo o cotidiano desses profissionais que lidam com amor. É muito fácil trabalharmos com qualquer área profissional, mas trabalhar com amor existe uma grande diferença. Você percebe isso nos profissionais e nas pessoas que estão engajadas no dia a dia, no atendimento não só às crianças, mas a nós também. Quando chego na Abads - meu filho está no período da tarde - eu não vejo pessoas mal-humoradas. Não vejo pessoas chegando para o acolhimento das pessoas, sendo atendidas com cara feia. Pelo contrário, eu sempre vejo sorrisos das pessoas que atendem e estão ali no dia a dia.

O convívio com outras pessoas também, o quanto aprendemos com isso. Percebi o quanto o Arthur evoluiu. Uma evolução tremenda. Como foi falado, escovar os dentes, ir sozinho ao banheiro. Esses profissionais atuam de maneira extraordinária, eles nos auxiliam de maneira que quando chegamos em casa, temos todo um aval e aprendizado. Nós também passamos por aprendizagem, não só nossos filhos. Eles também nos ensinam como lidar com nossos filhos. Quero deixar minha gratidão. Não tenho palavras. Mas quero deixar o quanto essa instituição está sendo extremamente importante não só na minha vida, mas na de todos. Na vida da comunidade, de cada um de nós.

Meu muito obrigado pela Abads, e um grandíssimo parabéns pelo aniversário dela.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Obrigado pelas palavras, Sr. José Antônio. Quero convidar agora o deputado Wellington Moura, para também fazer uso da palavra.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Primeiramente bom dia a todos. Em nome do deputado Milton Vieira, quero cumprimentar o deputado Gilmaci e o vereador André. Para nós é um privilégio.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Desculpa cortar suas palavras, mas só para anunciar que o deputado Wellington Moura é líder da nossa bancada do PRB aqui na Assembleia Legislativa.

 

O SR. WELLINGTON MOURA - PRB - Obrigado, deputado Milton Vieira. Cumprimento também a Andressa Urach, que tem ajudado esse trabalho lindo; a pastora Maria Rosas, já nos conhecemos há muito tempo; e a Rose Amorim, que hoje é presidente, uma grande amiga e parceira.

Temos muito prazer em ajudar a Abads, hoje fico feliz. Momentos atrás estávamos vendo a peça aqui, e as crianças estavam mais preocupadas em se assistirem. E vemos essa alegria das crianças em se assistirem e verem até seu próprio trabalho. Isso é prazeroso para o pai, para a criança e todos nós que estamos aqui. Podermos ver essa alegria e momento prestigioso.

Acompanhamos um vídeo que falou sobre os programas que a Abads faz. Para mim que sou deputado desta Casa é uma satisfação poder saber que um desses programas nós podemos levar até vocês, através da nossa luta. Às vezes a pessoa pensa: “Vamos fazer um evento desses na política”. E por exemplo, o programa JIFA, nós conseguimos um recurso de 740 mil reais para ele, que hoje atende 50 famílias. É gratificante para nós vermos que uma dessas 50 famílias está aqui hoje sendo prestigiada e atendida pela Abads. Para nós é um privilégio ajudar vocês.

Quando eu digo nós, somos nós deputados, o deputado Milton que é idealizador deste evento. Nós temos lutado juntos para fazer da Abads uma associação muito melhor, que traga mais qualidade de vida para seus filhos. Que possamos trazer mais pessoas para a Abads, porque sabemos que a fila é extensa. Sabemos que são muitas as famílias que procuram e estão em uma fila. Estamos lutando junto para que possamos fazer com que essa fila diminua, e o número de pessoas atendidas na Abads aumente. Parabéns pelos 65 anos, a Rose que está hoje à frente, a pastora Maria que também esteve à frente e deixou seu legado nesse grande trabalho. E parabéns a todas as famílias aqui presentes. Vocês merecem muito mais do que isso. Não só nossa atenção e carinho, mas todo nosso apoio.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Obrigado deputado Wellington Moura por suas palavras. Vamos ouvir agora o deputado Gilmaci Santos.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Obrigado. Bom dia senhoras e senhores presentes neste ato tão bonito e maravilhoso. Eu queria cumprimentar nosso presidente Cauê Macris, que de pronto atendeu o pedido do Milton Vieira, e colocou esta sessão solene em votação. Foi também aprovada pelos 94 deputados desta Casa. Para os senhores que não sabem, talvez desconheçam, esta é uma Casa de representatividade. Existem aqui 94 deputados que representam o estado de São Paulo, 43 milhões de habitantes.

Quanto a Abads chega aqui nesta manhã para receber esta homenagem, ela está recebendo uma homenagem de 43 milhões de habitantes do estado de São Paulo. É dessa forma que vejo, e é isso que acontece nesta manhã. O reconhecimento de toda a população do estado, porque todos os deputados aqui presentes representam toda uma região. E todos eles concordaram que esta sessão fosse hoje. Todos vocês, recebam a homenagem dos 43 milhões de paulistas.

Saúdo também o deputado Milton Vieira que propôs esta sessão solene de tamanha valia para todos nós e, principalmente, para a Abads. Saúdo meu outro colega de Assembleia, deputado Wellington Moura, nosso líder de bancada e combatente. Uma grata surpresa em seu primeiro mandato, fazendo a diferença nesta Casa. Saúdo, de maneira especial, a Andressa Urach, madrinha da Abads. Acho que você é madrinha de várias coisas, mas essa é a principal. Saúdo a Maria Rosas, ex-presidente da Abads, que deixou seu legado. Sei da sua luta e trabalho. Pelo menos uma pontinha do fio de cabelo deve ter ficado branco em sua luta.

E saúdo, também de maneira especial, a Rose Amorim, nossa presidente à frente do trabalho, acho que há pouco tempo. Mas tenho certeza que sua passagem será longa, de grande valor e conquistas para nossa Abads. Saúdo também o Bispo André, atuante da Câmara. Toda semana vejo ele fazendo alguma coisa na Câmara Municipal, fazendo a diferença. Parabéns pelo trabalho do senhor. Eu estava vendo aqui agora as apresentações, a primeira da Bela e a Fera. Mas queria dizer que fera de verdade são vocês, funcionários, professores e voluntários que conseguiram dar esse resultado que vimos aqui. Uma salva de palmas para as feras que são os professores e voluntários. Vocês são feras. Parabéns. (Palmas.)

Saúdo a minha jovem amiga, dona Edna Macedo, nossa ex-deputada estadual. Está no lugar que pertence. Espero vê-la de volta o mais rápido possível. Espero que no próximo mandato a senhora esteja sentada conosco votando aqui. Saúdo o Ricardo Montoro, parabenizá-lo por seu trabalho também, nosso ex-deputado e ex-vereador. E todos os senhores e senhoras. Saúdo o Sr. José Antônio, pai do Arthur, que aqui representa todos os pais de alunos.

Quero dizer que é fundamental que isso esteja acontecendo no dia de hoje. Até mesmo de uma maneira para chamar a atenção da sociedade e, principalmente, dos nossos governantes. Quando digo governantes, não só desta Casa Legislativa, mas dos nossos Executivos. Se você pegar o orçamento do Estado que vamos votar daqui uns dias, vocês verão que a quantia para ação social é pífia. O valor destinado no orçamento para cuidar de entidades como a Abads, e outras que fazem um trabalho sério, é pífio. É mínimo. E muitas vezes aquela quantia mínima, o governo ainda não faz chegar até o final, como deveria chegar.

Milton, nós lembramos aqui que para conseguir, Maria, eu lembro que você estava à frente do trabalho, conseguir aquele recurso e convênio para ajudar as crianças com autismo, a guerra que foi, a batalha que travamos para que esse convênio fosse assinado. E tenho certeza que vamos ter que batalhar de novo para que seja renovado. Não poderia ser assim, porque a Abads está fazendo aquilo que por certo seria a função do governo fazer, não a sociedade. O terceiro setor pode fazer, mas o governo deveria investir muito mais nisso. E infelizmente não vemos o empenho. Sabe por quê? Posso desabafar, Milton?

Sr. José, quando seu filho vai ao banheiro sozinho, seu filho escova os dentes sozinho, isso não dá voto. Não tem inauguração para isso. Não vou colocar uma placa de bronze com meu nome lá, dizendo que inaugurei. É escondido. As pessoas esquecem de cuidar daquilo que deveria ser cuidado, daquilo que os elegeu, que é cuidar das pessoas, do ser humano. Infelizmente as pessoas não têm feito isso. Eu queria deixar nosso alerta para que nosso governador olhe com mais atenção para a Abads. Prefeito, olhe com mais atenção para a Abads. Vejam a necessidade, ajudem mais, porque vocês têm condições e a lei permite fazerem isso.

Olhem para o que está acontecendo aqui, os depoimentos, o que essas crianças estão fazendo. Se tivesse mais apoio, fariam muito mais. Desculpa o desabafo, mas queria parabenizar vocês pelo trabalho maravilhoso. Parabenizo os alunos e professores, esses guerreiros que estão lá diariamente. Como a Andressa e o pai disseram, sempre com sorriso no rosto. Tem seus problemas, mas se preocupam mais com o problema dos outros. É como diz nosso lema da evangelização: “Quem se preocupa com o próximo pensa igual a Deus”. E vocês pensam igual a Deus, porque se preocupam com o próximo, deixando muitas vezes vocês para fazer por essas crianças que precisam.

Parabéns a todos. Contem conosco nesta Casa. Não podemos fazer muita coisa, mas se for para brigar, nos chamem que vamos brigar juntos. Que Deus os abençoe. Vida longa à Abads, cada vez mais sucesso.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Muito bem deputado Gilmaci, obrigado pelas palavras. Vamos para mais um pouco de festa? Com nossa atração principal, que são nossas crianças. Agora vamos para a apresentação musical de jazz, com as crianças da Abads.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Parabéns Gabriel. Em nome de todos, nós agradecemos. Olha que linda a princesa aqui. Quero convidar o nobre deputado Gilmaci Santos para assumir a Presidência, porque farei uso da palavra.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Muito bem. Então com a palavra, o nobre deputado e proponente desta sessão, Milton Vieira. O senhor tem o tempo que achar necessário.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PRB - Muito bem. É uma honra ter vocês aqui na Casa de Leis do nosso estado. Cumprimento meu companheiro, deputado Gilmaci Santos; o companheiro Wellington Moura, nosso líder de bancada; o vereador Bispo André, que daqui a pouco vai falar também aqui, e realizar uma oração por todos nós e todas as famílias; a dona Maria Rosas, guerreira que já acompanhamos há anos; a Andressa Urach, voluntária de tantos projetos; e também a Rose, essa presidente maravilhosa, minha amiga de longa data, guerreira incansável em tudo que faz.

Quero cumprimentar meus funcionários, o pessoal que organizou esta sessão solene, todos os funcionários e voluntários da Abads, as mães e famílias aqui representadas, e todas essas crianças, esses anjos maravilhosos. São anjos que Deus concedeu para cada um de vocês, e dizer que para nós é uma satisfação. Eu não sei se a senhora lembra, dona Edna, então deputada desta Casa, que no ano de 2002 nós realizamos uma sessão solene como esta aqui, que até então era da antiga Sociedade Pestalozzi. E comemoramos aqui os 50 anos da sociedade. Eu tenho isso tudo registrado na minha casa, com vídeos e fotos desse dia, e lembro que a senhora estava aqui conosco. É muito gratificante.

Quinze anos se passaram, mas eu me lembro da primeira vez que coloquei os pés na Abads, que até então era a Sociedade Pestalozzi. Foi em 1993. Fui lá e cuidava do trabalho social da Igreja Universal, e levei alimentos. Tinha uma fábrica de vassouras, quem lembra? E até hoje nós vemos pessoas que estão lá trabalhando e dando suas vidas, dando suas parcelas de contribuição. E o deputado Gilmaci colocou muito bem aqui, porque nós sabemos a luta que é e a distinção feita das associações. Nós discutimos muito isso aqui. Dos recursos de um orçamento de quase 210 bilhões, e o recurso que chega para amparar esse trabalho de suma importância e fundamental. Só Deus e quem participa como voluntário e funcionário, quem conhece esse trabalho sabe o que é esse trabalho.

E você, mãe e pai que estão aqui, vocês que vivem isso dentro de suas casas, você ter um filho que nasceu com determinada deficiência, é um presente que Deus te deu. Pode ter certeza que seu galardão é grande. Eu queria dizer que não vamos parar por aqui. Hoje estamos apenas usando esta tribuna para expressarmos um pouco do nosso sentimento e vontade de fazer. Nós conhecemos o trabalho de perto, então vamos lutar. Vamos usar esta tribuna para cobrar do governador e dos secretários que representam a pasta da área social. Vamos cobrar por mais recursos, para que vocês tenham condições de fazer muito mais.

Eu me lembro que em 1993 nós tínhamos perto de cem crianças, acho que nem isso. Depois quando comemoramos os 50 anos, tínhamos 300, 400. Hoje já são quase mil famílias sendo atendidas. E como o deputado Gilmaci colocou aqui, não era papel da Abads fazer isso, mas sim do governo. Sabemos a luta que ela enfrenta lá. Toda hora tem que fazer evento, chamar a iniciativa privada. Toda hora tem que jogar um comercial para pedir doação, para distribuir a conta bancária. Diferente de outros recursos que vão por aí e sabemos que poderiam ser destinados para que essas associações sérias - porque tem as que não levam o trabalho a sério, embora façam. Mas conhecemos a Abads e faz um trabalho sério, honesto, digno, e sobretudo por amor.

Para fazer esse trabalho precisa ter amor, não é simplesmente fazer. Ninguém está lá para ganhar dinheiro ou aproveitar. Como foi colocado aqui pelo deputado Wellington Moura, nós não subimos nesta tribuna hoje para fazer palanque eleitoral, não é nosso papel. Em primeiro lugar estamos aqui como políticos, mas somos homens de Deus e temos um compromisso com nosso próximo, com cada um de vocês e daqueles que nos elegeram. E, independente de não nos eleger, se votar em outro, temos o compromisso com a sociedade, por isso estamos aqui. Como colocou o deputado, é uma casa de representação.

Mas dizer que cada vez que uma criança vem aqui, já estou acostumado. Eu falei para a Rose que sou emotivo, eu choro. Estava ali já querendo chorar, mas temos que resistir, nós vemos a superação. Vemos um monte de gente reclamando, pessoas que têm tudo dentro de casa, pessoas que vivem, podem ter dificuldade financeira, pode faltar uma coisa ou outra, mas elas estão ali bem e reclamando. E vemos essas crianças vindo aqui dar um show para todos nós, um show de cidadania e dignidade, de coragem e superação. De dizer: “Eu posso”. Então nós podemos fazer, eu posso fazer mais nesta Casa, o deputado Gilmaci pode, meus companheiros podem fazer mais. E vamos fazer mais.

E fica o recado para aqueles que não estão fazendo: que façam também, porque não vamos desistir. Em todos esses anos já estávamos aqui. Faz 20 anos que estamos aqui dentro lutando e não vamos parar por aqui. Queria cumprimentar todos e dizer que para mim foi uma satisfação muito grande, ter esse privilégio, junto com meus colegas - como o deputado colocou aqui, todos da Casa apoiaram - para que hoje chegássemos aqui e realizássemos este evento maravilhoso, que ficará marcado na história não somente desta Casa, mas para todo o estado de São Paulo. Todos verão que existe uma associação e existem pessoas lutando, pessoas de coragem e que querem ver os necessitados tendo dias melhores.

Agradeço a presença de todos que estiveram aqui, das autoridades e representantes. A você Montoro, a Sra. Edna Macedo, o nosso bispo Wilson, o pessoal representante da Marinha e da Guarda Civil Metropolitana, que sempre estão presentes aqui. Ao Valdecir Aguiar que vai cantar, a cada um dos senhores. Agradeço a TV Assembleia, os funcionários, porque para acontecer isso aqui, esta Casa trabalhou e vemos trabalhando há dois meses para realizar este evento e sair assim perfeito. Muito obrigado a todos. Que Deus os abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - PRB - Parabéns deputado Milton Vieira. Devolvo a Presidência a Vossa Excelência.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Agora vamos fazer uma homenagem simbólica, e entregar para a Rose uma homenagem para marcar este evento. Queria convidar minha esposa para que viesse fazer a entrega.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Vamos aproveitar que a presidente Rose está com essa placa na mão, para fazer uso de suas palavras.

 

A SRA. ROSE AMORIM - Bom dia. É uma honra estar presente neste evento. Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus que nos deu fôlego de vida e proporcionou este instante. Agradeço a todos, ao nobre deputado parceiro, amigo e voluntário dessa causa tão nobre da Abads, o deputado Milton Vieira, e a toda a Mesa. Não vou citar nomes, mas recebam nosso abraço e gratidão. É com muita honra que estou aqui hoje, em agradecimento por estar à frente dessa missão. Sim, não considero um trabalho, mas uma missão que me foi dada e tenho procurado cumprir. Esse envolvimento, essa causa tão nobre, do deficiente intelectual e autismo.

Muito se foi falado aqui hoje sobre as famílias, sobre os tratamentos, sobre as terapias e atendimento, sobre as crianças e atendidos. E me sinto feliz, por um lado pelo reconhecimento, porque hoje é um dia de festa e premiação. E nós temos em nossa vida de Abads, missão, visão e valor. Temos procurado cumprir essa missão de atender, de forma gratuita, a tantos - hoje quase mil por mês nas áreas de Assistência Social, Clínica, Escola e Emprego, com inclusão no mercado de trabalho e com uma metodologia riquíssima que também precisa de apoio. É um dia de premiação por essa obra que temos feito voluntariamente. Sinto-me muito honrada por esta homenagem, são 65 anos.

Estou há pouco tempo na Abads, há menos de um ano, mas me sinto totalmente envolvida com a causa porque não a faço sozinha. Em tudo na vida precisamos de companheiros e parceiros que segurem nossas mãos e digam: “Vamos juntos, você não está sozinha”. Esse respaldo e apoio eu tenho recebido de muitas pessoas, e desta Casa de Leis, esta Casa séria com pessoas sérias envolvidas. Estão se comprometendo a se empenhar mais ainda nessa ajuda para nós. Temos hoje na fila de espera da Abads quase 700 famílias. É uma pedra em nosso sapato, um incômodo, saber que atendemos 980 famílias por mês, mas batendo na porta da Abads, hoje dia 24 de novembro - porque dentro de poucos dias mais famílias nos procurarão - em torno de 700 famílias, procurando e pedindo atendimento.

É um problema político e do governo? Não. É um problema de cada um de nós empresários, parceiros, governo, amigos, envolvidos com a causa. Eu digo para vocês que tenho aprendido nos mínimos detalhes com essas crianças e adolescentes, a valorizar pequenas coisas do dia. A Maria Rosas falou aqui sobre escovar os dentes e outras coisas que às vezes não valorizamos, coisas tão pequenas. Mas tenho aprendido, e isso como ser humano tem me feito crescer muito. E queremos fazer isso, investir no outro. Não tem coisa mais nobre do que investir no outro. E quando abraçamos essas crianças, quando damos a eles a oportunidade, a chance de ter um reconhecimento de talentos que têm, de trabalhos e valores, estamos investindo no outro. Isso é maravilhoso.

Ajude a Abads a continuar esse trabalho. Você que não conhece, eu o convido. A Abads está de portas abertas para que você venha conhecer nosso trabalho. O que foi exposto aqui é o mínimo do que temos proporcionado. Você ouviu testemunhos e depoimentos de famílias. Se tivéssemos mais tempo, tenho certeza que se levantariam muitas outras famílias aqui. O atendimento rico, eu agradeço a essas famílias que se dispuseram a estar aqui conosco nesta manhã homenageando. Vocês são os verdadeiros guerreiros e vitoriosos. Vocês são quem verdadeiramente merecem a homenagem.

Agradeço a todos que já foram citados aqui: nossos funcionários e coordenadores da área clínica, escola e emprego apoiado. Agradeço a todos os funcionários que vejo aqui nesta Casa hoje, com alegria. Vocês me motivam a cada dia lutar.

Só para encerrar, deputado Milton, o senhor falou aqui hoje que nesta Casa vocês batalham diariamente, nós na Abads também. São lutas diárias, guerras que aí fora dão por vencidas. Mas nós arregaçamos as mangas e vamos em frente. Não desistimos, não olhamos para crise, negativismo. Mas há dentro de nós uma motivação muito grande, que é o amor por essa causa tão nobre, a causa do outro. Muito obrigada a todos. Bom dia.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Muito bem as palavras da nossa querida Rose. Quero fazer um cumprimento especial de uma pessoa que veio de muito longe para prestigiar este dia da Abads. Convidamos e ele está aqui, o deputado estadual Wanderley Dallas, do Amazonas. Gostaria que o senhor ficasse de pé e recebesse nossa saudação e cumprimento. Também o seu filho, Dallas Filho, que está aqui também. É secretário estadual do Trabalho lá do Amazonas. Recebam nossos cumprimentos e boas-vindas ao Parlamento estadual, de toda a família Abads.

Vamos agora ouvir as palavras do vereador e bispo André Santos. Depois das palavras do vereador, vamos ouvir uma canção com meu amigo Valdeci Aguiar.

 

O SR. ANDRÉ SANTOS - Bom dia a todos. Quero cumprimentar meus amigos, deputados Milton Vieira, Wellington Moura, Gilmaci Santos; também a Maria Rosas, ex-presidente da Abads; a Andressa, que não vem tendo receio de se expor. Ela está em vários lugares trabalhando incessantemente para ajudar as pessoas. As pessoas que já tiveram a visibilidade que você teve, muitas delas têm vergonha de aparecer no meio de pessoas com algumas dificuldades. Nós somos muito felizes por saber que a transformação que aconteceu na sua vida permitiu a você ter esse olhar especial para as pessoas necessitadas. Que Deus continue abençoando sua vida e família.

Também nossa querida presidente Rose, que sempre trabalhou com o objetivo de dar o melhor de si em tudo que sempre fez, e está fazendo o mesmo agora na Abads. Queremos deixar claro a todos - inclusive cumprimentar todas as autoridades, pais e funcionários aqui - que alguma coisa precisa ser feita em relação as pessoas que se encontram com dificuldades. Hoje vemos investimentos em tantas coisas que quando a pessoa observa, verifica que só há desperdício. Em 1995 foi a primeira vez que conheci a Abads. Havia um problema muito sério que ninguém conseguia resolver. Mesmo pagando alguém fora para resolver aquele problema, não conseguia. E quando esse problema foi levado a Abads, foi resolvido. Houve um empenho muito grande por parte dessas pessoas.

Fiquei pensando que hoje tenho a oportunidade de estar aqui e também ajudar o trabalho da Abads. Agora estamos na Câmara Municipal de São Paulo e estou assumindo publicamente o compromisso de convidar o secretário de Desenvolvimento Social para fazer uma visita a Abads. Investir fortemente com eventos na Câmara e também com o que for possível, para que possamos ampliar o trabalho da Abads e conseguir ajudar as pessoas em uma proporção muito maior. E ajudar as pessoas está em nosso sangue. Perguntaram-me: “O que você tem a dizer do último ano de eleição?” E eu digo para as pessoas que a população deu uma resposta, de que queremos uma nova política.

Então queremos dar um recado aos antigos políticos: nós entendemos que sua experiência é muito importante, e que tudo que você fez esses anos todos para a sociedade e para seu estado e País sempre foi muito importante. Mas se tem coisas que até agora vocês têm visto que só prejudica a sociedade, é hora de mudar. Porque se você não mudar em relação a isso, infelizmente você dá lugar a outro. Na próxima eleição as pessoas não vão permitir que você esteja, porque a população já se cansou de sempre apoiar, e muitas vezes não ser reconhecida.

Às mães e aos pais que estão aqui, tenho certeza absoluta que vocês são verdadeiros guerreiros, porque muitos de vocês abdicaram de seus trabalhos e sonhos que tinham. Muitos de vocês tinham sonhos grandiosos e acabaram abrindo mão de tudo isso para se dedicar às suas crianças. Por isso vocês estão vencendo. A presença de vocês aqui, a evolução de seus filhos e filhas, mostra que vocês tomaram a decisão certa. E por isso a vitória também é certa.

Vou quebrar um pouco o protocolo, e vamos realizar uma oração. Aqui tem pessoas católicas, espíritas, que têm religião, outras que não têm. E ouvimos uma coisa esses dias, de que evangélico faz mal para nosso País. Saiu uma matéria esses dias falando disso. E qual o mal que se comete em orar pela Nação? Qual o mal que se comete em pedir a Deus que ajude as pessoas? Qual o mal que se comete em procurar trazer de volta a unidade da família, o fortalecimento familiar? Qual o mal que existe em nós procurarmos também ter espaço na vida pública, para ajudar as pessoas? Cabe a população decidir se eles entram ou não. Mas o fato de sermos cristãos também nos dá o direito de dizer o seguinte: “Não podemos ser excluídos.” Somos brasileiros e, como tais, temos o direito de lutar pela população, porque já fazíamos isso há muitos anos.

O Milton Vieira, o Gilmaci Santos, o Wellington Moura, todos nós já fazíamos isso há muitos anos sem receber absolutamente nada. Então é sim direito nosso ocupar os espaços, porque muitos tiveram a oportunidade de ocupar e não aproveitaram. Então chegou a nossa vez. Vamos fazer isso e mostrar que ainda é possível fazer um trabalho sério para ajudar as pessoas. Vamos agora falar com Deus e unir a fé, porque creio que todos que estão aqui pelo menos creem em Deus. Se não acredita em muita gente, que pelo menos acredite em Deus, porque Ele pode com certeza dar o melhor para todos nós. Fiquemos de pé e vamos realizar nossa oração.

 

* * *

 

- É feita uma oração.

 

* * *

 

O SR. VALDECI AGUIAR - Boa tarde a todos. É uma alegria e uma honra muito grande estar aqui com vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Valdeci, quero só cumprimentar o nobre deputado Coronel Telhada, que passou por aqui para dar um abraço a todos vocês. Obrigado comandante, receba nosso carinho. Com vocês, Valdeci Aguiar.

 

O SR. VALDECI AGUIAR - Obrigado deputado. É uma honra para mim. Quero aproveitar e parabenizar a Abads pelos 65 anos. Convido meu novo amiguinho Samuel, para darmos uma palinha de um louvor para glorificar Deus, e abençoar as pessoas aqui presentes. Aprenda para cantar conosco.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. VALDECI AGUIAR - Pessoal, eu estava fazendo essa homenagem agora, mas quero deixar algo para vocês, para o Brasil e quem estiver ouvindo. Sempre digo isso, com Jesus eu canto que vai dar certo, porque minha vida foi uma profecia. Mas com Jesus já deu certo. Deixo esse louvor para vocês, onde quer que vocês estejam agora.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Valdeci, vou te pedir. Tem uma apresentação ainda. As crianças estão ali e vão se apresentar, e você encerra a apresentação com todas elas. Então vamos lá. Na sequência, vamos assistir à apresentação do Teatro Infantil Vila do Chaves, com as crianças da instituição. Depois continuamos a festa e encerramos.

Antes, porém, enquanto preparamos, queria cumprimentar uma pessoa muito especial que não pôde estar aqui, mas mandou um abraço a todos vocês. É uma pessoa que vocês talvez não conheçam, mas por detrás dessa grande instituição, tem pessoas que fazem muito mais. Quero cumprimentar, ele pediu que eu deixasse um abraço a vocês, o bispo Maurício Campos. Ele é o verdadeiro homem por trás, que ajuda muito a Rose e todos nós. Ele não pôde vir por um compromisso, mas estaria aqui para dar uma palavra. Ele pediu que eu transmitisse a todos vocês esse abraço carinhoso dele, e dizer que ele continuará lutando junto com a Rose e todos nós em prol de dias melhores para a Abads, para as crianças e famílias.

Vamos para a apresentação.

 

* * *

 

- É feita a apresentação teatral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Uma salva de palmas bem forte. Mais forte. (Palmas.)

 

A SRA. - Queremos agradecer e parabenizar as crianças. A Abads nesses 65 anos tem acreditado nas crianças e no desenvolvimento delas. Que ela possa chegar em muitos lugares que ainda não chegou. Uma salva de palmas para todas as crianças que participaram hoje. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Vamos chamar todas as crianças para virem aqui na frente, para o Valdeci encerrar com essa canção. Já vamos descer, e darei como esgotado.

 

O SR. VALDECI AGUIAR - Este momento está sendo muito especial para mim. Quero dizer para o deputado Milton, o vereador e todos vocês para seguirmos em frente. É uma honra muito grande. Com Jesus, somos mais do que vencedores. Já deu tudo certo em nome de Jesus. Pode soltar.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PRB - Obrigado Valdeci e a todos vocês. Que Deus abençoe vocês. A Casa está aberta para vocês, e em breve estaremos na Abads pessoalmente, para participar de mais festas com vocês, levando boas notícias. Obrigado Andressa, Maria Rosas, Rose, e a todos. Obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à Mesa, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial, à Imprensa, à TV Legislativa, às assessorias das Polícias Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 21 minutos.

 

* * *