http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

30 DE NOVEMBRO DE 2017

081ª SESSÃO SOLENE para OUTORGA DO COLAR DE HONRA AO MÉRITO LEGISLATIVO DO ESTADO DE SÃO PAULO AO SENHOR ANTONIO VERONEZI, EMPREENDEDOR DO GRUPO GENERAL SHOPPING BRASIL S/A E MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINSTRAÇÃO DA ABMES - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

 

1 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia a composição da Mesa. Informa que a Presidência convocara a presente sessão solene, para realizar a "Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao senhor Antonio Veronezi, empreendedor do grupo General Shopping Brasil S/A e membro do Conselho de Adminstração da Abmes - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior", por solicitação deste deputado, na direção dos trabalhos. Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Dá conhecimento de mensagens alusivas a esta solenidade, enviadas por diversas autoridades. Anuncia a exibição de vídeo com depoimentos acerca do homenageado.

 

2 - JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR

Deputado estadual, destaca o papel de Antonio Veronezi na Educação brasileira. Comenta que o homenageado sempre concedeu bolsas de estudos aos alunos mais necessitados da Universidade de Guarulhos, da qual foi fundador. Compartilha memórias de momentos que viveu com Veronezi, ressaltando a criação da empresa General Shopping. Enfatiza a justeza da homenagem.

 

3 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Relata como travou conhecimento com o ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do STJ.

 

4 - PAULO DIAS DE MOURA RIBEIRO

Ministro do Superior Tribunal de Justiça, elogia o deputado Fernando Capez por propor esta solenidade. Faz histórico de sua convivência com Antonio Veronezi, a quem enaltece por seu trabalho em prol da Educação nacional. Avalia que o crescimento do Brasil só será possível por meio do ensino de qualidade.

 

5 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Outorga, após leitura de resumo biográfico do homenageado, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao professor Antonio Veronezi.

 

6 - ANTONIO VERONEZI

Professor, empreendedor, e membro do Conselho de Administração da ABMES - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, expressa sua emoção por receber esta homenagem, pela qual agradece. Discorre sobre suas atividades na Universidade de Guarulhos e na Universidade de Santo Amaro. Defende as universidades privadas. Diz que colheu o fruto do trabalho de quem o antecedeu, e que seu trabalho planta sementes para que outros colham, no futuro. Declara que foi um dos pioneiros do ensino superior privado, juntamente com Hermes Ferreira Figueiredo, entre outros.

 

7 - HERMES FERREIRA FIGUEIREDO

Presidente da Universidade Cruzeiro do Sul, faz relato da entrada da iniciativa privada no ensino superior brasileiro. Combate a ideia de que as instituições privadas de ensino superior não realizam um trabalho sério. Tece elogios a Antonio Veronezi.

 

8 - PRESIDENTE FERNANDO CAPEZ

Considera exemplar a trajetória de Antonio Veronezi. Cita frase de Winston Churchill acerca do otimismo, qualidade que afirma ver no homenageado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Esta Presidência chama para compor a Mesa principal dos trabalhos S. Exa. Eminente Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Prof. Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro. (Palmas.) Chamamos em seguida a magnífica reitora da Universidade Santo Amaro, Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira. (Palmas.)

Chamamos ainda, para compor a Mesa, representando o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, o Prof. Dr. Krikor Boyaciyan. (Palmas.) Vale lembrar que os cursos de medicina das universidades com as quais o professor Veronezi teve a honra de colaborar sempre tiveram grau de excelência.

Ainda para compor a Mesa principal em sua extensão, chamamos a eminente desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Dra. Maria Olívia Alves, que também é esposa de S. Exa. Dr. Paulo Dias de Moura Ribeiro. (Palmas.)

Chamamos também S. Exa. Deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor para a composição da Mesa em sua extensão, assim como S. Exa. Deputado Gileno Gomes, conhecido e querido por todos. (Palmas.)

Chamamos agora a grande companheira... Costuma-se dizer que, ao lado de um grande homem, sempre tem uma grande mulher. No caso de Veronezi, temos que fazer um reparo: à frente de um grande homem, sempre vem uma grande mulher. Maria Dirce Poli Veronezi. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Também chamamos seus filhos: Dr. Alessandro Poli Veronezi e Victor Poli Veronezi. (Palmas.) Uma família unida, uma família muito bonita.

Chamamos ainda o presidente da Universidade Cruzeiro do Sul, professor Hermes Ferreira Figueiredo. Uma salva de palmas ao querido Hermes. (Palmas.)

Representando o comandante da Base Aérea de São Paulo, coronel aviador Kennedy Fernandes Ferreira, o tenente-coronel aviador Luciano Parreira Resende. (Palmas.) Para a extensão da Mesa...

Citamos também o secretário de Segurança Pública de Guarulhos, Gilvan Passos, e a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Guarulhos, professora Marli Aparecida Nabas Lopes, representando o nosso prefeito Guti. (Palmas.)

Também estão presentes o Sr. Lauri Rocha, vereador em Guarulhos, e o Prof. Dr. José Antonio Silveira Neves, coordenador do curso de odontologia da Unisa. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Prosseguiremos com a nominata das demais pessoas presentes, mas neste momento peço que todos, em pé, saúdem com muita alegria, muita energia e muita paixão este que é o um dos grandes educadores do nosso País e hoje recebe a mais importante comenda do estado de São Paulo, o Prof. Antonio Veronezi. (Palmas.)

Antes de dar prosseguimento, quero nominar que está representando o deputado Antonio Salim Curiati o Sr. Hamilton Prado. O deputado Antonio Salim Curiati é detentor de 11 mandatos e ao completar 90 anos - sempre na nossa Assembleia até tarde trabalhando e honrando este Legislativo - foi uma das poucas autoridades, já que a Assembleia é muito econômica na concessão desta comenda, a receber também este título.

Aqui vale a informação de que o Prof. Hermes é presidente do Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior no estado de São Paulo, Semesp.

Está presente também representando o nosso querido deputado federal Marco Feliciano, o queridíssimo Bauer.

Presentes também Carlos Bortole, representando o presidente da Cohab de São Paulo; Américo Primo Alimonti, diretor da Alimonti Comercial e Construtora; Antônio Alexandre Alimonti, diretor da Alimonti Comercial e Construtora; Profa. Monica Mayumi Eguchi, excelente procuradora do estado e professora da Unisa; Dr. Carlos Afonso Gonçalves, delegado de polícia da Corregedoria-Geral da Polícia de São Paulo e eminente professor da Unisa.

Também representando o Poder Legislativo, peço que venha à Mesa principal Romildo, vereador em Guarulhos.

Na sequência nominaremos as demais pessoas presentes.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta não é uma sessão comum, esta não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, reveste-se de rígida forma sacramental nos termos do Regimento Interno desta Casa.

Não se pode solicitar uma sessão solene por qualquer motivo. Ela só pode ser solicitada por deputados no exercício do seu mandato e só pode ser convocada pelo presidente após ser aprovada pelo Colégio dos Líderes desta Casa.

Esta sessão solene foi aprovada pela unanimidade dos deputados desta Casa. E não é por outra razão.

Ela foi por mim solicitada e convocada pelo presidente Cauê Macris com a finalidade de outorgar o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Prof. Antonio Veronezi.

Sendo assim, dando sequência a este ato solene, convido todos os presentes para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º sargento Gleidson Azevedo.

Observo que durante a execução do hino não há necessidade de que nos voltemos para a bandeira, dado que não existe hierarquia entre os símbolos nacionais.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos à Camerata da Polícia Militar e ao 2º sargento Gleidson Azevedo. A Polícia Militar é sempre solícita com as nossas sessões e nossos requerimentos. Uma instituição que está aí nas ruas perdendo homens, arriscando suas vidas. Homens valorosos que defendem a nossa sociedade e lutam pela nossa segurança. Tenho certeza que esta Assembleia Legislativa, estes deputados e deputadas que estão aqui presentes, valorizam a Polícia Militar e lutarão por condições cada vez melhores para que o Estado reconheça e valorize o exercício dessa elevada função. Parabéns, que Deus os abençoe e guarde suas vidas.

Peço ao Cerimonial que conduza aqui acima para que integre a Mesa o professor Ataíde, secretário executivo da Educação da Secretaria de Ensino Superior do MEC.

Enviaram missivas e por esta razão agradecemos a gentil atenção das S. Exas. Ministros do Pretório Excelso Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli e Luiz Fux; S. Exas. Ministros do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca, Marco Buzzi e Regina Helena Costa; S. Exa. Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti.

Enviaram também missivas o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho; secretário adjunto da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano; secretária chefe da Casa Militar e Defesa Civil, coronel Helena dos Santos Reis; secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia; presidente do Cremesp - aqui representado, mas não veio porque está enfermo em Guarulhos - Kazuo Uemura, do Cremesp Guarulhos; Cláudio Miyake, presidente do Crosp, Conselho Regional de Odontologia de São Paulo; deputado estadual João Caramez, deputado estadual Celino Cardoso e deputado estadual Rogério Nogueira.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo agora, dia três de dezembro, às 20 horas. Quem tem a NET, se o sinal não cair como de costume, sintonize no Canal 7 da NET. Pela TV digital, Canal 61.2, e pela TV Vivo, Canal 9.

Assistiremos agora a um vídeo de quatro minutos, com alguns depoimentos que retratam a biografia e a trajetória de vida do nosso homenageado.

 

* * *

 

- É exibido vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem. Está também aqui presente, peço que suba à frente, ocupe a mesa, o Dr. Felipe Sigollo, que representa, como secretário executivo, o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Também anunciamos aqui a correspondência do deputado Estevam Galvão, parabenizando e cumprimentando nosso homenageado.

Para falar em nome de todos os deputados desta Casa, embora a proposta tenha sido feita por este deputado, os 94 integrantes desta Casa Legislativa autorizaram a concessão dessa comenda, de maneira que não é uma homenagem do deputado Fernando Capez, mas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Aqui me confidenciava, orgulhoso, Veronezi estudou na Universidade de Guarulhos.

Para falar em nome dos deputados, convido S.Exa., deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor.

 

O SR. JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR - PRB - Sr. Presidente, deputado Fernando Capez, meu par aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Gileno, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades, desembargadores, procuradores, ministros, quero cumprimentar a Maria Dirce, o Vitor Veronezi, o Alessandro, essa família querida, que esse querido homem constituiu.

Falar de Antonio Veronezi não é difícil, principalmente quando se conhece um pouco da história do professor Antonio Veronezi. A todos aqui presentes, telespectadores da TV Assembleia, falar de Antonio Veronezi é lembrar da história de um educador. Por muitas vezes estive tomando café na sala da reitoria da Universidade de Guarulhos, com o professor Antonio Veronezi.

Quero compartilhar com vocês um pouco dessa história. História bonita. Tomando café com ele, ficava impressionado, porque a mesa dele eram pilhas de prontuários de alunos. Eu não sabia que eram prontuários de alunos. Cheguei lá, eram aquelas pilhas.

Conversando com o professor, ele parava um pouco a conversa, pegava um prontuário, ligava, pedia para falar com a mãe do aluno tal, ou o pai da aluna “y”. “As notas, estou vendo aqui, não estou feliz com as notas, não. Precisa melhorar e vou cobrar. Melhor, estou cobrando de vocês isso.”

Fiquei impressionado. Ele desligou o telefone, e falei: “Professor, está ligando para quem?” “Estou ligando para os responsáveis pelos alunos que tenho ajudado aqui na parte social. Alunos bolsistas precisam ter nota. O maior investimento que esse aluno pode fazer é estudar. Esse investimento não é para mim, não é para a universidade, não é para o pai nem para a mãe. É para eles. Eu vou cobrar, e cobro em tempo integral até ele se formar.

 Fiquei muito impressionado. O professor Antonio Veroneze, andando pela sua instituição, parava para conversar com o pessoal auxiliar de limpeza, com o vigia, com todos os funcionários. Sempre foi assim, a vida inteira. Ao longo de muitos anos, sempre foi essa pessoa.

Um dia o professor me chama, com mais alguns amigos, para apresentar - na sala da Reitoria dele - uma fita de vídeocassete. Essa fita de vídeocassete, ele estava idealizando... Hoje é um dos maiores empreendimentos do país, uma das maiores redes de shoppings do país. Ele estava idealizando o primeiro shopping: o Internacional Shopping.

Naquele momento, a cidade não acreditava: “Imagina, um shopping center em Guarulhos? De forma nenhuma vai acontecer! A cidade não comporta, Guarulhos é um município muito próximo de São Paulo e tem os shoppings em São Paulo.” O professor mostrou aquela fita e foi passando o tempo. Eu quero compartilhar. Depois ele vai até puxar a minha orelha, mas eu quero compartilhar porque é muito importante para mostrar essa história.

E com dificuldades, acontecendo as obras do shopping.

Em dado momento, passando por dificuldades, ele disse para mim uma coisa, eu tomando café com ele: “Jorge, é o segredo que eu quero te dizer. Temos muitos compromissos. Estou fazendo esses empreendimentos e muitas vezes não consigo honrar com os meus credores. Mas o segredo é você tomar café com eles, antes de eles te chamarem. É você ligar para eles e mostrar que está ali, que está pronto e que você vai honrar. Você pode não honrar naquele momento, mas você estará honrando.

Gente, hoje vocês veem a rede General Shopping Brasil, o tamanho que é. É uma das maiores redes do país. A Universidade Guarulhos é referência hoje, não só na cidade como em toda a região. Professor, estive esses dias lá na universidade. Conversando com aqueles auxiliares de limpeza, com quem conversamos na cantina, com quem você sempre conversou, as pessoas falam: “Estou sentindo muita falta do professor aqui.

Do professor Antonio Veronezi, que não só no pátio circulava; do professor Antonio Veronezi que entrava nas salas de aula para ver as aulas dos professores; do professor Antonio Veronezi que ia ver se o laboratório estava em condições. E que fazia de tudo para investir em equipamentos e dar aquilo que era de melhor qualidade para todos os alunos.

Professor Antonio Veronezi, quero dizer que essa honraria muito econômica nesta Casa - a maior Assembleia Legislativa neste país - não poderia ter escolhido melhor pessoa. Meu caro presidente e irmão, Fernando Capez, este deputado tira o chapéu a Vossa Excelência.

Esta Casa votou “sim” por unanimidade. Quero dizer uma coisa para todos vocês. Hoje, se andarmos pelo estado e pelo País, encontraremos muitos arquitetos, muitos cirurgiões-dentistas, advogados, professores, administradores, que conseguiram se formar, conseguiram ter um caminho na vida, graças a esse querido homem, Antonio Veronezi, para o qual peço uma salva de palmas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Belo depoimento de um dos mais importantes deputados desta Casa. Aliás, Guarulhos está de parabéns, tanto pelo Gileno Gomes quanto pelo Jorge Wilson. Se vocês me permitem, também me considero um deputado de Guarulhos.

Quero anunciar o professor doutor Marcelo Sales da Silva, coordenador do curso de Direito, também está aqui presente. (Palmas.) Embora não especificado aqui, ele é da Unisa.

Neste momento, gostaria de passar a palavra a alguém que foi o primeiro magistrado, o primeiro juiz de Direito que eu conheci enquanto promotor de Justiça. No distante ano de 1988, no mês de janeiro, eu chegava ao Fórum de Santo André como promotor de Justiça substituto e, após cumprimentar todos os integrantes, promotores e juízes, fui à 3ª Vara Cível cumprimentar o último magistrado que faltava. Lá chegando, um jovem, um jovenzinho e ainda inseguro Fernando Capez se dirige a ele com um hesitante e gaguejante “bom dia, doutor”. Ele vira, severo, e diz: “Doutor não, Excelência”. Em seguida, vendo o nervosismo daquele jovenzinho, larga um sorriso gostoso, alegre, fraternal, me abraça e diz: “Seja bem-vindo, Capez”.

Essa maravilhosa figura humana, hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça, terá a palavra para saudar Antonio Veronezi em nome de todos os presentes nesta Assembleia. (Palmas.)

 

O SR. PAULO DIAS DE MOURA RIBEIRO - Apresento meus votos de boa noite a todos os presentes. Quero, antes de mais nada, fazer uma saudação, com muito carinho, ao deputado que preside esta cerimônia, Fernando Capez, que, como vocês viram, conheço há muitos anos e sempre conseguimos manter uma relação extremamente firme, proveitosa, generosa e muito gostosa de amizade.

A iniciativa do deputado Fernando Capez é absolutamente louvável, tanto que teve a aprovação unânime desta Casa. Em sua pessoa, deputado, saúdo seus colegas que estão aqui, que constam da nominata já mencionada, e saúdo também o nosso homenageado, o professor Antonio Veronezi, na pessoa de quem saúdo também sua esposa, professora Maria Dirce, e seus filhos, Alessandro e Victor. Saúdo também os meus colegas, professores da UnG que estou vendo aqui, e o faço na pessoa da magnífica reitora, professora Luciana Lúcio Pereira. E não posso deixar de fazer uma saudação especial às mulheres presentes, e o faço, sem medo de errar, na pessoa da minha mulher, Maria Olívia Alves, que está aqui, me acompanhando nessa gostosa empreitada de vir aqui trazer um abraço ao professor Veronezi.

Professor, eu estou aqui representando, neste instante, o Superior Tribunal de Justiça. Trago a Vossa Magnificência o abraço de todos os seus amigos, meus colegas e seus amigos, do Superior Tribunal de Justiça.

Assim como o deputado que me antecedeu, também quero contar uma historinha do professor Veronezi, para que seja avaliada a razão pela qual ele é tão querido em sua instituição.

Conheci o professor Veronezi, não sei como, não sei que cargas d’água houve, mas o fato é que meu anjo da guarda me levou à Universidade de Guarulhos e, ali, aprendi a conviver com o professor Antonio Veronezi. Lá, me chamou demais a atenção uma coisa que jamais esqueci.

O professor Antonio Veronezi não é um empreendedor para ganhar dinheiro, ele é um homem que sabe que o capital pode e deve ser humanista. Aquilo que meu antecessor falou é a mais absoluta verdade, mas eu tenho outro detalhe. O professor Veronezi, tarde da noite, entrava nas salas de aula, se apresentava, andava pelo pátio e falava com os alunos. Isso tudo demonstra que o professor Veronezi é querido porque sabe que o capital que os alunos estão investindo deve ser revertido em prol da sociedade e porque, como todos nós sabemos, o professor segue o que Pitágoras ensinou, ou seja: “Educai os pequenos para que não tenhamos que punir os adultos.” É essa a vestimenta do professor Antonio Veronezi. Com isso tudo, ele alegra o coração de todos nós.

Não há nenhuma pessoa nesta sala que não saiba que este País só vai caminhar e ter sucesso por meio da Educação. É isso o que o professor Veronezi imprime todos os dias naquilo que ele acredita, que é a Educação.

Então, não sou eu que agradeço. Não é a Assembleia Legislativa de São Paulo que agradece, mas todos nós, brasileiros, que queremos o crescimento deste País, temos que agradecer ao professor Veronezi. Esta homenagem que ele recebe nada mais é que o louvor e o reconhecimento de todos nós à necessidade de ensino de qualidade.

Professor, receba os nossos parabéns por mais este galardão. Um abraço a todos! Feliz Natal e um próspero Ano Novo!

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns. Nosso sempre deputado Francisco Dias está aqui, também, presente, nos homenageando. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Estamos nos aproximando do clímax desta sessão solene, que já ganha os contornos. A professora Monica Eguchi já bateu foto aqui e já postou. A Dra. Ana Lúcia já me remeteu, aqui, e está circulando pelas redes sociais esta sessão solene.

Neste momento, antes de proceder à outorga do Colar de Honra ao Mérito, vamos proceder à leitura dos motivos por que Antonio Veronezi foi escolhido pela unanimidade dos deputados desta Casa para esta difícil - mas merecida - homenagem.

O professor Veronezi iniciou sua carreira muito cedo. Por uma questão de absoluta necessidade de garantir a própria subsistência, começou a trabalhar aos 11 anos de idade em um colégio na Penha, zona leste de São Paulo, apenas para ganhar o direito de estudar. Passou, então, parte de sua infância e seguiu na juventude dentro de um ambiente escolar.

Cursou química industrial, de onde extraiu os conhecimentos necessários para combinar todos os elementos que o levaram a este sucesso. Pôde, então, suprir as necessidades básicas de sua família, trabalhando como químico por algum tempo, chegando até a constituir empresa própria, de onde já mostrava seu espírito empreendedor, mas sua vocação era outra. Cursou licenciatura, vindo a se tornar professor de química. É preciso ter muita inteligência e amor para gostar de química e ensiná-la.

Retornou, dessa forma, ao meio acadêmico, de onde nunca mais saiu. Seu espírito de solidariedade e preocupação socioeducacional então aflorou. Voltou àquele colégio onde havia sido office boy. Criou, lá, o curso de química industrial. Lecionou durante alguns anos e tornou-se diretor.

Concomitantemente, em 1969 - ano em que Jorge Wilson completou 20 anos -, foi convidado a assumir aulas no Colégio Claretiano de Guarulhos, cidade vizinha ao bairro da Penha, pela dificuldade que tinham os dirigentes de então daquela escola na contratação de professores de química. Veronezi, que nunca teve medo, não recusou. Aceitou o desafio, mesmo tempo premido, pois era nessa mesma época que começava a desenvolver seu negócio, sua empresa, sua indústria. Acabou tendo que escolher: ou mantinha sua indústria, seu emprego, seu principal meio de subsistência, ou continuava a lecionar. Foi um momento de difícil escolha. Veronezi, então, premido pela necessidade, escolheu: desfez-se da indústria, onde seu então sócio prosseguiu e teve enorme sucesso financeiro.

Veronezi voltava à estaca inicial e recomeçava como professor depois de ter sido empresário de sucesso. Naquele momento, entre os benefícios materiais de uma empresa próspera e a Educação, escolheu a Educação.

Esse mesmo colégio de Guarulhos entrou em dificuldade, e Veronezi, com visão, experiência e coragem, convocou mais três professores da escola, criando uma associação. Então, voltando ao seu espírito empreendedor que nunca o abandonou, arrendou o colégio e criou, a partir dali, as Faculdades Farias Brito, hoje Universidade Guarulhos.

Em 1972, por solicitação do então ministro da Educação Ney Braga, foi desafiado a recuperar a Faculdade de Direito de Bragança Paulista, que acabara de sair de uma intervenção federal. Seu dirigente havia feito a solicitação de orientação ao Veronezi, que depois do apelo de S. Exa., o ministro, decidiu aceitar, assumindo a diretoria de planejamento daquela instituição. Organizou a entidade e criou lá outros cursos, dentre os quais odontologia e medicina, que dirigiu por um tempo. Construiu um hospital-escola dentro da faculdade - que hoje é referência na região - para dar suporte aos cursos na área da Saúde.

Na cidade vizinha, Itatiba, criou os cursos de psicologia e engenharia, abrindo depois para outras áreas do conhecimento. Esse conjunto constitui, hoje, sua outra filha: a Universidade São Francisco. Sempre que houve oportunidade, voz corrente entre seus pares, Veronezi auxiliou e socorreu instituições que o procuraram, motivo pelo qual estabeleceu extraordinária convivência no setor. Jamais deixou de estender as mãos a quem quer que o procurasse, como o deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor, um dos deputados mais importantes desta Assembleia, que teve em Veronezi a mão acolhedora do apoio à Educação. Sempre para ajustar, sempre para recuperar, sempre para auxiliar.

Na capital, não parava de atuar na área da Educação, criando as Faculdades Integradas Santo Antonio. Mantida por aquela mesma instituição bragantina, criou ainda as Faculdades do Tatuapé - Facta -, que foram absorvidas pela bem sucedida Universidade São Judas Tadeu, que também foi estimulada a se constituir por Veronezi. O professor Mesquita e a dona Alzira, mantenedores do Colégio São Judas Tadeu, estavam acomodados e resistiram à ideia, até que Veronezi se propôs a orientar e montar todo o processo de criação.

Retornando outra vez àquele colégio onde iniciou sua vida como “office boy”... E ele, aqui, já me cutucou com um pontapé no tornozelo: ‘“office boy” é anglicismo; diga “auxiliar de escritório”’. O professor está sempre presente. Naquele colégio onde ele iniciou sua vida como auxiliar de escritório, o Ateneu Ruy Barbosa, Veronezi convenceu seu proprietário e já amigo a se unir a três colégios pequenos - Caetano Cortelli, Excelsior e Liceu Santo Afonso -, juntos formando uma só organização, que ele próprio batizou de Faculdades da Zona Leste de São Paulo, hoje Unicid. E o Rubinho veio aqui te dar um abraço carinhoso: hoje é aniversário da netinha dele. Ele foi com lágrimas nos olhos, mas gratidão no coração.

Mesmo em Guarulhos, onde já criara a Universidade Guarulhos e a UNG, apoiou a criação do hoje Centro Universitário Eniac, até cedendo um imóvel seu para instalação dos primeiros cursos. Bem, sei que vocês estão achando demasiadamente longa esta leitura, mas é necessário justificar. Não para os senhores que estão aqui presentes, mas para todos aqueles aos quais chegará esta sessão e esta homenagem, seja pelas redes digitais, pelas redes sociais, seja pela televisão, o porquê, os critérios de impessoalidade e merecimento que levaram a Assembleia Legislativa a outorgar este Colar.

Mas, humilde como ele é, pediu que eu abreviasse a leitura. Ficaríamos aqui horas relatando feitos de intervenção positiva do Veronezi na implantação e organização de instituições de ensino superior em São Paulo, e, como se não bastasse, em todo o País.

É necessário ainda, porém, relembrar, repisar mais uma vez, em Belém do Pará, onde jamais havia estado, a pedido então ministro Jarbas Passarinho, juntou pessoas de destaque cultural, inclusive o secretário de Educação da época. Lá, em Belém do Pará, que um jogador de futebol disse, Paulo Isidoro, quando jogando pelo Santos lá chegou: “È uma honra jogar na cidade em que Jesus nasceu”.

 Juntou pessoas de destaque cultural, inclusive o secretário de Educação da época, e criou então, lá em Belém, a primeira faculdade particular, Unama, Universidade da Amazônia.

Chega? Só mais um pouco. No Maranhão, da mesma forma, atendendo à solicitação do governo, aquele que já era para ser um empresário bem sucedido há muito tempo, e acomodado, criou as primeiras faculdades em São Luís, hoje Universidade do Maranhão.

Chega? Fez a mesma coisa em Arapiraca, cidade de Alagoas, que também conheci, tive a honra de ser cidadão de Arapiraca. Rendemos as homenagens eternas ao Asa, por ter eliminado o Palmeiras na Copa do Brasil.

Fez a mesma coisa então em Arapiraca, cidade de Alagoas, onde criou a faculdade, que até hoje funciona, a pedido do então deputado Albérico Cordeiro. A cidade hoje tem 180 mil habitantes.

Combateu o ministro Chiarelli, em defesa da Universidade Luterana do Rio Grande do Sul, e socorreu, em situação de emergência, a Universidade Potiguar, instalada em Natal, e, pasmem, senhores e senhoras - eu prefiro senhoras e senhores -, tudo isso sem retorno pecuniário, sem buscar a compensação financeira, e deixando a empresa bem sucedida que havia montado.

Veronezi nunca pediu nem aceitou pagamento nestas missões. A esta altura, nós devemos estar nos questionando: “Bom, então foi um péssimo chefe de família, não, é? Largou a família à míngua”. Não. Criou em paralelo, partindo de uma casa de comércio do seu sogro em Guarulhos - sogro que eu sou testemunha, você amava como um pai - hoje uma rede constituída hoje por 15 shopping centers, tocada com muita responsabilidade e competência por seus diligentes filhos, Alessandro, Victor e Ana Beatriz, que também é atleta.

Daí provém os rendimentos financeiros da família. Hoje, por pura paixão, assumiu e orientou a recuperação da Universidade de Santo Amaro, que caminhava, por crise de gestão, para o mesmo destino que teve a Gama Filho, no Rio de Janeiro, que acabou fechando.

Veronezi atendeu à solicitação do Roberto Kalil, lá formado médico, e passou a orientar aquela instituição, que vinha minguando para cerca de dez mil alunos entre todos os seus campi e EAD.

 Hoje, ela já conta com cerca de 28 mil alunos, e deve entrar o ano de 2018 com 30 mil alunos. Aliás, faço uma pausa. Peço para que os alunos da Universidade de Santo Amaro aqui presentes fiquem de pé. Uma salva de palmas. (Palmas.)

Se não fosse por vocês, ele não teria feito nada disso, e não estaria hoje recebendo esta comenda. Nada realiza mais do que a tarefa de ensinar. Nós podemos estar nas mais variadas funções, juiz, promotor, deputado, professor de química, mas o que nós somos e sempre seremos, e teremos orgulho, é de ensinar, é de sermos professores. Que Deus dê um grande futuro a cada um de vocês que hoje estão aqui presentes. Muito obrigado.

Mais importante que essa numerologia toda de alunos e a qualificação da instituição que vem avançando, tinha um hospital fechado, que foi equipado e reaberto; o curso de Direito, que contrata um elevado número de mestres e doutores, mesmo sabendo que isso onera, em demasia, a folha. A Odontologia trocou seus equipamentos, que eram todos ultrapassados, por modernos. Os cursos de mestrado e doutorado estão sendo reavaliados - e muito bem avaliados - pelo MEC, porque as universidades, com as quais o nosso professor Veronezi contribui, reinvestem integralmente seus recursos no próprio ensino.

Assim é que transparece a orientação dada pelo professor Veronezi e a qualificação que qualifica o aluno como de maior qualidade e, por isso, causa uma enorme procura.

Veronezi é um homem que tem a fé como força propulsora de suas ações e a paixão como leme que direciona as suas condutas. A esperança faz com que ele jamais perca o rumo e, mesmo quando as dificuldades do cotidiano obnubilam sua visão, lhe dá força para prosseguir.

Uma frase de Veronezi que ficou marcada para mim é: “A cada novo desafio, eu renasço e começo a viver novamente. Quando termino esse desafio bem sucedido, para que eu continue o combustível que mantém a chama de minha vida acesa, eu preciso dar início a outro.

Por todos esses qualificativos, por toda essa história e essa trajetória, eu convido os integrantes desta Mesa mais os dois deputados desta Casa para, junto com esta Presidência, neste momento solene, outorgarmos o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta comenda do estado de São Paulo, ao professor Antonio Veronezi.

 

* * *

 

- É entregue o Colar de Honra ao Mérito Legislativo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Solicito ao Cerimonial que conduza nosso homenageado ao parlatório principal desta Casa, de uso privativo dos deputados, mas que hoje, com a Assembleia engalanada pela figura do professor Veronezi, se rende à autoridade de sua trajetória. Conduzam o homenageado para que ele dirija suas palavras a todos. Tem a palavra o Sr. Antonio Veronezi.

 

O SR. ANTONIO VERONEZI - Sr. Presidente desta sessão solene, doutor e professor Fernando Capez; querido amigo Paulo Dias de Moura Ribeiro, que representa o STJ e o STF também - por que não? -, onde logo chegará; Sr. Presidente do Conselho Regional de Medicina; Sra. Luciane, minha reitora; minha querida família, Maria Dirce, Alessandro, Victor e tenho que citar Ana Beatriz, não presente aqui também porque trabalha tanto quanto eles; queridos amigos; Srs. Deputados presentes; Srs. Vereadores de Guarulhos; Sra. Secretária de Educação, professora Marli; Sr. Gilvan, secretário de Segurança; Sr. Felipe Sigollo, representando o ministro; Sr. Ataíde, meu companheiro de zona leste; senhoras e senhores; Srs. Professores e discentes da Universidade de Guarulhos, da Universidade de Santo Amaro e de outras instituições de ensino; meus queridos colegas de trabalho, professores, gente que me acompanha há tanto tempo; vocês não têm ideia da emoção que sinto neste momento.

Eu venho brincando com as pessoas. Há pouco fui entrevistado. O pessoal acha que eu vou morrer logo e começa a me homenagear. “Já que ele vai morrer, vou homenagear antes”. Olha, eu vou decepcionar vocês. Não vou morrer tão logo, porque tenho muita coisa para fazer ainda.

Quero justificar um pouco, antes de mais nada, a minha passagem da Universidade de Guarulhos para a Unisa. Você enxerga vários filhos, de várias pessoas, em várias situações. Eu sou aquele que se volta para onde é mais necessário. Eu não abandonei a filha Universidade de Guarulhos. Eliane sabe que eu vivo lá. É ou não é? Não abandonei. Vou para lá pelo menos uma vez por semana, dou meus “pitacos”, converso com as pessoas, puxo orelha, brinco com todo mundo, porque, ainda, é um filho meu, tenho esse direito e faço, também, quando converso com as pessoas de Bragança, quando converso com o Edson Franco, da Universidade da Amazônia. Hermes, desculpe-me por não tê-lo citado. Hermes, nosso maior representante no estado de São Paulo, que é o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, é um homem que vem fazendo um brilhante trabalho em defesa da iniciativa privada e mostrando, publicamente, a qualificação que cada instituição de ensino particular vem buscando e conquistando a cada dia. Temos muitas dificuldades, porque a mão de obra tem vindo defasada. Recebemos alunos sem preparo, infelizmente, e a universidade acaba pagando o preço da desqualificação daqueles que nos antecederam no Ensino Fundamental e Médio.

Quero manifestar aqui o grandessíssimo prazer que tive de receber colegas: meu querido amigo que está ali, do Objetivo, já tivemos grandes brincadeiras, o Gadelho, que deu aula comigo na TV Rui Barbosa. Na pessoa dele, quero cumprimentar todos aqueles que lecionaram comigo. Sou suspeito para falar de cada um. Conheço cada um de vocês. Aqueles que eu não conhecia antes, conheci depois, mas venho conhecendo e reconhecendo o trabalho de cada um.

Passa-me aqui na cabeça, agora, a fábula do plantador de tâmaras. Ele plantava tâmaras, para quem não conhece a fábula, vou apenas resumir: perguntavam para que ele plantava tâmaras, se não iria colhê-las, porque elas dão fruto depois de 50 anos. Quero dizer a vocês que alguém plantou tâmaras para mim. Alguém plantou tâmaras para que eu e minha família colhêssemos. Então, temos obrigação de plantar tâmaras. É o que vamos fazer enquanto pudermos. E a história das portas e a história que o Prof. Paulo disse aqui, que o Jorge Wilson disse, é verdadeira. Vocês não sabem o prazer que tive em encontrar agora aqui uma moça que um dia chegou à Faculdade Santo Antônio, sem poder ter vida em São Paulo, ela e sua irmã. Eu as acolhi, foram funcionárias. Anos se passaram, e hoje elas estão trabalhando na Unisa, a minha querida Marlene, que eu chamava de Marlene baiana, que conheço desde 74. Há professores que me acompanham desde o começo de carreira, gente que deu testemunho aqui, como o Bolano.

Então, o que eu posso querer mais da vida? Deus deu saúde aos meus filhos; deu a felicidade de eu encontrar a mulher dos meus sonhos; deu-me uma família brilhante; amigos como vocês que me ajudam a plantar tâmaras, porque vocês estão plantando comigo. Não estou plantando sozinho: alguém cava, alguém joga a tâmara, alguém ara, alguém rega. É isso que nós todos estamos fazendo, hoje. Kovak, você que trabalha tanto em defesa da legitimidade das instituições de ensino, entenda que este é um projeto de plantar tâmaras para o futuro. É isso que fazemos com nossos alunos. Estamos plantando neles tâmaras para o futuro. Quero que Deus me dê saúde enquanto eu puder viver para que eu continue plantando tâmaras para poder ter vocês ao meu lado me ajudando, arando a terra e acreditando que alguém plantou para nós, para que pudéssemos plantar para os outros.

Vamos em frente que Deus nos dará a luz. Graças a Ele é que estamos aqui neste momento. Perdoem-me se esqueci de alguém aqui, de fazer homenagem que todos merecem. Perdoem-me se não cito todos nominalmente, é impossível. E a minha gratidão maior é para vocês, discentes, alunos que hoje nos dão o prazer de poder ter a realização, de poder ter com quem trabalhar. Que é para vocês que trabalhamos.

Muito obrigado. (Palmas.)

Peço permissão para fugir do protocolo. Eu falava do ensino superior. Nós fomos bandeirantes nessa história, bandeirantes. Só existia uma instituição em Bauru, que era do Toledo. A Unaerp, em Ribeirão Preto, estava nascendo. Havia Mogi das Cruzes e o Ose, de Itapetininga. Não havia mais ninguém.

Começamos paralelamente à Universidade Farias Brito, de Guarulhos, e à Universidade Cruzeiro do Sul, dirigida pelo Hermes, que hoje é o presidente, com muita honra, propriedade e merecimento. Ele carrega um piano, o que não é fácil. Queria que o Hermes pudesse se manifestar também. Ele merece esta homenagem tanto quanto eu.

 

O SR. HERMES FERREIRA FIGUEIREDO - Eu estava comentado com a Maria Dirce que, para um amigo igual a esse, é melhor dois inimigos no lugar. Veronezi, antes de mais nada, quero deixar os meus cumprimentos ao deputado Fernando Capez por tão lisonjeira homenagem que está sendo dada ao nosso amigo fraterno, o nosso irmão Antonio Veronezi.

Ele se lembrou muito bem de que, quando começamos na década de 1970, pouco existia em matéria de ensino superior particular, não só em São Paulo, mas no Brasil. É da década de 70 a Universidade Cruzeiro do Sul, a Universidade da Cidade de São Paulo, a Universidade de Guarulhos, a São Judas Tadeu, a Unic, a Universidade Paulista, a Universidade de Marília, a Universidade de Prudente e a Unoerp.

Como representante de um segmento do ensino superior particular, eu sempre falo para o Veronezi - como ele disse - que não é um fardo fácil devido à constante necessidade de dizermos à sociedade e às autoridades deste País que nós somos pessoas sérias. Essa é a maior dificuldade. Sempre partimos do princípio de que todos são sérios. O nosso não. Temos que provar, todos os dias, e dizer que somos sérios.

É uma tarefa que fazemos com muita satisfação e orgulho, por representar todas as universidades do estado de São Paulo, porque sabemos do trabalho que cada um faz na sua instituição. O Veronezi omitiu, mas ele foi um dos primeiros presidentes da Associação Nacional de Universidades Privadas, com sede em Brasília, e nos representou muito bem por alguns anos.

Veronezi, eu pensei que fosse um daqueles coquetéis mais informais. Por isso, desculpe-me a falta da gravata e dos trajes formais, mas eu vim aqui para lhe dar um abraço. Dando um abraço em você, eu me sinto homenageado, porque você realmente representa parte significativa de um ensino superior de qualidade que praticamos no estado de São Paulo e no Brasil.

Quero dizer que você, juntamente com alguns de nossos companheiros, podemos dizer que revolucionamos e reinventamos o ensino superior no Brasil. Se não fossemos nós, da iniciativa privada, nós estaríamos talvez, hoje, engatinhando com três ou quatro por cento de jovens, de 18 a 24 anos, no ensino superior. Graças à iniciativa privada hoje - nós temos muito pouco ainda - já alcançamos 18% do ensino superior particular sendo frequentado por jovens de 18 a 24 anos, número irrisório ainda, perto dos indicadores que países de menor porte e menor capacidade econômica que o Brasil, já ostentam.

Veronezi, não vou falar mais nada. Quero estender minha homenagem aqui, os meus agradecimentos pelo convite honroso que tive de comparecer aqui, dar um abraço na Maria Dirce, dar um abraço no Victor, dar um abraço no Alessandro e pedir a eles para agradecer diuturnamente e rezar pela felicidade que tiveram de ter o pai que têm, Antonio Veronezi.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Como um professor que ensinou a sua vida toda, Veronezi teve, na maior lição que poderia dar a todos nós, a sua própria vida, a sua própria trajetória. Por si só ela já é uma grande lição. E após termos aprendido e apreendido tudo que ele viveu e que projeta, aquilo que ele ainda fará, ele nos dá ainda mais uma lição de companheirismo, de amizade e de justiça ao chamar aqui para a ribalta o seu grande amigo, o seu grande companheiro e também um grande educador, professor Hermes.

No encerramento deixo apenas a lembrança da célebre frase de Winston Churchill, a maior importante personalidade do Século Excelência: “O pessimista vê em cada oportunidade apenas uma dificuldade; o otimista vê em cada dificuldade uma nova oportunidade”.

Veronezi venceu, também, por ser um otimista, por ver a vida com alegria, por ver em cada obstáculo que surgia à sua frente não algo que interrompia a sua passagem, mas algo para ser escalado e tornar a sua trajetória ainda mais elevada.

Veronezi, não foi a Assembleia Legislativa que o homenageou. Você homenageou o povo de São Paulo ao aceitar integrar o reduzido, restrito e seleto grupo daqueles que ostentam que hoje está com você, o Colar de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Esta Presidência agradece às autoridades, a toda a minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, de Atas, do Cerimonial - vejam quantas coisas integram uma solene - da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta sessão.

Convido todos - menos os que estão nos assistindo pela televisão, que já terá sido domingo e já terá acabado - não para um coquetel - porque me corrigiria aqui o professor Veronezi - mas para um comes e bebes aqui, que será servido no Salão dos Espelhos.

Está encerrada a sessão, mas que Deus continue protegendo a cada um de nós. Boa noite.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 38 minutos.

 

* * *