http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

04 DE DEZEMBRO DE 2017

084ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO EXTENSIONISTA RURAL

 

Presidente: DAVI ZAIA

 

RESUMO

 

1 - DAVI ZAIA

Assume a Presidência e a abre a sessão.

 

2 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

3 - PRESIDENTE DAVI ZAIA

Informa que a Presidência efetiva convocara a presente sessão solene, a pedido deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de realizar "Comemoração do Dia do Extensionista Rural". Convida os presentes a ouvirem, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

4 - RUBENS NAMAN RIZEK JUNIOR

Secretário adjunto de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, representando o secretário Arnaldo Jardim, faz cumprimentos. Discorre sobre a relevância do extensionista rural para a economia e a agricultura de São Paulo. Considera a diversidade de cultivos realizados pelos produtores do Estado. Ressalta a importância social e ecológica da grande quantidade de pequenas propriedades rurais paulistas. Agradece o deputado Davi Zaia pela iniciativa desta solenidade.

 

5 - OSVALDO JOSÉ MAZIERO

Presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região, faz agradecimentos e saudações. Fala a respeito da atuação da Cati em Atibaia e Jarinu. Defende a ampliação da quantidade de extenisonistas rurais e a valorização de sua carreira pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

 

6 - CARLOS EDUARDO KNIPPEL GALLETTA

Presidente da Associação Paulista de Extensão Rural - Apaer, cumprimenta os presentes. Tece elogios à atuação do deputado estadual Davi Zaia e do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim. Esclarece atividades da Fundação Itesp relacionadas aos interesses das populações quilombolas e ao assentamento de famílias. Disserta sobre o histórico da atividade de extensionista rural no Brasil e em São Paulo. Frisa a relevância do Prêmio Extensionista Rural, criado pela Apaer, o qual, adita, destaca a multidisciplinaridade do setor. Defende a valorização dos agricultores familiares.

 

7 - VICTOR BRANCO DE ARAUJO

Presidente da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo - Agroesp, saúda os presentes. Relaciona a atuação e os ensinamentos de Jesus Cristo às atividades agrícolas dos extensionistas rurais paulistas. Parabeniza esses profissionais pela data comemorativa.

 

8 - MARCO ANTONIO SILVA

Diretor adjunto de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - Itesp, faz cumprimentos às autoridades presentes. Tece comentários acerca de mostra, nesta Casa, a respeito dos extensionistas rurais. Fala sobre sua identificação pessoal com a temática. Discorre acerca da atuação da Itesp com famílias assentadas e comunidades quilombolas. Destaca a relevância do extensionista rural para a efetivação de políticas públicas de agricultura familiar; enumerou dados do trabalho da fundação. Agradece ao governo estadual pelo apoio à Itesp, e aos parlamentares desta Casa pela aprovação de leis que, segundo ele, beneficiam o setor agricultor. Saúda os homenageados desta solenidade.

 

9 - JOÃO BRUNELLI JUNIOR

Coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - Cati, cumprimenta os presentes. Felicita-se pelo reconhecimento público da atividade dos extensionistas rurais. Tece elogios ao trabalho de desenvolvimento sustentável realizado pelos órgãos ligados à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Numera atributos dos profissionais homenageados. Frisa a relevância de ações do setor de extensão rural, as quais, adita, estão expostas em mostra, nesta Casa. Faz agradecimentos pela iniciativa desta solenidade.

 

10 - IZABEL DE JESUS PINTO

Mestre de cerimônias, anuncia a entrega do Prêmio Extensionista Rural do ano 2017. Elenca os homenageados. Lê seus currículos.

 

11 - OVANYR VINICIO RENESTO

Economista, faz agradecimentos pela homenagem.

 

12 - GILBERTO JOSÉ BATISTA PELINSON

Engenheiro agrônomo, fala sobre sua trajetória profissional. Agradece seus pares pelo apoio. Deseja que a presente premiação seja um estímulo para os extensionistas rurais.

 

13 - ROSILVA BRITO RODRIGUES

Assistente social, faz agradecimentos pela premiação recebida.

 

14 - PRESIDENTE DAVI ZAIA

Discorre sobre a simbologia do Prêmio Extensionista Rural. Destaca o engajamento dos homenageados com o aspecto humano da extensão rural. Afirma seu compromisso com a luta pela reestruturação da carreira dos extensionistas rurais. Fala sobre a importância desses trabalhadores para a produção agrícola do estado de São Paulo, com ênfase na precificação e diversificação de produtos, na inovação de técnicas e no desenvolvimento da agricultura familiar. Acentua o papel desta Casa no apoio aos pequenos agricultores. Felicita-se por melhorias realizadas no setor por meio de sua atividade parlamentar. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Davi Zaia.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Com a palavra, o proponente e presidente desta sessão solene, deputado estadual Davi Zaia.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão foi convocada pelo presidente desta Casa, o deputado estadual Cauê Macris, atendendo à solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Extensionista Rural, celebrado nacionalmente no dia seis de dezembro.

Convido a todos os presentes para, em posição de respeito, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pelo Serviço de Audiofonia da Alesp.

 

* * *

 

- É reproduzido o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Quero cumprimentar e registrar as presenças. Sr. Rubens Rizek, secretário adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, neste ato representando o secretário Arnaldo Jardim, que fará um esforço para ver se ainda consegue chegar até aqui, mas tinha outro compromisso onde ele seria homenageado, então não poderia faltar. Mas estamos aqui bem representados, porque a secretaria é de uma dupla de craques.

O engenheiro agrônomo João Brunelli, coordenador da Cati - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral; o Marco Antônio Silva, diretor adjunto de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - Itesp; o engenheiro agrônomo Carlos Galleta, presidente da Associação Paulista de Extensão Rural - Apaer; o engenheiro agrônomo Vitor Branco de Araújo, presidente da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo - Agroesp; Osvaldo José Maziero, presidente da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região; Mário Yassuo Inui, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Atibaia; Sr. Ciro Komura, vice-presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Atibaia; Marcelo Rodrigues, representando o deputado Antonio Salim Curiati.

Agora vamos para as saudações das pessoas que compõem a Mesa. Começamos com a saudação do Rubens Rizek, secretário adjunto.

 

O SR. RUBENS NAMAN RIZEK JUNIOR - Exmo. Sr. Deputado Davi Zaia que preside esta sessão; Exmo. Sr. Brunelli, coordenador da Cati; Marco Antônio Silva do ITESP; Carlos Galleta, da Apaer; meu amigo Vitor Araújo, da Agroesp; Maziero. Queria cumprimentar a todos os amigos aqui, todo o auditório. Se me permitem, quero cumprimentar a todos vocês na pessoa do Dr. Fontes, que está ali sentado, e também foi coordenador da Cati, na pessoa do Mário Yassuo, que é nosso secretário de Agricultura em Atibaia, grande parceiro e militante da agricultura, e nosso amigo.

Deputado Davi Zaia, em nome do secretário Arnaldo Jardim, do governador Geraldo Alckmin e do Governo do Estado de São Paulo, temos que agradecer enormemente por esta sua iniciativa de fazer esta justíssima homenagem ao extensionista rural. Este profissional está na ponta, no campo, aquele profissional próximo e perto das pessoas que precisam de sua assistência técnica, que fizeram e fazem parte da história do estado de São Paulo, e da sua pujança econômica. Estas pessoas que estão aqui neste plenário e representam milhares de outras, tantos extensionistas do Governo do Estado de São Paulo, da nossa gloriosa Cati, que têm um legado entregue à população de São Paulo e do Brasil que é impressionante.

Só agora trabalhando na Secretaria da Agricultura que nós conseguimos ter um pouco da dimensão do que é a colaboração, do legado, do que são as maravilhas que o trabalho de formiguinha desses extensionistas faz. É interessante que o extensionista faz isso com muita paixão. Ele está ali no campo junto com as pessoas, mas é um apaixonado, um abnegado. Ele faz isso com muita força. Ele dignifica o serviço público e de apoio. O que essa turma que hoje representa milhares de extensionistas, inclusive os das prefeituras municipais, representam? O que eles fizeram? Eles fizeram de São Paulo um estado com uma vocação para a agricultura e a pecuária, que é das regiões no mundo, uma região de destaque. E com um diferencial, no caso do estado de São Paulo. Aqui temos diversidade.

Aqui está o Maziero, que fala de vinho, de morango, tem um crescimento recente da fungicultura. O que é isto? É uma explosão da produção e do consumo de cogumelos. Você tem toda a bovinocultura de leite, que passa por revoluções. E seus desdobramentos com seus derivados e agroindústrias. Você tem na olericultura, na fruticultura, na pecuária. São Paulo tem uma diversidade de culturas excepcional. E isso só foi possível porque, pelo menos nos últimos 50, 60 anos, esse profissional estava próximo ao produtor no campo.

São Paulo tem outra característica que não pode prescindir do trabalho dessas pessoas: a quantidade enorme de pequenas propriedades. Nos nossos últimos levantamentos - e os extensionistas fazem um trabalho de levantamento e acompanhamento da produção em São Paulo que não tem em nenhum lugar do Brasil, nós acabamos de concluir o Lupa, que, como o próprio nome diz, é uma visão muito detalhada da produção rural em São Paulo. Nós temos aqui pelo menos 350 mil propriedades, das quais mais de 80% são pequenas. Esa pequena propriedade tem um reflexo, um papel social e ambiental de uma relevância incrível.

São Paulo é um estado de densidade demográfica muito grande, e se você não der alternativas econômicas para as pessoas viverem na zona rural ou do trabalho nela, você tem um fenômeno de êxodo e inchaço descontrolado das cidades, que causa desdobramentos econômicos e sociais terríveis em um estado de mais de 40 milhões de pessoas. Então o trabalho que eles fazem vai muito além do trabalho de desenvolver a agricultura, dar renda às pessoas que precisam. É um trabalho que atinge diretamente os grandes centros urbanos.

Graças ao trabalho destes heróis, que segundo a moça da Comunicação da Assembleia, os chamou de anjos da guarda, a espinha dorsal da agricultura paulista, você não traz colapso para os grandes centros urbanos do estado. Isso é muito verdadeiro. Ao contrário do que é feito na Europa, em que 80% do orçamento europeu é destinado a PAC - Política Agrícola Comum, aqui em São Paulo nós fazemos um trabalho semelhante e de muito esforço no apoio ao pequeno produtor, mas graças ao esforço, abnegação e paixão do extensionista rural, com muito pouco recurso.

É esse trabalho tradicional que às vezes passa de gerações. Tem gente na Cati que está há décadas fazendo esse trabalho com paixão, que faz com que nós tenhamos em São Paulo uma produção pujante, diversificada, viável para a pequena e média propriedade, e tem muito a caminhar. Tem uma vocação incrível a seguir, um papel para desempenhar no fornecimento de alimentos para o Brasil e para o mundo nos anos que virão. Portanto, o papel, a função, a necessidade desse profissional não poderia ser melhor reconhecida do que nesta sessão solene, que fica para os Anais e para a história.

Deputado Davi Zaia, todo nosso agradecimento, louvor e regozijo por V. Exa. ter tido a grandeza de homenagear esse profissional que está lá na ponta. Muitas vezes ele se sente meio órfão, mas conta com V. Exa. aqui na Assembleia, e com nós no Governo do Estado.

Trago um abraço muito especial do deputado Arnaldo Jardim, que tem feito um trabalho muito intenso, e todos vocês são testemunhas, na defesa do extensionista. É uma defesa firme, intransigente e forte. E seguindo as orientações do governador Alckmin, que é um homem do campo e que entende as necessidades do campo, e que tem muita sensibilidade com esse profissional cujo trabalho ele conhece bem. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Agradeço as palavras do secretário adjunto Rubens Rizek.

Passamos agora para o Sr. Osvaldo José Maziero, presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região.

 

O SR. OSVALDO JOSÉ MAZIERO - Boa noite a todos, senhoras e senhores, autoridades presentes. Em nome da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região, agradeço a oportunidade de participar desta importante homenagem ao extensionista rural. A presença deles é muito importante para nós agricultores. Hoje, em nossa região, principalmente, há predominância familiar. Lembro-me de um fato de quando eu era menino. Sou natural de Jundiaí, mas costumo dizer que sou jundiaiense de nascimento, mas atibaiense e jarinuiense de coração. Os extensionistas que vinham dar assistência para as lavouras de uva do meu avô eram o Dr. Araújo e o Dr. Fortunato, que naquela época chamava Delegacia Agrícola de Jundiaí.

São pessoas que guardo até hoje pela figura delas, e o trabalho que faziam em nossa região nesse sentido. Este momento, para mim, é muito importante. Hoje, em nossa região, somos atendidos por dois técnicos que marcam nosso trabalho lá. É o Braga, da Casa de Agricultura de Jarinu, e o Anderson, da Casa de Agricultura de Atibaia. Em nossa região de Atibaia e Jarinu, temos uma Cati como uma parceira muito forte. Tem um trabalho muito importante, não só com o morango, mas como falo muito dele, temos um laboratório que produz matrizes de ótima qualidade, e estão agora prosperando.

Isso foi uma coisa muito importante, porque melhoramos a qualidade das matrizes. E um trabalho já iniciado há muito tempo fez com que se abrisse um espaço muito grande na cadeia do morango. Foi através da Cati que isso aconteceu e está acontecendo agora. Para nós, isso é uma parceria e algo muito satisfatório para nós produtores. Eu gostaria de contar com mais extensionistas. Que a secretaria possa contratar mais. Há uma necessidade maior de pessoas para nos apoiar no campo. Temos nossos agrônomos lá e vemos o trabalho deles. Então, se tem mais, seremos melhor ainda atendidos. Mas é um trabalho muito importante para nós. Seria um presente para todos os extensionistas receber o pleito que eles estão pleiteando junto à Secretaria da Agricultura, nesta homenagem.

Parabéns a todos. Meu muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Muito obrigado ao Sr. Osvaldo Maziero, registrando muito bem a importância dos técnicos - os do passado e os que estão lá hoje - e a atenção que merecem.

Agora, passo a palavra ao engenheiro agrônomo Carlos Galletta, presidente da Associação Paulista de Extensão Rural – Apaer. É sempre um incentivador da realização desta sessão solene e homenagem.

 

O SR. CARLOS EDUARDO KNIPPEL GALLETTA - Boa noite a todos. É uma grande alegria estar aqui na Assembleia Legislativa para comemorar o nosso Dia do Extensionista Rural. Queria agradecer à Mesa presente; o Rizek, como representante do nosso secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, que tem sido um parceiro importante da extensão rural de toda a Secretaria da Agricultura. Acho que devemos reconhecer que existem secretários que realmente assumem a pasta e fortalecem e engrandecem a secretaria. E o Arnaldo Jardim é um desses que ficarão na memória de todos nós da Secretaria da Agricultura. Não são todos que têm este privilégio. Infelizmente, muitos secretários passaram em branco. Não é o caso dele.

Também queria registrar aqui a importância do deputado Davi Zaia, que sempre nos apoiou na proposta da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural. Esta Frente foi criada justamente para repercutir no meio político, as necessidades da extensão, valorizá-la e fortalecê-la, e viabilizar medidas que permitam avançar e melhorar o trabalho da extensão rural. Agradeço muito ao deputado Davi Zaia, que sempre nos tem prestigiado, e convocou esta sessão solene. Ele também permitiu a mostra que foi realizada ano passado e este ano, dos trabalhos da extensão. Damos visibilidade e valorizamos o trabalho do extensionistas.

E os parceiros aqui da Mesa, dos órgãos de extensão; João Brunelli, colega da Cati. Como coordenador, tenho que reconhecer todo o apoio que ele tem dado a todas as iniciativas da Apaer em tudo que estimula o fortalecimento da extensão, seja nosso seminário ou este evento. Contamos sempre com o apoio do Brunelli. E é bom registrar que extensão rural não é só a Cati que faz. A Fundação Itesp atende assentamentos e populações tradicionais quilombolas, e faz um trabalho muito importante. Aliás, ela também nasceu na Secretaria da Agricultura, com o antigo IAF, na época do governo Montoro, em 83. Hoje está em outra secretaria, mas é um órgão de extensão rural. Nossos colegas do Itesp fazem parte deste conjunto.

E assim também outros órgãos pelas prefeituras, pelas ONGs, uma série de entidades que desenvolvem a extensão. E, no caso com o Marco Silva como diretor de desenvolvimento, ele é um parceiro e está sempre presente em nossos eventos da Apaer, sempre apoiando o nosso trabalho. Queria comunicar a vocês todos, nossos colegas extensionistas ou amigos da extensão rural, que esta é uma noite muito especial para todos nós. É um momento de comemoração e festa. Mas queria registrar também que é um momento de compromisso e renovação. É um dia de festa, é bom lembrarmos o porquê do Dia do Extensionista em seis de dezembro.

Esta data marca o surgimento da extensão rural no Brasil há 69 anos, no estado de Minas Gerais, com o surgimento da CAR, e que depois se espalhou pelo Brasil criando as Emater mais para frente. E aqui no estado de São Paulo é a Cati e depois o Itesp. Mas esta data foi criada para homenagear o trabalho da extensão rural e do profissional da área. Destaco a importância dele na sociedade e na agricultura. Este é o motivo de estarmos festejando. E estamos festejando também com a criação do Prêmio do Extensionista Rural do ano, que foi uma iniciativa da Apaer, que quis, através da homenagem a alguns dos nossos colegas, mostrar o quanto é importante o nosso trabalho.

Eles são representantes exemplares do nosso trabalho, e servem como estímulo a todos nós para continuarmos prestando esse importante serviço para nossa agricultura. É interessante notar que houve todo um processo de indicação vindo do interior, e a Apaer e seu conselho escolheu três. Tem vários outros que merecem também, mas é interessante notar que foram três tipos de profissionais que se complementam pela experiência que trazem para nós.

Um é o Gilberto, um técnico muito competente, principalmente vinculado à questão tecnológica da agricultura. Outro colega do Itesp vinculado à questão da comercialização é um economista - o Gilberto é agrônomo. E a terceira homenageada é a Rosilda, do Itesp. É a presença do trabalho social na extensão. Isto mostra a importância da multidisciplinaridade na extensão. Não é só assistência tecnológica, mas também o aspecto social, ambiental, econômico e cultural. Esta é a visão importante da extensão rural. E por isto estamos aqui comemorando com estes parceiros importantes.

Mas, como eu disse, também é dia de compromisso. E nós, como extensionistas, temos renovado o compromisso com o agricultor de cada vez mais melhorar a extensão rural e vincular principalmente os agricultores familiares, que são responsáveis pelo abastecimento, principalmente dos gêneros alimentícios em nossa sociedade. É um renovar deste nosso compromisso, e do compromisso que a Apaer, junto com as outras entidades também parceiras - como a Agroesp, a Afitesp - Associação dos Funcionários do Itesp - que é buscar cada vez mais aperfeiçoar a extensão rural. Temos uma série de propostas que vemos batalhando junto à secretaria.

Vamos renovar nosso diálogo com o secretário Arnaldo Jardim para que algumas destas propostas sejam implementadas neste próximo ano, e aí realizarmos esse fortalecimento da extensão cada vez mais. Não podemos deixar também de registrar que, para que possamos caminhar nesse desenvolvimento da extensão rural e do desenvolvimento rural sustentável, do fortalecimento da agricultura familiar, temos que valorizar os profissionais da extensão rural. Nossa luta é para sermos valorizados também salarialmente, que sejamos reconhecidos na sociedade. Sejam os da Cati ou do Itesp, estão defasados salarialmente.

Sabemos das dificuldades em um momento de crise econômica. Mas também sabemos que a agricultura é a grande alavanca que pode tirar o Brasil e nossa sociedade da situação de crise. E para que a agricultura saia na frente e seja o carro-chefe é importantíssimo o trabalho da extensão rural. É importantíssimo que esses profissionais se sintam remunerados adequadamente, valorizados e estimulados para continuar cada vez mais com esse serviço de qualidade. Falamos em investir na agricultura, não em gastar. É um investimento que tem retorno.

Muito obrigado a todos vocês que estiveram aqui presentes, à Mesa, nossos parceiros. Agradeço ao nosso representante dos agricultores familiares. Suas palavras são tão importantes para nós. E, aqui, nosso companheiro Victor, também da Agroesp, entidade irmã e parceira nesta luta. Muito obrigado. Boa noite e bom trabalho.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Queria registrar também a presença do vereador David Moura, de Barra do Turvo.

Agora passo a palavra para o Victor Branco de Araújo, presidente da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo - Agroesp. Ele tem feito uma luta incansável pela valorização dos profissionais da extensão rural, e os que atuam principalmente nas secretarias. Nosso reconhecimento ao Victor, que está participando junto conosco, pelo trabalho que você realiza. Eu tive a oportunidade de participar de um encontro que você fez em Campinas com os técnicos. Acima de tudo, sempre com muita responsabilidade e firmeza.

 

O SR. VICTOR BRANCO DE ARAUJO - Muito obrigado, deputado Davi Zaia. Agradecemos por estar aqui. Cumprimento o Rubens Rizek, nosso amigo secretário adjunto; meu caro Marco Antônio, do Itesp; o Galletta, da Apaer, meu abraço para ele; e o João Brunelli. Fico muito feliz por ele ser nosso coordenador, principalmente neste fim de carreira que estou. Fico muito orgulho, parabéns a você pelo trabalho que está realizado. Quero cumprimentar toda a plateia e os presentes na pessoa do meu amigo particular, Cláudio Funai. Um abraço a todos.

Ia falar de valorização e não vou falar porque o deputado Davi já falou. Eu escrevi umas palavrinhas aqui e hoje vou ler para vocês.

“Prezados senhores, o fato de nossa existência parece todos terem uma lógica injustificada. E quando a percebemos, podemos refletir sobre seu verdadeiro significado. Digo isto porque, durante o mês de dezembro nós, cristão e católicos, festejamos a natividade de Jesus Cristo, festa que tem em seu ápice a comemoração do Natal. Neste caso, adotou-se o mês de dezembro a partir do hemisfério norte, em uma época propícia para a celebração da colheita das safras, a exemplo das festas juninas em nosso Brasil.

Também neste mês, coincidindo com o início destas festividades, comemora-se o Dia do Extensionista Rural, no próximo dia seis. Ora, toda pregação de Jesus se deu para os pobres e humildes, sempre dando exemplos do cotidiano da vida dessa população. Já naquele tempo, nessas comunidades, a agricultura e a pecuária eram praticadas de forma mais intensa, com a semeadura, tratos culturais e colheita de cereais. O cultivo da figueira, de hortaliças e da videira com suas podas e tratos, e a criação de animais como bois, ovelhas e porcos.

Através de suas parábolas ilustradas por boas e más técnicas agropecuárias, dava-se ao povo a verdadeira dimensão do reino que ele pregava. Portanto, desde então, como verdadeiro extensionista rural, pois a base de seu ensinamento era o cuidado constante, a eliminação das pragas, a semeadura correta, a colheita na época adequada e o bom uso dos produtos. Mostrava ainda que a obediência a esses preceitos ocasionava colheitas fartas e bom lucro aos produtores. Passados cerca de dois mil anos, estamos hoje aqui reunidos para mais uma festa homenageando o trabalho dessa verdadeira legião de abnegados, que fazem da extensão rural o seu ganha-pão, a razão de sua existência. Humildes como o povo a quem servem, a exemplo de Jesus, pois não há extensionista rico e nem poderoso. Há apenas o trabalhador.

Miremos o exemplo daquele que pregou a paz, a fraternidade e o amor para continuarmos o nosso apostolado em prol da agropecuária paulista, e de seu principal autor: o agricultor.”

Parabéns a todos os extensionistas rurais, em especial aos assistentes agropecuários. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Obrigado, Victor. Sucesso na luta. Agora vamos ouvir o Marco Antonio Silva, diretor adjunto de Políticas Públicas de Desenvolvimento da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - Itesp, outro braço do Governo do Estado junto com a Cati, que faz esse brilhante trabalho de extensão rural.

 

O SR. MARCO ANTONIO SILVA - Exmo. Deputado Davi Zaia, presidente da Frente de Apoio à Extensão Rural, boa noite. De antemão, já parabenizo o deputado pela iniciativa do evento. Companheiro Rubens Rizek, da Secretaria da Agricultura, parceira da Fundação Itesp em vários momentos. Leve nosso abraço carinhoso e sincero ao nosso sempre deputado Arnaldo Jardim, que nos abraça, cumprimenta e apoia. João Brunelli, parceiro da Cati, irmã da Fundação Itesp nos trabalhos de extensão rural, também os nossos cumprimentos. Eduardo Galletta, presidente da Apaer, parabéns pela iniciativa e pelo seu empenho em sempre dedicar à Apaer o seu melhor trabalho. A você todo o mérito pela condução da Apaer e a valorização do extensionista rural.

Sr. Osvaldo Maziero, produtor rural, nossos cumprimentos; Victor Branco, da Agroesp, também amigo; extensionistas rurais, especialmente o Ovanyr Renesto e a Rosilva Brito, servidores da Fundação Itesp. Aos nossos demais servidores da Fundação Itesp, da Cati e da iniciativa privada. Deputado, trago inicialmente um abraço e cumprimento do nosso sempre diretor-executivo Marco Pilla, e do nosso diretor-executivo em exercício, Gabriel Veiga, que, em razão de compromissos anteriores, não puderam participar, mas pediram que trouxesse ao senhor os cumprimentos pelo evento.

Antes de iniciarmos as atividades neste salão, visitamos a mostra dos trabalhos. O deputado comentava que aqui existe trabalho na prática; não se trata apenas de palavras, mas de resultados - que estão expostos nesta mostra de extensão rural. Gostaria de parabenizar os extensionistas e dizer que a Fundação Itesp se sente muito feliz e orgulhosa de participar desta atividade, momento em que dois dos seus servidores - o Ovanyr Renesto e a Rosilva Brito - são homenageados com o Prêmio Extensionista Rural do Ano. Sou filho de agricultor rural e trabalho na fundação há mais de 20 anos. Discutir o tema agricultura familiar e extensão rural é algo que nos move e deixa muito felizes.

Tem um recorte bastante oportuno que se faça. Não é a reforma agrária, isto é competência da União. A Fundação Itesp atua com a Ater nos assentamentos implantados pelo Governo do Estado de São Paulo - hoje são 139, com mais de sete mil famílias assentadas. E também nas comunidades quilombolas - hoje 33, com mais de 1.500 famílias que recebem assistência técnica do Itesp. E também, eventualmente, em alguns contratos do governo federal mediante chamada pública. Esse é o campo de atuação da Fundação Itesp, um recorte de assentamentos estadual, de comunidades quilombolas e também alguns assentamentos federais.

Deputado, a fundação tem hoje 644 servidores, quase 300 diretamente vinculados a extensão rural. Quem é este servidor, quem é o extensionista rural? É o facilitador, aquele que faz com que a política pública desenhada nesta Casa de Leis e pelo Governo do Estado de São Paulo chegue de fato ao agricultor familiar. É a este profissional, este extensionista rural que compõe uma grande maioria dos servidores da Fundação Itesp, entre agrônomos, veterinários, assistentes sociais e economistas, técnicos em agropecuária, um corpo multidisciplinar, que a Fundação Itesp hoje agradece e comemora junto com os premiados, especialmente na data de seis de dezembro.

Este recorte da agricultura familiar produziu, na safra 2013/14, 187 milhões de reais. É uma política exitosa e que dá resultado. Mas não se faz sozinho. O Ovanyr está sendo premiado e recebeu esta indicação do prêmio por uma das indicações. Primeiro, por ter trabalhado com a comercialização no PAA, e em grande parte por ter trabalhado os projetos do Microbacias II, trabalho realizado em parceria com a Casa da Agricultura, a Secretaria da Agricultura e com a Cati. O Itesp apresentou mais de 40 propostas ao Microbacias, e mais de 20 bilhões foram aprovados. Quem propiciou tudo isso? Este extensionista rural, que não trabalha necessariamente com o aspecto técnico.

Além do conhecimento tecnológico, o extensionista rural conhece comercialização, meio ambiente, renda e especialmente de gente. Ele trabalha com cidadania. Esta é a característica especial do extensionista rural. Tem uma missão. Como disse o Victor, não se encontra extensionistas milionários, mas com missão de desenvolver um bom trabalho. É este extensionista que a Fundação Itesp agradece, reconhece e rende o seu prestígio. Deputado, não poderia deixar de fazer um agradecimento especial a esta Casa de Leis, que fez com que, no último período, mais de cinco leis pudessem ser aprovadas nesta Assembleia. Uma delas, bastante importante, é o PPAIS - Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social, que fez com que esta política pública, por meio do extensionista, chegasse ao agricultor.

Fez também a Lei 14.591, e atualizou a Lei do Pontal, 14.750, que atualizou a Lei 11.600. Esta lei possibilitou que o Estado criasse um fundo de desenvolvimento, o Fundespar, que hoje já tem um valor significativo que também é empregado às comunidades rurais pelo extensionista rural. Ainda em 2015, aprovado em 2016, a Lei 16.115, que organiza e trata toda relação do Estado com o produtor rural assentado. Atualizou a lei, levando da permissão de uso à concessão de uso, permitindo a sucessão hereditária e garantindo a parceria agrícola entre pai e filho. É mais uma possibilidade de crédito e desenvolvimento no campo. Quem faz isso é aquele extensionista rural, de novo.

Então temos uma relação entre quem aprova a lei, o Executivo que sanciona a lei, e o profissional que faz com que esta lei chegue ao campo. Ainda tem a Lei 16.475, do Vale do Ribeira, também de regularização fundiária, que cria um fundo para os quilombos. Mais uma vez, a comunidade quilombola recebendo benefícios do Governo do Estado de São Paulo. Uma luta de trabalhos de várias mãos produzida pelo Legislativo, Executivo e o extensionista. E, por último, a Lei 16.514/2017, que atualiza o Art. 9 da Lei 4.925. Mais uma lei do Pontal.

É um conjunto de leis que o Itesp agradece à Assembleia Legislativa e a cada um dos deputados que se debruçaram para aprovar. Mas, especialmente, agradece ao Governo do Estado, porque tem garantido a continuidade do exercício do trabalho da Fundação Itesp; ao governador Geraldo Alckmin, que tem empenhado recursos para que a fundação continue trabalhando, contratando pessoas e levando sua Ater - Assistência Técnica e Extensão Rural aos nossos beneficiários.

Mais do que isso, parabenizo o Ovanyr Vinicio Renesto e Rosilva Brito Rodrigues pela homenagem que vão receber da Apaer. Entendam que esta homenagem é também da Fundação Itesp. Com certeza vocês foram apoiados por um grupo de servidores de cada escritório. Sintam também o apoio incondicional da diretoria-executiva no exercício da missão de cada um de vocês. O Ovanyr recebe o prêmio pelo trabalho do PAA, mas você fez muito mais. São quatro décadas de extensão rural. A Rosilva também com bastante trabalho. Este conjunto de ações fez com que vocês fossem homenageados hoje.

Em nome de vocês, peço licença para que este prêmio chegue a cada um dos nossos extensionistas. Este é o braço da Fundação Itesp, que desenvolve a política. A diretoria-executiva agradece, e, mais uma vez, parabeniza o deputado pela iniciativa da sessão, se colocando à disposição para continuidade dos trabalhos. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Agradecemos as palavras do Marco Antonio. E agora vamos ouvir o João Brunelli, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - Cati.

 

O SR. JOÃO BRUNELLI JUNIOR - Boa noite a todos. Queria agradecer o Exmo. Deputado pela iniciativa dessa homenagem. Só vou agradecer as palavras do Dr. Rubens, do Galletta, do Marco, do Victor, do nosso companheiro Osvaldo. Hoje é um dia de reconhecimento de todo o trabalho que esse profissional, muitas vezes silencioso, passa a vida inteira se dedicando a uma ação. Às vezes esquecido num município, mas reconhecido por aquela comunidade. Esse reconhecimento traz para nós uma satisfação pessoal muito grande, de ver quando a própria comunidade reconhece a importância daquele profissional e apoio.

Temos muito a agradecer à Secretaria da Agricultura, aos Srs. Rubens Rizek e Arnaldo por todo o apoio, permitindo que façamos de fato um trabalho de integração da secretaria, um trabalho de desenvolvimento sustentável. Lembro-me que, outro dia, fazendo uma visita com o secretário no interior de Araçatuba, e à noite em Penápolis, você falou que se não fosse a extensão rural, o Estado não chegaria neste local. Isso é o que faz a diferença. Também me sinto homenageado hoje pelo trabalho que vemos dedicando e buscando através desta função da extensão rural, que é muito diferente da assistência técnica.

Como disse o Marco Silva aqui, a diferença está em que nós enxergamos as pessoas. Esse multiprofissional que trabalha as questões técnicas, de gestão, do associativismo, e, principalmente, olhando as pessoas. Esse profissional aprende durante a vida. Cada vez mais, tenho a confiança e a certeza de que nós Cati, e vocês Itesp, somos a maior escola de extensão rural que existe no País. Nós fazemos a diferença com esse trabalho. Agradeço ao Galletta pelo trabalho que vem fazendo em prol da extensão rural, de valorizar a extensão buscando o reconhecimento; e ao Victor, que tem feito todo um trabalho junto à nossa Associação dos Assistentes Agropecuários.

Um pouco do trabalho que fazemos pode ser visto nesta mostra. O que estamos fazendo em São Paulo com o projeto Microbacias, trabalhando com mais de 250 associações e cooperativas, incluindo o trabalho com as comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, fazendo um trabalho altamente diferenciado, principalmente no Vale do Ribeira. O que estamos fazendo com as comunidades, vocês verão ação principalmente do nosso núcleo de Eldorado, que tem feito a diferença para nós no apoio que tem dado na elaboração dos projetos, construindo uma ação altamente sustentável, gerando empregos e renda, mantendo essas famílias na atividade agrícola.

Nosso público é o pequeno agricultor, tanto da Cati, quanto do Itesp. Como o Dr. Rubens disse aqui, nós temos mais de 280 mil propriedades rurais em São Paulo caracterizadas como de agricultura familiar. Então hoje realmente é um dia que temos que nos sentir homenageados por esta iniciativa. Agradeço ao deputado Davi Zaia e ao apoio que tem dado às nossas entidades, e principalmente aos nossos homenageados, os colegas do Itesp, nosso colega Gilberto que está aqui representando a extensão rural da Cati.

Que esta seja uma homenagem que se estenda a todos nós profissionais. Queria, em meu nome e dos colegas da Cati, agradecer por esta iniciativa e dizer que estamos muito felizes com esta homenagem e lembrança. Falam que colocamos um ovo de avestruz e não cantamos. Nós não fazemos propaganda do nosso trabalho. Então estamos aqui com a oportunidade de mostrar nosso trabalho e a presença, a importância. Como foi falado pelo Dr. Rubens, nós estamos fazendo a diferença com esta agricultura aqui em São Paulo, mantendo nossos agricultores na atividade e gerando emprego e renda, continuando a produzir em mercado altamente competitivo.

Nós nos sentimos homenageados e queremos efetivamente agradecer por todo esse apoio. Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Vamos dar início às homenagens, com a entrega do Prêmio Extensionista Rural do ano 2017. O primeiro homenageado na categoria Atuação Junto às Populações Tradicionais é o economista Ovanyr Vinicio Renesto. Graduado pela PUC de Campinas em 1972, atuou por 19 anos na área de economia dos Ceasas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.

Profissional da Fundação Itesp desde 2000, onde possui uma importante atuação junto aos projetos de comercialização e programas governamentais voltados para a agroindústria de famílias assentadas da reforma agrária e quilombolas, especialmente nos municípios de Barra do Turvo e de Iguape, ambas no Vale do Ribeira. Em Barra do Turvo, o homenageado deu assistência à comunidade quilombola no acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, operacionalizado desde 2012 com uma geração de recursos financeiros na ordem de aproximadamente dois milhões e 700 mil reais, valor que impactou a economia local, sendo visivelmente percebido no comércio local, nos lares das famílias participantes do programa e na reestruturação das associações quilombolas. Mais à frente, permitiu acesso aos recursos do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, Microbacias II, acesso ao mercado.

Outros projetos desenvolvidos com comunidades quilombolas ocorreram com a comercialização de goiaba nativa em Barra do Turvo, e comercialização para o PAA de Cananeia na produção de peixes, gerada pela piscicultura desenvolvida na comunidade do Morro Seco, em Iguape.

Convidamos o deputado Davi Zaia e o Sr. Eduardo Galletta, presidente da Apaer, para fazer a entrega de uma placa e um diploma ao homenageado.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. OVANYR VINICIO RENESTO - Estou muito emocionado. Agradeço pela homenagem, em especial aos colegas de Pariquera, com quem tivemos um apoio incondicional, independente dos nossos outros colegas que também estão na sede e da própria diretoria, que têm nos ajudado e apoiado. Conseguimos realizar isso e vamos realizar muito mais, com certeza. Em especial, sem declinar nomes para não cometer uma injustiça, mas gostaria de dizer que esses trabalhos que vêm sendo realizados na Barra do Turvo, na parte de comercialização, contamos com um apoio incondicional do quilombola que está presente aqui hoje, o vereador David Ursulino de Moura, que tem nos apoiado.

Levamos esta homenagem também aos quilombolas daquela região que têm nos auxiliado. Um beijo à minha filha que veio me ver. Obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - O próximo homenageado na categoria Atuação em Comunidade de Agricultura Familiar é o engenheiro agrônomo Gilberto José Batista Pelinson. Graduado pela Esalq/USP, é mestre em Produção Vegetal pela Unesp de Ilha Solteira e especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras. Iniciou sua carreira profissional na Cati em 1984, na Casa da Agricultura de Palmeira do Oeste. Posteriormente, atuou como supervisor regional da Delegacia Agrícola de Jales.

Atuou como assistente de planejamento no escritório de Desenvolvimento Regional Rural na área de fitotecnia, onde apoiou os trabalhos dos 22 municípios pertencentes a essa regional. Atualmente, é responsável na regional da Cati de Jales pelas unidades de Aptidão Tecnológica de Citros, em cooperação a Apta pelo projeto de pesquisa de novas variedades de uva em colaboração com a Embrapa, pelo projeto Lupa e pelos levantamentos de safra Cati e EA.

Sua atividade profissional destaca-se por contribuir com os demais colegas de sua área, na partilha de conhecimentos e novas oportunidades. A marca pessoal que norteia toda a sua trajetória é a ética.

Convidamos para fazer a entrega o Sr. Rubens Rizek e o Sr. Eduardo Galletta.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

O SR. GILBERTO JOSÉ BATISTA PELINSON - Boa noite. Quero agradecer por esta homenagem. Não preparei discurso. Viemos pensando, e realmente ficamos contentes por termos sido lembrados depois de quase 34 anos de serviços na Secretaria da Agricultura e na Cati. Nada daquilo que fizemos foi sozinhos, foram colegas presentes em cada local, os produtores, as associações que tentávamos apoiar. Agradecemos por este momento. Lá no fundo tem gente que já conheço há muito tempo, minha irmã, meu amigo de infância, minha filha, minha netinha de quatro meses que está lá fora.

Eu senti um peso muito grande de ter recebido esta homenagem, porque muitas pessoas com bastante gabarito, inclusive já falei de outras pessoas indicadas, o Braga, que trabalha com morango, e outros colegas que não foram indicados da nossa região, que se dedicam e provavelmente vão sair aposentados, como é o caso do Mauro Machi, de Fernandópolis. É um peso muito grande recebermos isto e deixarmos os outros sem este destaque. Então agradeço. Este prêmio é importante como estímulo para as pessoas que estamos tentando colaborar.

E aqui também tem a pessoa que organizou esta tarefa toda, a Neli, que foi minha chefe na Delegacia Agrícola de Jales; o Nedson, que desde o começo trabalhamos juntos da região de Jales também; e a Monalisa, que foi minha estagiária e hoje trabalha na Cati em Aparecida do Oeste. Gostaríamos que fosse um estímulo para nossos colegas. Muito obrigado.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IZABEL DE JESUS PINTO - Agora prestaremos homenagem na categoria Atuação e Assentamentos Rurais para a assistente social Rosilva Brito Rodrigues. Graduada em Serviços Sociais pela Faculdade Católica do Mato Grosso do Sul, é extensionista rural da Fundação Itesp e atua na região de Andradina. A homenageada especializou-se em Extensão Rural Para Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Iniciou sua vida profissional na Empaer - Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Mato Grosso do Sul.

Posteriormente, atuou pela Cesp em reassentamentos da população impactada pela formação de lagos das hidroelétricas. Em 1997, ingressou na área de extensão rural da Itesp, num trabalho com as famílias assentadas de projetos de reforma agrária em Porto Primavera, município de Rosana, no que se refere ao desenvolvimento social, econômico, ambiental, cultural e humano na perspectiva da consolidação da cidadania. Sua atuação ganha destaque na Organização das Mulheres Assentadas, promovendo encontros regionais e estaduais na busca da consolidação das políticas públicas nas áreas de educação, saúde e previdência social.

Coordena também atividades de parceria da Fundação Itesp com prefeituras, Senar e Sebrae. Sua premiação ressalta a importância da multidisciplinaridade na atuação da extensão rural e do trabalho com as mulheres agricultoras familiares.

Convidamos o Sr. Marco Antônio Silva, do Itesp, e o Sr. Eduardo Galletta, para fazerem a entrega da homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega do prêmio.

 

* * *

 

A SRA. ROSILVA BRITO RODRIGUES - Boa noite a todas e a todos. Minha palavra é de agradecimento. Só tenho a agradecer aos colegas extensionistas que me indicaram, e à instituição Fundação Itesp. Se não fosse por eles, eu não estaria aqui. É uma instituição que tem uma missão maravilhosa que eu abraço, e faço o que é possível fazer dentro das condições que nós nos encontramos. Também queria agradecer muito à Apaer, que está dando esta oportunidade e visibilidade à nossa categoria extensionista. E, principalmente, gostaria de agradecer muito ao pessoal do campo, às mulheres e homens que colocam alimentos em nossa mesa. Então eles que nos impulsionam a trabalhar cada vez melhor pela sustentabilidade humana, social, econômica e ambiental. Boa noite e obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - DAVI ZAIA - PPS - Eu acho que de tudo que falamos aqui, da importância da extensão rural e do extensionista, ficou melhor retratado na fala do Ovanyr, do Gilberto e da Rosilva, que falaram aqui com o coração ao agradecerem a homenagem que receberam. Nós temos uma tarefa, Galletta e demais pessoas que compõem esta Mesa, que é dar uma sequência a esta questão da premiação. Como disse o Gilberto, tem muito mais gente que merece receber.

Como toda premiação, não podemos premiar todo mundo, esta é uma premiação que, simbolicamente, representa todos que fazem este brilhante trabalho. Queria destacar o compromisso destes extensionistas, como foi retratado aqui pelo Victor e outros. Está retratado no próprio currículo das pessoas, desde sua formação voltada para atuar com pessoas, com gente. Isto é o maior exemplo do compromisso. São pessoas que fizeram sua formação como engenheiro, assistente social, economista, e tantos outros que estão trabalhando. Mas já em sua formação foram se especializar naquilo que, de certa forma, era sua vocação.

É por isto que este trabalho de extensão feito pela Cati e pelo Itesp dá resultado. Para as pessoas, é uma vocação. Eles estão ali cumprindo aquilo que gostam de fazer. E nós temos uma dívida, o Governo do Estado - eu não posso falar em nome dele, mas tenho certeza que o Rubens falou e esta é a opinião do secretário Arnaldo Jardim e do próprio governador Geraldo Alckmin - tem uma dívida com o pessoal que trabalha com a extensão rural. E a luta que a associação e nós temos feito para que possamos ter a reestruturação da carreira, a melhoria nos salários, é uma luta que temos que continuar.

O Sr. Maziero também está aqui concordando, porque acompanha o dia a dia e sabe da importância deste serviço e trabalho. E esta reestruturação é importante não só para o reconhecimento e a justa remuneração destes que estão trabalhando, mas para que possamos continuar. Como também disse o Sr. Maziero, precisa de mais gente. E não podemos mais fazer um concurso e as pessoas irem embora porque têm outras oportunidades. Na situação que estamos vivendo, precisamos atrair pessoas que tenham esta vocação e o compromisso da nossa luta.

Não sei se será ainda agora ou no ano que vem, mas tenho o compromisso de que vamos olhar isso. Nós poderíamos falar mais ainda do trabalho da extensão rural. Acho que já é o segundo ano que fazemos esta exposição, e ela retrata aquilo que já tem sido feito. É um trabalho enorme. Aqui no estado de São Paulo, percebemos isto quando andamos pelo conjunto das cidades, e falamos com os pequenos produtores. Normalmente gente muito simples, que está ali trabalhando no dia a dia para tocar seu pedaço de terra.

Quando fazemos uma conta de quanto vale um litro de leite ou um maço de verdura, um quilo ou uma dúzia - porque aqui aprovamos uma lei que criou uma confusão se é uma dúzia de banana ou um quilo. Então agora corrigimos e pode ser um quilo ou uma dúzia. Mas quanto vale isso, e quanto custa para produzir isso. Este é o grande desafio de você colocar o produto que chega à mesa de cada um de nós, em nossas casas. Tem todo um trabalho enorme feito por trás.

E, hoje, a diversificação que você tem, a possibilidade de criar novas oportunidades de negócio, tudo isso só será possível se tiver pessoas qualificadas e preparadas que possam levar informação e conhecimento técnico, as novas tecnologias e formas de produzir, como foi dito aqui, de gerar valor e renda. Então, este é um trabalho fundamental. E o estado de São Paulo é rico por causa disso, porque é o maior produtor de cana, de laranja, de borracha, mas também o estado dos 280 mil produtores pequenos e da agricultura familiar, que estão lá produzindo frutas, verduras, a banana, a mandioca, a farinha, tirando leite, fazendo queijo e manteiga, fazendo doce de leite e goiabada.

Eu recebo vereadores aqui, pessoas que vêm, e cada um traz um produto, e tem sua diferente especificidade. Eu tenho certeza que em muito disso está o trabalho dos técnicos da extensão rural, que estão melhorando e ajudando que aquela produção seja mantida, guardando a tradição de cada local, Mas, ao mesmo tempo, incorporando novas técnicas de conservação, a possibilidade de que isso possa ser comercializado de forma segura também, porque nossa legislação vai cada dia avançando mais. Fico feliz com a citação do Marco, do Itesp, que falou da nossa Assembleia, que tem aprovado leis e ajudado no trabalho da nossa agricultura familiar. Tem ajudado para que o Governo do Estado possa ter uma ação mais efetiva para apoiar nossa agricultura familiar e pequenos agricultores.

Fico muito feliz de presidir a Frente Parlamentar em Apoio à Extensão Rural aqui na Assembleia, e poder receber a Secretaria da Agricultura representada hoje pelo Rubens Rizek, o Itesp e a Cati, a Apaer, a Agroesp, os homenageados e produtores; poder fazer esse trabalho, aprovando algumas leis, olhando outras. Lembro-me quando chegou aqui o projeto que tratava do nosso Feap, garantimos que os recursos continuassem nele, que é um fundo importante com todos esses outros fundos - agora o do Vale do Ribeira, o do Pontal. São recursos que, com muito esforço, nós vamos garantindo que eles sejam mantidos com aquela finalidade.

Isso permite que, ao longo do ano, a secretaria já comece o seu trabalho com algum planejamento. E esse trabalho precisa ter continuidade. Então, se não tivermos os fundos, os recursos já de certa forma carimbados - são poucos, mas eles produzem muito efeito. Cada pouco dinheiro que chega lá na ponta é muito bem aplicado. Quando garantimos que um fundo desses continue tendo recursos, estamos garantindo que lá na secretaria, na Cati e no Itesp possam planejar ações que tenham duração no tempo, e não fiquem sujeitas a saber se no ano que vem terá orçamento para isso ou não. Porque essa é a maior dificuldade de se programar um trabalho.

Às vezes, começa um trabalho, para um, dois anos, e tem que começar de novo. Então, esse esforço nós também temos feito aqui para garantir que esses recursos estejam disponíveis, para que esse trabalho seja continuado. Temos muito o que fazer aqui na Assembleia e no Governo do Estado. Mas eu tenho certeza de que esta singela homenagem que fizemos aqui hoje ao extensionista rural vai contribuir para que possamos fazer com que o Governo do Estado e a sociedade de São Paulo olhem com mais atenção e deem a devida importância a todos vocês que trabalham no dia a dia para garantir que nosso pequeno produtor, que nossas pequenas comunidades continuem tendo uma atividade sustentável, produzindo, tendo renda, e a sua organização.

Parabéns a todos que participam disto, a todos os extensionistas e entidades que estão aqui. Quero registrar ainda que a mostra ficará aqui até o próximo dia oito de dezembro, então vamos divulgar isso não só através dos órgãos da Assembleia, para que as pessoas assistam. Como já foi dito, esta sessão está sendo transmitida pela internet e depois será retransmitida pelos vários canais da TV Assembleia.

Rubens, leve o abraço ao secretário Arnaldo Jardim, o reconhecimento pelo trabalho que faz à frente da Secretaria da Agricultura. Vamos somar forças para melhorar a situação dos extensionistas rurais.

Esgotado o objetivo da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários dos serviços de Som, da Taquigrafia, das Atas, do Cerimonial, da Secretaria-Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Alesp, das Assessorias Policiais Militar e Civil, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Declaro encerrada a presente sessão. Um abraço a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 54 minutos.

 

* * *